PT852577E - Processo para a preparacao de acilo aminoacidos de metais alcalinos - Google Patents

Processo para a preparacao de acilo aminoacidos de metais alcalinos Download PDF

Info

Publication number
PT852577E
PT852577E PT96916905T PT96916905T PT852577E PT 852577 E PT852577 E PT 852577E PT 96916905 T PT96916905 T PT 96916905T PT 96916905 T PT96916905 T PT 96916905T PT 852577 E PT852577 E PT 852577E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
acid
alkali metal
amino acid
reaction
saturated
Prior art date
Application number
PT96916905T
Other languages
English (en)
Inventor
Richard P Woodbury
Roger R Gaudette
David F Wood
Original Assignee
Hampshire Chemical Corp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Hampshire Chemical Corp filed Critical Hampshire Chemical Corp
Publication of PT852577E publication Critical patent/PT852577E/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C231/00Preparation of carboxylic acid amides
    • C07C231/02Preparation of carboxylic acid amides from carboxylic acids or from esters, anhydrides, or halides thereof by reaction with ammonia or amines
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C233/00Carboxylic acid amides
    • C07C233/01Carboxylic acid amides having carbon atoms of carboxamide groups bound to hydrogen atoms or to acyclic carbon atoms
    • C07C233/45Carboxylic acid amides having carbon atoms of carboxamide groups bound to hydrogen atoms or to acyclic carbon atoms having the nitrogen atom of at least one of the carboxamide groups bound to a carbon atom of a hydrocarbon radical substituted by carboxyl groups
    • C07C233/46Carboxylic acid amides having carbon atoms of carboxamide groups bound to hydrogen atoms or to acyclic carbon atoms having the nitrogen atom of at least one of the carboxamide groups bound to a carbon atom of a hydrocarbon radical substituted by carboxyl groups with the substituted hydrocarbon radical bound to the nitrogen atom of the carboxamide group by an acyclic carbon atom
    • C07C233/49Carboxylic acid amides having carbon atoms of carboxamide groups bound to hydrogen atoms or to acyclic carbon atoms having the nitrogen atom of at least one of the carboxamide groups bound to a carbon atom of a hydrocarbon radical substituted by carboxyl groups with the substituted hydrocarbon radical bound to the nitrogen atom of the carboxamide group by an acyclic carbon atom having the carbon atom of the carboxamide group bound to a carbon atom of an acyclic unsaturated carbon skeleton

