PT109013A - Absorvedor de energia de fricção de amortecimento - Google Patents

Absorvedor de energia de fricção de amortecimento Download PDF

Info

Publication number
PT109013A
PT109013A PT109013A PT10901315A PT109013A PT 109013 A PT109013 A PT 109013A PT 109013 A PT109013 A PT 109013A PT 10901315 A PT10901315 A PT 10901315A PT 109013 A PT109013 A PT 109013A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
friction
energy absorber
central column
absorber according
sliding sheets
Prior art date
Application number
PT109013A
Other languages
English (en)
Other versions
PT109013B (pt
Inventor
Tsai Chong-Shien
Original Assignee
Tsai Chong-Shien
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Tsai Chong-Shien filed Critical Tsai Chong-Shien
Publication of PT109013A publication Critical patent/PT109013A/pt
Publication of PT109013B publication Critical patent/PT109013B/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16FSPRINGS; SHOCK-ABSORBERS; MEANS FOR DAMPING VIBRATION
    • F16F15/00Suppression of vibrations in systems; Means or arrangements for avoiding or reducing out-of-balance forces, e.g. due to motion
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16FSPRINGS; SHOCK-ABSORBERS; MEANS FOR DAMPING VIBRATION
    • F16F7/00Vibration-dampers; Shock-absorbers
    • F16F7/08Vibration-dampers; Shock-absorbers with friction surfaces rectilinearly movable along each other
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16FSPRINGS; SHOCK-ABSORBERS; MEANS FOR DAMPING VIBRATION
    • F16F1/00Springs
    • F16F1/36Springs made of rubber or other material having high internal friction, e.g. thermoplastic elastomers
    • F16F1/40Springs made of rubber or other material having high internal friction, e.g. thermoplastic elastomers consisting of a stack of similar elements separated by non-elastic intermediate layers

Abstract

O PRESENTE INVENTO REPOSTAR-SE A UM ABSORVEDOR DE ENERGIA DE FRICÇÃO DE AMORTECIMENTO COMPOSTO POR, PELO MENOS, UMA COLUNA CENTRAL (10), DUAS PLACAS DE SUPORTE (20), MÚLTIPLAS PRIMEIRAS CAMADAS DE MATERIAL (30) E MÚLTIPLAS CAMADAS DE SEGUNDO MATERIAL (40). A COLUNA CENTRAL (10) TEM MÚLTIPLAS FOLHAS DESLIZANTES (11) ENTRE SI. AS DUAS PLACAS DE SUPORTE (20) SÃO MONTADAS NAS DUAS EXTREMIDADES DA COLUNA CENTRAL (10). AS PRIMEIRAS CAMADAS DE MATERIAL (30) E CAMADAS DE SEGUNDO MATERIAL (40) SÃO ALTERNADAMENTE MONTADAS ENTRE AS DUAS PLACAS DE SUPORTE (20) E RODEIAM, PELO MENOS, UMA COLUNA CENTRAL (10) PARA PERMITIR QUE AS PRIMEIRAS CAMADAS DE MATERIAL (30) E AS CAMADAS DE SEGUNDO MATERIAL (40) SEJAM MONTADAS ALTERNADAMENTE COM, PELO MENOS, UMA DAS FOLHAS DESLIZANTES (11) DA COLUNA CENTRAL (10). O PRESENTE INVENTO É APLICÁVEL EM EDIFÍCIOS, PONTES, OBJETOS DE GRANDES DIMENSÕES PARA ABSORVER E ISOLAR A ENERGIA DA VIBRAÇÃO TRI DIRECIONAL DOS TERRAMOTOS, IMPEDIDO O AUMENTO DA TEMPERATURA, PROMOVENDO UM AJUSTO AUTOMÁTICO COM EFEITO DE AMORTECIMENTO E RIGIDEZ.

