PT2517995E - Dobradeira com dispositivo de transporte - Google Patents

Dobradeira com dispositivo de transporte Download PDF

Info

Publication number
PT2517995E
PT2517995E PT12163667T PT12163667T PT2517995E PT 2517995 E PT2517995 E PT 2517995E PT 12163667 T PT12163667 T PT 12163667T PT 12163667 T PT12163667 T PT 12163667T PT 2517995 E PT2517995 E PT 2517995E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
folding
transport
folding machine
machine according
receiving device
Prior art date
Application number
PT12163667T
Other languages
English (en)
Inventor
Markus Belmann
Original Assignee
Heidelberger Druckmasch Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Heidelberger Druckmasch Ag filed Critical Heidelberger Druckmasch Ag
Publication of PT2517995E publication Critical patent/PT2517995E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65HHANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL, e.g. SHEETS, WEBS, CABLES
    • B65H45/00Folding thin material
    • B65H45/12Folding articles or webs with application of pressure to define or form crease lines
    • B65H45/14Buckling folders
    • B65H45/142Pocket-type folders
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65HHANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL, e.g. SHEETS, WEBS, CABLES
    • B65H45/00Folding thin material
    • B65H45/12Folding articles or webs with application of pressure to define or form crease lines
    • B65H45/14Buckling folders
    • B65H45/142Pocket-type folders
    • B65H45/144Pockets or stops therefor
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65HHANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL, e.g. SHEETS, WEBS, CABLES
    • B65H45/00Folding thin material
    • B65H45/12Folding articles or webs with application of pressure to define or form crease lines
    • B65H45/18Oscillating or reciprocating blade folders

Landscapes

  • Folding Of Thin Sheet-Like Materials, Special Discharging Devices, And Others (AREA)

