PT95323B - Processo e maquina para ligar macos de papel e capas e as referidas capas - Google Patents
Processo e maquina para ligar macos de papel e capas e as referidas capas Download PDFInfo
- Publication number
- PT95323B PT95323B PT95323A PT9532390A PT95323B PT 95323 B PT95323 B PT 95323B PT 95323 A PT95323 A PT 95323A PT 9532390 A PT9532390 A PT 9532390A PT 95323 B PT95323 B PT 95323B
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- cover
- spine
- paper
- pack
- machine
- Prior art date
Links
Classifications
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B42—BOOKBINDING; ALBUMS; FILES; SPECIAL PRINTED MATTER
- B42C—BOOKBINDING
- B42C9/00—Applying glue or adhesive peculiar to bookbinding
- B42C9/0056—Applying glue or adhesive peculiar to bookbinding applying tape or covers precoated with adhesive to a stack of sheets
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B42—BOOKBINDING; ALBUMS; FILES; SPECIAL PRINTED MATTER
- B42C—BOOKBINDING
- B42C11/00—Casing-in
- B42C11/02—Machines or equipment for casing-in or applying covers to pamphlets, magazines, pads, or other paper-covered booklets
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B42—BOOKBINDING; ALBUMS; FILES; SPECIAL PRINTED MATTER
- B42D—BOOKS; BOOK COVERS; LOOSE LEAVES; PRINTED MATTER CHARACTERISED BY IDENTIFICATION OR SECURITY FEATURES; PRINTED MATTER OF SPECIAL FORMAT OR STYLE NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; DEVICES FOR USE THEREWITH AND NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; MOVABLE-STRIP WRITING OR READING APPARATUS
- B42D3/00—Book covers
- B42D3/002—Covers or strips provided with adhesive for binding
-
- Y—GENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
- Y10—TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
- Y10S—TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
- Y10S412/00—Bookbinding: process and apparatus
- Y10S412/90—Activating previously applied adhesive
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Mechanical Engineering (AREA)
- Folding Of Thin Sheet-Like Materials, Special Discharging Devices, And Others (AREA)
- Basic Packing Technique (AREA)
- Sheet Holders (AREA)
- Replacement Of Web Rolls (AREA)
- Package Frames And Binding Bands (AREA)
- Portable Nailing Machines And Staplers (AREA)
- Diaphragms For Electromechanical Transducers (AREA)
- Paper (AREA)
Description
MEMÓRIA DESCRITIVA
Caiapo técnico 0 presente invento refere-se a um processo e a uma máquina para ligar maços de papel a capas de modo a formar brochuras. Mais especificamente, cada brochura compreende uma capa feita de duas folhas de capa, uaa lombada entre elas e ua agente de ligação fixado no interior da lombada, assim como, um maço de papel inserido entre as duas folhas de capa, sendo um dos bordos laterais do maço ligado ao interior da lombada por meio do agente de ligação. A invenção também se refere a uma capa à qual é para ser ligado um maço de papel.
Arte anterior
As brochuras do tipo descrito anteriormente são usualaente manufacturadas do seguinte modo.
Uma folha lisa de papel e/ou plástico é dobrada, de modo que é dividida em duas folhas de capa e uma lombada. Um agente de ligação na forma de um rebordo de cola fundida é fixado ao interior da lombada, primeiramente aquecendo e fundindo a cola nua estado semi-sólído e depois arrefecendo-a, para que a cola solidifique e adira à lombada. As folhas de capa são então dobradas ao longo das linhas de dobragem de modo a formarem uma capa, estando o rebordo de cola orientado entre as folhas de capa. Quando as capas acabadas tenham sido embaladas e distribuídas, o utilizador tirará uma capa para fora da embalagem e inserirá uro. maço de papel na capa, de modo que um bordo lateral do maço seja ajustado contra o rebordo de cola. 0 utilizador inserirá a capa contendo o maço de papel numa máquina de ligação de modo que o exterior da lombada fique em contacto com a chapa de aquecimento. Depois de um certo tempo, a cola fundirá e o maço de papel penetrará nela. 0 utilizador removerá então a capa contendo o maço de papel da máquina e a cola será arrefecida, aderindo o referido bordo lateral do maço de papel à lombada, de modo que seja obtida uma brochura acabada.
O processo atrás descrito torna possível a manufactura de brochuras de vários tipos, sendo as brochuras, por exemplo, de
514
CW/W Ρ 90-492
-3diferentes larguras de lombada, dimensões e qualidades no que respeita tanto ao material das capas como às propriedades da cola. Contudo, pode ser difícil ver qual o tipo de capa a ser inserida na máquina de ligação e adaptar a máquina às capas a serem ligadas no que respeita, por exemplo, aos meios de retenção das capas e aos meios de aquecimento da cola. Se a referida adaptação não poder ser feita, o maço de papel pode ser posicionado incorrectamente na capa, ou a ligação ser incompleta. Além disso, não é possível por meio da máquina obter informação sobre o número de capas manufacturado ou brochuras de vários tipos.
Descrição do invento
É ua objectivo do presente invento eliminar as desvantagens dos processos e máquinas anteriores conhecidos para a manufactura de brochuras, de modo que o maço de papel não será ligado às capas com defeito ou às capas não indicadas para a máquina de ligação e de modo que possa ser obtida informação sobre o número de capas manufacturadas do mesmo ou de tipo semelhante.
Este objectivo é conseguido pelo processo, pela máquina e pela capa de acordo com o invento, tendo sido dadas características distintivas descritas nas partes caracterizantes das reivindicações.
Descrição das figuras
A figura 1 é uma vista em perspectiva e parcialmente em corte de uma capa com um maço de papel inserido na capa, mas ainda são fixado à mesma.
A figura 2 é uma vista em corte pela linha II-II da figura
1.
A figura 3 é uma vista em perspectiva e parcialraente eu corte de uma máquina para ligar maços de papel a capas do tipo mostrado nas figuras 2 e 3 de modo a formai· brochuras.
A figura 4 é uma vista lateral da máquina de acordo cosa a figura 3, vista da direita.
s
614
CW/W Ρ 90-492
-4A figura 5 é uma vista lateral da máquina de acordo com a figura 3, vista da esquerda, e
A figura 6 é uma vista em perspectiva esquemática de, entre outros, um dispositivo de alinhamento dos bordos, de maços de papel incluído na máquina de acordo com as figuras 3, 4 e 5.
Concretização preferida
Na figura 1 está representada uma capa feita de cartão e/ou plástico, capa que foi dobrada a partir de um estado liso para a forma representada na figura 1 para formar duas folhas de capa 2 e 3 e uma lonbada 4. É fixado um agente de ligação 5 ao interior, da lombada e, se requerido, às secções 2, 3 das folhas de capa 2, 3 adjacentes à lombada. 0 agente de ligação 5 pode ter qualquer forma e composição, contudo, consiste preferivelmente numa tira ou rebordo de cola fundida a quente com secção transversal, substancialmente, rectangular, isto é, uma cola que à temperatura ambiente está no estado sólido e quando aquecida a temperaturas mais elevadas se torne semi-sólida ou sólida.
Nas figuras 1 e 2 está representado um maço de papel 8, consistindo numa pluralidade de folhas de papel, sendo esse maço de papel inserido na capa de modo que um dos bordos laterais, das folhas contidas no maço de papel, permaneça na superfície do agente de ligação 5 mais afastada da lombada 4. Nesta posição a capa contendo o maço de papel, é destinada para ser inserida e tratada na máquina de acordo com as figuras 3-8, para a ligação do maço de papel à capa por meio do agente de ligação 5.
A capa 1, que por definição é assumida como compreendendo as folhas de capa 2,3, a lombada 4 e o agente de ligação 5, está munida com meios de indicação 7 que podem ser lidos automaticamente, cuja função é assegurar que uma capa diferente ou defeituosa não será tratada pela máquina de acordo com as figuras 3-6, a qual pode, então ser destruída, e/ou informar o utilizador acerca do número de capas ou brochuras de várias larguras de lombadas que foram tratadas pela máquina.
Os meios de indicação 7 podem ser formados e montados por quaisquer modos possíveis, alguns dos quais serão agora descri71 514
CW/W Ρ 90-492
-5tos. Nas figuras 1 e 2 está representado um certo número de fios inferespaçados 7a, 7b etc. feitos de material magnetizável ou magnético embebidos no agente de ligação 5. Q número de fios, a distância entre eles e/ou as espessuras do fio variam, dependendo do tipo de capa. Os meios de indicação que podem ser fixados ea qualquer parte na capa, são contudo, fixados preferivelmente na zona da lombada 4 da capa, por exemplo, em qualquer das superfícies do agente de ligação 5. Os fios 7a, 7b, etc., podem ser substituídos por uma ou mais tiras de larguras variáveis e/ou podem ser localizados a diferentes distâncias entre si para serem indicativos de um certo tipo de capas, por exemplo uma capa tendo uma certa largura de lombada.
A máquina apresentada nas figuras 3-6 é destinada para a produção de brochuras, cada uma delas do tipo compreendendo uma capa 1 e ua maço de papel 6 inserido na capa como apresentado nas figuras 1 e 2. Não é necessário que o maço de papel 6 tenha sido alinhado antes da inserção na máquina nem que esteja na posição final desejada na capa. A referida condição é evidente a partir da figura 1.
As principais partes da máquina são uma caixa 8 na qual as capas 1 com o maço de papel 6 inserido são depositadas, um dispositivo de actívação 9 para aquecimento e depois, se requerido, o arrefecimento do agente de ligação 5 e um espaço de recepção 10 para as brochuras acabadas. Além disto a máquina inclui, entre outros, os dispositivos 11 e 12 (Figuras 4 e 5) para transportar capas contendo maços de papel da caixa 8 para o espaço de recepção 10 e um dispositivo de alinhamento de bordos 13 (Figura 6). Para tornar a máquina o mais compacta possível e facilitar a inserção de capas contendo maços de papel, assim como a remoção de brochuras acabadas da máquina, a caixa 8 e o espaço de recepção 10 estão localizados lado a lado e imediatamente acima do dispositivo de actívação 9.
A caixa 8 é definida por um espaço paralelepipédico contendo um dispositivo de transporte compreendendo dois transportadores 13 e 14 paralelos idênticos, que definem duas das paredes
514
CW/W Ρ 90-492
-6correntes 16 certo número laterais do referido espaço e uma chapa de base 15 fixada na estrutura da máquina. Cada transportador 13, 14 inclui duas dentadas flexíveis e contínuas 16, assim como um de hastes arqueadas 17 prolongando-se entre as correias dentadas, e fixadas a estas. As correias 16 são accionadas por rodas dentadas 18, das quais as do extremo direito na figura 3 e· cada transportador 13, 14 são accionadas por um veio 19. Os veios 19 estão continuamente a rodar numa direcção por meio de um motor eléctrico 10 pela interseção das rodas dentadas cónicas 21a e 21b.
