PT97021B - Processo para aumentar a proporcao do isomero alfa para o isomero beta numa reaccao de preparcao do ester de 1-metilo de n-l-alfa-aspartil-l-fenilanina (aspartame) - Google Patents

Processo para aumentar a proporcao do isomero alfa para o isomero beta numa reaccao de preparcao do ester de 1-metilo de n-l-alfa-aspartil-l-fenilanina (aspartame) Download PDF

Info

Publication number
PT97021B
PT97021B PT97021A PT9702191A PT97021B PT 97021 B PT97021 B PT 97021B PT 97021 A PT97021 A PT 97021A PT 9702191 A PT9702191 A PT 9702191A PT 97021 B PT97021 B PT 97021B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
phenylalanine
process according
lower alkyl
alkyl ester
solvent
Prior art date
Application number
PT97021A
Other languages
English (en)
Other versions
PT97021A (pt
Inventor
Yefim Gelman
Original Assignee
Nutrasweet Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nutrasweet Co filed Critical Nutrasweet Co
Publication of PT97021A publication Critical patent/PT97021A/pt
Publication of PT97021B publication Critical patent/PT97021B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07KPEPTIDES
    • C07K5/00Peptides containing up to four amino acids in a fully defined sequence; Derivatives thereof
    • C07K5/04Peptides containing up to four amino acids in a fully defined sequence; Derivatives thereof containing only normal peptide links
    • C07K5/06Dipeptides
    • C07K5/06104Dipeptides with the first amino acid being acidic
    • C07K5/06113Asp- or Asn-amino acid
    • C07K5/06121Asp- or Asn-amino acid the second amino acid being aromatic or cycloaliphatic
    • C07K5/0613Aspartame

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Biophysics (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Genetics & Genomics (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Molecular Biology (AREA)
  • Proteomics, Peptides & Aminoacids (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Biochemistry (AREA)
  • Peptides Or Proteins (AREA)
  • Arrangement And Mounting Of Devices That Control Transmission Of Motive Force (AREA)
  • Preparation Of Compounds By Using Micro-Organisms (AREA)
  • Mechanical Operated Clutches (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Adhesives Or Adhesive Processes (AREA)
  • Materials For Medical Uses (AREA)
  • Polyesters Or Polycarbonates (AREA)
  • Seasonings (AREA)

