PT1285753E - Estação de impreção, especialmente concebida para uma máquina de impressão flexográfica - Google Patents

Estação de impreção, especialmente concebida para uma máquina de impressão flexográfica Download PDF

Info

Publication number
PT1285753E
PT1285753E PT02009120T PT02009120T PT1285753E PT 1285753 E PT1285753 E PT 1285753E PT 02009120 T PT02009120 T PT 02009120T PT 02009120 T PT02009120 T PT 02009120T PT 1285753 E PT1285753 E PT 1285753E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
printing
cylinder
station according
shaft
printing station
Prior art date
Application number
PT02009120T
Other languages
English (en)
Inventor
Amerigo Manzini
Original Assignee
Fin Omet S R L
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Fin Omet S R L filed Critical Fin Omet S R L
Publication of PT1285753E publication Critical patent/PT1285753E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B41PRINTING; LINING MACHINES; TYPEWRITERS; STAMPS
    • B41FPRINTING MACHINES OR PRESSES
    • B41F5/00Rotary letterpress machines
    • B41F5/24Rotary letterpress machines for flexographic printing
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B41PRINTING; LINING MACHINES; TYPEWRITERS; STAMPS
    • B41FPRINTING MACHINES OR PRESSES
    • B41F13/00Common details of rotary presses or machines
    • B41F13/08Cylinders
    • B41F13/20Supports for bearings or supports for forme, offset, or impression cylinders
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B41PRINTING; LINING MACHINES; TYPEWRITERS; STAMPS
    • B41FPRINTING MACHINES OR PRESSES
    • B41F13/00Common details of rotary presses or machines
    • B41F13/44Arrangements to accommodate interchangeable cylinders of different sizes to enable machine to print on areas of different sizes

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Rotary Presses (AREA)
  • Inks, Pencil-Leads, Or Crayons (AREA)
  • Printing Methods (AREA)
  • Printing Plates And Materials Therefor (AREA)
  • Inking, Control Or Cleaning Of Printing Machines (AREA)

