PT101381B - Dispositivo de seguranca integral aplicavel a veiculos com rodado compartilhado - Google Patents

Dispositivo de seguranca integral aplicavel a veiculos com rodado compartilhado Download PDF

Info

Publication number
PT101381B
PT101381B PT101381A PT10138193A PT101381B PT 101381 B PT101381 B PT 101381B PT 101381 A PT101381 A PT 101381A PT 10138193 A PT10138193 A PT 10138193A PT 101381 B PT101381 B PT 101381B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
vehicles
shared
fork
coupling
bogie
Prior art date
Application number
PT101381A
Other languages
English (en)
Other versions
PT101381A (pt
Original Assignee
Gregorio Pena Varona
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Gregorio Pena Varona filed Critical Gregorio Pena Varona
Publication of PT101381A publication Critical patent/PT101381A/pt
Publication of PT101381B publication Critical patent/PT101381B/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60DVEHICLE CONNECTIONS
    • B60D1/00Traction couplings; Hitches; Draw-gear; Towing devices
    • B60D1/24Traction couplings; Hitches; Draw-gear; Towing devices characterised by arrangements for particular functions
    • B60D1/28Traction couplings; Hitches; Draw-gear; Towing devices characterised by arrangements for particular functions for preventing unwanted disengagement, e.g. safety appliances
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B61RAILWAYS
    • B61GCOUPLINGS; DRAUGHT AND BUFFING APPLIANCES
    • B61G7/00Details or accessories
    • B61G7/14Safety devices
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62DMOTOR VEHICLES; TRAILERS
    • B62D53/00Tractor-trailer combinations; Road trains

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Transportation (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Regulating Braking Force (AREA)
  • Vehicle Body Suspensions (AREA)
  • Gear-Shifting Mechanisms (AREA)
  • Handcart (AREA)
  • Refuge Islands, Traffic Blockers, Or Guard Fence (AREA)
  • Automatic Cycles, And Cycles In General (AREA)
  • Shafts, Cranks, Connecting Bars, And Related Bearings (AREA)
  • Transmission Devices (AREA)