Em cada transportador 13, 14 estão montados dois arcos adjacentes 17 proporcionando meios de suporte que formam um compartimento e que são montados a uma distância mútua maior que a espessura máxima de um acapa 1, contendo um maço de papel 6, significando que duas ou mais capas de espessura mínima com o maço de papel inserido podem ser acomodadas entre os dois arcos. Deste modo, capas de diferentes espessuras contendo maços de papel podem ser inseridas em qualquer ordem na caixa 8 e serem ainda suportadas numa posição substancialmente direita (vertical) na caixa. Cada capa 1 com o maço de papel 6 é depositada na caixa 8 entre um par de arcos adjacentes (17) em cada transportador 13, 14, com a sua lombada 4- orientada para baixo e localizadas numa posição horizontal, e serão suportadas e transportadas pelos arcos, sendo as partes opostas do transportador movidas ao mesmo tempo, à direita da figura 3 corn a lombada 4 das capas em contacto com a chapa 15.
Imediatamente à direita dos transportadores 13, 14, estão montados dois braços 24a num veio horizontal 23 que está articulado com movimento alternativo através dos meios a serem descritos abaixo com referência para a figura 6. Na extremidade aberta de cada braço 23 está montado um copo de sucção 24.
Quando uma capa 1 contendo um maço de papel 6 for movida tanto para a direira na caixa 8 que deixa a chapa 15, a mesma cairá de uma curta distância de modo a entrar em contacto com a chapa 25 que faz parte da estrutura da máquina. A lombada 4 da
514
CW/N Ρ 90-492
capa actua no interruptor 23 que interromperá temporariamente o percurso dos transportadores 13, 14 e enviará um impulso à bomba de sucção (não mostrada) ligada aos copos de sucção 24 para começar a funcionar. Ao mesmo tempo, o veio articulado 23 moverá o copo de sucção 24 em direcção à capa 1, que está na chapa 25 e sugará a capa de modo que esta adira ao mesmo. Quando o veio 23 se move em articulação, então na direcção oposta, o copo de sucção 24 enviará a capa 1 contendo um maço de papel 8 para a direita, na figura 3, para que ela deixe a chapa 25. Quando a capa 1 for solta então pelo copo de sucção 24, a lombada 4 da capa ficará em contacto com dois degraus 27 num elevador constituído por dois braços 28 munidos com roldanas 29 que estão adaptados para funcionarem verticalmente nas hastes 30 fixadas na estrutura da máquina e prolongam-se quase ao longo de toda a altura da máquina. Os dois braços 28 e as roldadas 29 estão ligados entre si por meio de um braço angulado 31, em que as extremidades estão fixadas em duas correias dentadas flexíveis 32 e 33 accionadas por um motor 22 através de veios accionados pelo motor, por exemplo os veios 34a e 34b, sendo o motor munido com um veio de saída alternativo. A correia dentada 32 prolonga-se entre duas rodas dentadas 34 e 35 e a correia de dentada 33 entre as rodas dentadas 36-39.
Logo que a chapa 1 contendo um maço de papel 6 for transferida para os degrus 27 do elevador 28, 29, 31, onde será retida verticalmente pelos braços 28, as correias dentadas 32 e 33 moverão o elevador para baixo em direcção à parte inferior da máquina. Durante a transferência, os meios de detecção 40 detectarão se a chapa 1, com um maço de papel 6 inserido, pode ser aceite para processamento continuado na máquina e detecta
também a | largura da lombada da capa. Os meios | de | detecção | 40 | |||
podem ser | de tipo | já | conhecido, | compreendendo, | por | exemplo, | um |
imã móvel | f ixado | a | uma das | roldanas 29, | para | o percurso |
alternativo, iinediatamente sob a lombada 4 na zona dos meios de indicação 7. Durante o seu movimento ao longo da lombada 4, os meios 40 detectarão o número de fios metálicos 7a, 7b, etc. ou outros meios de indicação e transmitirão ao dispositivo apropria-
514
CW/W Ρ 90-492
-δύο (não mostrado) para somar e indicar o número total de capas 1 de cada largura de lombada detectada. Além disso, os meios 40 assinalarão um imã 41 para mover uma chapa de batente 42 fixada na parte inferior da estrutura da máquina para uma posição quase horizontal se a chapa for aceitável. Alternativa ou adicionalmente, os meios de detecção 40 podem actuar no dispositivo de activação 9 para que este último se torne inactivo, isto é, não emita calor. Quando o elevador 28, 29, 31 atinge a sua posição final inferior, a lombada 4 da capa 1 entrará em contacto com duas superfícies 43 da estrutura da máquina, superfícies que são inclinadas numa direcção interna descendente. Se a chapa de batente 42 não for rodada mas estiver vertical, a chapa com o maço de papel em movimento continuo do elevador deslizará nas superfícies 43 e depois deixará o elevador e cairá numa ranhura entre o elevador e um dispositivo de transporte. Se por outro lado a chapa de batente 42 for rodada para uma posição inclinada quase horizontal na qual faz a ponte da ranhura entre o dispositivo 44 e as superfícies 43, a capa 1 deslizando sobre as superfícies 43 através da chapa de batente 42, será movida para o dispositivo de transporte 44, onde será presa pelos transportadores 46 e 47, que são substancialmente idênticos aos transportadores 13, 14,excepto que estes últimos se prolongaiíi adicionalmente na direcção horizontal. Qs transportadores 46, 47 são montados em veios 60 que são operados passo-a—passo e accionados por um motor 61, na direcção oposta relativamente aos transportadores 13, 14. Q motor 61 tem um disco excêntrico 61a que através de um braço 62 gira um trinco 63 num movimento alternativo. 0 trinco 63 engata um roquete 64, que na Figura 4 proporciona a um veio, fixado ao roquete, um movimento contrário aos ponteiros do relógio, passo-a-passo. 0 veio 65 acciona os veios 60 através de pares de rodas dentadas cónicas 21 e de um rolete 50 prolongando-se entre as rodas dentadas.