Description

A invenção refere-se a um processo de acoplamento rperfeiçoado de um processo de fabricação de -APK (éster de metilo de alfa-L-aspartil-L-fenilalanina. Para o efeito ajusta-se a proporção entre os dissolventes empregando uma das duas maneiras de proceder seguidamente referidas para au mentar a proporção do isómero oú para o isómero /9 do produto daoperação de acoplamento:oC,/^-L-aspartil-L-fenilalanina pro tegida ou o seu éster de alquilo inferior. De acordo com uma das maneiras, o dissolvente pode compreender uma maior concen tração dum ácido carboxílico como, por exemplo, ácido acéti co sozinho. De acordo com a outra maneira de proteder, utili za-se um ou mais dissolventes adicionais juntamente com um ácido carboxílico tal como ácido acético em concentrações con vencionalmente conhecidas.
AETEOESEEgES DA INVENÇÃO
Esta invenção refere-se a processos de preparação do cloridato do éster de metilo de L-aspartil-L-fenilalanina (APIú(HOl)), que é usado para preparar o éster de metilo de alfa-L-aspartil-L-fenilalanina (<=<-APk), e.m agente edulcorar te cerca de 200 vezes mais doce que a sacarose, mais particu larmente, esta invenção refere-se a processos para aumentar a proporção entre os isómeros <=7e num método de produção do cloridato de éster de metilo de L-aspartil-L-fenilalanina
Lum método convencional de produção de X -APLí, a L-fenilalanina e o anidrido L-formil-aspártico são acoplados na presença de ãcido acético para originar uma mistura de pd» -L-formil-L-aspartil-L-fenilalanina. Esta misturaé, de seguida, desformilada e esterificada para produzir-APM(n Cl), que é usado para preparar c<-APM.
Los métodos de produção convencionais, o acoplamen to de L-fenilalanina com anidrido L-formil-aspártico produz uma mistura isomêrica com uma proporção de oó para /5 entre 5,0-5,8 a 1. Este acoplamento tipicamente efectua-se na presença de 11-16 moles de ácido-acético por mole de L-fenilala nina como solvente. Devido ao facto de o isémero /3 não ser doce, tem de ser removido da mistura. Assim, é desejável tex uma quantidade mínima de isómero fl . Lo entanto, as tentativas de minimizar a quantidade de isémero fl não podem tornar o custo do processo impraticável.
acoplamento, convencionalmente, tem de ser feito a temperaturas elevadas para que a mistura reaccional não so lidifique. Lo entanto, a temperatura elevada diminui a selec tividade da reacção, o que reduz a proporção cK /fl.
Assim, torna-se desejado um processo aperfeiçoado de produção do isémero ζχ,άο APM na operação de acoplamento.
À presente invenção refere-se a um tal processo de produção com um melhor rendimento.
3lL.~fc.lO DA ILVELgÂO
A presente invenção refere-se a uma operação de acoplamento do anidrido de L-formil-aspártico com a L-fenila lanina ou com o seu éster de alquilo inferior, do que resulta uma melhor proporção de oé para /9 . A operação de acoplamento pode realizar-se na presença de um excesso de ácido
acético ou na presença de um ou mais solventes e de um ácido carboxílico cm Cp-^IO ca<^e^a ΙΐΕ-θ3·*’ ou ramificada, de pre ferência, ácido acético. Tanto a adição de um ou mais solven tes como de uma maior quantidade de ácido carboxílico, melho ram a proporção de isómero *<£ para β no produto, E-formil-L-aspartil-L-fenilalanina ou os seus ésteres de alquilo inferiores.
SE3GHIOÃO, EETALnADA DA PQRnA DE REALIZAÇÃO PREFEIaDA
Ea forma de realização preferida, a operação de acoplamento no processo de produção do -AP..·, é realizada na presença de um quantidade de ácido acético maior que 50 moles por mole de L-fenilalanina ou na presença de um ácido carboxílico em &e preferência, ácido acético, em qua quer quantidade juntamente com um ou mais solventes adicionais.
