BRPI1002416A2 - motocicleta - Google Patents

motocicleta Download PDF

Info

Publication number
BRPI1002416A2
BRPI1002416A2 BRPI1002416A BRPI1002416A2 BR PI1002416 A2 BRPI1002416 A2 BR PI1002416A2 BR PI1002416 A BRPI1002416 A BR PI1002416A BR PI1002416 A2 BRPI1002416 A2 BR PI1002416A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
vehicle
main frame
air filter
theft apparatus
theft
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Hiroshi Yamada
Naohiro Ashida
Original Assignee
Honda Motor Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=43761240&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI1002416(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Honda Motor Co Ltd filed Critical Honda Motor Co Ltd
Publication of BRPI1002416A2 publication Critical patent/BRPI1002416A2/pt
Publication of BRPI1002416B1 publication Critical patent/BRPI1002416B1/pt

Links

Landscapes

  • Burglar Alarm Systems (AREA)
  • Alarm Systems (AREA)
  • Traffic Control Systems (AREA)

Abstract

MOTOCICLETA. A presente invenção refere-se a uma motocicleta (10) equipada com um aparelho antifurto (66) sem causar a redução no volume de uma caixa de armazenamento ou complicar a forma da caixa de armazenamento enquanto impedindo, com sucesso, o aumento no tamanho do veículo. Meios para resolucão Uma motocicleta inclui: um tubo frontal (12), uma armação principal (21) estendida desse tubo frontal (12) obliquamente para trás e para baixo no veículo, um motor (17) disposto em uma porção inferior dessa armação principal (21) e um aparelho antifurto (66) para transmitir de modo sem fio a informação sobre a localização do veículo. Um filtro de ar (46) é disposto na parte de trás da roda dianteira, e de maneira simultaneamente oblíqua para cima na frente do motor (17). Um bloco de suporte (101) se estende a partir desse filtro de ar (46). O aparelho antifurto (66) é suportado por esse bloco.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "MOTOCI- CLETA".
Campo Técnico
A presente invenção refere-se a uma motocicleta equipada com um aparelho antifurto.
Técnica Antedecente
Uma motocicleta equipada com um aparelho antifurto é conheci- da. O aparelho antifurto detecta a informação sobre a localização do veículo e comunica de modo sem fio essa informação sobre a localização quando o veículo é roubado (vide Documento de Patente 1, por exemplo).
Documento de Patente 1- Publicação do Pedido de Patente Ja- ponês No. 2002-362448 (figura 14)
Na figura 14 do Documento de Patente 1, uma caixa de recipien- te 5 (a seguir citada como uma caixa de armazenamento 5) é fornecida em uma seção traseira do veículo (o numerai de referência é o mesmo que esse usado no Documento de Patente 1 e esse é o caso também com os nume- rais de referência seguintes). A caixa de armazenamento 5 contém perten- ces tal como um capacete e a porção superior da caixa de armazenamento 5 é coberta de modo que possa ser aberta e fechada com um banco 6 para assentar. Além do que, um aparelho antifurto 20 é disposto no interior dessa caixa de armazenamento 5 e uma folha interior 61 é fornecida sobre esse aparelho antifurto 20.
Descrição da Invenção
Problemas a serem resolvidos pela invenção
Contudo, se uma porção dentada é fornecida na caixa de armaze- namento 5 de modo que o volume da caixa de armazenamento 5 não deva ser reduzido pela disposição do aparelho antifurto 20 no interior da caixa de arma- zenamento, a forma da caixa de armazenamento 5 se torna complicada.
Um objetivo da presente invenção é proporcionar uma motocicle- ta equipada com um aparelho antifurto no qual: o volume da caixa de arma- zenamento não é reduzido, a forma da caixa de armazenamento não é com- plicada e o tamanho do veículo pode ser impedido de ficar maior. Meios Para Resolução dos Problemas
Com a finalidade de resolver os problemas acima mencionados, um primeiro aspecto da presente invenção proporciona uma motocicleta ca- racterizada como segue. A motocicleta inclui: um tubo frontal, uma roda di- anteira suportada pelo tubo frontal com um garfo dianteiro sendo interposta no meio, uma armação principal estendida do tubo frontal obliquamente para trás e para baixo no veículo, um motor disposto abaixo da armação principal e um aparelho antifurto para medir a informação sobre a localização do veí- culo e para transmitir de modo sem fio a informação da localização. Na mo- tocicleta, o aparelho antifurto é disposto entre a armação principal e o motor quando o veículo é visto de um lado e pelo menos uma parte do aparelho antifurto se projeta para fora além da armação principal em uma direção de largura do veículo quando o veículo é visto de cima.
Um segundo aspecto da presente invenção proporciona uma motocicleta caracterizada como segue. Um filtro de ar suportado pela arma- ção principal é disposto na traseira da roda dianteira no veículo, e simulta- neamente em um lado superior oblíquo frontal do motor e um bloco de su- porte para sustentar o aparelho antifurto se estende do filtro de ar.
Um terceiro aspecto da presente invenção proporciona uma mo- tocicleta caracterizada como segue. O filtro de ar é um corpo estrutural que pode ser separado em metades frontal e traseira, o corpo estrutural incluindo uma cobertura frontal e um estojo traseiro, o estojo traseiro é suportado pela armação principal, a cobertura frontal é presa no estojo traseiro por um lado frontal do veículo e o bloco de suporte é fornecido na cobertura frontal.
Um quarto aspecto da presente invenção proporciona uma mo- tocicleta caracterizada como segue. O corpo do acelerador para o controle da quantidade de ar a ser fornecido para o motor é disposto entre o filtro de ar e o motor e o bloco de suporte e o aparelho antifurto são dispostos em frente do corpo do acelerador no veículo.
Um quinto aspecto da presente invenção proporciona uma mo- tocicleta caracterizada como segue. O bloco de suporte inclui uma parte de parede de proteção e uma parte de suporte, a parte de parede de proteção estendida para baixo da cobertura frontal e cobrindo o aparelho antifurto e o corpo do acelerador a partir do lado frontal do veículo, a parte de suporte estendida da parte da parede de proteção para trás no veículo e sustentando o aparelho antifurto.
Um sexto aspecto da presente invenção proporciona uma moto- cicleta caracterizada como segue. O aparelho antifurto é disposto dentro de uma largura do filtro de ar na direção de largura do veículo quando o veículo é visto de cima, e as superfícies laterais esquerda e direita do filtro de ar são cobertas com a cobertura do chassi do veículo, e os lados esquerdo e direito do aparelho antifurto são cobertos com a cobertura do chassi do veículo.
