BRPI1000903B1 - Processo para produzir grãos de triturados de café revestidos - Google Patents

Processo para produzir grãos de triturados de café revestidos Download PDF

Info

Publication number
BRPI1000903B1
BRPI1000903B1 BRPI1000903-5A BRPI1000903A BRPI1000903B1 BR PI1000903 B1 BRPI1000903 B1 BR PI1000903B1 BR PI1000903 A BRPI1000903 A BR PI1000903A BR PI1000903 B1 BRPI1000903 B1 BR PI1000903B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
coffee
coating
coating composition
grinds
composition
Prior art date
Application number
BRPI1000903-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Jennifer Ann Castro
Cheong K. Fong
Original Assignee
Kraft Foods Group Brands Llc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=42272210&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI1000903(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Kraft Foods Group Brands Llc filed Critical Kraft Foods Group Brands Llc
Publication of BRPI1000903A2 publication Critical patent/BRPI1000903A2/pt
Publication of BRPI1000903B1 publication Critical patent/BRPI1000903B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23FCOFFEE; TEA; THEIR SUBSTITUTES; MANUFACTURE, PREPARATION, OR INFUSION THEREOF
    • A23F5/00Coffee; Coffee substitutes; Preparations thereof
    • A23F5/10Treating roasted coffee; Preparations produced thereby
    • A23F5/14Treating roasted coffee; Preparations produced thereby using additives, e.g. milk, sugar; Coating, e.g. for preserving

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Tea And Coffee (AREA)
  • Application Of Or Painting With Fluid Materials (AREA)

Abstract

processo para produzir grãos de triturados de café revestidos, e, composição de café. a presente invenção fornece um processo de produzir grãos de triturados de café revestidos, o processo compreendendo: aquecer uma mistura de uma composição de revestimento e triturados de café até uma temperatura abaixo do ponto de fusão da composição de revestimento e em que a composição de revestimento forma um revestimento em pelo menos alguns dos triturados de café; e resfriar a mistura para fornecer grãos que compreendem os triturados de café tendo um revestimento da composição de revestimento formado em pelo menos algumas das superficies dos triturados de café. a presente invenção também fornece as composições de café triturado revestido que podem ser produzidas por este método.

