PT77435B - Process for preparing a peroxiacid bleaching and laundering composition - Google Patents

Process for preparing a peroxiacid bleaching and laundering composition Download PDF

Info

Publication number
PT77435B
PT77435B PT77435A PT7743583A PT77435B PT 77435 B PT77435 B PT 77435B PT 77435 A PT77435 A PT 77435A PT 7743583 A PT7743583 A PT 7743583A PT 77435 B PT77435 B PT 77435B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
composition
process according
chelating agent
acid
water
Prior art date
Application number
PT77435A
Other languages
English (en)
Other versions
PT77435A (en
Inventor
Frederick W Gray
Original Assignee
Colgate Palmolive Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Colgate Palmolive Co filed Critical Colgate Palmolive Co
Publication of PT77435A publication Critical patent/PT77435A/pt
Publication of PT77435B publication Critical patent/PT77435B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11DDETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
    • C11D3/00Other compounding ingredients of detergent compositions covered in group C11D1/00
    • C11D3/39Organic or inorganic per-compounds
    • C11D3/3902Organic or inorganic per-compounds combined with specific additives
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11DDETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
    • C11D3/00Other compounding ingredients of detergent compositions covered in group C11D1/00
    • C11D3/39Organic or inorganic per-compounds
    • C11D3/3945Organic per-compounds

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Inorganic Chemistry (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Detergent Compositions (AREA)