Um sétimo aspecto da presente invenção proporciona uma mo- tocicleta caracterizada como segue. Uma parte de antena para a medição da informação sobre a localização do veículo é disposta em uma parte do apa- relho antifurto, a parte projetando além da armação principal na direção de largura do veículo quando o veículo é visto de cima. Efeitos da Invenção
De acordo com o primeiro aspecto da presente invenção, o apa- relho antifurto é disposto entre a armação principal e o motor.
A prática convencional é que a porção dentada seja provida na caixa de armazenamento para garantir o volume de armazenamento para a caixa de armazenamento. Isso é porque, quando o aparelho antifurto é dis- posto no interior da caixa de armazenamento, o volume de armazenamento da caixa de armazenamento é reduzido. A provisão da porção dentada resul- ta em uma forma complicada da caixa de armazenamento.
Ao contrário, a presente invenção faz com que o aparelho anti- furto 66 seja disposto entre a armação principal e o motor. Dessa forma, a presente invenção possibilita que o aparelho antifurto seja disposto sem considerar o volume da caixa de armazenamento. Por essa razão, a presen- te invenção pode impedir que a forma da caixa de armazenamento seja complicada devido à provisão do aparelho antifurto.
Além disso, a presente invenção pode ser aplicada em um veí- culo cuja caixa de armazenamento é pequena e um veículo que não tem a caixa de armazenamento. Em outras palavras, de acordo com a presente invenção, o aparelho antifurto é disposto entre o interstício entre a armação principal e o motor, que tem sido freqüentemente considerado como um es- paço morto. Por essa razão, a presente invenção torna possível fornecer o aparelho antifurto na motocicleta na qual o espaço para a colocação dos per- tences é limitado, enquanto garantindo espaço para a colocação dos perten- ces.
Além do mais, pelo menos a parte do aparelho antifurto se proje- ta para fora além da largura da armação principal. Por essa razão, mesmo no caso onde a armação principal feita de metal é fornecida acima do apare- lho antifurto, a presente invenção torna possível executar favoravelmente as comunicações de rádio nas quais a informação sobre a localização do veícu- lo é medida, por exemplo.
De acordo com o segundo aspecto da presente invenção, o filtro de ar é suportado pela armação principal, e o bloco de suporte para suportar o aparelho antifurto é fornecido para esse filtro de ar.
A configuração torna possível submontar antecipadamente o aparelho antifurto com o filtro de ar, e a seguir montar o filtro de ar, no qual o aparelho antifurto está preso, na armação principal. Pelo fato de que a sub- montagem torna o aparelho antifurto pronto para ser montado, o aparelho antifurto 66 pode ser montado no veículo com uma melhor utilidade.
De acordo com o terceiro aspecto da presente invenção, o filtro de ar é o corpo estrutural que pode ser separado nas metades frontal e tra- seira, a cobertura frontal é presa no estojo traseiro a partir do lado frontal do veículo e o estojo traseiro é suportado pela armação principal. Essa configu- ração torna possível prender e soltar a cobertura frontal com o estojo traseiro sendo suportado pela armação principal sem a interferência do motor que está disposto na traseira do filtro de ar. Por essa razão, o aparelho antifurto preso integralmente na cobertura frontal 103 pode ser facilmente separado separando a cobertura frontal. Isso torna possível propiciar facilmente o ser- viço de manutenção e assim por diante para o aparelho antifurto.
De acordo com o quarto aspecto da presente invenção, o bloco de suporte é disposto em frente do corpo do acelerador. Quando respingos de lama e similares são respigados pela roda dianteira disposta em frente do motor, os respingos de lama e similares são capturados pelo bloco de supor- te. Isso torna possível impedir a aderência dos respingos de lama e similares no corpo do acelerador.
De acordo com o quinto aspecto da presente invenção, o bloco de suporte inclui a parte da parede de proteção para cobrir o aparelho anti- furto e o corpo do acelerador a partir do lado frontal. Os respingos de lama e similares respingados pela roda dianteira batem na parte da parede de pro- teção. Dessa maneira, a parte da parede de proteção torna possível impedir a aderência dos respingos de lama e similares no aparelho antifurto e no corpo do acelerador.
De acordo com o sexto aspecto da presente invenção, o apare- lho antifurto é disposto dentro da largura do filtro de ar na direção de largura do veículo. Em outras palavras, o aparelho antifurto não se projeta para fora além da superfície lateral esquerda da superfície lateral direita do filtro de ar. Por essa razão, o chassi do veículo pode ser disposto mais próximo dos la- dos esquerdo e direito do filtro de ar. Isso pode contribuir para a redução no tamanho do veículo na direção de largura do veículo.
De acordo com o sétimo aspecto da presente invenção, a parte da antena para a medição da informação sobre a localização do veículo é disposta na parte do aparelho antifurto que se projeta além da armação prin- cipal. Pelo fato de que a parte da antena é fornecida na parte projetada do aparelho antifurto, nenhuma proteção feita de metal existe sobre essa parte da antena. Isso torna possível executar favoravelmente as comunicações de rádio nas quais a informação sobre a localização do veículo é medida, por exemplo.
Breve Descrição dos Desenhos
A figura 1 é uma vista lateral esquerda de uma motocicleta de acordo com a presente invenção.
A figura 2 é um diagrama de blocos de um aparelho antifurto incluído na motocicleta de acordo com a presente invenção e uma proximi- dade do aparelho antifurto.
A figura 3 é uma vista lateral da porção principal da motocicleta de acordo com a presente invenção.
A figura 4 é uma vista da porção que é vista na direção indicada pela seta 4 da figura 3.
A figura 5 é uma vista de operação explicativa para explicar que o estojo frontal é separável.
A figura 6 é uma vista em perspectiva explicando a estrutura na qual o aparelho antifurto de acordo com a presente invenção é preso.
A figura 7 é uma vista explicativa mostrando o aparelho antifurto de acordo com a presente invenção e suas partes relevantes.
A figura 8 é uma vista plana da porção principal da motocicleta de acordo com a presente invenção.
Modo Para Execução da Invenção
Abaixo, descrições detalhadas serão fornecidas para uma moda- lidade da presente invenção. Por todos os desenhos e modalidade, "para cima", "para baixo", "para frente", "para trás", "para esquerda" e "para direita" significam direções respectivas nas quais um motorista dirigindo uma moto- cicleta vê. Observe que os desenhos devem ser vistos em uma direção de orientação dos numerais de referência a serem lidos.
