PT98172A - Processo para a preparacao de composicoes detergentes contendo um polissacarideo enxertado biodegradavel - Google Patents

Processo para a preparacao de composicoes detergentes contendo um polissacarideo enxertado biodegradavel Download PDF

Info

Publication number
PT98172A
PT98172A PT98172A PT9817291A PT98172A PT 98172 A PT98172 A PT 98172A PT 98172 A PT98172 A PT 98172A PT 9817291 A PT9817291 A PT 9817291A PT 98172 A PT98172 A PT 98172A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
weight
ethylenically unsaturated
acid
polydextrose
detergent compositions
Prior art date
Application number
PT98172A
Other languages
English (en)
Inventor
Philippe Jost
Florence Tournilhac
Original Assignee
Rhone Poulenc Chim Base
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Rhone Poulenc Chim Base filed Critical Rhone Poulenc Chim Base
Publication of PT98172A publication Critical patent/PT98172A/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11DDETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
    • C11D3/00Other compounding ingredients of detergent compositions covered in group C11D1/00
    • C11D3/16Organic compounds
    • C11D3/20Organic compounds containing oxygen
    • C11D3/22Carbohydrates or derivatives thereof
    • C11D3/222Natural or synthetic polysaccharides, e.g. cellulose, starch, gum, alginic acid or cyclodextrin
    • C11D3/228Natural or synthetic polysaccharides, e.g. cellulose, starch, gum, alginic acid or cyclodextrin with phosphorus- or sulfur-containing groups
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08FMACROMOLECULAR COMPOUNDS OBTAINED BY REACTIONS ONLY INVOLVING CARBON-TO-CARBON UNSATURATED BONDS
    • C08F251/00Macromolecular compounds obtained by polymerising monomers on to polysaccharides or derivatives thereof
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11DDETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
    • C11D3/00Other compounding ingredients of detergent compositions covered in group C11D1/00
    • C11D3/16Organic compounds
    • C11D3/37Polymers
    • C11D3/3788Graft polymers

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Molecular Biology (AREA)
  • Emergency Medicine (AREA)
  • Detergent Compositions (AREA)
  • Biological Depolymerization Polymers (AREA)
  • Polysaccharides And Polysaccharide Derivatives (AREA)
  • Graft Or Block Polymers (AREA)

Description

Λ
"PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE COMPOSIÇOES DETERGENTES CONTENDO UM POLISSACARIDEO ENXERTADO BIODEGRADÁVEL" A presente invenção tem por objecto composições detergentes que contêm como agente encorpante ("builder") um polissacarídeo enxertado pelo menos parcialmente biodegradável; estas composições podem ser utilizadas para a formulação de lexívias ou de produtos de limpeza, sob a forma de pó ou líquidos.
Por agente encorpante ("builder") entende-se qualquer componente que melhore as características dos agentes de superfície de uma composição detergente. De um modo geral, um agente incorpante * tem funções múltiplas; - assegura no seio de um meio de lixivação o arrasta^ mento de iões indesejáveis, em especial alcalino-terrosos (cálcio, magnésio) por sequestração ou precipitação, - proporciona uma reserva de alcalinidade e de força iónica para evitar a precipitação de agentes tensioactivos aniónicos. - mantém em suspensão as sujidades extraídas, - impede a formação de incrustações minerais na roupa branca.
Durante muito tempo, os tripolifosfatos foram os agentes encorporantes mais frequentemente utilizados nas compos_i_ ções detergentes e nos produtos de lavagem. No entanto, estas substâncias são em parte responsáveis pela eutrofização dos lagos e das águas de escoamento lento, quando não suficiente mente eliminadas nas estações de tratamento de águas, pelo que se procura substituí-las parcial ou totalmente.
Os zéolitos sozinhos não podem substituir os tripoH fosfatos, devendo a sua acção ser reforçada por outros adit_i_ vos.
Foi proposta a utilização de copolímeros de ácido acrílico e anidrido maleíco (ou os seus sais de metais alcalinos ou de amónio) (patente de invenção europeia ng 25 551) como inibidores da formação de incrustações.
No entanto, estes copolímeros apresentam o inconveniente de não serem biodegradáveis no meio natural. A requerente descobriu agora composições detergentes que apresentam excelentes propriedades de detergência primária e secundária, que contêm um agente encorpante pelo menos parcialmente biodegradável.
As composições detergentes de acordo com a presente invenção contêm um agente incorporante e um agente tensioac-tivo e são caracterizadas pelo facto de o referido agente e_n corpante incluir um polissacarídeo enxertado que compreende: - um polímero tronco constituído por uma polidextrose de peso molécular médio inferior a 10 000 e de preferência compreendido entre cerca de 100 e 5 000, - e 20 a 70%, de preferência 25 a 35% em peso, do re ferido polímero tronco de motivos enxertados derivados de pe lo menos um monómero etilenicamente insaturado hidrossolúvel. A polidextrose é um polímero estatístico de glucose que contêm pequenas quantidades de sorbitol e ácido cítrico, obtido mediante policondensação destas três matérias primas, sendo utilizada no domínio alimentar como complemento de eduj_ corantes de síntese. Constitui o objecto das patentes de invenção norte-americanas Nes 3 766 165 e 4622 233.
Entre os monómeros eti lenicamente insaturados hidros^ solúveis susceptíveis de formar os motivos repetitivos dos motivos de enxertia, podem referir-se os que contêm pelo menos um grupo hidrófilo, tais como: - os monoácidos carboxílicos etilenicamente insatura dos: ácido acrílico, ácido metacrílico, etc. e os seus sais de metais alcalinos ou de amónio, - os diácidos carboxílicos etilenicamente insaturados:
4-\ ácido maleico, ácido itacónico, ácido fumárico, ácido crotó-nico, etc. e os seus sais de metais alcalinos ou de amónio, - os hidroxiácidos carboxílicos etilenicamente insa-turados : ácido hidroxiacrílico, etc. e os seus sais de metais alcalinos ou de amónio, - os ácidos sulfonados etilenicamente' insaturados: ácido vinilsulfónico, ácido alilsulfónico, etc., e os seus sais de metais alcalinos ou de amónio, - os álcoois etilenicamente insaturados : álcool aH lico, álcool metalílico, etc.
De um modo preferencial, os referidos motivos enxertados podem ser constituídos por: - um homopolímero de ácido acrílico ou metacrílico, - um copolímero de ácido acrílico ou metacrílico e de ácido maleico ou itacónico, segundo uma relação molar monoáci-do/diácido de cerca de 50-95/50-5, de preferência da ordem de 55-90/45-10, - um sal de metal alcalino (em especial de sódio) ou de amónio do referido homopolímero ou do referido copolímero.
De um modo vantajoso os referidos motivos enxertados contêm em média cerca de 2 a 50, de preferência em média ce£ ca de 10 a 20 motivos monoméricos por motivo enxertado. A polidextrose enxertada pode ser obtida por qualquer processo conhecido de enxertia de polissacarídeos por momóime
ros etilenicamente insaturados. A referida enxertia pode ser efectuada mediante irradiação, polimerização por radicais em solução aquosa com o auxílio de iniciadores do tipo água ox^. genada, persulfato, tal como persulfato de sódio, de potássio ou de amónio, ou de um sal de cério (IV).
Um processo muito particularmente eficaz para a enxertia é o que utiliza um sal de cério (IV) hidrossolúvel ou hidro-dispersável. A operação é efectuada em meio aquoso, de preferência em uma solução aquosa de ácido azótico ou sulfúrico que tenha uma concentração de ácido de cerca de 0,005 a 0,1 mo-le/litro. 0 pH do meio reaccional é de cerca de 1 a 2. 0 sal de cério (IV) pode ser de preferência escolhido entre o nitrato cérico, o sulfato de cérico, Ce(S04)4(NH4)4, Ce(N03)6(NH4)2. 0 mecanismo de enxertia dos polissacarídeos pelos monómeros insaturados na presença de sais de cério (IV) foi descrito por Munmaya K. Mishra em Rev. Macromol. Chem. Phys., C22(3), (1982-1983), 471-513, bem como por Samal et al. em Rev. Macromol. Chem. Phys., C26( 1 ), ( 1985), 81-141 . 0 sal de cério (IV) é utilizado em uma quantidade com- 0> % preendida entre 10 e 300 moles de Ce4+, de preferência cerca de 40 mmoles a 250 mmoles de Ce^+, para 100 g de tronco de polidextrose. Já se referiu o tipo de polidextrose que pode ser submetida à operação de enxertia, bem como o tipo de monómeros etilenicamente insaturados hidrossolúveis.
As quantidades de monómero(s) que podem ser utilizadas estão compreendidas entre cerca de 20 e 70% em peso, de preferência entre cerca de 25 e 35% em peso em relação ao pe^ so de polidextrose. A concentração total de polidextrose e de monómero(s) etilenicamente insaturado(s) num meio aquoso de polimerização é tal que este último apresenta um teor de extracto seco em peso de cerca de 5 a 40%, de preferência da ordem de 15 a 20% em relação ao seu peso total. A operação de enxertia por polimerização pode ser efectuada a uma temperatura compreendida entre cerca de 20Q e 60SC e geralmente entre cerca de 35- e 459C. Esta reacção tem uma duração geralmente de cerca de 2 a 4 horas. A reacção pode ser efectuada em descontínuo ou em contínuo com introdução em contínuo do ou dos monómeros eti-
lenicamente insaturados no fundo do reservatório que contém o meio aquoso, a polidextrose e o iniciador. Quando se trata de uma mistura de monómeros, por exemplo ácido acrílico e ácido maleico, pode ter interesse introduzir de um modo se-mi-contínuo uma parte do ácido acrílico e do ácido maleico no fundo do reservatório que contém o meio aquoso, a polidextrose e o iniciador, depois do que se adiciona a parte restante do ácido acrílico em semi-contínuo. 0 produto obtido no fim da polimerização apresenta-se, após arrefecimento, sob a forma de uma solução fracamente viscosa. 0 produto é pelo menos parcialmente biodegradável em meio natural e apresenta boas propriedades de sequestração de catiões, em especial o cálcio e do magnésio, bem como propriedades de inibição do crescimento cristalino, em especial do carbonato de cálcio. A quantidade de polidextrose enxertada contida nas composições detergentes de acordo com a presente invenção e£ tá compreendida entre 0,2% e 80%, de preferência entre 2 e 5% do peso das referidas composições detergentes. A quantidade de agente tensio activo contida nas com posições detergentes de acordo com a presente invenção está compreendida entre 2 e 50%, vantajosamente entre 6 e 30% do peso das referidas composições detergentes quando estas se
apresentam sob a forma de um pó, ou entre 20 e 50¾ no caso das composições líquidas.
Entre os agentes tensioactivos utilizados nas composições detergentes de acordo com a presente inveção podem re ferir-se: - os agentes tensioactivos aniónicos do tipo sabões de metais alcalinos (sais alcalinos de ácidos gordos Cg -sulfonatos alcalinos (alquilbenzeno-sulfonatos Cg-C13, al-qui1-sulfonatos c12“C16* ^lcoois Qordos cg_c^g oxietilenados e sulfatados, alquilfenois Cg-C13 oxietilenados e sulfatados), os sulfossuccinatos alcalinos (alqui 1-sulfossuccinatos C^--C16), etc. - os agentes tensioactivos não iónicos do tipo alqui 1 --fenóis cg ~c ί 2 P°1 ioxiet:i lenados , álcoois alifáticos Cg-C22 oxietilenados, os copolímeros de bloco óxido de etileno-óxido de propileno, as amidas carboxílicas eventualmente polioxie-tilenadas, - os agentes tensioactivos anfotéricos do tipo alqui 1 -dimeti1-betaínas - os agentes tensioactivos catiónicos do tipo clone tos ou brometos de alqui1-trimetilamónio ou de alqui1-dimeti-letilamónio. f\
Podem ainda adicionar-se vários aditivos às composições detergentes anteriormente descritas com o objectivo de obter lexívias ou produtos de limpeza em pó ou líquido.
Deste modo, podem ainda incorporar-se nas composições detergentes anteriormente descritas: - agentes co-encorpantes ("cobuilders") do tipo: . fosfatos numa porporção inferior a 25¾ do peso total da composição, - zeólitos até cerca de 40¾ do peso total da compos_i_ çSo, - carbonato de sódio até cerca de 80¾ do peso total da composição, - ácido nitriloacético até cerca de 10¾ do peso total da composição, - ácido cítrico, ácido tartárico até cerca de 20¾ do peso total da composição, correspondendo a quantidade total de agente encorpante (polidextrose enxertada + agentes co--encorpantes) a cerca de 0,2 a 80¾. vantajosamente 20 a 45¾ do peso total da referida composição detergente, - inibidores de corrosão, tais como os silicatos, até cerca de 25¾ do peso total da referida composição deter gente, - agentes de branqueamento do tipo perboratos, clo-roisoei anatos, N ,N',N1-tetraacetiletilenodiamina (TAED) até cerca de 30¾ do peso total da referida composição deter-
gente, - agentes anti-redeposição do tipo carboximetilce-lulose, metilcelulose em quantidades que podem atingir até cerca de 5¾ do peso total da referida composição detergente, - agentes anti-incrustação do tipo copolímeros de ácido acrílico e de anidrido maleico em uma quantidade que pode atingir cerca de 10¾ do peso total da referida composição detergente, - cargas do tipo sulfato de sódio para os detergeji tes em pó em uma quantidade que pode atingir cerca de 50% do peso total da referida composição detergente, - água para os detergentes líquidos em uma quantidade até cerca de 80% do peso total da referida composição detergente.
As composições detergentes que são objecto da presente invenção apresentam uma boa eficácia tanto no que se refere â detergência primária (arrastamento da sujidade no final de um ciclo de lavagem) como da detergência secundária (anti-redeposição e anti-incrustação após vários ciclos de lavagem).
Os exemplos que se seguem são apresentados a título indicatico e não devem ser considerados como limitativos do domínio e do espírito da presente invenção.
EXEMPLO 1 0 ensaio é efectuado por partidas num balão de Erlenmeyer com a capacidade de 100 ml colocado num banco de agitação KOTTERMAN^ (comercializado por Labo Service), utilizando: - 5g de pó de polidextrose parcíalmente neutralisado do tipo K comercializado por Pfizer (uma solução aquosa a 10% tem um pH 5-6); a sua distribuição de pesos moleculares é tal que cerca de 90% do produto apresenta um peso molecular infe rior a 5 000; - 2,5 g de ácido acrílico; - 40 mmoles de Ce^+ para 100g de polidextrose sob a forma sulfato de amónio e cério (IV); - 0,035 mole por litro de ácido azótico; - água até obter um extracto seco de 27% em peso.
Misturam-se os diferentes ingredientes; aquece-se a solução até à temperatura de 40°c durante 2 horas e depois deixa-se arrefecer.
Determina-se a capacidade de sequestração de iões cálcio do produto obtido com o auxílio de um eléctrodo que apresenta uma membrana selectiva permeável aos iões cálcio. Começa-se por traçar uma curva de calibração utilizando 100 ml de uma solução de cloreto de sódio contendo 3g/litro e tendo um pH igual a 10,5, à qual se adicionam quantidades de iões cálcio
c Ο compreendidas entre 10" e 3 χ 10“ mole/litro e traça-se a curva do potencial fornecido pelo electrodoem função da con- 2+ centração de iões Ca livres.
Em seguida, pesa-se 0,1 g de polímero (seco) a que se adici£ na água até se obter 100 g de solução e 0,3 g de cloreto de sódio em pó; ajusta-se o pH até cerca de 10,5 com uma solução aquosa de hidróxido de sódio.
Traça-se a recta £ Ca2+ J livre/ £ Ca2+ J fixo = f ( [ Ca2+ ] livre). A partir desta recta determina-se; - a constante de complexação K dos iões cálcio do polímero - o número So de sítios de complexação do polímero definidos por; [ Ca2+ } livre = 1 + 1 Γ Ca^Jlivre £ Ca2+ 3 fixo KSo So constata-se que o produto obtido apresenta; _ 3 - o número de sítios de complexação So = 2 χ 10 sí tios/g de polidextrose enxertada; - uma constante de complexação log K = 3,6 EXEMPLO 2
Repete-se o procedimento descrito no Exemplo anterior a par-
X tir de:
- 5 g de polidextrose do tipo K - 10 g de ácido acrílico - 4Q mmoles de Ce4+ para 100 g de polidextrose, sob a forma de sulfato de amónio e cério (IV) - 0,035 mole por litro de ácido azótico - água até se obter um extracto seco de 21% em peso. 0 produto obtido apresenta: o - um número de sítios de complexação So = 3,1x10 sítios/g - uma constante de complexação log K = 4,1.
Determinam-se as propriedades de inibição de cristalização do carbonato de cálcio deste produto por meio do método descrito por Z. Amjad em Langmuir, 3^ ( 1987), 224-228.
Efectua-se a determinação numa célula fechada termostatizada, 3 com o auxílio de uma solução sobressaturada contendo 10 mo-
O le/litro de hidrogenocarbonato de sódio e 2 x 10 mole/litro de cloreto de cálcio (pH 8,6), à qual se adicionam 5 g/litro de carbonato de cálcio de síntese (superfície especificada = 80 m / g; diâmetro teórico = 20 nm); mede-se a diminuição da velocidade de cristalização do carbonato de cálcio obtida mediante adição de 500 ppm (expresso em seco) da polidextrose enxertada anteriormente-preparada.
Obtém-se a relação: constante de desadsorção K,/constante de adsorção K = 0,06. o a EXEMPLO 3
Efectua-se o ensaio em semi-contínuo à temperatura de 40°C num reactor com a capacidade de 250 ml. Introduz-se no fundo do reservatório :
- 15 g de polidextrose do tipo K - 0,065 mole por litro de ácido azótico - 0,83 g de nitrato de amónio e cério (IV) - 97 g de água.
Introduz-se em semi-contínuo durante 1 hora: - 7,5 g de ácido acrílico - 7,5 g de água. 0 teor de extracto seco do meio é de 16¾ em peso. Conserva-se o meio à temperatura de 40°C durante mais 1 hora. 0 produto obtido apresenta: q - um número de sítios de complexação So = 2 x 10 sí- tios/g - uma constante de complexação log K =4,1
EXEMPLO 4
Realiza-se o ensaio descrito no Exemplo 3 com o auxílio de um fundo de reservatório contendo:
- 15 g de polidextrose do tipo K - 0,06 mole por litro de ácido azótico - 17,75 g de nitrato de amónio e cério (IV) - 97 g de água e introduzem-se em semi-contínuo: - 7,5 g de ácido acrílico - 7,5 g de água. 0 teor de extracto seco do meio é de 22% em peso. 0 produto obtido apresenta: o - um número de sítios de complexação So = 1,1 x 10 sítios/g - uma constante complexação log K = 4,2. EXEMPLO 5
Repete-se o procedimento descrito no Exemplo 1 utilizando:
- 5 g de polidextrose do tipo K - 2,5 g de ácido acrílico - 80 mmoles de Ce4+ para 1OOg de polidextrose sob a forma de sulfato de amónio e cério (IV) -16- - 0,035 mole/litro de ácido azótico - água até à obtenção de um extracto seco de 20¾ em peso. 0 produto obtido apresenta: _ 3 - um número de sítios de complexação So = 1,4 x 10 sítios/g - uma constante de complexação log K = 3,9 A sua propriedade de inibição de cristalização do carbonato de cálcio corresponde a uma relação: constante de desadsor-ção K^/constante de adsorção Ka = 0,11. EXEMPLO 6
Repete-se o procedimento descrito no Exemplo 1 utilizando:
- 5 g de polidextrose do tipo K - 2,5 g de ácido acrílico 4+ - 10 mmoles de Ce para 100 g de polidextrose sob a forma de nitrato de amónio e cério (IV) - 0,06 mole/litro de ácido azótico - água até à obtenção de um extracto seco de 20% em peso. 0 produto obtido apresenta: o - um número de sítios de complexação So = 1,5 x 10
sítios/g - uma constante de complexação log K = 4,1
Determina-se a biodegrabi1 idade "final" deste produto de acordo com a norma AFNOR T90-312 (de acordo com a norma internacional ISO 7827).
Efectua-se o ensaio a partir de: - um inóculo obtido mediante filtração de água â entrada da estação de depuração urbana de Saint Germain au Mont d 1Or (Rhône), - um meio de ensaio contendo 4 x IO'7 bactérias/ml - uma quantidade de produto a ensaiar tal que o meio de ensaio contenha uma concentração de carbono orgânico de cerca de 40 mg/litro. 0 grau de biodegrabilidade do tempo é o seguinte:
TEMPO (dias) 0 2 5 9 13 22 28 produto ensaiado em função do
BIODEGRABILIDADE (%) 0 13 31 31 33 47 44 EXEMPLO 7
Repete-se o procedimento descrito no Exemplo 1 utilizando:
- 5 g de polidextrose do tipo K - 2,5 g de ácido acrílico - 100 mmoles de Ce4+ para 100 g polidextrose sob a forma de sulfato de amónio e cério (IV) - 0,03 mole/litro de ácido azótico - água até à obtenção de um extracto seco de 20¾. 0 produto obtido apresenta: _ 3 - um número de sítios de complexação So = 2 x 10 sítios/g - uma constante de complexação log K = 3,5 - um grau de biodegrabi1 idade em função do tempo de: TEMPO (dias) 0 7 14 21
BIODEGRADABILIDADE (%) 0 45 53 53 EXEMPLO 8 - uma relação constante de desadsorção k ./constante de adsorção K =0,11. α
Determina-se o efeito do produto do Exemplo 7 como inibidor -19- de incrustação do modo descrito a seguir.
Avalia-se a incrustação de um têxtil algodão TESTFABRIC 405 após 20 lavagens numa máquina para lavar roupa branca com uma lixívia em pó convencional que contém 24% em peso de zéolito 4 A e 3% em peso de polissacarídeo enxertado a ensaiar. As lavagens são efectuadas à temperatura de 75°C e são seguidas de uma secagem.
Calcula-se a incrustação mineral a partir do teor de cinzas dos tecidos lavados e queimados à temperatura de 950°C duraji te 3 horas. 0-
Composição da lixívia % em peso - alquilbenzeno-sulfonado de cadeia linear 7,5 - CEMULSOL LA 90 ® (ácido láurico por po- 1ioxietilenado comercializado por S.F.O.S.) 4 - Zéolito 4 A 24 -fSilicato de sódio (SiO^/Na^O = 2) 1,5 - carbonato de sódio 10 0,1 15 0,9 3 0,1 0,1 0,2 0,15 % 0,15 % qbp 100%
- TAED - Perborato de sódio - ácido etilenodiamino tetracético - produto a ensaiar
- Tinopal DMSX - Tinopal SOP ® (azulantes comercializados por CIBA - CEIGY) - anti-espuma siliconada - alcalase - savinase (enzimas) - sulfato de sódio
Obtêm-se os seguintes resultados: produto a ensaiar teor de cinzas (% em relação ao peso total do algodão) . controlo (sem polissacarídeo enxertado) 2,62 . o produto do Exemplo 7 1,40

Claims (10)

  1. REIVINDICAÇÕES 1.- Processo para a preparação de composições deter gentes, caracterizado pelo facto de se misturar um agente encor-pante ("builder") com um agente tensioactivo, incluindo o referido agente encorpante (“builder") um polissacarídeo enxertado que compreende: - um polímero tronco constituído por uma polidextro-se de peso molecular médio inferior a 10 000; e - 20 a 70% em peso, em relação ao peso do referido polímero, de motivos derivados de pelo menos um monõmero etileni-camente insaturado hidrossoluvel; sendo a quantidade de agente tensioactivo correspondente a 2 a 50% do peso da composição quando esta está sob a forma de pó e 20 a 50% do peso da composição quando esta é liquida.
  2. 2. - Processo para a preparação de composições deter gentes contendo um agente encorpante ("builder") e um agente tensioactivo, caracterizado pelo facto de o referido agente encor pante ("builder") incluir um polissacarídeo enxertado que compreende : - um polímero tronco constituído por uma polidextro-se de peso molecular médio compreendido entre 100 e 5 000; e - 25 a 35% em peso, em relação ao peso.do referido polímero, de motivos derivados de pelo menos um monõmero etileni-camente insaturado hidrossolúvel.
  3. 3. - Processo para a preparação de composições deter gentes contendo um agente encorpante ("builder") e um agente tensioactivo, caracterizado pelo facto de o referido agente encor pante ("builder") incluir um polissacarídeo enxertado obtido mediante enxertia de uma polidextrose de peso molecular médio inferior a 10 000, com 20 a 70% em peso, em relação ao peso da referi da polidextrose, de pelo menos um monõmero etilenicamente insaturado hidrossolúvel.
  4. 4. - Processo de acordo com a reivindicação 3, carac terizado pelo facto de o referido polissacarídeo enxertado ser ob tido por enxertia de uma polidextrose de peso molecular médio com -/3-
    preendido entre 100 e 5 000, com 25 a 35% em peso, em relação ao peso da referida polidextrose, de pelo menos um monómero etileni camente insaturado hidrossolúvel.
  5. 5. - Processo de acordo com uma qualquer das reivin dica.ções 1 a 4, caracterizado pelo facto de o referido monómero etilenicamente insaturado hidrossolúvel ser: . um monoácido -carboxílico etilenicamente insatura do; . um diãcido carboxílico etilenicamente insaturado; . um hidroxiácido carboxílico etilenicamente insaturado ; . um ácido sulfonado etilenicamente insaturado; . um sal- alcalino ou de amónio destes ácidos; ou . um álcool etilenicamente insaturado.
  6. 6. - Processo de acordo com a reivindicação 5, carac terizado pelo facto de o referido monómero etilenicamente insatura do hidrossolúvel ser: . o ácido acrílico; . o ácido metacrílico; . uma mistura de ácido acrílico ou metacrílico/áci-do maleico ou itacõnico numa relação molar monoácido/diácido compreendida entre 50/50 e 95/5; ou
    . um sal alcalino ou de amónio destes ácido.
  7. 7. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 3 a 6, caracterizado pelo facto de se efectuar a reacção de enxertia em meio aquoso, a um pH compreendido entre 1 e 2, na presença de ácido azótico ou sulfúrico e de um sal de cério (IV) hidrossolúvel ou hidrodispersável, em uma quantidade compreendida A j, entre 10 e 300 mmoles de Ce . para 100 g de polidextrose, a uma temperatura compreendida entre 20° e 60°C.
  8. 8. - Processo da acordo com uma qualquer das reivin dicações 1 a 7, caracterizado pelo facto de o referido polissaca rideo enxertado representar 0,2 a 80% do peso das referidas composições detergentes.
  9. 9. - Processo de acordo com a reivindicação 8, carac terizado pelo facto de o referido polissacarídeo enxertado representar 2 a 5% do peso das referidas composições detergentes.
  10. 10. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo facto de as composições detergentes conterem menos de 25% em peso de fosfatos. ® 'Agente Oficial da Propriedade Industrial
    Ô L
PT98172A 1990-07-02 1991-07-01 Processo para a preparacao de composicoes detergentes contendo um polissacarideo enxertado biodegradavel PT98172A (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR9008319A FR2663948B1 (fr) 1990-07-02 1990-07-02 Composition detergente contenant un polysaccharide greffe biodegradable.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT98172A true PT98172A (pt) 1993-08-31

Family

ID=9398222

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT98172A PT98172A (pt) 1990-07-02 1991-07-01 Processo para a preparacao de composicoes detergentes contendo um polissacarideo enxertado biodegradavel

Country Status (9)

Country Link
US (1) US5223171A (pt)
EP (1) EP0465287B1 (pt)
JP (1) JPH04226599A (pt)
AT (1) ATE111152T1 (pt)
CA (1) CA2045921A1 (pt)
DE (1) DE69103833T2 (pt)
FR (1) FR2663948B1 (pt)
IE (1) IE66589B1 (pt)
PT (1) PT98172A (pt)

Families Citing this family (44)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE4139826A1 (de) * 1991-12-03 1993-06-09 Basf Ag, 6700 Ludwigshafen, De Wasch- und reinigungsmittel
DE4221381C1 (de) * 1992-07-02 1994-02-10 Stockhausen Chem Fab Gmbh Pfropf-Copolymerisate von ungesättigten Monomeren und Zuckern, Verfahren zu ihrer Herstellung und ihre Verwendung
DE4321429A1 (de) * 1993-06-28 1995-01-05 Henkel Kgaa Geschirrspülmittel mit biologisch abbaubarer Builderkomponente I
DE4343993A1 (de) * 1993-12-22 1995-06-29 Stockhausen Chem Fab Gmbh Pfropf-Copolymerisate von ungesättigten Monomeren und Polyhydroxyverbindungen, Verfahren zu ihrer Herstellung und ihre Verwendung
DE4415623A1 (de) * 1994-05-04 1995-11-09 Basf Ag Verwendung von Pfropfpolymerisaten von monoethylenisch ungesättigten Dicarbonsäuren auf hydrierten Sacchariden als Zusatz zu Wasch- und Reinigungsmitteln
DE4417919A1 (de) * 1994-05-24 1995-11-30 Henkel Kgaa Klarspülmittel mit biologisch abbaubaren Polymeren
GB9411079D0 (en) * 1994-06-02 1994-07-20 Unilever Plc Detergent composition
DE19503116A1 (de) * 1995-02-01 1996-08-08 Basf Ag Verwendung von wasserlöslichen gepfropften Naturstoffen als Additiv für Geschirrspülmittel
GB2299097A (en) * 1995-03-24 1996-09-25 Procter & Gamble Detergent composition
DE19521695A1 (de) * 1995-06-14 1996-12-19 Sandoz Ag Polymerisate, deren Herstellung und Verwendung
GB2322137A (en) * 1997-02-14 1998-08-19 Unilever Plc Detergent composition with soil release agents
FR2761366A1 (fr) * 1997-03-26 1998-10-02 Synthron Nouveaux copolymeres greffes amphoteres a biodegradabilite amelioree utilisables comme agents dispersants
BR0110718A (pt) * 2000-05-09 2003-03-18 Unilever Nv Polissacarìdeo aniÈnico, hidrofóbico, processo para a preparação do mesmo, composição de tratamento de tecido, e, composição detergente
DE10027624A1 (de) * 2000-06-02 2001-12-06 Zschimmer & Schwarz Mohsdorf G Verfahren zur Nachreinigung von gefärbten oder bedruckten polyesterhaltigen textilen Produkten und Mischung zur Durchführung des Verfahrens
BR0102267A (pt) * 2001-06-05 2003-04-15 Lin Tzu Chun Sistema, composição e método construtor de detergente sem fosfato e sem silicato de alumìnio contendo copolìmeros modificados de enxerto de amido
GB0117768D0 (en) * 2001-07-20 2001-09-12 Unilever Plc Use of polymers in fabrics cleaning
JP5322360B2 (ja) * 2001-09-18 2013-10-23 株式会社 環境浄化研究所 抗菌消臭材料
CN101974131B (zh) * 2002-06-25 2015-05-20 罗狄亚公司 瓜尔胶和其它多糖用电子束接枝聚合的方法
ES2309356T3 (es) * 2002-11-20 2008-12-16 HENKEL AG & CO. KGAA Producto para el cuidado de textiles.
US20050215449A1 (en) * 2002-11-20 2005-09-29 Josef Penninger Textile care product
GB0229806D0 (en) * 2002-12-20 2003-01-29 Unilever Plc Fabric care composition
DE10301575A1 (de) * 2003-01-16 2004-07-29 Henkel Kgaa Textilschonendes Textilpflegemittel
US20060264346A1 (en) * 2005-05-19 2006-11-23 Sullivan Mary K Timed-release cleansing and/or treatment formulation and method for making and using the same
US7666963B2 (en) 2005-07-21 2010-02-23 Akzo Nobel N.V. Hybrid copolymers
WO2011014783A1 (en) 2009-07-31 2011-02-03 Akzo Nobel N.V. Hybrid copolymer compositions
US20080021168A1 (en) * 2006-07-21 2008-01-24 National Starch And Chemical Investment Holding Corporation Low molecular weight graft copolymers
US8674021B2 (en) * 2006-07-21 2014-03-18 Akzo Nobel N.V. Sulfonated graft copolymers
US20080021167A1 (en) * 2006-07-21 2008-01-24 National Starch And Chemical Investment Holding Co Sulfonated graft copolymers
NO20073821L (no) * 2006-07-21 2008-01-22 Akzo Nobel Chemicals Int Bv Podede kopolymerer med lav molekylvekt
ES2360016T5 (es) * 2008-06-24 2015-05-05 Cognis Ip Management Gmbh Detergentes que contienen copolímeros de injerto
US8636918B2 (en) 2011-08-05 2014-01-28 Ecolab Usa Inc. Cleaning composition containing a polysaccharide hybrid polymer composition and methods of controlling hard water scale
US8679366B2 (en) 2011-08-05 2014-03-25 Ecolab Usa Inc. Cleaning composition containing a polysaccharide graft polymer composition and methods of controlling hard water scale
US8853144B2 (en) 2011-08-05 2014-10-07 Ecolab Usa Inc. Cleaning composition containing a polysaccharide graft polymer composition and methods of improving drainage
US8841246B2 (en) 2011-08-05 2014-09-23 Ecolab Usa Inc. Cleaning composition containing a polysaccharide hybrid polymer composition and methods of improving drainage
WO2013022777A1 (en) * 2011-08-05 2013-02-14 Ecolab Usa Inc. Cleaning composition containing a polysaccharide hybrid polymer composition and methods of improving drainage
MX2014005089A (es) 2011-11-04 2014-08-08 Akzo Nobel Chemicals Int Bv Copolimeros de dendrita de injerto, y metodos para producir los mismos.
EP2773320B1 (en) 2011-11-04 2016-02-03 Akzo Nobel Chemicals International B.V. Hybrid dendrite copolymers, compositions thereof and methods for producing the same
US8945314B2 (en) * 2012-07-30 2015-02-03 Ecolab Usa Inc. Biodegradable stability binding agent for a solid detergent
JP5662986B2 (ja) * 2012-10-30 2015-02-04 株式会社ファンケル 粉末皮膚洗浄料
US9365805B2 (en) 2014-05-15 2016-06-14 Ecolab Usa Inc. Bio-based pot and pan pre-soak
PT3523413T (pt) 2016-10-05 2021-07-06 Fater Spa Composição branqueadora
EP3622048B1 (en) 2017-05-12 2023-10-25 Unilever Global IP Limited Automatic dishwashing detergent composition
CA3146461C (en) 2019-08-14 2023-08-22 John Garris A method for preparing a foam control composition in a granular or a powder form
FR3144136A1 (fr) 2022-12-22 2024-06-28 Snf Sa Polymere hybride et ses utilisations

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3766165A (en) * 1966-08-17 1973-10-16 Pfizer Polysaccharides and their preparation
DE1937575A1 (de) * 1968-11-02 1971-02-11 Benckiser Gmbh Joh A Verfahren zur Verhinderung von steinbildenden Ablagerungen in waessrigen Systemen
US3558499A (en) * 1969-07-01 1971-01-26 Atlas Chem Ind Anti-redeposition agents
US3989656A (en) * 1972-07-06 1976-11-02 Karme Company Ltd. Dextran-alkyl methacrylate graft composition for contact lens and corneas
DE2330026A1 (de) * 1973-06-13 1975-01-09 Henkel & Cie Gmbh Phosphatarmes bzw. phosphatfreies waschmittel und verfahren zu dessen anwendung
US4013607A (en) * 1974-06-19 1977-03-22 S. C. Johnson & Son, Inc. Self-stripping coating composition
FR2277837A1 (fr) * 1974-07-12 1976-02-06 Calgon Corp Copolymeres anioniques greffes sur dextrane
IT1038741B (it) * 1975-06-06 1979-11-30 Snam Progetti Processo per l inglobamento di agenti sequestranti in strutture filamentose agenti seqesttanti inglobati cose ottenuti e loro applicazioni
US4167488A (en) * 1977-08-31 1979-09-11 The Drackett Company Hard surface cleaning compositions
JPS55155097A (en) * 1979-05-24 1980-12-03 Nippon Starch Refining Detergent composition
US4480025A (en) * 1983-01-13 1984-10-30 Eastman Kodak Company Water reservoir layers in bleach-fix sheets
JPS6131497A (ja) * 1984-07-20 1986-02-13 三洋化成工業株式会社 洗剤組成物
US4622233A (en) * 1984-12-06 1986-11-11 Pfizer Inc. Preparation and use of a highly purified polydextrose
GB8620845D0 (en) * 1986-08-28 1986-10-08 Reckitt & Colmann Prod Ltd Treatment of textile surfaces
JPS6431498A (en) * 1987-07-28 1989-02-01 Matsushita Electric Works Ltd Method of sealing hybrid ic with resin
DE4003172A1 (de) * 1990-02-03 1991-08-08 Basf Ag Pfropfcopolymerisate von monosacchariden, oligosacchariden, polysacchariden und modifizierten polysacchariden, verfahren zu ihrer herstellung und ihre verwendung
JPH05155097A (ja) * 1991-12-05 1993-06-22 Hitachi Ltd 印字ヘッドギャップ自動調整装置

Also Published As

Publication number Publication date
DE69103833D1 (de) 1994-10-13
DE69103833T2 (de) 1995-04-20
EP0465287B1 (fr) 1994-09-07
IE66589B1 (en) 1996-01-24
ATE111152T1 (de) 1994-09-15
CA2045921A1 (fr) 1992-01-03
FR2663948B1 (fr) 1994-06-03
US5223171A (en) 1993-06-29
IE912301A1 (en) 1992-01-15
EP0465287A1 (fr) 1992-01-08
FR2663948A1 (fr) 1992-01-03
JPH04226599A (ja) 1992-08-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT98172A (pt) Processo para a preparacao de composicoes detergentes contendo um polissacarideo enxertado biodegradavel
JP2675707B2 (ja) 三元重合体
PT78450B (en) Process for the preparation of detergent compounds containing sodium carbonate and calcite and a copolymer to reduce the deposition of insoluble materials in fabrics
EP0454126B1 (en) Polyaminoacids as builders for detergent formulations
US5223592A (en) Process for polymerization of itaconic acid
US5552078A (en) Carbonate built laundry detergent composition
PT95966A (pt) Processo para a preparacao de copolimeros de enxerto soluveis em agua biodegradaveis e de composicoes que os contem
JPH06506716A (ja) 改良された溶解度を有する粒状洗濯洗剤組成物
US3686098A (en) Novel detergent composition
US3725290A (en) Oxyacetic acid compounds as builders for detergent compositions
JPH0832914B2 (ja) エチレンジアミン−n,n′−ジコハク酸を含有する洗剤組成物
US5574004A (en) Carbonate built non-bleaching laundry detergent composition containing a polymeric polycarboxylate and a zinc salt
PT98173A (pt) Processo para a preparacao de polissacarideos enxertados
US3939100A (en) Combination alkali metal pyrophosphate-alkaline earth metal pyrophosphate detergent builder
US5482647A (en) High soluble carbonate laundry detergent composition containing an acrylic terpolymer
DE2614521C2 (de) Oxidations-, Bleich- und Waschmittel mit einem Gehalt an Bleichaktivatoren
US3798183A (en) Detergent builder composition
MXPA94001356A (es) Composiciones para lavado de material textil.
JPH0811800B2 (ja) 過硼酸ナトリウム一水塩を含有する粉末洗剤組成物
AU668001B2 (en) Solid detergent composition containing at least one biodegradable and non-hygroscopic polycarboxylic polymer
US3580852A (en) Detergent formulations containing tetrahydrofuran 2,3,4,5 - tetracarboxylic acid salts as builders
US5069808A (en) Washing or detergent composition containing lactobionic acid or lactobionic acid salts
JP3634217B2 (ja) 液体洗浄剤組成物
US6773625B2 (en) Dry bleach compositions
HUT66731A (en) Process for removing of calcium residue with amorph aluminium-silicate and detergent composition

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19930331

FC3A Refusal

Effective date: 19980916