PT699601E - Processo e dispositivo para proteccao da zona de trabalho de dispositivos de esvaziamento - Google Patents
Processo e dispositivo para proteccao da zona de trabalho de dispositivos de esvaziamento Download PDFInfo
- Publication number
- PT699601E PT699601E PT95113090T PT95113090T PT699601E PT 699601 E PT699601 E PT 699601E PT 95113090 T PT95113090 T PT 95113090T PT 95113090 T PT95113090 T PT 95113090T PT 699601 E PT699601 E PT 699601E
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- emptying
- light barrier
- barriers
- barrier
- receiver
- Prior art date
Links
Classifications
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B65—CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
- B65F—GATHERING OR REMOVAL OF DOMESTIC OR LIKE REFUSE
- B65F3/00—Vehicles particularly adapted for collecting refuse
-
- G—PHYSICS
- G01—MEASURING; TESTING
- G01V—GEOPHYSICS; GRAVITATIONAL MEASUREMENTS; DETECTING MASSES OR OBJECTS; TAGS
- G01V8/00—Prospecting or detecting by optical means
- G01V8/10—Detecting, e.g. by using light barriers
- G01V8/12—Detecting, e.g. by using light barriers using one transmitter and one receiver
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Mechanical Engineering (AREA)
- Physics & Mathematics (AREA)
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- General Physics & Mathematics (AREA)
- Geophysics (AREA)
- Refuse-Collection Vehicles (AREA)
- Refuse Collection And Transfer (AREA)
- Electrical Discharge Machining, Electrochemical Machining, And Combined Machining (AREA)
- Control Of Motors That Do Not Use Commutators (AREA)
- Power Steering Mechanism (AREA)
- Operating, Guiding And Securing Of Roll- Type Closing Members (AREA)
- Spinning Or Twisting Of Yarns (AREA)
- Laser Beam Processing (AREA)
- Diaphragms For Electromechanical Transducers (AREA)
Description
86 057
ΕΡ 0 699 601/PT
DESCRIÇÃO “Processo e dispositivo para protecção da zona de trabalho de dispositivos de esvaziamento” O invento refere um processo para recolha e esvaziamento de recipientes de lixo para um reservatório colector, no qual, a zona lateral junto da ou dos dispositivos de esvaziamento, fica protegida através de barreiras, de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1 ou 2. O invento refere também um correspondente dispositivo, de acordo com o preâmbulo da reivindicação 10 ou 12. É conhecido a partir de DE-PS 34 05 997 um dispositivo para esvaziamento de recipientes, no qual a zona de trabalho no raio de acção do dispositivo basculante, respectivamente, o dispositivo de elevação basculante, é protegido por barreiras actuantes por meio do bloqueio do circuito de controlo. Estas barreiras estão apoiadas de modo oscilante nas paredes laterais do veículo ou dispositivo de recolha do lixo, por meio de um eixo horizontal, para protecção do pessoal em serviço ou de pessoas não participantes, por exemplo, transeuntes que passam no local. Trata-se, neste caso, entre outras coisas, de barreiras, as quais, quando fora de serviço, são levantadas e, em serviço, são baixadas e, depois, assumem uma posição, principalmente, horizontal. Na posição de trabalho, as barreiras accionam um elemento de ligação, o qual fecha o circuito da corrente de controlo para o dispositivo de esvaziamento. Na posição fora de serviço do elemento de barreira, este interruptor fica livre para interromper o circuito da corrente de controlo. É conhecida a partir de DE 41 36 045 A1 uma barreira de segurança, que apresenta, pelo menos, um primeiro e um segundo elemento de barreira, em que o primeiro elemento de barreira é deslocável, na posição de repouso e na posição de segurança. Para impedir a manipulação pelo pessoal de serviço e para se conseguir que só seja possível o accionamento do dispositivo de esvaziamento na posição de segurança, todos os elementos de controlo para o dispositivo de esvaziamento são aplicados no primeiro elemento de barreira móvel. O primeiro elemento de barreira móvel actua em conjunto com o segundo elemento de barreira móvel, de forma que os elementos de controlo para o dispositivo de esvaziamento, na posição de repouso do primeiro elemento de barreira móvel, não ficam acessíveis.
Para o esvaziamento dos recipientes do lixo, os mesmos são trazidos pelos trabalhadores para a parte traseira do veículo de recolha do lixo e colocados no
2 86 057 ΕΡ 0 699 601/ΡΤ dispositivo de esvaziamento rebaixado, ou recolhidos directamente do chão pelo mesmo dispositivo. Nos dispositivos de esvaziamento conhecidas, esta zona de alimentação entre as barreiras, não está, no entanto, protegida durante a operação de esvaziamento.
