PT8645U - Mecanismo de abertura e fecho para guarda-chuva encurtavel com uma haste telescopica - Google Patents

Mecanismo de abertura e fecho para guarda-chuva encurtavel com uma haste telescopica Download PDF

Info

Publication number
PT8645U
PT8645U PT8645U PT864592U PT8645U PT 8645 U PT8645 U PT 8645U PT 8645 U PT8645 U PT 8645U PT 864592 U PT864592 U PT 864592U PT 8645 U PT8645 U PT 8645U
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
rod
slider
cable
locking
mechanism according
Prior art date
Application number
PT8645U
Other languages
English (en)
Other versions
PT8645T (pt
Inventor
Klaus Stiller
Tilmann Schultes
Original Assignee
Kortenbach Verwaltung
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Kortenbach Verwaltung filed Critical Kortenbach Verwaltung
Publication of PT8645T publication Critical patent/PT8645T/pt
Publication of PT8645U publication Critical patent/PT8645U/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A45HAND OR TRAVELLING ARTICLES
    • A45BWALKING STICKS; UMBRELLAS; LADIES' OR LIKE FANS
    • A45B19/00Special folding or telescoping of umbrellas
    • A45B19/10Special folding or telescoping of umbrellas with collapsible ribs
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A45HAND OR TRAVELLING ARTICLES
    • A45BWALKING STICKS; UMBRELLAS; LADIES' OR LIKE FANS
    • A45B19/00Special folding or telescoping of umbrellas
    • A45B19/04Special folding or telescoping of umbrellas with telescopic sticks
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A45HAND OR TRAVELLING ARTICLES
    • A45BWALKING STICKS; UMBRELLAS; LADIES' OR LIKE FANS
    • A45B25/00Details of umbrellas
    • A45B25/06Umbrella runners
    • A45B25/08Devices for fastening or locking
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A45HAND OR TRAVELLING ARTICLES
    • A45BWALKING STICKS; UMBRELLAS; LADIES' OR LIKE FANS
    • A45B25/00Details of umbrellas
    • A45B25/14Devices for opening and for closing umbrellas
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A45HAND OR TRAVELLING ARTICLES
    • A45BWALKING STICKS; UMBRELLAS; LADIES' OR LIKE FANS
    • A45B25/00Details of umbrellas
    • A45B25/16Automatic openers, e.g. frames with spring mechanisms

Landscapes

  • Walking Sticks, Umbrellas, And Fans (AREA)
  • Holders For Apparel And Elements Relating To Apparel (AREA)
  • Mutual Connection Of Rods And Tubes (AREA)

