PT1348340E - Produto lácteo com riscas ou cobertura - Google Patents

Produto lácteo com riscas ou cobertura Download PDF

Info

Publication number
PT1348340E
PT1348340E PT02007101T PT02007101T PT1348340E PT 1348340 E PT1348340 E PT 1348340E PT 02007101 T PT02007101 T PT 02007101T PT 02007101 T PT02007101 T PT 02007101T PT 1348340 E PT1348340 E PT 1348340E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
component
milk
dairy
product
central
Prior art date
Application number
PT02007101T
Other languages
English (en)
Inventor
Michel Bourguignon
Emmanuel Laine
Original Assignee
Nestle Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nestle Sa filed Critical Nestle Sa
Publication of PT1348340E publication Critical patent/PT1348340E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23CDAIRY PRODUCTS, e.g. MILK, BUTTER OR CHEESE; MILK OR CHEESE SUBSTITUTES; MAKING THEREOF
    • A23C19/00Cheese; Cheese preparations; Making thereof
    • A23C19/06Treating cheese curd after whey separation; Products obtained thereby
    • A23C19/068Particular types of cheese
    • A23C19/076Soft unripened cheese, e.g. cottage or cream cheese
    • A23C19/0765Addition to the curd of additives other than acidifying agents, dairy products, proteins except gelatine, fats, enzymes, microorganisms, NaCl, CaCl2 or KCl; Foamed fresh cheese products
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23CDAIRY PRODUCTS, e.g. MILK, BUTTER OR CHEESE; MILK OR CHEESE SUBSTITUTES; MAKING THEREOF
    • A23C19/00Cheese; Cheese preparations; Making thereof
    • A23C19/06Treating cheese curd after whey separation; Products obtained thereby
    • A23C19/09Other cheese preparations; Mixtures of cheese with other foodstuffs
    • A23C19/0908Sliced cheese; Multilayered or stuffed cheese; Cheese loaves
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23CDAIRY PRODUCTS, e.g. MILK, BUTTER OR CHEESE; MILK OR CHEESE SUBSTITUTES; MAKING THEREOF
    • A23C19/00Cheese; Cheese preparations; Making thereof
    • A23C19/14Treating cheese after having reached its definite form, e.g. ripening, smoking
    • A23C19/16Covering the cheese surface, e.g. with paraffin wax
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23CDAIRY PRODUCTS, e.g. MILK, BUTTER OR CHEESE; MILK OR CHEESE SUBSTITUTES; MAKING THEREOF
    • A23C2270/00Aspects relating to packaging
    • A23C2270/05Gelled or liquid milk product, e.g. yoghurt, cottage cheese or pudding being one of the separate layers of a multilayered soft or liquid food product

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Microbiology (AREA)
  • Dairy Products (AREA)
  • Paints Or Removers (AREA)
  • General Preparation And Processing Of Foods (AREA)
  • Coloring Foods And Improving Nutritive Qualities (AREA)
  • Food Preservation Except Freezing, Refrigeration, And Drying (AREA)
  • Packging For Living Organisms, Food Or Medicinal Products That Are Sensitive To Environmental Conditiond (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "PRODUTO LÁCTEO COM RISCAS OU COBERTURA" A presente invenção refere-se a um produto lácteo num copo, contendo uma base láctea e não láctea, bem como a um processo para obter um produto lácteo. Técnica Anterior A técnica de enchimento de produtos lácteos refrigerados, ou igualmente gelados, de modo a obter um produto para consumo, por exemplo um copo ou cone, prende-se principalmente com a preocupação em obter um produto que está pronto a ser consumido e que, simultaneamente, providencia um tamanho de dose desejável. Os métodos de enchimento tornam-se cada vez mais sofisticados, no caso de diferentes bases alimentares serem enchidas ao mesmo tempo numa dose única e no caso de se pretender criar certos aspectos visuais.
Por exemplo, o documento FR 2708563 revela uma dosagem unitária que permite uma dosagem simultânea, mas independente de diferentes bases alimentares num único recipiente. Apesar desta vantagem, esta referência não se preocupa com aspectos visuais.
Todavia, os aspectos visuais são um assunto no documento EP 503254, onde é mostrada uma instalação para o enchimento de gelado, em conjunto com a adição de polpa de fruta de maneira 1 decorativa. Todavia, a instalação é limitada quanto às possibilidades de decoração, principalmente porque os canais de dosagem do gelado e o componente de fruta não visam a dosagem total de um copo. 0 documento WO 0200029 AI revela produtos lácteos que contêm duas ou mais massas, em que pelo menos uma delas é uma base de leite fermentado. O documento WO 0200029 AI refere que pode ser utilizado um número par ou impar de massas, em que todas as massas se unem num eixo vertical comum. Através dos exemplos, podemos depreender que todas as massas têm a mesma incidência e estão presentes num peso ou razão de volume idênticos. O documento EP 0928560 A2 revela um produto que compreende dois componentes que estão presentes, de um modo preferido, com um peso idêntico, mas são indicadas razões de peso 17:83-83:17. Através do movimento do copo durante o enchimento dos dois componentes, os dois componentes podem ser dispostos de formas estéticas diferentes, tais como ziguezague ou riscas. Não são reveladas mais disposições das massas que pudessem conferir outros efeitos ópticos. O documento DE 20107374 UI revela, na Fig. 2, uma massa de fruta que é disposta de modo anular ao longo da parede do copo, enquanto que a massa de iogurte está disposta no centro. As massas do iogurte e da fruta possuem uma razão de peso de cerca de 1:1. O documento EP 0800769 refere-se a um produto lácteo embalado para barrar que inclui dois componentes combinados de modo não homogéneo (A e B) , que estão em contacto um com o outro. No que respeita à aparência óptica obtida através da 2 disposição dos componentes de acordo com esta referência, é ensinado que: "os componentes A e B estão presentes em locais alternados, fazendo lembrar a forma de uma uva ou de um bolo pequeno". 0 documento EP 0800769 não faz referência a aparências ópticas ou à distribuição das massas além do que já foi referido. O documento EP 0853888 AI refere-se a um produto de sobremesa compreendendo um componente à base de leite e um outro componente que pode conferir um padrão de riscas ao produto. O número de riscas, bem como o seu alinhamento ou distribuição não é discutido. O documento DE 10126408 AI revela nas Figuras la - lc a distribuição de dois componentes que formam duas partes de um produto lácteo. Uma vez que existem apenas duas partes distintas, que estão alinhadas uma ao lado da outra, ou uma sobre a outra, existe apenas uma variação limitada para a aparência e distribuição possíveis.
Uma embalagem para queijo é revelada no documento CH 249359, em que são colocados em conjunto tipos de queijo diferentes, de modo a que os queijos fundidos estejam rodeados e, deste modo protegidos, pelos tipos de queijo mais rígido. A forma de realização da Fig. 8 do documento CH 249359 corresponde à aparência óptica do documento EP 0800769 ("forma de uva"). O documento CH 249.359 não se refere a um produto lácteo num copo e não são referidos aspectos visuais. O objecto da presente invenção é um produto lácteo num copo, que compreende riscas laterais de um componente não lácteo e 3 que, deste modo, cria um aspecto visual interessante, especialmente se o copo for transparente. É outro objectivo a criação de produtos lácteos, em que a base não láctea pode ser doseada de modo a conseguir-se, igualmente, a decoração do topo ou, até mesmo, do fundo do produto lácteo no copo.
Sumário da Invenção
Surpreendentemente, foram encontrados uma instalação e método de enchimento de bases lácteas e não lácteas num copo, que proporciona padrões e coberturas, até agora desconhecidos, de bases lácteas em copos. Estes métodos incluem matrizes especificas de coextrusão, movimentos do copo ou da matriz de coextrusão durante o enchimento e um tempo e velocidade de dosagem que, no conjunto, proporcionam produtos lácteos únicos em copos.
Consequentemente, num primeiro aspecto, a presente invenção proporciona um produto lácteo num copo compreendendo, pelo menos, dois componentes, em que, pelo menos, um componente, que é uma base não láctea, está colocado, pelo menos, lateralmente de um componente principal, que é a base láctea, caracterizado por o componente lateral formar 5-10 riscas, triângulos ou outras formas, - o componente lateral se estender a partir da lateral, para cobrir, pelo menos parcialmente, a parte de cima e/ou o fundo do componente principal e, desse modo, formar igualmente riscas, 4 triângulos ou outras formas no topo e/ou no fundo do componente principal, - a razão por peso entre o componente lácteo e o componente não lácteo estar na gama de 1:1 a 50:1.
Num outro aspecto, a presente invenção proporciona um processo para a obtenção do produto lácteo num copo de acordo com a invenção, que compreende, baixar um bico de co-extrusão num copo, retirar o bico de co-extrusão do copo enquanto injecta essencialmente e simultaneamente, pelo menos um componente lateral e um componente principal através do bico de co-extrusão no copo, caracterizado por o componente principal constituir 60 a 95% p. e, pelo menos, um componente lateral constituir 5 a 40% p da totalidade dos componentes injectados.
Uma vantagem da presente invenção é que proporciona produtos lácteos novos, tal como exemplificado na Fig. 1. Esses produtos lácteos não tinham sido produzidos até agora.
Uma outra vantagem da presente invenção é que permite uma decoração lateral de bases lácteas com bases não lácteas, o que cria novos aspectos visuais, tais como riscas contrastantes ou até mesmo uma cobertura completa, em doses unitárias prontas para serem consumidas.