Em US 3,942,601 é descrito um veículo de recolha de lixo com carregadores lateral e frontal. Em ambos os casos, o recipiente do lixo tem que ser esvaziado manualmente, estando previsto, no caso do carregador frontal, um recipiente fixo no dispositivo de esvaziamento. Nas partes laterais do dispositivo de esvaziamento estão dispostas barreiras que, na sua extremidade livre, imediatamente antes do recipiente fixo do dispositivo, apresentam uma barreira luminosa. A zona de alimentação não está protegida pelas barreiras luminosas, porque o recipiente, fixo para o esvaziamento do recipiente, é deslocado por cima da barreira luminosa. É protegida, apenas, uma zona por debaixo do recipiente fixo. As barreiras luminosas são ligadas no início de uma ronda de recolha e desligadas no final da ronda, de modo que a barreira luminosa está activada não só durante as operações de esvaziamento, mas, também, durante as pausas.
Objectivo do invento é, por isso, proporcionar um processo e um dispositivo para recolha e esvaziamento de recipientes de lixo, em que a zona de alimentação fique protegida, mas que a aproximação e o afastamento dos recipientes do lixo não sejam prejudicados.
Esta objectivo é conseguido com um processo de acordo com as características da reivindicação 1 ou 2 e com um dispositivo de acordo com as características da reivindicação 10 ou 12. Os aperfeiçoamentos vantajosos do invento estão indicados nas reivindicações secundárias. O invento parte do princípio de que a protecção da zona de alimentação entre as barreiras só deve ser eficaz, quando o ou os dispositivos de esvaziamento representem algum perigo para os trabalhadores. Isto é o que acontece, em regra, se o ou os recipientes do lixo já se encontrarem no dispositivo de esvaziamento e estiverem a ser despejados.
De acordo com uma primeira alternativa do processo de acordo o invento, está previsto que a zona de alimentação entre as barreiras, ou, pelo menos, durante um período (fase de monitorização) da operação de esvaziamento, está protegida por meio de, pelo menos, uma barreira luminosa, a qual, no caso de
86 057 ΕΡ 0 699 601/PT
3 interrupção, impede ou interrompe a operação de esvaziamento, não sendo activada, em cada operação de esvaziamento, a barreira luminosa até o dispositivo de esvaziamento ter atingido uma altura predeterminada.
De acorao com a segunda alternativa, está previsto que, pelo menos durante um período de tempo (fase de monitorização) da operação de esvaziamento, a zona de alimentação entre as barreiras ser protegida por, pelo menos, uma barreira luminosa, a qual, no caso de interrupção, impede ou interrompe a operação de esvaziamento, não sendo a barreira luminosa, activada em cada operação de esvaziamento até o recipiente de lixo ter sido bloqueado no dispositivo de esvaziamento.
Este período de tempo, que é designado por fase de monitorização, pode ser menor ou maior do que a operação de esvaziamento e pode depender dos respectivos dispositivos de esvaziamento utilizados, os quais podem ser concebidos como dispositivos automáticos, semiautomáticos ou puramente manuais. Para além da concepção cinemática dos dispositivos de esvaziamento, têm, neste caso, que ser tomadas em consideração as normas de segurança em vigor.
Por meio da combinação de uma barreira mecânica com outra óptica, é conseguida, de forma muito simples, uma protecção da zona de trabalho do dispositivo de esvaziamento, sem que os trabalhadores sejam prejudicados na sua actividade. A fase de monitorização pode, de preferência, começar depois do início da operação de esvaziamento e, se necessário, terminar também antes da conclusão da operação de esvaziamento, se, neste caso, o recipiente e o dispositivo de esvaziamento se encontrarem já a uma altura que não represente perigo para os trabalhadores. De acordo com a capacidade do dispositivo de esvaziamento, tem que ser garantido que, depois da aproximação do recipiente do lixo, os trabalhadores têm que ter tempo suficiente para se afastarem da zona de trabalho do dispositivo de esvaziamento, sem interromper a barreira luminosa entretanto já activada. A finalização antecipada da fase de monitorização oferece a vantagem de permitir aos trabalhadores uma entrada antecipada na zona de trabalho. O processo, de acordo com o invento, permite que, pelo menos, durante um período de tempo da operação de esvaziamento, a zona de trabalho global do 4 4
86 057 ΕΡ 0 699 601/ΡΤ dispositivo de esvaziamento fique protegida em todos os lados, de modo que os trabalhadores e outras pessoas não fiquem sujeitas a perigos durante esta operação. Não são conhecidas anomalias no estado de funcionamento das barreiras luminosas tradicionais, como, por exemplo, a ruptura dos cabos, ou a falha dos contactos. As fontes de luz estranhas ou a sujidade, podem, igualmente, influenciar as barreiras luminosas. Para excluir estas fontes de anomalias, depois da activação a barreira luminosa é controlada, sendo a fase de verificação, de preferência, executada antes e/ou depois da fase de monitorização. Para isso, o emissor da barreira luminosa é desligado, de preferência, durante um período curto, depois da primeira ligação, e é avaliado o nível de sinal do receptor. Com um funcionamento perfeito da barreira luminosa, o receptor não pode fornecer qualquer sinal. Se não for este o caso, a operação de esvaziamento não terá início, ou uma operação de esvaziamento, entretanto já em curso, será interrompida.
Para se impedir que o receptor possa reagir a uma eventual luz residual do emissor, a avaliação do nível do receptor não terá início no momento do desligar do emissor, mas será executada com atraso no tempo. Assim, é tomada em consideração a inércia do emissor, portanto, o apagamento atrasado do sinal luminoso. Isto significa que, a fase de avaliação só tem início depois do emissor, portanto, da fonte luminosa, ter apagado totalmente. O dispositivo para recolha e esvaziamento de recipientes de lixo, de acordo com uma primeira alternativa, prevê que na extremidade livre das barreiras, esteja disposta, pelo menos, uma barreira luminosa para protecção da zona de alimentação, em que o emissor é disposto numa das barreiras e o receptor é disposto no lado oposto na outra barreira, estando a barreira luminosa ligada a um aparelho de controlo, o qual é construído para activação da barreira luminosa, durante um período de tempo (fase de monitorização) da operação de esvaziamento e para impedimento ou interrupção da operação de esvaziamento, quando da interrupção da barreira luminosa e o aparelho de controlo não activar a barreira luminosa até o dispositivo de esvaziamento ter atingido uma altura predeterminada no início da operação de esvaziamento.
De acordo com uma segunda alternativa o dispositivo é caracterizado por, na extremidade livre das barreiras, estar disposta, pelo menos uma barreira luminosa de protecção da zona de alimentação, estando o emissor disposto numa das
5 5
86 057
ΕΡ 0 699 601/PT barreiras e o receptor disposto no lado oposto na outra barreira, por a barreira luminosa estar ligada a um aparelho de controlo, o qual é construído para activar a barreira luminosa durante um período de tempo (fase de monitorização) da operação de esvaziamento e para impedimento ou interrupção da operação u« esvaziamento, quando a barreira luminosa é interrompida e por o aparelho de controlo não activar a barreira luminosa até o recipiente de lixo ter sido bloqueado no dispositivo de esvaziamento.
Por uma barreira luminosa pretende-se significar uma disposição que pode trabalhar não só com luz visível, como também, por exemplo, com radiação de infravermelhos ou ultra-sons. É adequada qualquer radiação electromagnética que, não represente qualquer perigo para os trabalhadores e que possa ser interrompida por pessoas ou objectos.
Foi demonstrado que aparelhos de teste, ligados entre o emissor e o receptor da barreira luminosa, e que controlam as barreiras luminosas de acordo com o chamado processo de auto-teste, não dão garantia absoluta de que todos os componentes da barreira luminosa funcionam perfeitamente. Embora com os referidos aparelhos possam ser detectados erros na zona da barreira luminosa, não são detectados os erros do próprio aparelho de teste, nem um erro entre aparelho de teste e o controlo do dispositivo de esvaziamento. Constatou-se ser vantajoso ligar o emissor e o receptor da barreira luminosa directamente ao aparelho de controlo do dispositivo de esvaziamento. Deste aparelho de controlo parte um impulso para o emissor da barreira luminosa, do emissor o sinal luminoso passa para o receptor e do receptor volta de novo para o aparelho de controlo.
De acordo com uma concepção vantajosa da primeira alternativa, pelo menos, um sensor de posicionamento, ligado ao aparelho de controlo, pode estar associado ao dispositivo de esvaziamento na altura de elevação predeterminada. Quando, durante a operação de esvaziamento, o dispositivo de esvaziamento se movimenta para cima é ligado este sensor de posicionamento o qual transmite, depois, um sinal correspondente para o aparelho de controlo, o qual, por sua vez, volta a activar a barreira luminosa.
De acordo com a segunda alternativa, na qual a barreira luminosa só é activada quando o recipiente do lixo está bloqueado no dispositivo de esvaziamento, de preferência, está previsto um sensor correspondente no dispositivo de bloqueio, o qual está ligado ao aparelho de controlo.
6 6
86 057
ΕΡ 0 699 601/PT
Para se controlar, com grande confiança, a capacidade de funcionamento da barreira luminosa e para se poder detectar imediatamente os efeitos negativos, foi desenvolvido o aparelho de controlo para controlo das barreiras luminosas, sendo o aparelho de controlo concebido para execução dos procedimentos ccrscterísticus descritos acima.
