BRPI0908277B1 - dispositivo de segurança contra roubo para um acoplamento de veículo - Google Patents

dispositivo de segurança contra roubo para um acoplamento de veículo Download PDF

Info

Publication number
BRPI0908277B1
BRPI0908277B1 BRPI0908277A BRPI0908277A BRPI0908277B1 BR PI0908277 B1 BRPI0908277 B1 BR PI0908277B1 BR PI0908277 A BRPI0908277 A BR PI0908277A BR PI0908277 A BRPI0908277 A BR PI0908277A BR PI0908277 B1 BRPI0908277 B1 BR PI0908277B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
vehicle
fact
control device
emergency
safety
Prior art date
Application number
BRPI0908277A
Other languages
English (en)
Inventor
Manuel Algüera Gallego José
Saupe Swen
Original Assignee
Jost Werke Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Jost Werke Gmbh filed Critical Jost Werke Gmbh
Publication of BRPI0908277A2 publication Critical patent/BRPI0908277A2/pt
Publication of BRPI0908277B1 publication Critical patent/BRPI0908277B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62DMOTOR VEHICLES; TRAILERS
    • B62D53/00Tractor-trailer combinations; Road trains
    • B62D53/04Tractor-trailer combinations; Road trains comprising a vehicle carrying an essential part of the other vehicle's load by having supporting means for the front or rear part of the other vehicle
    • B62D53/08Fifth wheel traction couplings
    • B62D53/0842King pins
    • B62D53/085King pins fitted with anti-coupling devices, pivotal or retractable king pins, e.g. to prevent theft
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62DMOTOR VEHICLES; TRAILERS
    • B62D53/00Tractor-trailer combinations; Road trains
    • B62D53/04Tractor-trailer combinations; Road trains comprising a vehicle carrying an essential part of the other vehicle's load by having supporting means for the front or rear part of the other vehicle
    • B62D53/08Fifth wheel traction couplings
    • B62D53/10Fifth wheel traction couplings with means for preventing accidental uncoupling

Abstract

dispositivo de segurança contra roubo para um acoplamento de veículo a invenção refere-se a um dispositivo de segurança contra roubo para um acoplamento de veículo disposto no veículo, especialmente um acoplamento de quinta roda (1). o dispositivo apresenta um dispositivo de segurança (2) e um dispositivo de controle (3), que estão eletricamente conectados entre si. o dispositivo de controle (3) está conectado a pelo menos um sistema (10 a, b, c) de bordo do veículo, que dispõe de uma função de emergência. o dispositivo de controle (3), quando da ocorrência de pelo menos uma função de emergência do sistema de bordo do veículo, desativa direta ou indiretamente o dispositivo de segurança (2).