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Acyclic And Carbocyclic Compounds In Medicinal Compositions (AREA)
  • Cosmetics (AREA)
  • Detergent Compositions (AREA)
  • Silicon Polymers (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
"PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE ACILO AMINOÁCIDOS DE METAIS ALCALINOS"
ENQUADRAMENTO GERAL DA INVENÇÃO O uso na produção de sabão de agentes tensioactivos sarcosinatos, e particularmente, os N-acilo sarcosinatos, é bem conhecido. O sarcosinato é tipicamente usado sob a forma de uma sua solução salina de sódio, potássio ou amónio. Os N-acilo sarcosinatos são comercialmente produzidos mediante a reacção de Schotten Baumann do sal de sódio da sarcosina com o cloreto do ácido gordo apropriado sob condições cuidadosamente controladas:
R-C-Cl + HNCH2COONa + NaOH ------ R-C-NCH2COONa + NaCl +H20
o ch3
Após a reacção ser completada, o sal de sódio bruto é acidificado para libertar o ácido N-acilo sarcosina que se separa dos sob-produtos aquosos. É então neutralizado para a forma salina. Os sarcosinatos tais como: lauroil sarcosinato de sódio, cocoil sarcosinato de sódio e miristoil sarcosinato de sódio estão comercialmente disponíveis sob a Marca Registada HAMPOSYL® da Hampshire Chemical Corp.
Os N-acilo sarcosinatos são também usados, desde há muitos anos, em áreas como as de cuidados orais, da pele e do cabelo. Os sarcosinatos demonstraram reduzir a permeação de solutos potencialmente irritantes, tais como: os iões de sódio, através da pele humana; ao passo que outros agentes tensioactivos demonstraram aumentar a permeação (“The Infiience of Detergents and Surfactants on Epidermal Permeability”, Bettley, F. Ray, Brit. J. Dermatol., 77, 98 - 100 (1965)). Os N-acilo sarcosinato demonstraram reduzir também a irritação da pele normalmente associada com as formulações detergentes como agentes co-tensioactivos (Patente Norte Americana N° 2 2.962.448). Os N-acilo sarcosinatos exibem baixa toxicidade para mamíferos e peixes, possuem baixa tendência para causar irritações e sofrem o processo de biodegradação dc modo extremamente rápido. A Memória Descritiva da Patente US -A- 3.836.551 divulga a preparação de sais de ácidos N-acilamino carboxílicos, por reacção de um amino ácido e de um ácido carboxílico, éster ou amida num intervalo de temperatura compreendida entre 100° e 250°C em presença de um composto básico que origine um sal, tal como um hidróxido de metal alcalino ou de um metal alcalino terroso, uma amina terciária ou um hidróxido de amónio quaternário.
Consequentemente, seria desejável simplificar o processo de produção dos N-acilo sarcosinatos, bem como o de outros N-acilo aminoácidos e eliminar os prejuízos ambientais dos processos convencionais.
RESUMO DA INVENÇÃO
Os problemas das técnicas anteriores foram resolvidos pela presente invenção, que divulga um processo de preparação de N-acilo aminoácidos de metais alcalinos, especialmente os N-acilo sarcosinatos de sódio. O processo da invenção elimina o uso de tricloreto de fósforo ou cloreto de tionilo e de cloretos de ácidos carboxílicos. Em termos gerais, e tal como é definido na reivindicação 1, este processo envolve a reacção de N-acilo aminoácidos de metais alcalinos directamente com um ácido gordo a temperaturas compreendidas no intervalo entre 100 e 200°C com remoção constante da água gerada durante a reacção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
Os reagentes de iniciação para o processo da presente invenção são um ácido gordo de fórmula geral RCOOH e um aminoácido em que o grupo amino é substituído por pelo menos um átomo de hidrogénio. Tal como é geralmente conhecido, a reacção de um ácido gordo e um aminoácido a temperaturas elevadas resulta na formação de um acilo aminoácido, mas é evidente a formação significativa de cor e sob-produtos.
Consequentemente, é surpreendente que a formação de cor e de sob-produtos seja mínima mediante as condições reaccionais utilizadas na presente invenção.
Os ácidos gordos adequados incluem ácidos carboxílicos alifáticos de cadeia linear, ácidos carboxílicos alifáticos ramificados, ácidos carboxílicos ciclo-alifáticos, ácidos carboxílicos saturados e insaturados, ácidos carboxílicos aromáticos e hetero-aromáticos, tais como os ácidos: acético, propiónico, butírico, caprílico, capróico, nonanóico, 3,5,5-trimetil-hexanóico, nonanóico, decanóico, undecanóico, láurico, mirístico, palmítico, esteárico, oleico, linoleico, beéníco, 2-metil-undecanóico, 2-butil-octanóico, 2-etil-hexanóico, 2-alquilo-succínico, alcenil-succínico, adípico, ciclo-hexilíco, benzóico, cloro-benzóico, nitrobenzóico, nafténico, abiético, nicotínico, 2-piridino-carboxílico, tereftálico, itálico, Cg(EO)2COOH e suas misturas. Os ácidos gordos preferidos incluem os ácidos carboxílicos em Cg -C20, de preferência o ácido oleico (CH3(CH2)7CH:CH(CH2)7-COOH), o ácido láurico (CH3(CH2)i0COOH), o ácido mirístico (CH3(CH2)i2COOH), e o ácido de coco, para preparar oleoilo sarcosina, lauroilo sarcosina, miristoilo sarcosina e cocoilo sarcosina, respectivamente.
Os aminoácidos adequados são aqueles em que o grupo amina possui pelo menos um átomo de hidrogénio substituível. Os aminoácidos preferidos incluem as sarcosinas dos sais de metais alcalinos, glicina, ácido iminodiacético, alanina, N-metilalanina, β-alanina, N-metil-p-alanina, ácido aspártico, ácido N-metil aspártico, valina, leucina, isoleucina, cistina, metionina, fenilalanina, ácido glutâmico, prolina e lisina. O sarcosinato de sódio é especialmente preferido.
Usando uma proporção de 1:1 do ácido gordo para 0 aminoácido do metal alcalino, obtém-se um rendimento do produto compreendido no intervalo entre 50 a 55%, não tendo em conta o tempo de reacção. Além disso, 0 excesso do aminoácido do metal alcalino não auxilia a tomar a reacção completa. De acordo, é preferível que o excesso do aminoácido seja adicionado à mistura reaccional do aminoácido do metal alcalino e ácido gordo para aumentar a velocidade da reacção e alcançar taxas de conversão mais elevadas. Os inventores da presente invenção descobriram que a adição de um equivalente do aminoácido em excesso baseado no ácido gordo resulta numa conversão 4 compreendida no intervalo entre 85 a 90% num intervalo de tempo compreendido entre 8 a 10 horas. A adição de dois equivalentes resulta numa conversão de 90% num intervalo de tempo compreendido entre 3 a 5 horas. Pode ser usado mais ou menos aminoácido dependendo da conversão e velocidade desejadas. O ácido pode ser adicionado aos poucos ou todo de uma vez.
As temperaturas reaccionais operáveis estão compreendidas no intervalo entre 100°C a 200°C. A temperaturas abaixo dos 170°C, a reacção tende a ser demasiado lenta. De acordo, as temperaturas compreendidas no intervalo entre 170°C e 190°C são as preferidas, sendo especialmente preferida uma temperatura de 170°C.
De preferência o aminoácido do metal alcalino usado como material de iniciação é usado na sua forma seca. A mistura reaccional bruta é realizada diluindo-o numa solução de isopropanol em água, de preferência numa proporção de isopropanol para água compreendida no intervalo entre 95:5 e 5:95. É preferível que a quantidade de isopropanol seja minimizada. A solução bruta é então acidificada para um pH de 1 o que origina uma separação de fase. Os ácidos adequados para a acidificação incluem os ácidos minerais e o ácido sulfurico, sendo preferido o ácido sulfurico. A porção orgânica mais leve é separada e o isopropanol e a água são removidos mediante evaporação.
Em alternativa o material de iniciação pode ser o aminoácido, que pode ser neutralizado com bases aquosas, tal como o hidróxido de sódio, e em seguida seco por pulverização para produzir um sal de sódio do aminoácido seco.
No sentido de evitar a formação de corados coloridos, é importante que a Oxidação seja minimizada ou eliminada. Tal pode ser conseguido com um gás inerte (tal como o azoto) purificador, ou aplicando vácuo. Esta operação pode servir também para remover a água que se forma durante a condensação do ácido gordo com o aminoácido do metal alcalino. 5 5
/ A invenção é posteriormente ilustrada com os seguintes exemplos, qui são desenvolvidos com o propósito de ilustrar e não se pretende que sejam limitativos. EXEMPLO 1 11,04 gramas (0,124 mole) do ácido sarcosina foram adicionados a 104 gramas de metanol, seguida pela adição de 26,8 gramas (0,124 mole) de metóxido de sódio a 25%. A mistura resultante foi submetida a refluxo durante 15 minutos, tendo-se tomado homogénea durante esse período de tempo. Foi adicionado ácido oleico de uma só vez e o metanol foi removido mediante destilação. Após remoção completa do metanol, a temperatura da mistura reaccional foi aumentada para 170°C. Ás 4,0 h, 5,5 h e 6,5 horas foram adicionadas quantidades adicionais de 2,8 g (0,031 mole) de ácido sarcosina e o aquecimento foi continuado a 170°C. A reacção foi aquecida durante um período total de tempo de 8,5 horas e a proporção final de oleoilo sarcosina de sódio para o ácido oleico é de 85:15 (determinada por avaliação de área do HPLC ). EXEMPLO 2