Description

Descrição "Estação de impressão, especialmente concebida para uma máquina de impressão flexográfica" 0 presente invento refere-se a uma estação de impressão especialmente concebida para uma máquina impressora flexoyráfica.
Como é sabido, uma máquina impressora flexográfica é composta por uma série de estações de impressão, dispostas sucessivamente, através das quais passa o material em bobina a imprimir em continuo, o qual pode ser papel, cartão, papel autocolante, plástico ou material compósito laminado.
Cada estação de impressão destina-se a aplicar uma cor sobre o material a imprimir e é composta essencialmente por três cilindros, entre os quais passa o material a imprimir (para maior simplicidade doravante também denominado papel) e para o qual a cor tem de ser transferida.
Estes três cilindros são c cilindro de aplicação da tinta que vai buscar a tinta a um outro cilindro forrado a borracha, c qual, por sua vez, mergulha numa tina especial que contém a tinta a e 1¾¾¾¾¾¾¾ para o cilindro de impressão que imprime a cor no papel introduzido entre este mesmo cilindro de impressão e o cilindro de contra pressão.
Os pormenores de construção dos diversos cilindros de uma estação de impressão não são descritos com maior detalhe, pois são considerados conhecidos e, de qualquer modo, não fazem parte do tema especifico deste invento.
Os três cilindros supra mencionados têm os seus eixos paralelos entre si e são geralmente horizontais, sendo normalmente o cilindro de aplicação da tinta e o cilindro de contra pressãc do mesmo diâmetro e com os eixos dispostos num plano horizontal, acima do qual se encontra o cilindro de impressão que, por sua vez, está em contacto com os dois primeiros tendo, naturalmente, o material a imprimir em continuo entre ele e o cilindro de contra pressão.
Numa estação de impressão, o cilindro de contra pressão faz parte da estrutura fixa da máquina de impressão, não requerendo portanto qualquer substituição ou mudança de posição, ao passo que os cilindros de aplicação e de impressão estão sujeitos a frequentes substituições ou modificações.
Na maioria das estações de impressão actuais, é necessário substituir o cilindro de impressão em cada mudança de formato, ou seja, sempre que existe uma diferença no comprimento do formato a imprimir, o que implica a correspondente mudança do diâmetro do cilindro de impressão.
Mesmo nos casos em que não é necessário mudar o diâmetro do cilindro para efectuar a impressão de um novo padrão, é igualmente necessário desmontar o cilindro, para retirar a placa matriz anteriormente em utilização e substitui-la pela placa com o novo padrão, pois não é possível efectuar esta operação com o cilindro montado na maquina. É óbvio que esta situação representa um inconveniente considerável do ponto de vista prático, obrigando às consequentes paragens da máquina.
Durante a operação da máquina de impressão, a pressão de contacto entre os três cilindros requer um ajustamento constante, ou seja, e necessário ajustar correctamente a pressão entre o cilindro de impressão e o de aplicação para regular a transferência da tinta entre os dois e, sobretudo, a pressão de impressão entre o cilindro de impressão e o de contra pressão, entre os quais passa o papel, em função do formato de impressão e da espessura do material a imprimir.
Estes ajustamentos são feitos regulando a distância entre os eixos dos três cilindros.
Após a colocação da estação de impressão na sua posição de trabalho, torna-se necessário ajustar a posição do cilindro de impressão actuando sobre o seu eixo, de forma a aproxima-lo ou afasta-io do eixo dos outros cilindros, especialmente do cilindro de contra pressãc.
Esta operação é muito trabalhosa e tem de ser efectuada sempre que se muda o formato da impressão ou o padrão, o que requer bastante tempo. A patente US4878427 propõe uma solução segundo a qual se colocam discos com o mesmo diâmetro exterior que o do cilindro de impressão nas extremidades apoiadas deste. Estes discos ficam apoiados sobre os respectivos pares de carnes que têm um perfil curvo que reproduz o perfil circular dos cilindros de aplicação e de contra pressão. Cada um destes carnes com o perfil curvo tem uma extremidade que gira em volta de um pivô, enquanto a outra extremidade recebe o impulso de um parafuso de ajustamento que tende a fazê-lo rodar numa direcção ou na outra, levantando ou baixando o cilindro de impressão que apoia num ponto intermédio do próprio carne.
Uma solução como esta simplifica em parte a regulação do posicionamento do cilindro de impressão, mas não ultrapassa as desvantagens relacionadas com a necessidade de remover o cilindro de impressão da impressora sempre que há uma mudança de produção e a consequente remontagem posterior. O objectivo do presente invente consiste em superar as desvantagens das estações de impressão anteriormente mencionadas e de as transformar em estações de impressão extremamente versáteis.
Um dos objectivos do invento é permitir que o formato e o padrão de impressão no cilindro de impressão sejam substituídos na máquina, sem necessidade de desmontar o cilindro.
Um outro objectivo do invento consiste em proporcionar um sistema ae ajustamento da pressão de impressão que é extremamente simples, preciso e rápido.
Um outro objectivo adicional é proporcionar uma estação de impressão na qual o cilindro de impressão não fique constrangido as transmissões mecânicas que normalmente o fazem rodar.
De acordo com este invento, tais objectivos são alcançados pela estação de impressão com as características mencionadas na lista apresentada na reivindicação independente número 1, em anexo. As vantagens inerentes ao invento são descritas nas reivindicações dependentes.
De acordo com este invento, a estação de impressão proporciona essencialmente um par de suportes para o veio do cilindro de impressão que pode ser fixo de forma móvel aos painéis laterais da armação da máquina de impressão. Estes suportes têm a vantagem de ter a forma de um sector de disco com um orifício central, de forma a poderem ser abertos no topo, onde têm perfil circular com um raio que corresponde ao ao veio do cilindro de impressão ou, em qualquer caso, do raro da peça que suporta a ae impressão. 0 perfil inferior destes suportes em forma de sector de disco tem por outro lado um arco de círculo com um raio que corresponde ao do cilindro de impressão.
