PT850707E - Processo de dobragem para uma maquina de conformacao dupla e a correspondente maquina de conformacao dupla com elementos moveis com asas - Google Patents

Processo de dobragem para uma maquina de conformacao dupla e a correspondente maquina de conformacao dupla com elementos moveis com asas Download PDF

Info

Publication number
PT850707E
PT850707E PT97116477T PT97116477T PT850707E PT 850707 E PT850707 E PT 850707E PT 97116477 T PT97116477 T PT 97116477T PT 97116477 T PT97116477 T PT 97116477T PT 850707 E PT850707 E PT 850707E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
folding
round
round piece
bending
wing
Prior art date
Application number
PT97116477T
Other languages
English (en)
Inventor
Marcello Del Fabro
Giorgio Del Fabro
Original Assignee
Piegatrici Macch Elettr
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Piegatrici Macch Elettr filed Critical Piegatrici Macch Elettr
Publication of PT850707E publication Critical patent/PT850707E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B21MECHANICAL METAL-WORKING WITHOUT ESSENTIALLY REMOVING MATERIAL; PUNCHING METAL
    • B21DWORKING OR PROCESSING OF SHEET METAL OR METAL TUBES, RODS OR PROFILES WITHOUT ESSENTIALLY REMOVING MATERIAL; PUNCHING METAL
    • B21D11/00Bending not restricted to forms of material mentioned in only one of groups B21D5/00, B21D7/00, B21D9/00; Bending not provided for in groups B21D5/00 - B21D9/00; Twisting
    • B21D11/10Bending specially adapted to produce specific articles, e.g. leaf springs
    • B21D11/12Bending specially adapted to produce specific articles, e.g. leaf springs the articles being reinforcements for concrete

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Bending Of Plates, Rods, And Pipes (AREA)
  • Shaping Of Tube Ends By Bending Or Straightening (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)
  • Wire Processing (AREA)
  • Auxiliary Devices For And Details Of Packaging Control (AREA)
  • Folding Of Thin Sheet-Like Materials, Special Discharging Devices, And Others (AREA)

Description

ΕΡ Ο 850 707/ΡΤ
DESCRIÇÃO “Processo de dobragem para uma máquina de conformação dupla e a correspondente máquina de conformação dupla com elementos móveis com asas”
Este invento refere-se a um processo de dobragem para uma máquina de conformação dupla, e à máquina de conformação dupla correspondente com elementos com asas móveis como indicado nas respectivas reivindicações principais. O invento é utilizado, de preferência, mas não apenas, para conformar peças redondas de grandes dimensões, utilizadas para fins de reforço na indústria da construção civil, mas pode em qualquer caso ser utilizada para a dobragem de tubos, de barras ou em geral de outros perfis, seja qual for a secção.
Na descrição que se segue, por razões práticas, será referida a utilização específica do invento para peças redondas para betão armado e por isso expressão peça redonda deve ser entendido como incluindo qualquer secção seja ela qual for, a qual pode ser utilizada para fazer barras e/ou suportes para fins de reforço. A expressão peça redonda deve também ser tomada de modo a incluir feixes de peças redondas colocadas umas sobre as outras e conformadas ao mesmo tempo. O estado actual da técnica cobre máquinas de conformação, utilizadas para fazer barras e/ou suportes para betão armado na indústria de construção civil. Estas máquinas são normalmente estruturadas de modo a incluírem uma estação de conformação dupla, incluindo cada uma o seu próprio conjunto de dobragem, de modo a permitir que sejam executadas duas operações de dobragem ao mesmo tempo.
Pelo menos, uma das estações de dobragem é móvel em guias, as quais permitem à estação ser trazida para mais próximo da outra ou distanciada da mesma, de acordo com a distância entre as operações de dobragem subsequentes. 2 ΕΡ Ο 850 707/ΡΤ
Existe normalmente, pelo menos, um elemento de aperto entre as duas estações de dobragem; o elemento de aperto pode ser móvel em relação às estações de dobragem e a sua função é guiar e reter a peça redonda, a qual vai ser conformada, e também para contrastar a acção de dobragem.
Os conjuntos de dobragem deste tipo de máquina de conformação consistem substancialmente num disco rotativo com um perno contrastante central e um perno de dobragem periférico. A peça redonda, a qual vai ser dobrada é inserida entre os dois pernos de cada conjunto de dobragem e é depois conformada pelo disco que roda num sentido desejado e com um ângulo desejado, de acordo com a geometria da peça requerida.
Esta configuração do conjunto de dobragem provou ser insatisfatória, no entanto, como a mesma causa frequentemente deformações indesejadas da peça redonda na proximidade do perno contrastante, uma vez que nesta zona a peça redonda não é suficientemente contida lateralmente. A fim de ultrapassar esta deficiência, o perno contrastante central foi substituído por um elemento contrastante associado ao disco rotativo e que compreende uma concavidade que contém a peça redonda quando a mesma passa; este elemento é alongado no sentido do comprimento e é conhecido como um elemento com asas.
Esta solução é adoptada, por exemplo, em DE 94 06 880 e em EP-A-0 015 354. O elemento com asas funciona como um elemento contrastante, de modo que a peça redonda é contida lateralmente por uma porção prolongada e é, por isso, menos sujeita a deformação no plano horizontal na zona do elemento com asas e durante o passo de dobragem.
Um outro problema que tem sido verificado nas máquinas de conformação conhecidas no estado actual da técnica refere-se ao deslocamento do perno de dobragem de um lado para o outro em relação à peça a ser conformada, de modo a tornar possível executar dobragens para a esquerda e para a direita a 90° e mais na mesma barra ou no mesmo feixe de barras. 3 ΕΡ Ο 850 707/ΡΤ
Devido à estrutura destas máquinas de conformação peças redondas de grandes dimensões, não é possível baixar temporariamente o disco rotativo, no qual o perno de dobragem está fixo abaixo do plano de trabalho, de modo que o pemo de dobragem pode passar por baixo da peça, a qual vai ser conformada e depois passar para o outro lado da mesma.
Algumas concretizações propuseram um perno de dobragem do tipo retráctil, que inclui uma posição de trabalho em que o mesmo emerge completamente do disco rotativo, e uma segunda posição de transferência, em que o mesmo é baixado por baixo do disco e é levado de um lado para o outro da peça a ser conformada em relação à dobragem a ser realizada.
Esta solução, no entanto, torna necessário utilizar discos rotativos com uma estrutura particularmente complexa, e tem-se verificado ineficiente em relação à mais ligeira deformação do perno de dobragem.
De facto, os diâmetros das peças redondas a serem trabalhadas (mesmo tanto como 50 mm) e a potência considerável das máquinas provocam frequentemente a deformação e/ou inclinação do perno de dobragem, o qual é, por conseguinte, difícil de mover se o mesmo vai ser baixado para uma sede de retracção.
Para além disso, os sistemas de actuação que são requeridos para proporcionarem uma potência elevada ao conjunto de dobragem provocam dificuldades adicionais no abaixamento do perno de dobragem para baixo do plano de trabalho.
Uma outra concretização proposta inclui dois pemos de dobragem, dispostos separados a uma certa distância no mesmo disco rotativo, um para as dobragens para a direita e o outro para as dobragens para a esquerda, mas com esta solução não é possível conseguir dobragens de mais do que cerca de 45°.
Ainda uma outra solução inclui dispositivos de aperto fora da estação de dobragem correspondente, que são activados a fim de levantar temporariamente a peça redonda e permitir o perno de dobragem passar de um lado para o outro, por meio da rotação do disco rotativo. No entanto, esta solução provoca problemas 4 ΕΡ Ο 850 707/ΡΤ devido à excessiva distância entre o eixo da estação de dobragem e os elementos que levantam a peça redonda.
Ainda uma outra solução ensina a utilizar um disco de dobragem, que suporta um perno contrastante central, associado a um perno de dobragem periférico e a um outro disco, do lado de fora do primeiro, que suporta outro par de pernos contrastantes.
Esta solução é complexa e não resolve o problema de permitir ao perno de dobragem passar eficaz e simplesmente de um lado do feixe para o outro.
Em DE 94 06 880 é descrita uma máquina de conformação com duas estações de dobragem entre as quais existe um conjunto de fixação que é também móvel, em que cada estação de dobragem tem um conjunto de dobragem com um disco rotativo que suporta um elemento contrastante do tipo com uma guia ao comprido e um perno de dobragem disposto na periferia.
Em DE 94 06 880 é substancialmente ensinado a incluir meios de comando de modo a definir automaticamente a posição do conjunto de fixação em relação às estações de dobragem, de um modo tal que o conjunto de fixação fica sempre localizado no centro das duas estações de dobragem durante o passo de dobragem.
Este documento não propõe qualquer solução para executar dobragens para a direita e para a esquerda consecutivas mesmo de 90° na mesma peça redonda, utilizando um único perno de dobragem.
Em DE 94 06 880 é apenas proporcionado um dispositivo de expulsão para extrair as barras das cabeças de dobragem; o dispositivo de expulsão intervém na finalização das operações de dobragem.
Em FR-A-2218147 é descrito um aparelho do acordo com o preâmbulo da reivindicação 5 e um processo de dobragem para uma máquina de conformação dupla para dobragem perfis metálicos, quer individualmente ou em feixes, tais como peças redondas para utilização em betão armado e semelhante para fazer dobragens para a esquerda e para a direita consecutivas a 90° e mais, compreendendo a máquina de conformação duas estações de dobragem, das 5 85 769 ΕΡ Ο 850 707/ΡΤ quais, pelo menos, uma é móvel no sentido do comprimento em relação à outra, sendo também incluído entre as duas estações de dobragem um elemento de aperto, compreendendo cada uma das estações de dobragem um respectivo conjunto de dobragem, que consiste num disco rotativo, que inclui um elemento contrastante não rotativo com asas, compreendendo o elemento com asas um canal para a passagem e contenção lateral das peças redondas, as quais vão ser conformadas, e um perno de dobragem, disposto na periferia, e que roda com o dito disco, incluindo o processo a fim de executar duas dobragens consecutivas, em sentidos opostos entre si, na mesma peça redonda, os seguintes passos: - fazer a primeira dobragem na peça redonda; - rodar o disco rotativo num ou noutra sentido, de modo a transportar o perno de dobragem para o lado oposto da peça redonda em relação à posição ocupada pela primeira dobragem a ser realizada; - avançar a peça redonda para uma posição que corresponde à dobragem seguinte a ser realizada; - fazer uma dobragem no sentido oposto ao da dobragem feita anteriormente.
Uma desvantagem adicional das máquinas de conformação conhecidas no estado actual da técnica é que existe uma grande acumulação de camadas finas de oxidação e sujidade nos canais através dos quais as peças redondas têm de passar e também no plano de trabalho. Isto é provocado pelo tipo de material, o qual está a ser trabalhado, o qual consiste normalmente em barras retiradas de um armazém ou espaços de armazenagem expostos aos factores ambientais.
Esta sujidade acumula-se, em particular, nos elementos contrastantes, do tipo guia longitudinal, e podem a longo prazo começar a interferir com as operações de dobragem e criar problemas operacionais consideráveis, os quais afectam a qualidade do produto final.
Os presentes requerentes conceberam, testaram e concretizaram este invento para ultrapassar os inconvenientes do estado da técnica e para proporcionar vantagens adicionais. 6 ΕΡ Ο 850 707/ΡΤ
Este invento está exposto e caracterizado na reivindicação principal, enquanto que as reivindicações dependentes descrevem variantes da ideia do invento principal. A finalidade do invento é proporcionar uma máquina de conformação com elementos contrastantes do tipo guia longitudinal, ou asas, os quais permitirão o perno de dobragem mover-se de um lado para o outro da peça redonda a ser conformada, utilizando um sistema, o qual é estruturalmente simples, rápido e funcional, independentemente do diâmetro da peça redonda a ser conformada e/ou do tipo de dobragem a ser realizada. É assim possível conseguir-se um processo de dobragem, em que as dobragens para a direita e para a esquerda, mesmo a 90°, são executadas em sucessão, utilizando um único perno de dobragem, montado na periferia do disco de dobragem rotativo.
Uma finalidade adicional do invento é obter este movimento com um sistema, o qual melhorará e acelerará o ciclo de produção da máquina, e tornará a mesma mais versátil sem necessidade de serem feitas alterações substanciais nas partes funcionais da mesma.
Uma outra finalidade do invento é permitir que a sujidade e as camadas finas de oxidação, as quais se acumularam na concavidade através da qual a peça redonda passa sejam automaticamente descarregadas dos elementos com asas contrastantes.
Nesta estrutura geral, a máquina de conformação de acordo com o invento é substancialmente do tipo convencional e inclui duas estações de dobragem móveis, cada uma das quais está equipada com um conjunto de dobragem com um disco de dobragem rotativo, no qual estão montados um elemento contrastante com asas e um perno de dobragem periférico.
Numa posição intermédia entre as duas estações de dobragem, a máquina inclui um elemento de aperto, que é também móvel em relação às duas estações de dobragem, para reter e guiar a peça redonda a ser conformada. 7 ΕΡ Ο 850 707/ΡΤ
De acordo com ο invento, cada elemento com asas está associado a, pelo menos, um actuador, o qual permite ao mesmo ser levantado em relação ao disco rotativo, sempre que é necessário deslocar o perno de dobragem de um lado para o outro da peça redonda a ser conformada, de modo a realizar dobragens consecutivas para a esquerda e para a direita até 90° e mais.
Este movimento do elemento com asas é activado nos passos intermédios entre um ciclo de dobragem e o seguinte e obriga a peça redonda, ou o feixe de peças redondas, encerrados no mesmo serem levantados até uma altura, pelo menos, correspondente à do perno de dobragem. O levantamento do elemento com asas e, por conseguinte, da peça redonda encerrada no mesmo, torna possível rodar o disco, no qual está montado o perno de dobragem e, por conseguinte, fazer o perno passar sob a peça redonda, de modo a permitir que o mesmo seja posicionado correctamente no outro lado em relação àquele em que a dobragem anterior foi executada.
Uma vez que o perno de dobragem tenha sido posicionado, o actuador é reposicionado para levar o elemento com asas de volta para o sua sede, a qual está associada ao disco rotativo, de modo a executar uma nova operação de dobragem na peça redonda: esta dobragem é feita no sentido oposto ao anterior.
De acordo com uma primeira concretização, o elemento com asas é levantado num plano substancialmente perpendicular ao plano de trabalho e, por conseguinte, ao disco rotativo, sendo o elemento com asas mantido substancialmente paralelo esse plano.
De acordo com uma variante, o elemento com asas é levantado com um movimento de rotação, o qual provoca que o mesmo seja inclinado no sentido da parte exterior da estação de dobragem; nesta concretização o elemento com asas é constrangido por meios de articulação na estrutura da máquina na seu bordo traseiro.
Nesta concretização, inclinando o elemento com asas, é possível descarregar o lixo ou outra sujidade do canal guia do próprio elemento com asas. 8 ΕΡ Ο 850 707/ΡΤ É também possível evitar ou, pelo menos, limitar a entrada de sujidade no furo de alojamento do perno do elemento com asas.
De acordo com outra variante, o elemento de aperto, colocado entre as duas estações de dobragem, está associado a um actuador, o qual permite ao elemento de aperto e, por conseguinte, às peças redondas seguras no mesmo, serem levantadas ou baixadas, quando necessário, de uma maneira coordenada com os movimentos dos elementos com asas. O facto do elemento de aperto ser móvel dá um apoio adicional à peça redonda, quando a mesma está a ser levantada e por isso evita as deformações e as flexões da mesma.
Por conseguinte, a máquina de conformação reduz consideravelmente os tempos de trabalho do ciclo de produção, seja qual for a geometria da operação de dobragem ou o diâmetro das peças redondas.
No caso das peças redondas, à medida que as mesmas são levantadas devem ser dobradas para baixo no disco rotativo e assim não se assegura um espaço suficiente para o trânsito, o perno de dobragem pode rodar através do ângulo de rotação mais amplo de uma maneira tal que o mesmo passa por baixo do elemento com asas e assim é levado para a posição correcta relativamente às peças redondas.
As figuras anexas são dadas como um exemplo não limitativo e mostram algumas concretizações preferidas do invento, como se segue: a Fig. 1 mostra uma vista de cima da máquina de conformação de acordo com o invento; a Fig. 2 mostra uma vista lateral da máquina de conformação como na Fig. 1; a Fig. 3 mostra um pormenor da máquina de conformação das Figs. 1, 2 com os elementos com asas levantados; a Fig. 4 mostra uma variante da Fig. 3. 9 85 769 ΕΡ Ο 850 707/ΡΤ A máquina de conformação 10 para peças redondas 16 para betão armado, de acordo com o invento inclui duas estações de dobragem 10a, 10b dispostas numa linha e móveis sobre os carris 11, de modo a aproximarem-se / afastarem-se uma da outra de acordo com o ciclo de trabalho.
Cada estação de dobragem 10a, 10b compreende um conjunto de dobragem 12, que consiste num disco rotativo 13 na periferia do qual existe associado solídamente um perno de dobragem 14.
Em cooperação com o disco rotativo 13 e o perno de dobragem 14 existe um elemento contrastante com asas 15, equipado com uma concavidade longitudinal, através da qual a peça redonda 16 passa, ficando num plano paralelo ao disco rotativo 13.
Numa posição intermédia entre as estações de dobragem 10a, 10b existe um elemento de aperto 17, adequado para reter e guiar as peças redondas 16 durante o passo de dobragem. O elemento de aperto 17 pode também ser móvel em relação às estações de dobragem 10a e 10b de modo a manter uma posição recíproca desejada, em relação às mesmas, durante o ciclo de dobragem.
De acordo com o invento, cada elemento com asas 15 está associado a, pelo menos, um actuador correspondente 18.
De acordo com uma variante, existem dois ou mais actuadores 18 para cada elemento com asas 15. O actuador 18 permite que o elemento com asas 15 seja levantado relativamente ao plano de trabalho, definido pelo disco rotativo 13, pelo menos, até um ponto em que o bordo mais baixo 15a do elemento com asas 15, ou a peça redonda 16 colocada mais a baixo, esteja a uma altura maior do que o topo 14a do perno de dobragem 14. O levantamento do elemento com asas 15 torna possível, rodando o disco rotativo 13 num qualquer sentido 24 ou no outro (Fig. 1), ao perno de dobragem 14
85 769 ΕΡ Ο 850 707/ΡΤ 10 passar de um lado da peça redonda 16 para o outro, de modo a dobrar a peça redonda 16 na direcção oposta à operação de dobragem anterior.
Então, quando foi conseguida uma dobragem particular, por exemplo, para a direita, o actuador 18 é activado, o disco rotativo 13 é rodado até o perno de dobragem 14 ser levado para o lado oposto da peça redonda 16, depois o actuador 18 transporta o elemento com asas 15 de novo para a sua posição de trabalho, a peça redonda 16 é feita avançar no sentido do comprimento tanto quanto a posição da nova dobragem, e é conseguida então a nova dobragem com um sentido oposto ao da dobragem anterior.
Numa primeira concretização, como mostrado nas Figs. 2, 3, o elemento estacionário 18a do actuador 18 está solidamente associado à estrutura de alojamento 19 da correspondente estação de dobragem 10a, 10b, numa posição retraída dentro da dita estrutura, enquanto que o elemento móvel 18b do actuador 18 está solidário na parte inferior ao elemento com asas 15 numa área exterior onde o mesmo não pode entrar em contacto com o disco rotativo 13.
De acordo com esta solução, o elemento com asas 15 é levantado num plano substancialmente perpendicular ao plano, no qual assentam as peças redondas, sendo o elemento com asas mantido substancialmente paralelo a este plano.
Quando é levantado/baixado, o elemento com asas 15 é guiado por um perno 20, que coopera com um furo central coincidente 23, feito na estrutura de alojamento 19, e que comunica com o furo central no disco rotativo 13.
De acordo com a variante mostrada na Fig. 4, o elemento com asas 15 é rodado, quando o mesmo é levantado e é, por conseguinte, inclinado para baixo no lado da correspondente estação de dobragem 10a ou 10b, colocada em frente da estação de dobragem complementar 10b ou 10a.
Esta concretização não envolve uma intervenção directa na estrutura de alojamento 19 da estação de dobragem 10a, 10b, a mesma não ocupa espaços internos dentro da estrutura de alojamento 19, e para além disso, é possível, com esta concretização, descarregar para fora qualquer camada fina de oxidação ou outra sujidade, que se tenha acumulado no canal guia do elemento com asas 15, 11 85 769 ΕΡ Ο 850 707/ΡΤ evitando que esta sujidade vá para a superfície de trabalho da estrutura de alojamento 19 e/ou penetre dentro do furo 23.
Nesta concretização, o actuador 18 está colocado fora da estrutura de alojamento 19 e tem uma das suas extremidades constrangida na dita estrutura; neste caso, o actuador 18 está fixo de uma maneira oscilante à estrutura de alojamento 19 num elemento de suporte 21. A outra extremidade do actuador 18 é arrastada pelo perno para a extremidade traseira 15b do elemento com asas 15 numa área, a qual não entra em contacto com as peças redondas 16. O elemento com asas 15 está ligado à estrutura de alojamento 19, na proximidade da sua extremidade traseira inferior 15c, por meio de uma articulação de constrangimento 25, e pode oscilar num plano vertical, que corresponde substancialmente ao plano, sobre o qual se situam as peças redondas 16. O elemento com asas 15 é levantado ou inclinado pela acção do elemento móvel 18b do actuador 18.
Neste caso, a extremidade inferior do perno 20 é, com vantagem, escareada de modo a não entrar em contacto com as paredes do furo 23, quando o elemento com asas 15 é levantado e rodado.
De acordo com a concretização mostrada na Fig. 2, o elemento de aperto 17 está associado ao seu próprio actuador 22 que lhe permite ser levantado ou baixado em conjugação com o movimento dos elementos com asas 15.
Nesta concretização, quando um ou ambos os elementos com asas 15 são levantados, o elemento de aperto 17 é também levantado, o que proporciona suporte às peças redondas 16 no caso de existir uma grande distância entre as estações 10a, 10b e que tal conduza a flexões e deformações indesejadas das peças redondas 16.
Lisboa, 2â ΓΕΙ' 2001
Por M.E.P. Macchine Elettroniche Piegatrici S.p.A. - O AGENTE OFICIAL -O ADJUfciJO
ANTÓNIO JOÃO DA CUNHA FERREIRA Ag. Of. Pr. Ind. Ru· das flores, 74 - A.' 1200 LISBOA

Claims (10)

  1. 85 760 ΕΡ 0 850 707/ΡΤ REIVINDICAÇÕES 1 - Processo de dobragem para uma máquina de conformação dupla para dobragem de perfis metálicos, quer individualmente ou em feixes, tais como peças redondas para utilização em betão armado e semelhante para fazer dobragens para a esquerda e para a direita consecutivas até 90° e mais, compreendendo a máquina de conformação duas estações de dobragem (10a, 10b), das quais, pelo menos, uma é móvel no sentido do comprimento em relação à outra, sendo também incluído entre as duas estações de dobragem (10a, 10b) um elemento de aperto (17), compreendendo cada uma das estações de dobragem (10a, 10b) um respectivo conjunto de dobragem (12), que consiste num disco rotativo (13), que inclui um elemento contrastante com asas não rotativo (15), compreendendo o elemento com asas um canal para a passagem e contenção lateral das peças redondas (16), as quais vão ser conformadas, e um perno de dobragem (14), disposto na periferia, e que roda com o dito disco (13), incluindo o processo, a fim de executar duas dobragens consecutivas, em sentidos opostos entre si, na mesma peça redonda (16), os seguintes passos: - fazer a primeira dobragem na peça redonda (16); - levantar o elemento contrastante com asas (15) e, consequentemente, a peça redonda (16), contida no mesmo é também levantada, até a um nível, pelo menos, mais alto do que o topo (14a) do perno de dobragem; - rodar o disco rotativo (13) num ou noutro sentido (24), de modo a transportar o perno de dobragem (14) para o lado oposto da peça redonda (16) em relação à posição ocupada pela primeira dobragem a ser realizada; - reposicionar o elemento de contraste com asas (15) em cooperação com o disco rotativo (13); - avançar a peça redonda (16) para uma posição que corresponde à dobragem seguinte a ser realizada; - fazer uma dobragem no sentido oposto ao da dobragem feita anteriormente. ΕΡ Ο 850 707/ΡΤ 2/3
  2. 2 - Processo de dobragem de acordo com a reivindicação 1, em que o elemento contrastante com asas (15) é levantado num plano substancialmente perpendicular ao plano, no qual assentam as peças redondas (16).
  3. 3 - Processo de dobragem de acordo com a reivindicação 1, em que o elemento contrastante com asas (15) é feito oscilar, rodando em relação ao plano no qual assentam as peças redondas (16), num sentido virado para fora em relação à estação de dobragem relativa (10a, 10b).
  4. 4 - Processo de acordo com qualquer reivindicação anterior, em que, quando os elementos contrastantes com asas (15) são levantados, a peça redonda (16) é levantada numa maneira de coincidente, também em correspondência com o elemento de aperto intermédio (17) entre as duas estações de dobragem (10a, 10b).
  5. 5 - Máquina de conformação dupla com elementos contrastantes com asas (15), para dobragem perfis metálicas, tais como peças redondas (16) para utilização em betão armado na construção civil ou semelhante, compreendendo a máquina duas estações de dobragem (10a, 10b), dispostas numa linha, das quais pelo menos uma (10b) é móvel no sentido do comprimento em relação à outra (10a), sendo também incluído entre as duas estações de dobragem (10a, 10b), pelo menos, um elemento de aperto (17), compreendendo cada uma das estações de dobragem (10a, 10b) uma estrutura (19) para suportar um respectivo conjunto de dobragem (12) que consiste de um disco rotativo (13), que inclui um elemento contrastante com asas não rotativo (15) e um perno de dobragem (14), disposto na periferia e que roda com o dito disco (13), compreendendo o elemento articulado (15) um canal para a passagem e a contenção lateral das peças redondas (16), as quais vão ser conformadas, sendo a máquina caracterizada por cada elemento com asas (15) estar associado a um actuador (18) para levantar o elemento com asas (15) em relação ao plano de dobragem, definido pelo disco rotativo (13) por um nível correlacionado com a altura do perno de dobragem (14) e para o nível inferior, no qual assenta a peça redondo (16).
  6. 6 - Máquina de conformação de acordo com a reivindicação 5, em que o actuador (18) está associado à estrutura de alojamento (19) da correspondente estação de dobragem (10a, 10b).
    - O AGENTE OFICIAL -
    ENG.· ANTÓNIO JOAO BA CUNHA FERRE1RA Ag. Of. Pr. Ind. R«a das Flores, 74 - 4,' 1200 LISBOA 85 769 ΕΡ Ο 850 707/ΡΤ 3/3
  7. 7 - Máquina de conformação de acordo com a reivindicação 5 ou 6, em que o actuador (18) está disposto, pelo menos parcialmente, dentro da estrutura (19) e tem o elemento de actuação (18b) móvel num eixo substancialmente perpendicular ao plano sobre o qual assenta a peça redonda (16).
  8. 8 - Máquina de conformação de acordo com a reivindicação 5 ou 6, em que o actuador (18) está disposto, pelo menos parcialmente, fora da estrutura (19) e tem o elemento de actuação (18b) móvel num eixo inclinado em relação ao plano, sobre o qual assenta a peça redonda (16).
  9. 9 - Máquina de conformação de acordo com qualquer reivindicação de 5 a 8 inclusive, em que o elemento com asas (15) inclui um perno guia inferior (20), que coopera com um furo coincidente (23) no disco rotativo (13) e na estrutura de alojamento (19).
  10. 10 - Máquina de conformação de acordo com qualquer reivindicação anterior, em que o elemento de aperto (17) está associado a o seu próprio actuador de levantamento (22), o qual é funcionalmente comandado pela activação de, pelo menos, um actuador (18), associado ao elemento com asas (15). Lisboa, 2a FEV. £GQ1 Por M.E.P. Macchine Elettroniche Píegatrici S.p.A. O ADJUNTO
PT97116477T 1996-10-01 1997-09-22 Processo de dobragem para uma maquina de conformacao dupla e a correspondente maquina de conformacao dupla com elementos moveis com asas PT850707E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT96UD000185A IT1288994B1 (it) 1996-10-01 1996-10-01 Macchina sagomatrice doppia con zappe mobili

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT850707E true PT850707E (pt) 2001-06-29

Family

ID=11422198

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT97116477T PT850707E (pt) 1996-10-01 1997-09-22 Processo de dobragem para uma maquina de conformacao dupla e a correspondente maquina de conformacao dupla com elementos moveis com asas

Country Status (10)

Country Link
EP (1) EP0850707B1 (pt)
JP (1) JPH10113723A (pt)
AT (1) ATE199334T1 (pt)
BR (1) BR9702934A (pt)
DE (1) DE69704152T2 (pt)
DK (1) DK0850707T3 (pt)
ES (1) ES2156623T3 (pt)
GR (1) GR3035498T3 (pt)
IT (1) IT1288994B1 (pt)
PT (1) PT850707E (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2806943B1 (fr) * 2000-04-03 2002-08-16 Macsoft Machine de cintrage de barres a nez de pliage effacable
FR2815893B1 (fr) 2000-10-31 2002-12-20 Macsoft Dispositif de changement d'outil rapide et automatise a support d'outil conique standard pour machine de cambrage a commande numerique
CN103084515B (zh) * 2013-02-27 2014-09-24 江阴市志翔电子科技有限公司 一种热熔断体两端铜线的折弯机
ITUB20153259A1 (it) * 2015-08-27 2017-02-27 M E P Macch Elettroniche Piegatrici Spa Macchina combinata per lavorare vergelle e relativo procedimento di lavorazione
CN106475490B (zh) * 2015-08-28 2018-10-19 元壤实业(上海)有限公司 一种用于笔记本天线弯曲成型的治具
CN108637131A (zh) * 2018-08-04 2018-10-12 长葛市宇发建筑机械有限公司 一种定弯曲销固定式钢筋弯曲机
CN110238253B (zh) * 2019-06-20 2024-06-04 中国电建集团河北工程有限公司 手动弯管装置
CN116085561B (zh) * 2023-02-07 2024-09-27 山推工程机械股份有限公司 圆管相贯线加工装置

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
IT976700B (it) * 1973-02-16 1974-09-10 Del Fabro M Complesso macchina piegatrice e o sagomatrice di barre metalliche dotata di unita operatrici e grup pi piegatori mobili
IT1125327B (it) * 1979-02-28 1986-05-14 Piegatrici Macch Elettr Macchina staffatrice
CH652947A5 (de) * 1981-11-18 1985-12-13 O E M B S A Drahtbiegemaschine.
IT1235175B (it) * 1989-01-18 1992-06-23 Piegatrici Macch Elettr Gruppo piegatore basculante.
IT1242690B (it) * 1990-12-17 1994-05-17 Piegatrici Macch Elettr Macchina piegatrice sagomatrice per profilati e procedimento di piegatura in coda di profilati.
AT401360B (de) * 1993-05-07 1996-08-26 Progress Ag Biegeanlage für stäbe

Also Published As

Publication number Publication date
BR9702934A (pt) 1999-06-15
ATE199334T1 (de) 2001-03-15
IT1288994B1 (it) 1998-09-25
JPH10113723A (ja) 1998-05-06
ES2156623T3 (es) 2001-07-01
EP0850707A1 (en) 1998-07-01
ITUD960185A0 (it) 1996-10-01
GR3035498T3 (en) 2001-06-29
DE69704152D1 (de) 2001-04-05
DE69704152T2 (de) 2001-06-21
EP0850707B1 (en) 2001-02-28
DK0850707T3 (da) 2001-03-26
ITUD960185A1 (it) 1998-04-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP0685598B1 (en) A mobile milling machine comprising a drum access mechanism
JP3249559B2 (ja) 曲げ成形機械とその曲げ方法
PT850707E (pt) Processo de dobragem para uma maquina de conformacao dupla e a correspondente maquina de conformacao dupla com elementos moveis com asas
JP3178940B2 (ja) 鋼管加工装置の補助保持装置
IT201900011103A1 (it) Macchina per il taglio laser di tubi provvista di un'apparecchiatura per la pulitura dei tubi in lavorazione
EP0648577A1 (en) Apparatus for shaping bars, particularly bars of reinforced concrete
US2968239A (en) Screen printing machine
EP0899031B1 (en) Machine for the production of metal sheet panels with bent edges
CN211841152U (zh) 发动机导套胚料自动翻转装夹工装
US11280138B2 (en) Articulated support for a drilling mast of a drilling machine and related drilling machine
KR100419649B1 (ko) 텐션릴 슬리브 인입장치
CN211331044U (zh) 一种用于工件定位的挡料装置
CN213497410U (zh) 一种鼓包后加强梁总成焊接工装
CN112276439A (zh) 一种鼓包后加强梁总成焊接工装
US4328695A (en) Punch adaptor for folding machine
CN221322306U (zh) 一种车载钻机k形井架
JPS5919544Y2 (ja) 鋳型造型機のレベリング装置
SU1393569A1 (ru) Устройство дл сборки и сварки судового набора с полотнищем
JPS594227B2 (ja) ロングノズル着脱装置
JPH0239613Y2 (pt)
SU1027004A1 (ru) Агрегат дл сборки и сварки набора Г-образных ребер жесткости с криволинейным по контуру полотнищем
JP4800464B2 (ja) 曲げ機械
KR100205084B1 (ko) 교량용 박스 생산라인의 클램핑 장치
CN117404114A (zh) 拱架安装夹具以及拱架安装设备
GB2050886A (en) Punch adaptor for folding machine