PT100146A - Processo e aparelho de embalar automaticamente fotofrafias e suporte tipo bolsa transparente - Google Patents

Processo e aparelho de embalar automaticamente fotofrafias e suporte tipo bolsa transparente Download PDF

Info

Publication number
PT100146A
PT100146A PT10014692A PT10014692A PT100146A PT 100146 A PT100146 A PT 100146A PT 10014692 A PT10014692 A PT 10014692A PT 10014692 A PT10014692 A PT 10014692A PT 100146 A PT100146 A PT 100146A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
photographs
web
photograph
storage device
carton
Prior art date
Application number
PT10014692A
Other languages
English (en)
Inventor
Gianluigi Costa
Original Assignee
Tecnodia S P L
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from IT91VE000009U external-priority patent/IT225888Y1/it
Priority claimed from ITVE910062A external-priority patent/IT1253444B/it
Application filed by Tecnodia S P L filed Critical Tecnodia S P L
Publication of PT100146A publication Critical patent/PT100146A/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G03PHOTOGRAPHY; CINEMATOGRAPHY; ANALOGOUS TECHNIQUES USING WAVES OTHER THAN OPTICAL WAVES; ELECTROGRAPHY; HOLOGRAPHY
    • G03DAPPARATUS FOR PROCESSING EXPOSED PHOTOGRAPHIC MATERIALS; ACCESSORIES THEREFOR
    • G03D15/00Apparatus for treating processed material
    • G03D15/001Counting; Classifying; Marking
    • GPHYSICS
    • G03PHOTOGRAPHY; CINEMATOGRAPHY; ANALOGOUS TECHNIQUES USING WAVES OTHER THAN OPTICAL WAVES; ELECTROGRAPHY; HOLOGRAPHY
    • G03DAPPARATUS FOR PROCESSING EXPOSED PHOTOGRAPHIC MATERIALS; ACCESSORIES THEREFOR
    • G03D15/00Apparatus for treating processed material
    • G03D15/10Mounting, e.g. of processed material in a frame

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Photographic Processing Devices Using Wet Methods (AREA)
  • Container Filling Or Packaging Operations (AREA)
  • Auxiliary Devices For And Details Of Packaging Control (AREA)