Modalidade
As descrições serão fornecidas para uma modalidade da presen- te invenção nos desenhos.
Na figura 1, uma motocicleta 10 inclui uma armação de chassi de veículo 11, um eixo de direção 13, um garfo dianteiro 14, um volante de direção 15, uma roda dianteira 16, um motor 17, braços oscilantes 18L, 18R (somente o numerai de referência 18L, que representa um braço oscilante situado nesse lado, é mostrado no desenho e esse é também o caso a se- guir) e uma roda traseira 19. O eixo de direção 13 é incluído nessa armação do chassi do veículo 11 e é inserido em um cano frontal 12 que constitui uma porção de extremidade frontal da armação do chassi do veículo 11.0 garfo dianteiro 14 se estende para baixo do eixo de direção 13. O volante de dire- ção 15 é fornecido em uma porção da extremidade superior do eixo de dire- ção 13. A roda dianteira 16 é suportada de modo giratório por uma porção de extremidade inferior do garfo dianteiro 14. O motor 17 é uma fonte de a- cionamento e é disposto na porção intermediária da armação do chassi do veículo 11. Na seção traseira da armação do chassi do veículo 11, as extre- midades frontais dos braços oscilantes respectivos 18L, 18R são suportadas com oscilação pela armação do chassi do veículo 11. A roda traseira 19 é suportada de modo giratório pelas porções de extremidade traseira dos bra- ços oscilantes respectivos 18L, 18R.
Os componentes principais da armação do chassi do veículo 11 incluem o cano frontal 12, uma armação principal única 21, subarmações esquerda e direita 22L, 22R (somente o numerai de referência 2L, que re- presenta uma subarmação situada nesse lado, é mostrado no desenho e esse é o caso também a seguir), placas pivôs esquerda e direita 29L, 29R (somente o numerai de referência 29L, que representa uma placa pivô situa- da nesse lado, é mostrado no desenho e esse é também o caso a seguir), uma armação traseira 32, bem como suportes angulares do amortecedor 34L, 34R (somente o numerai de referência 34L, que representa um suporte angular do amortecedor situado nesse lado, é mostrado no desenho e esse é também o caso a seguir). A armação principal 21 se estende obliquamente para baixo e para trás do cano frontal 12. As subarmações esquerda e direi- ta 22L, 22R constituem uma armação traseira. As subarmações esquerda e direita 22L, 22R se estendem da porção intermediária da armação principal 21 para trás e horizontalmente para os lados externos esquerdo e direito e a seguir se estendem obliquamente para trás e para cima. As placas pivôs 29L, 29R são penduradas para baixo a partir de uma porção traseira da ar- mação principal 21, bem como as subarmações esquerda e direita 22L, 22R. As placas pivôs 29L, 29R suportam com oscilação as extremidades frontais dos braços oscilantes 18L, 18R pelo uso de um eixo pivô 28. A armação tra- seira 32 se estende para trás das porções de extremidade traseira das sub- armações esquerda e direita 22L, 22R. A armação traseira 32 é quase for- mada como a letra U, quando vista como uma vista plana. Os suportes an- gulares do amortecedor 34L, 34R são fornecidos entre as subarmações 22L, 22R e a armação traseira 32. Porções de extremidade superior das unidades de amortecedor traseiro 33L, 33R (somente o numerai de referência 33L, que representa uma unidade de amortecedor traseiro situada nesse lado, é mostrado no desenho e esse é também o caso a seguir) são presas nos su- portes angulares do amortecedor 34L, 34R.
O motor 17 fica suspenso da armação do chassi do veículo 11. Uma caixa de manivela 36 é fornecida para incluir uma transmissão em uma porção traseira da mesma. Um cilindro 38 é fornecido em frente dessa caixa de manivela 36. Um cabeçote de cilindro 39 é fornecido em uma porção de extremidade frontal desse cilindro 38. Um sistema de admissão 41 é conec- tado em uma porção superior desse cabeçote de cilindro 39. Um sistema de exaustão 42 é conectado em uma porção inferior do cabeçote de cilindro 39.
O sistema de admissão 41 inclui um corpo do acelerador 45 e um filtro de ar 46. Uma extremidade do corpo do acelerador 45 é conectada no cabeçote de cilindro 39 com um cano de admissão 44 sendo interposto no meio. O filtro de ar 46 é conectado na outra extremidade desse corpo do acelerador 45. Além disso, o sistema de exaustão 42 inclui um cano de des- carga 48 e um silencioso 49. Uma extremidade do cano de descarga 48 é conectada em uma porção inferior do cabeçote de cilindro 39. O cano de descarga 48 se estende para baixo do motor 17 e a seguir se estende para trás. O silencioso 49 é conectado na outra extremidade desse cano de des- carga 48 e se estende para trás.
Descrições serão fornecidas para uma estrutura de uma seção traseira do chassi do veículo. Como um compartimento de luvas, uma caixa de armazenamento 51 é montada entre as subarmações esquerda e direita 22L, 22R. O tanque de combustível 52 é disposto na traseira dessa caixa de armazenamento 51. O banco do motorista 54 planejado para ser sentado é fornecido em uma maneira que o banco do motorista pode ser aberto e fe- chado ao redor de uma parte de articulação 53. O banco do motorista 54 se estende da caixa de armazenamento 51 para uma porção sobre o tanque de combustível 52. A parte de articulação 53 é fornecida em uma porção de extremidade frontal do banco do motorista 54. O numerai de referência 56 representa um capacete que está contido na caixa de armazenamento 51.
Lados externos da armação do chassi do veículo 11 são cober- tos com uma cobertura do chassi do veículo 58. A cobertura do chassi do veículo 58 inclui uma cobertura frontal do chassi do veículo 61, uma cobertu- ra central 60 e uma cobertura traseira do chassi do veículo 62. A cobertura frontal do chassi do veículo 61 cobre o cano frontal 12 e sua proximidade. A cobertura central 60 cobre o lado superior da armação principal 21. A cober- tura traseira do chassi do veículo 62 cobre uma seção traseira do chassi do veículo inclusive de uma porção inferior sob o banco do motorista 54.
A cobertura frontal do chassi do veículo 61 inclui uma cobertura frontal 63, bem como proteções de perna esquerda e direita emparelhadas 64. A cobertura frontal 63 constitui uma frente do chassi do veículo. As pro- teções de perna esquerda e direita 64 são fornecidas de tal maneira, de mo- do a continuar para trás a partir dessa cobertura frontal 63 e cobrir uma por- ção em frente dos joelhos do motorista.
Um aparelho antifurto 66 é fornecido entre as proteções de per- na esquerda e direita emparelhadas 64 e simultaneamente entre a armação principal 21 e o motor 17. O aparelho antifurto 66 é configurado para detec- tar a informação sobre a localização do veículo e transmitir de maneira sem fio essa informação sobre a localização. Detalhes do aparelho antifurto 66 serão descritos mais tarde.
