PT1637430E - Método e dispositivo para determinação do sentido de marcha de um veículo ferroviário - Google Patents
Método e dispositivo para determinação do sentido de marcha de um veículo ferroviário Download PDFInfo
- Publication number
- PT1637430E PT1637430E PT05108392T PT05108392T PT1637430E PT 1637430 E PT1637430 E PT 1637430E PT 05108392 T PT05108392 T PT 05108392T PT 05108392 T PT05108392 T PT 05108392T PT 1637430 E PT1637430 E PT 1637430E
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- travel
- rotary module
- rotation
- railway vehicle
- rotary
- Prior art date
Links
- 238000000034 method Methods 0.000 title claims abstract description 18
- 230000033001 locomotion Effects 0.000 claims description 6
- 230000001133 acceleration Effects 0.000 claims description 4
- 230000000694 effects Effects 0.000 claims description 3
- 238000005259 measurement Methods 0.000 description 6
- 230000015556 catabolic process Effects 0.000 description 1
- 230000003137 locomotive effect Effects 0.000 description 1
Classifications
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B61—RAILWAYS
- B61L—GUIDING RAILWAY TRAFFIC; ENSURING THE SAFETY OF RAILWAY TRAFFIC
- B61L25/00—Recording or indicating positions or identities of vehicles or trains or setting of track apparatus
- B61L25/02—Indicating or recording positions or identities of vehicles or trains
- B61L25/023—Determination of driving direction of vehicle or train
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B61—RAILWAYS
- B61L—GUIDING RAILWAY TRAFFIC; ENSURING THE SAFETY OF RAILWAY TRAFFIC
- B61L25/00—Recording or indicating positions or identities of vehicles or trains or setting of track apparatus
- B61L25/02—Indicating or recording positions or identities of vehicles or trains
- B61L25/021—Measuring and recording of train speed
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Mechanical Engineering (AREA)
- Electric Propulsion And Braking For Vehicles (AREA)
- Length Measuring Devices With Unspecified Measuring Means (AREA)
- Control Of Position, Course, Altitude, Or Attitude Of Moving Bodies (AREA)
- Train Traffic Observation, Control, And Security (AREA)
- Vehicle Body Suspensions (AREA)
Description
1
DESCRIÇÃO "MÉTODO E DISPOSITIVO PARA DETERMINAÇÃO DO SENTIDO DE MARCHA DE UM VEÍCULO FERROVIÁRIO" A invenção refere-se a um método para determinar o sentido da marcha de um veiculo ferroviário, o qual apresenta uma carroçaria e pelo menos dois módulos rotativos. A invenção refere-se também a um dispositivo para determinar o sentido da marcha de tal tipo de veiculo ferroviário, o qual serve o propósito de realizar o método. 0 sentido da marcha de um veiculo ferroviário, nomeadamente uma locomotiva, é fornecido pelo condutor do veiculo e introduzido no inversor na mesa de bordo. Até agora, não era necessário determinar o sentido da marcha.
Obter uma informação sobre o sentido da marcha, possivelmente através de uma medição no conversor, era uma prática dispendiosa.
No documento GB 2 130 374 A é divulgado um método com o qual é reconhecida a orientação de um veiculo através da rotação das rodas, ou através do qual é posicionado num veiculo ferroviário um módulo rotativo especifico atrás e à frente. Em tal tipo de método, é necessário que a orientação do veículo ferroviário seja permanentemente supervisionada, o que pode conduzir a avarias. A invenção tem como objectivo proporcionar um método simplificado e eficaz para a determinação do sentido da marcha de um veículo ferroviário, bem como construir um dispositivo adequado àquele. 2 0 objectivo de fornecer um método é atingido de acordo com a invenção, de modo que seja medido num trajecto de curva do veiculo ferroviário em dois módulos rotativos, o ângulo de rotação de cada um em relação à carroçaria, de modo que ambos os ângulos de rotação sejam comparados um com o outro e que seja reconhecido como sentido da marcha, o sentido desde o módulo rotativo com o maior ângulo de viragem, até ao módulo rotativo com o menor ângulo de viragem. 0 ângulo de viragem é geralmente medido num eixo vertical projectado. 0 sentido da marcha pode ser apresentado na forma de vector, o qual apresenta na extensão longitudinal do veiculo ferroviário, desde o módulo rotativo com o maior ângulo de viragem no trajecto em curva, até ao módulo rotativo com o ângulo de viragem mais pequeno. 0 objectivo é atingido, de acordo com a invenção, com base no conhecimento que num trajecto de curva de um veiculo ferroviário através de uma curva da via, o módulo rotativo traseiro apresenta, contrariamente à carroçaria, um ângulo de rotação superior ao do módulo frontal. Isto deve ser atribuído ao facto de o curso da direcção da via reduzir o movimento de rotação do módulo rotativo frontal, enquanto aumenta o movimento de rotação do módulo rotativo traseiro. A diferença do ângulo de rotação torna-se maior, quando a curvatura da via é estreitada, i.e. quando possui um raio mais curto.
Com o método de acordo com a invenção, obtém-se a vantagem de se determinar, de forma fidedigna, o sentido da marcha com meios simplificados. 3 A título de exemplo, é medido, em pelo menos uma posição, um movimento relativo linear entre o módulo rotativo e a carroçaria e a partir daqui é avaliado o ângulo de viragem do módulo rotativo relativamente à carroçaria. Desta forma, surge um receptor de trajecto linear relativamente simplificado. A título de exemplo, dois movimentos relativos lineares são medidos no módulo rotativo. Seguidamente, é eliminada a influência das forças de aceleração do veículo ferroviário, através da comparação dos valores de medição.
Se a medição ocorrer em duas posições diagonais opostas no módulo rotativo, a influência das forças de aceleração pode de um modo vantajoso ser eliminada através de médias.
Consegue-se de modo vantajoso que a aceleração ou travagem do veículo ferroviário não influencie na predeterminação do sentido da marcha. A título de exemplo, são registados os ângulos de viragem admitidos através de um período de tempo fixo para ambos os módulos rotativos. Seguidamente, são determinados os valores médios ou os ângulos de viragem registados integralmente ao longo do tempo e ambos os valores médios ou integrais são comparados um com o outro. Por fim, o sentido da marcha é reconhecido através do sentido, desde o módulo rotativo com o valor médio ou integral maior, até ao módulo rotativo com o valor médio ou integral mais pequeno.
Desta forma obtém-se a vantagem de ser adicionalmente comprimida a influência prejudicial. 4 0 objectivo de proporcionar um dispositivo para determinação do sentido da marcha de um veiculo ferroviário, o qual apresente uma carroçaria e pelo menos dois módulos rotativos, em que este dispositivo serve o propósito da realização do método, é atingido de acordo com a invenção na medida em que entre cada módulo rotativo, por um lado, e a carroçaria, por outro lado, se encontra disposto um sistema de medição do trajecto e na medida em que o sistema de medição do trajecto se encontra ligado a uma unidade de análise.
Na unidade de análise é determinado o sentido da marcha momentâneo através dos valores médios do sistema de medição do trajecto.
Obtém-se a vantagem de o sentido da marcha poder ser determinado de modo rápido e fiável, com meios simplificados. A titulo de exemplo, encontram-se dois sistemas de medição do trajecto posicionados no módulo rotativo, um opostamente ao outro. Desta forma, podem ser reconhecidos de modo vantajoso efeitos perturbadores, por exemplo forças de aceleração do veiculo ferroviário, de modo que o sentido da marcha seja determinado de modo ainda mais fiável. A titulo de exemplo, ambos os sistemas de medição do trajecto podem ser dispostos no módulo rotativo, de modo diagonal, um opostamente ao outro.
Uma vez que em cada percurso ocorrem trajectos de curva, o sentido da marcha pode, em caso de necessidade, ser determinado de modo bastante rápido. 5
Uma informação sobre o sentido da marcha, a partir de uma medição efectuada, é então muito importante, quando o veiculo ferroviário se encontra equipado com amortecedores no módulo rotativo. Para um funcionamento ordenado de tal tipo de amortecedores, é necessária uma informação actualizada sobre o sentido da marcha.
Os amortecedores permitem, em particular enquanto amortecedores activos, um efeito da força do veiculo ferroviário claramente mais reduzido das linhas nos trajectos de curva, de modo que o desgaste das linhas seja claramente reduzido.
Com o método e dispositivo de acordo com a invenção obtém-se em particular a vantagem de se poder emitir o sentido da marcha de um veiculo ferroviário automaticamente e com meios fiáveis.
Lisboa, 28 de Novembro de 2007
Claims (6)
1 REIVINDICAÇÕES 1. Método para determinar o sentido da marcha de um veiculo ferroviário, o qual possui uma carroçaria e pelo menos dois módulos rotativos, caracterizado por o ângulo de rotação ser medido em dois módulos rotativos relativamente à carroçaria, aquando de um trajecto em curva, de forma a que os dois ângulos da rotação sejam comparados um com o outro, e por o sentido da marcha ser reconhecido como o sentido da direcção, desde o módulo rotativo com o maior ângulo de rotação, ao módulo rotativo com o menor ângulo da rotação.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ser medido, em pelo menos uma posição, um movimento relativo linear entre o módulo rotativo e a carroçaria, sendo a partir deste calculado o ângulo de rotação do módulo rotativo relativamente à carroçaria.
3. Método de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por serem medidos dois movimentos relativos lineares em duas posições no módulo rotativo, e por posteriormente, através da comparação dos valores medidos, ser anulado o efeito da força de aceleração do veiculo ferroviário.
4. Método de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por, num período de tempo definido, serem registados os ângulos da rotação admitidos para cada um dos dois módulos rotativos, por serem determinados respectivamente o valor médio ou o valor integral dos ângulos de rotação que são registados durante o período de tempo, por ambos os valores médios ou integrais serem comparados um com o outro, e por ser reconhecido como 2 sentido da marcha o sentido desde o módulo rotativo com o maior valor médio ou integral ao módulo rotativo com o menor valor médio ou integral.
5. Dispositivo para determinar o sentido da marcha de um veiculo ferroviário, o qual possui uma carroçaria e pelo menos dois módulos rotativos, para realizar o método de acordo com uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado por entre cada um dos módulos rotativos, por um lado, e a carroçaria, por outro lado, se encontrar disposto pelo menos um sistema de medição do trajecto, e por os sistemas de medição do trajecto estarem ligados a uma unidade de análise.
6. Dispositivo de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por dois sistemas de medição do trajecto se encontrarem opostamente dispostos no módulo rotativo. Lisboa, 28 de Novembro de 2007
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
DE102004045529A DE102004045529B3 (de) | 2004-09-20 | 2004-09-20 | Verfahren und Vorrichtung zum Bestimmen der Fahrtrichtung eines Schienenfahrzeugs |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT1637430E true PT1637430E (pt) | 2007-12-10 |
Family
ID=35478353
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT05108392T PT1637430E (pt) | 2004-09-20 | 2005-09-13 | Método e dispositivo para determinação do sentido de marcha de um veículo ferroviário |
Country Status (7)
Country | Link |
---|---|
EP (1) | EP1637430B1 (pt) |
AT (1) | ATE377542T1 (pt) |
DE (2) | DE102004045529B3 (pt) |
DK (1) | DK1637430T3 (pt) |
ES (1) | ES2293485T3 (pt) |
PT (1) | PT1637430E (pt) |
SI (1) | SI1637430T1 (pt) |
Families Citing this family (2)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
KR20150132243A (ko) | 2013-03-22 | 2015-11-25 | 웹텍 홀딩 코포레이션 | 자동화된 커플러 포지셔닝 디바이스 |
DE102022208993A1 (de) | 2022-08-30 | 2024-02-29 | Siemens Mobility GmbH | Verfahren zur Überwachung einer vorgegebenen Bewegungsrichtung bei einem Schienenfahrzeug |
Family Cites Families (6)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
FR2530568B1 (fr) * | 1982-07-22 | 1986-04-04 | Transports Commun Ste Lyonnai | Procede et dispositif de reconnaissance et de controle de position pour vehicules de transport |
DE4221117A1 (de) * | 1992-06-26 | 1994-01-05 | Krupp Verkehrstechnik Gmbh | Laufwerk für Schienenfahrzeuge |
DE19532104C1 (de) * | 1995-08-30 | 1997-01-16 | Daimler Benz Ag | Verfahren und Vorrichtung zur Bestimmung der Position wenigstens einer Stelle eines spurgeführten Fahrzeugs |
DE19654862C2 (de) * | 1996-12-04 | 1999-11-04 | Abb Daimler Benz Transp | Verfahren zur Beeinflussung des Knickwinkels von Schienenfahrzeug-Wagenkästen und Schienenfahrzeug zur Durchführung des Verfahrens |
US6622635B2 (en) * | 1998-01-12 | 2003-09-23 | Autran Corp. | Automated transportation system |
DE19936564A1 (de) * | 1999-08-04 | 2001-02-08 | Liebherr Aerospace Gmbh | Spurgeführtes Fahrzeug, insbesondere Schienenfahrzeug für den Nahverkehr |
-
2004
- 2004-09-20 DE DE102004045529A patent/DE102004045529B3/de not_active Expired - Fee Related
-
2005
- 2005-09-13 ES ES05108392T patent/ES2293485T3/es active Active
- 2005-09-13 AT AT05108392T patent/ATE377542T1/de active
- 2005-09-13 DK DK05108392T patent/DK1637430T3/da active
- 2005-09-13 PT PT05108392T patent/PT1637430E/pt unknown
- 2005-09-13 DE DE502005001866T patent/DE502005001866D1/de active Active
- 2005-09-13 SI SI200530143T patent/SI1637430T1/sl unknown
- 2005-09-13 EP EP05108392A patent/EP1637430B1/de not_active Not-in-force
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
SI1637430T1 (sl) | 2008-04-30 |
DE102004045529B3 (de) | 2006-02-16 |
EP1637430B1 (de) | 2007-11-07 |
ATE377542T1 (de) | 2007-11-15 |
DE502005001866D1 (de) | 2007-12-20 |
EP1637430A1 (de) | 2006-03-22 |
DK1637430T3 (da) | 2008-03-25 |
ES2293485T3 (es) | 2008-03-16 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
ES2366283T3 (es) | Dispositivo de medición del desplazamiento de un vehículo autoguiado. | |
ES2641518T3 (es) | Procedimiento para determinar al menos una velocidad en un vehículo sobre raíles | |
BRPI0811122B8 (pt) | sistema de direcionamento e método para comboio de veículos com rodas | |
US9637146B2 (en) | Coupler system and railcar | |
PT1855928E (pt) | Dispositivo de controlo para um veículo ferroviário | |
BRPI0410475B1 (pt) | "Método e Sistema para Determinar a Passagem de uma extremidade de Trem por um Ponto" | |
ES2939939T3 (es) | Procedimiento para detectar un descarrilamiento de un vehículo ferroviario | |
BRPI0722245A2 (pt) | Dispositivo de medida de deslocamento de um veículo auto-orientado | |
JP2018117478A (ja) | 列車分離検知システム及びその方法 | |
JP4575807B2 (ja) | 列車長算出方法及び列車制御システム | |
BR0316669A (pt) | Sistema de construção de pneu, sistema de fabricação de pneu tendo o mesmo, e método de fabricação de pneu | |
BR0113538A (pt) | Suporte para veìculo de alta velocidade sobre trilhos e via férrea com o mesmo | |
CN109823364B (zh) | 提高悬挂式单轨列车乘坐舒适度的控制系统及实现方法 | |
JP6914426B2 (ja) | 分散型センサシステムによる減速度制御を伴う制動の実行のための、軌道車両の制動に関連する実際値を求める方法および装置 | |
PT1637430E (pt) | Método e dispositivo para determinação do sentido de marcha de um veículo ferroviário | |
CN105291733B (zh) | 用于确定由车辆部段组成的车辆组合的纵向轴线之间的夹角的方法及控制设备 | |
KR101619790B1 (ko) | 열차 차륜 찰상 검지 시스템 및 방법 | |
JP3720259B2 (ja) | 鉄道軌道の曲線形状データ取得装置 | |
JP2004182000A (ja) | 車体傾斜制御のフェールセーフ方法及び装置、鉄道車両並びにこの方法に使用する曲線判定方法 | |
JP4935469B2 (ja) | 鉄道車両の走行異常検知方法及び装置 | |
PT1832493E (pt) | Sistema e processo de verificação da integridade de um comboio | |
JP2004090848A (ja) | 鉄道車両の異常検知装置及び異常検知方法 | |
ES2746673T3 (es) | Procedimiento y sistema para asegurar un desplazamiento de un vehículo ferroviario, controlador que se va a embarcar en un vehículo ferroviario y tal vehículo ferroviario | |
KR101785413B1 (ko) | 관절대차형식 철도차량의 곡선구간 주행시 곡률반경 추정 장치 및 방법 | |
PT2356004E (pt) | Método para determinar a velocidade de um veículo durante uma travagem |