Description

" -V -3- 73 643 701.057
MEMÓRIA DESCRITIVA
Este invento refere-se a um processo para embalar automaticamente fotografias e a um aparelho para implementar o processo.
As fotografias são normalmente enviadas do laboratório fotográfico para o retalhista em envelopes de papel adequados, em que as fotografias são simplesmente agrupadas para formarem um conjunto.
Quando o retalhista entrega as fotografias ao cliente, frequentemente fornece ao cliente um suporte compreendendo bolsas transparentes, nas quais o cliente insere as fotografias individuais, as quais podem portanto ser preservadas sem perigo de danos. Não existe habitualmente qualquer aparelho capaz de inserir automaticamente as fotografias nas bolsas de suporte, sendo, consequentemente, impossível fazer isso num laboratório fotográfico devido ao grande número de fotografias manuseado diariamente. Segue-se, consequentemente, que no seu envio do laboratório para o retalhista e do retalhista para o cliente as fotografias sejam sujeitas ao risco de danos, estando este risco também presente durante a inserção pelo cliente, o qual pode não ser capaz de as manusear com cuidado suficiente.
Um objectivo do invento é proporcionar um aparelho capaz de inserir automaticamente fotografias nas bolsas transparentes de um suporte, pelo que as fotografias podem ser preservadas sem qualquer tempo limite.
Um objectivo adicional do presente invento é proporcionar um aparelho que é capaz de efectuar esta inserção de vários modos, isto é, que permite às fotografias serem inseridas de uma maneira ordenada nas bolsas de suporte independentemente de se o suporte é do tipo concertina, do tipo livro ou tem a forma de folhas múltiplas para um álbum.
73 643 701.057 -4-
Um objectivo adicional do invento é proporcionar um aparelho que combina a considerável segurança com uma alta velocidade de operação, capaz de suportar a velocidade de operação intensa de um laboratório fotográfico.
Todos estes objectivos são conseguidos de acordo com o invento através de um processo para embalar automaticamente fotografias, caracterizado por compreender: separar o conjunto de fotografias, em relação a cada ordem, em dois subconjuntos de fotografias, virar cada fotografia de um subconjunto para cima em relação à fotografia correspondente do outro subconjunto, ligar cada fotografia virada para cima com a correspondente fotografia não virada para formar um par de fotografias, no qual cada superfície contendo a imagem fotográfica fique virada para fora, inserir simultaneamente as duas fotografias de cada par na mesma bolsa de uma banda contínua, formada a partir de duas folhas de material unidas em conjunto ao longo de um bordo, e compreendendo uma pluralidade de linhas de junção transversais equidistantes, definindo uma sucessão de bolsas, avançar a dita banda, após esta inserção, de uma distância igual à distância entre os eixos das bolsas, inserir o par de fotografias seguinte na bolsa seguinte da banda contínua, e cortar transversalmente a bolsa de banda de acordo com o tipo de embalagem requerida para essa ordem.
Para implementar o processo, o invento prevê a utilização de um aparelho caracterizado por compreender: 73 643 701.057
5 uma bobina contínua de uma banda formada por duas folhas sobrepostas juntas em conjunto ao longo de um bordo longitudinal e compreendendo linhas de junção transversais equidistantes definindo bolsas abertas no outro bordo longitudinal da dita banda, e uma pluralidade de marcas de leitura espaçadas entre si de uma distância igual à distância entre os eixos das ditas bolsas, um leitor para as ditas marcas, meios para suportarem a dita bobina e para desenrolarem a dita banda em porções iguais à distância entre os eixos das ditas bolsas, um dispositivo de corte transversal para a dita banda, um dispositivo de armazenagem rotativo com o eixo horizontal, compreendendo uma pluralidade de caixas radiais e rodando em passos angulares, correspondentes à largura de cada caixa, meios para dividirem o conjunto de fotografias de cada ordem em dois subconjuntos e para posicionarem os mesmos em frente destas duas caixas do dispositivo de armazenagem assentando diametralmente no mesmo plano horizontal, um par de insersores, situados numa posição correspondente às ditas caixas horizontais e actuando na fotografia de topo de cada subconjunto para transferir a mesma para a caixa em frente do dispositivo de armazenagem, um órgão de inserção posicionado na caixa horizontal a jusante, relativamente à direcção de rotação do dito dispositivo de armazenagem, e actuando na fotografia contida na dita caixa e na fotografia contida na caixa adjacente, para transferir as mesmas simultaneamente para uma bolsa da dita banda posicionada com as suas extremidades abertas em frente da dita caixa. São descritas adicionalmente duas concretizações do presen- 73 643 701.057 β/: JVl.
-6-
te invento, com referência aos desenhos anexos, nos quais: a fig. 1 é uma vista plana esquemática do aparelho de acordo com o invento; a fig. 2 é uma vista em perspectiva ampliada de um insersor para inserir as fotografias nas caixas do dispositivo de armazenagem rotativo; a fig. 3 é um corte transversal parcial esquemático através do aparelho pela linha III-III da fig. 2; e a fig. 4 é uma concretização adicional na mesma vista que na fig. 1.
Como se pode ver das figuras, o aparelho de acordo com o invento compreende uma estrutura 2, que pode ser dividida idealmente em duas partes, uma relativa à alimentação de uma banda de embalagem 4 e a outra relativa à alimentação das fotografias 6 e à sua inserção nas bolsas 8 da dita banda. A banda 4 é formada a partir de uma folha de material plástico transparente dobrada ao longo da sua linha central longitudinal e compreendendo uma pluralidade de pares de linhas de junção transversais 10, que definem bolsas. As linhas de junção transversais 10 podem consistir, por exemplo, de linhas de soldadura e colagem ao longo das duas metades dobradas da folha de plástico, sendo as bolsas, portanto, fechadas em três lados e abertas no quarto lado, coincidindo este com o bordo da banda oposto ao bordo dobrado. As linhas de junção transversais 10 não se prolongam através de toda a largura da banda, mas terminam a uma certa distância do bordo longitudinal oposto ao bordo dobrado, para definir portanto duas abas livres que podem ser abertas para facilitarem a abertura da bolsa para a inserção das fotografias, como será em seguida evidente. É proporcionada uma marca de leitura 12 entre as duas linhas de junção de cada par. A banda 4 é enrolada para formar uma bobina suportada na estrutura 2 por dois ressaltos 14, que também delimitam uma mesa licns^í
ώ 73 643 701.057 -7- 16 para o avanço da banda, que se desenrola da dita bobina. São proporcionados rolos doidos 18 ao longo da mesa 16, cuja finalidade é manter a banda aderente à mesa, e rolos revestidos com borracha accionados por um motor adequado (não visível nos desenhos) para accionar a banda 4 para a extremidade da mesa 16, em que é proporcionado um dispositivo de corte 22.
Ao longo da mesa de avanço 16 é também proporcionado um leitor 21 para as marcas 12, sendo proporcionado um par de alargadores 23 na proximidade do bordo correspondente às duas abas alargáveis da banda 4 para espaçar as ditas abas entre si durante o estágio de inserção.
Para o lado da mesa de avanço 16 é proporcionada dentro da estrutura 2 uma zona de ordenação das fotografias e introdução das mesmas dentro das bolsas da banda 4. Esta zona compreende um transportador sem-fim 24 para os conjuntos de fotografias 6, consistindo numa sucessão de compartimentos 26, cada um deles essencialmente com a forma de uma bandeja com bordos elevados, que está articulado às bandejas adjacentes e seguro a um par de correntes 28, para o seu movimento paralelo à mesa de avanço 16 da banda de embalagem 4.
As duas correntes 28 prolongam-se entre os carretos de desvio 30, um dos quais está motorizado.
Entre o transportador sem-fim 24 e a mesa de avanço 16 para a banda 4 é proporcionado um dispositivo de armazenagem rotativo indicado em geral por 32. Este compreende um corpo cilíndrico 34 com o diâmetro aproximadamente igual ao comprimento de cada compartimento 26, medido ao longo do eixo longitudinal do transportador 24, e uma pluralidade de aletas 36 que se prolongam radialmente do dito corpo cilíndrico 34 para definirem uma pluralidade de caixas radiais 38. Alternativamente, pode ser proporcionado um dispositivo de armazenagem tendo as suas aletas radiais não suportadas por um corpo cilíndrico mas por uma correia ou corrente sem-fim prolongando-se entre as bobinas de desvio. Em todos os casos, tendo em conta o número máximo de 73 643 701.057
-8- fotografias que constituem cada ordem, o número preferido de caixas radiais é quarenta. O comprimento axial de cada aleta 36 é ligeiramente superior ao comprimento das fotografias 6, enquanto que a largura de cada aleta 36 é precisamente maior do que metade da largura das fotografias 6, de modo que quando uma fotografia está alojada numa caixa correspondente 38, apenas menos do que metade da mesma projecta-se radialmente para fora.
Como o diâmetro do corpo cilíndrico 34 do dispositivo de armazenagem rotativo 32 é igual ao comprimento de cada compartimento 26 como indicado, e o transportador sem-fim 24 tem a sua porção superior rectilínea no plano diametral do dito dispositivo de armazenagem rotativo, quando um compartimento 26 fica em frente do corpo cilíndrico 34, os dois compartimentos adjacentes ficam em frente das duas caixas horizontais diametralmente opostas 387, 387 7 .
Nestes dois compartimentos adjacentes, que em relação ao ciclo de operação do aparelho serão conhecidos como o primeiro compartimento de carga 267 e o segundo compartimento de carga 267 7 , estão fixos na estrutura 2 dois rolos insersores indicados em geral por 407 e 4077. Cada rolo insersor compreende um par de rolos coaxiais revestidos com borracha 427, 4277 perto do dispositivo de armazenagem rotativo 32 e acoplados constantemente a um motor eléctrico, não visível nos desenhos, para a sua rotação. Os rolos 427, 4277 estão montados no mesmo veio 44, no qual os rolos do outro insersor estão montados, de modo que todos os rolos revestidos com borracha podem ser accionados pelo mesmo motor.
Em cada insersor 407 , 407 7 é fixo no veio 44 uma polia 467 , 46", que através de uma correia 487, 4877 transmite rotação a uma segunda polia revestida com borracha 507, 5077 espaçada adicionalmente do dispositivo de armazenagem rotativo 32. Esta segunda polia revestida com borracha 507, 50'7 está montada num braço 527, 527'articulado no veio 44, de modo que o movimento 73 643 701.057 -9-
rotativo é transmitido da polia 46', 46'' para o rolo 50', 50", independentemente da posição angular do braço 52', 52'' em relação ao veio 44. O braço 52', 52" é ligado por uma haste 54', 54" a um electromagneto sobreposto 56', 56", que dependendo se está ou não alimentado, mantém o rolo revestido com borracha 50', 50" quer levantado ou assente no conjunto de fotografias 6 posicionadas no compartimento subjacente 26', 26".
Na posição alinhada com o segundo insersor 40", é proporcionado um empurrador para empurrar as fotografias 6 da caixa 38 do dispositivo de armazenagem rotativo 32 para as bolsas 8 da banda de embalagem 4.
Este empurrador compreende um pino vertical 68 montado num suporte 70, ao qual está fixado um cabo 72 e assenta paralelo ao eixo do dispositivo de armazenagem 32, entre as duas polias 74, 74', uma das quais está motorizada. O pino vertical 68 está seguro ao suporte 70 através de dois rasgos inclinados 82, donde resulta que o pino sofre um ligeiro movimento vertical antes de ser arrastado numa direcção horizontal pelo cabo 72. A inclinação destes rasgos é escolhida, de modo que o movimento do pino para a banda de embalagem é realizada com o pino levantado, enquanto que o movimento oposto para o transportador compartimentado é realizado com o pino abaixado.
Na concretização representada, o aparelho de acordo com o invento compreende também um acessório de ordenação 58 para as fotografias 6, para os requisitos de embalagem particulares que serão descritos em seguida. 0 acessório 58, que é aplicado na estrutura 2 numa posição sobreposta ao transportador sem-fim 24, consiste substancialmente numa bandeja 60 para receber um conjunto de fotografias 6 e um par de rolos revestidos com borracha 62 que rodam constantemente na direcção oposta e que estão montados em braços 64, que permitem aos mesmos entrarem em contacto com a fotografia de topo do conjunto de fotografias contido na bandeja 60 ou ficarem espaçados da mesma.
73 643 701.057 -10- São proporcionadas as gulas 66 em ambos os lados da bandeja 60 para acompanhar as fotografias nos compartimentos subjacentes do transportador sem-fim da maneira em seguida descrita, após terem sido extraídas uma a uma da dita bandeja 60. 0 aparelho de acordo com o presente invento compreende também um microprocessador, que controla todo o ciclo de trabalho e opera os diversos actuadores na base da lógica armazenada e sinais externos recebidos dos vários sensores que em si próprios não fazem parte do invento, mas que são referidos como e quando requerido na seguinte descrição da operação.
Para uma melhor compreensão da operação do aparelho de acordo com o invento serão descritos separadamente os três processos diferentes para se conseguir a embalagem tipo concertina, a embalagem tipo livro e a embalagem na forma de folhas removíveis para álbuns.
Embalagem tipo concertina.
Para se conseguir este tipo de embalagem, que não requer a utilização do acessório de ordenação 58, o operador estabelece em primeiro lugar o modo de operação escolhido através do teclado 76, e em seguida coloca o conjunto de fotografias 6 relativo a cada ordem num compartimento 26 do transportador sem- -fim 24, e utilizando as teclas estabelece o número total de fotografias a serem inseridas na banda de embalagem 4. Este número pode ser lido a partir da etiqueta de preço existente no envelope de processamento, a partir do qual o conjunto de fotografias 6 foi retirado, mas podia também ser lido à máquina utilizando um leitor convencional que não faz parte do invento.
Entretanto, a banda de embalagem 4, cuja parte inicial foi desenrolada da bobina, apresenta um bolsa 8 alinhada com o segundo compartimento 26'· do transportador 24 e com a caixa de frente 38" do dispositivo de armazenagem 32, e tem abas alargadas devido à presença do alargador 23. 0 posicionamento correcto da bolsa 8 é assegurado pelo leitor 21 que lê a marca 12 na
-11- 73 643 701.057 banda.
Neste estado, que pode ser definido como o estado de espera, o rolo revestido com borracha 50', 50'' de ambos os inserso-res 40', 40'' é levantado e o pino vertical 68 do empurrador é abaixado para uma posição retirada da banda 4.
Quando o aparelho é activado, quer pelo operador, quer automaticamente no final do ciclo de embalagem anterior, o compartimento 26 contendo o conjunto das fotografias 6 a serem inseridas é trazido para a posição 26', na qual o insersor 40' assenta. Aqui, um sensor pára o transportador 24 e inicia uma sequência automática, compreendendo a activação do electromagne-to 56', provocando a rotação do rolo revestido com borracha 50' para descer para o conjunto das fotografias 6, a retirada da fotografia de topo do conjunto e a sua transferência para baixo do rolo revestido com borracha 42', o levantamento do rolo revestido com borracha 50' para evitar a retirada da fotografia seguinte, a introdução da fotografia 6 na caixa radial em frente 38' do dispositivo de armazenagem 32 pelos rolos revestidos com borracha 42', o avanço do dito dispositivo de armazenagem de um passo e a nova descida do rolo revestido com borracha 50' para repetir o ciclo na fotografia seguinte, e assim por diante até metade das fotografias que formam o conjunto terem sido transferidas para as sucessivas caixas 38 do dispositivo de armazenagem rotativo 32. Por exemplo, se o conjunto é formado por dezoito fotografias, as primeiras nove, isto é a Ia, 2a, ... e 9a são alojadas em nove caixas do dispositivo de armazenagem rotativo 32.
Ao finalizar este primeiro estágio é alimentado um comando para o transportador 24 para provocar que o mesmo avance de duas posições, de modo que o compartimento contendo as fotografias restantes 6 dessa ordem assuma a posição 26", e ao mesmo tempo é alimentado um comando para o dispositivo de armazenagem rotativo 32 para lhe provocar o avanço de um ângulo igual ao complemento de 180” em relação à Ia fotografia, de modo que na finalização desta rotação complementar a caixa livre imediata- 73 643 701.057 /?!
Ú d&'\ -12- mente anterior à ocupada pela Ia fotografia, esteja numa posição voltada para o compartimento 267 7 . A Ia fotografia que tenha sofrido uma rotação de 180° encontra-se agora ela própria virada para cima em relação à sua posição original, isto é, em relação às fotografias que ainda estão contidas no compartimento 2677.
Neste ponto o segundo insersor 4077 é obrigado a iniciar uma nova sequência automática, compreendendo a descida do rolo revestido com borracha 5077 para o conjunto das fotografias para retirar a 10a fotografia, a sua introdução abaixo dos rolos revestidos com borracha 4277, o levantamento do rolo revestido com borracha 5077, a introdução da 10a fotografia na caixa radial 3877 adjacente à ocupada pela Ia fotografia (virada para cima) e a 10a fotografia dentro da bolsa em frente 8 da dita banda 4, a descida do pino 68, o seu curso de retorno para a posição inicial, o avanço da banda de embalagem de um passo, a descida do rolo revestido com borracha 5077 para introduzir a 11a fotografia dentro da caixa radial que tenha acabado de ser liberta da Ia fotografia, e a continuação da sequência automática acima descrita, que conduz à introdução da 2a fotografia (virada para cima) e a 11a fotografia na bolsa seguinte 8 da banda 4.
Durante este estágio, qualquer arqueamento das fotografias pode ser ultrapassado pela presença do rolo longitudinal 78 que provoca que as duas fotografias adiram à superfície ao longo da qual as mesmas avançam para a bolsa em frente 8.
Na finalização do ciclo de embalagem, isto é, após a 9a fotografia (virada para cima) e a 18a fotografia terem sido inseridas na nona bolsa da banda 4, o dispositivo de operação lógico, que já tem conhecimento do número de fotografias total a serem embaladas, obriga a banda 4 a avançar livremente para o dispositivo de corte 22, o qual separa esta porção de banda embalada da parte remanescente da banda a ser embalada.
Portanto, na finalização do ciclo de embalagem é obtida uma porção de banda 4, na qual a primeira bolsa é ocupada pela Ia e -13- 73 643 701.057 10a fotografias, a segunda pela 2a e 11a fotografias e assim por diante, até à nona que é ocupada pela 9a e 18a fotografias. As duas fotografias ficam mutuamente invertidas, isto é, ambas as imagens fotográficas ficam viradas para fora e ficam portanto visíveis através das paredes laterais da bolsa correspondente, e ficam adicionalmente dispostas de modo que após o visionamento das fotografias de um lado da porção de banda contínua 4, é apenas necessário voltar a banda em volta para ver do outro lado. Com esta finalidade, se for impressa uma seta 80 nas abas livres das bolsas 8 para indicar a direcção de desenrolamento da banda da bobina, esta mesma seta indica a direcção em que as bolsas têm de ser rodadas em volta para se ver as fotografias na sequência na qual elas foram tiradas.
Dever-se-á também notar que o aparelho do invento foi descrito com referência a uma sequência de operação, na qual por razões de simplicidade foi assumido que os vários estágios se seguem uns aos outros; na realidade, no entanto, a sequência de operação pode compreender estágios sobrepostos para reduzir o tempo médio para cada ciclo de embalagem. Por exemplo, durante a inserção dos pares de fotografias nas bolsas da banda, o dispositivo de armazenagem rotativo pode ser localizado com as fotografias pertencendo a outra ordem, e adicionalmente a banda 4 pode ser avançada simultaneamente com o curso de retorno do pino 68 e a transferência de uma fotografia do compartimento 26’’ para a caixa radial subjacente 38'7 do dispositivo de armazenagem rotativo 32.
Embalagem tipo livro.
Para obter este tipo de embalagem, tem de ser utilizado o acessório de ordenação 58, sendo este posicionado acima do transportador 24. 0 operador coloca o conjunto de fotografias a serem embaladas como um livro na bandeja 60 do ordenador 58 e utiliza o teclado para estabelecer o número total de fotografias a serem manuseadas, como no caso anterior.
No inicio do ciclo de embalagem, os dois rolos revestidos 73 643 701.057
-14- com borracha 62 são alternativamente obrigados a descer para o conjunto de fotografias, para retirá-las uma a uma e colocá-las nos dois compartimentos 26 do transportador sem-fim 24, ficando espaçadas entre si por um compartimento. 0 transportador sem-fim 24 é então feito avançar até que o compartimento contendo as fotografias ímpares atinja a posição 26'' e o compartimento contendo as fotografias pares atinja a posição 25'. Neste ponto o transportador 24 é detido e são efectuados os estágios seguintes em sequência automática.
Descida do rolo revestido com borracha 50' do primeiro insersor 40' para a transferência da 2a fotografia para a caixa radial em frente 38' do dispositivo de armazenagem rotativo 32 da maneira acima referida, a rotação do dispositivo de armazenagem rotativo de 180° até a primeira caixa livre anterior à caixa ocupada pela 2a fotografia estar em frente do compartimento 26", a descida do rolo revestido com borracha 50" do segundo insersor 40'' para transferir a Ia fotografia para a dita caixa livre, a operação do empurrador para transferir simultaneamente as Ia e 2a (virada para cima) fotografias para a bolsa em frente 8 da banda 4, o avanço da banda, a operação do dispositivo de corte 2 para a separação das várias bolsas 8 e assim por diante. De novo neste caso os estágios de operação podem ser sobrepostos para reduzir o tempo médio para cada tipo de embalagem.
Em todos os casos, na finalização do ciclo de embalagem, é obtida uma pluralidade de bolsas separadas 8, que podem ser todas juntas em conjunto ao longo de um bordo transversal para se obter um livro, no qual as várias bolsas podem ser viradas uma a uma para permitirem às fotografias 6 serem vistas na ordem, na qual as mesmas foram tiradas.
Dever-se-á notar que neste exemplo descrito, como representado nos desenhos, as fotografias ficam viradas para cima em torno do seu eixo paralelo ao lado maior, sendo as fotografias inseridas nas bolsas da banda contínua paralelas a este lado maior. 0 resultado é que a banda contínua é disposta com o seu eixo longitudinal perpendicular ao eixo, em torno do qual foram 73 643 701.057 -15-
viradas as fotografias, requerendo a formação da embalagem de livro que as várias bolsas sejam juntas em conjunto ao longo de um lado maior, isto é, ao longo de um lado perpendicular ao eixo de banda longitudinal para corrigir o visionamento das fotografias. São possíveis outras concretizações do aparelho de acordo com o invento, em particular aquelas em que as fotografias podem ser viradas para cima em torno de um eixo paralelo a um lado menor em vez de um lado maior, e/ou em que a banda formada com bolsas tem o seu eixo longitudinal paralelo ao lado maior em vez do lado menor das bolsas, e/ou a banda formada com bolsas tem o seu eixo longitudinal paralelo em vez de perpendicular- ao eixo de virar para cima da bolsa. Neste último caso, o empurrador 68 para empurrar os pares de fotografias para as bolsas deve-se mover na perpendicular em vez de paralelamente ao dito eixo de virar para cima.
Embalagem como folhas para álbuns.
Para obter este tipo de embalagem tem de ser utilizado o acessório de ordenação 58, colocando o operador o conjunto de fotografias a ser embalado na sua bandeja 60 com a imagem virada para baixo e, pelo menos, a última fotografia no fundo. Ele inicia então o ciclo de embalagem estabelecendo no teclado o número total de fotografias a ser manuseadas e o número de bolsas que cada folha de álbum tem de conter.
No primeiro estágio do ciclo de embalagem, o ordenador 58 divide o conjunto das fotografias 6 em dois subconjuntos, nos quais grupos de N fotografias são alternativamente depositados, em que N é o número de bolsas de cada folha. Na prática, os dois rolos extractores 62 são obrigados alternativamente a descerem N vezes para o conjunto das fotografias, para transferirem o primeiro grupo de N fotografias para o compartimento esquerdo subjacente 26 do transportador sem-fim 24, um segundo grupo de N fotografias para o compartimento direito subjacente, um terceiro grupo de N fotografias para o compartimento esquerdo e assim por
73 643 701.057 -16-diante, até o conjunto ter sido consumido. O extractor é então avançado até os dois compartimentos 26 com os subconjuntos de fotografias serem posicionados em frente do dispositivo de armazenagem rotativo 32, nas posições 26' e 26".
Os dois subconjuntos são então tratados de acordo com o já descrito processo de embalagem de concertina, mas com as seguintes diferenças: o dispositivo de corte actuado para cortar periodicamente a banda de bolsas em porções de N bolsas, que formam as folhas de álbum; o sistema lógico, que já tenha memorizado o número de fotografias a serem manuseadas e que tem conhecimento que um múltiplo m das 2N fotografias será alojado em m folhas completamente cheias, enquanto que as restantes fotografias serão alojadas numa outra folha apenas parcialmente cheia, faz com que este número residual de fotografias a ser inserido nas bolsas iniciais da banda contínua, e depois avança a banda para obter a primeira folha, mesmo se esta estiver apenas parcialmente cheia.
Esta folha não completamente cheia requererá posicionamento manual subsequente das fotografias nas diversas bolsas, mas isto representa apenas um ligeiro inconveniente, porque este tipo de preservação de fotografias é geralmente utilizado para fotografias que tenham sido anteriormente sujeitas a selecção, com a rejeição de algumas delas, de modo que o seu manuseamento é em qualquer caso inevitável.
Na concretização representada esquematicamente na fig. 4, os princípios básicos do presente invento permanecem inalterados, apesar do transportador sem-fim ser substituído pelo orde-nador de fotografias 58, que está necessariamente presente e alimenta duas bandejas 80', 80", que ficam em frente das duas caixas horizontais 38', 38" do dispositivo de armazenagem rotativo 32 e estão munidas com dois insersores de rolo 40', 40". Aqui, o eixo de rotação do dispositivo de armazenagem 32 e 73 643 701.057
-17- portanto o eixo de viragem para cima das fotografias 6 fica paralelo ao lado menor das fotografias, sendo as fotografias inseridas nas bolsas 8 da banda 4 na direcção perpendicular ao seu eixo longitudinal. Por esta razão, o insersor 68, que alimenta as fotografias 6 a partir das caixas do dispositivo de armazenagem rotativo 32 para a bolsa em frente 8 da banda 4, move-se perpendicularmente ao eixo do dito dispositivo de armazenagem rotativo, estando o seu cabo de accionamento 72 indicado esquematicamente pela linha a tracejado da fig. 4.
Nesta concretização, as caixas 8 são fechadas no lado oposto ao lado de inserção da fotografia, de modo que a parede de fecho forme também uma espera para deter as fotografias numa posição projectando-se das respectivas caixas e actue como guia para as mesmas, durante a sua inserção nas bolsas da banda 4. É evidente do atrás mencionado que o processo para embalar fotografias e o aparelho para implementar o mesmo são particularmente vantajosos e em particular: permitem que a embalagem seja obtida automaticamente com elevadas velocidades de produção (mais do que 1 500 fotografias/hora), reduzem substancialmente o custo da embalagem tipo livro convencional, oferecem uma vantagem considerável ao cliente, o qual tem a possibilidade de ver as fotografias logo que as recebe do retalhista, eliminam qualquer risco de danos nas fotografias, respeitam a sequência na qual as fotografias foram tiradas, o que sendo, aliás, uma vantagem para o cliente, é também vantajoso para o técnico do laboratório fotográfico, o qual pode executar mais facilmente o controlo de qualidade das fotografias e identificar mais facilmente os negativos que têm de ser reve- 73 643 701.057 -18- lados de novo

Claims (35)

  1. 73 643 701.057 -19- REIVINDICACÕES 1 - Processo de embalar automaticamente fotografias, carácter izado por compreender: separar o conjunto de fotografias (6), em relação a cada ordem, em dois subconjuntos de fotografias, virar cada fotografia (6) de um subconjunto para cima em relação à fotografia correspondente do outro subconjunto, ligar cada fotografia virada para cima com a correspondente fotografia não virada para formar um par de fotografias, no qual cada superfície contendo a imagem fotográfica fique virada para fora, inserir simultaneamente as duas fotografias de cada par na mesma bolsa (8) de uma banda contínua (4), formada a partir de duas folhas de material unidas em conjunto ao longo de um bordo, e compreendendo uma pluralidade de linhas de junção transversais equidistantes (10), definindo uma sucessão de bolsas, avançar a dita banda (4), após esta inserção, de uma distância igual à distância entre os eixos das bolsas, inserir o par de fotografias (6) seguinte na bolsa seguinte (8) da banda contínua (4), e cortar transversalmente a bolsa de banda de acordo com o tipo de embalagem requerida para essa ordem.
  2. 2 - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a primeira metade do conjunto de fotografias (6) ser carregado num órgão de viragem de fotografias para cima (32) e a outra metade ser transferida para a saída do dito órgão de viragem de fotografias para cima para a ligação de cada fotografia virada para cima com uma fotografia não virada.
    73 643 701.057
  3. 3 - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se dividir inicialmente um conjunto de fotografias (6) em dois subconjuntos, um contendo as fotografias ímpares e um contendo as fotografias pares, posicionar depois um dos dois subconjuntos na entrada do órgão de viragem de fotografias para cima, ligar depois cada fotografia não virada com a correspondente fotografia virada para cima, depois inserir o par de fotografias resultante na mesma bolsa (8) da banda contínua (4) e cortar a dita banda para separar individualmente as bolsas assim enchidas.
  4. 4 - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender os passos de: dividir inicialmente o conjunto de fotografias (6) em dois subconjuntos, nos quais os grupos formados a partir de um número predeterminado de fotografias são depositados alternadamente, posicionar um dos subconjuntos na entrada do órgão de viragem de fotografias para cima (32) e o outro subconjunto na saída do dito do órgão de viragem de fotografias para cima, ligar cada fotografia virada para cima com a correspondente fotografia não virada, inserir os vários pares de fotografias obtidos desta maneira nas sucessivas bolsas (8) da banda contínua (4), e cortar a dita banda em porções compreendendo cada N fotografias.
  5. 5 - Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por compreender a colocação de cada conjunto de fotografias (6) num compartimento (26) de um transportador compartimentado e depois actuar o dito transportador para posicionar o dito compartimento em primeiro lugar na entrada do órgão de viragem de fotografias para cima (32), para carregar a primeira metade do conjunto de fotografias no mesmo, e depois posicionar o dito compartimento na saída do dito órgão de viragem de fotografias para cima para ligar a fotografia virada para cima da primeira 73 643 701.057
    -21-
    metade do conjunto de fotografias com a correspondente fotogra fia não virada da segunda metade do conjunto de fotografias.
  6. 6 - Processo de acordo com a reivindicação 3 ou 4, caracte-rizado por se dividir inicialmente o conjunto de fotografias em dois subconjuntos, que são colocados em dois compartimentos separados de um transportador compartimentado (24) e depois actuar o dito transportador para posicionar o compartimento contendo um subconjunto na entrada do órgão de viragem de fotografias para cima, e o compartimento contendo o outro subconjunto na saída do dito órgão de viragem de fotografias para cima.
  7. 7 - Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por compreender: inserir as fotografias da primeira metade do conjunto de fotografias em caixas radiais adjacentes separadas de um dispositivo de armazenagem rotativo (32), rodar o dito dispositivo de armazenagem rotativo para posicionar a caixa livre adjacente à caixa ocupada pela primeira fotografia numa posição adequada para receber a primeira fotografia da segunda metade do conjunto que entretanto foi posicionado na saída do dito dispositivo de armazenagem, inserir as duas fotografias alojadas em duas caixas adjacentes do dito dispositivo de armazenagem na mesma bolsa (8) da banda contínua (4), avançar o dito dispositivo de armazenagem de um passo, para posicionar a caixa livre da fotografia na primeira metade de conjunto numa posição adequada para receber a segunda fotografia da segunda metade do conjunto, inserir depois as duas correspondentes fotografias das metades de conjunto na próxima bolsa da banda contínua, que entretanto foi avançada de tom passo, e 73 643 701.057
    -22- repetir estas operações para todas as fotografias das duas metades de conjunto.
  8. 8 - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender a viragem para cima das fotografias de um subconjunto em torno do eixo paralelo ao lado maior das fotografias.
  9. 9 - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender a viragem para cima das fotografias de um subconjunto em torno do eixo paralelo ao lado menor das fotografias.
  10. 10 - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender a inserção dos pares sucessivos de fotografias nas correspondentes bolsas (8) da banda contínua (4), avançando-as em paralelo ao lado maior das fotografias.
  11. 11 - Processo de acordo com a reivindicação lf caracterizado por compreender a inserção dos pares sucessivos de fotografias nas correspondentes bolsas (8) da banda contínua (4), avançando-as em paralelo ao lado menor das fotografias.
  12. 12 - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender a inserção das duas fotografias de cada par na bolsa correspondente (8) da banda contínua (4) empurrando simultaneamente as ditas fotografias no bordo oposto ao pelo qual as mesmas são inseridas na dita bolsa.
  13. 13 - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por durante a inserção das duas fotografias de cada par na bolsa correspondente da banda contínua os bordos correspondentes das duas fotografias serem forçados em conjunto.
  14. 14 - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender o avanço da banda contínua (4) munida com bolsas (8) numa direcção perpendicular ao eixo de viragem para cima das fotografias de um subconjunto.
    73 643 701.057 -23
  15. 15 - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracteriza-do por compreender o avanço da banda contínua (4) munida com bolsas (8) numa direcção paralela ao eixo de viragem para cima das fotografias de um subconjunto.
  16. 16 - Aparelho para implementar o processo de acordo com as reivindicações 1 a 14, caracterizado por compreender: uma bobina contínua de uma banda (4) formada por duas folhas sobrepostas juntas em conjunto ao longo de um bordo longitudinal e compreendendo linhas de junção transversais equidistantes (10) definindo bolsas (8) abertas no outro bordo longitudinal da dita banda, e uma pluralidade de marcas de leitura (12) espaçadas entre si de uma distância igual à distância entre os eixos das ditas bolsas, um leitor (21) para as ditas marcas, meios (16, 14) para suportarem a dita bobina e para desenrolarem a dita banda em porções iguais à distância entre os eixos das ditas bolsas, um dispositivo de corte transversal (22) para a dita banda, um dispositivo de armazenagem rotativo (32) com o eixo horizontal, compreendendo uma pluralidade de caixas radiais (38) e rodando em passos angulares, correspondentes à largura de cada caixa, meios (24, 58) para dividirem o conjunto de fotografias de cada ordem em dois subconjuntos e para posicionarem os mesmos em frente destas duas caixas (26*, 26**) do dispositivo de armazenagem assentando diametralmente no mesmo plano horizontal, um par de insersores (40', 4050*, 50**), situados numa posição correspondente às ditas caixas horizontais (26*, 26*') e actuando na fotografia de topo de cada subconjunto para transferir a mesma para a caixa em frente do dispositivo de armazenagem, 73 643 701.057 -24-
    um órgão de inserção (68) posicionado na caixa horizontal a jusante, relativamente à direcção de rotação do dito dispositivo de armazenagem, e actuando na fotografia contida na dita caixa e na fotografia contida na caixa adjacente, para transferir as mesmas simultaneamente para uma bolsa (8) da dita banda (4) posicionada com as suas extremidades abertas em frente da dita caixa.
  17. 17 - Aparelho de acordo com a reivindicação 16, caracteri-zado por a bobina contínua compreender pares de linhas de junção transversais (10), estando o dispositivo de corte (22) posicionado para efectuar um corte transversal entre duas linhas dos ditos pares.
  18. 18 - Aparelho de acordo com a reivindicação 16, caracteri-zado por as linhas de junção transversais (10) terem um comprimento inferior à altura da banda contínua e terminarem numa posição retirada do seu bordo longitudinal livre.
  19. 19 - Aparelho de acordo com a reivindicação 16, caracteri-zado por as duas folhas, a partir das quais é formada a banda contínua, terem alturas diferentes.
  20. 20 - Aparelho de acordo com a reivindicação 17, caracteri-zado por as marcas de leitura (12) estarem posicionadas entre as duas linhas de junção transversais (10) de cada par.
  21. 21 - Aparelho de acordo com a reivindicação 16, caracteri-zado por a banda contínua conter uma pluralidade de setas impressas (80) em regiões não obscurecidas pela presença das fotografias, para indicar a direcção de desenrolamento da banda da bobina.
  22. 22 - Aparelho de acordo com a reivindicação 16, caracteri-zado por o eixo de rotação do dispositivo de armazenagem rotativo (32) estar perpendicular ao eixo longitudinal da banda contínua (4).
    73 643 701.057
  23. 23 - Aparelho de acordo com a reivindicação 16, caracteri-zado por o eixo de rotação do dispositivo de armazenagem rotativo (32) estar paralelo ao eixo longitudinal da banda contínua (4).
  24. 24 - Aparelho de acordo com a reivindicação 16, caracteri-zado por compreender entre a banda contínua (4) e o dispositivo de armazenagem rotativo (32), numa posição correspondente à sua caixa horizontal a montante, um par de alargadores (23) para os bordos livres de cada bolsa (8) da dita banda.
  25. 25 - Aparelho de acordo com a reivindicação 16, caracteri-zado por cada insersor (40', 4077) compreender um primeiro rolo (507 , 507 7 ) para retirar a fotografia de topo de cada subconjunto e, pelo menos, um par de segundos rolos (427, 4277) para recepção da fotografia retirada pelo primeiro rolo e para a transferir para a caixa radial em frente do dispositivo de armazenagem rotativo.
  26. 26 - Aparelho de acordo com a reivindicação 25, caracteri-zado por os rolos de cada insersor (407, 4077) estarem ligados constantemente a um órgão para a sua rotação, estando o único rolo (507 , 507 7 ) que retira a fotografia de topo de cada subconjunto montado num suporte (547, 5477) móvel entre uma posição inferior, na qual o dito rolo fica em contacto com o subconjunto subjacente e uma posição superior sem contacto.
  27. 27 - Aparelho de acordo com a reivindicação 16, caracteri-zado por compreender um transportador sem-fim (24), compreendendo compartimentos (26, 267, 2677), nos quais são colocados os subconjuntos de fotografias, sendo a dimensão do dispositivo de armazenagem rotativo tal que, quando vim compartimento (267) fica em frente da caixa a montante do mesmo, um outro compartimento (267 7 ) fica em frente da caixa horizontal a jusante do mesmo.
  28. 28 - Aparelho de acordo com a reivindicação 16, caracteri-zado por compreender um órgão de pré-ordenação de fotografias (58), compreendendo uma bandeja (60) para receber o conjunto de 73 643
    701.057
    -26- fotografias de uma dada ordem, e um par de rolos de retirada (62) montados em suportes (64) que podem ser accionados para baixarem os rolos relativos para o conjunto das fotografias para retirar a fotografia de topo e transferir a mesma para o exterior para a dita bandeja para uma posição que é diferente para os dois rolos, sendo a sequência em que estes suportes são accionados determinada pelo tipo escolhido de embalagem.
  29. 29 - Aparelho de acordo com a reivindicação 27, caracteri-zado por os dois insersores (40', 40a·) estarem situados numa posição sobrejacente ao transportador compartimentado (24), em correspondência com as duas caixas horizontais do dispositivo de armazenagem rotativo.
  30. 30 - Aparelho de acordo com a reivindicação 28, caracteri-zado por os dois insersores estarem situados nas duas saídas do pré-ordenador de fotografias.
  31. 31 - Aparelho de acordo com a reivindicação 16, caracteri-zado por cada caixa radial (38) do dispositivo de armazenagem rotativo (32) ter, pelo menos, uma dimensão inferior à correspondente dimensão das fotografias (6), consistindo o órgão de inserção para inserir os pares de fotografias (6) nas bolsas de banda de um empurrador (68), que actua na porção de fotografia que se projecta da respectiva caixa radial.
  32. 32 - Aparelho de acordo com a reivindicação 31, caracteri-zado por o empurrador de fotografias consistir num pino substancialmente vertical (68) móvel paralelamente ao bordo de caixa horizontal adjacente e interferindo com a porção de fotografia projectando-se contida na dita caixa e com a porção de fotografia contida na caixa adjacente.
  33. 33 - Aparelho de acordo com a reivindicação 32, caracteri-zado por o órgão de inserção consistir num pino vertical fixo, através de um suporte (70), a um cabo horizontal (72) para mover o dito pino, compreendendo o dito suporte um rasgo inclinado, que provoca que o dito pino se eleve axialmente antes de ser -27- 73 643 701.057 movido horizontalmente para a bolsa (8) da banda (4) e para descer antes de ser movida horizontalmente na direcção oposta.
  34. 34 - Aparelho de acordo com a reivindicação 31/ caracteri-zado por compreender um par de rolos de contra-rotação, actuando na porção de fotografia (6), projectando-se das duas caixas adjacentes (38) do dispositivo de armazenagem rotativo (32) para trazer os bordos em conjunto antes de serem simultaneamente inseridas na bolsa (8) da banda (4).
  35. 35 - Suporte tipo bolsa transparente para fotografias, ca-racterizado por consistir em duas faixas sobrepostas, compreendendo uma pluralidade de pares equidistantes de soldaduras transversais (10), tendo as suas extremidades espaçadas dos bordos longitudinais das faixas e definindo uma sucessão de bolsas (8) para a recepção das ditas fotografias (6), sendo proporcionada uma marca de leitura (12) dentro da porção de faixa limitada pelas duas soldaduras de cada par. Lisboa, htv 1992 Por TECNODIA S.p.A
PT10014692A 1991-02-21 1992-02-20 Processo e aparelho de embalar automaticamente fotofrafias e suporte tipo bolsa transparente PT100146A (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT91VE000009U IT225888Y1 (it) 1991-02-21 1991-02-21 Confezione a tasche trasparenti per stampe fotografiche
ITVE910062A IT1253444B (it) 1991-11-22 1991-11-22 Metodo per il confezionamento automatico di stampe fotografiche ed apparecchiature per attuare il metodo

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT100146A true PT100146A (pt) 1994-04-29

Family

ID=26332564

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT10014692A PT100146A (pt) 1991-02-21 1992-02-20 Processo e aparelho de embalar automaticamente fotofrafias e suporte tipo bolsa transparente

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP0572459A1 (pt)
JP (1) JPH06504632A (pt)
AU (1) AU1239492A (pt)
CA (1) CA2101936A1 (pt)
IE (1) IE920544A1 (pt)
PT (1) PT100146A (pt)
WO (1) WO1992015044A2 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
IT1297239B1 (it) * 1996-09-27 1999-08-09 Siral Srl Imbustatrice automatica di foto stampe e simili
US7016059B1 (en) * 1999-08-31 2006-03-21 Shutterfly, Inc. Printing images in an optimized manner
DE10058489A1 (de) * 2000-11-24 2002-05-29 Eastman Kodak Co Vorrichtung zum Verpacken fotografischer Bilder

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE2553612C3 (de) * 1975-11-28 1982-02-18 Agfa-Gevaert Ag, 5090 Leverkusen Verfahren und Vorrichtung zum Eintaschen von Filmabschnitten
DE3668505D1 (de) * 1985-11-11 1990-03-01 Tecnodia Spa Diabehaelter und verfahren zum automatischen einfuehren der dias in den behaelter.
DE3627955A1 (de) * 1986-08-18 1988-03-03 Johannes Loersch Archivierbare aufbewahrungstasche fuer filmmaterial sowie eintaschvorrichtung hierzu
ZA881017B (en) * 1987-02-26 1988-08-11 Hyman Goldberg Dr Photograph assembly arrangement
IT1220179B (it) * 1987-11-06 1990-06-06 Photo Eng Int Dispositivo per introdurre automaticamente pacchetti di negativi fotografici e di stampe in buste a tasche

Also Published As

Publication number Publication date
JPH06504632A (ja) 1994-05-26
EP0572459A1 (en) 1993-12-08
WO1992015044A3 (en) 1993-01-21
IE920544A1 (en) 1992-08-26
AU1239492A (en) 1992-09-15
CA2101936A1 (en) 1992-08-22
WO1992015044A2 (en) 1992-09-03

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US3924386A (en) Machine for packaging rod-shaped articles
US4679379A (en) Automatic bundling machine
ES2334833T3 (es) Procedimiento y maquina para empaquetar grupos de productos ordenados en una o mas capas.
US4548018A (en) Apparatus for horizontally forming, filling and sealing film pouch material
BRPI0617733B1 (pt) Método e máquina para embalar grupos de produtos ou produtos possuindo formato prismático com base quadrada ou retangular
EP0798245A2 (en) A cassette containing booklet covers and a method for filling the same
US1417591A (en) Means for wrapping and packing articles
PT100146A (pt) Processo e aparelho de embalar automaticamente fotofrafias e suporte tipo bolsa transparente
JP2597074B2 (ja) 表装スライド収容容器
US4748799A (en) Sleeving system
KR102294935B1 (ko) 다열 제함기
US3094826A (en) Packaging machine
JP3280007B2 (ja) 商品自動包装用装置
US3528211A (en) Method and apparatus for automatically packing confections
EP0516602A1 (en) Procedure and apparatus for wrapping goods
JPS61190408A (ja) 包装機におけるフイルム折り込み制御装置
US3393494A (en) Packaging machine
US2232186A (en) Method of and apparatus for packaging material
US3846960A (en) Strip material packing apparatus
SU982977A1 (ru) Устройство дл упаковки мотков проволоки
JP2023173261A (ja) シュリンク包装物品
EP0832759A2 (en) Automatic filing device for photos, prints and similar materials
IT9084145A1 (it) Apparecchiatura imbustatrice automatica, particolarmente per laboratori fotografici
ITVI990208A1 (it) Macchina imbustatrice automatica per articoli laminari, in particolarefotografie ed oggetti similari.
JPH09254914A (ja) 包装装置

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19930928

FC3A Refusal

Effective date: 19990217