PT1380212E - Película de invólucro para alimentos - Google Patents

Película de invólucro para alimentos Download PDF

Info

Publication number
PT1380212E
PT1380212E PT02718522T PT02718522T PT1380212E PT 1380212 E PT1380212 E PT 1380212E PT 02718522 T PT02718522 T PT 02718522T PT 02718522 T PT02718522 T PT 02718522T PT 1380212 E PT1380212 E PT 1380212E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
food
film
weight
nylon
water
Prior art date
Application number
PT02718522T
Other languages
English (en)
Inventor
Nobuyuki Mori
Ichiro Arai
Original Assignee
Gunze Kobunshi Corp
Gunze Kk
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Gunze Kobunshi Corp, Gunze Kk filed Critical Gunze Kobunshi Corp
Publication of PT1380212E publication Critical patent/PT1380212E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22CPROCESSING MEAT, POULTRY, OR FISH
    • A22C13/00Sausage casings
    • A22C13/0013Chemical composition of synthetic sausage casings

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Processing Of Meat And Fish (AREA)
  • Food Preservation Except Freezing, Refrigeration, And Drying (AREA)
  • Compositions Of Macromolecular Compounds (AREA)
  • Wrappers (AREA)
  • Manufacture Of Macromolecular Shaped Articles (AREA)
  • Meat, Egg Or Seafood Products (AREA)
  • Formation And Processing Of Food Products (AREA)
  • General Preparation And Processing Of Foods (AREA)
  • Packages (AREA)
  • Laminated Bodies (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "PELÍCULA DE INVÓLUCRO PARA ALIMENTOS"
CAMPO TÉCNICO A presente invenção refere-se a uma película de invólucro para alimentos que é utilizada para a embalagem e defumação de produtos cárneos processados, tais como presunto e enchidos, e produtos lácteos, tal como queijo, bem como a produtos alimentares defumados que são embalados utilizando a película de invólucro e que são submetidos a tratamento de defumação. Além disso, a presente invenção refere-se a uma película de invólucro para alimentos que é utilizada para o processamento de enchidos secos (mortadela) ou presunto seco, pela expulsão moderada de água a partir do interior do presunto ou enchidos sem a submissão a um tratamento de defumação, bem como a enchidos secos (mortadela) ou presunto seco embalados utilizando a película de invólucro para alimentos.
TÉCNICA ANTECEDENTE
Para realizar a cocção por tratamento de defumação ou tratamento térmico de produtos cárneos processados, tais como presunto e enchidos, queijo e semelhantes, têm sido convencionalmente utilizados invólucros naturais, tal como intestino de origem animal, invólucros fibrosos à base de viscose e invólucros de colagénio preparados a partir de colagénio. Estes invólucros são vantajosos, na medida em que 1 podem ser submetidos a tratamento de defumação e o seu efeito é muito grande.
Possuem, contudo, um certo número de desvantagens, tais como heterogeneidade de invólucros naturais na forma e resistência, dificuldade extrema na aquisição de grandes quantidades de matérias-primas num curto espaço de tempo, diferenças pontuais na resistência de uma membrana de invólucro e presença de partes muito fracas nesta, susceptibilidade à ruptura de invólucros durante o enchimento que, em alguns casos, torna o enchimento dificil e apresenta fracas eficiências de enchimento.
Outras desvantagens dos invólucros fibrosos e de colagénio incluem uma grande redução no peso de material de recheio em virtude da excessiva permeabilidade à água dos invólucros, problemas de decomposição de recheio e desenvolvimento de bolor durante a armazenagem de longo prazo em virtude da excessiva permeabilidade ao oxigénio e exigência de pré-tratamento, tal como imersão em água antes de utilização devido ao mau cheiro e sensação táctil rugosaa.
Em contrapartida, a película de poliamida, tal como policapramida e poli-hexametileno adipamida, que são utilizados como invólucros plásticos sintetizados, possuem um certo número de vantagens, tais como: algum efeito de tratamento de defumação em condições de elevada humidade, elevada resistência a ruptura de tracção, elevada resistência de impacto, elevada estabilidade dimensional, elevada capacidade de bloqueamento de oxigénio e estabilidade de armazenagem de longo prazo do material de recheio. Contudo, o efeito de defumação deste tipo de película é 2 muito baixo, comparado ao dos invólucros fibrosos e é inadequado enquanto invólucro para defumação. A presente invenção foi realizada para superar as desvantagens supramencionadas. Deste modo, os objectivos da presente invenção são proporcionar uma película de invólucro termoretráctil para defumação que pode ser submetida a um tratamento de defumação equivalente ao que é proporcionado pelo invólucro natural e invólucro fibroso e que pode proporcionar o bom aroma, cor e paladar dos alimentos defumados, e que é moderadamente permeável ao vapor de água e, pelo contrário, moderadamente impermeável ao oxigénio, bem como com elevada resistência, e proporcionar alimentos defumados embalados utilizando a película de invólucro. São objectivos adicionais da presente invenção proporcionar uma película de invólucro alimentar que pode ser aplicada a enchidos secos ou presunto seco não defumados e que é moderadamente permeável ao vapor de água e moderadamente impermeável ao oxigénio, e proporcionar um produto alimentar embalado utilizando a película de invólucro.
Os presentes requerentes efectuaram extensos estudos para alcançar os objectivos supramencionados e verificaram que a película de invólucro alimentar possuindo permeabilidade moderada ao vapor de água e moderada impermeabilidade ao oxigénio, película que, simultaneamente, pode ser submetida a tratamento de defumação e pode reter o bom aroma, cor e paladar dos alimentos defumados, pode ser obtida pela mistura de resina termoplástica com polivinilpirrolidona realizando, desse modo, a presente invenção. 3