Num processo de fabricação de APM, é em primeiro lugar produzido um anidrido L-aspártico protegido como 0 ani drido E-formil-L-aspártico, tipicamente por formilação do ácido L-aspártico numa mistura reaccional de ácido fórmico e anidrido acético. Am seguida, 0 anidrido E-formil-L-aspártίσο é acoplado com a L-fenilalanina ou um seu éster de alquilo inferior (”L-Phe). Este passo reaccional é geralmente feito na presença de ácido acético, que actua como solvente.
ácido acético tem sido convencionalmente adicionado em quajn tidades de 11-16 moles por mole de L-fenilalanina ou do seu éster de alquilo inferior. A operação de acoplamento produz uma mistura isomérica de , /3 -N-formil-L-aspartil-L-fenila lanina ou dos seus ésteres de alquilo inferior, com um rendi mento em isómero <X de 65-75% da mistura considerada bem suce dida. A mistura isomérica é em seguida submetida a operações adicionais para produzir cloridrato de c< -APm. A mistura é desbloqueada adicionando uma quantidade efectiva de ácido cio
rídrico. 0 ácido acético residual e os ácidos como o ácido fórmico são removidos da mistura. Os isómeros desformilados são então esterificados adicionando uma quantidade efectiva de metanol, água e ácido clorídrico para produzir cloridrato de e /3 -AP:.;. Em seguida, o cloridrato de -APM ê precipitado a partir da mistura reaccional. 0 isómero , que está presente em quantidades relativamente altas, pode ser então recuperado.
Foi descoberto que a proporção entre os isómeros e e assim, o rendimento resultante, pode ser aumentada durante a operação de acoplamento entre a L-fenilalanina e o anidrido L-formil-L-aspártico.
O rendimento pode ser melhorado ajustando os solve tes de uma de duas mai eiras. Eum processo adiciona-se ácido acético numa quantidade entre pelo menos 5C até 250 moles po mole de L-fenilalanina.
lo segundo processo, usam-se pelo menos dois solveh tes diferentes, um dos quais é um ácido carboxílico em Ορ_Ορ de preferência, ácido acético. É preferível usar uma quanti· dade de dois ou mais solventes incluindo um ácido carboxílico igual ou maior que as convencionalmente usadas (11-16 moles por mole de Phe ou do seu éster de alquilo inferior).
Surpreendentemente, foi descoberto que uma quantidade mínima de solvente adicional é eficaz para aumentar significativamente a proporção de pçpara fi no produto de acoplá mento. Também surpreendentemente, foi descoberta que a propo çãOfX para$ continua a aumentar à medida que a quantidade de solventes usada aumenta.
processo funciona com igual sucesso no acoplamen to de anidrido benziloxicarbonil-aspártico e L-fenilalanina ou os seus ésteres de alquilo inferior. Este processo é espe cialmente preferido nos processos de acoplamento com o éster
de metilo da L-fenilalanina. 0 grupo benziloxicarbonilo ê re movido por hidrogenação e o isómero << é precipitado, de manei ra semelhante.
Gomo solvente adicional no processo pode ser usado qualquer solvente orgânico. Os solventes podem ser escolhidos do grupo que inclui, mas se não limita a hidrocarbonetos, hidrocarbonetos cíclicos, halogeno-hidrocarbonetos, álcoois se cundários ou terciários, cetonas, ésteres, éteres, fosfatos de alquilo inferiores e nitrilos. De preferência, um dos sol ventes acidionais é um éter. 0 solvente ou os solventes adicionais usados com o ácido carboxilico são, de preferência, seleccionados do grupo que inclui, mas não se limita, éter de metilo e de t-butilo, éter de etilo e de t-butilo, tolueno, xileno, cimeno, éter, anisol, acetato de furfurilo, meti letilcetona, 2-propanol e fosfato de trietilo. 0 êter de metilo e t-butilo ê um solvente especialmente i^referido. Os soL ventes podem ser adicionados em qualquer proporção relativa para produzir uma proporção molar melhorada. Uma gama preferida de proporção molar de ácido carboxilico para o segundo solvente ê de 1:10 a 25:1. Uma gama especialmente preferida das proporções molares entre o ácido carboxilico e o segundo solvente é de 1:2 a 2:1.