No desenho, o numerai de referência 68 representa uma engre- nagem acionadora; 71, uma corrente; 72, um dente de roda; 73, um estrado principal; 74F, um para-lama frontal; 74R, um para-lama traseiro; 75, um fa- rol; 76, uma unidade de controle do motor; 77, uma lanterna traseira (unida- de de lanterna traseira); 78L, 78R (somente o numerai de referência 78L, que representa um estribo do assento traseiro situado nesse lado, é mostra- do no desenho), estribos do assento traseiro; e 79L, 79R (somente o nume- ral de referência 79L, que representa um elemento de estribo do assento traseiro situado nesse lado, é mostrado nos desenhos), elementos de estribo do assento traseiro. A engrenagem acionadora 68 é fornecida para um eixo de saída 69 do motor 17. A unidade de controle do motor 76 é disposta em uma porção traseira direita do chassi do veículo e é configurada para contro- lar o motor. Os elementos de estribo do assento traseiro 79L, 79R se esten- dem obliquamente para trás e para baixo das subarmações respectivas 22L, 22R. Os estribos do assento traseiro 78L, 78R são montados nas extremida- des inferiores dos elementos de estribo do assento traseiro 79L, 79R.
A seguir, com referência à figura 1 consecutivamente, descri- ções serão fornecidas para um diagrama de blocos de um aparelho antifurto e sua periferia.
Na figura 2, o aparelho antifurto 66 inclui um sensor de acelera- ção 81, um sistema de posicionamento global 82, uma unidade de controle 83, uma unidade de comunicação de telefone celular 85, um controlador do motor 87, um gerador de alarme 96 e um suprimento de força interno 98. O sensor de aceleração 81 é configurado para sentir as vibrações que são a- plicadas no chassi do veículo do veículo (motocicleta). O sistema de posicio- namento global 82 é configurado para detectar a localização atual do veículo pela recepção de informação de órbita de múltiplos satélites artificiais. A uni- dade de controle 83 é configurada para instruir uma medida antifurto com a recepção de um sinal de aceleração SA do sensor de aceleração 81 e a in- formação de localização JP do sistema de posicionamento global 82. A uni- dade de comunicação de telefone celular 85 é configurada para transmitir a informação de localização JP para uma estação de base do telefone celular 84 com base na instrução de comunicação SC proveniente da unidade de controle 83. O controlador do motor 87 é configurado para parar a operação de um dispositivo de ignição 86 do motor, isto é, para parar o motor 17, pelo envio de um sinal de parada de ignição SSS para o dispositivo de ignição 86 com base em um sinal de controle do motor SEC proveniente da unidade de controle 83. O gerador de alarme 96 é configurado para ativar dispositivos de lanterna 93 e uma buzina pelo envio de um sinal de alarme SA para os dispositivos de lanterna 93 e a buzina com base em um sinal de controle de alarme SAC proveniente da unidade de controle 83. Os dispositivos de lan- terna 93 incluem um sistema de alarme 88 (o farol 75) lanternas de sinal de mudança de direção (uma das quais é representada pelo numerai de refe- rência 91L na figura 1) e o farol 75. Como o suprimento de força interno 98, por exemplo, uma bateria de lítio é usada.
A seguir, descrições detalhadas serão fornecidas para uma es- trutura na qual o aparelho antifurto 66 é disposto.
Na figura 3, o filtro de ar 46 é disposto em uma porção superior e traseira da roda dianteira 16. O corpo do acelerador 45 configurado para controlar a quantidade do ar a ser fornecido para o motor 17 é disposto entre esse filtro de ar 46 e o motor 17. Um bloco de suporte 101 e o aparelho anti- furto 66 suportado por esse bloco de suporte 101 são dispostos em frente desse corpo do acelerador 45 no veículo.
O filtro de ar 46 (estojo do filtro de ar 46) é um corpo estrutural que pode ser separado em metades frontal e traseira. O corpo estrutural in- clui uma cobertura frontal 103 e um estojo traseiro 104. Um duto de admis- são 105 é fornecido na cobertura frontal 103. O duto de admissão 105 é a- berto para trás no veículo. Um elemento (numerai de referência 106 na figu- ra 1) como um elemento de filtro é disposto dentro da cobertura frontal 103 e do estojo traseiro 104. Um tubo de conexão 107 é fornecido sob o estojo traseiro 104. O corpo do acelerador 45 é preso nesse tubo de conexão 107.
Descrições serão fornecidas para uma estrutura na qual o filtro de ar 46 é preso.
Um suporte angular de reforço 111 é fixamente preso entre o cano frontal 12 e a armação principal 21. O filtro de ar 46 é preso nesse su- porte angular de reforço 111 pelo uso de elementos de fixação 112. Para apresentá-lo em detalhes, uma parte superior 114 do estojo traseiro é supor- tada pelo suporte angular de reforço 111. Por meio disso, o filtro de ar 46 é suportado pela armação principal 21 e é disposto para trás da roda dianteira 16 e simultaneamente para cima obliquamente em frente do motor 17.
O bloco de suporte 101 capaz de suportar o aparelho antifurto 66 se estende para baixo do filtro de ar 46. Esse bloco de suporte 101 inclui uma parte de parede de proteção 115 e uma parte de suporte 116 e é um elemento que é quase formado como a letra L quando o veículo é visto a partir do lado. A parte da parede de proteção 115 se estende para baixo da cobertura frontal 103 e cobre o aparelho antifurto 66 e o corpo do acelerador 45 a partir do lado frontal do veículo. A parte de suporte 116 se estende para trás no veículo a partir dessa parte de parede de proteção 115 e suporta o aparelho antifurto 66.
Na figura 4, a parte superior 114 do estojo traseiro é suportada pelo suporte angular de reforço 111, que é fornecido na armação principal 21, pelo uso dos elementos de fixação 112, 112. A cobertura frontal 103 é presa nesse estojo traseiro 104 pelo uso de quatro parafusos de rosquea- mento que são aparafusados a partir do lado frontal do veículo. O bloco de suporte 101 se estende para baixo sob a cobertura frontal 103.
Três nervuras 118 são formadas entre a superfície traseira da parte da parede de proteção 115 e a superfície frontal da cobertura frontal 103. As três nervuras 118 são configuradas para aumentar a rigidez da parte da parede de proteção 115. Uma superfície superior 121 da parte de suporte é uma superfície quase horizontal. Partes de fixação 122 para fixar o apare- lho antifurto 66 são formadas na superfície superior 121. As partes de fixa- ção 122 serão descritas em detalhes mais tarde.
Abaixo, descrições serão fornecidas para como a cobertura fron- tal 103 é presa de modo separável no estojo traseiro 104.
