PT95708A - Processo e dispositivo de vazamento continuo de produtos metalicos finos entre dois cilindros - Google Patents

Processo e dispositivo de vazamento continuo de produtos metalicos finos entre dois cilindros Download PDF

Info

Publication number
PT95708A
PT95708A PT95708A PT9570890A PT95708A PT 95708 A PT95708 A PT 95708A PT 95708 A PT95708 A PT 95708A PT 9570890 A PT9570890 A PT 9570890A PT 95708 A PT95708 A PT 95708A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
cylinders
coating
metal
quot
small faces
Prior art date
Application number
PT95708A
Other languages
English (en)
Inventor
Herve Tavernier
Original Assignee
Dominique Loison
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Dominique Loison filed Critical Dominique Loison
Publication of PT95708A publication Critical patent/PT95708A/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B22CASTING; POWDER METALLURGY
    • B22DCASTING OF METALS; CASTING OF OTHER SUBSTANCES BY THE SAME PROCESSES OR DEVICES
    • B22D11/00Continuous casting of metals, i.e. casting in indefinite lengths
    • B22D11/06Continuous casting of metals, i.e. casting in indefinite lengths into moulds with travelling walls, e.g. with rolls, plates, belts, caterpillars
    • B22D11/0637Accessories therefor
    • B22D11/0665Accessories therefor for treating the casting surfaces, e.g. calibrating, cleaning, dressing, preheating
    • B22D11/0671Accessories therefor for treating the casting surfaces, e.g. calibrating, cleaning, dressing, preheating for heating or drying

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Continuous Casting (AREA)