Description

[0001] A presente invenção diz respeito a uma composição de café compreendendo café triturado revestido e a um método para fabricar a composição de café.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
[0002] As composições de café podem ser fornecidas a um consumidor de café em várias formas diferentes. Alguns consumidores preferem ser fornecidos com grãos de café torrados inteiros, os quais eles mesmos trituram imediatamente antes de preparar. Outros consumidores acham mais conveniente ser fornecidos com café torrado pré-triturado, que eles depois preparam. Outros consumidores preferem usar café instantâneo.
[0003] Algumas composições de café triturado contêm não somente o café triturado, mas também componentes adicionais. Por exemplo, a US 6841185 descreve como um componente de sabor pode ser adicionado, por exemplo, ao café triturado. Outros ingredientes adicionais também podem ser adicionados, incluindo formadores de creme, intensificadores de aroma, adoçantes e agentes de engrossamento. Na US 6841185, o componente de sabor e os ingredientes adicionais são misturados com o café triturado através da mistura convencional deixando as partículas de café e de sabor confundindo-se umas com as outras.
[0004] Um problema de fornecer uma composição de café contendo mais do que somente um componente de café único é que, com o tempo, os componentes individuais da composição de café segreguem e separem uns dos outros. Como um resultado, quando a composição de café é colocada em um recipiente e deixada assentar, pequenos componentes ou grupo de componentes mais densos juntos no fundo do recipiente enquanto um grupo de componentes mais largos ou menos densos juntos no fundo do recipiente. Por exemplo, alguns componentes adicionados a uma composição de café são menores em tamanho do que o componente de café da composição. Deste modo, um consumidor final pode experimentar uma concentração aumentada, por exemplo, de um componente de sabor ou uma concentração reduzida do componente de sabor de acordo com se o café se origina do topo ou do fundo do recipiente em que a composição está contida.
[0005] A US 6841185 descreve duas soluções possíveis para o problema desagregação. A primeira solução envolve o uso de ingredientes de sabor aglomerados de modo que o tamanho do ingrediente de sabor se torne similar ao tamanho do café na composição de café, deste modo reduzindo a segregação. A segunda solução envolve o uso de uma razão específica do tamanho das partículas do componente de café para o tamanho do componente de sabor, e supostamente controlar a interação de van der Waals entre os dois componentes para prevenir a segregação.
[0006] Um componente adicional específico que pode ser adicionado ao café triturado é o pó de café instantâneo. Por exemplo, na EP 0928561, o pó de café instantâneo é adicionado a um café triturado para diminuir o tempo de preparo da composição de café de modo que o café pode ser feito em uma máquina de venda mais rapidamente enquanto mantendo alguns dos sabores preferidos do café triturado no preparo do café. Como outros exemplos, a EP 0220889, GB 2006603, GB 0229920, US 3261689 E US 3713842 descrevem uma mistura de café triturado e café instantâneo em que o café triturado é comunicado com um café instantâneo dissolvido aquoso, por exemplo, através da pulverização. Na US 3261689, a pulverização é dita não resultar na aglomeração dos triturados de café, considerando que na US 3713842, a pulverização é usada para intencionalmente causar a aglomeração. Separadamente, a US 2278473 sugere que a impregnação das partículas de café despedaçadas com cana de açúcar fundida.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[0007] A presente invenção fornece um processo de produzir grãos de triturados de café revestidos, o processo compreendendo: aquecer uma mistura de uma composição de revestimento e triturados de café a uma temperatura abaixo do ponto de fusão da composição de revestimento e em que a composição de revestimento forma um revestimento em pelo menos alguns dos triturados de café; e resfriar a mistura para fornecer grãos compreendendo triturados de café tendo um revestimento que compreende a composição de revestimento formada em pelo menos alguns dos triturados de café. A presente invenção também fornece uma composição de café obtenível através de um método que compreende este processo.
[0008] A presente invenção também fornece uma composição de café que compreende grãos de triturados de café revestidos, em que um revestimento da composição de revestimento é formado em pelo menos algumas das superfícies dos triturados de café, em que a densidade do revestimento é substancialmente igual à densidade teórica da composição de revestimento.
[0009] A presente invenção também fornece uma composição de café não aglomerada que compreende os grãos de triturados de café revestidos, em que um revestimento é formado em pelo menos alguma das superfícies dos triturados de café, em que o revestimento está entre 8 % e 50 % do peso total dos grãos.
[0010] A presente invenção também fornece uma composição de café que compreende os grãos de triturados de café revestidos, em que um revestimento é formado em pelo menos algumas das superfícies dos triturados de café, em que pelo menos 80 % em peso dos grãos têm um tamanho de peneira menor do que 4 mm, e em que o revestimento é entre 8 % e 50 % do peso total dos grãos.
DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
[0011] A presente invenção é descrita por via de exemplo em relação às seguintes Figuras.
[0012] A Figura 1 é um diagrama de fluxo de um processo de acordo com a presente invenção.
[0013] As Figuras 2 e 3 mostram os resultados dos exemplos específicos da presente invenção. A Figura 2B é uma vista aproximada da Figura 2A e a Figura 3B é uma vista aproximada da Figura 3A.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[0014] A presente invenção será agora descrita. Nos seguintes trechos, diferentes aspectos da invenção são definidos em maiores detalhes. Cada aspecto deste modo definido pode ser combinado com qualquer outro aspecto ou aspectos a menos que claramente indicado o contrário. Em particular, qualquer aspecto indicado como sendo preferido ou vantajoso pode ser combinado com qualquer outro aspecto ou aspectos indicados como sendo preferidos ou vantajosos.
[0015] A presente invenção diz respeito a uma composição de café que compreende triturados de café. “Triturados de café” se referem aos grãos de café triturados formados através da trituração dos grãos de café. Um “triturado de café” é um grão único de café triturado. Tipicamente, o café triturado é o produto resultante da torrefação dos grãos de café verdes e da trituração dos grãos de café torrados. Os triturados de café podem ser fornecidos como o produto direto do processo de trituração ou podem ser fornecidos após o processamento intermediário. Quando a água é adicionada aos triturados de café, uma bebida de café é preparada, tipicamente deixando para trás os sólidos do café insolúveis que são filtrados da bebida de café antes do consumo.
[0016] O café triturado pode ser produzido a partir de qualquer tipo de grão de café. Os grãos de café (às vezes chamados de café cereja) são colhidos como as sementes das plantas que pertencem ao gênero Coffea. Por exemplo, o café Arabica é derivado dos grãos da planta Coffea Arabica e o café Robusta é derivado dos grãos da planta Coffea canephora. Outros tipos não limitantes de café incluem o café brasileiro e o café derivado das plantas Coffea liberica e Coffea esliaca. Existem muitas variedades dentro dos tipos individuais de café, cada variedade, por exemplo, indicando a origem geográfica do café. Na presente invenção, o café triturado derivado de qualquer variedade ou tipo de café ou qualquer combinação de quaisquer variedades e/ou tipos pode ser usado.
[0017] Antes de torrar o café, os grãos de café verdes podem ser processados. Por exemplo, a cafeína pode ser removida dos grãos de café verde. Os processos de descafeinação adequados o tratamento dos grãos com um extrato de café aquecido, a descafeinação direta ou indireta com um solvente tal como diclorometano, acetato de etila ou triglicerídeo, e extração usando dióxido de carbono supercrítico. Outras etapas do tratamento antes da torrefação também podem ser realizadas, por exemplo, tratamento para modular compostos que produzem sabor no grão de café verde.
[0018] Os grãos de café verdes são depois torrados. A torrefação é bem conhecida na técnica. Tipicamente, esta envolve aquecer os grãos verdes até mudarem de cor. Os dispositivos usados adequados para a torrefação incluem fornos e leitos fluidizados
[0019] O grau de torrefação é julgado pela cor de grão de café torrado. Os níveis de torrefação incluem torrados leves (canela, half city, light e New England), torrados médio-leves (light American, light city e West coast), torrados médios (American, breakfast, brown, city e medium), torrados médio-escuros (full city, light French e Viennese), torrados escuros (after dinner, continental, European, French, Italian e New Orleans) e torrados muito escuros (dark French e heavy).
[0020] Após a torrefação, o café pode ser tratado, por exemplo, para aumentar (ou diminuir) seu nível de hidratação. Em outro exemplo, o café pode ser processado para refletir uma característica única de sabor tal como expresso.
[0021] Após a torrefação, o café é triturado para produzir triturados de café. Os métodos de trituração incluem trituração de broca, corte, pilões e rolo. Após a trituração, o café consiste de grãos de triturados de café. Tipicamente, os triturados fluem livremente e são facilmente separados uns dos outros. Enquanto os triturados podem se tornar compactados com o tempo devido ao depósito, estes são tipicamente facilmente removidos de seu estado compactado pela agitação menor, por exemplo, agitando-se um recipiente com a mão.
[0022] Um método de trituração típico produz triturados que têm um tamanho de partícula médio de 2 mm, por exemplo, 1,5 mm ou menos, tal como 1,2 mm ou menos. Tipicamente, os triturados de café têm um tamanho de partícula médio de 0,1 mm ou mais, por exemplo, 0,2 mm ou mais, por exemplo, 0,5 mm ou more. Deste modo, em uma forma de realização, os triturados de café têm um tamanho de partícula médio de 0,20 a 2 mm. Esta faixa de tamanho dos triturados facilita a preparação de um café de uma concentração tipicamente desejada por um consumidor em um em um tempo esperado por tal consumidor. O tamanho de partícula médio (isto é, tamanho médio da partícula) pode ser medido usando, um espectrômetro de difração. Um método adequado de usar um espectrômetro de difração para medir o local da partícula é descrito nos exemplos.
[0023] Uma maneira alternativa de medir o tamanho da partícula é através da medição de peneira. Com esta medida, preferivelmente pelo menos 80 % em peso dos triturados de café têm um tamanho de peneira (que pode ser medido usando peneiras de Tyler) de 2 mm ou menos, por exemplo, 1,5 mm ou menos, tal como 1,2 mm ou menos. Tipicamente, pelo menos 80 % em peso dos triturados de café têm um tamanho de peneira médio de 0,1 mm ou mais, por exemplo, 0,2 mm ou mais, por exemplo, 0,5 mm ou mais. Deste modo, em um exemplo, 80 % em peso dos triturados de café têm um tamanho de peneira de 0,20 a 2 mm. Por exemplo, os triturados podem ter 90 % em peso ou mais dos triturados satisfazendo qualquer uma destas condições, por exemplo, 95 % em peso ou mais. Para medir o tamanho de peneira, uma máquina de Tyler Rotap pode ser usada. Para as peneiras de Tyler #30 e tamanhos menores, as peneiras podem ser limpas com ar em alta velocidade após cada uso.
[0024] Foram pesquisadas as composições que compreendem tanto o café triturado quanto os componentes adicionais. Durante estas pesquisas, foi reconhecido que a segregação é um problema significante que ocorre nas composições de café que contêm tanto o café triturado quanto os componentes adicionais. Foi reconhecido que a segregação não ocorre nas composições em que os componentes adicionais são revestidos nos triturados de café. Isto ocorre porque o revestimento resulta na ligação física dos componentes adicionais no triturados de café ao invés de fornecer os componentes adicionais e o café triturado como uma mistura de partículas diferentes.
[0025] Foi reconhecido que uma mistura simples de uma composição que compreende o café triturado e os componentes adicionais não é homogênea. Isto significa que mesmo sem a segregação ocorrer, a composição de café varia com sua composição de modo que um café levemente diferente é preparado com cada porção da composição de café. A natureza não homogênea da composição também é prejudicial quanto a aceitação do consumidor do café como um autêntico café triturado. Além disso, a diferença na aparência de alguns componentes adicionais e café triturado pode criar uma aparência manchada à mistura, que é percebida como prejudicial aos consumidores.
