PT92200B - Sistema para mudanca de bitola ou largura de vias de caminhos de ferro - Google Patents

Sistema para mudanca de bitola ou largura de vias de caminhos de ferro Download PDF

Info

Publication number
PT92200B
PT92200B PT9220089A PT9220089A PT92200B PT 92200 B PT92200 B PT 92200B PT 9220089 A PT9220089 A PT 9220089A PT 9220089 A PT9220089 A PT 9220089A PT 92200 B PT92200 B PT 92200B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
rail
crosspiece
plate
grooves
width
Prior art date
Application number
PT9220089A
Other languages
English (en)
Other versions
PT92200A (pt
Inventor
Carlos Sorni Valls
Original Assignee
Ferrocarriles Y Obras Civiles
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ferrocarriles Y Obras Civiles filed Critical Ferrocarriles Y Obras Civiles
Publication of PT92200A publication Critical patent/PT92200A/pt
Publication of PT92200B publication Critical patent/PT92200B/pt

Links

Landscapes

  • Machines For Laying And Maintaining Railways (AREA)
  • Road Paving Structures (AREA)

Description

MEMÓRIA DESCRITIVA
Resumo presente invento diz respeito a um sistema para mudança de bitola ou largura da via de caminhos de ferro. 0 referido sistema do tipo em que os carris são transversalmente presos pelos respectivos patins e fixos às travessas por elementos incorporados nos próprios meios de fixação, é essencialmente caracterizado por a traves
FERROCARRILES Y OBRAS CIVILES, S.A.
SISTEMA PARA MUDANÇA DE BITOLA OU LARGURA DE VIAS DE CAMINHOS DE FERRO sa (1) apresentar, em ambas as extremidades ou cabeças encaixes ou rebaixos paralelo entre si e regularmente dispostos num e noutro lado das quais aparecem embutidos no traves sa (1) outros tantos casquilhos (3) roscados, um dos quais fica tapado pelo carril seja qual for a posição que este ocupe e as outras servem de alojamento respectivamente aos meios de prisão e fixação constituídos por placas-guia (6) que ladeiam o referido carril (5) e de tirefonds (4) que fixam a referida placa-guia (6) uma placa complementar (8).
presente invento tem por objecto um sistema para a mudança de largura ou bitola das vias de caminho de ferro, susceptivel de ser utilizado em travessas convencionais, tando do tipo monobloco como do tipo flexíveis, estas últimas constituídas por blocos gémeos de betão armado ou pré-esforçado unidos por um elemento metálico central que serve de arrastamento e fixação da distância entre aqueles.
São conhecidas actualmente travessas para vias de caminhos de ferro munidas de elementos que permitem dispôr de três ou mesmo de quatro carris para a cir culação simultânia de comboios com êxitos de rodas de diferentes comprimentos.
Também é conhecido outro tipo de travessa e fixação, de custo muito elevado, que, mediante o levantamento do carril e a modificação da disposição das placas de assentamento tornam possível, com uma operação geralmente difícil, que a travessa se adapte a duas larguras distintas da via.
sistema objecto do presente invento apresenta sobre tudo o que ê jã conhecido sobre a matéria, umas vantagens notáveis que se podem resumir assim:
19 Não exije o levantemento do car ril de travessa, sendo apenas necessário deslocã-lo transversalmente até que seja colocado na posição final desejada.
2- Não requer qualquer modificação dos elementos normais de fixação do carril.
33 Permite realizar a operação de mudança de largura com a maior facelidade e rapidez.
-40 referi do si stema- do tipo daquele em que os carris são transversalmente presos pelos respectivos patins e fixos às travessas por elementos incorporados nos próprios meios de fixação- é caracterizado por as travessas apresentarem, em ambas as extremidades ou cabeças uns encaixes ou rebaixos e, dentro destes quatro acanaladuras, paralelas entre si e regularmente dispostas, num e noutro lado das quais aparecem embutidos na travessa outros tantos casquilhos roscados, um dos quais fica tapado pelo carril seja qual for a posição que este ocupe, ao passo que os outros três servem de alojamento, respectivamente, aos meios de prisão e fixação do carril, através das placas-guias que o ladeiam, e de um Tirefond que fixa de maneira amovível à travessa dentro do encaixe ou rebaixo de cada um dos seus extremos ou cabeças, uma placa complementar com a mesma configuração geral ainda que de maiores dimensões que as da placa-guia, estando provida a referida placa complementar de uma curva ou cotovelo para o seu alojamento nas acanaladuras dos encaixes ou rebaixos.
Segundo uma outra caracteristica do invento, a referida placa complementar, em virtude de ser amovível, pode ocupar indistintamente as posições correspondentes à zona da extremidade direita ou à zona da extremidade esquerda do encaixe ou rebaixo praticado em cada extremidade da cabeça da travessa, permitindo assim que o carril, uma vez libertado dos seus elementos de prisão, possa ser deslocado transversalmente sem necessidade de ser levantado atê ao centro da travessa ou até à extremidade adjacente dela, afim de reduzir ou aumentar consequentemente a distância que o separa do outro carril e obter assim uma maior largura da via.
Segundo ainda uma outra característica do invento, a referida placa complementar pode ser substituída peia combinação de uma placa igual a qualquer uma das placas-guia e de um suplemento que completa as suas dimensões.
De acordo com mais outra caracterís tica do invento, a referida placa complementar pode ser unida topo a topo à placa-guia adjacente do carril, formando com ela uma peça única e inteiriça.
As caracteristicas do objecto em questão descrevem-se a seguir em detalhe, com referência aos desenhos anexos em que:
- A figura 1 representa uma vista em alçado frontal e em corte longitudinal, ilustrativa da fixação do carril na posição da maior largura da via.
- A figura 2 representa uma vista similar à figura 1, ilustrativa da fixação do carril em posição de menor largura da via.
A travessa (1) apresenta em ambas as extremidades ou cabeças- se for do tipo convencional- ou em ambos os blocos- se for do tipo flexível- os rebaixos transversais e, dentro destes, quatro encana 1aduras (2) também transversais, paralelas entre si e regularmente situadas, e que apresenta, em cada um dos seus lados- num mesmo lado de duas delas e no outro lado das outras duas- embutidos na travessa, em sentido perpendicular ao seu eixo longitudina 1,outros tantos casquilhos roscados (3) que se encontram dispostos de modo alinhado e que servem de alojamento a uns Tirefonds (4).
-6Apesar de serem quatro os casquilhos roscados (3) previstos em cada extremidade ou cabeça ou para cada bloco da travessa (1), em lugar dos dois requeridos para uma só largura de via, só se utilizam três Tirefonds (4) já que um dos casquilhos (3) intermédios do referido alinhamento, ficará sempre tapado pelo carril (5) seja qual for a posição que este ocupe, isto é, tanto quanto ocupa a posição correspondente à maior largura de via (fig.1) como também quando se situa na posição correspondente à menor largura de via (fig.2).
Em ambos os lados do carril (5) dispoê-se sempre em cada extremidade ou cabeça ou em cada bloco de travessa (1) umas placas (6) que actuam como elementos de guia do referido carril e que ficam alojadas contra os respectivos bordos do patim daquele. Cada uma das tais placas apresenta uma parte plana destireda a repousar sobre a superfície superior da travessa, e uma curva ou cotovelo de forma coincidente com a das acanaladuras (2) nos quais se vão alojar-se.
Tais placas são por outro lado atravessadas por uns Tirefonds provido cada um deles por um grampo (7) cujos braços aprisionam contra a travessa, um a bordo adjacente do patim do carril (5) e o outro, a própria placa na sua zona em curva ou cotovelo.
Dentro do encaixe ou rebaixo de cada extremidade ou cabeça ou de cada bloco de travessa (1), é disposta de maneira amovível outra placa complementar (8) da mesma configuração geral mas de maior dimensões que as placas (6), que, através do seu bordo livre da sua parte plana se apoia contra a placa (6) adjacente, enquanto que a sua parte curva ou cotovelo se apoia contra um ou outro dos bordos laterais do referido encaixe ou rebaixo, e ao mesmo tempo, se aloja na canaladura (2), adjacente a qualquer dos referidos bordos.
A referida placa (8) por outro lado, é fixa à travessa (1) mediante um dos Tirefonds (4) que a atravessa para alojar-se no seu correspondente casquilho (3), não necessitando deste modo de incorporar nenhum grampo (7) uma vez que nunca se encontra em posição adjacen-. te ao carri1 (5).
Dada a sua amovibi1 idade, esta placa (8) pode ocupar posições correspondentes à zona da extremidade direita ou à zona da extremidade esquerda do referido rebaixo ou encaixe. Na primeira posição, ilustrada na figura 1, o Tirefond (4) que fixa a referida placa (8) à travessa aloja-se no casquilho roscado (3) correspondente ao último lugar do alinhamento que foram tais casquilhos, o carril (5) tapa o casquilho roscado (3) correspondente ao segundo lugar do referido alinhamento, e os Tirefonds (4) que, mediante os seus correspondentes grampos (7) fixam na travessa o mencionado carril e as placas (6) que o ladeiam, ficam alojados nos casquilhos roscados (3) correspondentes aos primeiro e terceiro lugar do alinhamento. A distância A entre o carril (5) assim colocado e o carril colocado na mesma posição correspondente à outra extremidade ou cabeça ou ao outro bloco da travessa, é a máxima possível de alcançar, determinando o máximo da largura da via.
Para passar desta posição à segunda, ilustrada na figura 2, é suficiente retirar todos os Tirefonds (4)- dois deles com os seus correspondentes grampos (7) - e separar da travessa as placas (6) e as placas complementar (8). 0 carril (5) ficará então livre para ser deslocado transversalmente, sem ter de ser levantado, para o centro da travessa, até - tapar o casquilho roscado (3) que ocupa a terceira posição do alinhamento formado pelos referidos casquilhos, passando o Tirefond (4) que fixa a referida placa complementar (8) à travessa então a alojar-8-
-se no casquilho roscado (3) correspondente ao primeiro lugar do alinhamento, e os Tirefonds (4) que, com os seus correspondentes grampos (7) fixam contra a travessa o carril (5) e as placas (6) que o ladeiam a alojar-se então nos casquilhos roscados (3) correspondentes aos segundos e último lugares do alinhamento. Ao efectuar-se a mesma operação com os elementos pertencentes à outra extremidade ou cabeça ou ao outro bloco de travessa (1), a distância B entre os dois carris ficará reduzida ao mínimo possível, obtendo-se assim a menor largura de via.
Segundo uma variante de realização do invento a placa complementar (8) pode ser substituida pela combinação de uma placa exactamente igual à placa (6) e um suplemento que completa as suas dimensões. Em tal caso, o Tlrefond (4) destinado à fixação de tais placas e suplemento deverá estar munido do correspondente grampo (7).
Segundo uma outra variante de realização do invento, a placa complementar (8) pode ser unida topo a topo à placa (6) adjacente guia do carril (5) formando com ela uma peça inteiriça.
Por último interessa fazer constar que o sistema objecto do invento é ilustrado pelos desenhos anexos em relação ao sistema Η M de fixação de carris, pode ser utilizado com qualquer outro sistema de fixação de carris, sempre que estes sejam transversalmente sujeitos, pelos seus respectivos patins, por elementos incorporados aos próprios elementos de fixação 1.

Claims (4)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1-.- Sistema para mudança de bitola ou da largura da via de caminho de ferro, do tipo em que os carris são transversalmente presos pelos seus respectivos patins e fixados à travessa por elementos incorporados aos próprios meios de fixação caracterizado por as travessas apresentarem, em ambas as extremidades ou cabeças, encaixes ou rebaixos e, dentro estes, quatro acana1aduras, paralelas entre si e regularmente situadas aparecendo embutidas na travessa num e noutro lado das referidas acanaladuras, outros tantos casquilhos roscados, um dos quais fica tapado pelo carril seja qual for a posição que este ocupe, servindo os restantes três casquilhos de alojamento, respec tivamente aos meios de prisão e fixação do carril através de placas guias que ladeiam o referido carril e de um tire fond que fixa amovívelmente à travessa, dentro do encaixe ou rebaixo de cada uma das suas extremidades ou cabeças, uma placa complementar da mesma configuração geral que de maiores dimensões que as placas guia, tendo a referida placa complementar uma curva ou cotovelo para o seu alojamento nas acanaladuras dos encaixes ou rebaixos.
  2. 23.- Sistema para mudança de largura de via de caminhos de ferro, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a referida placa complementar, em virtude de ser amovível, pode ocupar indistintamente as posições correspondentes à zona da extremidade direita ou à zona da extremidade esquerda do encaixe ou rebaixo praticado em cada extremidade ou cabeça da travessa, permitindo assim que o carril uma vez liberto dos seus elementos de sujeição, possa ser deslocado transversalmente sem necessidade de ser levantado até ao centro da travessa ou até à extremidade adjacente da mesma travessa, afim de reduzir ou
    -10aumentar consequentemente a distância que o separado outro carril e obter assim uma maior ou menor largura de via.
  3. 3-.- Sistema para mudança de largura de via em caminhos de ferro de acordo com as reivindicações anteriores caracterizado por a referida placa complementar poder ser substituída por uma combinação de uma placa igual a qualquer das placas-guia e de um suplemento que completa as suas dimensões.
  4. 4?.- Sistema para mudança de largura de via de caminhos de ferro, de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizada por a referida placa com plementar poder ser unida topo a topo com a placa-guia adja cente ao carril, formando com ela uma peça inteiriça.
PT9220089A 1989-01-31 1989-11-03 Sistema para mudanca de bitola ou largura de vias de caminhos de ferro PT92200B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ES8900328A ES2015125A6 (es) 1989-01-31 1989-01-31 Sistema para el cambio de ancho de vias de ferrocarriles.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT92200A PT92200A (pt) 1990-07-31
PT92200B true PT92200B (pt) 1995-09-12

Family

ID=8260152

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT9220089A PT92200B (pt) 1989-01-31 1989-11-03 Sistema para mudanca de bitola ou largura de vias de caminhos de ferro

Country Status (2)

Country Link
ES (1) ES2015125A6 (pt)
PT (1) PT92200B (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ES2255785B1 (es) * 2003-07-29 2007-04-16 Prefabricaciones Y Contratas, S.A.U. Mejoras introducidas en los sistemas de fijacion a las traviesas de hormigon de ferrocarril de tres carriles o ancho mixto.

Also Published As

Publication number Publication date
PT92200A (pt) 1990-07-31
ES2015125A6 (es) 1990-08-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US3843051A (en) Highway railway crossing
PT92200B (pt) Sistema para mudanca de bitola ou largura de vias de caminhos de ferro
US3680777A (en) Variable track for a toy vehicle
US4880158A (en) Surface grade crossing structure
US3755670A (en) Railroad frog assembly
BRPI0818631B1 (pt) Cobertura de carril
US5806764A (en) Track
US2256025A (en) Laminated railroad crossing
DE3531855C1 (de) Eisenbahnweiche mit Y-foermigen Stahlschwellen
DE2546147B2 (de) Schienengleicher bahnuebergang mit einer ausschliesslich zwischen den schienen eingespannten fahrbahnplatte
US2645427A (en) Rail fastening means
JP2515003Y2 (ja) モノレール軌道の分岐構造
PT1274901E (pt) Via-férrea compreendendo travessas sucessivas
PT733739E (pt) Dispositivo de manobra aperfeicoado nomeadamente para agulhas de via ferrea
PT89084B (pt) Dispositivo de fixacao de um carril de caminho de ferro sobre uma travessa, constituido por um garrote e uma cunha
US2853260A (en) Rigid track frog
US2470662A (en) Guardrail assembly for railroad track equipment
DE474435C (de) Befestigung von Eisenbahnschienen auf Betonschwellen durch in die Schwellen eingebettete Eisenkaesten
DE2004634A1 (de) Fugenuberbruckungsvornchtung fur Dehnungsfugen
DE601599C (de) Fahrgestell fuer Bagger, Absetzer o. dgl. mit einem in drei Punkten abgetuetzten Lang
US2240217A (en) Running board
DE466136C (de) Gleisverschlingungsstueck
CH386467A (de) Zungenweiche für Einschienenstandbahnen
DE464530C (de) Schienenbefestigungsmittel, bestehend aus einer Unterlegplatte und einem durch die Holzschwelle hindurchgehenden Befestigungsbolzen mit hakenfoermigem Kopf zum Festklemmen des Schienenfusses
AT17140B (de) Schienenjochverbindung für Feldbahnen, insbesondere mit Lokomotivbetrieb.

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19950502

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19961130