Uma vantagem adicional é que os produtos lácteos de acordo com a invenção dão a entender ao potencial consumidor qual o sabor ou ingrediente que está no copo. Isto é conseguido ao 5 proporcionar um produto lácteo num copo com paredes transparentes que exibem as riscas da base não láctea.
Nas figuras que podem servir de ilustração de uma forma de realização da presente invenção A Figura 1 mostra o produto (1) lácteo de acordo com uma forma de realização da presente invenção, em que um componente (2) principal é constituído por uma base láctea e as riscas (3) laterais são formadas por puré de fruta. Além disso, o produto é fornecido com um copo (4) transparente. A Figura 2 A e B mostra um bico (5) adequado a preparar o produto de acordo com a invenção. A é uma vista da parte lateral que exibe os canais central (6) e lateral (7), enquanto a B mostra o bico a partir de baixo, visualizando uma abertura de saida (8) central e oito aberturas de sarda (9) laterais para o enchimento dos diferentes componentes do produto lácteo. A Figura 3 mostra um outro bico (12) adequado a injectar um componente central no produto lácteo de acordo com a invenção. 0 bico (10) compreende um canal (11) central, um bico (14) de injecção, um suporte (13) de bico e uma entrada (14) do produto.
Descrição Pormenorizada da Invenção
No contexto desta especificação, a palavra "compreende" significa "inclui, entre outras coisas". Não deve ser interpretada como "consiste apenas em". 6
No contexto da presente invenção, a expressão base não láctea abrange, por exemplo, qualquer matriz alimentar colorida liquida ou semi-liquida adequada à decoração. Por exemplo, pode ser um molho, tal como molho de chocolate ou de caramelo, ou uma base contendo fruta, tais como purés de fruta, polpa de fruta, xarope de fruta, ou um liquido, semi-liquido ou geleia com aroma a fruta. Um componente não lácteo, se presente, pode ser seleccionado a partir do grupo das bases atrás indicadas e misturas das mesmas.
No contexto da presente invenção, a expressão "cobertura completa" refere-se a uma cobertura que cobre completamente a lateral do produto lácteo, ou, além disso, também o topo e/ou o fundo do produto lácteo, dependendo da respectiva forma de realização da invenção.
De um modo preferido, outras formas são formas que são derivadas por injecção de diferentes quantidades do componente lateral após o componente principal ter já sido completamente enchido no copo. 0 componente lateral pode formar um circulo, triângulos alongados, formas de flor, por exemplo.
De um modo preferido, o produto lácteo é um produto lácteo refrigerado. Trata-se de um produto lácteo que, durante a sua permanência em armazém, será mantido de 0o a 6o C, de um modo preferido a cerca de 4°C e/ou que possui uma estabilidade em armazenamentos relativamente baixa (até 2 meses, de um modo preferido até 1 mês).
De um modo preferido, o produto lácteo é um produto cheio até ao topo. 7
Numa outra forma de realização da presente invenção, a base láctea é iogurte, uma base de pudim flan ou queijo fresco e/ou o outro componente é uma base que contém fruta ou aroma a fruta.
De um modo preferido, o componente principal corresponde a uma base láctea e, pelo menos, um componente lateral corresponde a uma base não láctea. Se presente nesta forma de realização, o componente central que forma um núcleo central (ver mais adiante) pode ser igualmente não lácteo.
Ainda numa outra forma de realização, os dois componentes possuem cores diferentes de modo a que o contraste visivel entre os componentes esteja presente.
Ainda numa outra forma de realização, o copo de acordo com a presente invenção é transparente de modo a que, pelo menos, a cor do componente na lateral do produto, seja visivel a um individuo que olhe para o produto lácteo pelo exterior.
Além disso, o copo pode compreender, nas suas paredes laterais, por exemplo, proeminências ou convexidades sob a forma de riscas ou tiras. Assim, o componente lateral do produto lácteo pode situar-se nas proeminências ou nas convexidades do copo, acentuando ainda mais ou evidenciando a presença das riscas.
Por exemplo, o diâmetro (o maior diâmetro vertical do copo, normalmente no topo) e a altura do copo são essencialmente o mesmo. Num outro exemplo, o copo é mais elevado do que largo (altura > diâmetro) . Numa outra forma de realização, o copo é mais largo do que alto (diâmetro > altura).
De um modo preferido, o produto lácteo de acordo com a invenção irá abranger, pelo menos, 60% da superfície da parede lateral do copo. De um modo preferido, irá abranger, pelo menos, 70%, de um modo mais preferido, pelo menos, 80%, da superfície da parede lateral do copo.
De um modo preferido, na forma de realização em que as riscas estão presentes, o produto lácteo pode ter 5 a 10, por exemplo, 5 a 8, ou 6 a 10 riscas laterais. O produto lácteo de acordo com a invenção compreende, pelo menos, um componente lácteo e, pelo menos, um componente não lácteo, sendo que a razão entre o(s) componente(s) lácteo e não lácteo ronda 1:1 a 50:1. De um modo preferido está entre 2:1 a 20:1, de um modo mais preferido está entre 3:1 a 10:1 e, de um modo muito preferido, está na gama de 4:1 a 7:1.
De um modo preferido, a viscosidade (de acordo com Brookfield, ponta 06, 50 rpm a 11° C) da base láctea, quer ela forme o componente central ou lateral, está na gama de 5.000 a 8.500 cPs, de um modo preferido na gama de 6.000 a 7.500 cPs, de um modo mais preferido 6.500 a 7.000 cPs.
De um modo preferido, a viscosidade de uma base não láctea opcional, por exemplo uma polpa de fruta, se seleccionada como uma forma de realização da invenção, está na gama de 3.500 a 6.000 cPs, de um modo preferido na gama de 4.000 a 5.500 cPs, de um modo mais preferido 4.500 a 5.000 cPs. A consistência da base láctea a 20 °C, medida de acordo com Bostwick durante 1 minuto, pode estar na gama de 3 a 9, de um modo preferido 4 a 7 e, para uma base não láctea opcional, por 9 exemplo uma polpa de fruta, se seleccionada como forma de realização da invenção, na gama de 6 a 15, de um modo preferido 9 a 11.
Os dados anteriores permitem a determinação de razões de viscosidade e consistência dos diferentes componentes. As razões adiante indicadas seguem o principio de que uma diferença na viscosidade entre componentes diferentes pode ter a vantagem de os componentes não se misturarem durante o tempo de armazenamento do produto lácteo e que, por isso, os contrastes de cor notórios entre os diferentes componentes persistem durante o tempo de armazenamento. Todavia, esclarece-se que as razões próximas ou iguais a 1 não são, geralmente, um obstáculo ao resultado da presente invenção.
Por exemplo, a razão das viscosidades de Brookfield entre dois componentes diferentes (por exemplo um componente lácteo/não lácteo) pode estar entre 0,1 a 20, de um modo preferido 0,5 a 15, de um modo mais preferido entre 1 a 10 e de um modo muito preferido entre 1,1 e 2.