[0026] Durante estas pesquisas, surpreendentemente verificou-se que se os triturados de café são misturados com um componente adicional, é possível aquecer a mistura a uma temperatura abaixo do ponto de fusão dos componentes adicionais em que o componente adicional forma um revestimento em pelo menos alguns dos triturados de café. Preferivelmente, esta temperatura é igual a, ou acima da temperatura de transição vítrea do componente adicional. O componente adicional pode ser chamado de uma “composição de revestimento” para refletir seu papel na forma de um revestimento sobre os grãos de café.
[0027] Nos estudos anteriores das misturas de triturados de café com os componentes adicionais tal como café instantâneo, por exemplo, foi visto um auxiliador para formar uma matriz do componente adicional contendo os triturados de café embutidos dentro da matriz de modo a melhorar o sabor do café instantâneo, Por exemplo, a EP 0220889 descreve um processo de formar uma matriz de um extrato de café contendo os triturados de café que compreende secar por congelamento uma mistura de extrato de café e triturados de café. Para ter outro exemplo, a GB 2006603 descreve um processo de aglomerar finamente o café triturado, com café solúvel.
[0028] Verificou-se que embutir os triturados de café em uma matriz não é a única maneira de fornecer uma mistura de triturados de café e um componente adicional. Ao contrário, verificou-se que é possível fornecer uma composição que compreende os triturados de café revestidos em que as partículas individuais nos triturados de café mantêm essencialmente sua própria identidade individual ou, em outras palavras, em que as partículas dos triturados de café são essencialmente revestidos de maneira individual. Deste modo, uma composição de café triturado pode ser fornecida em que os componentes adicionais fornece o sabor do café triturado ao invés, como em algumas das técnicas anteriores, do café triturado agir para fornecer sabor ao componente adicional.
[0029] Sem desejar ser ligado pela teoria, foi proposto que uma combinação de fatores facilitam a produção dos triturados de café revestidos ao invés da matriz contínua embutindo os triturados de café.
[0030] Primeiramente, usando-se uma razão em peso relativamente baixa de composição de revestimento para triturados de café, verificou-se que o revestimento da composição de revestimento nos triturados de café é preferido. Por exemplo, preferivelmente a composição de revestimento é fornecida no processo da presente invenção, em uma razão em peso de cerca de 1:1 a cerca de 1:1000. Contudo, é previsto que as composições tendo razões em peso maiores de composição de revestimento para triturados de café podem ser formadas através do controle das condições de processamento. Por exemplo, controlando-se o aquecimento próximo da temperatura de transição vítrea da composição de revestimento (como divulgado abaixo) e/ou misturando-se continuamente a composição durante o procedimento de revestimento, o revestimento de proporções maiores da composição de revestimento nos triturados de café pode ser facilitado. Além disso, agitar gentilmente a composição após ter sido aquecida até a temperatura de revestimento, pode soltar qualquer conexão fraca entre os grãos que podem ter se formado durante o processo de aquecimento.
[0031] Além disso, o processo da presente invenção pode ser facilitado através de forças de atração entre a composição de revestimento e os triturados de café. Estas forças de atração podem contribuir para a composição de revestimento formar um revestimento em torno dos grãos individuais dos triturados de café ao invés de formar uma matriz embutindo os triturados de café. Estas forças de atração podem ser operadas enquanto a mistura está sendo aquecida até a temperatura de revestimento e/ou antecipadamente fornecem a adesão da composição de revestimento aos triturados de café.
[0032] Por exemplo, foi reconhecido que os óleos nos triturados de café podem contribuir para a adesão das partículas da composição de revestimento à superfície dos triturados de café. A quantidade de óleos na superfície dos triturados de café pode ser controlada, por exemplo, controlar a duração e a temperatura da torrefação e, por exemplo, tratamento de pós-torrefação dos triturados de café. É considerado que outros métodos tal como a adição de substâncias oleosas também podem ser usados para contribuir com a superfície oleosa dos triturados de café.
[0033] Além disso, a pegajosidade da composição de revestimento pode facilitar o revestimento da composição de revestimento nos triturados de café. Por exemplo, é conhecido que o café instantâneo e outras composições de revestimento podem conter monossacarídeos e/ou dissacarídeos. Estes podem fornecer ao café instantâneo a sensação ‘pegajosa’. Esta pegajosidade pode contribuir com as forças de atração entre os triturados café e a composição de revestimento:
[0034] Na presente invenção também foi considerada que a adesão eletrostática pode ser usada para facilitar o processo de revestimento. Por exemplo, a carga por fricção dos triturados de café pode ocorrer durante a trituração do café e a subsequente mistura do café recentemente triturado com a composição de revestimento pode resultar em uma frágil adesão da composição de revestimento aos triturados de café, que são convertidos aos triturados de café revestidos no aquecimento.
[0035] Portanto, o revestimento da composição de revestimento nos triturados de café pode ser realizado pelas seguintes etapas: 1) aquecer uma mistura de composição de revestimento e triturados de café até uma temperatura abaixo do ponto de fusão da composição de revestimento em que a composição de revestimento forma um revestimento em pelo menos alguns dos triturados de café, e depois 2) resfriar a mistura para fornecer os grãos de triturados de café revestidos tendo um revestimento sólido.
[0036] A temperatura em que a mistura é aquecida na etapa (1) é aqui indicada como a temperatura de revestimento. Esta temperatura é abaixo do ponto de fusão da composição de revestimento, o ponto de fusão sendo a temperatura em que a composição de revestimento se torna líquida. Se a composição de revestimento contém mais do que um componente, a temperatura de revestimento é abaixo do ponto de fusão mais baixo de qualquer um dos componentes da composição de revestimento. O ponto de fusão é medido através de métodos prontamente conhecidos àquele habilitado na técnica, por exemplo, com um dispositivo de ponto de fusão convencional. Outro método específico para medir o ponto de fusão é a Calorimetria por varredura Diferencial, como aqui descrito. É notado que o método de expor os triturados de café a uma composição de revestimento que compreende um revestimento dissolvido em um líquido envolve expor os triturados de café a uma composição de revestimento acima dos seu ponto de fusão porque a composição de revestimento geral é líquida durante o revestimento. A temperatura de revestimento é menor do que o ponto de fusão da composição de revestimento porque de outro modo verificou-se que a composição de revestimento tende a fluir livremente e forma uma matriz embutindo os triturados de café.
[0037] No processo da presente invenção, a razão em peso da composição de revestimento para os triturados de café é preferivelmente de cerca de 1:1 a cerca de 1:1000. Por exemplo, a razão em peso pode ser de cerca de 1:3 a cerca de 1:100, tal como de cerca de 1:4 a cerca de 1:40, por exemplo, 1:5 a cerca de 1:50, tal como de cerca de 1:1 a cerca de 1:10. Dentro destas faixas, a composição de revestimento pode ter uma tendência não de formar uma matriz, mas ao invés disso, de formar um revestimento nos triturados de café individuais.
[0038] Como previamente indicado, o trabalho dentro destas faixas pode facilitar o revestimento da composição de revestimento nos triturados de café. Em particular, abaixo dos seus limites mais baixos, o efeito do aditivo nas propriedades da composição geral pode ser reduzido acima dos limites superiores, a facilidade do revestimento da composição de revestimento nos triturados de café sem formar uma matriz é reduzida. É reconhecido que, enquanto maioria da composição de revestimento pode terminar revestindo os grãos de café, uma proporção (por exemplo, 20 % em peso ou menos, tal como 10 % em peso, tal como 5 % em peso ou menos) da composição de revestimento original pode permanecer não triturada nos triturados de café após o revestimento e permanece separada dos triturados de café. Esta composição de revestimento restante pode ser separada dos triturados de café revestidos ou pode ser deixada permanecer dispersada nos triturados de café. A quantidade de composição de revestimento não revestida pode ser reduzida através da mistura durante o aquecimento na temperatura de revestimento.
[0039] A composição de revestimento pode ser fornecida como um sólido na temperatura ambiente (cerca de 20°C). A composição de revestimento pode ser uma substância única ou uma mistura de substâncias. Pelo menos um componente da composição de revestimento pode ter uma temperatura de transição vítrea de 150°C ou abaixo. A temperatura de transição vítrea pode ser medida por Calorimetria por varredura Diferencial (DSC). Preferivelmente, um componente da composição de revestimento tem uma temperatura de transição vítrea de 100°C ou abaixo, preferivelmente 75°C ou abaixo, preferivelmente 60°C ou abaixo. Preferivelmente, estas temperaturas de transição vítrea representam a temperatura de transição vítrea mais baixa da composição de revestimento. Estes limites superiores das temperaturas de transição vítrea são preferidos de modo que o revestimento pode ser realizado sem a possibilidade dos triturados de café sofrerem outra torrefação durante o revestimento.
[0040] Preferivelmente, a composição de revestimento tem sua temperatura de transição vítrea mais baixa a 25°C ou mais alta de modo a prevenir a aglomeração da composição durante o armazenamento, preferivelmente 30°C ou mais alta, tal como 35°C ou mais alta. Deste modo, enquanto o termo “sólido” inclui dentro do seu escopo uma substância acima da sua temperatura de transição vítrea, mas abaixo do seu ponto de fusão, a composição de revestimento preferivelmente tem sua temperatura de transição vítrea mais baixa acima da temperatura ambiente (cerca de 20°C).
[0041] Por exemplo, a temperatura de transição vítrea da composição de revestimento (preferivelmente a temperatura de transição vítrea mais baixa da composição) pode ser preferivelmente de 30 a 100°C, tal como 30°C a 75°C. Verificou-se que fornecer uma composição de revestimento tendo uma temperatura de transição vítrea dentro desta faixa permite que o revestimento da composição de revestimento ocorra sem a degradação adversa do aroma do café durante o aquecimento.
[0042] Preferivelmente, pelo menos 20 % em peso da composição de revestimento fornecida antes de revestir os triturados de café têm uma temperatura de transição vítrea dentro das faixas acima. Preferivelmente, pelo menos 50 % em peso têm esta temperatura de transição vítrea, mais preferivelmente 80 %, tal como 90 %, por exemplo, cerca de 100 % em peso. Em particular, uma quantidade maior da composição de revestimento que tem uma temperatura de transição vítrea dentro das faixas acima pode resultar no revestimento mais controlado e mais uniforme da composição de revestimento nos triturados de café.
[0043] Preferivelmente, a composição de revestimento compreende um ou mais ingredientes ativos selecionados do grupo que consiste de um extrato de café, um extrato de chá, um produto de laticínio, um adoçante e um suplemento nutricional. Verificou-se que esta seleção de ingredientes é particularmente adequada como composições de revestimento. Preferivelmente, estes ingredientes são escolhidos de modo que a composição tem uma Tg como definida acima. Preferivelmente, a composição de revestimento é ou compreende um extrato de café ou um extrato de chá, que os inventores verificaram ser versáteis no uso como uma composição de revestimento. Preferivelmente, a composição de revestimento é ou compreende um extrato de café.
[0044] A composição de revestimento pode compreender um extrato de café. O termo “extrato de café” é bem conhecido na técnica. O extrato de café pode ser selecionado para ter uma temperatura de transição vítrea dentro das faixas aqui descritas.
[0045] Tipicamente, os extratos de café são os extratos obtidos a partir do café através da extração com um solvente, por exemplo, água. Os extratos de café também podem ser obtidos através de outros métodos, por exemplo, secando-se o café por congelamento. O café instantâneo, também conhecido como café solúvel, é um exemplo de um extrato de café adequado para o uso na presente invenção. O café instantâneo pode ser fornecido, por exemplo, como café de seco por congelamento ou café seco por pulverização.