Na figura 5, o filtro de ar 46 é o corpo estrutural que pode ser separado nas metades frontal e traseira; a cobertura frontal 103 é presa no estojo traseiro 104 a partir do lado frontal do veículo e o estojo traseiro 104 é suportado pela armação principal 21. Essa configuração torna possível prender e soltar a cobertura frontal 103 do estojo traseiro 104 com o estojo traseiro 104 sendo suportado pela armação principal 21 sem a interferência do motor 17 que é disposto na traseira do filtro de ar 46.
Por essa razão, o aparelho antifurto 66 preso na cobertura fron- tal 103 pode ser facilmente separado separando a cobertura frontal 103. Isso torna possível proporcionar facilmente o serviço de manutenção e etc. para o aparelho antifurto 66.
Além disso, o bloco de suporte 101, no qual o aparelho antifurto é preso, é formado integralmente com a cobertura frontal 103. Essa configu- ração possibilita o aparelho antifurto 66 na seguinte seqüência. Primeiro, o aparelho antifurto 66 é preso antecipadamente no bloco de suporte 101 co- mo um subconjunto. Subseqüentemente, o filtro de ar 46 é montado incorpo- rando elementos e similares. A seguir, o filtro de ar 46, no qual o aparelho antifurto 66 está preso, é montado na armação principal 21.
Em outras palavras, o aparelho antifurto 66 pode ser montado na armação principal 21 depois que o aparelho antifurto 66 está preso no filtro de ar 46 como o subconjunto. A submontagem faz com que o aparelho anti- furto 66 fique pronto para ser montado. Isso torna possível montar o apare- lho antifurto 66 no veículo com uma melhor utilidade.
Com referência novamente à figura 3, o bloco de suporte 101 é disposto em frente do corpo do acelerador 45. Para apresentá-lo em deta- lhes, o bloco de suporte 101, que inclui a parte da parede de proteção 115 e a parte de suporte 116, é disposto em frente do corpo do acelerador 45. Por essa razão, quando respingos de lama e similares são respingados pela ro- da dianteira 16 disposta em frente do motor 17, os respingos de lama e simi- lares são capturados pelo bloco de suporte 101. Isso torna possível impedir a aderência dos respingos de lama e similares no corpo do acelerador 45.
Na figura 3 à figura 5, particularmente porque o bloco de suporte 101 inclui a parte da parede de proteção 115 que cobre o aparelho antifurto 66 e o corpo do acelerador 45 do lado frontal, os respingos de lama e simila- res respingados pela roda dianteira (numerai de referência 16 na figura 1) batem na parte da parede de proteção 115. Isso impede a aderência dos respingos de lama e similares no aparelho antifurto 66 e no corpo do acele- rador 45.
A seguir, serão fornecidas descrições para uma estrutura na qual o aparelho antifurto 66 é preso.
Na figura 6, como descrito acima, o bloco de suporte 101, que se estende para baixo do filtro de ar (numerai de referência 46 na figura 5) inclui a parte da parede de proteção 115 e a parte de suporte 116 que se estende horizontalmente para trás no veículo a partir de uma parte de extremidade inferior 117 dessa parte da parede de proteção 115. No bloco de suporte 101, as três nervuras de reforço 118 são fornecidas ao longo da parte da parede de proteção 115. Além disso, duas nervuras de reforço 119 são for- necidas para fora das três nervuras de reforço 118 na direção de largura do veículo em tal maneira de modo a se estender ao longo das porções de ex- tremidade esquerda e direita da parte da parede de proteção. As partes de fixação 122 para fixação do aparelho antifurto 66 na parte de suporte 116 são integralmente formadas na superfície superior 121 da parte de suporte (superfície superior da parte de suporte 121) em tal maneira de modo a pro- jetar para cima. As partes de fixação 122 incluem: uma primeira parte proje- tada 123 formada em uma porção de extremidade frontal da superfície supe- rior da parte de suporte 121; uma segunda parte projetada 124 formada em uma porção de extremidade traseira da superfície superior da parte de su- porte 121; e uma terceira parte projetada 125 formada em uma porção de extremidade esquerda da superfície superior da parte de suporte 121.
O filtro de ar 46 e o bloco de suporte 101 que é formado inte- gralmente com a cobertura frontal 103 desse filtro de ar 46 são feitos de re- sina. As partes de fixação 122 para sustentar o aparelho antifurto 66 são integralmente formadas nesse bloco de suporte 101. O aparelho antifurto 66 é projetado para que possa ser preso nas partes de fixação 122.
Um alojamento 131 do aparelho antifurto é circundado por um elemento elástico 132 vertical e horizontalmente. Três partes projetadas 133 são fornecidas para esse elemento elástico 132. As partes projetadas 133 incluem uma primeira parte projetada 166, uma segunda parte projetada 167 e uma terceira parte projetada 168. A primeira a terceira partes projetadas 166 a 168 (as partes projetadas 133) são produzidas com furos de engate 134 em localizações onde as partes de fixação 122 podem engatar com os furos de engate 134, respectivamente. Os furos de engatem 134 incluem: um primeiro furo de engate 143 configurado para engatar com a primeira parte projetada 123, um segundo furo de engate 144 configurado para enga- tar com a segunda parte projetada 124 e um terceiro furo de engate 145 con- figurado para engatar com a terceira parte projetada 125. O elemento elástico 132 é preso no alojamento 131. O primeiro ao terceiro furos de engate 143, 144, 145 são projetados para serem encai- xados na primeira a terceira partes projetadas 123, 124, 125. Por meio disso, o aparelho antifurto 66 é preso na parte de suporte 116 do bloco de suporte 101 que se estende da cobertura frontal 103 do filtro de ar 46.
A seguir, descrições detalhadas serão fornecidas para o aloja- mento 131 e o elemento elástico 132 do aparelho antifurto 66.
A parte (a) da figura 7 mostra uma vista plana do aparelho anti- furto 66. A parte (b) da figura 7 mostra uma vista indicada por 7(b) da parte (a) da figura 7.
Como o corpo do estojo, o alojamento 131 do aparelho antifurto 66 é um elemento cuboide que inclui uma superfície superior 151, uma su- perfície inferior 152, uma superfície frontal 153, uma superfície traseira 154, uma superfície esquerda 155 e uma superfície direita 156. A superfície direi- ta 156 é fornecida com partes de terminal 161, 162 nas quais conectores 157, 158 são conectados.