Um reactor equipado com um agitador mecânico, manta de aquecimento, termómetro e atmosfera de azoto, foi carregado com 35,04 g (0,125 mole) do ácido oleico. O ácido oleico foi aquecido para 80°C e foram adicionadas 13,8g (0,125 mole) do sarcosinato de sódio sólido. Esta mistura foi aquecida a 170°C com pulverização constante com azoto. Quando a mistura reaccional atinge os 170°C, foram adicionadas 1 l,4g (1,125 mole) do ácido sarcosina sólido. Foi retirada uma amostra da mistura reaccional após 10 h a 170°C e a conversão baseada no ácido oleico foi de 84,2%. A mistura reaccional bruta foi dissolvida em 60 g numa proporção em volume de 50/50 de isopropanol e água. Esta solução foi acidificada com ácido súlfurico para um pH 1. Sob acidificação, a solução formou duas camadas. A camada superior, compreendendo o produto, foi separada e concentrada resultando aN-oleioil sarcosina. EXEMPLO 3
Um reactor equipado com um agitador mecânico, manta de aquecimento, termómetro e uma atmosfera de azoto, foi carregado com 35,04 g (0,125 mole) de ácido oleico. O 6 ácido oleico foi aquecido a 80°C e foram adicionados 13,8 g (0,125 piole) do sarcosinato de sódio sólido. Esta mistura foi aquecida a 170°C com corrente constante de azoto. Quando a mistura reaccional atinge os 170°C, foram adicionados 22,8 g (0,250 mole) do ácido sarcosina sólido. Foi retirada uma amostra da mistura reaccional após 5 h a 170°C e a conversão baseada no ácido oleico foi de 92,5%. EXEMPLO 4
Um balão de fundo redondo de três bocas de 500 ml equipado com um agitador mecânico, termómetro, uma entrada de azoto e uma saída de azoto foi carregado com 35,70 g (0,175 mole) do ácido láurico. Sob corrente constante de azoto o ácido láurico foi aquecido a 160°C e foram adicionados 19,40 g de sarcosinato de sódio e 15,90 g de sarcosina ácida (0,175 mole) tão rapidamente quanto possível. A mistura foi então aquecida a 170°C sob corrente constante de azoto para remoção da água formada durante a reacção. Foram retiradas amostras periodicamente para monitorizar o desaparecimento do ácido láurico. Sete horas depois, 93% do ácido láurico estava convertido nos produtos. EXEMPLO 5
Um balão de fundo redondo de três bocas de 500 ml, equipado com agitador mecânico, um termómetro, uma entrada de azoto e uma saída de azoto, foi carregado com 49,00 g (0,175 mole) de ácido oleico. Sob corrente constante de azoto, aqueceu-se o ácido oleico a 160°C e adicionaram-se 8,60 g (0,088 mole) de glicinato de sódio e 6,60 g de glicina ácida (0,088 mole) tão rapidamente quanto possível. Aqueceu-se então a mistura a 170°C sob uma corrente constante de azoto para remover a água formada durante a reacção. Retiraram-se periodicamente amostras para monitorizar o desaparecimento de ácido oleico. Depois de 3,5 horas, 45,8% do ácido oleico estava convertido nos produtos. EXEMPLO COMPARATIVO 6
Um balão de fundo redondo de três bocas de 500 ml equipado com agitador mecânico, um termómetro, uma entrada de azoto e uma saída de azoto foi carregado com 34,76 g (0,124 mole) do ácido oleico. Sob uma corrente constante de azoto, o ácido 7
oleico foi aquecido a 160°C e foram adicionados 13,78 g de sarcosinato de sódio tão rapidamente quanto possível. A mistura foi então aquecida a 170°C sob corrente constante de azoto para remoção da água formada durante a reacção. Foram retiradas amostras periodicamente e o progresso da reacção foi monitorizado por HPLC. Seis horas depois, 55% do ácido oleico foi convertido nos produtos. A reacção foi aquecida a 170°C durante um período adicional de quatro horas (um total de 10 horas) e a conversão foi de 57%. EXEMPLO COMPARATIVO 7
Um balão de fundo redondo de três bocas de 500 ml, equipado com agitador mecânico, um termómetro, uma entrada de azoto e uma saída de azoto foi carregado com 42,05 g (0,150 mole) de ácido oleico. Sob corrente constante de azoto, o ácido oleico foi aquecido a 160°C e foram adicionadas 20,50 g de sarcosina ácida tão rapidamente quanto possível. A mistura foi então aquecida a 160°C sob corrente constante de azoto para remoção da água formada durante a reacção. Foram retiradas amostras periodicamente e o progresso da reacção foi monitorizado por HPLC. Cinco horas depois, 75% do ácido oleico estava convertido nos produtos.
Lisboa, 2 6 JAN. 2001

Claims (9)

1
REIVINDICA ÇÕES 1. Processo para a produção de um N-acilo aminoácido de metal alcalino por acilação de um aminoácido de metal alcalino com um ácido gordo, compreendendo a reacção, a uma temperatura compreendida no intervalo entre 100 e 200° C, de um ácido carboxílico alifático de cadeia linear saturado ou insaturado, alifático de cadeia ramificada saturado ou insaturado, cicloalifático saturado ou insaturado, aromático ou heteraromático com um aminoácido de um metal alcalino em que o grupo amino é substituído com pelo menos um átomo de hidrogénio, caracterizado pelo facto de a mistura reaccional compreender ainda o ácido do referido aminoácido de metal alcalino.
2. Processo da reivindicação 1, em que o referido ácido gordo é escolhido de entre o grupo que consiste em ácido oleico, ácido láurico, ácido mirístico, ácido de coco, ácido esteárico, ácido nonanóico, ácido decanóico e ácido undecanóico.
3. Processo da reivindicação 1, em que o ácido gordo é ácido láurico.
4. Processo da reivindicação 1, que compreende ainda a remoção contínua da água a partir do meio reaccional enquanto se forma.
5. Processo da reivindicação 4, em que a referida água é removida por passagem de uma corrente a gás inerte.
6. Processo da reivindicação 1, em que a reacção é realizada a uma temperatura compreendida no intervalo entre 170 e 190° C.
7. Processo da reivindicação 1, em que o referido ácido do aminoácido de metal alcalino é adicionado numa quantidade de um excesso de equivalente baseada no referido ácido gordo. 2
8. Processo da reivindicação 1, em que o referido ácido do aminoácido de metal alcalino é adicionado numa quantidade de dois equivalentes de excessos baseada no referido ácido gordo.
9. Processo da reivindicação 1, em que o referido aminoácido de metal alcalino é escolhido de entre o grupo que consiste em sarcosina de metal alcalino, glicina de um metal alcalino, ácido imino-diacético de metal alcalino, alanina de metal alcalino, N-metilalanina de metal alcalino, β-alanina de metal alcalino, N-metil-β- alanina de metal alcalino, ácido aspártico de metal alcalino, ácido N-metilaspártico de metal alcalino, leucina metal alcalino, isoleucina de metal alcalino, cistina de metal alcalino, metionina de metal alcalino, fenilalanina de metal alcalino, ácido glutâmico de metal alcalino, prolina de metal alcalino e lisina de metal alcalino. Lisboa, 2 6JAN.Z0N
Dra. Maria Silvina Fferreirã Agss·' ' :c >·:· χΐ^ίκαΙ R.CasiiíVíj, \·.: - 107G-0ÍS LiSBQA letcfs. 213 Sãl 339 - 213 854 613
PT96916905T 1995-06-06 1996-05-31 Processo para a preparacao de acilo aminoacidos de metais alcalinos PT852577E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US08/466,094 US5710295A (en) 1995-06-06 1995-06-06 Preparation of alkali metal acyl amino acids

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT852577E true PT852577E (pt) 2001-04-30

Family

ID=23850437

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT96916905T PT852577E (pt) 1995-06-06 1996-05-31 Processo para a preparacao de acilo aminoacidos de metais alcalinos

Country Status (17)

Country Link
US (1) US5710295A (pt)
EP (1) EP0852577B1 (pt)
JP (1) JPH11506743A (pt)
AT (1) ATE198317T1 (pt)
AU (1) AU696488B2 (pt)
BR (1) BR9608843A (pt)
CA (1) CA2220528A1 (pt)
DE (1) DE69611375T2 (pt)
DK (1) DK0852577T3 (pt)
ES (1) ES2153109T3 (pt)
GR (1) GR3035505T3 (pt)
MX (1) MX9709470A (pt)
PT (1) PT852577E (pt)
RU (1) RU2154054C2 (pt)
TW (1) TW408098B (pt)
WO (1) WO1996039375A1 (pt)
ZA (1) ZA964265B (pt)

Families Citing this family (32)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE19540645A1 (de) * 1995-10-31 1997-05-07 Basf Ag Verfahren und Vorrichtung zur kontinuierlichen Herstellung von N-Acylaminocarbonsäuren und N-Acylaminosulfonsäuren sowie deren Alkalimetallsalzen
BRPI0414953B1 (pt) * 2003-10-03 2016-10-25 Ajinomoto Kk composição de limpeza, e, método para preparar um sal de n-acilglicina de cadeia longa
CN100396282C (zh) * 2006-07-25 2008-06-25 山东省医药工业研究所 甲磺酸多沙唑嗪缓释胶囊及制备方法
DE102006038853A1 (de) 2006-08-18 2008-02-21 Clariant International Limited Verfahren zur Herstellung von Acylglycinaten mittels Direktoxidation
DE102006047617B4 (de) 2006-10-09 2008-11-27 Clariant International Limited Verfahren zur Herstellung basischer (Meth)acrylamide
DE102007055265A1 (de) 2007-11-20 2009-05-28 Clariant International Ltd. Verfahren zur Herstellung von Acylglycinaten
DE102008003825A1 (de) 2008-01-10 2009-07-16 Clariant International Ltd. Verfahren zur Herstellung von Acylglycinaten mittels Direktoxidation
DE102008017216B4 (de) * 2008-04-04 2013-08-14 Clariant International Ltd. Kontinuierliches Verfahren zur Herstellung von Fettsäureamiden
DE102009031059A1 (de) 2009-06-30 2011-01-05 Clariant International Ltd. Vorrichtung zur kontinuierlichen Durchführung chemischer Reaktionen bei hohen Temperaturen
DE102009031056A1 (de) * 2009-06-30 2011-01-27 Clariant International Ltd. Kontinuierliches Verfahren zur Acrylierung von Aminogruppen tragenden organischen Säuren
DE102009042523B4 (de) 2009-09-22 2012-02-16 Clariant International Ltd. Vorrichtung und Verfahren zur kontinuierlichen Durchführung heterogen katalysierter chemischer Reaktionen bei hohen Temperaturen
DE102009042522A1 (de) 2009-09-22 2011-04-07 Clariant International Ltd. Kontinuierliches Umesterungsverfahren
DE102010056565A1 (de) 2010-12-30 2012-07-05 Clariant International Ltd. Verfahren zur Modifizierung Hydroxylgruppen tragender Polymere
DE102010056564A1 (de) 2010-12-30 2012-07-05 Clariant International Limited Hydroxylgruppen und Estergruppen tragende Polymere und Verfahren zu ihrer Herstellung
US8853447B2 (en) 2011-07-28 2014-10-07 Conopco, Inc. General method for preparing fatty acyl amido based surfactants
US8653018B2 (en) * 2011-07-28 2014-02-18 Conopco, Inc. Fatty acyl amido based surfactant concentrates
US8853433B2 (en) 2011-07-28 2014-10-07 Conopco, Inc. General method for preparing fatty acyl amido based surfactants
US20130029899A1 (en) * 2011-07-28 2013-01-31 Conopco, Inc., D/B/A Unilever Concentrated fatty acyl amido surfactant compositions
US8981134B2 (en) 2011-07-28 2015-03-17 Conopco, Inc. Amino acid salt containing compositions
US8822711B2 (en) 2011-07-28 2014-09-02 Conopco, Inc. Method for preparing fatty acyl amido carboxylic acid based surfactants
US8658589B2 (en) 2011-07-28 2014-02-25 Conopco, Inc. Fatty acyl amido based surfactant concentrates
RU2540867C1 (ru) * 2013-12-13 2015-02-10 Федеральное государственное бюджетное образовательное учреждение высшего профессионального образования "Воронежский государственный университет" (ФГБОУ ВПО "ВГУ") Способ получения n-ацилпролинов, содержащих остатки жирных кислот
RU2573831C1 (ru) * 2014-07-11 2016-01-27 Федеральное государственное бюджетное образовательное учреждение высшего профессионального образования "Воронежский государственный университет" (ФГБОУ ВПО "ВГУ) Способ получения поверхностно-активных веществ на основе соевого изолята и метиловых эфиров жирных кислот растительных масел
CN104693060B (zh) * 2014-12-08 2016-06-22 九江天赐高新材料有限公司 一种n-月桂酰基谷氨酸钠的制备方法
DE102015014929A1 (de) 2015-11-13 2017-05-18 Bernd Kunze Verfahren zur Herstellung von N-Acylderivaten, die Fettsäure-Reste enthalten
DE102016104205A1 (de) * 2016-03-08 2017-09-14 Minasolve Germany Gmbh Wässrige Lösungen von N-Acyl-Aminosäuren
KR101915613B1 (ko) * 2016-09-08 2018-11-06 주식회사 엘지생활건강 아실 알라니네이트 염의 제조방법 및 이를 포함하는 세정제 조성물
FR3066194B1 (fr) * 2017-05-12 2020-01-31 Societe D'exploitation De Produits Pour Les Industries Chimiques Seppic Procede de synthese d'aminoacides n-acyles sans utiliser de solvants ni de chlorure d'acide
FR3066195B1 (fr) * 2017-05-12 2019-06-07 Societe D'exploitation De Produits Pour Les Industries Chimiques Seppic Procede de synthese d'un compose n-acyle sans utiliser de solvant organique ni de chlorure d'acide
CN110938023A (zh) * 2019-12-23 2020-03-31 张家港格瑞特化学有限公司 一种脂肪酰基牛磺酸表面活性剂的制备方法
PL441022A1 (pl) 2022-04-26 2023-10-30 Pcc Exol Spółka Akcyjna Sposób wytwarzania wysoko oczyszczonej soli N-acylowanego aminokwasu należącego do grupy obojętnych oraz wodna kompozycja wysoko oczyszczonej soli N-acylowanego aminokwasu otrzymana tym sposobem
CN115626884B (zh) * 2022-12-20 2023-04-07 江苏奥洁生物科技有限公司 一种合成n-酰基氨基酸表面活性剂的方法