Description

Descrição
Um absorvedor de energia de fricção de amortecimentoAntecedentes da InvençãoCampo da Invenção A presente invenção relaciona-se com um absorvedor deenergia e mais particularmente com um absorvedor de energiade fricção de amortecimento que é usado em edifícios,pontes, outros objetos de grandes dimensões, instalações ouequipamentos para absorver e isolar a energia da vibraçãodo terramoto e do ambiente e pode evitar que a temperaturade funcionamento aumente e pode providenciar uma função deajuste automático e características adaptativas de amortecimento e rigidez para atingir, em separado, funçõesótimas para objetos de vários desempenhos em múltiplosníveis de vibrações.
Descrição da Técnica Relacionada
Os absorvedores de energia convencionais são habitualmentemontados em projetos de grande escala, tais como edifícios,pontes ou máquinas para providenciar efeitos de absorção dechoque e contenção de choque nos objetos e para absorver aenergia e choques gerados durante terramotos. A Patenteamericana n.° 5,655,756 (doravante referida como um caso referenciado) descreve um absorvedor de energia convencional ( locos de orracha com Núcleo de Chumbo - doinglês Lead Rubber earing, LR ) que compreende uma colunacentral, duas placas de suporte, múltiplas camadas de metale múltiplas camadas de borracha. As placas de suporte sãomontadas respetivamente nas duas extremidades da coluna central, e são unidas de forma segura ao chão e a um objetode grandes dimensões, respetivamente. As camadas de metal eas camadas de borracha são alternativamente montadas entreas placas de suporte. Quando ocorre um terramoto, um efeitoabsorvedor de choque pode ser providenciado pelasdeformações do metal e as camadas de borracha para reduziros danos que surgem com o terramoto.
No entanto, a coluna central do absorvedor de energiaconvencional do caso em questão é composta por chumbo. Acoluna central de chumbo pode ser deformada durante oterramoto para absorver a energia de vibração do terramotoe a deformação da coluna central de chumbo irá gerar calor.Por isso, a temperatura da coluna central de chumbo do casoem questão vai elevar-se até cerca de 350 °C, o que excedeo ponto de fusão do chumbo pela deformação repetida duranteo terramoto, cerca de 327 °C e a alta temperatura provocafacilmente a fusão da coluna central de chumbo, e o chumboé um metal pesado tóxico que vai afetar o ambiente. Alémdisso, as camadas de borracha e a coluna central de chumbodo absorvedor de energia convencional são facilmentedanificadas no caso de sobreaquecimento. Adicionalmente, aalta temperatura também facilmente diminuí a resistênciaestrutural do absorvedor de energia, de tal modo que oefeito de absorção de choque do absorvedor de energiaconvencional é também reduzido. Em adição, mesmo que atemperatura não atinja o ponto de fusão do chumbo, osmateriais (incluindo chumbo e borracha) são também tornadosmais macios pela temperatura, e isto vai reduzir aresistência estrutural e os efeitos de absorção de choquedo absorvedor de energia convencional.
Com vista aos problemas e falhas acima mencionados doabsorvedor de energia convencional, o absorvedor de energia que é composto por chumbo tem sido gradualmente banido ounão utilizado, sendo que o mundo tem tentado criar outrosmateriais de absorção de choque ou mecanismo de absorção deenergia, pelos quais é necessário resolver a absorção deenergia, a proteção do ambiente e outros problemas. Uma dassoluções é remover a coluna central de chumbo mas o efeitode absorção de choque é inadequado e isto vai levar oabsorvedor de energia a ter uma maior deslocação. Se umabsorvedor de energia convencional for usado com outrosamortecedores, tal como um amortecedor hidráulico, o custoé elevado. Adicionalmente, não é apenas eficaz em termos decustos, mas também requer um grande espaço para acomodar oabsorvedor de energia convencional e os outros amortecedores, e isto vai provocar problemas de uso e anecessidade de ser melhorado.
Para resolver as falhas, a presente invenção tende aprovidenciar um absorvedor de energia de fricção deamortecimento para mitigar ou prevenir os problemas acimamencionados.
Resumo da Invenção 0 principal objetivo da invenção é providenciar umabsorvedor de energia de fricção de amortecimento com acapacidade de evitar que a temperatura de funcionamento doabsorvedor de energia de fricção de amortecimento aumente eprovidenciar uma função de ajuste automático ecaracteristicas adaptativas de amortecimento e rigidez paraatingir funções ótimas separadas para objetos de váriosdesempenhos em múltiplos níveis de vibrações. 0 absorvedor de energia de amortecimento de atrito, deacordo com a presente invenção, é composto por, pelo menos, uma coluna central, duas placas de suporte, múltiplasprimeiras camadas de material e múltiplas segundas camadasde material. Há, pelo menos, uma coluna central que temmúltiplas folhas deslizantes entre si. As duas placas desuporte são respetivamente montadas nas duas extremidadesda, pelo menos, uma coluna central. As primeiras camadas dematerial e segundas camadas de material sãoalternativamente montadas entre as duas placas de suporte erodeiam, pelo menos, uma coluna central para permitir queas primeiras camadas de material e as segundas camadas dematerial sejam montadas alternativamente com, pelo menos,uma das folhas deslizantes do, pelo menos, uma colunacentral. 0 absorvedor de energia de fricção deamortecimento pode ser usado em edifícios, pontes, outrosobjetos de grandes dimensões, instalações ou equipamentospara absorver e isolar a energia da vibração tridirecionaldo terramoto e ambiente e pode evitar que a temperatura dofuncionamento aumente e pode providenciar uma função deajuste automático e características adaptativas deamortecimento e rigidez para atingir funções ótimasseparadas para objetos de vários desempenhos em múltiplosníveis de vibrações.
Outros objetos, vantagens e novas características dainvenção tornar-se-ão mais aparentes a partir da seguintedescrição detalhada quando consideradas em conjunto com osdesenhos em anexo. reve Descrição dos Desenhos A Fig. 1 é uma vista em perspetiva e seccional de umaprimeira forma de realização de um absorvedor de energia defricção de amortecimento de acordo com a presente invenção;A Fig. 2 é uma vista transversal do absorvedor de energia de fricção de amortecimento na Fig. 1; A Fig. 3 é uma vista transversal superior do absorvedor deenergia de fricção de amortecimento ao longo da linha 3-3na Fig. 2; A Fig. 4 é uma vista transversal superior de uma segundaforma de realização de um absorvedor de energia de fricçãode amortecimento de acordo com a presente invenção; A Fig. 5 é uma vista em perspetiva e seccional de umaterceira forma de realização de um absorvedor de energia defricção de amortecimento de acordo com a presente invenção;A Fig. 6 é uma vista transversal lateral do absorvedor deenergia de fricção de amortecimento na Fig. 5; A Fig. 7 é uma vista em perspetiva e seccional de umaquarta forma de realização de um absorvedor de energia defricção de amortecimento de acordo com a presente invenção;A Fig. é uma vista seccional transversal lateral doabsorvedor de energia de fricção de amortecimento na Fig.7; A Fig. 9 é uma vista transversal seccional superior doabsorvedor de energia de fricção de amortecimento ao longoda linha 9-9 na Fig. ; A Fig. 10 é uma vista transversal seccional superior de umaquinta forma de realização de um absorvedor de energia defricção de amortecimento de acordo com a presente invenção;A Fig. 11 é uma vista em perspetiva e seccional de umasexta forma de realização de um absorvedor de energia defricção de amortecimento de acordo com a presente invenção;A Fig. 12 é uma vista transversal seccional lateral doabsorvedor de energia de fricção de amortecimento na Fig.11; A Fig. 13 é uma vista transversal seccional superior doabsorvedor de energia de fricção de amortecimento ao longoda linha 13-13 na Fig. 12; A Fig. 14 é uma vista transversal seccional superior de uma sétima forma de realização de um absorvedor de energia defricção de amortecimento de acordo com a presente invenção;A Fig. 15 é uma vista transversal seccional lateral de umaoitava forma de realização de um absorvedor de energia defricção de amortecimento de acordo com a presente invenção;A Fig. 16 é uma vista transversal seccional superior doabsorvedor de energia de fricção de amortecimento ao longoda linha 16-16 na Fig. 15; A Fig. 17 é uma vista transversal seccional superior de umanona forma de realização de um absorvedor de energia defricção de amortecimento de acordo com a presente invenção;A Fig. 1 é uma vista transversal seccional lateral de umadécima forma de realização de um absorvedor de energia defricção de amortecimento de acordo com a presente invenção;A Fig. 19 é uma vista transversal seccional lateral de umadécima primeira forma de realização de um absorvedor deenergia de fricção de amortecimento de acordo com apresente invenção; A Fig. 20 é uma vista transversal seccional lateral de umadécima segunda forma de realização de um absorvedor deenergia de fricção de amortecimento de acordo com apresente invenção; A Fig. 21 é uma vista transversal seccional lateral de umadécima terceira forma de realização de um absorvedor deenergia de fricção de amortecimento de acordo com apresente invenção; A Fig. 22 é uma vista transversal seccional lateral de umadécima quarta forma de realização de um absorvedor deenergia de fricção de amortecimento de acordo com apresente invenção; A Fig. 23 é uma vista transversal seccional lateral de umadécima quinta forma de realização de um absorvedor deenergia de fricção de amortecimento de acordo com apresente invenção; A Fig. 24 é uma vista transversal seccional lateral de umadécima sexta forma de realização de urn absorvedor deenergia de fricção de amortecimento de acordo com apresente invenção; A Fig. 25 é uma vista transversal seccional lateral de umadécima sétima forma de realização de urn absorvedor deenergia de fricção de amortecimento de acordo com apresente invenção; A Fig. 26 é uma vista transversal seccional lateral de umadécima oitava forma de realização de urn absorvedor deenergia de fricção de amortecimento de acordo com apresente invenção; A Fig. 27 é uma vista transversal seccional lateral de umadécima nona forma de realização de urn absorvedor de energiade fricção de amortecimento de acordo com a presenteinvenção; A Fig. 2 é uma vista transversal seccional lateral de umavigésima forma de realização de urn absorvedor de energia defricção de amortecimento de acordo com a presente invenção;A Fig. 29 é uma vista transversal seccional lateral de umavigésima primeira forma de realização de urn absorvedor deenergia de fricção de amortecimento de acordo com apresente invenção; A Fig. 30 é uma vista transversal seccional lateral de umavigésima segunda forma de realização de urn absorvedor deenergia de fricção de amortecimento de acordo com apresente invenção; A Fig. 31 é uma vista transversal seccional lateral de umavigésima terceira forma de realização de urn absorvedor deenergia de fricção de amortecimento de acordo com apresente invenção; A Fig. 32 é uma vista transversal seccional lateral de umavigésima quarta forma de realização de urn absorvedor deenergia de fricção de amortecimento de acordo com a presente invenção; A Fig. 33 é uma vista transversal seccional lateral de umavigésima quinta forma de realização de um absorvedor de energia de fricção de amortecimento de acordo com a presente invenção; A Fig. 34 é uma vista em perspetiva e seccional de uma vigésima sexta forma de realização de um absorvedor de energia de fricção de amortecimento de acordo com a presente invenção; A Fig. 35 é uma vista em perspetiva e seccional de uma vigésima sétima forma de realização de um absorvedor de energia de fricção de amortecimento de acordo com a presente invenção; A Fig. 36 é uma vista em perspetiva e seccional de uma vigésima oitava forma de realização de um absorvedor de energia de fricção de amortecimento de acordo com a presente invenção; A Fig. 37 é uma vista transversal seccional lateral de umavigésima nona forma de realização de um absorvedor deenergia de fricção de amortecimento de acordo com a presente invenção; A Fig. 3 é uma vista transversal seccional lateral de umatrigésima forma de realização de um absorvedor de energiade fricção de amortecimento de acordo com a presenteinvenção; A Fig. 39 é uma vista transversal seccional lateral de umatrigésima primeira forma de realização de um absorvedor deenergia de fricção de amortecimento de acordo com apresente invenção; A Fig. 40 é uma vista transversal seccional lateral de umatrigésima segunda forma de realização de um absorvedor deenergia de fricção de amortecimento de acordo com apresente invenção; A Fig. 41 é uma vista transversal seccional lateral de uma trigésima terceira forma de realização de um absorvedor deenergia de fricção de amortecimento de acordo com apresente invenção; A Fig. 42 é uma vista transversal seccional superior de umatrigésima quarta forma de realização de um absorvedor deenergia de fricção de amortecimento de acordo com apresente invenção; A Fig. 43 é uma vista transversal seccional lateral de umatrigésima quinta forma de realização de um absorvedor deenergia de fricção de amortecimento de acordo com apresente invenção.