Description

ΡΕ2517995 i DESCRIÇÃO "DOBRADEIRA COM DISPOSITIVO DE TRANSPORTE” O invento diz respeito a uma dobradeira de acordo com a reivindicação 1.
Estado da arte São conhecidas dobradeiras que recorrem a bolsas e dobradeiras que recorrem a facas. Estão disponíveis dobradeiras combinadas que recorrem quer a bolsas quer a facas. Estas integram unidades de dobragem mediante bolsas que executam dobras paralelas e, a jusante destas, unidades de dobragem mediante facas que executam dobras cruzadas. Considerando a direcção do precurso através da dobradeira combinada, cada folha atravessa no decurso do mesmo as seguintes estações: alimentador, mesa de transferência, unidade de dobragem mediante bolsas, unidade de dobragem mediante facas, dispensador. A estrutura de uma dobradeira com recurso a bolsas composta por diversas unidades de dobragem mediante bolsas, pode ser depreendida da leitura de DE 10 2004 041 471. Cada sua unidade de dobragem mediante uma bolsa é composta por uma bolsa de dobragem e por três rolos de dobragem passíveis de serem agrupados dois a dois de modo a for- Λ ΡΕ2517995 marem dois pares de rolos de dobragem. Em DE 2 9 4 0 360 AI foi dada a conhecer uma unidade de dobragem mediante uma única faca destinada à dobragem de folhas impressas previa-mente dobradas. As dobradeiras combinadas integram unidades de dobragem mediante quer bolsas, quer facas. Nestas dobradeiras, as unidades de dobragem mediante bolsas executam dobras paralelas numa primeira estação de dobragem, após o que, numa segunda estação de dobragem situada a jusante, unidades de dobragem mediante facas executam dobras cruzadas. Tanto no documento DE 31 47 064 AI como no documento DE 10 2006 055 301 são dadas a conhecer dobradeiras combinadas compostas por diversas unidades de dobragem mediante bolsas, a que se sucedem pela mesma ordem unidades de dobragem mediante facas.
Em DE 10 2006 055 301 AI foi dada a conhecer uma dobradeira de facas que exibe um dispositivo receptor de uma bolsa de dobragem montado entre uma primeira e uma segunda unidades de dobragem mediante facas. As dobradeiras de facas deste tipo são designadas 'dobradeiras KTL' e permitem que hg local referido seja produzida uma dobra adicional com recurso à referida bolsa. Em alternativa pode ser introduzida no dispositivo receptor de bolsas uma bolsa inversora, com recurso à qual a folha não é dobrada sobre si mesma, mas antes voltada do avesso.
Estas dobradeiras de facas têm a desvantagem de obrigarem a que, antes de serem dispensados para o seu exterior ou conduzidos para unidades de processamento ulte- 3 ΡΕ2517995 rior (por exemplo máquinas de costura com linha) situadas a jusante, os cadernos dotados de assinaturas tenham de atravessar a estação de dobragem mediante faca que se lhes segue — mesmo que única — sem que nesta seja executada uma operação de processamento. 0 facto de o sentido segundo o qual os cadernos dotados de assinaturas são dispensados para o exterior da dobradeira ou conduzidos para etapas ulteriores ser determinado pela configuração da dobradeira também constitui uma desvantagem. Assim, por exemplo numa dobradeira do tipo Kl, os cadernos dotados de assinaturas — que, na medida em que não foram processados na segunda estação de dobragem, sob cuja faca passaram incólumes, foram alvo de uma única dobra cruzada — apenas podem ser dispensados para o seu exterior no sentido da esquerda. Tal pode revelar-se problemático caso os constrangimentos a que a unidade encadernadora se encontra sujeita em termos de superfície disponível impeçam que nesse local possam ser instalados um dispositivo de dispensa ou uma unidade de processamento ulterior. Também se revela desvantajosa a obrigatoriedade de reposicionar o dispositivo de dispensa ou a unidade de processamento ulterior em função do padrão de dobragem e portanto do local em que a dobradeira dispensa para o seu exterior os cadernos dotados de assinaturas.
Objectivo do invento
Subjazia portanto ao invento o objectivo de con- 4 ΡΕ2517995 ceber unia dobradeira que, no mínimo, não possuísse as desvantagens inerentes às dobradeiras representativas do estado da arte, permitindo melhorar ou a dispensa para o exterior de cadernos ou o seu transporte para etapas ulteriores das mesmas.
Este objectivo foi alcançado por via de uma dobradeira dotada das características constantes da reivindicação 1. A dobradeira permite produzir cadernos com assinaturas mediante a dobragem de elementos em forma de folhas em papel, cartão, etc., sendo provida de pelo menos duas estações de dobragem mediante facas e de pelo menos um dispositivo receptor de uma bolsa de dobragem. 