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2962448A (en) * 1955-07-15 1960-11-29 Diversey Corp Detergent composition
US3836551A (en) * 1970-01-30 1974-09-17 Roehm Gmbh Method for making salts of n-acylamino carboxylic acids
DE3003898A1 (de) * 1980-02-02 1981-08-13 Dynamit Nobel Ag, 5210 Troisdorf Verfahren zur acylierung von aminocarbonsaeuren
JPS632962A (ja) * 1986-01-24 1988-01-07 Kawaken Fine Chem Co Ltd N−長鎖アシルアミノ酸型界面活性剤の製造方法および該活性剤を含有する液体洗浄剤組成物
EP0719248A1 (en) * 1993-09-14 1996-07-03 The Procter & Gamble Company Synthesis of sarcosinate surfactants
CA2191318A1 (en) * 1994-06-01 1995-12-07 Alison Lesley Main Laundry detergent compositions

Also Published As

Publication number Publication date
DK0852577T3 (da) 2001-01-22
EP0852577B1 (en) 2000-12-27
AU696488B2 (en) 1998-09-10
ATE198317T1 (de) 2001-01-15
JPH11506743A (ja) 1999-06-15
MX9709470A (es) 1998-02-28
EP0852577A1 (en) 1998-07-15
BR9608843A (pt) 1999-06-08
EP0852577A4 (en) 1998-09-02
ES2153109T3 (es) 2001-02-16
RU2154054C2 (ru) 2000-08-10
GR3035505T3 (en) 2001-06-29
AU5962696A (en) 1996-12-24
US5710295A (en) 1998-01-20
CA2220528A1 (en) 1996-12-12
TW408098B (en) 2000-10-11
DE69611375D1 (de) 2001-02-01
DE69611375T2 (de) 2001-08-09
ZA964265B (en) 1996-08-26
WO1996039375A1 (en) 1996-12-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT852577E (pt) Processo para a preparacao de acilo aminoacidos de metais alcalinos
MXPA97009470A (en) Preparation of acil-aminoacidos de metal alcal
Mhaskar et al. Synthesis of N-acyl amino acids and correlation of structure with surfactant properties of their sodium salts
EP1156033B1 (en) Process for producing acidic n-(long-chain acyl)amino acid
JP3711313B2 (ja) N−アシル−ヒドロキシアミノ酸エステル及びそれらの使用
CH457484A (fr) Procédé de préparation de nouveaux colorants nitrés
JPH0583538B2 (pt)
US5869532A (en) Taurine derivatives for use in cleanser compositions
Zeelen et al. Synthesis of stearoylamino‐acids
CN1187184A (zh) 碱金属氨基酸的制备
JPH0565275A (ja) N−アシルアミノ酸化合物およびその製造方法
US3470233A (en) Process for the manufacture of l-(-)-beta-(3.4-dihydroxy-phenyl)-alpha-methylalanine
US3102880A (en) Isophthaloylbis-amino acid compounds
Weiss Synthesis of Long Chain Fatty Acid Amides of Amino Acids
AU700928B2 (en) Process for the preparation of substituted diaminodicarboxylic acid derivatives
KR102271575B1 (ko) 염의 이온교환법을 이용한 친환경 고효율 에스터화반응 기반의 에스터화합물 제조방법 및 이의 화합물
JPS6270340A (ja) コハク酸から誘導される界面活性剤
JP2851788B2 (ja) 新規グリシン誘導体、その製造法及びその中間体、並びにグリシン誘導体を含有する洗浄剤組成物
JPH07157795A (ja) 洗浄剤組成物の製造法
Kaválek et al. Kinetics and mechanism of reversible, base-catalyzed ring closure of 3-(methoxycarbonyl) propionanilide and O-(methoxycarbonylmethyl)-N-phenylcarbamate
FR2479228A1 (fr) Sels de cephapirine avec des amino-acides
Gašpert et al. Synthesis of a-Amino-1-Adamantylacetic and a-Amino-2-Adamantylacetic Acid
JPH04368363A (ja) スルホコハク酸モノエステル塩の製造法
SU857133A1 (ru) Способ получени 4-замещенных-4-карбэтокси-5-метиленпентанолидов-5
EA041416B1 (ru) Способ получения гамма-бутиробетаина и его гидрохлорида