Durante o retrocesso do dispositivo de esvaziamento para a sua posição inicial, o sistema de monitorização volta a ser desligado, de preferência, ao ser atingido o primeiro sensor de posicionamento. Mas, de acordo com uma outra forma de execução, pode estar atribuído, pelo menos, um segundo sensor de posicionamento, numa outra altura do dispositivo de esvaziamento, o qual está ligado, igualmente, ao aparelho de controlo. Durante o movimento de retrocesso do dispositivo de esvaziamento o segundo sensor de posicionamento é accionado, o que provoca o desligar das barreiras luminosas. Isto oferece a vantagem da finalização da fase de monitorização ter lugar a uma altura de elevação diferente do início da fase de monitorização. A fase de verificação, que pode ser executada antes e/ou depois da fase de monitorização, situa-se, de preferência, numa zona do percurso do dispositivo de esvaziamento, que não permite prever qualquer perigo para os trabalhadores ou para terceiros alheios ao sistema. O aparelho de controlo está ligado, de preferência, a um dispositivo de exibição que informa os trabalhadores, por meio de processo óptico ou acústico, da função activa ou inactiva das barreiras luminosas.
No caso de barreiras laterais que se afastam muito do veículo de recolha do lixo e, eventualmente, limitam uma zona maior que a zona de trabalho do dispositivo de esvaziamento, os trabalhadores podem concentrar-se dentro desta zona limitada, sem que isso seja detectado pela barreira luminosa disposto nas extremidades livres das barreiras. Para esse fim será vantajoso dispor esta barreira luminosas, ou uma barreira luminosa suplementar nas barreiras na zona de concentração dos trabalhadores. O dispositivo pode ser combinado com barreiras de concepção diferentes. As barreiras podem ser quaisquer elementos mecânicos, como, por exemplo, barreiras oscilantes, principaimente oscilantes num eixo vertical, ou protecções fixas de forma rígida.
7
7 86 057 ΕΡ 0 699 601/PT
ΙΑ segurança pode, através disto, ser ainda melhorada, se a barreira luminosa for concebida para num embate, pelo menos, numa barreira, a barreira luminosa seja interrompido. Isto pode ser conseguido, por exemplo, se a superfície de recolha for concebida tão pequena quanto possível, de modo nne apenas ccm um embate suave de uma das barreiras, o feixe luminoso afasta-se da zona sensível do receptor e, assim, pode ser detectada uma interrupção da barreira luminosa.
Seguidamente são explicadas mais em pormenor, com o auxílio dos desenhos, as formas de execução exemplificativas do invento, os quais mostram: na Fig. 1 uma representação esquemática de um veículo de recolha de lixo com um dispositivo de esvaziamento disposto na parte de trás do veículo, na Fig. 2 uma representação esquemática do plano de ligações, e na Fig. 3 um diagrama para explicação das fases de verificação e de monitorização, durante a operação de esvaziamento.
Na figura 1 está representado um veículo para recolha de lixo 1 com um dispositivo de esvaziamento 2, que, na parte de trás do veículo de recolha de lixo 1, é guiado em barras 3, 4 e esvazia o recipiente de lixo, não referenciado na figura, na abertura de enchimento 5 do reservatório colector do veículo de recolha de lixo. A zona de trabalho do dispositivo de enchimento 2 está protegida com barreiras laterais do tipo de barreiras 6, 7, para impedir o acesso lateral. As barreiras 6, 7 estão equipadas, nas suas extremidades livres 16, 17, com uma barreira luminosa 18, cujo emissor 8 está disposto na barreira 6 e cujo receptor 9 está disposto na barreira 7. No caso de barreiras muito longas, entre a barreira luminosa 18 e o dispositivo de esvaziamento 2, pode ser disposto, se necessário, mais uma barreira luminosa (não representada) nas barreiras 6, 7, para detectar pessoas na zona de trabalho do dispositivo de esvaziamento, durante a operação de esvaziamento. O emissor 8 e o receptor 9 estão ligados electricamente com o aparelho de controlo 10 do dispositivo de esvaziamento que está disposto numa zona protegida no dispositivo de esvaziamento ou no veículo. O aparelho de controlo 10 está ligado a um dispositivo de exibição 11 na zona central da parte traseira do veículo, que informa por processo óptico ou acústico a função activa ou inactiva da barreira luminosa. Ao lado das barras 3 e 4 estão dispostos um primeiro sensor de
8 8
86 057 ΕΡ 0 699 601/ΡΤ posicionamento 12 e um segundo sensor de posicionamento 15, os quais estão, igualmente, ligados ao aparelho de controlo 10. Durante a elevação do dispositivo de esvaziamento 2 e a uma altura predeterminada, é ligado o primeiro sensor de posicionamento 12 que, depois, transmite um sinal correspondente para n aparelhe de ujniroio i 0, que, em consequência disso, activa a barreira luminosa 18. Durante a elevação do dispositivo de esvaziamento, fica inactivo o segundo sensor de posicionamento 15.
Depois da operação de esvaziamento do recipiente do lixo dentro da abertura de enchimento 5, o dispositivo de esvaziamento 2 desliza pelas barras 3, 4 para baixo e confirma, através disto, o segundo sensor de posicionamento 15, localizado a uma outra altura predeterminada, o qual transmite um sinal correspondente para o aparelho de controlo 10, que, em consequência disso, desliga a barreira luminosa 18, de modo que os trabalhadores podem entrar na zona de trabalho do dispositivo de esvaziamento e retirar o recipiente de lixo entretanto acabado de esvaziar.