Por exemplo, a razão das consistências de Bostwick entre dois componentes diferentes (por exemplo um componente lácteo/não lácteo) pode estar entre 0,001 a 3, de um modo preferido 0,1 a 2 e de um modo mais preferido entre 0,2 a 1.
Ainda numa outra forma de realização, o produto lácteo de acordo com a presente invenção compreende ainda, incluido no componente principal, um componente central que forma um núcleo central do produto lácteo. 10
Numa forma de realização do produto lácteo com um componente central, o componente central e o componente lateral não são lácteos e compreendem 20 a 70% p. do produto lácteo.
De um modo preferido, o componente central e lateral compreendem 30 a 60% p., de um modo mais preferido 40 a 55% p. do total dos componentes injectados.
No contexto dos processos de acordo com a presente invenção é referido que o enchimento de um copo, em que um bico é baixado para dentro do copo e o material alimentar é enchido durante o levantamento do bico, é geralmente referido como processo de enchimento de baixo para cima.
Numa forma de realização do processo de acordo com a invenção, pelo menos um componente principal (opcionalmente incluindo um componente central) constitui 70 a 93% p., de um modo preferido 80 a 90% p. do total dos componentes injectados.
De um modo preferido, o processo de acordo com a invenção proporciona que, pelo menos, um componente lateral constitua 7 a 30% p., de um modo preferido 10 a 20% p. do total dos componentes injectados, por exemplo.
Por exemplo, o passo de injectar, pelo menos, um componente pode ter inicio ligeiramente antes da injecção do componente principal.
Além disso, ou em alternativa, o passo de injectar, pelo menos, um componente lateral é continuado após a injecção do componente principal ter já terminado. 11
Os períodos de tempo indicados anteriormente como "ligeiramente antes" ou "continuado" são geralmente na gama de 0,001 a 1 s, de um modo preferido na gama de 0,05 a 0,3 s.
Como uma variação possível do processo de acordo com a invenção, 0 bico pode ser rodado ao ser levantado, com o obj ectivo de as riscas estarem sobrepostas ou desviadas relativamente à posição horizontal do produto lácteo. Nas formas de realização do processo de acordo com a invenção, em que o componente central forma um núcleo central do produto lácteo, o componente lateral e central podem constituir 35 a 55% p., de um modo preferido 40 a 50% p. do produto lácteo total e o componente principal pode constituir 65 a 45% p., de um modo preferido 60 a 40% p. do produto lácteo.
Para a presente invenção resultar, deve ser seleccionado um dispositivo de enchimento adequado. O dispositivo de enchimento, de um modo preferido, compreende um bico com vários canais ou tubos, que permitem um enchimento independente, mas simultaneamente controlado de diferentes componentes num copo.
Por exemplo, um enchimento apropriado pode compreender um bico que seja capaz de ser introduzido num copo, injectando diferentes componentes do produto lácteo através de diferentes canais enquanto é retirado do copo, por exemplo (enchimento de baixo para cima).
Além disso, o dispositivo de enchimento pode ser capaz de controlar, independentemente, os seguintes parâmetros durante o processo de enchimento: a quantidade dos diferentes componentes a serem enchidos num único copo, a velocidade de enchimento, o 12 tempo de início do enchimento de um determinado componente, o tempo do fim do enchimento, o tempo de abertura e/ou o tamanho do bico, o tempo de fecho e/ou o tamanho do bico, por exemplo.
Do mesmo modo, o bico que pode ser baixado para o copo e retirado do mesmo pode ser controlado: Em particular, a distância a que o bico vai ser baixado (quão dentro do copo) , a velocidade de penetração, a velocidade de retracção, por exemplo.
Além disso, o bico pode compreender canais dispostos de modo a que os aspectos visuais da presente invenção sejam realmente conseguidos. Por exemplo, o bico compreende um canal central, rodeado por vários canais laterais. De um modo preferido, o número dos canais laterais está na gama de 3 a 24, de um modo preferido 4 a 12 e até mais preferido 6 a 8 canais. Por exemplo, a abertura dos canais central e lateral é um orifício circular simples.
De um modo geral, os canais laterais serão mais pequenos do que o canal central, principalmente porque o componente ou componentes laterais a serem enchidos através dos canais laterais, estão normalmente presentes em quantidades menores à do componente principal.
Um exemplo de um dispositivo de enchimento adequado para preparar o produto lácteo de acordo com a presente invenção é revelado no documento FR 2708563. As Figuras 2 a 3 do documento FR 2708563 em particular mostram um bico que compreende um canal central (N° 33) e oito canais laterais (N° 36) de um diâmetro inferior. 13 0 produto lácteo de acordo com a presente invenção compreende um copo. Esse copo pode ser seleccionado para providenciar um tamanho de dose desejável para um produto lácteo. Deste modo, o copo pode ter um volume de 0,3 dL a 1L. De um modo preferido, terá um volume de 0,4 dL a 5 dL, de um modo mais preferido 0,5 dL a 2,5 dL. Por exemplo, um copo de acordo com a invenção inclui um volume de 0,6 a 2 dL.
Os copos, recipientes, canecas e/ou taças de acordo com a invenção podem ser seleccionados a partir de qualquer copo habitualmente utilizado para produtos lácteos refrigerados, tais como iogurtes ou queijo fresco, por exemplo. Estes copos são normalmente feitos de poliestireno (PE), polipropileno (PP), poliéster (PET) ou de vidro.
De acordo com uma forma de realização preferida, o copo de acordo com a invenção pode ser substancialmente transparente, mostrando assim o padrão de cores criado pelos diferentes componentes do produto lácteo. Em particular, as paredes laterais do copo podem ser transparentes.
Do mesmo modo, o copo não será fornecido com uma etiqueta não transparente que cobre a superfície lateral do copo na sua totalidade. Todavia, se for colocada a etiqueta, esta será suficientemente pequena para exibir, através das paredes transparentes do copo, as cores das riscas e/ou da cobertura do produto lácteo. Em alternativa, de modo a visualizar os contrastes de cor no copo, pode ser utilizada uma etiqueta ou um autocolante transparente.
De acordo com a invenção, pelo menos um componente do produto lácteo é uma base láctea. A base pode ser seleccionada a 14 partir do grupo do iogurte, base de pudim flan, queijo fresco, suas misturas ou gelado.
Por exemplo, dois ou mais componentes do produto lácteo podem ser as bases lácteas atrás indicadas. Os aspectos visuais podem ser então gerados por cores diferentes das diferentes bases lácteas.
Em alternativa, pelo menos um componente pode ser uma base láctea e outro componente pode ser uma base não láctea. A base não láctea pode ser seleccionada a partir do grupo da polpa de fruta, puré de fruta, xarope de fruta, xaropes com aroma a fruta, matrizes alimentares coloridas, liquidas, semi-líquidas ou geleias e suas misturas, por exemplo.
Na verdade, não existe um critério rigido para a natureza do componente não lácteo, mas é preferível que possua uma cor diferente da base láctea principal. Apesar de os componentes à base de fruta ou com aromas de fruta serem frequentemente escolhidos para serem combinados com as bases lácteas, neste caso não tem necessariamente de ser assim. Por exemplo, os molhos, tais como molho de chocolate, molho de caramelo e semelhantes são igualmente adequados. A presente invenção refere-se a todos os produtos lácteos que compreendam componentes em que, pelo menos, um componente é uma base láctea e, pelo menos, um componente está ao lado de um componente principal.
Numa abordagem simplificada, um produto lácteo neste sentido pode consistir numa base central láctea que forma o componente principal e riscas laterais, de polpa de fruta, por exemplo. Se 15 o produto lácteo for branco e a polpa de fruta for vermelha, amarela ou laranja, pode ser obtido um produto com um aspecto visual apetecível.
Este conceito pode ser ainda melhorado por dois componentes não lácteos (por exemplo, polpa de fruta) que formam riscas laterais e uma base láctea, que forma o componente principal. Deste modo, pode ser obtido um produto lácteo com um núcleo lácteo e riscas laterais de cores diferentes. Por exemplo, podem ser seleccionadas polpas de morangos e de alperces para formarem riscas laterais de cor vermelha e laranja, respectivamente.
Em alternativa, podem ser utilizadas duas bases lácteas, em que uma base láctea formará o componente lateral (riscas laterais) e uma outra base láctea irá formar o componente principal. Do mesmo modo, duas bases lácteas podem ser combinadas com uma base não láctea, em que as duas bases lácteas formam riscas laterais e a base não láctea forma o componente central.
Se forem utilizados dois (ou mais) componentes laterais, estes podem ser dispostos em cores alternantes. Na forma de realização em que o componente principal está totalmente coberto pelo componente lateral, e no caso de um copo transparente, é possível que, da parte lateral, sejam apenas visíveis as cores diferentes dos componentes laterais alternantes, enquanto que o componente principal, por exemplo, uma base láctea, esteja completamente escondido.
Além disso, é possível que o próprio componente principal compreenda um núcleo adicional (por exemplo, um componente central) . Por exemplo, se o componente principal for a base 16 láctea e o componente lateral for constituído por polpa de fruta, ou chocolate, é igualmente possível introduzir polpa de fruta ou chocolate, formando um componente central. 0 componente central pode estender-se na vertical no centro do copo de baixo para cima, por exemplo, dentro da base láctea. 0 componente central pode, igualmente, ser em forma de bola no interior do componente principal. 0 componente central pode ser visível da parte de cima do produto lácteo, formando um círculo que se mantém após a injecção do componente central.
Na forma de realização em que um componente central (núcleo central) é injectado no componente principal, o componente central pode ser uma base láctea ou não láctea como atrás indicado.
De um modo preferido, o componente central pode ser uma base não láctea. Por exemplo, o componente lateral e o componente central podem ser a mesma ou diferentes bases não lácteas, tal como atrás mencionado. Por exemplo, o componente lateral e central podem ser o mesmo ou diferentes purés de fruta.
Em conclusão, podem ser concebido todos os tipos de variações na combinação unicamente de componentes lácteos e/ou componentes lácteos e não lácteos.
Além disso, as riscas que estão colocadas na lateral e que são constituídas pelo componente lateral não precisam necessariamente de se estender totalmente na vertical de baixo para cima. As riscas podem ser linhas em forma de S, linhas 17 sobrepostas ou até mesmo interrompidas (tracejado) ou linhas em ziguezague. Estas formas podem ser obtidas, rodando desse modo o copo e/ou o bico durante o processo de enchimento.
Por exemplo, se é para ser fabricado um produto lácteo num copo de 60 a 200 mL, produzido com 6 a 8 riscas laterais verticais consistindo em polpa de fruta e um componente principal consistindo numa base láctea, pode proceder-se da seguinte forma: É utilizado um dispositivo de enchimento, tal como revelado no documento FR 2708563 (fabricado pela ERCA, França), que compreende um bico com um canal central e 6 a 8 canais laterais. O componente lateral pode ser inserido através de 6 a 8 canais laterais relativamente menores do bico, enquanto que a base láctea central pode ser inserida através de um canal central relativamente maior. Os dois componentes são armazenados, antes da inserção, em dois recipientes separados. O volume de enchimento do componente principal (por exemplo, uma base láctea) por copo pode ser ajustada ao tamanho do copo. Por exemplo, num copo de 80 mL, o componente principal pode compreender 40 a 75 cm3, de um modo preferido 50 a 60 cm3.
Por exemplo, num copo de 200 mL, o componente principal pode compreender 100 a 180 cm3, de um modo preferido 130 a 150 cm3. O volume de enchimento do componente lateral (por exemplo, uma base não láctea, tal como polpa de fruta) num copo de 80 mL, por exemplo, pode ser ajustado para 5 a 40 cm3, de um modo preferido 10 a 30 cm , de um modo mais preferido 8 a 20 cm . 18 A velocidade de injecção do componente principal pode ser ajustada para os 1.000 a 45.000 imp/s (impulsos por segundo, 46.080 imp/s correspondem a 2.700 rpm [rotações por minuto]), de um modo preferido 10.000 a 40.000 imp/s, de um modo mais preferido de 15.000 a 30.000 imp/s. Esta velocidade depende da quantidade relativa do volume de enchimento do componente principal para o componente lateral e da característica do produto. A velocidade de injecção do componente lateral pode ser ajustada para 500 a 20.000 imp/s, de um modo preferido 1.000 a 8.000 imp/s, de um modo mais preferido 3.000 a 5.000 imp/s.
No caso de se pretenderem riscas laterais que se estendem até ao topo do produto lácteo, é ainda recomendado começar com o enchimento da polpa de fruta um pouco mais tarde. Deste modo, o tempo de atraso do enchimento da lateral relativamente ao componente principal, pode ser de 1 s, de um modo preferido 0,05 a 0,5 s, de um modo mais preferido 0,07 a 0,2 s.
Em alternativa, o componente lateral pode ser iniciado com o atraso do componente principal. Neste último caso, as riscas irão estender-se até ao fundo do produto lácteo.
Pode igualmente ser desejável que o componente lateral se estenda a partir do fundo até ao topo do produto lácteo. Neste caso, o componente lateral começa a ser enchido um pouco mais cedo e os parâmetros e/ou quantidades dos componentes são escolhidos de modo a que a máquina de enchimento esteja prestes a encher o componente lateral, enquanto o componente principal está completamente cheio no copo. 19
