BRPI0914758B1 - molde de cura de pneumático - Google Patents

molde de cura de pneumático Download PDF

Info

Publication number
BRPI0914758B1
BRPI0914758B1 BRPI0914758A BRPI0914758A BRPI0914758B1 BR PI0914758 B1 BRPI0914758 B1 BR PI0914758B1 BR PI0914758 A BRPI0914758 A BR PI0914758A BR PI0914758 A BRPI0914758 A BR PI0914758A BR PI0914758 B1 BRPI0914758 B1 BR PI0914758B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
mold
sections
support ring
base plate
displacement elements
Prior art date
Application number
BRPI0914758A
Other languages
English (en)
Inventor
Marvin G. Owen
Original Assignee
Compagnie Generale Des Etablissements Michelin
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=41444823&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0914758(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Compagnie Generale Des Etablissements Michelin filed Critical Compagnie Generale Des Etablissements Michelin
Publication of BRPI0914758A2 publication Critical patent/BRPI0914758A2/pt
Publication of BRPI0914758B1 publication Critical patent/BRPI0914758B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B29WORKING OF PLASTICS; WORKING OF SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE IN GENERAL
    • B29DPRODUCING PARTICULAR ARTICLES FROM PLASTICS OR FROM SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE
    • B29D30/00Producing pneumatic or solid tyres or parts thereof
    • B29D30/06Pneumatic tyres or parts thereof (e.g. produced by casting, moulding, compression moulding, injection moulding, centrifugal casting)
    • B29D30/0601Vulcanising tyres; Vulcanising presses for tyres
    • B29D30/0606Vulcanising moulds not integral with vulcanising presses
    • B29D30/0629Vulcanising moulds not integral with vulcanising presses with radially movable sectors
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B29WORKING OF PLASTICS; WORKING OF SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE IN GENERAL
    • B29DPRODUCING PARTICULAR ARTICLES FROM PLASTICS OR FROM SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE
    • B29D30/00Producing pneumatic or solid tyres or parts thereof
    • B29D30/06Pneumatic tyres or parts thereof (e.g. produced by casting, moulding, compression moulding, injection moulding, centrifugal casting)
    • B29D30/0601Vulcanising tyres; Vulcanising presses for tyres
    • B29D30/0606Vulcanising moulds not integral with vulcanising presses
    • B29D30/0629Vulcanising moulds not integral with vulcanising presses with radially movable sectors
    • B29D2030/063Vulcanising moulds not integral with vulcanising presses with radially movable sectors the moulds being split in upper and lower halves

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Moulds For Moulding Plastics Or The Like (AREA)
  • Heating, Cooling, Or Curing Plastics Or The Like In General (AREA)

Abstract

molde de cura de pneumático é descrito um molde de cura de pneumático capaz de operar entre posições aberta e fechada que inclui uma primeira pluralidade de seções transladáveis, as seções sendo transladáveis entre posições aberta e fechada e uma ou mais primeiras placas laterais posicionadas para engate com a primeira pluralidade de seções transladáveis quando as seções estiverem na posição fechada. o molde de cura de pneumático também inclui um primeiro anel de apoio do molde que engata de forma deslizante a primeira pluralidade de seções e é anexada de forma deslizante em uma primeira placa de base, e uma primeira pluralidade de elementos de deslocamento estendendo-se entre a primeira placa de base e o primeiro anel de apoio do molde, um ou mais elementos de deslocamento aplicando uma força de fechamento contra o primeiro anel de apoio do molde para forçar a primeira pluralidade de seções transladáveis para a posição fechada.