Q dispositivo de transporte 44 inclui, pelo, menos, usa correia transportadora flexível e continua 52 de material condutor de calor apropriado, tal como teflon (marca registada), sendo a parte superior movida passo-a-passo para a esquerda, na
514
CW/W Ρ 90-492
-9figura 3, à mesma velocidade que os transportadores 48 e 47. 0 dispositivo de transporte 44 -inclui também um rolete 50 e um rolete 51, nos quais está montada uma correia 52.
dispositivo de activação 9 está situado entre a correia e projecta-se lateralmente para além da correia onde está fixado à estrutura da máquina. 0 dispositivo 9 inclui também uma chapa de aquecimento 53 que emite uma quantidade de calor suficiente para fundir, através da correia 52 o rebordo de cola fundida 5, fixada à capa 1, para que o referido rebordo se torne semi-sólido ou quase líquido. 0 lado de baixa da parte superior da correia 52 apoia-se e desliza na chapa de aquecimento 53. Se for usado um tipo diferente de agente de ligação, além da cola fundida, o dispositivo de activação é, consequentemente, adaptado. Numa concretização alternativa, a correia 52 pode ser disposta como uma fonte de calor ou outros meios de activação do agente de 3 igação.
Entre as duas partes da correia 52, à esquerda da chapa de aquecimento 53 na Figura 3, está montada uma chapa de arrrefecimento 54; a parte superior da correia apoia-se e desliza na superfície superior da chapa de aquecimento. Para aumentar o grau de arrefecimento a parte de baixo da chapa de aquecimento 54 pode ser· munida cons abas de arrefecimento e/ou pode ser instalado um ventilador de arrefecimento na máquina. Alternativãmente, a chapa 54 pode ser munida com canais para água de arrefecimento.
Os transportadores 48 e 47 e a correia 52 funcionando à mesma velocidade, movem a capa 1 contendo o maço de papel 8 para a esquerda. Durante este movimento, a cola fundida fica num estado semi-sólido ou quase líquido e o maço de papel 6 embebe-se na cola fundida na lombada 4. Além disso durante o referido movimento as folhas de papel contidas no maço são alinhadas no maço relativamente à capa pelo dispositivo de alinhamento de bordos 13 mostrado na Figura 6 e descrito com mais detalhe a seguir. Já neste estágio, deve ser notado que durante o alinhamento as capas e os maços de papel aí contidos serão pressionados contra a chapa de aquecimento 53 para aumentar o calor de
514
CW/W Ρ 90-492
-10transmissão da chapa de aquecimento para a lombada 4 da capa através da correia 52.
 razão pela qual a capa 1 não fica em contacto directo coa a chapa de aquecimento 53, enquanto se move por cima da mesma, é porque da fricção entre as capas e a chapa podia resultar em riscar ou sujar o exterior das capas 4, o que é um risco, especialmente quando a capa está munida com tinta de impressão.
Quando a capa 1 com o maço de papel 6 nela contido passar pela chapa de aqucimento 53 a capa é movida (ainda pelos transportadores 48, 47 e pela correia 52) para cima da chapa de arrefecimento 54 de modo que a cola, pelo menos, parcialmente fundida solidifique. Quando a capa passar pela chapa 54 a cola terá assumido um estado substancialmente sólido.
Quando a capa 1 contendo um maço de papel 8, isto é, a brochura acabada, passar pelo dispositivo de transporte 44 cairá na calha 55, na extremidade do lado.esquerdo do dispositivo 44. A partir desta posição na calha 55 a brochura será transportada para o espaço de recepção 10, que é conseguido pelo dispositivo de transporte 12 mostrado na Figura 5. 0 dispositivo 12 consiste num elevador compreendendo um veio horizontal 56 que está fixo em ambas as extremidades à correia dentada 33, assim conto uma correia dentada contínua 57, funcionando em cima das rodas dentadas 58 e 59. A' roda dentada 59 é montada rotativamente na estrutura da máquina enquanto que a roda dentada 58 está fixa a um veio que é montado rotativamente nos suportes em consola 71. Â roda dentada 38 que está fixada à outa extremidade do veio 70 e accionada pelas correias dentadas 33, assim acciona, o veio 70 que através das correias 33 e 57 proporcionam ao veio um movimento para cima e para baixo sincronizado eom os movimentos dos transportadores 48 e 47 e do dispositivo de transporte 44.
No veio 56 está fixado um suporte angular 72 no qual é montado rotativamente um rolete 73. 0 suporte 72 é também montado articuladamente numa chapa 54 que é fixada a duas hastes 75 para se movimentar verticalmente para cima e para baixo. À chapa 74 estão fixados dois braços 79 suportando ganchos resilientes 80
514
CW/W P 90-492
-11orientados na direcção. da máquina. O rolete 73 apoia-se continuamente nua carril 76 fixado na estrutura da máquina. Na Figura 5, urna projecção 77a sobre um corrimão 77 está situada junto da extremidade superior do carril 76 e em linha com a referida superior. 0 corrimão 77 que por meio da mola 84 é para fora da, máquina está fixo a dois braços 78 montados articuladamente na parte inferior da estrutura da isáquina.
extremidade pressionado
Quando a brochura cair na calha 55 o elevador, isto é, o dispositivo 15 é trazido para a sua posição inferior e os ganchos 80 são virados um pouco para fora da máquina contra a acção de uma força ligeira da mola, sendo pressionados para fora pela brochura. Ao atingir a sua posição inferior, os ganchos 80 serão movidos para o interior por meio da força da mola, de modo a assumirem uma posição sob a lombada 4 da brochura. Na subsequente elevação do elevador os ganchos transportarão a brochura para cima, Quando, durante o movimento ascendente do elevador, o rolete 73 deixar o carril 76, o rolete pressionará com força a projecção 77a para o interior, na direcção da máquina, de modo que o corrimão 77 passe através de um recesso razoavelmente largo num painel 81 da estrutura da máquina, movendo a brochura, agora situada em linha com o espaço 10, no referido espaço tendo a brochura passado antes duas tiras 83 situadas a uma distância mútua ligeiramente inferior que a altura da brochura. Um suporte oposto 82, que ê resilientemente pressionado em direcção às tiras 83, assegura que as brochuras tomem sempre as posições mostradas na Figura 3.
Depois da capa entrar no espaço 10, o elevador, isto é, o dispositivo 12 é trazido para baixo para recolher uma outra capa situada na calha 55.
Na Figura 6 está ilustrado um dispositivo de alinhamento 13, compreendendo três painéis 85, 86 e 87 e dispositivos de accionamento dos r-esaos, como indicado na Figura 4, sendo destes painéis, pelo menos, o painel 85 mostrado na Figura 3. Um motor 88 que pode ser o mesmo que o motor 61, é munido com um disco
514
CW/W Ρ 80-492
-12excêntrico 88a sobre o qual um braço 89 está articuladamente montado. 0 braço 89 está ligado articuladamente a um braço 90 que está articuladamente ligado a peças articuladas 91. As peças articuladas 91 estão ligadas fixamente a peças articuladas 92 e aos veios 93 montados articuladamente nas vigas 94 na estrutura da máquina. As peças articuladas 92’, idênticas às - peças articuladas 92 estão articuladamente ligadas a estas por meio dos braços 104.
Os veios 93 estão munidos com manivelas 96 montadas nos blocos 95 fixados aos painéis 85-87. À parte superior de cada manivela 96 está fixada a um veio 97 que se prolonga através da viga 98 que está fixada ao painel 87. Acima das vigas 98, cada veio 97 está ligado a um parafuso 100, engatando numa porca 99, que está fixada no lado superior da viga 98. Â porca 99 está fixada de modo não rotativo na estrutura da máquina, mas pode ser movida axialmente em relação à estrutura.
Durante a rotação do motor 88, os painéis 85 e 86 mover-se-ão, aproximando-se e afastando-se um do outro na direcção horizontal a urna determinada frequência, determinada pela velocidade do motor. Ao mesmo tempo, o painel 87 mover-se—á aproximando-se e afastando-se do dispositivo de activação 9, devido aos parafusos imóveis axialmente 100 ao girarem aos veios 97 serem aparafusados para dentro e para fora da porca 99 tal que, serão depois deslocados axialmente trazendo as vigas 98 e o painel 87 com os mesmos. O deslocamento do painel 85 - 87 é efectuado isaediatamente antes e durante a activação do agente de ligação 5 nas capas 1 através do dispositivo 9 para alinhar as folhas 6 relativaaaente entre si e relativamente às capas, assim como para pressionar as capas contendo as folhas de papel contra o dispositivo de activação 9 (o que é feito somente pelo painel 87} para aumentar a transmissão de calor ao agente de ligação.
Um dos veios 97 que é alongado e é referido como 97’, é munido com uma peça articulada 101 montada rotativamente numa haste 102, montada rotativamente num braço 103, fixado a uiaa das extremidades do veio 23. Na rotação do veio 97’ num movimento
514
CW/W Ρ 90-492
alternativo o veio 23 mover-se-á alternadamente no sentido retrógado e directo para remover os copos de sucção 24 aproximando-se e afastando-se de uma capa 1 assente na chapa 25.
Embora somente tenha sido mostrada uma concretização do presente invento nos desenhos, e poucas concretizações tenham sido descritas anteriormente, será entendido que a invenção não está apenas restrita a estas concretizações, mas apenas ao estabelecido nas reivindicações.
514
CW/W Ρ 90-492
Claims (17)
- REIV INDICAÇÕES1 - Processo para ligar maços de papel a capas de modo a formarem brochuras, compreendendo cada brochura uma capa feita de duas folhas de capa, uma lombada entre elas, e um agente de ligação fixado no interior da lombada, assim como um maço de papel inserido na capa, sendo um bordo lateral do maço ligado ao interior da lombada, efectuando-se a ligação por meio do agente de ligação, que é activado por um dispositivo de activação de modo que o referido bordo lateral do maço de papel é ligado ao interior da lombada pelo agente de ligação, caracterizado por cada capa (1) actuar sobre meios de detecção {40} que detectasi a presença ou não presença de meios de indicação (7) ligados à capa e que actuam os meios (40, 42} para inibirem a ligação do maço de papel (8) à capa, no caso da não presença do meio de indicação.
- 2 - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a ligação do maço de papel (8) à capa (1) ser inibida não permitindo que a capa seja actuada pelo dispositivo de activação (9).
- 3 - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a ligação do maço de papel (8) à capa (1) ser inibida pelo dispositivo de activação (8) ficar inactivo.
- 4 - Processo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por a capa {1} actuar nos meios de detecção {40) durante o movimento da capa (1) em direcção ao dispositivo de activação (9).
- 5 - Processo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por os meios de detecção (40) detectarem as propriedades magnéticas de meios de indicação (7).8 - Máquina para ligar maços de papel a capas de modo a formarem brochuras, compreendendo cada brochura uma capa feita de duas folhas de capa, uma lombada entre elas e um agente de ligação fixado no interior da lombada, assim como um maço de papel inserido na capa, estando um dos bordos laterais do maço ligado ao interior da lombada, compreendendo a máquina um71 514CW/W Ρ 90-492-15dispositivo de actívação que durante a ligação activa o agente de ligação de modo que. o referido bordo lateral do maço de papel é ligado ao interior da lombada pelo agente de ligação, caracterisada por compreender meios de detecção (40) dispostos na máquina e que detectam a presença ou não presença de meios de indicação (7) ligados à capa e que actuam os meios (41, 42) para inibirem a ligação do maço de papel (
- 6) à capa, em caso da não presença dos meios de indicação.
- 7 - Máquina de acordo com a reivindicação 6, caracterizada por os meios de detecção (40) estarem dispostos para detectarem as propriedades magnéticas dos meios de indicação (7).
- 8 - Máquina de acordo com a reivindicação 7, caracterizada por os meios de detecção compreenderem um iman, preferivelmente, móvel ac longo da lombada (4).
- 9 - Máquina de acordo com qualquer uma das reivindicações 6-8, caracterizada por os meios de detecção (40) estares ligados a um dispositivo para soma e/ou indicação do número total de capas (1) de cada largura de lombada detecfada.
- 10 - Máquina de acordo com qualquer uma das reivindicações 6-9, caracterizada por os meios de detecção (40) actuarem no dispositivo de actívação (9) para o tornarem inactivo.
- 11 - Capa, compreendendo duas folhas de capa e uma lombada entre elas, assim como um agente de ligação consistindo preferivelmente em cola fundida e fixada no interior da lombada, sendo um maço de papel destinado a ser inserido na capa, entre as duas folhas de capa, de tal modo que um dos bordos do maço de papel fica apoiado no lado do agente de ligação mais afastado da lombada, sendo o agente de ligação destinado a ser activado para ligar o maço de papel ao exterior da lombada através do agente de ligação, de modo a formar uma capa acabada, caracterizada por a capa (1) sem o maço (6) inserido na mesma estar munido com meios de indicação de leitura automática (7) para influenciarem o modo como a brochura é feita.
- 12 - Capa de acordo com a reivindicação 11, caracterizada71 514CW/W Ρ 90-492-16- .por õs meios de indicação (7) consistirem em material magnetizável ou magnético.
- 13 - Capa de acordo com a reivindicação 11 ou 12, caracterizada por os meios de indicação (7) estarem fixados na zona da lombada (4) da capa (1).
- 14 - Capa de acordo com a reivindicação 13, caracterizada por os meios de indicação {7} estarem fixados entre a lombada (4) da capa (1) e o agente de ligação (5), no interior do agente de ligação ou no lado do agente de ligação mais afastado da lombada.
- 15 - Capa de acordo com qualquer das reivindicações 11-14, caracterizada por a estrutura dos meios de indicação (7) ser indicativa da largura da lombada { 4).
- 16 - Capa de acordo com qualquer das reivindicações 11-14, caracterizada por os meios de indicação (7) estarem representados por, pelo menos, um fio (7a, b) ou tira.
- 17 - Capa de acordo com a reivindicação 16, caracterizada por um certo número de fios (7a, b) ou tiras sereia fixados com uma certa distância entre si, preferivelmente na direcção longitudinal da lombada (4), sendo o número de fios e tiras e/ou as distâncias entre estes, indicativos da largura da lombada.16 - Capa de acordo com a reivindicação 16, caracterizada por a espessura ou largura do fio (7a, b) ou fira ser indicativa da largura da lombada (4).Lisboa, 14 SET. 1990
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
SE8903049A SE8903049L (sv) | 1989-09-15 | 1989-09-15 | Anordning vid tillverkning av hoeljen |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT95323A PT95323A (pt) | 1992-05-29 |
PT95323B true PT95323B (pt) | 1998-06-30 |
Family
ID=20376895