Description

DISPOSITIVO DE SEGURANÇA CONTRA ROUBO PARA UM ACOPLAMENTO DE VEÍCULO
Descrição
A invenção refere-se um dispositivo de segurança contra roubo para um acoplamento de veículo disposto no veículo, especialmente um acoplamento de quinta roda segundo o preâmbulo da reivindicação 1.
Veículos utilitários consistem, via de regra, em um veículo trator e um ou vários reboques puxados. Nesse comboio articulado se fala de carros motorizados com reboque, quanto ao trator de semirreboque de uma máquina tratora e de um semirreboque.
Partes de veículos estacionadas e não acionadas podem ser seguras contra roubo respectivamente por dispositivos mecânicos. As partes motorizadas do caminhão são em geral seguras igualmente contra arrombamento e roubo, por exemplo por sistemas de imobilização ou instalações de alarme. Estando ambas as partes de veículo acopladas entre si, há certa proteção contra roubo através desses sistemas para todo o trator de semirreboque, pois um desacoplamento só é possível por movimento relativo de ambas as partes de veículo entre si.
O número de roubos, em que o veículo acionado é separado do reboque ou semirreboque e em seguida roubado, aumenta cada vez mais apesar dos meios auxiliares técnicos atuais. Por isso, é desejável disponibilizar dispositivos e sistemas que impeçam que o semirreboque possa ser ilicitamente desconectado ou que essa operação seja pelo menos de tal maneira dificultada que a tentativa nesse sentido se revele desde logo em vão.
2/11
Da WO 03/043838 Ά2 é conhecida uma segurança contra roubo para acoplamentos de quinta roda, que compreende um dispositivo de ativação com um pino de bloqueio. O acoplamento de quinta roda apresenta um gancho de trava com um trinco de segurança, que é ativável manualmente através de tirantes com uma haste de tração.
A segurança contra roubo prevê que o pino de bloqueio, ou seja, introduzido na trajetória do trinco de segurança ou na dos componentes dos tirantes para ativação do trinco de segurança, de modo que o trinco de segurança não possa ser movido de uma posição fechada para uma posição aberta.
dispositivo de segurança contra roubo apresenta um receptor, pelo qual o dispositivo de ativação pode ser ativado. O dispositivo de segurança contra roubo está acoplado a um Sistema de Posicionamento Global (GPS) do veículo trator. Quando o veículo não se move na rota prevista, isso é identificado pelo sistema GP e é enviado um sinal para a precisa conexão do sistema de segurança contra roubo ao receptor, depois do que o pino de bloqueio é levado à posição de bloqueio.
Segundo outra execução, o dispositivo de segurança contra roubo pode ser ativado também através da Internet por meio de um computador disposto externamente através do computador de bordo do veículo trator.
Tentativas de manipulação do acoplamento de quinta roda são igualmente identificadas pela segurança contra roubo, que passa em seguida automaticamente para o ajuste preciso e com isso também para a posição de travamento.
Na WO 03/044627 do mesmo depositante são descritos
3/11 outros sistemas de segurança, sendo verificada inclusive a autorização do motorista para a entrada de um código. No caso de não observância ou no caso da divergência da rota de marcha há uma interferência automática nas funções do veículo.
A WO 2005/028290 Al descreve um acoplamento de quinta roda com segurança contra roubo, em que um pino de bloqueio engata diretamente no gancho de trava e o fixa. Através da haste de tração, o travamento pode ser suspenso. Uma separação violenta do veículo trator e do reboque não pode então ser evitada, pois quando da partida do trator aos trancos com dano ou mesmo destruição do dispositivo de segurança contra roubo o gancho de trava pode girar para a posição de abertura.
dispositivo de segurança contra roubo compreende um aparelho de controle na cabine do motorista do veículo trator, no qual pode ser alimentado um código numérico para liberação. Além disso, sensores e indicadores estão unidos com o aparelho de controle para monitoramento do acoplamento de quinta roda.
A DE 195 16 101 Al descreve uma segurança contra roubo para um semirreboque acoplado. Para proteção de um semirreboque acoplado a um veículo trator contra roubo mediante desacoplamento, a quinta roda apresenta uma trava, através da qual um tucho axialmente móvel é controlado. O tucho engata diretamente no elemento de travamento do gancho de trava, quando este se encontra em posição de bloqueio. A disposição do dispositivo de segurança contra roubo é de tal maneira selecionada que o tucho é em todo caso ativado por pressão. O bloqueio do gancho de trava
4/11 ativado manualmente tem a vantagem de que, com uma solicitação por impacto ou sobrecarga da ativação manual, os elementos mais fracos em seção transversal da ativação manual se rompem e em todo caso o travamento do gancho de trava permanece intacto. Todas as partes da segurança contra roubo são solicitadas a pressão quando de uma tentativa de destravamento violenta, de modo que seções transversais relativamente pequenas proporcionam a requerida segurança de funcionamento.
Da DE 295 01 043.6 é conhecido um sistema de segurança contra roubo inclusive para semirreboque, que é executado como imobilização eletrônica. Ê previsto que, quando de uma ativação da segurança contra roubo, isto é, no caso de um roubo, a segurança contra roubo atua sobre o funcionamento do veículo trator de tal maneira que o mesmo é bloqueado.
As conhecidas seguranças contra roubo ou são ativadas intencionalmente, p.ex. pelo motorista, e podem ser desativadas de novo apenas por entrada intencional p.ex. de códigos numéricos.
