PT1862615E - Chave - Google Patents

Chave Download PDF

Info

Publication number
PT1862615E
PT1862615E PT07009462T PT07009462T PT1862615E PT 1862615 E PT1862615 E PT 1862615E PT 07009462 T PT07009462 T PT 07009462T PT 07009462 T PT07009462 T PT 07009462T PT 1862615 E PT1862615 E PT 1862615E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
key
groove
base
face
profile
Prior art date
Application number
PT07009462T
Other languages
English (en)
Inventor
Harald Neumayer
Original Assignee
Evva Sicherheitstechnologie
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=38544037&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT1862615(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Evva Sicherheitstechnologie filed Critical Evva Sicherheitstechnologie
Publication of PT1862615E publication Critical patent/PT1862615E/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E05LOCKS; KEYS; WINDOW OR DOOR FITTINGS; SAFES
    • E05BLOCKS; ACCESSORIES THEREFOR; HANDCUFFS
    • E05B19/00Keys; Accessories therefor
    • E05B19/0017Key profiles
    • E05B19/0029Key profiles characterized by varying cross-sections of different keys within a lock system
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E05LOCKS; KEYS; WINDOW OR DOOR FITTINGS; SAFES
    • E05BLOCKS; ACCESSORIES THEREFOR; HANDCUFFS
    • E05B27/00Cylinder locks or other locks with tumbler pins or balls that are set by pushing the key in
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T70/00Locks
    • Y10T70/70Operating mechanism
    • Y10T70/7441Key
    • Y10T70/778Operating elements
    • Y10T70/7791Keys
    • Y10T70/7881Bitting

Landscapes

  • Lock And Its Accessories (AREA)
  • Mutual Connection Of Rods And Tubes (AREA)

Description

1
DESCRIÇÃO
CHAVE 0 invento refere-se a uma chave para uma instalação de fecho de segurança com fechadura de cilindro, em que nas faces planas da chave estão previstas ranhuras longitudinais, cuja disposição e secção transversal são variáveis para produção de variações de fecho e em que está prevista, pelo menos, uma ranhura de variação profunda na forma de uma ranhura longitudinal cuja forma da secção transversal corresponde à superfície ou a uma superfície parcial de um triângulo de base, cuja face da base se localiza na face plana da chave, da qual se prolongam os outros dois lados originando uma linha de cruzamento, em que um dos flancos da ranhura pode também formar a mediana da face base do triângulo de base, de modo que no triângulo de base podem ser dispostas duas ranhuras de variação profundas. 0 invento baseia-se no perfil longitudinal da chave e no correspondente canal de chave da fechadura, como se depreende, por exemplo da AT 371 879 e da AT 385 076. A tarefa de chaves e fechaduras deste tipo consiste, em primeira linha, em conseguir uma grande quantidade de possibilidades de variação, bem como dificultar a sua falsificação abusiva. Apesar das grandes quantidades de variação possíveis, é desejável manter tão grande quanto possível as diferenças entre as variações individuais, para se evitarem bloqueios indesejados, em consequência de desgaste no material ou de imprecisões de fabrico.
No caso do presente invento acresce também que das fechaduras e chaves conhecidas que são comercializadas sob a 2 designação de marca "GPI", foram montados ou comercializados milhões de fechaduras e chaves, em que pode ser desejável ampliar instalações de fecho existentes, em que os elementos de perfil a acrescentar devem ser compatíveis com os elementos já existentes.
Os objectivos desejados são alcançados de acordo com o presente invento através da parte característica da reivindicação 1.
Outras características da chave e do perfil devem ser obtidas das reivindicações da patente e da seguinte descrição e dos desenhos.
Seguidamente, o invento será descrito, por exemplo, com o auxílio dos desenhos. A Fig. 1 é a vista lateral de uma chave plana. A Fig. 2 mostra o esquema da formação do perfil em secção transversal. A Fig. 3 mostra as diferentes variações para as ranhuras de perfil de acordo com o invento e a Fig. 4 um esquema de secção transversal para uma chave com todas as possibilidades de variação, possibilidades de variação de acordo com o invento e possibilidades de variação de acordo com a situação da Técnica para as ranhuras de perfil longitudinal, em que a chave de acordo com o invento apresenta, pelo menos, uma ranhura superficial. As Fig. 5 e 6 são exemplos para perfis de chaves, em que na Fig. 5 também está assinalado o perfil do canal da chave. A Fig. 7 mostra outro exemplo para o esquema da ranhura de acordo com a Fig. 2.
De acordo com a Fig. 1 a chave apresenta ranhuras longitudinais 2, 3 numa ou em ambas as faces planas da chave 1. 0 batente da chave 4 é dotado, de forma conhecida, com fresagens de entalhe 5 que na fechadura activam espigões de 3 pino não apresentados aqui. A parte do dorso da chave é assinalada com 6 e a cabeça da chave tem o símbolo de referência 7.
Cada uma das ranhuras longitudinais 3 variáveis foi formada segundo o esquema da Fig. 2. 0 triângulo de base foi traçado com uma linha mais espessa e formado através das duas faces 8, 9, assim como da linha 17 correspondente à superfície lateral da chave em bruto. Estas faces 8, 9 interceptam-se na linha de cruzamento 10. A linha de cruzamento 10 prologa-se na chave sobre a longitude global da chave paralela em relação à face plana da chave 1.
Dos documentos anteriormente referidos é conhecido o triângulo de base ser dividido através da mediana 11 da face da base, de modo que estão disponíveis três possibilidades de variação já conhecidas.
De acordo com o presente invento podem, adicionalmente, também ser previstos dois flancos de ranhura, que estão dispostos de forma que decorrem ao longo das medianas 121, 131 das faces 8, 9 que dividem em duas uma das faces 8 ou 9 e que passam através do ponto principal localizado oposto às linhas 8, 9, ou seja correspondente à linha principal das faces 8, 9, conforme assinalado na Fig. 2. O esquema das ranhuras de acordo com a Fig. 2 mostra todas as variações possíveis numa única ranhura de base. Na prática resultam disto os tipos de ranhuras assinalados na Fig. 3 a até d, assim como ab e cd. A variação ab corresponde ao triângulo de base. Podem, assim, partindo de um único triângulo de base, ser formadas seis variações de perfil, através do que o número de variações pode aumentar substancialmente. Apesar do elevado número destas 4 possibilidades de variação, as áreas de secção transversal dos elementos de variação individuais são suficientemente grandes para garantir a necessária segurança de fecho. As ranhuras longitudinais abertas para a esquerda na Fig. 3 podem, na outra face plana da chave, ser também dispostas abertas para a direita. A Fig. 5 mostra, por exemplo, o corte através de uma chave completa, em que no lado esquerdo são assinaladas três ranhuras de variação e no lado direito duas ranhuras de variação 3. A ranhura de perfil longitudinal 2 disposta ao longo do dorso da chave 6, por razões de espaço não pode variar da forma antes descrita, mas antes é formada sempre com a mesma profundidade.
Como se identifica nas Fig. 4, 5 e 6, as ranhuras de perfil longitudinal 2, 3 prolongam-se para além do plano longitudinal central 112 da chave, pelo que pode ser geralmente formado um perfil sobreposto. Os perfis sobrepostos são referidos quando em pelo menos três pontos as ranhuras de perfil longitudinal se prolongam até ao plano longitudinal central 112 ou até o ultrapassam. As linhas de cruzamento 10, como se identifica no esquema da Fig. 4, localizam-se, respectivamente, no outro lado do plano longitudinal central 112, precisamente em planos de intersecção 113 que decorrem paralelos em relação ao plano longitudinal central 112.
De forma preferida o ângulo interior 14 do triângulo de base é sempre igual e o comprimento dos lados do triângulo de base, bem como as medianas, são medidas respectivamente das faces planas da chave (=colos). Por fim isto também acontece se, de acordo com a Fig. 4, for previsto um denominado perfil cónico. Neste caso a envolvente 15 decorre sobre, pelo menos, 5 uma parte da altura da chave oblíqua em relação ao plano longitudinal central 112. Através desta formação cónica da secção transversal da chave é assegurado que no palhetão o correspondente canal de fecho da fechadura de cilindro pode ser formado mais apertado para impedir bloqueios abusivos. Além disso, a formação cónica dificulta a falsificação da chave. A Fig. 5 mostra um exemplo para as variações d, a e c na superfície lateral da chave esquerda e b, c na superfície direita. 0 perfil correspondente do canal da chave lb está assinalado a tracejado. A Fig. 6 mostra à esquerda as variações b, d e a, assim como à direita, as variações cd e a. A Fig. 7 mostra uma formação do esquema da ranhura análogo ao da Fig. 2, que na prática é o preferido. Esta forma tem em conta as folgas necessárias entre as superfícies metálicas deslizantes umas nas outras na fabricação das ranhuras longitudinais e na utilização. É perfeitamente compreensível que os perfis no correspondente canal de chave da fechadura têm que ser formados análogos ao perfil da chave. No caso mais simples uma ranhura de perfil longitudinal corresponde na chave a uma estria de perfil longitudinal no canal da chave. De qualquer modo, o perfil global do canal da chave tem que ser sempre tão grande, de forma que o perfil de secção transversal da chave lá caiba.
Com o sistema de perfis presente pode também ser eliminada a desvantagem de sistemas antigos existentes. Porque ao longo do tempo sempre se verificou a perda de chaves, a segurança não pode continuar a ser mantida. Podem 6 entretanto ser fornecidas novas chaves que adicionalmente às ranhuras existentes a ou b, possuem uma das ranhuras superficiais c ou d ou cd. Cilindros de fecho relevantes em termos de segurança, p. ex. no revestimento exterior de edifícios, são então substituídos por novos cilindros de fecho, que numa determinada posição pré-estabelecida apresentam apenas uma das estrias que na chave correspondem às ranhuras superficiais c ou d ou cd. Assim é possível que a nova chave bloqueie todos os cilindros, mais precisamente os novos e os velhos cilindros de fecho, onde a importância da segurança não é tão elevada. Após a substituição dos cilindros relevantes em termos de segurança, estes cilindros de fecho novos só podem ser bloqueados através das novas chaves. Com isto, a importância técnica de fecho de uma instalação de fecho será restabelecida com custos reduzidos, em comparação com uma substituição global de todos os cilindros de fecho e das chaves.
Além disso, com o sistema de perfis de acordo com o invento é possível ampliar as instalações de grupos de chaves. As instalações de grupos de chaves já existentes têm uma estrutura fixa, cuja ampliação é possível não sem alguns problemas. Com as estrias análogas às ranhuras superficiais c e d ou cd podem agora ser formados grupos de chaves adicionais. Assim é assegurado que chaves novas com as ranhuras superficiais c, d ou cd não bloqueiam para o interior de cilindros existentes que apresentem uma das estrias de acordo com as ranhuras longitudinais a ou b.
Além disso é possível ampliar sem problemas as instalações de chave mestra. Com as ranhuras superficiais c e d ou cd podem ser formadas chaves próprias adicionais na instalação de chave mestra. Assim, podem ser facilmente 7 7 ampliadas estrutura as instalações de chave mestra sem influenciar a existente da instalação.
Lisboa, 13 de Agosto de 2012.

Claims (4)

1 REIVINDICAÇÕES 1 - Chave para instalação de fecho de segurança de fechaduras de cilindro, em que nas faces planas da chave (1) estão previstas ranhuras longitudinais (2, 3), cuja disposição e secção transversal são variáveis para produção de variações de fecho e em que está prevista, pelo menos, uma ranhura profunda de variação com a forma de uma ranhura longitudinal (3), cuja forma da secção transversal define um triângulo de base, cuja face de base se localiza na face plana da chave, da qual as duas outras faces se prolongam para uma linha de cruzamento ou pelo menos está prevista uma ranhura longitudinal, cuja forma de secção transversal define um triângulo de base dividido em dois, cuja face de base se localiza na face plana da chave, da qual as duas outras faces se prolongam para uma linha de cruzamento (10) e em que uma das faces se localiza como bissectriz (11) da face de base do triângulo de base perpendicular sobre o plano longitudinal central (12), caracterizada por, pelo menos uma outra ranhura longitudinal ser formada como ranhura de variação superficial, que partindo do triângulo de base, pelo menos, um dos flancos da ranhura (12, 13) decorre ao longo das medianas (121, 131) de uma das faces (9, 8) do triângulo de base, em que o outro flanco da ranhura (12, 13) decorre ou ao longo das medianas (131, 121) da outra face (8,9) do triângulo de base ou ao longo da face (9, 8) do triângulo de base.
2 - Chave de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por as linhas de cruzamento (10) estarem dispostas no plano longitudinal central (112) do perfil ou na outra face do plano longitudinal central (112) e por de ambas as faces planas da chave (1) estar disposta em cada uma, pelo menos, 2 uma ranhura longitudinal com ranhuras profundas de variação (a, b, ab) para prever um perfil sobreposto.
3- Chave de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada por as linhas de cruzamento (10) de todas as ranhuras de variação (3) estarem dispostas respectivamente num plano de intersecção (113) paralelo em relação ao plano longitudinal central (113) do perfil.
4 - Chave de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada por o perfil ser cónico, em gue o ângulo interior (14) do triângulo de base é sempre o mesmo e os comprimentos laterais do triângulo de base, bem como as suas medianas são medidas respectivamente a partir das faces planas da chave (1). Lisboa, 13 de Agosto de 2012.
PT07009462T 2006-06-01 2007-05-11 Chave PT1862615E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
AT0095106A AT503738B1 (de) 2006-06-01 2006-06-01 Schlüssel

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1862615E true PT1862615E (pt) 2012-08-20

Family

ID=38544037

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT07009462T PT1862615E (pt) 2006-06-01 2007-05-11 Chave

Country Status (14)

Country Link
US (1) US20070295045A1 (pt)
EP (1) EP1862615B1 (pt)
JP (1) JP5283860B2 (pt)
AT (1) AT503738B1 (pt)
AU (1) AU2007202096B2 (pt)
DE (1) DE202007018422U1 (pt)
DK (2) DK1862615T3 (pt)
ES (1) ES2389735T3 (pt)
NO (1) NO340110B1 (pt)
NZ (1) NZ555091A (pt)
PL (1) PL1862615T3 (pt)
PT (1) PT1862615E (pt)
RU (1) RU2416012C2 (pt)
SI (1) SI1862615T1 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102010017166B4 (de) * 2010-05-31 2013-03-07 C.Ed. Schulte Gesellschaft mit beschränkter Haftung Zylinderschlossfabrik Verfahren zum Profilieren eines Flachschlüssels sowie nach dem Verfahren gefertigter Flachschlüssel
CN106760975B (zh) * 2016-11-29 2018-07-20 安徽理工大学 一种新型防盗弹子锁及其钥匙
DE102018101438A1 (de) * 2018-01-23 2019-07-25 Assa Abloy Sicherheitstechnik Gmbh Flachschlüsselprofil für ein Schloss-Schlüssel-System
AT523800B1 (de) * 2020-05-12 2022-06-15 Evva Sicherheitstechnologie Querschnittprofil für einen Flachschlüssel oder den Schlüsselkanal eines Zylinderschlosses

Family Cites Families (23)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US608069A (en) * 1898-07-26 Cylinder-lock
DE1553482C3 (de) * 1966-04-21 1975-07-24 C. Ed. Schulte Gmbh, 5620 Velbert Seitenprofilvariation fur Flachschlüssel von Drehzylinderschlossern in Hauptschlusselanlagen
AT362785B (de) 1973-08-03 1981-06-10 Sandoz Ag Verfahren zur herstellung neuer isoindolinderivate und ihrer salze
US4168617A (en) * 1976-01-28 1979-09-25 Evva-Werk Spezialerzeugung Von Zylinder- Und Sicherheitsschlossern Gesellschaft Mbh & Co. Kommanditgesellschaft Lock system
AT340802B (de) * 1976-01-28 1978-01-10 Evva Werke Schlussel-schlosskombination
AT371879B (de) 1976-01-28 1983-08-10 Evva Werke Schluessel-schlosskombination
US4196604A (en) * 1976-07-28 1980-04-08 Arthur Vorob Lock cylinder
AT361661B (de) 1979-05-21 1981-03-25 Linde Ag Verkaufstheke
AT371196B (de) * 1979-11-28 1983-06-10 Evva Werke Schloss mit einem zylinderkern und einem zylindergehaeuse
EP0115568B1 (de) * 1983-02-04 1987-12-23 EVVA - Werk Spezialerzeugung von Zylinder-und Sicherheitsschlössern Gesellschaft m.b.H. & Co. Kommanditgesellschaft Zylinderschloss mit Zylindergehäuse und einem Zylinderkern sowie Schlüssel
AT385076B (de) 1983-06-28 1988-02-10 Evva Werke Schluessel, sowie zylinderschloss mit zylindergehaeuse und einem zylinderkern
JPS60108127A (ja) * 1983-11-16 1985-06-13 エルンスト ケラー 安全鍵およびその製造方法
DE4125017A1 (de) * 1991-07-27 1993-01-28 Dom Sicherheitstechnik Aus schluessel und schliesszylinder bestehende schliesseinrichtung
DE4304604C2 (de) * 1993-02-16 1999-06-02 Heinz Wolter Aus Schließzylindern und Schlüsseln bestehendes Schließanlagen-System
JPH0774559B2 (ja) * 1993-12-07 1995-08-09 株式会社本田ロック キー装置
AT405668B (de) * 1995-02-01 1999-10-25 Evva Werke Flachschlüssel für zylinderschloss
US5615565A (en) * 1995-09-19 1997-04-01 Medeco Security Locks, Inc. Keys for cylinder locks
US6023959A (en) * 1999-06-16 2000-02-15 Stratton; John Tool for bending a ceiling support rod
JP3379933B2 (ja) * 2000-03-23 2003-02-24 株式会社 川井商会 鍵情報登録手続き支援システム、記録媒体、鍵板切削機
AU6411200A (en) * 2000-04-11 2001-10-18 Kaba Schliesssysteme Ag Safety turning-key
DE10042070C2 (de) * 2000-08-08 2002-09-26 Ikon Ag Schloss-Schlüssel-System
DE10306371B4 (de) * 2003-02-15 2004-12-23 Wilka Schließtechnik GmbH Profilvariation an Flachschlüsseln bzw. den Schlüsselkanälen zugehöriger Schließzylinder
JP2005163288A (ja) * 2003-11-28 2005-06-23 Alpha Corp 施解錠キー

Also Published As

Publication number Publication date
AU2007202096A1 (en) 2007-12-20
SI1862615T1 (sl) 2012-10-30
NO340110B1 (no) 2017-03-13
RU2416012C2 (ru) 2011-04-10
ES2389735T3 (es) 2012-10-31
PL1862615T3 (pl) 2012-12-31
US20070295045A1 (en) 2007-12-27
NO20072734L (no) 2007-12-03
DK200800102U3 (da) 2008-09-12
NZ555091A (en) 2008-11-28
DK200800102U1 (da) 2008-07-11
AT503738B1 (de) 2008-08-15
DK1862615T3 (da) 2012-10-08
JP2007321556A (ja) 2007-12-13
AT503738A1 (de) 2007-12-15
DE202007018422U1 (de) 2008-07-17
RU2007120397A (ru) 2008-12-10
AU2007202096B2 (en) 2010-06-17
EP1862615A1 (de) 2007-12-05
EP1862615B1 (de) 2012-07-11
JP5283860B2 (ja) 2013-09-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1862615E (pt) Chave
HU219651B (hu) Hengerzár és a hozzá tartozó kulcs, továbbá kulcs, nyerskulcs és hengerzár
BRPI0506899A (pt) método para subdividivisão de uma porção de terra para moradia e a subdivisão para moradia formada
BRPI0706838B1 (pt) Painel para construção e estrutura
US5797287A (en) Flat key
BRPI1008647B1 (pt) chave para utilização em uma fechadura de cilindro
RU2005131309A (ru) Заготовка ключа, ключ и система замков с мастер-ключом
CN102626803A (zh) 剪切刀片几何构造和方法
SK286550B6 (sk) Bezpečnostný otočný kľúč a systém zamykania
PT2118409E (pt) Canhão de fechadura com proteção contra o desgaste
ES2627994T3 (es) Pieza en bruto, llave de seguridad, sistema de cierre y procedimiento de fabricación
AU2017231709A1 (en) Key and corresponding lock
JP2015526620A5 (pt)
RU2589538C2 (ru) Плоский ключ для цилиндра замка и цилиндр замка
GB2433959A (en) Cylinder lock with control platelet and flat key
US588026A (en) Master-key pin-lock
ITBS20110086A1 (it) Cilindro per serratura
JPS6019882A (ja) 錠鍵機構
US1422520A (en) Pin-tumbler lock
US966970A (en) Mortise door-lock.
US1392949A (en) Double tubular lock
US10443265B2 (en) Set of profile members in combination with a key plug, a method to manufacture such a key plug and a combination also including an associated key
ITAN20130032A1 (it) Profili per controtelai per serramenti
IES84380Y1 (en) Cylinder lock and flat key
IE20060235U1 (en) Cylinder lock and flat key