PT1581765E - Combinação de um pé de altura ajustável com uma ferramenta de ajuste - Google Patents

Combinação de um pé de altura ajustável com uma ferramenta de ajuste Download PDF

Info

Publication number
PT1581765E
PT1581765E PT04700301T PT04700301T PT1581765E PT 1581765 E PT1581765 E PT 1581765E PT 04700301 T PT04700301 T PT 04700301T PT 04700301 T PT04700301 T PT 04700301T PT 1581765 E PT1581765 E PT 1581765E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
adjustable
combination according
axial
bore
washer
Prior art date
Application number
PT04700301T
Other languages
English (en)
Inventor
Rene Vermeulen
Original Assignee
Mach Support B V
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Mach Support B V filed Critical Mach Support B V
Publication of PT1581765E publication Critical patent/PT1581765E/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16MFRAMES, CASINGS OR BEDS OF ENGINES, MACHINES OR APPARATUS, NOT SPECIFIC TO ENGINES, MACHINES OR APPARATUS PROVIDED FOR ELSEWHERE; STANDS; SUPPORTS
    • F16M7/00Details of attaching or adjusting engine beds, frames, or supporting-legs on foundation or base; Attaching non-moving engine parts, e.g. cylinder blocks

Landscapes

  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Arrangement And Mounting Of Devices That Control Transmission Of Motive Force (AREA)
  • Bolts, Nuts, And Washers (AREA)
  • Finger-Pressure Massage (AREA)
  • Standing Axle, Rod, Or Tube Structures Coupled By Welding, Adhesion, Or Deposition (AREA)
  • Prostheses (AREA)
  • Surgical Instruments (AREA)
  • Dental Tools And Instruments Or Auxiliary Dental Instruments (AREA)
  • Containers And Plastic Fillers For Packaging (AREA)
  • Vehicle Body Suspensions (AREA)
  • Footwear And Its Accessory, Manufacturing Method And Apparatuses (AREA)
  • Legs For Furniture In General (AREA)
  • Passenger Equipment (AREA)
  • Casings For Electric Apparatus (AREA)
  • Orthopedics, Nursing, And Contraception (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
COMBINAÇÃO DE UM PÉ DE ALTURA AJUSTÁVEL COM UMA FERRAMENTA DE
AJUSTE A presente invenção refere-se a uma combinação que compreende, por um lado, um pé ajustável para alinhar um acessório e, por outro lado, a uma ferramenta para ajustar a altura do pé ajustável, em que o pé ajustável compreende: • uma primeira parte ajustável provida com um furo axial com uma rosca interna; • uma segunda parte ajustável provida com rosca externa que ajusta na rosca externa, cuja segunda parte ajustável, quando é aparafusada no furo, pode ser ajustada na direcção axial em relação à primeira parte ajustável rodando-a em relação à primeira parte ajustável e cuja segunda parte ajustável está provida com pelo menos um furo que se estende axialmente; • uma parte do suporte, provida na primeira parte ajustável ou na segunda parte ajustável, e • uma arruela, em que a arruela e a parte do suporte estão respectivamente, providas com uma superfície convexa e côncava, que essencialmente têm o mesmo raio de curvatura, de forma a que o ângulo da arruela possa ser ajustado em relação à parte do suporte, em que a ferramenta tem uma extremidade de inserção que pode ser inserida no furo na direcção axial e onde a extremidade de inserção está provida com meios de preensão que são equipados de forma a que, quando engatam no interior 1/18 do furo e a extremidade de inserção é rodada à volta do eixo axial, a segunda parte ajustável também roda.
No Pedido de Patente europeia EP 316 283 é descrito um pé ajustável com esta combinação. 0 pé ajustável descrito neste Pedido de Patente consiste numa primeira parte ajustável (2) e uma segunda parte ajustável (6) com, no topo, uma parte do suporte alargado (4) que na no seu topo é côncava. A segunda parte ajustável está provida com uma rosca externa e a primeira parte ajustável está provida com uma rosca interna, cujas roscas internas e externas se ajustam umas nas outras de maneira a que quando a segunda parte ajustável (6) é rodada em relação à primeira parte ajustável (2) a altura axial destas partes uma em relação à outra é ajustada. No topo da parte do suporte (4) há uma arruela (7) que é convexa na sua parte inferior, com um raio de curvatura igual ao raio de curvatura do topo côncavo da parte do suporte (4).
Os pés ajustáveis como os descritos no Pedido de Patente europeia EP 316283, como os pés ajustáveis de acordo com a presente invenção, são utilizados quando da colocação das peças de acessório de estabilização e nivelamento num substrato de forma a que, por exemplo, seja impedida a vibração (considerar, por exemplo, máquinas de lavar que estão colocadas no substrato por meio de pés ajustáveis de forma a que estas estejam o mais estáveis possível), também para impedir a introdução de tensões no acessório aquando do aperto dos parafusos de fixação para o fixar e também para o alinhamento de várias peças de acessório umas em relação às outras. Em último caso deve ser por exemplo considerado um motor que é conectado a uma instalação motorizada mediante um veio. Quando o motor e a instalação motorizada são unidades separadas que normalmente devem estar alinhadas uma com a 2/18 outra em relação ao veio de transmissão. Os pés ajustáveis são também utilizados para este fim.
No Pedido de Patente europeia EP 316 283 os furos e 11 são providos no topo da secção alargada 4 da segunda parte ajustável 6 para uma ferramenta para ajustar a altura do pé ajustável. Uma desvantagem desta construção é que com esta disposição a altura total do pé ajustável é relativamente alta; porque apesar de tudo, os furos 11 devem manter-se acessíveis em todo momento e assim não se podem afundar na primeira parte ajustável.
No Pedido de Patente DB-2,405,368 é descrito uma combinação de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1. De acordo com a figura IA, esta combinação compreende uma barra de ferramenta que compreende um elemento de pinça, que é montado de forma rotativa na barra de ferramenta. Este elemento de pinça pode ser rodado entre uma primeira posição e uma segunda posição. Na primeira posição o elemento de pinça estende-se completamente na barra de ferramentas cilíndrica. Na segunda posição, o elemento de pinça estende-se radialmente desde a barra de ferramentas para engatar com um excêntrico na parte interior de uma das partes ajustáveis. 0 objectivo da presente invenção é o de prover uma combinação do tipo mencionado no preâmbulo que, em particular, aquando da sua utilização permita que a altura total do pé ajustável seja mínima e segura. 0 objectivo anteriormente mencionado é obtido de acordo com a invenção provendo uma combinação de acordo com a reivindicação 1. Assim, esta ferramenta engata na segunda parte ajustável em pelo menos um furo axial. Pelo menos um furo axial é acessível à ferramenta sem importar o grau em 3/18 que a segunda parte ajustável está afundada na primeira parte ajustável (ou, mais exactamente, tenha sido aparafusada na primeira parte ajustável). 0 técnico especializado sabe que esta interacção da ferramenta com pelo menos um furo axial pode ser produzida de variadissimas maneiras. Por exemplo, podemos considerar um furo que se estende axialmente e está provido centralmente na segunda parte ajustável na forma de furo cego com uma ranhura, uma cavidade hexagonal, uma cavidade quadrada ou uma cavidade não circular com qualquer outra forma no fundo, nesta cavidade pode ser inserida uma ferramenta com uma secção na extremidade correspondentemente formada. No entanto, também é possível fazer dois ou mais furos excêntricos axiais no topo da superfície da segunda parte ajustável ou opcionalmente na superfície inferior da segunda parte ajustável, em cujos furos a extremidade de inserção de uma ferramenta pode ser introduzida para que seguidamente a segunda parte ajustável possa ser rodada por meio dessa ferramenta. Os elementos de transmissão podem assim por exemplo, compreender pernos que são introduzidos por extensão radial nos furos cegos providos na superfície periférica interior do furo.
De acordo com uma forma vantajosa de realizar a invenção os meios de preensão são equipados para engatar com a superfície periférica interior do furo. Neste contexto será entendido que a superfície periférica interior é a superfície periférica que se estende paralela à direcção axial do furo que se estende axialmente.
No entanto, por razões de custo, é preferível que o furo tenha uma forma circular periférica e que a superfície periférica interior do furo não requeira outra mecanização por ferramenta. Neste contexto é preferível que os elementos de transmissão sejam elementos de aperto para o engate com 4/18 aperto na superfície periférica interior do furo. Neste contexto deve ser tido em conta que é necessária uma força relativamente pequena para rodar a segunda parte ajustável em relação à primeira parte ajustável se esta rotação se dá essencialmente no estado não carregado. Os elementos de aperto para o engate com aperto seguidamente serão capazes de com relativa facilidade ter um aperto adequado na superfície periférica interior do furo via força friccionai.
No entanto, de acordo com outra forma de realizar a invenção também é muito possível que o furo tenha, pelo menos parcialmente, uma forma periférica não circular e que os meios de preensão tenham uma cabeça de pinça que possa ser colocada com um ajuste apertado na secção não circular do furo. Isto pode por exemplo ser obtido provendo o furo, ou pelo menos parte do furo, com uma forma de secção transversal quadrada. No entanto, esta pode também ser obtida mediante um furo em que a sua parede axial cilíndrica esteja provida com uma ranhura que se estenda axialmente.
De acordo com outra forma vantajosa de realizar a invenção, a ferramenta compreende além disso um perno tensor com um elemento tensor, por exemplo, uma porca, que seja capaz de se movimentar ao longo deste, em que o perno tensor está conectado activamente à segunda parte do suporte e o elemento tensor está conectado activamente à primeira parte do suporte e onde os meios de preensão são suportados pela primeira e pela a segunda parte do suporte de forma a que os meios de preensão experimentem um movimento radial quando a primeira e a segunda parte do suporte sejam movidas axialmente umas em relação às outras. Desta maneira pode ser obtido um movimento radialmente para fora ou um movimento radialmente para dentro dos meios de preensão de uma forma mecanicamente simples 5/18 dependendo da direcção em que o elemento tensor é movido axialmente ao longo do perno tensor.
Com esta disposição é além disso vantajoso que os meios de preensão compreendam dedos que se estendam axialmente, entre os quais pode ser colocada uma extremidade do perno de fixação, e que o furo seja uma abertura axial através da segunda parte ajustável, em que a abertura axial tenha uma zona alargada que se estende desde uma extremidade da abertura axial na direcção axial e tenha uma secção transversal que seja maior do que a forma da secção transversal do perno de fixação até ao grau em que os dedos possam ser nela inseridos com uma extremidade do perno de fixação entre eles. Desta maneira é possivel ajustar a altura da segunda parte ajustável em relação à primeira parte ajustável, enquanto o chamado perno de fixação para uma fixação posterior do acessório a ser alinhado, se estende através deles. Com esta disposição a abertura axial é utilizada através da segunda parte ajustável que já tinha sido provida para o perno de fixação. Assim, a segunda parte ajustável não tem que voltar a ser modificada. Neste contexto deve ser ainda salientado, que com pés ajustáveis convencionais à abertura axial através da segunda parte ajustável é dada um diâmetro maior do que o do perno de fixação a ser nele colocado.
Para estabilizar o pé ajustável durante a instalação, é preferível que o topo da segunda parte ajustável compreenda a parte do suporte e que esta parte do suporte não esteja provida no topo da primeira parte ajustável.