Description

USINOR SACILOR "PROCESSO E DISPOSITIVO DE VAZAMENTO CONTÍNUO DE PRODUTOS METÁLICOS FINOS ENTRE DOIS CILINDROS" A presente invenção refere-se ao domínio do vazamento contínuo de produtos matãlicos finos, em particular de aço, pela técnica denominada vazamento entre dois cilindros.
Recorda-se que esta técnica consiste esquematicamente em utilizar uma maquina que compreende: - dois cilindros colocados um ao lado do outro, rodando em sentidos opostos, de preferência de liga de cobre ou de cobre, energicamente arrefecidos por circulação de água. Estes cilindros definem entre si um espaço de vazamento no qual o. metal em fusão, que ê introduzido de maneira contínua, se solidifica em contacto com as paredes frias dos cilindros a fim de poder ser extraído sob a forma de um produto jã completamente solidificado ao nível da garganta entre os cilindros ou na vizinhança imediata da garganta; - e duas placas laterais fixas, que asseguram o fecho estanque do espaço de vazamento nas extremidades dos cilindros. Estas placas, cuja parte em contacto com o metal vazado é habitualmente de material refractãrio, serão designadas no seguimen to do texto pela expressão habitual de "faces menores".
Uma das dificuldades encontradas quando da aplicação deste processo no vazamento contínuo de peças em bruto finas de metal com um ponto de fusão, elevado, tais como o aço, reside nu -2-
ma solidificação parasita do metal que se produz no contacto com as faces menores na zona superior da lingoteira, isto é, por cima da garganta (plano que passa pelos eixos dos cilindros) . Se esta solidificação for demasiado importante, ha o risco de fixação da película solidificada nas faces menores. Isso pode conduzir, quando da extracção do produto da lingo-teira, a um rasgamento da película solidificada e a um derramamento do metal líquido abaixo da lingoteira £ fenómeno designado por rebentamento ("percêe") J. Se a parte metálica solidificada nas faces menores não se fixar nelas, ela será laminada pelos cilindros, o que conduzirá, se for esse o caso, â formação de defeitos no produto, mesmo do bloqueio da máquina ou â deterioração dos cilindros, se o esforço de aperto a fornecer por estes últimos para manter uma espessura dos produtos determinada for demasiado elevado.
Estas dificuldades são agravadas no início do vazamento, visto que o metal líquido entra então em contacto com as faces menores frias. Ê pois desejável retardar a solidificação do produto (2) na vizinhança das faces menores. Para isso foram propostos dispositivos que asseguram um reaquecimento das faces menores antes e/ou durante o vazamento, por exemplo no pedido de certificado de utilidade PR 8 804 471, em nome da requerente. Tais dispositivos implicam uma construção e uma realização da máquina que exige um perfeito domínio tecnológico.
Uma outra solução consiste em intervir no arrefecimento do metal ao nível do contacto deste úítimo com os cilindros de vazamento nas zonas que se avizinham das faces menores, por exemplo aquecendo por meio de queimadores as partes dos ci lindros que vão entrar em contacto com o metal que forma as ~ o margens do produto (pedido de patente de invenção japonesa N . 6 209 751). 0 objecto da presente invenção consiste em retardar o arrefecimento das margens do produto durante a sua solidificação, de modo a torna-las mais maleáveis e menos sujeitas â fixação nas faces menores.
Para isso, a presente invenção tem por objecto um processo de fornecimento de calor durante a sua solidificação âs margens de um produto metálico fino vazado em contínuo numa máquina que compreende um espaço de vazamento definido por dois cilindros em rotação e duas placas de obturação laterais, denominadas "placas menores", caracterizado por se aplicar nas partes da superfície arrefecida dos cilindros próximas das faces menores um revestimento destinado a reagir de maneira exotérmi-ca com o metal que entre em contacto com ele. A invenção tem também por objecto um cilindro de máquina de vazamento contínuo de produtos metálicos entre dois cilindros, caracterizado por compreender, na vizinhança de cada uma das suas partes destinadas a ficar em contacto com as faces menores, uma zona anular que compreende um entalhe super ficial cavado que favorece a adesão de um revestimento exoter-mico consumivel.
Finalmente, a presente invenção tem por objecto um dispositivo de vazamento contínuo de produtos metálicos entre dois cilindros arrefecidos em rotação, caracterizado por compreender meios de aplicação, de maneira contínua ou descontínua, nas partes da superfície arrefecida dos cilindros próximos das faces menores, de um revestimento destinado a reagir -4- de maneira exotérmica com o metal que entra em contacto com ele.
Como se compreendera, o revestimento exotêrmico reage com o metal que vai constituir as margens do produto e eleva localmente a temperatura nesse ponto do metal, de modo a absorver o excesso de arrefecimento na proximidade das faces menores nas margens. A figura unica anexa, que mostra esquematicamente em perspectiva a parte superior de uma maquina de vazamento contínuo entre cilindros modificada segundo a presente invenção, permitira, se necessário, compreender melhor a presente invenção. Veem-se nessa figura os cilindros arrefecidos (1) e (1‘) em rotação em sentidos opostos em torno de dois eixos (X-X) e (Y-Y) paralelos, situados no mesmo plano horizontal. Os cilindros definem entre si um espaço de vazamento, obturado lateral^ mente por faces menores (2) e (2'). O aço líquido (3), vazado continuamente a partir de um recipiente de alimentação, não re presentado, enche este espaço de vazamento onde solidifica para formar um produto (4) extraído para baixo da máquina sob a acção da rotação dos cilindros. 0 material (5) destinado a con£ tituir o revestimento exotêrmico está contido em recipientes (6), (6*), (61') e (6,,r), a partir dos quais ele se escoa e vai depositar-se, por exemplo por gravidade, nas zonas dos cilindros (1) e (1 *) mais prõximas das faces menores (2) e (2'). Os recipientes (6), (6r), C6'') e (6''*) estão dotados com meios (7), (71), (7 * *) e C7 *1 *) que permitem controlar o caudal do material (5). Antes da sua entrada em contacto com o aço líquido, as zonas dos cilindros (8), (8*), (8 * ') e (8111) mais prõximas das faces menores são assim revestidas, cada uma, com uma banda (9), (9r), (911) e (9-'”) de um revestimento eXo térmico. Cada uma destas zonas tem cerca de 10 mm de largura e está situada nos bordos dos cilindros se as faces menores esti verem aplicadas contra as extremidades dos cilindros. A aderên cia do revestimento ê favorecida se as zonas (8), (81), (811) e (B1 1) tiverem uma gravação superficial em oco, tal como um certo número de alvéolos, como está simbolizado na figura, os quais servem de receptaculo para o revestimento.
Este revestimento ê constituído por um produto sus-ceptível de reagir rapidamente de maneira exotêrmica em contac to com o metal líquido. Pode, por exemplo, conter essencialmen te elementos metálicos, tais como alumínio, silício ou cálcio, cuja simples dissolução no açò líquido é exotêrmica. Este efei to ê ainda acentuado se o aço liquido estiver completamente de soxidado, o que permite aos elementos metálicos reagir com o oxigénio dissolvido no metal, reacção igualmente exotêrmica. Estes elementos metálicos podem também ser misturados com óxidos redutíveis por si a temperatura elevada, tais como óxidos de ferro e/ou de magnésio. Assim, os desoxidantes poderão continuar a reagir exotermicamente mesmo depois de o revestimento ter sido coberto pela película de metal solidificado, à qual o calor ê então transmitido. A coesão do revestimento pode ser assegurada por um ligante mineral ou orgânico que facilite a sua aplicação nos bordos dos cilindros por meios apropriados e a sua aderência nos cilindros até ao seu contacto com o metal. O depósito por simples gravidade pode assim ser substituído por um depósito por projecçáo ou por aplicação de um induto. 0 revestimento é regenerado pelos referidos meios de aplicação de maneira con- -6- tínua, ou de maneira descontínua se não for inteiramente consumido depois de uma unica colocação em contacto com o metal. 0 ligante deve ter uma capacidade calorífica tão pequena quanto possível, a fim de não reduzir demasiadamente a eficácia dos produtos exotêrmicos. A dissolução e a reacção do pó e do seu ligante no seio do metal podem conduzir a uma modificação local da composição do aço que forma as margens em relação ao resto do produ to. Mas como as margens dos produtos finos vazados entre os ci lindros apresentam geralmente irregularidades de forma e de es trutura que tornam muitas vezes necessária a sua rejeição para a sucata, esta poluição não constitui um inconveniente grave. A presente invenção, ê igualmente aplicável âs máquinas providas de cilindros denominados "deslocáveis" que permitem fazer variar a largura do produto por deslocamento dos cilindros paralelamente um ao outro, entre dois vazamentos ou du rante um vazamento. Neste caso, os meios de aplicação do reves timento devem ser móveis, a fim de poderem seguir os deslocamentos das margens do produto.