Mas há situações de emergência, em que o trator deve ser separado por auxiliares de emergência no local do acidente. Nesses casos, sob determinadas circunstâncias o motorista não mais está em condições de desativar a segurança contra roubo ou os correspondentes dispositivos para desativação da segurança contra roubo não mais podem ser ativadas pelo motorista.
Uma separação de ambos os veículos só é viável então com grande esforço e emprego de ferramentas correspondentes. Isso está associado não apenas a um
5/11 considerável dispêndio de tempo, mas sim também pode levar a um dano adicional do pessoal auxiliar e/ou dos participantes do tráfego, especialmente quando o trator de semirreboque transporta uma carga perigosa.
Constitui, portanto, objetivo da invenção prover um dispositivo de segurança contra roubo, que em situações de emergência se desativa automaticamente ou pode ser desativado de maneira simples, de modo que é possível sem problemas uma separação do veículo trator e do reboque.
Esse objetivo é alcançado com um dispositivo de segurança contra roubo, que é caracterizado pelo fato de que o dispositivo de controle está conectado a pelo menos um sistema de bordo do veículo, que dispõe de uma função de emergência, e que o dispositivo de controle quando da ocorrência de pelo menos uma função de emergência do sistema de bordo do veículo desativa direta ou indiretamente o dispositivo de segurança.
dispositivo de segurança pode compreender qualquer dispositivo de ativação desejado com elementos de segurança, como p.ex. atuadores elétricos, pneumáticos ou hidráulicos com pinos de bloqueio ou trincos de bloqueio. 0 dispositivo de segurança engata de preferência no dispositivo de trava do acoplamento do veículo. Em acoplamentos de quinta roda, isso pode ser o gancho de trava ou o trinco de trava ou o dispositivo para ativação do trinco de trava.
Pela desativação direta do dispositivo de segurança se entende a imediata liberação da segurança contra roubo especialmente sem interferência humana adicional.
A desativação indireta do dispositivo de segurança
6/11 é igualmente possível quando ainda deva ser prevista uma função de segurança adicional, para p.ex. impedir, em uma situação de emergência, uma separação do reboque do veículo trator por quaisquer pessoas. A desativação indireta do dispositivo de segurança é dependente do respectivo sistema de bordo do veículo e eventualmente de aparelhos adicionais do dispositivo de segurança contra roubo, sendo que quando da ocorrência da situação de emergência devem ser tomadas ainda medidas adicionais p.ex. por auxiliares de emergência para desativação do dispositivo de segurança. Essas medidas adicionais são descritas com relação aos distintos sistemas de bordo do veículo, aos quais o dispositivo de segurança contra roubo está conectado.
A desativação indireta pode também ser prevista como opção adicionalmente à desativação direta no dispositivo de segurança contra roubo. Os sistemas próprios do veículo, quando unidos com o dispositivo de controle, são parte integrante do dispositivo de segurança contra roubo.
De preferência, o dispositivo de controle está conectado a pelo menos dois sistemas próprio do veículo, sendo que o dispositivo de controle desativa o dispositivo de segurança quando da ocorrência de pelo menos duas funções de emergência dos sistemas próprio do veículo. Nessa forma de execução, a desativação é então realizada quando ocorrem duas ou mais funções de emergência. É então produzida uma associação E de preferência dentro de uma determinada janela de tempo. Quando dentro dessa janela de tempo ocorrem as funções de emergência, tem lugar a desativação.
7/11
De preferência, o dispositivo de controle é executado para processamento de sinais do sistema de bordo do veículo e para comutação do dispositivo de segurança, quando são alcançados valores de sistema predeterminados. No caso da associação com sensores de aceleração, os valores de sistema são valores de aceleração, que ocorrem p.ex. em caso de um acidente.
Sistemas próprios do veículo são aqueles de que o veículo dispõe desde logo.
De preferência, o sistema de bordo do veículo compreende, portanto, pelo menos um airbag, um sistema de retenção, um sensor de batida, um sensor de aceleração, o sistema antibloqueio de rodas ou o sensor de travamento central do veículo. Especificamente, o dispositivo de segurança é então desativado quando pelo menos um airbag é disparado, um sistema de retenção, como p.ex. cinto de segurança, é ativado, ou um sensor de batida ou um sensor de aceleração responde.
As funções de emergência podem também ser associadas, p.ex. o disparo de um airbag e o engate do sistema antibloqueio de rodas, de tal maneira que, apenas quando ambas as funções estão presentes, é realizada a desativação.
Com o dispositivo de travamento central, via de regra, como função de emergência é prevista a suspensão da função de travamento central, de modo que feridos possam ser resgatados do veículo sem que as portas precisem ser arrombadas. Essa função é usada para desativar também a segurança contra roubo em situações de emergência e, assim, possibilitar uma separação sem problema de reboque e
8/11 veículo trator.
Com a associação do dispositivo de controle com o dispositivo de travamento central do veículo, além da desativação direta do dispositivo de segurança, é também possível uma desativação indireta. P.ex. pode ser previsto que uma desativação só ocorra quando for realizada uma definida sucessão de ativações do dispositivo de travamento central, que só pode ser executada p.ex. por auxiliares de emergência ou pessoal de salvamento. Sucessões especiais de ativações podem ser p.ex. abertura e fechamento por cinco vezes do travamento central, abertura por três vezes e fechamento por duas vezes e subsequente abertura por uma vez do travamento central.