Descrição Detalhada da Forma de Realização Preferida
Com referência às Figs. 1 a 3, a primeira forma derealização de um absorvedor de energia de fricção deamortecimento de acordo com a presente invenção é usada emedifícios, pontes, outros objetos de grandes dimensões,instalações ou equipamentos, e o absorvedor de energia defricção de amortecimento compreende uma coluna central 10,duas placas de suporte 20, múltiplas primeiras camadas dematerial 30 e múltiplas camadas de segundo material(40) A coluna central 10 tem uma secção transversal, duasextremidades, múltiplas folhas deslizantes 11 e duascoberturas de extremidades 12. A secção transversal dacoluna central 10 pode ser redonda, retangular, quadrada oude outras formas geométricas. As folhas deslizantes 11 sãodispostas de uma maneira empilhada para formar a colunacentral 10 e qualquer uma das folhas deslizantes 11 écomposta pelos mesmos ou diferentes materiais duros, talcomo o ferro, alumínio, cobre ou outros metais ou écomposta por materiais suaves tais como borracha,Polioximetileno (POM), Poliéter-éter-cetona (PEEK) e
Materiais Poliméricos. De preferência, as folhasdeslizantes 11 são compostas por materiais duros e macios edispostas alternadamente. Cada uma das folhas deslizantes 11 tem uma espessura que é a mesma ou diferente. Naprimeira forma de realização do absorvedor de energia deamortecimento de atrito, as espessuras das folhasdeslizantes são as mesmas. Adicionalmente, cada uma dasfolhas deslizantes 11 é composta por material com umelevado coeficiente de atrito, ou cada uma das folhasdeslizantes 11 é revestida com uma camada que ajuda adeslizar, tal como o Teflon, numa face superior, uma faceinferior ou uma superfície externa de cada uma das folhasdeslizantes 11. Além disso, as coberturas de extremidades 12 são respetivamente montadas nas extremidades da colunacentral 10 para manter as folhas deslizantes 11 entre asduas coberturas de extremidades 12. De preferência, asfolhas deslizantes empilhadas 11 da coluna central 10 podemformar uma rigidez vertical para partilhar uma cargavertical do absorvedor de energia de fricção deamortecimento para ajustar o amortecimento e atrito de cadauma das folhas deslizantes 11.
As duas placas de suporte 20 são respetivamente unidas àsextremidades da coluna central 10, são paralelas entre sinum intervalo e cada uma das placas de suporte 20 pode serredonda, retangular, quadrada ou de quaisquer outras formaspossíveis. As duas placas de suporte 20 são respetivamenteligadas ao solo e a um objeto de grandes dimensões, talcomo um edifício, uma ponte ou uma máquina, por parafusos,soldadura ou rebitagem. Cada uma das placas de suporte 20tem um centro e um orifício de receção 21. O orifício dereceção 21 é formado através do centro da placa de suporte20 e correspondente a e recebe aí uma das extremidades dacoluna central 10 ou a cobertura de extremidades 12 correspondente .
As primeiras camadas de material 30 e as camadas de segundomaterial (40) são alternadamente montadas entre as placasde suporte 20 e rodeiam a coluna central 10 e estãoalternadamente adjacentes às folhas deslizantes 11 dacoluna central 10. Cada uma das primeiras camadas dematerial 30 e as camadas de segundo material (40) tem umaforma correspondente àquela das placas de suporte 20 e podeser redonda, retangular e de qualquer outra forma possível.Alternativamente, cada uma das primeiras camadas dematerial 30 e das camadas de segundo material (40) tem umaforma diferente daquela das placas de suporte 20. Porexemplo, cada uma das placas de suporte 12 pode serquadrada e cada uma das primeiras camadas de material 30 eas camadas de segundo material (40) pode ser redonda. Asprimeiras camadas de material 30 e as camadas de segundomaterial (40) são compostas por materiais flexíveis que sãodiferentes entre si. De preferência, as primeiras camadasde material 30 podem ser compostas por borracha, metal oumateriais compostos. As camadas de segundo material (40) podem ser compostas por metal, borracha ou materiaiscompostos.
Adicionalmente, a quantidade e espessuras das folhasdeslizantes 11 da coluna central 10 são as mesmas oudiferentes da quantidade e das espessuras das camadas de material 30, 40. Na primeira forma de realização do absorvedor de energia de amortecimento de atrito, a espessura de cada uma das folhas deslizantes 11 da colunacentral 10 está entre as espessuras das camadas de material30, 40.
Além disso, as coberturas de extremidades 12 podem ser compostas por materiais deformáveis que são mais suaves doque os materiais das duas placas de suporte 20.Adicionalmente, uma altura da coluna central 10 éligeiramente inferior à altura total das camadas dematerial 30, 40 e isto pode reduzir as diferenças dedeformação numa direção vertical entre a coluna central 10e as camadas de material 30, 40 para permitir que cada umadas folhas deslizantes 11 deslize suavemente numa direçãohorizontal.
Com tal absorvedor de energia de fricção de amortecimentode acordo com a presente invenção, as duas placas desuporte 20 estão respetivamente ligadas ao solo ou a umchão e a um objeto através de parafusos, soldadura ourebitagem, o choque e energia de um terramoto podem sereficazmente absorvidos e suprimidos pelo deslize e atritorelativos entre as folhas deslizantes 11 da coluna central10 e a deformação das primeiras e segundas camadas dematerial 30, 40, e pode ser evitado que o choque e energiade um terramoto tri direcional sejam transmitidos aoobjeto. Deste modo, um excelente efeito de absorção dechoque é provido ao objeto tal como edifícios, pontes,instalações ou equipamentos para evitar que o objeto sejadanificado por terramotos.
Além disso, a coluna central 10 que é formada pelas folhasdeslizantes 11 empilhadas e não de chumbo pode evitar que atemperatura aumente induzida pelo calor que é gerado peladeformação repetida devido à limitação da função da colunacentral 10 ou mesmo a fusão da coluna central 10 paraformar um impacto significativo e poluição para o ambiente.Adicionalmente, o absorvedor de energia de fricção deamortecimento de acordo com a presente invenção podeprovidenciar um efeito de amortecimento suficiente ao objeto sem ligar com outros amortecedores, tais como umamortecedor hidráulico em uso. De seguida, o custo de usarum absorvedor de energia de fricção de amortecimento podeser bastante reduzido, e isto é eficaz em termos de custos,e não requer um espaço adicional para instalar outrosamortecedores e isto é conveniente em uso.
Adicionalmente, uma distribuição de carga vertical doabsorvedor de energia de fricção de amortecimento pode serajustada de acordo com um rácio entre uma rigidez verticaldas folhas deslizantes 11 e uma rigidez vertical dascamadas de material 30, 40, e isto pode ajustar a força deatrito e a força de amortecimento das folhas deslizantes11. De seguida, as folhas deslizantes 11 podem deslizarentre si com diferentes forças friccionais e temposdiferentes devido aos diferentes coeficientes de atrito eas alterações de cargas verticais sustentáveis das folhasdeslizantes 11 para atingir uma função de ajuste automáticoe características adaptativas para o amortecimento erigidez do absorvedor de energia de amortecimento deatrito, e isto pode atingir funções ótimas separadas paraobjetos de vários desempenhos em múltiplos níveis devibrações e melhorar o efeito de amortecimento doabsorvedor de energia de amortecimento de atrito.
Com referência à Fig. 4, uma segunda forma de realização deum absorvedor de energia de fricção de amortecimento deacordo com a presente invenção é substancialmente a mesmaque a primeira forma de realização como mostrado nas Figs.1 a 3 exceto, para as seguintes características. Oabsorvedor de energia de fricção de amortecimento temvárias colunas centrais 10, e as colunas centrais 10 sãoimplementadas e dispostas em intervalos iguais em relaçãoao centro do absorvedor de energia de amortecimento de atrito. As folhas deslizantes 11 das colunas centrais 10podem providenciar um efeito de fricção de amortecimento aoabsorvedor de energia de amortecimento de atrito.
Com referência às Figs. 5 e 6, uma terceira forma derealização de um absorvedor de energia de fricção deamortecimento de acordo com a presente invenção ésubstancialmente a mesma que a primeira forma de realizaçãocomo mostrado nas Figs. 1 a 3, exceto para as seguintescaracterísticas. As espessuras de duas das folhasdeslizantes 11A que encostam respetivamente às duascoberturas de extremidades 12 são mais finas do que asespessuras das outras folhas deslizantes 11 da colunacentral 10. Adicionalmente, a espessura de cada uma dasfolhas deslizantes 11 , não incluindo as duas folhasdeslizantes 11A, é mais espessa do que as espessuras dascamadas de material 30, 40. Além disso, as duas folhas deslizantes 11A são compostas por um material deformávelmais macio do que um material deformável das folhasdeslizantes 11 , ou são compostas por um materialdeformável como um material das coberturas de extremidades12 e são mais macias do que os materiais das placas desuporte 20. De seguida, a diferença de deformação nadireção vertical que é formada por um movimento horizontalentre a coluna central 10 e as camadas de material 30, 40 pode ser reduzida e isto vai permitir que as folhasdeslizantes 11 se movam suavemente.
Com referência às Figs. 7 a 9, uma quarta forma derealização de um absorvedor de energia de fricção deamortecimento de acordo com a presente invenção ésubstancialmente a mesma que a terceira forma de realizaçãocomo mostrado nas Figs. 5 e 6, exceto para as seguintescaracterísticas. O absorvedor de energia de fricção de amortecimento tem um módulo de restrição 50 montado emredor das folhas deslizantes 11A, 11 entre a colunacentral 10, as camadas de material 30, 40 e as duascoberturas de extremidades 12. O módulo de restrição 50 écomposto por um material deformável para providenciar umefeito de restrição e um espaço de deformação para asfolhas deslizantes 11A, 11 da coluna central 10. Depreferência, o módulo de restrição 50 é composto por ummaterial macio deformável ou é um cilindro oco ou é umamola helicoidal.
Com referência à Fig. 10, uma quinta forma de realização deum absorvedor de energia de fricção de amortecimento deacordo com a presente invenção é substancialmente a mesmaque a quarta forma de realização como mostrado nas Figs. 7a 9, exceto para as seguintes características. O absorvedorde energia de fricção de amortecimento tem várias colunascentrais 10, e as colunas centrais 10 são implementadas edispostas em intervalos iguais em relação ao centro doabsorvedor de energia de amortecimento de atrito. As folhasdeslizantes 11A, 11 das colunas centrais 10 podemprovidenciar um efeito de fricção de amortecimento aoabsorvedor de energia de amortecimento de atrito.
Com referência às Figs. 11 a 13, uma sexta forma derealização de um absorvedor de energia de fricção deamortecimento de acordo com a presente invenção ésubstancialmente a mesma que a primeira forma de realizaçãocomo mostrado nas Figs. 1 a 3, exceto para as seguintescaracterísticas. O absorvedor de energia de fricção deamortecimento tem um módulo de refrigeração 60 montado nacoluna central 10 entre as duas coberturas de extremidades12. O módulo de refrigeração 60 tem um tubo selado 61 e umagente de refrigeração 62. O tubo selado 61 é um tubo oco, é montado através das folhas deslizantes 11 da colunacentral 10, e tem duas extremidades. As duas extremidadesdo tubo selado 61 estão respetivamente fechadas pelas duascoberturas de extremidades 12. O agente de refrigeração 62é cheio no tubo selado 61. De preferência, o agente derefrigeração 62 pode ser um refrigerante gasoso, líquido ousólido. O módulo de refrigeração 60 na coluna central 10pode reduzir a temperatura do absorvedor de energia defricção de amortecimento para evitar que a temperaturaaumente induzida pelo calor que é gerado pela deformaçãorepetida da limitação da função da coluna central 10, e ascamadas de material 30, 40 ou mesmo a fusão da colunacentral 10, e isto pode manter a resistência estrutural doabsorvedor de energia de fricção de amortecimento paramelhorar o efeito de absorção de choque do absorvedor deenergia de amortecimento de atrito.
Com referência à Fig. 14, uma sétima forma de realização deum absorvedor de energia de fricção de amortecimento deacordo com a presente invenção é substancialmente a mesmaque a sexta forma de realização como mostrado nas Figs. 11a 13, exceto para as seguintes características. Oabsorvedor de energia de fricção de amortecimento temvárias colunas centrais 10, e as colunas centrais 10 sãoimplementadas e dispostas em intervalos iguais em relaçãoao centro do absorvedor de energia de amortecimento deatrito. As folhas deslizantes 11 das colunas centrais 10podem providenciar um efeito de fricção de amortecimento aoabsorvedor de energia de amortecimento de atrito.
Com referência às Figs. 15 e 16, uma oitava forma derealização de um absorvedor de energia de fricção deamortecimento de acordo com a presente invenção ésubstancialmente a mesma que a quarta forma de realização como mostrado nas Figs. 7 e , e a sexta forma derealização como mostrado nas Figs. 11 a 13, exceto para asseguintes características. 0 absorvedor de energia defricção de amortecimento tem um módulo de restrição 50 e ummódulo de refrigeração 60 montados entre as camadas dematerial 30, 40, a coluna central 10 e as duas coberturasde extremidades 12. O módulo de restrição 50 é composto porum material deformável para providenciar um efeito derestrição e um espaço de deformação para as folhasdeslizantes 11 da coluna central 10. O módulo derefrigeração 60 na coluna central 10 pode reduzir atemperatura do absorvedor de energia de fricção deamortecimento para evitar que a temperatura aumenteinduzida pelo calor que é gerado pela deformação repetidada limitação da função da coluna central 10 e as camadas dematerial 30, 40 ou mesmo a fusão da coluna central 10.
Com referência à Fig. 17, uma nona forma de realização deum absorvedor de energia de fricção de amortecimento deacordo com a presente invenção é substancialmente a mesmaque a oitava forma de realização como mostrado nas Figs. 15e 16, exceto para as seguintes características. Oabsorvedor de energia de fricção de amortecimento temvárias colunas centrais 10, e as colunas centrais 10 sãoimplementadas e dispostas em intervalos iguais em relaçãoao centro do absorvedor de energia de amortecimento deatrito. As folhas deslizantes 11 das colunas centrais 10podem providenciar um efeito de fricção de amortecimento aoabsorvedor de energia de amortecimento de atrito.
Com referência à Fig. 1 , uma décima forma de realização deum absorvedor de energia de fricção de amortecimento deacordo com a presente invenção é substancialmente a mesmaque a oitava forma de realização como mostrado nas Figs. 15 e 16, exceto para as seguintes características. 0 tuboselado 61 é montado em redor do módulo de restrição 50 e oagente de refrigeração 62 é cheio entre o tubo selado 61 eo módulo de restrição 50. O módulo de restrição 50 podeprovidenciar um efeito de restrição e um espaço dedeformação para as folhas deslizantes 11 da coluna central10. O módulo de refrigeração 60 pode reduzir a temperaturado absorvedor de energia de fricção de amortecimento paraevitar que a temperatura aumente induzida pelo calor que égerado pela deformação repetida da limitação da função dacoluna central 10 e as camadas de material 30, 40 ou mesmoa fusão da coluna central 10.
Com referência às Figs. 19 a 23, da décima primeira formade realização à décima quinta forma de realização de umabsorvedor de energia de fricção de amortecimento de acordocom a presente invenção são, respetiva e substancialmente,a mesma que a primeira forma de realização, a quarta formade realização, a sexta forma de realização, a oitava formade realização e a décima forma de realização como mostradonas Figs. 1 a 3, 7 a 9, 11 a 13, 15, 16 e 1 , exceto paraas seguintes características. A coluna central 10 não temas duas coberturas de extremidades 12 para fechar as duasextremidades da coluna central 10, e as duas extremidadesda coluna central 10 são diretamente fechadas pelas duasplacas de suporte 20A para simplificar a estrutura geral doabsorvedor de energia de amortecimento de atrito.
Com referência às Figs. 24 a 2 , da décima sexta forma derealização à vigésima forma de realização de um absorvedorde energia de fricção de amortecimento de acordo com apresente invenção são, respetiva e substancialmente, amesma que a primeira forma de realização, a quarta forma derealização, a sexta forma de realização, a oitava forma de realização e a décima forma de realização como mostrado nasFigs. 1 a 3, 7 a 9, 11 a 13, 15, 16 e 1 , exceto para asseguintes características. Cada uma das primeiras camadasde material 30 é disposta em paralelo com uma das folhasdeslizantes 11 da coluna central 10, e tem uma espessuraque é a mesma espessura da folha deslizante correspondente11. Adicionalmente, cada uma das camadas de segundomaterial (40) A estende-se entre duas folhas deslizantes 11adjacentes da coluna central 10. Além disso, uma camada queajuda a deslizar, tal como o Teflon, é revestida numa facesuperior ou numa face inferior de cada uma das camadas desegundo material (40) A que se estende entre duas folhasdeslizantes 11 adjacentes. Adicionalmente, a camada queajuda a deslizar também pode ser revestida na face superiorou na face inferior de cada uma das folhas deslizantes 11.Adicionalmente, cada uma das folhas deslizantes 11 estálocalmente limitada entre duas camadas de segundo material(40A) ou entre uma das camadas de segundo material (40A)das duas coberturas de extremidades 12 e isto pode reduziras diferenças de deformação numa direção vertical entre acoluna central 10 e as camadas de material 30, 40 parapermitir que cada uma das folhas deslizantes 11 deslizesuavemente numa direção horizontal. Preferencialmente, aaltura da coluna central 10 é ligeiramente mais baixa doque a altura total das camadas de material 30, 40A e istopode ajustar as diferenças de altura entre a coluna central10 e as camadas de material 30, 40A para permitir que cadauma das folhas deslizantes 11 deslize suavemente numadireção horizontal. Adicionalmente, as duas coberturas deextremidades 12 são compostas por materiais deformáveismais suaves do que os materiais das duas placas de suporte20 para reduzir as diferenças de deformação na direçãovertical entre a coluna central 10 e as camadas de material30, 40A para permitir que as folhas deslizantes 11 deslizem suavemente na direção horizontal. Além disso, as folhasdeslizantes 11 têm diferentes diâmetros ou comprimentos.Por isso, as folhas deslizantes 11 podem deslizar emcondições de diferentes forças friccionais e em diferentespontos temporais pelos diferentes coeficientes de atritodas folhas deslizantes 11.
Com referência às Figs. 29 a 33, da vigésima primeira formade realização à vigésima quinta forma de realização de umabsorvedor de energia de fricção de amortecimento de acordocom a presente invenção são, respetiva e substancialmente,a mesma que a décima sexta forma de realização à vigésimaforma de realização, como mostrado nas Figs. 24 a 2 ,exceto para as seguintes características. A coluna central10 não tem as duas coberturas de extremidades 12 parafechar as duas extremidades da coluna central, e as duasextremidades da coluna central 10 são diretamente fechadaspelas duas placas de suporte 20A para simplificar aestrutura geral do absorvedor de energia de amortecimentode atrito.
Com referência à Fig. 34, uma vigésima sexta forma derealização de um absorvedor de energia de fricção deamortecimento de acordo com a presente invenção ésubstancialmente a mesma que a terceira forma de realizaçãocomo mostrado nas Figs. 5 e 6, exceto para as seguintescaracterísticas. A coluna central 10 tem ainda, pelo menos,uma coluna de ajuste de rigidez sólida e deformável. A,pelo menos, uma coluna de ajuste de rigidez 70 é montadanuma metade superior da coluna central 10 entre as folhasdeslizantes 11A, 11 e uma das duas coberturas deextremidades 12, ou é montada numa metade inferior dacoluna central 10 entre as folhas deslizantes 11A, 11 e aoutra cobertura de extremidades 12, ou é montada num segmento central da coluna central 10 entre as folhasdeslizantes 11A, 11 para ajustar a carga sustentada erigidez da coluna central 10. Além disso, a coluna central 10 tem duas colunas de ajuste de rigidez 70 que encostamrespetivamente às duas coberturas de extremidades 12 paramanter as folhas deslizantes 11 entre as duas colunas deajuste de rigidez 70 e para ajustar a carga sustentável erigidez da coluna central 10.
Adicionalmente, a coluna de ajuste de rigidez 70 é compostapor cobre, estanho, chumbo, alumínio, aço macio, ligametálica com memória de formato, materiais poliméricos,plástico ou borracha para ajudar a carga sustentada erigidez da coluna central 10. De seguida, a força de atritoe a força de amortecimento entre as folhas deslizantes 11A, 11 podem ser ajustadas de acordo com a carga sustentada e rigidez da coluna central 10, e as diferenças de deformaçãona direção vertical entre a coluna central 10 e as camadasde material 30, 40 podem ser reduzidas para permitir que asfolhas deslizantes 11A, 11 deslizem de forma suave na direção horizontal.
Com referência à Fig. 35, uma vigésima sétima forma derealização de um absorvedor de energia de fricção de
amortecimento de acordo com a presente invenção ésubstancialmente a mesma que a terceira forma de realizaçãocomo mostrado nas Figs. 5 e 6, exceto para as seguintescaracterísticas. Uma parte das camadas de material 30, 40A estende-se numa metade superior da coluna central 10 e a coluna central 10 tem múltiplas folhas deslizantes 11A, 11com duas espessuras diferentes montadas numa metade inferior da coluna central 10 para permitir que as duasfolhas deslizantes 11A, 11 adjacentes tenham diferentes espessuras e materiais, ou uma parte das camadas de material 30, 40A estende-se numa metade inferior da colunacentral 10 e a coluna central 10 tem múltiplas folhasdeslizantes 11A, 11 com duas espessuras diferentes montadas numa metade superior da coluna central 10 parapermitir que duas folhas deslizantes adjacentes 11A, 11 tenham diferentes espessuras e materiais, ou uma parte dascamadas de material 30, 40A estende-se num segmento centralda coluna central 10, e a coluna central 10 tem múltiplasfolhas deslizantes 11A, 11 com duas espessuras diferentes montadas numa metade superior e numa metade inferior dacoluna central 10 para permitir que duas folhas deslizantes11A, 11 adjacentes tenham espessuras e materiais
diferentes, ou uma parte das camadas de material 30, 40A estende-se numa metade superior e numa metade inferior dacoluna central 10, e a coluna central 10 tem múltiplasfolhas deslizantes 11A, 11 com duas espessuras diferentes montadas num segmento central da coluna central 10.
Com referência à Fig. 36, uma vigésima oitava forma derealização de um absorvedor de energia de fricção de amortecimento de acordo com a presente invenção ésubstancialmente a mesma que a vigésima sexta forma de realização como mostrado na Fig. 34, exceto para asseguintes caracteristicas. Uma parte das camadas dematerial 30, 40A estende-se numa metade superior da coluna central 10 para manter as folhas deslizantes 11 num segmento central da coluna central 10 entre as camadas dematerial 30, 40A e a coluna de ajuste de rigidez 70, ou umaparte das camadas de material 30, 40A estende-se numa metade inferior da coluna central 10 para manter as folhasdeslizantes 11 num segmento central da coluna central 10entre as camadas de material 30, 40A e a coluna de ajuste de rigidez 70, ou uma parte das camadas de material 30, 40Aestende-se num segmento central da coluna central 10 para manter as folhas deslizantes 11 e a coluna de ajuste derigidez respetivamente numa metade superior e numa metadeinferior da coluna central 10.