Description

65 091 4/85
MODELO DE UTILIDADE Na "Mecanismo de abertura e fecho para guarda-chuva encurtável com uma haste telescópica"
RESUMO O presente modelo de utilidade refere-se a um mecanismo de abertura e fecho para guarda-chuva encurtável, tendo uma haste telescópica, duas partes inferiores (2a, 2b), as quais são trancadas na sua posição estendida por um gancho flexível (20). 0 trinco (20) é cavalgado pelo movimento descendente final de um cursor (8), durante a reunião da armação e da cobertura em torno da haste e a sua compressão no sentido da mesma, pelo que o cursor (8) é recebido dentro do cabo oco (1).
65 091 4/85 -2-
MEMÓRIA DESCRITIVA O modelo de utilidade refere-se a um mecanismo de abertura e fecho para um guarda-chuva encurtável (daqui em diante referido com do tipo descrito), tendo uma haste telescópica, uma coroa fixa numa extremidade da haste, um cabo oco fixo na outra extremidade da haste, e um cursor que pode deslizar na haste durante a abertura e fecho de uma armação de cobertura constituída por varetas e escoras, articuladas e suportadas pela coroa e pelo cursor, recebendo o cabo oco, que está fixo na parte de haste inferior, o cursor e um seu actuador de soltar, durante o encurtamento da haste, quando a armação é fechada, após se soltar um trinco de trancagem da parte de haste inferior na parte de haste inferior seguinte, numa posição mutuamente estendida.
Dependendo dos pormenores de construção, pode existir um ou dois cursores na haste, e podem existir uma mola de abertura, carregada entre os dois cursores e/ou, se necessário, também uma ou mais molas de accionamento, carregadas entre as partes telescópicas da haste.
Um guarda-chuva já conhecido, através, por exemplo, da patente US N® 2,725,888 (Hans Haupt), ou da correspondente patente alemã 976 122, durante o deslizamento da parte de haste inferior de uma haste telescópica de guarda-chuva, na parte de haste inferior seguinte, o cabo com a forma de uma manga oca ligado à parte inferior da haste inferior, é feito deslizar sobre o cursor, no estado fechado, de modo que cursor fique encerrado. Em particular, com mecanismos automáticos de abertura da haste e/ou da cobertura, isto evita qualquer risco de aberturas por engano. Para levar o cursor e o seu actuador de soltar até à posição pronta para operação, a parte de haste inferior tem, primeiro, que ser puxada de novo para fora e serem expostos o cursor, bem como o seu actuador de soltar, para manuseamento. Este manuseamento é, em si próprio, bastante prático e de grande utilidade, para qualquer guarda-chuva encurtável, em particular, para os com construção de abertura
65 091 4/85 -3- automática, mas deixa, no entanto, uma certa dúvida, quanto à necessidade operacional, a observar em último lugar, que consiste em, no fim do encurtamento do guarda-chuva e da sobreposição do cursor e seu actuador de soltar, reunir o conjunto das varetas da cobertura conjuntamente com a cobertura, que devido a certas tensões inerentes, inevitáveis em todo o mecanismo do guarda-chuva, ficam ainda permanentemente afastadas com folga da haste do guarda-chuva, cuidadosa e apertadamente paralelas à haste e prontas para a sua inserção numa bolsa. Verificou-se na prática que muitos utilizadores deixam o guarda-chuva ficar neste estado, mesmo depois do encurtamento, sem procederem à necessária reunião definitiva da cobertura. O modelo de utilidade tem como objectivo criar um guarda-chuva do tipo descrito, que, no estado fechado e encurtado, permita, não apenas sobreposição do cabo sobre o cursor e seu actuador de soltar, cobrindo-os e tornando-os inacessíveis, mas além disso, proporcione também neste estado uma reunião e dobragem já bastante ordenada e cuidadosa do conjunto das varetas da cobertura e, em utilização, da cobertura em contacto com a haste do guarda-chuva, sem que, para esta função adicional, seja necessária qualquer despesa extra em peças ou regra de manuseamento adicional.
De acordo com o modelo de utilidade, este problema é resolvido, se o trinco for solto pelo deslizamento descendente > final do cursor, no decurso do fecho final da armação e, em utilização, uma cobertura suportada pela armação, for manualmente reunida em torno da haste e comprimida no sentido da mesma.
Assim, é criado um guarda-chuva incurtável, no qual, em virtude do encurtamento, não apenas o cursor e o seu actuador de soltar ficam inacessíveis pelo deslizamento do cabo sobre os mesmos, mas também a cobertura do guarda-chuva fica ainda assente na haste do guarda-chuva, reunida e dobrada paralelamente à haste. Isto é efectuado como um resultado do 65 091 4/85
NjS?
hábito praticado pelo utilizador do guarda-chuva, o qual agarra com uma das mãos a cobertura do guarda-chuva fechado, quando o encurta. Devido à compressão radial na cobertura do guarda-chuva, depois do fecho do guarda-chuva, elimina-se o afastamento residual ou a inclinação residual das varetas do guarda-chuva, anteriormente existente, devido a diversas tensões, e as varetas são deslocadas em direcção ao cabo, do que resulta uma deslocação residual do cursor ou cursores para o cabo. Este hábito e as acções consequentes são aproveitadas, no presente modelo de utilidade, sem qualquer despesa extra, para soltar o trinco, para o encurtamento da haste e a sobreposição do cabo sobre o cursor e seu actuador de soltar, provocando a referida deslocação residual do cursor o seu embate no trinco da haste e do cabo, desalojando-o da posição de trancagem em relação ao cursor, bem como para fora do seu engate de trancagem com as partes de haste inferior e inferior seguinte. Através do deslizamento da parte inferior da haste na parte de haste inferior seguinte e a sobreposição simultânea do cabo sobre o cursor e seu actuador, é ao mesmo tempo estabelecida a referida reunião e dobragem da caobertura do guarda-chuva paralelamente à haste.