Claims (10)

  1. REI VINDICAÇÕES 1.- Processo de fornecimento contínuo de calor, durante a sua solidificação, às margens de um produto metálico fino vazado continuamente numa máquina que compreende um espaço de vazamento definido por dois cilindros em rotação e duas placas de obturação laterais, denominadas "faces pequenas", caracteri-zado por se aplicar nas partes da superfície arrefecida dos cilindros próximas das faces pequenas um revestimento de material consumível destinado a reagir de maneira exotérmica com o metal que entra em contacto com ele.
  2. 2.- Processo de acordo com a reivindicação 1, caracte-
    % rizado por o referido revestimento compreender elementos desoxi dantes do aço líquido, tais como o alumínio, o silício e o cálcio.
  3. 3. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caracte-rizado por o referido revestimento compreender igualmente õxi-dos redutíveis pelos referidos oxidantes, tais como óxidos de ferro e de manganês.
  4. 4. - Processo de acordo com as reivindicações 1 a 3, ca racterizado por os elementos activos do referido revestimento estarem sob a forma pulverulenta e misturados com um ligante or gânico ou mineral.
  5. 5. - Cilindro de máquina de vazamento contínuo de produ tos metálicos entre dois cilindros,, caracterizado por compreender, na vizinhança de cada uma das suas partes destinadas a entrar em contacto com as faces pequenas, uma zona anular que com preende uma gravura, superficial em oco que favorece a aderência de um revestimento exotérmico consumível.
  6. 6. - Cilindro de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por a referida gravura em oco formar um conjunto de alvéolos .
  7. 7. - Dispositivo de vazamento contínuo de produtos metá licos do tipo que compreende um espaço definido por dois cilindros arrefecidos em rotação e duas placas de obturação lateral denominadas "faces pequenas", caracterizado por compreender meios de aplicação, de maneira contínua ou intermitente, nas partes da superfície arrefecida dos cilindros prõximas das faces pequenas, -de um revestimento destinado a reagir de maneira exo térmica com o metal que entra em .contacto com ele.
  8. 8. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 7, carac terizado por os cilindros serem do tipo definido nas reivindica ções 5 ou 6.
  9. 9. - Dispositivo de acordo com as reivindicações 7 ou 8, caracterizado por o referido referido revestimento ser aplicado na superfície dos cilindros, por projecção.
  10. 10. - Dispositivo de acordo com as reivindicações 7 ou 8, caracterizado por o referido revestimento ser aplicado na superfície dos cilindros por colocação de um induto. Lisboa, 26 de Outubro de 1990 O Agente Onuai da Propriedade Iridusfrial
PT95708A 1989-10-27 1990-10-26 Processo e dispositivo de vazamento continuo de produtos metalicos finos entre dois cilindros PT95708A (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR8914251A FR2653693A1 (fr) 1989-10-27 1989-10-27 Procede et dispositif de coulee continue de produits metalliques minces entre deux cylindres.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT95708A true PT95708A (pt) 1991-09-13

Family

ID=9386947

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT95708A PT95708A (pt) 1989-10-27 1990-10-26 Processo e dispositivo de vazamento continuo de produtos metalicos finos entre dois cilindros

Country Status (16)

Country Link
US (1) US5117896A (pt)
EP (1) EP0425402B1 (pt)
JP (1) JPH03155438A (pt)
AT (1) ATE126459T1 (pt)
AU (1) AU634297B2 (pt)
CA (1) CA2028546A1 (pt)
DE (1) DE69021682T2 (pt)
DK (1) DK0425402T3 (pt)
ES (1) ES2076348T3 (pt)
FI (1) FI90834C (pt)
FR (1) FR2653693A1 (pt)
GR (1) GR3017478T3 (pt)
IE (1) IE903804A1 (pt)
NO (1) NO904618L (pt)
PT (1) PT95708A (pt)
ZA (1) ZA908591B (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP4014593B2 (ja) * 2004-11-15 2007-11-28 三菱日立製鉄機械株式会社 双ロール式連続鋳造機及び双ロール式連続鋳造方法
AU2008100847A4 (en) * 2007-10-12 2008-10-09 Bluescope Steel Limited Method of forming textured casting rolls with diamond engraving
US10046384B2 (en) 2015-09-30 2018-08-14 Nucor Corporation Side dam with pocket

Family Cites Families (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US690917A (en) * 1899-10-14 1902-01-14 Carl Wilhelm Bildt Apparatus for continuous rolling direct from fluid metal.
US1947493A (en) * 1931-07-17 1934-02-20 Rose Engle Company Coating of machine elements
US2314902A (en) * 1940-04-16 1943-03-30 Metallizing Engineering Compan Method for causing sprayed metal to adhere to metal surfaces
FR1364717A (fr) * 1963-05-14 1964-06-26 Duralumin Procédé et machine pour la coulée permettant l'amélioration de l'état de surface et ébauches obtenues par ce procédé
SU846076A1 (ru) * 1978-11-24 1981-07-15 Научно-Исследовательский Институттяжелого Машиностроения Производствен-Ного Объединения "Уралмаш" Машина непрерывного лить лис-ТОВОй зАгОТОВКи
JPS58179543A (ja) * 1982-04-13 1983-10-20 Mitsubishi Heavy Ind Ltd 金属薄板の連続鋳造装置
JPS58187244A (ja) * 1982-04-23 1983-11-01 Hitachi Zosen Corp 鋳片連続鋳造設備におけるシエル形成法
JPS59199150A (ja) * 1983-04-28 1984-11-12 Kawasaki Steel Corp 薄鋳片連続鋳造機による薄鋳片の鋳造方法
JPS611451A (ja) * 1984-06-12 1986-01-07 Ishikawajima Harima Heavy Ind Co Ltd 連続鋳造方法及び装置
JPS61162249A (ja) * 1985-01-11 1986-07-22 Mitsubishi Heavy Ind Ltd 薄板連続鋳造装置
JPS62214A (ja) * 1985-06-24 1987-01-06 井関農機株式会社 カツタ−の取付装置
JPH0698464B2 (ja) * 1987-01-07 1994-12-07 三菱重工業株式会社 ベルト式連続鋳造機のベルト変形防止装置
JPH0712526B2 (ja) * 1987-04-08 1995-02-15 日新製鋼株式会社 薄板連鋳機
JP2636244B2 (ja) * 1987-07-03 1997-07-30 セイコーエプソン株式会社 光磁気記憶用光ヘッド
JPS6417782A (en) * 1987-07-13 1989-01-20 Hitachi Elevator Eng & Service Controller for elevator
US4784209A (en) * 1987-08-06 1988-11-15 Bethlehem Steel Corporation Continuous casting apparatus
JP2558786B2 (ja) * 1988-02-15 1996-11-27 三菱重工業株式会社 ベルト式連鋳機のベルトコーティング方法
FR2628993B3 (fr) * 1988-03-25 1990-01-26 Siderurgie Fse Inst Rech Dispositif d'obturation laterale de l'espace de coulee d'une lingotiere de coulee continue entre cylindres
FR2650966A1 (fr) * 1989-08-18 1991-02-22 Siderurgie Fse Inst Rech Procede et dispositif de coulee continue directe de produits metalliques minces