Essas sucessões da ativação representam um código, que só pode ser executado por pessoas autorizadas, p.ex. por auxiliares de emergência, que ou conhecem essa sucessão e portanto esse código ou consultam o código na respectiva expedição. Ê assim impedido que em situações de acidente
possa ocorrer uma pilhagem, isto é, um roubo do
semirreboque ou do reboque.
Segundo outra forma de execução, o dispositivo de
controle pode estar conectado a um sistema de bordo do
veículo, que representa o sistema de energia do veículo. O dispositivo de controle é executado para identificação da falha de energia e, quando da falha do sistema de energia, de preferência em combinação com outra função de emergência, desativa o dispositivo de segurança.
Para que a desativação possa ocorrer, o dispositivo de segurança contra roubo dispõe de preferência de um dispositivo de suprimento de energia próprio, especialmente
9/11 dispositivo de suprimento de corrente. Esse dispositivo de suprimento de energia próprio pode também ser executado como suprimento de corrente de emergência, que só é ativável quando de uma falha do sistema de energia próprio do veículo.
O dispositivo de controle é conectado de preferência a um aparelho de entrada de código, que deve ser liberado para entrada do código. Em uma situação de emergência, o dispositivo de controle é executado para liberação do aparelho de entrada do código, de modo que por pessoas autorizadas o código requerido para desativação da segurança contra roubo pode ser alimentado. Nessa forma de execução, o dispositivo de segurança é igualmente indiretamente desativado.
No caso de uma falha do aparelho de entrada de código como consequência de um acidente, o dispositivo de controle é executado para identificação da função de emergência e desativa o dispositivo de segurança contra roubo diretamente, sem que seja necessária uma interferência humana.
O aparelho de entrada de código como parte integrante do dispositivo de segurança contra roubo pode estar disposto no veículo, sendo que a entrada de código pode ocorrer no aparelho ou através de uma ligação sem fio através de um aparelho externo, como p.ex. através da Internet e do computador de bordo.
Em uma única figura se pode ver uma representação esquemática de uma forma de execução preferida de um dispositivo de segurança contra roubo. Em um acoplamento de quinta roda 1 representado esquematicamente está disposto
10/11 utn dispositivo de segurança 2. De preferência, esse dispositivo de segurança 2 se encontra abaixo da placa de acoplamento de quinta roda na região do dispositivo de trava (não representado) do acoplamento de quinta roda 1, que é travado (não representado) depois da introdução do pino-rei que se encontra no reboque. O dispositivo de segurança 2 tem por função bloquear adicionalmente o dispositivo de trava do acoplamento de quinta roda, quando isso é desejado, e liberá-lo, quando a situação o requeira. O dispositivo de segurança 2 dispõe, por exemplo, de um atuador e de um pino de bloqueio, que engata em um componente do dispositivo de trava do acoplamento de quinta roda e, dessa maneira, produz um bloqueio do correspondente componente.
A esse dispositivo de segurança 2 está conectado um dispositivo de controle 3, que ativa o dispositivo de segurança 2.
dispositivo de controle 3 está conectado, por exemplo, a três sistemas 10 a, b, c a bordo do veículo, que são, representativamente, por exemplo, um ou vários airbags, o travamento central e eventualmente o sistema de energia do veículo. Adicionalmente, o dispositivo pode dispor de um suprimento de corrente 4 próprio, pelo qual o dispositivo de segurança 2 e o dispositivo de controle 3 são supridos com corrente, quando, por exemplo, falha o suprimento de energia 10c do veículo.
dispositivo de controle 3 é executado para identificação da falha do sistema de energia, sendo simultaneamente ativado o suprimento de energia separado 4.
Além disso, o dispositivo de controle 3 é executado
11/11 para processamento de sinais dos outros sistemas 10 a, ba bordo do veículo e, assim, quando da ocorrência das funções de emergência de pelo menos um dos sistemas 10 a - 10c a bordo do veículo, está em condições de ativar o dispositivo de segurança 2 de tal maneira que o mesmo suspenda o bloqueio do sistema de trava.
Adicionalmente está consta ainda na figura um dispositivo de entrada de código 5, pelo qual o dispositivo de controle 3 é ativado no caso normal, quando a pessoa autorizada para isso prevista introduz o correspondente código numérico.
O aparelho de entrada de código 5 pode ser bloqueado, para prevenir contra um uso indevido, especialmente quando o veículo se encontra no trajeto para o local de destino. É assim impedido que, no vaso de um assalto ao veículo, que o motorista possa ser obrigado a introduzir o correspondente código numérico para, dessa maneira, se poder desacoplar o reboque.
Para que o código numérico possa ser introduzido em uma situação de emergência, o dispositivo de controle 3 é executado para liberação do aparelho de entrada de código 5 quando da identificação da função de emergência do sistema 10a - 10c de bordo do veículo.
LISTA DE REFERÊNCIAS acoplamento de quinta roda dispositivo de segurança dispositivo de controle dispositivo de suprimento de corrente aparelho de entrada de código a, b, c sistema de bordo do veículo

Claims (10)

1. Dispositivo de segurança contra roubo para um acoplamento de veículo disposto em um veículo, em particular, um acoplamento de quinta roda (1), com um dispositivo de segurança (2), o qual atua em um componente do acoplamento do veículo e bloqueia ou libera o referido componente, e com um dispositivo de controle (3), que está eletricamente conectado ao dispositivo de segurança (2) e ativa ou desativa o dispositivo de segurança, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de controle (3) está conectado a pelo menos um sistema de bordo (10a, 10b, 10c) do veículo, que dispõe de uma função de emergência, em caso de uma situação de emergência, no qual o reboque pode ser separado do veículo trator por auxiliares de emergência no local do acidente, e pelo fato de que, após ocorrência de pelo menos uma função de emergência do sistema de bordo (10 a, b, c) do veículo, o dispositivo de controle (3) desativa direta ou indiretamente o dispositivo de segurança (2), sendo que a desativação direta produz uma imediata liberação do dispositivo de segurança contra roubo e a desativação indireta é dependente do sistema de bordo do veículo e, quando uma situação de emergência ocorre, devem ser tomadas medidas adicionais para desativação.
2. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de controle (3) está conectado a pelo menos dois sistemas de bordo (10a, b, c) do veículo, e pelo fato de que, após ocorrência de pelo menos duas funções de emergência dos sistemas de bordo do veículo, o dispositivo de controle (3) desativa o dispositivo de segurança (2).
Petição 870190079367, de 15/08/2019, pág. 8/10
2/3
3. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o sistema de bordo (10a, b,
c) do veículo compreende pelo menos um airbag, um sistema de retenção, um sensor de batida, um sensor de aceleração, o sistema de controle de frenagem (ABS) ou o sensor de travamento central do veículo.
4. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de controle (3) é designado para processar sinais do sistema de bordo (10a, b, c) do veículo e para conexão do dispositivo de segurança (2), quando valores de sistema predeterminados do sistema de bordo (10a, b, c) do veículo são atingidos.
5. Dispositivo, de acordo com reivindicação 1 ou 3, caracterizado pelo fato de que o sistema de bordo (10a, b,
c) é o sistema de energia do veículo, e pelo fato de que o dispositivo de controle (3) desativa o dispositivo de segurança (2) após falha do sistema de energia.
6. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de segurança contra roubo dispõe de um dispositivo de suprimento de energia próprio (4).
7. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de suprimento de energia próprio (4) é uma fonte de energia de emergência, que pode ser ativada após falha do sistema de energia de bordo do veículo.
8. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de controle (3) é conectado a um aparelho de
Petição 870190079367, de 15/08/2019, pág. 9/10
3/3 entrada de código (5), que é para ser liberado para entrada do código.
9. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de controle
5 (3) libera o aparelho de entrada do código (5) para liberação do código e, desativa o dispositivo de segurança (2), em função da entrada de código ou do estado do sistema do aparelho de entrada de código.
10. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 8 ou
10 9, caracterizado pelo fato de que o aparelho de entrada de código (5) está disposto no veículo e a entrada de código é feita no aparelho (5).
BRPI0908277A 2008-02-27 2009-02-25 dispositivo de segurança contra roubo para um acoplamento de veículo BRPI0908277B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102008011835A DE102008011835B4 (de) 2008-02-27 2008-02-27 Diebstahlsicherungsvorrichtung für eine Fahrzeugkupplung
DE102008011835.4 2008-02-27
PCT/EP2009/052189 WO2009106529A1 (de) 2008-02-27 2009-02-25 Diebstahlsicherungsvorrichtung für eine fahrzeugkupplung

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0908277A2 BRPI0908277A2 (pt) 2018-05-29
BRPI0908277B1 true BRPI0908277B1 (pt) 2020-01-14

Family

ID=40671037

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0908277A BRPI0908277B1 (pt) 2008-02-27 2009-02-25 dispositivo de segurança contra roubo para um acoplamento de veículo

Country Status (14)

Country Link
US (1) US8615347B2 (pt)
EP (1) EP2252497B1 (pt)
CN (1) CN101983156B (pt)
AT (1) ATE525272T1 (pt)
AU (1) AU2009218505B2 (pt)
BR (1) BRPI0908277B1 (pt)
CA (1) CA2714179C (pt)
DE (1) DE102008011835B4 (pt)
ES (1) ES2370974T3 (pt)
MX (1) MX2010009358A (pt)
PL (1) PL2252497T3 (pt)
RU (1) RU2467896C2 (pt)
WO (1) WO2009106529A1 (pt)
ZA (1) ZA201005359B (pt)

Families Citing this family (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9199521B2 (en) * 2013-02-19 2015-12-01 Ford Global Technologies, Llc Trailer theft detection and alarm
DE102013110212A1 (de) * 2013-09-17 2015-03-19 Still Gmbh Routenzug mit durchgehender Singalverbindung
BR102013028578A2 (pt) * 2013-11-06 2016-02-02 Naira Hosana Silvestrini Maschio trava remota da alavanca do manípulo de quinta roda
US9956835B2 (en) * 2014-08-29 2018-05-01 Shem, Llc Anti-release trailer connection
US9723692B2 (en) 2015-05-20 2017-08-01 Saf-Holland, Inc Fifth wheel coupling detection system with inspection and indication lighting arrangement
US9862242B2 (en) 2015-12-21 2018-01-09 Jason P. Lurie Coupling system
EP3379222B1 (en) 2017-03-22 2020-12-30 Methode Electronics Malta Ltd. Magnetoelastic based sensor assembly
US11491832B2 (en) 2018-02-27 2022-11-08 Methode Electronics, Inc. Towing systems and methods using magnetic field sensing
US11084342B2 (en) 2018-02-27 2021-08-10 Methode Electronics, Inc. Towing systems and methods using magnetic field sensing
US11014417B2 (en) 2018-02-27 2021-05-25 Methode Electronics, Inc. Towing systems and methods using magnetic field sensing
WO2019168565A1 (en) 2018-02-27 2019-09-06 Methode Electronics,Inc. Towing systems and methods using magnetic field sensing
US11135882B2 (en) 2018-02-27 2021-10-05 Methode Electronics, Inc. Towing systems and methods using magnetic field sensing
US11221262B2 (en) 2018-02-27 2022-01-11 Methode Electronics, Inc. Towing systems and methods using magnetic field sensing
DE102021000727A1 (de) 2021-02-12 2022-08-18 Daimler Truck AG Verfahren zum Arretieren und Freigeben einer Sicherungseinrichtung einer Fahrzeugkupplung, Diebstahlsicherungssystem und Fahrzeug
US11731712B2 (en) * 2021-05-20 2023-08-22 Michael Magilton Emergency trailer release device