Description

Esta invenção refere-se geralmente a moldes de cura e, mais especificamente, a aparelho para controlar a abertura e/ou fechamento de moldes de cura do tipo dividido e/ou segmentado.
Descrição da Técnica Relacionada
Moldes para curar objetos, tais como pneumáticos, etc., podem compreender um molde dividido. Um molde dividido geralmente inclui uma porção do molde superior e uma porção do molde inferior, cada uma das quais translada verticalmente entre posições aberta e fechada. Cada uma das porções superior e inferior do molde pode ser geralmente segmentada em uma pluralidade de seções arqueadas. Durante ou subsequente à translação vertical, as seções das porções superior e inferior transladam para fora em uma direção radial. A translação radial das seções facilita a desmoldagem do objeto curado. Por exemplo, um pneumático com um desenho de banda de rodagem complexo pode ser difícil de desmoldar sem a porção radial do molde transladar para fora, as porções das seções do molde permaneceríam dentro da banda de rodagem moldada para resistir a qualquer força que tenta levantar o pneumático verticalmente do molde.
Em virtude de um molde do tipo dividido segmentado geralmente incluir uma pluralidade de componentes do molde interoperáveis, é importante que os componentes do molde colapsem para dentro para engatar devidamente componentes do molde adjacentes em uma posição do molde fechada, para eliminar a formação de qualquer folga entre eles. Isto é especialmente importante com interseções localizadas em tomo da cavidade do pneumático formada no molde. Folgas podem resultar de componentes indevidamente desenhados ou desgastados. A formação de folgas em tomo da cavidade do pneumático resulta na formação de respingo ao longo de porções associadas do pneumático curado. Respingo é borracha que é forçada entre componentes do molde adjacentes pela pressurização encontrada durante o processo de cura do pneumático. Respingo resulta em uma perda de borracha, que pode ser detrimental para a formação e integridade do pneumático correspondente. Ele pode também causar desalinhamento na área da banda de rodagem, que pode impedir a formação adequada de elementos complicados da banda de rodagem. Em um esforço de atenuar este problema, os vários componentes do molde são desenhados e formados com alta precisão para proporcionar um engate justo. Isto exige mão-de-obra e custo significantes. Adicionalmente, mecanismos de alinhamento podem ser usados no molde para promover o alinhamento adequado de componentes do molde durante operações de fechamento do molde, com o propósito de reduzir desgaste ao longo das bordas de componentes do molde. Dessa maneira, existe uma necessidade de um mecanismo que acomode e supere os efeitos do desgaste e componentes do molde desgastados e desenhados de forma inexata, cada um dos quais podería formar folgas ao longo da cavidade do molde.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Modalidades particulares da presente invenção incluem um molde de cura de pneumático capaz de operar entre posições aberta do molde e fechada do molde, o molde incluindo uma primeira pluralidade de seções transladáveis, as seções sendo transladáveis entre posições aberta e fechada. O molde também inclui uma ou mais primeiras placas laterais posicionadas para engate com a primeira pluralidade de seções transladáveis quando as seções estiverem na posição fechada, e um primeiro anel de apoio do molde que engata de forma deslizante a primeira pluralidade de seções e é anexado de forma deslizante a uma primeira placa de base. O molde também inclui uma primeira pluralidade de elementos de deslocamento estendendo-se entre a primeira placa de base e o primeiro anel de apoio do molde em uma pluralidade de locais em tomo do molde, um ou mais elementos de deslocamento aplicando uma força de fechamento contra o primeiro anel de apoio do molde para forçar a primeira pluralidade de seções transladáveis para a posição fechada.
Modalidades particulares do molde de cura podem também incluir uma segunda pluralidade de seções transladáveis, as seções sendo transladáveis entre posições aberta e fechada, a segunda pluralidade de seções engatando uma ou mais segundas placas laterais na posição fechada. Modalidades particulares podem também incluir um segundo anel de apoio do molde que engata de forma deslizante a segunda pluralidade de seções e é anexado de forma deslizante em uma segunda placa de base, e uma segunda pluralidade de elementos de deslocamento estendendo-se entre a segunda placa de base e o segundo anel de apoio do molde em uma pluralidade de locais em tomo do molde, a segunda pluralidade de elementos de deslocamento aplicando uma força de fechamento contra o segundo anel de apoio do molde para forçar a segunda pluralidade de seções transladáveis para a posição fechada.
Em modalidades particulares do molde de cura, a pluralidade de primeiros elementos de seção são elementos da seção superior, uma ou mais primeira placas laterais são placas laterais superiores, o primeiro anel de apoio do molde é um anel de apoio do molde superior, a primeira placa de base é uma placa de base superior, a pluralidade de segundos elementos de seção são elementos da seção inferior, uma ou mais segundas placas laterais são placas laterais inferiores, o segundo anel de apoio do molde é um anel de apoio do molde inferior, a segunda placa de base é uma placa de base inferior.
Os objetos, recursos e vantagens expostos da invenção, e outros mais, ficarão aparentes a partir das descrições mais detalhadas seguintes de modalidades particulares da invenção, ilustradas no desenho anexo, em que números de referência iguais representam partes iguais da invenção.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A figura 1 é uma vista lateral seccional parcial de um molde de cura de pneumático de acordo com uma modalidade da invenção, mostrando dois (2) agrupamentos de elementos de deslocamento (vista lateral não seccional) em um local em tomo do molde de cura seccionado.
A figura 2 é uma vista lateral seccional do molde mostrado na figura 1, tomada em um local circunferencial diferente do molde.
A figura 3 é uma vista lateral seccional parcial ampliada do molde mostrado na figura 1.
A figura 4 é uma vista seccional lateral ampliada do molde mostrado na figura 2.
A figura 5 é uma vista lateral seccional ampliada mostrando uma modalidade alternativa do molde mostrado na figura 4.
A figura 6 é uma vista seccional de topo do molde mostrado na figura 1, feita ao longo da linha 6-6.
A figura 7 é uma vista ampliada do molde mostrado na figura 1, mostrando o molde em uma operação substancialmente fechada antes do fechamento da folga pelos elementos de deslocamento (vista lateral não seccional).
A figura 8 é uma vista lateral seccional parcial ampliada do molde mostrando uma modalidade alternativa.
DESCRIÇÃO DETALHADA DE MODALIDADES PARTICULARES
Modalidades particulares da presente invenção fornecem um aparelho para controlar a abertura e fechamento de um molde de cura e, mais especificamente, um molde de cura do tipo dividido e/ou segmentado.
Em modalidades particulares mostradas nas figuras 1-7, um molde de cura de pneumático tipo dividido 10 compreende uma porção do molde superior 20 e uma porção do molde inferior 30. Cada porção do molde 20, 30 é geralmente segmentada em uma pluralidade de seções 24, 34 respectivamente. Uma ou mais placas laterais 22, 32 formam um anel e engatam a pluralidade de seções 24, 34 para formar uma cavidade de moldagem de pneumático 18, onde as placas laterais 22, 32 são associadas com um costado do pneumático curado, e as seções 24, 34 são geralmente associadas com a área da banda de rodagem do pneumático curado. Em modalidades particulares, o anel de apoio do molde superior 21 e as placas laterais superiores 22 são conectadas a uma placa de base superior 26, enquanto a anel de apoio do molde inferior 31 e as placas laterais inferiores 34 são conectadas a uma placa de base inferior 36. Anéis de apoio do molde 21, 31 podem formar uma unidade formada unitariamente, ou podem ser montados de uma pluralidade de componentes. Qualquer placa de base superior ou inferior 26, 36 pode ser formada de uma ou mais seções ou componentes. As seções superior e inferior 24, 34 são engatadas de forma deslizante com cada anel de apoio do molde correspondente (adjacente) 21, 31. A medida que a placa de base superior 26 eleva a porção superior do molde 20 durante uma operação de abertura do molde, cada seção superior 24 translada para baixo e radialmente para fora em relação ao anel de apoio do molde superior 21 ao longo de uma superfície de apoio do molde inclinada 21a e a superfície da seção 27, mas são finalmente levantadas em relação a uma linha de centro do molde CL em virtude do movimento ascendente da placa de base superior 26. Em modalidades particulares, a placa de base inferior 36 permanece fixa durante operações de abertura e fechamento do molde, embora seja contemplado em outras modalidades que a placa de base inferior 36 pode transladar durante procedimentos de abertura e fechamento do molde em de maneira igual ou diferente à placa de base superior 26 aqui descrita. E também contemplado em outras modalidades que a placa de base superior 26 pode permanecer fixa, em vez da placa de base inferior 36, onde a placa de base inferior 36, anel de apoio do molde inferior 31, e seções inferiores 34 operariam como a placa de base superior 26, apoio do molde superior 21 e seções superiores 24 são aqui descritas. Durante operações de abertura do molde, seções inferiores 34 transladam para cima e para fora em relação ao anel de apoio do molde inferior 31. Superfícies inclinadas 27, 37 e 21a, 31a são geralmente inclinadas em relação à linha de centro do molde CL. Anéis de apoio do molde 21, 31 retêm a pluralidade de seções 24, 34 em arranjos tipo anel expansível, por meio do que as seções 24, 34 deslizam entre posições aberta e fechada ao longo das superfícies cônicas inclinadas 21a, 31a de cada anel de apoio do molde 21, 31. Em modalidades particulares, superfícies inclinadas 27, 37 das seções 24, 34, respectivamente, correspondem às superfícies inclinadas de apoio do molde 21a, 31a, respectivamente, para engate deslizante; entretanto, é contemplado que uma superfície ou elemento pode ser localizado entre as superfícies inclinadas correspondente de anéis de apoio do molde 21, 31 e seções 24, 34 sem fugir do escopo da invenção. Em outras modalidades, um molde não dividido é contemplado, em que uma das placas do molde superior ou inferior 21, 31 e das seções superior e inferior 24, 34 são combinadas para formar uma pluralidade de seções que se estende cada qual entre placas laterais superior e inferior 22, 32.
Durante uma operação de fechamento do molde, forças de fechamento são transmitidas através da placa de base superior 26 de acordo com as modalidades mostradas nas figuras. A placa de base superior 26 força as seções superiores 24 para contato com as seções inferiores 34 ao longo da superfícies 29, 39. Ao mesmo tempo, a placa de base superior 26 força o anel de apoio do molde superior 21 verticalmente para baixo, direcionando assim as seções 24, 34 radialmente para dentro e para baixo, embora as seções 24 geralmente transladem mais especificamente para cima e para dentro ao longo da superfícies 27 em relação ao anel de apoio do molde 21, e as seções 34 transladam para baixo e para dentro ao longo das superfícies 37 do anel de apoio das seções 34 do molde relativas ao anel de apoio do molde 31. Mais especifícamente, a superfície 27 de cada seção superior 24 desliza ao longo da superfície 21a do anel de apoio do molde 21, e a superfície 37 de cada seção 34 desliza ao longo da superfície 31a do anel de apoio do molde 31. A translação radial faz com que as seções superiores 24 engatem placas laterais correspondente 22 ao longo das superfícies 23, 25, e as seções inferiores 34 engatem placas laterais correspondentes 32 ao longo das superfícies 33, 35. Simultaneamente, as seções 24, 34 engatam as superfícies laterais (não mostradas) das seções adjacentes 24, 34 para formar uma coroa anular superior e inferior das seções superiores 24 e seções inferiores 34, respectivamente. As seções 24, 34 também engatam placas de base correspondentes 26, 36. Depois que o molde 10 é fechado em tomo de um pneumático verde, o molde é intemamente pressurizado para forçar o pneumático verde contra as superfícies da cavidade interna de moldagem de pneumático 18.
Com referência geral às figuras 1, 3, e 6, uma pluralidade de elementos de deslocamento 40 pode ser colocada entre o anel de apoio do molde superior 21 e a placa de base superior 26, e entre o anel de apoio do molde inferior 31 e a placa de base inferior 36 para arranjar firmemente as seções 24, 34 contra seções adjacentes 24, 34 e placas laterais 22, 32, subsequente ao fechamento do molde. Isto fecharia substancialmente qualquer folga remanescente no molde 10 subsequente ao fechamento do molde, e alinharia substancialmente todas as seções 24, 34 umas com as outras bem como qualquer placa lateral 22, 32 para formar uma cavidade de moldagem de pneumático devidamente alinhada 18. Em outras modalidades, elementos de deslocamento 40 podem ser usados em moldes não divididos, como anteriormente descrito, em que a pluralidade de elementos de deslocamento 40 seria usada em associação com um apoio do molde 21, 31 que engataria uma pluralidade de seções estendendo-se entre placas laterais superior e inferior 22, 32.
Em uma modalidade, os elementos de deslocamento 40 são molas que fornecem uma força de fechamento Fc, com o propósito de eliminar (isto é, fechar) qualquer folga ou desalinhamento que de outra forma existiría entre componentes do molde, tais como as seções 24, 34 e as placas laterais 22, 32, quando o molde estiver em uma posição geralmente fechada. Em modalidades particulares, como mostrado exemplarmente nas figuras 1,3, 6, 7 e 8, as molas podem compreender arruelas de mola em forma de copo (que não são chatas), também conhecidas como arruelas Belleville, que são molas de alta força e baixo deslocamento. Em uma modalidade, arruelas Belleville fornecem cada qual 1-2 milímetros de deslocamento. Qualquer quantidade de arruelas de mola pode ser empilhada e arranjada em qualquer orientação desejada para se conseguir uma força de mola desejada. Em outras palavras, arruelas de mola podem ser empilhadas de cabeça para cima, de cabeça para baixo, ou qualquer combinação destas. Nas figuras, o arranjo ou grupo de arruelas de mola inclui duas (2) arruelas de mola arranjadas de cabeça para baixo, que são colocadas por cima de duas (2) arruelas arranjadas de cabeça para cima. E conhecido na técnica que o arranjo de uma quantidade de arruelas de mola afetará a força de mola geral do agrupamento empilhado. A força de mola para qualquer conjunto de elementos de deslocamento 40 que age em tomo de qualquer anel de apoio do molde 21,31 deve coletivamente poder superar e resistir a pressão interna do molde 10, que tenta abrir ou separar os componentes do molde durante uma operação de cura, tais como as seções 24, 34, respectivamente. Adicionalmente, tal força de mola coletiva não deve ser maior que a força de fechamento do molde 10, já que de outra forma o molde se abriría por causa da aplicação da força de mola. Em modalidades particulares, a pressão interna do molde é igual a aproximadamente 25 toneladas de força. E contemplado que elementos de deslocamento 40 podem compreender outras molas conhecidas, tais como, por exemplo, molas de folhas ou espiral, bem como qualquer outros dispositivos conhecidos capazes de conseguir as forças e deslocamentos desejados para aplicações particulares.
Em uma outra modalidade, os elementos de deslocamento 40 compreendem uma pluralidade de molas ou arruelas Belleville arranjada em uma pilha coaxial. Durante abertura e fechamento do molde, a pilha de arruelas Bellville pode deslizar do arranjo coaxial sem algum dispositivo de restrição. Esta restrição podería ser provida por uma usinagem de precisão do diâmetro interno da cavidade 42 para casar com o diâmetro externo das arruelas Belleville. A presente modalidade fornece uma solução simplificada. Um elemento macho 56 é inserido nos furos centrais das arruelas. O pino 56 é usado para manter as arruelas em um arranjo coaxial sem limitar a compressão vertical das arruelas. Portanto, o comprimento axial do pino tem que ter um comprimento suficientemente grande para engatar todas as arruelas na pilha quando o molde for aberto ou durante sua montagem, e este comprimento tem que ser suficientemente pequeno de forma que a força da placa de base superior 26 seja transmitida ao anel de apoio do molde 21 através da pilha de arruelas Belleville, isto é, o anel de apoio do molde não deve se soltar da base no pino 56.
Um aspecto adicional desta modalidade tem um pino 56 que pode incluir uma crista em tomo da circunferência de uma extremidade. O processo de fabricar as arruelas Belleville deforma uma peça-em-bruto metálica plana, por exemplo, uma estampagem de metal, na forma funcional acabada, de domo ou frustrocônica. Portanto, o furo central inerentemente tem um diâmetro interno decrescente. A presente modalidade tira vantagem desta forma para prover uma maneira de suspender o pino 56 na pilha de arruelas. A crista tem um diâmetro que é intermediário às bordas interna e externa da arruela. Isto faz com que o pino 56 prenda o diâmetro interno decrescente da arruela superior e suspenda o pino na pilha de arruelas. Modalidades particulares da presente invenção utilizam um elemento macho suspenso na pilha de arruelas por uma crista para garantir um valor menor ou igual à meio engate com os arruelas superior e inferior. Sem a crista no elemento macho, o elemento macho cai no fundo da pilha de arruelas possivelmente sem engate com a arruela superior. Com a crista, o elemento macho é suspenso com engate menos que meio a meio com os arruelas superior e inferior deixando espaço para compressão dos arruelas.
Esta modalidade está especificamente ilustrada na figura 8, onde os arruelas Belleville 40 estão mostradas como dois pares tipo copo com a crista 58 do pino 56 suspendendo o pino 56 do diâmetro interno decrescente do arruela superior.
Uma solução alternativa para centralizar as arruelas, como conhecido na técnica, é criar uma tampa no pino, similar a um parafuso, para segurar o pino acima da primeiro arruela, mas a solução não permitiu a compressão direta das arruelas de uma parte do molde para uma outra parte do molde. A força de compressão é necessária entre a placa de base 26, 36 e o anel de apoio do molde 21, 31 para remover qualquer folga causada por componentes indevidamente desenhados ou desgastados.
Com referência geral às figuras 1 e 3, os elementos de deslocamento 40 são geralmente colocados entre o anel de apoio do molde superior 21 e a placa de base superior 26, e entre o anel de apoio do molde inferior 31 e a placa de base inferior 36. Em modalidades particulares, mostradas a título de exemplo nas figuras, um ou mais de uma pluralidade de elementos de deslocamento 40 engatam uma placa de base 26, 36, e um ou mais da pluralidade de elementos de deslocamento 40 engatam um anel de apoio do molde correspondente 21, 31 (isto é, em um agrupamento de elementos de deslocamento 40). Em outras modalidades, um da pluralidade de elementos de deslocamento engata tanto uma placa de base 26, 36 quanto o anel de apoio do molde correspondente 21, 31 (tal como, por exemplo, quando um único elemento de deslocamento é localizado entre uma placa de base 26, 36 e um anel de apoio do molde correspondente 21,31).
Em modalidades particulares, tal como a modalidade mostrada nas figuras 1, 3, 6 e 7, um ou mais elementos de deslocamento 40 podem ser colocados em uma cavidade de retenção 42. Na modalidade mostrada nas figuras, a cavidade 42 é localizada ao longo da superfície 21b, 31b de cada anel de apoio do molde 21, 31. E contemplado que a cavidade 42 pode, na modalidade alternativa, ser localizada na placa de base correspondente 26, 36, ou, em outras modalidades, uma segunda cavidade 42 pode ser formada na placa de base correspondente 26, 36 oposta a uma cavidade 42 formada no anel de apoio do molde associado 21, 31 (de forma que elementos de deslocamento 40 estendam tanto até os pares de anéis de apoio correspondentes do molde quanto às placas de base). E contemplado que, em outras modalidades, elementos de deslocamento 40 podem estender-se entre placas de base 26, 36 e anéis de apoio do molde correspondentes 21,31 sem a existência de qualquer cavidade 42. Em lugar disto, um prendedor ou outro dispositivo pode ser usado para limitar os elementos de deslocamento 40 em um local ao longo de anéis de apoio do molde 21, 31, que pode estender-se através ou em tomo dos elementos de deslocamento 40 e nos anéis de apoio do molde 21, 31 e/ou placas de base 26, 36.
Com referência às figuras 2, 4 e 5, os anéis de apoio do molde 21, 31 são anexados geralmente de forma deslizante nas placas de base adjacentes 26, 36 com o propósito de prover translação de um ou mais anéis de apoio do molde 21,31 em relação à placa de base correspondente 26, 36. Nas modalidades mostradas, um prendedor 44 estende-se entre placas de base correspondente 26, 36 e os anéis de apoio do molde 21, 31 em uma pluralidade de locais em tomo do molde 10. Nas modalidades mostradas nas figuras, cada prendedor 44 estende-se através de uma placa de base 26, 36, e sem anexação na mesma, e é preso em um anel de apoio do molde adjacente 21, 31, tal como, por exemplo, por meio de anexação rosqueada ou de adesivo. Nas modalidades mostradas nas figuras, anexação rosqueada é provida. Dessa maneira, cada prendedor 44 é deslizável em relação a uma placa de base correspondente 26, 36. Uma abertura 45a é provida em placas de base 26, 36 para inserção do prendedor 44, enquanto a abertura 45b é provida no anel de apoio do molde 21, 31 para recebimento e fixação do prendedor 44. Uma cavidade 46 pode ser provida em placas de base 26, 36 para recebimento de qualquer cabeça do prendedor 44, com o propósito de agir como um escareador e manter qualquer cabeça do prendedor 44 abaixo da superfície externa da placa de base correspondente 26, 36. Em outras modalidades, é contemplado que um prendedor 44 pode estender-se através ou em tomo dos elementos de deslocamento 40, que pode não somente conectar placas de base 26, 36 e anéis de apoio do molde correspondentes 21, 31, mas também limitar os elementos de deslocamento 40 em um local desejado. É também contemplado que outros dispositivos conhecidos de anexar os anéis de apoio do molde 21,31 nas placas de base correspondentes 26, 36 podem ser usados, que, por exemplo, podem incluir usar um ou mais elementos de deslocamento 40 para conectar rotacionalmente anéis de apoio do molde 21, 31 nas placas de base correspondente 26, 36.
Em modalidades particulares, exemplificadas pelas figuras 2 e 4, o prendedor 44 pode estender-se através de uma camisa 44a. Em modalidades particulares, o prendedor 44 engata de forma deslizante a camisa 44a à medida que os elementos de deslocamento 40 estendem e comprimem. Embora seja contemplado que uma camisa 44a possa não existir, uma camisa 44a pode ser usada da maneira desejada, tal como quando, por exemplo, se deseja prover um material mais durável para interação com o prendedor 44. Em uma modalidade, os prendedores 44 e camisas 44a são formados de aço, e anéis de apoio do molde 21, 31 são formados de alumínio. Em uma outra modalidade, exemplificada pela figura 5, o prendedor 44 é um parafuso de ressalto, que inclui uma porção com um maior diâmetro externo ou espessura que pode engatar de forma deslizante uma superfície correspondente da abertura 45a da placa de base correspondente 26, 36.
O prendedor 44 pode ser usado para limitar a extensão dos elementos de deslocamento 40. Como mostrado nas figuras 2, 4 e 5, o prendedor 44 pode ser preso dentro de um anel de apoio do molde 21, 31 até uma profundidade que proporciona uma distância de deslocamento AD entre uma porção do prendedor 44, que pode ser, por exemplo, uma porção da cabeça do prendedor ou uma arruela, e uma superfície da placa de base. A distância de deslocamento AD refere-se à quantidade de deslocamento disponível para extensão ou expansão dos elementos de deslocamento 40. A distância de deslocamento AD é uma distância máxima quando um anel de apoio do molde correspondente 21, 31 é posicionado em relação de proximidade com uma placa de base associada 26, 36, que pode ser um engate apoiado. Em outras palavras, quando elementos de deslocamento 40 estão em uma configuração de máxima compressão (isto é, uma mínima altura), que pode ser limitada mecânica ou cinematicamente pela interação de componentes do molde, a distância de deslocamento AD é um máximo. Máxima compressão dos elementos de deslocamento 40 geralmente ocorre quando o molde 10 está em uma posição fechada. A distância de deslocamento AD pode ser qualquer distância. Em uma modalidade, a máxima distância de deslocamento AD é entre 6 e 10 milímetros. A máxima distância de deslocamento AD disponível é também a máxima distância que os elementos de deslocamento 40 podem estender-se a partir de um estado ou configuração comprimida. E contemplado que outros dispositivos ou configurações de controlar ou limitar a extensão ou deslocamento provido pelos elementos de deslocamento 40 podem ser usados, e considerados de acordo com o escopo desta invenção.
Elementos de deslocamento 40 podem ser colocados em múltiplos locais em tomo do molde 10 para prover uma distribuição mais uniforme das forças de fechamento de folga em tomo dos anéis de apoio do molde 21, 31. Com referência à modalidade particular da figura 6, está mostrado que cada anel de apoio do molde 21, 31 pode incluir uma pluralidade de agrupamentos ou conjuntos independentes de um ou mais elementos de deslocamento 40. Mais especificamente, está mostrado que um agrupamento independente de elementos de deslocamento 40 pode ser posicionado para associação independente com uma seção adjacente 24, 34. Em outras palavras, um agrupamento de um ou mais elementos de deslocamento 40 pode ser provido para cada seção 24, 34. Na figura 6, existem oito (8) seções 24, e oito (8) agrupamentos de elementos de deslocamento 40 são providos, onde cada agrupamento é posicionado adjacente a uma das seções 24. E contemplado, entretanto, que a quantidade de agrupamentos de elementos de deslocamento 40 provida em cada anel de apoio do molde 21, 31 pode ser maior ou menor que a quantidade de seções associadas 24, 34, respectivamente. A figura 6 também mostra que elementos de deslocamento 40 podem ser localizados centralizadamente ao longo de um anel de apoio do molde associado 21, 31 em relação a uma seção adjacente 24, 34. Em outras modalidades, é contemplado que agrupamentos de elementos de deslocamento 40 podem ser localizados em qualquer posição fora de centro relativa a qualquer seção adjacente 24, 34. Posicionamento fora de centro e provisão de menos elementos de deslocamento 40 do que nas seções correspondente 24, 34 é contemplado em virtude de cada anel de apoio do molde 21,31 poder ser um anel unitário, que é capaz de aplicar e distribuir a força de pré-carga de qualquer elemento de deslocamento 40 além de uma única seção independente 24, 34.
Em operação, pelo menos uma placa de base 26, 36 é transladada de uma posição aberta para uma posição fechada. Dessa maneira, qualquer tal placa de base 26, 36 força um anel de apoio do molde correspondente 21, 31 e seções 24, 34 para uma posição fechada. Quando existe uma ou mais folgas em tomo de uma ou mais seções 24, 34, uma força de fechamento Fc gerada pelos elementos de deslocamento 40 é capaz de forçar um anel de apoio do molde correspondente 21, 31 a transladar seções correspondentes 24, 34 para superar e fechar qualquer tal folga. Como mostrado na figura 7, por exemplo, com referência à porção do molde superior 20, pode existir uma ou mais folgas, tais como Δ22, Δ2β, ou folgas entre seções adjacentes 24, uma força de fechamento Fc gerada pelos elementos de deslocamento 40 é capaz de forçar um anel de apoio do molde correspondente 21 para fora de uma placa de base correspondente 26 uma distância Δ para aliviar qualquer tal folga. A medida que o anel de apoio do molde 21 translada, a força de fechamento Fc faz com que as seções correspondentes 24 transladem para uma posição fechada final. Especificamente, superfícies correspondentes 27 de seções 24 transladam na direção C ao longo da superfícies correspondentes 21a do anel de apoio do molde 21. Dessa maneira, em virtude de cada superfície de seção 27 ser inclinada, as seções 24 transladam em duas direções, a saber, na direção CY, que direciona as seções 24 para a placa de base correspondente 26, e na direção Cx, que direciona as seções 24 para uma placa lateral correspondente 22. Adicionalmente, as seções 24 fecham sobre as seções adjacentes 24 para engatar suas superfícies laterais, com o propósito de formar uma estrutura tipo anel quando o molde 10 estiver em uma posição fechada, mostrada geralmente na figura 6. Em virtude de cada seção 24 ser capaz de transladam em duas direções primárias (Cx e CY), os elementos de deslocamento 40 são capazes de não somente fechar a folga Δ22 (existente ao longo da cavidade de moldagem 18) na direção C22, mas também de fechar a folga Δ2β na direção Ο2β, que alinha devidamente as seções 24, 34 e as placas laterais 22, 32 com o propósito de prover uma cavidade de moldagem de pneumático devidamente contornada 18. Embora a discussão apresentada envolva os componentes da porção do molde superior 20 e folgas existentes em tomo das seções superiores 24, tal discussão é aplicável e descreve a operação de elementos de deslocamento 40 ao longo da placa de base inferior em associação com seções inferiores 34. Dessa maneira, as folgas Δ22 e Δ2β mostradas nas figuras são representativas de qualquer folga que pode ocorrer ao longo das seções inferiores 34, que não estão mostradas.
Portanto, os elementos de deslocamento 40 são capazes de fechar substancialmente as folgas localizadas adjacentes à cavidade de moldagem de pneumático 18 com o propósito de impedir a formação de respingo e perda de borracha e, adicionalmente, são capazes de alinhar seções 24, 34 em relação à cavidade de moldagem de pneumático 18 com o propósito de prover uma cavidade de moldagem de pneumático de contorno suave 18. De outra forma, uma ou mais seções 24, 34 podem ser desalinhadas em relação a uma placa lateral associada 22, 32, fazendo com que uma das seções ou placas laterais se saliente até a cavidade de moldagem de pneumático 18. Também, em virtude de existirem elementos de deslocamento 40 ao longo das porções do molde superiores e inferiores 20, 30, ajustes na posição fechada final de molde 10 (a saber, seções 24, 34) são capazes de ocorre independentemente entre as porções superior e inferior 20, 30 da maneira necessária para eliminar folgas independentes. Ela também permite que uma porção da cavidade de moldagem de pneumático 18, associada com a porção superior ou inferior do molde 20, 30, seja corrigida (alinhada) sem desalinhar outras porções do molde de cavidade do pneumático associadas com as outras porções do molde superior e inferior 20, 30, Já que as porções superior e inferior 20, 30 são capazes de agir independentemente (sendo corrigidas independentemente por meio de elementos de deslocamento superior e inferior associados 40).
Embora esta invenção tenha sido descrita com referência às suas modalidades particulares, deve-se entender que tal descrição é a título de ilustração, e não de limitação. Dessa maneira, o escopo e conteúdo da invenção devem ser definidos somente pelos termos das reivindicações anexas.

Claims (15)

1. Molde de cura de pneu (10) capaz de operar entre posições de molde aberto e de molde fechado, em que o molde compreende:
uma primeira pluralidade de seções transladáveis (24, 34) arranjada anularmente em torno de uma cavidade de moldagem de pneu (18) para formar uma porção de banda de rodagem da cavidade de moldagem de pneu (18), as seções (24, 34) transladáveis numa direção radial do pneu cavidade de moldagem (18) entre as posições aberta do molde e fechada do molde;
uma ou mais primeiras placas laterais (22, 32) dispostas de modo anular em torno da cavidade de moldagem de pneus (18) para formar uma porção de costado da cavidade de moldagem de pneu (18), a uma ou mais primeiras placas laterais (22, 32) adicionalmente sendo posicionadas para engate com a primeira pluralidade de seções transladáveis (24, 34) na posição fechada do molde;
um primeiro anel de apoio do molde (21, 31) arranjado para engatar de forma deslizante a primeira pluralidade de seções transladáveis (24, 34), o primeiro anel de apoio do molde (21, 31) sendo também deslocado de forma deslizante a uma primeira placa de base (26, 36) , em que a primeira pluralidade de seções transladáveis (24, 34) transladam radialmente com o movimento da primeira placa de base (26, 36) quando o molde (10) opera entre as posições aberta do molde e fechada do molde; caracterizado pelo fato de que o molde compreende ainda:
uma primeira pluralidade de elementos de deslocamento (40) que se estende da primeira placa de base (26, 36) para o primeiro anel de apoio do molde (21, 31) em uma pluralidade de locais em torno do molde (10), a primeira pluralidade de elementos de deslocamento (40) gerando uma força de fechamento direcionada contra o primeiro anel de apoio do molde (21, 31) para
Petição 870190011672, de 04/02/2019, pág. 15/20
2/5 aplicar uma força adicional contra a primeira pluralidade de seções transladáveis (24, 34) quando o molde (10) está na posição fechada do molde.
2. Molde de cura (10) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente:
uma primeira pluralidade de cavidades de retenção (42) localizadas em pelo menos um do primeiro anel de apoio de molde (21, 31) e na primeira placa de base (26, 36) na pluralidade de locais, cada cavidade de retenção (42) recebendo uma ou mais da primeira pluralidade de elementos de deslocamento (40).
3. Molde de cura (10) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende ainda:
uma primeira pluralidade de prendedores (44) que prendem de forma deslizante o primeiro anel de apoio do molde (21, 31) à primeira placa de base (26, 36) e que se estende no interior da primeira placa de base (26, 36) e do primeiro anel de apoio de molde (21, 31), cada qual da pluralidade de prendedores (44) sendo deslizável em relação à primeira placa de base (26, 36).
4. Molde de cura (10) de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que a primeira pluralidade de elementos de deslocamento (40) e a primeira pluralidade de prendedores (44) estão localizados em locais diferentes ao longo do molde (10).
5. Molde de cura (10) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que um ou mais da primeira pluralidade de elementos de deslocamento (40) engatam a primeira placa de base (26, 36), e um ou mais da primeira pluralidade de elementos de deslocamento (40) engatar o primeiro anel de apoio do molde (21, 31).
Petição 870190011672, de 04/02/2019, pág. 16/20
3/5
6. Molde de cura (10) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que cada um da primeira pluralidade de elementos de deslocamento (40) é uma mola.
7. Molde de cura (10) de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente um pino (56) engatado de forma deslizante disposto para se estender através de uma ou mais da primeira pluralidade de elementos de deslocamento (40).
8. Molde de cura (10) de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que o pino (56) tem uma crista (58) compreendendo uma extensão radialmente externa do pino (56), a crista (58) engatando uma da primeira pluralidade de elementos de deslocamento (40), de tal modo que o pino (56) é suspenso a partir de um da primeira pluralidade de elementos de deslocamento (40).
9. Molde de cura (10) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o primeiro anel de apoio de molde (21, 31) está disposto em relação à primeira pluralidade de seções (24, 34) para transladar a primeira pluralidade de seções (24 , 34) para a primeira placa de base (26, 36) e para dentro na direção de uma ou mais das primeiras placas laterais (22, 32).
10. Molde de cura (10) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o primeiro anel de apoio de molde (21, 31) inclui uma superfície inclinada (21a, 31a) e cada uma das primeiras pluralidades de seções (24, 34) inclui uma superfície inclinada correspondente (27, 37) para engate deslizante com o primeiro anel de apoio do molde (21, 31), sendo cada superfície inclinada em relação a uma linha de centro do molde (CL) que se estende entre uma ou mais primeiras placas laterais (22 , 32) e uma ou mais segundas placas laterais (32, 22) localizadas substancialmente opostas a uma ou mais das primeiras placas laterais (22, 32).
Petição 870190011672, de 04/02/2019, pág. 17/20
4/5
11. Molde de cura (10) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que cada uma das primeiras pluralidades de seções (24, 34) inclui uma superfície inclinada (27, 37) para engate deslizante com o primeiro anel de apoio de molde (21, 31), a superfície inclinada formando uma direção de translação para a primeira pluralidade de seções (24, 34), em que a direção de translação direciona a primeira pluralidade de seções (24, 34) para a primeira placa de base (26, 36) e a uma ou mais primeiras placas laterais (22, 32).
12. Molde de cura (10) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente:
uma segunda pluralidade de seções transladáveis (34, 24) arranjada de modo anular em torno da cavidade de moldagem de pneus (18) para formar uma porção de banda de rodagem da cavidade de moldagem de pneus (18), as seções (34, 24) transladáveis em uma direção radial do cavidade de moldagem de pneu (18) entre as posições de molde aberto e molde fechado, a segunda pluralidade de seções (34, 24) engatando uma ou mais segundas placas laterais (32, 22) de arranjo anular quando na posição de moldagem fechada;
um segundo anel de apoio do molde (31, 21) arranjado para engatar de forma deslizante a segunda pluralidade de seções transladáveis (34, 24), o segundo anel de apoio de molde (31, 21) sendo também ligado de forma deslizante a uma segunda placa de base (36, 26) , pela qual a segunda pluralidade de seções transladáveis (34, 24) translada radialmente com o movimento da segunda placa de base (36, 26) quando o molde (10) opera entre as posições aberta do molde e fechada do molde; e, uma segunda pluralidade de elementos de deslocamento (40) que se estende da segunda placa de base (36, 26) e do segundo anel de apoio de molde (31, 21) em uma pluralidade de locais em torno do molde (10), a segunda pluralidade de elementos de deslocamento (40) gerando uma força de fechamento direcionada
Petição 870190011672, de 04/02/2019, pág. 18/20
5/5 contra o segundo anel de apoio do molde (31, 21) para aplicar uma força adicional contra a segunda pluralidade de seções transladáveis (34, 24) quando o molde (10) está na posição fechada do molde.
13. Molde de cura (10) de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que adicionalmente a segunda pluralidade de seções transladáveis (34, 24) engata na primeira pluralidade de seções transladáveis (24, 34) ao longo de uma linha de partição na posição fechada do molde.
14. Molde de cura (10) de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que cada uma da primeira pluralidade de prendedores (44) compreende um parafuso de ombro.
15. Molde de cura (10) de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que cada um da primeira pluralidade de prendedores (44) compreende um prendedor que se estende através de uma luva (44a).
BRPI0914758A 2008-06-27 2009-05-15 molde de cura de pneumático BRPI0914758B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/US2008/068619 WO2009157949A1 (en) 2008-06-27 2008-06-27 Mold for tire with floating mold back ring
PCT/US2009/044166 WO2009158076A1 (en) 2008-06-27 2009-05-15 Mold for tire with floating mold back ring

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0914758A2 BRPI0914758A2 (pt) 2015-10-20
BRPI0914758B1 true BRPI0914758B1 (pt) 2019-09-03

Family

ID=41444823

Family Applications (2)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0822855-8A BRPI0822855A2 (pt) 2008-06-27 2008-06-27 Molde de cura de pneumático
BRPI0914758A BRPI0914758B1 (pt) 2008-06-27 2009-05-15 molde de cura de pneumático

Family Applications Before (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0822855-8A BRPI0822855A2 (pt) 2008-06-27 2008-06-27 Molde de cura de pneumático

Country Status (4)

Country Link
US (1) US8292606B2 (pt)
CN (1) CN102076489B (pt)
BR (2) BRPI0822855A2 (pt)
WO (2) WO2009157949A1 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN103158214B (zh) * 2011-12-13 2016-04-27 风神轮胎股份有限公司 下开式活络模具弓型座定位装置
CZ26014U1 (cs) * 2013-06-05 2013-10-24 PNEUFORM Hulín, a.s. Kontejner pro segmentové vulkanizacní formy s pruzinovým mechanismem
FR3024074B1 (fr) * 2014-07-25 2016-09-02 Michelin & Cie Moule de vulcanisation pour pneumatique a fermeture optimisee
JP6593514B1 (ja) * 2018-10-11 2019-10-23 横浜ゴム株式会社 タイヤ加硫装置および方法
JP7234752B2 (ja) * 2019-04-03 2023-03-08 住友ゴム工業株式会社 タイヤ加硫装置及びタイヤ加硫方法

Family Cites Families (43)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3460197A (en) * 1966-07-13 1969-08-12 Nrm Corp Sectional tire mold mechanism
US3464090A (en) * 1967-09-26 1969-09-02 Nrm Corp Tire curing press
DE1901130A1 (de) 1969-01-10 1970-07-23 Herbert Maschf L Pressform zum Vulkanisieren von Fahrzeugreifen
US3730658A (en) * 1971-06-25 1973-05-01 Goodyear Tire & Rubber Segmented tire mold
US3910735A (en) * 1971-10-15 1975-10-07 Pirelli Apparatus for molding and curing a pneumatic tire in a perfectly centered position with respect to the equatorial plane of the curing mold
US3922122A (en) * 1971-12-17 1975-11-25 Pirelli Apparatus for molding an embossed pattern on the peripheral band of a toroidal article, in particular on tire treads
US3778203A (en) * 1972-04-11 1973-12-11 K Macmillan Matrix assembly with segmented matrices
US3787155A (en) * 1972-08-01 1974-01-22 K Zangl Segmented vulcanising tire mould
CA977112A (en) * 1972-09-15 1975-11-04 Irco Industries Inc. Segmental tire curing mould
DE2254334C3 (de) * 1972-11-07 1978-08-24 Marangoni Meccanica S.P.A., Rovereto (Italien) Vulkanisierform für Luftreifen
FR2270088B1 (pt) * 1974-03-29 1977-01-07
DE2502185C3 (de) * 1975-01-21 1982-02-04 Continental Gummi-Werke Ag, 3000 Hannover Vulkanisierform für Fahrzeugluftreifen
US4022554A (en) * 1975-04-16 1977-05-10 Macmillan Mold Company Retread molds
US4068989A (en) * 1976-09-03 1978-01-17 Nrm Corporation Tire curing press
IT1149786B (it) 1981-03-04 1986-12-10 Heintz James C Co Pressa di vulcanizzazione per il rifacimento del battistrada di pneumatici
JPS613711A (ja) 1984-06-18 1986-01-09 Bridgestone Corp 空気入りタイヤの加硫成形方法
US4608219A (en) * 1985-06-11 1986-08-26 Nrm Corporation Tire press, loader and method
DE3631533A1 (de) * 1986-09-17 1988-03-24 Herbert Maschbau Kg Reifenvulkanisierform
IT1198210B (it) * 1986-12-01 1988-12-21 Pirelli Stampo per pneumatici e dispositivo automatico per lo smontaggio rapido dalla relativa pressa
DE69020982T2 (de) * 1989-02-15 1995-11-23 Sumitomo Rubber Ind Vulkanisierungsform.
US5120209A (en) * 1989-12-29 1992-06-09 Macmillan Kenneth T Apparatus for molding tire treads
IT1240295B (it) * 1990-04-13 1993-12-07 Pirelli Stampo e metodo per la vulcanizzazione di pneumatici e metodo per fabbricare stampi
IT1248654B (it) * 1990-05-29 1995-01-26 Pirelli Pressa di vulcanizzazione con due stampi azionati disgiuntamente fra loro particolarmente per pneumatici di veicoli
US5190767A (en) * 1991-07-10 1993-03-02 The Goodyear Tire & Rubber Company Tire mold
US5466140A (en) * 1993-05-06 1995-11-14 National Feedscrew & Machining Industries, Inc. Tire press with improved segmented mold operator
FR2712229A1 (fr) * 1993-11-12 1995-05-19 Sedepro Moule pour pneumatique, et procédé de moulage du pneumatique.
US5676980A (en) * 1995-09-29 1997-10-14 Continental General Tire, Inc. Center split segmented mold for curing pneumatic tires
US6808377B1 (en) * 1999-10-01 2004-10-26 The Goodyear Tire & Rubber Company Segmented tire mold
BR0016317B1 (pt) * 1999-12-13 2011-05-17 método para curar um pneu vinculando o uso de um molde de cura, e, dispositivo para curar pneus para rodas de veìculos.
JP4191352B2 (ja) * 2000-01-27 2008-12-03 三菱重工業株式会社 タイヤ金型用コンテナ
US6669457B2 (en) * 2000-02-21 2003-12-30 Pirelli Pneumatici S.P.A. Dismountable toroidal support for tire manufacture
US6318985B1 (en) * 2000-09-15 2001-11-20 Michelin Recherche Et Technique S.A. Two-piece segmented mold
WO2003020487A1 (fr) * 2001-08-28 2003-03-13 The Yokohama Rubber Co.,Ltd. Procede et dispositif de vulcanisation de pneumatique
US6632393B2 (en) * 2001-09-06 2003-10-14 Louis T. Fike Method and apparatus for curing radial tires
US6716013B2 (en) * 2002-01-25 2004-04-06 Louis T. Fike Tear resistant shield for a tread segment of a segmented tire mold
JP4056290B2 (ja) * 2002-04-30 2008-03-05 株式会社ブリヂストン 空気入りタイヤの製造方法および装置
ATE332791T1 (de) * 2002-11-04 2006-08-15 Michelin Soc Tech Reifenformwerkzeug und verfahren zu dessen herstellung
DE602004019287D1 (de) * 2003-07-18 2009-03-19 Bridgestone Corp Geteilte vulkanisierform
JP2005081617A (ja) 2003-09-05 2005-03-31 Yokohama Rubber Co Ltd:The タイヤ加硫成形装置
US7189069B2 (en) * 2003-10-03 2007-03-13 The Goodyear Tire & Rubber Company Mold for forming an annular tread belt
JP4702130B2 (ja) * 2006-03-22 2011-06-15 横浜ゴム株式会社 タイヤ成形用二分割金型
FR2908069B1 (fr) * 2006-11-02 2009-05-08 Michelin Soc Tech Moule pour la vulcanisation d'un pneumatique, procede de vulcanisation d'une ebauche crue de pneumatique et pneumatique obtenu par ce procede
US8016578B2 (en) * 2006-11-27 2011-09-13 Pirelli Tyre S.P.A. Apparatus for vulcanization and moulding of vehicle tyres

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0914758A2 (pt) 2015-10-20
CN102076489B (zh) 2015-01-07
CN102076489A (zh) 2011-05-25
WO2009158076A1 (en) 2009-12-30
US8292606B2 (en) 2012-10-23
US20110104317A1 (en) 2011-05-05
BRPI0822855A2 (pt) 2015-06-30
WO2009157949A1 (en) 2009-12-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0914758B1 (pt) molde de cura de pneumático
JP4884934B2 (ja) タイヤ加硫装置
ES2200275T3 (es) Aparato de curado de cubiertas.
US9004897B2 (en) Mould base support
ES2319194T3 (es) Molde de vulcanizacion de tipo dividido.
JP6280446B2 (ja) タイヤモールド及びタイヤ加硫装置
BRPI0822857B1 (pt) Molde de cura de pneumático
JP6809443B2 (ja) タイヤ加硫用コンテナの構造
US10272626B2 (en) Tire vulcanization mold and pneumatic tire
US10507625B2 (en) Tire vulcanization mold
JPH08309755A (ja) タイヤ加硫装置
US20190275757A1 (en) Ventilation unit for a vulcanization mold of a vehicle pneumatic tire
WO2015042788A1 (zh) 多型腔轮胎的制造模具
KR20190031009A (ko) 반응고 단조성형장치
JP3217843U (ja) タイヤ加硫金型装置
JP6872497B2 (ja) 加工空間の高さ位置固定機
JP2014117852A (ja) 交換治具
JP7065538B2 (ja) タイヤ加硫金型装置
KR20140006270U (ko) 스프링 메커니즘을 가진 세그먼트형 가황처리 몰드용 용기
US1762119A (en) Vulcanizer
JP2768761B2 (ja) タイヤ加硫機の割金型操作装置
JP7028047B2 (ja) タイヤ加硫用ブラダ組立体の取付方法
KR200398784Y1 (ko) 타이어 가류금형
JP6809033B2 (ja) タイヤ加硫用コンテナ
JP2002059426A (ja) タイヤ加硫用コンテナのガイド装置

Legal Events

Date Code Title Description
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: MICHELIN RECHERCHE ET TECHNIQUE S.A. (CH) , COMPAG

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: COMPAGNIE GENERALE DES ETABLISSEMENTS MICHELIN (FR

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 03/09/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 03/09/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS