PT1934404E - Âncora de tubo de fricção e adaptador de expansão para o mesmo - Google Patents

Âncora de tubo de fricção e adaptador de expansão para o mesmo Download PDF

Info

Publication number
PT1934404E
PT1934404E PT07784595T PT07784595T PT1934404E PT 1934404 E PT1934404 E PT 1934404E PT 07784595 T PT07784595 T PT 07784595T PT 07784595 T PT07784595 T PT 07784595T PT 1934404 E PT1934404 E PT 1934404E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
sleeve
anchor according
tube
expandable
bushing
Prior art date
Application number
PT07784595T
Other languages
English (en)
Inventor
Michael Meidl
Christof Tschernuth
Martin Neuhold
Original Assignee
Atlas Copco Mai Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Atlas Copco Mai Gmbh filed Critical Atlas Copco Mai Gmbh
Publication of PT1934404E publication Critical patent/PT1934404E/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH DRILLING; MINING
    • E21DSHAFTS; TUNNELS; GALLERIES; LARGE UNDERGROUND CHAMBERS
    • E21D21/00Anchoring-bolts for roof, floor in galleries or longwall working, or shaft-lining protection
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E02HYDRAULIC ENGINEERING; FOUNDATIONS; SOIL SHIFTING
    • E02DFOUNDATIONS; EXCAVATIONS; EMBANKMENTS; UNDERGROUND OR UNDERWATER STRUCTURES
    • E02D5/00Bulkheads, piles, or other structural elements specially adapted to foundation engineering
    • E02D5/74Means for anchoring structural elements or bulkheads
    • E02D5/80Ground anchors
    • E02D5/805Ground anchors with deformable anchoring members
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E02HYDRAULIC ENGINEERING; FOUNDATIONS; SOIL SHIFTING
    • E02DFOUNDATIONS; EXCAVATIONS; EMBANKMENTS; UNDERGROUND OR UNDERWATER STRUCTURES
    • E02D5/00Bulkheads, piles, or other structural elements specially adapted to foundation engineering
    • E02D5/22Piles
    • E02D5/54Piles with prefabricated supports or anchoring parts; Anchoring piles
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH DRILLING; MINING
    • E21DSHAFTS; TUNNELS; GALLERIES; LARGE UNDERGROUND CHAMBERS
    • E21D21/00Anchoring-bolts for roof, floor in galleries or longwall working, or shaft-lining protection
    • E21D21/0026Anchoring-bolts for roof, floor in galleries or longwall working, or shaft-lining protection characterised by constructional features of the bolts
    • E21D21/0046Anchoring-bolts for roof, floor in galleries or longwall working, or shaft-lining protection characterised by constructional features of the bolts formed by a plurality of elements arranged longitudinally
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH DRILLING; MINING
    • E21DSHAFTS; TUNNELS; GALLERIES; LARGE UNDERGROUND CHAMBERS
    • E21D21/00Anchoring-bolts for roof, floor in galleries or longwall working, or shaft-lining protection
    • E21D21/0026Anchoring-bolts for roof, floor in galleries or longwall working, or shaft-lining protection characterised by constructional features of the bolts
    • E21D21/0073Anchoring-bolts having an inflatable sleeve, e.g. hollow sleeve expanded by a fluid

Description

DESCRIÇÃO "ÂNCORA DE TUBO DE FRICÇÃO E ADAPTADOR DE EXPANSÃO PARA O MESMO" A presente invenção refere-se a uma âncora de tubo de fricção com as caracteristicas da parte de introdução da reivindicação 1.
As âncoras de tubo de fricção são conhecidas, em contexto das quais se pode remeter, por exemplo, para o documento US 4459067 A e para o documento WO 2006/066288 A.
As âncoras de tubo de fricção são fusos de ancoragem (tirantes de ancoragem) que apresentam um tubo dobrado para o interior, segundo a direcção longitudinal, que é introduzido num furo e expandido através do aumento da pressão no interior do tubo dobrado, de modo que a superfície exterior do tubo se encosta à superfície interior do furo, fixando assim a âncora no furo.
No caso da âncora de tubo de fricção conhecida (comparar a figura 1), a extremidade dianteira do tubo 1 expansível está fechada por uma bucha 2 de extremidade. O tubo 1 tem uma parede dobrada para o interior (em forma de ómega), no essencial, ao longo de todo o comprimento (figura 2) . A extremidade posterior do tubo 1, portanto a extremidade que se encontra adjacente à abertura do furo (à extremidade exterior do furo), atravessa uma placa 3 de ancoragem e suporta uma bucha 4 de expansão com perfuração 5 de expansão. Através de um adaptador colocado na 1 bucha 4 de expansão, um fluido sob pressão (em particular água) é introduzido no interior do tubo 1 e o tubo 1 é expandido com desdobragem da dobra longitudinal do tubo 1, de modo que a âncora de tubo de fricção é fixada no furo através de fricção e de encaixe perfeito. A partir do documento WO 2004/099571 A é também conhecida a fixação de pernos roscados, por exemplo pernos com olhai (parafusos com olhai), para o suporte de cargas, nas peças de extremidade situadas exteriormente, de âncoras de tubo de fricção deste género. A invenção tem como objectivo subjacente o de ampliar as possibilidades de utilização de âncoras de tubo de fricção do género indicado no inicio, mantendo as vantagens de âncoras de tubo de fricção.
De acordo com a invenção, este objectivo é solucionado com uma âncora de tubo de fricção que apresenta as características da reivindicação 1.
As configurações preferidas e vantajosas da invenção são objecto das reivindicações dependentes.
Devido ao facto de no caso da âncora de tubo de fricção de acordo com a invenção estar prevista uma luva em forma de bucha que está ligada a uma extremidade do tubo expansível da âncora de tubo de fricção, eventualmente através da intercalação de uma bucha, resultam várias possibilidades de aplicação diferentes.
Assim, a luva em forma de bucha prevista no caso da âncora de tubo de fricção de acordo com a invenção pode servir para 2 acoplar entre si vários tubos expansíveis de âncoras de tubo de fricção, de modo que o comprimento eficaz de âncoras de tubo de fricção é aumentado e se obtém uma melhor fixação, em particular em rochas frágeis ou num fundo solto. A luva em forma de bucha numa extremidade do tubo expansível da âncora de tubo de fricção pode também ser utilizada para ligar ao tubo expansível um adaptador de expansão, através do qual, a partir de uma fonte de pressão, um fluido pressurizado (água) é introduzido na âncora de tubo de fricção para a expansão do tubo.
Por fim, a luva em forma de bucha prevista no caso da âncora de tubo de fricção de acordo com a invenção pode também ser utilizada para ligar outros componentes à âncora de tubo de fricção, após ter sido expandida e fixada no fundo. Os componentes deste género podem ser componentes aparafusáveis, como pernos, em particular parafusos, pernos com olhal/parafusos com olhai ou semelhantes. Neste caso, a luva em forma de bucha forma uma bucha de suspensão.
Quando no caso da âncora de tubo de fricção de acordo com a invenção, a luva em forma de bucha serve como bucha de suspensão, na luva em forma de bucha podem ser inseridos, em particular aparafusados, a partir de um lado, uma bucha que está ligada ao tubo expansível da âncora de tubo de fricção e, a partir do outro lado, um perno, por exemplo um perno com olhai ou semelhantes. Assim resulta uma estrutura particularmente simples da âncora de tubo de fricção de acordo com a invenção e a possibilidade de a fixar num furo, na medida em que através da extremidade (rosca) da luva em forma de bucha, na qual será posteriormente inserido (aparafusado) o perno de fixação, é 3 colocado (aparafusado) um adaptador de expansão, através do qual é introduzido o meio pressurizado necessário para a expansão do tubo da âncora de tubo de fricção. Assim está também assegurada a segurança de funcionamento da âncora de tubo de fricção de acordo com a invenção.
Por principio, a invenção pode ser utilizada em todos os tipos de âncoras de tubo de fricção, em particular também em âncoras de tubo de fricção com o tipo de construção conhecido a partir do documento WO 2006/066288 A.
Numa forma de realização da âncora de tubo de fricção de acordo com a invenção, a luva em forma de bucha é configurada com duas secções providas de rosca, de modo que buchas ligadas aos tubos expansíveis de âncoras de tubo de fricção e/ou outros componentes como pernos, pernos com olhai e semelhantes, bem como adaptadores de expansão podem ser aparafusados. Neste caso é preferido quando as roscas para o alojamento de buchas ligadas aos tubos expansíveis de âncoras de tubo de fricção são roscas redondas e as roscas para o alojamento de adaptadores de expansão ou de outros componentes, como pernos, são roscas métricas.
No âmbito da invenção é tido em considerado que a rosca, na qual se encontra aparafusada a bucha para o tubo expansível da âncora de tubo de fricção, por um lado, e a rosca, na qual se encontra aparafusado o adaptador de expansão para a expansão do tubo ou o perno de fixação, por outro lado, são roscas no mesmo sentido ou em sentidos opostos. A rosca para o alojamento da bucha é por exemplo uma rosca esquerda (rosca redonda) e a rosca para o alojamento do 4 adaptador de expansão ou do perno de fixação é uma rosca direita (rosca métrica).
No âmbito da invenção pode estar previsto que a bucha, na qual se encontra fixado o tubo expansível da âncora de tubo de fricção, apresente uma rosca exterior, por exemplo uma rosca redonda.
De modo a vedar a bucha em relação à luva em forma de bucha, em particular à bucha de suspensão, pode estar previsto um vedante, em particular um anel em 0, no seu lado exterior.
Aquando da colocação da âncora de tubo de fricção de acordo com a invenção, um adaptador de expansão, através do qual o meio pressurizado é aduzido, é aparafusado na extremidade da luva em forma de bucha que na posição de utilização aponta para o exterior, portanto para a extremidade aberta do furo. Este adaptador de expansão encontra-se afastado da bucha ou do tubo expansível fixado na mesma. No caso de um tubo expansível com extremidade soldada de forma estanque, o meio pressurizado entra no tubo expansível exclusivamente pelo exterior, por exemplo através de um orifício previsto na parede da bucha.
Uma abertura na parede do tubo expansível é tão prescindível como uma abertura radial na bucha, quando, de acordo com uma forma de realização da invenção, na junta soldada, na extremidade do tubo expansível soldada de forma estanque, está prevista pelo menos uma abertura para a passagem do meio pressurizado para dentro do espaço interior do tubo soldado. 5
Numa forma de realização da invenção está previsto que o tubo expansível esteja ligado, por exemplo soldado, à bucha inserida na luva em forma de bucha, em particular aparafusada através da rosca laminada.
De modo a facilitar a entrada do líquido para a expansão do tubo da âncora de tubo de fricção a partir do exterior, em particular através da perfuração na parede da bucha, uma zona com uma secção transversal ampliada, que é configurada em particular sem rosca, está prevista na transição entre as zonas da luva em forma de bucha, nas quais é inserida a bucha ou é inserido um perno, em particular na transição entre as duas secções roscadas da luva em forma de bucha. Esta zona sem rosca com diâmetro ampliado não tem que no entanto existir quando existe uma rosca redonda, uma vez que o fluido que expande o tubo expansível pode escoar, devido à tolerância da rosca redonda na zona roscada, até à abertura radial na bucha fixada no tubo expansível e aí entrar no tubo expansível.
Esta zona sem rosca no lado interior da luva em forma de bucha pode ser suprimida quando são utilizados tubos expansíveis com soldadura aberta ou tubos expansíveis com soldadura fechada e abertura na junta soldada.
Numa forma de realização da invenção, a luva em forma de bucha é configurada como "bucha de suspensão" e apresenta uma secção com uma rosca redonda e uma secção com uma rosca métrica, sendo que o tubo expansível da âncora de tubo de fricção pode ser aparafusado na rosca redonda através da bucha ligada a este tubo. Um perno, por exemplo um perno com olhai, pode ser aparafusado na rosca métrica. No caso desta forma de realização, o fluido sob pressão necessário para a expansão do tubo 6 expansível é introduzido através de um adaptador de expansão aparafusado na rosca métrica da luva (bucha de suspensão) . Este fluido pode agora escoar (no caso de uma soldadura aberta do perfil do tubo expansível) directamente de forma axial para dentro do perfil em ómega do tubo expansível. No caso de uma soldadura fechada, o fluido entra no espaço interior do tubo expansível, como no caso de uma âncora de tubo de fricção habitual, através de pelo menos um orifício radial perfurado através do tubo expansível e da bucha soldada, ou através de pelo menos um orifício axial previsto na junta soldada.
Pelo conceito "soldadura aberta" (representada na figura 18 dos desenhos) entende-se uma soldadura do tubo expansível ("perfil"), na qual a alma no centro do tubo expansível está soldada, ao passo que o espaço interior do tubo expansível está aberto segundo a direcção axial na sua extremidade, de modo que é possível uma entrada axial de fluido sob pressão (água) no tubo para a expansão do mesmo.
Pelo conceito "soldadura fechada" (representada nas figuras 12, e respectivamente 23 e 24) entende-se uma soldadura, na qual a secção transversal interior do tubo expansível ("perfil") está soldada exteriormente na sua extremidade, portanto está fechada de forma estanque. 0 fluido que é aduzido para a expansão do tubo entra no tubo expansível, no espaço interior do tubo expansível, através de pelo menos uma perfuração radial ou através de pelo menos uma abertura na junta soldada.
Uma diferença entre "soldadura aberta" e "soldadura fechada" reside na secção transversal soldada do perfil. No caso da "soldadura fechada" está neste caso prevista uma secção transversal de aço soldada ampliada, de modo que a carga de 7 ruptura é mais elevada do que no caso de um perfil com "soldadura aberta". No caso de uma soldadura "aberta", o perfil não é soldado de forma estanque, de modo que o fluido sob pressão necessário para a expansão pode sair axialmente para dentro da luva em forma de bucha. Pelo contrário, no caso de uma soldadura fechada, o perfil está soldado de forma estanque, encontrando-se por conseguinte fechado na sua extremidade alojada na luva em forma de bucha, de modo que é necessária uma perfuração disposta radialmente na parede do tubo expansível ou uma abertura na junta soldada, através das quais o fluido pode entrar ou sair.
Numa forma de realização, a luva em forma de bucha é configurada com duas secções com roscas redondas que estão destinadas para alojar, através de aparafusamento, respect ivamente um tubo expansível de uma âncora de tubo de fricção através das buchas fixadas nas suas extremidades. Neste caso, ou o fluido necessário para a expansão dos tubos expansíveis pode agora sair axialmente de um tubo expansível (com soldadura aberta) e entrar axialmente no tubo expansível aparafusado por detrás, ou o fluido sai do tubo expansível com soldadura fechada, radialmente através de uma perfuração ou axialmente através de uma abertura na junta soldada, escoa através do espaço interior da luva em forma de bucha, e no segundo tubo expansível aparafusado na luva, entra no espaço interior do tubo expansível (perfil), novamente através de uma perfuração radial ou através de uma abertura (orifício axial, por exemplo orifício perfurado) na junta soldada.
Por princípio existem no âmbito da invenção, em particular e a título de exemplo, as seguintes combinações: - uma âncora de tubo de fricção individual, com luva em forma de bucha aparafusada (bucha de suspensão) e perno com olhai, - duas ou várias âncoras de tubo de fricção aparafusadas, com luva em forma de bucha aparafusada e perno com olhai - duas ou várias âncoras de tubo de fricção aparafusadas, com uma bucha de extremidade normal com orifício de expansão e placa de ancoragem (semelhante ao mostrado na figura 1).
Outros detalhes e características da invenção resultam da descrição que se segue, de um exemplo de realização preferido, com base nos desenhos.
Mostram:
Figura 1 uma âncora de tubo de fricção com tubo expansível representado esquematicamente, Figura 2 um corte ao longo da linha A-A na figura 1, Figura 3 um tubo expansível com bucha e luva em forma de bucha, em corte, Figura 4 uma vista oblíqua da âncora de tubo de fricção da figura 3, Figura 5 a luva em forma de bucha que serve como bucha de suspensão, em corte axial, 9
Figura
Figura
Figura
Figura
Figura
Figura
Figura
Figura
Figura
Figura 6 uma bucha em corte axial, 7 uma luva em forma de bucha com tubo expansível inserido a partir de uma extremidade e com adaptador de expansão para a introdução de fluido pressurizado, inserido na outra extremidade da luva em forma de bucha, em corte axial, 8 uma luva em forma de bucha com tubo expansível aparafusado a partir de uma extremidade através de uma bucha e com perno com olhai aparafusado na outra extremidade da luva em forma de bucha, 9 uma luva em forma de bucha com tubos expansíveis aparafusados a partir de ambos os lados, em corte axial, 10 a disposição da figura 9 em vista oblíqua, 11 um corte ao longo da linha A-A da figura 9, 12 um corte ao longo da linha B-B na figura 9 (apenas o tubo expansível), 13 uma bucha a fixar por soldadura na extremidade de um tubo expansível, em vista oblíqua, 14 a bucha da figura 13 em corte axial, 15 a luva em forma de bucha da figura 9, individualmente, em corte axial, 10
Figura
Figura
Figura
Figura
Figura
Figura
Figura
Figura
Figura
Figura 16 uma outra forma de realização de uma luva em forma de bucha com tubos expansíveis aparafusados a partir de ambos os lados através de buchas, 17 um corte ao longo da linha A-A na figura 16, 18 um corte ao longo da linha B-B na figura 16 (tubo expansível individualmente), 19 a bucha ligada (soldada) ao tubo expansível, em vista oblíqua, 20 a bucha da figura 19, em corte, 21 a luva em forma de bucha da figura 16, individualmente, em corte axial, 22 numa vista semelhante à figura 3, uma forma de realização com soldadura fechada, em corte longitudinal, 23 uma forma de realização semelhante à figura 7, com soldadura fechada no tubo expansível, em corte longitudinal, 24 um corte ao longo da linha B-B na figura 23, 25 uma forma de realização semelhante à da figura 8, com tubo expansível com soldadura fechada, parcialmente em corte, e 11
Figura 26 uma forma de realização (parcialmente) com dois tubos expansíveis ligados entre si através de uma luva em forma de bucha, respectivamente com soldadura fechada.
Uma âncora de tubo de fricção de acordo com a invenção possui um tubo 1 expansível em metal, dobrado em forma de ómega (comparar a figura 2) no estado inicial, que numa das suas extremidades (o tubo encontra-se apenas parcialmente representado nas figuras 3 e 4 e na sua extremidade não mostrada nas figuras 3 e 4 está fechado pela bucha 2 de extremidade) está ligado a uma bucha 6 e, através desta bucha 6, encontra-se aparafusado numa luva 7 em forma de bucha que é configurada aqui como bucha de suspensão. 0 tubo 1 expansível da âncora de tubo de fricção está ligado à bucha 6, em particular através de soldadura. Neste caso pode ser escolhida uma "soldadura aberta", comparar a figura 18, ou uma "soldadura fechada", comprar a figura 12 ou as figuras 23/24. A bucha 6 possui, no seu lado exterior, uma rosca 8 redonda e uma ranhura 9 circunferencial aberta para o exterior, na qual é inserido um vedante 11 de anel em 0. Em vez do vedante 11 anelar inserido numa ranhura 9 circunferencial é igualmente tido em consideração no âmbito da invenção qualquer outra vedação da bucha 6 em relação à luva 7 em forma de bucha, como por exemplo um vedante plano. A secção 13 da luva 7 em forma de bucha, destinada para o alojamento da bucha 6 e do tubo 1 ligado à mesma, está provida de uma rosca interior (rosca redonda) que corresponde à rosca 8 exterior (laminada) da bucha 6. 12 A luva 7 em forma de bucha possui uma outra secção 14 com rosca, sendo que as roscas nas secções 13 e 14 podem estar no mesmo sentido ou em sentidos opostos. Por exemplo a rosca na secção 13 para o alojamento da bucha 6 é uma rosca esquerda e a rosca na secção 14 é uma rosca direita. A rosca na secção 14 pode ser uma rosca métrica.
Na zona 15 entre as secções 13 e 14 providas de rosca, numa forma de realização preferida, está prevista uma zona 15 sem rosca com diâmetro ampliado na luva 7 em forma de bucha. Como já foi indicado, entre a secção 13 e a secção 14 da luva 7 em forma de bucha não precisa de estar prevista nenhuma secção sem rosca com diâmetro ampliado - em particular quando a bucha 6 apresenta exteriormente uma rosca redonda e a luva 7 em forma de bucha apresenta uma rosca redonda na sua zona 13. Este facto é particularmente válido quando a extremidade do tubo 1 expansível que está ligada à bucha 6 apresenta uma "soldadura aberta". Mas mesmo quando a extremidade do tubo 1 que se situa na zona da bucha 6 está configurada com uma "soldadura fechada", uma zona sem rosca que apresenta eventualmente também um diâmetro ampliado (zona 15 da luva 7 em forma de bucha) não está prevista obrigatoriamente. Como foi mencionado, o fluido sob pressão pode escoar, devido às tolerâncias de roscas redondas, através da secção roscada, portanto entre a superfície interior da secção 14 da luva 7 em forma de bucha e a superfície exterior da bucha 6.
Um perno, por exemplo um perno com olhai (comparar a figura 8), pode ser aparafusado na secção 14 da luva 7 em forma de bucha com rosca interior. 13
Quando uma âncora de acordo com a invenção for colocada, portanto quando o tubo 1 deva ser expandido, um adaptador 20 de expansão (comparar a figura 7) que está ligado a uma fonte para um meio pressurizado (por exemplo água), como é conhecido para âncoras de tubo de fricção, é aparafusado na secção 14 da luva 7 em forma de bucha. O adaptador 20 de expansão situa-se, com a sua extremidade alojada no interior da luva 7 em forma de bucha, ao lado da extremidade da bucha 6 situada na zona da secção 15 da luva 7 em forma de bucha. O meio pressurizado sai axialmente do adaptador 20 de expansão, escoa à volta da extremidade da bucha 6 situada interiormente no caso de um tubo 1 com "soldadura fechada", e entra no espaço interior do tubo 1 expansível da âncora de tubo de fricção através da perfuração 17 prevista na parede da bucha 6 ou através de uma abertura na soldadura, e faz com que o tubo 1 se expanda e se encoste estreitamente à superfície interior de um furo e cumpra assim a sua função enquanto âncora de tubo de fricção. Quando o tubo 1 expansível está ligado à bucha 6 em forma de uma "soldadura aberta", o meio pressurizado pode entrar directamente no interior do tubo 1 expansível e expande-o - como é habitual para âncoras de tubo de fricção.
Após o desaparafusamento do adaptador 20 de expansão para fora da secção 14 da luva 7 em forma de bucha, pode ser aí aparafusado um perno de fixação (figura 8). O perno de fixação pode ser um perno com olhai que eventualmente permanece também apenas temporariamente aparafusado na luva 7 em forma de bucha. A figura 7 mostra como na luva 7 em forma de bucha, na zona da secção 13 com rosca redonda, se encontra aparafusada uma bucha 6, à qual está soldado um tubo 1 expansível de acordo com uma soldadura fechada, de modo que o tubo 1 está fechado na sua 14 extremidade situada na zona da bucha 6. A extremidade da bucha 6 situada na zona 15 sem rosca da luva 7 em forma de bucha é configurada sem rosca.
Um adaptador 20 de expansão encontra-se aparafusado na luva 7 em forma de bucha, na rosca métrica que se ai encontra, na secção 14, a partir do lado oposto ao tubo 1, e vedado em relação à luva 7 através de um vedante 21 anelar (anel em O) . Devido ao facto de na disposição mostrada na figura 6 o tubo 1 expansível estar fechado na zona da sua bucha 6 ("soldadura fechada"), o fluido aduzido através do adaptador 20 de expansão entra no interior do tubo 1 através de perfurações 17 radiais da bucha 6 e na parede do tubo 1 e expande-o, como se encontra indicado na figura 7. A figura 8 mostra como um outro componente pode ser aparafusado na luva 7 em forma de bucha, após a remoção do adaptador 20 de expansão. No exemplo de realização mostrado da figura 7, este é um parafuso 22 com olhai que se encontra aparafusado na secção 14 roscada da luva 7 em forma de bucha.
As figuras 9 até 15 mostram como, com utilização da luva 7 em forma de bucha, prevista de acordo com a invenção, dois tubos 1 expansíveis podem ser acoplados entre si, de modo a formarem uma âncora de tubo de fricção com um comprimento eficaz maior. Neste caso, as extremidades dos tubos 1 estão ligadas a buchas 6 que apresentam exteriormente uma rosca laminada e que se encontram aparafusadas nas secções 13 roscadas da luva 7 em forma de bucha. Neste exemplo de realização, na luva 7 em forma de bucha estão previstas duas secções 13 providas de rosca, que são configuradas como roscas redondas, de modo que as buchas 6 15 que apresentam exteriormente roscas redondas podem ser aparafusadas com os tubos 1 na luva 7 em forma de bucha. A figura 12 mostra que tubos 1 são configurados de acordo com uma "soldadura fechada" nas suas extremidades ligadas às buchas 6. Por este motivo, o fluido sob pressão, introduzido no interior de um dos tubos 1, escoa a partir de um tubo 1 até ao próximo tubo 1 através das duas perfurações 17 radiais e da zona 15 sem rosca entre as secções 13 roscadas da luva 7 em forma de bucha.
As figuras 13 e 14 mostram uma forma de realização da bucha 6, em vista oblíqua (figura 13) e em corte (figura 14), sendo que se podem ver as secções sem rosca e as perfurações 17 radiais. A luva 7 em forma de bucha utilizada na forma de realização da figura 9 encontra-se mais uma vez mostrada individualmente na figura 15, em corte. A figura 15 mostra as duas secções 13 providas de rosca e a zona 15 situada entre estas secções 13, eventualmente sem rosca, que é vantajosa para a passagem do fluido no caso de tubos 1 com extremidades com soldadura fechada. A figura 16 mostra uma disposição semelhante à da figura 9, sendo que neste caso as extremidades dos tubos 1 estão ligadas com uma soldadura aberta (figura 18) às buchas 6. Por este meio, as zonas 15 sem rosca no interior da luva 7 em forma de bucha e as perfurações 17 radias da parede dos tubos 1 e nas buchas 6 são prescindíveis, uma vez que o fluido pode passar segundo a direcção axial a partir de um tubo 1 para o outro tubo 1.
Um adaptador 20 de expansão que pode ser utilizado em ligação com a luva 7 em forma de bucha, prevista no caso da 16 âncora de tubo de fricção de acordo com a invenção, encontra-se mostrado na figura 7.
Este adaptador 20 de expansão apresenta um canal 25 axial para a adução do fluido (meio pressurizado) , com o qual o tubo 1 expansível da âncora de tubo de fricção pode ser expandido através da luva 7 em forma de bucha a este ligada. O meio pressurizado que provém de uma fonte de pressão habitual é aplicado sobre este canal 25 axial através de uma perfuração 27 radial que desemboca no canal 25 axial. O adaptador 20 de expansão apresenta, como mostra a figura 7, uma secção 29 estreitada que se projecta para dentro da luva 7 em forma de bucha. Esta secção 29 suporta uma rosca 31 que corresponde à rosca na secção 14 da luva 7 em forma de bucha. Em particular trata-se de uma rosca métrica.
Como mostra a figura 7, no caso do adaptador 20 de expansão de acordo com a invenção, a rosca 31 não é configurada ao longo de todo o comprimento axial da secção 29 estreitada do adaptador 20 de expansão, que se projecta para dentro da luva 7 em forma de bucha, mas antes apenas numa zona delimitada situada aproximadamente no centro da secção 29 estreitada.
Um vedante 21 anelar (anel em O) está previsto entre a rosca 31 do adaptador 20 de expansão e a parte do mesmo situada exteriormente à luva 7 em forma de bucha. Com o adaptador 2 0 de expansão inserido, em particular aparafusado, na luva 7 em forma de bucha, o vedante 21 anelar é apertado entre a extremidade no lado do adaptador, da luva 7 em forma de bucha e um ressalto 33 no adaptador 20 de expansão, portanto na zona de transição entre a secção com diâmetro estreitado e a secção com diâmetro 17 ampliado, do adaptador 20 de expansão. Para este efeito, a superfície de extremidade anelar da luva 7 em forma de bucha é configurada com uma chanfradura 35 no interior. A figura 22 mostra uma forma de realização de um tubo 1 expansível, cuja extremidade fixada na bucha 6 é configurada de acordo com uma soldadura fechada e está ligada à bucha 6. A junta 41 soldada que está prevista na extremidade do tubo 1 expansível e aí fecha o seu espaço interior liga o tubo 1 expansível também à bucha 6.
No caso da forma de realização mostrada na figura 22, a extremidade situada na zona da bucha 6, na dobra do tubo expansível, está adicionalmente fechada por um inserto 43 em forma de tampão. O inserto 43 em forma de tampão está ligado ao tubo 1, por exemplo colado, embutido ou soldado.
Para que no caso da forma de realização mostrada na figura 22, de uma soldadura fechada do tubo 1 expansível, o meio pressurizado para a expansão do tubo 1 expansível possa ser introduzido no seu espaço interior, pelo menos uma abertura 45 (por exemplo orifício perfurado axialmente) que conduz para o espaço interior do tubo 1 expansível é configurada na soldadura 41. Assim, o meio pressurizado pode entrar no espaço interior do tubo 1 expansível através da abertura 45. É evidente que as perfurações 17 radiais na bucha 6 (figura 6), previstas no caso de outras formas de realização, e a perfuração alinhada com as mesmas, na parede do tubo 1 expansível (figura 7), são prescindíveis no caso da forma de realização com soldadura fechada do tubo 1 expansível e com uma abertura 45 na junta 41 soldada para a entrada do meio pressurizado. 18
Além disso, a zona 15 sem rosca na luva 7 em forma de bucha, que desbloqueia o caminho de escoamento para as perfurações 17 radiais, é prescindível no caso da forma de realização com abertura 45 na soldadura 41, na extremidade soldada e fechada do tubo 1 expansível. A figura 23, numa representação semelhante à figura 7, mostra como no caso de um tubo 1 expansível com soldadura fechada pode ser utilizado um adaptador 20 de expansão através de uma junta 41 soldada com abertura 45. A figura 24 mostra uma soldadura fechada, na forma de realização da figura 23, com pelo menos uma abertura 45 na junta 41 soldada. A figura 25 mostra como um outro componente se pode encontrar aparafusado na luva 7 em forma de bucha, no caso de um tubo 1 com soldadura fechada. A figura 26 mostra como dois tubos 1 expansíveis podem estar ligados entre si através da luva 7 em forma de bucha, tubos esses que nas suas extremidades adjacentes uma à outra estão providos de uma soldadura fechada com junta 41 soldada na qual está prevista a, pelo menos uma, abertura 45.
Na figura 26 pode também reconhecer-se que as zonas sem rosca que são necessárias no caso da forma de realização de acordo com as figuras 9 e 10, no caso de uma soldadura fechada das extremidades adjacentes uma à outra dos tubos 1 expansíveis, são prescindíveis no caso da forma de realização de uma soldadura com pelo menos uma abertura 45. 19 A luva 7 em forma de bucha apresenta secções 47 cilíndricas sem rosca nas suas duas extremidades, para que os vedantes 11 anelares possam cumprir bem o seu efeito de vedação. Uma secção 49 sem rosca está prevista na zona do centro da luva 7 em forma de bucha, entre as roscas nas secções 13 que são roscas no mesmo sentido ou em sentidos opostos.
Resumindo, um exemplo de realização da invenção pode ser descrito como o que se segue.
Uma âncora de tubo de fricção possui um tubo 1 expansível sob efeito de um meio pressurizado, que está fixado numa bucha 6. A bucha 6 encontra-se aparafusada numa secção 13 provida de rosca, de uma luva 7 em forma de bucha e está vedada em relação ao lado interior da secção 13 através de um vedante 11 anelar. A luva 7 em forma de bucha possui uma outra secção 14 provida de rosca, na qual pode ser aparafusado opcionalmente ou um outro tubo 1 expansível, ou um adaptador de expansão para a introdução do meio pressurizado para a expansão do tubo 1, ou um perno de fixação, por exemplo um perno com olhai.
Lisboa, 30 de Maio de 2012 20

Claims (38)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Âncora de tubo de fricção com um tubo (1) expansível, caracterizada por o tubo (1) expansível estar ligado a uma bucha (6), por estar prevista uma luva (7) em forma de bucha, por a bucha (6) ligada ao tubo (1) expansível estar inserida na luva (7) em forma de bucha, e por a luva (7) em forma de bucha estar concebida para o alojamento de um outro componente, na sua secção (14) oposta à secção (13) que aloja a bucha 6 com o tubo (1) expansível.
  2. 2. Âncora de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o outro componente ser uma bucha (6) que está ligada a um tubo (1) expansível de uma âncora de tubo de fricção.
  3. 3. Âncora de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada por a extremidade do tubo (1) expansível, em particular as extremidades dos dois tubos (1) expansíveis que estão ligados às buchas (6), serem configuradas de acordo com uma soldadura aberta.
  4. 4. Âncora de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada por a extremidade do tubo (1) expansível, em particular as extremidades dos dois tubos (1) expansíveis que estão ligados às buchas (6), serem configuradas de acordo com uma soldadura fechada.
  5. 5. Âncora de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada por uma zona (15) com diâmetro ampliado estar prevista entre as secções (13, 14) da luva (7) em forma de bucha. 1
  6. 6. Âncora de acordo com a reivindicação 5, caracterizada por a zona (15) da luva (7) em forma de bucha que se situa entre as buchas (6) ligadas a tubos (1) expansíveis ser configurada sem rosca.
  7. 7. Âncora de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizada por aberturas (17) que estão orientadas radialmente estarem previstas nas buchas (6) e por orifícios alinhados com as aberturas (17) estarem previstos nas extremidades dos tubos (1) expansíveis ligadas às buchas (6).
  8. 8. Âncora de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizada por roscas interiores estarem previstas nas secções (13, 14) da luva (7) em forma de bucha.
  9. 9. Âncora de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizada por roscas redondas estarem previstas nas secções (13, 14) da luva (7) em forma de bucha e por as buchas (6) estarem providas de roscas redondas exteriores.
  10. 10. Âncora de acordo com a reivindicação 9, caracterizada por as roscas redondas exteriores das buchas (6) e as da luva (7) serem roscas correspondentes.
  11. 11. Âncora de acordo com qualquer uma das reivindicações 8 a 10, caracterizada por as roscas nas secções (13, 14) serem roscas no mesmo sentido ou em sentidos opostos, nomeadamente uma rosca direita e uma rosca esquerda.
  12. 12. Âncora de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, caracterizada por um vedante (11) estar previsto entre 2 a luva (7) em forma de bucha e a, pelo menos uma, bucha (6) .
  13. 13. Âncora de acordo com a reivindicação 12, caracterizada por o vedante ser um vedante (11) anelar que se encontra inserido numa ranhura da bucha (6) aberta para o exterior.
  14. 14. Âncora de acordo com a reivindicação 13, caracterizada por a ranhura para o alojamento do vedante (11) anelar estar prevista na zona da extremidade da bucha (6) afastada da extremidade livre do tubo (1) expansível.
  15. 15. Âncora de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 e 8 a 14, caracterizada por um adaptador (20) de expansão para a adução do meio pressurizado poder ser inserido na secção (14) da luva (7) em forma de bucha, que é oposta à secção (13) da luva (7) em forma de bucha, na qual se encontra inserida a bucha (6) ligada a um tubo (1) expansível.
  16. 16. Âncora de acordo com a reivindicação 15, caracterizada por o adaptador (20) de expansão poder ser aparafusado na zona (14) da luva (7) em forma de bucha.
  17. 17. Âncora de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o outro componente ser um perno (22) de fixação.
  18. 18. Âncora de acordo com a reivindicação 17, caracterizada por a bucha (6) ligada ao tubo (1) expansível apresentar uma rosca exterior que pode ser aparafusada numa rosca interior, na secção (13) da luva (7) em forma de bucha. 3
  19. 19. Âncora de acordo com a reivindicação 18, caracterizada por a bucha (6) apresentar exteriormente uma rosca redonda e a secção (13) da luva (7) em forma de bucha apresentar uma rosca redonda interior.
  20. 20. Âncora de acordo com qualquer uma das reivindicações 17 a 19, caracterizada por a secção (14) da luva (7) em forma de bucha apresentar uma rosca.
  21. 21. Âncora de acordo com a reivindicação 20, caracterizada por as roscas na secção (13) e na secção (14) da luva (7) em forma de bucha serem roscas no mesmo sentido ou em sentidos opostos.
  22. 22. Âncora de acordo com qualquer uma das reivindicações 17 a 21, caracterizada por a bucha (6) estar vedada em relação à superfície interior da secção (13) da luva (7) em forma de bucha.
  23. 23. Âncora de acordo com qualquer uma das reivindicações 17 a 22, caracterizada por a zona (15) entre as secções (13 e 14) da luva (7) em forma de bucha ser sem rosca.
  24. 24. Âncora de acordo com qualquer uma das reivindicações 17 a 23, caracterizada por a zona (15) entre as secções (13 e 14) da luva (7) em forma de bucha ser configurada com diâmetro ampliado.
  25. 25. Âncora de acordo com a reivindicação 23 ou 24, caracterizada por a bucha (6), com a sua extremidade situada no interior da luva (7) em forma de bucha, estar disposta na zona (15). 4
  26. 26. Âncora de acordo com qualquer uma das reivindicações 17 a 25, caracterizada por o tubo (1) expansível estar ligado à bucha (6).
  27. 27. Âncora de acordo com a reivindicação 26, caracterizada por o tubo (1) expansível estar soldado com a bucha (6).
  28. 28. Âncora de acordo com qualquer uma das reivindicações 17 a 27, caracterizada por o tubo (1) expansível ser configurado de acordo com uma soldadura aberta, na sua extremidade ligada à bucha (6).
  29. 29. Âncora de acordo com qualquer uma das reivindicações 17 a 27, caracterizada por o tubo (1) expansível estar ligado de acordo com uma soldadura fechada à bucha (6).
  30. 30. Âncora de acordo com a reivindicação 29, caracterizada por pelo menos uma perfuração (17) radial estar prevista na parede da bucha (6).
  31. 31. Ancora de acordo com a reivindicação 30, caracterizada por uma abertura alinhada com a perfuração (17) na bucha (6) estar prevista no tubo (1) expansível. uma das reivindicações 20 a roscas nas zonas (13 ou 14) outra rosca ser uma rosca
  32. 32. Âncora de acordo com qualquer 31, caracterizada por uma das ser uma rosca esquerda e a direita.
  33. 33. Ancora de acordo com qualquer uma das reivindicações 20 a 32, caracterizada por a rosca na secção (14) ser uma rosca métrica. 5
  34. 34. Âncora de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 33, caracterizada por a junta (41) soldada que fecha o tubo (1) expansível de acordo com uma soldadura fechada ligar o tubo (1) expansível à bucha (6) .
  35. 35. Âncora de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 34, caracterizada por a junta (41) soldada da soldadura fechada do tubo (1) expansível estar provida de pelo menos uma abertura (45) que conduz para o espaço interior do tubo (1) expansível.
  36. 36. Âncora de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 35, caracterizada por a extremidade da dobra orientada para o interior, do tubo (1) expansível estar fechada.
  37. 37. Âncora de acordo com a reivindicação 36, caracterizada por a dobra do tubo (1) expansível estar fechada por um tampão.
  38. 38. Âncora de acordo com a reivindicação 37, caracterizada por o tampão (43) estar ligado ao tubo (1) expansível. Lisboa, 30 de Maio de 2012 6
PT07784595T 2006-08-17 2007-07-26 Âncora de tubo de fricção e adaptador de expansão para o mesmo PT1934404E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
AT13822006 2006-08-17

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1934404E true PT1934404E (pt) 2012-06-06

Family

ID=38658534

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT07784595T PT1934404E (pt) 2006-08-17 2007-07-26 Âncora de tubo de fricção e adaptador de expansão para o mesmo

Country Status (22)

Country Link
US (1) US7891911B2 (pt)
EP (1) EP1934404B1 (pt)
JP (1) JP2010501046A (pt)
KR (1) KR20090057167A (pt)
CN (1) CN101346517B (pt)
AT (2) AT9590U1 (pt)
AU (1) AU2007284046B2 (pt)
BR (1) BRPI0702907A2 (pt)
CA (1) CA2631477C (pt)
CL (1) CL2007002372A1 (pt)
CY (1) CY1112812T1 (pt)
DK (1) DK1934404T3 (pt)
ES (1) ES2384401T3 (pt)
HR (1) HRP20120508T1 (pt)
NO (1) NO20080986L (pt)
PL (1) PL1934404T3 (pt)
PT (1) PT1934404E (pt)
RS (1) RS52355B (pt)
RU (1) RU2436961C2 (pt)
SI (1) SI1934404T1 (pt)
WO (1) WO2008019409A1 (pt)
ZA (1) ZA200803753B (pt)

Families Citing this family (24)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
AT502825B1 (de) * 2006-01-19 2007-06-15 Atlas Copco Mai Gmbh Fluidrückgewinnung
CN102414396B (zh) 2009-03-10 2015-04-01 山特维克知识产权股份有限公司 摩擦锚杆
DE102010016484A1 (de) * 2009-08-20 2011-02-24 Friedr. Ischebeck Gmbh Kupplung für das Verbinden von Ankerstangen
AT508761B1 (de) * 2009-09-24 2011-04-15 Atlas Copco Mai Gmbh Reibrohranker
CH702595B1 (de) * 2010-01-28 2018-09-14 Kuechler Technik Ag Bohrankerdichtung und Selbstbohranker mit einer solchen Bohrankerdichtung.
KR101232822B1 (ko) * 2010-10-29 2013-02-13 주식회사 티에스테크노 락볼트 및 그 압력유체공급기
KR101038472B1 (ko) * 2010-10-29 2011-06-02 주식회사 티에스테크노 락볼트 및 이를 이용한 지보공법
US8888413B2 (en) * 2010-11-09 2014-11-18 Hubbell Incorporated Transition coupling between cylindrical drive shaft and helical pile shaft
DE102010061006A1 (de) 2010-12-03 2012-06-06 Friedr. Ischebeck Gmbh Kupplung, insbesondere für das Verbinden von Ankerstangen
AT13228U1 (de) 2011-01-31 2013-08-15 Atlas Copco Mai Gmbh Schutzvorrichtung für (gebirgs-)anker und reibrohranker
CN102094662B (zh) * 2011-03-15 2013-04-03 北京科技大学 一种摩擦套筒式大变形锚杆
SE535912C2 (sv) * 2011-06-30 2013-02-12 Leif Eriksson Expanderbar bergbult och ett förfarande för tillverkning av en bergbult
JP5766565B2 (ja) * 2011-09-20 2015-08-19 株式会社大林組 補強材用袋体拘束具、及びそれを使用した地盤の補強方法
KR101231875B1 (ko) * 2012-04-18 2013-02-08 주식회사 티에스테크노 락볼트 및 그 압력유체공급기
JP6387310B2 (ja) * 2015-02-04 2018-09-05 株式会社ケー・エフ・シー ロックボルト用材料管
CN105821876B (zh) * 2016-05-09 2017-10-20 浙江工业大学 一种机械联动扩大头式抗拔锚
US10669849B2 (en) 2018-01-05 2020-06-02 Nevada Industrial LLC Rock anchor inflation and draining system
CN108442954B (zh) * 2018-03-12 2019-10-15 中国矿业大学 一种深部锚固压力型可连接让压锚杆及使用方法
CL2020002727A1 (es) * 2020-10-21 2020-12-28 Terrainnova Spa Sistema de empernado que comprende dos tuercas y una barra, donde la segunda tuerca se desenrosca parcialmente de la primera, comprimiendo un material externo.
CN112411617B (zh) * 2020-11-23 2022-03-18 安徽华盛国际建筑设计工程咨询有限公司 一种垂直挡土结构及其施工方法
CN113266006A (zh) * 2021-05-25 2021-08-17 宜宾学院 一种玄武岩纤维预应力锚索构件及其锚固系统
RU207877U1 (ru) * 2021-07-26 2021-11-22 Виталий Юрьевич Лузин Фрикционный гидрораспорный трубчатый анкер
WO2023068310A1 (ja) * 2021-10-22 2023-04-27 Agc株式会社 ガラス振動板、エキサイタ付きガラス振動板及び車両用窓ガラス
WO2023068311A1 (ja) * 2021-10-22 2023-04-27 Agc株式会社 ガラス振動板、エキサイタ付きガラス振動板及び車両用窓ガラス

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4100748A (en) * 1977-01-07 1978-07-18 Stratabolt Corporation Mine roof or rock bolt expansion anchor of the bail type
JP2553566Y2 (ja) * 1991-01-31 1997-11-05 岡部株式会社 全ねじロックボルト用継手
JPH06117200A (ja) * 1992-10-09 1994-04-26 Taisei Corp ねじ付きロックボルトにおける送水装置
JP3370483B2 (ja) * 1995-06-09 2003-01-27 佐藤工業株式会社 ロックボルト打設用アダプタ
JPH09195666A (ja) * 1996-01-18 1997-07-29 Sato Kogyo Co Ltd トンネル掘削方法
SE504605C2 (sv) * 1996-02-21 1997-03-17 Atlas Copco Rock Drills Ab Skarvning av en rörformad bergbult
JPH11280397A (ja) * 1998-03-30 1999-10-12 Super Resin Kogyo Kk ロックボルト構成体
WO2003008763A1 (de) * 2001-07-19 2003-01-30 Atlas Copco Mai Gmbh Verbindung einer ankerstange mit einem bohrgerät
JP4109073B2 (ja) * 2001-10-05 2008-06-25 日新製鋼株式会社 めっき鋼管製ロックボルト
JP3834721B2 (ja) * 2002-06-19 2006-10-18 大成建設株式会社 地山補強工法
ATE310196T1 (de) * 2002-08-01 2005-12-15 Atlas Copco Mai Gmbh Kupplung von bohrankern
SE0300211L (sv) * 2003-01-30 2004-02-24 Atlas Copco Rock Drills Ab Kopplingshylsa för anslutning av en gängad bergbult till en slående bergborrmaskin
SE525140C2 (sv) 2003-05-12 2004-12-07 Atlas Copco Rock Drills Ab Expanderbar bergbult jämte bergbultningssystem
SE525690C2 (sv) * 2003-05-12 2005-04-05 Atlas Copco Rock Drills Ab Anordning för bergbultning jämte för automatiserad bergbultning samt förfarande för bergbultning
KR101153760B1 (ko) * 2004-01-28 2012-06-13 케이에프씨 가부시키가이샤 팽창 주입 볼트 및 그것을 사용한 주입 공법
WO2005119009A1 (en) 2004-06-01 2005-12-15 David Charles Tyrer Expandable rock anchor
AT501441A3 (de) 2004-12-23 2009-12-15 Atlas Copco Mai Gmbh Verfahren zum setzen von gebirgsankern und bei diesem verfahren verwenbarer gebirgsanker

Also Published As

Publication number Publication date
CA2631477C (en) 2012-12-18
EP1934404B1 (de) 2012-04-04
NO20080986L (no) 2009-03-16
CL2007002372A1 (es) 2008-02-08
ZA200803753B (en) 2009-11-25
AU2007284046B2 (en) 2013-02-14
US20090035071A1 (en) 2009-02-05
HRP20120508T1 (hr) 2012-07-31
ES2384401T3 (es) 2012-07-04
RU2436961C2 (ru) 2011-12-20
CA2631477A1 (en) 2008-02-21
DK1934404T3 (da) 2012-07-16
BRPI0702907A2 (pt) 2011-03-22
RS52355B (en) 2012-12-31
WO2008019409A1 (de) 2008-02-21
ATE552382T1 (de) 2012-04-15
PL1934404T3 (pl) 2012-09-28
JP2010501046A (ja) 2010-01-14
AT9590U1 (de) 2007-12-15
CN101346517B (zh) 2011-06-08
RU2008114519A (ru) 2009-10-20
SI1934404T1 (sl) 2012-08-31
KR20090057167A (ko) 2009-06-04
EP1934404A1 (de) 2008-06-25
US7891911B2 (en) 2011-02-22
CN101346517A (zh) 2009-01-14
CY1112812T1 (el) 2016-02-10
AU2007284046A1 (en) 2008-02-21

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1934404E (pt) Âncora de tubo de fricção e adaptador de expansão para o mesmo
ES2380221T3 (es) Abrazadera de tubería con elemento de sujección perfeccionado
BRPI0906656B1 (pt) Braçadeira de faixa para conectar primeira e segunda extremidades de tubo que se sobrepõem, e, junta de recobrimento de tubo
BRPI0811889B1 (pt) vedação com proteção contra incêndio
BRPI0807074B1 (pt) Braçadeira para tubo de junta de esfera, junta de esfera, e, conjunto de junta de esfera
KR20200000929U (ko) 차량 루프랙용 방수 밀봉 구조
KR970028007A (ko) 로터리 밸브와 구동기의 연결을 위한 조립구
KR970047761A (ko) 열교환기의 이음부
ES2390374T3 (es) Unión de tubos
ES2470366T3 (es) Sistema de acoplamiento múltiple y método relacionado con el mismo
BRPI0709802A2 (pt) conexço rosqueada para um conduto
US4614370A (en) Apparatus providing a weld-free joint for intersecting pipes or tubes within a conduit system
WO2008107498A1 (es) Potencia de manillar para bicicletas con sistema de fijación por abrazaderas con roscas potenciadas
FI105358B (fi) Putkiliitos putkien liittämiseksi kulma- tai haarayhteellä
JP6387310B2 (ja) ロックボルト用材料管
ES2392111T3 (es) Dispositivo para sujetar al menos una pieza de construcción extendida longitudinalmente
US5938245A (en) Joint for connecting ducts for fluid distribution systems
US1791385A (en) Pipe tap
KR101519382B1 (ko) 배관 피팅용 풀림 방지구
ITTO20090055A1 (it) Raccordo elettrosaldabile in polietilene per condutture di grossi diametri.
KR101904290B1 (ko) 콜렛척 타입의 조립구조를 구비한 볼트러스 및 이를 이용한 트러스 체결구조
KR200318955Y1 (ko) 관 조인트의 구조
ES2277161T3 (es) Union de plato de acoplamiento y procedimiento para fabricar una union de plato de acoplamiento de este tipo.
KR200206360Y1 (ko) 관 조인트의 구조
KR20180042875A (ko) 내진 설계형 이형관 연결구조