BRPI0923353B1 - Meios de sucção, exaustor de sucção e método para gerar uma sucção - Google Patents

Meios de sucção, exaustor de sucção e método para gerar uma sucção Download PDF

Info

Publication number
BRPI0923353B1
BRPI0923353B1 BRPI0923353-9A BRPI0923353A BRPI0923353B1 BR PI0923353 B1 BRPI0923353 B1 BR PI0923353B1 BR PI0923353 A BRPI0923353 A BR PI0923353A BR PI0923353 B1 BRPI0923353 B1 BR PI0923353B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
suction
hood
suction means
air
vortex
Prior art date
Application number
BRPI0923353-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Cedric Damien Catalogne
Francesco Corleoni
Original Assignee
Electrolux Home Products Corporation N.V.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=40834333&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0923353(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Electrolux Home Products Corporation N.V. filed Critical Electrolux Home Products Corporation N.V.
Publication of BRPI0923353A2 publication Critical patent/BRPI0923353A2/pt
Publication of BRPI0923353A8 publication Critical patent/BRPI0923353A8/pt
Publication of BRPI0923353B1 publication Critical patent/BRPI0923353B1/pt

Links

Images

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F24HEATING; RANGES; VENTILATING
    • F24CDOMESTIC STOVES OR RANGES ; DETAILS OF DOMESTIC STOVES OR RANGES, OF GENERAL APPLICATION
    • F24C15/00Details
    • F24C15/20Removing cooking fumes
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F24HEATING; RANGES; VENTILATING
    • F24FAIR-CONDITIONING; AIR-HUMIDIFICATION; VENTILATION; USE OF AIR CURRENTS FOR SCREENING
    • F24F7/00Ventilation
    • F24F7/04Ventilation with ducting systems, e.g. by double walls; with natural circulation
    • F24F7/06Ventilation with ducting systems, e.g. by double walls; with natural circulation with forced air circulation, e.g. by fan positioning of a ventilator in or against a conduit

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Ventilation (AREA)
  • Cyclones (AREA)

Abstract

exaustor de sucção. a invenção refere-se a um meio de sucção (10, 20, 30, 40, 50), preferencialmente a um meio de gerador de vórtice ou de sucção tornado, de preferência por um exaustor de sucção, a) que puxa o ar para dentro de um exaustor de sucção (1, 2, 3, 4, 5), gerando pelo menos um movimento substancialmente circular, de ciclone, de vórtice ou de hélice, b) em que o meio de sucção (10, 20, 30, 40, 50) compreende, preferencialmente, uma área em forma de anel (17, 27, 37, 47, 57) com pelo menos canais substancialmente tangenciais (172, 272, 372, 472) e/ou canais (172, 272, 372, 472) com um componente tangencial que são separados entre si por elementos de separação (171), de preferência pás, para gerar pelo menos um movimento substancialmente circular, de ciclone, de vórtice ou de hélice, um exaustor de sucção e um método pra gerar uma sucção do ar por meio de um exaustor de sucção.