Description

O presente invento tem por objecto um dispositivo de segurança integral aplicável a veículos com rodado compartilhado.
Em determinadas composições ou comboios articulados, em que dois veículos adjacentes entre si, compartilham o mesmo rodado, o engate desses veículos entre si é realizado por meio de uma barra ou lança que se acha incorporada em cada um deles de maneira a penetrar e apoiar-se, através de uma articulação de rótula, no veículo imediatamente anterior. Ambos os veículos assim engatados se vão acoplar mediante uma rela ou almofada de apoio ao rodado que devem compartilhar.
Por conseguinte, nesse tipo de comboios ou composições acontece que, durante o seu reboque, toda a transmissão de esforços vai recair sobre as referidas barras ou lanças de engate, de maneira que estas convertem-se nas peças de maior responsabilidade, uma vez que a sua fractura, ou simplesmente o seu inadequado engate, pode provocar graves acidentes durante a circulação. Em consequência disso é necessário recorrer à utilização de meios de segurança para esses engates.
Por outro lado, devido ao facto do rodado ser compartilhado entre dois veículos e não ser solidário com nenhum deles, efectua-se entre aquele e estes um acoplamento ou união amovível ou desmontável que também é preciso que fique devidamente dotado de condições de segurança.
Os sistemas de segurança criados para o efeito consistem em dispositivos mecânicos de bloqueamento dos engates entre veículos e do acoplamento destes ao rodado que compartilham. No entanto, os dispositivos desse tipo sofrem geralmente de importantes inconvenientes que podem ser resumidos da seguinte modo:
- Não permitem detectar a possível fractura ou montagem deficiente dos elementos de engate entre veículos.
- Não permitem detectar se se produz alguma falha nas funções de bloqueamento a que são destinados.
- São constituídos por complexos sistemas mecânicos que, além de serem dispendiosos, são de difícil accionamento e difícil manutenção.
dispositivo de segurança que constitui o objecto do presente pedido de registo de Patente de Invenção proporciona uma eficaz solução para todos esses inconvenientes ao fazer com que seja possível que mediante uma única, simples e rápida actuação no veículo, se produza o bloqueamento simultâneo dos engates dos veículos entre si e do acoplamento destes aos rodados compartilhados, permitindo saber a todo o momento se o referido bloqueamento se efectuou ou não devidamente ou se os elementos de engate entre veículos não desempenham as suas funções de uma maneira correcta por motivo de fractura ou de deficiente montagem dos mesmos, caso em que será o próprio dispositivo que irá actuar sobre o sistema de travagem da composição ou comboio, a fim de impedir que este possa circular.
referido dispositivo é essencialmente caracterizado por ser constituído por um veio ao qual pode ser transmitido um movimento de rotação e no qual se acha solidariamente
incorporada, a fim de acompanhar os seus movimentos, uma biela que, por intermédio de uma das suas extremidades, se acha ligada de forma articulada a um bloco capaz de se poder deslocar longitudinalmente num plano situado por cima da barra ou lança de engate dos veículos entre si, enquanto que na extremidade oposta se acha dotada de uma engrenagem cujos dentes irão engrenar nos dentes de outra engrenagem que se acha situada na parte superior de uma forquilha que se acha disposta de maneira a poder atacar o eixo pertencente ao carro (bogie) cujo rodado é compartilhado pelos veículos, indo ambas as engrenagens formar um mecanismo inversor através do qual irá ser transmitido à referida forquilha o movimento de rotação da biela, e por conseguinte o movimento de rotação do veio no qual se acha montada a biela e que é limitado a duas únicas posições, uma de fecho ou bloqueamento, em que o bloco se desloca até ficar situado imediatamente por cima da barra ou lança de engate, indo exercer sobre esta uma função de batente que a impede de se libertar do referido engate, ao mesmo tempo que a forquilha vai aprisionar o eixo do carro (bogie) de rodado compartilhado, e outra de abertura ou desbloqueamento, em que o bloco se desloca até ficar situado fora do alcance da barra ou lança de engate, ao mesmo tempo que a forquilha vai libertar o eixo do carro (bogie) de rodado compartilhado, indo o dispositivo ser fixado em qualquer uma das suas duas posições possíveis mediante uma mola de retenção.
De acordo com outra característica do invento, na base da referida forquilha acha-se incorporada uma placa que se acha dotada de uma abertura rasgada cujos bordos vão prender e aprisionar o eixo do carro (bogie) de rodado compartilhado na posição de fecho ou bloqueamento do dispositivo, indo também na referida forquilha ser fixado um sensor que quando o dispositivo se acha nessa posição de bloqueamento vai entrar em contacto com o referido eixo do carro (bogie) de rodado compartilhado, a fim de
tornar manifesto o facto de que foi efectuado o engate e o bloqueamento do referido eixo por parte da forquilha, mas que irá provocar a actuação do sistema de travagem da composição, de modo a impedir a sua circulação se a referida posição não for atingida, e por conseguinte não for efectuado o referido contacto.
De acordo com mais uma característica do invento, em contacto com a barra ou lança acha-se disposto um segundo sensor destinado a verificar se a referida barra ou lança se acha numa posição correcta e, no caso de se produzir a sua fractura, a provocar a actuação do sistema de travagem da composição, de modo . . . . <
a impedir a sua circulação, indo também nesse caso impedir-se o fraccionamento da composição mediante uma segurança de que para o efeito se acha dotada a barra ou lança de engate.
De acordo com outra característica do invento, no caso de durante a circulação da composição ou comboio se produzir um desbloqueamento ou fractura acidental de qualquer engate entre veículos ou do acoplamento destes ao seu rodado compartilhado, os referidos sensores irão actuar indistintamente sobre o sistema de travagem da composição ou comboio, de modo a provocar a sua paragem automática.
As características do dispositivo em questão irão ser em seguida descritas com referência às figuras dos desenhos anexos, nas quais se acha representado um modelo de realização do invento que é apresentado a título de exemplo e sem qualquer carácter limitativo, motivo por que as suas variantes de qualquer natureza, desde que sejam meramente acidentais e não determinem a obtenção de um produto industrial novo e distinto, deverão ser consideradas como incluídas dentro do âmbito de protecção decorrente do registo que se solicita.
A Figura 1 representa uma vista parcial esquemática, em alçado lateral, do dispositivo que constitui o objecto do invento em posição de fecho, quer dizer, na posição de bloqueamento do engate de dois veículos entre si e do acoplamento dos mesmos ao seu rodado compartilhado.
A Figura 2 representa uma vista parcial esquemática, em alçado frontal, do dispositivo em questão, na mesma posição de fecho que se acha ilustrada na Figura 1.
A Figura 3 representa uma vista parcial esquemática, em planta, do dispositivo de acordo com; o invento, na mesma posição de fecho que se acha ilustrada nas Figuras 1 e 2.
A Figura 4 representa uma vista semelhante à da Figura 1, mas com o dispositivo que constitui o objecto do invento na posição de aberto, isto é, na posição de desbloqueamento do engate entre dois veículos e do acoplamento dos mesmos ao rodado que compartilham.
A Figura 5 representa uma vista parcial, em alçado lateral, ilustrativa da montagem da barra ou lança de engate de um veículo ao veículo imediatamente anterior.
Conforme se pode ver nas referidas figuras, todos e cada um dos veículos que formam a composição ou comboio incorporam, na sua parte inferior, uns veios (1) cujas extremidades se destacam em ambos os lados do veículo, na medida suficiente para poderem receber o ataque de uma manivela (2) com ajuda da qual se provoque o seu movimento de rotação limitado a duas únicas posições: a de fecho, em que se produz o bloqueamento e a consequente segurança dos meios de engate de dois veículos entre si e dos meios de acoplamento desses mesmos veículos ao rodado por
eles compartilhado, e a de abertura, em que uns e outros meios vão ficar desbloqueados e, por conseguinte, ambos os veículos podem ser separados um do outro e ambos do seu rodado comum.
No referido veio (1) é solidariamente incorporada uma biela (3) que portanto acompanha o referido veio no seu movimento de rotação e que se acha ligada de uma maneira articulada, na zona de uma das suas extremidades, a um bloco (4) susceptível de poder deslocar-se longitudinalmente num plano superior àquele que é ocupado pela barra ou lança (5), pertencente a um dos veículos, que, ao ser acoplada à haste (6), incorporada no veículo que precede aquele, vai determinar o engate de ambos os veículos entre si. Na zona da sua extremidade oposta, a referida biela (3) encontra-se dotada de uma engrenagem (7) cujos dentes vão engrenar nos dentes de outra engrenagem (8) situada na parte superior da forquilha (9), indo ambas as engrenagens determinar a formação de um mecanismo inversor através do qual irá ser transmitido à referida forquilha (9) o movimento de rotação da biela (3).
A referida forquilha (9), que se acha situada de maneira a poder atacar o eixo (10) pertencente ao carro (bogie) (não ilustrado) cujo rodado é compartilhado pelos dois veículos, é constituída por duas lâminas, de forma geral aproximadamente triangular, que se acham unidas entre si, entre as quais se vai alojar e às quais é fixado um sensor (11). Na referida forquilha (9) é incorporada, à maneira de base, uma placa curvocôncava (9a) que se acha dotada de uma abertura (9b) que desde o seu início, no cento da placa, se vai alargando até ao bordo da mesma.
Quando o dispositivo se acha na posição aberta, quer dizer, na sua posição de não bloqueamento, os distintos elementos do mesmo vão ficar situados da maneira que se acha representada na Figura 4, permitindo a realização tanto do engate dos veículos entre si, mediante a barra ou lança (5) do primeiro e a haste (6) do segundo, como do acoplamento desses mesmos veículos ao rodado que irão compartilhar, sendo esse acoplamento realizado por intermédio do eixo (10) do carro (bogie) desse mesmo rodado.
Quando, mediante accionamento da manivela (2), se provoca o movimento de rotação do veio (1), juntamente com este irá rodar a biela (3) que por sua vez irá obrigar o bloco (4) a deslocar-se segundo uma direcção longitudinal até ficar situado imediatamente por cima da barra ou lança (5), exercendo sobre ela uma função de batente que a impede de se libertar da haste (6).
Ao mesmo tempo, o movimento de rotação da biela (3) irá provocar, mediante o mecanismo inversor de rotação formado pelas engrenagens (7) e (8), o movimento de rotação da forquilha (9) , cuja placa de base (9a) prende entre os bordos da sua abertura (9b) o eixo (10) do carro (bogie) - pelo rebaixo ou estrangulamento que se acha formado no referido eixo - mantendo-o aprisionado, impedindo a sua queda.
Deste modo, o dispositivo passou a ocupar a posição de fechado, ilustrada na Figura 1, na qual se produz o bloqueamento simultâneo do engate entre veículos e do acoplamento e fixação dos mesmos ao rodado compartilhado.
Ao produzir-se o movimento de rotação da forquilha (9) em direcção à posição de fecho do dispositivo, irá juntamente com esta rodar também o sensor (11) que se acha incorporado na referida forquilha, até entrar em contacto com a parte superior do eixo (10) do carro (bogie). Em virtude desse contacto, esse detector vai fazer com que se tornem manifestos os factos de que foi efectuado o movimento de rotação da forquilha (9), de que o eixo (10) se encontra em posição correcta e, por conseguinte, de que se realizou o engate e bloqueamento do segundo pela primeira.
Caso não fosse assim, isto é, se os referidos engate e bloqueamento não se realizassem devido ao facto da forquilha (9) não ter rodado e do eixo (10) não se achar em posição correcta, o próprio sensor (11) iria emitir uma ordem de actuação ao sistema de travagem da composição, a fim de impedir que esta pudesse circular.
Do mesmo modo, outro sensor (12) é posto em contacto com a barra ou lança (5) de união entre veículos, a fim de verificar a correcta posição da mesma. No caso de se verificar a fractura da referida barra ou lança (5), o sensor (12) irá emitir igualmente uma ordem de actuação ao sistema de travagem da composição, a fim de provocar a paragem desta, ao mesmo tempo que uma segurança (13) irá impedir o fraccionamento da referida composição.
Se, durante a circulação da composição ou comboio, se produzir um desbloqueamento ou fractura do engate entre veículos ou do acoplamento destes ao seu rodado compartilhado, os sensores (11) ou (12) irão actuar de modo a provocar a travagem automática .
Finalmente, o dispositivo que constitui o objecto do invento é mantido na sua posição, quer esta seja de aberta ou de fechada, por uma mola de retenção (14).

Claims (4)

  1. REIVINDICAÇÕES ia. - Dispositivo de segurança integral aplicável a veículos com rodado compartilhado, caracterizado por ser constituído por um veio ao qual pode ser transmitido um movimento de rotação e no qual se acha solidariamente incorporada, a fim de acompanhar os seus movimentos, uma biela que, por intermédio de uma das suas extremidades, se acha ligada de forma articulada a um bloco capaz de se poder deslocar1 longitudmalmente num plano situado por cima da barra ou lança de engate dos veículos entre si, enquanto que na extremidade oposta se acha dotada de uma engrenagem cujos dentes irão engrenar nos dentes de outra engrenagem que se acha situada na parte superior de uma forquilha que se acha disposta de maneira a poder atacar o eixo pertencente ao carro (bogie) cujo rodado é compartilhado pelos veículos, indo ambas as engrenagens formar um mecanismo inversor através do qual irá ser transmitido à referida da biela, e por conseguinte o qual se acha montada a biela forquilha o movimento de rotação movimento de rotação do veio no e que é limitado a duas únicas posições, uma de fecho ou bloqueamento, em que o bloco se desloca até ficar situado imediatamente por cima da barra ou lança de engate, indo exercer sobre esta uma função de batente que a impede de se libertar do referido engate, ao mesmo tempo que a forquilha vai aprisionar o eixo do carro (bogie) de rodado compartilhado, e outra de abertura ou desbloqueamento, em que o bloco se desloca até ficar situado fora do alcance da barra ou lança de engate, ao mesmo tempo que a forquilha vai libertar o eixo do carro (bogie) de rodado compartilhado, indo o dispositivo ser fixado em qualquer uma das suas duas posições possíveis mediante uma mola de retenção.
  2. 2§. - Dispositivo de segurança integral aplicável a veículos com rodado compartilhado, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado também por na base da referida forquilha se achar incorporada uma placa que se acha dotada de uma abertura rasgada cujos bordos vão prender e aprisionar o eixo do carro (bogie) de rodado compartilhado na posição de fecho ou bloqueamento do dispositivo, indo também na referida forquilha ser fixado um sensor que quando o dispositivo se acha nessa posição de bloqueamento vai entrar em contacto com o referido eixo do carro (bogie) de rodado compartilhado, a fim de tornar manifesto o facto de que foi efectuado o engate e o bloqueamento do referido eixo por parte da forquilha, mas4 que irá provocar a actuação do sistema de travagem da composição, de modo a impedir a sua circulação se a referida posição não for atingida, e por conseguinte não for efectuado o referido contacto.
  3. 3â. - Dispositivo de segurança integral aplicável a veículos com rodado compartilhado, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado também por, em contacto com a barra ou lança, se achar disposto um segundo sensor destinado a verificar se a referida barra ou lança se acha numa posição correcta e, no caso de se produzir a sua fractura, a provocar a actuação do sistema de travagem da composição, de modo a impedir a sua circulação, indo também nesse caso impedir-se o fraccionamento da composição mediante uma segurança de que para o efeito se acha dotada a barra ou lança de engate.
  4. 4^. - Dispositivo de segurança integral aplicável a veículos com rodado compartilhado, de acordo com as reivindicações 2 e 3, caracterizado também por, no caso de durante a circulação da composição ou comboio se produzir um desbloqueamento ou fractura acidental de qualquer engate entre veículos ou do acoplamento destes ao seu rodado compartilhado, os referidos sensores irem actuar indistintamente sobre o sistema de travagem da composição ou comboio, de modo a provocar a sua paragem automática.
PT101381A 1992-11-06 1993-10-08 Dispositivo de seguranca integral aplicavel a veiculos com rodado compartilhado PT101381B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ES09202255A ES2073970B1 (es) 1992-11-06 1992-11-06 Dispositivo de seguridad integral aplicable a vehiculos con rodaje compartido.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT101381A PT101381A (pt) 1994-09-30
PT101381B true PT101381B (pt) 1997-07-31

Family

ID=8278723

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT101381A PT101381B (pt) 1992-11-06 1993-10-08 Dispositivo de seguranca integral aplicavel a veiculos com rodado compartilhado

Country Status (5)

Country Link
DE (1) DE4337203C2 (pt)
ES (1) ES2073970B1 (pt)
FR (1) FR2697779B1 (pt)
IT (1) IT1261629B (pt)
PT (1) PT101381B (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE10017392B4 (de) * 2000-04-07 2009-07-30 Volkswagen Ag Kupplungsanordnung zur Verbindung einer Deichsel eines ersten Fahrzeuges mit einem Kupplungshaken eines zweiten Fahrzeuges

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE844860C (de) * 1950-11-09 1952-07-24 Richard Mueller Einrichtung zum Anzeigen des Loesens eines Anhaengers, insbesondere bei Lastzuegen
US3677564A (en) * 1970-03-27 1972-07-18 Gilbert C Kothmann Safety trailer hitch
US3770298A (en) * 1971-06-23 1973-11-06 F Phillips Trailer hitch anti-breakway device
AT392940B (de) * 1989-12-14 1991-07-10 Scharmueller Josef Ing Anhaengekupplung, insbesondere fuer traktoren
FI85250C (fi) * 1990-03-14 1992-03-25 Teijo Saalasti Koppel foer linjekoerning.

Also Published As

Publication number Publication date
ES2073970A2 (es) 1995-08-16
PT101381A (pt) 1994-09-30
DE4337203A1 (de) 1994-05-11
IT1261629B (it) 1996-05-23
ES2073970R (pt) 1997-01-16
ES2073970B1 (es) 1997-07-01
FR2697779B1 (fr) 1996-01-26
ITTO930791A1 (it) 1995-04-22
FR2697779A1 (fr) 1994-05-13
ITTO930791A0 (it) 1993-10-22
DE4337203C2 (de) 1997-06-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2448798T3 (es) Disposición de enganche para lado frontal de un vehículo guiado sobre raíles
US6234511B1 (en) Bearing system for a trailer coupling
ES2321646T3 (es) Acoplamiento articulado para una caja de coche de un vehiculo de multiples secciones.
ES2710629T3 (es) Bogie de rodadura desplazable, para vehículos ferroviarios
BR112012001890B1 (pt) método e dispositivo de detecção de descarrilhamento adaptado a um veículo guiado
PT101381B (pt) Dispositivo de seguranca integral aplicavel a veiculos com rodado compartilhado
PT1479578E (pt) Sistema de pedal retráctil em caso de impacto frontal de um veículo
ES2324105T3 (es) Sistema para desvincular un pedal de gobierno de un dispositivo del propio dispositivo al que esta vinculado.
NO126386B (pt)
ES2898356T3 (es) Dispositivo de seguridad secundario de arco
ES2215925T3 (es) Seccion de tren de produccion.
ES2389486T3 (es) Vehículo de atracciones que incluye una junta de articulación
ES2269285T3 (es) Mecanismo de cambio para el cambio de agujas ferroviario o similar, con un dispositivo resitente al cambio talonado para oponerse al cambio talonado de las puntas de aguja.
ES2040049T3 (es) Mecanismo de inversion a parada con enclavamiento seguro.
ES2233254T3 (es) Dispositivo de retencion para el cuerpo antivuelco de un sistema de proteccion antivuelco.
US1580722A (en) Safety locking device for automobile doors
US506787A (en) Brake-piston indicator
PT94222A (pt) Dispositivo de transporte combinado ferroviario-rodoviario
US970231A (en) Safety device for railway-cars.
ES2108674T3 (es) Dispositivo de ajuste de un reenvio.
US3580400A (en) Rotary uncoupling devices
US1109693A (en) Incline safety-catch.
US4372716A (en) Freight bracing bulkhead trolley and latching system
US2480708A (en) Car coupler operating device
US1265425A (en) Signal device.

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19940505

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19970401

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20070409