PT86745B - Processo para a preparacao de oximo-eteres de 2,6-dioxabiciclo{3.3.0}octanonas - Google Patents

Processo para a preparacao de oximo-eteres de 2,6-dioxabiciclo{3.3.0}octanonas Download PDF

Info

Publication number
PT86745B
PT86745B PT86745A PT8674588A PT86745B PT 86745 B PT86745 B PT 86745B PT 86745 A PT86745 A PT 86745A PT 8674588 A PT8674588 A PT 8674588A PT 86745 B PT86745 B PT 86745B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
compound
formula
octan
nitrate
propyl
Prior art date
Application number
PT86745A
Other languages
English (en)
Other versions
PT86745A (pt
Inventor
Peter Stoss
Matyas Leitold
Original Assignee
Mack Chem Pharm
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Mack Chem Pharm filed Critical Mack Chem Pharm
Publication of PT86745A publication Critical patent/PT86745A/pt
Publication of PT86745B publication Critical patent/PT86745B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07DHETEROCYCLIC COMPOUNDS
    • C07D493/00Heterocyclic compounds containing oxygen atoms as the only ring hetero atoms in the condensed system
    • C07D493/02Heterocyclic compounds containing oxygen atoms as the only ring hetero atoms in the condensed system in which the condensed system contains two hetero rings
    • C07D493/04Ortho-condensed systems
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61PSPECIFIC THERAPEUTIC ACTIVITY OF CHEMICAL COMPOUNDS OR MEDICINAL PREPARATIONS
    • A61P9/00Drugs for disorders of the cardiovascular system

Landscapes

  • Organic Chemistry (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Cardiology (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Bioinformatics & Cheminformatics (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Nuclear Medicine, Radiotherapy & Molecular Imaging (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Pharmacology & Pharmacy (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Heart & Thoracic Surgery (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)
  • Heterocyclic Carbon Compounds Containing A Hetero Ring Having Oxygen Or Sulfur (AREA)
  • Nitrogen And Oxygen Or Sulfur-Condensed Heterocyclic Ring Systems (AREA)

Description

A maior parte dos bloqueadores dos β-receptores actualmente aplicados terapêuticamente são ariloxipropanolaminas. Adicionalmente, alguns são ariletanolaminas. È comum a ambos os tipos um grupo arilo, isto é um sistema aromático. De acordo com a opinião corrente dos investigadores, este sistema aromático constitui um pré-requisito para se conseguir o desejado efeito terapêutico (ver por exemplo E. Schroder, C. Rufer, R. Schmiechen, Pharmazeutische Chemie, Thieme Verlag 1982, p. 682 ff) .
Em tentativas iniciais para ultrapassar este princípio, foi indicada uma possibilidade por parte de compostos, em que o sistema aromático foi extendido para o exterior por meio de uma ligação dupla conjugada. Podem ser encontrados exemplos nos documentos que se seguem: Patente dos E.U.A. No. 4.469.706, DE-OS 2 651 084 e EP 31 266.
Subsequentemente, foram também produzidas subbtâncias com estruturas básicas puramente alifáti cas, incluindo oximò-éteres substituídos, por exemplo J. Med. Chem. 23, 620 (1980); J. Med. Chem. 27, 1291 (1984); J. Med. Chem. 28, 153 (1985); J. Med. Chem. 28, 896 (1985) DE-OS 2 658 762; DE-OS 2 658 938; EP 37 777; EP 87 378. Contudo, esses compostos não tiveram até agora impacto terapêutico.
Nenhuma das substâncias da técnica anterior possui uma estrutura básica, e para não falar de uma com hétero átomos no sistema de anel bicíclico. Acontece também, que os derivados conhecidos na bibliografia não possuem outros grupos funcionais na molécula que possam modificar ou contribuir para o efeito terapêutico total. Esse efeito adicional não era esperado. Na bibliografia, podem ser encontrados muitos exemplos de tentativas falhadas para combinar dois ou mais chamados grupos farmacológicos numa molécula. Na maior parte dos casos este processo, ocasionalmente referido como hibridização química ou combinação intramolecular, resulta na perda de toda a eficácia farmacológica. A presença de diferentes gru^r pos, que são considerados farmacológicamente activos, numa e mesma molécula parece conduzir principalmente a uma extinção de actividade (ver por exemplo B.J. Nicolaus, Symbiotic Approach to Drug Design, em Decision Making in Drug Design, Edit. F. Gross, Raven Press, 1983, p. 173 ff).
Pode assim ser considerado como surpreendente, que este prejuízo não se aplique aos compostos de acordo com o presente invento. Estes distinguem-se por si mesmos por uma estrutura básica (2,6-dioxabiciclo/ 3.3.0/octanona) até agora não utilizada neste âmbito de indicações, e adicionalmente pela presença de tanto um grupo éster nitrato como de uma função oximo-éter 3-amino-2-hidroxipropil substituído em N. Apesar desta 'hibridização química, o invento admite a criação de substâncias activas farmacêuticas com novas estruturas, estendendo o âmbito de aplicação de classes de compostos conhecidas e explorando novas áreas de indicação farmacêutica. Em absoluto inesperadamente, os compostos presentes inibem um perfil de eficácia farmacológica que habitualmente não pode ser igualado por outras substâncias de técnicas anteriores.
presente invento refere-se a novos oximo-éteres de 2,6-dioxabiciclo/ 3.3.0/octanonas com a fórmula I
em que
2
R e R são iguais ou diferentes e são seleccionados a partir de (a) hidrogénio, (b) um grupo alquilo de cadeia linear ou ramificada com 1-6 átomos , de preferência com
3-4 átomos-C, (c) um grupo uJ-teofilin-7-il-alquilo, em que o grupo alquilo contem de preferência 2-3 átomos-C, (d) um grupo 2-benzo/ 1.4/dioxinilmetilo, não substituído 1 2 ou substituído e (e) um gyupo benzilo, ou (f) R e R , quando tomados em conjunto com o átomo de azoto ao qual estão ligados, são um anel piperazina não substituído ou substituído, em que o substituinte pode ser ou alquilfenilo ou alcoxifenilo, especialmente metilfenilo ou metoxifenilo; teàfilin-7-ilo ou teobromin-l-ilo; e sais de ácidos inorgânicos ou orgânicos, de preferência de ácidos farmacêuticamente aceitáveis.
Na fórmula I, o grupo O-NO^ pode estar colocado no sistema do anel quer endo- quer exocícli camente, tal como é expresso na fórmula por meio de uma linha ondulada ( ).
Os éteres oxima de 2,6-dioxabiciclo £_ 3.3.O/octanonas com a fórmula I do presente invento consistem nos esómeros-endo com a fórmula I a
OH 2-óh-ch
em que R e R têm o significado atrás indicado, e os exo isómeros da fórmula I b,
Ή χ 'H-CH2-Nq
em que R e R tem o significado atrás indicado.
Devido a isomerização conhecida do oximo-éter, os compostos com a fórmula I de acordo com o presente invento podem também surgir nas formas estereo-isoméricas E e/ou Z.
A cadeia lateral 3-amino-2-propanol substituídas em N presente nos compestos com a fórmula geral I contêm um centro quiral. Substâncias deste tipo podem assim existir tanto como racematos como sob a forma de antípodas ópticos puros tais como enantiómeros-R j
I e -S. As estruturas básicas de 2,6-dioxabiciclo/ 3.3.0/octa- i nonas são também moléculas quiral. Por esta razão, os compostos com a fórmula I de acordo com este invento existem como diastereo-isómeros.
Ambas as misturas de diastereo-isómeros e os componentes separados, configurativamente uniformes, nas formas estereo-isoméricas tanto E como Z, constituem o assunto deste invento.
As 2,6-dioxabiciclo/ 3.3.O/octanonas pertencem a uma classe de substâncias até agora raramente investigadas. Os derivados cetona são mencionados apenas uma vez nas técnicas anteriores nomeadamente em DE-OS 3 602 067.
Para além da nomenclatura biciclo usada aqui, os compostos do presente invento podem também ser descritos sob a nomenclatura usada para sistemas de anéis condensados, tais como hexahidro-furo/ 3.2-b/furanos.
Entre os sais abrangidos pelo tema do invento situam-se os formados com ácidos inorgânicos e orgânicos, de preferência, contudo os formados com ácidos farmacêuticamente aceitáveis. Como exemplos destes temos, hidrocloretos, hidrobrometos, nitratos, sulfatos, fosfatos, acetatos, oxalatos, maleatos, fumaratos, tartratos, lactatos, maleinatos, malonatos, citratos, salicilatos, sulfonatee de metano, sulfonatos de benzeno, sulfonatos de tolueno e sulfonatos de naftaleno.
Estes ou outros sais dos presentes novos compostos, como por exemplo picratos podem servir para a purificação das bases livres convertendo a base livre num sal, isolando o sal, se necessário, recristalizando ou purificando o sal de qualquer outro modo e subsequentemente libertando a base do sal.
Os compostos com a fórmula I podem ser preparados por meio de uma das vias que se seguem:
VII
De acordo com a via ay nitrato de 4-oxo-2,6-dioxabiciclo/ 3.3.0/octan-8-endo/exo-ol (DE-OS 3 602 067) com a fórmula II é feito reagir de um modo bem conhecido com um derivado da hidroxilamina substituída em 0 com a fórmula III, em que R e R têm o significado atrás indicado. Esses métodos preparativos são amplamente descritos na bibliografia e são familiares para os especialistas nesta técnica. Alguns dos compostos com a fórmula III são conhecidos (DE-OS 2 651 083), outros são novos intermediários para a síntese do composto I deste invento.
Além disso, o composto I deste invento pode ser preparado por meio da via B). Esta começa utilizando uma hidroxi-cetona IV correspondente (Chem. Ber. 96, 3195 (1963)), que é feita reagir com derivados III da hidroxilamina iguais aos utilizados na via a).
Os produtos dareacção V aqui formados são subsequentemente convertidos no éster nitrato I do modo usual. Esta síntese é também baseada num método familiar a uma pessoa especializada.
Uma outra possibilidade para a produção dos compostos I do invento é indicada na via c). Aqui, um nitrato de 4-hidroximino-2,6-dioxabiciclo/ 3.3.0/octan-8-endo/exo-ol com a fórmula VI (DE-OS 3 602 067) é convertido quer directamente quer por meio de um passo intermediário de 0-alil-oxima VII na 0-(2,3-epoxipropil)-oxima VIII e esta é subsequentemente feita reagir com aminas HNR R , em que R e R têm o significado atrás indicado. Todos os passos desta síntese podem ser realizados usando métodos semelhantes aos encontrados na bibliografia.
Finalmente, os compostos I do invento podem ser obtidos por meio da via d). Esta tem como base as hidroxi oximas IX, que se podem obter a partir dos compostos IV do modo usual. 0 produto XI resultante pode ser preparado quer directamente quer por meio do passo intermediário de 0-alil-oxima X. A síntese é continuada tal como na via c), com aminas HNR R , formando desse modo V. Este é subsequentemente convertido no éster nitrato do modo usual. Esta via também utiliza reacçôes bem conheciad e pode ser usada rapidamente por uma pessoa especializada sem mais explicações.
Todos os compostos com as fórmulas V, VII, VIII, IX, X e XI não são conhecidos nas técnicas anteriores e constituem assim novos produtos intermediários para a preparação dos compostos I do invento. Os compostos que se seguem, por exemplo, podem ser intermediários:
VII: nitrato de 4-(O-alil-oximino)-2,6-dixaciciclo/3.3.0/octan-8-endo-ol nitrato de 4-(O-alil-oximino)-2,6-dioxabiciclo/ 3.3.0/octan-8-exo-ol
VIII: nitrato de 4-/ 0-(2,3-epoxipropil)-oximino/-2,6-dioxabiciclo/ 3.3.0/octan-8-endo-ol nitrato de 4-/ 0-(2,3-epoxipropil)-oximino/-2,6dioxibiciclo/ 3.3.0/octan-8-exo-ol
IX: 4-Hidroximino-2,6-dioxibiciclo/ 3.3.0/octan-8-endo-ol
4-Hidroximino-2,6-dioxibicilo/ 3.3.0/octan-8exo-ol
X: 4-(O-alil-oximino)-2,6-dixabiciclo/ 3.3.0/octan-8-endo-ol
4-(O-alil-oximino)-2,6-dioxabicilo/ 3.3.0/octan-8-exo-ol
XI:
4-/ 0-(2,3-Epoxipropiiy-oximinol/-2,6-dioxabiciclo/ 3.3.0/octan-8-endo-ol
4-/ 0-(2,3-Bpoxipropil)-oximino/-2,6-dioxabiciclo/ 3.3.0/octan-8-exo-ol.
Os derivados que se seguem de 4-/ 0-(3-amino-2-hidroxipropil)oximino/-2,6-dioxabiciclo/ 3.3.0/-octan-8-endo- e exo-ois servem como exemplos para os produtos intermediários V, pelo que apenas são atribuídos a cada os substituintes 3-amino:
3-1sopropilamino
3-terc.Buti1amino
3-/ 4-(2-Metil-fenil)-piperazinilo/ 3_/ 4-(2-Metoxi-fenil)-piperazinilo/ 3-(2-Benzo/ 1,4/dioxinil-metilamino) 3-Teofilin-7-ilo
3-Teobromiη-1-i1o
3-/ 2-(7-Teofilinil)-etilamino/ 3-/ 3-(7-Teofilinil)-propilamino/.
Surpreendentemente, os compostos de acordo com o presente invento distinguem-se eles mesmos por meio de um amplo espectro farmacológico de actividade e podem assim ser encarados como valiosos agentes medicamentosos. Possuem efeitos que aliviam a sintomatologia cardíaca e cardiovascular, sem induzirem um aumento reflexo (secundário) da frequência cardíaca. Possuem um efeito hipotensor e espasmolítico. Alem disso., possuem também propriedades bloqueadoras dos receptores
A seguir, são ilustrados os vários efeitos farmacológicos quando se utilizam os compostos dos Exemplos 1 e 3.
Na determinação da toxicidade relativa aos compostos dos Exemplos 1 e 3, virificou-se que ratinhos suportaram 500 mg/kg por via oral sem apresentarem sintomas clínicos e sem mortes.
Em tiras isoladas da aorta de ratos e de coelhos, ambas as substâncias apresentaram uma inibição, dependente da dose, das contracções induzidas pelo
cloreto de potássio. Rato Coelho
Váores-ED_„ 50 (mM/L):
Exemplo 1 0,024 0,0059
Exemplo 2 0,472 4
r-i O
Φ (ti β
•ri β (ti
oi Φ •ri
Φ Ό M4
-P 0 β
m d O
Φ Ό u
β (ti
Φ P Φ
•P Ό
01 β tf kD 00 co
0 •H 01 CM C' tf co
P Φ X x X X
Φ β -P kO 00 Γ- co
P 0 •rl r4 01 00
g
g (ti •rd
Φ ra 41 1 1 1 1
0
(ti β Φ
β φ T5 co kD tf 00
•ri > CM 00 00 r-
r-i nj xo OX X X X X
(0 P in o in CO kD
β -P oi rd r- kO
Φ β
P •ri
0 X
ω (ti
H Φ
ri o
© rd -P 'Φ <
Φ r-4 tr
Οι Ή g
M-i co O O-
(ti 0 D O kD kD lf)
Ό P m X X X
(ti ft Q rd CM tf tf
U K rd 00
0 0
> «ti
0 O
P (ti
ft U o O O O
•rd * X X
© rd ϋ o o o O
ri ft 4* CM kD rH kO
Ό (ti X ι—1 r4
P &
(ti 01 g 1 1 1 1
u '0
•ri ft Φ
2 (ti 01 O O m o
ϋ» 0 X x X X
φ CQ Q tn o CM o
-P 0 tf tf
TS
(ti (ti
T5 N
•ri β σι 01 01 01
0 r-i
«ti (ti
β
•ri ri
rQ
•ri 0)
β Φ > Π5 > Ό
H Ό t
rd •ri •ri •rl
(ti
ri rd r~i CO 00
r4 u
β 0 0 0 0
0 «ti rd r-1 r4 r4
μ -P & & & &
TJ 01 g g g g
(ti rQ Φ Φ Φ Φ
ΰ 2 X X X X
o ω K K M K
01 φ
r4 Φ Ό
(ti •Η
β 0 ω
ϋ1 β φ
«β
φ 4J β
Φ φ
X Λ
0] β φ
0 01 0
Ό
(ti 01 g
•ri φ
01 •Ρ
Φ
-P β 01
01 rl 0
Φ 01 ri
β 01 Ρ
(0 φ
Ρ >
ω ίλ
0 >( g
41 φ
φ Ρ φ φ
φ Ό 01
<ο ω 0
β
ϋ ι-4 β
ο 0 β
Η 41 •rd
0 g g
β Φ ιη
Ε4 Φ r4
ΙΟ 01
Φ 0 0
Ό β φ
β φ
0 > r4
φ Φ
Φ Ρ Ρ
Ό 0
0 β •rd φ
•ri
0 0 >
Φ «5
> ϋ> Ρ
Φ U Ο
rd Φ ft
φ •π
β 01
φ •Η Φ
φ Ρ σ φ
Ρ 0 Ρ
Λ •Ρ
0 01
οι φ •ri
υ β
φ •Η •rd
•ri Ν g
U β Ό
β Ό Φ
«D β
β •rd g
r4 Φ
44 rd Ρ
β 0 0
Η kp Μ4
§
CM ΟΙ co ιη tf kD co co kD ω ω CM m kD tn t· tf ω kD ci r- ω co o in m
ο Μ Ό Φ β οι β Η m m φ $4 ft φ Ό
Ο 0 Φ η β •Η θ' <
Ê φ
ω ο Q
Φ •Η υ β <Φ •Ρ Μ Λ β ω
O O rH t—I
I—I CO
O r4 r4
QUADRO 3 Efeitos cardiovasculares do composto do
Exemplo 3 após administração intravenosa a ratos anestesiados (Pentobarbital) com torax aberto e respiração artificial.
ΜΆΡ (PSAM)
TPVR (RVPT)
PAP (PAP)
LVP (PVE) = pressão sanguínea arterial média = resistência vascular periférica total = pressão sanguínea na artéria pulmonar = pressão sanguínea ventricular esquerda
CO (CO) = volume minuto cardíaco
SV (DC)
BAF (FSAF)
HR (FC) = débito cardíaco
- fluxo sanguíneo na artéria femural = frequência cardíaca
LV dp/dt(VE dp/dt) = taxa de aumento da pressão máxima no ventrículo esquerdo
LVEDP (PTDVE) = pressão telediastólica do ventrículo esquerdo
d) in rd CO σ 00 rd co CN CO CN tf rd CN tf CN CN rd
Ό o rd
+1 +1 rd +1 +1 +1 rd +1 +1 +
0 0
CU «ti ç I-1 cn o cn rd A cn rd |x
Ê O> •rl rd rd in O LD rd cn o
Φ 0 £ i-l rd rd rd
Ed C
O o cn rd tf
(ti X X K * X
rl Pt rrt O ί-1 o o o CO cn CN rd m
U IU '(ti g +1 +1 +1 +1 +] +] +1 +1 +1 +
0 -rd
•rd X •rd CN <9 cn o (X cn LD CN co
Ή NO £ * w * X X x *
B S rd e r-| cn rd σι CD
01
Φ CN
«D ( O m cO
O O •ti1 in CN CN X O X X rd
(ti CN O rd o o rd
H Φ 1) +1 +1 +1 +1 + [ +1 +1 +1 +1 +
+z r-d co cn tf m CO Γ' cn o cn rd
< cn tf cn 1 cn X rd X »1» rd
1 1 I o 1 o ] o 4- CO |
(ti j
Ό (ti
•rl * * CO
(0 u * * * o O KD *
•rl fí * * rd CN X X X tf
0 «ti < rrt i t LD <0 rd CN rd rd tf o o CO
'RJ 4J u m + 1 +1 +1 +1 +1 +1 +1 li +1 +
rl Λ tf
u-ι p rd σ> o r~~ CN rd Γ' (- cn
B cn CO σ> tf rd σ X CN X X tf
CQ rd o CD (X
rd
tf
O o tf rd
co CN X X X tf
m σ H cn rd rd 00 o o rd
0 k -η + 1 +1 +1 +1 + 1 +1 +1+1 +1 +
0 > cn
Η 'Φ r- CN cn CN O co o co o 00
(ti k r-l tf CN cn tf X X in
> CU i—1 rd rd cn rd o CO m
CN
X
0] ^-x
Φ w
rd 10 XX X
g C Z—> &
X •rd (ti α •rl κ
tP íj> g & & S1 d t •rl g §
M X ffl rd g X E
w tn g rd g g g 3 rl X rd ^•z
0 g g g g g 6 cu g rd g
k X—Z —* X—Z x-z -—' x_z v—* x—* x—z -P
-P Ό
Φ X
g O
0 «ti s B Ό
«ti k c A C B B o
0 (ti cn E> cn c [> EH u o O >
(ti CU CU B CU cu CU B o Q PI
5
•ri
4J Cl tf
0
0
(ti
•rl cn &>
n 0 d 0 <
O «ti rd 0?
•P & g >
Ω w g
<4 rQ Φ o •rd
t) X x
d cn B rd
Diferença significativa em comparação com o valor prévio p <0,05*, p<O,Ol**
QUADRO 4 Efeitos cardiovasculares do Exemplo 3 apos administração i.d. a ratos anestesiados (Pentobarbital) com torax aberto e respiração artificial
MAP (PSAM) = pressão sanguínea arterial média
TPVR (RVPT) = resistência vascular periférica total
PAP (PAP) = pressão sanguínea na artéria pulmonar
LVP (PVE) = pressão sanguínea ventricular esquerda
CO (CO) = volume minuto cardíaco
SV (DC) = débito cardíaco
BAF (FSAF) = fluxo sanguíneo na artéria femural
HR (FC) = frequência cardíaca
LV dp/dt (VE dp/dt) = pressão telediastólica do ventri
culo esquerdo
Φ
Γχ φ Γ'· Γ”1 00 00 Γχ Γχ Ρχ 04
φ οο Φ ιη φ Φ Φ οο
ι—1 ι—1 ι—1 +1 ι—1 +1 1—1 1—1 ι—Ι ι—1
Α Α Α r—1 ζχ ο- Α Α Α Α
rd Γχ
rd
φ •rd ο (ti 'Φ ε — ϋ -rl β •rl X ·Η ΜΙ '10 £ Μ S —
04 rd Ρχ Γ* Ό* ο
ι—1 ιη 00 r-1 ι—1 04 Ό* ω σι rd
+] +1 +1 +1 +1 +1 +1 +1 +1 +]
ω σ 04 σι ιη 00 ω 04 00 φ
ιη οο 'θ’ σι φ 00 Ρχ Φ 00 Γχ
(0
Μ φ Ρ 1—I <
00 ιη ιη rd Η
+1 +1 +1 +) +1
ιη 00 00 00 ω
04 04 04 X 00
ι 1 1 Ό* ι
04 Ρχ
σι Η Ο % Ο X ο
Ο ο ο σ
+1 +1 +1 +1 +]
οο 00 ο ιη σι
X 04 X X Γχ
04 I I ο 1 ο + ω ι
* *
rd ο χ ο \Ζ ft ο Ρ ·Η 0 > r-Ι 'φ φ ρ > 04
Φ
Η «ο
Ρ
CQ £ ρ ω
in O
* * * X 00
* * * * ο X
ΟΙ ο 00 * ο * +1 ο
rd Η 04 px ι—Ι OJ Γχ +1 00
+1 +! +1 +1 +1 +1 +1 φ φ
ι—1 04 Γχ ιη ιη ιη σι X X
σι 00 X σι X i—l ο ιη
rd 00 rd t—1
ι—Ι 00
ο
X X
Γχ 00 -tf φ σι rd ιη ο ο
+1 +1 +1 +1 +1 +1 +1 +1 C0
φ ιη ο 00 00 00 04 Ι> X
rd ιη Γχ X 00 X Sf X ω
rd rd 04 ι—Ι co rH ο
οι X
to
Φ
ι—Ι O z—s Ζ—
ε β o> β β
X •rl «r—X ζ—s Φ •Η •rl
φ φ ε ίρ σ» Φ ω ε ε
X S i—l >r“X X X
g g ι—Ι ε S g 3 β rd r*4
g ε ε ε ε ε A •ri —' ε
—- Χ-ζ —’ '— —- ε
* * σ> αο
1—1 +1 φ φ
Ό1 ι-1
Ο ο ι—1 +1 ιη sf
co
04 ρ Ω
<! > Η υ ο
04 04 04 Εμ υ
ο ο
-Ρ Ό X
Λ Ό
Μ
00 tn
0 ι—Ι < • τι
α» σ>
ε ε Η
φ
X ο
Μ 00
χ * ιη Ο χ ο χτ ft ο
•Η
Μ η,
Μ
1-1 (0 >
ο
S ο ο ο «ο ο (0 Μ Φ
£ φ
φ > rl •Ρ φ U •rl ΐρ •rl β tn rl
Μ
Ρ Φ m •rl Ω
φ Ό Μ Μ Λ Φ Ο Ο ω φ ω ·η φ υ η β ϋ <Φ ra Φ
-ri tn ό
Φ Η
tn 0
Μ •Η 04
ιϋ φ
0 Φ Τ5
Μβ Φ Φ Φ
Μ $4 Ό
ra U +J
φ ra ra
Μ Ê r] 0
Φ β Μ
Η +J 0
Φ g Φ
Ο Ό Ê σ>
Φ è. φ rl
Μ Μ Ό
rQ •Η Φ Φ
0 0 Ω S
Μ ηί ΨΙ
Κ Φ
Φ
•Η •ri tP
ο cn Ω Ê
(β Η υ «ο -P m Λ ΰ w
(ΰ ϋ> C (ti •Η m S O u φ Ό
W Φ •P rl g •H Pi
Φ Ό
ΟΪ
co σ»
H CN cn
CD
O O
K *, <D H r+ <n cn CN CO * * *d< CN CN CN
Φ «1 O Ω (ti
ca £ P cn
O O
*. x
CN CN cn cn o o co co σι ac
invento refere-se também a aplicação de compostos com a fórmula I e seus sais como agentes medicamentosos especialmente para o tratamento e profilaxia de doenças cardíacas e circulatórias. A formulação da droga contém pelo menos um composto com a fórmula I, se desejado sob a forma de um dos sais de adição de ácido fisiológicamente toleráveis, como substância activa e pode ser administrada quer isoladamente quer misturada com substâncias veículos apropriadas. Essas drogas podem conter os compostos do invento ou os seus sais com um conteúdo em peso de 0,1 a 99,9%. A dosagem pode ser escolhida tal como seja desejado e pode situar-se entre 1 mg e 500 mg.
Todas as formulações conhecidas pelos especialistas nesta técnica são apropriadas. Exemplos de formas de aplicação farmacêutica apropriadas são supositórios, pos, granulados, comprimidos, cápsulas, suspensões, líquidos, sistemas parentéricos e transdérmicos. Materiais ou meios de diluição sólidos, semi-sólidos ou líquidos podem ser usados na produção de formas de dosagem farmacêuticas. São aqui incluídos agentes de correcção, agentes de ligação, lubrificantes, emulsificadores, etc. Como exemplos desses agentes temos: amido, tais como amido de batata e de cereais, açúcar tal como lactose, sucrose, glicose, manitol, sorbitol, celuloses tais como celulose cristalina, metil celulose, carboximetíl celulose de cálcio, carboximetíl celulose de sódio, e hidróxipropíl celulose, materiais inorgânicos tais como fosfato de potássio, sulfato de cálcio, carbonato de cálcio e talco, gelatina, goma arábica, polivinil pirrolidona, substâncias surfactantes tais como glicéridos de ácido gordo, ésteres sorbitan de ácidos gordos ésteres âe ácidos gordos de poliglicerina de sucrose e outros.
Alguns exemplos de formulações da droga usando os compostos do invento são indicados como se segue:
Comprimidos:
Composição mg/comprimi do
Composição do invento3
Celulose microcristalina25
Lactose17
Carboximetil celulose de cálcio4,5
Estearato de magnésio0,5
Os ingredientes atrás indicados são passados por um crivo, misturados cuidadosa e suficientemente, e prensados numa prensa apropriada para comprimidos, cápsulas:
Composição mg/cápsula
Composto do invento 10
Lactose 40
Celulose microcristalina
Talco
Os ingredientes atrás indicados são passados por crivo, misturados cuidadosa e suficientemente e introduzidos em cápsulas de gelatina dura numa máquina apropriada para o enchimento das cápsulas.
Os exemplos que se seguem servem para ilustrar o invento. A não ser que referido de outro modo, os compostos ilustrados nos exemplos são misturas diastereoisoméricas.
Exemplo 1
Nitrato de 4-(2-Hidroxi-3-isopropilamino-propil)-oximino-2,6-dioxabiciclo/ 3.3.0/octan-8-endo-ol
a) Éster etílico de ácido 0-(2-hidroxi-3-isopropil- amino-propil)-acetohidroxímico : 15,9 g de éster etílico de ácido 0-(2,3-epoxipropil)-acetohidroxímico (DE 2 651 085) são aquecidos com 17,7 g de isopropilamina em 100 ml de etanol durante 4 horas sob refluxo. 0 solvente e a isopropilamina em excesso são subsequentemente removidos usando um evaporador rotativo e o resíduo oleoso é destilado sob vácuo. Ponto de ebulição 71 - 73°C/O,2 mm; rendimento 17,5g. 0,ΛΗοnN 0 (218,29).
22 2 3
b) Dihidrocloreto de 0-(2-hidroxi-3-isopropilamino-propil)-hidrxilamina: 21,2 g do produto intermediário a) são aquecidos com 150 ml de HC1 2N durante 15 min. sob refluxo. A solução é evaporada até a secura sob pressão reduzida e o resíduo e recristalizado usando etanol. Ponto de fusão 166 - 167°C; rendimento 20,5 g (cf. DE-OS 2 651 083) .
C Η N 0 . 2 HC1 (221,13).
16 2 2
c) 22,1 g do composto b) são adicionados a uma solução de 13,8 g de carbonato de potássio anidro em 1 1 de metanol seco e agitados durante 5 min. a temperatura ambiente, a fim de libertar a base, São adicionados 18,9 g do nitrato 4-0xo-2,6-dioxabiciclo/ 3.3.0/octan-8-endo-ol (DE-OS 3 602 067) e a mistura é agitada durante a noite. Após separação por filtração inorgânicos e remoção do solvente o produto é recristalizado várias vezes usando isopropanol. Rendimento 21,7 g; ponto de fusão 78 - 80°C; /<*/£ + 172,6 (c = 0,701, acetona).
C12H21N3°7 (319-32).
Exemplo 2
Nitrato de 4-(2-Hidroxi-3-isopropilamino-propil)-oximino-2,6-dioxabiciclo/ 3.3.0/octan-8-exo-ol
A base é libertada de 22,1 g a partir de diclorohidreto de 0-(2-hidroxi-3-isopropilamino-propil)-hidroxilamina (Exemplo 1 b)), por dissolução em 1 1 de metanol, usando a quantidade estoiquiométrica de carbonato de potássio anidro. A esta são adicionados 18,9 g de nitrato de 4-Oxo-2,6-dioxabiciclo/ 3.3.0/-octan-8-exo-ol (DE-OS 3 602 067) e o todo é agitado durante a noite a temperatura ambiente. Após tratamento da maneira habitual, a base crua é precipitada sob a forma de semioxalato, o qual é recristalizado usando metanol. Rendimento 26,2 g; ponto de fusão θ -μ —2q
156 C (decomposição); + 6,80 (c = 0,741, metanol).
C12H21N3°7 · °'5 C2H2°4 (364,34).
Exemplo 3
Nitrato de 4-(3-terc.-Butilamino-2-hidroxi-propil)-oximino-2,6-dioxabiciclo/ 3.3.0/octan-8-endo-ol
a) Éster etílico de ácido 0-(3-terc.-Butilamino-2-hidroxi-propil)acetohidroxímico: 31,8 g de éster etílico de ácido 0-(2,3-epoxipropil)-acetohidroxímico são aquecidos com 43,9 g de terc. butilamina em 300 ml de etanol durante 4 horas sob refluxo. Osolvente e terc.-butilamina em excesso são subsequentemente removidos num evaporador rotativo e o resíduo oleoso, é destilado sob vácuo. Ponto de ebulição 83 - 84°C/0,2 mm; rendimento 40,6 g (cf. DE-OS 2 651 083).
b) Diclorohidreto de 0-(3-terc.-butilamino-2-hidroxi-propil)-hidroxilamina: 40,6 g do produto intermediário a) são aquecidos com 150 ml de HC1 2N durante 15 min. sob refluxo. A solução é evaporada até a secura sob pressão reduzida e o resíduo é recristalizado usando etanol. Ponto de fusão 194 - 195°C; rendimento 36,9 g (cf. DE-OS 2 651 083): C7H18N2°2 * 2 HC1 (235,15).
c) 16,2 g da base libertada do composto b) são dissolvidos em 1 1 de metanol. Após adição de 18,9 g de nitrato de 4-oxo-2,6-dioxabiciclo/ 3.3.0/octan-8-endo-ol, agita-se durante a noite a temperatura ambiente. 0 tratamento normal e a precipitação da base crua sob a forma de semioxalato produz cristais incolores, os quais são recristalilizados usando isopropanol. Rendimento 22,0 g: Ponto de θ gQ fusão 155 - 160 C (dec.); + 163,6 (c = 0,583, metanol) .
(378,37).
I
Exemplo 4
Nitrato de 4-(terc.-Butilamino-2-hidroxi-propil)-oximino-2,6-dioxabiciclo/ 3.3.0/octan-8-exo-ol
16,2 g de 0-(3-terc.butilamino-3-hidroxi-propil)-hidroxilamina (Exemplo 3b)), são dissolvidos em 1 1 de metanol. São adicionados 18,9 g de nitrato dd 4-0xo-2,6-dioxabiciclo/ 3.3.0/octan-8-exo-ol e o todo é agitado durante a noite a temperatura ambiente. Após tratamento do modo habitual, a base crua é precipitada sob a forma do semioxalato e este é recristalizado usando metanol. Rendimento 23,3 g; ponto de fusão 179°C (dec.);
--20 + 6,50 (D = 0,655, metanol).
C13H23N3°7 · °'5 C2H2°4 078,37).
Exemplo 5
Nitrato de 4-^3-/ 4- (2-metoxifenil) -l-piperaziniJ./-2-hidroxipropil|-oximino-2,6-dioxabiciclo/ 3.3.0/octan-8-endo-ol
a) Éster etílico de ácido 0-^3-/ 4-(2-metoxifenil)-1-piperazinil/-2-hidroxi-propil}-acetohidroxímico: análogo ao exemplo 1 a) a partir de 15,9 g de éster etílico de ácido 0-(2,3-epoxipropil)-acetohidroxímico e 19,2 g de 1-(2-metoxifenil)piperazina. Ponto de fusão 73 - 74°c (usando éter diisopropílico). Rendimento 23,3 g. C18H29N3°4 (351,45).
b) Triclorohidreto de 0-^3-/ 4-(2-Metoxifenil)-1-piperazinil/-2-hidroxi-propil]-hidroxilamina: a partir de 35,1 g do composto atrás referido por aquecimento com
HCi 2N, análogo ao exemplo 1 b) . Rendimento 2,9 g; ponto de fusão 154-157°C (dec.) (cf. DE-OS 2 651 083). C14H23N303* 3 HC1 * H2° (408,75).
c) Reagindo 28,1 g de base do composto b) com 18,9 g de nitrato de 4-oxo-2,6-dioxabiciclo/ 3.3.0/octan-8-endo-ol. Oxalato: Rendimento 31,4 g; ponto de fusão 63-67°C — —20 (usando isopropanol); / °í_/D + 125,5 (c = 1,0, metanol).
CnAnN,0n. CH(l· . 0,5 HO (551,51).
28 4 8 224 2
EXEMPLO 6
Nitrato de 4- 3-/ 4-(2-metoxifenil)-l-piperazinil/-2--hidroxipropil-oximino-2,6-dioxabiciclo/ 3.3.0/octan-8
-exo-ol
Reagindo 28,1 g de 0- 3-/ 4-(2-metoxifenil)-l-pèperazinil/-2- hidroxi-propil -hidroxilamina (base) com 18,9 g de nitrato de 4-oxo-2-6-dioxabiciclo /_3.3.0/octan-8-exo-ol. Oxalato: ponto de fusão 9O-93°C —· —20 (usando acetato de etilo); rendimento 29,0 g; Z^á/θ + 45,5 (c = 1,0, metanol).
(542,51).
EXEMPLO 7
Nitrato de 4-{3“/ 4-(2-Metilfenil)-1-piperazinil/-2-hidroxipropil/l-oximino-2,6-dioxabiciclo/ 3.3.0/octan-8-endo-ol
a) Éster etílico de ácido 0-|3-/ 4-(2-metilfenil)-1
-piperazinil/-2-hidroxi-propilj-acetohidroxímico: a partir de 15,9 g de ester etílico de ácido O-(2,3-epoxipropil)acetohidroxímico e 17,6 g de 1-(2-metilfenil)-piperazina. 0 produto oleoso é purificado por meio de cromatografia de coluna de gel de sílica (fase móvel do éter de petróleo 50-70°C/tetrahidrofurano (THF)/metanol, 80/20/2). Produção
g.
C18a29K3°3 <335'45)
b) trihidrecloreto de 0-13-/ 4-(2-metilfenil)-1-pipera-
to atrás referido por meio de hidrólise com HC1 2N. Ponto de fusão 159-161°C (dec) (usando metanol).
HC1
HO (428,79).
c) Pela reacção usual da base do composto atrás referido com nitrato de 4-oxo-2,6-dioxabiciclo/ 3.3.0/octan-8-endo-ol. Oxalato : ponto de fusão 58-62°C (usando iso--20 propanol); + 116,50 (c = 1,0, metanol).
(526,51)
EXEMPLO 8 | i
I
Nitrato de 4-^3-/ 4- (2-metilfenil) -l-piperazinil/-2-hidroxi-!
-propill-oximino-2,6-dioxabiciclo/ 3,3,0/octan-8-exo-ol__ 1
Preparação tal como nos exemplos anteriores, apartir de 0- | 3-/ 4-(2-metilfenil)-l-piperazinil/-2-hidroxi-propil } -hidroxilamina e nitrato de 4-oxo-2,6-dioxabiciclo/ 3.3.0/octan-8-exo-ol. Oxalato: ponto de fusão 85-88°C (usando isopropanol/etanol 2:1);
— —20 /_ _/ + 49,0 (c = 1,0 metanol) .
C2OH 28 N4°7 · C2H2°4 (526,51).
EXEMPLO 9
Nitrato de 4- £3-(2-Benzo/ 1,4/dioxinil-metilamino)-2-hidroxipropil/-oximino-2,6-dioxabiciclo/ 3.3.0/octan-8-endo-ol
a) Éster etílico de ácido 0- / 3-(2-Benzo/ 1,4/dioxinil-metilamino)-2-hidroxi-propil/acetohidroxímico: a partir de 15,9 g de éster etílico de ácido 0-(2,3-epoxi-propil)acetohidroxímico e 16,5 g de 2-(amino-metil)-1,4-benzodioxano. 0 produto oleoso foi purificado por meio de cromatografia sobre coluna de gel de sílica (fase móvel de éter de petróleo 5O-7O°c/THF, 1:1). Rendimento 15,2 g.
C16 H24N2°5 (324,38).
b) 0-/ 3-(2-Benzo/ l,4/dioxinil-metilamino)-2-hidroxipropil/-hidroxilamina: por hidrólise de a) com HC1 2N. A substância é extremamante higroscópica.
C, H NO . 2 HC1 (327,22).
18 2 4
c) Por reacção da base a partir do composto referido atrás com nitrato de 4-oxo-2,6-dioxabiciclo/ 3.3.0/octan-8-endo-ol. Oxalato: ponto de fusão 72°C (usando etanol/ — —20 metanol 4:1);/ + 130,0 (c = 1,0, metanol).
CLDI^NO . C H O (515,44).
23 3 9 224
EXEMPLO 10
Nitrato de 4-/ 3-(2-Benzo/ 1,4/dioxinil-metilamino)-2-hidroxipropil/-oximino-2,6-dioxabiciclo/ 3,3,0/octan-8
-exo-ol
Produzido do modo usual a partir de 0—/ 3-(2-Benzo/ 1,4/dioxinilmetilamino)-2-hidroxi-propil/hidroxiihaminQ e nitrato de 4-oxo-2,6-dioxabiciclo/ 3,3,0/octan-8-exo-ol. Oxalato: ponto de fusão 176-177°C (usando --20 etanol): /o£/ + 50,5 (c = 1,0, metanol).
C18H23N 3°9 · C2H2°4 (51:S,44>.
EXEMPLO 11
Nitrato de 4-/ 2-Hidroxi-3-(7-teofilinil)-propil/-oximino-2,6-dioxabiciclo/ 3,3,O/octan-8-exo-ol
a) Éster etílico de ácido 0-/ 2-Hidroxi-3-(7-teofilinil) -propil/-acetohidroxímico: a partir de 15,9 g de ester etílico de ácido 0-(2,3-epoxi-propil)-aceto-hidroxímico e 18,0 de teofilina em etanol. 0 produto cru cristalino incolor foi usado directamente no passo seguinte.
C14H21H5°5 (339,35).
I ί
b) Clorohidreto de 0-/ 2-hidroxi-3-(7-teofilinil)-
-propil/-hidroxilamina: a partir do composto atrás referido por meio de hidrólise com HC1 2N. Z. recristalização j usando isopropanol produziu cristais higroscópicos os quais foram de imediato processados de novo.
C H NO . HC1 (305,72).
15 5 4
c) Por reacção da base livre a partir de b) nitrato de 4-oxo-2,6-dioxabiciclo/ 3,3,0/octan-8-exo-ol. Hidrocloreto: ponto de fusão 140-143°C (dec.) (usando clorofórmio);
+ 60,0 (c = 1,0, metanol).
C16H2ON6°9 * HC1 (476'83>EXEMPLO 12
Nitrato de 4-/ 2-hidroxi-3-(1-teobrominil)-propil./-oximino-2,6-dioxabiciclo/ 3.3.0/octan-8-exo-ol
a) Éster etílico de ácido 0-/ 2-Hidroxi-3-(1-teobrominil) -propil./-acetohidroxímico: a partir de 15,9 g de éster etílico de ácido 0-(2,3-epoxipropil)-acetohidroxímico e 18,0 g de teobromina, obtém-se um produto cristalino o qual foi posteriormente processado sem purificação. C14H21N5°5 O39<35)
b) Hidrocloreto de 0-/ 2-Hidroxi-3-(l-teobrominil)-propil/-hidroxilamina: a partir do composto atrás referido por meio de hidrólise com HC1 2N. Usando etanol, foi obtida uma substância higroscópica que é incorporada no passo que se segue nesta forma.
CmHiA0/ · HC1 (305,72)
15 5 4
c) Por reacção da base a partir de b) com nitrato de 4-oxo~2,6-dioxabicxio/ 3.3.0/octan-8-exo-ol. A substância cristalizou com 0,25 mol de 2-propanol. Ponto de fusão —
99-100 C (usando 2-propanol); /&/ D + 57,5 (c = 1-0, metanol).
C16H2ON6°9 (440,38).
EXEMPLO 13
Nitrato de 4- 3-/ N-Benzil-N-(3- 47-teofilinil -propil_)_/amino-2-hidroxi-propil-oximino-2,6-dioxabicicloZ 3.3.0/octan-8-exo-ol·
a) Éster etílico de ácido 0-(2,3-epoxipropil)-acetohidroxímico e 32,7 g de 7-(3-benzilamino-propil)-teofilina. 0 produto cru oleoso foi feito reagir posteriormente sem purificação.
C Η N 0 (487,58).
35 65
b) Hidrocloreto de 0- 2-Hidroxi-3-/ N-Benzil-N- 4 3- (7-teofilinil)-propil^ 1-amino-propil-hidroxilamino: por hidrólise do cmmposto atrás referido com HC1 2N. 0 produto srú cristalino foi directamente processado de novo. C.HNO, . 2 HC1 (489,40).
28 6 4
c) Por reacção da base livre a partir de b) com nitrato de 4-oxo-2,6-dioxabicicloZ 3.3.0/octan-8-exo-ol.
1,5 de hidrocloreto de 0,5 de HO: ponto de fusão 89°C — “20 (dec.) (usando isopropanol); / + 45,0 (c = 1,0, metanol).
C26H33N7°9 · i'5®1 ·
0,5 HO (651, 29).
I
Nitrato de 4- 2-Hidroxi-3-/ 3-(7-teofilinil)-propil/amino propil-oximino-2,6-dioxabiciclo/ 3.3.O/octan-8-exo-ol
a) Éster etílico de ácido O- 3-/ n- ^3-(7-teofilinil) propil^-amino/-2-hidroxi-propil-acetohidroxímico: a partir | de 15,9 g de éster etílico de ácido 0-(2,3-epoxipropil)acetohidroxímico e 23,7 g de 7-(3-aminopropil)-teofilina.
produto cru oleoso foi feito reagir posteriormente sem purificação posterior. i C17H28N6°5 (396,45). ;
-
b) Hidrocloreto de 0-/ 2-Hidroxi-3-\-3-(7-teofilinil)-i propilamino } -propil/-hidroxilamina: por hidrólise de a) com HC1 âN. 0 produto cristalino obtido usando etanol foi de imediato processado posteriormente.
Ο,ΛΛθ. · 2 HC1 (399,28).
22 6 4
c) por reacção da base livre a partir de b) com nitrato de 4-oxo-2,6-dioxabiciclo/ 3.3.0/octan-8-exo-ol. Hidrocloreto . 0,5 HO: ponto de fusão 89-92°C (dissolvido “ — 20 em clorofórmio, precipitado com éter); /<*/ D + 49,0 (c = 1,0, metanol).
0ΊΛΗηΝΟ . HC1 . 0,5 H,0 (542,94).
27 7 9 2
EXEMPLO 15
Nitrato de 4-| 2-Hidroxi-3-/ 2-(7-teofilinil)etil/-amino-propilj-oximino-2,6-dioxabiciclo/ 3.3.0/-octan-8-exo-ol
a) Éster etílico de ácido 0- { 3-/ N- 2-(7-teofilinil)-etil-amino/-2-hidroxi-propil | -acetohidroxímico; a 4-{
-à-λ partir de 15,9 g de éster etílico de ácido 0-(2,3-epoxipropil)-acetohidroxímico e 22,3 g de 7-(2-aminoetil)-teofilina. 0 produto cru oleoso foi processado posteriormente sem purificação.
C16H26N6O5 (382,42).
b) Dihidrocloreto de 0-/ 2-Hidroxi-3- ζ 2-(7-teofilinil)-etilamino> -propil/-hidroxilamina, Por hidrólise de
a) com HCl 2N. Usando etanol, foi obtido um produto cristalino que foi processado posteriormente nesta forma. C12H20N6°4 ' 2 HC1 (385,25).
c) Por reacção da base livre apartir de b) nitrato de 4-oxo-2,6-dioxabiciclo/ 3.3.0/octan-8-exo-ol. Semi- o — —20 oxalato: ponto de fusão 174 c (usando metanol). / oó_/ + + 52,5 (c = 1/0, água).
C18H25N7°9 · °-5C2H2°4 (528,46).
I

Claims (5)

13. - Processo para a preparação de oximo-éteres de 2,6-dioxabiciclo/ 3.3,0/octanonas com a fórmula I, em que R e R são iguais ou diferentes e são seleccionados entre
a) hidrogénio,
b) um grupo alquilo de cadeia linear ou ramificada com 1-6 átomos de C,
c) um grupo uj-teofilin-7-il-alquilo,
d) um grupo 2-benzo/ 1.4/-dioxinil-metilo não substituído ou substituído, >
I )
e) um grupo benzilo, ou . 12 . z
f) R e R , quando tomados em conjunto com o atomo de azoto ao qual estão ligados, são piperazina, facultativamente substituída por alquilo, fenilo ou alcoxifenilo? teofilin-7-ilo; ou teobromin-l-ilo« e dos sais de ácidos inorgânicos ou orgânicos, caracterizado por se fazer reagir um composto com a fórmula em que X e hidrogénio ou nitro, com um composto com a fórmula
Η N-0-CH-CH-CH -NR1R2
2 2 | 2
OH
12 * em que R e R são tal como foram atrás definidos, e quando X é hidrogénio se converter o composto formado no nitrato correspondente, ou se fazer leagir um composto com a fórmula com uma amina com a fórmula HNR R em que X, R e R são tal como foram atrás definidos, e quando X é hidrogénio se converter o composto formado no nitrato correspondente, e se converter facultativamente num sal.
23. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o referido composto se apresentar sob a forma endo com a fórmula Ia, n-o-ch2
OH ,,
-ch-ch2-n'x em que R e R são tal como foram definidos na reivindicação 1, e os seus sais.
3â. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto do referido composto se apresentar sob a forma exo com a fórmula Ib, em que R e R são tal como foram definidos na reivindicação 1, e os seus sais.
4ã. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo referido composto ser um isómero de posição, um estereoisómero, um isómero E e/ou Z, um distereoisómero, ou uma sua mistura, incluindo os seus sais.
53. - Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado
1 2 por pelo menos um de entre R e R ser um grupo alquilo de cadeia linear ou ramificada com 3 ou 4 átomos de carbono.
63. - Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado por R e R serem tomadas em conjunto com o átomo de azoto ao qual estão ligados para formar um grupo w-teofilin-7-il-alquilo tendo 2 ou 3 átomos de carbono no referido grupo alquilo.
73. - Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado por 12 .
R e R serem tomados em conjunto com o atomo de azoto ao qual estão ligados para formar um anel piperazina substituído por metilfenilo ou por metilfenoxi.
8â. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o referido ácido inorgânico ou orgânico ser farmacêuticamente aceitável.
Lisboa, 11 de Fevereiro de 1988
PT86745A 1987-02-13 1988-02-11 Processo para a preparacao de oximo-eteres de 2,6-dioxabiciclo{3.3.0}octanonas PT86745B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE19873704604 DE3704604A1 (de) 1987-02-13 1987-02-13 Oximether von 2,6-dioxabicyclo(3.3.0)octanonen, herstellungsverfahren und anwendung als arzneimittel

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT86745A PT86745A (pt) 1988-03-01
PT86745B true PT86745B (pt) 1992-05-29

Family

ID=6320954

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT86745A PT86745B (pt) 1987-02-13 1988-02-11 Processo para a preparacao de oximo-eteres de 2,6-dioxabiciclo{3.3.0}octanonas

Country Status (21)

Country Link
US (1) US4883796A (pt)
EP (1) EP0284752A1 (pt)
JP (1) JPS63203681A (pt)
KR (1) KR900006856B1 (pt)
CN (1) CN1015105B (pt)
AU (1) AU598634B2 (pt)
CA (1) CA1289557C (pt)
CS (1) CS272782B2 (pt)
DD (1) DD272650A5 (pt)
DE (1) DE3704604A1 (pt)
DK (1) DK72088A (pt)
FI (1) FI880658A (pt)
HU (1) HU197908B (pt)
IL (1) IL85367A0 (pt)
NO (1) NO880639L (pt)
NZ (1) NZ223490A (pt)
PH (1) PH24755A (pt)
PL (1) PL151076B1 (pt)
PT (1) PT86745B (pt)
YU (1) YU29188A (pt)
ZA (1) ZA88961B (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5120737A (en) * 1990-09-28 1992-06-09 Kyowa Hakko Kogyo Co., Ltd. Hexitol derivatives
CN112979652B (zh) * 2021-02-05 2022-04-08 哈尔滨工业大学(深圳) 异丙醇桥接的嘌呤唑类化合物或其药学上可接受的盐及其制备方法和应用

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR1583799A (pt) * 1968-03-29 1969-12-05
DE2651084A1 (de) * 1976-11-09 1978-12-14 Hoechst Ag Basisch substituirte o-(2-hydroxypropyl) -aldoxime, verfahren zu ihrer herstellung und ihre verwendung als arzneimittel
DE2658938A1 (de) * 1976-12-24 1978-07-06 Hoechst Ag Neue basisch substituierte 0-propyloxime, verfahren zu ihrer herstellung und ihre verwendung als arzneimittel
US4187313A (en) * 1978-01-30 1980-02-05 Ciba-Geigy Corporation 2-Aminoethyl-1,4-benzodioxans
FR2471980A1 (fr) * 1979-12-21 1981-06-26 Sanofi Sa Nouveaux derives de l'amino-1 propanol-2, leur procede de preparation et leur application therapeutique
FR2479812A1 (fr) * 1980-04-04 1981-10-09 Fabre Sa Pierre Cycloalcoyl propanol amines utiles comme medicaments et procede pour leur preparation
DE3028272A1 (de) * 1980-07-25 1982-02-25 Fa. Dr. Willmar Schwabe, 7500 Karlsruhe Durch purinbasen substituierte alkylamino-desoxy-1.4;3.6-dianhydro-hexit-nitrate, verfahren zu ihrer herstellung und pharmazeutische zubereitung
US4469706A (en) * 1980-11-07 1984-09-04 Massachusetts General Hospital Selective beta-2 adrenergic antagonists for the treatment of glaucoma
US4471127A (en) * 1981-09-08 1984-09-11 Ciba-Geigy Corporation 1-5-Bis-(1,4-benzodioxin-2-yl)-3-azapentane-1,5-diols
FR2521856A1 (fr) * 1982-02-19 1983-08-26 Pos Lab Medicament ophtalmique pour le traitement des glaucomes, a base d'ethers-oxydes ou d'ether-oximes de derives alcoylamines
DE3421072A1 (de) * 1984-06-06 1985-12-12 Heinrich Mack Nachf., 7918 Illertissen 1,4:3,6-dianhydro-hexit-derivate, verfahren zu ihrer herstellung und ihre verwendung als arzneimittel
DE3602067A1 (de) * 1986-01-24 1987-07-30 Mack Chem Pharm 2,6-dioxabicyclo(3.3.0)octan-derivate, ihre herstellung und verwendung als arzneimittel

Also Published As

Publication number Publication date
JPS63203681A (ja) 1988-08-23
DE3704604A1 (de) 1988-08-25
CN88100786A (zh) 1988-08-24
YU29188A (en) 1989-10-31
HUT46693A (en) 1988-11-28
DD272650A5 (de) 1989-10-18
NO880639L (no) 1988-08-15
DK72088D0 (da) 1988-02-12
US4883796A (en) 1989-11-28
FI880658A (fi) 1988-08-14
PL270606A1 (en) 1988-12-08
KR890009935A (ko) 1989-08-05
KR900006856B1 (ko) 1990-09-22
CS272782B2 (en) 1991-02-12
FI880658A0 (fi) 1988-02-12
PH24755A (en) 1990-10-01
IL85367A0 (en) 1988-07-31
CN1015105B (zh) 1991-12-18
HU197908B (en) 1989-06-28
PL151076B1 (en) 1990-07-31
AU598634B2 (en) 1990-06-28
PT86745A (pt) 1988-03-01
EP0284752A1 (en) 1988-10-05
NO880639D0 (no) 1988-02-12
CA1289557C (en) 1991-09-24
NZ223490A (en) 1989-12-21
CS89388A2 (en) 1990-06-13
ZA88961B (en) 1989-09-27
AU1162788A (en) 1988-08-18
DK72088A (da) 1988-08-14

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP0605622B1 (en) Oxygen substituted derivatives of nucleophile-nitric oxide adducts as nitric oxide donor prodrugs
US3961056A (en) Substituted morpholine guanidines for the treatment of arrhythmic conditions
US4950670A (en) 6-phenyl-3-(piperazinyalalkyl)-2,4(1H,3H)-pyrimidinedione derivatives, their preparation and their application in therapy
US5049637A (en) 1,2,3,4,10,14b-hexahydrodibenzo[c,f]pyrazino-[1,2-a]azepino derivatives and 10-aza, 10-oxa and 10-thia analogues
NZ229649A (en) Estramustine derivatives and pharmaceutical compositions
US4940789A (en) 10,11-dihydro-5-alkyl-12-substituted-10,5-(iminomethano)-5H-dibenzo[a,d]cycloheptenes as neuroprotectant agents
HUT70543A (en) Thiadiazinone derivatives, pharmaceutical compositions containing them and process for producing them
JP5486008B2 (ja) 1‐ブチル‐2‐ヒドロキシアラルキルピペラジン誘導体およびその抗鬱剤としての使用
PT86745B (pt) Processo para a preparacao de oximo-eteres de 2,6-dioxabiciclo{3.3.0}octanonas
PL144860B1 (en) Method of obtaining novel derivatives of iminothiasolidyne
JPS63255258A (ja) N−フェネチルアミノアルキル−ベンズアミド抗不整脈剤
HU181608B (en) Process for producing imidazo-thieno-pyrimidine derivatives
CS228944B2 (en) Production of 4-piperazinyl 1-4-phenylquinazoline derivatives
US4452982A (en) Process for the preparation of nitrogen-bridgehead condensed pyrimidine compounds, and pharmaceutical compositions containing them
US3225037A (en) 10-[(amino- and acylamino-1-piperidyl) lower-alkyl]-phenothiazines
NZ204072A (en) Pharmaceutical compositions which contain theophylline as active ingredient
JPS5935387B2 (ja) 3−アミノ−2−ヒドロキシプロパンのジ−置換フエノ−ルエ−テル類、その製法ならびに医薬用途
US4745222A (en) Novel aryloxycycloalkanolaminoalkylene aryl ketones
IE57535B1 (en) Novel aryloxycycloalkanolaminoalkylene aryl ketones
US4456752A (en) Process for the preparation of 9-hydrazono-6,7,8,9-tetrahydro-4H-pyro[1,2-a]pyrimidine-4-one compounds, the salts and hydrates thereof
JPH03148284A (ja) ジヒドロピリミドチアジン誘導体、それを主成分とする抗炎症剤等製剤組成物、その製造の際の中間体、およびそれらの製造方法
US20040038966A1 (en) Cyclic amine derivatives and use thereof
KR100188575B1 (ko) 벤즈이미다졸 유도체, 그의 제조법, 그를 유효성분으로서 함유하는 제토제 및 그의 제조용 중간체
US3553267A (en) 3-dimethylamino-1,2,3,4-tetrahydrofluorene
JPS62108880A (ja) 3−イミノ−ピリダジンの誘導体、それらを得る方法、およびそれらを含有する薬学的組成物

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19911118

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19930531