PT2096238E - Dispositivo de fixação de uma chapa-testa de fechadura para um elemento de abrir de veículo - Google Patents
Dispositivo de fixação de uma chapa-testa de fechadura para um elemento de abrir de veículo Download PDFInfo
- Publication number
- PT2096238E PT2096238E PT09151841T PT09151841T PT2096238E PT 2096238 E PT2096238 E PT 2096238E PT 09151841 T PT09151841 T PT 09151841T PT 09151841 T PT09151841 T PT 09151841T PT 2096238 E PT2096238 E PT 2096238E
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- vehicle
- cage
- reinforcement
- fastening device
- roman
- Prior art date
Links
Classifications
-
- E—FIXED CONSTRUCTIONS
- E05—LOCKS; KEYS; WINDOW OR DOOR FITTINGS; SAFES
- E05B—LOCKS; ACCESSORIES THEREFOR; HANDCUFFS
- E05B15/00—Other details of locks; Parts for engagement by bolts of fastening devices
- E05B15/02—Striking-plates; Keepers; Bolt staples; Escutcheons
- E05B15/0205—Striking-plates, keepers, staples
- E05B15/024—Striking-plates, keepers, staples adjustable
-
- E—FIXED CONSTRUCTIONS
- E05—LOCKS; KEYS; WINDOW OR DOOR FITTINGS; SAFES
- E05B—LOCKS; ACCESSORIES THEREFOR; HANDCUFFS
- E05B85/00—Details of vehicle locks not provided for in groups E05B77/00 - E05B83/00
- E05B85/04—Strikers
- E05B85/045—Strikers for bifurcated bolts
Landscapes
- Lock And Its Accessories (AREA)
- Body Structure For Vehicles (AREA)
Description
ΡΕ2096238 1
DESCRIÇÃO "DISPOSITIVO DE FIXAÇÃO DE UMA CHAPA-TESTA DE FECHADURA PARA UM ELEMENTO DE ABRIR DE VEÍCULO" O presente invento diz respeito a um dispositivo de fixação de uma chapa-testa de fechadura para um elemento de abrir de veiculo, em particular de veiculo automóvel. 0 invento diz também respeito a um veiculo automóvel em que pelo menos um dos seus elementos de abrir, em particular as suas portas, apresenta uma chapa-testa de fechadura fixada por meio de um tal dispositivo. A chapa-testa é, de maneira clássica, a peça metálica oca do sistema de fecho do elemento de abrir que recebe a peça móvel, a lingueta ou a muleta, permitindo mantê-lo fechado. 0 elemento de abrir de veiculo pode ser uma porta da frente, uma porta de trás, ou ainda uma tampa de porta-bagagens ou uma porta traseira (chamada "quinta porta").
Antes de se realizar a fixação das chapas-testa das portas da frente e de trás à carroçaria de um veiculo automóvel, é conhecido o processo que consiste em fixar rigidamente, de preferência por meio de soldadura, nas peças de reforço das portas umas gaiolas do tipo chamado 2 ΡΕ2096238 "gaiola romana". Uma gaiola romana é composta por uma placa plana, ou gaiola propriamente dita, sobre a qual irá ser colocada uma outra placa, chamada "romana", que é fixada à chapa-testa e que apresenta dois graus de liberdade em translação em relação à gaiola para a regulação e o posicionamento preciso da chapa-testa. Já se tentou simplificar a fixação dos sistemas de fecho dos elementos de abrir de veículos.
Deste modo, o documento DE 44 01 071 Cl descreve um dispositivo de fixação de um ferrolho de bloqueamento na carroçaria de um veículo automóvel, por exemplo num painel de carroçaria de um montante de porta lateral. A fixação é feita por meio de uma ligação roscada, isto é, por meio de parafusos. No interior do painel de carroçaria é disposta uma placa, que se acha dotada de uma rosca interior e que pode ser ligada ao ferrolho de bloqueamento, que pode ser ligada ao painel de carroçaria de maneira a permitir um movimento de ajustamento do posicionamento. Para que esse movimento possa ser executado de uma maneira relativamente simples e para que o ferrolho de bloqueamento possa ser posicionado de maneira a que vá ser garantido um funcionamento óptimo do sistema de aferrolhamento, o painel de carroçaria apresenta folgas ou espaçamentos, nos quais se podem ir inserir umas partes da placa que se projectam de forma saliente e que são recortadas segundo um contorno adequado. Após inserção, essas partes salientes podem ser ligadas ao painel de carroçaria por meio de um simples movimento de deslocação. 3 ΡΕ2096238 0 objectivo do presente invento consiste em proporcionar um novo dispositivo de fixação de uma chapa-testa de fechadura para um elemento de abrir de veiculo, em particular de veiculo automóvel, que, graças ao seu modo de concepção, em particular graças à sua forma, possa ser montado na carroçaria do veiculo em pontos ou zonas situadas sensivelmente no eixo dos meios de fixação (parafusos de fixação) da chapa-testa ao dispositivo, de maneira a evitar os esforços de torção susceptiveis de criar um inicio de rotura na zona da carroçaria que suporta a chapa-testa.
Um outro objectivo do presente invento é o que consiste em proporcionar um tal novo dispositivo de fixação que permita que a montagem da chapa-testa na carroçaria do veiculo se possa fazer por meio de processos de soldadura convencionais, quer dizer, com pontos de soldadura eléctri-ca (PSE), ditos "Standard" ou "normais", da chapa-testa na carroçaria do veiculo.
Um outro objectivo do presente invento é o que consiste em proporcionar um tal novo dispositivo de fixação que seja idêntico para todas as portas do veiculo e que possa ser regulado, quer dizer, posicionado de maneira precisa, em relação ao elemento de reforço de fixação da chapa-testa e à carroçaria do veiculo. É igualmente um objectivo do presente invento o que consiste em proporcionar um tal novo dispositivo de 4 ΡΕ2096238 fixação que seja compatível com os batentes de portas Standard utilizadas apenas durante a realização das operação de pintura, e que seja também compatível, em particular em termos de dimensões, com o ambiente relativamente complexo e exíguo das partes de carroçaria que suportam as chapas-testa dos elementos de abrir, a saber os pilares centrais e os pilares traseiros quando os elementos de abrir são portas .
Finalmente, é também um objectivo do presente invento o que consiste em proporcionar um tal dispositivo de fixação que seja, de maneira geral, simples, robusto, estável e económico. A fim de atingir esses objectivos, o presente invento tem por objecto um dispositivo de fixação de uma chapa-testa de fechadura para um elemento de abrir de veículo, em particular de veículo automóvel, constituído por uma gaiola, fixada rigidamente a um elemento de reforço da carroçaria do veículo, e por uma romana que é susceptível de ser posicionada em relação à gaiola e que se acha ligada à chapa-testa por intermédio de uns meios de fixação. Neste novo dispositivo, a gaiola apresenta, na sua parte inferior e na sua parte superior, um contorno que permite que as zonas de fixação da gaiola ao elemento de reforço possam ser separadas das zonas de fixação do referido elemento de reforço à carroçaria do veículo, indo as referidas zonas de fixação do elemento de reforço à carroçaria ficar situadas sensivelmente no eixo dos meios de fixação da chapa-testa à 5 ΡΕ2096238 romana, de maneira a reforçar o comportamento mecânico da carroçaria quando o elemento de abrir é fechado de uma maneira violenta.
De acordo com o modo preferido de realização do invento, o dispositivo comporta também uns recortes em forma de sectores circulares, situados nos bordos laterais da gaiola e nos bordos laterais da romana, indo os recortes da romana ficar sobrepostos aos recortes da gaiola e a uns furos circulares que se acham formados no elemento de reforço da carroçaria do veiculo e que servem para a passagem da chapa-testa. De maneira vantajosa, o diâmetro dos recortes da romana é superior ao diâmetro dos recortes da gaiola, de maneira a permitir que a gaiola possa ser colocada em posição em relação ao referido elemento de reforço.
Igualmente de maneira vantajosa, esses recortes servem igualmente para colocar em posição um batente provisório que é utilizado apenas durante a realização da operação de pintura do veículo.
Igualmente de acordo com o modo preferido de realização do invento, cada um dos contornos da parte inferior e da gaiola parte superior forma uma patilha saliente sobre a qual se acha situada uma zona de fixação da gaiola ao elemento de reforço e um recesso sensivelmente rectangular no interior do qual se acha situada a zona de fixação do referido elemento de reforço à carroçaria do veículo. 6 ΡΕ2096238
As zonas de fixação da gaiola ao elemento de reforço acham-se situadas, na mesma direcção do veiculo, entre as zonas de fixação do referido elemento de reforço à carroçaria do veículo e o habitáculo.
As fixações da gaiola ao elemento de reforço e as fixações do referido elemento de reforço à carroçaria do veículo são vantajosamente fixações realizadas com pontos de soldadura eléctrica (PSE), sem adição de material e de tipo Standard.
Igualmente de acordo com o modo preferido de realização do invento, os elementos de abrir são as quatro portas do veiculo e o dispositivo de fixação de chapa-testa é idêntico para as chapas-testa das quatro portas: da frente lado direito, da frente lado esquerdo, de trás lado direito, de trás lado esquerdo. O elemento de reforço da carroçaria do veículo é um reforço de pilar central para as portas da frente do veículo, e é, de maneira diferente, uma peça específica chamada reforço de fixação de chapa-testa, ou mais simplesmente reforço de fixação, ou reforço de pilar traseiro para as portas de trás do veículo. 0 invento tem igualmente por objecto um veículo, em particular um veículo automóvel, que comporta pelo menos um elemento de abrir cuja chapa-testa de fechadura é fixada por meio de um dispositivo de fixação conforme com o que aqui foi anteriormente descrito nas suas linhas gerais. 7 ΡΕ2096238
De maneira não limitativa do objecto e do âmbito do presente invento, o dispositivo de fixação é idêntico e aplica-se às portas do veiculo, em particular às portas da frente e de trás de um veiculo de quatro portas.
Outros objectivos, vantagens e caracteristicas do invento tornar-se-ão evidentes através da leitura da descrição que irá ser apresentada a seguir de um modo de realização preferido, não limitativo, do objecto e do âmbito do presente pedido de patente, acompanhada de desenhos nos quais: as Figuras IA e 1B são vistas em perspectiva pelo lado da frente e pelo lado de trás, respectivamente, de um exemplo de chapa-testa de fechadura de porta de veiculo automóvel, a Figura 2 ilustra, de maneira esquemática, as diferentes peças de que é constituído o conjunto de uma chapa-testa de fechadura para uma porta de trás de veiculo automóvel, a Figura 3 é uma vista em perspectiva, esquemática, da chapa-testa de porta de trás fixada à gaiola romana, de acordo com o presente invento, a Figura 4 é uma vista pelo lado da frente da gaiola do dispositivo de fixação de chapa-testa do presente invento destinado a uma chapa-testa de porta de trás, a Figura 5 é uma vista pelo lado da frente da gaiola da Figura 4 com a romana montada na gaiola, ΡΕ2096238 a Figura 6 representa o dispositivo de fixação de uma chapa-testa de fechadura para uma porta da frente de veiculo, de acordo com o presente invento, e as Figuras 7A a 7D ilustram a adaptação das romanas conhecidas da técnica anterior a uma gaiola de fixação de chapa-testa de acordo com o presente invento.
Com referência ao desenho da Figura 1, vemos que nele se acha representada uma chapa-testa de fechadura de porta de veiculo automóvel. Esta chapa-testa, representada genericamente com o número de referência 1, compreende, de maneira clássica, uma sapata 2 e uma parte 3, em forma de "U", que serve para reter a lingueta da porta fechada. 0 número de referência 5 serve para a colocação do conjunto 1 em posição num dispositivo de fixação de tipo gaiola romana (20 e 30), e o número de referência 4 designa os meios de fixação - parafusos de fixação, por exemplo - da chapa-testa a um dispositivo de fixação de tipo gaiola romana, conforme irá aqui ser descrito mais adiante. Os eixos dos meios de fixação 5 ficam situados sensivelmente no eixo de simetria transversal da chapa-testa, enquanto que os eixos dos parafusos de fixação 4 ficam situados sensivelmente no eixo de simetria, designado A, longitudinal da chapa-testa.
Como representado esquematicamente no desenho da Figura 2, de uma parte de um pilar traseiro 10 de veiculo automóvel, o dispositivo de fixação da chapa-testa 1 é fixado a um reforço de fixação de chapa-testa, designado pelo número de referência 11, e destinado ao reforço mecâ- 9 ΡΕ2096238 nico da zona de suporte da chapa-testa 1 no pilar traseiro 10 do veículo. O dispositivo de fixação é constituído por uma gaiola, dita "gaiola romana", soldada ao reforço 11 e composta por uma gaiola 20 e por uma romana 30 permitindo o suporte, a regulação e o posicionamento preciso da chapa-testa no pilar traseiro 10. A Figura 3 representa uma chapa-testa de fechadura de porta de trás fixada a um reforço de fixação por intermédio da gaiola romana 20, 30. O reforço 11 é soldado ao pilar traseiro 10 por meio de pontos de soldadura ao nível do aro. A gaiola romana 20, 30 é fixada na face do reforço 11 oposta àquela em que é fixada a chapa-testa. O presente invento diz essencialmente respeito à configuração da gaiola 20 da gaiola romana, indo a romana 30 ser colocada em posição na gaiola 20 e retida por umas patilhas de fixação da gaiola 20, designadas pelo número de referência 25.
Com referência à Figura 4, vemos que a gaiola 20 apresenta, na sua parte inferior e na sua parte superior, um perfil ou contorno, respectivamente 21 e 22, que permite, como mostrado na Figura 5, que as zonas 26 dos pontos de soldadura para a fixação da gaiola 20 ao reforço 11 possam ser separadas das zonas 27 dos pontos de soldadura para a fixação do reforço 11 à carroçaria, a saber o pilar traseiro do veículo. 10 ΡΕ2096238
Como se pode ver igualmente na Figura 5, as zonas 27 de fixação por soldadura do reforço 11 ao pilar traseiro acham-se sensivelmente no eixo A dos parafusos 4 de fixação da chapa-testa à romana 30, de maneira a evitar os esforços de torção que poderiam provocar estragos na carroçaria do veiculo sob a acção dos esforços mecânicos repetidos sobre a chapa-testa quando se fecha a porta.
Cada um dos contornos, 21 e 22, da gaiola 20 forma uma patilha saliente, 21A e 22A, respectivamente, sobre a qual se acha situada uma zona 26 de fixação por soldadura da gaiola 20 ao reforço 11 e um recesso sensivelmente rec-tangular no interior do qual se acha situada a zona 27 de fixação do reforço 11 à carroçaria.
As zonas 26 de fixação por soldadura da gaiola 20 ao reforço 11 acham-se situadas, na mesma direcção (Figura 4) do veiculo, entre as zonas 27 de fixação do reforço 11 à carroçaria do veiculo e o habitáculo, representado pelo lado 14 do habitáculo.
Chama-se a atenção para o facto de que com uma gaiola clássica de fixação de chapa-testa, tal como conhecida da técnica anterior, existem três peças de espessura relativamente importante a serem soldadas em conjunto, a saber a gaiola 20, o reforço 11 de fixação de chapa-testa e um elemento de carroçaria (lado do habitáculo). Será então necessário realizar uma soldadura chamada "soldadura impulso", quer dizer, uma soldadura por impulsos que necessita 11 ΡΕ2096238 de uma força de aperto e de uma potência eléctrica relativamente mais importantes do que uma soldadura por pontos eléctricos - ou soldadura PSE - de tipo normal ou Standard utilizada para os conjuntos cuja espessura de referência é mais pequena. A forma da gaiola do presente invento permite evitar o recurso à soldadura "impulso" e permite utilizar a soldadura PSE "Standard" tanto para os pontos de soldadura 27 como para os pontos de soldadura 26.
Por "soldadura PSE Standard" ou normal, entende-se uma soldadura trem continuo paras conjuntos cuja espessura de referência seja inferior ou igual a 1,27 mm com ponteiras de fuste de 16 mm e 6 mm de face activa permitindo realizar PSE de 4 mm mínimo.
Evitando-se assim o recurso à soldadura "impulso", evita-se o risco de projecção de soldadura susceptível de dar origem a retoques no lado do habitáculo, e por conseguinte custos suplementares de fabrico.
Como representado nas Figuras 4 e 5 em particular, nos bordos laterais da gaiola 20 é prevista a existência de uns recessos ou recortes 23, 24 em forma de sectores circulares. Nos bordos laterais da romana 30 é prevista a existência de uns recortes com o mesmo perfil, designados pelos números de referência 33 e 34 na Figura 5. Os recortes, respectivamente 33 e 34, da romana 30 vão ficar sobre- 12 ΡΕ2096238 postos aos recortes, respectivamente 23 e 24, da gaiola 20 e a uns furos circulares, respectivamente 18 e 19, que se acham formados no reforço de fixação 11 para a colocação em posição das extremidades da parte em forma de "U" da chapa-testa e também para a passagem de uma chapa-testa provisória, ou "batente de processo", utilizada apenas durante a realização da operação de pintura, como será aqui explicado mais adiante no presente texto. O diâmetro do recorte 33 da romana 30 é superior ao diâmetro do recorte 23 da gaiola 20 e o diâmetro do recorte 34 da romana 30 é superior ao diâmetro do recorte 24 da gaiola 20, de maneira a permitir o posicionamento preciso do dispositivo de gaiola romana, e por conseguinte da chapa-testa. É importante ter em atenção que os recortes das gaiolas de fixação conhecidas da técnica anterior não permitem que a gaiola possa ser colocada em posição em relação ao reforço de fixação 11. Graças ao dimensionamento relativo dos recortes 23, 24 da gaiola do presente invento, essa colocação em posição passa a ser possível de realizar.
Esses recortes 23, 24, os recortes 33, 34 na romana, assim como furos 18, 19 que se acham formados no reforço 11, servem igualmente para colocar em posição um batente, dito "batente de processo", utilizado apenas durante a realização da operação de pintura. Deste modo, quando o veículo se encontra em fase de pintura, será pre- 13 ΡΕ2096238 ciso manter as portas da frente e de trás abertas. Para esse efeito utilizam-se chapas-testa falsas, de preferência feitas em material plástico, chamadas "batentes de processo" . A forma especifica da gaiola romana do presente invento é adaptada de tal maneira que ela permite utilizar quatro batentes idênticos de tipo Standard. A Figura 6 representa o dispositivo de fixação de uma chapa-testa de fechadura para uma porta da frente de veiculo, de acordo com o presente invento. Quando se trata de uma chapa-testa de porta da frente, do lado direito ou do lado esquerdo, a gaiola romana 20, 30 não é fixada a um reforço de fixação de chapa-testa de porta, mas a um reforço de pilar central 17 da carroçaria do veiculo.
As Figuras 7A a 7D ilustram uma vantagem importante do presente invento. A Figura 7A representa esquematicamente uma gaiola de acordo com a técnica anterior e a Figura 7B uma gaiola com a sua romana igualmente de acordo com a técnica anterior. A Figura 7C representa esquematicamente uma gaiola de acordo com o presente invento, enquanto que a Figura 7D representa essa mesma gaiola de acordo com o presente invento com a sua romana. Chama-se a atenção para o facto de que esta nova gaiola permite, não apenas soldar no eixo A fixações em pontos de soldadura Standard e posicionar correctamente a gaiola 20 em relação ao reforço 11, como também recuperar a romana existente nas "gaiolas 14 ΡΕ2096238 romanas" da técnica anterior (a romana é idêntica nas Figuras 7B a 7D) .
Chama-se igualmente a atenção para o facto de que o dispositivo de fixação de fechadura de chapa-testa, de tipo gaiola romana, de acordo com o presente invento, é idêntico para as quatro portas de um veiculo automóvel, por conseguinte existe uma gaiola romana comum para as quatro portas: da frente lado direito, da frente lado esquerdo, de trás lado direito, de trás lado esquerdo. 0 dispositivo de fixação de uma chapa-testa de fechadura para um elemento de abrir, de acordo com o presente invento, oferece ainda numerosas vantagens, de entre as quais se destacam as seguintes vantagens: ele é compatível com a exigência de qualidade, sendo a gaiola romana regulada graças a uns furos mais importantes realizados nos elementos de reforço, e a gaiola, a preparação da gaiola romana é simplificada e a sua soldadura (em PSE Standard) igualmente, o batente dito "batente de processo" empregue apenas para a pintura não fica em interferência com a gaiola romana, graças a recortes de grandes dimensões, o dispositivo de fixação permite respeitar as prestações relativas ao fechar da porta de uma maneira violenta . 15 ΡΕ2096238
Finalmente, as dimensões do dispositivo de fixação de chapa-testa de fechadura de acordo com o presente invento, em particular a sua largura e a sua espessura, fazem com que o dispositivo se torne compatível com o ambiente exiguo dos pilares centrais e traseiros do veiculo .
Evidentemente que o presente invento não se acha limitado ao modo de realização aqui anteriormente descrito e representado apenas a titulo de exemplo; outros modos de realização podem ser concebidos pelos especialistas na matéria sem sair do âmbito do presente invento.
Lisboa, 31 de Janeiro de 2011
Claims (11)
- ΡΕ2096238 ι REIVINDICAÇÕES 1. Dispositivo de fixação de uma chapa-testa de fechadura para um elemento de abrir de veículo, em particular de veículo automóvel, constituído por uma gaiola (20), fixada rigidamente a um elemento de reforço (11) da carroçaria do veiculo, e por uma romana (30) susceptível de ser posicionada em relação à gaiola (20) e de ser ligada à chapa-testa (1) por intermédio de uns meios de fixação (4), caracterizado por a referida gaiola (20) apresentar, na sua parte inferior e na sua parte superior, um contorno (21, 22) que permite que as zonas (26) de fixação da gaiola (20) ao referido elemento de reforço (11) possam ser separadas das zonas (27) de fixação do referido elemento de reforço (11) à carroçaria do veículo, indo as referidas zonas (27) de fixação do referido elemento de reforço (11) à carroçaria ficar situadas sensivelmente no eixo (A) dos meios (4) de fixação da chapa-testa à romana (30), de maneira a reforçar o comportamento mecânico da carroçaria quando o elemento de abrir é fechado de uma maneira violenta.
- 2. Dispositivo de fixação, de acordo com a reivindicação 1, em que nos bordos laterais da gaiola (20) e nos bordos laterais da romana (30) é prevista a existência de uns recortes (23, 24, 33, 34) em forma de sectores circulares, indo os recortes (33, 34) da romana (30) ficar sobrepostos aos recortes (23, 24) da gaiola (20) e a uns furos circulares (18, 19) que se acham formados no elemento 2 ΡΕ2096238 de reforço da carroçaria do veículo e que servem para a passagem da chapa-testa, caracterizado por o diâmetro dos recortes (33, 34) da romana (30) ser superior ao diâmetro dos recortes (23, 24) da gaiola (20), de maneira a permitir que a gaiola (20) possa ser colocada em posição em relação ao referido elemento de reforço (11).
- 3. Dispositivo de fixação, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por os referidos recortes (23, 24, 33, 34) servirem igualmente para colocar em posição um batente provisório que é utilizado apenas durante a realização da operação de pintura do veículo.
- 4. Dispositivo de fixação, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por cada um dos referidos contornos (21, 22) formar uma patilha saliente (21A, 22A) sobre a qual se acha situada uma zona (26) de fixação da gaiola (20) ao elemento de reforço (11) e um recesso sensivelmente rectangular no interior do qual se acha situada a zona (27) de fixação do referido elemento de reforço (11) à carroçaria do veículo.
- 5. Dispositivo de fixação, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 e 4, caracterizado por as zonas (26) de fixação da gaiola (20) ao referido elemento de reforço (11) se acharem situadas, na mesma direcção do veículo, entre as zonas (27) de fixação do referido elemento de reforço (11) à carroçaria do veículo e o habitáculo. 3 ΡΕ2096238
- 6. Dispositivo de fixação, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 4 e 5, caracterizado por as fixações da gaiola (20) ao referido elemento de reforço (11) e as fixações do referido elemento de reforço (11) à carroçaria do veiculo serem fixações por pontos de soldadura eléctrica, sem adição de material de tipo Standard.
- 7. Dispositivo de fixação, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado por os elementos de abrir serem as quatro portas do veiculo e por ser idêntico para as quatro portas: da frente lado direito, da frente lado esquerdo, de trás lado direito, de trás lado esquerdo.
- 8. Dispositivo de fixação, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por o elemento de reforço da carroçaria do veículo ser um reforço de pilar central (17) para as portas da frente do veículo.
- 9. Dispositivo de fixação, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por o elemento de reforço da carroçaria do veículo ser um reforço (11) de fixação de chapa-testa específico para as portas de trás do veículo.
- 10. Veículo, em particular veiculo automóvel, caracterizado por comportar pelo menos um elemento de abrir cuja chapa-testa de fechadura é fixada por meio de um dispositivo de fixação de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9. 4 ΡΕ2096238
- 11. Veículo de acordo com a reivindicação 10 caracterizado por o referido elemento de abrir ser consti tuído pelo menos pelas portas do veículo. Lisboa, 31 de Janeiro de 2011 ΡΕ2096238 1/6ΡΕ2096238 2/6ΡΕ2096238 3/6ΡΕ2096238 4/6ΡΕ2096238 5/6ΡΕ2096238 6/61 ΡΕ2096238 REFERÊNCIAS CITADAS NA DESCRIÇÃO Esta lista de referências citadas pelo requerente é apenas para conveniência do leitor. A mesma não faz parte do documento da patente Europeia. Ainda que tenha sido tomado o devido cuidado ao compilar as referências, podem não estar excluídos erros ou omissões e o IEP declina quaisquer responsabilidades a esse respeito. Documentos de patentes citadas na Descrição * DE 4481071 Cl
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
FR0851249A FR2927923B1 (fr) | 2008-02-27 | 2008-02-27 | Dispositif de fixation d'une gache de serrure pour ouvrant de vehicule |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT2096238E true PT2096238E (pt) | 2011-02-07 |
Family
ID=39765251
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT09151841T PT2096238E (pt) | 2008-02-27 | 2009-02-02 | Dispositivo de fixação de uma chapa-testa de fechadura para um elemento de abrir de veículo |
Country Status (6)
Country | Link |
---|---|
EP (1) | EP2096238B1 (pt) |
AT (1) | ATE488657T1 (pt) |
DE (1) | DE602009000356D1 (pt) |
ES (1) | ES2354648T3 (pt) |
FR (1) | FR2927923B1 (pt) |
PT (1) | PT2096238E (pt) |
Families Citing this family (6)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
FR2966209B1 (fr) * | 2010-10-13 | 2012-11-16 | Peugeot Citroen Automobiles Sa | Procede d'assemblage d'une premiere piece sur une seconde piece et assemblage obtenu par ce procede |
DE102010061066B4 (de) * | 2010-12-07 | 2021-01-21 | Dr. Ing. H.C. F. Porsche Aktiengesellschaft | Verstärkungseinrichtung |
US9233718B2 (en) | 2011-05-12 | 2016-01-12 | Honda Motor Co., Ltd. | Striker stiffener reinforcement |
FR2984939B1 (fr) | 2011-12-22 | 2014-01-31 | Peugeot Citroen Automobiles Sa | Gache pour serrure de fermeture d'un ouvrant de vehicule, en particulier de vehicule automobile |