Description

[001] A invenção refere-se a um exaustor de sucção, que suga o ar a partir de uma área inicial para uma área secundária.
[002] Os exaustores de sucção conhecidos ou tradicionais, que também podem ser denominados como exaustores de incinerador, depuradores de ar, coifas de cozinha, exaustores de fogão, exaustor para escapamento de gás, exaustores de extração, coifas ou exaustores de ventilação são usados para remover a gordura no ar, produtos de combustão, fumaça, odores e/ou calor e vapor, que são gerados geralmente por um processo de cozimento em um fogão, normalmente por uma combinação de filtração e de evacuação do ar. Eles normalmente compreendem três componentes principais: uma borda ou um painel de captura para conter os gases ascendentes (também conhecido como “pluma do efluente”), um ou mais filtros de gordura, e um ventilador ou uma ventoinha tangencial para a ventilação forçada.
[003] Há duas principais aplicações de exaustores: aplicação ventilada e aplicação de recirculação. Em uma aplicação ventilada, o colar de saída domotor de ventilador do exaustor de extração é ligado a um sistema de dutos, que termina fora da cozinha. Em uma aplicação de recirculação, um filtro contendo carvão ativado é usado para remover odor e partículas de fumaça do ar, antes de liberar o ar limpo de volta para o ambiente da cozinha.
[004] Os ventiladores ou ventoinhas criam, quando ativados, uma áreade baixa pressão, que produz efeito esférico ao redor do exaustor.
[005] A gordura no ar, os produtos de combustão, a fumaça, os odores, o calor e o vapor gerados pelo cozimento de alimentos no fogão sobem naturalmente em um movimento vertical, devido ao efeito da gravidade, e entram na área efetiva do exaustor a ser capturado pela área de baixa pressão.
[006] Os exaustores tradicionais, como descritos acima, apresentam pelo menos relativamente baixa eficiência no tratamento dos gases do fogão quando eles sugados igualmente o ar do ambiente ao redor. A figura 1a mostra tal exaustor 1', onde o vapor é sugado por todos os lados ao longo do trajeto exibido por setas 74'.
[007] O campo de pressão 71' de um exaustor tradicional 1' sobre um fogão 7'é mostrado na figura 1b. O campo de pressão representa o volume de aspiração eficaz do exaustor.
[008] No WO 89/11926 A1, um sistema de ventilação tem sido proposto com bocais e/ou ventoinhas montados em torno de um ou mais canais exaustores centralmente localizados.
[009] É um objetivo da invenção melhorar as características do meio de sucção e do exaustor, especialmente as características de sucção, de preferência de uma maneira econômica.
[010] Este objetivo é resolvido através de um exaustor de acordo com a reivindicação 1. As modalidades vantajosas podem ser derivadas especialmente das reivindicações dependentes.
[011] De acordo com a reivindicação 1, a invenção refere-se a um meio de sucção, preferencialmente um meio de gerador de vórtice ou de sucção tornado, preferencialmente para um exaustor de sucção, que puxa o ar para dentro de um exaustor, gerando pelo menos um movimento substancialmente circular, de ciclone, de vórtice ou de hélice, onde o meio de sucção compreende preferencialmente uma área em forma de anel, com pelo menos canais substancialmente tangenciais e/ou canais com um componente tangencial que são separados uns dos outros pelos elementos de separação, de preferência pás, para gerar pelo menos um movimento substancialmente circular, de ciclone, de vórtice, ou de hélice.
[012] Os elementos de separação permitem de uma forma eficaz muito e econômica a geração de pelo menos um movimento substancialmente circular, de ciclone, de vórtice ou de hélice. Esta disposição, por sua vez, é capaz de gerar um movimento de vórtice e/ou tornado que melhora as características de sucção do meio de sucção.
[013] De preferência, cada canal é, em um lado, delimitado pela tampa superior e no outro lado delimitado pela tampa inferior do meio de sucção e/ ou cada canal é nos dois lados delimitados por elementos de separação que estão entre eles. Esta modalidade de construção de canais pode reduzir o número de partes e/ou a quantidade de material e, portanto, ajuda a reduzir os altos custos.
[014] Em uma modalidade vantajosa, o meio de sucção compreende, em pelo menos um canal, um ventilador para a geração de pelo menos um movimento substancialmente circular, de vórtice, de ciclone ou de hélice. Umventilador é geralmente capaz de gerar um movimento de ar constante e, portanto, um movimento de vórtice constante.
[015] Em uma modalidade preferida, o meio de sucção compreende pelo menos um ventilador, onde entre os canais e pelo menos um ventilador, uma câmara de distribuição é disposta. A câmara de distribuição distribui o ar fornecido, onde, ao mesmo tempo, apenas um número minimizado de ventiladores é necessário.