A quantidade total mínima de solvente adicionado é de preferência 10 moles por mole de L-fenilalanina ou do seu éster de alquilo inferior, sem limite real máximo. De facto, maiores quantidades de solvente originam um melhor rendimento do isómero c/ · Uo entanto, para grandes quantidades de sol vente, pode o processo tornar-se ineficaz do ponto de vista de custos ou o equipamento para a realização do processo pods não ter dimensões suficientemente grandes para acomodar as grandes quantidades de solvente. Uma quantidade total de sol vente preferido ê de 144 a 723 moles de solvente por mole cLe L-fenilalanina ou do seu éster de alquilo inferior. Especial·-
mente preferida, ê uma combinação de 76,8 moles de ΜΪ3Ε e 76,8 moles de ácido acético por mole de L-fenilalanina.
A reacçao de acoplamento pode ser feita a temperaturas tão baixas como -15°C. Esta temperatura baixa reduz obviamente a velocidade de reacção que resulta num aumento da proporção de para /í r.o produto de acoplamento. A gama de temperatura preferida a de -5°C a 50°C.
Cs exemplos seguintes pormenorizam os efeitos de acoplamento em solução diluída, e o uso de solventes adicionais sobre a proporção molar isómerica de para/0 de N-formil-L-aspartil-L— fenilalanina e o rendimento do produto
-JkEmPLO 1 - ACOPLAmELTO fbi SOLUÇÃO DILUÍDA DE ANIDRIDO N-POP x,iIL-I- ASPÂRTICO Ε L-PELILALAEIEA (ÚNICO SOLVESTE - ÃO IDO ACÉTICO)
Em. cada um dos acoplamentos seguintes o ácido acético e a L-fenilalanina foram adicionados nas quantidades abaixo citadas. As reacções de acoplamento foram feitas às temperaturas abaixo referidas durante 5 horas.
Eumero ensaio de AcOH : LPhe (proporção molar) Tempe- ratura Proporção de para
1 11,1 : 1 20-23 75,0/25,0
2 127,3 : 1 20-25 81,3/18,7
3 233,3 í 1 20-25 83,5/16,5
4 233,3 : 1 50 81,2/18,8
5 1166,7 : 1 20-25 84,0/16,0
0 rendimento isolado de c< -N-formil-L- aspartil-L-
-fenilalanina, calculada no Ensaio 4, foi igual a 80,5% molar
- 8 de L-Phe com uma pureza superior a 96% áo isómero «*^no bolo de filtração.
EXEMPLO 2 - ACOPLAMENTO EM SCLJÇÃO DILUÍDA. DE ANIDRIDO N-gOSMIL-L-ASPÁRTIOO E L-PEHILALANINA (ÁOIDO ACÉTICO. 3 SECJLDO SOLVENTE)
Em cada um dos seguintes acoplamentos, foram adiei nados 36,6 ml de ácido acético por grama de L-fenilalanina e 80,6 ml do segundo solvente por grama de L-fenilalanina. A reacção de acoplamento foi feito durante 5 horas a 5°C e 17 horas a 20-22°0.
Segundo solvente
Hexano
Oiclo-hexano
Benzeno
Tolueno
Xileno
Mesitileno
Tetrametil-benzeno Etil-benzeno Dietil-benzeno Cumeno 0 ime no
Dicloroetileno
Olorofórmio
Tetracloreto de carbono 2-Propanol Hetiletilcetona Acetato de metilo Acetato de etilo Éter
Proporção de Εξ mdimenti
<=<- P
..... - --. ----------.. - - _-----
3,52 77,90
4,36 81,35
4,04 80,16
6,26 86,23
6,02 85,80
6,34 86,37
6,24 86,18
6,36 86,42
6,05 85,82
6,05 85,82
5,67 85,01
4,12 80,45
4,72 82,53
5,89 85,49
4,18 80,72
4,16 80,65
5,21 83,90
3,63 78,40
6,98 87,47
Segundo solvente Proporção de Rendimento de X- FAP
Éter metil-t-butílico 8,15 89,07
Dimetoxietilenoglicol 6,14 86,00
Dietoxietilenoglicol 6,41 85,51
t-But oxi-2-metoxiet ano 5,90 85,50
t-But oxi-2-e toxietano 6,92 87,40