Os suportes com a forma de um sector de disco com orifício central têm diferentes tamanhos, em função do formato de impressão e são intermutáveis. Têm a vantagem de ser fixos aos painéis laterais da máquina de impressão através dos respectivos magnetos, os quais evitam qualquer deslocamento e por meio de um pino de centragem e de segurança na base.
Cada um dos suportes em forma de sector de disco com orifício central, fica apoiado sobre um par de carnes de ajustamento com um perfil exterior curvo, com o mesmo raio que o dos cilindros de aplicação da tinta e de contra pressão.
Por um lado, estes carnes funcionam como alavancas oscilantes com um pivô num ponto intermédio entre o ponto de contacto das alavancas com os respectivos suportes em forma de sector de disco e o ponto de aplicação da força de ajustamento. A vantagem é que o braço da alavanca onde a força de ajustamento actua é mais comprido que o braço da alavanca que transfere essa força para o cilindro de impressão, o que permite uma regulação precisa da pressão de impressão.
Por outrs Lado, os cames de ajustamento têm um movimento de deslizamento rectilíneo, proporcionado por urra ranhura que serve de guia a uma língueta fixada a um dos painéis laterais da máquina de impressão. A orientação adequada do deslizamento dos carnes permite efectuar um ajustamento quase constante da pressão de impressão, à medida que a pressão estipulada varia entre os tamanhos mínimo e máximo dos formatos admitidos pela máquina. A fim de permitir fazer intervenções no cilindro de impressão, continuando este montado na impressora, o veio do cilindro é montado directamente no motor de accionamento e na respectiva caixa de desmultiplicação, movendo-se directamente com estes elementos e eliminando as juntas de acoplamento e/ou embraiagens habituais. Desta forma, quando há necessidade de modificar o formato e/ou o padrão de impressão, eleva-se todo o conjunto formado pelo motor, pela caixa de desmultiplicação e pelo veio, permanecendo acessível pelo lado da impressora onde se encontra o operador e onde o painel lateral da máquina de impressão é propositadamente mais baixo que o painel do lado da tracção. Nesta posição, um orifício de entrada de ar comprimido situado no cilindro de impressão fica posicionado em conformidade com um bocal de alimentação que permite a extracção da manga de impressão e a sua substituição por outra de diâmetro diferente e/ou com uma chapa de impressão diferente.
Todo o módulo composto pelo motor, caixa de desmultiplicação e veio está montado de forma a poder ser inclinado em torno de um pivô, bem como permitir a aplicação de pressão no cilindro de impressão e regular a pressão de impressão através dos carnes de ajustamento acima mencionados e a adaptação perfeita do eixo do veio ao eixo de trabalho passando através do centro dos carnes abertos.
Outras características do invento serão esciarecidas na descrição detalhada que se segue, ilustrada pelos desenhos em anexo, a qual se refere a aplicações meramente exemplificativas, pelo que, consequentemente, não são limitativas em relação a outras possíveis concretizações. A figura 1 é um diagrama de uma vista lateral de uma estação de impressão especialmente concebida para uma máquina de impressão flexográfica; A figura 2 e uma vista axonométrica de uma estação de impressão segundo o presente invento, mostrada instalada na respectiva armação, de onde foram removidas algumas partes. A vista corresponde ao lado esquerdo em relação a posição do operador; A figura 3 é uma vista da montagem mencionada na figura 2, correspondente ao lado esquerdo em relação à posição de tracção da máquina;
As figuras 4 e 5 são vistas semelhantes as das figuras 2 e 3 respectivamente, com o cilindro de impressão na posição levantada; A figura 6 representa uma secção mediana vertical ao longo do eixo do veio do cilindro de impressão, substancialmente na direcção das setas VI-VI da figura 2. A figura 7 representa uma ampliação do pormenor inscrito no circulo A da figura 6, na posição com que o orifício de entrada de ar pressurizado no cilindro de impressão está ligado ao respectivo bocal de alimentação.
As figuras 8 e 9 representam vistas parciais em corte da elevação lateral, tomadas a partir do lado de dentro do painel lateral da máquina de impressão, mostrando em particular a fixação de um suporte com a forma de um sector de disco, respectivamente para uma impressão de um formato pequeno e para uma impressão de um formato grande. Nestas figuras também se podem apreciar os carnes de ajustamento por deslizamento linear do suporte em questão;
As figuras 10 e 11 representam vistas esquemáticas onde se podem ver as extremidades apoiadas de um çjj'.ind.i'o de impressão, para de pequeno tamanho e uma impressão dê grande tamanho tomadas do lado da tracção e do lado do operador, com os ajustamentos levados a cabo por meio dos carnes de deslizamento linear, como se mostra nas figuras 8 e 9;
As figuras 12 e 13 são vistas axonométricas das extremidades apoiadas de um cilindro de impressão para impressão de grande tamanho, tomadas da partir de ângulos opostos, onde os carnes de ajustamento são do tipo oscilante.
Nas figuras em anexo, a referência número 1 indica, de uma maneira geral, a estação de impressão especialmente concebida para uma máquina de impressão flexográfica, de acordo com o invento.
Gomo se pode observar melhor no esquema da figura 1, a estação de impressão 1 é composta por um cilindro distribuidor de tinta ou de aplicação da tinta 2, um cilindro de impressão 3, que na figura é mostrado em dois tamanhos diferentes, respectivamente para um formato de impressão pequeno e para um formato de impressão maior, e um cilindro de contra pressão 4.
Os três cilindros 2, 3 e 4, têm eixos paralelos e substancialmente horizontais. 0 cilindro de aplicação da tinta 2 e o de conura pressão 4 têm sensivelmente o mesmo diâmetro, enquanto que c diâmetro do cilindro de impressão 3, como se pode observar, varia de acordo com o formato de impressão. C material de impressão em bobina, doravante denominado simplesmente papei, no qual a impressão aeverá ser feita, passa entre o cilindro de impressão 3 e o de centra pressão 4.
Para completar de modo sucinto a descrição da estação de impressão 1 da figura 1, â necessário especificar que um cilindro revestido de borracha 5, parcialmente imerso num banho de tinta 6, contido numa tina 7, opera em cooperação com o cilindro de aplicação 2. 0 cilindro revestido a borracha 5 transfere uma fina camada de tinta, através do contacto que faz com o cilindro de aplicação da tinta 2, o qual recebe a tinta em micro cavidades 8, localizadas na sua superfície e mostradas esquematicamente na figura 1. 0 excesso de tinta no cilindro de aplicação 2 e removido por meio de uma espatula 9. 0 cilindro de aplicação 2 transfere a tinta para uma placa de impressão 10 montada sobre a superfície exterior do cilindro de impressão 3, a qual reproduz o padrão de impressão e o transfere para o papel W, que passa entre o cilindro de impressão e o cilindro de contra pressão 4.
Na figura 1, as setas indicam as direcções de rotação dos diferentes cilindros e a direcção de alimentação do papel.
Numa máquina de impressão flexográfica existem geralmente várias estações de impressão 1, cada si-sa destinada a transferir uma determinada cor para o papel W.
Dependendo das características e da espessura do papel W a ser impresso, assim como do formato de impressão, que é do tamanho da placa de impressão 10, a pressão ae impressão, ou seja, a pressão de contacto entre o cilindro de impressão 3 e o de contra pressão 4, assim como a pressão de contacto entre o cilindro de impressão 3 e o de aplicação da tinta 2, têm de ser ajustadas.
Além disso, cada que o formato de impressão ou o padrão forem mudados, é necessário fazer as respectivas intervenções no cilindro de impressão 3. O invento propõe resolver estes problemas fazendo agora especial referência as figuras 2 a 5, pode-se observar que a estação de impressão 1 fica apoiada numa armação da máquina 11, composta por um par de painéis laterais ou espaldares 12 e 13 unidos por uma série de barras de estabilização 14. Os lados 12 e 13 serão doravante chamados os lado da tracção e o lado do operador, para indicar especificamente o lado da impressora onde habitualmente estão situados os elementos de accionamento e o lado onde normalmente trabalha o operador.
Como se pode observar nas mencionadas figuras, o painel lateral 13 do lado do operador é mais baixo do que o painel lateral 1.2 do lado da tracção, de maneira a possibilitar a intervenção no cilindro de iÊpZ&Mào 3, onde é instalada a placa na impressora, depois de este ter sido levantado da sua posição de trabalho, como se descreve mais detalhadamente em seguida. A fim de tornar mais fáceis as intervenções rio cilindro de impressão 3, sem o desmontar da maquina de impressão, assim como para permitir uma fácil reguiação da pressão de impressão, de acordo com uma das características importantes do invento, o cilindro fica apoiado nas suas extremidades em suportes especiais 20 (ver principalmente as figuras 8 a 13).
Os suportes 20 são perfeitamente idênticos e estão colocados em frente um do outro, na parte interior de cada um dos painéis laterais 12 e 13 da impressora. São intermutáveis e o seu tamanho varia em função do formato de impressão, isto é, de acordo com o cilindro e a placa de impressão que têm de suportar.
As figuras em anexo apresentam dois tipos de suportes 20, um para impressão em formatos de pequeno tamanho (figuras 8, 10 e 11) e outro para impressão em formatos grandes (figuras 9, 12 e 13).
Cada suporte 20 tem a vantagem de consistir num sector de disco com um orifício no centro, de maneira a formar no topo um assentamento côncavo 21 com um perfil circular para alojar o veio cu qualquer outro sistema de sustentação do cilindro de impressão 3. O perfil da base 22 ao suporte em forma de sector de disco 20 também é circular e cem um raie igual ao de cilindro de impressão 3 completado com a placa de impressão 10.
Cada suporte 2 0 fica com a base circular 22 apoiada num par de carnes de regulação da pressão de impressão 30. Mais precisamente, os suportes ficam apoiados de maneira punctiformes sobre os respectivos perfis circuiares 31 com um raio que corresponde ao raio dos cilindros de distribuição 2 e de contra pressão 4. O funcionamento dos carnes 30 será descrito mais adiante.
Voltando aos suportes em forma de sector de disco 20, estes são fixados contra os respectivos painéis laterais 12 ou 13 da impressora, por uma par de magnetos permanentes 23 localizados nos respectivos nichos 24 dos painéis 12 e 13.
Desta forma, fica assegurada a posição de alinhamento entre os eixos dos diversos pares de suportes 20 e o eixo do cilindro de impressão, mesmo antes de baixar o cilindro de impressão e o premir contra os suportes 20. Por outras palavras, os pares de magnetos 23 atraindo e fixando os respectivos suportes 20 contra os painéis Laterais 12 e 13 da impressora, evitam que o eixo de suporte se curve em qualquer direccão em ViMaglo ao eixo do cilindro de impressão. .1 base dos suportes 20 também por ter ssm pino vertical 25 que fica inserido num orifício 26 (ver especíalmente a figura 12), localizado na cunha 27, fixada ao correspondente painel lateral da impressora. Os pinos 25 são elementos de segurança que asseguram que num contacto acidental de qualquer corpo contra os suportes, por exemplo, a manga de impressão durante a montagem do cilindro de impressão, estes não possam cair nem sair da sua posição. 0 facto de os suportes 20 serem abertos na parte superior, permite que o cilindro de impressão 3 seja levantado da sua posição de trabalho na qual descansa sobre os suportes, para uma posição elevada de afastamento (figuras 4 e 5) na qual e possível intervir no cilindro de impressão, deixando sempre os suportes em forma de sector de disco na mesma posição, apoiados sobre os carnes de regulação 30.
Deste modo, se não houver mudança de formato no cilindro de impressão 3, é possível remover e substituir a manga de impressão 32 com a placa de impressão 10, sem ter de retirar os suportes 20. Se, por outro lado, for necessário mudar o formato de impressão, os suportes 20 também terão de ser substituídos. A operação de substituição das mangas 32 do cilindro de impressão 3 será descrita mais adiante.
Como se pode observar nas figuras, o veio 33 do cilindro de impressão 3 é mantido na sua posição de trabalho através das peças 34 e 35, respect.ivam.ente do lado da tracção e do lado do operador, exactamente com o mesmo diâmetro que as bases circulares 21 dos correspondentes suportes 20 alojados na parte interior dos painéis laterais da maquina.
Mais propriamente dito, a peça 34 do lado da tracção é uma peça cilíndrica no interior da qual passa a árvore do veio 33, enquanto que a outra peça, 35, do lado do operador, tem a forma de uma tampa côncava dentro da qual fica alojada a extremidade do veio 33, inserido num rolamento de esferas 36. A tampa redonda 35, que obviamente fica sob pressão contra o suporte 20 durante o funcionamento, como será descrito mais pormenorizadamente adiante, é montada na extremidade do veio 33, de modo a permitir o ajustamento axial deste último, sem roçar. Para este fim, além do mencionado rolamento de esferas 36, a tampa redonda 35 tem ainda um outro rolamento 37 (figura 6) coaxial ao veio 33, o qual é fixado por um pino 38.
Este pino 38 é fixo através de duas molas helicoidais 39 que actuam uma contra a outra e que mantêm o pino 38 e a tampa redonda 35 numa posição axial central. Cs movimentos axiais do veio 33 não originam qualquer deslccamento da tampa redonda 35 durante a fase de trabalho, porque, como já foi mencionado anteriormente, a pressão de impressão é exercida em direcçâo à tampa redonda 35. Só durante a fase de descanso, ou seja, quando o veio levantado dos suportes 20, é que as molas helicoidais 39 colocam novamente o pino 38 e a tampa redonda 35 de volta na posição axial central. A operação de substituição das mangas de impressão no cilicdrc de impressão 3 será agora descrita de forma mais pormenorizada. Como jã foi mencionado, esta operação pode ser executada devido ao facto ae c painel lateral do lado do operador 13 ser mais baixo que o painel lateral do lado da tracção 12 e de, neste último, haver uma ranhura vertical longo na qual o veio do cilindro de impressão 3 pode ser deslocado verticalmente, de forma a ser levantado e baixado.
De acordo com o presente invento, para permitir o movimento do veio 33 e aumentar a resistência do sistema, na transmissão da tracção foram eliminadas todas as juntas mecânicas e/ou embraiagens entre o sistema de accionamento e o eixo do veio.
De facto, como se pode observar mais especificamente nas figuras 6 e 9 a 13, um motor isento de escovas 41 é fixado directamente a uma caixa de desmultiplicação 42 que, por seu lado, está aparafusada directamente a extremidade de uma fiange final 43 (figura 6) instalada no mil: 33 ao cilindro de impressão 3.
Esta montagem especial permite a eliminação das juntas mecânicas de acoplamento já mencionadas, aumentado a estabilidade e a precisão angular do motor, assim como do sistema de acoplamento do veio.
Do lado da tracção, o veio do cilindro de impressão 33 fica suportado por dois rolamentos de esferas 45 que permitem o movimento axial do veio em qualquer circunstância. Esse movimento é obtido pela acção de um motor 46 que acciona um parafuso de ajustamento axial 47. 0 motor 46 é fixado a um suporte 48 solidário com a caixa de desmultiplicação 32. A porca 44 na qual o parafuso de ajustamento 47 enrosca está fixa a um suporte 49 ligado ao conjunto da peça 34 (peça cilíndrica de fixação).
Deste modo, a rotação do parafuso de ajustamento 47 na porca fixa 44, ocasiona um movimento axial de todo o conjunto formado pelo motor 41, a caixa de desmultiplicação 42 e o veio 33 que, como se pode ver, pode deslizar axialmente na tampa redonda 35.
Um sistema pneumático exerce pressão no veio do cilindro de impressão 3. A pressão de impressão real é exercida sobre os carnes de regulação 30 por meio dos suportes em forma de sector de disco 20.
Um sistema pneumático gerador da pressão de impressão 71, localizado no lado do operador, actua directamente sobre a tampa redonda 35 alojada no suporte 20, por meio de uma alavanca bifurcada 72.
Na mudança da pailglú ae trabalho, o cilindro pneumático 71 no final do seu curso, com c; êmbolo esticado, a alavanca 72 fica numa posição quase vertical, de modo a libertar o espaço frontal ocupado pela manga de impressão de tamanho máximo 32, permitindo assim a deslocação de qualquer manqa ao longo do eixo do veio 33 (figuras 4 e 5).
Em condições de funcionamento, a alavanca 72 é baixada ate alcançar a posição de trabalho, determinada pela tampa redonda 35 que se apoia sobre o assentamento côncavo com perfil circular 21do suporte com forma de sector de disco 20, o qual, por sua vez, assenta sobre os carnes de regulação 30. A bifurcação da alavanca 72 permite que a extremidade da alavanca se adapte as várias posições necessárias para os diversos formatos de impressão, desde o mais pequeno >sté ao de maior tamanho.
No lado da tracção, o sistema de pressão e constituído por um cilindro pneumático 73 que actua sobre o já mencionado suporte de tipo oscilante 49, o qual liga a porca roscada 44 ao conjunto de rolamentos do veio 33 do cilindro de impressão 3. A posição de trabalho, isto é, quando o veio 33 está sob pressão, é determinada pela paragem da peça 34 contra o respectivo suporte 20 com a forma de sector ae disco. Essa posição varia, obviamente, em futtC&Q do formato de impressão, e pertanto, de acordo com o tamanho da placa de impressão. A posição elevada para a qual se move o cilindro de impressão a fim de se poder desmontar e montar novas mangas de impressão 32, é sempre a mesma, seja qual for o formato de impressão e é determinada pela posição final do curso do embola do cilindro hidráulico 73. Este cilindro hidráulico, além da função de exercer pressão sobre o veio 33 do ciiindro de impressão, também tem a função de o elevar.
Na situação e que se podem mover as mangas de impressão, o cilindro de pressão do lado do operador liberta a pressão e envia a alavanca 72 para cima, desobstruindo a área de introdução da manga. 0 cilindro de pressão do lado da tracção 73 liberta a pressão e empurra o veio do cilindro de impressão completo 33 para cima, para a posição de mudança de trabalho.
Entretanto, o motor sem escovas 41 alinhado com o veio 33, determinou a posição angular correcta do dito veio, o que permite o acoplamento de um orifício radial 64 com o bocal 62 da mangueira de fornecimento de ar comprimido ao veio (ver especialmente a figura 7). 0 ar comprimido forma uma almofada de ar entre o veio 33 e a manga de impressão 32, permitindo a sua fácil remoção na direcção axial, para ser substituída por uma nova manga.
Depois da substituição da manga de impressão e possível substituição dos suportes 20 em forma de secior de disco, no caso do formato de impressão itófcétfê ter sido alterado, o veio da placa de impressão 33 é baixado para a posição de trabalho e é-lhe aplicada pressão a ambos os lados. 0 cilindre de pressão 73 do lado da traeção actua sobre o suporte oscilante 49 que roda em volta do corpo da porca 44 e rigidamente fixado a uma gula linear vertical 77, na parte extericr do painel lateral 12. A guia linear 77 permite efectuar um movimento que abrange todas as necessidades da gama de trabalhos entre o formato de impressão de tamanho mínimo (na base) até à posição elevada do cilindro de impressão para efectuar a mudança das mangas (no topo) . 0 sistema oscilante com um duplo movimento oscilatório, um em volta da porca roscada 44 e outro no ponto de acoplamento 78 a árvore do cilindro 73, permite que o veio 33 acompanhe os micro movimentos devidos aos ajustamentos da pressão de impressão entre o cilindro de aplicação 2 e o cilindro de impressão 3, assim como aos ajustamentos de pressão entre o cilindro de contra pressão 4 e o cilindro de impressão 3, micro movimentos estes que requerem os correspondentes micro ajustamentos.
Estes micro ajustamentos correspondem a mudanças na distância central entre os três cilindros actuantes na impressão, sendo estas alterações de tamanho absorvidas pelo movimento de oscilação do veio 33 en torno da porca 44 situada no suporte rígido 76 encaixado na gaiat vertical linear 77 acima mencionada.
Passamos agora a descrever o sistema de ajustamento da pressão de impressão efectuado por meio dos pares de carnes 30.
Referimo-nos para começar às figuras de 8 a 11 em particular, as quais ilustram a concepção dos carnes de deslizamento linear. Os carnes 30 têm um perfil de trabalho 31 com um raio igual ao dos cilindro de aplicação 2 e de coritra pressão 4, e têm uma porção rectilinea 80 com uma ranhura em forma de sulco 81, que actua como guia para uma lingueta 82 fixada ao respectivo painel lateral da máquina de impressão (figuras 8 e 9). A restrição de movimento assim obtida faz com que os carnes 30 só se possam movimentar de forma rectilinea.
Um bloco de contraforte ajustável 83, colocado contra o perfil rectilíneo exterior 80 de cada carne 30 permite corrigir a folga do respectivo carne e obter uma maior precisão de operação.
Para levar a cabo a regulação da pressão de impressão, o parafuso de regulação correspondente 90 entra em operação e move o respectivo carne 30 de forma rectilinea, o qual, por sua vez, actua sobre o suporte em forma de sector de disco 20. O movimento rectilíneo tem a vantagem de ser perpendicular I linha que une os pontos de contacto dos formatos de impressão mínimo e máximo.
Esta construção permite um a regulação da pressão quase constante entre os formatos mínimos e máximo, assim como quando a pressão nominal sofre variações.
Isto permite uma considerável poupança de tempo quando é necessário mudar de formato, através da manutenção das pressões anteriores. C tempo poupado é multiplicado pela quantidade de estações de impressão que constituem a máquina de impressão na sua totalidade.
Como se pode ver nas figuras, existe um pequeno cilindro 91 associado a cada conjunto de regulação cuja haste 92, na sua posição de esticada, actua contra o respectivo carne 30, o qual tende a levantar ligeiramente o suporte 20, causando o desprendimento do cilindro de pressão 30 do material a ser impresso W.
Com a ajuda das figuras 12 e 13, podemos agora descrever uma outra variante dos carnes de regulação 30 que actuam sobre os suportes 20.
Neste caso, os carnes 30 giram em volta do pivô 86, situado entre o ponto de contacto do carne 30 com o suporte 20 e o ponto de aplicação da força exercida por meio do parafuso de regulação 92.
Como os desenhos mostram, o braço a da alavanca que vai aesde o pivô 86 até ao ponto de aplicação da força de regulação é consideravelmente mais comprido que o braço b que vai do pivô 86 tfè ao ponto de contacto do carne com o suporte em forma de sector de disco 20. Os braços a e b têm uma posição que forma um ângulo recto entre eles.
Deste modo, o parafuso de regulação 90 situado no braço mais comprido da alavanca permite uma regulação fina do perfil, do came 30, cujo raio corresponde aos raios dos cilindros de aplicação da tinta e de contra pressão.
Os carnes de regulação 30 de acordo com o invento em qualquer das concepções anteriormente descritas e ilustradas nas figuras 8 a 11 e 12 a 13 respectivamente, também podem ser usados, com vantagem, como apoios para os cilindros de impressão 3, tendo estes peças de suporte no seu diâmetro exterior que se apoiam directamente sobre os carnes 30.
As vantagens da estação de impressão construída de acordo com este invento para funcionar especialmente em máquinas de impressão flexográfica, em comparação com as estações de impressão convencionais, tornam-se absolutamente evidentes a partir das descrições anteriores. E claro contudo que o presente invento não se limita as concepções e variantes particulares descritas e ilustradas nos desenhos anexos, abrangendo, as inúmeras modificações de detalhe que qualquer pessoa especializada na técnica lhes possa conferir e que, no âmbito deste invento, deverão ser consideradas parte integrante da mesma, tai como definido nas reivindicações em anexo.
Lisboa, 18 de Outubro de 2007