Also Published As

Publication number Publication date
CA2028546A1 (fr) 1991-04-28
NO904618L (no) 1991-04-29
ZA908591B (en) 1992-06-24
DE69021682T2 (de) 1996-02-29
NO904618D0 (no) 1990-10-25
US5117896A (en) 1992-06-02
GR3017478T3 (en) 1995-12-31
ES2076348T3 (es) 1995-11-01
EP0425402A1 (fr) 1991-05-02
AU6492690A (en) 1991-05-02
FI90834B (fi) 1993-12-31
FR2653693B1 (pt) 1994-04-22
AU634297B2 (en) 1993-02-18
FI905293A0 (fi) 1990-10-26
DK0425402T3 (da) 1996-01-02
JPH03155438A (ja) 1991-07-03
FR2653693A1 (fr) 1991-05-03
FI90834C (fi) 1994-04-11
IE903804A1 (en) 1991-07-17
DE69021682D1 (de) 1995-09-21
EP0425402B1 (fr) 1995-08-16
ATE126459T1 (de) 1995-09-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US2825947A (en) Method of continuous casting of metal
CA2170312A1 (en) Casting of metal
KR19990008228A (ko) 스틸 스트립 연속 주조방법
PT95708A (pt) Processo e dispositivo de vazamento continuo de produtos metalicos finos entre dois cilindros
JPH01317658A (ja) 金属薄帯の連続鋳造用ノズル
JPH01202345A (ja) 双ロールによるAl―Mg合金の鋳造方法
JP6662180B2 (ja) 薄肉鋳片の製造方法
US4036281A (en) Method for continuously casting a slab
US5983981A (en) Casting steel strip
JPS61266155A (ja) クラツド鋳片の連続鋳造方法及びその装置
JPS6021159A (ja) 薄板連続鋳造装置
JPS5942163A (ja) 金属の連続鋳造法
JP2017080773A (ja) 連続鋳造のトップ鋳片に用いられる頭端部用冷材および連続鋳造方法
JP4214814B2 (ja) レオキャスト装置および連続鋳造方法
JPS63137548A (ja) 鋼板鋳造方法及び装置
JPS62224463A (ja) 鋼材の連続鋳造方法
JPS61147952A (ja) 薄板連続鋳造装置
JPH02205236A (ja) 溶融金属の連続鋳造方法
JPS5832548A (ja) 移動鋳型式連続鋳造装置
JPS60111743A (ja) 薄板連続鋳造方法
JPS58218357A (ja) 薄板連続鋳造装置
JPH01107947A (ja) 溶融金属の連続鋳造法
JPH0371212B2 (pt)
SU500881A1 (ru) Кристаллизатор
CN114713780A (zh) 一种提高硅钢钢水在薄带连铸工艺下凝固成带稳定性的方法

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19910326

FC3A Refusal

Effective date: 19961024