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT95323A PT95323B (pt) | 1989-09-15 | 1990-09-14 | Processo e maquina para ligar macos de papel e capas e as referidas capas |
Country Status (17)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US5066183A (pt) |
EP (1) | EP0491835B1 (pt) |
JP (1) | JP2910786B2 (pt) |
KR (1) | KR0154315B1 (pt) |
AT (1) | ATE98162T1 (pt) |
BR (1) | BR9007651A (pt) |
CA (1) | CA2065845C (pt) |
DE (1) | DE69005118T2 (pt) |
DK (1) | DK0491835T3 (pt) |
ES (1) | ES2049986T3 (pt) |
GR (1) | GR1002148B (pt) |
MX (1) | MX174257B (pt) |
NO (1) | NO306543B1 (pt) |
PT (1) | PT95323B (pt) |
SE (1) | SE8903049L (pt) |
WO (1) | WO1991004160A1 (pt) |
ZA (1) | ZA907176B (pt) |
Families Citing this family (20)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US5156419A (en) * | 1991-05-13 | 1992-10-20 | The Chilcote Company | Hinge system for albums |
US5120176A (en) * | 1991-07-29 | 1992-06-09 | Dennison Manufacturing Company | Fabrication of bound documents |
US5383754A (en) * | 1992-02-27 | 1995-01-24 | Ricoh Company, Ltd. | Image forming apparatus having an image orientation identifying device and a binding device |
SE9301708D0 (sv) * | 1993-05-18 | 1993-05-18 | Jan Sabelstroem | Saett och anordning foer att tilverka haeften |
SE507804C2 (sv) * | 1996-11-11 | 1998-07-13 | Bindomatic Ab | Sätt att stapla för framställning av häften avsedda höljen, ett dylikt hölje och sätt vid tillverkning av dylika häften |
US6257816B1 (en) * | 2000-01-14 | 2001-07-10 | Mark R. Frich | Book binding orientation detector |
SE516540C2 (sv) * | 2000-05-18 | 2002-01-29 | Bindomatic Ab | Transportör och förfarande för förflyttning av mappar |
US6599074B2 (en) | 2001-03-19 | 2003-07-29 | Powis Parker Inc. | Binder strip having encoded surface and method |
US6726423B2 (en) | 2001-05-07 | 2004-04-27 | Powis Parker Inc. | Method and apparatus for binding a plurality of sheets |
US20040028505A1 (en) * | 2002-06-07 | 2004-02-12 | Bilbrey Robert A. | Document tape binding system with automatic tape feed, tape indicia sensing, spine printing method and post-bind automation mechanisms |
US7351024B2 (en) * | 2002-10-02 | 2008-04-01 | Powis Parker Inc. | Apparatus and method for binding a book |
US7134822B2 (en) * | 2002-10-02 | 2006-11-14 | Powis Parker Inc. | Guide apparatus for use in making a hardcover book |
US7246981B2 (en) * | 2002-10-02 | 2007-07-24 | Powis Parker, Inc. | Apparatus and method for making hardcover book |
US20040066029A1 (en) * | 2002-10-02 | 2004-04-08 | Parker Kevin P. | Method of making a hardcover book and hardcover apparatus |
US7153076B2 (en) * | 2004-10-19 | 2006-12-26 | Powis Parker Inc. | Method of applying a wrap sheet to a book hardcover and related guide apparatus |
EP1661834A1 (en) * | 2004-11-25 | 2006-05-31 | Kba-Giori S.A. | Marking for printed matter |
US7452172B2 (en) * | 2004-11-30 | 2008-11-18 | Powis Parker Inc. | Method of making and applying a hardcover over-wrap and guide apparatus |
BE1016441A3 (nl) * | 2005-02-01 | 2006-11-07 | Unibind Cyprus Ltd | Werkwijze voor het thermisch inbinden van een bundel losse bladen en/of documenten en inbindelement daarbij toegepast. |
US20070216153A1 (en) * | 2006-03-06 | 2007-09-20 | Parker Kevin P | Bound book having hardcover and method of making same |
CN113771526A (zh) * | 2021-08-09 | 2021-12-10 | 张�杰 | 一种全自动线圈装订机用封面封底自动配装机构 |
Family Cites Families (14)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US3840254A (en) * | 1972-06-15 | 1974-10-08 | Heller W | Perfect binding |
US3953277A (en) * | 1974-05-30 | 1976-04-27 | Xerox Corporation | Bookbinder having resettable strip guides |
JPS5234818A (en) * | 1975-09-09 | 1977-03-17 | Toppan Printing Co Ltd | Apparatus for detecting fall-off bookbinder#s wires |
US4204704A (en) * | 1976-10-05 | 1980-05-27 | General Binding Corporation | Heat reactivatible adhesive book binding |
JPS5442208A (en) * | 1977-09-08 | 1979-04-04 | Dainippon Printing Co Ltd | Prevention of failure of casemaking in bookmaking |
GB2072096B (en) * | 1979-01-11 | 1983-05-25 | Midland Binding Machines Ltd | Thermal binding machines |
FR2502547B1 (fr) * | 1981-03-25 | 1985-06-14 | Ccmc | Machine automatique a relier des documents, notamment des documents comptables, sous forme de fascicules, de differentes natures et de differents formats se succedant dans un ordre quelconque |
DD201434A1 (de) * | 1981-10-26 | 1983-07-20 | Rolf Boettcher | Zusammentragmaschine |
FR2546822B1 (fr) * | 1983-06-01 | 1986-09-26 | Akopian Georges | Couverture permettant d'effectuer la reliure de feuilles volantes et appareil de mise en oeuvre |
GB2184981B (en) * | 1985-09-25 | 1990-07-11 | Easibind Ltd | A book and method of producing same |
AU567839B2 (en) * | 1985-12-30 | 1987-12-03 | Madsen, N.B. | Thermal binding machine. |
DD260033A1 (de) * | 1987-04-24 | 1988-09-14 | Inst Fuer Grafische Technik | Verfahren zur lageerkennung von buchblocks |
US4855573A (en) * | 1988-03-22 | 1989-08-08 | General Binding Corporation | Electrically heated binder apparatus |
FR2630046B1 (fr) * | 1988-04-14 | 1990-08-31 | Ordibel | Procede et dispositif de commande d'une machine a relier des liasses de feuilles par brochage |
-
1989
- 1989-09-15 SE SE8903049A patent/SE8903049L/xx unknown
-
1990
- 1990-01-05 US US07/461,280 patent/US5066183A/en not_active Expired - Lifetime
- 1990-09-10 ZA ZA907176A patent/ZA907176B/xx unknown
- 1990-09-12 GR GR900100686A patent/GR1002148B/el not_active IP Right Cessation
- 1990-09-14 ES ES90914439T patent/ES2049986T3/es not_active Expired - Lifetime
- 1990-09-14 MX MX022388A patent/MX174257B/es unknown
- 1990-09-14 CA CA002065845A patent/CA2065845C/en not_active Expired - Fee Related
- 1990-09-14 EP EP90914439A patent/EP0491835B1/en not_active Expired - Lifetime
- 1990-09-14 BR BR909007651A patent/BR9007651A/pt not_active IP Right Cessation
- 1990-09-14 JP JP2513163A patent/JP2910786B2/ja not_active Expired - Lifetime
- 1990-09-14 KR KR1019920700568A patent/KR0154315B1/ko not_active IP Right Cessation
- 1990-09-14 WO PCT/SE1990/000589 patent/WO1991004160A1/en active IP Right Grant
- 1990-09-14 PT PT95323A patent/PT95323B/pt not_active IP Right Cessation
- 1990-09-14 DE DE69005118T patent/DE69005118T2/de not_active Expired - Lifetime
- 1990-09-14 DK DK90914439.6T patent/DK0491835T3/da active
- 1990-09-14 AT AT90914439T patent/ATE98162T1/de not_active IP Right Cessation
-
1992
- 1992-03-11 NO NO920952A patent/NO306543B1/no unknown
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
JP2910786B2 (ja) | 1999-06-23 |
CA2065845C (en) | 2000-11-14 |
US5066183A (en) | 1991-11-19 |
EP0491835A1 (en) | 1992-07-01 |
ATE98162T1 (de) | 1993-12-15 |
DE69005118T2 (de) | 1994-07-07 |
AU6421290A (en) | 1991-04-18 |
BR9007651A (pt) | 1992-07-07 |
SE8903049D0 (sv) | 1989-09-15 |
ZA907176B (en) | 1991-11-27 |
NO306543B1 (no) | 1999-11-22 |
MX174257B (es) | 1994-05-02 |
ES2049986T3 (es) | 1994-05-01 |
DK0491835T3 (da) | 1994-04-18 |
KR0154315B1 (ko) | 1998-12-01 |
PT95323A (pt) | 1992-05-29 |
GR900100686A (el) | 1992-01-20 |
EP0491835B1 (en) | 1993-12-08 |
JPH05502409A (ja) | 1993-04-28 |
NO920952D0 (no) | 1992-03-11 |
DE69005118D1 (de) | 1994-01-20 |
GR1002148B (en) | 1996-02-20 |
CA2065845A1 (en) | 1991-03-16 |
WO1991004160A1 (en) | 1991-04-04 |
SE8903049L (sv) | 1991-03-16 |
NO920952L (no) | 1992-03-11 |
AU643236B2 (en) | 1993-11-11 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
PT95323B (pt) | Processo e maquina para ligar macos de papel e capas e as referidas capas | |
KR940007316B1 (ko) | 차 포장용의 이중포장실을 갖는 포장대 제조장치 | |
JP4049392B2 (ja) | 小冊子を製造する方法、装置、および付属品 | |
RU99127349A (ru) | Устройство для наложения питьевых соломинок на упаковочные контейнеры | |
JP3426328B2 (ja) | 有価紙片の計数用の計数ステーション | |
BR8704878A (pt) | Dispositivo para alimentacao de pedacos de papel de estanho em uma maquina empacotadora de cigarros | |
WO1994026535A1 (en) | A method and a device for the manufacture of booklets | |
JP2597074B2 (ja) | 表装スライド収容容器 | |
EP0581394B2 (en) | A machine for the manufacture of booklets | |
PT92470B (pt) | Processo e meios de ensacamento de compressas dobradas | |
KR920022461A (ko) | To-220 반도체 제조기의 리드프레임 자동 공급장치 | |
AU643236C (en) | A method, a machine and a cover for binding sheaves of paper | |
US3215014A (en) | Feeding apparatus for lifts of limp sheets | |
US5402620A (en) | Device and method for closing and laterally sealing plastic film wrapped bundles containing sheets or the like | |
US4070952A (en) | Carton storage, feeding and opening apparatus | |
JPH0130326Y2 (pt) | ||
JP3726298B2 (ja) | ストレッチフィルム包装機 | |
PT100146A (pt) | Processo e aparelho de embalar automaticamente fotofrafias e suporte tipo bolsa transparente | |
US3733774A (en) | Apparatus for packaging stacks of flat articles into packages | |
SU1511172A1 (ru) | Устройство дл упаковки изделий в полимерную пленку | |
US1676112A (en) | Blank-book-making machine | |
CA2152882A1 (en) | Honey frame feeding apparatus | |
JP2847332B2 (ja) | テーピング自動つづら折り収納方法並びにその装置 | |
ES266408U (es) | "dispositivo de alimentacion para maquinas de coser". | |
JPH01209218A (ja) | 豆腐包装容器整列装置 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
BB1A | Laying open of patent application |
Effective date: 19920108 |
|
FG3A | Patent granted, date of granting |
Effective date: 19980327 |
|
MM4A | Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent |
Free format text: MAXIMUM VALIDITY LIMIT REACHED Effective date: 20130327 |