0 dispositivo receptor da bolsa de dobragem também pode ser designado 'receptâculo da bolsa de dobragem'. Cada uma destas bolsas de dobragem pode ser introduzida no respectivo dispositivo receptor ao longo de um plano receptor e ser novamente puxada para fora sem dificuldade. De acordo com o invento, a dobradeira inclui um dispositivo de transporte para efeito da dispensa para o exterior dos cadernos dotados de assinaturas, o qual é suportado pelo dispositivo receptor de bolsas de dobragem. Numa forma de execução particularmente vantajosa, e por conseguinte preferida, do invento, o dispositivo de transporte apoia-se sobre o pelo menGS um dispositivo receptor de bolsas de dobragem de modo a que a di-recção de transporte — no âmbito deste último dispositivo — dos cadernos dotados de assinaturas a serem dispensados para o exterior seja essencialmente paralela ao plano de recepção do referido dispositivo receptor. Por outras pala- - R - ΡΕ2517995 vras, o dispositivo de transporte pode simplesmente ser introduzido no receptãculo da bolsa de dobragem e depois retirado de dentro do mesmo, permitindo assim que permutas entre uma bolsa de dobragem e um dispositivo de transporte sejam realizadas sem dificuldade. A colocação de um dispositivo de transporte em lugar de uma bolsa de dobragem permite que, a partir do local ocupado na dobradeira pelo receptãculo de bolsas de dobragem, sejam dispensados para o exterior da mesma ou transportados para etapas ulteriores cadernos dotados de assinaturas. Evita-se assim que cadernos dotados de assinaturas, que se pretende sejam dispensados pela dobradeira, tenham de ser previamente transportados através de unidades de dobragem subsequentes, o que permite melhorar a respectiva dispensa para o exterior ou o respectivo transporte para etapas ulteriores do seu processamento .
Num aperfeiçoamento vantajoso da dobradeira de acordo com o invento, o dispositivo receptor que serve de suporte ao dispositivo de transporte foi montado entre duas estações de dobragem mediante facas. Tal permite que nessa posição seja ou utilizada uma bolsa de dGbragem usual, por forma a que seja executada uma dobra, ou inserido g dispositivo de transporte, de modo a que os cadernos dotados de assinaturas sejam dispensados para o exterior ou conduzidos para etapas posteriores do seu processamento. É vantajoso que o dispositivo de transporte exiba junto à respectiva entrada um deflector de folhas, em par- ΡΞ2517995 ticular um deflector regulável, o qual determina se os cadernos dotados de assinaturas irão ou não atravessar o dispositivo de transporte. Este tipo de deflectores é do conhecimento dos especialistas na matéria.
Num Gutro aperfeiçoamento vantajoso da dobradeira de acordo com o presente invento, o dispositivo de transporte exibe uma superfície de guiamento superior e outra inferior para efeito do guiamento entre as mesmas, as quais se estendem no essencial paralelamente ao plano de recepção do dispositivo receptor, dos cadernos dotados de assinaturas. Prescreve-se deste modo um trajecto definido dos cadernos dotados de assinaturas transportados por intermédio do dispositivo correspondente.
Numa forma de execução vantajosa, e por isso especialmente preferida, da dobradeira de acordo com o invento, o respectivo dispositivo de transporte exibe pelo menos um elemento de transporte dos cadernos dotados de assinaturas, o qual sujeita estes a uma força exercida segundo a direcção de transporte. Por outras palavras, o pelo menos um elemento de transporte impele os cadernos dotados de assinaturas através do dispositivo de transporte. Para evitar que no dispositivo de transporte se produza uma acumulação do material constituinte dos referidos cadernos, a velocidade de deslocação no interior do dispositivo de transporte tem de pelo menos corresponder à velocidade de transporte através das estações da dobradeira situadas a montante. 7 ΡΕ2517995 São concebíveis diversas variantes de execução do elemento de transporte. 0 elemento de transporte pode ser configurado quer como tapete de transporte, quer como rolo de transporte accionado, quer ainda como elemento ejector de ar. Pode também revelar-se vantajosa a utilização de uma multiplicidade de elementos de transporte, os quais podem além disso apresentar-se como distintamente configurados. A variante de execução que consiste em elementos ejectores de ar é a preferida, em virtude da simplicidade da sua execução e da facilidade da sua manipulação. Este elemento ejector de ar pode incluir uma barra que exibe uma multiplicidade de ejectores de ar, a qual produz um fluxo de ar essencialmente paralelo às superfícies de guiamento. No que toca aos pormenores da configuração deste elemento ejector de ar remete-se para a descrição de um dispositivo desse tipo constante dos parágrafos 0024 a 0031 do documento EP 1 577 244 Bl, cujo conteúdo se considera incorporado aqui na totalidade.
Num seu aperfeiçoamento vantajoso, os ejectores de ar podem também ser configurados como ejectores de Ven-turi, o que possibilita um transporte especialmente seguro dos cadernos dotados de assinaturas.
Num aperfeiçoamento vantajoso da dobradeira de acordo com o invento, as estações de dobragem anteriormente descritas são precedidas por uma outra estação de dobragem, a qual também se lhes pode suceder. Esta estação de dobra- 8 ΡΕ2517995 gem adicional pode exibir unidades de dobragem mediante bolsas ou mediante tacas. Exemplo de execução 0 invento será elucidado em mais pormenor com recurso a um exemplo de execução. Nos desenhos anexos en-contram-se esquematicamente representados:
Figura 1 uma vista superior de uma dobradeira; Figura 2 as estações de dobragem de uma dobradeira representativa do estado da arte; Figura 3a uma primeira variante de um dispositivo de transporte; Figura 3b uma segunda variante de um dispositivo de transporte ; Figura 4 em pormenor, uma forma de execução de uma barra de ejectores. combinada Na Figura 1 é mostrada a estrutura da dobradeira 10 que serve de ponto de partida para o presente invento. A dobradeira combinada encontra-se equipada com várias unidades de dobragem mediante bolsas e com três unidades de dobragem mediante tacas, podendo ter sido montada entre a primeira e a segunda das unidades de dobragem me- 9 ΡΕ2517995 diante facas quer uma unidade de dobragem mediante uma bolsa quer, em alternativa, um dispositivo de transporte. A segunda e a terceira das unidades de dobragem mediante facas situam-se à esquerda no sentido de travessia da folha através da dobradeira.
Na Figura 2 é mostrado um pormenor de uma dobradeira 10 representativa do estado da arte. A dobradeira 10 representada inclui uma estação de execução de uma primeira dobra cruzada ("Kreuzbruch" em alemão), Ia KB, (também designada primeira unidade de dobragem mediante faca), bem como uma segunda estação de execução de uma dobra cruzada 4 (também designada segunda unidade de dobragem mediante faca) . Entre elas, quando observada segundo o sentido de transporte, encontra-se uma bolsa de dobragem 3. Uma folha ("Bogen" em alemão) BI é dobrada na primeira estação de execução de uma dobra cruzada na medida em que é forçada pela respectiva faca 1.1 a passar entre dois rolos de dobragem 1.4. Por intermédio do rolo de transporte 2.1 e da placa deflectora 2.2, a folha dobrada é depois transportada para dentro da bolsa de dobragem 3. Esta encontra-se no interior de um dispositivo receptor 6 a ela destinado e inclui um quadro superior 3.1 e um quadro inferior 3.2, entre gs quais é conduzida a folha dobrada B3. A bolsa de dobragem 3 é provida de um esbarro regulável 3.3 para efeito da fixação do comprimento da folha depois de dobrada. A folha dobrada B3 é dobrada por intermédio dos rolos de dobragem 3.4, continuando depois o caderno dotado de uma assinatura resultante a ser transportado por acção de uma placa 10 ΡΕ2517995 deflectora 2.2 e do tapete de transporte 4.3 integrante da estação 4 que executa a segunda dobra cruzada. Caso não se pretenda que o caderno dotado de assinatura seja alvo de mais nenhuma dobragem, procede-se à imobilização da faca 4.1 exibida pela estação que executa a segunda dobra cruzada e é desviada para a esquerda ("lin3<:s" em alemão) e dispensada para o exterior da dobradeira. Caso se pretenda que o caderno dotado de assinatura seja alvo de uma nova dobragem por parte da faca 4.1 que executa a segunda dobra cruzada, acciona-se esta faca 4.1 e faz-se passar o caderno B4 entre os rolos de dobragem 4.4, conduzindo-o para um dispositivo que o dispensa para o exterior ou para uma terceira estação executora de dobras cruzadas.
Na medida em que seja retirada de dentro do receptãculo 6, a bolsa de dobragem 3 pode ser simplesmente posta de parte. Em seu lugar pode ser introduzido um dispositivo de transporte, como se mostra nas Figuras 3a e 3b.
Na Figura 3a é mostrado o pormenor de uma dobradeira antecedentemente descrito com recurso à Figura 2, o qual consiste numa primeira estação executora de dobras cruzadas 1 e numa segunda estação executora de dobras cruzadas 4. Entre as estações executoras de dobras cruzadas 1 e 4 encontra-se montado um dispositivo receptor 6 no qual foi inserido um dispositivo de transporte 5. 0 dispositivo de transporte exibe um quadro superior 5.1 e um quadro inferior 5.2. Estes quadros são essencialmente paralelos ao plano de recepção do dispositivo receptor 6. 0 dispositivo 11 ΡΕ2517995 de transporte 5 representado na Figura 3a inclui uma barra de ejectores 5.4 provida de uma câmara, barra essa que dis-ponibiliza um fluxo de ar por via dos seus ejectores de ar. Caso se pretenda que as folhas BI dobradas na primeira estação de dobragem 1 sejam em seguida directamente dispensadas para o exterior da dobradeira ou que o seu transporte seja prosseguido sem que atravessem a segunda estação 4 executora de dobras cruzadas, monta-se na posição 5.3 um deflector de folhas de modo a que as folhas dobradas BI sejam obrigadas a penetrar no dispositivo de transporte 5. A direcção deste seu transporte fica então determinada pelos quadros superior 5.1 e inferior 5.2, os quais funcionam como superfícies de guiamento. 0 transporte das folhas é coadjuvado pelo fluxo de ar 5.5 disponibilizado pela barra de ejectores 5.4. Os cadernos Br podem ser expelidos no sentido da direita ("rechts" em alemão), tal como se mostra na figura, ou o seu transporte pode ser prosseguido. 0 fluxo de ar 5.5 proveniente dos ejectores de ar exibidos pela barra de ejectores 5.4 disposta paralelamente ao caderno Br e às superfícies de guiamento 5.1 e 5.2 origina uma pressão baixa que aspira a folha Br no sentido do dispositivo ejector 5.4, pelo que o caderno Br é mantido sobre uma almofada de ar ao longo do fluxo de ar. Este fluxo de ar 5.5 exerce em simultâneo uma força que impele o caderno Br para a direita, no sentido do dispositivo que o irá dispensar ou no sentido de uma unidade de processamento ulterior situada a jusante. 12 ΡΕ2517995
Em seguida será descrita cora recurso à Figura 3b uma variante de execução do dispositivo de transporte 5. 0 dispositivo de transporte representado nesta figura não possui uma barra 5.4 de ejectores enquanto elemento de transporte responsável pelG avanço do caderno Br, mas antes uma unidade de transporte 5.6 provida de um tapete de transporte e de um conjunto de rodas de atrito para efeito do seu accionamento. Estas rodas de atrito permitem que o tapete de transporte da unidade de transporte 5.6 seja ac-cionado pelo tapete de transporte 4.3 da segunda estação executora de dobras cruzadas 4. Para tal, cada roda de atrito é pressionada de encontro ao tapete de transporte 4.3 por acção de uma força elástica. Deste modo, o tapete de transporte da unidade de transporte 5.6 e o tapete de transporte 4.3 da segunda estação executora de dobras cruzadas 4 deslocam-se ambos a uma velocidade aproximadamente igual. Fica assim assegurado que o caderno Br é transportado para etapas ulteriores e que não se produz uma acumulação de material. Para garantir que os cadernos Br são arrastados pelo tapete de transporte da unidade de transporte 5.6 e forçados a avançar no sentido da direita pode estar prevista a presença de roletes 5.7 que pressionam o caderno Br de encontro ao tapete de transporte.
Numa variante de execução não representada e alternativa à anterior, o dispositivo de transporte é provido de roletes de transporte accionados. Em vez dos roletes de pressionamento 5.7 representados na Figura 3b, poderiam estar presentes roletes de transporte accionados de modo a 13 ΡΕ2517995 fazerem avançar o caderno Br.
Caso, na sequência de uma alteração do trabalho a executar, nãG se pretenda continuar a dispensar para o exterior da dobradeira, no sentido da direita, o caderno Br dobrado na primeira estação executora de dobras cruzadas 1, basta retirar o dispositivo de transporte 5 e substitui-lo novamente pela bolsa de dohragem 3 representada na Figura 2 .
Na variante de execução que recorre a ejectores de ar - descrita com recurso à Figura 3a - é vantajoso que ao longo da aresta de introdução do dispositivo de transporte 5 se encontre disposta uma multiplicidade de ejectores em que é aplicado o efeito de Venturi por forma a que a almofada de ar se faça sentir uniformemente a toda a largura da folha. Na Figura 4 encontra-se representado um exemplo de uma tal disposição de ejectores de ar. É aí mostrada uma barra 5.4 de ejectores passível de ser produzida, por exemplo, enquanto peça inteiriça. A barra 5.4 de ejectores compõe-se de uma multiplicidade de corpos 5.9 de ejectores estruturalmente idênticos dispostGS uns ao lado dos outros e de uma conduta de ar 5.13 comum a todos eles, para dentro da qual é injectado ar. Em cada corpo 5.9 de ejector foi executada uma câmara 5.10 semicircular. Em termos da sua altura, cada câmara 5.10 semicircular sofre um estreitamento no sentido de uma abertura de saída 5.11. Foi previsto que no fundo de cada câmara 5.10 de ejector existisse uma ligação à conduta de ar 5.13. A cobertura de uma 14 ΡΕ2517995 câmara 5.10 de ejector é constituída por uma placa 5.12 autónoma que pode ser fixada sobre o corpo 5.9 desse ejector com recurso a um meio de fixação adequado, por exemplo cola. A placa 5.12 separada constitui em simultâneo uma parede da abertura de saída 5.11 através da qual é ejectado o fluxo de ar 5.5.
Lista dos símbolos de referência 1 estação de dobragem da primeira dobra cruzada (Ia KB)
1.1 faca executora da Ia KB
1.2 placa de entrada da Ia KB
1.3 tapete de transporte accionado da estação executora da Ia KB
1.4 par de rolos de dobragem da Γ KB 2.1 rolo de transporte 2.2 placas deflectoras 3 bolsa de dobragem 3.1 quadro superior 3.2 quadro inferior 3.3 esbarro regulável 3.4 rolos de dobragem 4 estação de dobragem executora da segunda dobra cruzada (2a KB)
4.1 faca executora da 2a KB - 15 - ΡΕ2517995
4.2 placa de entrada da estação executora da 2a KB
4.3 tapete de transporte acciGnado da estação executora da 2 a KB
4.4 par de rolos de dobragem da 2a KB 5 dispositivo de transporte 5.1 quadro superior 5.2 quadro inferior 5.3 posição do deflector de cadernos 5.4 barra de ejectores e respectiva câmara 5.5 rluxo de ar proveniente do ejector de ar 5.6 unidade de transporte composta por um tapete de transporte e por um sistema de accionamento mediante rodas de atrito 5.7 roletes de pressionamento 5.8 fluxo de ar 5.9 corpo do ejector 5.10 câmara do ejector 5.11 abertura de ejecção de ar 5.12 placa de cobertura 5.13 conduta do ar ejectãvel 6 dispositivo receptor (encaixe da bolsa de dobragem) 10 dobradeira
BI folha dobrada na estação executora da Ia KB B3 folha dobrada no interior da bolsa
B4 caderno dobrado na estação executora da 2a KB 16 ΡΕ2517995
Br caderno emitido no sentido da direita BI caderno emitido hg sentidG da esquerda T direcção de transporte no interior do dispositivo de transporte
Lisboa, 20 de Janeiro de 2014

Claims (10)

  1. i ΡΕ2517995 REIVINDICAÇÕES 1. Dobradeira (10) para a produção de cadernos (Bl, B3, Br, Bl) dotados de assinaturas a partir de elementos em forma de folha, a qual inclui pelo menos uma estação de dohragem com recurso a uma faca (1, 4) e pelo menos um dispositivo receptor (6) destinado a uma bolsa de dobragem (3) , podendo essa bolsa de dobragem (3) ser inserida no dispositivo receptor (6) ao longo de um plano de recepção e novamente retirada de dentro daquele, caracterizada por, para efeito da dispensa para o exterior de cadernos dotados de assinaturas (Br), a dobradeira (10) exibir um dispositivo de transporte (5), o qual é suportado por pelo menos um dispositivo receptor (6).
  2. 2. Dobradeira de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por, no âmbito do dispositivo de transporte (5) , a direcção de transporte (T) dos cadernos de dotados de assinaturas (Br) ser essencialmente paralela ao plano de recepção do dispositivo receptor (6).
  3. 3. Dobradeira de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizada por o dispositivo receptor (6) que serve de suporte ao dispositivo de transporte (5) ter sido montado a jusante da pelo menos uma estação de dobragem com recurso a uma faca (1, 4).
  4. 4 . Dobradeira de acordo com uma das reivindica- 2 ΡΕ2517995 ções precedentes, caracterizada por o dispositivo de transporte (5) exibir junto à sua entrada um deflector (5.3) de folhas.
  5. 5. Dobradeira de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizada por o dispositivo de transporte (5) exibir superfícies de guiamento superior (5.1) e inferior (5.2) para efeito do guiamento dos cadernos dotados de assinaturas que se pretende dispensar para o exterior (Br) entre as mesmas (5.1, 5.2), as quais se estendem em particular segundo um plano essencialmente paralelo ao plano de recepção do dispositivo receptor (6).
  6. 6. Dobradeira de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizada por o dispositivo de transporte (5) exibir pelo menos um elemento de transporte (5.4, 5.6, 5.7) responsável pelo transporte dos cadernos dotados de assinaturas que se pretende dispensar para o exterior (Br) .
  7. 7. Dobradeira de acordo com a reivindicação 6. caracterizada por o elemento de transporte ter sido configurado como tapete de transporte (5.6).
  8. 8. Dobradeira de acordo com a reivindicação 6, caracterizada por o elemento de transporte ter sido executado enquanto rolo de transporte accionado.
  9. 9. Dobradeira de acordo com a reivindicação 6 3 ΡΕ2517995 caracterizada por o elemento de transporte ter sido executado enquanto elemento ejector de ar (5.4) ,
  10. 10. Dobradeira de acGrdo com a reivindicação 9, earaeterizada por o elemento ejector de ar (5.4) consistir numa barra ejectora provida de uma multiplicidade de ejee-tores de ar (5.11) e gerar um fluxo de ar (5.5) segundo uma direcção essencialmente paralela às superfícies de guiamen-to (5.1, 5.2), e por, em especial, os ejectores de ar (5.11) serem executados enquanto ejectores em que é aplicado o efeito de Venturi. Lisboa, 20 de Janeiro de 2014
PT12163667T 2011-04-28 2012-04-11 Dobradeira com dispositivo de transporte PT2517995E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102011018859A DE102011018859A1 (de) 2011-04-28 2011-04-28 Falzmaschine mit Transportvorrichtung

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2517995E true PT2517995E (pt) 2014-01-30

Family

ID=46027618

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT12163667T PT2517995E (pt) 2011-04-28 2012-04-11 Dobradeira com dispositivo de transporte

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP2517995B1 (pt)
JP (1) JP3176836U (pt)
CN (1) CN102756944A (pt)
DE (1) DE102011018859A1 (pt)
PT (1) PT2517995E (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20150057140A1 (en) * 2013-08-22 2015-02-26 T.S.D. Llc Folding machine as combined knife and buckle folders
CN104444554B (zh) * 2014-09-29 2017-09-01 武汉恒飞电气科技有限公司 自动衣料折叠机
DE102015213334A1 (de) * 2015-07-16 2017-01-19 Heidelberger Druckmaschinen Ag Taschenfalzwerk und Bogenfalzmaschine mit einem solchen Taschenfalzwerk
JP7082391B2 (ja) * 2017-08-28 2022-06-08 ケイディケイ株式会社 折り畳み装置
CN110844680A (zh) * 2019-12-11 2020-02-28 江西美宝利实业有限公司 一种基于人体工程学的纱布片折叠机
CN112093175A (zh) * 2020-09-23 2020-12-18 马鞍山市示范生产力促进中心有限公司 一种手帕纸生产包装用横折装置