Claims (20)

  1. Reivindicações 1 - Uma estação de impressão, especialmente concebida para ser utilizada numa máquina de impressão flexográfica, equipada com um cilindro aplicador de tinta (2), capaz de transferir uma camada de tinta (6) para um cilindro de impressão (3), previsto para imprimir em material em bobina (w), introduzido entre o dito cilindro de impressão (3) e um cilindro de contra pressão (4), sendo que estes três cilindros (2, 3 e 4) têm eixos paralelos e que os cilindros de aplicação da tinta (2) e o de contra pressão (4) têm substancialmente o mesmo diâmetro e que ambos entram em contacto com o cilindro de impressão (3), enquanto que o diâmetro do cilindro de impressão (3) varia em função do formato a imprimir, caracterizada pelo facto de o veio (33) do cilindro de impressão (3) ficar apoiado em ambos os lados nos respectivos suportes 20, abertos do lado de cima, colocados contra a parte interior dos painéis laterais (12 e 13) da máquina de impressão, respectivamente do lado da tracção e do lado do operador, e ambos assentando sobre os respectivos pares de carnes de regulação (30).
  2. 2 - Uma estação de impressão de acordo com a reivindicação i, caracterizada pelo facto de os mencionados suportes 20 serem sectores de disco ccm um orifício central, de forma a proporcionar um assentamento superior com um perfil circular (21) com um raio correspondendo ao raio das peças de suporte (43 e 35) do veio (33) do cilindro de impressão (3) e cuja base tem um perfil igualmente circular (22) com um raio que corresponde ao raio exterior do cilindro de impressão (3) que for utilizado.
  3. 3 - Uma estação de impressão de acordo com as reivindicações 1 e 2, se caracterizada pelo facto de os mencionados suportes (20) terem na base um pivô (25) cada um dos quais alojado num orifício (26), feito na respectiva cunha (27) fixada ao correspondente painel lateral (12 e 13) da máquina de impressão.
  4. 4 - Uma estação de impressão de acordo com todas as reivindicações anteriores, caracterizada pelo facto de os mencionados suportes (20) serem fixados aos respectivos painéis laterais da máquina (12 e 13) por meio de magnetos (23) embutidos em alojamentos (24j moldados nos próprios painéis laterais (12 e 13).
  5. 5 " Uma estação de impressão de acordo com todas e cada uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo facto de os mencionados suportes (20) serem intermutáveis e terem rcmcchcuí variáveis em função do formato a imprimir,
  6. 6 - Uma estação de impressão de acordo com todas e cada uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo facto de o mencionado cilindro de impressão (3) ser móvel e poder ser erguido de uma posição de trabalho baixa para outra posição elevada, onde é possível, efectuar a substituição das mangas de impressão i!<?<}'* que se ajustam ao veio (33) e daí, que o painel lateral (13) do lado do operador seja mais baixo, a fim de permitir a remoção axial da manga de impressão (32) quando o cilindro de impressão (3) se encontra na posição levantado, enquanto que o painel lateral (12) do lado da tracção tem uma ranhura vertical (40) no interior da qual o veio (33) pode deslizar para ser levantado ou baixado.
  7. 7 - Uma estação de impressão de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo facto de o mencionado cilindro de impressão (3) ser movido por meio de um cilindro de pressão (73) que actua sobre um suporte oscilante (49) que gira em direcção a um suporte (76) rigidamente fixado a uma guia linear (77) que permite um movimento ao longo de todo o percurso de trabalho, entre o tamanho do formato mínimo do cilindro de impressão (3) e a posição para a mudança das mangas de impressão (32).
  8. 8 Uma estação de impressão de acordo com todas e cada uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo facto de o mencionado veio (33) do cilindro de impressão (3) ser posto em rotação por meio de um motor sem escovas (41) fixo directamente a uma caixa de desmultipllcação (42) onde encaixa o eixo de veio do cilindro de impressão. Este conjunto completo, formado pelo motor 4 a caixa de desmultiplicação (42) e o cilindro de impressão (3), sobe e desce pela acção do mencionado cilindro de pressão (73).
  9. 9 - Uma estação de impressão de acordo com as reivindicações 6 a 8, caracterizada pelo facto de 0 mencionado veio (33) ter um orifício de admissão de ar comprimido que pode ser acoplado a um bocal de alimentação de ar quando o dito veio se encontra na posição de levantado, para facilitar a extracção das mangas de impressão (32).
  10. 10 - Uma estação de impressão de acordo com todas e cada uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo facto de ter também um segundo motor (46) que, através de um parafuso (47) que enrosca numa porca (44) fixa axialmente, e capaz de produzir movimentos axiais do veio (33) em conjunto com o motor de tracção (41) e a caixa de desmultiplicação (42).
  11. 11 Uma 0 S13 C d O dG imp JTGS S ão CiG 3C0rd0 com 3. rGÍVÍHdÍCaçaO 10, caracterizada pelo facto de a extremidade livre do vilí (33), do lado do operador, ficar alojada numa tampa redonda (35) que sofre a acção de um sistema pneumático forneceaor da pressão de impressão i?i.5 f accionado por uma alavanca bifurcada (72), que lhe confere a pressão de impressão nominal necessária durante a operação.
  12. 12 - Uma estação de impressão de acordo com a reivindicação 11, caracterizada pelo facto de ter um rolamento de esferas (36) centrado no veio (33) que é rigidamente fixado à tampa redonda (35) e um outro rolamento (37), fixo por um pivô ou por um pino (38) coaxial com o veio (33). 0 pivô (38), por sua vez, á fixo por duas molas helicoidais (39) que actuam em sentidos contrários, uma contra a outra, para manter o pino (38) e a tampa redonda (35) numa posição axial central.
  13. 13 - Uma estação de impressão de acordo com todas e cada uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo facto de os mencionados carnes (30) para a regulação da pressão de impressão terem uma porção com um perfil circular (31) , essencialmente com o mesmo diâmetro que os cilindros de aplicação da tinta (2) e de contra pressão (4).
  14. 14 - Uma estação de impressão de acordo com a r&ieidâidàçlo 13, caracterizada pelo facto de que os mencionados carnes de ajustamento (30), a cada um dos lados da máquina, deslizam linearmente e que, para este fim, têm uma porção rectilínea (80) com uma ranhura em forma de sulco (81) que serve de guia para uma lingueta (82) fixada ao respectivo painel lateral (12 e 13) da maquina de impressão.
  15. 15 - lira estação de impressão de acordo com a reivindicação 14, caracterizada pelo facto de o deslizamento linear dos mencionados carnes (30) ser perpendicular a linha de união dos pontos de contacto dos formatos de impressão mínimo e máximo do mencionado cilindro de impressão (3).
  16. 16 - Uma estação de impressão de acordo com as reivindicações 14 ou 15, caracterizada pelo facto de o movimento linear dos mencionados carnes (30) ser obtido através dos respectivos parafusos de regulação (90), ao actuarem sobre as extremidades livres dos carnes, opostas aos pontos de contacto com os suportes (20).
  17. 17 - Uma estação de impressão de acordo com a reivindicação 13, caracterizada pelo facto de os mencionados carnes (30 serem alavancas que giram em volta dos respectivos pivôs (116) ; colocados entre os pontos de aplicação da icrç-s de regulação {-Ml e os pontos de contacto dos carnes (30) com os respectivos suportes (20).
  18. 18 - Uma estação de impressão de acordo com a reivindicação 17, caracterizada pelo facto de o braço de alavanca a que vai desde o ponto de aplicação da força de regulação exercida pelo parafuso (90) ate ao fulcro (86), ser consideravelmente mais comprido que o braço de alavanca b, que vai desde o referido fulcro (86) até ao ponto de contacto dos carnes (30) com os suportes (20) .
  19. 19 " Uma estação de impressão de acordo com a reivindicação 18, caracterizada pelo facto de os mencionados braços de alavanca a e b formarem um ângulo substancialmente recto entre si.
  20. 20 - Uma estação de impressão de acordo com todas e cada uma das reivindicações 16 a 19, caracterizada pelo facto de estar acoplado ao mencionado parafuso de regulação (90) um cilindro (91) que, através da sua haste (92), actua contra o respectivo came (30) para provocar a subida do suporte (20) e, deste modo, separar o cilindro de impressão (3) do material a imprimir (w). Lisboa, 18 de Outubro de 2007
PT02009120T 2001-08-07 2002-04-24 Estação de impreção, especialmente concebida para uma máquina de impressão flexográfica PT1285753E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT2001MI001737A ITMI20011737A1 (it) 2001-08-07 2001-08-07 Gruppo di stampa, particolarmente per macchina da stampa flessografica

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1285753E true PT1285753E (pt) 2007-10-29

Family

ID=11448255

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT02009120T PT1285753E (pt) 2001-08-07 2002-04-24 Estação de impreção, especialmente concebida para uma máquina de impressão flexográfica

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP1285753B1 (pt)
AT (1) ATE367923T1 (pt)
DE (1) DE60221326T2 (pt)
DK (1) DK1285753T3 (pt)
ES (1) ES2291390T3 (pt)
IT (1) ITMI20011737A1 (pt)
PT (1) PT1285753E (pt)

Families Citing this family (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NL1026736C2 (nl) * 2004-07-28 2006-01-31 Stork Prints Bv Drukcilinderondersteuningseenheid, positioneerelement, drukcilinder voorzien van positioneerelement, drukmachine voorzien van drukcilinderondersteuningseenheid, en gebruik hiervan.
ITPC20070001A1 (it) * 2007-01-19 2008-07-20 Nordmeccanica Spa Gruppo per il prelievo,il dosaggio e la spalmatura di adesivo,in particolare per macchine accoppiatrici
DE102008000682B4 (de) 2008-03-14 2010-10-07 Koenig & Bauer Aktiengesellschaft Anordnung aufweisend eine Druckeinheit einer Druckmaschine und ein weiteres benachbart zu dieser Druckeinheit angeordnetes Modul dieser Druckmaschine
DE102009001481B4 (de) * 2009-03-11 2014-03-13 Koenig & Bauer Aktiengesellschaft Druckmaschine mit mehreren in Transportrichtung eines durch diese Druckmaschine führbaren Bedruckstoffs aneinandergereiht angeordneten Maschineneinheiten
IT1401510B1 (it) * 2010-08-03 2013-07-26 Nuova Gidue S R L Gruppo di stampa perfezionato, particolarmente per stampe flessografiche con cilindro di stampa rimovibile.
CN101912878B (zh) * 2010-08-05 2012-04-18 太原通泽重工有限公司 一种开式机架三辊式斜轧延伸机
DE102011112233A1 (de) * 2011-09-01 2013-03-07 Gallus Ferd. Rüesch AG Druckmaschine und Druckmaschinenzylinder-Abstützeinrichtung
NL2011465C2 (nl) * 2013-09-18 2015-03-19 Mps Holding B V Drukmodule en drukmachine voorzien van een dergelijk drukmodule.
US11390067B2 (en) 2017-04-07 2022-07-19 Bobst Firenze S.R.L. Printing unit with interchangeable printing sleeve
CN107225843A (zh) * 2017-07-19 2017-10-03 蚌埠市奥特纸箱机械有限公司 一种水性印刷开槽模切机上用于不停机换印刷版的装置
DE102017216793A1 (de) * 2017-09-22 2019-03-28 Gallus Druckmaschinen Gmbh Vorrichtung zur Bearbeitung eines bahnförmigen oder bogenförmigen Substrats
CN107627717B (zh) * 2017-10-23 2023-05-19 温州峰明机械有限公司 吊架式版辊装版机构
CN109334247B (zh) * 2018-10-16 2024-04-12 广东台一精工机械有限公司 全伺服不停机换版印刷单元
CN110978767B (zh) * 2019-11-27 2024-05-07 东莞市源铁印刷机械有限公司 一种柔版印刷机组
CN111619204B (zh) * 2020-06-30 2024-05-17 深圳弘博智能数码设备有限公司 版辊安装模组及印刷设备
CN112590417B (zh) * 2020-12-25 2023-06-02 重庆新士腾包装制品有限公司 一种珍珠棉印刷工艺

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2982204A (en) * 1956-03-19 1961-05-02 William A Roehm Printing unit for web presses
FR2342160A1 (fr) * 1976-02-25 1977-09-23 Navarre Jean Pierre Groupe d'impression flexographique
US4878427A (en) 1987-07-21 1989-11-07 Webtron Corporation Printing station with toolless changeable plate cylinder

Also Published As

Publication number Publication date
ITMI20011737A0 (it) 2001-08-07
EP1285753A1 (en) 2003-02-26
ES2291390T3 (es) 2008-03-01
EP1285753B1 (en) 2007-07-25
DK1285753T3 (da) 2007-11-26
ITMI20011737A1 (it) 2003-02-07
ATE367923T1 (de) 2007-08-15
DE60221326T2 (de) 2008-04-10
DE60221326D1 (de) 2007-09-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1285753E (pt) Estação de impreção, especialmente concebida para uma máquina de impressão flexográfica
ES2748869T3 (es) Prensa de impresión de corte variable con espacio fuera de impresión
JP2006123548A (ja) 型押し機及び型押し機の型押しロールの交換方法
JP4361490B2 (ja) 印刷モジュール、および印刷モジュールを備えた印刷機
EP2407307B1 (en) Variable cutoff printing unit and method
US20100162910A1 (en) Device for mounting and angular adjustment of cliches
JP4342108B2 (ja) 印刷ユニットのローラをロックする方法および装置
ES2905166T3 (es) Mecanismo de impresión de una máquina de impresión offset
WO2012045134A1 (pt) Máquina de estamparia rotativa com régua para tela autotensionável rolamentada e sistema de transmissão
KR102282379B1 (ko) 인쇄장치
US4833988A (en) Inking device for printing apparatus
JP2019064202A5 (pt)
BR102019002112A2 (pt) Suporte de palete para máquina de impressão a tela
BRPI0414126B1 (pt) unidade de distribuição
CN220220059U (zh) 一种具有快拆式结构的印刷版辊
CN214821690U (zh) 套筒辊枕式柔性版印刷机
CN221757079U (zh) 一种柔印中心辊筒
JP3868408B2 (ja) 輪転印刷機
CN221392620U (zh) 印刷机压印辊的力度调整装置
JP4052482B2 (ja) 輪転印刷機
CN221049217U (zh) 一种便于更换的印染机印染胶辊
CN112571925B (zh) 直驱式圆网转移印花部套装置和直驱式圆网转移印花机
CN219820915U (zh) 柔印机的版滚筒机构
JP5636600B2 (ja) ロータリースクリーン印刷用版胴キャリア及びロータリースクリーン印刷機
JP4664964B2 (ja) 平衡装置及び一端支持された印刷機胴のための方法