PT1767572E - Formulações contendo estabilizadores contra a hidrólise - Google Patents

Formulações contendo estabilizadores contra a hidrólise Download PDF

Info

Publication number
PT1767572E
PT1767572E PT06018734T PT06018734T PT1767572E PT 1767572 E PT1767572 E PT 1767572E PT 06018734 T PT06018734 T PT 06018734T PT 06018734 T PT06018734 T PT 06018734T PT 1767572 E PT1767572 E PT 1767572E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
polymer
carbodiimide
molded bodies
polymeric
extruded
Prior art date
Application number
PT06018734T
Other languages
English (en)
Inventor
Steffen Denzinger
Frank Laemmerzahl
Harald Zimmer
Alexander Schmitt
Original Assignee
Raschig Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Raschig Gmbh filed Critical Raschig Gmbh
Publication of PT1767572E publication Critical patent/PT1767572E/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08KUse of inorganic or non-macromolecular organic substances as compounding ingredients
    • C08K5/00Use of organic ingredients
    • C08K5/16Nitrogen-containing compounds
    • C08K5/29Compounds containing one or more carbon-to-nitrogen double bonds
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08LCOMPOSITIONS OF MACROMOLECULAR COMPOUNDS
    • C08L67/00Compositions of polyesters obtained by reactions forming a carboxylic ester link in the main chain; Compositions of derivatives of such polymers
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08LCOMPOSITIONS OF MACROMOLECULAR COMPOUNDS
    • C08L75/00Compositions of polyureas or polyurethanes; Compositions of derivatives of such polymers
    • C08L75/04Polyurethanes
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08LCOMPOSITIONS OF MACROMOLECULAR COMPOUNDS
    • C08L77/00Compositions of polyamides obtained by reactions forming a carboxylic amide link in the main chain; Compositions of derivatives of such polymers
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08LCOMPOSITIONS OF MACROMOLECULAR COMPOUNDS
    • C08L79/00Compositions of macromolecular compounds obtained by reactions forming in the main chain of the macromolecule a linkage containing nitrogen with or without oxygen or carbon only, not provided for in groups C08L61/00 - C08L77/00
    • C08L79/04Polycondensates having nitrogen-containing heterocyclic rings in the main chain; Polyhydrazides; Polyamide acids or similar polyimide precursors
    • C08L79/08Polyimides; Polyester-imides; Polyamide-imides; Polyamide acids or similar polyimide precursors

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Processes Of Treating Macromolecular Substances (AREA)
  • Compositions Of Macromolecular Compounds (AREA)
  • Processing And Handling Of Plastics And Other Materials For Molding In General (AREA)

Description

1
DESCRIÇÃO "FORMULAÇÕES CONTENDO ESTABILIZADORES CONTRA A HIDRÓLISE" O objecto da presente invenção são corpos moldados extrudidos como estabilizadores para plásticos com grupos hidrolisáveis, e um processo correspondente que utiliza os corpos moldados extrudidos para a estabilização dos polímeros com grupos hidrolisáveis. É conhecida a utilização de mono-, bis- ou poli- carbodiimidas, alifáticas, aromáticas ou cicloalifáticas, para a estabilização de plásticos, em especial dos que têm por base poliésteres. A título de exemplos, remete-se para as patentes e pedidos de patente EP 503 421 Bl, CH 621 135, US 3,193,522, EP 473 633, DE 1 285 747 e EP 567 884.
Até ao presente, estas substâncias eram utilizadas na forma de pós ou de massas fundidas, ou então também como os chamados "masterbatch". Os pós ou as massas fundidas levantam dificuldades na dosagem e na sua distribuição em polímeros. Designam-se por "masterbatch" preparados de partida concentrados de uma substância no polímero no qual a substância vai ser utilizada. Os masterbatch, no que se refere à dosagem e à distribuição, comportam-se de forma óptima, visto que se encontram na mesma forma e tamanho de granulado que o polímero. Além disso, estes masterbatch costumam ser produzidos com o mesmo polímero para cuja estabilização são destinados. Desta forma, por um lado é necessária uma produção para o caso individual, e, por outro lado, o material polimérico que é utilizado para a preparação do masterbatch é logo submetido a temperaturas altas durante um longo tempo. Em virtude desta sobrecarga térmica, tem logo lugar uma degradação que se manifesta, da 2 forma mais perceptível, por uma coloração do granulado do masterbatch.
Na Patente JP 2004124010 é proposto, para se ultrapassarem os problemas referidos, moldar por pressão o estabilizador contra a hidrólise, na forma de pastilhas, conjuntamente com um polimero termoplástico. No entanto, por um lado, estas pastilhas, tal como o masterbatch, contêm também um polimero, e, por outro lado, tal como os pós e massas fundidas, possuem uma outra estrutura espacial diferente da do granulado do polimero. Por conseguinte, apresentam também os problemas da distribuição no polimero a eles associados.
As publicações do estado da técnica mencionadas a seguir enumeram uma série de compostos poliméricos, que contêm carbodiimidas, mas entre eles, no entanto, nenhum extrudido de carbodiimida, que fosse apropriado para servir como estabilizador de polímeros.
Assim, a patente EP-A-1514897 descreve um estabilizador contra a hidrólise para uma resina que contém grupos éster e uma composição termoplástica da resina. Quanto ao estabilizador, trata-se de uma composição que contém uma composição de carbodiimida. Compreende analogamente um componente de carbodiimida que é misturado com um anti-oxidante de fósforo. A carbodiimida encontra-se na forma líquida, de modo que o antioxidante de fósforo pode ser nela dissolvido.
Depois, é conhecido da patente EP 1 466 946 AI uma composição de resina inibidora das chamas, em que a propriedade de inibição das chamas é conseguida misturando-se uma resina termoplástica com um inibidor de chamas específico, isento de halogéneos, e com um estabilizador 3 auxiliar. Quanto às substâncias auxiliares inibidoras de chamas, trata-se das do grupo dos componentes que contêm azoto e de um sal metálico de um ácido inorgânico.
No Documento WO 03/010370 Al são descritas composições de poliéster estabilizadas e monofibras feitas das mesmas, para utilização em toalhas de papel para máquinas e noutros tecidos industriais. Quanto ao estabilizador indicado ainda para o mesmo, pode tratar-se, em alternativa, de uma carbo-diimida monomérica ou polimérica, em que se exclui que seja adicionada explicitamente uma composição de ambos; quanto à utilização divulgada, em que se trata da formação de estruturas têxteis, os estabilizadores não são referidos como granulados.
Na patente EP 1 193 050 Al é revelada uma folha orientada biaxialmente, transparente, estruturada, resistente à hidrólise, feita de um termoplástico cristalizável. Quanto ao termoplástico, trata-se de um poliéster que é misturado com um estabilizador contra a hidrólise. Trata-se, neste caso, de um composto fenólico, de uma oxazolina ou de uma carbodiimida monomérica ou polimérica, que pode ser combinada com um fosfito orgânico. O estabilizador contra a hidrólise está presente na forma de um masterbatch. A publicação de patente alemã DE 197 54 418 Al refere-se a massas de moldagem estabilizadas, feitas de materiais degradáveis biologicamente. Estas são estabilizadas contra a degradação hidrolitica e microbiana, sendo utilizados como estabilizadores contra a hidrólise carbodiimidas poliméricas ou ligadas a polimeros.
Além disso, na patente EP 0 792 908 Al é ainda revelada uma composição de revestimento liquida. Esta composição é caracterizada pela sua viscosidade; não é descrito um 4 extrudido estabilizador, mas antes pelo contrário, todos os componentes, mesmo os estabilizadores, são adicionados na forma de líquidos e em especial na forma de uma emulsão.
No Documento WO 92/19655 é revelada, por fim, uma composição de revestimento, que é susceptível de endurecer em condições de temperatura ambiente.
Por fim, na patente US 4, 952,621 é revelado um vedante de uretano ou uma mistura de revestimento com estabilidade à armazenagem melhorada. Neste caso, trata-se explicitamente de um meio vedante de poliuretano, que deve ser armazenado com uma viscosidade definida. Os estabilizadores contidos na massa vedante de acordo com a invenção encontram-se igualmente, neste caso, na forma líquida.
Finalmente, a patente EP 0 503 421 AI refere-se a fibras de poliéster modificadas com carbodiimidas, que possuem grupos terminais carboxilo fechados, visto que tinham sido submetidos a reacção com carbodiimidas.
Existe ainda, por consequência, uma necessidade de uma formulação apropriada de estabilizadores de carbodiimidas.
Surpreendentemente, descobriu-se agora que se conseguem extrudir na forma de granulados misturas de carbodiimidas e de carbodiimidas poliméricas, o que não era possível com as substâncias individuais. O problema anteriormente exposto é, pois, solucionado por meio de corpos moldados extrudidos, que consistem em pelo menos uma carbodiimida monomérica e em pelo menos uma carbodiimida polimérica, em que os corpos moldados extrudidos correspondem, na forma e nas dimensões, aos do granulado polimérico que deve ser estabilizado. Os corpos 5 moldados de acordo com a invenção não contêm qualquer material polimérico termoplástico ou outros aglutinantes.
Em conformidade, um processo de acordo com a invenção refere-se à estabilização, com carbodiimidas, de polímeros com grupos hidrolisáveis, em que a mistura de pelo menos uma carbodiimida e de pelo menos uma carbodiimida polimérica é extrudida na forma de corpos moldados, em que os corpos moldados correspondem, na forma e dimensões, aos do granulado do polimero que deve ser estabilizado, e os corpos moldados extrudidos são misturados com o polimero, sendo os corpos moldados isentos de materiais poliméricos termoplásticos e de aglutinantes.
Numa forma de realização preferida, existe apenas uma mistura de carbodiimida e de policarbodiimida.
Numa outra forma de realização preferida são adicionados outros aditivos, como por exemplo, antioxidantes, estabilizadores à luz e aos raios UV, produtos para foscagem, aditivos para o melhoramento da aptidão à coloração ou para a redução da carga electrostática, meios de protecção contra as chamas, assim como corantes orgânicos e inorgânicos, ou misturas de dois ou mais dos aditivos citados. São preferidas, em especial, formulações que, além das carbodiimidas monoméricas e das poli-carbodiimidas, contêm antioxidantes e/ou estabilizadores à luz e aos raios UV.
As vantagens das formulações de acordo com a invenção residem no facto de ser possível uma homogeneização muito boa no polímero. Neste caso, consegue-se repartir, de forma homogénea e permanente, o estabilizador granulado, em forma sólida, no granulado do polímero, sem que tenha lugar uma sobrecarga térmica. 0 tempo de permanência do polímero na 6 extrusora, até à homogeneização do estabilizador, é muito curto. Para o mesmo tempo de permanência, consegue-se uma melhor homogeneização, o estabilizador fica mais bem repartido desde o inicio e, desta forma, pode-se também proteger toda a massa desde o inicio. No caso de pós ou também de pastilhas, e apesar de uma primeira mistura homogénea dos sólidos, tem lugar frequentemente uma desagregação da mistura logo no transporte para a extrusora. Por consequência, o estabilizador não pode, desde o inicio, proteger da degradação térmica de forma suficientemente uniforme.
Os corpos moldados de acordo com a invenção prestam-se como estabilizadores para plásticos com grupos hidrolisáveis, em especial polímeros à base de poliésteres. Entre estes contam-se, entre outros, produtos de policondensação, como poliésteres, poliamidas, policaprolactonas, poliéster-amidas, poliimidas, poliamidoimidas, piolieterimidas e polieterésteres, bem como também produtos de poliadição, como poliuretanos, poliureias e elastómeros de poliureia/-poliuretano, assim como polímeros preparados por radicais, como poliacetato de vinilo, e polímeros naturais como celulose, derivados de celulose e amidos.
As formulações de acordo com a invenção deram bons resultados, em especial, no caso de poliésteres alifáticos-/aromáticos, como por exemplo, politereftalatos de etileno ou politereftalatos de butileno, mas também no caso de poliésteres totalmente aromáticos e, por exemplo, no caso de poliésteres halogenados. Os componentes dos poliésteres são de preferência dióis e ácidos dicarboxílicos, ou os respectivos ácidos oxicarboxílicos formados. 0 componente ácido principal dos poliésteres é o ácido tereftálico, mas também são de referir como apropriados, naturalmente, outros compostos, de preferência em posição para ou trans, 7 como por exemplo, ácido 2, β-naftalinodicarboxílico, mas também o ácido p-hidroxibenzóico. Além destes, também podem ser incorporados como comonómeros no poliéster diácidos aromáticos em posição meta, como o ácido isoftálico. Os exemplos tipicos de ácidos bifuncionais apropriados seriam, por exemplo, o etilenoglicol, propanodiol, 1,4-butanodiol, mas também hidroquinona, etc. Os dióis alifáticos preferidos têm 2 a 4 átomos de carbono. É especialmente preferido o etilenoglicol. A concentração do estabilizador no polímero está situada, de preferência, no intervalo de 0,05 até 5% em peso, de preferência de 0,1 até 1,0% em peso, em especial de 0,3 até 0,8% em peso. São utilizadas como estabilizadores as carbodiimidas mono-méricas e poliméricas, conhecidas por si, de fórmula
R-[-N=C=N-R-]n-N=C=N-R em que R representa grupos alquilo, cicloalquilo ou arilo iguais ou diferentes, eventualmente substituídos, e em que, para as carbodiimidas n = 0, e para as policarbodiimidas n á 2 e de preferência está situado no intervalo de 10 até 100. Trata-se, de preferência, de aril-carbodiimidas substituídas, em especial as substituídas por grupos alquilo.
Por conseguinte, prestam-se como carbodiimidas bis-aril-, bis-alquil- e bis-cicloalquil-carbodiimidas, de preferência bis-arilcarbodiimidas. Os núcleos arilo podem, neste caso, estar insubstituídos, no entanto estão de preferência substituídos na posição 2 ou nas posições 2,6 e, por consequência, são utilizadas carbodiimidas impedidas 8 estereoquimicamente. São especialmente preferidas as carbo-diimidas aromáticas substituídas por grupos isopropilo. São apropriadas como policarbodiimidas de acordo com a invenção, de preferência, compostos nos quais as unidades carbodiimida estão ligadas entre si através de núcleos arilo substituídos uma, duas ou três vezes, em que interessam como núcleos arilo radicais bivalentes derivados de fenileno, naftileno, difenileno e de difenilmetano, e em que os substituintes, na natureza e na posição de substituição, correspondem aos substituintes das carbodi-imidas substituídas no núcleo arilo. Uma policarbodiimida especialmente preferida é a policarbodiimida aromática comercial que está substituída na posição orto em relação aos grupos carbodiimida, isto é, nas posições 2,6 ou 2,4,6 do núcleo benzénico, por grupos isopropilo. As policarbodiimidas têm de preferência um peso molecular médio (determinado por meio de GPC em tetrahidrofurano) de 2000 até 25 000, mas em especial de 5000 até 15 000. A relação entre as carbodiimidas monoméricas e as policarbodiimidas nas formulações de acordo com a invenção ascende de preferência a 5:95 até 95:5, de preferência de 10:90 até 90:10 e em especial de 40:60 até 60:40.
Outros aditivos podem ser: antioxidantes, em especial do grupo dos fenóis impedidos estereoquimicamente, por exemplo, dos tipos Irganox da CIBA Spezialitâtenchemie AG ou do tipo Ralox da Raschig GmbH; estabilizadores térmicos à base de fósforo, como por exemplo, do tipo Irgafos da CIBA Spezialitâtenchemie AG; e aditivos de protecção contra a luz, em especial estabilizadores à base de aminas impedidas estereoquimicamente (HALS), como por exemplo, do tipo Tinuvin da CIBA Spezialitâtenchemie AG. 9
Os aditivos tipicos para poliamidas são sistemas de iodeto de cobre, como antioxidantes inorgânicos e estabilizadores contra a luz, fenóis impedidos estereoquimicamente e fosfitos como antioxidantes orgânicos e estabilizadores contra a luz, assim como aminas aromáticas como antioxidantes e estabilizadores contra a luz.
Os aditivos tipicos para poliésteres são antioxidantes como Irganox 245 e Irganox 1010 da CIBA Spezialitãtenchemie AG, estabilizadores contra a luz, como Tinuvin 234, Tinuvin 1577 e Irgafos 168 da CIBA Spezialitãtenchemie AG.
Sempre que estejam presentes um ou mais de outros aditivos, a sua fracção quantitativa é, em cada caso, de 1 a 60% em peso, de preferência de 5 a 30% em peso.
As dimensões dos corpos moldados de acordo com a invenção correspondem de preferência às do granulado do polimero que deve ser estabilizado. Isto garante uma mistura eficiente e homogénea com os materiais poliméricos e assegura que não tem lugar qualquer desagregação da mistura. Quanto aos corpos moldados, de acordo com a invenção, trata-se pois, tipicamente, de granulados cilíndricos com um diâmetro situado no intervalo entre 0,5 e 5 mm, de preferência entre 1 e 2 mm, e com uma altura no intervalo entre 1 mm e 1 cm, de preferência entre 2 e 5 mm. Uma outra forma típica são pastilhas de forma elipsoidal, com um diâmetro de 3 mm até 1 cm, de preferência de 3 mm até 6 mm e com uma altura no ponto mais espesso de 2 a 5 mm.
Para a preparação, os componentes acima referidos, na forma de pó ou em forma de pó e de líquido, são primeiro misturados mecanicamente o mais homogeneamente possível. Em seguida a mistura é processada na forma de corpos moldados, por meio de uma extrusora. 10
Para o efeito, os aditivos são, de preferência, misturados homogeneamente num misturador de pós conhecido, por exemplo, num misturador de pós de corrente cruzada ou num misturador de pá de bico. A mistura na forma de pó é enviada para um dispositivo de granulação. Este consiste, por exemplo, num cilindro de granulação, que possui orifícios transversais com um diâmetro de 1,5 a 5 mm, de preferência 2 a 3 mm, e com um cilindro compressor arrefecido, que roda em sentido oposto. A alimentação com os estabilizadores misturados é realizada, por exemplo, por meio de uma tremonha de alimentação colocada por cima dos cilindros, através da qual os estabilizadores alcançam a zona dos cilindros por meio da força da gravidade. Os dois cilindros estão, convenientemente, um pouco inclinados, de forma que o granulado seja removido para fora do cilindro granulador. No interior do cilindro granulador pode estar aplicada uma faca fixa, com a qual os granulados de estabilizador são desbastados e, desta forma, são ajustados ao comprimento pretendido. 0 processamento final é realizado de preferência de forma que a mistura de estabilizador seja enviada ao dispositivo de granulação e seja ali consolidada por compressão. Neste caso, a massa solidificada resultante é espremida na forma de cordão através dos orifícios de passagem do cilindro de granulação, é ali desbastada e, deste modo, é fornecida na forma de um granulado de cordão. A granulação é realizada de preferência a uma pressão elevada e a temperaturas inferiores a 100°C. Fica, desta forma, assegurado que os estabilizadores não sofrem uma sobrecarga térmica. Depois do arrefecimento, os granulados acabados podem ser ainda processados da forma pretendida. 11
Os exemplos que se seguem servirão para elucidar a invenção, sem que esta esteja, no entanto, limitada às formas de realização descritas concretamente. Se nada for indicado em contrário, todos os valores em % estão referidos ao peso.
Exemplo 1: preparação dos granulados de acordo com a invenção
Uma mistura de estabilizador 7000 e de estabilizador 9000 (carbodiimida monomérica e, respectivamente, policarbodi-imida, estabilizadores contra a hidrólise da Raschig GmbH) é comprimida a temperaturas entre 20°C e 80°C, entre um cilindro de granulação tubular, que possui orifícios transversais, e um cilindro de compressão arrefecido, que roda em sentido oposto. Nestas condições, e em função das proporções de mistura, estabelece-se uma pressão entre 2 e 5 MPa. Não é empregue qualquer pressão adicional. Os orifícios transversais foram escolhidos de forma que fosse produzido um granulado com um diâmetro de 2 a 3 mm. Para os granulados é medido o índice de cor b*, de acordo com a norma DIN 5033, com um espectrofotómetro CM-3600d da Firma Minolta. O índice de cor dá um indício para a qualidade do estabilizador. Uma das utilizações mais importantes para os poliésteres é a produção de fibras, nas quais é especialmente importante que os polímeros não apresentem qualquer coloração. As colorações são um sinal típico de uma decomposição do polímero, que, na pior das hipóteses, conduz à quebra das fibras. O Quadro 1 dá uma panorâmica dos granulados preparados e dos seus índices de cor. 12
Quadro 1
Granu lado Prop. estab. 7000 [%] Prop. estab. 9000 [%] Temperatura [°C] Pressão [MPa] Diâmetro [mm] b* A 10 90 40 OO 3 5,4 B 30 70 75 4,2 3 5, 2 C 50 50 60 4,2 2 5, 2 D 68 32 35 3,8 2 5,0 E 90 10 25 3,7 3 4,7 0 ensaio para a extrusão directamente com o estabilizador 7000 ou o estabilizador 9000 falhou, a carbodiimida fundiu, ao passo que não se conseguiu compactar a policarbodiimida.
Exemplo 2: preparação de granulados com outros aditivos
Analogamente ao exemplo 1 foram preparados granulados com adição de outros aditivos, à temperatura de 45°C. O Quadro 2 dá uma panorâmica dos granulados obtidos.
Quadro 2
Granu lado Prop. estab. 7000 [%] Prop. estab. 9000 [%] Outros aditivos [%] Diâmetro [mm] b* F 10 80 Irganox 1010 (Ciba) 10% 3 5,0 G 25 60 Irgafos 168 (Ciba) 15% 3 5,8 H 40 35 Tinuvin 234 (Ciba) 25% 2 5,4 I 63 32 Ionol 220 (Degussa) 5% 2 6,1
Exemplo 3 (comparação): preparação de masterbatches
Uma mistura de 1 a 15% de uma carbodiimida polimérica (estabilizador 9000, Raschig GmbH) e de um poliéster não mateado, condensado como matéria sólida, é extrudida numa extrusora de dois fusos ZK25 com um granulador de cordão tipo CSG 171/1 da Firma Dr. Collin GmbH, a uma temperatura de extrusora de 280°C e a uma velocidade de rotação dos fusos de 240 r.p.m., obtendo-se os masterbatches J - R. 13
Uma mistura de 5 a 10% de uma carbodiimida polimérica (estabilizador 9000, da Firma Raschig GmbH) e de uma poliamida é extrudida numa extrusora de dois fusos ZSK40 com um granulador de cordão da Firma Theyson, a uma temperatura de extrusora de 260°C e a uma velocidade de rotação dos fusos de 240 r.p.m., obtendo-se os masterbatches S e T.
Uma mistura de 5 a 15% de uma carbodiimida polimérica (estabilizador 9000, da Firma Raschig GmbH) e de um poliuretano termoplástico é extrudida numa extrusora de dois fusos ZK 25 com um granulador de cordão tipo CSG 171/1 da Firma Dr. Collin GmbH, a uma temperatura de extrusora de 200 °C e a uma velocidade de rotação dos fusos de 100 r.p.m., obtendo-se os masterbatches U e V. O Quadro 3 dá uma panorâmica sobre os granulados de masterbatch preparados e dos seus valores de b*.
Quadro 3
Granu lado Prop. estab. 9000 [%] Tipo de polímero b* J 15 Poliéster T86 (Invista Fibers & Resins GmbH) 12, 1 K 10 Poliéster T86 11, 4 L 5 Poliéster T86 11,1 M 12 Poliéster T94 (Invista Fibers & Resins GmbH) 11,4 N 1 Poliéster Polyclear 1101 (Invista Resins & Fibers GmbH) 9,4 0 15 Poliéster Polyclear 1101 10,8 P 8 Poliéster Voridian CM01 (Eastman Chemicals) 11,1 Q 15 Poliéster Lighter C98 (Equipolymers) 13,6 R 12 Poliéster PBT tipo 2000 (Invista Resins & Fibers GmbH) 12,4 S 5 Poliamida PA6, Ultramid B36 (BASF AG) 10,6 T 10 Poliamida PA6, Ultramid B36 (BASF AG) 15,2 U 5 TPU Elastollan 685A (BASF AG) 10, 3 V 15 TPU Elastollan 685A (BASF AG) 12, 4 14
Reconhece-se que mesmo os índices de cor dos granulados de masterbatch se situam nitidamente acima dos valores dos granulados de acordo com a invenção.
Exemplo 4: preparação de fibras de poliéster
Para a avaliação dos granulados de estabilizadores são fiadas fibras a partir de uma mistura do poliéster T86 (Invista) e do granulado do exemplo A, ou do masterbatch do exemplo J. As dosagens dos componentes de aditivos são ajustadas de forma que se encontrem presentes no produto final, em cada caso, 0,8% da policarbodiimida. Os componentes de aditivos são incorporados homogeneamente com o poliéster na alimentação da extrusora, gravimetricamente, de forma contínua. O Quadro 4 dá uma panorâmica sobre os produtos e os seus índices de cor.
Produto polímero aditivo Quantidade de aditivo [%] b* W T86 Granulado A 0,88 4,4 X T86 masterbatch F 5,33 5,3
Pode verificar-se que a utilização do granulado de aditivo de acordo com a invenção dá origem a um produto com um índice de cor mais favorável.
Exemplo 5: comparação dos corpos moldados de acordo com a invenção com pastilhas
Em duas garrafas de polietileno de gargalo largo, com 1 L de capacidade, foram introduzidos, em cada caso, 400 g de granulado de politereftalato de etileno (RT 12, Invista Resins & Fibers GmbH). Numa garrafa foram adicionadas 7 pastilhas com um diâmetro de 8 mm e uma altura de 4 mm, correspondentes a 2,3 g de policarbodiimida comprimida. Na segunda garrafa foram adicionados 2,3 g de granulado 15 correspondente ao exemplo 1, n° A. A quantidade de utilização de 2,3 g para 400 g corresponde a uma proporção de estabilizador de 0,5% no politereftalato de etileno. O conteúdo de ambas as garrafas foi homogeneizado. Em seguida as garrafas foram agitadas, colocando-as durante 10 minutos sobre um agitador oscilante de laboratório, e em seguida foram cortadas sem se alterar a posição. As figuras 1 a 4 mostram os resultados deste tratamento.
Nas figuras 1 e 2 reconhece-se nitidamente que das 7 pastilhas na primeira garrafa, 4 acumularam-se no gargalo da garrafa. Por consequência, através das acções de oscilação, que reflectem bastante bem as acções mecânicas na extrusora até à fusão, mais de metade do estabilizador adicionado separou-se do poliéster. Pelo contrário, nas figuras 3 e 4, em que os corpos moldados de acordo com a invenção tinham sido coloridos, para mais fácil identificação, não teve lugar qualquer desagregação da mistura.
Conclui-se, como resultado, que as pastilhas, ao contrário dos corpos moldados extrudidos, não se misturam de forma homogénea. São mais difíceis de dosear, uma vez que a operação de moldagem das pastilhas é mais anti-económica e tecnicamente mais difícil à medida que o tamanho daquelas diminui. Pelo contrário, os corpos moldados de acordo com a invenção podem ser doseados exacta e homogeneamente por meio das calhas de agitação habitualmente utilizadas. Pode ser também utilizada uma pré-mistura, visto que esta é fácil de preparar por via mecânica e permanece estável ilimitadamente.
Lisboa, 18 de Fevereiro de 2010

Claims (13)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Corpos moldados extrudidos, como estabilizador para plásticos com grupos hidrolisáveis, caracterizados por - estar presente pelo menos uma carbodiimida monomérica e pelo menos uma carbodiimida polimérica - os corpos moldados extrudidos corresponderem, na forma e nas dimensões, às do granulado do polímero que deve ser estabilizado, e - os corpos moldados estarem isentos de materiais poliméricos termoplásticos e isentos de aglutinantes.
2. Corpos moldados de acordo com a reivindicação 1, caracterizados por a carbodiimida ser escolhida entre carbodiimidas aromáticas substituídas por grupos isopropilo.
3. Corpos moldados de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizados por a carbodiimida polimérica ser escolhida entre policarbodiimidas aromáticas que estão substituídas nas posições 2,6 ou 2,4,6 do núcleo benzénico, por grupos isopropilo, e que têm de preferência um peso molecular médio de 2 000 até 25 000 g/mol, mas em especial de 5 000 até 15 000 g/mol.
4. Corpos moldados de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizados por a proporção da ou das carbodiimidas para a ou as carbodiimidas poliméricas ascender de 5:95 até 95:5.
5. Corpos moldados de acordo com uma das reivindicações 1 a 4, caracterizados por consistirem em pelo menos uma carbodiimida e pelo menos uma carbodiimida polimérica. 2
6. Corpos moldados de acordo com uma das reivindicações 1 a 4, caracterizados por conterem incorporados um ou mais de outros aditivos correntes, escolhidos entre antioxidantes, estabilizadores aos raios UV, produtos para foscagem, aditivos para o melhoramento da aptidão à coloração ou para a redução da carga electrostática, agentes de protecção contra as chamas, assim como corantes orgânicos ou inorgânicos.
7. Corpos moldados de acordo com uma das reivindicações 1 6, caracterizados por se tratar de um granulado cilíndrico com um diâmetro situado no intervalo entre 0,5 e 5 mm, de preferência entre 1 e 2 mm, e com uma altura situada no intervalo entre 1 mm e 1 cm, de preferência entre 2 e 5 mm.
8. Corpos moldados de acordo com uma das reivindicações 1 6, caracterizados por se tratar de pastilhas elipsoidais com um diâmetro de 3 mm até 1 cm, de preferência 3 a 6 mm, e com uma altura no ponto mais espesso de 2 a 5 mm.
9. Processo para a estabilização, com carbodiimidas, de polímeros com grupos hidrolisáveis, caracterizado por ser extrudida, na forma de corpos moldados, uma mistura de pelo menos uma carbodiimida e de pelo menos uma carbodiimida polimérica, em que os corpos moldados extrudidos correspondem, na forma e dimensões, aos do granulado do polímero que deve ser estabilizado, e por os corpos moldados extrudidos serem misturados com o polímero, estando os corpos moldados isentos de materiais poliméricos termoplásticos e de aglutinantes. 3
10. Processo de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por os corpos moldados serem misturados com o polimero, por meio de uma calha de agitação, imediatamente antes da introdução do polimero numa extrusora.
11. Processo de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por os corpos moldados serem misturados com o polimero num dispositivo de mistura, e por a pré-mistura ser guardada até ao processamento.
12. Processo de acordo com uma das reivindicações 9 a 11, caracterizado por o polimero ser escolhido entre poliésteres, poliuretanos, poliamidas e poliamido-imidas.
13. Processo de acordo com a reivindicação 12, caracterizado por o polimero ser escolhido entre poliésteres alifáticos/aromáticos, em especial entre politereftalatos de etileno e politereftalatos de butileno. Lisboa, 18 de Fevereiro de 2010
PT06018734T 2005-09-21 2006-09-07 Formulações contendo estabilizadores contra a hidrólise PT1767572E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102005045068 2005-09-21

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1767572E true PT1767572E (pt) 2010-02-25

Family

ID=37167957

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT06018734T PT1767572E (pt) 2005-09-21 2006-09-07 Formulações contendo estabilizadores contra a hidrólise

Country Status (5)

Country Link
US (1) US20070066727A1 (pt)
EP (1) EP1767572B1 (pt)
DE (1) DE502006005768D1 (pt)
ES (1) ES2337487T3 (pt)
PT (1) PT1767572E (pt)

Families Citing this family (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102007056631A1 (de) * 2007-11-24 2009-05-28 Teijin Monofilament Germany Gmbh Hydrolysebeständig ausgerüstete Fäden, Verfahren zu deren Herstellung und deren Verwendung
JP4845944B2 (ja) * 2008-04-10 2011-12-28 株式会社ブリヂストン 導電性エンドレスベルト
ES2388901T3 (es) * 2008-08-20 2012-10-19 Rhein Chemie Corporation Composiciones de poliol
ES2374490T3 (es) * 2009-09-02 2012-02-17 Rhein Chemie Rheinau Gmbh Uso de carbodiimidas como estabilizador de color en adhesivos termofusibles.
EP2292712A1 (de) * 2009-09-02 2011-03-09 Rhein Chemie Rheinau GmbH Verwendung von Carbodiimiden als Farbstabilisator in Schmelzklebstoffen
EP2418247A1 (de) * 2010-08-11 2012-02-15 Rhein Chemie Rheinau GmbH Langlebige biobasierte Kunststoffe, ein Verfahren zu deren Herstellung und deren Verwendung
CN103328573B (zh) * 2011-01-28 2015-05-20 可乐丽股份有限公司 反射板用聚酰胺组合物、反射板、具备该反射板的发光装置、以及具备该发光装置的照明装置和图像显示装置
EP2562205A1 (de) * 2011-08-22 2013-02-27 Rhein Chemie Rheinau GmbH Neue Folien für Solarzellen
EP2933285B1 (de) 2014-04-15 2019-01-09 Raschig GmbH Hydrolysestabilisatorformulierungen
WO2017115699A1 (ja) * 2015-12-28 2017-07-06 株式会社クラレ ポリアミド樹脂組成物
WO2017189761A1 (en) 2016-04-28 2017-11-02 Medtronic, Inc. Hydrolytically stable polymer compositions, articles, and methods
EP3636714B1 (de) 2018-10-12 2024-02-28 AKRO-PLASTIC GmbH Thermoplastische bauteile für die verwendung in kühlkreisläufen
JP2024513177A (ja) 2021-03-23 2024-03-22 ビーエーエスエフ ソシエタス・ヨーロピア 耐加水分解性が向上したポリアミド組成物、その製造方法、その用途及びそれから製造された物品

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR1310138A (pt) 1960-12-02 1963-03-06
DE2020330A1 (de) * 1970-04-25 1971-11-11 Glanzstoff Ag Verfahren zur Verbesserung der Stabilitaet von Polyestern
US3835098A (en) * 1971-03-02 1974-09-10 Du Pont Process for improving thermoplastic elastomeric compositions
CH621135A5 (en) 1976-05-05 1981-01-15 Inventa Ag Process for improving the hydrolysis stability of fibre- and film-forming polyesters
US4952621A (en) 1988-06-06 1990-08-28 The B. F. Goodrich Company Urethane sealants or coating admixtures having improved shelf stability
JPH04500247A (ja) 1989-04-24 1992-01-16 アルバニー インターナショナル コーポレイション 製紙機フェルト
JP3228977B2 (ja) 1991-03-14 2001-11-12 ジョーンズ・マンヴィル・インターナショナル・インコーポレーテッド カルボジイミド変性ポリエステル繊維およびその製造方法
AU1891492A (en) 1991-04-29 1992-12-21 Ppg Industries, Inc. A stable, one-package, non-gelled coating composition curable under ambient conditions
DE4214193A1 (de) 1992-04-30 1993-11-04 Rhein Chemie Rheinau Gmbh Hydrolysestabile polyamide
JP3518149B2 (ja) 1996-02-29 2004-04-12 日清紡績株式会社 水性プレコートメタル用塗料
DE19754418A1 (de) 1997-12-09 1999-06-10 Bayer Ag Stabilisierte Formmassen biologisch abbaubarer Materialien
DE50112551D1 (de) 2000-09-29 2007-07-12 Mitsubishi Polyester Film Gmbh Hydrolysebeständig ausgerüstete, transparente, biaxial orientierte Folie aus einem kristallisierbaren Thermoplasten und Verfahren zu ihrer Herstellung
GB0117830D0 (en) 2001-07-21 2001-09-12 Voith Fabrics Heidenheim Gmbh Stabilised polyester compositions and monofilaments thereof for use in papermachine clothing and other industrial fabrics
CN1314765C (zh) 2001-11-30 2007-05-09 宝理塑料株式会社 阻燃性树脂组合物
JP2004124010A (ja) 2002-10-07 2004-04-22 Toray Ind Inc ポリマ改質用錠剤、それを用いた成形体の製造方法、繊維および織物
JP4585749B2 (ja) * 2003-08-07 2010-11-24 日清紡ホールディングス株式会社 黄変を抑えたカルボジイミド組成物、耐加水分解安定剤及び熱可塑性樹脂組成物
JP2005082642A (ja) 2003-09-05 2005-03-31 Nisshinbo Ind Inc エステル基を有する樹脂用の耐加水分解安定剤及び熱可塑性樹脂組成物

Also Published As

Publication number Publication date
DE502006005768D1 (de) 2010-02-11
ES2337487T3 (es) 2010-04-26
US20070066727A1 (en) 2007-03-22
EP1767572B1 (de) 2009-12-30
EP1767572A1 (de) 2007-03-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1767572E (pt) Formulações contendo estabilizadores contra a hidrólise
KR100209864B1 (ko) 카보디이미드 개질된 폴리에스테르 섬유 및 이의 제조방법
ES2669521T3 (es) Composición de polímero con comportamiento retardado de cristalización, la composición de aditivo que influye en el comportamiento de cristalización, procedimiento para la disminución del punto de cristalización y/o de la velocidad de cristalización así como uso de una composición de aditivo
ES2305710T3 (es) Composiciones de poliamida con retardo de llama por hipofosfito de aluminio.
ES2225114T3 (es) Composiciones de polimeros que presentan bajos niveles de emisiones.
ES2306273T3 (es) Mezclas de poliester biologicamente degradables.
TWI595040B (zh) 烯烴-順丁烯二酐共聚物組成物及其用途
BRPI0612033A2 (pt) poliuretano termoplástico, processos para produção de poliuretanos, para reação de poliuretanos termoplásticos com isocianato, e para moldagem por injeção de poliuretano termoplástico, artigo moldado por injeção, artigo extrudado, e, filme
BRPI0716835B1 (pt) concentrados aditivos peletizados para polímeros, e processo de processamento dos mesmos
KR20070046947A (ko) 제전성 조성물
BR122015024276B1 (pt) péletes compartimentalizados de resina
BRPI0814047B1 (pt) Poliuretano termoplástico antiestático, mangueira de transporte, lâmina, mangueira, ou revestimento de cabo, sola de sapato, concentrado de ingrediente ativo, processo para a produção de poliuretano termoplástico antiestático, e, uso de etil sulfato de etilmetilimidazol
BR112016028307B1 (pt) Processo para a produção de bis[3-isopropenil-a,adimetilbenzil]carbodiimida; processo para a produção de poliuretanos; e uso de bis[3-isopropenil-a,adimetilbenzil]carbodiimida
JP6346305B2 (ja) 顆粒状樹脂用添加剤の製造方法、その製造方法により得られる顆粒状樹脂用添加剤、熱可塑性樹脂組成物、及び成形品
KR101981731B1 (ko) 폴리머 물질
ES2713677T3 (es) Formulaciones de estabilizador de hidrólisis
JP2011094030A (ja) ポリ乳酸樹脂組成物、ポリ乳酸樹脂組成物の製造方法、成形品、携帯電話機用卓上ホルダー、携帯電話機の内部シャーシ部品、電子機器用筐体及び電子機器用内部部品
ES2920493T3 (es) Composición de polímero que comprende un poliéster termoplástico
JP5048484B2 (ja) ポリエステル用uvバリアー配合物
JPS5847420B2 (ja) ナンネンセイポリエステルジユシソセイブツ
JP6482755B2 (ja) 熱可塑性樹脂組成物の製造方法
JP2019019323A (ja) ポリマー性カルボジイミド、エポキシド、およびポリエステルベースのポリマーを含む組成物、それらの製造、および使用
ES2892339T3 (es) Composiciones que contienen poli(tereftalato de etileno) (PET) estabilizadas frente a la hidrólisis
JP5300845B2 (ja) 熱処理下で良好な色を維持するポリエステル−ポリアミドブレンド
JP2001026719A (ja) リサイクル樹脂組成物及びその製造方法