[0046] A composição de revestimento pode compreender um extrato de chá. O termo “extrato de chá” também é bem conhecido na técnica. O extrato de chá pode ser selecionado para ter uma temperatura de transição vítrea dentro das faixas aqui descritas.
[0047] Tipicamente, os extratos de chá são extratos obtidos do chá como um solvente, por exemplo, água. O extrato pode ser obtido a partir de qualquer tipo de chá, por exemplo, do chá verde.
[0048] A composição de revestimento pode compreender um produto de laticínio. O produto de laticínio pode compreender um ou mais proteínas de laticínios, tais como as proteínas originadas de uma fonte bovina. Por exemplo, a composição de revestimento pode compreender um formador de creme ou um branqueador. O produto de laticínio pode ser selecionado para ter a temperatura de transição vítrea dentro das faixas aqui descritas.
[0049] A composição de revestimento pode compreender um adoçante. O adoçante pode ser selecionado para ter uma temperatura de transição vítrea dentro das faixas aqui descritas.
[0050] A composição de revestimento pode compreender um suplemento nutricional. O termo suplementos nutricionais (também conhecidos como suplementos de dieta) é bem conhecido àquele habilitado na técnica como um produto que é intencionado suplementar a dieta. Por exemplo, os suplementos de dieta podem ser classificados de acordo com a US Dietary Supplement Health and Education Act de 1994. Os suplementos de dieta incluem minerais, fibras dietéticas, precursores bioquímicos e esteróis vegetais. O suplemento nutricional pode ser selecionado para ter uma temperatura de transição vítrea dentro das faixas aqui descritas.
[0051] O suplemento nutricional pode compreender um ou mais minerais. Os minerais são tipicamente sais inorgânicos, por exemplo, sais contendo os elementos do grupo 1 e/ou grupo 2 da tabela periódica e/ou um ou mais halogênios e/ou sulfato. Por exemplo, os minerais podem compreender um ou mais sais de potássio e/ou cálcio:
[0052] O suplemento nutricional pode compreender fibras dietéticas. As fibras dietéticas são preferivelmente fibras dietéticas solúveis. As fibras dietéticas podem ser um polímero que compreende unidades monoméricas de um ou mais açúcares, tais como um ou mais de frutose, glicose e manose. O polímero pode, por exemplo, compreender de 10 a 10.000 unidades monoméricas, por exemplo, 10 a 1000 unidades monoméricas, tais como de 20 a 200 unidades monoméricas, por exemplo, 20 a 60 unidades monoméricas Se fornecido como um copolímero, o copolímero pode ser um copolímero aleatório ou um copolímero de bloco.
[0053] Por exemplo, as fibras dietéticas podem compreender um fructan, por exemplo, inulina. As fibras dietéticas podem compreender um glucano, por exemplo, um beta-glucano e/ou Fibersol. As fibras dietéticas podem compreender um mannan-oligossacarídeos (MOS).
[0054] O suplemento nutricional pode compreender um precursor bioquímico: Por exemplo, o precursor bioquímico pode ser glicosamina-HCl.
[0055] O suplemento nutricional pode compreender um esterol vegetal, por exemplo, a composição de revestimento pode compreender fitoesterol.
[0056] Será apreciado que um ou mais ingredientes podem ser combinados para formar uma composição de revestimento adequada. Por exemplo, a composição de revestimento pode compreender um extrato de café e/ou um extrato de chá e opcionalmente um ou mais selecionados do grupo que consiste de produto de laticínio, um adoçante, e um suplemento nutricional.
[0057] Por exemplo, a composição de revestimento pode ser fornecida como uma mistura de pós. Neste caso, preferivelmente qualquer ingrediente tendo uma Tg maior do que a temperatura em que a mistura da composição de revestimento e triturados de café é aquecida tem um tamanho médio da partícula que é menor do que o tamanho de partícula médio do(s) ingrediente(s) tendo uma Tg abaixo da temperatura em que a mistura da composição de revestimento e dos triturados de café é aquecida, mais preferivelmente um terço ou menos, tal como um quarto ou menos, por exemplo, um quinto ou menos. Por exemplo, preferivelmente qualquer ingrediente tendo a Tg maior do que 60°C (ou nenhuma Tg), por exemplo, maior do que 75°C, tal como maior do que 100°C, por exemplo, 150° C ou mais, tem este tamanho médio da partícula. Por exemplo, os ingredientes separados do extrato de café e l ou do extrato de chá podem ter um tamanho de partícula como definido acima.
[0058] De maneira alternativa ou adicional, os ingredientes diferentes podem ser pré-misturados de modo que estes contenham as mesmas partículas.
[0059] A composição de revestimento preferivelmente compreende um ou mais monossacarídeo e/ou dissacarídeo para contribuir com sua pegajosidade para facilitar o processo de revestimento. Por exemplo, o teor do monossacarídeo e do dissacarídeo na composição de revestimento pode ser 0,5 % em peso ou mais, tal como de 1 % em peso a 50 % em peso, tal como de 5 % em peso a 25 % em peso. Os limites mais elevados auxiliam a controlar qualquer sabor doce que pode ser fornecido pela adição de uma composição de revestimento que compreende um monossacarídeo e/ou dissacarídeos ao café triturado. Por exemplo, verificou-se que a pegajosidade dos extratos de café e extratos de chá que resultam do teor de sacarídeo facilitaram o revestimento destas substâncias ao café triturado.
[0060] Em uma forma de realização, a composição de revestimento compreende um extrato de café, por exemplo, café instantâneo. Os métodos de fornecer o café instantâneo são bem conhecidos na técnica. O café instantâneo pode ser o café secado por congelamento ou café secado por pulverização.
[0061] Na presente invenção, a composição de revestimento e os triturados de café são misturados juntos. Muitos métodos de mistura são conhecidos na técnica, por exemplo, deixando cada componente se confundir um com o outro para fornecer uma distribuição relativamente uniforme dos componentes uns com os outros
[0062] A mistura formada através da mistura é aquecida. Por exemplo, a mistura pode ocorrer antes de aquecer ou pode acontecer enquanto durante o aquecimento. A mistura é aquecida até uma temperatura abaixo do ponto de fusão da composição de revestimento e em que a composição de revestimento forma um revestimento em pelo menos alguns dos triturados de café. Por exemplo, a mistura pode ser aquecida até uma temperatura substancialmente igual a ou maior do que a temperatura de transição vítrea da composição de revestimento. A mistura é aquecida até uma temperatura em que nenhum dos componentes na composição de revestimento é líquida (por exemplo, menos do que 160°C, por exemplo, menos do que 100°C, tal como menos do que 60°C). Se a composição de revestimento compreende vários componentes individuais tendo diferentes temperaturas de transição vítrea, a mistura pode ser aquecida até uma temperatura substancialmente igual a ou maior do que a temperatura de transição vítrea de pelo menos um dos componentes, por exemplo, a temperatura de transição vítrea mais baixa da composição de revestimento.
[0063] Por exemplo, a mistura pode ser aquecida até uma temperatura de revestimento de 30° C a160°C, por exemplo, 30°C a 110°C, tal como 30°C to 80°C. Por exemplo, a mistura pode ser aquecida de 35°C a 60°C. Nestas temperaturas, o processo de revestimento pode ser facilitado sem a torrefação adicional dos triturados de café.
[0064] Preferivelmente, a mistura pode ser aquecida até uma temperatura de revestimento entre 5 e 50°C da temperatura de transição vítrea da composição de revestimento. O limite inferior pode auxiliar a composição de revestimento a desempenhar seu papel no revestimento. O limite superior pode prevenir um revestimento desigual do café triturado e facilita o revestimento atual dos triturados de café ao invés da formação de uma matriz embutindo os triturados de café. Por exemplo, a mistura pode ser aquecida até uma temperatura de 40°C ou menor que a temperatura de transição vítrea da composição de revestimento, por exemplo, 30°C ou menos, tal como 20°C. Do mesmo modo, a mistura pode ser aquecida até uma temperatura de 10°C ou mais que a temperatura de transição vítrea da composição de revestimento, por exemplo, 15°C ou mais. Será entendido que a temperatura de transição vítrea da composição de revestimento pode ser controlada, por exemplo, pelo controle do teor de umidade de modo que este caia dentro de uma faixa de temperatura desejada para o processamento do café.
[0065] É notado que a mistura usada no processo da presente invenção pode ser aquecida até o ponto de amolecimento da composição de revestimento. Por exemplo, o ponto de amolecimento pode ser abaixo da temperatura de transição vítrea. O ponto de amolecimento pode ser medido pelo teste Vicat A. De modo a diminuir o ponto de amolecimento da composição de revestimento, a composição de revestimento pode ser pré-tratada para aumentar sua pegajosidade. Por exemplo, a composição de revestimento pode ser pré-tratada com uma atmosfera úmida. Por exemplo, a pegajosidade das composições de revestimento que compreendem um monossacarídeo e/ou um dissacarídeo e/ou ácido cítrico pode ser aumentada expondo-as a uma atmosfera úmida.
[0066] A duração do tempo de aquecimento pode depender da temperatura atual do aquecimento e das condições sob as quais o aquecimento é realizado. Os tempos de aquecimento típicos podem ser de 30 minutos ou maior, por exemplo, 2 horas ou mais, por exemplo 6 horas ou mais, tal como 24 horas ou mais. Por motivos de conveniência, um tempo de aquecimento máximo pode ser de 2 semanas ou menos, por exemplo, 1 semana ou menos. Deste modo, uma duração típica de aquecimento pode ser de 1 hora a 2 semanas.
[0067] A agitação da mistura de composição de revestimento e triturados de café pode ser realizada durante o aquecimento, até a temperatura de revestimento. Esta agitação pode facilitar o revestimento da composição de revestimento nos triturados de café ao invés da formação da matriz embutindo os triturados de café, especialmente em razões em peso mais elevadas de composição de revestimento para triturados de café:
[0068] De modo a prevenir outra reação do café triturado, o aquecimento pode ser realizado sob uma atmosfera inerte. Por exemplo, o aquecimento pode ser realizado em uma atmosfera livre de oxigênio, tal como aquela contendo 0,5 % em volume ou menos de oxigênio, por exemplo, 0,1 % em volume ou menos, por exemplo, 0,01 % em volume ou menos. Além disso, de modo a prevenir a torrefação adicional do café, a temperatura em que o revestimento é realizado pode ser controlada para dentro das faixas acima descritas.
[0069] Tipicamente, a composição de revestimento é fornecida na forma de partículas. A composição de revestimento pode ser fornecida tendo um tamanho médio de partícula (por exemplo, medido usando um espectrômetro de difração) que é de 50 % ou menos do tamanho da partícula dos triturados de café que é usado, por exemplo, 30 % ou menos, por exemplo, 25 % ou menos. Tipicamente, a composição de revestimento tem um tamanho médio da partícula de 3 mm ou menos, por exemplo, 1 mm ou menos, por exemplo, 0,5 mm ou menos, tal como 0,3 mm ou menos. Por exemplo, se o tamanho de partícula é medido através da medição de peneira, preferivelmente pelo menos 80 % em peso da composição de revestimento, pode ter um tamanho de partícula de 3 mm ou menos, por exemplo, 1 mm ou menos, por exemplo, 0,5 mm ou menos. Por exemplo, pelo menos 90 % em peso ou mais da composição de revestimento podem ter um tamanho de partícula dentro desta faixa, por exemplo, 95 % em peso ou mais.
[0070] Um tamanho de partícula abaixo destes limites (medido por difração ou por tamanho de peneira) pode facilitar o revestimento da composição de revestimento nos triturados de café. Além disso, um tamanho de partícula menor pode resultar em uma força de atração relativamente maior entre as partículas da composição de revestimento e o café triturado porque estas têm uma razão de área de superfície para razão em volume maior, deste modo também facilitando o revestimento da composição de revestimento nos triturados de café. Contudo, em alguns casos, um tamanho de partícula muito pequeno pode ser difícil de manusear. Portanto, o tamanho médio da partícula (medido por difração ou por tamanho de peneira como previamente indicado pode ser de 0,01 mm ou maior, tal como 0,05 mm ou maior, por exemplo, 0,1 mm ou maior. Portanto, uma faixa preferida de tamanho de partícula da composição de revestimento é de cerca de 0,01 mm a cerca de 1 mm, tal como 0,05 mm a 0,5 mm.
[0071] Na presente invenção, um café instantâneo tendo um tamanho de partícula menor do que os triturados de café pode ser vantajosamente usado. Deste modo, o café secado por pulverização, preferivelmente tendo um tamanho de partícula de 0,5 mm ou menos, por exemplo 0,3 mm ou menos, é ideal para o uso na presente invenção.