Family Cites Families (33)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4649369A (en) * 1985-09-13 1987-03-10 Partnership Of Robert Walker And Paul Lund Apparatus for determining the position of a fifth wheel on a multi-axle vehicle
FI72933C (fi) * 1985-11-12 1987-08-10 Ensio Antero Toikka Foerfarande och system foer att hindra tillgrippning av ett kombinationsfordon och/eller en trailer avsedd att kopplas med ett dragningsfordon.
US5069472A (en) * 1990-07-31 1991-12-03 Holland Hitch Company Electronically controlled fluid release fifth wheel safety mechanism
US5319698A (en) * 1992-02-11 1994-06-07 Boat Buddy Sentry, Ltd. Security system
RU2039669C1 (ru) * 1992-11-25 1995-07-20 Олег Константинович Безюков Буксировочное устройство для колесного транспортного средства
US5477207A (en) * 1993-10-04 1995-12-19 C & M Safety Systems, Inc. Warning device for a vehicle and trailer coupling system
US5516138A (en) * 1994-12-29 1996-05-14 Fontaine Fifth Wheel Co. Lock and release mechanism for fifth wheel
DE29501043U1 (de) 1995-01-10 1995-05-24 Haggert Horst Juergen Sicherungseinrichtung
DE19516101A1 (de) 1995-05-05 1996-11-07 Diehl Remscheid Gmbh & Co Diebstahlsicherung für einen angekuppelten Sattelauflieger
US5625335A (en) * 1995-06-01 1997-04-29 Kelly; Stuart F. Fifth wheel hitch warning interlock device
NZ314186A (en) * 1996-03-04 1998-02-26 Holland Hitch Co Electronic trailer hitch coupling control system
US6250650B1 (en) * 1996-12-17 2001-06-26 Leland H. Douglas Automatic fifth wheel loading and unloading system
US6285278B1 (en) * 2000-01-28 2001-09-04 Holland Hitch Company Electronic system for monitoring a fifth wheel hitch
US6313791B1 (en) * 1999-05-27 2001-11-06 Michael Dean Klanke Automotive GPS control system
US6367888B1 (en) * 1999-12-02 2002-04-09 Dan B. Kee Theft prevention system for trailers with drop yard feature
US6402261B1 (en) * 1999-12-20 2002-06-11 Cargo Safe, Inc. Cargo trailer anti-theft system
US6452485B1 (en) * 2000-01-28 2002-09-17 The Holland Group, Inc. Electronic system for monitoring a fifth wheel hitch
AU2001275113A1 (en) * 2000-06-02 2001-12-17 John P. Holt Trailer locking device
US6394480B1 (en) * 2000-09-13 2002-05-28 Victoria Brennan Anti-coupling device for semi-trailer
US7182362B2 (en) * 2001-11-19 2007-02-27 Volvo Trucks North America Inc. Remote locking fifth wheel
US7119696B2 (en) * 2001-11-19 2006-10-10 Volvo Trucks North America, Inc. System for ensuring driver competency
US6873909B2 (en) 2001-11-19 2005-03-29 Volvo Trucks North America, Inc. System for preventing unauthorized trailer uncoupling
AU2002365976A1 (en) 2001-11-19 2003-06-10 Volvo Trucks North America Inc. Remote locking fifth wheel
CA2392326A1 (en) * 2002-07-03 2004-01-03 Newtrax Technologies Inc. Monitoring system and method
US7242322B2 (en) * 2003-06-04 2007-07-10 Wherify Wireless, Inc. Security tracker
DE10341019B4 (de) * 2003-09-03 2013-01-31 Saf-Holland Verkehrstechnik Gmbh Sattelkupplung mit Diebstahlsicherung
DE102004029821A1 (de) * 2004-06-19 2006-01-05 Daimlerchrysler Ag Diebstahlsicherung für ein Fahrzeug mit einer Zugmaschine und einem Auflieger
US7548155B2 (en) * 2005-02-18 2009-06-16 Saf-Holland, Inc. Fifth wheel sensor assembly
US7543837B2 (en) * 2006-03-31 2009-06-09 Curt Manufacturing, Inc. Single handed controlled trailer hitch
DE102006033899B4 (de) * 2006-07-18 2009-01-29 Jost-Werke Gmbh Steckerkonsole für einen Auflieger eines Sattelzuges
BRPI0804064B1 (pt) * 2008-10-15 2019-10-08 Maxilock Comércio Internacional Ltda Me Configuração aperfeiçoada de uma unidade eletro-mecânica de controle da trava de quinta roda (controlador de trava)
DE102009002334B4 (de) * 2009-04-09 2012-09-27 Jost-Werke Gmbh Steuerungssystem mit einer Verschiebeeinrichtung für eine auf einem Zugfahrzeug angeordnete Sattelkupplung
US7931291B2 (en) * 2009-05-14 2011-04-26 Fontaine Fifth Wheel Co. Fifth wheel coupling assembly with removable locking mechanism

Also Published As

Publication number Publication date
PL2252497T3 (pl) 2012-02-29
ZA201005359B (en) 2011-09-28
CN101983156A (zh) 2011-03-02
AU2009218505A1 (en) 2009-09-03
US20110118942A1 (en) 2011-05-19
CA2714179C (en) 2016-04-05
RU2467896C2 (ru) 2012-11-27
DE102008011835A1 (de) 2009-09-17
BRPI0908277A2 (pt) 2018-05-29
DE102008011835B4 (de) 2010-04-22
EP2252497B1 (de) 2011-09-21
RU2010139505A (ru) 2012-04-10
WO2009106529A1 (de) 2009-09-03
CN101983156B (zh) 2012-12-05
US8615347B2 (en) 2013-12-24
ATE525272T1 (de) 2011-10-15
AU2009218505B2 (en) 2013-07-25
MX2010009358A (es) 2010-09-24
ES2370974T3 (es) 2011-12-26
EP2252497A1 (de) 2010-11-24
CA2714179A1 (en) 2009-09-03

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0908277B1 (pt) dispositivo de segurança contra roubo para um acoplamento de veículo
US6081758A (en) System for automatically unlocking an automotive child safety door lock
US7588116B2 (en) Opening/closing controlling apparatus
CN104085348B (zh) 车门保护装置
RU2503573C2 (ru) Седельно-сцепное устройство
CN202863368U (zh) 一种汽车碰撞安全系统
CN105682994A (zh) 车门保护器
DE60115389T2 (de) Deaktivierungssystem für kraftfahrzeugrückhaltevorrichtungen
PL229995B1 (pl) Sposób uwalniania osób uwięzionych w pojeździe po wystąpieniu sytuacji awaryjnej, zintegrowany system do realizacji tego sposobu oraz sposób montażu siłownika do otwierania drzwi pojazdu
DE60311808D1 (de) Diebstahlschutz-wegfahrsperrsystem für lastwagen und/oder anhänger
US8371600B2 (en) Fifth wheel with anti-theft protection device
DE102017207371A1 (de) Kindersitz-Verriegelung und Erkennung zur Verwendung in mobilen Notsystemen und/oder zur Deaktivierung eines Beifahrer-Airbags
CN114320038B (zh) 车辆应急开门装置、方法和车辆
DE102004029821A1 (de) Diebstahlsicherung für ein Fahrzeug mit einer Zugmaschine und einem Auflieger
SE542231C2 (en) Method and system for locking at least one door of a bus
CN116209609A (zh) 自主车辆运动之阻止
SI25012A (sl) Varnostni sistem (naprava) za opozarjanje na pristonost otrok v vozilu ob nameravani zapustitvi vozila s strani voznika
JP2012012777A (ja) アンロック装置
JPH08333932A (ja) 対衝撃ドアロック自動解錠機構
KR19980020151U (ko) 안전 주차를 위한 경고장치
JP2001295529A (ja) トランク内閉込まれ防止機構
KR20000009610A (ko) 에어백과 연동되는 자동차 도어의 자동 잠금해제장치 및방법
BRPI0823663B1 (pt) “sistema de bloqueio em veículos semirreboques e reboques por simulação de falha do freio
HU207480B (en) Electronic connection arrangement built-out as module advantageously for controlling, signalling the safety-technical stage of motor vehicles and preventing the penetration of unauthorized persons and alarming

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 14/01/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.