Numa construção, particularmente simples, se o trinco consistir num gancho de trancagem flexível, que é fixo na parte de haste inferior, e tiver uma ponta de trancagem, que na posição mutuamente estendida das partes de haste inferior e inferior seguinte, engata nas aberturas de trancagem de ambas estas pastes de haste, sendo a ponta de trancagem desengatada para soltar o trinco pelo contacto com uma manga de guia do cursor, durante a deslocaçãa de fecho final. O cabo pode ter uma porção manga de aperto fixa na parte de haste inferior e uma porção deslizável, que está fixa na parte de haste inferior seguinte, e se desloca com a mesma, e que suporta um perno de trancagem carregado por mola, tendo uma parte de anel, que rodeia uma manga de guia do cursor na posição fechada e engata num entalhe na manga de guia, para trancar o cursor no cabo, tendo o perno também um botão, pelo qual o perno
65 091 4/85 pode ser feito deslizar transversalmente para o eixo da haste contra a carga da mola, para soltar o cursor; sendo a porção deslizável do cabo recebida numa cavidade de contorno similar na manga de aperto, e rodeada pela mesma, durante o mútuo encurtamento das partes de haste inferior e inferior seguinte.
Obtém-se uma disposição e acomodação mais simples do perno, se a porção de cabo deslizável consistir em duas partes, que são ligadas em conjunto de modo soltável e que definem entre as mesmas um canal de guia para o perno de trancagem. A cooperação fácil entre o cursor e o cabo é possível se o cabo apresentar uma entrada afunilada para o cursor. V\>. O mecanismo de estender a haste pode ser refinado, de uma maneira particularmente simples, em ligação com uma haste telescópica de três partes, se a parte de haste inferior seguinte puder deslizar telescopicamente dentro de uma terceira parte da haste, tendo na sua extremidade inferior uma porção de largura reduzida que evita a separação destas partes de haste, estando a parte de haste inferior seguinte e a terceira parte de haste associadas com dois prendedores, segurando o primeiro prendedor estas partes de haste conjuntamente numa posição mutuamente encurtada e é cavalgado pelo cursor, deslocando-se no sentido da abertura, enquanto que o outro prendedor segura estas partes de haste conjuntamente na sua posição mutuamente estendida e é cavalgado pelo cursor, deslocando-se no sentido do fecho.
Os dois prendedores da haste telescópica podem consistir num arco flexível, com duas pontas de trancagem, fixo na parte de haste inferior seguinte. A parte de haste inferior conjuntamente com o cabo pode ser segura, na posição mutuamente retraída das parte de haste inferior e inferior seguinte por um prendedor actuando por atrito.
65 091 4/85 -6- A cooperação entre o cursor e o trinco que tranca as partes de haste inferior e inferior seguinte é tornada segura, apesar das tolerâncias de fabrico entre as partes, se no cabo, entre o cursor e o trinco, for disposto um anel, que é pressionado por mola contra o cursor e que é deslizável na haste, para transmitir o deslocamento de deslizamento final do cursor para o trinco para soltar o trinco. O modelo de utilidade vai ser agora explicado mais pormenorizadamente por meio de exemplos, com referência aos desenhos anexos, nos quais: a fig. 1 é uma vista lateral em diagrama de uma guarda-chuva tendo uma construção de abertura automática, no estado - aberto; a fig. 2 é uma vista correspondente à fig. 1, mas em corte parcial no estado fechado; a fig. 3 é uma secção axial através da parte de fundo do guarda-chuva; a fig. 4 é vim corte pela linha A-B da fig. 3; a fig. 5 é uma vista correspondente à fig. 2, mas com o guarda-chuva no estado quase fechado; a fig. 6 é uma vista correspondente a fig. 5, mas no estado completamente fechado; a fig. 7 é uma vista lateral em diagrama de um segundo exemplo de guarda-chuva, mostrado no estado quase fechado; a fig. 8 é uma vista correspondente à fig. 7, mas no estado completamente fechado; e a fig. 9 é uma vista lateral parcialmente em corte de uma parte de fundo de um terceiro exemplo.
65 091 4/85 -Ί Ο modelo de utilidade é exemplificado, por um guarda-chuva encurtável com construção de abertura automática, mas é também aplicável numa construção destinada a ser aberta e fechada manualmente. O guarda-chuva representado tem um cabo 1 na extremidade de fundo da haste encurtável telescopicamente 2. 0 cabo 1 é fixo a um componente de fundo da haste, isto é, uma peça de tubo 2a, que forma a parte de haste inferior, que é recebida na peça de tubo 2b, que forma a parte de haste inferior seguinte, que, por sua vez, é recebida na peça de tubo 2c. As peças de tubo 2a, 2b e 2c da haste podem ser recebidas umas nas outras, de modo a ficarem sem possibilidade de rotação relativa, por meio de secções transversais hexagonais (fig. 4) ou, no caso de uma secção transversal redonda, por meio de ranhuras de guia longitudinais e são seguras nas suas posições estendida ou encolhida, umas em relação às outras, pelos prendedores 3, 4 e 5. 0 prendedor 3 segura a peça de tubo 2a na sua posição introduzida na peça de tubo 2b, o prendedor 4 segura a peça de tubo 2b na sua posição introduzida na peça de tubo 2c, e o prendedor 5 segura a peça de tubo 2c na posição saída da peça de tubo 2b. Um tampão 6, assente na extremidade de topo da peça de tubo 2b, tem um ressalto anelar 6a, que impede que as peças de tubo 2b, 2c sejam separadas. A peça de tubo 2a termina num bordo 2a' na peça de tubo 2b e a peça de tubo 2c atinge, com o seu bordo de fundo 2c', o interior do cabo 1 na posição fechada. Na extremidade de topo da peça de tubo 2c está assente uma coroa 7. Nesta última, bem como nas coroas 8a e 9a dos dois cursores 8 e 9, que podem deslizar para cima e para baixo na haste 2, estão articuladas, numa disposição em estrela, as varetas 11a, 11b, 11c que suportam o pano de cobertura 10 e as suas escoras 12a, 12b, formando as varetas e as escoras a armação.
Cinematicamente, esta armação é aberta automaticamente, e ao mesmo tempo a haste 2 é automaticamente deslocada para fora telescopicamente, por uma mola de compressão 13, armada entre a coroa 7 e a peça de tubo 2b e que tende a forçar as peças de tubo 2b e 2c, em afastamento, e pelos cursores 8, 9, carregados
65 091 4/85 um contra o outro por uma mola de compressão 14 adicional e tendem assim a ser forçados para cima, logo que um botão de soltar 15 é premido, transversalmente para dentro, isto é, radialmente ao eixo X da haste, no sentido da seta 16 (figs. 1, 4). O botão de soltar 15 é uma parte actuada por dedo ou polegar do botão de um perno 18 de um mecanismo de prender e soltar o cursor 8, na posição fechada da cobertura do guarda-chuva (figs. 2-5). O perno 18 é suportado de modo a poder deslizar transversalmente ao eixo X da haste, contra a acção de uma mola 17, dentro de uma porção la do cabo 1. O perno 18 tem uma parte de anel com uma abertura oval 18a, rodeando a manga de guia 8c do cursor 8, bem como as peças de tubo 2a e 2b, com uma folga correspondente, perto do botão de soltar 15, delizando o perno dentro de um apoio num canal de deslizamento la'' da porção la. O canal de deslizamento la'' tem uma folga 18b, correspondente à folga da abertura oval 18a, bem como cantos de batente la''' para engate nos bordo de batente 18c do perno 18 (fig. 4). Deste modo, uma ponta de trancagem 18d do perno 18 engata, sob a acção da mola 17, numa abertura ou entalhe de trancagem 8b da manga de guia 8c, do cursor 8, na posição fechada da cobertura do guarda-chuva, pronta para soltar o seu mecanismo de trancagem e pode ser feito deslizar por meio do botão de soltar, contra a força da mola 17, no sentido da seta 16, premindo o botão de soltar 15, proporcionando por isso o desengate para fora da abertura de trancagem 8b no cursor 8, donde resulta que o cursor 8 e o cursor 9 são soltos e, sob a acção da mola 14, deslocam-se para cima ao longo da haste 2, no sentido da abertura. Neste movimento os cursores 8, 9 deslizam sobre o prendedor 4 da haste, premindo-o suficientemente para as duas peças tubo 2b e 2c se soltarem e se deslocarem telescopicamente em afastamento sob a acção da mola 13. A porção la do cabo 1, que suporta o perno 18, está fixa à peça de tubo 2b por um pino 19 e por isso ligada a peça de tubo 2b de modo a deslocar-se com a a mesma. A parte de fundo do cabo 1 tem uma cavidade 1'' que se conforma à porção la e forma uma manga de aperto 1', na qual está fixa a extremidade inferior da
65 091 4/85 -9 peça de tubo 2a, e a qual, quando do deslizamento da peça de tubo 2a na peça de tubo 2b no sentido de um encurtamento adicional da haste de guarda-chuva, pode ser empurrada sobre a porção la, bem como sobre o cursor 8, como mostrado na fig. 2. Um gancho de trancagem flexível está associado à disposição de cabo telescópico, o qual está fixo na peça de tubo 2a, e segura a porção la, evitando a separação da manga de aperto 1', independentemente da posição saída da peça de tubo 2a da peça de tubo 2b. Esta disposição do mecanismo é apenas possível porque, para a disposição e construção do mecanismo 15-18 para prender e soltar o cursor 8, não são necessários espaço ou deformações correspondentes na haste 2. Consequentemente, em vez da disposição de cabo telescópica ou em vez do gancho de trancagem 20 podia, evidentemente, ser incorporado um elemento de mola para a extensão telescópica das peças de tubo 2a, 2b, no espaço livre atrás mencionado.
Depois do guarda-chuva ser fechado, puxando manualmente o cursor 8 para baixo, o prendedor 4 tranca as peças de tubo 2b, 2c carregadas pela mola 13 uma contra a outra, sendo o gancho de trancagem 20, fixo à peça de tubo 2a pela garra 20', solto, sem o emprego de peças adicionais, isto é, apenas com os meios existentes, bem como sem requisitos de manuseamento extraordinários, para encurtar adicionalmente o guarda-chuva. A actuação involuntária do botão de soltar 15 e a abertura do guarda-chuva são evitadas porque a manga de aperto 1' é feita deslizar sobre o botão e a porção la, bem como o cursor 8 e cobre os mesmos, como mostrado na fig. 2. 0 conjunto das varetas de cobertura e as suas escoras, devido, às suas inevitáveis tensões de compressão e tracção, não chega a encostar bem reunido e paralelo à haste 2, no fim do movimento de fecho do guarda-chuva, ficando afastadas da haste 2 com uma certa separação residual, segundo um ângulo de dobragem (figs. 5, 6). 0 utilizador do guarda-chuva elimina esta separação residual sem observar instruções de manuseamento particulares, agarrando e comprimindo o conjunto das varetas com a cobertura 10 dobrada e comprimindo-os em conjunto, de modo a 65 091 4/85 -10-
obter uma reunião e dobragem do guarda-chuva, paralelamente à haste e recolhida de modo a ser metido numa bolsa. No decurso desta reunião uniforme manual, o conjunto das varetas com a cobertura 10, fica comprimido para o eixo X da haste 1, no sentido das seta 21 (fig. 6), de modo a correr paralelamente à haste 2, com o consequente aumento do ângulo de dobragem residual, o qual, em compensação, fica esticado ou alongado um pouco no sentido do cabo l, isto é no sentido da seta 22. Este esticamento ou alongamento também inclui os cursores 8 e 9 unidos ao conjunto das varetas, donde resulta que o cursor 8, que assenta com a extremidade 8d da sua manga de guia 8c em frente de uma ponta de trancagem 20' ', desliza e ao passar sobre a ponta de trancagem 20'', cavalga sobre a ponta de trancagem 20", e força esta última o bastante para dentro da peça de tubo 2a, para que a ponta de trancagem 20'', quando se empurra a manga de aperto 1', para cima, já não engate nas aberturas de trancagem 2a''7, 2b''' das peças de tubo 2a, 2b, de modo a bloqueá-las, mas com o referido empurrão para cima deslize, durante a introdução da peça de tubo 2a na peça de tubo 2b, de modo inerte contra a parede interna desta última, até que uma esfera 3a do prendedor 3 entre num entalhe da peça de tubo 2b e a introdução da peça de tubo 2b termine numa posição correspondente à mostrada na fig. 2. Como se pode ver ainda na fig. 2, através do deslizamento da manga de aperto 1' sobre as partes la e 8, o botão de soltar 15 fica completamente encerrado, isto é, impedido de qualquer contacto, e deste modo é completamente impossível uma abertura do guarda-chuva por engano. O guarda-chuva só pode ser novamente aberto quando a manga de aperto 1' for puxada para baixo, de novo durante o alongamento da haste. Nesta operação, a peça de tubo 2a é puxada, conjuntamente com o gancho de trancagem 20, para fora da peça de tubo 2b e a sua ponta de trancagem 20'' encaixa à pressão de novo nas aberturas de trancagem 2a'", 2b'" e assim as peças de tubo 2a e 2b na posição saída, relativamente entre si, são trancadas em conjunto, momento em que o cursor 8 e a porção la do cabo com o botão de soltar 15 ficam expostos, novamente prontos para serem soltos, correspondendo à posição mostrada nas figs. 1 e 3 a 6. 65 091 4/85 -11-
O mecanismo descrito atrás para prender e soltar o cursor 8 na posição fechada do guarda-chuva é portanto um mecanismo que dispensa qualquer espaço de montagem ou dispositivo dentro ou fora da haste 2, actua através da trancagem e libertação directas entre o cabo 1 e o cursor 8. O cabo 1 ou a porção la do cabo podem, ser ainda constituídos por duas partes separadas, nomeadamente uma parte de fundo e uma parte de topo, podendo estas duas partes estar configuradas de modo que sejam ligadas mediante, por exemplo, pontas ou bordos de encaixe à pressão ou outros meios de ligação amovíveis adequados, para assim se poder definir o canal de deslizamento la'' e se poder montar, com acesso fácil, o perno 18 e a mola 17.
Para que o cursor 8, durante a realização do fecho e dobragem conjuntos do guarda-chuva, a partir do estado aberto, de acordo com a fig. 1, possa correr com menos atrito da manga de guia 8c na porção de cabo la, o canal anelar 1'*' nesta porção do cabo, que recebe a manga de guia 8c, pode ser munido com uma entrada afunilada T.
No caso da modificação representada nas figs. 7 e 8, são utilizados os mesmos números de referência, para as partes idênticas, do exemplo descrito atrás. Neste exemplo, o trinco que tranca o cursor 8, não é um perno 18, disposto no cabo 1, e com uma parte de anel, mas sim uma alavanca de trancagem 18* munida com um botão de soltar 15°, que engrena numa fenda de trancagem 2° da peça de tubo 2a. O cursor 8 e o botão de soltar 15“ são igualmente cobertos pelo cabo oco 1, da maneira atrás descrita, quando a peça de tubo 2a é introduzida na peça de tubo 2b, logo que o gancho de trancagem 20, que tranca, com a sua ponta de trancagem 20'', as peças de tubo 2a, 2b é cavalgado pelo cursor 8 ou pela sua alavanca de trancagem 18 °, deslocando-se contra o mesmo a partir de cima, devido de novo ao impulso residual do cursor 8 no sentido do cabo 1 do cursor 8, durante a reunião e esticamento do conjunto das varetas da cobertura, como já descrito, para fora do ângulo de dobragem residual a até à haste 2. 65 091 4/85 -12-
Como se pode ver ainda nas figs. 7 e 8, os dois prendedores 4 e 5, para o bloqueio da haste, podem ser também realizados, vantajosamente, como uma só peça com a forma de um arco flexível, com as duas pontas de trancagem 4e e 5e, que actuam independentemente uma da outra e que são cavalgadas durante a deslocação do cursor para cima e para baixo na haste.
Na fig. 9 está representado um mecanismo com a forma de um adaptador de anel de soltar o trinco, com a forma de gancho de trancagem 20, que tranca, no estado estendido, as duas peças de tubo 2a, 2b e o cabo 1. Este adaptador é particularmente adequado para superar as tolerâncias dimensionais, entre o cursor 8, a haste 2 e o gancho de trancagem 20, e apresenta um anel 23, que desliza dentro do cabo 1, por meio de um colar 23a na haste 2. A flange 23b fica radialmente fora do colar e sob a acção de uma mola de pressão 24, assenta com força na manga de guia 8c do cursor. A mola de pressão apoia-se, de preferência, pela sua outra extremidade no fundo do canal de guia 1//7 e o anel 23 pode ser impedido de rodar por um perfil de secção transversal poligonal da haste 2 ou por correspondentes ranhuras de guia na haste 2. Por meio deste adaptador pode ser assegurado que qualquer impulso residual do cursor 8, em consequência da reunião e esticamento do conjunto das varetas de cobertura, é transmitido através do colar 23a, que cavalga a ponta 20#/ do gancho de trancagem 20, sejam quais forem as da tolerâncias na secção transversal do cursor 8 e da haste 2, isto é, por exemplo, no guiamento destas partes uma na outra. Assim, é ( conseguida, de modo seguro, a necessária acção na ponta de trancagem 207 7 do gancho de trancagem 20.

Claims (7)

  1. 65 091 4/85 -13- REIVINDICACÕES 1 - Mecanismo de abertura e fecho para guarda-chuva encurtável compreendendo uma haste telescópica (2) que tem, pelo menos, partes de haste inferior e inferior seguinte (2a, 2b) e um trinco para trancar as parte de haste numa posição mutuamente estendida; uma coroa fixa numa extremidade da dita haste; um cabo oco fixo na dita parte de haste inferior; um cursor tendo um actuador de soltar para o mesmo e sendo deslizável na dita haste; uma armação adaptada para suportar uma cobertura e compreendendo varetas e escoras articuladas na coroa e suportadas pela dita coroa e cursor; recebendo o dito cabo oco o dito cursor e o actuador de soltar, quando do encurtamento da dita haste, quando a dita armação é fechada e após se soltar o dito trinco; caracterizado por o dito trinco (20) ser soltável pelo deslizamento final do dito cursor (8) ao longo da dita haste (2), quando, durante do fecho final da dita armação, e, em uso, de uma cobertura suportada pela mesma, são manualmente reunidas em torno da dita haste (2) e comprimidas para a mesma.
  2. 2 - Mecanismo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o cursor (8) ter uma manga de guia (8c) e o dito trinco (20) compreender um gancho de trancagem flexível fixo na dita parte inferior (2a) da haste e tendo uma ponta de trancagem (20''), tendo cada uma das partes inferior e inferior seguinte (2a, 2b) aberturas de trancagem (2a''1 2 3 4 5, 2b'''), adaptadas para receberem a dita ponta de trancagem (20'') numa posição mutuamente estendida das ditas partes de haste, estando a dita ponta de trancagem (20'') adaptada para ser desengatada, para soltar o dito trinco (20) por contacto com a dita manga de guia (8c). 1 - Mecanismo de acordo com a reivindicação 1, 2 caracterizado por o dito cursor (8) ter uma manga de guia (8c) 3 formada com um entalhe e o dito cabo (1) compreender, primeira e 4 segunda porções deslizáveis relativamente, estando a dita primeira porção de cabo fixa à dita parte de haste inferior 5 seguinte (2b) que recebe a parte inferior (2a) da haste e 65 091 4/85 -14-
    apresentando um perno de trancagem carregado por mola (18), tendo uma parte de botão (15), e sendo a dita porção de cabo fixa na dita parte de haste inferior e formando uma manga de aperto com uma cavidade, que se conforma ao contorno a dita primeira porção de cabo; tendo o dito perno de trancagem (18) uma parte de anel que rodeia a dita manga de guia (8c) e que pode engatar no dito entalhe para trancar o dito cursor (8) no dito cabo (1), podendo o dito perno (18) deslizar transversalmente ao eixo da dita haste, contra a dita carga de mola, ao pressionar-se o dita parte de botão (15), para soltar o dito cursor (8), e sendo a dita primeira porção de cabo recebida de modo deslizável na dita cavidade dentro, e rodeada por a dita segunda porção de cabo, quando do encurtamento mútuo das ditas partes de haste inferior e inferior seguinte.
  3. 4 - Mecanismo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o dito cabo (1) ter uma entrada afunilada (T) para o dito cursor (8).
  4. 5 - Mecanismo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por primeira porção de cabo (la) consistir em duas partes ligadas de modo destacável, definindo entre si um canal de guia (la'1 2) para o o perno de trancagem (18). 1 - Mecanismo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a parte de haste inferior seguinte (2b) poder deslizar telescopicamente dentro de uma terceira parte de haste 2 (2c) tendo numa sua extremidade uma porção com largura reduzida, que impede a separação da dita parte de haste inferior seguinte (2b) e da dita terceira parte de haste (2c), estando a dita parte de haste inferior seguinte (2b) e a dita terceira parte de haste (2c) associadas com primeiro e segundo prendedores (4, 5), segurando o dito primeiro prendedor (4) as ditas partes de haste conjuntamente numa posição mutuamente encurtada e estando adaptado para ser cavalgado pelo dito cursor (8), ao deslocar-se num sentido de abertura da dita armação, e segurando o dito segundo prendedor (5) as ditas partes de haste conjuntamente numa posição mutuamente estendida e estado adaptado para ser -15- 65 091 4/85 cavalgado pelo dito cursor (8), ao deslocar-se num sentido de fecho da dita armação.
  5. 7 - Mecanismo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por os primeiro e segundo prendedores (4, 5) consistirem em duas pontas de trancagem de um arco flexível comum fixo na dita parte de haste inferior seguinte (2b).
  6. 8 - Mecanismo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a dita parte de haste inferior (2a) poder ser segura conjuntamente com o cabo (1) na posição mutuamente retraída das ditas partes de haste inferior e inferior seguinte (2a, 2b), por meio de um prendedor actuando por atrito (3, 3a).
  7. 9 - Mecanismo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender adicionalmente um anel (23) que pode deslizar na haste (2) entre o dito cursor (8) e o dito trinco (20) e adaptado para transmitir a dita deslocação final do dito cursor (8) ao dito trinco (20) para soltar o dito trinco (20) e meios de mola (24) para pressionarem o dito anel (23) contra o dito cursor (8). Lisboa, . ;g K{lv ^ Por KORTENBACH VERWALTUNGS- UND BETEILIGUNGSGESELLSCHAFT =0 AGENTE OFICIAL=
PT8645U 1985-09-07 1992-11-18 Mecanismo de abertura e fecho para guarda-chuva encurtavel com uma haste telescopica PT8645U (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE19853531951 DE3531951A1 (de) 1985-09-07 1985-09-07 Verkuerzbarer schirm mit einem teleskopierbaren stock

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT8645T PT8645T (pt) 1993-07-30
PT8645U true PT8645U (pt) 1995-09-12

Family

ID=6280356

Family Applications (2)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT83295A PT83295A (pt) 1985-09-07 1986-09-02 Guarda-chuva encurtavel com uma haste telescopica
PT8645U PT8645U (pt) 1985-09-07 1992-11-18 Mecanismo de abertura e fecho para guarda-chuva encurtavel com uma haste telescopica

Family Applications Before (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT83295A PT83295A (pt) 1985-09-07 1986-09-02 Guarda-chuva encurtavel com uma haste telescopica

Country Status (12)

Country Link
US (1) US4682617A (pt)
JP (1) JPS6260512A (pt)
KR (1) KR890004826B1 (pt)
DD (1) DD249406A5 (pt)
DE (2) DE3531951A1 (pt)
ES (1) ES2001219A6 (pt)
FR (1) FR2586911B1 (pt)
GB (1) GB2179855B (pt)
HK (1) HK79590A (pt)
IT (1) IT1197050B (pt)
PT (2) PT83295A (pt)
SG (1) SG66790G (pt)

Families Citing this family (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH022734Y2 (pt) * 1985-05-08 1990-01-23
US4934395A (en) * 1988-09-29 1990-06-19 `Totes`, Incorporated Short fold rib linkage for an umbrella
DE8903350U1 (pt) * 1989-03-17 1990-04-12 Kortenbach Verwaltungs- Und Beteiligungsgesellschaft Mbh & Co, 5650 Solingen, De
US4858633A (en) * 1989-04-14 1989-08-22 Yang Chi Kuo Stable telescopic centerpost of multiple-fold umbrella
DE4004349A1 (de) * 1990-02-13 1991-08-14 Kortenbach Verwaltung Selbstoeffnender schirm
DE9007191U1 (pt) * 1990-06-29 1991-10-31 Kortenbach Verwaltungs- Und Beteiligungsgesellschaft Mbh & Co, 5650 Solingen, De
US5020558A (en) * 1990-10-29 1991-06-04 Huang Sheng Fu Automatic umbrella having stable extending and folding structure
US5078165A (en) * 1991-02-15 1992-01-07 Fu Tai Umbrella Works, Ltd. Automatic umbrella opened and closed by a straightforward push button
JPH0571104A (ja) * 1991-04-10 1993-03-23 Nippon Mentetsuku Kk 架設ケーブルの外套保護管
US5144969A (en) * 1991-09-12 1992-09-08 Day Sheng-Tong Fully automatic collapsible umbrella
US5406968A (en) * 1994-03-30 1995-04-18 Friedman; John S. Collapsible umbrella
DE19523291A1 (de) * 1995-05-24 1996-11-28 Schlattl Alice Schirm, insbesondere Regenschirm
US5690132A (en) * 1996-12-26 1997-11-25 Fu Tai Umbrella Works, Ltd. Catch-free safety umbrella
US5909746A (en) * 1997-11-12 1999-06-08 Doster; Thomas R. Reversible umbrella
DE19858948C1 (de) * 1998-12-10 1999-11-04 Galbadrach Punzag Automatischer Schirm mit einem gekrümmten Teleskopstock
DE19917456A1 (de) 1998-12-10 2000-10-19 Galbadrach Punzag Automatischer Schirm mit einem gekrümmten Teleskopstock
DE102008023486A1 (de) * 2008-05-14 2009-12-03 Knirps Licence Corporation Gmbh & Co. Kg Automatischer Schirm
IT1391173B1 (it) * 2008-08-19 2011-11-18 Pedrazzini Ombrello perfezionato.
CN107713207A (zh) * 2017-10-18 2018-02-23 青海智通遮阳技术工程有限公司 一种电动折叠式景观伞

Family Cites Families (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE540712C (de) * 1931-12-28 Hans Haupt Verkuerzbarer Schirm
CA654150A (en) * 1962-12-18 Bremshey And Co. Self-closing umbrellas
US257872A (en) * 1882-05-16 Umbrella or parasol
GB190406436A (en) * 1904-03-16 1904-08-04 Frederik Oluf Edvard Soerenson An Improvement in Umbrellas and Sunshades.
CH129144A (de) * 1927-10-25 1928-12-01 Hans Haupt Verkürzbarer Schirm.
USRE19576E (en) * 1930-07-19 1935-05-21 Telescopic umbrella
AT126445B (de) * 1930-08-04 1932-01-25 Hans Haupt Verkürzbarer Schirm.
US1991385A (en) * 1933-05-16 1935-02-19 Eugene A La Brie Folding umbrella
DE976122C (de) * 1952-03-15 1963-03-07 Elisabeth Haupt Sperrvorrichtung fuer den Hauptschieber fuer einen verkuerzbaren Schirm
NL177458B (nl) * 1952-03-15 Sony Corp Inrichting voor weergave van een kleurentelevisiesignaal.
DE1705573U (de) * 1953-02-14 1955-08-25 Elisabeth Haupt Zusammenschiebbarer schirm.
FR1366937A (fr) * 1963-06-05 1964-07-17 Tissmetal Lionel Dupont Monture de parapluie télescopique
FR1592331A (pt) * 1968-11-19 1970-05-11
DE7141188U (de) * 1971-10-30 1972-01-20 Bremshey Ag Schirm
IT1009845B (it) * 1974-04-12 1976-12-20 Redaelli Giuseppe & Fllo Spa Perfezionamento agli ombrelli
DE2852998A1 (de) * 1978-12-07 1980-06-19 Bremshey Ag Schirmgriff
US4418707A (en) * 1982-02-04 1983-12-06 Wu Tsun Z Locking device of an automatic opening umbrella
DE3345725C2 (de) * 1983-12-17 1985-10-17 Kortenbach & Rauh Kg, 5650 Solingen Vorrichtung zum Auslösen des Schiebers eines Schirmes

Also Published As

Publication number Publication date
KR890004826B1 (ko) 1989-11-29
GB8604106D0 (en) 1986-03-26
DD249406A5 (de) 1987-09-09
IT1197050B (it) 1988-11-25
KR870002795A (ko) 1987-04-13
US4682617A (en) 1987-07-28
PT8645T (pt) 1993-07-30
GB2179855A (en) 1987-03-18
DE8525547U1 (pt) 1989-07-13
GB2179855B (en) 1989-09-06
IT8621376A1 (it) 1988-02-01
PT83295A (pt) 1987-05-06
DE3531951A1 (de) 1987-03-19
HK79590A (en) 1990-10-12
FR2586911A1 (fr) 1987-03-13
ES2001219A6 (es) 1988-05-01
DE3531951C2 (pt) 1990-01-11
JPS6260512A (ja) 1987-03-17
FR2586911B1 (fr) 1992-01-17
IT8621376A0 (it) 1986-08-01
SG66790G (en) 1990-09-21

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT8645U (pt) Mecanismo de abertura e fecho para guarda-chuva encurtavel com uma haste telescopica
US5186197A (en) Collapsible umbrella handle
GB2250433A (en) Automatic umbrella having stable extending and folding structure
KR20200100096A (ko) 조절식 후퇴 가능 로드 장치
US20020104557A1 (en) Adjusting sleeve assembly for a sunshade with a tiltable canopy
US2168188A (en) Collapsible umbrella
US5048550A (en) Structure of triple-folding umbrella skeleton
PT8630U (pt) Mecanismo de prender e soltar um cursor para guarda-chuva
US1856385A (en) Telescopically collapsible umbrella
US3003508A (en) Self-closing umbrellas
US1707910A (en) Telescopic umbrella
US2149059A (en) Umbrella stick
US3160166A (en) Contractible umbrella
US954357A (en) Umbrella.
CA1330928C (en) Self-opening umbrella
US3732879A (en) Umbrella
KR870001473B1 (ko) 자동으로 퍼지는 양산
US2509887A (en) Umbrella
US878558A (en) Folding umbrella.
US1068564A (en) Folding umbrella.
US2929388A (en) Telescopic stick for folding umbrella
US1180145A (en) Folding umbrella.
KR200210347Y1 (ko) 우산 살대고정구에 부착되는 피부 보호 안전장치
US3348558A (en) Umbrellas, sunshades and the like
DE2038667C (de) Selbsttätig sich öffnender und schließender Schirm

Legal Events

Date Code Title Description
BB1K Laying open of utility model application

Effective date: 19930209

FG3K Utility model granted, date of granting

Effective date: 19950508

MM3K Annulment or lapse (utility model)

Effective date: 19961130