[0072] Após o resfriamento, as etapas de processamento adicionais podem ser usadas. Por exemplo, A leve agitação dos grãos formados pode auxiliar desatar qualquer adesão fraca entre os grãos adjacentes que podem ter formado, por exemplo, em altas cargas da composição de revestimento nos triturados de café. Outras etapas de processamento adicionais incluem separar qualquer composição de revestimento restante que não tem triturados de café revestidos; e outros processos físicos ou químicos, por exemplo, para modular o sabor do café e/ou prolongar a vida de prateleira do café e/ou modular as propriedades de superfície do café (por exemplo, ajustando-se o nível de hidratação do café). Além disso, o processo de revestimento da presente invenção pode ser realizado mais do que uma vez (por exemplo, duas ou três vezes) de modo que duas ou mais composições de revestimento são colocadas em camadas nos triturados de café.
[0073] Voltando para o produto formado pelo método de revestimento da presente invenção, o revestimento que é formado sobre o triturado de café individual pode cobrir completamente os triturados de café ou pode cobrir parcialmente os triturados. Por exemplo, este pode cobrir todo ou substancialmente todo de cada um dos triturados. Deste modo, o revestimento pode revestir ou encapsular os triturados de café. A quantidade de cobertura do revestimento sobre os triturados pode ser medida através da microscopia ótica.
[0074] Em uma forma de realização, todos ou substancialmente todos os triturados de café são individualmente encapsulados no material de revestimento. Por exemplo, pelo menos 80 % das partículas (os triturados) em peso podem ser individualmente encapsuladas no material de revestimento. O encapsulameto pode ser obtido usando-se as condições para formar o revestimento para promover uma espessura uniforme do revestimento, por exemplo, aquecendo até uma temperatura próxima à temperatura de transição vítrea. O encapsulamento pode ser vantajoso porque este pode fornecer um revestimento de proteção aos triturados de café para auxiliar o aumento da vida de prateleira do produto. O encapsulamento usando o método da presente invenção pode ser mais facilmente obtido do que, por exemplo, pulverizando um revestimento dissolvido nos triturados de café por causa da natureza controlada do processo de revestimento da presente invenção.
[0075] A composição de café que é fornecida pela presente invenção é fornecida como grãos (isto é, na forma granular ou particulada). Esta composição granular pode ser fornecida na forma não aglomerada. Deste modo, cada um dos grãos da composição de café pode conter somente um pouco de triturados de café, preferivelmente somente um. Por exemplo, preferivelmente o número médio de triturados de café contido em cada grão da composição de café é de 5 ou menos, preferivelmente de 3 ou menos, por exemplo, 2 ou menos. Isto pode fornecer um preparo seguro do café que éesperadoe aceitável ao consumidor.
[0076] Tipicamente, os grãos da composição de café têm um tamanho de partícula que é da mesma ordem de magnitude como o tamanho da partícula dos triturados de café contida nos grãos. Por exemplo, os grãos podem ter um tamanho de partícula médio que é 2,5 vezes ou menos do tamanho de partícula médio dos triturados de café contidos nos grãos, tal como 1,5 vezes ou menos, 1,3 vezes ou menos, por exemplo 1,2 vezes ou menos, por exemplo 1,1 vezes ou menos. Por exemplo, os grãos da composição de café podem ter um tamanho médio da partícula de 5 mm ou menos, por exemplo, 3 mm ou menos, tal como 2 mm ou menos, por exemplo, 1 mm ou menor.
[0077] Em termos de tamanho de peneira, pelo menos 80 % em peso dos grãos da composição de café podem ter tipicamente um tamanho de peneira (que pode ser medido usando peneiras de Tyler) de 5 mm ou menos, por exemplo, 3 mm ou menos, tal como 2 mm ou menos, por exemplo, 1 mm ou menos. Por exemplo, os grãos podem ter 90 % em peso ou mais de grãos satisfazendo estas condições, por exemplo, 95 % em peso ou mais.
[0078] A aglomeração tende a resultar em partículas dispersadas livremente formadas. Estas partículas livremente formadas tendem ser difíceis de manusear e necessitam de um maior volume de café a ser adicionado para obter a mesma concentração da bebida de um café não aglomerado equivalente. Ao contrário, a composição de café contendo os grãos de triturados de café revestidos da presente invenção pode ter uma densidade de 0,2 g/cm3 ou maior, por exemplo, 0,25 g/cm3 ou maior, tal como 0,35 g/cm3 ou maior ou 0,4 g/cm3 ou maior, por exemplo, 0,45 g/cm3 ou maior. Contudo, a composição de café da presente invenção é preferivelmente não densamente acondicionada, o acondicionamento denso tende a resultar em uma preparação lenta. Por exemplo, a composição pode ter uma densidade de 0,55 g/cm3 ou menos, por exemplo, 0,50 g/cm3 ou menos.
[0079] Para medir a densidade, um dispositivo de densidade de fluxo livre pode ser usado. Por exemplo, um funil de enchimento redondo de 5 polegadas (12,7 cm) com uma abertura de controle no fundo pode alimentar em cubos Lucite de 4 polegadas cúbicas, para o peso e volume calibrados. O café é carregado no funil para dentro de uma polegada (2,54 cm) do seu topo e a válvula de esfera é aberta. O funil é depois deixado esvaziar e o cubo é deixado transbordar livremente. O excesso de café é removido cuidadosamente por um movimento de empurrar a serra sem esvaziar até a amostra ser nivelada com o topo do cubo. O peso do café no cubo é depois medido e a densidade é calculada.
[0080] Na composição da presente invenção, preferivelmente os grânulos compreendem de cerca de 0,1 a cerca de 50 % em peso do revestimento (que é formado da composição de revestimento) Mais preferivelmente, os grânulos compreendem de cerca de 1 a cerca de 25 % em peso do revestimento, tal como de cerca de 2 a cerca de 20 % em peso.
[0081] É notado que o processo da presente invenção é capaz de fornecer um % em peso maior de revestimento do que, por exemplo, pulverizando um revestimento nos grânulos. Deste modo, uma carga vantajosamente maior do revestimento nos grânulos pode ser fornecida. Portanto, em uma forma de realização, os grânulos compreendem de cerca de 8 % em peso da composição de revestimento, tal como de cerca de 10 % em peso da composição de revestimento. Contudo, fornecer um revestimento através da imersão em uma composição de revestimento fundida tende a resultar em uma alta carga do revestimento. Isto pode dominar o sabor dos triturados de café e afetar o tempo de preparo dos triturados de café através do fornecimento de uma barreira significante para a bebida atingir os triturados de café. Portanto, os grânulos podem compreender até cerca de 50 % em peso da composição de revestimento, tal como até cerca de 25 % em peso da composição de revestimento, por exemplo, cerca de 20 % em peso da composição de revestimento.
[0082] Verificou-se que a composição de café da presente invenção pode ter várias propriedades particulares. Primeiramente, a composição de café pode ser fornecida em uma forma não aglomerada. Isto reproduz melhor a aparência do café triturado regular. A natureza não aglomerada do café pode ser refletida no café tendo um tamanho de partícula médio de 5 mm ou menos.
[0083] Em segundo lugar, a densidade do revestimento da composição de café pode ser substancialmente igual à densidade teórica da composição de revestimento. Em particular, verificou-se que uma composição que é pulverizada no café triturado pode ser dispersa e um pouco porosa. Sem desejar ser ligado pela teoria, isto pode ser devido ao solvente que evapora deixando espaços no revestimento.
[0084] Similarmente, solidificar um revestimento fundido pode formar espaços na superfície do revestimento devido, por exemplo, ao contato na solidificação. Ao contrário, o revestimento da presente invenção pode ser fornecido com um revestimento mais denso. Este revestimento mais denso pode adicionar à natureza de proteção do revestimento e aumentar a aderência do revestimento aos triturados de café.
[0085] Por exemplo, um revestimento tendo uma densidade que é substancialmente igual à densidade teórica da composição de revestimento pode ser depositado pelo processo aqui descrito. Por exemplo, a densidade do revestimento pode estar dentro de 10 % da densidade teórica do revestimento, por exemplo, dentro 5 % da densidade teórica (isto é, volume), por exemplo, dentro de 3 %. A densidade do revestimento comparada à densidade volumétrica da composição de revestimento pode ser calculada medindo-se a densidade dos espaços na superfície dos grãos através da microscopia. Em outras palavras, a densidade dos espaços no revestimento pode ser de 10 % ou menos, por exemplo, de 5 % ou menos, por exemplo, de 3 % ou menos.
[0086] Em terceiro lugar, o método aqui descrito para revestir o café é muito mais simples do que, por exemplo, pulverizar o café triturado com uma composição de revestimento porque este não requer uma etapa de processamento adicional para evaporar o solvente de modo a secar o produto.
[0087] A composição de café da presente invenção pode incluir somente a composição de revestimento e os triturados de café. Alternativamente, a composição pode incluir outros componentes adicionais não revestidos nos triturados de café. Por exemplo, a composição pode incluir ou também incluir aditivos de sabor, formadores de creme, intensificadores de aroma, adoçantes e/ou agentes de engrossamento. Estes componentes adicionais podem ser adicionados após o revestimento da composição de revestimento nos triturados de café.
EXEMPLOS
[0088] A presente invenção será agora descrita em relação a vários exemplos, que não devem ser interpretados como limitantes do escopo da invenção.
[0089] As seguintes composições foram fornecidas: A. pó de café solúvel secado por pulverização B. extrato de chá verde
[0090] As características térmicas destes foram medidas através da Calorimetria por varredura Diferencial (DSC). A DSC pode ser realizada usando um instrumento obtenível da Perkin Elmer, por exemplo, usando sua máquina ‘Hyper DSC’. Um exemplo de uma taxa de varredura em que a esta pode ser realizada é de 2° C/minuto.
[0091] Usando a DSC, as seguintes temperaturas de transição vítrea (Tg) foram medidas. A temperatura de transição vítrea foi medida com um TA Instruments DSC Model 2920 equipado com uma Célula de Amostra Dupla. As amostras foram colocadas em cadinhos de alumínio hermeticamente lacrados e submetidos à varredura em comparação com um cadinho de referência vazio. A taxa de varredura foi de 5° C por minuto e a faixa de temperatura analisada foi de 0° C a 125° C. As curvas foram analisadas usando o Programa de Análise Universal da TA Instruments. A transição vítrea foi identificada por uma etapa de transição (mudança de parâmetros) e o ponto de ponto de inclinação da curva é a temperatura crítica indicada.
[0092] Foi notado que a Tg de ambas as composições podem ser controlada expondo-se as composições à umidade na temperatura ambiente (20°C):
[0093] Estas composições foram depois misturadas com café torrado moído (R&G coffee)
[0094] Depois, as seguintes misturas foram preparadas: C. uma mistura de 87 % em peso de café triturado + 13 % em peso de pó café solúvel secado por pulverização D. uma mistura de 97 % em peso de café triturado + 3 % em peso de extrato de chá verde
[0095] Estas misturas foram depois aquecidas. Antes de aquecer, a aparência das misturas foi aquela contendo dois componentes distintos. Após o aquecimento, os pós semelhantes ao café torrado moído foram produzidos, parecendo ser feitos de um único componente.
[0096] Em um exemplo particular, um pó de café solúvel secado por pulverização tendo uma Tg entre 30 e 40°C foi usado na mistura (C). Metade da mistura foi aquecida a 40°C por uma semana enquanto a outra metade da mistura foi aquecida até 20°C por uma semana. Os resultados são apresentados nas Figuras 2 e 3 respectivamente com Figura a 2B sendo uma vista aproximada da Figura 2A e a Figura 3B sendo uma vista aproximada da Figura 3A. Estas figuras mostram que a mistura aquecida a 40°C tem uma aparência similar àquela do café torrado moído regular considerando que a mistura aquecida somente a 20°C tem uma aparência segregada em que os dois componentes individuais da mistura são visíveis.
[0097] A mudança no tamanho de partícula da composição (C) foi depois medida usando-se um espectrômetro de difração. Em particular, o espectrômetro de difração Sympatec Helos/LAlaser tendo um ajuste do sistema ótico de 2000 mm com uma extensão focal de 2000 mm e uma resolução de tempo de 1000 ms foi usado. Este foi usado com o pacote de software versão 4.7.23 fornecido pela Sympatec Inc. da Princeton, NJ. Este foi operado com uma pressão de ar de 1,0 bar no Rodos e um ajuste de depressão no injetor para fornecer 50 mbar (um ajuste de 5). O bocal Rodos foi centralizado no feixe de laser a 5 mm da extremidade do laser. As medições foram realizadas na temperatura ambiente (20° C) e pressão (1 atmosfera). O sistema pode receber de 70 a 80 gramas de café no seu funil de alimentação. Os dados de saída foram fornecidos como uma tabela de distribuição de tamanho. Depois foi tirada a média numérica para se obter um tamanho de partícula médio.

Claims (5)

1. Processo para produzir grãos de triturados de café revestidos, caracterizadopelo fato de que compreende: aquecer uma mistura de uma composição de revestimento tendo uma temperatura de transição vítrea de 30°C a 60°C e triturados de café torrados até uma temperatura de 35°C a 65°C e que está acima da temperatura de transição vítrea da composição de revestimento e abaixo do ponto de fusão da composição de revestimento de forma que a composição de revestimento forma um revestimento em pelo menos alguns dos triturados de café, a composição de revestimento compreende um ou mais componentes selecionados do grupo que consiste de café instantâneo, um extrato de café, um extrato de chá, um produto de laticínio, um adoçante e um suplemento nutricional, e misturas do mesmo; e resfriar a mistura para fornecer grãos que compreendem triturados de café tendo um revestimento da composição de revestimento formado em pelo menos algumas das superfícies dos triturados de café, o revestimento tendo uma densidade de vazios de 10% ou menos, em que a temperatura de transição vítrea é medida por Calorimetria por varredura Diferencial.
2. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que a composição de revestimento compreende um café instantâneo.
3. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizadopelo fato de que o aquecimento é realizado em uma atmosfera que é livre de oxigênio.
4. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizadopelo fato de que a composição de revestimento compreende partículas tendo um tamanho médio de 3 mm ou menos.
5. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizadopelo fato de que a razão do peso da composição de revestimento para os triturados de café é de 1:1 a 1:1000.
BRPI1000903-5A 2009-03-27 2010-03-26 Processo para produzir grãos de triturados de café revestidos BRPI1000903B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US16405609P 2009-03-27 2009-03-27
US61/164056 2009-03-27