ãter 2-metoxietílico 4,37 81,38
1,4-Dioxano 7,17 87,30
Tetra-hidrofurano 3,89 79,57
Acetato de furfurilo 5,06 83,50
Acetonitrilo 3,57 78,13
Fosfato de trietilo 4,47 81,73
EnEtiPLC 3 - ACOPLAMENTO Em SOLUÇÃO DILUÍDA I )E ANIDRIDO N-FOR
nZEL-L-ASPÂRTICC E L-FENILALANINA 00... IA. SEG-C 'NDO E TERCEIRO
SOLVENTES
Em cada um dos acoplamentos seguintes, adicionaram·-se 36,6 ml de ácido acético e 40,3 ml do segundo e terceira solventes por grama de L-fenilalanina. A temperatura de reac-
ção foi de 5°0 durante 5 horas e de 20-22°C durante 17 horas.
Segundo solvente Terceiro solvente Proporção de ^//3 Rendimento de X-FAP
1,4-Dioxano Tolueno 8,22 89,16
1,4-Dioxano Xileno 8,28 89,23
Dimetoxietilenoglicol Tolueno 6,70 87,02
Dimetoxietilenoglicol Xileno 5,96 85,64
Dimetoxietilenoglicol 0 ime no 6,34 86,37
Dietoxietilenoglicol Tolueno 7,03 87,60
Dietoxietilenoglicol Xileno 6,85 87,20
Metil t-butiléter Tolueno 7,46 88,18
Metil t-butiléter Xileno 7,98 83,90
mLELO 4 - AQQPhAhEKPQ Em SOLUÇÃO DILUÍDA DE ANIDRIDO K-FOhuIL-2-ASPÁRIIOQ Ε L-FENILALANIEA GOL ÉTER x^ETIL-TER-DUTÍLIGO
Foram adicionados, a uma mistura de reacçao de aco plamento de L- feni lalanina e anidrido U-formil-L-aspártico a 20°G ácido acético e éter metil-ter-butílico numa larga varis dade de concentrações. À mistura foi agitada a esta temperatura durante 30 minutos, após os quais se interrompeu a agitação e a mistura foi deixada a 20° G durante 3 horas. Os cri3 tais da mistura isomérica obtida como produto de reacção precipitaram e a suspensão resultante foi agitada durante 2 horas após o que se retirou uma amostra.
Proporção molar Proporção molar =< -H-Formil-ajs Proporção AcOíi/Ii-Phe LTBE/L-Phe partil-fenila- o<//3 lanina
11,1/1 1,79/1 79,5 5,87
11,1/1 2,75/1 79,9 5,97
11,1/1 5,47/1 84,5 5,42
11,1/1 10,93/1 86,3 6,57
IDELuPIO 5 - AGOPhAiuFETO DE ANIDRIDO N-F0RI,.3X-L-ASPáR.TIG0 E
É3TERDE METILO Dm FEUILALAEIEA (ÁCIDO AGÊTIGO E ÉTER METIL-TER-BUTÍLIGQ).
Dissolveu-se éster de metilo de L-fenilalanina (3 g, 0,017 moles) em éter de ter-butilo (164 ml, 1,410 moles) e em 82 ml (1,435 moles) de ácido acético. Esta solução foi arrefecida e adicionaram-se 2,66 g (0,0186 moles) de anidrido K-formil-L-aspártico. A mistura foi agitada a 5°G durante 5 horas. A mistura resultante de éster de metilo de N-formil-L-fenilalanina continha 88,3% do isómero e 11,7% do isóme ro β .
EmPLO 6 - ACOPLAMENTO DE ANIDRIDO N-BENZILOXICAE3ONIL-L-AS
PÁPTICO E ESTEP. BE METILO DE FENILALANINA (ÁOIDO ACÉTICO E
ÍiTER Dm ESTUO E DE. TER-BUTILO)
Adicionou-se anidrido N-benziloxicarbonil-aspártico (4,33 g, 0,0174 moles) a uma mistura de éter de metilo e de ter-butilo (150 ml, 1,292 moles) e ácido acético (82 ml, 1,435 moles). Esta mistura foi arrefecida a 5°0· Adicionou-se uma solução de 5 g (0,0167 moles) de éster de metilo de L-fenilalanina e 14 ml (0,12 moles) de êter de metilo e de ter-butilo. A mistura resultante foi agitada a 5°0 durante 5 horas. A mistura resultante de éster de metilo de N-Benziloxicarbonil-L-aspártico-L-fenilalanina continha 83,9% do isóniero ye 16,1% do isómero .
EXEMPLO 7 - AOOPLA^ENTO DE ANIDRIDO DE N-FCIliIL-L-A3PÁRTI00
E L-FENILALANINA (ÁOIDO PROPIÔNICO E ÉTER DE METILO E DE TER
-BUTILO)
Adicionou-se L-fenilalanina (2,75 g, 0,0165 moles) a uma mistura de ácido propiônico (100 ml, 0,9 mole) e éter de metilo e de ter-butilo (200 ml, 1,72 moles). A mistura re sultante foi arrefecida a 5°0 e adicionaram-se 2,65 g (0,019 moles) de anidrido N-formil-aspártico. A mistura foi agitada durante 5 horas a 5°C. A N-formil-L-aspartil-L-fenilalanina resultante continha 85,8% do isómero =< e 13,2% do isómero /3