Com referência à Fig. 37, uma vigésima nona forma derealização de um absorvedor de energia de fricção deamortecimento de acordo com a presente invenção ésubstancialmente a mesma que a décima sexta forma derealização como mostrado na Fig. 24, exceto para asseguintes características. A coluna central 10 tem, pelomenos, duas folhas deslizantes 11F que se encostam entre sientre duas camadas de segundo material (40a) .Adicionalmente, as características acima mencionadas erelações estruturais podem também ser usadas da décimasétima forma de realização à vigésima quinta forma derealização, como mostrado nas Figs. 25 a 33. Além disso, asfolhas deslizantes 11F têm espessuras, coeficientes deatrito, materiais e diâmetros iguais ou diferentes. Porisso, as folhas deslizantes 11F podem deslizar em condiçõesde diferentes forças friccionais e em diferentes pontostemporais pelos diferentes coeficientes de atrito dasfolhas deslizantes 11F.
Com referência à Fig. 3 , uma trigésima forma de realizaçãode um absorvedor de energia de fricção de amortecimento deacordo com a presente invenção é substancialmente a mesmaque a vigésima nona forma de realização como mostrado naFig. 37, exceto para as seguintes características. Umaparte das camadas de material 30, 40A estende-se numametade inferior da coluna central 10. Adicionalmente, ascaracterísticas e relações estruturais acima mencionadaspodem também ser usadas da décima sexta forma de realizaçãoà vigésima quinta forma de realização, como mostrado nasFigs. 24 a 33.
Quando o absorvedor de energia de fricção de amortecimentosustentou uma pequena força horizontal (pequenadeslocação), apenas as camadas de material 30, 40A montadasna metade inferior da coluna central 10 são deformadas paraprovidenciar um efeito de amortecimento, a função deamortecimento das camadas de material 30, 40 montadas nametade superior da coluna central 10 e as folhasdeslizantes 11F não é provida. Por isso, a rigidez e oamortecimento do absorvedor de energia de fricção deamortecimento são providos pelas camadas de material 30,40A que são montadas na metade inferior da coluna central10. Quando a força horizontal atinge o grau paraultrapassar as forças de fricção entre as folhasdeslizantes 11F, as folhas deslizantes 11F que são montadasna metade superior da coluna central 10 começam a deslizar.Ao mesmo tempo, as camadas de material 30, 4 0 que sãomontadas na metade superior da coluna central 10 começam adeformar para providenciar um efeito de amortecimento, e ascamadas de material 30, 40A que são montadas na metadeinferior da coluna central 10 são também deformadas paraprovidenciar um efeito de amortecimento. Consequentemente,a rigidez do absorvedor de energia de fricção deamortecimento é provida por uma série de resultados que sãoformados das camadas de material 30, 40, 40A montadas nametade superior e na metade inferior da coluna central 10,e o amortecimento do absorvedor de energia de fricção deamortecimento é provido por uma soma de amortecimento entrea deformação das camadas de material 30, 40, 40A e africção deslizante das folhas deslizantes 11F.
Por isso, as mudanças da rigidez podem ser muito ligeirasdesde a força horizontal pequena (pequena deslocação) até àforça horizontal grande (grande deslocação) e a rigidez nãomuda drasticamente para provocar oscilação de alta frequência. Além disso, a quantidade de redução do rácio deamortecimento é relativamente suave desde a forçahorizontal pequena (pequena deslocação) até à forçahorizontal grande (grande deslocação), e isto irá permitirque os materiais do absorvedor de energia de fricção deamortecimento tenham uma combinação e aplicação preferidas.
Além disso, na trigésima forma de realização como mostradona Fig. 3 , as posições das camadas de material 30, 40A eas folhas deslizantes 11F podem ser substituídas e osabsorvedores de energia de fricção de amortecimento podemprovidenciar as mesmas funções. Adicionalmente, osabsorvedores de energia de fricção de amortecimento datrigésima forma de realização de acordo com a presenteinvenção como mostrado na Fig. 3 podem também ser ligadosa outros tipos de colunas centrais 90 (tal como Lead RubberBearing descrito pelo caso referenciado e composto porchumbo ou materiais de alto amortecimento) em paralelo paraformar a função acima mencionada para controlar a posição etempo da deformação dos outros tipos de colunas centrais90. De seguida, as alterações de rigidez podem serautomaticamente controladas desde uma força horizontalpequena (pequena deslocação) até a uma força horizontalgrande (grande deslocação) para melhorar o efeito desupressão de choque do absorvedor de energia deamortecimento de atrito.
Com referência à Fig. 39, uma trigésima primeira forma derealização de um absorvedor de energia de fricção deamortecimento de acordo com a presente invenção ésubstancialmente a mesma que a trigésima forma derealização como mostrado na Fig. 3 , exceto para asseguintes características. Uma parte das camadas dematerial 30, 40A estende-se numa metade superior e uma metade inferior da coluna central 10 para manter as folhasdeslizantes 11F num segmento central da coluna central 10.Adicionalmente, as caracteristicas e relações estruturaisacima mencionadas podem também ser usadas da décima sextaforma de realização até à vigésima quinta forma de realização, como mostrado nas Figs. 24 a 33.
Com referência à Fig. 40, uma trigésima segunda forma de realização de um absorvedor de energia de fricção de amortecimento de acordo com a presente invenção é substancialmente a mesma que a vigésima nona forma de realização como mostrado na Fig. 37, exceto para as seguintes caracteristicas. Uma parte das camadas dematerial 30, 40A estende-se num segmento central da colunacentral 10 para manter as folhas deslizantes 11F numametade superior e numa metade inferior da coluna central10. Adicionalmente, as caracteristicas e relaçõesestruturais acima mencionadas podem também ser usadas da décima sexta forma de realização até à vigésima quinta forma de realização, como mostrado nas Figs. 24 a 33.
Com referência à Fig. 41, uma trigésima terceira forma derealização de um absorvedor de energia de fricção deamortecimento de acordo com a presente invenção é substancialmente a mesma que a vigésima nona forma derealização como mostrado na Fig. 37, exceto para asseguintes caracteristicas. A coluna central 10 não tem asduas coberturas de extremidades 12, e as duas extremidadesda coluna central 10 estão respetivamente fechadas pelasduas placas de suporte 20A, e isto pode simplificar aestrutura geral do absorvedor de energia de amortecimentode atrito. Além disso, as caracteristicas e relaçõesestruturais acima mencionadas podem também ser usadas dadécima sexta forma de realização até à vigésima quinta forma de realização, e da trigésima forma de realização atéà trigésima segunda forma de realização como mostrado nasFigs. 24 a 33 e 3 a 40.
Com referência à Fig. 42, uma trigésima quarta forma derealização de acordo com a presente invenção ésubstancialmente a mesma que a segunda forma de realizaçãocomo mostrado na Fig. 4, exceto para as seguintescaracterísticas. O absorvedor de energia de fricção deamortecimento tem múltiplas colunas centrais 10 e múltiplosoutros tipos de colunas centrais 90 (tal como Lead RubberBearing descrito pelo caso referenciado e composto porchumbo ou materiais de alto amortecimento) . As colunascentrais 10, 90 estão ligadas entre si em paralelo. Asfolhas deslizantes 11 podem deslizar numa condição dediferentes forças friccionais e em diferentes pontostemporais pelos diferentes coeficientes de atrito dasfolhas deslizantes 11, e agir em conformidade com a posiçãoe tempo da deformação dos outros tipos de colunas centrais90. De seguida, as alterações de rigidez podem serautomaticamente controladas da força horizontal pequena(pequena deslocação) para a força horizontal grande (grandedeslocação) para melhorar o efeito de supressão de choquedo absorvedor de energia de amortecimento de atrito.
Com referência à Fig. 43, uma trigésima quinta forma derealização de acordo com a presente invenção ésubstancialmente a mesma que a oitava forma de realizaçãocomo mostrado na Fig. 15 e 16, exceto para as seguintescaracterísticas. O módulo de restrição 50 é apenas montadoem redor de uma das folhas deslizantes 11 da coluna central10 .
De acordo com as características e relações estruturais acima mencionadas do absorvedor de energia de amortecimentode atrito, de acordo com a presente invenção, as folhasdeslizantes 11, 11A, 11 , 11F são empilhadas na colunacentral 10. Durante os terramotos, as folhas deslizantes11, 11A, 11 , 11F podem deslizar e roçarem-se entre si paraprovidenciar um efeito de amortecimento, e as camadas dematerial 30, 40, 40A podem ser deformadas para providenciarum efeito de absorção de choque para evitar o choque doterramoto e transmissão de energia ao objeto tal comoedifícios, pontes, outros objetos de grandes dimensões,instalações ou equipamentos. Além disso, as folhasdeslizantes 11, 11A, 11 , 11F que não são de chumbo podemevitar que a temperatura aumente induzida pelo calor que égerado pela deformação repetida da limitação da função dacoluna central 10 ou mesmo a fusão da coluna central 10para formar um impacto significativo e poluição noambiente.
Adicionalmente, o módulo de restrição 50 é montado nacoluna central 10 para providenciar um efeito de restriçãoe um espaço de deformação para as folhas deslizantes 11,11A, 11 , 11F da coluna central 10. Além disso, o módulo derefrigeração 60 na coluna central 10 pode reduzir atemperatura do absorvedor de energia de fricção deamortecimento para evitar que a temperatura aumenteinduzida pelo calor que é gerado pela deformação repetidada limitação da função da coluna central 10 e as camadas dematerial 30, 40 ou mesmo a fusão da coluna central 10. Alémdisso, pelo menos, uma coluna de ajuste de rigidez 70 e ascoberturas de extremidades 12 podem ser montadas na colunacentral 10 para ajustar a carga e rigidez sustentáveis dacoluna central 10. De seguida, a força de atrito e a forçade amortecimento entre as folhas deslizantes 11, 11A, 11 ,11F podem ser ajustadas de acordo com a carga sustentada e rigidez da coluna central 10, e as diferenças de deformaçãona direção vertical entre a coluna central 10 e as camadasde material 30, 40, 40A podem ser reduzidas para permitirque as folhas deslizantes 11, 11A, 11 , 11F deslizem deforma suave na direção horizontal.
Consequentemente, o absorvedor de energia de fricção deamortecimento de acordo com a presente invenção pode serusado de forma flexível e conveniente de acordo com osutilizadores dos tipos de edifícios, pontes, máquinas,instalações ou equipamentos pelas formas de realização dapresente invenção para providenciar uma resistênciaestrutural preferida e efeito de absorção de choque aoabsorvedor de energia de amortecimento de atrito.Adicionalmente, as folhas deslizantes 11, 11A, 11 , 11Fpodem deslizar numa condição de materiais e fricçãodiferentes e em diferentes pontos temporais pelosdiferentes coeficientes de atrito das folhas deslizantes11, 11A, 11 , 11F para ajustar de forma automática oamortecimento e a rigidez do absorvedor de energia deamortecimento de atrito.
Além disso, cada uma das folhas deslizantes 11, 11A, 11 ,11F está limitada entre duas camadas de segundo material(40), 40A adjacentes para reduzir as diferenças dedeformação na direção vertical entre a coluna central 10 eas camadas de material 30, 40, 40A para permitir que cadauma das folhas deslizantes 11, 11A, 11 , 11F deslizesuavemente na direção horizontal. Adicionalmente, a colunacentral 10 com as folhas deslizantes 11, 11A, 11 , 11F podeser ligada ao outro tipo de colunas centrais 90 (tal comoLead Rubber Bearing descrito pelo caso referenciado ecomposto por chumbo ou materiais de alto amortecimento) emparalelo para controlar a posição e tempo da deformação do outro tipo de coluna central 90. De seguida, as alteraçõesde rigidez podem ser automaticamente controladas da forçahorizontal pequena (pequena deslocação) para a forçahorizontal grande (grande deslocação) para melhorar oefeito de supressão de choque do absorvedor de energia deamortecimento de atrito.
Mesmo que as múltiplas caracteristicas e vantagens dapresente invenção tenham sido definidas na descrição acima,juntamente com os detalhes da estrutura e função dainvenção, a descrição é apenas descritiva, e as alteraçõespodem ser efetuadas em pormenor, especialmente em termos deforma, tamanho e disposição das partes dentro dosprincípios da invenção até à extensão total indicada peloabrangente significado geral dos termos nos quais asreivindicações em anexo são expressas.