Como um melhoramento do componente lateral que se estende o fundo até ao topo, pode ser igualmente conseguida uma cobertura completa do componente principal pelo componente lateral. Isto pode ser feito, por exemplo, utilizando um bico com canais laterais adicionais, por exemplo 6 a 24, de um modo preferido 8 a 16 canais laterais. Deste modo, as riscas vizinhas irão fundir-se durante o processo de enchimento e formar uma cobertura completa. Em alternativa, ou simultaneamente, pode ser conseguida uma cobertura completa, utilizando quantidades superiores do componente lateral e ajustando os parâmetros de enchimento. Geralmente, os mesmos intervalos de tempo relativamente ao enchimento atrasado e/ou adiantado, tal como indicado acima, devem ser suficientes para se conseguir uma cobertura completa.
Deste modo, se o enchimento do copo tiver inicio com o componente lateral, o componente principal chega então ao copo ligeiramente depois. Além disso, o processo de enchimento termina com o componente lateral, isto é, o componente principal tem de ter já sido enchido quando o componente lateral está ainda a ser enchido.
Outros parâmetros a serem ajustados são o percurso do bico, isto é, a distância e a velocidade à qual o bico é baixado e retirado durante o curso do processo de enchimento, estes são parâmetros fortemente variáveis que dependem do volume de enchimento, e ainda, da forma e comprimento do copo.
Por exemplo, o enchimento de um produto lácteo num copo de 60 a 200 mL compreendendo 6 a 8 riscas laterais, a distância total de abaixamento e levantamento pode ser ajustada para 1 a 20 10 cm, de um modo preferido 2 a 7 cm, de um modo mais preferido 3 a 6 cm. A velocidade do levantamento do bico durante o processo de enchimento pode ser ajustada para 1.000 a 45.000 imp/s, de um modo preferido 1.000 a 10.000 imp/s, de um modo mais preferido 2.000 a 5.000 imp/s.
Os produtos lácteos com mais (até 24, por exemplo), ou menos (2 a 4, por exemplo) riscas são fabricados de acordo com os princípios anteriores, incluindo variações no número de canais laterais do bico do dispositivo de enchimento. Um perito é capaz de executar estas variações. É da maior importância notar que todas as médias atrás indicadas podem ser substancialmente modificadas enquanto obtendo ainda um produto de acordo com a invenção. Isto é assim, porque parâmetros diferentes podem influenciar outros parâmetros. Por exemplo, a velocidade de injecção de qualquer componente pode ser diminuída consideravelmente se for reduzida, ao mesmo tempo, a velocidade de levantamento.
Do mesmo modo, o período de tempo do início do enchimento, se o houver, poderá ser aumentado substancialmente, se a velocidade de injecção for, de um modo geral, diminuída. Os argumentos inversos mantêm-se verdadeiros, se a velocidade geral for aumentada; neste caso o tempo de atraso pode ser reduzido substancialmente.
Como exemplo adicional, no caso de se pretenderem riscas que se estendem até ao topo do produto, isto não só pode ser conseguido atrasando o início do enchimento do componente 21 lateral, mas também adicionando apenas uma quantidade maior do componente lateral. Neste caso, no momento em que o componente principal já foi enchido, ainda haverá material do componente lateral a ser enchido. Um resultado semelhante é conseguido se a velocidade de injecção do componente lateral for apenas diminuída. Igualmente neste último caso, um inicio atrasado do enchimento pode não ter de ser necessário para se obterem riscas que se estendem até ao topo do produto.
Em formas de realização em que esteja presente um componente central, pode ser utilizado o bico (12) da Figura 4. 0 bico (12) é simplesmente colocado directamente acima do produto lácteo que compreende riscas ou uma cobertura completa. Em seguida, o componente central é injectado a partir de cima em direcção ao produto lácteo.
Num copo de 90 cm3, por exemplo, podem ser injectados cerca de 20 a 40 cm3 do componente central.
Por exemplo, o componente central pode ser de 20 a 40% p., de um modo preferido 25 a 35% p. de todo o produto lácteo. A velocidade de injecção pode estar na gama de 20.000 a 50.000 imp/s, de um modo preferido, 35.000 a 42.000 imp/s.
Se o componente central for uma base não láctea, por exemplo, um puré ou polpa de fruta, de um modo preferido não compreende pedaços de fruta que possuam um diâmetro >lcm, de um modo preferido não >0,5 cm, de modo a permitir a injecção através de um bico relativamente estreito (0,3 a 1 cm, por exemplo). 22
Os seguintes exemplos são meramente ilustrativos e não deverão ser interpretados como limitativos do âmbito do presente pedido.
Exemplo 1. Preparação de Um Produto Lácteo com Riscas É produzido um produto lácteo de 170 g compreendendo uma base láctea, tal como queijo fresco (150 g), formando o componente principal e puré de morangos (20 g) formando 8 riscas laterais que se estendem até ao topo do produto (Figura 1). O dispositivo de enchimento é comprado a ERCA, França, e corresponde ao dispositivo revelado no documento FR 2708563. O bico utilizado para o enchimento de um copo transparente é dado na Figura 3.
Os parâmetros de enchimento para o enchimento por copo individual são indicados, para cada componente, na Tabela 1 abaixo:
Tabela 1: Parâmetros de enchimento e de produtos de um produto lácteo com riscas
Puré de morango Base láctea Peso de enchimento por copo (g) 20 150 Velocidade de injecção (Imp/s) 20.000 15.000 Velocidade ou re-enchimento das 10.000 10.000 unidades de dosagem (Imp/s) Tempo de inicio do 0 \—1 o enchimento (s) 23 A razão da viscosidade de Brookfield (base láctea/puré de fruta) é 1,4 e a razão da consistência de Bostwick dos dois componentes é 0,5.
Exemplo 2. Preparação de Um Produto Lácteo Coberto É produzido um produto lácteo de 150 g compreendendo uma base láctea, tal como queijo fresco (110 g) que forma o componente principal e puré de morangos (40 g), formando uma cobertura completa da base láctea. É utilizado o mesmo dispositivo de enchimento indicado no Exemplo 1, em que o bico é trocado por um bico que compreende 20 canais laterais e aberturas.
Os parâmetros de enchimento para o enchimento por copo individual são indicados, para cada componente, na Tabela 2 abaixo:
Tabela 2: Parâmetros de enchimento e de produtos de um produto lácteo coberto
Puré de morango Base láctea Peso de enchimento por copo (g) 40 110 Velocidade de injecção (Imp/s) 10.000 15.000 Velocidade ou re-enchimento das 10.000 10.000 unidades de dosagem (Imp/s) Tempo de inicio do 0 0,15 Enchimento (s) 24
Exemplo 3. Produto Lácteo Compreendendo Riscas e um Núcleo Central 0 produto do Exemplo 1 é ainda processado, injectando um componente central, formando um núcleo central.
Deste modo, o produto do Exemplo 1 é transferido através de um bico especial com um diâmetro de injecção de 0,5 cm (ver Figura 3) . O bico é baixado no centro do componente principal lácteo e são injectados 50 g de puré de morangos no produto a uma velocidade de 40.000 imp/s.
Como resultado, é obtido um produto lácteo, compreendendo uma base láctea coberta lateralmente e por riscas verticais e compreendendo, como componente central, um núcleo central de puré de fruta.
Lisboa, 27 de Novembro de 2006 25