Claims (16)

  1. ÍSIVINDICAÇÕSS:
    lã. - processo para aumentar a proporção do isómero alfa para o isómero beta numa reacção de preparação de uma mistura de isómeros de =><, /3 -L-aspartil-L-fenilalanina ou dos seus ésteres de alquilo inferior, caracterizado pelo fac to de se acoplar anidrido aspártico protegido com L-fenilala nina ou o referido éster de alquilo inferior na presença de um ácido carboxílico em 0^ a numa quantidade maior do qu cerca de 50 moles por mole de L-fenilalanina ou do seu éster de alquilo inferior.
  2. 2ã. - Processo de acordo com a reivindicação 1, ca racterizado pelo facto de o mencionado anidrido aspártico prjo tegido ser anidrido N-formil-aspártico.
    Jã. - Processo de acordo com a reivindicação 1, ca racterizado pelo facto de o citado anidrido aspártico protegido ser anidrido benziloxicarbonil-aspártico.
  3. 4s. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de o referido ácido carboxílico ser ácido acético.
  4. 5^. - Processo de acordo com a reivindicação 1, ca racterizado pelo facto de a referida L-aspartil-L-fenilalani na ou o seu éster de alquilo inferior compreenderem pelo menos 80% do isómero alfa.
  5. 6ã. - Processo de acordo com a reivindicação 1, ca racterizado pelo facto de o mencionado éster de alquilo infe rior de L-fenilalanina ser o éster de metilo de L-fenilalani na.
  6. 7-· - Processo para a preparação de uma mistura dos isómeros &, β de L-aspartil-L-fenilalanina protegida ou de
    - 13 um seu éster de alquilo inferior, caracterizado pelo facto de compreender o acoplamento de um anidrido aspártico protegido e de L-fenilalanina ou um seu éster de alquilo inferior na presença de um primeiro dissolvente que compreende um áci do carboxílico em 02 ~ ^iq e Ρθ1° nenos um dissolvente adiei nal escolhido do grupo que consiste em hidrocarbonetos, hidro carbonetos aromáticos, derivados halogenados, álcoois secundários, álcoois terciários, cetonas, ésteres, éteres, fosfatos de alquilo inferior e nitrilos, sendo o citado dissolver te adicional acrescentado numa quantidade adequada para originar uma quantidade molar de dissolvente total suficiente para causar uma proporção de isémero alfa para isómero beta obtida com a utilização de uma quantidade molar equivalente do referido ácido carboxílico sozinho.
  7. 8a. - Processo de acordo com a reivindicação 7, ca racterizado pelo facto de compreender a adição de, pelo meno dois dissolventes adicionais.
  8. 9^. - Processo de acordo com a reivindicação 7? ca racterizado pelo facto de o mencionado ácido carboxílico ser ácido acético.
  9. 10a. - Processo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo facto de o citado ácido carboxílico ser ácido propiónico.
    llsi. - Processo de acordo com o. referido dissolven te adicional ser escolhido do grupo que consiste em eter metil tércio-butílico, êter etil tércio-butílico, hexano, cicl -hexano, benzeno, tolueno, xileno, mesitileno, tetrametil-be zeno, etil-benzeno, dietilbenzeno, (l-metiletil)-benzeno (cu meno), isopropiltolueno (cimeno), dicloroetileno, clorofórmi tetracloreto de carbono, 2-propanol, metil-etil-cetona, acetato de metilo, acetato de etilo, êter dimetoxietilenoglicóo· n
    o lico, eter dietoxietilenoglicélico, t-butoxi-2-metoxietano, t-but oxi-2-etoxietano, éter 2-metoxietílico, 1,4-dioxano, te trahidrofurano, acetato de furfurilo, acetonitrilo e fosfato de trietilo.
  10. 12a. - Processo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo facto de o mencionado dissolvente adicional compreender éter metil tércio-butílico.
    lpa. - Processo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo facto de a citada L-aspartil-L-fenilalani na ou o seu éster de alquilo inferior compreender pelo menos 77 % úo isómero alfa.
  11. 14s. - Processo de acordo com a reivindicação 7) caracterizado pelo facto de o referido éster de alquilo infe rior de L-fenilalanina compreender éster de metilo de L-feni lalanina.
  12. 15-· - Processo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo facto de a mencionada reacção de coplamen to se efectuar na presença duma quantidade total de ácido ac tico e de dissolvente adicional que é igual a pelo menos 6 moles por mole de L-fenilalanina.
  13. 16*. - Processo de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo facto de a proporção de ácido acético para dissolvente adicional estar compreendida dentro do intervalo de l;10 e 25:1.
  14. 17-. - Processo de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo facto de a proporção de ácido acético para dissolvente adicional estar compreendida dentro do intervalo de 1 ; 2 e 2 ; 1.
  15. 18&. - Processo de acordo com a reivindicação 15,
    - 15 caracterizado pelo facto de a quantidade total de dissolveu te compreender cerca de 144 e 725 moles de dissolvente por mole de L-fenilalanina ou do seu éster de alquilo inferior.
  16. 19-· - Processo de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo facto de a quantidade total de dissolveu te compreender cerca de 154 a 508 moles de dissolvente por mole de L-fenilalanina ou do seu éster de alquilo inferior.
    206. - Processo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo facto de a citada reacção de acoplamento se realizar a uma temperatura compreendida dentro do intervalo de -15°0 a 50°C.
    216. - Processo de acordo com a reivindicação 20, caracterizado pelo facto de a referida reacção de acoplamen to de realizar a uma temperatura compreendida dentro do in-
PT97021A 1990-03-12 1991-03-12 Processo para aumentar a proporcao do isomero alfa para o isomero beta numa reaccao de preparcao do ester de 1-metilo de n-l-alfa-aspartil-l-fenilanina (aspartame) PT97021B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US49252490A 1990-03-12 1990-03-12

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT97021A PT97021A (pt) 1991-10-31
PT97021B true PT97021B (pt) 1998-07-31

Family

ID=23956610

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT97021A PT97021B (pt) 1990-03-12 1991-03-12 Processo para aumentar a proporcao do isomero alfa para o isomero beta numa reaccao de preparcao do ester de 1-metilo de n-l-alfa-aspartil-l-fenilanina (aspartame)

Country Status (21)

Country Link
EP (1) EP0471833B1 (pt)
CN (1) CN1052490C (pt)
AT (1) ATE123782T1 (pt)
AU (1) AU650647B2 (pt)
BG (1) BG61687B1 (pt)
CA (1) CA2058932C (pt)
CZ (1) CZ281204B6 (pt)
DE (1) DE69110374T2 (pt)
DK (1) DK0471833T3 (pt)
ES (1) ES2073162T3 (pt)
HR (1) HRP921061A2 (pt)
HU (1) HU212897B (pt)
IE (1) IE68315B1 (pt)
NO (1) NO920158L (pt)
PT (1) PT97021B (pt)
RO (1) RO111571B1 (pt)
SK (1) SK279939B6 (pt)
TW (1) TW207991B (pt)
WO (1) WO1991013860A1 (pt)
YU (1) YU44291A (pt)
ZA (1) ZA911810B (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN104628819B (zh) * 2014-10-23 2019-05-21 常茂生物化学工程股份有限公司 一种偶合反应生成阿斯巴甜的工艺

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3933781A (en) * 1973-11-05 1976-01-20 Monsanto Company Process for the preparation of α-L-aspartyl-L-phenylalanine alkyl esters
FR2516077A1 (fr) * 1981-11-06 1983-05-13 Human Pharm Sa Laboratoires Procede de preparation de l'ester-methylique de l'a-aspartyl phenylalanine
IT8419324A0 (it) * 1984-01-26 1984-01-26 Pierrel Spa Procedimento per la sintesi di derivati n-acilici dell'aspartame.
JPH07636B2 (ja) * 1984-12-17 1995-01-11 三井東圧化学株式会社 N−ホルミル−α−アスパルチルフエニルアラニンの製造法
JPH0680075B2 (ja) * 1985-12-24 1994-10-12 味の素株式会社 N―ホルミル―α―L―アスパルチル―L―フェニルアラニンメチルエステルの製造法
DE3600731A1 (de) * 1986-01-13 1987-07-16 Green Cross Korea Verfahren zur herstellung von (alpha)-l-aspartyl-l-phenylalaninmethylester
JPH085912B2 (ja) * 1986-09-04 1996-01-24 味の素株式会社 N−ホルミルアスパルチル−フエニルアラニンまたはそのメチルエステルの製造方法
US4946988A (en) * 1988-07-14 1990-08-07 The Nutrasweet Company Process for the preparation of α-L-aspartyl-L-phenylalanine methyl ester hydrochloride by use of isolated N-formyl L-aspartic anhydride

Also Published As

Publication number Publication date
CZ281204B6 (cs) 1996-07-17
EP0471833A4 (en) 1993-06-16
EP0471833A1 (en) 1992-02-26
IE910826A1 (en) 1991-09-25
CN1055539A (zh) 1991-10-23
NO920158D0 (no) 1992-01-13
CS9100639A2 (en) 1991-12-17
HRP921061A2 (en) 1996-02-29
SK279939B6 (sk) 1999-06-11
ZA911810B (en) 1992-01-29
PT97021A (pt) 1991-10-31
AU650647B2 (en) 1994-06-30
IE68315B1 (en) 1996-06-12
ATE123782T1 (de) 1995-06-15
DE69110374D1 (de) 1995-07-20
BG61687B1 (bg) 1998-03-31
AU7545291A (en) 1991-10-10
WO1991013860A1 (en) 1991-09-19
CA2058932C (en) 1998-08-25
CA2058932A1 (en) 1991-09-13
HUT61268A (en) 1992-12-28
CN1052490C (zh) 2000-05-17
TW207991B (pt) 1993-06-21
EP0471833B1 (en) 1995-06-14
DE69110374T2 (de) 1995-11-02
BG95616A (bg) 1993-12-24
HU913775D0 (en) 1992-04-28
RO111571B1 (ro) 1996-11-29
YU44291A (sh) 1994-05-10
HU212897B (en) 1996-12-30
NO920158L (no) 1992-01-13
ES2073162T3 (es) 1995-08-01
DK0471833T3 (da) 1995-09-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR100382633B1 (ko) 1-알콕시카르보닐-3-페닐프로필유도체의제조방법
US4994605A (en) Method of separating alpha-L-aspartyl-L-phenylalanine methyl ester through crystallization
HUP0003574A2 (hu) Az N-[N-(3,3-dimetil-butil)-L-alfa-aszparagil]-L-fenil-alanin-1-metil-észter fémkomplexei
PT97021B (pt) Processo para aumentar a proporcao do isomero alfa para o isomero beta numa reaccao de preparcao do ester de 1-metilo de n-l-alfa-aspartil-l-fenilanina (aspartame)
HUP0003573A2 (hu) Az N-[N-(3,3-dimetil-butil)-L-alfa-aszparagil]-L-fenilalanin-1-metil-észter savakkal képzett sói
EP0220855B1 (en) Process for recovering 4,4&#39; dihydroxydiphenyl sulfone from an isomer mixture
HU210688B (en) Process for the preparation of alpha-l-aspartyl-l-phenylalanine-methyl-ester hydrochloride by use of isolated n-formyl-l-aspartic anhydride
JPH0812631A (ja) イミノジコハク酸とそのアルカリ金属塩の製造法およびそれらを含む生分解性キレート剤
DE3428979A1 (de) Verfahren zum deformylieren und abtrennen von n-formyl-l-(alpha)-aspartyl-l-phenylalaninmethylester aus einer (alpha)- und ss-isomerenmischung
FR2686343A1 (fr) Nouveaux derives pseudopeptidiques a activite antagoniste de la bradykinine, leur procede de preparation et les compositions pharmaceutiques qui les contiennent.
WO1999005164A1 (en) Process for preparing pharmacologically acceptable salts of n-(1(s)-ethoxycarbonyl-3-phenylpropyl)-l-alanyl amino acids
US5001270A (en) Process for recovering 4,4&#39; dihydroxydiphenyl sulfone from an isomer mixture
JP2917497B2 (ja) 光学活性1,2―プロパンジアミンの製造方法
DE69813801T2 (de) Verfahren zur herstellung von aspartamsalzen aus n-geschütztem aspartam
JP3316910B2 (ja) L−フェニルアラニンの回収方法
CA1322626C (en) Process for the preparation of aspartylphenylalanine methyl ester from n-formylaspartylphenylalanine methyl ester
EP0284481B1 (fr) Acide acrylamidoglycolique cristallisé pur anhydre et son procédé de préparation
JP3316917B2 (ja) 新規フェニルアラニン塩結晶とその製造法
JP2917464B2 (ja) 光学活性1―メチル―3―フェニルプロピルアミンの製法
KR970002906B1 (ko) 알파(α)-엘(L)-아스파틸-엘(L)-페닐알라닌 메틸에스테르의 제조방법
DE2102988A1 (de) Neues Peptid, seine Herstellung und Zusammensetzungen, die es enthalten
KR960007603B1 (ko) N-포밀-α,β-L-아스파탐으로부터 아스파탐 염산염을 제조하는 방법
KR900002557B1 (ko) α-L-아스파르틸-L-페닐알라닌 메틸에스테르의 제조방법
WO2000027804A1 (en) Method for the crystallization of iopamidol
JPH07638B2 (ja) N−ホルミル−α−L−アスパルチル−L−フエニルアラニンメチルエステルの製造方法

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19910710

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19980417

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20011031