O elemento elástico 132 é um elemento que inclui uma primeira parte de sujeição 163 e uma segunda parte de sujeição 164. A primeira parte de sujeição 163 circunda a superfície frontal 153, a superfície superior 151, a superfície traseira 154 e a superfície inferior 152 do alojamento 131. A se- gunda parte de sujeição 164 se estende para a esquerda a partir da primeira parte de sujeição 163 e circunda a superfície superior 151, a superfície es- querda 155 e a superfície inferior 152 do alojamento 131. A primeira parte de sujeição 163 é fornecida com a primeira parte projetada 166 (uma parte pro- jetada 133), que inclui o primeiro furo de engate 143, ao longo da superfície frontal 153. A primeira parte de sujeição 163 é fornecida com a segunda par- te projetada 167 (outra parte projetada 133), que inclui o segundo furo de engate 147, ao longo da superfície traseira 154. A segunda parte de sujeição 164 é fornecida com a terceira parte projetada 168 (a outra parte projetada 133), que inclui o terceiro furo de engate 145, ao longo da superfície esquer- da 155. O primeiro furo de engate 143, o segundo furo de engate 144 e o terceiro furo de engate 145 são engatados com as partes de fixação respec- tivas (numerais de referência 122 na figura 6).
Pelo fato de que o alojamento 131 é apreendido pelo elemento elástico 132 que inclui o primeiro furo de engate 143, o segundo furo de en- gate 144 e o terceiro furo de engate 145, as vibrações do veículo são absor- vidas por esse elemento elástico 132. Isso torna difícil que as vibrações do veículo sejam transmitidas para o aparelho antifurto 66.
A parte (c) da figura 7 mostra uma vista de corte transversal do aparelho antifurto 66 tomada ao longo da linha 7(c)-7(c) da parte (b) da figu- ra 7. A superfície direita do aparelho antifurto 66 inclui as partes de terminal 161, 162 nas quais os conectores 157, 158 são conectados.
A seguir, são fornecidas descrições para como a armação prin- cipal 21, a cobertura do chassi do veículo 58 e o aparelho antifurto 66 são dispostos.
Na figura 8, uma parte do aparelho antifurto 66 se projeta para fora além da largura W da armação principal 21, quando o veículo é visto por cima. O aparelho antifurto 66 é disposto dentro da largura Wa do filtro de ar 46 na direção de largura do veículo. Os lados esquerdo e direito do aparelho antifurto 66 são cobertos com as proteções de perna 64 como a cobertura do chassi do veículo 58. Os lados esquerdo e direito de cada um do filtro de ar 46 e da armação principal 21 são cobertos com as proteções de perna 64. Os lados superiores de cada um da armação principal 21 e do filtro de ar 46 são cobertos com a cobertura central (numerai de referência 60 na figura 1) que constitui a cobertura do chassi do veículo.
O aparelho antifurto 66 é disposto dentro da largura Wa do filtro de ar 46 na direção de largura do veículo. Em outras palavras, o aparelho antifurto 66 não se projeta para fora além da superfície lateral esquerda 171 ou da superfície lateral direita 172 do filtro de ar 46. Por essa razão, as pro- teções de perna 64 podem ser dispostas mais próximas dos lados esquerdo e direito do filtro de ar 46. A possibilidade da disposição das proteções de perna 64 mais próximas dos lados esquerdo e direito do filtro de ar 46 pode contribuir para a redução no tamanho do veículo na direção de largura do veículo. Uma parte de antena 173 para medir a informação sobre a loca- lização do veículo é disposta na parte do aparelho antifurto 66 que se projeta além da armação principal 21 na direção de largura do veículo. Por essa ra- zão, nenhuma proteção feita de metal existe sobre essa parte da antena 173. Isso torna possível executar favoravelmente as comunicações de rádio nas quais a informação sobre a localização do veículo é medida, por exem- plo.
Descrições serão fornecidas para a operação da motocicleta que foi descrita acima.
Com referência novamente à figura 1, o aparelho antifurto 66 é disposto entre a armação principal 21 e o motor 17.
A prática convencional é que uma porção dentada seja produzi- da na caixa de armazenamento 51 para garantir o volume de armazenamen- to para a caixa de armazenamento 51. Isso é porque, quando o aparelho antifurto 66 é disposto dentro da caixa de armazenamento 51, o volume de armazenamento da caixa de armazenamento 51 é reduzido. A provisão da porção dentada resulta em uma forma complicada da caixa de armazena- mento 51.
Ao contrário, a presente invenção faz com que o aparelho anti- furto 66 seja disposto entre a armação principal 21 e o motor 17. Dessa for- ma, a presente invenção possibilita que o aparelho antifurto 66 seja disposto sem exigir que se considere o volume da caixa de armazenamento 51. Por essa razão, a presente invenção pode impedir que a forma da caixa de ar- mazenamento 51 fique complicada devido à provisão do aparelho antifurto 66.
Além disso, a presente invenção pode ser aplicada em um veí- culo cuja caixa de armazenamento é pequena e um veículo que não tenha caixa de armazenamento. Em outras palavras, de acordo com a presente invenção, o aparelho antifurto 66 é disposto entre o interstício entre a arma- ção principal 21 e o motor 17, que freqüentemente tem sido considerado como um espaço morto. Por essa razão, a presente invenção torna possível fornecer o aparelho antifurto 66 na motocicleta 10 na qual o espaço para colocar os pertences é limitado, enquanto garantindo o espaço para a colo- cação dos pertences.
Na figura 8, pelo menos a parte do aparelho antifurto 66 se pro- jeta além da largura da armação principal 21 e a parte da antena 173 é dis- posta nessa parte projetada. Por essa razão, mesmo em um caso onde a armação principal 21 feita de metal é fornecida acima do aparelho antifurto 66, a presente invenção torna possível executar favoravelmente as comuni- cações de rádio nas quais a informação sobre a localização do veículo é medida, por exemplo.
Observe que a presente invenção pode ser aplicada a qualquer triciclo, embora a presente invenção tenha sido aplicada a uma motocicleta na modalidade. A presente invenção pode ser aplicada a qualquer veículo regular.
Observe que o filtro de ar não é limitado ao corpo estrutural que pode ser separado nas metades frontal e traseira. O filtro de ar pode ser, por exemplo, um corpo estrutural que pode ser separado em metades superior e inferior como segue. Nesse caso, o estojo superior é suportado pela arma- ção principal, o bloco de suporte é fornecido no estojo inferior; e o estojo in- ferior é preso no estojo superior a partir do lado inferior do veículo.
Além do mais, o bloco de suporte pode ser disposto, por exem- plo, em qualquer face lateral do corpo do acelerador, ao invés de em frente do corpo do acelerador.
Além do que, o aparelho antifurto pode ser disposto em uma maneira que o aparelho antifurto se projeta além da largura do filtro de ar na direção de largura do veículo quando o veículo é visto de cima. Em outras palavras, o aparelho antifurto pode ser disposto fora do filtro de ar na direção de largura do veículo.
Aplicabilidade Industrial
A presente invenção é adequada para uma motocicleta equipada com um aparelho antifurto. <table>table see original document page 20</column></row><table>