Description

DESCRIÇÃO PORMENORIZADA DO INVENTO
0 ácido monoperoxiftálico e/ou um mais dos seus sais solúveis em água em combinação com um composto peroxigenado são os agentes de branqueamento nas composições do
invento. Embora o MPEA proporcione uma actividade branqueadora aceitável, tem a desvantagem de possuir uma estabilidade rela tivamente fraca quando fornecido em mistura com outros comp_o nentes normalmente presentes nas composições detergentes domég. ticas. Por esta razão, por questões de estabilidade, o sal de magnésio de MPPA é, de preferência, empregue nas composições do invento, nomeadamente, de monoperoxiftalato de magnésio.
Os sais de metal alcali, de cálcio ou bário alcalino terroso e/ou de amónia do MPEA também podem ser empregues nas composições de branqueamento e de tratamento de roupas aqui descritas embora tais sais sejam, em geral, menos preferidos do ponto de vista de estabilidade do que o sal de magnésio anteriormente mencionado.
A produção do MPPA é, em geral, efectuada pela reacção do peróxido de hidrogénio e do anidrido ftálico. O MPE resultante pode, em seguida, ser utilizado para produzir o monoperoxiftalato de magnésio por reacção com um composto de magnésio na presença de um solvente orgânico. Uma descrição pormenorizada da produção do IiPEA e do seu sal magné sio está apresentada nas páginas 7 a 10, inclusivé, da Publica ção da Patente Europeia N2 0.027-693, publicada em 29 de Abril de 1981, sendo as páginas 7 a 10 anteriormente mencionadas incorporadas aqui por referência.
Os compostos peroxigenados úteis no presente invento, incluem compostos que libertam peróxido de hidrogénio em meios aquosos, tais como, perboratos, percarbona tos, perfosfatos de metal alcali e outros afins. 0 perborato de sódio é, particularmente preferido por causa de comercial, mente disponível.
0 composto peroxigenado está, em geral presente na composição de branqueamento relativa ao activador de anidrido ftálico, numa proporção molar de composto peroxige. nado para anidrido ftálico de cerca de 1:10 até cerca de 10:1 sendo a proporção preferida de cerca de 1:2 até cerca de 3:1. Será desejável que a concentração de anidrido ftálico vá depen der da concentração do composto peroxigenado, o qual, por sua
-9vez, é regido pelo grau de branqueamento desejado. 0 composto peroxigenado está, tipicamente presente na composição de bran queamento numa quantidade que varia de cerca de 1% atê cerca de 50%, om peso, de preferência, de 3% a 25% e, de maior prefe rência, de 5% a 20%, em peso, da composição de branqueamento.
A quantidade de composição de hranquea. mento adicionada à solução de lavagem é, em geral, seleccionada de modo a proporcionar uma quantidade dos compostos peroxigena dos e peroxiácido na gama correspondente a cerca de 3 a 100 partes de oxigénio activo por um milhão de partes da solução de lavagem.
0 íiPEA e/ou um seu sal solúvel em água em combinação com o agente de quelação seleccionado, o composto peroxigenado e o anidrido ftálico podem ser formula, dos sob a forma de um produto de branqueamento separado, ou, em alternativa, pode ser empregue numa composição detergente estruturada. Em conformidade, a composição de branqueaaiento do invento pode incluir aditivos convencionais utilizados na técnica de lavagem preparada, tais como ligantes, produtos de enchimento, sais estruturadores, enzimas proteolíticas, bran queadores, perfumes, tintas, inibidores de corrosão, agentes anti-redeposição, estabilizadores de espuma e outros afins, podendo todos eles serem adicionados em quantidades variáveis, dependendo das propriedades desejadas da composição de bran queamento e da sua compatibilidade com tal composição. Adicio nalmente, as composições de branqueamento do invento podem ser incorporadas em composições detergentes de tratamento de roupas, contendo agentes tensio-activos, tais como, os deter gentes aniónicos, catiónicos, não-iónicos, anfoliticos e "zwitterionicos" e suas misturas.
Quando as composições de branqueamento presentes são incorporadas numa composição de tratamento de roupas convencional e, deste modo, sao proporcionadas sob a forma de uma composição detergente de branqueamento totalmente formulada, as composições mencionadas compreenderão o seguinte1
de cerca de 5 a 50%, em peso, cLa composição de branqueamento presente; de cerca de 5 a 50%, em peso, de um agente detergen te tensio-activo, de preferência, de cerca de 5 a 30%, em peso e de cerca de 5 a 80%, em peso, de um sal estruturador para detergente§o qual também pode funcionar como um tampão, de mo do a proporcionar a variação pH requerida, quando a composição de tratamento de roupas é adicionada à água. As soluções aquo sas de lavagem terão uma variação pH de cerca de 7 a 12, de preferência, de cerca de 8 a 10 e, de maior preferência, de cerca de 8,5 a 9. Uma quantidade preferida do sal estruturador é de cerca de 20% a cerca de 65%, em peso, da composição. A estimativa da composição compreenderá, predominantemente, água sais de enchimento, tais como, sulfato de sódio e, facultativa mente, aditivos secundários, tais como, branqueadores, perfu mes, tintas, agentes anti-redeposição e outros afins.
Entre os agentes aniónicos tensio-actji vos úteis no presente invento são de considerar os compostos tensio-activos ou detergentes, os quais contêm um grupo hidro fóbico orgânico contendo, em geral, de cerca de 8 a 26 átomos de carbono e, de preferência, de 10 a 18 átomos de carbono na sua estrutura molecular e, pelo menos, um grupo solúvel em água seleccionado a partir dos grupos de sulfonato, sulfato, carboxilato, fosfonato e fosfato de modo a formar um detergente solúvel em água.
Exemplos de detergentes aniónicos, apro priados incluem sabões, tais como, sais solúveis em água (por exemplo, os sais de sódio, de potássio, de amónio e de alcanol. amónio) de ácidos gordos superiores de sais de resina, contendo de cerca de 8 a 20 átomos de carbono e, de preferência, de 10 a 18 átomos de carbono. Os ácidos gordos apropriados podem ser obtidos a partir de óleos e ceras de origem animal ou vegetal, por exemplo, sebo, banha, óleo de amendoim e suas misturas. Partioularmente úteis são os sais de sódio e de potássio de misturas de ácidos gordos derivadas do óleo de amendoim e do sebo, por exemplo, sabão sódico de amendoim e sabão potássico de sebo.
A classe aniónica de detergentes tam bém inclui os detergentes sulfatados e sulfonados solúveis em água, tendo um radical alquilo que contém de cerca de 8 a 26 c, de preferência, de cerca de 12 a 22 átomos de carbono. Exemplos dos detergentes aniónicos sulfonados, são os alquil superiores-aromático monuclear-sulfonatos tais como, os alquil superior-benzenossulfonatos, contendo de cerca de 10 a 16 átomos de carbono no grupo alquilo superior, numa cadeia linear ou ramificada, tal como, por exemplo, os sais de sódio, potás^ sio e de amónio de alquil superior benzenossulfonatos, sulfona tos de alquil superior-toluenossulfonatos alquil superior-fe. nolsulfonatos.
Outros detergentes aniónicos apropria dos são os olefino-sulfonatos incluindo o alqueno-sulfonatos de cadeia longa, os hidroxialcanossulfonatos de cadeia longa ou as misturas de alqueno-sulfonatos e de hidroxialcano-sulfo natos. Os detergentes de olefino-sulfonato podem ser prepara dos de um modo convencional pela reacção de SO^ com olefinas de cadeia longa, contendo de cerca de 8 a 25 e, de preferência de cerca de 12 a 21 átomos de carbono, tendo tais olefinas a fórmula RGH=CHR^, em que R é um grupo alquilo superior de 6 a 23 átomos de carbono e é um grupo alquilo contendo de cerca de 1 a 17 átomos de carbono ou hidrogénio, de modo a formar uma mistura de sulfonas e de ácidos alqueno-sulfónicos, a qual é, em seguida, tratada com o fim de converter as sulfo nas em sulfonatos. Outros exemplos de detergentes sulfato ou sulfonato são os parafino-sulfonatos contendo de cerca de 10 a 20 átomos de carbono e, de preferência, de cerca de 15 a 20 átomos de carbono. Os parafino-sulfonatos primários são obtidos por reacção de alfa-olefinas de cadeia longa com os bissulfitos Os parafino-sulfonatos tendo o grupo sulfonato distribuido ao longo da cadeia parafínica, são apresentados nas Patentes dos E.U.A. Nos. 2.503.280, 2.507.088, 3.260.741, 3-372.188 e na Patente Alemã No. 735-096. Outros detergentes sulfato e sulfo nato úteis incluem os sulfatos de sódio e de potássio de ál coois superiores, contendo de cerca de 8 a 18 átomos de carbo no, tais como, por exemplo, o sulfato de laurilo e sódio e o
sulfato do álcool de sebo e de sádio, sais de sódio e de po. tássio de ésteres de ácidos alfasulfo-gordos, contendo cerca de 10 a 20 átomos de carbono no grupo acilo, por exemplo, me til alfa-sulfomiristato e metil alfa-sulfosebeato sulfatos de amónio de mono- ou di-glicerideos de ácidos gordos superiores
Ig)> Por exemplo, monossulfato esteárico de monogliceri deo, sais de sódio e de alquilol amónio de alquil polietenoxi éter sulfatos produzidos por condensação de 1 a 5 moles de óxido de etileno com 1 mole de álcool superior (GQ“cq8^’ natos de alquilo superior (GqQ“Gq8^ ®^er glicerílico e sódio e, alquil fenol polietenoxi éter-sulfato de sódio ou potássio com cerca de 1 a 6 grupos oxietileno por molécula e em que os radicais alquilo contêm cerca de 8 a 12 átomos.
Os compostos detergentes aniónicos so. lúveis em água de maior preferência são os sais de amónio e de amónio substituido (tal como, mono-, di- e tri-etanolamina), de metal alcalino (tal como, sódio e potássio) e de metal al. calino-terroso (tal como, cálcio e magnésio) dos alquil supe. rior-benzenossulfonatos, olefinos-sulfonatos olefina e alquilo superior-sulfonatos.
Entre os aniónicos anteriormente indi cados, os mais preferidos são os alquil linear-benzenossulfo. natos de sódio (ALBS).
Os detergentes não-iónicos, sintéticos orgânicos são caracterizados pela presença de um grupo hidro fóbico orgânico e de um grupo hidrofílico orgânico e são, tipi camente produzidos pela condensação de um composto orgânico alifático ou alquil aromático, hidrofóbico, com óxido de eti leno (hidrofílico, em natureza). Praticamente qualquer cornpos. to hidrofóbico tendo um grupo carboxi, hidroxi, amido ou amino com um hidrogénio livre ligado ao azoto, pode ser condensado com óxido de etileno ou com o seu produto de poli-hidratação, polietileno glicol, de modo a formar um detergente não-iónico. Â extensão da cadeia hidrofilica ou de polioxietileno pode ser facilmente ajustada até atingir o equilíbrio desejado entre os
grupos hidrofóbico e hidrofílico.
Os detergentes não-iónicos incluem o condensado de óxido de polietileno de 1 mole de alquil fenol contendo de cerca de 6 a 12 átomos de carbono numa configura ção de cadeia linear ou ramificada com cerca de 5 a 30 moles de óxido de etileno, pon exemplo, nonilfenol condensado com 9 moles de óxido de etileno; dodecilfenol condensado com 15 mo les de óxido de etileno; e dinonilfenol condensado com 15 moles de óxido de etileno. Os produtos de condensação dos alquiltio. fenóis correspondentes com 5 a 30 moles de óxido de etileno também são apropriados.
Dos surfactantes não-iónicos dos tipos anteriormente descritos, os do tipo álcool etoxilado são prefe ridos. Os surfactantes não-iónicos particularrnente preferidos incluem o produto de condensação do álcool gordo de coco, com cerca de 6 moles de óxido de etileno por mole de álcool gordo de coco, o produto de condensação do álcool gordo de coco com cerca de 11 moles de óxido de etileno por mole de álcool gordo de sebo, o produto de condensação de um álcool gordo secundário contendo cerca de 11-15 átomos de carbono com cerca de 9 moles de óxido de etileno por mole de álcool gordo e os produtos de condensação de álcoois primários mais ou menos ramificados, cuja ramificação é, predominantemente 2-metilo, com cerca de 4 a 12 moles de "óxido de etileno.
Os detergentes "zwitterionicos” tais como, as betaínas e as sulfobetaínas tendo a seguinte fórmula também sao úteis:
R'
N - R-X=0
4 I
_ 0
3
em que R é um grupo alquilo contendo cerca de 8 a 18 átomos de carbono, Rg e R^ são, cada um um grupo alquileno ou hidroxi alquileno, contendo cerca de 1 a 4 átomos de carbono, R^ é um grupo alquileno ou hidroxialquileno contendo 1 a 4 átomos de carbono, e X é C ouS:0. 0 grupo alquilo pode conter uma ou mais ligações intermédios, tais como, as ligações amido, éter ou poliéter ou substituintes não-funcionais, tais como, o hi droxilo ou halogénio, que não afectam substancialmente o ca rácter hidrofóbico do grupo. Quando X ê 0, o detergente é de. signado como uma betaína; e quando X é S:0, o detergente é de. signado como uma sulfobetaína ou sultaína.
Também podem ser empregues agentes ten sio-activos catiónicos. Englobam compostos detergentes que contêm um grupo hidrofóbico orgânico que forma parte de um ca tião quando o composto é dissolvido em água e, um grupo anióni co. Os agentes catiónicos tensio-activos típicos são os compos. tos de amina e os de amónio quaternário.
Exemplos de detergentes catiónicos sinté. ticos apropriados incluem: aminas primárias normais da fórmula ENHg, em que R ê um grupo alquilo contendo de cerca de 12 a 15 átomos; diaminas tendo a fórmula RNHGgH^NHg, em que E é um gru po alquilo contendo cerca de 12 a 22 átomos de carbono, tais como, a Ν-2-aminoetil-estearil amina e a R-2-aminoetil miristil amina; aminas ligadas a amidos, tais como, as que têm a fórmula R^OONHCgH^NHg, em que R^ ê um grupo alquilo contendo cerca de 8 a 20 átomos de carbono, tais como, a Ν-2-amino etilestearil amida e a N-amino etilmiristil amida; compostos de amónio quate nário em que, tipicamente, um dos grupos ligados ao átomo de azoto é um grupo alquilo contendo cerca de 8 a 22 átomos de carbono e três dos grupos ligados ao átomo de azoto são os grupos alquilo, que contêm 1 a 3 átomos de carbono, incluindo os grupos alquilo que possuem substituintes inertes, tais como grupos fenilo, e, está presente um anião, tal como, halogénio, acetato, metossulfato, etc. 0 grupo alquilo pode conter liga ções intermédias, tal como amida que não afecta, substancial, mente, o caracter hidrofóbico do grupo, por exemplo, o cloreto
de estearil amido propil amónio quaternário. Os detergentes de amónio quaternário típicos são o cloreto de etil-dimetil-estearil-amónio, o cloreto de benzil-dimetil-amónio, o orome to de trimetil-cetil amónio, o cloreto de dimetil-etil-lauril amónio, o cloreto de dimetil-etil-lauril amónio, o cloreto de dimetil-propil-miristil amónio e os metossulfatos e acetatos correspondentes.
Os detergentes anfolíticos são também apropriados para o invento. Os detergentes anfolíticos são bem conhecidos na técnica da especialidade e muitos dos deter gentes operáveis desta classe são revelados por A.lí. Selwartz, J.W. Perry e J. Birch em "Surface Active Agents and Detergents Interscience Publishers, New York, 1958, vol. 2. Exemplos de detergentes anfoféricos apropriados incluem: alquil betaimino dipropionatos, ΝΝζΟ,^Η^ΟΟΟΜ^; alquil beta-amino propionatos, ΕΝ(Η)02Η4ΟΟΟΜ e derivados imidazole de cadeia longa tendo a fórmula geral:
π cib,
I| I Jl- C-----U-CH^CIloOCIh.CuOM
Z \ ‘ ? Oil Cií^COOM
em que, em cada uma das fórmulas anteriores R é um grupo hi drofóbico aciclico contendo cerca de 8 a 18 átomos de carbono e M é um catião com o fim de neutralizar a carga do anião. Os detergentes anfoféricos operáveis específicos incluem o sal dissódico do ácido undecilcicloimidinio-etoxietiónico-2-ácido etiónico, dodecil beta alanina, e o sal interno do ácido 2-trimetílamino láurico.
A composição detergente de tratamento de roupas do invento contém, faoultativamente, um "estrutura dor’’ de detergente do tipo normalmente utilizado em formula ções detergentes. Estruturadores úteis incluem quais quer dos sais estruturadores inorgânicos, solúveis em água, convencio
nais, tais como, por exemplo, sais de fosfatos, de pirofosfa tos, de ortofosfatos, de polifosfatos, de silicatos, de carbo. natos solúveis em água,e outros afins. Os estruturadores orgâ nicos incluem fosfonatos, polifosfonatos, poli-hidroxissulfona tos, poliacetatos, carboxilatos, policarboxilatos, succinatos, solúveis em água, e, outros afins.
Exemplos específicos dos estruturadores de fosfato inorgânicos incluem tripolifosfatos, pirofosfatos
e hexametafosfatos de sódio e de potássio. Os polifosfonatos orgânicos incluem, especificamente, por exemplo, os sais de sódio e de potássio de ácido 1-etano-l-hidroxi-l-difosfónico e os sais de sódio e de potássio de ácido l-etano-l,2-trifo.s fónico. Exemplos destes e de outros compostos estruturadores fosforosos são revelados nas Patentes dos E.U.A. Nos.3.213.030, 3.422.021, 3.422.137 e 3.400.176. 0 tripolifosfato pentassódico e o pirofosfato tetrassódico são estruturadores inorgânicos sjo lúveis em água especialmente preferidos.
Exemplos específicos de estruturadores inorgânicos não-fosforosos incluem os sais inorgânicos carbona to, bicarbonato e silicato, solúveis em água. Os carbonatos, bicarbonatos e silicatos de metal alcalino, por exemplo, de só_ dio e de potássio são, particularmente úteis neste caso. Os estruturadores orgânicos solúveis em água também são úteis.
Por exemplo, os poliacetatos, carboxilatos, policarboxilatos e polihidroxissulfonatos de metal alcalino, de amónio e de amó nio substituído são estruturadores úteis para as composições e processos do invento. Exemplos específicos de estruturadores de poliacetato e de policarboxilato incluem sais de sódio, pci tássio, litio, amónio e de amónio substituído do ácido etileno diaminotetracético, ácido nitrilotriacético, ácidos benzeno policarboxilicos (isto é, penta- e tetra-), ácido carboximetO xisuccínico e do ácido cítrico.
As composições de branqueamento do inven to são preparadas por mistura dos ingredientes, conforme vai ser ilustrado a seguir. Quando se prepara as composições de
-17tratamento de roupas, contendo a composição de branqueamento em combinação com um composto detergente tensio-activo e/ou sais estruturadores, os componentes da composição de branqueja mento podem ser misturados directamente com o composto deter gente, estruturador e outros. Em alternativa, o activador pero xigenado, o IiPPA e o composto peroxigenado podem ser revesti dos com um material de revestimento de modo a melhorar a esta bilidade e/ou de modo a evitar a activação prematura do agente de branqueamento. 0 processo de revestimento é conduzido de acordo com processos bem conhecidos na técnica da especialida de. Os materiais de revestimento apropriados incluem compostos tais como, sulfato de magnésio, álcool polivinilico, ácido láurico ou seus sais e outros afins.
EXEMPLO 1
Procedimento do teste
Os testes de branqueamento foram levados a cabo em amostras de tecidos manchados e normalizados, própria: para testar, (descritas a seguir), tendo sido utilizadas várias composições de branqueamento e de tratamento de roupas, descri, tas no quadro I deste Exemplo, num recipiente tergotométrico, fabricado pela U.S. Testing Company. 0 tergotómetro foi manti. do a uma temperatura constante de 12O°P (49°G) θ funcionou a 100 rpm.
Cada uma das composições a testar des, critas no quadro 1 a seguir foi adicionada a um litro de água corrente a 120°P (49°C) tendo uma dureza de água de cerca de 100 ppm sob a forma de carbonato de cálcio. As composições a testar foram agitadas durante cerca de um minuto e, em seguida uma carga de tecido misturado consistindo em duas amostras de "3x4" cada (7,5x10 cm) de tecidos da mancha dos descritos a seguir, foi adicionada a cada um dos receptáculos de lavagem. Depois de uns 15 minutos de lavagem a 120°P (45°C) os tecidos a testar foram enxaguados em água corrente a 100°J? (28°C) e
em seguida, foram secos. A remoção das manchas em percentagem foi medida por uma leitura da reflectância para cada uma das amostras manchadas a testar, antes e depois da lavagem, tendo-se utilizado um "Gardner Color Difference Meter" e a remoção das manchas em percentagem (% R.M.) foi calculada como se se. gue:
(leitura depois da lavagem) - (leitura antes daj % E.M. = _lavagem '
(leitura antes de manchar) - (leitura antes da) lavagem
em que "Leitura antes da lavagem" representa o valor da leitu ra depois de manchar.
0 valor de remoção das manchas em percen tagem calculado para todos os cinco tecidos foi calculado em média para cada uma das composições de tratamento de roupas a testar. Uma diferença maior do que 2% na média dos cinco tecidos manchados testados ê considerada significativa.
Ho fim de cada lavagem o teor de oxigé nio activo da solução de lavagem foi determinado por acidifi cação com ácido sulfúrico diluído seguido de tratamento da so. lução de lavagem com iodeto de potássio e uma quantidade menor de molibcfefco de 'amónio e, em seguida, por titulação com tiossul fato de sódio normalizado, utilizando-se amido como o indica dor.
As manchas e as amostras a testar res. pectivas foram como se segue:
Mancha
1. Uvas
2. Bagas azuis
3. Tinta sulfo
4. Vinho tinto
5. Gafé/Ghá
Tecido a testar
65 de "Dracon" - 35 de algodão
Algodão
EMPA 115 (Algodão) EMPA 114 (Algodão) Algodão
Os tecidos manchados a testar 1 e 2 são
preparados ao passar rolos de tecido sem manchas através de um aparelho de enchumação e de secagem (fabricado por Benz de Zurique, Suiça) que contém soluções quer de uvas quer de bagas azuis a 90°P (32° G). Depois da secagem a 25O°P (121°C) o te eido é cortado em amostras de 3" x 4" (7,5x10 cm). Oitenta destas amostras, impregnadas com o mesmo tipo de manchas, foram enxaguadas em 17 galões (54 1) de água a 85°P (29°G) numa máquina de lavar doméstica automática. Em seguida, foram secos ao passá-los através de um "Beselar Print Dryer" regulan do a temperatura da máquina para a posição 6 e a uma velocida. de de 10.
Os tecidos 3 e 4 são obtidos da Testfa
bries Incorporated de Middlesex, New Jersey, e são cortados em amostras de 3"x4" (7,5 x 10 cm).
0 tecido manchado 5 é preparado por agitação e embebendo tiras de algodão sem manchas de 18"x36" (45x90 cm) numa máquina de lavar cheia de uma solução de ca fé/chá (proporção em peso 8:1) a 150°P (66°0). À máquina está feita de modo a permitir a secagem por rotação da enxaguadura no sentido de remover a solução de café/chá. 0 tecido manchado é, em seguida, lavado na má uina por duas vezes com uma solu ção quente do surfactante pirofosfato, seguido de dois ciclos, completos de lavagem em água a 140°P (60°C). As tiras são, em seguida, secas por duas passagens através de uma máquina "Ir£ nite", fixada em 10 e depois, são cortadas em amostras de
20-
3"x4" (7,5 X 10 cm).
Uma composição detergente granular (de signada aqui como "HDD") foi preparada por secagem por pulve rização e tinha a composição aproximada que se segue:
Composição
Tridecilbenzenossulfonato de sódio
Álcool primário etoxilado θΐ2“θ15 (7 moles E0/mole álcool) Tripolifosfato de sódio Carbonato de sódio Silicato de sódio Carboximetilcelulose sódica Branqueadores
Perfume
Água
Sulfato de sódio
Percentagem do Peso
15
1
33
5
7
0,5
0,2
0,2
11
o restante
As composições detergentes A-L, contendo HDD foram formuladas conforme anunciadas no quadro 1.
4
<»«
-21-
Quadro 1
Componente Composição
A B C D
—“
Detergente, HDD 4-,50 g 4,50g 4,50 g 4,50 g
H-48^1^ 0,25 0,25 0,25
DTPMp(2) 0,02 0,09
Perborato de sódio 0,32 0,16 0,16 0,16
Anidrido itálico 0,125 0,125 0,125
(1) Uma composição de branqueamento contendo ácido monoperoxi.
ftálico (sob a forma de sal de magnésio) obtid; a da Intero:
Chemicals Honston, Texas e tendo u.a teor de oxigénio activc de 5,1%.
(2) Dietileno triamina pentametileno fosfonato de sódio obtido da P.A.Hunt Chemical Corp., Lincoln, Khode Island.
As composições de A a D foram testadas de acordo com o processo anteriormente descrito e os resulta dos dos testes de branqueamento estão apresentados no Quadro 2, que anuncia os valores iniciais e finais do oxigénio activo (O.A.) na solução de lavagem (expressos sob a forma de "gramas iniciais" e "gramas residuais" respeetivamente) e a remoção das manchas conseguida para cada um dos cinco tecidos mancha dos.
-22Quadro 2
Eficácia comparativa de branqueamento
Oomposição
A B 0 D
Gramas iniciais (O.A. χ 105) 32,8 28,7 28,7 28,7
Gramas residuais (O.A. x 105) 30,4 12,4 19,3 19,9
Gramas consumidas 2,4 16,3 9,2 8,8
Remoção das manchas °k % °h.
Uvas 61 63 67 67
Bagas azuis 56 65 67 68
Tinta sulfo (EMPA 115) 3 4 4 4
Vinho tinto (EMPA 114) 41 46 49 53
Oafé/chá 26 30 39 40
Média-7%) 37 42 · 45 46
Os resultados do Quadro 2 indicam que as composições 0 e L consumem, substancialmente, menos oxigé nio activo enquanto que proporcionam uma remoção de manchas melhorada em relação à composição B, uma composição semelhante à 0 e D com a excepção de que não contém o agente de quelação DTPMP.
-23-
EXEMPLO 2
As composições detergentes E-J foram formuladas de modo a conter 0,15% de concentração de detergen
te, conforme se pode verificar a seguir no Quadro 3·
Quadro 3
Componente E E G H I J
Detergente,HDD i,50g l,50g l,50g l,50g l,50g i,50g
H-48^1^ 0,20 0,20 0,20 0,07 0,07 0,07
DTPHp(2 3) 0,02 0,02
0,02 0,02
AEDT^^
Perborato de sódio (10,1% de O.A.) 0,15 0,15 0,15
Anidrido ftálico ----- 0,06 0,06 0,06
(1) Uma composição de branqueamento contendo ácido monoperoxi ftálico (sob a forma de sal de magnésio) obtida da Interox Chemicals, líonston, Texas e tendo um teor de oxigénio acti vo de 5,1%.
(2) Dietileno triamina pentametileno fosfonato de sódio obtido da P.A. Hunt Chemical Corp., Lincoln, Rhode, Island.
(3) Acido etileno diamina tetraacético, sal dissódico.
As composições de E a J foram testadas de acordo com os processos descritos no Exemplo 1 e os resul tados do branqueamento estão apresentados no Quadro 4, sendo os valores iniciais e finais do oxigénio activo na solução de lavagem e a remoção das manchas conseguida para os cinco teci.
«a»
dos manchados indicados expressos como no Quadro 2 do Exemplo
1.
Quadro 4
Eficácia Comparativa de braqueamento
Gramas Iniciais (O.A.x 105) E 10,2 E 10,2 G 10,2 H 18,6 I 18,6 J 18,6
Gramas residuais (O.A.x 105) 5,6 5,5 3,6 9,4 13,8 10,0
Gramas consumidas (O.A.x 105) 6,6 4,7 6,6 9,2 4,8 8,6
Remoção de manchas: % % % °á
Uvas 65 64 64 62 & 61
Bagas azuis 46 47 44 43 47 44
Tinta Sulfo(EMPA 115) 3 4 4 4 5 5
Vinho tinto (EMPA 114) 37 35 35 33 34 33
Café/chá 2°_ 22_ 83 82 86
Média (%) 44 44 43 45 46 46
Os resultados do Quadro 4 indicam que a execução de branqueamento proporcionada pela composição G é melhorada quando se utiliza as composições I e J de acordo com o invento, que contêm uma quantidade reduzida do componen te de branqueamento ΜΕΡΑ relativa à E e G mas que, adicional mente, contêm activador de perborato e anidrido ftálico. Ainda uma comparação de execução de I e J indica que a composição I proporciona uma eficácia de branqueamento equivalente referen
te à composição J embora consumindo, substancialmente menos oxigénio activo, sendo as composições I e J idênticas com a excepção da presença de DTPIiE no primeiro e de EDTA no segundo

Claims (18)

  1. REIVINDICAÇÕES:
    lâ. - Processo de preparação de uma com posição de branqueamento, e tratamento de roupas, caracteriza. do por se incluir na referida composição ácido monoperoxiftá lico e/ou um seu sal solúvel em água; um agente de quelação que consiste essencialmente em ácido dietileno triamino penta metileno fosfónico e/ou um seu sal solúvel em água; um compos. to peroxigenado diferente de ácido monoperoxiftálico; e um activador para 0 composto peroxigenado referido que consiste, essencialmente, em anidrido ftálico.
  2. 2â. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se incluir na referida composição monoperoliftalato de magnésio.
    - - Processo de acordo com a reivin dicação 1, caracterizado por 0 agente de quelação ser o ácido dietileno triamino pentamitileno fosfónico e/ou um seu sal solúvel.
  3. 4ã. - Processo de acordo com a reivindi. cação 1, caracterizado por o agente de quelação ser 0 ácido etileno diamino tetraacético e/ou um seu sal solúvel em água.
  4. 5-. - Processo de acordo com a reivindi.
    cação 1, caracterizado por a proporção em peso do agente de
    quelação relativamente ao ácido monoperoxiftálico e/ou o seu
    -26-
    sal ser de cerca de 1:5 até cerca de 1:50.
  5. 6ã. - Processo de acordo com a reivindi cação 5, caracterizado por a referida proporção em peso ser de cerca de 1:7 até cerca de 1:20.
  6. 7-· “ Processo de acordo com a reivindi, cação 1 caracterizado por o composto peroxigenado referido ser um perborato de metal alcalino.
  7. 8ã. - Processo de acordo com a reivindi, cação 1 caracterizado por a composição referida conter adicio. nalmente, um ou mais agentes tensio activos seleccionados a partir do grupo que consiste em detergentes aniónicos, catijó nicos, não-iónicos, anfolíticos e Zwitteriónicos.
  8. 9ã. - Processo de acordo com a reivindi, cação 7, caracterizado por a concentração do agente de quela ção ser inferior a cerca de 2%, em peso.
  9. 10ã. - Processo para a preparação de uma composição detergente para branqueamento, caracterizado por se incluir na referida composição:
    a) de cerca de 5 a 50%, em peso, de uma composição compreen dendo ácido monoperoxiftálico e/ou um seu sal solúel em água; um agente de quelação que consiste essencialmente em ácido dietileno triamino pentametileno fosfónico e/ou um seu sal solúvel em água; um composto peroxigenado diferente de ácido monoperoxiftálico; e um agente activador para o composto pero, xigenado referido que consiste, essencialmente, em anidrido ftálico.
    b) de cerca de 5 a 50%, em peso, de um ou mais agentes deter gentes tensio-activos seleccionados a partir do grupo que con siste em detergentes aniónicos, catiónicos, não-iónicos, anfo. líticos e "zwitteriónicos".
    c) de cerca de 5 a 80% em peso de um sal formador de detergen
    te; e,
    d) a parte restante que é constituída por água e, eventualmen te, por um sal de enchimento.
  10. 11&. - Processo de acordo com a reivin dicação 10, caracterizado por o componente
    a) da composição referida conter monoperoxiftalato de rnagné sio.
  11. 12ã. - Processo de acordo com a reivin dicação 10, caracterizado por o agente de quelação ser o ácido dietileno triamino pentametileno fosfónico e/ou um seu sal solúvel em água.
  12. 13-. - Processo de acordo com a reivin dicação 10, caracterizado por o agente de quelação ser o áci. do etileno diamino tetraacético e/ou um seu sal solúvel em água.
  13. 14ã. - Processo de acordo com a reivin dicação 10, caracterizado por a proporção em peso do agente de quelação relativamente ao ácido monoperoxiftálico e/ou o seu sal ser de cerca de 1:5 a cerca de 1:50.
  14. 15-· - Processo de acordo com a reivin dicação 10, caracterizado por a concentração do agente de quelação ser inferior a cerca de 5/, θ11 peso.
  15. 16&. - Processo de acordo cora a reivin dicação 10, caracterizado por a concentração do agente de quelação ser inferior a cerca de 2%, em peso.
  16. 17ã. - Processo de acordo com a reivin dicação 10, caracterizado por 0 composto peroxigenado ser um perborato de metal alcalino.
    -28182. - Processo para branqueamento, ca racterizado por se pôr em contacto o material sujo e/ou man chado a ser branqueado com uma solução aquosa de uma composi.
    ção que compreende ácido monoperoxiftálico e/ou um seu sal solúvel em água; um agente de quelação que consiste, essencial, mente, em ácido dietileno triamino pentametileno fosfónico e/ou um seu sal solúvel em água; um composto peroxigenado d_i ferente de ácido monoperoxiftálico; e um activador para o com posto peroxigenado referido que consiste, essencialmente, em anidrido ftálico.
  17. 19a. - Processo de acordo com a reivin dicação 18, caracterizado por a referida composição conter monoperoxiftalato de magnésio.
    202. - Processo de acordo com a reivin dicação 18, caracterizado por 0 agente de quelação ser 0 ácido dietileno triamino pentametileno fosfónico e/ou um seu sal solúvel em água.
    212. - Processo de acordo com a reivin dicação 18, caracterizado por o agente de quelação estar pre sente numa proporção em peso relativamente ao ácido monopero xiftalico e/ou o seu sal de cerca de 1:5 atê cerca de 1:50.
    222. - Processo de acordo com a reivin dicação 18, caracterizado por a referida proporção em peso ser de cerca de 1:7 atê cerca de 1:20.
  18. 23a. - Processo de acordo com a reivin dicação 18, caracterizado por a composição referida conter, adicionalmente, um ou mais detergentes tensio-activos seleccio^ nados a partir do grupo que consiste em detergentes aniónicos, catiónicos, não-iónicos, anfolíticos e Zwitteriónicos.
PT77435A 1982-10-04 1983-09-30 Process for preparing a peroxiacid bleaching and laundering composition PT77435B (en)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US43249082A 1982-10-04 1982-10-04

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT77435A PT77435A (en) 1983-10-01
PT77435B true PT77435B (en) 1986-03-18

Family

ID=23716380

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT77435A PT77435B (en) 1982-10-04 1983-09-30 Process for preparing a peroxiacid bleaching and laundering composition

Country Status (17)

Country Link
AT (1) AT394575B (pt)
AU (1) AU555990B2 (pt)
BE (1) BE897905A (pt)
CA (1) CA1216779A (pt)
CH (1) CH656397A5 (pt)
DE (1) DE3335011A1 (pt)
DK (1) DK158954B (pt)
FR (1) FR2535749B1 (pt)
GB (1) GB2129454B (pt)
GR (1) GR79703B (pt)
IT (1) IT1206157B (pt)
MX (1) MX159085A (pt)
NL (1) NL8303403A (pt)
NO (1) NO833581L (pt)
PT (1) PT77435B (pt)
SE (1) SE455792B (pt)
ZA (1) ZA837074B (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CS249980B1 (en) * 1984-02-29 1987-04-16 Jaroslav Simunek Laundry agent with bleaching efficiency
SE8502752L (sv) * 1984-06-22 1985-12-23 Colgate Palmolive Co Blekande och tvettande kompostion, fri fran vattenlosliga silikater
US5030380A (en) * 1989-06-27 1991-07-09 Lever Brothers Company, Division Of Conopco, Inc. Polymeric electrolyte-hydrogen peroxide adducts
EP0792344A1 (en) * 1994-11-18 1997-09-03 The Procter & Gamble Company Bleaching detergent compositions comprising bleach activators effective at low perhydroxyl concentrations
CN115960292A (zh) * 2022-12-02 2023-04-14 上海昶法新材料有限公司 一种马来酸酐-丙烯酸共聚物类造纸螯合剂及其制备方法

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3637339A (en) * 1968-03-07 1972-01-25 Frederick William Gray Stain removal
LU61828A1 (pt) * 1970-10-07 1972-06-28
EP0027693B2 (en) * 1979-10-18 1988-05-11 Interox Chemicals Limited Magnesium salts of peroxycarboxylic acids, processes for their preparation and their use as bleaching agents in washing compositions, and processes
CA1158129A (en) * 1980-03-27 1983-12-06 Dennis Postlethwaite Detergent bleach compositions
US4318647A (en) * 1980-04-07 1982-03-09 General Electric Company Adjustable insert seat and wedge assembly for an indexable boring cutter
NZ202252A (en) * 1981-10-29 1986-04-11 Colgate Palmolive Co Monoperoxyphthalic acid bleaching and laundering compositions

Also Published As

Publication number Publication date
DK158954B (da) 1990-08-06
IT1206157B (it) 1989-04-14
SE8305437L (sv) 1984-04-05
ZA837074B (en) 1985-05-29
MX159085A (es) 1989-04-14
GB2129454A (en) 1984-05-16
AU555990B2 (en) 1986-10-16
SE455792B (sv) 1988-08-08
GB2129454B (en) 1986-03-05
FR2535749A1 (fr) 1984-05-11
CH656397A5 (de) 1986-06-30
DK457083A (da) 1984-04-05
NO833581L (no) 1984-04-05
GR79703B (pt) 1984-10-31
DK457083D0 (da) 1983-10-04
AU1965583A (en) 1984-04-12
DE3335011A1 (de) 1984-04-05
GB8326530D0 (en) 1983-11-02
NL8303403A (nl) 1984-05-01
BE897905A (fr) 1984-04-04
IT8349089A0 (it) 1983-09-30
PT77435A (en) 1983-10-01
CA1216779A (en) 1987-01-20
ATA350783A (de) 1991-10-15
AT394575B (de) 1992-05-11
SE8305437D0 (sv) 1983-10-04
FR2535749B1 (fr) 1987-11-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4025453A (en) Activated bleaching process and compositions therefor
US4086175A (en) Activated bleaching process and compositions therefor
US4448705A (en) Monoperoxyphthalic acid bleaching composition containing DTPMP
US4378300A (en) Peroxygen bleaching composition
CA1105658A (en) Activated bleaching process and compositions therefor
PT77511B (en) Process for preparing a stabilized bleaching and laundering composition containing a peroxygenated compound
JPS5923360B2 (ja) 固体洗剤組成物
ITMI971617A1 (it) Composizioni a base di acidi percarbossilici come smacchianti e igienizzanti
US4430244A (en) Silicate-free bleaching and laundering composition
CA1207956A (en) Peroxyacid bleaching and laundering composition
US3245913A (en) Bleaching compositions containing acyl sulfonamides
US4664837A (en) Bleaching and laundering composition containing magnesium monoperoxyphthalate a chelating agent, a peroxygen compound and phthalic anhydride
PT77435B (en) Process for preparing a peroxiacid bleaching and laundering composition
US4559158A (en) Organic cyanamide compounds as activators for inorganic per compounds
JPH03140400A (ja) 二剤型液体漂白剤組成物
JP2523817B2 (ja) 漂白剤及び漂白洗浄剤組成物
TW202242080A (zh) 纖維用清潔劑組合物
US2932617A (en) Detergent composition containing 2-alkyl-4, 4-bis (hydroxymethyl) oxazolines
PT77965B (en) Process for preparing a low temperature bleaching composition containing monoperoxyphthalic acid or/and a salt therefrom
JPH0453919B2 (pt)
SU1759864A1 (ru) Пастообразное моющее средство дл стирки
ES2217384T3 (es) Composiciones limpiadoras acuosas liquidas.
PT78252B (en) Process for preparing a bleaching and laundering composition free or water-soluble silicates
JPH04342799A (ja) 漂白剤及び漂白洗浄剤組成物

Legal Events

Date Code Title Description
MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19910319