FR3061864B1 (fr) * | 2017-01-19 | 2019-05-24 | Peugeot Citroen Automobiles Sa | Outil d’emboutissage modulable pour la fabrication d’un renfort de gache d’ouvrant |
FR3084902B1 (fr) * | 2018-08-07 | 2022-07-08 | Renault Sas | Dispositif de fixation d'une gache de serrure d'ouvrant de vehicule |
Family Cites Families (6)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
JPS5820051Y2 (ja) * | 1979-07-11 | 1983-04-25 | トヨタ自動車株式会社 | ドアロック用ストライカの取付構造 |
DE4401071C1 (de) * | 1994-01-15 | 1995-04-27 | Audi Ag | Schließteilbefestigung |
FR2772819B1 (fr) * | 1997-12-18 | 2000-02-11 | Valeo Systemes De Fermetures | Semelle de reglage d'une gache de serrure de vehicule automobile |
FR2813336B1 (fr) * | 2000-08-25 | 2003-02-28 | Renault | Plaquette de reglage d'une gache de serrure de vehicule automobile |
FR2829790B1 (fr) * | 2001-09-14 | 2004-04-02 | Oxford Automotive Mecanismes E | Ensemble de gache a mise en place indexee sur un montant de fixation, notamment sur un montant de porte de vehicule automobile |
DE102006033950B4 (de) * | 2006-07-22 | 2018-07-26 | Audi Ag | Schließbügelanordnung für eine Schließeinrichtung eines Kraftwagens |
-
2008
- 2008-02-27 FR FR0851249A patent/FR2927923B1/fr not_active Expired - Fee Related
-
2009
- 2009-02-02 DE DE602009000356T patent/DE602009000356D1/de active Active
- 2009-02-02 EP EP09151841A patent/EP2096238B1/fr not_active Not-in-force
- 2009-02-02 AT AT09151841T patent/ATE488657T1/de not_active IP Right Cessation
- 2009-02-02 PT PT09151841T patent/PT2096238E/pt unknown
- 2009-02-02 ES ES09151841T patent/ES2354648T3/es active Active
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
EP2096238B1 (fr) | 2010-11-17 |
ES2354648T3 (es) | 2011-03-16 |
ATE488657T1 (de) | 2010-12-15 |
EP2096238A1 (fr) | 2009-09-02 |
FR2927923A1 (fr) | 2009-08-28 |
DE602009000356D1 (de) | 2010-12-30 |
FR2927923B1 (fr) | 2010-02-12 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
PT2096238E (pt) | Dispositivo de fixação de uma chapa-testa de fechadura para um elemento de abrir de veículo | |
ES2310884T3 (es) | Soporte para la unidad frontal de un automovil y procedimiento de montaje. | |
BR112013032243B1 (pt) | dispositivo de travamento para veículos | |
US20070200380A1 (en) | Vehicle grab handle | |
US9457735B2 (en) | Vehicular interior component | |
BRPI0819335B1 (pt) | palheta de limpador | |
JPH07232562A (ja) | 2分割構造の屋根を持ったオフロード車 | |
EP0857590B1 (en) | Unit for the flexible suspension of a pair of wheels from a motor vehicle chassis | |
JP2008126862A (ja) | 車両のドア構造 | |
ES2254379T3 (es) | Elemento estructural para montar en una estructura de vehiculo. | |
ES2372721T3 (es) | Estructura de caja de vehículo automóvil. | |
JP5280829B2 (ja) | コンソール衝撃吸収部構造 | |
ES2593579T3 (es) | Dispositivo de fijación para componentes de equipamiento en un vehículo | |
US11351845B2 (en) | Door structure | |
KR100630208B1 (ko) | 차체의 리어플로어 구조 | |
BR102013024531A2 (pt) | Porta de um veículo a motor com revestimento de porta | |
JP6482280B2 (ja) | エアバッグ取付構造およびエアバッグ取付方法 | |
BRPI1102155A2 (pt) | guia de janela corrediça para um grupo construtivo de janela corrediça com guias não paralelas | |
ES2764955T3 (es) | Vehículo automóvil equipado con una banqueta trasera aligerada | |
US8863879B1 (en) | Vehicle front end structure | |
JP2008201377A (ja) | 車両用ドアビームの取付構造 | |
ES2393416T3 (es) | Soporte de accionamiento para una puerta basculante interior de un autobús | |
JP2014180974A (ja) | 車両の車体前部構造 | |
BRPI0906536B1 (pt) | suporte dianteiro reforçado para um veículo automotivo | |
JP6356719B2 (ja) | 車両用自動開閉装置 |