Claims (7)

1. Motocicleta, que compreende: um tubo frontal (12), uma roda dianteira (16) suportada pelo tubo frontal (12) com um garfo dianteiro (14) sendo interposto no meio, uma armação principal (21) estendida a partir do tubo frontal (12) obliquamente para trás e para baixo no veículo, um motor (17) disposto abaixo da armação principal (21) e um aparelho antifurto (66) para medir a informação sobre a Ioca- lização do veículo e para transmitir de modo sem fio a informação da locali- zação, caracterizado pelo fato de que o aparelho antifurto (66) é disposto entre a armação principal (21) e o motor (17) quando o veículo é visto de um lado e pelo menos uma parte do aparelho antifurto (66) se projeta para fora além da armação principal (21) em uma direção de largura do veículo quando o veículo é visto de cima.
2. Motocicleta, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que um filtro de ar (46) suportado pela armação principal (21) é dis- posto na traseira da roda dianteira no veículo, e simultaneamente em um lado superior oblíquo frontal do motor (17) e um bloco de suporte (101) para sustentar o aparelho antifurto (66) se estende do filtro de ar (46).
3. Motocicleta, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o filtro de ar (46) é um corpo estrutural que pode ser separado em metades frontal e traseira, o corpo estrutural incluindo uma cobertura frontal e um estojo traseiro, o estojo traseiro é suportado pela armação principal (21), a cobertura frontal é presa no estojo traseiro por um lado frontal do veículo e o bloco de suporte (101) é fornecido na cobertura frontal.
4. Motocicleta, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que o corpo do acelerador (45) para o controle da quantidade de ar a ser fornecido para o motor (17) é disposto entre o filtro de ar (46) e o motor (17) e o bloco de suporte (101) e o aparelho antifurto (66) são dispos- tos em frente do corpo do acelerador (45) no veículo.
5. Motocicleta, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o bloco de suporte (101) inclui uma parte de parede de proteção (115) e uma parte de suporte (116), a parte de parede de proteção (101) es- tendida para baixo da cobertura frontal e cobrindo o aparelho antifurto (66) e o corpo do acelerador (45) a partir do lado frontal do veículo, a parte de su- porte (101) estendida da parte da parede de proteção (115) para trás no veí- culo e sustentando o aparelho antifurto (66).
6. Motocicleta, de acordo com qualquer uma das reivindicações -2 a 5, caracterizado pelo fato de que o aparelho antifurto (66) é disposto dentro de uma largura do filtro de ar (46) na direção de largura do veículo quando o veículo é visto de cima e as superfícies laterais esquerda e direita (171, 172) do filtro de ar (46) são cobertas com a cobertura do chassi do veículo (58) e os lados esquerdo e direito do aparelho antifurto (66) são cober- tos com a cobertura do chassi do veículo (58).
7. Motocicleta, de acordo com qualquer uma das reivindicações -1 a 6, caracterizado pelo fato de que uma parte de antena (173) para a medição da informação sobre a localização do veículo é disposta em uma parte do aparelho antifurto (66), a parte projetando além da armação principal (21) na direção de largura do veículo quando o veículo é visto de cima.
BRPI1002416-6A 2009-07-31 2010-07-28 Motocicleta BRPI1002416B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2009-179344 2009-07-31
JP2009179344A JP5235177B2 (ja) 2009-07-31 2009-07-31 自動二輪車