DIVULGAÇÃO DA INVENÇÃO A presente invenção é dirigida a uma película de invólucro para alimentos que consiste em polivinilpirrolidona e resina de poliamida. A razão da mistura da resina de poliamida para polivinilpirrolidona é, de um modo preferido, 50 a 99:50 a 1 em peso e, de um modo mais preferido, 80 a 99:20 a 1 em peso. De um modo preferido, a resina de poliamida é nylon 6 ou resina de copolimero de nylon 6 e nylon 6.6. A pelicula de invólucro alimentar pode ser utilizada para produtos alimentares defumados e para enchidos secos (mortadela) ou presunto seco. A presente invenção proporciona adicionalmente produtos alimentares embalados utilizando a pelicula de invólucro alimentar.
Os principais componentes do fumo compreendem fenóis, álcoois, ácidos orgânicos e compostos carbonilo e estes compostos são hidrófilos. Deste modo, requer-se que o invólucro seja caracterizado pela sua hidrofilicidade, plasticidade com água e permeabilidade facilitada a água e vapor de água, para que os componentes do fumo permeiem eficazmente através do invólucro. É necessário transmitir uma quantidade maior de água contendo componentes de aroma e paladar do fumo através do invólucro para um tratamento de defumação mais eficaz do recheio revestido. Para o efeito, é importante que a superfície do invólucro absorva e lise uma quantidade maior de água contendo os componentes de aroma e paladar do fumo e difunda a água para dentro da superfície interna da película mais rapidamente.
Pelo contrário, se o invólucro possuir uma excessiva permeabilidade à água e vapor de água, uma quantidade excessiva 4 de água contida no recheio revestido pode ser expelida para o exterior do recheio do invólucro durante uma série de etapas incluindo defumação, cocção e arrefecimento. 0 que resulta na redução do peso do recheio e ocorrência de rugas nos produtos finais embalados gerando, desse modo, um problema adicional de redução de rendimento. A presente invenção é dirigida a película de invólucro alimentar, que consiste em polivinilpirrolidona e resina de poliamida. A película é moderadamente permeável ao vapor de água e moderadamente impermeável ao oxigénio e, simultaneamente, permite que a água contendo o aroma e paladar de alimentos defumados seja absorvida e lisada. Deste modo, a película é adequada para tratamento de defumação e possui resistência suficiente para ser submetida a processamento, tal como aperto, cozedura e revestimento, tal como enchimento.
Para os enchidos secos ou presunto seco que não sejam submetidos a tratamento de defumação, é importante expelir uma quantidade adequada de água interna. Para o efeito, é requerido um invólucro que possua permeabilidade moderada ao vapor de água e impermeabilidade moderada ao oxigénio. A película de invólucro consistindo em polivinilpirrolidona e resina de poliamida satisfaz este requisito. A razão da mistura da resina de poliamida para polivinilpirrolidona é, de um modo preferido, 50 a 99:50 a 1 em peso e, de um modo mais preferido, 80 a 99:20 a 1 em peso. De um modo preferido, a película de invólucro é uma película de monocamada com uma espessura de 5 a 90 micrómetros. 5 A película desta composição apresenta permeabilidade moderada ao vapor de água mas impermeabilidade moderada ao oxigénio. Quando utilizada para embalar o conteúdo, a película permite a descarga moderada de água interna. Igualmente, no tratamento de defumação, a película permite a absorção, lise e filtração de água contendo o aroma e paladar dos alimentos defumados sem reduzir o peso do recheio ou gerar rugas nos produtos finais embalados. Além disso, a película possui propriedades melhoradas incluindo elevada resistência a ruptura de tracção, elevada resistência de impacto, elevada estabilidade dimensional e elevada capacidade de bloqueamento de oxigénio. A polivinilpirrolidona utilizada na presente invenção é um polímero reticulado de N-vinilpirrolidona, que é capaz de absorver água desde 1 vez até 30 vezes o seu próprio peso e, por sua vez, de descarregar a água absorvida. Este polímero apresenta igualmente absorção estável de água a diversas concentrações de solução salina aquosa numa ampla gama de níveis de pH. É adicionada uma quantidade apropriada de sal ao recheio do invólucro e o ambiente atmosférico para o tratamento de defumação pode ser acidico ou alcalino, dependendo das condições do tratamento. Por esta razão, as propriedades supramencionadas de polivinilpirrolidona são importantes e essenciais para a presente invenção. Deste modo, os polímeros de ácido poliacrílico absorventes de água não são adequados para tratamento de defumação em virtude da redução assinalável da capacidade de absorção de água na solução salina aquosa ou ambiente não neutro. 6
De um modo preferido, nylon 6, copolímero de nylon consistindo em nylon 6 e nylon 6.6, nylon 11, nylon 12, copolímero de nylon consistindo em nylon 6 e nylon 12 e uma sua mistura pode ser utilizada como resina de poliamida. Entre eles, prefere-se o nylon 6 ou copolímero de nylon consistindo em nylon 6 nylon 6.6. A película de invólucro para produtos alimentares defumados da presente invenção pode ser obtida pelo estiramento biaxial de uma mistura de polivinilpirrolidona e resina de poliamida até aproximadamente 1,5 a 3,5 vezes mais comprida em ambas as direcções longitudinal e lateral após, por exemplo, fusão e extrusão da mistura. A película de invólucro para produtos alimentares defumados obtida deste modo é flexível e macia ao toque.
Igualmente, a película de invólucro possui a propriedade de se contrair até 10 a 30% em ambas as direcções longitudinal e lateral quando é tratada termicamente, por exemplo, imersa em água a 95 °C durante 30 segundos. Deste modo, o invólucro pode reter o recheio compactamente mesmo após o arrefecimento do produto defumado proporcionando, desse modo, um produto final embalado sem rugas e, em vez disso, com aparência compacta.
Para produzir o produto alimentar defumado da presente invenção, o alimento é cheio no invólucro tubular anteriormente descrito e submetido a tratamento de defumação utilizando um método convencional. A temperatura para defumação é 20 a 100 °C, de um modo preferido 50 a 90 °C. Este tratamento de defumação pode ser realizado na presença de água ou vapor de água antes, durante ou após o tratamento térmico. O tratamento térmico a seco pode ser realizado a 50 até 80 °C antes do tratamento com 7 vapor de água e fumo e, em seguida, arrefecimento por pulverização de água fria pode ser efectuado após o tratamento com vapor de água e fumo. A temperatura para defumação e tratamento térmico é seleccionada de modo que o produto final é proporcionado com um grau pré-determinado de cocção e aroma de fumo.
Os produtos alimentares defumados revestidos utilizando a película de invólucro alimentar da presente invenção mantêm o peso do alimento enchido após armazenamento de longo prazo, apresentam resistência a fungos, tal como bolor, e não produzem rugas nos produtos alimentares embalados após refrigeração. Por consequência, podem obter-se produtos com bom aroma e aparência.
Visto que a película de invólucro para produtos alimentares defumados da presente invenção se caracteriza por permeabilidade moderada ao vapor de água e impermeabilidade moderada ao oxigénio, pode igualmente ter utilidade como película de invólucro para enchidos secos (mortadela) ou presunto seco. Neste caso, a película não é submetida a tratamento de defumação, sendo apenas utilizada para expelir a humidade na carne enchida dentro do invólucro. Deste modo, o alimento é enchido dentro do invólucro tubular anteriormente descrito e é submetido a tratamento de secagem utilizando um método convencional. De um modo preferido, a temperatura de secagem é 5 a 50 °C.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS FORMAS DE REALIZAÇÃO PREFERIDAS A presente invenção é adicionalmente explicada com referência aos exemplos que se seguem.
Exemplo 1
Uma mistura de 96% em peso de resina de copolímero 85:15 de nylon 6 e nylon 6.6 (densidade: 1,14, ponto de fusão: 198 °C) e 4% em peso de polímero reticulado de N-vinilpirrolidona (PolyPlusdone XL10; ISP) foi passado através de um extrusor de fusão com um molde tendo um orifício de descarga de forma arredondada na extremidade da matriz para moldar a película cilíndrica, que foi, em seguida, estirada longitudinalmente até 2,5 vezes mais comprida e lateralmente até 3,0 vezes mais comprida. Deste modo, foi obtido um invólucro consistindo numa película cilíndrica com uma largura de enrolamento de 60 mm e uma espessura de 25 micrómetros. As percentagens de contracção deste invólucro foram 25% na direcção longitudinal e 30% na direcção lateral, quando medidas após a imersão do invólucro em água a 95 °C durante 30 segundos.
Exemplo 2
Uma mistura de 90% em peso de resina de copolímero 85:15 de nylon 6 e nylon 6.6 (densidade: 1,14, ponto de fusão: 198 °C) e 10% em peso do polímero reticulado de N-vinilpirrolidona, que foi utilizado no Exemplo 1, foi passado através de um extrusor de fusão, com um molde tendo um orifício de descarga de forma arredondada na extremidade da matriz para moldar a película cilíndrica, que foi, em seguida, estirada longitudinalmente até 2,5 vezes mais comprida e lateralmente até 3,0 vezes mais comprida. Deste modo, foi obtido um invólucro consistindo em película cilíndrica com uma largura de enrolamento de 60 mm e uma espessura de 25 micrómetros. As percentagens de contracção deste invólucro foram 25% na direcção longitudinal e 30% na 9 direcção lateral, quando medidas durante a imersão em água a 95 °C durante 30 segundos.
Exemplo 3
Uma mistura de 80% em peso de resina de copolimero 85:15 de nylon 6 e nylon 6.6 (densidade: 1,14, ponto de fusão: 198 °C) e 20% em peso do polímero reticulado de N-vinilpirrolidona, que foi utilizado no Exemplo 1, foi passado através de um extrusor de fusão, com um molde tendo um orifício de descarga de forma arredondada na extremidade da matriz para moldar a película cilíndrica, que foi, em seguida, estirada longitudinalmente até 2,5 vezes mais comprida e lateralmente até 3,0 vezes mais comprida. Deste modo, foi obtido um invólucro consistindo em película cilíndrica com uma largura de enrolamento de 60 mm e uma espessura de 25 micrómetros. As percentagens de contracção deste invólucro foram 20% nas direcções longitudinal e lateral, quando imersas em água a 95 °C durante 30 segundos.
Exemplo 4
Uma mistura de 96% em peso de resina de nylon 6 (densidade: 1,14, ponto de fusão: 220 °C) e 4% em peso do polímero reticulado de N-vinilpirrolidona, que foi utilizado no
Exemplo 1, foi passado através de um extrusor de fusão, com um molde tendo um orifício de descarga de forma arredondada na extremidade da matriz para moldar a película cilíndrica, que foi, em seguida, estirada longitudinalmente até 2,5 vezes mais comprida e lateralmente até 3,0 vezes mais comprida. Deste modo, foi obtido um invólucro consistindo em película cilíndrica com 10 uma largura de enrolamento de 60 mm e uma espessura de 25 micrómetros. As percentagens de contracção deste invólucro foram 15% na direcção longitudinal e 20% na direcção lateral, quando imersas em água a 95 °C durante 30 segundos.
Exemplo 5
Uma mistura de 50% em peso de resina de copolimero 85:15 de nylon 6 e nylon 6.6 (densidade: 1,14, ponto de fusão: 198 °C) e 50% em peso do polímero reticulado de N-vinilpirrolidona, que foi utilizado no Exemplo 1, foi passado através de um extrusor de fusão, com um molde tendo um orifício de descarga de forma arredondada na extremidade da matriz para moldar a película cilíndrica, que foi, em seguida estirada duas vezes mais comprida, tanto longitudinalmente como lateralmente. Deste modo, foi obtido um invólucro consistindo em película cilíndrica com uma largura de enrolamento de 60 mm e uma espessura de 25 micrómetros. As percentagens de contracção deste invólucro foram ambas 10% nas direcções longitudinal e lateral, quando imersas em água a 95 °C durante 30 segundos.
Exemplo Comparativo 1
Foi utilizado um invólucro fibroso comercialmente disponível com uma largura de enrolamento de 90 mm e uma espessura de 85 micrómetros. 11
Exemplo Comparativo 2
Resina de nylon 6 (densidade: 1,14, ponto de fusão: 220 °C) foi passada através de um extrusor de fusão, com um molde tendo um orifício de descarga de forma arredondada na extremidade da matriz para moldar a película cilíndrica, que foi, em seguida, estirada longitudinalmente até 2,5 vezes mais comprida e lateralmente até 3,0 vezes mais comprida. Deste modo, foi obtido um invólucro consistindo em película cilíndrica com uma largura de enrolamento de 60 mm e uma espessura de 25 micrómetros. As percentagens de contracção deste invólucro foram 15% na direcção longitudinal e 20% na direcção lateral, quando imersas em água a 95 °C durante 30 segundos.
Experiência de Defumação
Um material de enchimento foi processado misturando 70% em peso de carne de porco picada, 20% em peso de água, 7% em peso de amido e 3% em peso de sal e cortando finamente a mistura para formar uma pasta. Cada um dos invólucros descritos nos Exemplos 1 a 4 e Exemplos Comparativos 1 e 2 foi enchido com 300 g do material e foi selado com um clip e, em seguida, submetido a tratamento de defumação nas condições descritas a seguir.
(1) Cura 10 minutos a 50 °C
(2) Secagem 20 minutos a 60 °C
(3) Injecção de fumo 20 minutos a 60 °C
(4) Libertação de fumo e secagem 20 minutos a 60 °C 12
20 minutos a 60 °C (5) Reinjecção de fumo
(6) Cocção por aquecimento a vapor 20 minutos a 80 °C (7) Arrefecimento pulverizado com água de arrefecimento
durante 8 minutos a aproximadamente 10 °C
Um material de enchimento foi processado misturando 70% em peso de carne de porco picada, 20% em peso de água, 7% em peso de amido e 3% em peso de sal e cortando finamente a mistura para formar uma pasta. Cada um dos invólucros descritos no Exemplo 5 foi enchido com 300 g do material e foi selado com um clip e, em seguida, submetido a tratamento de secagem nas condições descritas a seguir.
(1) Cura 10 minutos a 50 °C
(2) Secagem 20 minutos a 60 °C
(3) Cocção por aquecimento a vapor 20 minutos a 80 °C (4) Arrefecimento pulverizado com água de arrefecimento
durante 8 minutos a aproximadamente 10 °C
(5) Secagem deixar em repouso durante dois meses a 15 °C 13
Pressupondo que cada grau do aroma, sabor e cor dos alimentos defumados, obtidos utilizando o invólucro fibroso comercialmente disponível no Exemplo Comparativo 1, era 10 numa escala de 1 a 10, uma pluralidade de peritos na técnica conduziu uma avaliação sensorial dos alimentos defumados obtidos utilizando os invólucros descritos nos Exemplos 1 a 4 e Exemplos Comparativos 1 e 2. Os resultados desta avaliação sensorial são apresentados na Tabela 1.
Tabela 1
Invólucro Aroma Sabor Cor Profundidade de PELE Defumada Exemplo 1 8 8 7 2,0 Exemplo 2 9 9 7 2,0 Exemplo 3 9 9 8 2,2 Exemplo 4 8 8 7 2,0 Exemplo Comparativo 1 10 10 10 2,5 Exemplo Comparativo 2 5 5 4 0,5
Na tabela, a "Profundidade de PELE Defumada" refere-se à espessura da região de cor (manchas) defumada em virtude de infiltração de fumo da superfície dos enchidos defumados para dentro destes (apresentada em mm).
Tal como se pode observar da Tabela 1, embora os invólucros dos Exemplos 1 a 4 apresentassem efeitos de defumação quase 14 iguais aos do invólucro do Exemplo Comparativo 1, que é convencionalmente utilizado como um invólucro para defumação, o invólucro do Exemplo Comparativo 2, que consiste, apenas, em poliamida, apresentou insuficiente efeito de defumação.
Para cada pelicula de invólucro descrita nos Exemplos 1 a 4 e Exemplos Comparativos 1 e 2, a Tabela 2 apresenta as quantidades de oxigénio permeado, vapor de água permeado e perda de peso dos recheios, imediatamente após o tratamento de defumação utilizando a pelicula de invólucro. A Tabela 2 apresenta, igualmente, as quantidades de oxigénio permeado, vapor de água permeado e perda de peso dos recheios dois meses após o tratamento de secagem, para a pelicula de invólucro descrita no Exemplo 5. 15
Tabela 2
Quantidade Quantidade de oxigénio Permeado de Vapor de Água Quantidade de Perda r a. ί de Peso [cc/m2.24h. Permeado L o j Invólucro atm] [g/m2.24h] 10 °Cx40%RH 15 °Cx30%RH 15 23°Cx65%RH 40 °Cx90%RH Imediatamente dias 2 meses após defumação mais mais tarde tarde Exemplo 1 45 1000 5,7 11,0 - Exemplo 2 45 1600 5,7 14,2 - Exemplo 3 55 2000< 6,3 23, 0 - Exemplo 4 45 1000 5,6 10,4 - Exemplo 5 60 2000< - - 41,0 Exemplo Comparativo 1 2000< 2000< 6,7 42,0 - Exemplo Comparativo 2 38 400 2,2 5,4 -
Tal como se pode observar da Tabela 2, a perda de peso é menor mesmo após 15 dias e a superfície manteve a aparência compacta sem rugas quando foram utilizados os invólucros dos Exemplos 1 a 4 e Exemplo Comparativo 2. Quando foi utilizado o invólucro do Exemplo Comparativo 1, o peso foi largamente reduzido após 15 dias e desenvolveu-se bolor na superfície, desse modo reduzindo, gravemente o valor comercial. Quando foi utilizado o invólucro do Exemplo 5, o peso do recheio foi 16 largamente reduzido e apareceram rugas finas por toda a superfície após dois meses. Contudo, não se desenvolveu bolor na superfície e o produto alimentar tinha um aspecto castanho avermelhado e estava completamente seco.
As Tabelas 1 e 2 revelam que os invólucros dos Exemplos 1 a 4, que são obtidos a partir de misturas de poliamida e polivinilpirrolidona, são os melhores invólucros para defumação em relação a permeações de oxigénio e vapor de água e a redução no peso. Revelaram, igualmente, que o invólucro do Exemplo 5 pode ser aplicado como um invólucro para enchidos secos.
Na presente invenção, não existe nenhuma limitação imposta sobre a espessura da película e pode ser seleccionado qualquer tamanho da espessura.
APLICABILIDADE INDUSTRIAL A presente invenção é dirigida a uma película de invólucro para alimentos que consiste em polivinilpirrolidona e resina de poliamida. A película de invólucro é moderadamente permeável ao vapor de água, porém moderadamente impermeável ao oxigénio. Além disso, a película é caracterizada por poder ser tratada com fumo e reter o aroma, cor e paladar de alimentos defumados. Esta película de invólucro pode ter uma ampla variedade de utilizações, tais como para alimentos defumados, presunto seco e enchidos secos.
Lisboa, 23 de Outubro de 2007 17

Claims (6)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Película de invólucro para alimentos consistindo em, pelo menos, polivinilpirrolidona e resina de poliamida.
  2. 2. Película de invólucro para alimentos de acordo com a reivindicação 1, em que a razão da mistura da resina de poliamida para polivinilpirrolidona é 50 a 99:50 a 1 em peso.
  3. 3. Película de invólucro para alimentos de acordo com a reivindicação 2, em que a razão da mistura da resina de poliamida para polivinilpirrolidona é 80 a 99:20 a 1 em peso.
  4. 4. Película de invólucro de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, em que a resina de poliamida é nylon 6 ou resina de copolímero de nylon 6 e nylon 6.6.
  5. 5. Película de invólucro para alimentos de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, em que o invólucro é utilizado para defumação.
  6. 6. Película de invólucro para alimentos de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, em que o invólucro é utilizado para a produção de enchidos secos, i. e., mortadela ou presunto seco. 1 a película qualquer uma Produto alimentar embalado utilizando invólucro para alimentos de acordo com reivindicações 1 a 6. Lisboa, 23 de Outubro de 2007
PT02718522T 2001-04-17 2002-04-10 Película de invólucro para alimentos PT1380212E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2001118452A JP2002306059A (ja) 2001-04-17 2001-04-17 食品用ケーシングフイルム

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1380212E true PT1380212E (pt) 2007-11-07

Family

ID=18968840

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT02718522T PT1380212E (pt) 2001-04-17 2002-04-10 Película de invólucro para alimentos

Country Status (11)

Country Link
US (1) US20040191368A1 (pt)
EP (1) EP1380212B1 (pt)
JP (1) JP2002306059A (pt)
AT (1) ATE373959T1 (pt)
DE (1) DE60222646T2 (pt)
DK (1) DK1380212T3 (pt)
ES (1) ES2292743T3 (pt)
PL (1) PL212555B1 (pt)
PT (1) PT1380212E (pt)
RU (1) RU2295863C9 (pt)
WO (1) WO2002085129A1 (pt)

Families Citing this family (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CA2518735C (en) * 2003-03-13 2012-05-15 Vector Usa Inc. A film having a liquid absorbed therein
DE10324324A1 (de) * 2003-05-27 2004-12-16 Bayer Ag Polyamid-Formmassen
DE10339802A1 (de) * 2003-08-27 2005-03-24 Kalle Gmbh & Co. Kg Eigenstabile Raffraupe aus einer schlauchförmigen Nahrungsmittelhülle auf Basis von synthetischen Polymeren und deren Verwendung
US20080026112A1 (en) * 2003-11-12 2008-01-31 Gunze Limited Multilayer Tube for Transfer of Smoke Curing Solution to Food
US20110077347A1 (en) * 2007-06-19 2011-03-31 E. I. Du Pont De Nemours And Company Polymer blend films for chemically protective articles
US20120003361A1 (en) * 2009-03-17 2012-01-05 Ube Industries, Ltd. Polyamide resin composition, film comprising the same and polyamide-based laminate film
JP5633162B2 (ja) * 2009-03-17 2014-12-03 宇部興産株式会社 ポリアミド系積層フィルム
JP5663911B2 (ja) * 2009-03-17 2015-02-04 宇部興産株式会社 フィルム用ポリアミド樹脂組成物及びそれからなるフィルム
US9386779B2 (en) 2013-04-26 2016-07-12 Podanfol S.A. Tubular film food casing
EP2796047B1 (en) 2013-04-26 2017-08-30 Podanfol S.A. Tubular film food casing
DK201700367A1 (en) * 2017-06-21 2019-01-30 Jonsman Innovation Aps A hydrophilic polymeric material
DE102018201241A1 (de) 2018-01-26 2019-08-01 Kalle Gmbh Rauch- und wasserdampfdurchlässige Nahrungsmittelhülle mit optimierten Hafteigenschaften
WO2021148685A1 (es) 2020-01-20 2021-07-29 Sociedad Anónima Minera Catalano Aragonesa Envase reciclable con capacidad de sellado
BR102022001526A2 (pt) 2021-02-03 2022-08-16 Kalle Gmbh Invólucro para alimentos permeável à fumaça e ao vapor de água com melhor transparência
EP4159428A1 (de) * 2021-10-04 2023-04-05 Kalle GmbH Mehrschichtige kunststoffhülle mit einer porösen lebensmittel-kontaktseite, geeignet zur übertragung von lebensmittelzusatzstoffen
WO2023180323A1 (en) 2022-03-22 2023-09-28 Viscofan España, S.L.U. Thermoplastic film and packaging made of such thermoplastic film useful to sterilize objects

Family Cites Families (49)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3211807A (en) * 1962-04-03 1965-10-12 Du Pont Process for obtaining a blend of a polyamide and a poly(n-vinyl amide)
US3376168A (en) * 1962-08-02 1968-04-02 Yardney International Corp Metal-containing graft-polymerized product and method of making same
US3565780A (en) * 1966-09-12 1971-02-23 Du Pont Process for the preparation of graft copolymers using repetitive irradiation and contacting steps
US3564075A (en) * 1969-03-07 1971-02-16 Bayer Ag Polyamides with improved transparency containing polyvinyl pyrrolidone
JPS5318077B2 (pt) * 1974-03-01 1978-06-13
DE2724252C2 (de) * 1977-05-28 1982-12-16 Hoechst Ag, 6000 Frankfurt Schlauchförmiges Verpackungsmaterial, vorzugsweise zur Verwendung als Wursthülle
WO1980000659A1 (en) * 1978-10-02 1980-04-17 Purdue Research Foundation Food and pharmaceutical coating composition,method of preparation and products so coated
DE3013320A1 (de) * 1980-04-05 1981-10-15 Hoechst Ag, 6000 Frankfurt Fuer lebensmittel, insbesondere wurstwaren geeignete schlauchhuelle mit einer klebenaht und verfahren zu ihrer herstellung
JPS56151755A (en) * 1980-04-26 1981-11-24 Unitika Ltd Resin composition
DE3040279A1 (de) * 1980-10-25 1982-06-16 Hoechst Ag, 6000 Frankfurt Fuer lebensmittel, insbesondere wurstwaren geeignete schlauchhuelle mit einer klebenaht, verfahren zu ihrer herstellung und ihre verwendung zur herstellung gekruemmter oder ringfoermiger wursthuellen
DE3105718A1 (de) * 1981-02-17 1982-09-02 Hoechst Ag, 6000 Frankfurt Fuer lebensmittel, insbesondere wurstwaren, geeignete rauchdurchlaessige schlauchhuelle mit einer klebenaht und verfahren zu ihrer herstellung
US4365044A (en) * 1981-05-15 1982-12-21 Hercules Incorporated Polypropylene composition for extrusion coating
US4360551A (en) * 1981-06-19 1982-11-23 Mobil Oil Corporation Flexible film laminate especially adapted for use in the construction of a retortable food pouch
DE3149976A1 (de) * 1981-12-17 1983-06-30 Hoechst Ag, 6230 Frankfurt Makroporoese asymmetrische hydrophile membran aus synthetischem polymerisat
US4771089A (en) * 1983-09-08 1988-09-13 Minnesota Mining And Manufacturing Co. Polymer blends with high water absorption
JPS61249341A (ja) * 1985-04-27 1986-11-06 Showa Denko Kk 脱水用具
JPS6211644A (ja) * 1985-06-26 1987-01-20 株式会社クラレ 耐気体透過性に優れた積層体
JPH0813898B2 (ja) * 1985-08-06 1996-02-14 呉羽化学工業株式会社 燻煙処理可能な食品包装フイルム
US4737166A (en) * 1986-12-30 1988-04-12 Bend Research, Inc. Acid gas scrubbing by composite solvent-swollen membranes
US5095054A (en) * 1988-02-03 1992-03-10 Warner-Lambert Company Polymer compositions containing destructurized starch
DE3881039T2 (de) * 1988-07-07 1993-10-21 Agfa Gevaert Nv Verfahren zur Herstellung eines Laminats.
DE3903098A1 (de) * 1989-02-02 1990-08-16 Hoechst Ag Semipermeable membran aus einer homogen mischbaren polymerlegierung
DE4120685A1 (de) * 1991-06-22 1992-12-24 Hoechst Ag Schichtstoffmaterial mit latent inhaerentem delaminierungspotential
US5262475A (en) * 1992-05-12 1993-11-16 Film Specialties, Inc. Hydrophilic compositions which are fog-resistant
WO1994003544A1 (en) * 1992-07-29 1994-02-17 Baxter International Inc. Biomaterials with hydrophilic surfaces
US5506046A (en) * 1992-08-11 1996-04-09 E. Khashoggi Industries Articles of manufacture fashioned from sheets having a highly inorganically filled organic polymer matrix
DE4243800A1 (de) * 1992-12-23 1994-06-30 Wolff Walsrode Ag Mehrschichtige Kunststoffhülle mit zwei nebeneinanderliegenden Schichten aus aliphatischem Polyamid
US5543465A (en) * 1993-03-19 1996-08-06 Gambro Dialysatoren Gmbh & Co. Process for the production of hydrophilic membranes
DE4334561A1 (de) * 1993-07-19 1995-01-26 Hoechst Ag Flächen- oder schlauchförmige Folie auf Basis von Cellulosehydrat
US5385759A (en) * 1993-11-01 1995-01-31 Xerox Corporation Substrate coating methods and apparatus
DE4438961A1 (de) * 1994-10-31 1996-05-02 Hoechst Ag Wursthüllen aus thermoplastischer Stärke und Verfahren zu deren Herstellung
JPH093348A (ja) * 1995-06-20 1997-01-07 Lion Corp 色素の変色抑制方法及び色素配合組成物
DE19607953A1 (de) * 1996-03-01 1997-09-04 Kalle Nalo Gmbh Nach dem Aminoxidverfahren hergestellte Nahrungsmittelhüllen auf Cellulosebasis
JP3804097B2 (ja) * 1996-03-29 2006-08-02 東レ株式会社 着用快適性に優れたサポートストッキング
DE19625094A1 (de) * 1996-06-24 1998-01-02 Kalle Nalo Gmbh Raupenförmige Verpackungshülle
JPH11164648A (ja) * 1997-12-05 1999-06-22 Gunze Kobunshi Corp 燻製食品ケーシング用フィルム
US6026262A (en) * 1998-04-14 2000-02-15 Ricoh Company, Ltd. Image forming apparatus employing electrophotographic photoconductor
US6372339B1 (en) * 1998-10-16 2002-04-16 Nitto Denko Corporation Substrate film for adhesive sheet and adhesive sheet using the same
US6589615B1 (en) * 1999-01-04 2003-07-08 William W. Yen Thermoplastic food casing
US6333347B1 (en) * 1999-01-29 2001-12-25 Angiotech Pharmaceuticals & Advanced Research Tech Intrapericardial delivery of anti-microtubule agents
DE19930464C1 (de) * 1999-07-01 2000-10-19 Heimbach Gmbh Thomas Josef Papiermaschinenfilz
US6287658B1 (en) * 1999-09-10 2001-09-11 E. I. Du Pont De Nemours And Company Flexible composite suitable as packaging material
US6231970B1 (en) * 2000-01-11 2001-05-15 E. Khashoggi Industries, Llc Thermoplastic starch compositions incorporating a particulate filler component
EP1125504A1 (de) * 2000-02-11 2001-08-22 Kalle Nalo GmbH & Co. KG Mit einer festen, Flüssigrauch enthaltenden Schicht überzogene, schlauchförmige Nahrungsmittelhülle
US20030088003A1 (en) * 2000-06-16 2003-05-08 The Procter & Gamble Company Thermoplastic hydrophilic polymeric compositions with high water solubility component
DE10035799A1 (de) * 2000-07-22 2002-01-31 Kalle Nalo Gmbh & Co Kg Nach dem Aminoxidverfahren hergestellte Nahrungsmittelhüllen auf Cellulosebasis
DE10048718A1 (de) * 2000-09-29 2002-04-18 Kalle Nalo Gmbh & Co Kg Raupenförmige Nahrungsmittelhülle
DE10147155A1 (de) * 2001-09-25 2003-04-17 Kalle Gmbh & Co Kg Stärkehaltige, schlauchförmige Nahrungsmittelhülle mit übertragbarer Beschichtung sowie Verfahren zu deren Herstellung
DE10302960A1 (de) * 2003-01-24 2004-08-05 Kalle Gmbh & Co. Kg Rauchdurchlässige Nahrungsmittelhülle auf Basis von Polyamid und wasserlöslichen Polymeren

Also Published As

Publication number Publication date
WO2002085129A1 (fr) 2002-10-31
PL365033A1 (en) 2004-12-27
DE60222646T2 (de) 2008-06-26
EP1380212A1 (en) 2004-01-14
US20040191368A1 (en) 2004-09-30
ATE373959T1 (de) 2007-10-15
DE60222646D1 (de) 2007-11-08
ES2292743T3 (es) 2008-03-16
EP1380212A4 (en) 2005-04-06
EP1380212B1 (en) 2007-09-26
PL212555B1 (pl) 2012-10-31
RU2295863C9 (ru) 2007-09-10
DK1380212T3 (da) 2008-01-28
RU2003133292A (ru) 2005-02-10
JP2002306059A (ja) 2002-10-22
RU2295863C2 (ru) 2007-03-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1380212E (pt) Película de invólucro para alimentos
ES2232316B1 (es) Pelicula polimerica para productos alimenticios y envoltura de la pelicula polimerica para productos alimenticios.
US7718207B2 (en) Process for the preparation of smoke-impregnated tubular casings
US3329509A (en) Food wrapping membrane
CN101896072A (zh) 包含烟熏液和调味剂的膜
JPS60105448A (ja) 食料品の燻煙方法
EP1646501A1 (de) Rauch- und wasserdampfdurchlüssige nahrungsmittelhälle mit aromatisierter innenfläche
RU2355582C2 (ru) Дымопроницаемая оболочка для пищевых продуктов на основе полиамида
EP0252597B1 (en) Smoking of film packaged food and packaging film used for this purpose
FI97101C (fi) Selluloosaperustainen letkumainen elintarvikepäällys, erityisesti keinotekoinen makkarankuori
DE602005001881T2 (de) Essbare Filmüberzugzusammensetzung für Lebensmittelherstellung
JPH11164648A (ja) 燻製食品ケーシング用フィルム
HU219123B (hu) Szállal erősített cellulózbázisú élelmiszer csomagolás
WO2001042106A1 (fr) Films enveloppants pour aliments
JPS6075227A (ja) シネレシスによるコラ−ゲン成形物の製造法
JP4674324B2 (ja) 燻製液食品転写用多層チューブ
AU2018353875B2 (en) Methods of flavoring collagen casings
KR930000358B1 (ko) 대상(袋狀) 콜라겐제 어란 피막
JPH0457309B2 (pt)
MXPA98010352A (en) Films for food wraps ahuma
BR102019001306A2 (pt) invólucro para alimentos permeável à fumaça e ao vapor de água com propriedades adesivas otimizadas
JPS5850665B2 (ja) 耐水性を向上させたプルラン含有成形物の製法
BR102012021409A2 (pt) Gel à base de colágeno para prover um filme de revestimento de produtos embutidos e processo de produção de tripa artificial funcional
CZ20012702A3 (cs) Použití plnitelného polymeru pro výrobu polymerního filmu pro balení potravinových výrobků, způsob výroby obalu a obal
CZ2005291A3 (cs) Uditelný plochý nebo tubulární potravinový obal nebo fólie s nízkou propustností vodní páry pro balení potravin