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1000903A2 BRPI1000903A2 (pt) 2011-04-26
BRPI1000903B1 true BRPI1000903B1 (pt) 2023-10-17

Family

ID=42272210

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1000903-5A BRPI1000903B1 (pt) 2009-03-27 2010-03-26 Processo para produzir grãos de triturados de café revestidos

Country Status (11)

Country Link
US (2) US10004249B2 (pt)
EP (2) EP2517566B1 (pt)
JP (3) JP5132704B2 (pt)
KR (1) KR101183775B1 (pt)
CN (1) CN101843284B (pt)
BR (1) BRPI1000903B1 (pt)
CA (1) CA2697179C (pt)
ES (2) ES2395238T3 (pt)
PL (2) PL2517566T3 (pt)
RU (1) RU2435426C1 (pt)
UA (1) UA94185C2 (pt)

Families Citing this family (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CA2697179C (en) * 2009-03-27 2015-06-23 Kraft Foods Global Brands Llc Coffee composition
KR101820174B1 (ko) * 2012-12-04 2018-01-18 우제민 성형차 및 성형차 제조방법
TWM454726U (zh) * 2013-01-16 2013-06-11 Full Fill Ind Co Ltd 咖啡粉之結構
CA2904828C (en) * 2013-03-14 2017-11-14 Empire Technology Development Llc Food products and chocolate compositions containing coffee cherry byproducts and methods of forming the same
GB201316450D0 (en) * 2013-08-26 2013-10-30 Tate & Lyle Ingredients Method of preparing edible composition
EP2862448A1 (de) 2013-10-15 2015-04-22 DMK Deutsches Milchkontor GmbH Wasserlösliche Kaffeezubereitungen
WO2015096972A1 (en) * 2013-12-23 2015-07-02 Nestec S.A. Method of producing a soluble coffee powder
KR101600163B1 (ko) 2014-01-17 2016-03-04 이어령 루왁 블랜딩 커피 제조방법
HK1204422A2 (en) 2014-09-29 2015-11-13 Bolaven Farms Ltd Improved coffee cherry processing
EP3085247A1 (de) 2015-02-17 2016-10-26 Symrise AG Verfahren zur Herstellung von aromatisierten Nahrungsmittelpartikeln
GB2536302B (en) * 2015-02-25 2017-04-12 Tate & Lyle Ingredients Americas Llc Free-flowing edible composition
HUE050550T2 (hu) * 2015-11-13 2020-12-28 Nestle Sa Oldható instant kávé és eljárás elõállítására
KR101737585B1 (ko) * 2017-02-13 2017-05-18 장성기 커피 생두의 가공 방법
KR20190019246A (ko) * 2017-08-16 2019-02-27 정광수 커피 파치먼트의 건조방법
KR102067548B1 (ko) * 2018-06-09 2020-02-11 주식회사 유니온에프앤씨 과립화된 인스턴트 커피 및 그 제조 방법
US11896025B2 (en) 2018-10-01 2024-02-13 The Folger Coffee Company Coffee composition and items made therefrom
EP3879991A4 (en) * 2018-11-16 2022-08-03 The Whole Coffee Company LLC SYSTEMS AND METHODS FOR PREPARING BIOMATERIALS IN THE ABSENCE OF ATMOSPHERIC OXYGEN
KR20220025979A (ko) 2020-08-24 2022-03-04 네오라이프 주식회사 기능성 커피 조성물 및 이를 포함하는 캡슐 커피
WO2022103389A1 (en) * 2020-11-11 2022-05-19 Yadegar Bijan B Method for refreshing roasted coffee
GB2623559A (en) * 2022-10-20 2024-04-24 Douwe Egberts Bv Coffee product
GB2623561A (en) 2022-10-20 2024-04-24 Douwe Egberts Bv Process for preparing a coffee product
GB2623560A (en) * 2022-10-20 2024-04-24 Douwe Egberts Bv Process for preparing a coffee product

