PT741087E - Recipiente com bocal de enchimento particularmente para sistemas assepticos de embalagem e respectivo metodo de fabrico - Google Patents

Recipiente com bocal de enchimento particularmente para sistemas assepticos de embalagem e respectivo metodo de fabrico Download PDF

Info

Publication number
PT741087E
PT741087E PT95830174T PT95830174T PT741087E PT 741087 E PT741087 E PT 741087E PT 95830174 T PT95830174 T PT 95830174T PT 95830174 T PT95830174 T PT 95830174T PT 741087 E PT741087 E PT 741087E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
nozzle
layer
container
polyethylene
container according
Prior art date
Application number
PT95830174T
Other languages
English (en)
Inventor
Franco Goglio
Original Assignee
Goglio Spa Luigi Milano
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Goglio Spa Luigi Milano filed Critical Goglio Spa Luigi Milano
Publication of PT741087E publication Critical patent/PT741087E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65DCONTAINERS FOR STORAGE OR TRANSPORT OF ARTICLES OR MATERIALS, e.g. BAGS, BARRELS, BOTTLES, BOXES, CANS, CARTONS, CRATES, DRUMS, JARS, TANKS, HOPPERS, FORWARDING CONTAINERS; ACCESSORIES, CLOSURES, OR FITTINGS THEREFOR; PACKAGING ELEMENTS; PACKAGES
    • B65D75/00Packages comprising articles or materials partially or wholly enclosed in strips, sheets, blanks, tubes, or webs of flexible sheet material, e.g. in folded wrappers
    • B65D75/52Details
    • B65D75/58Opening or contents-removing devices added or incorporated during package manufacture
    • B65D75/5861Spouts
    • B65D75/5872Non-integral spouts
    • B65D75/5877Non-integral spouts connected to a planar surface of the package wall
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B31MAKING ARTICLES OF PAPER, CARDBOARD OR MATERIAL WORKED IN A MANNER ANALOGOUS TO PAPER; WORKING PAPER, CARDBOARD OR MATERIAL WORKED IN A MANNER ANALOGOUS TO PAPER
    • B31BMAKING CONTAINERS OF PAPER, CARDBOARD OR MATERIAL WORKED IN A MANNER ANALOGOUS TO PAPER
    • B31B70/00Making flexible containers, e.g. envelopes or bags
    • B31B70/74Auxiliary operations
    • B31B70/81Forming or attaching accessories, e.g. opening devices, closures or tear strings
    • B31B70/84Forming or attaching means for filling or dispensing contents, e.g. valves or spouts
    • B31B70/844Applying rigid valves, spouts, or filling tubes

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Containers And Plastic Fillers For Packaging (AREA)
  • Basic Packing Technique (AREA)
  • Bag Frames (AREA)
  • Making Paper Articles (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
“RECIPIENTE COM BOCAL DE ENCHIMENTO, PARTICULARMENTE PARA SISTEMAS ASSÉPTICOS DE EMBALAGEM E RESPEC-TIVO MÉTODO DE FABRICO” A presente invenção refere-se a um recipiente munido de um bocal de enchimento, particularmente adequado para sistemas assépticos de embalagem e a um método de fabrico para tais recipientes.
Recipientes do tipo acima indicado consistem em sacos com paredes constituídas por diversas camadas ou películas, com pelo menos uma camada metalizada, ou, de qualquer modo, com um efeito de barreira.
Para proporcionar um exemplo concreto, cada uma das paredes do saco possui uma folha exterior metalizada, com o seguinte sistemas de camadas, contando de fora para dentro: polietileno - poliester metalizado -- polietileno, e uma folha dupla interna obtida a partir de um tubo de polietileno. O saco terá por isso um total de seis películas: duas películas laminadas exteriores e duas películas tubulares internas.
Um tal saco é obtido por meio da junção separada das películas de cada parede e depois selagem a quente das mesmas ao longo das arestas e transversalmente, para separar um saco do seguinte, após se ter introduzido e fixado um bocal de enchimento numa das paredes do saco.
Claramente, a composiçãç das paredes do saco pode diferir da ilustrada acima a título de exemplo, tal como o processo de fabrico do saco, isto é, os diferentes passos da junção das películas, podem ser diferentes.
Em todo o caso, o bocal de enchimento, que possui um corpo substancialmente tubular, com uma flange anular na base, é inserido a partir de dentro na parede correspondente do saco, antes de este ser fechado, constituindo um furo que passa directamente através de toda a -2- parede. A flange do bocal encosta por isso contra a parede correspondente do saco e é selada a quente contra a mesma, a partir do exterior, ao longo de um percurso com um traçado circular. O saco assim obtido, em que o bocal é fechado por uma tampa exterior, é geralmente sujeito a esterilização por meio de raios gama, antes de ser enviado para os utilizadores, particularmente as indústrias con-serveiras e alimentares em geral, que os utilizam para embalar puré de tomate e tomate cortado, sumos de finta e semelhantes.
Os sacos são cheios por meio de sistemas especiais de embalagem asséptica, em que o produto, depois de ter sofrido um tratamento pelo calor por meio de feixes de tubos, é enviado para a cabeça de enchimento, que compreende uma câmara de esterilização, a qual se posiciona de modo a envolver o bocal, emite um jacto de corrente ou de solução esterilizadora adequada de modo a esterilizar a área do bocal, remove a tampa do bocal e finalmente posiciona um tubo de fornecimento do produto no interior do bocal, de modo a levar a efeito o enchimento do saco.
Considerando-se a utilização, para a qual estão destinados os sacos de acordo com a invenção, é, por isso, extremamente importante, para boa conservação do produto, que a sua esterilidade seja mantida até serem cheios.
Isso não é completamente garantido pelos sacos actualmente produzidos devido à maneira como o bocal de enchimento é aplicado aos sacos.
De facto, conforme anteriormente referido, todas as diferentes camadas da parede correspondente do saco têm de ser perfuradas para se aplicar a tampa, deixando a flange anular da base do bocal no interior do próprio saco. Isso conduz a um duplo inconveniente.
Primeiro que tudo, a inserção no interior do saco do material da -3 - flange anular do bocal toma a esterilização da parede interna do saco difícil, mas no entanto necessária.
Depois, o facto de se ter de fazer um furo através da parede correspondente do saco dá origem a mais uma causa de possível contaminação do interior do saco. Se, por exemplo, o selo hermético da tampa se perdesse por qualquer razão, entre a fase de esterizilização e a fase de enchimento do saco, haveria uma comunicação directa entre a câmara interna do saco e o ambiente exterior, resultando daí ma contaminação irreversível. A finalidade da invenção é eliminar os problemas acima, garantindo ao mesmo tempo a integridade da câmara interior do saco e portanto o seu estado de esterilidade, ambas as coisas durante e após a aplicação do bocal de enchimento.
Outro objectivo da invenção é tornar mais fácil e mais segura a aplicação do bocal de enchimento ao saco.
Estes objectivos são atingidos, de acordo com a invenção, graças às características enumeradas nas reivindicações juntas.
Em particular, de acordo com a invenção, o bocal de enchimento é aplicado à parede correspondente do saco, de modo que pelo menos uma camada interna do saco se mantenha intacta até ao momento do enchimento. Quer isto dizer que o bocal é aplicado a partir do exterior a essa camada ou película da parede do saco, fixada, por exemplo por selagem a quente a tal camada, e as outras camadas exteriores da parede do saco, previamente perfuradas para que o bocal passe através delas, são ligadas posteriormente. Segue-se depois, uma outra selagem exterior à volta do bocal, que assim é firmemente fixado ao saco, com pelo menos uma película interna não perfurada, que é aberta, no momento de o saco ser cheio, pela corrente de produto enviada para dentro do saco sob pressão, -4- ou por um jacto prévio de vapor, ou por outros meios.
Outras características da invenção serão tomadas mais claras através da descrição pormenorizada que se segue, referindo uma forma de realização puramente exemplificativa e portanto não limitativa, ilustrada nos desenhos juntos, em que: A Fig. 1 - é um corte perpendicular esquemático de um recipiente de acordo com a invenção, tomada na área em que o bocal de enchimento é aplicado; e A Fig. 2 - é uma vista esquemática de uma instalação de fabrico para o recipiente de acordo com a invenção.
Na figura 1, o recipiente para sistemas assépticos de embalagem de acordo com a invenção foi indicado no seu todo com o número de referência (1).
No exemplo mostrado, cada parede do recipiente (1) compreende um laminado exterior (2) que tem, por exemplo, uma série de camadas, de fora para dentro, de polietileno, poliester metalizado, polietileno e uma camada interna de película de polietileno (3). É, no entanto, evidente que outras formas de formar as camadas das paredes do recipiente (1) são possíveis. Por exemplo, uma outra camada de polietileno pode ser proporcionada entre o laminado exterior (2) e a película interior (3), de acordo com métodos que são conhecidos em si do fabrico de recipientes para sistemas assépticos de embalagem, aos quais a invenção se refere. A figura 1 mostra um bocal (4) fixo a uma parede correspondente do recipiente (1). O bocal (4) compreende, de uma maneira que é em si conhe- -5- cida, uma flange anular de base (5) e um corpo substancialmente tubular (6), que se projectam da parede do recipiente, o qual é fechado do lado exterior por uma tampa (7).
De acordo com a técnica conhecida, o bocal é introduzido por meio da prática de um furo perfurante na parede correspondente do recipiente (1), o qual passa através de ambas as camadas (2), (3), colocando a flange (5) no interior do recipiente (1).
De acordo com a invenção, pelo contrário, conforme se mostra na figura 1, o bocal (4) é aplicado a partir do exterior, mantendo-se intacta a película (3), e selagem a quente, por colagem ou fixação da flange de base (5) de qualquer outra maneira à referida película (3). O laminado exterior (2), previamente perfurado, é posteriormente ligado à película (3) para permitir a passagem do corpo tubular (6) do bocal (4), e finalmente é efectuada mais uma selagem na flange anular (5), acima do laminado (2).
Desta maneira o bocal (4) é fixado de forma extremamente segura à parede correspondente do recipiente (1), graças ao selo duplo, sem afectar a câmara interior do recipiente, uma vez que pelo menos a película mais fina (3) é mantida intacta. Desta maneira, a câmara interior do recipiente mantêm-se sempre completamente separada do ambiente exterior, mesmo que o selo da tampa (7) e do bocal (4) tenham de ser perdidos antes do recipiente (1) ser cheio.
Com a disposição de acordo com a invenção é mesmo possível não executar a subsequente esterilização do recipiente por meio de raios gama, se ele for fechado num ambiente estéril, uma vez que não há possibilidade de contaminação da câmara interior do recipiente. Isto é ainda mais possível de fazer se uma cobertura substituível for colocada por cima do bocal (4) e da tampa (7), conforme descrito num pedido separado de paten -6- te italiana do mesmo requerente, GOGLIO LUIGI MILANO S.p.A., apresentado em 8 de Março de 1995 sob o N°. MI 95 A 000447.
No momento do enchimento, o recipiente (1) é trazido para debaixo da cabeça de enchimento e a corrente de produto faz com que a película de polietileno (3) se rompa, a fim de libertar o acesso à câmara interior do recipiente (1).
Altemativamente, a camada de polietileno (3) pode ser rompida previamente por um jacto de vapor pressurizado.
Por outro lado, a película (3) pode ser rompida por meios mecânicos, por exemplo pelo próprio tubo do dispositivo de enchimento, que pode ser dotado de uma ponta oblíqua com um dente especial para cortar a película de polietileno (3).
Do que se declarou são óbvias as vantagens conseguidas pelo recipiente, particularmente para sistemas assépticos de embalagem de acordo com a invenção.
Com referência à figura 2, uma instalação e um método de fabrico relativo ao recipiente (1), são agora descritos, sendo entendido que outras instalações e métodos podem ser usados dentro do âmbito do conceito da invenção, que consiste na aplicação do bocal (4) deixando intacta pelo menos uma camada da parede correspondente do recipiente (1). O tubo (3-3) passa através de uma pluralidade de rolos de transmissão (11) que desempenham funções que são em si conhecidas, e chega a um posto (12) onde os bocais (4) são aplicados. O bocal (4), deliberadamente mostrado ampliado na figura 2, é possivelmente aplicado em condições esterilizadas à superfície exterior da película superior do tubo, preferivelmente por meio de selagem a quente da sua flange anular de base (5). E evidente, no entanto, que outros meios de fixação podem ser proporcionados, por exemplo colagem ou semelhantes. -7-
Meios que não se encontram representados são também proporcionados no posto (12) para manterem as duas películas (3 - 3) do tubo durante a aplicação do bocal (4).
Posteriormente o tubo (3-3), com o bocal (4) nele aplicado, avança e chega a um posto (13) onde o laminado exterior (2) é ligado à parede que suporta o bocal (4).
Lisboa, 9 de Junho de 2000
GCRQlQURENÇO
ENGENHEIRO
Agente Oficial da Propriedade Induetrial Av. Ant. Aug. de Aguiar, S0 - r/c Esq. 1050-018 LISBOA

Claims (10)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Recipiente com um bocal de enchimento (4) para sistemas assépticos de embalagem, cujas paredes são obtidas por meio da ligação de pelo menos duas camadas (2,3) de material plástico, com pelo menos uma de tais camadas (2) possivelmente metalizada ou com um efeito de barreira, caracterizado por o referido bocal (4) ser fixado à parede correspondente do recipiente (1) de forma a deixar pelo menos uma primeira camada (3) do niaterial intacta, sendo esta rompida no momento em que o recipiente (1) é cheio com o produto.
  2. 2. Recipiente de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a referida primeira camada (3) ser a camada mais interior da parede correspondente do recipiente (1) e compreender uma película de polieti-leno, enquanto que a referida segunda camada (2) é a camada mais exterior e compreende um laminado, constituído, de fora para dentro, por polie-tileno, poliester metalizado e polietileno.
  3. 3. Recipiente de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo facto de o referido bocal (4) ser fixado por meio de selagem a quente, colagem ou outros meios, de uma flange (5) situada na sua base, ao exterior da referida primeira camada (3), a qual é mantida intacta, enquanto a referida segunda camada (2) é perfurada para inserção do bocal (4) e seguidamente fixada, por selagem a quente ou semelhante, à referida flange de base (5) do bocal (4).
  4. 4. Recipiente de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por entre as referidas camadas (2,3) se encontrar interposta pelo menos uma outra camada de material, ligada ao interior da primeira -2- camada (3) e por isso não perfurada.
  5. 5. Recipiente de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, ca-racterizado por entre as referidas camadas (2,3) estar interposta pelo menos uma outra camada de material, ligada à referida segunda camada exterior (2) e por isso perfurada para permitir que o bocal (4) passe através dela.
  6. 6. Recipiente de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por a referida, pelo menos uma, primeira camada interna não perfurada (3) ser rompida durante o enchimento pela corrente do produto introduzido através do bocal (4).
  7. 7. Recipiente de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado por a referida, pelo menos uma, primeira camada não perfurada (3) ser rompida por um jacto de vapor pressurizado, o qual é enviado através do bocal (4) imediatamente antes de o produto ser introduzido.
  8. 8. Recipiente de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado por a referida, pelo menos uma, primeira camada interior não perfurada (3) ser rompida por meios mecânicos no momento em que o recipiente é cheio.
  9. 9. Método para a produção de recipientes com um bocal de enchimento destinados a sistemas assépticos de embalagem que compreende as seguintes fases: - introdução de um tubo constituído por duas películas de polietileno colocadas uma sobre a outra (3), num posto (12) em que o referido bocal (4) é aplicado no lado exterior de uma de tais películas (3) mantendo a película intacta; - junção num posto subsequente (13) de um laminado (2) de polietileno, poliester metalizado, polietileno, previamente perfurado num posto de perfuração (14) para permitir a passagem do referido bocal (4); - junção à superfície exterior do tubo (3 - 3), num posto (15), de um outro laminado (2) constituído por polietileno, poliester metalizado, polietileno; - selagem longitudinal, selagem transversal e corte.
  10. 10. Método de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por no referido posto (12) para a aplicação do bocal (4) a uma das duas películas (3), ser levado a efeito uma selagem a quente em volta da flange (5) na base do bocal, e por no referido posto (13) para junção do referido laminado perfurado (2) ser executada mais uma selagem de tal laminado à referida flange de base (5) do bocal (4). Lisboa, 9 de Junho de 2000
    ftX5ERC5LOURENÇO ENGENHEIRO Agenle Oficial da Propriedade Industrial Av. Ant. Aug. de Aguiar, 80 - r/c Esq. 1050-018 LISBOA
PT95830174T 1995-05-02 1995-05-02 Recipiente com bocal de enchimento particularmente para sistemas assepticos de embalagem e respectivo metodo de fabrico PT741087E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP95830174A EP0741087B1 (en) 1995-05-02 1995-05-02 Container with filling spout, particularly for aseptic packaging systems and relative manufacturing method

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT741087E true PT741087E (pt) 2000-09-29

Family

ID=8221912

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT95830174T PT741087E (pt) 1995-05-02 1995-05-02 Recipiente com bocal de enchimento particularmente para sistemas assepticos de embalagem e respectivo metodo de fabrico

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP0741087B1 (pt)
CN (1) CN1071690C (pt)
DE (1) DE69515843T2 (pt)
ES (1) ES2145891T3 (pt)
GR (1) GR3033689T3 (pt)
PT (1) PT741087E (pt)
TR (1) TR199600321A2 (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
AU2002300136B2 (en) * 1997-06-10 2005-10-27 Unilever Plc Flexible pouch and dispensing nozzle assembly
BR9810025A (pt) * 1997-06-10 2000-09-19 Unilever Nv Conjunto de bolsa-sachê, e, composição dentifrìcia acondicionada
DE19736615A1 (de) 1997-08-22 1999-02-25 Hoerauf Michael Maschf Behälter mit einer Füllöffnung
FR2773776B1 (fr) * 1998-01-21 2000-03-03 Flextainer Procede de realisation et de remplissage en continu de recipients souples, en particulier avec des liquides alimentaires, et installation pour la mise en oeuvre de ce procede
DE202005011194U1 (de) * 2005-07-13 2005-11-03 Systec Gmbh Labor-Systemtechnik Gerät zum Sterilisieren und Abfüllen von sterilen flüssigen Medien
FR2892096B1 (fr) * 2005-10-17 2008-01-04 Sk Freres Ensemble de bouchage pour emballage et procede d'obturation d'emballage.
KR101066643B1 (ko) * 2009-10-28 2011-09-21 씨제이제일제당 (주) 리드필름 일체형 밀봉캡을 가지는 용기구조체
IT1402573B1 (it) * 2010-11-12 2013-09-13 Goglio Spa Contenitore, particolarmente per prodotti confezionabili in asettico
CN103737987A (zh) * 2013-12-28 2014-04-23 宁波瑞成包装材料有限公司 带嘴的双层袋的制作方法
CN103737980B (zh) * 2013-12-28 2016-03-30 宁波瑞成包装材料有限公司 一种薄膜加嘴装置
JP6373617B2 (ja) * 2014-03-31 2018-08-15 株式会社フジシールインターナショナル スパウト付きパウチ容器の製造装置および製造方法
JP6392056B2 (ja) * 2014-09-26 2018-09-19 株式会社フジシールインターナショナル スパウト付きパウチ容器およびスパウト付きパウチ容器包装体

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3069303A (en) * 1960-02-05 1962-12-18 Scholle Chemical Corp Process and apparatus for producing flexible containers
AU519675B2 (en) * 1978-05-30 1981-12-17 Wrightcel Limited Container
ES2016839B3 (es) * 1986-03-03 1990-12-01 Courtaulds Packaging Australia Ltd Estacion de llenado aseptico.
EP0258579A1 (fr) * 1986-08-01 1988-03-09 Societe Des Produits Nestle S.A. Dispositif de connexion et de vidange d'un emballage
US5145083A (en) * 1989-08-28 1992-09-08 Kirin Beer Kabushiki Kaisha Cap device for mouthpiece of container and methods of sealing mouthpiece portion of container and opening the same
GB2248599A (en) * 1990-10-10 1992-04-15 Sous Chef Ltd Filling and sealing sterilised containers
IT1275875B1 (it) 1995-03-08 1997-10-24 Goglio Spa Luigi Milano Sistema per il mantenimento delle condizioni di sterilita' nella zona del bocchello di riempimento di contenitori per impianti di

Also Published As

Publication number Publication date
CN1146966A (zh) 1997-04-09
DE69515843T2 (de) 2000-10-26
TR199600321A2 (tr) 1996-11-21
EP0741087B1 (en) 2000-03-22
CN1071690C (zh) 2001-09-26
DE69515843D1 (de) 2000-04-27
ES2145891T3 (es) 2000-07-16
EP0741087A1 (en) 1996-11-06
GR3033689T3 (en) 2000-10-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT741087E (pt) Recipiente com bocal de enchimento particularmente para sistemas assepticos de embalagem e respectivo metodo de fabrico
US4367816A (en) Tear strip for gas sterilizable package and package
US6718735B2 (en) Albumin in a flexible polymeric container
AU2007203131B2 (en) Albumin in a Flexible Polymeric Container
NO319082B1 (no) Fleksibel fler-roms medikament-beholder og fremgangsmate ved fremstilling av denne
SK210592A3 (en) Reservoir with a large number of chambers
JPH0614975A (ja) 複室容器
CZ290977B6 (cs) Ohebná průhledná nádoba pro zlepąené uskladnění na kyslík citlivých parenterálně aplikovatelných činidel a způsob její výroby
BRPI0912468B1 (pt) método para a produção de uma embalagem auto-ventilada
JPS5841026A (ja) 可撓性コンテナを無菌充填する方法及びそれに用いる装置
CA2057771A1 (en) Flexible container with integral protective cover
ITUB20151794A1 (it) Sistema di gestione della sterilizzazione di imballi flessibili a corpo sottile (pouch)
CN105592837A (zh) 营养物质装置
AU2002254196A1 (en) Albumin in a flexible polymeric container
JP2005529036A (ja) 予充填アイスキューブバッグ
EP0731037B1 (en) System for maintaining sterile conditions at the filling spout of containers for aseptic packaging plants
JP5919292B2 (ja) 特に無菌包装可能な製品のためのパッケージ
JPH08243148A (ja) 医療用バッグ包装体及び医療用バッグ包装体の製造方法
JPH08215285A (ja) 複室容器の製造方法
JPH107113A (ja) 無菌包装方法および連続包装袋
WO2007131361A1 (en) Aseptic package
FI64780C (fi) Med foerbindningsport foersedd av plastfolie tillverkad foerpackning samt foerfarande foer tillverkning av foerbindningsporten
JP2006232381A (ja) 無菌包装方法および無菌包装装置
JPS59174469A (ja) チユ−ブ状無菌包装用袋
ITPD970017A1 (it) Confezione perfezionata a sacco sterilizzabile con procedimento a gas sterilizzante