PT1539486E - Unidade de vitrificação de protecção contra incêndio - Google Patents

Unidade de vitrificação de protecção contra incêndio Download PDF

Info

Publication number
PT1539486E
PT1539486E PT03782174T PT03782174T PT1539486E PT 1539486 E PT1539486 E PT 1539486E PT 03782174 T PT03782174 T PT 03782174T PT 03782174 T PT03782174 T PT 03782174T PT 1539486 E PT1539486 E PT 1539486E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
fire protection
layer
unit according
vitrification unit
vitrification
Prior art date
Application number
PT03782174T
Other languages
English (en)
Inventor
Valentino Villari
Albert Van Oijen
Original Assignee
Scheuten Glasgroep Bv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Scheuten Glasgroep Bv filed Critical Scheuten Glasgroep Bv
Publication of PT1539486E publication Critical patent/PT1539486E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B32LAYERED PRODUCTS
    • B32BLAYERED PRODUCTS, i.e. PRODUCTS BUILT-UP OF STRATA OF FLAT OR NON-FLAT, e.g. CELLULAR OR HONEYCOMB, FORM
    • B32B17/00Layered products essentially comprising sheet glass, or glass, slag, or like fibres
    • B32B17/06Layered products essentially comprising sheet glass, or glass, slag, or like fibres comprising glass as the main or only constituent of a layer, next to another layer of a specific material
    • B32B17/069Layered products essentially comprising sheet glass, or glass, slag, or like fibres comprising glass as the main or only constituent of a layer, next to another layer of a specific material of intumescent material