Claims (8)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Produto lácteo num copo compreendendo, pelo menos, dois componentes, em que, pelo menos, um componente lateral, que é uma base não láctea, está, pelo menos, na lateral de um componente principal, que é uma base láctea, caracterizado por: - o componente lateral formar 5-10 riscas, triângulos, outras formas, - o componente lateral estender-se a partir da lateral para cobrir, pelo menos, parcialmente, também o topo e/ou o fundo do componente principal e, deste modo, formar igualmente riscas, triângulos, outras formas no topo e/ou no fundo do componente principal, - a razão por peso entre o componente lácteo e o componente não lácteo está na gama de 1:1 a 50:1.
  2. 2. Produto lácteo de acordo com a reivindicação 1, em que a base láctea é iogurte, base de pudim flan, ou queijo fresco e/ou o outro componente é uma base contendo fruta ou contendo aroma de fruta.
  3. 3. Produto lácteo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, em que os dois componentes são de cores diferentes de modo a que um contraste visivel entre os componentes esteja presente.
  4. 4. Produto lácteo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 3, em que o copo é transparente de modo a que pelo, menos, a cor do componente lateral no produto seja visivel para um individuo que olha de fora para o produto lácteo. 1
  5. 5. Produto lácteo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 4, compreendendo ainda, no componente principal, um componente central formando um núcleo central do produto lácteo.
  6. 6. Produto lácteo de acordo com a reivindicação 5, em que o componente central e o componente lateral não são lácteos e compreendem 20 a 70 % p. do produto lácteo.
  7. 7. Processo para obter o produto lácteo num copo, de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 6, que compreende os passos de baixar o bico de co-extrusão compreendendo um bico central rodeado por até 24 canais laterais num copo, retirando o bico de co-extrusão do copo enquanto se injecta, essencialmente em simultâneo, pelo menos, um componente lateral e um componente principal através do bico de co-extrusão no copo, caracterizado por o componente principal constituir 60 a 95% p. e o, pelo menos, um componente lateral constituir 5 a 40% p. do total dos componentes injectados.
  8. 8. Processo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por um passo adicional de injecção de um componente central no componente principal, formando um núcleo central do produto lácteo. Lisboa, 27 de Novembro de 2006 2
PT02007101T 2002-03-28 2002-03-28 Produto lácteo com riscas ou cobertura PT1348340E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP02007101A EP1348340B1 (en) 2002-03-28 2002-03-28 Dairy product with stripes or coating

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1348340E true PT1348340E (pt) 2007-01-31

Family

ID=27798818

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT02007101T PT1348340E (pt) 2002-03-28 2002-03-28 Produto lácteo com riscas ou cobertura

Country Status (14)

Country Link
US (1) US20050058748A1 (pt)
EP (1) EP1348340B1 (pt)
JP (1) JP2006514533A (pt)
CN (1) CN1298228C (pt)
AT (1) ATE340509T1 (pt)
AU (2) AU2003226698A1 (pt)
BR (1) BR0308790A (pt)
CA (1) CA2479817A1 (pt)
DE (1) DE60214970T2 (pt)
ES (1) ES2272596T3 (pt)
HK (1) HK1059194A1 (pt)
MX (1) MXPA04009448A (pt)
PT (1) PT1348340E (pt)
WO (1) WO2003082020A1 (pt)

Families Citing this family (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE10346193A1 (de) * 2003-09-29 2005-05-04 Campina Gmbh & Co Kg Gekühltes Fertigdessert und Verfahren zu seiner Herstellung
FR2867951A1 (fr) * 2004-03-23 2005-09-30 Chene Vert Sa Procede et dispositif de fabrication de fromages fourres par injection
FR2889030B1 (fr) * 2005-07-28 2012-01-27 Nestec Sa Produit alimentaire multicouche et procede pour sa preparation
FR2914538B1 (fr) * 2007-04-03 2009-07-10 Nestec Sa Procede et dispositif de fabrication d'un article de dessert refrigere contenant une composition craquante disposee en couches superposees dans sa masse
EP2025246B1 (en) 2007-08-03 2013-01-16 Campina Nederland Holding B.V. Multi-component dessert product
EP2177109A3 (en) 2008-10-14 2010-06-23 Nestec S.A. Method of Co-Filling a Dairy Product and Co-filled Composite Dairy Product
PL2595495T3 (pl) * 2010-07-19 2017-07-31 Nestec S.A. Teksturowane, liofilizowane produkty i sposoby ich wytwarzania
DE102011119455A1 (de) * 2011-11-28 2013-05-29 Robert Bosch Gmbh Vorrichtung zum gleichzeitigen Füllen von mindestens zwei Nahrungsmitteln unterschiedlicher Beschaffenheit in einen Behälter
DK178040B1 (da) * 2013-03-11 2015-04-07 Gram Equipment As Fyldeaggregat og fremgangsmåde til at fylde et konfektureprodukt i en form eller beholder
EP2987612A1 (de) * 2014-08-20 2016-02-24 Krones AG Formfüllmaschine und Formfüllverfahren für einen Kunststoffbehälter
DK3053448T3 (en) 2015-01-27 2018-09-03 Dmk Deutsches Milchkontor Gmbh FOOD COMPOSITION CONTAINING QUARK
EP3053445B1 (de) 2015-01-27 2018-05-30 DMK Deutsches Milchkontor GmbH Lebensmittelzubereitung (I)
BR112018074429B1 (pt) 2016-06-13 2023-01-24 Société des Produits Nestlé S.A. Dispositivo, sistema e método para dosar um produto alimentício pastoso com pedaços sólidos e uma calda em um recipiente
WO2017216196A1 (en) * 2016-06-13 2017-12-21 Nestec S.A. Chilled dairy dessert with solid pieces
CA172342S (en) * 2016-06-29 2017-10-18 Gen Mills Inc Translucent edible dough product with filling
MX2020013891A (es) 2018-06-21 2021-03-09 Procter & Gamble Boquilla dispensadora unitaria para la coinyeccion de dos o mas liquidos y metodo para usarla.
JP7299243B2 (ja) 2018-06-22 2023-06-27 ザ プロクター アンド ギャンブル カンパニー 液体充填システム及びその使用方法
WO2021119921A1 (en) 2019-12-16 2021-06-24 The Procter & Gamble Company Liquid dispensing system comprising an unitary dispensing nozzle
WO2021214076A1 (en) 2020-04-20 2021-10-28 Société des Produits Nestlé S.A. Food product with a heterogeneous sugar distribution

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CH249359A (de) * 1946-04-11 1947-06-30 Oskar Richard Julius Käsepackung.
DE4107740A1 (de) 1991-03-11 1992-09-17 Lumen Gmbh Vorrichtung zur herstellung von speiseeis
FR2708563B1 (fr) 1993-08-02 1995-10-27 Erca Unité et procédé de dosage et de distribution de produits liquides et/ou pâteux.
EP0800769B1 (en) * 1996-04-12 2002-07-17 Unilever N.V. Packed diary spread with heterogeneous texture
EP0853888A1 (en) * 1997-01-18 1998-07-22 Societe Des Produits Nestle S.A. A dessert-product comprising a milk-based and a fruit-based component and a process for its manufacture
DE29722965U1 (de) * 1997-12-30 1998-02-12 Société des Produits Nestlé S.A., Vevey Nahrungsmittel vom Typ gekühlter Fertigdesserts
JP3663299B2 (ja) * 1998-06-12 2005-06-22 芥川製菓株式会社 装飾食品の製造装置
US6251455B1 (en) * 1999-07-23 2001-06-26 Nestec S.A. Patterned chocolate coatings, methods, and apparatus for preparing same
NL1018001C2 (nl) * 2000-05-22 2001-11-26 Campina Melkunie Bv Verpakking met een levensmiddel.
AU5820300A (en) * 2000-06-26 2002-01-08 Societe Des Produits Nestle S.A. Fermented milk product and process
DE20107374U1 (de) * 2001-04-28 2001-11-29 Ehrmann AG, 87770 Oberschönegg Eßbares Produkt

Also Published As

Publication number Publication date
AU2009202177A1 (en) 2009-06-18
BR0308790A (pt) 2005-01-18
DE60214970D1 (de) 2006-11-09
CN1642433A (zh) 2005-07-20
AU2003226698A1 (en) 2003-10-13
CN1298228C (zh) 2007-02-07
HK1059194A1 (en) 2004-06-25
MXPA04009448A (es) 2005-01-25
CA2479817A1 (en) 2003-10-09
EP1348340B1 (en) 2006-09-27
DE60214970T2 (de) 2007-09-06
US20050058748A1 (en) 2005-03-17
ATE340509T1 (de) 2006-10-15
ES2272596T3 (es) 2007-05-01
EP1348340A1 (en) 2003-10-01
JP2006514533A (ja) 2006-05-11
WO2003082020A1 (en) 2003-10-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1348340E (pt) Produto lácteo com riscas ou cobertura
JP2012504945A (ja) 乳製品を共充填する方法および共充填された複合乳製品
JP3663299B2 (ja) 装飾食品の製造装置
US3824322A (en) Flavored stirrer for alcoholic beverages
US4517205A (en) Co-deposited two-component hard candy
US20080014308A1 (en) Ready-to-eat food for infants or babies and method for its production
BR112017010855B1 (pt) Doce congelado em camadas, e método para sua fabricação
AU2014237156A1 (en) Hard panned coating and confection comprising the same
JP2013153732A (ja) 冷菓およびそれを含む冷菓パッケージ
US4190676A (en) Composite fruit gel and ice confection
CA2453502A1 (en) Method and apparatus for making composite foods
PT712580E (pt) Cremes gelados
EP1329383B1 (de) Löffelfertiges Lebensmittel für Säuglinge und Kleinkinder und Verfahren zu seiner Herstellung
US20130302478A1 (en) Packaged food products and related methods
AU2885600A (en) Method for reducing color migration in multilayered and colored gel-based dessert products and the products so produced
JPH04197139A (ja) 線状模様入り冷菓の製造法
GB2381517A (en) Edible jelly product and its manufacture
RU187406U1 (ru) Твердая дозированная кулинарная форма леденцового типа
BR112021014932A2 (pt) Aparelho para a preparação de um produto de confeito congelado, processo para a preparação de um produto de confeito congelado e produto
KR100303820B1 (ko) 서로 다른 색과 맛을 갖는 빙과류의 제조방법과 그것의 빙과액
KR20200002288U (ko) 크림 샤워 디저트
RU2004129708A (ru) Десерт
AU2002322428A1 (en) Method and apparatus for making composite foods
ITMI991326A1 (it) Tappo erogatore perfezionato per suzione di una bevanda ad esempio latte