[016] De preferência, a câmara de distribuição é circundante aos canais, preferencialmente, pelo menos na direção radial, onde, de preferência radialmente, além da câmara de distribuição, pelo menos um ventilador para fornecer com ar a câmara de distribuição é disposto, onde a câmara de distribuição fornece os canais com ar para gerar pelo menos o movimento substancialmente circular, de vórtice, de ciclone ou de hélice.
[017] Em uma modalidade vantajosa, o meio de sucção é disposto em uma caixa que pode ser inserida e/ou retirada do exaustor, preferencialmente como uma parte e/ou o meio de sucção compreende um filtro que preferencialmente pode ser montado na tampa superior. Uma caixa que pode ser inserida e/ou retirada do exaustor permite uma montagem fácil em um exaustor de sucção, por exemplo.
[018] Outro aspecto da invenção se refere a um exaustor de sucção com um meio de sucção de acordo com a invenção.
[019] De preferência, uma área de sucção externa em torno do meiode sucção circunda uma área de sucção interna dentro da área em forma de anel onde de preferência o meio de sucção suga o ar para o exaustor de sucção, pelo menos principalmente através da área de sucção interna.
[020] Em uma modalidade vantajosa, o ar para operar o meio de sucção é sugado lateralmente, de preferência através de aberturas laterais e/ou da área de sucção externa. Esta é uma maneira muito eficaz para puxar o ar, enquanto, ao mesmo tempo, não afeta o movimento de vórtice gerado.
[021] De preferência, um segundo meio de sucção, preferencialmente um ventilador adicional, é disposto para impulsionar o ar para fora do exaustor onde o segundo meio de sucção suga o ar para o exaustor de sucção uniformemente através da área de sucção interna e externa. Isso pode ajudar a melhorar a direção do ar no interior da parte superior do exaustor de sucção.
[022] Em uma modalidade vantajosa, o meio de sucção impulsiona ou pode impulsionar o segundo meio de sucção onde o impulso é, de preferência, dependente de ruído, eficiência e/ou vapores, onde os meios usados para impulsionar é preferencialmente um interruptor e/ou um dispositivoconduzido por sensor. Isso ajuda a impulsionar a potência do meio de sucção quando necessário, especialmente quando uma grande quantidade de gases é gerada.
[023] Em uma modalidade preferida, o meio de sucção é preferencialmente disposto perto ou na superfície inferior e/ou na área ampla do exaustor e/ou o segundo meio de sucção que é um meio de sucção padrão,de preferência dispostos perto ou na superfície inferior e/ou numa área estreita do exaustor. Uma disposição do meio de sucção perto da superfície inferior pode melhorar a sucção, enquanto o vórtice é normalmente disposto diretamente abaixo do meio de sucção. Uma disposição em uma área ampliada do exaustor torna possível fornecer uma área de sucção lateral em tornodo meio de sucção.
[024] De preferência, o exaustor de sucção é um exaustor de sucção ventilado e/ou de recirculação.
[025] Além disso, a invenção refere-se a um método para gerar umasucção do ar por meio de um exaustor de sucção de acordo com a invenção.
[026] A invenção será agora descrita em detalhes com referências aos desenhos esquemáticos em que: - a figura 1c define o conceito de um exaustor de sucção tornado, - a figura 1d mostra o campo de pressão de um sistema exaustor de acordo com a figura 1c, - a figura 2 mostra um exaustor de sucção de acordo com a invenção, - a figura 3a mostra uma área em forma de anel que compreende uma parte de o gerador de vórtice de acordo com a invenção em uma visãoplana, - a figura 3b mostra uma área em forma de anel em uma caixa difusora, que contém o gerador de vórtice, - as figuras 4a a 4d mostram um exaustor de acordo com a invenção, - as figuras 5a a 5d mostram uma disposição semelhante a um exaustor de sucção de acordo com a invenção, - as figuras 6a a 6d mostram outra modalidade de um exaustor de sucção de acordo com a invenção e em que - as figuras 7 de 7c mostram uma modalidade com uma exaustor de sucção semelhante à modalidade de acordo com as figuras 6a a 6d.
[027] A figura 1c define o conceito de um exaustor de sucção tornado As setas 75 representam a coluna rotativa do ar e as setas 74 representam a corrente de ar da sucção. A combinação destes dois fluxos gera o tornado. O ar é sugado através das entradas de ar 101, 102 e, portanto, impulsionado para o canal de sucção 13.
[028] O campo de pressão 71 de tal sistema do exaustor 1 é mostrado na figura 1d. O campo de pressão representa o volume de sucção efetivo do exaustor. O vórtice gerado entre a boca do fogão 7 e o exaustor 1 suga o vapor da boca do fogão 7 em um movimento giratório.
[029] A figura 2 mostra um exaustor 1 de acordo com a invenção, que é disposto em uma armação18. Na extremidade inferior da armação 18, é disposto um gerador de vórtice 10, do qual um canal de sucção 131, 130 se estende até uma abertura no topo. Na parte inferior 131, o canal de sucção tem uma forma de cone se estreitando ascendentemente, enquanto que na parte superior 130, o canal de sucção prossegue com um diâmetro constante.
[030] O gerador de vórtice 10 é disposto em uma caixa 103, onde nas seções transversais laterais através da área em forma de anel 17, com seções transversais através de sua tampa superior 174 e sua tampa inferior 175 pode ser visto. No topo do gerador de vórtice 10, um filtro 105 é disposto.
[031] O meio de sucção, o gerador de vórtice ou o meio de sucção tornado 10 podem ser instalados em diferentes tipos de exaustores e são capazes de criar uma coluna rotativa de ar para melhorar a corrente de ar desucção.
[032] A figura 3a mostra, em uma visão plana, a área em forma de anel 17 entre um círculo interno 15 e um círculo externo 16 como a parte interna ou central do gerador de vórtice 10 de acordo com a invenção.
[033] A área em forma de anel 17 dentro do gerador de vórtice compreende um número de pás 171, que são dispostas pelo menos substancialmente tangencial em relação ao círculo interno 15 e distribuídas uniformemente ao redor da área em forma de anel 17.
[034] Entre cada uma das duas pás vizinhas 171, um canal tangencial 172 é formado, de modo que os canais tangenciais vizinhos 172 são separados pelas pás 171. As pás estão dispostas entre o círculo interior 15 e o círculo exterior 16. Uma seta mostra a direção principal do fluxo do ar que é usada para a geração de vórtices.
[035] A figura 3b mostra o gerador de vórtice 10, em uma visão em perspectiva. Ao redor do centro, a área em forma de anel 17 pode ser vista, que gera o vórtice. Novamente, as pás 171 podem ser vistas entre a tampa superior 174 e a tampa inferior 175, onde entre as pás 171, canais 172 são formados para direcionar o ar. O gerador de vórtice 10 é alojado na caixa 103 com seção transversal de forma quadrada.
[036] A figura 4a até a figura 4d mostram um exaustor de sucção 2 com um módulo de vórtice 20 em uma caixa 203 com seção transversal de forma quadrada, onde a figura 4a mostra uma visão em perspectiva, a figura 4b mostra uma visão transversal horizontal através do módulo do vórtice 20, a Fig 4c mostra uma visão inferior do exaustor e a figura 4d mostra uma visão transversal do topo para a base do exaustor.
[037] O exaustor de sucção 2 compreende uma seção superior da caixa cúbica 281 sob a qual uma seção inferior da caixa 282, com uma superfície superior e inferior de pelo menos uma forma quase quadrada, entre as quais quatro superfícies laterais longas estão dispostas. Nos lados da seção inferior da caixa 282, as entradas de ar 201 e 202 estão dispostas, que direciona o ar para a área de sucção 234.
[038] A seção superior da caixa 281 e a seção inferior da caixa 282são dispostas diretamente adjacentes, conectadas umas as outras e preferencialmente formam uma única parte, para que a seção transversal da seção superior 281 seja, na sua extremidade inferior, expandida pela seção inferior 282, onde a área de transição interna entre a seção superior 281 e a seção inferior 282 esteja totalmente aberta para permitir que o ar flua por elas.
[039] O exaustor 2 compreende, o que pode ser visto na figura 4d, um segundo meio de sucção 24 dentro da seção superior da caixa 281 que puxa o ar para o exaustor, gerando pelo menos uma sucção substancialmente direta para o exaustor de sucção 2 e um meio de sucção 20 dentro da seção inferior da caixa 282 que puxa o ar para o exaustor de sucção 2 gerando pelo menos um movimento substancialmente circular, de ciclone ou de hélice.
[040] O gerador de vórtice 20 é disposto sobre a entrada de sucção central e compreende uma área em forma de anel 27 que é disposta entre um círculo interno 5 e um círculo externo 26. A área em forma de anel 27 dentro do gerador de vórtice compreende um número de pás 271, que pode ser visto na figura 4b e que está disposto pelo menos substancialmente tangencial em relação ao círculo interno 25 e distribuído uniformemente ao redor da área em forma de anel 27.
[041] Entre duas pás vizinhas 271, um canal tangencial 272 é formado, de modo que os canais tangenciais vizinhos 272 são lateralmente limitados pelas pás 271. As pás são, pelo menos substancialmente dispostas entre o círculo interno 25 e o círculo externo 26.
[042] Para conduzir o ar, um ventilador 273 é disposto na extremidade externa de cada um ou pelo menos alguns dos canais. Os motores dos ventiladores sopram o ar, pelo menos substancialmente de forma tangencial na área de sucção 231 do exaustor 2 e, assim, geram o ar de circulação. As setas na figura 4b mostram a direção principal do fluxo do ar que é usada para gerar o vórtice. Nas laterais, as entradas de ar 201 e 202 são mostradas. Na parte superior do gerador de vórtice 20, um filtro 205 é disposto.
[043] A figura 4d mostra o ar subindo para a saída 24.
[044] As figuras 5a a 5d mostram uma disposição semelhante de um exaustor de sucção de acordo com a invenção como as figuras 4a a 4d. No entanto, neste caso, o módulo de vórtice 30, bem como a caixa 38, têm uma seção transversal circular redonda.
[045] A figura 5 mostra uma visão em perspectiva, a Fig. 5b mostra uma visão transversal horizontal através do módulo de vórtice 30, a figura 5c mostra uma visão inferior do exaustor e a figura 5d mostra uma visão transversal do topo à base do exaustor.
[046] O exaustor de sucção 3 compreende uma seção superior da caixa cilíndrica 381 sob a qual uma seção inferior da caixa cilíndrica 382 é disposta. Nos lados da seção inferior da caixa 381, as entradas de ar 301 e 302 são dispostas.
[047] A seção superior da caixa 381 está ampliando para a seção inferior da caixa 382. Ambas as seções estão conectadas umas com as outrase, de preferência, formam uma parte única, de modo que a secção transversal da secção superior 381 é, na sua extremidade inferior, expandida pela secção inferior 382, em que a área de transição interna entre a secção superior 381 e a seção inferior 382 esteja totalmente aberta para permitir que o arflua através dela.
[048] O exaustor 3 compreende um meio de sucção 30 dentro da seção inferior da caixa 382 que puxa o ar para o exaustor de sucção 3 gerando pelo menos um movimento substancialmente circular, de ciclone ou de hélice.
[049] O gerador de vórtice 30 é disposto sobre a entrada de sucção central e compreende uma área em forma de anel 37 que é disposta entre um círculo interno 35 e um círculo externo 36. A área em forma de anel 37 entre uma tampa superior 374 e uma tampa inferior 375 dentro do geradorde vórtice compreende um número de pás 371, que pode ser visto na figura 5b e que está disposto pelo menos substancialmente tangencial em relação ao círculo interno 35 e distribuído uniformemente ao redor da área em forma de anel 37.
[050] Entre duas pás vizinhas 371, um canal tangencial 372 é formado, de modo que os canais tangenciais vizinhos 372 são lateralmente limitados pelas pás 371. As pás são, pelo menos, substancialmente dispostas entre o círculo interno 35 e o círculo externo 36.
[051] Para conduzir o ar, um ventilador 373 é disposto na extremidade externa de cada um ou pelo menos alguns dos canais. Os motores dos ventiladores sopram o ar pelo menos substancialmente tangencial para dentro da área de sucção 33 do exaustor 3 e, assim, geram a circulação de ar. As setas mostram a direção principal do fluxo do ar que é usada para gerar o vórtice. Nas laterais, as entradas de ar 301 e 302 são mostradas. Na parte superior do gerador de vórtice 30, um filtro 305 é disposto.
[052] A figura 5d mostra o ar subindo para a saída 332. Além disso, um meio de sucção 34 é disposto no centro da seção inferior da caixa.
[053] As figuras 6a a 6d mostram outra modalidade de um exaustor desucção 4 em uma caixa 48 de acordo com a invenção com um módulo de vórtice 40. A figura 6c mostra uma visão do exaustor de sucção 4 da parte inferior e a figura 6d mostra uma visão transversal do exaustor de sucção 4.
[054] Nesta modalidade, o vórtice é gerado por dois motores 41 e 42, que são dispostos em ambos os lados do exaustor de sucção 4 dentro das aberturas 401 e 402. Como uma alternativa, os motores também podem ser montados na lateral, em cima ou embaixo do gerador de vórtice 40.
[055] O ar sugado pelos motores 41 e 42 através de aberturas laterais 401 e 402, bem como aberturas inferiores 434, é direcionado às pás 472, que estão dentro do anel 47 entre uma tampa superior 474 e uma tampa inferior 475.
[056] Entre os canais 472 e os ventiladores 41 e 42, uma câmara de distribuição 404 é disposta.
[057] A câmara de distribuição 404 está circundando os canais 472em direção radial. Além da câmara de distribuição 404, os ventiladores 41 e 42 para abastecer a câmara de distribuição 404 com de ar são dispostos.
[058] A câmara de distribuição 404 abastece os canais 472 com ar para gerar pelo menos um movimento substancialmente circular, de ciclone, devórtice ou de hélice.
[059] Na parte superior, um meio de sucção 44 é disposto.
[060] As figuras 7a a 7c mostram uma modalidade com um exaustorde sucção 5 semelhante à modalidade de acordo com as figuras 6a a 6d. As figuras 7b e 7c mostram diferentes visões transversais.
[061] Nesta modalidade, o exaustor de sucção 5 tem uma secção transversal redonda em uma caixa 58. A figura 7d mostra dois motores 51 e 52, que empurram o ar para dentro da área de forma redonda 57 através da câmara de distribuição 504. O vórtice gerado, então, gera uma sucção 53. Além disso, um meio de sucção 54 é disposto perto da área de forma redonda 57. Lista de sinais de referência
Figure img0001
Figure img0002

Claims (13)

1. MEIOS DE SUCÇÃO (10, 20, 30), preferencialmente meios de gerador de vórtice ou de sucção furacão, para um exaustor de sucção (1, 2, 3), que puxa o ar para dentro do exaustor de sucção (1, 2, 3), gerando pelo menos um movimento circular, de ciclone, de vórtice ou de hélice, onde os meios de sucção (10, 20, 30) compreendem, uma área em forma de anel (17, 27, 37) com pelo menos um de canais tangenciais (172, 272, 372) ou canais (172, 272, 372) com um componente tangencial que são separados uns dos outros por elementos de separação (171), preferencialmente pás, para gerar pelo menos um movimento circular, de ciclone, de vórtice ou de hélice caracterizados pelo fato de que os meios de sucção (10, 20, 30) compreendem em pelo menos um canal (272), um ventilador (273, 373) para gerar pelo menos um movimento circular, de ciclone, de vórtice, ou de hélice.
2. MEIOS DE SUCÇÃO de acordo com a reivindicação 1, caracterizados pelo fato de a) que cada canal (172, 272, 372) é, em um lado delimitado por uma tampa superior (174, 374) e do outro lado delimitado por uma tampa inferior (175, 375) dos meios de sucção (10, 20, 30) e/ou b) em que cada canal (172, 272, 372) nos dois lados são delimitados pelos elementos de separação (171) que estão entre a tampa superior (174, 374) e a inferior (175, 375).
3. MEIOS DE SUCÇÃO de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizados pelo fato de que os meios de sucção (40, 50), compreendem pelo menos um ventilador (41, 42, 51, 52) adicional, onde entre os canais (472, 572) e pelo menos um ventilador (41, 42, 51, 52), uma câmara de distribuição (404, 504) é disposta.
4. MEIOS DE SUCÇÃO de acordo com a reivindicação 3, caracterizados pelo fato de a) que a câmara de distribuição (404, 504) é circundante aos canais (472, 572), preferencialmente, pelo menos, na direção radial, b) em que, de preferência radialmente, além da câmara de distribuição (404, 504), pelo menos um do ventilador (41, 42, 51, 52) adicional para abastecer a câmara de distribuição (404, 504) com o ar é disposto, c) onde a câmara de distribuição (404, 504) abastece os canais (472, 572) com o ar para gerar pelo menos um movimento circular, de ciclone, de vórtice ou de hélice.
5. EXAUSTOR DE SUCÇÃO, caracterizado pelo fato de que possui um meio de sucção (10, 20, 30, 40, 50) conforme definido em qualquer uma das reivindicações anteriores.
6. EXAUSTOR DE SUCÇÃO de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de a) que os meios de sucção (10, 20, 30) são dispostos em uma caixa (103) que pode ser inserida e/ou retirada do exaustor (1, 2, 3), como uma parte e/ou b) em que os meios de sucção (10, 20, 30) compreendem um filtro (105, 205, 305) que, pode ser montado sobre a tampa superior (174, 274, 374).
7. EXAUSTOR DE SUCÇÃO de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de a) que uma área de sucção externa (234) em torno do meio de sucção circunda uma área de sucção interna (231) dentro da área em forma de anel em que, b) os meios de sucção (20) sugam o ar para o exaustor de sucção, pelo menos, sobretudo, através da área de sucção interna (231).
8. EXAUSTOR DE SUCÇÃO de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que o ar para operar o meio de sucção (20, 40) é sugado lateralmente, de preferência, a) através de aberturas laterais (201, 202, 401, 402) e/ou b) da área de sucção externa (234, 434).
9. EXAUSTOR DE SUCÇÃO de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que um segundo meio de sucção, de preferência um ventilador adicional (24, 44) é disposto para empurrar o ar para fora do exaustor (2, 4), em que o segundo meio de sucção (24, 44) suga o ar para o exaustor de sucção uniformemente através da área de sucção externa (234) e interna (231).
10. EXAUSTOR DE SUCÇÃO de acordo com qualquer uma das reivindicações 5, 7, 8 ou 9, caracterizado pelo fato de a) que os meios de sucção (10, 20, 30) impulsionam ou podem impulsionar o segundo meio de sucção (24, 44) onde o impulso é de preferência dependente de ruído, eficiência e/ou vapores, b) em que os meios usados para impulsionar são de preferência um interruptor e/ou um dispositivo conduzido por sensor.
11. EXAUSTOR DE SUCÇÃO de acordo com qualquer uma das reivindicações 5 ou de 7 a 10, caracterizado pelo fato de a) que o meio de sucção (10, 20, 30) é disposto na ou perto da superfície inferior e/ou uma área ampliada da coifa (1, 2, 3) e/ou b) em que o segundo meio de sucção (24, 44) é um meio de sucção padrão, disposto na ou perto da superfície inferior e/ou uma área estreita do exaustor.
12. EXAUSTOR DE SUCÇÃO de acordo com qualquer uma das reivindicações 5 ou de 7 a 11, caracterizado pelo fato de que o exaustor de sucção é um exaustor de sucção ventilado e/ou de recirculação.
13. MÉTODO PARA GERAR UMA SUCÇÃO do ar caracterizado pelo fato de que a sucção é realizada por meio de um exaustor de sucção como definido em qualquer uma das reivindicações 5 ou de 7 a 12.
BRPI0923353-9A 2008-12-10 2009-12-10 Meios de sucção, exaustor de sucção e método para gerar uma sucção BRPI0923353B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP08021415.8 2008-12-10
EP08021415.8A EP2196737B1 (en) 2008-12-10 2008-12-10 Suction Hood
PCT/EP2009/008824 WO2010066422A2 (en) 2008-12-10 2009-12-10 Suction hood

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI0923353A2 BRPI0923353A2 (pt) 2021-03-02
BRPI0923353A8 BRPI0923353A8 (pt) 2021-06-08
BRPI0923353B1 true BRPI0923353B1 (pt) 2021-12-28

Family

ID=40834333

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0923353-9A BRPI0923353B1 (pt) 2008-12-10 2009-12-10 Meios de sucção, exaustor de sucção e método para gerar uma sucção

Country Status (13)

Country Link
US (1) US9447979B2 (pt)
EP (2) EP2196737B1 (pt)
JP (1) JP5637996B2 (pt)
KR (1) KR20110098940A (pt)
CN (1) CN102265093B (pt)
AU (1) AU2009326528B2 (pt)
BR (1) BRPI0923353B1 (pt)
CA (1) CA2746451A1 (pt)
ES (1) ES2427831T3 (pt)
MX (1) MX2011005999A (pt)
PL (1) PL2196737T3 (pt)
RU (1) RU2481530C2 (pt)
WO (1) WO2010066422A2 (pt)

Families Citing this family (25)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN102954514B (zh) * 2011-08-27 2016-08-17 博西华电器(江苏)有限公司 抽油烟机及其龙卷风产生装置
CN103075755B (zh) * 2013-02-06 2015-09-23 常加林 一种自动升降封闭式油烟机
KR102075916B1 (ko) * 2013-02-21 2020-02-11 웅진코웨이 주식회사 소음 방지 후드
CN104061612B (zh) * 2014-07-16 2016-08-24 侯春景 一种抽油烟方法以及利用该方法制作的抽油烟机
CN105627396B (zh) * 2014-11-28 2020-05-05 博西华电器(江苏)有限公司 侧吸式抽油烟机及其集油装置
CN105180239B (zh) * 2015-09-17 2018-08-31 宁波方太厨具有限公司 一种厨房小型龙卷风吸油烟系统及其旋转气幕生成器
CN105485743B (zh) * 2016-01-15 2017-11-03 宁波方太厨具有限公司 一种具有降噪机构的吸油烟机
CA3028107A1 (en) * 2016-07-07 2018-01-11 B.S. Service S.R.L. Kitchen extractor hood with directional flow
IT201600071189A1 (it) * 2016-07-07 2018-01-07 B S Service S R L Cappa aspirante per cucine con flusso direzionale.
HUE049230T2 (hu) * 2016-07-07 2020-09-28 B S Service S R L Páraelszívató kürtõ örvénylõ áramlással
IT201600071188A1 (it) * 2016-07-07 2018-01-07 B S Service S R L Cappa aspirante per cucine con flusso a vortice.
CN106439964B (zh) * 2016-09-30 2019-11-12 宁波方太厨具有限公司 一种吸油烟机
CN106594826A (zh) * 2016-12-02 2017-04-26 宁波方太厨具有限公司 一种旋吸式吸油烟机
KR102111328B1 (ko) * 2016-12-06 2020-05-15 엘지전자 주식회사 배기 장치
CN106765393B (zh) * 2016-12-23 2023-08-18 宁波方太厨具有限公司 一种吸油烟机
CN106594833B (zh) * 2016-12-23 2019-11-29 宁波方太厨具有限公司 一种吸油烟机的引射辅助装置
CN106594834B (zh) * 2016-12-23 2019-08-23 宁波方太厨具有限公司 一种吸油烟机的旋流辅助装置
CN108019803B (zh) * 2017-11-27 2022-12-30 佛山市云米电器科技有限公司 一种具有卷吸效应的非平面式抽油烟机
CN108105824A (zh) * 2018-01-16 2018-06-01 青岛海尔智慧厨房电器有限公司 一种油烟机汲烟器及油烟机
KR101964002B1 (ko) * 2018-02-23 2019-03-29 이윤무 석재용 도드락다듬 가공장치
CN108253491B (zh) * 2018-03-07 2022-12-30 佛山市云米电器科技有限公司 一种具有分离油烟功能外壳的油烟机
CN108151103B (zh) * 2018-03-07 2023-01-03 佛山市云米电器科技有限公司 一种带可拆式油烟分离器的油烟机
CN108317568B (zh) * 2018-03-07 2022-12-30 佛山市云米电器科技有限公司 一种涡流分离油烟的油烟分离组件及一种油烟机
DE102018219738A1 (de) * 2018-11-19 2020-05-20 BSH Hausgeräte GmbH Dunstabzugshaube
JP7169211B2 (ja) * 2019-01-29 2022-11-10 三菱重工業株式会社 吸引装置及び吸引方法

Family Cites Families (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3943836A (en) * 1974-08-15 1976-03-16 Vent-Cair, Inc. Apparatus for removing fumes from the space above a cooking appliance in a restaurant
JPS63297952A (ja) * 1987-05-29 1988-12-05 Japan Steel Works Ltd:The 焜炉の排煙方法及びその装置
DK312288D0 (da) 1988-06-08 1988-06-08 Hansen & Raagaard Aps Fremgangsmaade og anlaeg til mekanisk punktudsugning
JP3134159B2 (ja) * 1990-07-05 2001-02-13 株式会社トルネックス 人工竜巻発生機構及びその装置並びにこれを用いた照明装置
CN2097369U (zh) * 1991-03-07 1992-02-26 单杰山 旋流密封抽油烟机
FR2736567B1 (fr) * 1995-07-13 1997-08-08 Europ Equip Menager Systeme d'aspiration d'emanations, notamment pour hotte aspirante
JPH10103726A (ja) * 1996-09-30 1998-04-21 Fuji Kogyo Kk レンジフードファン
KR100392302B1 (ko) * 1998-03-30 2003-07-22 다이킨 고교 가부시키가이샤 흡기·송풍 장치
JP3327247B2 (ja) * 1999-01-14 2002-09-24 ダイキン工業株式会社 換気装置
JP2000234776A (ja) * 1999-02-15 2000-08-29 Daikin Ind Ltd 換気装置
JP2001174037A (ja) * 1999-07-01 2001-06-29 Daikin Ind Ltd トルネード型吸気・送風装置
JP3395736B2 (ja) * 1999-10-26 2003-04-14 ダイキン工業株式会社 給排気装置
DE10208488A1 (de) * 2002-02-27 2003-09-04 Bsh Bosch Siemens Hausgeraete Abzugshaube und Verfahren zur Absaugung und/oder Aufreinigung kontaminierter Trägerstoffe
US6820609B2 (en) * 2002-04-03 2004-11-23 Vent-A-Hood Ltd. Low-profile ventilation hood
JP4526780B2 (ja) * 2003-04-30 2010-08-18 富士夫 堀 フード装置
US6886554B2 (en) * 2003-09-15 2005-05-03 Shiang-Sheng Cheng Fume exhaust apparatus for cooking stoves
JP4366236B2 (ja) * 2004-04-26 2009-11-18 邦昭 堀越 電磁誘導調理器具における換気補助装置
KR100640824B1 (ko) * 2005-02-15 2006-11-06 엘지전자 주식회사 공기조화 시스템 및 정압상승장치 그리고 그 제어방법
TWI291002B (en) * 2006-02-24 2007-12-11 Acxing Ind Co Ltd The structure and the method of the auxiliary gas exhaust
ITPN20060058A1 (it) * 2006-07-27 2008-01-28 Electrolux Professional Spa Cappa di aspirazione a ventilazione perfezionata

Also Published As

Publication number Publication date
EP2196737B1 (en) 2013-07-03
CN102265093A (zh) 2011-11-30
PL2196737T3 (pl) 2013-12-31
ES2427831T3 (es) 2013-11-04
US9447979B2 (en) 2016-09-20
AU2009326528B2 (en) 2015-01-15
CA2746451A1 (en) 2010-06-17
BRPI0923353A8 (pt) 2021-06-08
US20120037144A1 (en) 2012-02-16
EP2196737A1 (en) 2010-06-16
JP5637996B2 (ja) 2014-12-10
WO2010066422A3 (en) 2011-07-21
JP2012511685A (ja) 2012-05-24
RU2481530C2 (ru) 2013-05-10
MX2011005999A (es) 2011-06-28
WO2010066422A2 (en) 2010-06-17
AU2009326528A1 (en) 2011-06-23
EP2359068A2 (en) 2011-08-24
KR20110098940A (ko) 2011-09-02
CN102265093B (zh) 2013-11-06
RU2011128311A (ru) 2013-01-20
BRPI0923353A2 (pt) 2021-03-02
EP2359068B1 (en) 2016-04-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0923353B1 (pt) Meios de sucção, exaustor de sucção e método para gerar uma sucção
EP3742056A1 (en) Range hood with vortex fan
RU2526932C2 (ru) Вытяжной колпак
BRPI0922445B1 (pt) exaustor de sucção
WO2018094788A1 (zh) 抽油烟机
JP2001056142A (ja) 台所用換気システム
CN110545703A (zh) 一种上投辐射式烧烤盘
ES2950565T3 (es) Campana extractora con inyección forzada de aire
TWI629438B (zh) 廚房抽油煙烹飪設備
CN207539968U (zh) 一种吸油烟机
JP6240818B2 (ja) エアフィルタ装置、吸気装置、及び集塵装置
KR102543356B1 (ko) 하향식 후드 일체형 쿡탑용 상부 배기 구조물, 및 하향식 후드 일체형 쿡탑
WO2023060828A1 (zh) 一种烤炉
CN106765428A (zh) 一种超负压抽油烟机
CN109595627A (zh) 一种吸油烟机

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 10/12/2009, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF, QUE DETERMINA A ALTERACAO DO PRAZO DE CONCESSAO.