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1002416A2 true BRPI1002416A2 (pt) 2012-05-15
BRPI1002416B1 BRPI1002416B1 (pt) 2019-06-04

Family

ID=43761240

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1002416-6A BRPI1002416B1 (pt) 2009-07-31 2010-07-28 Motocicleta

Country Status (2)

Country Link
JP (1) JP5235177B2 (pt)
BR (1) BRPI1002416B1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP6015175B2 (ja) * 2012-07-06 2016-10-26 スズキ株式会社 鞍乗型車両の盗難対策装置取付構造
WO2019064965A1 (ja) * 2017-09-29 2019-04-04 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両のカバー構造
JPWO2022209175A1 (pt) * 2021-03-30 2022-10-06

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH02296589A (ja) * 1989-05-10 1990-12-07 Yamaha Motor Co Ltd 自動二輪車の吸気装置
JP3380449B2 (ja) * 1997-11-12 2003-02-24 本田技研工業株式会社 自動二輪車の補器配置構造
JP2002264874A (ja) * 2001-03-12 2002-09-18 Toshiba Corp 自動二輪車の通信装置ならびにこの通信装置を利用したヘルメットおよび盗難防止装置
JP4189154B2 (ja) * 2001-04-02 2008-12-03 本田技研工業株式会社 自動二輪車の盗難対策装置設置構造
JP4084747B2 (ja) * 2001-07-06 2008-04-30 本田技研工業株式会社 自動二輪車における電装品配置構造
JP4325858B2 (ja) * 2004-02-06 2009-09-02 本田技研工業株式会社 鞍乗り車両の電装品取付構造
JP2007145132A (ja) * 2005-11-25 2007-06-14 Yamaha Motor Co Ltd 自動二輪車

Also Published As

Publication number Publication date
JP5235177B2 (ja) 2013-07-10
JP2011031723A (ja) 2011-02-17
BRPI1002416B1 (pt) 2019-06-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112013004819B1 (pt) Veículo do tipo de montar
BR102019005349A2 (pt) Estrutura de disposição de componentes elétricos
US9346507B2 (en) Front structure of straddle type vehicle
BR102014019406B1 (pt) Veículo do tipo montar em selim
BRPI0904200A2 (pt) motocicleta
BRPI0904360A2 (pt) dispositivo antifurto para uma motocicleta
BRPI1002456B1 (pt) motocicleta
BRPI1002416A2 (pt) motocicleta
US11059539B2 (en) Stay for saddle riding vehicle
BRPI1106882A2 (pt) estrutura de montagem de dispositivo antifurto para veículo do tipo para montar
BRPI0905170A2 (pt) motocicleta
BR102012024555A2 (pt) motocicleta
BR0306439B1 (pt) estrutura de armação para um veìculo do tipo motoneta.
BR102014001761A2 (pt) Estrutura de disposição para a unidade de comunicação em veículo do tipo sela
BRPI0904453B1 (pt) Motocicleta
JP5358654B2 (ja) 自動二輪車
BRPI1002709B1 (pt) motocicleta
JP5656923B2 (ja) 自動二輪車の盗難対策装置
JP6487886B2 (ja) 鞍乗り型車両における収納ボックス構造
JP5492948B2 (ja) 自動二輪車
BR102012009807A2 (pt) motocicleta
BR102012017799A2 (pt) Veículo do tipo montar em selim
JP6115055B2 (ja) 自動二輪車
US20230182851A1 (en) Saddle-ride type vehicle
ES2257894B1 (es) Vehiculo tipo scooter.

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 28/07/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 28/07/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS