PT1447011E - Cereais para pequeno-almoço - Google Patents

Cereais para pequeno-almoço Download PDF

Info

Publication number
PT1447011E
PT1447011E PT02024760T PT02024760T PT1447011E PT 1447011 E PT1447011 E PT 1447011E PT 02024760 T PT02024760 T PT 02024760T PT 02024760 T PT02024760 T PT 02024760T PT 1447011 E PT1447011 E PT 1447011E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
cereal
coating
color
base
product
Prior art date
Application number
PT02024760T
Other languages
English (en)
Inventor
Robert Hoitink
Claude Guex
Isabella Voisin
Original Assignee
Nestec Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nestec Sa filed Critical Nestec Sa
Publication of PT1447011E publication Critical patent/PT1447011E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23LFOODS, FOODSTUFFS, OR NON-ALCOHOLIC BEVERAGES, NOT COVERED BY SUBCLASSES A21D OR A23B-A23J; THEIR PREPARATION OR TREATMENT, e.g. COOKING, MODIFICATION OF NUTRITIVE QUALITIES, PHYSICAL TREATMENT; PRESERVATION OF FOODS OR FOODSTUFFS, IN GENERAL
    • A23L7/00Cereal-derived products; Malt products; Preparation or treatment thereof
    • A23L7/10Cereal-derived products
    • A23L7/161Puffed cereals, e.g. popcorn or puffed rice
    • A23L7/191After-treatment of puffed cereals, e.g. coating or salting
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23LFOODS, FOODSTUFFS, OR NON-ALCOHOLIC BEVERAGES, NOT COVERED BY SUBCLASSES A21D OR A23B-A23J; THEIR PREPARATION OR TREATMENT, e.g. COOKING, MODIFICATION OF NUTRITIVE QUALITIES, PHYSICAL TREATMENT; PRESERVATION OF FOODS OR FOODSTUFFS, IN GENERAL
    • A23L7/00Cereal-derived products; Malt products; Preparation or treatment thereof
    • A23L7/10Cereal-derived products
    • A23L7/117Flakes or other shapes of ready-to-eat type; Semi-finished or partly-finished products therefor
    • A23L7/122Coated, filled, multilayered or hollow ready-to-eat cereals
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23LFOODS, FOODSTUFFS, OR NON-ALCOHOLIC BEVERAGES, NOT COVERED BY SUBCLASSES A21D OR A23B-A23J; THEIR PREPARATION OR TREATMENT, e.g. COOKING, MODIFICATION OF NUTRITIVE QUALITIES, PHYSICAL TREATMENT; PRESERVATION OF FOODS OR FOODSTUFFS, IN GENERAL
    • A23L7/00Cereal-derived products; Malt products; Preparation or treatment thereof
    • A23L7/10Cereal-derived products
    • A23L7/161Puffed cereals, e.g. popcorn or puffed rice
    • A23L7/165Preparation of puffed cereals involving preparation of meal or dough as an intermediate step
    • A23L7/17Preparation of puffed cereals involving preparation of meal or dough as an intermediate step by extrusion

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Nutrition Science (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Grain Derivatives (AREA)
  • Confectionery (AREA)
  • Cereal-Derived Products (AREA)
  • Application Of Or Painting With Fluid Materials (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "CEREAIS PARA PEQUENO-ALMOÇO" A presente invenção refere-se a um produto à base de cereais, que muda ou perde cor com a adição de um liquido aquoso. A invenção refere-se ainda a um processo para obter o produto e a cereais para pequeno-almoço compreendendo dois tipos de cereais. A invenção refere-se ainda à utilização de mudanças de cor em cereais para pequeno-almoço.
Antecedentes da Técnica
Especialmente para crianças, as refeições tais como o pequeno-almoço ou uma merenda entre-refeições nem sempre têm a finalidade exclusiva de proporcionar nutrição. Muito pelo contrário, o consumo de alimento está crescentemente ligado a outras sensações positivas. Por exemplo, a ingestão de alimento pode ser acompanhada por surpresa, aventura ou prazer. Em outras palavras, comer deve ser divertido. Em ainda outras palavras, boa comida - boa vida.
Especialmente com os cereais para pequeno-almoço destinados às crianças, têm sido feitos muitos esforços para estimular a curiosidade do consumidor animando ou modificando o modo conhecido e, para as crianças, frequentemente aborrecido de ter o pequeno-almoço. 1
Por exemplo, no documento US 6270818 (QUAKER OATS) é divulgado um alimento animado. O alimento compreende uma massa interna e uma externa, em que a massa externa dispersa-se mediante a adição de liquido e revela a massa interna, que tem uma aparência diferente da massa interna. A massa interna pode ter a forma de um dinossáurio.
Além disso, o documento US 6207216 (GENERAL MILLS) ensina um produto alimentar aerado de dissolução rápida, em particular pedaços de marshmallow. Estes produtos de confeitaria podem ter uma porção que se dissolve rapidamente e uma que se dissolve lentamente, de modo que um revestimento que se dissolve rapidamente circunda a porção que se dissolve lentamente, a qual pode ter o formato de um pequeno animal. O documento US 5894027 divulga um produto de cereal para pequeno-almoço que é revestido com um material adesivo, sobre o qual é revestido um outro pó ou suspensão espessa.
Embora os produtos acima mencionados sejam, provavelmente, muito interessantes para as crianças, os mesmos são muito complexos de produzir e, por isso, dispendiosos. É um objectivo da presente invenção proporcionar surpresa e prazer durante o consumo de um produto à base de cereal de uma maneira simples. Em particular, é um objectivo proporcionar um cereal para pequeno-almoço que surpreenda o consumidor e que seja particularmente interessante para as crianças. É outro objectivo da presente invenção, proporcionar um produto à base de cereal que muda de cor mediante a adição de 2 líquidos aquosos, tais como, por exemplo, água, leite ou leite reconstituído. É ainda outro objectivo da presente invenção, proporcionar um produto à base de cereal revestido com cacau, em que o cacau é, essencialmente, removido mediante a adição de um líquido aquoso ao produto e uma cor branca ou diferente do produto torna-se visível.
Sumário da Invenção
Extraordinariamente, é possível proporcionar um produto à base de cereal que muda de cor mediante a adição de um líquido aquoso, tal como leite, por exemplo.
Consequentemente, num primeiro aspecto, a presente invenção proporciona a reivindicação 1.
Num segundo aspecto, a invenção proporciona um processo para obter o produto à base de cereal de acordo com a presente invenção.
Num terceiro aspecto, a invenção proporciona um produto de cereal compreendendo, pelo menos, dois tipos de cereais, em que um tipo de cereal é o produto à base de cereal de acordo com a presente invenção.
Uma vantagem da presente invenção é que a mesma proporciona um produto à base de cereal que propicia uma experiência e efeito ao consumidor diferentes dos produtos até 3 agora conhecidos. 0 produto à base de cereal de acordo com a invenção pode estimular a curiosidade do consumidor e, deste modo, tornar o pequeno-almoço um acontecimento inesperado ou uma aventura interessante.
Outra vantagem da presente invenção é que o efeito de mudança de cor em produtos à base de cereal pode ser conseguido por meio de equipamento técnico padrão e com base em fontes de alimentos naturais, se desejado.
Ainda outra vantagem da presente invenção é que a mesma proporciona um produto que muda de cor quando é adicionado um liquido aquoso, tal como o leite.
Descrição Pormenorizada da Invenção
No contexto desta descrição a palavra "compreende" é tomada para significar "inclui, entre outras coisas". Não pretende ser interpretada como "consiste apenas em".
No contexto da presente invenção, o termo "produto à base de cereal" pretende incluir aqueles produtos que são também conhecidos como cereais para pequeno-almoço e que são consumidos depois da adição de água, leite, sumo ou líquidos aquosos em geral. No entanto, os produtos de acordo com a invenção não são restritos ao pequeno-almoço, mas podem ser consumidos a qualquer hora durante o dia, por exemplo, como uma refeição ligeira ou conveniente e fácil de preparar ou merenda entre-refeições.
No contexto da presente invenção, o termo "cor" também pretende incluir preto e branco. Deste modo, uma mudança de cor 4 é também conseguida quando um produto à base de cereal castanho-cacau se torna branco porque o revestimento de cacau é completamente removido.
No contexto da presente invenção, distingue-se entre uma cor "dissolúvel" ou "primeira" em oposição a uma cor "segunda" ou "interna". As cores dissolúveis ou primeiras referem-se à cor do produto à base de cereal conforme é visível durante o seu tempo de armazenagem ou na embalagem antes de ser adicionado um líquido aquoso. A segunda cor é a cor que se torna visível apenas depois da dissolução da cor dissolúvel, depois da adição do líquido. Deste modo, a segunda cor só se torna visível no momento da preparação do produto à base de cereal, isto é, quando é adicionado um líquido aquoso, tal como o leite.
Os termos "mudança de cor", "mudar ou perder a cor" referem-se a um efeito visual, que deve ser diferenciado de circunstâncias em que, simplesmente, uma parte do revestimento se dissolve, por exemplo, depois da adição de leite. Muitos cereais para pequeno-almoço conhecidos compreendem um revestimento de cacau, que se dissolve parcialmente em leite, por exemplo. No entanto, com estes cereais, não se obtém uma mudança de cor claramente visível, porque uma parte substancial do revestimento adere ou permanece com o cereal para pequeno-almoço. Uma mudança de cor no contexto da presente invenção é uma mudança que um consumidor identificaria claramente como uma mudança na cor. Por exemplo: primeiro castanho, depois branco; primeiro castanho, depois amarelo ou castanho-amarelado, e assim por diante.
No contexto da presente invenção, um produto à base de cereal pretende ser um produto que compreende, pelo menos, 50%, 5 de uma forma preferida, pelo menos 70%, de uma forma mais preferida, pelo menos 80-90% em peso da matéria seca dos cereais, matéria derivada de cereal ou cereais processados, tais como farinha de cereal, por exemplo.
Um liquido aquoso, no contexto da presente invenção, é um liquido que compreende água que é, em geral, adicionado aos cereais para pequeno-almoço para preparar a refeição. Exemplos são leite, leite reconstituído, sumo, água ou outros líquidos, normalmente da opção do consumidor.
As percentagens no contexto da presente invenção, são percentagens em peso dos ingredientes. Podem estar presentes quantidades diferentes de água num ingrediente específico, que é esclarecido, se necessário, para descrever o produto ou o método de o obter.
De uma forma preferida, numa forma de realização do produto à base de cereal de acordo com a presente invenção, o mesmo compreende uma base de cereal e, pelo menos, um revestimento externo que proporciona uma cor dissolúvel, que é rápida ou facilmente dissolúvel num líquido aquoso.
Noutra forma de realização, o produto à base de cereal compreende ainda um revestimento interno, protector, entre a base de cereal e o, pelo menos um, revestimento externo.
Em ainda outra forma de realização do produto à base de cereal, a base de cereal compreende, pelo menos, 40% de farinha de arroz . 6
Noutra forma de realização, a base de cereal é um cereal extrudido, por exemplo, um cereal cozido-extrudido. De uma forma preferida, é um cereal cozido-extrudido-expandido.
Em ainda outra forma de realização do produto à base de cereal de acordo com a presente invenção, o revestimento externo proporciona a cor dissolúvel e o revestimento interno evita que a cor dissolúvel se una directamente ou permanentemente à base de cereal.
Em ainda outra forma de realização, o revestimento externo é uma solução de cacau-açúcar e/ou o revestimento interno é uma solução de açúcar. Por exemplo, uma solução de cacau-açúcar pode compreender, em percentagem em peso, 50-75% de açúcar, 5-20% de cacau em pó e 10-30% de água. Uma solução de açúcar pode compreender 50-90% de açúcar e 50-10% de água, por exemplo.
Numa forma de realização, o produto à base de cereal é castanho / cacau, e que, depois da adição do liquido aquoso, muda a sua cor para branco ou castanho-amarelado.
Numa forma de realização do cereal para pequeno-almoço de acordo com a presente invenção, compreendendo, pelo menos, dois tipos de cereais, os, pelo menos dois, tipos de cereais são de formato e cor semelhantes, de modo que a cor seja dissolúvel com apenas um tipo.
Noutra forma de realização do cereal para pequeno-almoço, os, pelo menos dois, tipos de cereais são de formatos diferentes e de cores dissolúveis diferentes. 7
Em ainda outra forma de realização, os tipos diferentes de cereais para pequeno-almoço têm formatos e cores dissolúveis diferentes. Alternativamente, noutra forma de realização, os cereais para pequeno-almoço têm formatos diferentes e segundas cores diferentes, mas uma cor dissolúvel semelhante. A mudança ou perda de cor de acordo com a presente invenção pode ser conseguida por meio do seguinte principio:
Uma base de cereal de uma cor "interna" especifica, tal como um cereal para pequeno-almoço, é revestida com um revestimento externo que proporciona uma cor facilmente dissolúvel, resultando num produto à base de cereal que apresenta a um consumidor a cor dissolúvel, por exemplo.
Depois da adição de um liquido aquoso e, se necessário, uma ligeira agitação, o revestimento externo é removido ou dissolvido revelando ao consumidor a base de cereal com a cor interna. Isto corresponde a uma forma de realização da presente invenção.
No entanto, deve-se prestar atenção à possibilidade de o revestimento externo aderir à base de cereal com a cor interna de uma maneira que a adição do liquido aquoso possa não remover ou dissolver suficientemente a cor dissolúvel revestida. Por outras palavras, não se obtém uma mudança clara ou completa de cor, mesmo depois de ligeira agitação, porque a base de cereal retém porções do revestimento externo que proporciona a cor dissolúvel.
Por exemplo, pode-se verificar aderência ou colagem do revestimento externo quando o pó de cacau é utilizado como parte do revestimento externo para proporcionar o castanho como a cor dissolúvel. Se o revestimento compreendendo pó de cacau, ou um revestimento com propriedades similares, for revestido directamente sobre a base de cereal, pode não ser conseguida uma remoção ou dissolução completa. Na prática, isto pode, muitas vezes, ser o caso, por exemplo, se for desejado que uma parte do cacau do revestimento se dissolva no leite, para dar um sabor e cor específicos também ao leite. No entanto, nestes casos, uma parte substancial do revestimento permanece aderida ao cereal, tendo a consequência de que não se obtém uma verdadeira mudança de cor no sentido da presente invenção. Um exemplo de um cereal para pequeno almoço tendo um revestimento de chocolate ou cacau é dado no documento EP 1051922 Al.
Se for observada a aderência do revestimento externo à base de cereal, pode ser vantajoso aplicar um revestimento interno opcional entre a base de cereal e o revestimento externo, o que evita que o revestimento externo cole ou adira directamente à base de cereal. Uma base de cereal compreendendo um revestimento interno e um externo, o revestimento interno evitando que o revestimento externo cole à base de cereal, corresponde a uma outra forma de realização da presente invenção.
Deste modo, o revestimento interno pode ser definido como um revestimento protector, evitando que o revestimento externo cole à base de cereal. No entanto, o revestimento interno também pode ser definido em termos da sua função para a fácil remoção do revestimento externo. Deste modo, o revestimento interno pode ter propriedades que evitam uma colagem irreversível ou intensa 9 do revestimento externo ao mesmo. Se o produto à base de cereal de acordo com a invenção for exposto a um líquido aquoso, o revestimento externo, que proporciona uma cor específica, é imediatamente removido, porque o mesmo não cola ou adere ao revestimento interno devido às propriedades do revestimento interno em relação ao revestimento externo.
Como uma variação, a base de cereal pode compreender um primeiro revestimento que proporciona uma cor interna e um outro revestimento que proporciona uma cor dissolúvel, apenas o revestimento/cor dissolúvel sendo removido ou dissolvido depois da adição de um líquido aquoso.
Ainda numa outra variação, a base de cereal pode compreender mais de dois revestimentos. Por exemplo, um primeiro revestimento que proporciona uma "segunda" cor, interna, um segundo revestimento que evita a remoção/dissolução do primeiro revestimento, e - um terceiro revestimento que proporciona uma "primeira" cor, dissolúvel, que é removida depois da adição de um liquido aquoso. 0 efeito desejado também pode ser conseguido seleccionado ou modificando um material de revestimento básico que proporciona uma cor específica de uma maneira que é facilmente dissolúvel num líquido aquoso, tal como o leite, quando revestido sobre um produto à base de cereal. Isto ajuda a evitar 10 um revestimento interno, protector. Por exemplo, pode ser proporcionado um revestimento que só se liga fracamente ao cereal para pequeno-almoço e que é, portanto, facilmente removido quando é adicionado leite, etc.
Para o funcionamento da presente invenção pode primeiro ser preparado ou obtido comercialmente um produto à base de cereal. Principalmente, pode-se começar, por exemplo, com qualquer base de cereal que seja adequada como um cereal para pequeno-almoço. Do mesmo modo, pode-se utilizar qualquer refeição leve a ser preparada pela adição de leite ou sumo.
Os cereais são trigo, milho, cevada, aveia, arroz, aveia, painço e semelhantes. Exemplos de bases de cereal adequadas são "crispies", flocos, cereais insuflados (insuflados em forno ou por canhão), extrudidos, cozidos-extrudidos e/ou extrudidos-cozidos-expandidos, por exemplo. Deste modo, as bases de cereal compreendem, por exemplo, "crispies" de arroz ou milho, arroz ou aveia insuflados, qualquer tipo de flocos, cereais assados ou comprimidos e floculados, cereais torrados, e assim por diante. 0 especialista na matéria está, em geral, a par de como obter bases de cereal diferentes, tais como por exemplo, flocos, insuflados, "crispies" e outros cereais extrudidos. Em "Breakfast Cereais and how they are made", editado por Fast and Caldwell, 2nd Edition 2000, publicado pela American Association of Cereal Chemists, Inc., St. Paul, EUA, pode-se encontrar a preparação de todos os cereais básicos para pequeno-almoço. Adiante, são citados vários documentos de patente que divulgam diferentes tipos de bases de cereal. 11
De uma forma preferida, a base de cereal compreende, em percentagem em peso, pelo menos, 40%, de uma forma preferida, pelo menos 50%, de uma forma mais preferida, pelo menos 60%, 70% ou 80% de farinha de arroz. Por exemplo, a base de cereal compreende 60-75% de farinha de arroz. Ao seleccionar a farinha de arroz como um componente substancial da base de cereal, obtém-se uma base de cereal substancialmente branca ou clara. Isto oferece a possibilidade de que a primeira cor da base de cereal seja branca, que será apresentada ao consumidor se o revestimento externo for removido depois da adição de um liquido aquoso.
Uma outra vantagem de uma farinha de arroz como ingrediente principal da base de cereal é que a mesma pode ser facilmente corada por outros corantes de grau alimentar para proporcionar uma cor interna em particular, se desejado. Por exemplo, uma base de cereal azul, vermelha, laranja ou verde pode ser obtida por meio da adição do corante especifico num momento adequado durante o processo de preparação da base de cereal. Pela adição de cacau em pó (3-10% em peso) à mistura em seco, pode ser obtida uma base de cereal extrudido de uma cor "interna" castanha.
Os corantes podem ser adicionados à mistura antes da extrusão. É possivel adicionar quaisquer corantes de grau alimentar que sobreviverão as condições de extrusão-cozimento ou outra maneira de preparação da base de cereal, por exemplo. Exemplos de corantes alimentares possíveis, adequados para a extrusão são anato, caramelo, extracto de páprica e açafrão da índia. A legislação de diferentes paises permite mais ou menos agentes corantes para produtos obtidos por cozimento-extrusão. 12
De uma forma preferida, a base de cereal pode ser um cereal cozido-extrudido compreendendo farinha de arroz. Tal base de cereal pode ser obtida, por exemplo, misturando os ingredientes secos, em percentagem em peso, 90 a 99% de farinha de cereal, cerca de 1% de sal e cerca de 0,5% de auxiliares de processamento para perfazer 100% da mistura seca. Opcionalmente, também se pode adicionar sacarose, em quantidades de 1,5-20%, de uma forma preferida, 2-15%, de uma forma mais preferida, 3-9%. A farinha de cereal pode compreender, pelo menos, 40% e até 100% de farinha de arroz. De uma forma preferida, compreende, pelo menos 60%, de uma forma mais preferida, pelo menos 80% de farinha de arroz, mais farinha de arroz suportará uma cor branca mais clara da base extrudida.
Uma quantidade de cerca de 2 a 7% de óleo e cerca de 10 a 15% de água, calculada como uma percentagem do peso da mistura seca total pode ser misturada com a mistura seca antes de introduzir a mistura completa na extrusora. A mistura completa pode ter um teor de água de cerca de 10 a 15%, de uma forma preferida, de cerca de 11 a 13%.
Pode ser utilizada qualquer extrusora adequada, tal como uma extrusora de parafuso duplo Clextral do tipo BC-72 tendo, por exemplo, um diâmetro de parafuso de 88 mm e um comprimento de parafuso de 1200 mm. O cozimento da extrusão pode ser levado a cabo a 100-200 °C, sob uma pressão de 20-200 bars, os dois parafusos entrelaçados girando a 200-400 rpm, de uma forma preferida 240-370 rpm, por exemplo. A massa termoplástica cozida pode ser, em seguida, extrudida através de uma matriz tendo, por exemplo, 13 1-50, por exemplo, seis aberturas ou orifícios de saída redondos com um diâmetro de cerca de 0,5-4,0, de uma forma preferida 1-3,5 mm. A massa termoplástica pode ser extrudida directamente no ar ambiente, por exemplo, e imediatamente cortada com um cortador em lâmina que gira adjacente à abertura a 2500-6000 rpm, por exemplo, 5000-5300 rpm.
Os parâmetros de extrusão, a matriz e o processo de corte podem ser modificados de modo a variar as características da base de cereal extrudida, tais como a textura, formato, e assim por diante. Por outras palavras, pode ser utilizada qualquer extrusora, matriz ou dispositivo de corte para obter uma base de cereal extrudida compreendendo farinha de arroz.
Se a base extrudida for destinada a ser de uma cor diferente de branca, é possível adicionar corantes de "grau-extrusão" na mistura seca antes de introduzir a mistura completa na extrusora. Deste modo, pode-se obter bases extrudidas vermelhas, verdes, azuis, cor de laranja, castanhas. A quantidade adequada de corante a ser adicionada à mistura seca depende, fortemente, do poder de coloração do corante. De um modo geral, são suficientes quantidades mínimas (inferiores a 5% em peso, de uma forma preferida, inferiores a 2%), mas podem ter de ser definidas em experiências de rotina para cada corante.
Antes da base de cereal ser revestida por um revestimento interno opcional e um revestimento externo, a mesma é seca, de uma forma preferida, até um teor de humidade (percentagem em peso) não superior a 7%, de uma forma preferida, 1 a 5%, de uma forma mais preferida, 1 a 4%, se necessário. 14 0 revestimento externo que proporciona a segunda cor pode compreender qualquer material ou mistura de ingredientes adequados para proporcionar uma cor especifica a ser removida ou dissolvida depois da adição de um liquido aquoso.
Se for desejado utilizar ingredientes naturais, o revestimento externo pode compreender, por exemplo, cacau em pó, para proporcionar uma segunda cor que é castanha. Neste caso, é obtida uma mudança de cor mais distinta se a base de cereal for primeiro revestida com um revestimento interno, protector, porque, caso contrário, o cacau irá aderir ou mesmo penetrar na base de cereal, com o resultado de que o revestimento externo (cacau) não pode ser removido ou dissolvido completamente. 0 revestimento interno que evita que o revestimento externo adira à base de cereal é um revestimento à base de um xarope de açúcar. Em concordância, 60-80% de açúcar e 20-40%, de uma forma preferida, 25-35% de água são misturados para formar um xarope. Opcionalmente, podem ser adicionados ao xarope outros ingredientes que melhoram as propriedades ou sabores do revestimento. Por exemplo, podem ser adicionados ao xarope até 12%, de uma forma preferida, até 8% de carbonato de cálcio e até 6%, de uma forma preferida, até 4% de vanilina. Estes dois últimos componentes melhoram as propriedades nutricionais e organolépticas do produto final. Estes componentes podem ser trocados ou suplementados por qualquer outro ingrediente que modifique, por exemplo, o sabor, a textura ou a propriedade nutricional do produto. Em sequida, o xarope pode ser pulverizado com bocais de pulverização num tambor de revestimento de rotação contínua ou num revestidor descontínuo, por exemplo, sobre a base de cereal para formar o revestimento 15 interno .
Qualquer açúcar pode ser adequado, tal como sacarose, dextrose, frutose, açúcar invertido, glucose, na forma de xarope, ou noutra forma. Embora os revestimentos à base de açúcar funcionem muito bem, pode-se cogitar ter um revestimento protector à base de outros ingredientes. Pode ser utilizado qualquer ingrediente de grau alimentar como um equivalente funcional, desde que o mesmo proporcione um revestimento suficientemente protector que evite que o revestimento externo corado cole à base de cereal. A proporção em peso da base de cereal em relação ao xarope do revestimento interno está na gama de 1/1 a 3/1 (50:50 até cerca de 70:30, por exemplo).
Depois da adição do primeiro revestimento opcional, em geral, será necessário um passo de secagem, para obter uma base extrudida revestida com um teor de água não superior a 12%, de uma forma preferida, não superior a 8%, por exemplo, aproximadamente, 2-4%. Isto pode ser feito, por exemplo, com qualquer secador de correia comercialmente disponível. A vantagem de um revestimento interno, protector, à base de açúcar é que o mesmo é transparente ou branco. Deste modo, é concebível adicionar corantes de grau alimentar ao xarope com a finalidade de que o primeiro revestimento proporcione, por exemplo, uma primeira cor à base de cereal.
Conforme mencionado acima, o revestimento externo pode compreender cacau em pó proporcionando uma segunda cor que é 16 castanha. 0 revestimento externo pode compreender, por exemplo, 50-70%, de uma forma preferida, 55-65% de açúcar, 5-20%, de uma forma preferida 10-15% de cacau em pó, 5-20%, de uma forma preferida 7-15% de dextrose, até 3% de xarope de açúcar caramelizado, até 1% de vanilina e 10-20% de água. Os componentes podem ser misturados e aplicados, por exemplo, com bocais de pulverização num tambor de revestimento rotativo continuo ou num revestidor descontínuo. No entanto, pode ser utilizado qualquer aparelho de revestimento adequado, conhecido do especialista na técnica.
Depois de ser aplicado um revestimento externo, pode ser necessário um outro passo de secagem, se for desejado um produto estável em armazenagem, isto é, em geral, o caso com os cereais para pequeno-almoço, por exemplo. Deste modo, a base de cereal compreendendo um revestimento interno opcional e um revestimento externo pode ser seca até um teor de água não superior a 5%, de uma forma preferida, não superior a 3%. O produto à base de cereal de acordo com a presente invenção pode ser embalado como tal, ou misturado com outros cereais. Por exemplo, é possível proporcionar o produto à base de cereal como cereais para pequeno-almoço juntamente com outro cereal para pequeno-almoço, que é uma mistura de diferentes cereais para pequeno-almoço compreendendo o produto à base cereal de acordo com a presente invenção.
Numa forma de realização em particular, é possível proporcionar a um consumidor um cereal para pequeno-almoço compreendendo o produto à base de cereal de acordo com a presente invenção, misturado com um produto à base de cereal de 17 formato, tamanho e cor idênticos ao cereal da invenção, mas que não muda/perde a cor depois da adição de água. Deste modo, é criado um efeito visual especial.
Por exemplo, um cereal extrudido, da cor de cacau/chocolate, que não muda/perde a cor pode ser obtido pela extrusão-cozimento de materiais à base de cereal conforme descrito acima (compreendendo, por exemplo, farinha de arroz e/ou farinha de milho e/ou farinhas de outros cereais, por exemplo), em que é adicionado cacau em pó (3-10%, de uma forma preferida, 2-7%, de uma forma mais preferida, 3-5%) é adicionado à mistura antes da extrusão-cozimento com a finalidade do produto extrudido ter uma cor castanha de cacau ou chocolate que não pode ser removida depois da adição de um liquido aquoso, tal como o leite.
Este produto extrudido pode ser misturado e embalado com o produto à base de cereal de acordo com a presente invenção em quaisquer quantidades para formar o produto de cereal para pequeno-almoço de acordo com a presente invenção. Por exemplo, um produto de cereal para pequeno-almoço pode compreender os dois tipos de cereais em proporções de 1:9 a 9:1. Numa forma de realização, o produto à base de cereal está presente, num cereal para pequeno-almoço embalado em percentagens em peso de 5-50%, de uma forma preferida, 10-40%, de uma forma mais preferida, 15-30%.
Os exemplos seguintes são dados apenas a titulo de ilustração e, de modo algum, devem ser interpretados como limitativos do objecto da presente memória descritiva. As percentagens e as partes são em peso, salvo indicação em 18 contrário .
Exemplo 1: Preparação de uma base de cereal branca obtida por Extrusão-cozimento
Para a preparação de uma base de cereal, foi preparada uma mistura que tinha a seguinte composição (em partes, excepto água adicionada):
Em partes Em % em peso de todos os ingredientes (também liquido)
Farinha de arroz 92, 7 79, 2 Açúcar 5 4,3 Carbonato de cálcio 1 0,8 Sal 0,8 0,7 Auxiliar de processamento 0,5 0,4 Óleo 5 4,3 Água 12 10,3 Total 117 100
Para preparar a mistura, os pós foram misturados uns aos outros para obter uma mistura seca, num misturador fabricado por Prodima S.A. A mistura seca, o óleo e a água foram, então, misturados uns aos outros na extrusora. A mistura obtida desta maneira era um produto cozido-extrudido-expandido com o auxilio de uma extrusora de parafuso duplo Clextral BC-72 do tipo BC-72 tendo um diâmetro de parafuso de 88 mm e um comprimento de parafuso de 1200 mm.
0 cozimento por extrusão foi levado a cabo a 155 °C sob 120 bar. Os dois parafusos entrelaçados a girar a 320 rpm. A 19 massa termoplástica cozinhada obtida desta maneira foi extrudida através de uma matriz tendo seis aberturas de saida ou orifícios redondos com um diâmetro de, aproximadamente 2,8 mm. A massa termoplástica foi extrudida em ar ambiente e imediatamente cortada com um cortador de quatro lâminas a girar adjacente à abertura a 5200 rpm.
As bolas redondas obtidas desta maneira expandiram depois do corte, de modo que tinham cerca de 10 mm de diâmetro. Tinham um teor de água de cerca de 5% e um peso específico de, aproximadamente, 105 g/L. O produto base foi, então, seco com ar quente num secador fluidizado até um teor de água de 2,5%. A base de cereal tinha uma cor branca.
Exemplo 2: Revestimento da base de cereal com um revestimento interno para protecção e um revestimento externo para proporcionar cor O produto do Exemplo 1 foi revestido com um revestimento interno e um externo.
Foi preparada uma suspensão espessa para revestimento com a seguinte composição (% em peso): 20 70
Sacarose
Carbonato de cálcio 2,0
Vanilina 0,1
Adicionou-se água para alcançar 100% em peso (um total de sólidos de cerca e 70% em peso).
Para a preparação da suspensão espessa, os componentes foram misturados uns aos outros num tanque de parede dupla, enquanto eram aquecidos até cerca de 80 °C.
Num tambor de revestimento de 70 cm de diâmetro e 150 cm de comprimento, a suspensão espessa foi aplicada com 5 bocais de pulverização enquanto ainda quente, a uma taxa de 235 kg/hr de base e 87,5 kg/hr de suspensão espessa. O produto revestido de fresco foi, então, seco com ar quente num secador de correia (um secador de duas correias, fabricado por Comessa) até um teor residual de água de, aproximadamente, 3%.
Subsequentemente, foi preparada uma segunda suspensão espessa para revestimento com a seguinte composição (% em peso):
Sacarose 61
Cacau em pó 12,5
Dextrose 9
Xarope de açúcar caramelizado 1
Vanilina 0,2
Adicionou-se água para alcançar um total de sólidos de 21 cerca de 80% em peso.
Para a preparação da suspensão espessa, os componentes foram misturados uns aos outros num tanque de parede dupla, enquanto eram aquecidos até cerca de 80 °C.
Num tambor de 70 cm de diâmetro e 150 cm de comprimento, a suspensão espessa foi aplicada com 5 bocais de pulverização enquanto ainda quente, a uma taxa de 200 kg/hr de base e 80 kg/hr de suspensão espessa. O produto revestido de fresco foi, então, seco com ar quente num secador de correia até um teor residual de água de 2,2%. O produto revestido tem um peso especifico de, aproximadamente, 180 g/L. O produto tem um formato redondo, tem uma aparência castanho-escuro e uma textura estaladiça.
Como um todo, o produto tem a seguinte composição: g/100 g Proteína 4,3 Hidratos de carbono disponíveis 84, 7 Gordura 5,1 Fibras alimentares 1,5 Cinza 2,2 Água 2,2 22
Se for adicionado um liquido aquoso ao produto, o revestimento externo, cor de cacau, será facilmente dissolvido completamente no liquido aquoso e a cor branca da base de cereal original (Exemplo 1) torna-se visivel.
Lisboa, 26 de Novembro de 2007 23

Claims (9)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Produto à base de cereal, caracterizado por mudar ou perder a cor depois da adição de um líquido aquoso, em que o produto compreende: a) uma base de cereal tendo a forma de bolas esféricas, b) pelo menos, um revestimento externo que proporciona uma cor dissolúvel, que é rápida ou facilmente dissolvida num líquido aquoso, e c) um revestimento interno entre a base de cereal e o, pelo menos um, revestimento externo, sendo o revestimento interno um xarope de açúcar compreendendo 60-80% de açúcar e 20-40% de água e estando a proporção em peso da base de cereal em relação ao xarope do revestimento interno na gama de 1:1 a 3:1.
  2. 2. Produto à base de cereal de acordo com a reivindicação 1, em que a base de cereal compreende, pelo menos, 40% em peso de farinha de arroz e/ou milho.
  3. 3. Produto à base de cereal de acordo com a reivindicação 1, em que a base de cereal é um cereal extrudido.
  4. 4. Produto à base de cereal de acordo com a reivindicação 1, em que o revestimento externo proporciona a cor dissolúvel e o revestimento interno evita que a cor dissolúvel se ligue directamente ou permanentemente à base de cereal. 1
  5. 5. Produto à base de cereal de acordo com a reivindicação 2, em que o revestimento externo é uma solução de açúcar e cacau.
  6. 6. Produto à base de cereal de acordo com a reivindicação 1, que é castanho/cacau, e que, depois da adição do liquido aquoso, muda a sua cor para branco ou castanho-amarelado.
  7. 7. Processo para obter um produto à base de cereal, compreendendo os passos de revestir uma base de cereal que está na forma de bolas esféricas com um revestimento interno, protector, sendo o revestimento interno um xarope de açúcar compreendendo 60-80% de açúcar e 20-40% de áqua e estando a proporção em peso da base de cereal em relação ao xarope do revestimento interno na gama de 1:1 a 3:1, secar o cereal para pequeno-almoço revestido até um teor de água inferior a 10% em peso e revestir o cereal para pequeno-almoço revestido com um revestimento externo, que é rapidamente dissolúvel num liquido aquoso.
  8. 8. Processo de acordo com a reivindicação 7, em que o revestimento externo é um revestimento de cacau/açúcar.
  9. 9. Produto de cereal para pequeno-almoço compreendendo, pelo menos, dois tipos de cereais, em que um tipo de cereal é o produto à base de cereal de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6. Lisboa, 26 de Novembro de 2007 2
PT02024760T 2002-11-06 2002-11-06 Cereais para pequeno-almoço PT1447011E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP02024760A EP1447011B1 (en) 2002-11-06 2002-11-06 Breakfast cereals

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1447011E true PT1447011E (pt) 2007-12-06

Family

ID=32309313

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT02024760T PT1447011E (pt) 2002-11-06 2002-11-06 Cereais para pequeno-almoço

Country Status (20)

Country Link
EP (1) EP1447011B1 (pt)
CN (1) CN1719981A (pt)
AR (1) AR041905A1 (pt)
AT (1) ATE377956T1 (pt)
AU (1) AU2003287994B2 (pt)
BR (1) BR0316043A (pt)
CZ (1) CZ304805B6 (pt)
DE (1) DE60223586T2 (pt)
DK (1) DK1447011T3 (pt)
ES (1) ES2295276T3 (pt)
HU (1) HUP0500833A3 (pt)
IL (1) IL168363A (pt)
MX (1) MXPA05004911A (pt)
MY (1) MY139222A (pt)
NZ (1) NZ573604A (pt)
PL (1) PL211389B1 (pt)
PT (1) PT1447011E (pt)
RU (1) RU2316975C2 (pt)
WO (1) WO2004041001A1 (pt)
ZA (1) ZA200504530B (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ATE377956T1 (de) * 2002-11-06 2007-11-15 Nestec Sa Frühstückszerealien
PL1721528T3 (pl) * 2005-05-13 2008-09-30 Barilla Flli G & R Wyrób spożywczo-cukierniczy typu herbatnik, sposób i urządzenie do jego produkcji
US7413757B2 (en) * 2005-09-15 2008-08-19 The Quaker Oats Company Method of making a colored, flour-based food product and product thereof
US7648722B2 (en) 2005-11-15 2010-01-19 The Quaker Oats Company Color-changing cereal and method
US8029835B2 (en) 2006-09-28 2011-10-04 The Quaker Oats Company, Inc. Grain-based food product with powder coating
US8039037B2 (en) * 2009-03-30 2011-10-18 Kellogg Company Multi-textured ready-to-eat cereal with extruded rice pellets
GB201003288D0 (en) * 2010-02-26 2010-04-14 Cadbury Uk Ltd Apparatus and method for manufacturing products
EP2636316A1 (en) 2012-03-05 2013-09-11 Nestec S.A. Cereal pieces containing alpha-linolenic acid
DE102014001574B4 (de) * 2014-02-05 2017-07-27 Gea Tds Gmbh Verfahren und Vorrichtung zur kontinuierlichen Dosierung von wenigstens einer festkörperartigen, kleinstückigen Beimengung in eine Trägerflüssigkeit
EP4003056A4 (en) * 2019-07-23 2023-08-09 H.J. Heinz Company Brands LLC EXTRUDED FOOD PRODUCTS, STORAGE STABLE

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4755390A (en) * 1985-05-21 1988-07-05 Nabisco Brands, Inc. Process for the production of a flavored cereal product
US4853235A (en) * 1987-09-16 1989-08-01 The Quaker Oats Company Color-changing cereals and confections
US5894027A (en) * 1996-10-09 1999-04-13 Mjm Technologies, L.L.P. Milk and protein powder-coated cereal products
US6159511A (en) * 1998-07-01 2000-12-12 The Quaker Oats Company Animated food product
US6495179B1 (en) * 1999-04-23 2002-12-17 General Mills, Inc. Appearance modified aerated confection and method of preparation
US6685976B2 (en) * 2000-01-19 2004-02-03 The Quaker Oats Company Modified oat and corn grit products and method
ATE377956T1 (de) * 2002-11-06 2007-11-15 Nestec Sa Frühstückszerealien

Also Published As

Publication number Publication date
ES2295276T3 (es) 2008-04-16
AU2003287994B2 (en) 2009-10-01
NZ573604A (en) 2009-11-27
RU2005117158A (ru) 2005-10-27
CZ304805B6 (cs) 2014-11-05
AU2003287994A1 (en) 2004-06-07
CN1719981A (zh) 2006-01-11
HUP0500833A3 (en) 2012-05-29
CZ2005358A3 (cs) 2005-09-14
DE60223586T2 (de) 2008-10-23
ATE377956T1 (de) 2007-11-15
AR041905A1 (es) 2005-06-01
WO2004041001A1 (en) 2004-05-21
DE60223586D1 (de) 2007-12-27
PL376841A1 (pl) 2006-01-09
MY139222A (en) 2009-08-28
EP1447011A1 (en) 2004-08-18
BR0316043A (pt) 2005-09-13
HUP0500833A2 (hu) 2005-12-28
ZA200504530B (en) 2006-08-30
MXPA05004911A (es) 2005-11-17
EP1447011B1 (en) 2007-11-14
PL211389B1 (pl) 2012-05-31
RU2316975C2 (ru) 2008-02-20
IL168363A (en) 2010-06-30
DK1447011T3 (da) 2008-01-07

Similar Documents

Publication Publication Date Title
AU774251B2 (en) Food particulate
IL168363A (en) Colour-changing breakfast cereals
ES2348675T3 (es) Edulcorante de alta intensidad encapsulado en resina.
US20040033293A1 (en) Decorated food product
JP2003500035A (ja) 着色物質組成物および該組成物を製造する方法
US20060013928A1 (en) Aqueous edible paint composition, method of preparation and kit
WO2000064271A1 (en) Appearance modified aerated confection and method of preparation
JP2001509365A (ja) シリアル食品製品のボウル寿命を延ばす方法
US20050191407A1 (en) Aerated confection puzzle
KR100522981B1 (ko) 영양찰약밥의 제조방법 및 그로부터 얻어진 영양찰약밥
BRPI0924488B1 (pt) Método para preparar um floco de cereal pronto para comer multi-texturizado, e, floco de cereal pronto para comer multi-texturizado
JP3905830B2 (ja) 食品素材用コンニャクの製法及び利用食品
BR112020026624A2 (pt) Composições opacificantes sem titânio
JPS5894350A (ja) 濃色チュ−インガム
JPH0246189B2 (pt)
US20220174977A1 (en) Method for producing a confectionery product having a sugar-free coating covering
JP3418309B2 (ja) 煮崩れしない冷凍天ぷらの製造方法
JPH0529037Y2 (pt)
JPH0412099B2 (pt)
JPH10248528A (ja) 食物せんい含有低カロリー食品の製法
JP2002253180A (ja) 彩色小籠包子の製造方法
JPH03272655A (ja) 食物繊維強化包装米飯
JPH10191894A (ja) 種実菓子
JP2000201655A (ja) たこ焼き及びその製造方法
JPH02257840A (ja) 海藻入りインスタントゼリー