BR0100187B1 - Sistemas de bebida e método para prover uma bebida de café - Google Patents

Sistemas de bebida e método para prover uma bebida de café Download PDF

Info

Publication number
BR0100187B1
BR0100187B1 BRPI0100187-6A BR0100187A BR0100187B1 BR 0100187 B1 BR0100187 B1 BR 0100187B1 BR 0100187 A BR0100187 A BR 0100187A BR 0100187 B1 BR0100187 B1 BR 0100187B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
coffee
soluble
powder
concentrate
aroma
Prior art date
Application number
BRPI0100187-6A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0100187A (pt
Inventor
Charlotte Cirkel-Egner
Hanspeter Maier
Original Assignee
Nestle Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nestle Sa filed Critical Nestle Sa
Publication of BR0100187A publication Critical patent/BR0100187A/pt
Publication of BR0100187B1 publication Critical patent/BR0100187B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23FCOFFEE; TEA; THEIR SUBSTITUTES; MANUFACTURE, PREPARATION, OR INFUSION THEREOF
    • A23F5/00Coffee; Coffee substitutes; Preparations thereof
    • A23F5/24Extraction of coffee; Coffee extracts; Making instant coffee
    • A23F5/28Drying or concentrating coffee extract
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23FCOFFEE; TEA; THEIR SUBSTITUTES; MANUFACTURE, PREPARATION, OR INFUSION THEREOF
    • A23F5/00Coffee; Coffee substitutes; Preparations thereof
    • A23F5/24Extraction of coffee; Coffee extracts; Making instant coffee
    • A23F5/243Liquid, semi-liquid or non-dried semi-solid coffee extract preparations; Coffee gels; Liquid coffee in solid capsules

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Tea And Coffee (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "SISTEMAS DE BEBIDA E MÉTODO PARA PROVER UMA BEBIDA DE CAFÉ".
Campo da Invenção A presente invenção refere-se a um sistema de bebida que provê um café compreendendo um concentrado estável de café. O sistema de bebida pode ser reconstituído para prover um café aromatizado. A invenção também se refere a um método para prover o sistema de bebida. A invenção refere-se, especialmente, a um sistema de bebida para prover uma bebida de café tendo espuma em sua superfície, conhecido como café Latte italiano, tal como cappuccino ou macchiato. Além disso, a invenção refere-se a um método para preparar café Latte italiano.
Fundamentos da Invenção Os produtos solúveis de bebida de café do tipo "cappuccino" são bem conhecidos e são comercialmente disponíveis. Geralmente esses produtos são uma mistura seca de um pó solúvel de café e um pó solúvel branqueador. O pó solúvel branqueador contém bolsões de gás que, ao serem dissolvidos no pó, produzem espuma. Portanto, quando se adiciona água (geralmente quente), é formada uma bebida de café esbranquiçada, que tem uma espuma em sua superfície superior; a bebida se assemelha, até certo ponto, ao tradicional cappuccino italiano.
Os produtos de café na forma de pós solúveis de bebida podem ser de uma qualidade bem elevada, ao ponto em que provêem uma bebida muito similar às bebidas de café preparadas do modo tradicional. Apesar disso, ainda são percebidos como inferiores aos cafés preparados de modo tradicional. Além disso, o fato de que os pós solúveis de bebida são em forma de pó cria problemas em muitas aplicações em restaurantes e bares, onde o produto é extraído da máquina. Em particular, ocorrem problemas tais como a degradação mecânica do pó, protuberâncias e bloqueio. Outros problemas que são conhecidos ocorrem na obtenção de uma bebida aceitável com pouca, ou nenhuma, protuberância quando dissolvido.
As bebidas líquidas de café pronto para beber são muito populares no mercado asiático. A bebida é feita de sólidos solúveis de café, estabi- lizadores, água e, geralmente, açúcar. Para as bebidas esbranquiçadas, pode ser incluído um agente branqueador ou que proporciona cremosidade. Em geral essas bebidas têm uma concentração de sólidos solúveis de café de cerca de 1% em peso. Essas bebidas em geral são consumidas frias e têm propriedades organolépticas que diferem do café preparado do modo tradicional. Portanto, elas não provêem e, na verdade, não são projetadas para prover, um substituto para o café preparado do modo tradicional. O café líquido pronto para beber é, portanto, pouco adequado para fazer café do tipo cappuccino e macchiato.
Também foram feitas tentativas para prover produtos de café convenientes em forma concentrada. Na teoria, um concentrado de café oferece a vantagem de oferecer melhor qualidade do que os pós solúveis de bebidas e ser de aplicação simples em bares e restaurantes. Um problema parece ser o aumento de acidez com o passar do tempo, o que influencia de modo negativo a qualidade da bebida reconstituída a partir do concentrado de café. Além disso, o pó branqueador ou que proporciona cremosidade pode coalhar.
Tentativas foram feitas para evitar, ou reduzir o aumento de acidez acrescentando-se base cáustica ao concentrado. Por exemplo, o pedido de patente europeu 0861595 descreve o tratamento de um concentrado de café com álcali para converter os precursores ácidos em seus sais ácidos e, então, neutralizar o concentrado tratado com ácido para elevar o pH para cerca de 4,7 s 5,3. Esse processo é descrito como o que converte os precursores de ácido em sais estáveis e, portanto, impedem a formação de ácido durante a armazenagem.
Outro método possível para evitar a redução de aumento de ácido em concentrados aromatizados de café é aumentar a concentração em até cerca de 55%. Isso é descrito no pedido de patente europeu 0893065.
Esses processos provêem algum aperfeiçoamento na estabilidade de armazenagem dos concentrados de café. Porém, ainda ocorre a deterioração da qualidade. Portanto, ainda há a necessidade de um concentrado estável de café.
Além disso, para se prover uma bebida de café do tipo de cap-puccino e macchiato há a necessidade de uma alternativa para os pós de bebida.
Além disso, há a necessidade de um sistema de bebida para prover um café do tipo cappuccino e macchiato que é baseado em um concentrado de café.
Sumário da Invenção Por conseguinte, a invenção provê um sistema de bebida para prover uma bebida de café, o sistema compreendendo: um concentrado à base de café tendo uma concentração de sólidos solúveis de café de pelo menos 10% em peso e a partir do qual o aroma do café foi removido; e um pó solúvel aromatizado que proporciona cremosidade, sendo combinável quando é feita a reconstituição para prover uma bebida de café.
Descobriu-se, de forma surpreendente, que a separação do concentrado à base de café e do aroma do café e a incorporação do aroma do café ao pó solúvel que proporciona cremosidade de café aumentam de modo significativo a estabilidade do concentrado. O pó solúvel que proporciona cremosidade de café que incorpora o aroma de café tem um bom potencial de aroma que provê, conforme se descobriu, um perfil de aroma mais completo do produto final. Em particular, descobriu-se que um sistema de bebidas com um pó solúvel que proporciona cremosidade de café que incorpora componentes aquosos de aroma provêem um produto que se assemelha a um café moído e torrado tradicional, combinado com uma bebida de leite.
Descobriu-se também, de forma surpreendente, que com um pó solúvel que proporciona cremosidade contendo gás para produzir a espuma, o sistema pode prover uma bebida de café que se assemelha bastante ao café do tipo cappuccino ou macchiato. O concentrado à base de café e pó solúvel aromatizado que proporciona cremosidade de café podem ser armazenados em um recipiente separado, ou podem ser armazenados em compartimentos separados de um único recipiente. Os recipientes são, preferivelmente, recipientes com dispositivo para a distribuição do produto. Para a reconstituição da bebida, o pó solúvel que proporciona cremosidade é, prefe- rivelmente, misturado com uma bebida quente para prover uma bebida aro-matizada de leite, o concentrado é combinado para prover uma bebida de café do estilo de cappuccino ou macchiato. Isso provê uma bebida que tem um perfil de aroma que se assemelha ao do café do estilo de cappuccino ou macchiato.
Em outro aspecto, a invenção provê um sistema de bebida para prover uma bebida de café, o sistema de bebida de café compreendendo um recipiente que inclui: um primeiro compartimento de armazenagem que contém um concentrado à base de café tendo uma concentração de sólidos solúveis de café de pelo menos 10% em peso e a partir do qual o aroma do café foi removido, e um segundo compartimento de armazenagem contendo pó solúvel que proporciona cremosidade de café.
Em um outro aspecto, a invenção provê um método para prover uma bebida de café. O método compreende prover um concentrado à base de café armazenado separadamente tendo uma concentração de sólidos de cerca de 15% a cerca de 45% em peso, do qual o aroma do café foi removido, provendo um pó solúvel aromatizado que proporciona cremosidade de café armazenado separadamente, reconstituindo o pó solúvel aromatizado que proporciona cremosidade combinando-o com o líquido, e combinando o pó que proporciona cremosidade de café reconstituído com o concentrado à base de café.
Descrição Detalhada da Invenção As modalidades da invenção são agora descritas apenas a título de exemplo. A invenção é baseada na descoberta de que a armazenagem separada do sólido solúvel de café e do aroma de café melhora a estabilidade dos sólidos solúveis concentrados de café e de que a incorporação do aroma de café no pó solúvel que proporciona cremosidade de café pode ser feita de modo tal que um pó solúvel estável que proporciona cremosidade de café pode ser obtido, o que provê um aroma complementar. Portanto, arma-zenando-se separadamente o concentrado à base de café e o pó solúvel aromatizado de café e fazendo a recombinação quando é feita a reconstituição, pode ser provida uma bebida de café de boa qualidade. O concentrado à base de café pode ser obtido usando-se qualquer procedimento adequado, uma vez que o procedimento exato usado não é crítico. Em geral, o concentrado à base de café é preparado concentrando-se um extrato de café obtido de um processo de extração de café em uma concentração de café desejada. O extrato de café pode ser produzido do modo comum, submetendo-se os grãos de café torrado para extração. Qualquer procedimento de extração adequado pode ser usado porque a escolha e o projeto do procedimento de extração é uma questão de preferência e não tem impacto crítico sobre a invenção. Os procedimentos de extração adequados são descritos nos pedidos de patente europeu 0826308 e 0916267; a exposição dos quais são aqui incorporadas por referência. Da mesma forma, qualquer procedimento de concentração adequado pode ser usado porque a escolha e o projeto do procedimento convencional são uma questão de preferência e não têm impacto crítico sobre a invenção. É claro que o concentrado à base de café também pode ser preparado dissolvendo-se pó solúvel de café em água na concentração desejada. A concentração do concentrado à base de café é pelo menos cerca de 10% em peso; por exemplo, cerca de 15% a cerca de 45% em peso. O concentrado à base de café pode ser tratado para reduzir a formação de ácidos durante a armazenagem. Para reduzir a formação de ácidos durante a armazenagem, o pH do concentrado à base de café pode ser elevado a um pH na faixa de cerca de 5,5 a cerca de 6,5. O pH irá cair durante a armazenagem, mas o concentrado à base de café não se tornará muito ácido durante o período de armazenagem. O pH pode ser elevado u-sando-se qualquer procedimento adequado. Por exemplo, um álcali pode ser adicionado ao concentrado à base de café para elevar o pH. Álcalis adequados incluem hidróxido de sódio, hidróxido de cálcio, hidróxido de potássio e bicarbonato de sódio. De modo alternativo, o pH pode ser elevado durante a troca de íon. A vantagem que isso oferece é que não são adicionados aditivos ao concentrado à base de café. A formação de ácidos pode ser reduzida, ou evitada, induzindo- se a hidrólise de precursores de ácido no concentrado à base de café. Isso pode ser feito elevando-se o pH para fazer com que os precursores de ácido sejam sais estáveis e, então, reduzir o pH do concentrado. Isso pode ser feito acrescentando-se álcali conforme descrito no pedido de patente europeu 0861596, ou usando-se troca de íon. Em geral o pH irá se elevar acima de 9. O pH pode, novamente, ser diminuído para uma faixa normal de pH de café usando-se ácidos adequados, ou troca de íon. De forma alternativa, os precursores de ácido podem ser termicamente hidrolisados ou enzimatica-mente hidrolisados; por exemplo, usando-se uma estearase ou hidrolase. A formação de ácidos também pode ser reduzida ou impedida removendo-se precursores de ácido do concentrado a partir do concentrado à base do café usando-se fracionamento de membrana. Membranas adequadas são comercialmente disponíveis.
Também é possível adicionar um álcali ao concentrado à base de café quando for feita a reconstituição da bebida. Isso pode ser feito distri-buindo-se um álcali ao longo do concentrado à base de café.
Em uma modalidade preferida da invenção, o concentrado à base de café não deve conter substancialmente aroma de café. O simples fato de se processar os grãos de café torrado em um concentrado à base acima irá resultar na perda de substancialmente todo o aroma de café. Portanto, é preferível extrair e então coletar o aroma do café durante o processamento. Desse modo, o aroma do café não se perde. Os processos para a extração e coleta do aroma do café são bem conhecidos. Em geral o aroma do café é extraído em um ou mais estágios, por exemplo: - usando-se um gás inerte ou vapor durante, ou imediatamente após a moagem dos grãos de café e usando-se vapor para retirar o aroma do café do extrato de café durante a extração.
Alternativamente, os grãos de café frescos podem ser misturados com água ou extrato de café, formando uma pasta, e o aroma de café pode ser retirado da pasta. Um procedimento adequado é descrito no pedido de patente internacional PCT/EP99/00747, a exposição do qual é aqui incorporada por referência. O aroma do café pode ser coletado usando-se qualquer procedimento adequado. Comumente o aroma do café é coletado fazendo a condensação do gás transportador em um ou mais condensadores. De preferência, é usado mais do que um condensador; cada condensador seguinte sendo operado em uma temperatura menor do que o condensador anterior. Caso necessário, ou desejado, um ou mais condensadores podem ser um condensador de aroma criogênico. Um condensador de aroma criogênico adequado é descrito na patente US no. 5.182.926; a exposição da qual é incorporada por referência. O aroma de café coletado pode, se desejado, ser concentrado usando-se uma técnica adequada, tal como uma condensação, ou retificação parcial. O aroma de café coletado pode ser combinado com um substrato condutor adequado, tal como óleo de café ou emulsão de café contendo óleo de café ou outras gorduras. Os componentes aquosos de a-roma de café e componentes orgânicos de aroma de café são, então, separados. Um método adequado para separar componentes aquosos de aroma de café de componentes orgânicos de aroma de café são descritos no pedido de patente co-pendente europeu 99200241.0; a exposição do qual é aqui incorporada por referência.
Os processos para a produção do extrato de café e da coleta do aroma de café podem ser feitos sob oxigênio reduzido ou sem oxigênio, se desejado. Isso pode ser feito conforme conhecido na técnica; por exemplo, efetuando-se os processos sob uma cortina de gás inerte. Além disso, a á-gua desoxigenada pode ser usada sempre que for necessária a adição de água no processo. O aroma de café é preferivelmente armazenado sob condições de oxigênio reduzido, ou sem oxigênio, e congelado. Da mesma forma, o concentrado à base de café pode ser armazenado sob condições de oxigênio reduzido, ou sem oxigênio. Além disso, se desejado, elementos seqües-trantes de oxigênio podem ser adicionados ao aroma do café e/ou concentrados à base de café. Elementos eliminadores de oxigênio adequados são descritos no pedido de patente europeu 99200185.9; a exposição do qual é aqui incorporada por referência.
Para o sistema de bebida de acordo com a invenção descobriu-se que é particularmente vantajoso preparar a parte do "leite" da bebida com base em um pó solúvel que proporciona cremosidade.
Os pós solúveis que proporcionam cremosidade são bem conhecidos e amplamente usados, particularmente como cremes para café ou chá. Convencionalmente, os pós que proporcionam cremosidade contêm proteína, gorduras e adoçantes, mas outros ingredientes, tais como emulsifi-cantes, estabilizadores e tampões também podem ser incluídos. Além disso, os pós que proporcionam cremosidade vêm em várias formas, tais como pós que proporcionam cremosidade à base de leite, pós que proporcionam cremosidade que não à base de leite e pós que proporcionam cremosidade gaseificados. Esses pós que proporcionam cremosidade são tipicamente produzidos submetendo-se uma solução contendo seus componentes à secagem por vaporização.
Para o sistema de bebida da presente invenção descobriu-se ser vantajoso prover um pó aromatizado que proporciona cremosidade. Um pó solúvel que proporciona cremosidade pode compreender uma matriz incluindo proteínas, gorduras, carboidratos e um sistema de aroma, o sistema de aroma compreendendo componentes aquosos de aroma de café e uma quantidade de estabilizante de sólidos solúveis de café. O pó que proporciona cremosidade contém, de preferência, cerca de 0,05% a cerca de 1,0% em peso de componentes aquosos de aroma de café; mais preferivelmente, cerca de 0,1% a cerca de 0,3% em peso. O pó que proporciona cremosidade pode conter cerca de 0,01% a cerca de 0,1% em peso de sólidos solúveis de café no sistema de aroma. Descobriu-se que um pó que proporciona cremosidade desse tipo é particularmente adequado para o sistema de bebida da invenção à medida que provê, juntamente com o concentrado de café, um perfil de aroma e sabor que se assemelha ao do cappuccino ou macchiato feitos do modo tradicional.
De preferência, os componentes aquosos de aroma de café incluem componentes aquosos de aroma altamente voláteis que condensam a temperaturas inferiores a cerca de 0o C. O pó que proporciona cremosidade pode ser gaseificado para fazer a espuma no momento da reconstituição. Isto é desejável se o sistema de bebida da invenção for usado para preparar um café do tipo cappuccino ou macchiato. Além disso, o pó que proporciona cremosidade pode compreender um substrato orgânico de aroma que contém componentes orgânicos de aroma de café. O pó solúvel que proporciona cremosidade pode ser preparado da seguinte maneira: os componentes do aroma de café são coletados crio-genicamente, conforme descrito acima. Os componentes aquosos de aroma de café e os componentes orgânicos de aroma de café são, então, separados. Os sólidos solúveis de café são adicionados aos componentes aquosos do aroma de café para prover uma solução aquosa de aroma. A solução a-quosa de aroma é, então, acrescentada a um concentrado que proporciona cremosidade, que contém proteínas, gorduras e carboidratos para prover uma solução aromatizada. Finalmente, a solução aromatizada é secada para pó. Maiores detalhes do processo são dados abaixo: Os componentes aquosos de aroma de café são componentes de aroma natural que podem ser coletados durante a preparação de pó solúvel de café. Isso pode ser feito por meio de procedimentos padrão para coletar os componentes de aroma de café, ou modificando-se, de modo a-dequado, os procedimentos padrão. De preferência, os componentes de a-roma natural incluem componentes de aroma altamente voláteis. Os componentes de aroma altamente voláteis são os que condensam á temperaturas abaixo de 0°C.
Para coletar os componentes de aroma altamente voláteis, os procedimentos padrão geralmente envolvem extrair os componentes voláteis de aroma do café durante o processamento usando um gás transportador inerte, tal como nitrogênio. O gás transportador contendo aroma é, então, esfriado para temperaturas inferiores a cerca de -40°C e às vezes cerca de -195° C para fazer com que os componentes do aroma condensem. Os componentes do aroma condensados são, então, coletados. Os componentes do aroma condensados são, então, geralmente absorvidos em um substrato de aroma; geralmente um óleo. De modo alternativo, os aromas podem ser absorvidos no substrato de aroma durante a condensação. Os procedimentos adequados padrão são apresentados, por exemplo, nas patentes US 3823241, 5030473 e 5222364 (cuja descrição é aqui incorporada por referência).
Porém, nos procedimentos padrões descritos acima, o substrato aromatizado de aroma obtido contém tanto componentes aquosos de aroma quanto orgânicos. Em geral, os componentes aquosos são, então, removidos e, em geral, descartados porque não são instáveis, causando problemas de instabilidade. Isso deixa o substrato de aroma contendo substancialmente apenas os componentes orgânicos de aroma. Porém, em vez de descartar esses componentes aquosos, esses componentes são coletados em forma de uma solução aquosa de aroma. A solução aquosa de aroma é, então, adicionada aos outros componentes que compõem o pó que proporciona cremosidade antes da secagem dos componentes. A solução aquosa de aroma suficiente pode ser acrescentada de modo tal que os componentes aquosos de aroma de café compreendem 0,05% a cerca de 0,5% em peso do pó cremoso, por exemplo, cerca de 0,1% a cerca de 0,3%. Os sólidos solúveis de café compreendem cerca de 0,01 em peso do pó que proporciona cremosidade.
Os componentes restantes do pó que proporciona cremosidade podem ser padrão. Comumente, os componentes restantes incluem proteínas, gorduras e carboidratos que formam agentes adoçantes ou que dão volume. A quantidade desses componentes pode variar, dependendo das características desejadas do pó que proporciona cremosidade.
Por exemplo, o pó que proporciona cremosidade pode conter cerca de 15% a cerca de 60% em peso de sólidos de leite diferentes de gordura; cerca de 5% a cerca de 20% em peso de soro de leite coalhado doce; e cerca de 5% a cerca de 30% em peso de um óleo comestível, ou gordura, adequado, tal como óleo de coco e cerca de 20% a cerca de 70% em peso de um adoçante adequado de grau de alimento. Os adoçantes adequados incluem carboidratos, tais como xarope de glicose, xarope de milho, sacaro- se, dextrose, frutose, maltodextrina e similares, e misturas desses carboidra-tos. O xarope de glicose é particularmente adequado, especialmente xaropes tendo DE na faixa de cerca de 35 a cerca de 42. Um exemplo de tal pó que proporciona cremosidade é descrito no pedido de patente europeu no. 0885566, a descrição do qual é aqui incorporada por referência.
Para aplicações em locais tais como restaurantes e bares, o concentrado à base de café e o pó solúvel aromatizado que proporciona cremosidade de café podem ser separadamente armazenados em recipientes com distribuidor adequado. Os recipientes podem ser separados para o concentrado à base de café e o pó solúvel que proporciona cremosidade de café, ou um único recipiente tendo câmaras de armazenagem separadas podem ser usados. Os recipientes são sacos adequados feitos de película de barreira, que podem manter o vapor da água, oxigênio e transmissão de luz a um mínimo. Películas de barreira adequada são comercialmente disponíveis; por exemplo, películas de barreira de poliéster/alumínio/polietileno.
Para aplicações no varejo, o concentrado à base de café e o pó solúvel aromatizado que proporciona cremosidade, são preferivelmente em-pacotados em recipientes adequados que têm câmaras separadas para o concentrado de café e o pó solúvel que proporciona cremosidade de café. Tais recipientes incluem sacos com bastão, com múltiplos compartimentos; sachês, sacos de tetrahedron, com base em papelão; sacos de enchimento único; garrafas de plástico comprimíveis; sacos com suporte, xícaras de plástico ou alumínio, etc.
Exemplo 1 - Preparação de Concentrado à base de Café O concentrado de café é preparado concentrando-se extratos de café obtidos de um processo de extração de café. Os extratos são evaporados a uma concentração de cerca de 20% de matéria seca. O aroma é retirado e coletado durante o processo para evitar que se perca. O aroma é retirado usando-se um gás inerte durante a moagem dos grãos do café e usando-se vapor para extrair o aroma do café do extrato durante a extração. O aroma é coletado condensando-o a partir do gás transportador em um ou mais condensadores. Os componentes aquosos de aroma de café e componentes de aroma de café criogenicamente coletados são, então, separados. O aroma aquoso é incorporado ao pó solúvel que proporciona cremosidade, conforme descrito abaixo.
Os concentrados de café são tratados para reduzir a formação de ácidos durante a armazenagem. Os concentrados de café são enzimas tratadas e o pH é ajustado para diminuir a acidificação durante a armazenagem. Os concentrados são enchidos em cápsulas de 15 ml, impermeáveis a vapor, e esterilizadas a cerca de valores f de mais do que 5.
Diferentes variedades de café são usadas. Por exemplo, as cápsulas são preparadas com concentrado à base de café Arábica puro.
Exemplo 2 - Preparação de pó solúvel aromatizado que proporciona cremosidade Os pós solúveis aromatizados são preparados adicionando-se o aroma a-quoso a um concentrado que proporciona cremosidade que contém proteínas, gordura e carboidratos para prover uma solução aromatizada. A solução aromatizada é transformada em pó por pulverização.
Os pós solúveis que proporcionam cremosidade são preparados de 20-60% de sólidos de leite diferente gordura, 0-40% de carboidratos, 10-30% de gordura do leite, ou óleo vegetal, 0-15% de açúcar até 1% de aroma de café contido em uma emulsão ou solução aquosa em uma mistura úmida que foi seca.
Outros pós solúveis que proporcionam cremosidade são preparados, em que os componentes aquosos de aroma de café e sólidos do café sólido são misturados e a mistura é adicionada a outros ingredientes antes de esses serem pulverizados.
Para obter um pó que proporciona cremosidade de uma solução solúvel de espuma, é injetado nitrogênio antes da secagem por vaporização a cerca de 0,1-0,3 litros/kg de concentrado que proporciona cremosidade. Isso dá uma gravidade específica tapped do pó 150-250g/l. A gravidade específica tapped refere-se à gravidade do pó quando comprimido vibrando-se o pó com 100 compressões de 10 mm.
Exemplo 3 - Vida útil do concentrado à base de café As cápsulas de película plástica são enchidas com cerca de 10ml de concentrado à base de café, com uma concentração de sólidos solúveis de café de 10, 20, 30, 40% em peso preparado de acordo com o e-xemplo 1. As cápsulas são fechadas com película de alumínio e tratadas com UHT a 138° C por 5 segundos. A qualidade da xícara é verificada mensalmente em uma preparação de Cappuccino, durante 12 meses, sem que se constate deterioração.
Os concentrados à base de café contendo aroma aquoso volátil foram tratados com UHT e enchidos em Tetrapack. A gelificação é verificada após 12 meses de tempo de armazenagem. Não se constatou gelificação. Amostras paralelas sem aroma adicionado foram gelificadas ao mesmo tempo.
Os concentrados à base de café, com uma concentração de sólidos de café de 10% em peso, recebem um tratamento de enzima por hidró-lase a cerca de 45°C por 1 hora. As enzimas são inativadas posteriormente. São adicionados 40% de carboidratos = BREEZE. Por meio da sacarose, a adição de ésteres gordurosos provê uma pasteurização suave. O concentrado à base de café é enchido em xícaras com películas plástica e fechados com película de alumínio. A qualidade da xícara é verificada após 6 meses de uso e constatou-se que estava em boas condições e o produto seguro. Exemplo 4 - Vida útil do pó solúvel aromatizado que proporciona cremosidade O pó solúvel aromatizado que proporciona cremosidade, de a-cordo com o exemplo 2, é empacotado em sachês e armazenados. A estabilidade é verificada mensalmente. Descobriu-se que o pó que proporciona cremosidade é estável por pelo menos 6 meses. Posteriormente descobriu-se que os pós solúveis que proporcionam cremosidade com sólidos solúveis de café adicionados são estáveis por pelo menos 18 meses. O pó solúvel aromatizado que proporciona cremosidade, com espuma, de acordo com o exemplo 2, é enchido em sachês com película de alumínio, gaseificados e armazenados em condições ambientais. Após 12 meses descobriu-se que o pó que proporciona cremosidade era estável e em condições tão boas quanto uma amostra nova.
Exemplo 5 - Preparação de bebidas Um concentrado à base de café tendo uma concentração de sólidos solúveis de café de 20% em peso preparado de acordo com o exemplo 1; e um pó solúvel aromatizado que proporciona cremosidade preparado de acordo com o exemplo 2 foram combinados.
Para preparar um "latte macchiato", são providos 12 g do concentrado à base de café de concentração 20% de sólido solúvel e 13g de pó aromatizado que proporciona cremosidade. A reconstituição é feita misturando-se as 13g de pó que proporciona cremosidade com 150ml de água quente em um copo para prover uma bebida de "leite" com espuma na superfície. O concentrado de 12 g, à base de café, é adicionado na parte superior da espuma de leite. O resultado é uma bebida de café que se assemelha muito ao "latte macchiato" italiano.
Para preparar um cappuccino, foram providos 12 g do concentrado à base de café da concentração de 20% de sólido solúvel e 8g de pó aromatizado que proporciona cremosidade. A reconstituição é feita misturando-se 8g de pó aromatizado que proporciona cremosidade com 120 ml de água quente em um vidro para prover uma bebida de "leite" com espuma na superfície. O concentrado à base de café é despejado em uma xícara e a bebida de leite espumante é colocada na base do concentrado. O concentrado à base de café também pode ser despejado na bebida do leite, mas isso deixa pontos pretos na espuma da bebida. A qualidade dos cappuccinos e latte macchiato preparados de modo tradicional em máquinas de café expresso à pressão elevada, com dispositivo de espuma de leite, foi comparada com a bebida de café feita de acordo com a invenção. Sem a adição do aroma no pó solúvel que proporciona cremosidade de café a impressão do café no preparo era mais plana e mais leitosa do que os produtos da máquina de café Expresso e, com aroma adicionado no pó solúvel que proporciona cremosidade de café, as marcas da fervura do café líquido e do pó que proporciona cremosidade foram mascaradas e a bebida se assemelhou muito às xícaras preparadas na hora. Em alguns casos as pessoas encarregadas de provar o café tiveram dificuldades em distinguir o café preparado de modo tradicional com o café feito de acordo com a invenção.

Claims (9)

1. Sistema de bebida para prover uma bebida de café, caracterizado pelo fato de que compreende: um concentrado à base de café tendo uma concentração de sólidos solúveis de café de pelo menos 10% em peso, a partir do qual o aroma do café foi removido; e um pó solúvel aromatizado que proporciona cremosidade separado do concentrado à base de café sendo que o pó solúvel que proporciona cremosidade compreende proteínas, gorduras, carboidratos e um sistema de aroma que compreende componentes aquosos de aroma de café e uma quantidade estabilizante de sólidos solúveis de café; o pó solúvel que proporciona cremosidade contém de 0,05 a 1,0% em peso de componentes aquosos de aroma de café; e o concentrado à base de café e o pó solúvel que proporciona cremosidade são combináveis quando é feita a reconstituição para prover uma bebida de café.
2. Sistema de bebida de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o concentrado à base de café tem uma concentração de sólidos solúveis de café de 15% a 45% em peso.
3. Sistema de bebida de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o concentrado à base de café foi tratado com enzimas.
4. Sistema de bebida de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que o pó solúvel aromatizado que proporciona cremosidade incorpora gás para fazer a espuma de modo que, ao ser feita a reconstituição, provê uma bebida cremosa com espuma.
5. Sistema de bebida de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que o pó solúvel aromatizado que proporciona cremosidade compreende de 15% a 60% em peso de sólidos de leite diferentes de gordura; de 5% a 20% em peso de soro de leite coalhado doce; de 5% a 30% em peso de um óleo ou gordura comestível adequado, e de 20% a 70% em peso de um adoçante de grau alimentício.
6. Sistema de bebida de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que o concentrado à base de café e o pó solúvel aromatizado que proporciona cremosidade de café são armazenados em recipientes separados de distribuição.
7. Sistema de bebida de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que cada recipiente é um saco compreendendo películas de barreira.
8. Sistema de bebida para prover uma bebida de café, caracterizado por compreender: um primeiro compartimento de armazenagem contendo um concentrado à base de café, como definido na reivindicação 1, e um segundo compartimento de armazenagem contendo pó solúvel aromatizado que proporciona cremosidade de café, como definido na reivindicação 1.
9. Método para prover uma bebida de café, caracterizado pelo fato de que compreende as seguintes etapas: prover um concentrado à base de café armazenado separadamente, como definido na reivindicação 1, tendo uma concentração de sólidos de 15% a 45% em peso do qual o aroma do café foi removido; prover um pó solúvel aromatizado que proporciona cremosidade de café solúvel armazenado separadamente, como definido na reivindicação 1; reconstituir o pó solúvel aromatizado que proporciona cremosidade de café através de sua combinação com um líquido; e combinar o pó solúvel aromatizado que proporciona cremosidade de café reconstituído com o concentrado à base de café.
BRPI0100187-6A 2000-03-02 2001-01-29 Sistemas de bebida e método para prover uma bebida de café BR0100187B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP00104336A EP1129624B1 (en) 2000-03-02 2000-03-02 Macchiato coffee concentrate system

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0100187A BR0100187A (pt) 2002-03-05
BR0100187B1 true BR0100187B1 (pt) 2015-02-24

Family

ID=8168005

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0100187-6A BR0100187B1 (pt) 2000-03-02 2001-01-29 Sistemas de bebida e método para prover uma bebida de café

Country Status (22)

Country Link
US (1) US6569486B2 (pt)
EP (1) EP1129624B1 (pt)
JP (1) JP4587578B2 (pt)
KR (1) KR100903757B1 (pt)
CN (1) CN1198514C (pt)
AR (1) AR027609A1 (pt)
AT (1) ATE240657T1 (pt)
AU (1) AU781795B2 (pt)
BR (1) BR0100187B1 (pt)
CA (1) CA2331164A1 (pt)
CZ (1) CZ301454B6 (pt)
DE (1) DE60002822T2 (pt)
DK (1) DK1129624T3 (pt)
ES (1) ES2198239T3 (pt)
HU (1) HU228828B1 (pt)
IL (1) IL140305A (pt)
MY (1) MY122827A (pt)
PL (1) PL197605B1 (pt)
PT (1) PT1129624E (pt)
RU (1) RU2283591C2 (pt)
SG (1) SG87918A1 (pt)
UA (1) UA72740C2 (pt)

Families Citing this family (32)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP1129624B1 (en) * 2000-03-02 2003-05-21 Societe Des Produits Nestle S.A. Macchiato coffee concentrate system
US6838110B2 (en) 2002-05-22 2005-01-04 Kraft Foods Holdings, Inc. Instant dry mix composition for providing a beverage having a two-toned foam on its surface
US7592027B2 (en) * 2003-01-24 2009-09-22 Kraft Foods R & D, Inc. Method for the preparation of beverages
US7640843B2 (en) * 2003-01-24 2010-01-05 Kraft Foods R & D, Inc. Cartridge and method for the preparation of beverages
CA2571199A1 (en) * 2004-06-15 2006-01-05 Nestec S.A. Aerated creamers and processes
ES2339353T3 (es) * 2004-09-20 2010-05-19 Corsa Beheer B.V. Combinacion y metodo para preparacion de una bebida.
ATE411951T1 (de) * 2005-05-24 2008-11-15 Nestec Sa Zusammenstellung und verfahren zum zubereiten eines kaffeegetränks
EP1726213A1 (en) * 2005-05-24 2006-11-29 Nestec S.A. Soluble coffee product
DE602005011465D1 (de) * 2005-12-13 2009-01-15 Nestec Sa Selbstschäumende Küchenhilfsmittel und Verfahren
EP1917864A1 (en) * 2006-11-01 2008-05-07 Nestec S.A. Soluble foaming beverage powder
US20080160151A1 (en) * 2006-12-29 2008-07-03 Bary Lyn Zeller Method for Preparing Beverage Compositions Having Improved Aroma Release Characteristics and Compositions for Use Therein
BE1017888A3 (nl) * 2007-10-05 2009-10-06 Kerstens Peter Een verdeler en samenstelling voor het bereiden van ijskoffie.
GB2454656A (en) 2007-11-09 2009-05-20 Kraft Foods R & D Inc A beverage cartridge
CZ301416B6 (cs) * 2007-11-23 2010-02-24 Výzkumný ústav potravinárský Praha, v.v.i. Zpusob tepelné sterilizace korení s následným návratem aromatických látek
JP2011518569A (ja) * 2008-04-30 2011-06-30 ネステク ソシエテ アノニム 加水分解されたクロロゲン酸を含む、コーヒー飲料を調製するための組成物
US9173417B2 (en) 2008-10-27 2015-11-03 Intercontinental Great Brands Llc Coffee and dairy liquid concentrates
US20150158715A1 (en) * 2009-03-16 2015-06-11 Peter Kerstens Dispenser and composition to make ice coffee
ES2471448T3 (es) 2009-03-27 2014-06-26 Kraft Foods R & D, Inc. Concentrados de bebidas
CN102211690A (zh) * 2010-04-01 2011-10-12 陈盛泰 调酒包
EP2471423A1 (de) * 2010-12-30 2012-07-04 Jura Elektroapparate AG Verfahren zum automatischen Erzeugen von Milchschaum sowie Milchschäumvorrichtung
US8871285B2 (en) 2011-10-26 2014-10-28 Kraft Foods Group Brands Llc Method for making a two component beverage and associated two compartment container
EP2793594A1 (en) * 2011-12-22 2014-10-29 Nestec S.A. Liquid creamers and methods of making same
ES2617441T3 (es) * 2012-11-30 2017-06-19 Nestec S.A. Procedimiento para producir un producto alimenticio aromatizado o de una bebida aromatizada
EP3016520B2 (en) * 2013-07-02 2022-09-14 Société des Produits Nestlé S.A. Coffee mix compositions
WO2015052161A1 (en) * 2013-10-11 2015-04-16 Nestec S.A. Method of producing a coffee beverage powder
AR101103A1 (es) * 2014-07-03 2016-11-23 Kraft Foods Group Brands Llc Concentrados de bebidas de café y té bajos en agua y métodos para su preparación
JP2018502560A (ja) * 2014-12-19 2018-02-01 ネステク ソシエテ アノニム コーヒーアロマ組成物
CN104509631B (zh) * 2014-12-29 2017-07-11 陕西天宝大豆食品技术研究所 全咖啡肽营养品及其制备方法
CN108135204B (zh) * 2015-10-16 2022-01-21 雀巢产品有限公司 用于递送多层饮料的套装
US11272720B2 (en) * 2017-06-20 2022-03-15 The Whole Coffee Company Llc Whole coffee based processes
US10834937B2 (en) 2018-11-16 2020-11-17 The Whole Coffee Company, LLC Methods for preparing biomaterials in the absence of atmospheric oxygen
US20230050276A1 (en) * 2020-02-21 2023-02-16 Societe Des Produits Nestle S.A. Fat based powder with improved reconstitution properties

Family Cites Families (31)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3823241A (en) 1970-09-21 1974-07-09 Procter & Gamble Cryogenic aromatization of instant coffee
JPS53137183U (pt) * 1977-04-04 1978-10-30
US4232502A (en) * 1978-10-05 1980-11-11 Lucas Paul A Method of making a drinking cup and container
JPS5827169U (ja) * 1981-08-17 1983-02-21 片岡物産株式会社 インスタントコ−ヒ−セツト
JPS59187738A (ja) * 1983-04-08 1984-10-24 Akiko Yokota 液体即席コ−ヒ−
IE55934B1 (en) 1984-02-20 1991-02-27 Nestle Sa Method for the manufacture of a beverage composition
US5030473A (en) 1985-05-01 1991-07-09 Nestec S.A. Cryogenic aroma recovery
US5087469A (en) * 1990-05-24 1992-02-11 Cornell Research Foundation, Inc. Coffee flavor enhancers
US5222364A (en) 1991-09-16 1993-06-29 Nestec S.A. Recovery of aroma gases
US5182926A (en) 1991-09-16 1993-02-02 Nestec S.A. Recovery of aroma gases
US5431276A (en) * 1993-09-02 1995-07-11 Quik-Lid, Inc. Multifunctional lid
ES2137277T3 (es) * 1994-04-07 1999-12-16 Nestle Sa Hidrolisis de cafe, con una beta-mananasa inmovilizada.
US5836479A (en) * 1994-07-25 1998-11-17 Sprayex L.L.C. Rechargeable containers and dispensers
EP0783249B1 (en) 1994-09-16 2003-10-29 Kraft Foods North America, Inc. Foaming coffee creamer and instant hot cappuccino
JP2880434B2 (ja) 1995-09-05 1999-04-12 恒和化学工業株式会社 ギムネマ・イノドラム焙煎茶
BR9707419A (pt) * 1996-02-12 1999-06-01 Nestle Sa Aromatização de bebidas solúveis
GB2301015B (en) * 1996-03-12 1997-04-23 Nestle Sa Soluble coffee beverage product
WO1998005167A1 (en) 1996-07-30 1998-02-05 Tiernan Communications, Inc. System and method for digitally encoding and compressing vbi signals
DE69611363T2 (de) 1996-08-26 2001-04-26 Nestle Sa Verfahren zum Extrahieren von Kaffee und Produkt
US6054162A (en) 1997-02-05 2000-04-25 Kraft Foods, Inc. Stabilization of liquid coffee by treatment with alkali
DE69807992T2 (de) * 1997-06-19 2003-05-28 Nestle Sa Löslicher Getränkeaufheller
EP0891715A1 (en) * 1997-07-14 1999-01-20 Societe Des Produits Nestle S.A. Soluble beverage powder
CA2241489A1 (en) 1997-07-25 1999-01-25 Kraft Foods, Inc. High concentration aromatized liquid coffee extract and liquid coffee made therefrom
US5997929A (en) 1997-11-03 1999-12-07 Nestec S.A. Extraction process
ATE258015T1 (de) * 1997-11-11 2004-02-15 Nestle Sa Topping für getränke
US6093436A (en) 1998-02-04 2000-07-25 Nestec S.A. Beverage antioxidant system
US6149957A (en) 1998-04-09 2000-11-21 Nestec S.A. Aroma recovery process
WO1999064619A2 (en) * 1998-06-10 1999-12-16 Novozymes A/S Novel mannanases
NZ513063A (en) 1999-01-28 2003-03-28 Nestle Sa Aromatised soluble creamer powder containing a coffee aroma for uss in soluble beverage powder
US6129943A (en) 1999-06-22 2000-10-10 Kraft Foods, Inc. Foaming cappuccino creamer containing gasified carbohydrate
EP1129624B1 (en) * 2000-03-02 2003-05-21 Societe Des Produits Nestle S.A. Macchiato coffee concentrate system

Also Published As

Publication number Publication date
MY122827A (en) 2006-05-31
IL140305A0 (en) 2002-02-10
IL140305A (en) 2004-02-19
AU2478201A (en) 2001-09-06
HUP0100940A3 (en) 2002-03-28
CA2331164A1 (en) 2001-09-02
CZ301454B6 (cs) 2010-03-10
CN1198514C (zh) 2005-04-27
PL346196A1 (en) 2001-09-10
AR027609A1 (es) 2003-04-02
CN1312014A (zh) 2001-09-12
ATE240657T1 (de) 2003-06-15
UA72740C2 (en) 2005-04-15
DK1129624T3 (da) 2003-09-15
HUP0100940A2 (hu) 2002-02-28
US20010019735A1 (en) 2001-09-06
CZ2001782A3 (cs) 2001-10-17
KR20010086589A (ko) 2001-09-13
JP4587578B2 (ja) 2010-11-24
EP1129624B1 (en) 2003-05-21
RU2283591C2 (ru) 2006-09-20
KR100903757B1 (ko) 2009-06-18
SG87918A1 (en) 2002-04-16
PT1129624E (pt) 2003-09-30
AU781795B2 (en) 2005-06-16
HU228828B1 (en) 2013-05-28
BR0100187A (pt) 2002-03-05
ES2198239T3 (es) 2004-02-01
EP1129624A1 (en) 2001-09-05
PL197605B1 (pl) 2008-04-30
JP2001238604A (ja) 2001-09-04
HU0100940D0 (en) 2001-05-28
DE60002822T2 (de) 2004-04-08
DE60002822D1 (de) 2003-06-26
US6569486B2 (en) 2003-05-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR0100187B1 (pt) Sistemas de bebida e método para prover uma bebida de café
CA2423681C (en) Soluble powder for espresso type beverage
JP5547965B2 (ja) 容器詰めコーヒー飲料
ES2395257T3 (es) Concentrado de café blanqueado
KR20030040559A (ko) 가용성 블랙 커피
AU2002216969A1 (en) Soluble powder for espresso type beverage
JP2024024078A (ja) γ-アミノ酪酸を含有する容器詰コーヒー飲料
MXPA01002183A (en) Macchiato coffee concentrate system
WO2020179159A1 (ja) 容器詰コーヒー飲料
MXPA98004939A (en) Soluble cream product for beb
MXPA01007525A (en) Aromatised soluble creamer powder

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 24/02/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time
B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2447 DE 28-11-2017 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.