Family Cites Families (47)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB229920A (en) 1924-06-18 1925-03-05 Francis Edward Reynolds Improvements in steam generators of the water tube or flash boiler type
US2224942A (en) * 1937-02-04 1940-12-17 Weisman Maurice Coffee and the method of preparing the same
US2278473A (en) 1941-03-20 1942-04-07 Musher Corp Coffee
US3261689A (en) 1963-06-07 1966-07-19 Gen Foods Corp Soluble coffee process
US3713842A (en) 1970-12-10 1973-01-30 Procter & Gamble Agglomeration of roast and ground coffee with instant coffee solubles
US3917858A (en) 1972-12-13 1975-11-04 D E J Int Research Agglomeration of instant powders
GB2006603B (en) 1977-11-01 1982-02-24 Gen Foods Ltd Coffee product and process
DE2811353A1 (de) 1978-03-16 1979-09-27 Schlueter Edelfett Verfahren zur herstellung einer kaffeemischung
US4349573A (en) * 1980-11-28 1982-09-14 General Foods Corporation Low density coffee process
JPS57208948A (en) 1981-06-18 1982-12-22 Karupisu Shokuhin Kogyo Kk Preparation of additive for instant coffee
JPS6078545A (ja) 1983-10-06 1985-05-04 Nippon Kouchiya Kk コ−ヒ−
JPS6119453A (ja) 1984-07-06 1986-01-28 Kenichi Toshikawa 表面処理コ−ヒ−豆及びコ−ヒ−豆の表面処理法
JPS6178347A (ja) 1984-09-26 1986-04-21 Tokyo Kajiyuu Kogyo Kk コ−ヒ−製品およびその製造方法
JPS6192534A (ja) * 1984-10-09 1986-05-10 Kenichi Toshikawa 表面処理コ−ヒ−豆
GB8525725D0 (en) 1985-10-18 1985-11-20 Gen Foods Ltd Coffee process
DE3680088D1 (de) 1986-01-09 1991-08-08 Nestle Sa Kaffeetabletten.
US4919962A (en) * 1988-08-12 1990-04-24 General Foods Corporation Coffee flakes and process
CA1332315C (en) * 1988-08-12 1994-10-11 Vijay Kumar Arora Gasified coffee product and process
FR2662585B1 (fr) 1990-06-05 1993-02-05 Servco Spa Produit alimentaire en poudre pour la preparation de cafe turc, et son procede de fabrication.
JPH0471446A (ja) 1990-07-10 1992-03-06 Isamu Miya コーヒー
JPH09500021A (ja) 1993-07-16 1997-01-07 ザ、プロクター、エンド、ギャンブル、カンパニー 改善された粒子パッキング特性を有するコーヒー製品の製造
EP0646319A1 (de) 1993-10-02 1995-04-05 C. MELCHERS & Co. PRODUKTIONS-GmbH Aromatisierter Röstkaffee und Verfahren zum Herstellen von aromatisiertem Röstkaffee
US5399368A (en) 1994-09-06 1995-03-21 Nestec S.A. Encapsulation of volatile aroma compounds
JPH09275904A (ja) 1996-04-17 1997-10-28 Unie Cafe:Kk 焙煎コーヒーの製造方法とコーヒー飲料の製造方法とコーヒーバックによるコーヒーの製造方法
US5750178A (en) 1996-06-18 1998-05-12 Nestec S.A. Method of making coffee particles containing aroma
GB9800296D0 (en) 1998-01-07 1998-03-04 Slotz Group Ltd Improved coffee composition
EP1161155B1 (en) * 1999-03-15 2003-07-23 Coöperatieve Verkoop- en Productievereniging van Aardappelmeel en Derivaten 'AVEBE' B.A. Ingredients for expanded foods
JP4293676B2 (ja) 1999-05-28 2009-07-08 味の素ゼネラルフーヅ株式会社 表層コーティングコーヒー飲料凍結物
JP3034252B1 (ja) 1999-06-09 2000-04-17 株式会社ファンケル 茶顆粒およびその製造方法
JP2001231452A (ja) * 2000-02-21 2001-08-28 Ucc Ueshima Coffee Co Ltd 焙煎コーヒー凝集物の製造方法
EP1352570B1 (en) 2000-12-20 2008-02-20 Fuji Oil Co., Ltd Cacao-origin water soluble dietary fiber, process for producing the same, foods and drinks with the use thereof and process for producing the same
KR100411752B1 (ko) 2001-01-15 2003-12-18 김은성 캡슐 음료차 제조방법
US6783791B2 (en) * 2001-08-01 2004-08-31 The Procter & Gamble Co. Coffee compositions comprising processed coffee grounds
US6841185B2 (en) 2001-10-19 2005-01-11 The Procter & Gamble Co. Flavored coffee compositions and methods of making the same
US20050031761A1 (en) 2003-08-05 2005-02-10 Donald Brucker Methods of producing a functionalized coffee
US7074446B2 (en) * 2003-10-30 2006-07-11 Frito-Lay North America, Inc. Method for making a dual-textured food substrate having large seasoning bits
DE102004030200A1 (de) 2004-06-15 2006-01-26 Krüger Gmbh & Co. Kg Pulverförmige Zusammensetzung mit Röstkaffee
EP1632135A1 (en) 2004-08-18 2006-03-08 Nestec S.A. Inert, glassy matrices for the stabilization of aroma in soluble coffee
JP2006092044A (ja) 2004-09-21 2006-04-06 Toshiba Corp 電力取引入札注文表示方法と装置、およびプログラム
GB0514698D0 (en) 2005-07-18 2005-08-24 Danisco Process
RU2310334C1 (ru) 2006-04-18 2007-11-20 Елена Викторовна Давыдова Таблетированный растворимый кофейный напиток и способ его изготовления
CN1903056B (zh) * 2006-08-01 2010-12-08 北京健健康康生物技术有限公司 一种既能口嚼又能速溶的木糖醇咖啡产品及其制法
US20080160151A1 (en) 2006-12-29 2008-07-03 Bary Lyn Zeller Method for Preparing Beverage Compositions Having Improved Aroma Release Characteristics and Compositions for Use Therein
US8356606B2 (en) * 2007-06-01 2013-01-22 Philip Morris Usa Inc. Production of micronized encapsulated tobacco particles for tobacco flavor delivery from an oral pouch
CA2697179C (en) * 2009-03-27 2015-06-23 Kraft Foods Global Brands Llc Coffee composition
EP2443932A1 (en) 2010-10-19 2012-04-25 Nestec S.A. Method of sintering a composition
GB2486487B (en) 2010-12-16 2015-09-02 Kraft Foods R & D Inc Instant coffee

Also Published As

Publication number Publication date
CN101843284A (zh) 2010-09-29
EP2233013B1 (en) 2012-09-12
RU2010111704A (ru) 2011-10-10
JP5132704B2 (ja) 2013-01-30
US20100247716A1 (en) 2010-09-30
JP2013027409A (ja) 2013-02-07
US10004249B2 (en) 2018-06-26
EP2233013A1 (en) 2010-09-29
US10681920B2 (en) 2020-06-16
KR20100108278A (ko) 2010-10-06
US20180332869A1 (en) 2018-11-22
EP2517566A3 (en) 2013-05-29
ES2395238T3 (es) 2013-02-11
PL2517566T3 (pl) 2017-03-31
JP2010227097A (ja) 2010-10-14
CA2697179C (en) 2015-06-23
RU2435426C1 (ru) 2011-12-10
CN101843284B (zh) 2017-10-24
PL2233013T3 (pl) 2013-02-28
CA2697179A1 (en) 2010-09-27
UA94185C2 (en) 2011-04-11
KR101183775B1 (ko) 2012-09-17
BRPI1000903A2 (pt) 2011-04-26
JP2015133988A (ja) 2015-07-27
ES2576203T3 (es) 2016-07-06
EP2517566B1 (en) 2016-05-25
EP2517566A2 (en) 2012-10-31
JP6150495B2 (ja) 2017-06-21

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10681920B2 (en) Coffee composition
US20140370181A1 (en) Coffee composition for use with a beverage unit and methods of using the same
DK2436269T3 (en) COFFEE COMPOSITION OF SOLUBLE, FREEZE DRIED AND finely ground, NATURAL, ROASTED COFFEE WITH TASTE AND AROMA OF FRESH ROASTED, NATURAL COFFEE AND METHOD FOR PRODUCING THE COMPOSITION
KR100899334B1 (ko) 과립녹차분말의 제조 방법
EP2651237B1 (en) Instant coffee
KR20140079774A (ko) 저장 안정성을 갖는 우려낸 음료 농축물 및 그의 제조 방법
US11896025B2 (en) Coffee composition and items made therefrom
ES2355365T3 (es) Partículas de aromatización que contienen constituyentes de aroma de café.
CA1135990A (en) Coffee capsules
WO2007116350A1 (en) Instant turkish coffee
AU2016336180A1 (en) Process for micronizing coffee particles
CN114929031B (zh) 压实水果粉末和粉末状饮料
JP2020065550A (ja) 水に素早く分散する茶加工品および茶加工品の製造方法
US20230157325A1 (en) System, method, and formulation for an all-in-one coffee or tea serving
KR20220121986A (ko) 커피 아로마 향미 증진 및 불용성 고형분 미방출 특성을 갖는 인스턴트 원두커피의 제조방법
KR20000022637A (ko) 가향 인스턴트 커피

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: KRAFT FOODS GROUP BRANDS LLC (US)

B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B12B Appeal against refusal [chapter 12.2 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 26/03/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF, QUE DETERMINA A ALTERACAO DO PRAZO DE CONCESSAO.