Description

DESCRIÇÃO "UNIDADE DE VITRIFICAÇÃO DE PROTECÇÃO CONTRA INCÊNDIO" A invenção refere-se a uma unidade de vitrificação de protecção contra incêndio, composta por pelo menos dois substratos transparentes, afastados um do outro e encontrando-se no meio deles pelo menos uma camada transparente de protecção contra incêndio.
Para executar unidades de vitrificação transparentes como vitrificações de protecção contra incêndio, é do conhecimento comum utilizar vidros laminados, que apresentam pelo menos uma camada transparente de protecção contra incêndio. 0 efeito de uma camada de protecção contra incêndio deste tipo pode consistir, por exemplo, no facto dela se encher, em caso de incêndio, com uma espuma que entumece, e, deste modo, forma um escudo térmico contra o calor que surgir. Uma grande parte dos conhecidos sistemas de protecção contra incêndio apresenta, porém, a desvantagem das camadas de protecção contra incêndio utilizadas não serem resistentes ao UV, Com a incidência dos raios solares, a camada de protecção contra incêndio fica, no caso de prolongado tempo de exposição, turva, prejudicando significativamente a imagem da vitrificação. Isto é particularmente desvantajoso na utilização de vitrificações de protecção contra incêndio em áreas residenciais, de trabalho e habitacionais, uma vez que aí a imagem dos vidros reveste-se de grande importância.
Para reduzir a sensibilidade de camadas de protecção contra incêndio ao UV, sabe-se que se deve utilizar diferentes aditivos no fabrico das camadas. A título de exemplo, o documento alemão DE 44 35 841 propõe a utilização de silícato de potássio como componente de mistura de uma camada de protecção contra incêndio entre dois vidros. Neste caso, o componente de mistura de silicato de potássio é seleccionado de modo que, em função das condições de aplicação, deixe de existir uma sensibilidade perturbante contra luz ultravioleta. Os componentes principais da camada de protecção contra incêndio descrita são silicato de sódio e agua, enquanto os aditivos orgânicos, em forma poliálcool e/ou açúcar, apresentam, se possível, pequenos componentes residuais. A desvantagem de camadas de protecção estabilizadas consiste no facto do fabrico de camadas de protecção contra incêndio estar, pelos respectivos processos, sempre associado a um elevado custo. 0 componente necessário de silicato de potássio tem, por exemplo, de ser determinado com exactídao e adaptado à composição alterada da camada. Além disso, os processos podem ser utilizados somente para um tipo de camada de protecção contra incêndio, enquanto que para outras formas persiste a necessidade de misturas adaptadas ou até outras soluções. 0 registo internacional de patentes WO 99/35102 e o correspondente registo japonês de patentes JP 111 99 278, anunciaram a vitrificação de protecção contra incêndio, que absorve os UV, onde se encontra à frente de urna camada de protecção contra incêndio, que forma espuma em caso de incêndio, uma camada absorvedora dos UV com ligas de amida de uma liga de aminos.ilicano, que reagem com uma liga absorvedora de UV. Embora este processo se adeqúe a diferentes camadas de protecção contra incêndio, está associado a elevados custos. A tarefa da invenção é, por isso, disponibilizar uma vitrificação de protecção contra incêndio de fácil construção com pelo menos uma camada de protecção contra incêndio transparente, que apresenta uma elevada estabilidade UV,
Em conformidade com a invenção, esta tarefa resolve-se pelo facto da uma unidade de vitrificação de protecção contra incêndio, composta pelo menos por dois substratos transparentes afastados um do outro, encontrando-se entre os substratos pelo menos uma camada de protecção contra incêndio, ser concebida de modo que em pelo menos de um lado da camada de protecção contra incêndio se encontre uma camada Ti02 transparente, que reduz a incidência da radiação UV sobre a camada de protecção contra incêndio.
Para absorver a radiação UV da luz solar incidente e reduzir a camada de protecção contra incêndio por trás, a camada Ti02 encontra-se, de modo prático, no lado virado para fora da camada de protecção contra incêndio.
Demonstrou ser funcional, constituir a unidade de vitrificação de protecção contra incêndio, de modo que a camada de protecção contra incêndio apresente em áreas de comprimento de onda de 800 nm a 1400 nm, uma absorção 4 dê pelo menos 70%. Deste modo, evita-se uma passagem de calor em áreas a proteger. É ainda vantajoso constituir a unidade de vitrificação de protecção contra incêndio, de modo que a camada Tio3 apresente em áreas de comprimento de onda de 320 nm a 480 nm, uma absorção entre 3% e 15%. Deste modo, evita-se em grande medida a danificação da camada de protecção contra incêndio através da radiação UV,
Para continuar a aumentar a resistência da camada de protecção contra incêndio contida na unidade de vitrificação de protecção contra incêndio, a camada TíCe devia ser concebida, de modo a apresentar uma reflexão de pelo menos 40% em áreas de comprimento de onda de 320 nm a 480 nm.
Uma versão particularmente preferida da unidade de vitrificação de protecção contra incêndio distingue-se pelo facto da camada Ti02 apresentar uma reflexão de 40% a 60% em áreas de comprimento de onda de 320 nm a 480 nm.
Num exemplo de execução vantajoso da invenção, a camada Ti02 absorvedora de uv encontra-se à superfície de um vidro virado para fora da unidade de vitrificação. Noutro exemplo de execução particularmente preferido, a camada Ti02 absorvedora de UV encontra-se entre a superfície interior do vidro virado para fora e a camada de protecção contra incêndio. A unidade de vitrificação de protecção contra incêndio pode ter mais camadas funcionais para além de pelo menos dois vidros afastados e da camada de protecção contra incêndio. Podem ser, por exemplo, camadas SnO.? fluoradas para a reflexão IR, Mo caso de várias camadas funcionais entre o vidro exterior e a camada de protecção contra incêndio, a camada TiO;; pode também ser aplicada entre as diversas camadas.. A disposição da camada é escolhida em função da prática, de modo que a função das camadas à volta não seja prejudicada pela redução da radiação UV incidente.
As camadas com componentes Ti02 são habitualmente utilizadas para surtir um efeito de autocatãlise em superfícies de vidro. Este efeito serve para proteger a superfície contra intempéries e sujidade. As propriedades de absorção UV de Ti02 trazem, porém, vantagens surpreendentes quando utilizado em vitrifícações de protecção contra incêndio. Uma das vantagens é especialmente o facto das camadas Ti02 poderem ser aplicadas, em conformidade com a invenção, com poucos passos do processo e através de diferentes processos. A disposição da camada dentro da unidade de vidro de protecção contra incêndio pode também ser escolhida de acordo com as exigências. Outra vantagem á o facto da estabilidade UV poder ser concretizada independentemente do tipo da camada de protecção contra incêndio. Assim sendo, é possível utilizar a estruturação da camada, em conformidade, com a invenção para diferentes camadas de protecção contra incêndio.
Outras vantagens, particularidades e contínuo desenvolvimento da invenção resultam das sub-reivindicações e da seguinte apresentação de exemplos de execução privilegiados através das imagens. 6 A figura 1 mostra um exemplo de execução particularmente preferido de uma unidade de vidro de protecção contra incêndio com uma camada Ti03 entre um vidro exterior e uma camada de protecção contra incêndio. A figura 2 mostra um exemplo de execução de uma unidade de vidro de protecção contra incêndio com uma camada Ti02 na superfície exterior de um vidro. A imagem na figura 1 apresenta um exemplo de execução particularmente preferido da instalação em conformidade com a invenção de uma unidade de vitrificação de protecção contra incêndio com camada Ti02. A unidade de vitrificação de protecção contra incêndio é composta por pelo menos dois substratos de vidro transparentes (10; 20), afastados um do outro, e pelo menos uma camada de protecção contra incêndio (30) também transparente, que se encontra entre os substratos de vidro, Nos vidros utilizados pode tratar-se de vidros habituais para o fabrico de vitrificações de protecção contra incêndio transparentes„ A camada de protecção contra incêndio (30) pode ser constituída de formas diferentes. Podem utilizar-se, por exemplo, hidrogeis, cuja composição principal é água com misturas de sais e polímeros estabilizados. Os polímeros estabilizados servem para formar gel. Podem ainda utilizar-se misturas de protecção contra incêndio, que para a agua combinada com silicato de sódio, apresentam pelo menos um derivado de celulose e conservantes práticos. 0 conservante pode ser, por exemplo, escolhido 7 do grupo dos sulfatos de cobre, acetatos de cobre, ácidos benzóicos ou misturas dos mesmos.
Para produzir camadas de protecção contra incêndio podem utilizar-se, por exemplo, técnicas reais de gel, processos de resina de fundição de gel e/ou processos de infusão. Nos processos de infusão aplicam-se, por exemplo, soluções de silicato de álcali aquosas preferencialmente com misturas, fundidas sobre um vidro horizontal. A água da solução é retirada através de processos de secagem, de modo que a camada fique compactada numa camada sólida de protecção contra incêndio.
Este tipo de camadas de protecção contra incêndio apresenta tipicamente absorções de 4-15% da radiação UV que se encontra na luz solar, A partir de uma absorção de aprox. 4% não hã, porém, garantia da estabilidade UV. A instalação da vitrificação de protecção contra incêndio em conformidade com a invenção com uma camada Ti02 transparente (30) provoca uma redução da radiação UV incidente na ordem dos 80%, de modo que a radiação UV absorvida pela camada de protecção contra incêndio que se encontra por trás, não exceda um valor de aprox. 4% da totalidade da radiação UV incidente.
No exemplo de execução apresentado na figura 1, a camada Ti02 encontra-se entre o vidro exterior (10) e a camada de protecção contra incêndio (30) . Entre estas duas camadas podem ser dispostas outras camadas funcionais, que não estão aqui representadas. É, por exemplo, possível utilizar camadas Sn02 fluoradas para a reflexão IR adicional. No caso de várias camadas funcionais, pode aplicar-se adequadamente a camada TíCe entre diferentes camadas.. Na selecção da estrutura da camada é determinante que a função das camadas não seja prejudicada pela redução UV. A espessura da camada Ti02 situa-se, num exemplo de execução particularmente privilegiado da invenção, na ordem dos lOnm até 75nm. Verificou-se que, em espessuras de camada de lOnm, a relevante protecção UV actua, devendo ser realizadas espessuras de camada até um máximo de 75nm, caso contrário a transparência da unidade de vidro é demasiado baixa. Revelou-se, por isso, funcional para a optimização da estrutura aplicarem-se principalmente espessuras de camadas de 20 a 30nm.
As camadas TiCt podem ser aplicadas com diversos processos. Pode, por exemplo, aplicar-se Ti02 através do processo de partículas magnéticas, que é preferencialmente executado de modo reactivo e por um alvo cerâmico, Podem ainda utilizar-se processos reais de gel e processos CVD, A figura 2 apresenta outro exemplo de execução da invenção particularmente preferido, em que a camada Ti02 transparente se encontra â superfície exterior do vidro virado para fora. 9
Lista de símbolos de referência 10 11 12 20 30 40
Vidro exterior Superfície exterior Superfície interior Vidro interior Camada de protecção Camada TíCL do vidro exterior do vidro exterior contra incêndio
Lisboa, 13/03/2007

Claims (10)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Unidade de vitrificação de protecção contra incêndio, composta por pelo menos dois substratos (10; 20) transparentes, afastados e encontrando-se entre os vidros uma camada de protecção contra incêndio (30) transparente, caracterizada pelo facto de em pelo menos um lado da camada de protecção contra incêndio (30) se encontrar uma camada TiO, (4 0) transparente, que reduz a incidência da radiação UV sobre a camada de protecção contra incêndio (30) .
  2. 2. Unidade de vitrificação de protecção contra incêndio segundo reivindicação 2, caracterizada pelo facto da camada TiCU se encontrar numa superfície exterior (11) de um vidro virado para fora (10) .
  3. 3. Unidade de vitrificação de protecção contra incêndio segundo uma ou ambas as reivindicações 1 e 2, caracterizada pelo facto da camada TiCU se encontrar entre uma superfície interior (12) de um vidro (10) virado para fora e a camada de protecção contra incêndio (30).
  4. 4. Unidade de vitrificação de protecção contra incêndio segundo uma ou várias das reivindicações anteriores, caracterizada pelo facto da unidade de vitrificação de protecção contra incêndio apresentar outras camadas funcionais para além da camada de protecção contra incêndio (30) e da camada Ti02 (40) transparente.
  5. 5. Unidade de vitrificação de protecção contra incêndio segundo uma ou várias das reivindicações anteriores, caracterizada pelo facto da espessura da camada da camada Ti02 (40) se situar na ordem dos lOnm até 75nm.
  6. 6. Unidade de vitrificação de protecção contra incêndio segundo uma ou várias das reivindicações anteriores, caracterizada pelo facto da camada TiO: (40) ser aplicada por meio de processos por partículas magnéticas, processos reais de gel ou processos CVD.
  7. 7.. Unidade de vitrif icação de protecção contra incêndio segundo uma ou várias das reivindicações anteriores, caracterizada pelo facto da camada de protecção contra incêndio apresentar uma absorção de pelo menos 70% em áreas de comprimento de onda de 800 nm a 1400 nm.
  8. 8. Unidade de vitrificação de protecção contra incêndio segundo uma ou várias das reivindicações anteriores, caracterizada pelo facto da camada Ti02 apresentar uma absorção entre 3% e 15% em áreas de comprimento de onda de 320 nm até 480 nm.
  9. 9. Unidade de vitrificação de protecção contra incêndio segundo uma ou várias das reivindicações anteriores, caracterizada pelo facto da camada Ti02 apresentar uma reflexão de pelo menos 40% em áreas de comprimento de onda de 320 nm até 480 nm.
  10. 10. Unidade de vitrificação de protecção contra incêndio segundo a reivindicação 9, caracterizada pelo facto da camada Ti02 apresentar uma reflexão de 4 0% até 60% em áreas de comprimento de onda de 320 nm até 480 nm. Lisboa, 13/03/2007
PT03782174T 2002-09-13 2003-09-11 Unidade de vitrificação de protecção contra incêndio PT1539486E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP02020632A EP1398147A1 (de) 2002-09-13 2002-09-13 Brandschutz-Verglasungseinheit

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1539486E true PT1539486E (pt) 2007-03-30

Family

ID=31725425

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT03782174T PT1539486E (pt) 2002-09-13 2003-09-11 Unidade de vitrificação de protecção contra incêndio

Country Status (9)

Country Link
US (1) US7340869B2 (pt)
EP (2) EP1398147A1 (pt)
JP (1) JP4707392B2 (pt)
AT (1) ATE349316T1 (pt)
AU (1) AU2003289847A1 (pt)
DE (1) DE50306129D1 (pt)
DK (1) DK1539486T3 (pt)
PT (1) PT1539486E (pt)
WO (1) WO2004024441A1 (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
BE1016494A3 (fr) * 2005-04-15 2006-12-05 Glaverbel Vitrage anti-feu.
BE1016510A3 (fr) * 2005-04-27 2006-12-05 Glaverbel Vitrage anti-feu.
EP2593302A1 (de) * 2010-07-16 2013-05-22 Gevartis AG Verfahren zur verbesserung von hitzeschutzverglasungen durch verhinderung der glaskorrosion, verursacht durch alkalischen glasangriff, und durch primerung
BE1020194A3 (fr) * 2011-08-22 2013-06-04 Agc Glass Europe Vitrage anti-feu.
DE102012200799A1 (de) 2011-09-26 2013-03-28 Interpane Entwicklungs-Und Beratungsgesellschaft Mbh Brandschutzelement mit Schutzbeschichtung und dessen Herstellungsverfahren
TW201332773A (zh) * 2011-12-16 2013-08-16 Kimoto Kk 防火薄膜及防火玻璃
KR20150110501A (ko) * 2012-12-06 2015-10-02 쌩-고벵 글래스 프랑스 내화 판유리 및 내화 창유리 조립체
KR102188926B1 (ko) 2016-07-18 2020-12-10 쌩-고벵 글래스 프랑스 방호 및 패닉방지(antipanic) 특성을 갖는 투명한 방화글레이징
US20210379871A1 (en) 2016-08-03 2021-12-09 Saint-Gobain Glass France Transparent, shatterproof, bullet-resistant glazing with fire protection properties
WO2019225593A1 (ja) * 2018-05-21 2019-11-28 日本板硝子株式会社 ガラス積層体

Family Cites Families (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
LU52726A1 (pt) * 1966-12-30 1968-08-05
GB1451933A (en) * 1973-09-17 1976-10-06 Glaverbel Fire resistant panels
GB1590837A (en) * 1976-11-30 1981-06-10 Bfg Glassgroup Manufacture of fire screening panels
GB1604388A (en) * 1977-08-03 1981-12-09 Bfg Glassgroup Fire screening panels
JPH0340944A (ja) * 1989-07-06 1991-02-21 Fujita Corp 多機能ガラス
JPH06278241A (ja) * 1992-09-22 1994-10-04 Takenaka Komuten Co Ltd 建築材料
US5496640A (en) * 1994-08-15 1996-03-05 Artistic Glass Products Company Fire resistant transparent laminates
DE19539214A1 (de) * 1995-10-21 1997-04-24 Degussa Brandsicheres, transparentes Scheibenelement und dessen Verwendung
JPH09255366A (ja) * 1996-03-18 1997-09-30 Gunma Toobi:Kk 光機能性透明資材と同資材を用いた工業製品
JP3726366B2 (ja) * 1996-08-06 2005-12-14 昭和電工株式会社 蛍光ランプ
JPH11199278A (ja) 1998-01-09 1999-07-27 Nippon Mitsubishi Oil Corp 紫外線吸収防耐火透明板
JP2001194518A (ja) 2000-01-07 2001-07-19 Nec Corp カラーフィルター
US6677063B2 (en) * 2000-08-31 2004-01-13 Ppg Industries Ohio, Inc. Methods of obtaining photoactive coatings and/or anatase crystalline phase of titanium oxides and articles made thereby
JP2002201044A (ja) * 2000-11-01 2002-07-16 Nippon Sheet Glass Co Ltd 光触媒ガラスの製造装置および製造方法
US6793971B2 (en) * 2001-12-03 2004-09-21 Cardinal Ig Company Methods and devices for manufacturing insulating glass units
JP4284694B2 (ja) * 2002-02-21 2009-06-24 日本電気硝子株式会社 遮熱性を有する防火ガラス物品およびその使用方法
US6632491B1 (en) * 2002-05-21 2003-10-14 Guardian Industries Corp. IG window unit and method of making the same
US7419725B2 (en) * 2004-09-01 2008-09-02 Guardian Industries Corp. Coated article with low-E coating including IR reflecting layer(s) and corresponding method

Also Published As

Publication number Publication date
ATE349316T1 (de) 2007-01-15
EP1539486A1 (de) 2005-06-15
US20070011988A1 (en) 2007-01-18
JP2006506302A (ja) 2006-02-23
EP1398147A1 (de) 2004-03-17
DE50306129D1 (de) 2007-02-08
JP4707392B2 (ja) 2011-06-22
DK1539486T3 (da) 2007-04-30
EP1539486B1 (de) 2006-12-27
AU2003289847A1 (en) 2004-04-30
US7340869B2 (en) 2008-03-11
WO2004024441A1 (de) 2004-03-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1539486E (pt) Unidade de vitrificação de protecção contra incêndio
ES2717014T3 (es) Acristalamiento con propiedades ópticas conmutables eléctricamente
ES2263067T3 (es) Estructura en capas de reflexion infrarroja.
DE69633266T2 (de) Strahlungsbeständiges Glas und Glasgegenstände
BR112020010113A2 (pt) vidraça compósita que tem revestimento de proteção solar e revestimento de reflexão de radiação térmica
EP2084001B2 (en) Method for the production of fire resistant glazings
JP2018537379A (ja) 高分子分散型液晶ガラス構造体
BRPI0710533A2 (pt) vidraça laminada
BR112015002977B1 (pt) Vidraça compósita com propriedades ópticas eletricamente comutáveis e método para produzir uma tal vidraça compósita
BRPI0513093B1 (pt) Película de entrecamada para vidro laminado com isolamento térmico, método para reforma da mesma, vidro laminado e partícula fina de isolamento térmico reformada.
ES2620324T3 (es) Luna de protección contra incendios y acristalamiento de protección contra incendios
JP2005089643A (ja) 多機能透明性フィルムとこれを用いたロールスクリーン式カーテン及び洋傘
JP2017523107A (ja) 防火ガラスおよび防火ガラス構造体
US20020043034A1 (en) Fire-resistant element for the closure of a room
JP2003031019A (ja) アーク放電ランプ
ES2596171T3 (es) Vehículo acuático con una disposición de lunas de cristal
JP2007084423A (ja) 合わせガラス
JP2002128542A (ja) 遮熱性を有する防火ガラス物品
CN209923245U (zh) 一种具有建筑装饰作用的隔热膜
CA3030446C (en) Transparent fire protection glazing having burglary-resistant and antipanic properties
DK0657611T3 (da) Brandhæmmende glasparti
ES2751159B2 (es) Cristal laminado trasparente con compuesto reflectante de luz ultravioleta y procedimiento de fabricacion de dicho cristal laminado
CN217418544U (zh) 一种具有除雾功能的防紫外线镀膜钢化玻璃
KR20130002395U (ko) 외부부착식 유리 변색 및 단열 보호필름
CN210065564U (zh) 一种防火型镀膜玻璃结构