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE2940360A1 (de) 1979-10-05 1981-04-23 Stahl Gmbh & Co Maschinenfabrik, 7140 Ludwigsburg Einzelfalzwerk
JPS56138248A (en) * 1980-03-31 1981-10-28 Takeda Chem Ind Ltd Enzyme immunity measuring method of artificial woolen gonadotropine
DE3147064A1 (de) 1981-11-27 1983-06-01 Stahl Gmbh & Co Maschinenfabrik, 7140 Ludwigsburg Falzwerkverband
GB8303329D0 (en) * 1983-02-07 1983-03-09 Coban Design Ass Setting nips of rollers
US5030193A (en) * 1989-08-31 1991-07-09 Harris Graphics Corporation Folder apparatus for folding continuously moving sheets
DE4114105C2 (de) * 1991-04-30 1994-09-15 Baeuerle Gmbh Mathias Stauchfalzmaschine
US20050092440A1 (en) * 2001-05-04 2005-05-05 Lindsay Wayne R. Automated fold and seal apparatus
DE102004041471A1 (de) 2003-09-24 2005-04-21 Heidelberger Druckmasch Ag Antrieb für eine Taschenfalzmaschine
DE102004012692A1 (de) * 2004-03-16 2005-10-06 Heidelberger Druckmaschinen Ag Blasvorrichtung für eine Falztasche
US20050209079A1 (en) * 2004-03-16 2005-09-22 Heidelberger Druckmaschinen Ag Blower for a folder pocket
DE102006042878A1 (de) * 2006-09-13 2008-03-27 Heidelberger Druckmaschinen Ag Vorrichtung zum Positionieren einer Hinterkante von Bogen
DE102006042880A1 (de) * 2006-09-13 2008-03-27 Heidelberger Druckmaschinen Ag Vorrichtung zum Positionieren einer Hinterkante von Bogen
DE102006055301A1 (de) 2006-11-23 2008-05-29 Heidelberger Druckmaschinen Ag Schwertfalzmaschine mit vorgelagertem Taschenfalzwerk und Verfahren zum Falzen von Bogen aus flächigem Bedruckstoff

Also Published As

Publication number Publication date
JP3176836U (ja) 2012-07-05
DE102011018859A1 (de) 2012-10-31
CN102756944A (zh) 2012-10-31
EP2517995B1 (de) 2013-12-11
EP2517995A1 (de) 2012-10-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2517995E (pt) Dobradeira com dispositivo de transporte
ES2219518T3 (es) Dispositivo para el tratamiento de embalajes impresos o substratos similares.
ES2333740T3 (es) Maquina de interplegado modular que permite un cambio de formato simple.
PT1925579E (pt) Dobradeira de facas com um sistema de dobragem mediante uma bolsa situado a montante da mesma e destinada à dobragem de folhas de material de impressão plano
PT2165956E (pt) Procedimento para dobragem de folhas
JPH04246538A (ja) 書籍−及びカレンダー印刷用の輪転印刷機
US20130252795A1 (en) Folding Machine
US1015580A (en) Paper-folder.
PT2268481E (pt) Cilindro de agulhas
ES2917984T3 (es) Dispensador automático de servilletas
JP2000351194A (ja) 輪転印刷機の折り装置用の胴部材
BR112012032817B1 (pt) Máquina de perfilagem compreendendo uma estação de trabalho comportando um dispositivo de manutenção
ES2577110T3 (es) Módulo con bancada y plegadora-encoladora así equipada
US2706115A (en) Pivotally mounted buckle chute for sheet folding machine
US4397456A (en) Apparatus for separation of a stack of folded or bound, multi-sheet printed products
JP4939904B2 (ja) 折り機
US893629A (en) Paper-folding machine.
US20180002049A1 (en) Wrapping group and wrapping method for wrapping products, in particular editorial products, in containment bands
JP6455772B2 (ja) 用紙折り装置、丁合装置
CN110461743A (zh) 纸页类处理装置
JPS628392B2 (pt)
US552366A (en) Paper-folding machine
US1191787A (en) Sheet-delivery mechanism.
JP6478299B1 (ja) 取り忘れレシート回収構造、プリンタおよび自動取引装置
JPS5943320Y2 (ja) 枚葉印刷機から折機への枚葉紙搬送装置