PT94841A - Processo para o tratamento de peles - Google Patents

Processo para o tratamento de peles Download PDF

Info

Publication number
PT94841A
PT94841A PT94841A PT9484190A PT94841A PT 94841 A PT94841 A PT 94841A PT 94841 A PT94841 A PT 94841A PT 9484190 A PT9484190 A PT 9484190A PT 94841 A PT94841 A PT 94841A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
lanthanum
treatment
skins
skin
process according
Prior art date
Application number
PT94841A
Other languages
English (en)
Inventor
Jacques Lemaire
Gerard Gavend
Bernard Vulliermet
Original Assignee
Rhone Poulenc Chim Base
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Rhone Poulenc Chim Base filed Critical Rhone Poulenc Chim Base
Publication of PT94841A publication Critical patent/PT94841A/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C14SKINS; HIDES; PELTS; LEATHER
    • C14CCHEMICAL TREATMENT OF HIDES, SKINS OR LEATHER, e.g. TANNING, IMPREGNATING, FINISHING; APPARATUS THEREFOR; COMPOSITIONS FOR TANNING
    • C14C9/00Impregnating leather for preserving, waterproofing, making resistant to heat or similar purposes
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C14SKINS; HIDES; PELTS; LEATHER
    • C14CCHEMICAL TREATMENT OF HIDES, SKINS OR LEATHER, e.g. TANNING, IMPREGNATING, FINISHING; APPARATUS THEREFOR; COMPOSITIONS FOR TANNING
    • C14C1/00Chemical treatment prior to tanning
    • C14C1/02Curing raw hides
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C14SKINS; HIDES; PELTS; LEATHER
    • C14CCHEMICAL TREATMENT OF HIDES, SKINS OR LEATHER, e.g. TANNING, IMPREGNATING, FINISHING; APPARATUS THEREFOR; COMPOSITIONS FOR TANNING
    • C14C1/00Chemical treatment prior to tanning
    • C14C1/08Deliming; Bating; Pickling; Degreasing

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Treatment And Processing Of Natural Fur Or Leather (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)
  • Polishing Bodies And Polishing Tools (AREA)
  • Disintegrating Or Milling (AREA)
  • Stringed Musical Instruments (AREA)
  • Treatments Of Macromolecular Shaped Articles (AREA)
  • Pinball Game Machines (AREA)
  • Adornments (AREA)
  • Superconductors And Manufacturing Methods Therefor (AREA)
  • Crystals, And After-Treatments Of Crystals (AREA)
  • Silver Salt Photography Or Processing Solution Therefor (AREA)
  • Vehicle Interior And Exterior Ornaments, Soundproofing, And Insulation (AREA)
  • Gloves (AREA)
  • Glass Compositions (AREA)
  • Ink Jet Recording Methods And Recording Media Thereof (AREA)
  • Treatment Of Fiber Materials (AREA)
  • Chemical And Physical Treatments For Wood And The Like (AREA)
  • Laminated Bodies (AREA)
  • Materials For Medical Uses (AREA)

Description

HHONE-POTJLE*C CHIMIE "PROCESSO PARÁ. O TRATAMENTO DE PELES" A presente invenção diz respeito a um processo para o tratamento de peles e ks peles assim tratadas.
Refere-se mais particularmente a um tratamento que per mite assegurar uma melhor conservação destas do ponto de vista biológico, nomeadamente no decurso do processo de elaboração destas antes ou depois do seu curtimento.
Aactualmente, as peles são geralmente comercializadas sob diferentes formas: » no estado bruto (salgado, em salmoura, salgado-seco e fresco, etc.); - no estado de tratado·:-com ácido .(tratamento com uma solução de ácido forte na presença de sal); - no estado prá-curtido reversível /fB.S.H. ou B.3.S., branco hámido (ttwet white") , branco seco ("dry white"), por exemploJ\ - no estado curtido (por exemple, por tratamento cem crómio); - no estado semi-trabalhado ^chamado, manchado ("stain")_7j ou no estado acabado.
Estas peles são muitas vezes transportadas ou armazena das em locais não adaptados para a sua conservação, "omeadamen te as condições de humidade e de salubridade que são propícias para o desenvolvimento'de uma contaminação bacteriana e/ou fún gica das peles. As diferentes soluções de tratamento utilizn das em cada fase da elaboração de uma pele podem possuir uma acção antibacteriana ou antifungica. ¥0 entanto, esta não é suficiente para garantir uma protecção suficiente.
Para isso, já foi proposto utilizar produtos ou composi ções que compreendem compostos com acção antifángica cu antibaç teriana como, por exemplo, cs triclorofenóis ou pentaclorofe-nóis, para-metacresol, orto-fenil-fenol e os seus sais de sódio, os derivados de benzotriazol (por exemplo, o TCMTB), as isotia-zoloras, os sais metálicos tais como os sais de zinco ou de cobre. Estes produtos específicos possuem inconvenientes porque em geral são dificilmente elimináveis. Assim, se as peles forem tratadas com esses produtos antes ou durante as operações de lavagem, estes estão presentes nos resíduos recuperados oc decurso da elaboração da pele, por exemplo, a descamagem.
Estes resíduos poluídos não podem ser recuperados, nomeadamente na fabricação de colagánio.
Por outro lado, estes produtos específicos encontram--se nas águas residuais de tratamento das peles que provocam uma poluição do meie ambiente não aceitável. Estes produtos podem igualmente ter um efeito tóxico para os processos de tra tamento das águas residuais (tratamento biológico) utilizados nas estações de depuração das águas.
Alám disso, estes produtos podem ser igualmente preju diciais na elaboração das peles depois do curtimento, por exem pio. A invenção tem n0meadamente como objectivo remediar 3 3
estes inconvenientes propondo um processo para o tratamento das peles, para as preservar dos ataques por fungos ou bactérias, susceptível de ser aplicado em todas as fases ou operações do processo de elaboração de uma pele.
Para esse efeito,a invenção propõe um processo de tratamento das peles para as preservar dos ataques por fungos e/ou bactérias que consiste em tratar aquelas com um banho de trata- i mento que-compreende pelo menos um sal de lantânio ou de cário.
Como sais de lantânio ou de cário, entende-se qualquer sal solével na água como, por exemplo, os sais inorgânicos como os nitratos, cloretos, sulfatos e, por exemplo, cs sais orgânicos ou os sais organossulfónieos ou gluconatos.
De acordo com uma característica preferida da presente invenção, os sais de lantânio ou de cério são sais orgânicos de um ácido carboxílico vinílico tal como, por exemplo, o áei do acrílico e o ácido metacrílico.
Cs sais preferidos de acordo com a presente invenção são os acrilatos e os metacrilatos de lantânio.
As peles são tratadas com uma quantidade de lantânio ou de cário, expressa como óxido, compreendida entre C,02 e 1,2? de preferência entre C,C^ e 1,2?
Estas percentagens representam a massa de composto, por exemplo de lantânio (expresso como óxido) adicionada para tratar ICC kg de pele bruta a tratar. Por pele bruta a tratar entende-se uma pele de que se eliminou o pêlo e se desembaraçou das gorduras e epiderme. as percentagens indicadas no texto que se segue expri mem sempre a quantidade da produto adicionada para tratar k ICO kg de pele bruta a tratar, salvo indicação em contrário.
Vantajosamente, quando o sal 4 um sal de ácido carboxí. lico vinílico, à solução de tratamento adiciona-se ácido carbo xílico vinílico livre.
De acordo com uma outra característica da presente invenção, a quantidade de anião vinílico ou de ácido vinílico ex; pressa como ácido vinílico livre está vantajosamente compreendida entre 0,5- e 5 % de pele bruta, de preferência entre 1 e 3 %·
Este banho de tratamento pode ser utilizado sozinho ou em combinação com um banho de tratamento da pele, como por exem pio os banhos de acidulação, de curtimento ou de prá-curtimen-to como os banhos de BSH ou BSS , descritos por exemplo na patente de invenção francesa ndmero 2 610 6*+3 do Centre Technique Cuir, Chaussure et Maroquinerie.
Este banho de tratamento a^tifúngico e antibacteriano 4 conveniente, nomeadamente para tratar as peles curtidas a fim de as preservar contra os bolores que prejudicam o aspecto daquelas.
Assim, o banho de tratamento de acordo com a presente invenção preserva as peles contra o ataque dosr cogumelos tais como, por exemplo, o Aspergillus niger, o Penicillium funiculo-sum, o Rhizopus nigricans, o trichoderma viride ou as bactá-rias Bacilus subtilis, Escherichia coli.
Uma outra vantagem do proeesso de acordo com a presente invenção reside no facto de o agente de tratamento não se fixar de maneira irreversível sobre a fibra da pele e, portanto, poder ser facilmente eliminado por lavagem. v '1
Assim, os tratamentos ulteriores desta não são alterados .
Além disso, o lantânio ou o cério não são nocivos e, por tanto, pode ser descarregados nas águas residuais.
Por outro lado, os monómeros vinílicos (acrílicos ou me-taerílicos) residuais são facilmente polimeriááveis, inibindo esta polimerização-Ό efeito prejudicial destes monómeros. 0 processo de acordo com a presente invenção pode ser realizado na prática por qualquer meio conhecido e, por exemplo, pela Impregnação com um banho de tratamento por passagem através de um apiloador. A invenção tem igualmente como objecto peles tratadas pelo processo de acordo-com a presente invenção e que compreendem lantânio e/ou cério.
De acordo com utiia outra característlca, as peles tratadas compreendem entre 0,02 e 1,2 % de lantânio ou de cério expressos em relação ao peso de matéria seca, isto é, depois de uma secagem em estufa ventilada durante 6 horas a ÍO^C e de uma dissecação a esta temperatura até peso constante.
As peles tratadas compreendem igualmente motivos vinílicos, quer sob a forma de monómero, quer sob a forma polime-rlzada.
Outros pormenores, vantagens e objectivos da presente invenção tornam-se evidentes mais claramente tendo em vista os exemplos descritos adiante, dados unicamente a título indica-t ivo.
Realizou-se uma primeira série de ensaios com uma pele de bovino completamente descalada. 6
Esta pele foi cortada em troços com um peso de 2000 gra mas. Cada troço foi tratado com uma solução ácida contendo sal t cuja composição é indicada em seguida. - Amostra 1: Ensaio testemunha
Banho de acidulação: 100 de água; 10%;ple WaCl; 1 ·—......—--!-- \ 1.5 % de ácido sulfárico; ΐΗ=2,8· 0 tratamento durou 3 horas.
Estas percentagens exprimem a massa de composto adicionado por 100 kg de pele bruta tratada. 0 mesmo acontece com os exemplos seguintes. - Amostra 2
Banho de acidulação: 100 % de água; 10 % de ^aCl; 1.5 de ácido sulfárico; 1,96 <f9 de nitrato de lantânio 40,725 $ de La^O^); pH = M-,0. 0 tratamento durou 3 horas . - Amostra 3 '
Adiciona-se uma solução de acrilato de lantânio e de ácido acrílico q.ue ccntám 172,8 gramas/litro de La-gO^ e ^76,3 gramas/li tro de ácido acrílico a um banho de acidulação contendo 100 f0 de água e 10 % de sal para se obter uma concentração de ácido acrílico igual a 2 % e de La^ igual a 0,725 %· k pele é tratada durante 3 horas a um pH - 5,8*
Estas amestras são armazenadas num recinto a 18-20 C ccm uma humidade relativa igual a 85 %. ^estas condições de armazenagem, na amostra 1 que serve como testemunha, ao fim de 18 dias de armazenagem, aparecem manchas de bolores, enquanto as amostras 2 e-3 não apresentam nenhuma evolução.
Realizou-se uma segunda série de ensaios com uma pele de bovino acidulada com um banho acidulado que compreende 1CC% de água, 5 % de NaCl e 1,5 % de ácido sulflírico. À pele foi dividida em tiras que foram em seguida tratadas com banhes de estabilização para se obter peles B.S.H.
Este tratamento de estabilização consiste em adicionar à solução de acidulação, depois da neutralização, 2 % (em peso em relação ã pele bruta a tratar) de policlorossulfato de alumínio (ou seja, 0,16 % expresso como AlgO^) sob a forma de uma solução aquosa que possui uma basicidads igual a 55 %, uma taxa de dessulfatação igual a 82 % e um teor de AlgO^ igual a 8,3 % qb tido de acordo com o processo descrito no pedido de patente de invenção europeia numero 218 *+87»
Durante a realização deste trabalho, ao banho de estabilização adicionou-se um agente de tratamento antifúngico e/ou antisséptico, com neutralização do hanho de modo a obter--se um valor de pE igual a cerca de k. - Tira número 1
Sem agente de tratamento antifúngico e/ou antisséptico. - Tira número 2 2 3
Uma solução que contém acrilato de la^tânio e ácido acrílico (172,8 gramas expressas em La,^ e 4-76,3 gramas de ácido acrílico) de maneira a ter CA % expresso em Lao0_. em relação ao peso de pele bruta a tratar.
Tira número 3
Adicionaram-se 23 ?8 gramas de acrilato de lantânio ao banho de estabilieação para possuir um teor de 0,0½ % expresso em em relação ao^peso de pele bruta a tratar. - Tira número *+
Ao banho de estabilização adiciona-se um agente antisséptico comercializado sob a designação comercial de "BUSA^ 30" de maneira a ter uma concentração de 0,07 % em relação ao peso / de pele- brutaiartratar. •Estas diferentes tiras são armazenadas em câmara húmida a uma temperatura igual a 18-20°C com 85 % de humidade.
Assim, ao fim de 11 semanas de armazenagem, sé a tira testemunho número 1 é invadida pelos bolores tanto ao nível do coiro com a espessura total como da pele aparada.
Além disso, uma parte destas tiras foi submetida a um. tratamento de curtimento com crómio ou a um curtimento vegetal Estes ensaios de curtimento mostraram que o tratamento das peles com um banho de acordo com a presente invenção não têm qualquer influencia sobre as condições de curtimento nem sobre as propriedades das peles curtidas obtidas. A dosagem do lantânio nas peles BSH mostrou que o teor de lantânio em relação à matéria 3eca é igual a n,c-7 % para a tira 3 e a 0,^6 para a tira 2.
Realizaram-se ensaios de contaminação de peles por bo- 9 lores em caixas de PETRI, usando pequenas amostras de coiro adicionadas de células microbianas, na proporção de 1 * 10 células por cm2 de coiro. A amostra assim tratada é colocada num meio de gelose despejado numa caixa de PETRI e contendo este também a suspensão de bolores microbianos correspondentes. 0 conjunto é incubado a 30°C em estufa termostatizada.
Observa-se o desenvolvimento dos bolores sobre o coiro e o meio de gelose.
Muma primeira série de ensaios, impregna-se um coiro curtido com sais cromados e designado correntemente como coiro "azul htímido" ("Wet-blueí) com uma solução que contém um composto antibacteriano quer de acordo com a presente invenção, quer a título de comparação com um composto conhecido e corren temente empregado, a saber um derivado de benzotiazol comercia •lizado sob o nome de "BUSA^". 0 teor de lantânio, expresso como oxido de lantânio ou o teor de BUSAW é igual a O,1* f0.
Os resultados obtidos estão reúnidos no Quadro seguin- tS ·
Qiaa- 1Õ .% " Composição % de invasão da amostra ao fim de Antibacteriana· 3 dias 6 dias 12 dias l6 dias 27 dias Xileno-sulfonato de. lantânio 1 5o % 10 % ICO % 60 $ 100 % 80 $ 100 % 80 % ICO % 80 % Gluconato de lantânio 5 % 1 t 60 % 80 % 80 % 80 % • Sulfato de lantânio 1 . 5 % 80 % t 80 % 100 % 100 % Acrilato de lantânio .0 % 5 i ^0 f0 *+o % 6o % Àcrilato de lantânio + ácido acrílico t 0 % 5 % 5 % 5 i 15 % BUSAÍÍ 1 0 % 0 % 0 % 0 % 0 fo
Realiza-se uma outra série de ensaios procedendo de acordo cora o mesmo protocolo,mas utilizando peles pré-curtidas com uma solução de alumínio, designadas peles BSH. 11
Assim, cfoservottrse'·’ que a pele impregnada com 0,½ de lantânio C expresso como LagG^) usando acrilato de lantânio é invadida por bolores na proporção de 75 $ ao fim de 6 dias^e a pele impregnada com uma solução de acrilato de lantânio em ácido acrílico s invadida na proporção de 5.0 $ ao fim de 10 dias e 75 % ao fim de 2½ dias, enquanto uma pele que não compreende agentes antibacterianos é invadida na proporção dé 100 % ao fim de 3 dias. B.ealiz3ara]Bi-se iguâlesfffcs estes ensaios com peles que foram submetidas a um curtimento vegetal. Mostraram que a mistura de acrilato de lantânio e ácido acrílico permite atrasar a invasão pelos bolores alguns dias (cerca de 6 dias), nas condições de realização dos ensaios, enquanto estas peles não tratadas são invadidas muito rapidamente (1 dia).
Rei-

Claims (12)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. - Processo para o tratamento de peles contra fungos e contra bactérias caracterizado pelo facto de consistir em tratá--las com um banho de tratamento que compreende pelo menos um sal de lantânio ou de cério.
  2. 2. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de o sal de lantânio ou de cério ser um sal solúvel ou dispersável na água escolhido no grupo que compreende os nitratos, halogenetos, sulfatos e sais orgânicos.
  3. 3. - Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo facto de os sais Orgânicos de lantânio ou de cério serem sâis de ácido carboxílico vinílicò ou organossulfónicos, 13 13
    gluconatos.
  4. 4. - Processo de acordo com a reivindicação 3, caracteri— zado pelo facto de os sais de ácido carboxílico vinílico serem sais de ácido acrílico ou de ácido metacrílico.
  5. 5. - Processo de acordo com a reivindicação 4,- caracteri-zado pelo facto de o banho de tratamento conter um ácido carbcD xílico vinílico livre.
  6. 6. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de a massa de lantâ-nio ou de cério, expressa em óxido, adicionada para o tratamen to das peles estar compreendida entre 0,02% e 1,25%·de pele em tripa, de preferência entre 0,04% e 1,25%.
  7. 7. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de a massa de anião carboxilato vinílico e/ou de ácido carboxílico vinílico expresso em acido carboxílico vinílico livre adicionado para o tratamento das peles estar compreendida entre 0,5 e 5% de pele em tripa, de preferência entre 1% e 3% de pele em tripa.
  8. 8. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de o banho de trata- 14 14
    mento contra fungos e contra bactérias ser utilizado em associação com um dos banhos de tratamento das peles.
  9. 9. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de consistir em tratar peles curtidas ou pré-curtidas.
  10. 10. - Processo de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de as peles obtidas conterem lantânio ou cario.
  11. 11. - Processo de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo facto de as peles _obtidas conterem agrupamentos viní licos sob a forma de monõmero ou polimerizada.
  12. 12. - Processo de acordo com as reivindicações 10 ou 11, caracterizado pelo facto de o teor de lantânio ou cério expresso como õxido estar' compreendido entre 0,04% e 1,2% em relação ã matéria seca, Lisboa, 27 de Julho de 1990 o Ags.nte Oficial da Prcprisdacle Indusiriol
PT94841A 1989-07-28 1990-07-27 Processo para o tratamento de peles PT94841A (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR8910195A FR2650294B1 (fr) 1989-07-28 1989-07-28 Procede de traitement de peaux, et peaux obtenues

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT94841A true PT94841A (pt) 1991-03-20

Family

ID=9384240

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT94841A PT94841A (pt) 1989-07-28 1990-07-27 Processo para o tratamento de peles

Country Status (22)

Country Link
EP (1) EP0410862B1 (pt)
JP (1) JPH0717920B2 (pt)
KR (1) KR950000075B1 (pt)
CN (1) CN1049527A (pt)
AT (1) ATE124727T1 (pt)
AU (1) AU5983990A (pt)
BR (1) BR9003683A (pt)
CS (1) CS277501B6 (pt)
DD (1) DD296705A5 (pt)
DE (1) DE69020659D1 (pt)
FI (1) FI903775A7 (pt)
FR (1) FR2650294B1 (pt)
HU (1) HUT56399A (pt)
IE (1) IE902735A1 (pt)
IL (1) IL95193A (pt)
MA (1) MA21916A1 (pt)
NO (1) NO903322L (pt)
NZ (1) NZ234621A (pt)
PT (1) PT94841A (pt)
RO (1) RO109558B1 (pt)
RU (1) RU2052507C1 (pt)
ZA (1) ZA905879B (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2650293B1 (fr) * 1989-07-28 1994-06-24 Rhone Poulenc Chimie Peaux non tannees, biologiquement stables, sous forme humide
FR2790767B1 (fr) * 1999-03-11 2001-06-08 Snf Sa Utilisation de polymeres superabsorbants pour le traitement des peaux brutes, compositions et procede correspondants et peaux ainsi traitees
RU2151193C1 (ru) * 1999-06-01 2000-06-20 Стерлитамакский кожевенно-обувной комбинат Способ противоплесневой обработки кожи
KR20040000686A (ko) * 2002-06-25 2004-01-07 주식회사 펜타팜 원적외선 및 음이온 방사천과, 방사제품
RU2223631C1 (ru) * 2002-11-11 2004-02-20 Всероссийский научно-исследовательский институт биологической защиты растений Способ подготовки зерна к хранению
RU2258082C1 (ru) * 2003-11-13 2005-08-10 Киевский Национальный Университет Технологий И Дизайна Способ противогрибковой и антибактериальной обработки кож
US8011132B2 (en) 2004-12-23 2011-09-06 Becker Underwood Inc. Enhanced shelf life and on seed stabilization of liquid bacterium inoculants
US8020343B2 (en) 2004-12-23 2011-09-20 Becker Underwood Inc. Enhanced shelf life and on seed stabilization of liquid bacterium inoculants
US8027477B2 (en) 2005-09-13 2011-09-27 Srs Labs, Inc. Systems and methods for audio processing
JP5265517B2 (ja) 2006-04-03 2013-08-14 ディーティーエス・エルエルシー オーディオ信号処理

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP0037224A1 (en) * 1980-03-24 1981-10-07 THE PROCTER & GAMBLE COMPANY Rare earth metal carboxylates, their use as antimicrobial agents, and medicinal, cosmetic and cleansing compositions containing them
JPH0634149B2 (ja) * 1986-09-02 1994-05-02 日本電気株式会社 表示装置
US4743473A (en) * 1987-02-20 1988-05-10 Rhone-Poulenc Inc. Method of preserving wood with lanthanide derivatives

Also Published As

Publication number Publication date
NO903322D0 (no) 1990-07-26
IL95193A0 (en) 1991-06-10
KR950000075B1 (ko) 1995-01-09
FR2650294A1 (fr) 1991-02-01
DD296705A5 (de) 1991-12-12
DE69020659D1 (de) 1995-08-10
AU5983990A (en) 1991-01-31
RO109558B1 (ro) 1995-03-30
MA21916A1 (fr) 1991-04-01
HUT56399A (en) 1991-08-28
NO903322L (no) 1991-01-29
RU2052507C1 (ru) 1996-01-20
JPH0717920B2 (ja) 1995-03-01
EP0410862A1 (fr) 1991-01-30
CS277501B6 (en) 1993-03-17
HU904672D0 (en) 1991-01-28
ZA905879B (en) 1991-05-29
IL95193A (en) 1994-05-30
ATE124727T1 (de) 1995-07-15
FR2650294B1 (fr) 1991-10-25
FI903775A7 (fi) 1991-01-29
IE902735A1 (en) 1991-02-27
JPH03115500A (ja) 1991-05-16
CN1049527A (zh) 1991-02-27
KR910003117A (ko) 1991-02-26
FI903775A0 (fi) 1990-07-27
CS372990A3 (en) 1992-08-12
BR9003683A (pt) 1991-09-03
EP0410862B1 (fr) 1995-07-05
NZ234621A (en) 1992-12-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT94841A (pt) Processo para o tratamento de peles
CN1218051C (zh) 2-巯基吡啶-n-氧化物的应用
DE3772557D1 (de) Verfahren zum gerben von fischhaeuten.
DE1026038B (de) Enthaaren und Entwollen gruener oder geweichter Felle
US3292271A (en) Dehydration and preservation of animal hides and skins
DE69201945T2 (de) Anwendung von Kieselsäuresolen zur Erhaltung eines Hauts unter der Bezeichnung "blanc pickle stabilise" oder "blanc stabilise".
Akawu et al. A comparative study on preservation of animal skin using Gamma irradiation as an alternative to salt curing technique
DE1233530B (de) Verfahren zum enzymatischen Enthaaren und bzw. oder Beizen von Haeuten und Fellen
DD296706A5 (de) Biologisch stabile, in feuchter form vorliegende ungegerbte haeute
US2937921A (en) Preservation of hides
SU859451A1 (ru) Способ консервировани мехового сырь
DE579634C (de) Verfahren zur Herstellung gerbfertiger Bloessen aus tierischen Haeuten und Fellen
US781714A (en) Depilating composition.
DE599520C (de) Verfahren zum Konservieren von tierischen Haeuten und Fellen
GB2055894A (en) Tanning skins
Mohamed Recycling of unhairing-liming solution
AT132392B (de) Verfahren zur Herstellung gerbfertiger Blößen aus tierischen Häuten und Fellen.
CA2022134A1 (fr) Procede de traitement de peaux, et peaux obtenues
US8406A (en) Improvement in tanning
SU580220A1 (ru) Способ консервировани пушно-меховых шкурок
WO1996006953A1 (en) Pickling of hides and skins
ES2724073A1 (es) Composiciones y procedimiento para el tratamiento y/o conservación de piel frescade animal, uso de dichas composiciones y piel fresca de animal conservada.
PL55625B1 (pt)
JPH0726067B2 (ja) コラーゲン湿体、コラーゲンゾル及び動物裸皮の製造方法
Roddy Microbial Deterioration of Skin Proteins

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19901024

FC3A Refusal

Effective date: 19960904