As barreiras 6, 7 podem ser dispostas móveis num eixo vertical, de modo que, quando uma das barreiras 6,7 for tocada, o feixe luminoso 14 afasta-se da zona de recolha do receptor 9, pelo que é identificada uma interrupção da barreira luminosa pelo aparelho de controlo 10, o que provoca uma interrupção da operação de esvaziamento. Em substituição do dispositivo de esvaziamento 2 apresentado na figura 1, podem, também, ser previstos outros dispositivos de esvaziamento, como dispositivos oscilantes ou dispositivos de elevação oscilantes.
Na figura 2 é feita uma representação esquemática das ligações. Na posição de recolha inferior do dispositivo de esvaziamento, a barreira luminosa 18 está desligada, porque o operador do lixo, primeiro, tem que transportar o recipiente de lixo para o esvaziar no dispositivo de esvaziamento 2. Depois do recipiente ter sido recebido pelo dispositivo de esvaziamento, o operador, através do accionamento de uma tecla eléctrica, dá uma ordem de arranque ao aparelho de controlo 10, que, em consequência disso, abre uma válvula magnética 13, para activar com meios de pressão, os motores de accionamento, de preferência, unidades de êmbolo/cilindro. O processo de elevação tem início e quando o dispositivo de esvaziamento 2 atinge o sensor de posicionamento 12, é activado o emissor 8 da barreira luminosa, através do aparelho de controlo 10, o qual, por seu lado, através da sua fonte luminosa, acciona o receptor 9. Este transmite um sinal ao aparelho de controlo 10
9 9
86 057
ΕΡ 0 699 601/PT e indica que a barreira luminosa foi efectivamente ligada. Imediatamente a seguir, tem lugar um auto-teste durante a fase de verificação, em que o emissor 8 é desligado por uma fracção de segundo. O receptor 9 tem então, forçosamente, também, que desligar e sinalizar narg 0 aparelhe de coniroiu i0 a interrupção de funcionamento. Durante este tempo, embora com atraso, o aparelho de controlo 10 regista o desligar do receptor 9 e, com isto, a função de segurança da barreira luminosa. O emissor 8, depois de decorrida a fase de verificação, é imediatamente activado e a barreira luminosa 18 passa para a fase de monitorização, para permitir a continuação da operação de esvaziamento, a qual, apenas após a descida do recipiente do lixo e após alcançar o segundo sensor de posicionamento 15, volta a ser ligada. O operador pode, assim, voltar a retirar o recipiente entretanto descido do dispositivo de esvaziamento. Se, durante a fase de monitorização, a barreira luminosa for interrompida, isso tem como consequência que, o dispositivo é mantido sem alteração. O auto-teste da barreira luminosa 18 acima descrita tem lugar antes e/ou depois de cada ciclo de esvaziamento na zona inferior sem perigo do dispositivo de esvaziamento.
Na figura 3 está representada a sequência cronológica das várias fases. Na parte inferior, a operação de esvaziamento é subdividida em sequências separadas, que consistem, em receber, em primeiro lugar, o recipiente, elevar o mesmo, inclinar o mesmo, baixar o mesmo e por fim assentar o mesmo. Durante um período predeterminado, durante a operação de esvaziamento, está prevista uma fase de monitorização, a qual, é mais curta do que a operação de esvaziamento. A fase de monitorização coincide com o exemplo representado apenas após o recipiente do lixo ter sido levantado. A fase de monitorização terminará um pouco antes do recipiente entretanto esvaziado ter sido assente. A esta fase de monitorização está ligada em série uma fase de verificação. O emissor da barreira luminosa é ligado primeiro, pelo que o receptor, um pouco atrasado no tempo, transmite um sinal ao aparelho de controlo. Um pouco depois, tem início a fase de verificação no aparelho de controlo, em que primeiro e face ao sinal do receptor determina se a barreira luminosa foi eficazmente ligada. Se for este o caso, imediatamente depois, o emissor é desligado por uma fracção de segundo, tendo como consequência que o receptor deixa de comunicar qualquer sinal, atrasado no tempo em relação ao desligar do emissor, é valorizado o nível de sinal do receptor, durante a fase de verificação. No caso do perfeito funcionamento
10 t 86 057 EP 0 699 601 /PT da barreira luminosa, não é detectado qualquer sinal de saída do receptor, pelo que a fase de verificação é terminada. Com a finalização da fase de verificação, o emissor volta a ser ligado e tem início a fase de monitorização.
Lisboa, 22. ASOl 2001
Por Zõller-Kipper GmbH
Claims (17)
1/4 86 057 ΕΡ 0 699 601/PT REIVINDICAÇÕES 1 - Processo para recolha e esvaziamento de recipientes de lixo para um reservatório colector, no qual, a zona lateral junto do ou dos disnnsitjyos de esvaziamento (2) é protegida por meio de barreiras (6, 7), caracterizado por: pelo menos, durante um período de tempo (fase de monitorização) da operação de esvaziamento, a zona de alimentação entre as barreiras (6, 7) ser protegida por meio de, pelo menos, uma barreira luminosa (18), a qual, no caso de interrupção, impede ou interrompe a operação de esvaziamento, Λ não sendo a barreira luminosa (18) activada, em cada operação de esvaziamento, até o dispositivo de esvaziamento (2) ter atingido uma altura de elevação predeterminada.
2 - Processo para recolha e esvaziamento recipientes de lixo para um reservatório colector, no qual, a zona lateral junto do ou dos dispositivos de esvaziamento (2) é protegida por meio de barreiras (6, 7), caracterizado por: pelo menos, durante um período de tempo (fase de monitorização) da operação de esvaziamento, a zona de alimentação entre as barreiras (6, 7) ser protegida por meio de, pelo menos, uma barreira luminosa (18), a qual, no caso de interrupção, impede ou interrompe a operação de esvaziamento, não sendo a barreira luminosa (18) activada em cada operação de esvaziamento até o recipiente de lixo ter sido bloqueado no dispositivo de esvaziamento (2).
3/4 (10), estar associado ao dispositivo de esvaziamento (2) na altura de elevação predeterminada.
3 - Processo de acordo com a reivindicações 1 ou 2, caracterizado por a barreira luminosa (18) ser controlada depois da activação.
4 - Processo de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por a fase de verificação ser executada antes e/ou depois da fase de monitorização.
5 - Processo de acordo com a reivindicação 3 ou 4, caracterizado por, a fim de verificar a barreira luminosa (18), o emissor (8) ser desligado por um período de tempo curto e ser avaliado o nível de sinal do receptor (9) da barreira luminosa (18). 86 057 ΕΡ 0 699 601/PT 2/4
6 - Processo de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por a avaliação do nível de sinal do receptor (9) ser executada de forma retardada em relação ao desligar do emissor (8).
7 - Processo de acordo com uma das reivindicações 2 a 6, caracterizado por a operação de esvaziamento ser interrompida, durante a fase de verificação, se for detectado, com o emissor (8) desligado, um sinal do receptor.
8 - Processo de acordo com uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado por a fase de monitorização ser mais curta do que a operação de esvaziamento.
9 - Processo de acordo com uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado por a fase de monitorização terminar muito antes da finalização da operação de esvaziamento.
10 - Dispositivo para recolha e esvaziamento de recipientes de lixo para dentro de reservatórios colectores, com, pelo menos, um dispositivo de esvaziamento (2) e com barreiras (6, 7), as quais estão dispostas lateralmente em relação ao dispositivo de esvaziamento (2), caracterizado por: na extremidade livre (16, 17) das barreiras (6, 7) estar disposto, pelo menos, uma barreira luminosa (18), de protecção da zona de alimentação, estando o emissor (8) disposto numa das barreiras (6 ou 7) e estando o receptor (9) disposto no lado oposto na outra barreira (6 ou 7), a barreira luminosa (18) estar ligada a um aparelho de controlo (10), o qual é construído para activação da barreira luminosa (18), durante um período de tempo (fase de monitorização) da operação de esvaziamento e para impedimento ou interrupção da operação de esvaziamento, quando da interrupção da barreira luminosa (18), e o aparelho de controlo (10) não activar a barreira luminosa (18) até o dispositivo de esvaziamento (2) ter atingido uma altura predeterminada no início da operação de esvaziamento.
11 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por, pelo menos, um primeiro sensor de posicionamento (12), ligado ao aparelho de controlo
86 057 ΕΡ 0 699 601/PT
12 - Dispositivo para recolha e esvaziamento de recipientps <je ϋχο pero reservatórios colectores com, pelo menos, um dispositivo de esvaziamento (2) e com barreiras (6, 7), dispostas lateralmente em relação ao dispositivo de esvaziamento (2), caracterizado por. pelo menos, uma barreira luminosa (18), de protecção da zona de alimentação estar disposto na extremidade livre (16, 17) das barreiras (6, 7), estando o emissor (8) disposto numa das barreiras (6 ou 7) e estando o receptor (9) disposto no lado oposto na outra barreira (6 ou 7), a barreira luminosa (18) estar ligada a um aparelho de controlo (10), o qual é construído para activar a barreira luminosa (18), durante um período de tempo (fase de monitorização) da operação de esvaziamento e para impedimento ou interrupção da operação de esvaziamento, quando a barreira luminosa (18) é interrompida, e o aparelho de controlo (10) não activar a barreira luminosa até o recipiente de lixo ter sido bloqueado no dispositivo de esvaziamento (2).
13 - Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 10 a 12, caracterizado por o aparelho de controlo (10) ser o aparelho de controlo do dispositivo de esvaziamento (2).
14 - Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 10 a 13, caracterizado por o aparelho de controlo (10) ser construído para verificar a barreira luminosa (18).
15 - Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 10 a 14, caracterizado por, pelo menos, um segundo sensor de posicionamento (15), o qual pode ser actuado, quando do movimento de retorno do dispositivo de esvaziamento (2) e está ligado ao aparelho de controlo (10), estar associado ao dispositivo de esvaziamento (2) na altura predeterminada.
I I
86 057 ΕΡ 0 699 601/PT 4/4
16 - Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 10 a 15, caracterizado por o aparelho de controlo (10) estar ligado a um dispositivo de exibição (11), o qual exibe a função activada ou não da barreira luminosa (18).
17 - Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 10 a 16, caracterizado por a barreira luminosa (18), ou, pelo menos, um segunda barreira luminosa estar disposta dentro da gama de operação do dispositivo de esvaziamento (2) na zona de operação dos trabalhadores. Lisboa, 22. ftSQ. 2001
Por Zõller-Kipper GmbH
Eng.° ANTÓNIO JOÃO DA CUNHA FERREIRA Ag. Of. Pr. Ind. Rua das Flores, 74-4.° 1200-195 LISBOA
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
DE4430833A DE4430833C1 (de) | 1994-08-31 | 1994-08-31 | Verfahren und Vorrichtung zum Absichern des Arbeitsbereichs von Entleereinrichtungen |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT699601E true PT699601E (pt) | 2001-11-30 |
Family
ID=6526966
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT95113090T PT699601E (pt) | 1994-08-31 | 1995-08-21 | Processo e dispositivo para proteccao da zona de trabalho de dispositivos de esvaziamento |
Country Status (11)
Country | Link |
---|---|
EP (1) | EP0699601B1 (pt) |
AT (1) | ATE201373T1 (pt) |
CZ (1) | CZ289334B6 (pt) |
DE (2) | DE4430833C1 (pt) |
DK (1) | DK0699601T3 (pt) |
ES (1) | ES2158019T3 (pt) |
GR (1) | GR3035986T3 (pt) |
HU (1) | HU219745B (pt) |
PL (1) | PL177881B1 (pt) |
PT (1) | PT699601E (pt) |
SK (1) | SK283328B6 (pt) |
Families Citing this family (10)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
NL1003535C2 (nl) * | 1996-07-08 | 1998-01-12 | Geesink Bv | Afvalinzamelvoertuig voorzien van beveiligingsmiddelen. |
DE29712512U1 (de) * | 1997-07-15 | 1997-09-11 | Zöller-Kipper GmbH, 55130 Mainz | Vorrichtung zum Absichern des Arbeitsbereiches von Entleereinrichtungen |
NL1007733C2 (nl) * | 1997-12-08 | 1999-06-09 | Geesink Bv | Afvalinzamelvoertuig voorzien van beveiligingsmiddelen. |
NL1007748C2 (nl) * | 1997-12-09 | 1999-06-10 | Geesink Bv | Afvalinzamelvoertuig voor het legen van vuilcontainers. |
DE102004036363B4 (de) * | 2004-07-22 | 2006-11-23 | Zöller-Kipper GmbH | Verfahren und Vorrichtung zur Absicherung des Arbeitsbereiches von Entleervorrichtungen |
EP2113742B2 (de) † | 2008-04-30 | 2019-01-02 | Baumer Electric AG | Messvorrichtung mit Zwei-Kanal-Abtastung |
NL2008407C2 (nl) * | 2012-03-05 | 2013-09-09 | Terberg Machines | Bewakingsinrichting voor het bewaken van een werkgebied, een beladingsysteem en voertuig voorzien daarvan, en werkwijze daarvoor. |
KR101466172B1 (ko) | 2013-05-30 | 2014-11-28 | 현대제철 주식회사 | 벨트 포설장치 |
DE102013223840A1 (de) | 2013-11-21 | 2015-05-21 | Zöller-Kipper GmbH | Sicherheitsvorrichtung |
DE102018122756A1 (de) * | 2018-09-17 | 2020-03-19 | Gummi-Welz Gmbh & Co. Kg Gummi-Kunststofftechnik-Schaumstoffe | Vorrichtung und zur Überwachung eines Bewegungsraumes und Verfahren zur Überwachung eines Bewegungsraumes |
Family Cites Families (10)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
CH384078A (de) * | 1961-02-08 | 1964-11-15 | Zellweger Uster Ag | Verfahren und Vorrichtung zur Bereitschaftskontrolle von Lichtschranken |
DE1269923B (de) * | 1963-08-29 | 1968-06-06 | Lothar Franke | Lichtgitterschranke mit mehreren Strahlen |
US3970846A (en) * | 1973-10-29 | 1976-07-20 | Xenex Corporation | Presence detecting system with self-checking |
US3942601A (en) * | 1974-04-18 | 1976-03-09 | Sargent Industries, Inc. | Refuse collection apparatus with personnel protection means |
US4309696A (en) * | 1978-06-26 | 1982-01-05 | Kabushiki Kaisha Komatsu Seisakusho | Trouble detecting unit in an optical security device |
US4266124A (en) * | 1979-08-10 | 1981-05-05 | Data Instruments, Inc. | Photoelectric object detector system |
DE3405997C2 (de) * | 1984-02-20 | 1987-01-08 | Zöller-Kipper GmbH, 6500 Mainz | Vorrichtung zum Entleeren von Behältern, insbesondere von Müllbehältern in Sammelbehälter |
DE8707192U1 (de) * | 1987-05-19 | 1987-07-09 | AHS-Prüftechnik A. u. H. Schneider GmbH & Co KG, 2870 Delmenhorst | Vorrichtung zum Absichern einer Kfz-Arbeitsgrube |
DE4128955C1 (pt) * | 1991-08-30 | 1992-11-05 | Zoeller Kipper | |
DE4136045C2 (de) * | 1991-11-01 | 1993-10-07 | Zoeller Kipper | Sicherheitsschranke |
-
1994
- 1994-08-31 DE DE4430833A patent/DE4430833C1/de not_active Expired - Lifetime
-
1995
- 1995-08-09 HU HU9502353A patent/HU219745B/hu not_active IP Right Cessation
- 1995-08-21 AT AT95113090T patent/ATE201373T1/de active
- 1995-08-21 PT PT95113090T patent/PT699601E/pt unknown
- 1995-08-21 ES ES95113090T patent/ES2158019T3/es not_active Expired - Lifetime
- 1995-08-21 DK DK95113090T patent/DK0699601T3/da active
- 1995-08-21 EP EP95113090A patent/EP0699601B1/de not_active Expired - Lifetime
- 1995-08-21 DE DE59509278T patent/DE59509278D1/de not_active Expired - Lifetime
- 1995-08-25 SK SK1057-95A patent/SK283328B6/sk unknown
- 1995-08-29 CZ CZ19952204A patent/CZ289334B6/cs not_active IP Right Cessation
- 1995-08-30 PL PL95310229A patent/PL177881B1/pl not_active IP Right Cessation
-
2001
- 2001-05-31 GR GR20010400837T patent/GR3035986T3/el unknown
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
EP0699601A3 (de) | 1996-06-05 |
DK0699601T3 (da) | 2001-07-30 |
HUT72236A (en) | 1996-04-29 |
CZ220495A3 (en) | 1996-03-13 |
HU219745B (hu) | 2001-07-30 |
DE59509278D1 (de) | 2001-06-28 |
SK105795A3 (en) | 1996-05-08 |
ATE201373T1 (de) | 2001-06-15 |
GR3035986T3 (en) | 2001-08-31 |
ES2158019T3 (es) | 2001-09-01 |
SK283328B6 (sk) | 2003-06-03 |
HU9502353D0 (en) | 1995-09-28 |
EP0699601B1 (de) | 2001-05-23 |
PL177881B1 (pl) | 2000-01-31 |
DE4430833C1 (de) | 1995-11-23 |
PL310229A1 (en) | 1996-03-04 |
CZ289334B6 (cs) | 2002-01-16 |
EP0699601A2 (de) | 1996-03-06 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
PT699601E (pt) | Processo e dispositivo para proteccao da zona de trabalho de dispositivos de esvaziamento | |
US5062759A (en) | Safety circuit arrangement for lifting/tilting or tilting devices | |
CA1316480C (en) | Lifting and tilting device for emptying containers into a garbage collector | |
JPH0120251B2 (pt) | ||
JPS61501266A (ja) | 容器特に塵芥容器を空ける装置 | |
US5064333A (en) | Apparatus for emptying containers, particularly refuse containers | |
SK279434B6 (sk) | Zariadenie na vyprázdňovanie nádob | |
CN218629235U (zh) | 一种金属材料冲击韧性检测机 | |
JPH0140943Y2 (pt) | ||
JPS6349514Y2 (pt) | ||
EP1201568A1 (en) | Protected device for emptying refuse bins in a collecting container | |
JPS5915883A (ja) | 光電管の異常検出装置 | |
JPH01121489A (ja) | シヤッターにおける安全制御装置 | |
JPH10194403A (ja) | ゴミ搬送車の転落防止装置および転落防止構造 | |
KR0130361B1 (ko) | 엘리베이터 출입문 제어장치 및 방법 | |
EP0962401A1 (en) | Loading device for a refuse collection device provided with safety means | |
ES1224814U (es) | Equipo de actuación automático para control de elevación en recolectores compactadores con brazos elevadores. | |
JPH07291403A (ja) | ゴミ箱 | |
JPS60259549A (ja) | 走行障害物衝突防止装置 | |
JP2003028408A (ja) | ごみ収集車の転落防止装置 | |
JPH0791928B2 (ja) | 電動シヤツタ−の異常警報制御装置 | |
JP2665743C (pt) | ||
JPH0523300U (ja) | 機械式駐車装置の安全装置 |