Claims (35)

  1. Reivindicações
    1. Um absorvedor de energia de fricção de amortecimento caracterizado por, compreender: - pelo menos uma coluna central 10 e cada uma da pelomenos uma coluna central 10 contem duas extremidades; emúltiplas folhas deslizantes 11 dispostas de uma formaempilhada e montadas na pelo menos uma coluna central 10entre as duas extremidades da pelo menos uma colunacentral; - duas placas de suporte 20 respectivamente montadasnas duas extremidades da pelo menos uma coluna central 10; Múltiplas camadas de primeiro material (30) emúltiplas camadas de segundo material (40), as camadas deprimeiro material (30) e as camadas de segundo material(40) montadas entre as duas placas de suporte 20 e rodeandoa pelo menos uma coluna central 10.
  2. 2. Um absorvedor de energia de fricção de amortecimento de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por, por uma única coluna central 10 estarimplementada.
  3. 3. Um absorvedor de energia de fricção de amortecimento de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por múltiplas colunas centrais 10 seremimplementadas, e pelo menos uma das colunas centrais 10,ter múltiplas folhas deslizantes 11, e as folhasdeslizantes 11 da pelo menos uma das colunas centrais 10,estarem empilhadas.
  4. 4. Um absorvedor de energia de fricção de amortecimento de acordo com as reivindicações 1 a 3caracterizado por, pelo menos duas folhas deslizantes 11adjacentes da coluna central 10 terem diferentes espessuras .
  5. 5. Um absorvedor de energia de fricção deamortecimento de acordo com as reivindicações 1 a 3caracterizado por, ter pelo menos uma cobertura deextremidade 12 fechando uma das duas extremidades da pelomenos uma coluna central 10; e uma das placas de suporte 20ter um buraco de receção formado através da placa desuporte 20 correspondente para receber pelo menos umacobertura de extremidades 12 da, pelo menos, uma colunacentral 10.
  6. 6. Um absorvedor de energia de fricção deamortecimento de acordo com as reivindicações 1 a 3caracterizado por, pelo menos duas folhas deslizantes 11adjacentes da pelo menos uma coluna central 10 teremdiferentes diâmetros.
  7. 7. Um absorvedor de energia de fricção deamortecimento de acordo com as reivindicações 1 a 3caracterizado por, ter pelo menos um módulo de refrigeração60 montado na pelo menos uma coluna central 10. Um absorvedor de energia de fricção deamortecimento de acordo com as reivindicações 1 a 3caracterizado por ter um módulo de restrição 50 montado emredor de pelo menos uma das folhas deslizantes 11 da pelomenos uma coluna central 10.
  8. 9. Um absorvedor de energia de fricção deamortecimento de acordo com as reivindicações 1 a 3caracterizado por, a pelo menos uma coluna central 10 terpelo menos uma coluna de ajuste de rigidez; e a pelo menosuma coluna de ajuste de rigidez 70 da pelo menos uma colunacentral 10 ser deformável e ser empelhável com as folhasdeslizantes 11 da pelo menos uma coluna central 10.
  9. 10. Um absorvedor de energia de fricção de amortecimento de acordo com as reivindicações 1 a 3caracterizado por, pelo menos uma das folhas deslizantes 11da pelo menos uma coluna central 10 terem um coeficiente deatrito diferente dos coeficientes de atrito das outrasfolhas deslizantes 11, da pelo menos uma coluna central 10.
  10. 11. Um absorvedor de energia de fricção deamortecimento de acordo com a reivindicação 1 caracterizadopor, as folhas deslizantes 11 empilhadas da, pelo menos,uma coluna central 10 formam uma rigidez vertical parapartilhar uma carga vertical do absorvedor de energia defricção de amortecimento para ajustar a fricção de cada umadas folhas deslizantes 11 da, pelo menos, uma colunacentral 10.
  11. 12. Um absorvedor de energia de fricção deamortecimento de acordo com as reivindicações 1 a 3caracterizado por, pelo menos, uma das camadas de segundomaterial 40 estender-se nas folhas deslizantes 11 da, pelomenos, uma coluna central 10.
  12. 13. Um absorvedor de energia de fricção deamortecimento de acordo com as reivindicações 1 a 3caracterizado por, cada uma das camadas de segundo material40 estendem-se nas folhas deslizantes 11 da, pelo menos,uma coluna central 10.
  13. 14. Um absorvedor de energia de fricção deamortecimento de acordo com a reivindicação 12,caracterizado por, pelo menos uma das folhas deslizantes 11da pelo menos uma coluna central 10 ser montada entre, pelomenos, duas camadas de segundo material 40 adjacentes.
  14. 15. Um absorvedor de energia de fricção de amortecimento de acordo com a reivindicação 13,caracterizado por, pelo menos uma das folhas deslizantes 11da pelo menos uma coluna central 10 ser montada entre, pelomenos, duas camadas de segundo material 40 adjacentes.
  15. 16. Um absorvedor de energia de fricção deamortecimento de acordo com a reivindicação 12,caracterizado por, ter pelo menos um módulo de refrigeração60 montado na pelo menos uma coluna central 10.
  16. 17. Um absorvedor de energia de fricção deamortecimento de acordo com a reivindicação 13,caracterizado por, ter pelo menos um módulo de refrigeração60 montado na pelo menos uma coluna central 10.
    1 . Um absorvedor de energia de fricção deamortecimento de acordo com as reivindicações 1 a 3,caracterizado por, pelo menos uma das camadas de primeiromaterial 30 estender-se nas folhas deslizantes 11 da pelomenos uma coluna central 10.
  17. 19. Um absorvedor de energia de fricção deamortecimento de acordo com a reivindicação 1 ,caracterizado por, pelo menos, uma das folhas deslizantes11 da, pelo menos, uma coluna central 10 ser montada entre,pelo menos, duas camadas de segundo material 40 adjacentes.
  18. 20. Um absorvedor de energia de fricção deamortecimento de acordo com a reivindicação 19,caracterizado por, ter pelo menos, um módulo derefrigeração 60 montado na, pelo menos, uma coluna central10 .
  19. 21. Um absorvedor de energia de fricção deamortecimento de acordo com a reivindicação 3,caracterizado por, pelo menos, uma das colunas centrais 10ter múltiplas folhas deslizantes 11; as outras colunascentrais 10 são formadas por chumbo ou materiais de altoamortecimento; e as colunas centrais 10 estão ligadas entresi em paralelo.
  20. 22. Um absorvedor de energia de fricção deamortecimento de acordo com a reivindicação 14,caracterizado por ter pelo menos, um módulo de refrigeração60 montado na, pelo menos, uma coluna central 10.
  21. 23. Um absorvedor de energia de fricção deamortecimento de acordo com a reivindicação 15,caracterizado por ter pelo menos, um módulo de refrigeração60 montado na, pelo menos, uma coluna central 10.
  22. 24. Um absorvedor de energia de fricção deamortecimento de acordo com a reivindicação 12,caracterizado por ter um módulo de restrição 50 montado emredor de, pelo menos, uma das folhas deslizantes 11 da,pelo menos, uma coluna central 10.
  23. 25. Um absorvedor de energia de fricção deamortecimento de acordo com a reivindicação 13,caracterizado por ter um módulo de restrição 50 montado emredor de, pelo menos, uma das folhas deslizantes 11 da,pelo menos, uma coluna central 10.
  24. 26. Um absorvedor de energia de fricção deamortecimento de acordo com a reivindicação 14,caracterizado por ter um módulo de restrição 50 montado emredor de, pelo menos, uma das folhas deslizantes 11 da, pelo menos, uma coluna central 10.
  25. 27. Um absorvedor de energia de fricção deamortecimento de acordo com a reivindicação 15,caracterizado por ter um módulo de restrição 50 montado emredor de, pelo menos, uma das folhas deslizantes 11 da,pelo menos, uma coluna central 10.
    2 . Um absorvedor de energia de fricção deamortecimento de acordo com a reivindicação 16,caracterizado por ter um módulo de restrição 50 montado emredor de, pelo menos, uma das folhas deslizantes 11 da,pelo menos, uma coluna central 10.
  26. 29. Um absorvedor de energia de fricção deamortecimento de acordo com a reivindicação 17,caracterizado por ter um módulo de restrição 50 montado emredor de, pelo menos, uma das folhas deslizantes 11 da,pelo menos, uma coluna central 10.
  27. 30. Um absorvedor de energia de fricção deamortecimento de acordo com a reivindicação 1 ,caracterizado por ter um módulo de restrição 50 montado emredor de, pelo menos, uma das folhas deslizantes 11 da,pelo menos, uma coluna central 10.
  28. 31. Um absorvedor de energia de fricção deamortecimento de acordo com a reivindicação 19,caracterizado por ter um módulo de restrição 50 montado emredor de, pelo menos, uma das folhas deslizantes 11 da,pelo menos, uma coluna central 10.
  29. 32. Um absorvedor de energia de fricção deamortecimento de acordo com a reivindicação 20, caracterizado por ter um módulo de restrição 50 montado emredor de, pelo menos, uma das folhas deslizantes 11 da,pelo menos, uma coluna central 10.
  30. 33. Um absorvedor de energia de fricção deamortecimento de acordo com as reivindicações 1 a 3,caracterizado por ter um módulo de refrigeração 60 montadoem redor da, pelo menos, uma coluna central 10.
  31. 34. Um absorvedor de energia de fricção deamortecimento de acordo com a reivindicação 14,caracterizado por ter pelo menos, um módulo de refrigeração60 montado em redor da, pelo menos, uma coluna central 10.
  32. 35. Um absorvedor de energia de fricção deamortecimento de acordo com a reivindicação 15,caracterizado por ter pelo menos, um módulo de refrigeração60 montado em redor da, pelo menos, uma coluna central 10.
  33. 36. Um absorvedor de energia de fricção deamortecimento de acordo com a reivindicação 12,caracterizado por, pelo menos, uma coluna central 10 termúltiplas folhas deslizantes 11 montadas entre, pelo menos,duas camadas de segundo material 40 adjacentes.
  34. 37. Um absorvedor de energia de fricção deamortecimento de acordo com a reivindicação 13,caracterizada por, pelo menos, uma coluna central 10 termúltiplas folhas deslizantes 11 montadas entre, pelo menos,duas segundas camadas de material 40 adjacentes.
  35. 3 . Um absorvedor de energia de fricção deamortecimento de acordo com a reivindicação 1 ,caracterizada por, pelo menos, uma coluna central 10 ter múltiplas folhas deslizantes 11 montadas entre, pelo menos,duas segundas camadas de material 40 adjacentes.
PT109013A 2014-12-16 2015-12-03 Absorvedor de energia de fricção de amortecimento PT109013B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
TW103143861A TWI567277B (zh) 2014-12-16 2014-12-16 Friction damping support pad