Com o fim de minimizar a altura total do pé ajustável é vantajoso que a parte do suporte esteja colocada completamente dentro de um contorno determinado pelo diâmetro 6/18 da rosca interna, mais particularmente que toda a segunda parte ajustável esteja colocada dentro de um contorno determinado pelo diâmetro da rosca interna. Desta maneira é possível deixar que a segunda parte ajustável se afunde completamente na primeira parte ajustável.
Para minimizar ainda mais a altura total do pé ajustável, é preferível que a parte do suporte esteja pelo menos parcial, ou preferencialmente completamente afundada, numa zona da segunda parte ajustável que está rodeada pela rosca interna.
Para minimizar a altura total do pé ajustável, é preferível que o diâmetro da arruela seja mais pequeno do que o diâmetro da segunda parte ajustável. Desta maneira a inclinação da arruela pode ainda ser ajustada se a segunda parte ajustável estiver afundada na primeira parte ajustável. Preferencialmente, o diâmetro da arruela é aproximadamente entre 4 e 10 mm mais pequeno do que o diâmetro da segunda parte ajustável, por exemplo aproximadamente 6 mm mais pequeno.
Por razões de estabilidade, é preferível que a parte do suporte tenha uma superfície côncava e que a arruela tenha uma superfície convexa. A arruela então não poderá deslizar-se por si mesma da parte do suporte porque está num oco, isto é, a superfície côncava da parte do suporte. Isto desempenha uma função particularmente importante quando um pé ajustável é instalado de acordo com a invenção. Para que o acessório que deve ser alinhado mediante o pé ajustável da combinação de acordo com a invenção possa também ser fixado ao substrato via pé ajustável, é preferível que a segunda parte ajustável e a arruela estejam providas com uma abertura axial para um parafuso de fixação. Para que o ângulo da arruela possa ser ajustado para obter uma extensão adequada, é vantajoso que a 7/18 abertura axial através da arruela tenha um diâmetro que seja aproximadamente entre 32 e 48% maior do que o diâmetro da abertura axial através da segunda parte ajustável.
Com o fim de minimizar a altura total do pé ajustável é ainda vantajoso que o comprimento axial da segunda parte ajustável seja igual ou menor do que a altura axial da primeira parte ajustável e que a segunda parte ajustável esteja provida com uma rosca externa ao longo de todo o seu comprimento axial e/ou a rosca interna do furo axial se estenda por toda a altura axial da primeira parte ajustável. Desta maneira é assegurado que a segunda parte ajustável pode ser completamente afundada na primeira parte ajustável sem que seja necessário que a segunda parte ajustável tenha que sobressair da primeira parte ajustável por qualquer lado.
De acordo com outro aspecto, a invenção refere-se a uma combinação de acordo com a invenção, a uma infra-estrutura, a um acessório que é alinhado na dita inf ra-estrutura, e um parafuso de fixação, em que o acessório é fixado à infra-estrutura com o parafuso de fixação, com o pé ajustável entre eles. Neste caso é particularmente vantajoso que uma superfície do fundo da primeira parte ajustável descanse na infra-estrutura e que o acessório esteja em contacto com a arruela ou com a tampa que, por seu lado, está em contacto com a arruela.
Ainda de acordo com outro aspecto da invenção, esta refere-se ao uso de uma ferramenta como o definido na reivindicação 18. A presente invenção será explicada mais detalhadamente abaixo com referência aos desenhos anexos. Em que nos desenhos: 8/18 A figura 1 mostra uma vista em secção transversal de uma parte do pé ajustável de uma combinação de acordo com a invenção; A figura 2 mostra, em secção transversal, uma variante de uma parte do pé ajustável de uma combinação de acordo com a invenção, numa posição instalada; A figura 3 mostra uma vista em secção transversal e frontal parcial de uma primeira parte da ferramenta de uma combinação, de acordo com a invenção para a instalação, e A figura 4 mostra uma vista em secção transversal e frontal parcial de uma parte do pé ajustável de uma combinação, de acordo com a invenção, juntamente com uma segunda parte da ferramenta de uma combinação, de acordo com a invenção, para a sua instalação. A figura 1 mostra, esquematicamente em secção transversal, uma parte do pé ajustável de uma combinação de acordo com a invenção. Este pé ajustável compreende um elemento anular 1 formando a primeira parte ajustável, um elemento de veio 2 formando a segunda parte ajustável e uma arruela 3. 0 elemento anular 1 está provido com uma rosca interna 4 e o elemento de veio 2 está provido com uma rosca externa 5. A rosca interna 4 e a rosca externa 5 são ajsutadas uma na outra, isto é, o elemento de veio 2 pode ser aparafusado no elemento anular 1. Os componentes 1, 2 e 3 são preferencialmente feitos de aço, em particular um aço de alta qualidade. 0 elemento de veio 2 está provido no topo com uma parte do suporte na forma de uma superfície côncava 6 com um raio de curvatura R. A arruela está provida na parte inferior da 9/18 mesma com uma superfície convexa 66 com o correspondente raio de curvatura R. Assim, a arruela 3 é capaz de se movimentar em relação ao elemento de veio 2, sendo possível ajustar a inclinação da superfície do topo 7 da arruela 3 em relação à superfície do fundo 8 do elemento anular 1 de modo que, por um lado, possa ser obtido, um contacto plano do lado de baixo 8 do elemento anular 1 no substrato e, por outro lado, um contacto plano na superfície do topo 7 da arruela com a parte inferior do acessório a segurar.
Rodando o elemento de veio 2 em relação ao elemento anular 1 (as figuras 1 e 2 mostram uma posição em que estes estão completamente aparafusados um no outro, enquanto que a figura 3 mostra uma posição em que estes estão parcialmente aparafusados um com o outro), a distância vertical X (ver figura 4) pode ser ajustada unida por uma ponte com o pé ajustável como o desejado.
Com referência aos símbolos de referência A, B, C, D, E, F e R na figura 1 e no quadro 1 abaixo, dez modelos, chamados de tipo 1 a tipo 10, são indicados a título de exemplo no quadro 1, com seus valores A, B, C, D, E, F e R. Exceptuando F e R, estes são os valores do diâmetro. O pé ajustável tem uma simetria circular à volta do eixo 9.
Quadro 1 A em mm B em mm A/B C em mm D em mm E em mm F em mm R em mm Tipo 1 60 42 1.4 36 20 15 16 100 Tipo 2 80 52 1.5 46 26 19 19 100 Tipo 3 100 64 1.6 58 32 23 20 100 Tipo 4 120 82 1.5 76 40 29 20 100 Tipo 5 140 95 1.5 89 48 35 20 250 Tipo 6 160 110 1.5 104 58 40 20 250 10/18
Tipo 7 190 130 1.5 124 68 46 20 250 Tipo 8 220 160 1.4 154 80 54 25 400 Tipo 9 230 160 1.4 154 84 62 25 400 Tipo 10 250 170 1.5 164 95 70 25 400 0 diâmetro da arruela 3 (ver também o quadro 1) é aproximadamente 6 mm mais pequeno (isto é, B-C) do que o diâmetro do elemento do veio 2. Isto provê uma variação relativamente ampla de inclinações para ajustar a inclinação mesmo quando o elemento de veio tenha sido completamente aparafusado no elemento anular 1.
Para impedir que a sujeira e a humidade que chega ao pé ajustável desde a parte de cima possa meter-se nas roscas ajustadas 4, 5, a superfície do topo 10 do elemento anular 1 está formada de forma a que se afunile num ângulo β na direcção radial externa. Este ângulo β pode variar entre 5o e 15°. Quanto mais agudo é o ângulo β melhor ele conduzirá a sujeira e a humidade radialmente para fora das roscas 4, 5, mas será também maior o efeito adverso sobre a capacidade de suporte da rosca interna 4 se ele continuar até ao topo do elemento anular. A figura 2 mostra essencialmente quase o mesmo pé ajustável do que o da figura 1, mas agora provido com uma tampa 11. Deve ser salientado que a tampa 11 pode ser fixada à arruela 34 mas poderá também ser formada como uma unidade peça única juntamente com a arruela 3. A tampa preferencialmente está afundada em relação à superfície do topo da arruela. Assim, a tampa não é um componente que tenha que suportar o denominado acessório 14. Consequentemente, a tampa pode ser então feita com um 11/18 material relativamente maleável, como o plástico, comparado com o da arruela. 0 objectivo principal da tampa 11 é, por um lado, cobrir as roscas ajustadas 4, 5 desde o topo e, por outro lado, proteger as superfícies côncavas e convexas 6, 66 contra a entrada de sujeira e humidade. Para este fim é importante que a tampa 11 tenha um diâmetro maior do que o da rosca interna 5 ou o da rosca externa 4 (que chega até o mesmo lugar) ou que seja maior do que o diâmetro da arruela. Para este fim é suficiente que a tampa 11, vista desde o eixo axial 9, se estenda até, por exemplo, aproximadamente a seta Y, isto é, para além das roscas ajustadas 4, 5. Para assegurar isto, o diâmetro da tampa 11 preferencialmente será de pelo menos 10%, mais preferivelmente pelo menos 25%, maior do que o diâmetro das roscas ajustadas 4, 5. 0 que pode ser obtido dando à tampa 11 um diâmetro maior e provendo-a com uma parede periférica 12 que a pendure, para que o espaço para um alojamento interior 32 seja formado debaixo da superfície do topo 13 da tampa e entre a parede 12 pendurada, é também por isso que é neutralizada a entrada de sujeira e/ou humidade radialmente do exterior ao longo do topo do elemento anular 1. Como será evidente, com esta disposição a superfície do topo afunilada 10 já não tem uma importância directa, apesar de que ela continua a oferecer vantagens. Opcionalmente também se poderá prescindir da superfície afunilada 10 se a tampa 11 tiver um diâmetro que se estenda só até aproximadamente a seta Y, isto é, se a tampa tiver um diâmetro que seja maior do que o diâmetro das roscas ajustadas 4, 5. A figura 2 mostra ainda uma secção de pé 14 de um acessório que deve ser alinhado assim como um perno hexagonal 15 provido com uma rosca, por meio do qual o dito acessório 14 é fixado no substrato 16. O pé ajustável na figura 2 é mostrado na posição completamente aparafusada, mas resultará evidente 12/18 que no caso do acessório alinhado isto na prática não sucederá com muita frequência.
Para prevenir que a tampa 11 como o mostrado na figura 2 impeça a arruela 3 de assumir uma posição inclinada em relação ao elemento de veio 2, é preferivel que a altura interna V da tampa 11 esteja entre aproximadamente 95 % e 99 % da altura total minima F (em que a espessura axial da tampa 11 não tenha sido considerada) . Devido a que a parede 12 da tampa 11 que se estende para baixo localmente tenderá a mover o elemento anular 1 quando a arruela 3 é inclinada em relação ao elemento de veio 2, é preferivel que o diâmetro interno da tampa 11 seja maior do que o maior diâmetro externo das outras partes do pé ajustável, em particular seja aproximadamente 0.5 a 2% maior do que o maior dos diâmetros externos das outras partes. Com esta disposição a distância W é então a metade do dito excesso de tamanho de 0.5 a 2%, do diâmetro da tampa.
Para impedir que o elemento de veio 2 seja empurrado para baixo em relação ao elemento anular 1 sob a influência de uma carga que age na direcção do eixo axial 9, porque a rosca externa 5 perde completa ou parcialmente o engate com a rosca interna 4, é importante adoptar um diâmetro que pelo menos seja 1.4 vezes o diâmetro nominal da rosca ajustada B para o diâmetro externo A do elemento anular 1. Desta maneira é garantido de uma forma segura que o elemento anular 1 não se pode estender na direcção radial até um grau em que a rosca interna 5 e a rosca externa 4 percam localmente o seu engate.
Para que a rosca interna possa continuar como uma rosca de suporte de carga completamente até à parte do topo do elemento anular 1, é preferivel que o ângulo P se j a por exemplo no máximo de aproximadamente 15°. 13/18
Para manter a dimensão radial da parte do pé ajustável de uma combinação de acordo com a invenção num minimo ao mesmo tempo, é preferível que o diâmetro externo dos elementos anulares seja 1.9 vezes maior do que o diâmetro da rosca interna e externa, mais preferivelmente no máximo 1.6 vezes maior que o dito diâmetro da rosca interna e externa.
Como será evidente das figuras 1 e 2, poder-se-á produzir um pé ajustável muito fino enquanto à altura total F por meio das medidas acima descritas.
Ao elemento de veio 2 pode ser dada uma altura máxima que seja igual ou menor do que o máximo da altura axial do elemento anular 1. Com esta disposição o prato côncavo 6 é como se estivesse completamente afundado na região rodeada pela rosca externa 5. No entanto, isto significa que o elemento de veio 2 fica menos acessível, pelo menos comparado com o estado da técnica conhecido descrito no Pedido de Patente europeia EP 316 283. No entanto, para poder ajustar o elemento de veio 2 em relação ao elemento anular, a invenção provê uma ferramenta especial. Esta será explicada mais detalhadamente com referência à figura 3 e à figura 4. A figura 3 mostra uma primeira forma de realizar esta ferramenta 40. A ferramenta 40 mostrada compreende um perno tensor 46 provido com uma rosca com uma porca operativa 50 no topo. O perno tensor 46 estende-se através de uma manga 45. Um segundo bloco de transmissão de aperto 41, que age como a segunda parte do suporte, está provido no fundo da manga 45. O bloco de transmissão de aperto 41 tem uma superfície periférica afunilada. Um primeiro bloco de transmissão de aperto 42, que age como primeira parte do suporte e deste modo tem uma superfície de transmissão afunilada, que está provida debaixo do bloco de transmissão de aperto 41. Este 14/18 primeiro bloco de transmissão de aperto 42 contém uma porca 47. Esta porca 47 foi fixada no perno 46 por meio de um perno de fecho 48 para que não possa ser rodado. Três blocos de aperto 43 estão providos na direcção periférica à volta do eixo axial 52. Estes blocos de aperto 43 foram presos juntos à volta do eixo 52 mediante um anel elástico 44. 0 anel elástico 44 é pré-tensado e permite aos blocos de aperto 43 que se movimentem radialmente para fora ultrapassando uma força elástica ou que se movimentem radialmente para dentro sob a influência da força da mola. Isto depende da mudança na distância axial entre a parte de transmissão 41 e a parte de transmissão 42. É vantajoso que a porca 47 seja capaz de rodar em relação à parte de transmissão 42. A rotação do perno 46 em relação à manga 45 é impedida por uma lingueta 49 que foi provida no perno 46, que se estende transversalmente em relação ao perno e se aloja numa ranhura axial provida na manga 45. Uma flange de fecho 51 é provida no topo da manga 45.
A distância axial entre as partes de transmissão 41 e 42 pode ser agora mudada rodando a porca 50. Quando as partes de transmissão 41 e 42 são movidas axialmente uma contra a outra, os blocos de aperto 43 são empurrados radialmente para fora. Quando as partes de transmissão 41, 42 são afastadas axialmente, os blocos de aperto 43 serão movimentados radialmente para dentro sob a influência da pré-tensão elástica do anel 44. O técnico especializado saberá como usar a ferramenta 40 para rodar o elemento de veio 2 em relação ao elemento anular 1. Para este fim o fundo da ferramenta 40 é inserido no furo 18 de maneira a que os blocos de aperto 43 sejam colocados no furo. A porca 50 é então rodada para que as partes de transmissão 41 e 42 se aproximem uma da outra até que os blocos de aperto 43 sejam engatados de maneira suficientemente firme na parede periférica do furo 18. A 15/18 parte do veio 2 pode então ser rodado prendendo a ferramenta 40 e rodando o elemento anular 1 ou, inversamente, prendendo o elemento anular 1 e rodando a ferramenta 40 à volta do eixo 52 . A figura 4 mostra uma segunda forma de realizar a ferramenta. A ferramenta 2 0 tem uma extremidade de inserção 21 que pode ser inserida na direcção axial no furo 19 do elemento de veio 2. Para este fim esta extremidade de inserção 21 está provida com um tipo de dedos 22 (que juntos opcionalmente também poderiam formar uma manga fechada). Estes dedos podem ser inseridos sobre uma extremidade de um perno 17 que se estende para cima de forma a que o pé ajustável 1, 2 possa primeiro ser colocado no substrato 16 enquanto um parafuso de fixação 17 já tinha sido fixado no dito substrato 16. Os meios de preensão 23, neste caso em forma de blocos de aperto, são providos no fundo dos dedos 22. Estes blocos de aperto 23 podem ser accionados mediante um mecanismo de alavanca, do qual os dedos 22 formam parte. O mecanismo de alavanca consiste essencialmente nos dedos 22 e nos braços 33, que estão articulados entrei si em 24 e os braços que estão articulados numa segunda parte do suporte comum 25 a 34. Os dedos 22 são também articulados numa primeira parte do suporte comum 2 6 a 35. Os blocos de aperto 23 são movidos radialmente para fora ou radialmente para dentro movendo agora as partes de suporte 25, 26 uma em relação à outra. Este movimento das partes de suporte 25 e 26 uma em relação à outra é possível, por exemplo, fixando a parte do suporte 25 num perno 27, em que a rotação da parte do suporte 25 em relação ao eixo longitudinal do perno 27 é possível, e fixando a parte do suporte 26 no fundo de uma manga 28 através do qual o perno se estende. A manga 28 está provida no topo com um corpo de porca 29 através do qual o perno 27 se estende por meio de uma rosca 30. O movimento da parte do 16/18 suporte 25 em relação à parte do suporte 26 é produzido agora rodando o perno 27 mediante o braço 31 em relação à manga 28.
Será evidente para os técnicos especializados que as ferramentas mostradas de forma muito esquemática na figura 3 e 4 são meramente exemplos de possíveis formas de realizar a invenção. Especificamente, as ferramentas deste tipo podem ser produzidas de muitas formas. A vantagem das ferramentas deste tipo é que o furo 18 através do elemento de veio 2 não tem que ter uma forma especial. Pode ser simplesmente um furo circular como o de costume. No entanto, o furo 18 poderá também ser feito de forma não circular, e neste cujo caso a ferramenta só tem que ser provida com uma extremidade de inserção que possa ser inserida no furo não circular 18 com um ajuste apertado. Isto pode por exemplo, ser obtido, provendo o furo não circular com uma ranhura axial nos lados em oposição e fazendo a extremidade de inserção 21 como se tivesse a forma de uma placa, as extremidades da placa seguidamente serão colocadas nos lados em oposição do furo 18 nas ranhuras feitas.
Com referência à figura 2 deste Pedido de Patente e à figura do Pedido de Patente europeia EP 888 514, número de referência 23, é de salientar que a tampa 11 pode também funcionar em conjunto com uma escala provida no elemento anular 1. Como no caso de uma forma preferida de realizar a presente invenção, a tampa 11 pode em relação ao elemento anular 1 ser inclinada, é preferível prover o elemento anular 1 com várias escalas verticais distribuídas à volta da periferia ou com uma escala que se estenda por toda a periferia. Além disso, as escalas múltiplas fazem a leitura mais fácil. A escala pode também ser uma única linha de referência. Esta pode, por exemplo, indicar a altura máxima (a desaparafusar) do pé ajustável. Esta altura máxima a 17/18 desaparafusar será então determinada para que o comprimento associado de acoplamento entre a rosca interna e externa tenha uma capacidade de suporte adequada para poder suportar uma carga com um desenho pré-determinado como consequência do denominado "acessório".
Lisboa, 18/18

Claims (18)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Combinação que compreende, por um lado, um pé ajustável para o alinhar num acessório e, por outro lado, uma ferramenta (40, 20) para ajustar a altura do pé ajustável, em que o pé ajustável compreende: • uma primeira parte ajustável (1) provida com um furo axial com uma rosca interna (4) ; • uma segunda parte ajustável (2) provida com uma rosca externa (5) que ajusta na rosca interna (4), cuja segunda parte ajustável (2), quando é aparafusada no furo, pode ser ajustada na direcção axial em relação à primeira parte ajustável (1) rodando-a em relação à primeira parte ajustável (1) e cuja segunda parte ajustável (2) está provida com pelo menos um furo (18) que se estende axialmente; • uma parte do suporte (6), provido na primeira parte ajustável (1) ou na segunda parte ajustável (2), e • uma arruela (3) , em que a arruela (3) e a parte do suporte (6) cada uma delas está provida com uma superfície convexa (66) e côncava (6), respectivamente, que têm essencialmente o mesmo raio (R) de curvatura, de forma a que o ângulo da arruela (3) possa ser ajustado em relação à parte do suporte (6), e a ferramenta (20, 40) tem uma extremidade de inserção (21) que pode ser inserida no furo (18) na direcção axial e a extremidade de inserção (21) está provida com meios de preensão (43, 23, 22) que estão equipados de maneira a que, quando estes engatam com o interior do furo (18) e a extremidade de inserção (21) roda sobre o eixo axial (52), a segunda parte ajustável (2) 1/6 também roda, caracterizado por os meios de preensão compreenderem elementos transmissão (23, 43) que são capazes de retroceder e avançar na direcção radial e estarem distribuídos de maneira ajustada à volta da periferia da extremidade de inserção (21), cujos elementos de transmissão (23, 43) estão conectados por meios de transmissão (25, 26; 41, 42) a meios operativos (29, 31; 50, 51) para expandir e retrair radialmente os elementos de transmissão (23, 43) para os engatar no furo (18); cujos meios operativos (29, 31; 50, 51) estão providos na ferramenta (20, 40) e estão colocados fora do furo (18) quando a extremidade de inserção (21) foi inserida no furo (18) .
  2. 2. Combinação de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por os meios de preensão (23, 43) estarem equipados para engatar na superfície periférica interior do furo (18).
  3. 3. Combinação de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada por o furo (18) ter uma forma circular periférica e os elementos accionadores (23, 43) serem elementos de aperto para o engate de aperto na superfície periférica interior do furo (18).
  4. 4. Combinação de acordo com a reivindicação 2, caracterizada por o furo (18) pelo menos parcialmente ter uma forma periférica não circular e os meios de preensão (23, 43) terem uma cabeça de pinça que pode ser alojada com um ajuste apertado na secção não circular do furo.
  5. 5. Combinação de acordo com uma das reivindicações de 1 a 4, caracterizada por a ferramenta ainda compreender um perno tensor (27, 46) com um elemento tensor (28, 50) que pode deslocar-se ao longo dele, e a ferramenta (20, 40) ter uma primeira (25, 41) e uma segunda (26, 42) parte do suporte 2/6 para os meios de preensão (22, 23; 43) na extremidade de inserção, e o perno tensor (27: 46) estar activamente conectado à segunda parte do suporte (26, 42) e o elemento tensor (28, 50) estar activamente conectado à primeira parte do suporte (25, 41) e os meios de preensão (22, 23; 43) serem suportados pela primeira (23, 41) e pela segunda (26, 42) parte do suporte de forma a que os meios de preensão (22, 23; 43) experimentem um movimento radial quando a primeira (25, 41) e segunda (26, 42) partes de suporte sejam movidas axialmente uma em relação à outra.
  6. 6. Combinação de acordo com a reivindicação 5, caracterizada por os meios de preensão (43) compreendem dedos (22) que se estendem axialmente, e entre os quais pode ser fixada uma extremidade do perno de fixação (17), e o furo (18) ser uma abertura axial através da segunda parte ajustável (2) , e a abertura axial ter uma zona alargada que se estende desde uma extremidade da abertura axial na direcção axial e que tem uma forma de secção transversal que é maior do que a forma de secção transversal do perno de fixação (17) a um nivel que os dedos (22) podem ser nela inseridos com uma extremidade do perno de fixação (17) entre eles.
  7. 7. Combinação de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por a parte superior da segunda parte ajustável (2) compreender a parte do suporte (6).
  8. 8. Combinação de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por a parte do suporte (6) ser completamente colocada dentro de um contorno determinado pelo diâmetro da rosca externa (5) .
  9. 9. Combinação de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a parte do suporte (6) estar pelo menos parcial, 3/6 preferencial completamente, afundada numa zona da segunda parte ajustável (2) que está rodeada pela rosca externa (5).
  10. 10. Combinação de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por, vista na direcção axial, a altura da segunda parte ajustável (2) ser menor ou igual à altura da primeira parte ajustável (1) e, vista na direcção radial, as dimensões da segunda parte ajustável (2) estarem completamente dentro do contorno determinado pela rosca externa (5) .
  11. 11. Combinação de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por o diâmetro externo (C) da arruela (3) ser no máximo igual ao diâmetro externo (B) da segunda parte ajustável (2).
  12. 12. Combinação de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por a parte do suporte (6) ter uma superfície côncava e a arruela (3) ter uma superfície convexa (66) .
  13. 13. Combinação de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por a segunda parte ajustável (2) e a arruela (3) estarem providas com uma abertura axial para um parafuso de fixação (17).
  14. 14. Combinação de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por a abertura axial através da arruela (3) ter um diâmetro (D) que é aproximadamente entre 32 e 48% maior do que o diâmetro (E) da abertura axial através da segunda parte ajustável (2).
  15. 15. Combinação de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por o comprimento axial da segunda 4/6 parte ajustável (2) ser igual ou menor do que a altura axial da primeira parte ajustável (1) e a segunda parte ajustável (2) estar provida com uma rosca externa (5) ao longo de todo o seu comprimento axial e/ou a rosca interna (4) do furo axial se estender por toda a altura axial da primeira parte ajustável (1).
  16. 16. Combinação de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por esta adicionalmente compreender uma infra-estrutura (16), um acessório (14) alinhado na dita infra-estrutura (16), e um parafuso de fixação (9, 17), e o acessório (14) estar fixado à infra-estrutura (16) mediante o parafuso de fixação (9, 17), com o pé ajustável entre eles.
  17. 17. Combinação de acordo com a reivindicação 16, caracterizada por uma superfície do fundo (8) da primeira parte ajustável (1) descansar na infra-estrutura (16) e o acessório (14) estar em contacto com a arruela (3) ou com a tampa (11) que, por seu lado, está em contacto com a arruela (3) .
  18. 18. Uso de uma parte da ferramenta de uma combinação como a definida numa das reivindicações de 1 a 6 para ajustar a altura de uma parte do pé ajustável de uma combinação como a definida numa das reivindicações anteriores. Lisboa, 5/6 REFERÊNCIAS CITADAS NA DESCRIÇÃO Esta lista de referências citadas pelo titular tem como único objectivo ajudar o leitor e não forma parte do documento de patente europeia. Ainda que na sua elaboração foi tido o máximo cuidado, não se podem excluir erros ou omissões e a este respeito a EPO declina qualquer responsabilidade. Documentos de Pedidos de Patente citados na descrição • EP316283 A [0002] [0003] · EP 888514 A [0040]] [0004] [0035] 6/6
PT04700301T 2003-01-06 2004-01-06 Combinação de um pé de altura ajustável com uma ferramenta de ajuste PT1581765E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
NL1022309A NL1022309C2 (nl) 2003-01-06 2003-01-06 Samenstel omvattende enerzijds een stelvoet voor het uitgericht opstellen van een inrichting en anderzijds een gereedschap voor het instellen van de hoogte van de stelvoet.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1581765E true PT1581765E (pt) 2009-09-02

Family

ID=32709978

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT04700301T PT1581765E (pt) 2003-01-06 2004-01-06 Combinação de um pé de altura ajustável com uma ferramenta de ajuste

Country Status (18)

Country Link
US (1) US20060237622A1 (pt)
EP (1) EP1581765B1 (pt)
JP (1) JP2006517020A (pt)
CN (1) CN100439786C (pt)
AT (1) ATE429611T1 (pt)
AU (1) AU2004203746B2 (pt)
BR (1) BRPI0406627A (pt)
CA (1) CA2510997A1 (pt)
DE (1) DE602004020729D1 (pt)
DK (1) DK1581765T3 (pt)
ES (1) ES2324992T3 (pt)
HK (1) HK1079562A1 (pt)
IS (1) IS7955A (pt)
NL (1) NL1022309C2 (pt)
NO (1) NO20053035L (pt)
PL (1) PL377655A1 (pt)
PT (1) PT1581765E (pt)
WO (1) WO2004061358A1 (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7438274B2 (en) * 2003-01-06 2008-10-21 Machine Supports B.V. Adjustable foot for setting up equipment in alignment
US20080090109A1 (en) * 2006-08-10 2008-04-17 Angstrom Power Inc. Portable fuel cell power source and methods related thereto
US20120228182A1 (en) 2011-03-11 2012-09-13 Honeywell International Inc. Heat sealable food packaging films, methods for the production thereof, and food packages comprising heat sealable food packaging films
WO2012146261A1 (en) * 2011-04-28 2012-11-01 Skf B.V. Modular double adjustable chock
CN103115228B (zh) * 2012-09-20 2015-06-17 吴裕豊 一种连杆型锚栓
CN103056669A (zh) * 2013-01-10 2013-04-24 柳州正菱重型数控机床有限公司 机床调平装置
CN105257954B (zh) * 2014-07-15 2018-01-02 冠研(上海)专利技术有限公司 具有锁固装置防震脚座
CN110822716B (zh) * 2019-11-07 2021-02-26 深圳市比亚美塑胶模具有限公司 一种高温水温机
CN112173357A (zh) * 2020-10-15 2021-01-05 北京特种机械研究所 一种运输箱用支脚锁定块
DE102021207060A1 (de) * 2021-07-06 2023-01-12 Aktiebolaget Skf Einstellbarer Nivellierbausatz und zugehöriges Montageverfahren

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2497633A (en) * 1947-04-08 1950-02-14 Shapiro Jack Internally applied expanding gripping tool
US2719747A (en) * 1952-04-02 1955-10-04 Mark B Layne Expansible wedge type anchor
US3311002A (en) * 1965-03-15 1967-03-28 William E Van Hoose Adjustable wrench
DE2405368A1 (de) * 1974-02-05 1975-08-07 Gemex Gmbh & Co Kg Befestigungsvorrichtung fuer maschinen an fundamenten
DE2601168C2 (de) * 1976-01-14 1985-06-13 Fixatorenbau Bertuch & Co GmbH, 5090 Leverkusen Stellvorrichtung für Maschinen
CH674767A5 (pt) 1987-11-11 1990-07-13 Peter Stillhart Fa
CN2231356Y (zh) * 1995-11-02 1996-07-17 中国石化兰州炼油化工总厂 可调节高度的固定支架
NL1002661C2 (nl) * 1996-03-20 1997-09-23 Elbert Christoffel Edward Rich Stelvoet voorzien van afdichtmiddelen.
US6282999B1 (en) * 2000-04-17 2001-09-04 Pasco Specialty & Mfg. Co., Inc. Plumbing part installation and removal tool
CN2467863Y (zh) * 2000-12-02 2001-12-26 深圳市宝安区龙华镇科丰达五金厂 一种可调节平衡支脚
NL1019237C2 (nl) * 2001-10-25 2003-04-28 Krapels Multi Alignment B V Stelvoet voorzien van een voetstuk en een drager die ten opzichte van het voetstuk door middel van een hefmechanisme met ten minste een schroefdraad in hoogterichting instelbaar is.

Also Published As

Publication number Publication date
NO20053035D0 (no) 2005-06-21
BRPI0406627A (pt) 2005-12-06
CA2510997A1 (en) 2004-07-22
PL377655A1 (pl) 2006-02-06
JP2006517020A (ja) 2006-07-13
IS7955A (is) 2005-07-25
WO2004061358A1 (en) 2004-07-22
EP1581765A1 (en) 2005-10-05
ATE429611T1 (de) 2009-05-15
CN1723360A (zh) 2006-01-18
HK1079562A1 (en) 2006-04-07
EP1581765B1 (en) 2009-04-22
AU2004203746B2 (en) 2009-03-05
CN100439786C (zh) 2008-12-03
DE602004020729D1 (de) 2009-06-04
DK1581765T3 (da) 2009-06-08
NO20053035L (no) 2005-10-06
US20060237622A1 (en) 2006-10-26
NL1022309C2 (nl) 2004-07-22
ES2324992T3 (es) 2009-08-21
AU2004203746A1 (en) 2004-07-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1581765E (pt) Combinação de um pé de altura ajustável com uma ferramenta de ajuste
CZ338492A3 (en) Work bench of table type for welding
NO338133B1 (no) Justerbar fot for oppstilling av innregulert utstyr.
JP4116632B2 (ja) 建設機械用サイドミラー支持装置
US2521525A (en) Adjustment attachment for spirit levels
US5000608A (en) Adjustable mechanism
ES2924229T3 (es) Dispositivo de conexión para el acoplamiento de una carga a un cáncamo portante por medio de un perno portante
WO2020120814A1 (es) Dispositivo nivelador para patas de mueble
JPH0640232Y2 (ja) コンテナスプレッダのリーチレールパッド保持装置
JPH11131656A (ja) 荷重支持具の高さ調節装置
JPH0450855Y2 (pt)
ES2282832T3 (es) Mecanismo de rodadura graduable en altura para una puerta de corredera.
KR870003628Y1 (ko) 플로어 힌지 아암 상판의 위치조정장치
ES2837411T3 (es) Adaptador para la fijación de un vehículo de dos ruedas en un aparato de soporte y un aparato para el soporte de un vehículo de dos ruedas
JPH0532619Y2 (pt)
JP2512550Y2 (ja) 織機のテンプル取付位置調整機構
SU1237314A1 (ru) Прибор дл настройки осевого инструмента
KR0112741Y1 (ko) 의자의 높이조절장치
KR19980014772U (ko) 갯바위용 낚시대 받침대
JP4694714B2 (ja) 手摺の折畳装置
JPH0625599Y2 (ja) 門扉取付用のヒンジ
KR910005145Y1 (ko) 회전 의자의 승강장치
KR200197988Y1 (ko) 행거의 레그 높이조절장치
KR870000067B1 (ko) 원형 메리야스 편물기에 있어서의 실린더기통의 회전지지 장치
KR950010499Y1 (ko) 의자용 스크류 스핀들의 부하시 하강 방지장치