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT109013A true PT109013A (pt) 2016-06-16
PT109013B PT109013B (pt) 2021-05-24

Family

ID=55212178

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT109013A PT109013B (pt) 2014-12-16 2015-12-03 Absorvedor de energia de fricção de amortecimento

Country Status (14)

Country Link
US (1) US9771997B2 (pt)
JP (1) JP6312331B2 (pt)
CN (6) CN105697643B (pt)
CA (1) CA2910497C (pt)
CL (1) CL2015003603A1 (pt)
IT (1) ITUB20155741A1 (pt)
MX (1) MX365211B (pt)
NZ (3) NZ721450A (pt)
PE (1) PE20160766A1 (pt)
PH (1) PH12015000424B1 (pt)
PT (1) PT109013B (pt)
RO (1) RO131054B1 (pt)
TR (1) TR201515415A2 (pt)
TW (1) TWI567277B (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
TWI567277B (zh) * 2014-12-16 2017-01-21 Chong-Shien Tsai Friction damping support pad
US9945116B2 (en) * 2015-12-07 2018-04-17 Chong-Shien Tsai Friction-damping energy absorber
JP6613930B2 (ja) * 2016-02-01 2019-12-04 オイレス工業株式会社 免震装置
JP6579026B2 (ja) * 2016-04-15 2019-09-25 オイレス工業株式会社 橋梁用の免震支承及びそれを用いた橋梁
CN106884919B (zh) * 2017-03-02 2023-04-07 华侨大学 一种嵌入式多级高效吸能装置
TR201707444A2 (tr) 2017-05-22 2017-07-21 Univ Istanbul Teknik Modüler darbe sönümleyi̇ci̇ yapi
CN107275898B (zh) * 2017-06-30 2019-03-15 Oppo广东移动通信有限公司 连接器组件、电源组件和移动终端
WO2019038614A1 (en) 2017-08-19 2019-02-28 Sarraf Sadyar GEO-ISOLATOR (SEISMIC ISOLATION SYSTEM SUB-TERRAIN)
CN108442797A (zh) * 2018-05-22 2018-08-24 河南省金华夏建工集团股份有限公司 一种多内核的全钢防屈曲支撑
CN114400597B (zh) * 2022-01-21 2024-04-05 福建成田科技有限公司 一种高强度模压桥架

Family Cites Families (46)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3866724A (en) 1973-08-13 1975-02-18 Harold S Hollnagel Variable two-way shock absorber
NZ201015A (en) * 1982-06-18 1986-05-09 New Zealand Dev Finance Building support:cyclic shear energy absorber
NZ208129A (en) * 1984-05-11 1988-10-28 New Zealand Dev Finance Shear energy absorber: confined granular material within deformable block
AU4198985A (en) 1985-01-24 1986-07-31 Development Finance Corporation Of New Zealand, The Improvements in or relating to energy absorbers
CN1010961B (zh) * 1985-06-05 1990-12-26 新西兰发展财务公司 摩擦能吸收器
US4899323A (en) * 1986-08-04 1990-02-06 Bridgestone Corporation Anti-seismic device
US5233800A (en) * 1986-10-28 1993-08-10 Sumitomo Gomu Kogyo Kabushiki Kaisha Earthquake-proofing device of peripherally restraining type
JP2576520B2 (ja) * 1987-07-27 1997-01-29 株式会社ブリヂストン 免震構造体
JP2589727B2 (ja) 1988-01-26 1997-03-12 株式会社ブリヂストン 免震ゴム
US5373670A (en) * 1988-05-06 1994-12-20 Sumitomo Gomu Kogyo Kabushiki Kaisha Shakeproof bearing
JP2927301B2 (ja) * 1989-08-01 1999-07-28 住友ゴム工業株式会社 周囲拘束型免震支承
JP2825893B2 (ja) * 1989-12-28 1998-11-18 住友ゴム工業株式会社 積層ゴム支承
JP2883219B2 (ja) * 1990-10-17 1999-04-19 オイレス工業株式会社 免震支持装置
NZ245378A (en) * 1992-12-04 1997-04-24 Damping Systems Ltd Substitute Bearing with plastically deformable core and surround which hydrostatically pressures the material of the core at or beyond its shear yield stress and methods of making
CN1081301C (zh) * 1994-03-07 2002-03-20 工业研究有限公司 能量吸收器和制造方法
JPH0893845A (ja) * 1994-07-27 1996-04-12 Bridgestone Corp 軽負荷用免震構造体
US5765322A (en) * 1995-09-29 1998-06-16 Bridgestone Corporation Seismic isolation apparatus
JP3851386B2 (ja) 1996-07-22 2006-11-29 株式会社ブリヂストン 免震構造体
NZ502460A (en) 1997-07-11 2000-11-24 Robinson Seismic Ltd Energy absorbing bearing comprising end plates connected to an integral laminate
AU8248498A (en) * 1997-07-11 1999-02-08 Penguin Engineering Limited Energy absorber
JP3630951B2 (ja) 1997-11-17 2005-03-23 株式会社ブリヂストン 免震構造体
JP3896669B2 (ja) * 1998-01-26 2007-03-22 株式会社ブリヂストン 免震構造体
JPH11348182A (ja) * 1998-06-03 1999-12-21 Daicel Huels Ltd 積層ゴム構造体およびその製造方法
JP2000352113A (ja) * 1999-04-06 2000-12-19 Ohbayashi Corp ボルト接合部の制振構造
JP3741424B2 (ja) * 2001-07-06 2006-02-01 株式会社ダイナミックデザイン 免震装置
US7565774B2 (en) * 2004-12-07 2009-07-28 Bridgestone Corporation Seismic isolation apparatus
JP2006348981A (ja) * 2005-06-13 2006-12-28 Bridgestone Corp 積層支持体
US7856766B2 (en) 2006-07-06 2010-12-28 Oiles Corporation Seismic isolation device
JP2008121799A (ja) 2006-11-13 2008-05-29 Nitta Ind Corp 免震構造体
JP2008261490A (ja) * 2007-03-16 2008-10-30 Nippon Steel Engineering Co Ltd 滑り式積層板支承、構造物及び滑り式積層板支承の調整方法
TWI525267B (zh) * 2008-08-05 2016-03-11 賴裕光 多向緩衝滑動隔震支承
JP5091083B2 (ja) 2008-10-22 2012-12-05 株式会社ブリヂストン 免震構造体用プラグおよび免震構造体
JP5436026B2 (ja) 2009-04-27 2014-03-05 株式会社ブリヂストン 免震装置用プラグ及びその製造方法
CN102287007B (zh) * 2010-11-11 2013-07-31 东南大学 软钢芯橡胶垫钢弹簧组合减隔震支座
CN202176022U (zh) * 2011-07-05 2012-03-28 上海建筑设计研究院有限公司 一种减振隔震支座
JP5960492B2 (ja) * 2012-05-02 2016-08-02 株式会社ブリヂストン 積層ゴム
CN202610979U (zh) * 2012-05-30 2012-12-19 株洲时代新材料科技股份有限公司 一种隔震橡胶支座
TWI426168B (zh) 2012-06-14 2014-02-11 Chong-Shien Tsai Can prevent the temperature rise of the support pad
TWM476158U (en) 2012-06-14 2014-04-11 Chong-Shien Tsai Support pad with temperature-rise prevention
CN103510633B (zh) * 2012-06-26 2015-07-15 蔡崇兴 可防止温度上升的支承垫
JP5541329B2 (ja) 2012-09-03 2014-07-09 オイレス工業株式会社 免震装置
JP6055249B2 (ja) 2012-09-18 2016-12-27 オイレス工業株式会社 塑性変形自在部材入り積層ゴム支承
CN203096935U (zh) * 2013-03-20 2013-07-31 广东宇泰减震科技有限公司 一种建筑隔震连体支座
CN203295970U (zh) * 2013-05-22 2013-11-20 柳州东方工程橡胶制品有限公司 一种新型橡胶支座
JP6439244B2 (ja) 2013-05-30 2018-12-19 オイレス工業株式会社 免震装置
TWI567277B (zh) * 2014-12-16 2017-01-21 Chong-Shien Tsai Friction damping support pad

Also Published As

Publication number Publication date
CN105697643A (zh) 2016-06-22
US9771997B2 (en) 2017-09-26
CN205116459U (zh) 2016-03-30
RO131054A3 (ro) 2017-06-30
CN105697644B (zh) 2018-08-28
PE20160766A1 (es) 2016-07-31
RO131054A0 (ro) 2016-04-29
MX2015017362A (es) 2016-06-15
CN105696716A (zh) 2016-06-22
NZ721450A (en) 2017-03-31
MX365211B (es) 2019-05-27
CA2910497A1 (en) 2016-06-16
PT109013B (pt) 2021-05-24
PH12015000424A1 (en) 2017-06-19
TR201515415A2 (tr) 2016-06-21
ITUB20155741A1 (it) 2017-05-19
RO131054B1 (ro) 2019-06-28
PH12015000424B1 (en) 2017-06-19
TW201623756A (zh) 2016-07-01
JP6312331B2 (ja) 2018-04-18
NZ721443A (en) 2017-03-31
CA2910497C (en) 2017-10-24
CN105697644A (zh) 2016-06-22
CN105696716B (zh) 2017-12-08
NZ713801A (en) 2016-12-23
CN205013573U (zh) 2016-02-03
CN105697643B (zh) 2018-01-09
TWI567277B (zh) 2017-01-21
CL2015003603A1 (es) 2016-09-23
CN205078692U (zh) 2016-03-09
US20160169312A1 (en) 2016-06-16
JP2016114242A (ja) 2016-06-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT109013A (pt) Absorvedor de energia de fricção de amortecimento
JP2016114242A5 (pt)
CN109944983A (zh) 基于摩擦耗能的减震管道系统
KR101024538B1 (ko) 직선 및 회전형 마찰댐퍼, 이를 이용한 내진보강장치
CN205592072U (zh) 带减振功能的风机塔筒及风机
KR101371339B1 (ko) 점탄성체를 이용한 브레이스 마찰댐퍼
US9617730B1 (en) Adaptive bearing energy absorber
JP6579026B2 (ja) 橋梁用の免震支承及びそれを用いた橋梁
KR102033825B1 (ko) 기계구조물용 내진장치
US9945116B2 (en) Friction-damping energy absorber
CN112854509B (zh) 一种带有粘弹性材料的弧形软钢耗能阻尼器
CN209839346U (zh) 基于摩擦耗能的减震管道系统
KR100767344B1 (ko) 교량의 지진격리를 위한 탄성받침 배치 구조 및 이에적용하기 위한 탄성받침
JP2012162980A (ja) 制振建物
CN106835952A (zh) 一种组合式抗震系统以及组合式抗震桥梁
CN108222628B (zh) 一种筒仓用柱间耗能减震装置
CN108487061B (zh) 履带辅助滑块式抗震伸缩缝
JPH10246281A (ja) 免震構造物用減衰装置
TWI570314B (zh) Self-adjusting pad
CN219825110U (zh) 一种钢覆复合材料ioc填充防撞装置
TWI576523B (zh) Friction damping support pad
CN207251095U (zh) 一种抗震功能良好的桥架
CN220186077U (zh) 一种管道定位支架
CN215406613U (zh) 一种用于水电站厂房发电机层板梁的减振结构
CN215721643U (zh) 一种可调节式的组合管道抗震支架

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 20160426

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 20210519