BRPI0905816A2 - dispositivo antifurto para motocicleta de duas rodas - Google Patents

dispositivo antifurto para motocicleta de duas rodas Download PDF

Info

Publication number
BRPI0905816A2
BRPI0905816A2 BRPI0905816-8A BRPI0905816A BRPI0905816A2 BR PI0905816 A2 BRPI0905816 A2 BR PI0905816A2 BR PI0905816 A BRPI0905816 A BR PI0905816A BR PI0905816 A2 BRPI0905816 A2 BR PI0905816A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
sensor
output unit
acceleration sensor
alarm output
audible alarm
Prior art date
Application number
BRPI0905816-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Takao Fujiwara
Takeshi Konno
Toshikazu Ishikawa
Atsuro Komiyama
Yoshiko Iki
Masayuki Mitsuyoshi
Original Assignee
Honda Motor Co Ltd
Visteon Japan Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Honda Motor Co Ltd, Visteon Japan Ltd filed Critical Honda Motor Co Ltd
Publication of BRPI0905816A2 publication Critical patent/BRPI0905816A2/pt
Publication of BRPI0905816B1 publication Critical patent/BRPI0905816B1/pt
Publication of BRPI0905816B8 publication Critical patent/BRPI0905816B8/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60RVEHICLES, VEHICLE FITTINGS, OR VEHICLE PARTS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B60R25/00Fittings or systems for preventing or indicating unauthorised use or theft of vehicles
    • B60R25/10Fittings or systems for preventing or indicating unauthorised use or theft of vehicles actuating a signalling device
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60RVEHICLES, VEHICLE FITTINGS, OR VEHICLE PARTS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B60R25/00Fittings or systems for preventing or indicating unauthorised use or theft of vehicles
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60RVEHICLES, VEHICLE FITTINGS, OR VEHICLE PARTS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B60R2325/00Indexing scheme relating to vehicle anti-theft devices
    • B60R2325/30Vehicles applying the vehicle anti-theft devices
    • B60R2325/306Motorcycles

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Burglar Alarm Systems (AREA)
  • Emergency Alarm Devices (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO ANTIFURTO PARA MOTOCICLETA DE DUAS RODAS. A presente invenção refere-se a um dispositivo antifurto para motocicleta de duas rodas que é dotado de um sensor G (51), uma campainha (50) e um controlador de acionamento de dispositivo de alarme (60) para ativar a campainha (50) pelo menos na base de saída do sensor G (51), na qual o sensor G (51) e a campainha (50) são dispostos em posição próxima emitindo, deste modo, um som de alarme, quando detecta a vibração, etc., que resulta do corpo de veículo da mesma, enquanto a motocicleta de duas rodas não está funcionando. O controlador de acionamento de disposi- tivo de alarme (60) mantém o sensor G (51) em um estado não operante, enquanto a campainha (50) está tocando proibindo, deste modo, que o sensor G (51) produza um sinal e detecte uma entrada de sinal a partir do sensor G (51), enquanto a campainha (50) está tocando. Adicionalmente, isto não irá ativar a campainha (50) mesmo se a saída a partir do sensor G 51 for detectada enquanto a campainha (50) estiver tocando.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "DISPOSITIVOANTIFURTO PARA MOTOCICLETA DE DUAS RODAS".
Campo da Técnica
A presente invenção refere-se a um dispositivo antifurto paramotocicleta de duas rodas e, mais particularmente, a um dispositivo antifurtopara motocicleta de duas rodas que detecta a vibração, etc., que resulta docorpo de veículo da mesma, enquanto a motocicleta de duas rodas não estáfuncionando, emitindo deste modo, um som de alarme.
Antecedentes da Invenção
De maneira convencional, é conhecido um dispositivo antifurtoque é dotado de um sensor de aceleração para detectar a vibração de umcorpo de veículo, para emitir um som de alarme mediante a emissão de umsinal que excede um valor predeterminado de um sensor de aceleraçãoquando o veículo se encontra em um estado sem uso. Neste tipo de disposi-tivo antifurto, diversos projetos são proporcionados para evitar que um somde alarme seja emitido em uma situação em que o som de alarme não é re-querido.
A Literatura de Patente 1 descreveu um dispositivo antifurto paraveículos de quatro rodas em que um sensor de detecção de vibração é re-duzido nas funções de detecção a partir da partida de um motor até o movi-mento de um veículo evitando, deste modo, a ativação do dispositivo antifur-to devido à vibração do motor durante o aquecimento.
Lista de Citação
Literatura de Patente 1
Pedido de patente japonês não-examinado publicado númeroH8-310344
Sumário da Invenção
Problema da Técnica
Além disso, em uma motocicleta de duas rodas com espaço res-trito para um corpo de veículo, a disposição de um sensor de aceleração euma unidade de saída de alarme que constitui um dispositivo antifurto repre-senta um problema no esboço do corpo de veículo. Então, em uma motoci-cleta de duas rodas que é que é maior na área de exposição na parte exter-na, a fim de evitar facilmente o acesso ao dispositivo antifurto devido à cons-tituição, existe uma idéia de acomodar o sensor de aceleração e a unidadede saída de alarme no mesmo alojamento, ou similar, para dispor o aloja-mento dentro de um componente exterior. Entretanto, esta disposição iráresultar na posição próxima do sensor de aceleração à unidade de saída dealarme. Deste modo, mediante a ativação do dispositivo antifurto, a vibraçãoque resulta da unidade de saída de alarme é detectada pelo sensor de ace-leração, para resultar em uma possibilidade de que um som de alarme possaser mantido emitido. O dispositivo antifurto da Literatura de Patente 1 nãoatendeu o problema da disposição e constituição de um sensor de acelera-ção e uma unidade de saída de alarme.
Um objetivo da presente invenção é proporcionar um dispositivoantifurto para motocicleta de duas rodas capaz de controlar adequadamenteuma unidade de saída de alarme, além de dispor um sensor de aceleração euma unidade de saída de alarme em posição próxima para reduzir um espa-ço para a colocação do dispositivo antifurto.
Solução do Problema
A presente invenção possui um primeiro recurso, em que umdispositivo antifurto para motocicleta de duas rodas que detecta a vibração,etc., que resulta do corpo de veículo da mesma, enquanto a motocicleta deduas rodas não está funcionando emitindo, deste modo, um som de alarme,o dispositivo antifurto para motocicleta de duas rodas que compreende: umsensor de aceleração para detectar a vibração etc.; uma unidade de saídade alarme sonoro para produzir o som de alarme; e um controlador para ati-var a unidade de saída de alarme sonoro pelo menos na base de saída dosensor de aceleração; sendo que o sensor de aceleração e a unidade desaída de alarme sonoro são dispostos em posição próxima, e o controladormantém o sensor de aceleração em um estado não operante, para proibir osinal deste, enquanto ativa a unidade de saída de alarme sonoro.
A presente invenção possui um segundo recurso, em que umdispositivo antifurto para motocicleta de duas rodas que detecta a vibração,etc., que resulta do corpo de veículo da mesma, enquanto a motocicleta deduas rodas não está funcionando, emitindo deste modo, um som de alarme,o dispositivo antifurto para motocicleta de duas rodas que compreende: umsensor de aceleração para detectar a vibração, etc.; uma unidade de saídade alarme sonoro para produzir o som de alarme; e um controlador para ati-var a unidade de saída de alarme sonoro pelo menos na base da saída dosensor de aceleração; sendo que o sensor de aceleração e a unidade desaída de alarme sonoro são dispostos em posição próxima, e o controladorproíbe a detecção de uma entrada de sinal a partir do sensor de aceleração,enquanto ativa a unidade de saída de alarme sonoro.
A presente invenção possui um terceiro recurso, em que um dis-positivo antifurto para motocicleta de duas rodas que detecta a vibração,etc., que resulta do corpo de veículo desta, enquanto a motocicleta de duasrodas não está funcionando emitindo, deste modo, um som de alarme, o dis-positivo antifurto para motocicleta de duas rodas que compreende: um sen-sor de aceleração para detectar a vibração, etc.; uma unidade de saída dealarme sonoro para produzir o som de alarme; e um controlador para ativar aunidade de saída de alarme sonoro pelo menos na base da saída do sensorde aceleração; sendo que o sensor de aceleração e a unidade de saída dealarme sonoro são dispostos em posição próxima, e o controlador proíbe aativação da unidade de saída de alarme sonoro mesmo na detecção de saí-da do sensor de aceleração, enquanto ativa a unidade de saída de alarmesonoro.
A presente invenção possui um quarto recurso, em que sensorde aceleração e a unidade de saída de alarme sonoro são dispostos dentrode uma unidade de medição.
A presente invenção possui um quinto recurso, em que o sensorde aceleração e a unidade de saída de alarme sonoro são dispostos em umabase comum dentro da unidade de medição.
Efeitos Vantajosos da Invenção
A presente invenção possui um primeiro recurso, em que umsensor de aceleração e uma unidade de saída de alarme sonoro que consti-tuem um dispositivo antifurto são dispostos em posição próxima, um contro-lador mantém o sensor de aceleração em um estado não operante para pro-ibir a saída de sinal deste, enquanto ativa a unidade de saída de alarme so-noro. Portanto, mesmo onde a vibração de um som de alarme, etc., emitidoa partir da unidade de saída de alarme sonoro, é transmitida para o sensorde aceleração, devido a uma disposição de posição próxima do sensor deaceleração e da unidade de saída de alarme sonoro, deste modo, é possívelevitar que a unidade de saída de alarme sonoro seja mantida ativada. Tam-bém, é possível reduzir o consumo elétrico durante a ativação da unidade desaída de alarme sonoro.
A presente invenção possui um segundo recurso, em que umcontrolador proíbe a detecção de uma entrada de sinal a partir de um sensorde aceleração, enquanto ativa uma unidade de saída de alarme sonoro. Por-tanto, mesmo onde a vibração de um som de alarme, etc., emitido a partir daunidade de saída de alarme sonoro, é transmitida para o sensor de acelera-ção devido a uma disposição de posição próxima do sensor de aceleração eda unidade de saída de alarme sonoro, deste modo, é possível evitar que aunidade de saída de alarme sonoro seja mantida ativada.
A presente invenção possui um terceiro recurso, em que umcontrolador proíbe a ativação da unidade de saída de alarme sonoro, mesmona detecção de saída de um sensor de aceleração, enquanto ativa uma uni-dade de saída de alarme sonoro. Portanto, mesmo onde a vibração de umsom de alarme, etc., emitido a partir da unidade de saída de alarme sonoro,é transmitida para o sensor de aceleração devido a uma disposição de posi-ção próxima do sensor de aceleração e da unidade de saída de alarme so-noro, deste modo, é possível evitar que a unidade de saída de alarme sono-ro seja mantida ativada. Ademais, a vantagem acima pode ser proporciona-da apenas ao ajustar um controlador.
A presente invenção possui um quarto recurso, em que um sen-sor de aceleração e uma unidade de saída de alarme sonoro são dispostosem uma base comum dentro de uma unidade de medição. Uma vez que oselementos constituintes do dispositivo antifurto são acomodados dentro deuma unidade de medição, é possível reduzir um espaço para a colocação dodispositivo antifurto. Ademais, uma vez que a fiação, etc., de uma unidadede saída de alarme sonoro composta de um alto-falante, etc., é acomodadadentro da unidade de medição, é menos provável que estes elementos ecomponentes sejam acessados a partir da parte externa de um corpo de ve-ículo. Ainda adicionalmente, permite-se que o dispositivo antifurto seja colo-cado no corpo de veículo em um grau de liberdade aumentado.
A presente invenção possui um quinto recurso, em que um sen-sor de aceleração e uma unidade de saída de alarme sonoro são dispostosem uma base comum dentro da unidade de medição. Portanto, o número decomponentes é reduzido para proporcionar uma estrutura simples, atravésda qual uma unidade de medição pode ser facilmente montada.
Breve Descrição dos Desenhos
A figura 1 é uma vista parcialmente ampliada de uma motocicle-ta de duas rodas na qual o dispositivo antifurto, de uma primeira modalidadena presente invenção, é aplicado.
A figura 2 é uma vista parcialmente ampliada da motocicleta deduas rodas 1.
A figura 3 é uma vista em elevação frontal de uma unidade de medição.
A figura 4 é uma vista em corte transversal tomada ao longo dalinha A-A na figura 3.
A figura 5 é um diagrama em bloco que mostra uma constituiçãodo dispositivo antifurto da primeira modalidade na presente invenção.
A figura 6 é um fluxograma que mostra um fluxo de controle dodispositivo antifurto da primeira modalidade na presente invenção.
A figura 7 é um diagrama em bloco que mostra uma constituiçãodo dispositivo antifurto de uma segunda modalidade na presente invenção.
A figura 8 é um fluxograma que mostra um fluxo de controle dodispositivo antifurto da segunda modalidade na presente invenção.
A figura 9 é um diagrama em bloco que mostra uma constituiçãodo dispositivo antifurto de uma terceira modalidade na presente invenção.A figura 10 é um fluxograma que mostra um fluxo de controle dodispositivo antifurto da terceira modalidade na presente invenção.Descrição das Modalidades
Daqui por diante, uma descrição detalhada das modalidadespreferidas da presente invenção será fornecida com referência aos dese-nhos. A figura 1 é uma vista em elevação lateral de uma motocicleta de duasrodas 1 na qual o dispositivo antifurto, de uma modalidade na presente in-venção, é aplicado. Ademais, a figura 2 é uma vista parcialmente ampliadada motocicleta de duas rodas 1. A motocicleta de duas rodas 1 é um veículomotorizado tipo no qual um par de pisos direito e esquerdo 4 é formado aolongo de um assento 8 na direção da largura do veículo. Um par de garfosdianteiros direito e esquerdo 2 para sustentar de maneira articulada a rodadianteira WF para girar livremente são sustentados de maneira articulada emuma armação de corpo de veículo (não ilustrada), a fim de ser guiado porguidões 3. Um farol dianteiro 6 é montado em um carenagem dianteira 5 quecobre a parte dianteira do corpo de veículo e um para-brisa 7 é disposto naparte superior da carenagem dianteira 5.
A extremidade dianteira de uma unidade de força 10 na qual ummotor e um sistema de transmissão de força são integralmente constituídosé sustentada de maneira articulada, a fim de ser oscilável através do piso 4ou na extremidade traseira de uma armação de corpo de veículo (não ilus-trada). A unidade de força 10 para sustentar de maneira articulada e livre-mente giratória a roda traseira WR, à medida que a roda motriz é suspensano corpo de veículo através de um amortecedor traseiro 11 na extremidadetraseira.
Também, com referência à figura 2, uma unidade de medição 30é disposta aproximadamente no centro, na direção de largura do veículo en-tre um para-brisa 7 e os guidões 3. E um alto-falante 12 para uma saída deáudio é montado em ambas as laterais do mesmo. O dispositivo antifurto dapresente modalidade é acomodado dentro da unidade de medição 30.
A figura 3 é uma vista em elevação frontal da unidade de medi-ção 30. Ademais, a figura 4 é uma vista em corte transversal tomada ao Ion-go da linha A-A na figura 3. A unidade de medição 30 é constituída ao aco-modar uma base de medição 54, etc., dentro de um alojamento 31a e sercoberta com uma lente transparente incolor 31 a partir de cima. O alojamen-to 31a e as lentes 31 podem ser feitos com uma placa de resina delgadasintética, ou similar. Então, um mecanismo de ativação 53 para diversos ins-trumentos e luzes de aviso é fixado na superfície da base de medição 54, ouseja, na lateral oposta a um motociclista. Nota-se que a unidade de medição30 é constituída a fim de ser removida do corpo de veículo apenas quandoos componentes exteriores, etc, que circundam a unidade de medição 30são removidos.
Um velocímetro 32 e um tacômetro 33 para exibição analógicasão dispostos em ambas as laterais no centro da unidade de medição 30 euma placa de exibição de cristal líquido 34 para indicar o tempo, distância depercurso e outros é disposta entre o velocímetro 32 e o tacômetro 33. Umindicador de calor 35 para resfriar água é disposto na lateral direita do tacô-metro 33 e um indicador de combustível 36 é disposto na lateral esquerda dovelocímetro 32. Ademais, na parte superior da placa de exibição de cristallíquido 34, dispôs-se em uma linha a partir das luzes de aviso laterais es-querdas feitas de uma luz de aviso de motor 38 que acende quando um sis-tema de motor, tal como, um dispositivo de injeção de combustível, um dis-positivo de ignição, etc., falha ao operar normalmente, uma luz de aviso defreio de mão 39 que acende mediante a ativação de um freio de mão, umaluz de indicação de estado de comunicação 40 que acende ou pisca durantecomunicações sem fio com uma chave portátil, ou similar, uma luz de avisode pressão de óleo 41 que acende quando a pressão de óleo de motor estáanormal e uma luz de indicação de feixe de farol dianteiro alto 42 que acen-de quando o eixo geométrico de luz do farol dianteiro 6 é ajustado para servirado para cima. Ainda adicionalmente, um par de luzes de indicação dedireção direita e esquerda 37 é disposto nas partes superiores do indicadorde calor 35 e do indicador de combustível 36.
Na face posterior da base de medição 54, dispôs-se uma cam-painha 50 como uma unidade de saída de alarme sonoro, um sensor G(sensor de gravidade) 51 como um sensor de aceleração para detectar avibração de um corpo de veículo, quando um veículo não está funcionando,um conector 52 para conectar um feixe de fios para o fornecimento de ener-gia para os instrumentos e luzes de aviso, bem como para o lançamento dediversos sinais e um controlador de acionamento de dispositivo de alarme60, como um controlador para ativar a campainha 50, quando as condiçõespredeterminadas são encontradas. Nota-se que a campainha 50 e o sensorG 51 podem ser constituídos, conforme publicamente conhecido, por exem-plo, por um alto-falante em que uma bobina é usada e um sensor em que umelemento piezelétrico é usado. Os tipos e configurações de instrumentos eluzes de aviso dispostos na superfície da unidade de medição 30 ou os for-matos do alojamento e das lentes podem ser modificados de diversas ma-neiras. Por exemplo, as lentes podem ser configuradas para cobrir apenasos instrumentos, com as luzes de aviso expostas na parte externa.
O dispositivo antifurto da presente modalidade é constituído detal modo que quando o sensor G 51 detecta que a aceleração excede umvalor predeterminado, por exemplo, em um estado estacionado em que ummotociclista se encontra longe de um veículo, o sensor G 51 julga que o a-cesso é feito por terceiros, deste modo, permite que a campainha 50 toque.Na presente modalidade, a campainha 50 e o sensor G 51 são dispostos emposição próxima dentro do mesmo alojamento para reduzir um espaço paraa colocação de um dispositivo antifurto e, também, uma fiação conectada àcampainha 50 e ao sensor G 51 é produzida tão curta quanto possível tor-nando, deste modo, o dispositivo antifurto mais resistente ao acesso a partirda parte externa.
Entretanto, a disposição de posição próxima descrita acima poderesultar em uma possibilidade, em que quando a campainha 50 começa atocar, a vibração do som de campainha é detectada pelo sensor de acelera-ção 51 para manter a campainha 50 ativada. Portanto, no dispositivo antifur-to da presente invenção, um controlador de acionamento de dispositivo dealarme 60 é ajustado para proporcionar tal constituição que controla ade-quadamente a campainha 50 enquanto a campainha 50 está tocando. Daquipor diante, será fornecida uma descrição das constituições dos dispositivosantifurto de uma primeira modalidade até uma terceira modalidade na pre-sente invenção, respectivamente, com referência à figura 5 a figura 10. Nota-se que na presente modalidade, a "disposição de posição próxima da cam-painha 50 até o sensor G 51" é equivalente a uma disposição em que asmesmas são colocadas em uma faixa onde a vibração no toque da campai-nha 50 influencia uma saída de sinal do sensor G 51.
A figura 5 é um diagrama em bloco que mostra uma constituiçãode um dispositivo antifurto de uma primeira modalidade na presente inven-ção. Ademais, a figura 6 é um fluxograma (1) que mostra um fluxo de contro-le do dispositivo antifurto da modalidade. As referências e sinais numéricosque são iguais aqueles previamente descritos indicam partes iguais ou equi-valentes. Uma parte de recepção de onda de rádio 62 instalada na motoci-cleta de duas rodas 1 recebe a onda de rádio enviada por uma chave portátil61 através de uma antena de recepção 65. A chave portátil 61 é dotada deum botão ajustado e um botão não-ajustado do dispositivo antifurto. Pressio-nar um destes botões em uma faixa de comunicação possível com um veícu-lo inicia as comunicações sem fio com o corpo de veículo começando, destemodo, a autenticação se a chave portátil 61 for exclusiva para o veículo ounão. Quando a autenticação é realizada corretamente, executa-se uma ope-ração de ajuste que ativa o dispositivo antifurto ou uma operação não ajus-tada que cancela a ativação do mesmo.
Por outro lado, um motociclista para o motor para descer de umveículo e pressiona o botão ajustado da chave portátil 61. Então, uma de-terminação feita de que o veículo se encontra em um estado estacionado, ouseja, um estado que requer a detecção de furto, deste modo, uma parte deconfiguração de início de detecção de furto 63 começa um modo de detec-ção de furto. Nota-se que uma luz de indicação de estado de comunicação40 dentro da unidade de medição 30 pisca pelo menos uma vez, a fim denotificar um motociclista sobre uma execução correta de comunicações semfio com o corpo de veículo em associação com o pressionamento do botãoajustado e do botão não ajustado. Ademais, as condições para começar omodo de detecção de furto podem ser ajustadas em um caso em que umdispositivo de suporte para permitir que o veículo suporte a si próprio quandoo mesmo é parado em um estado de uso e, também, o botão ajustado dachave portátil 61 seja pressionado.
Ademais, uma saída de sinal do sensor G 51 é lançada em umaunidade de determinação de furto 64 para proporcionar um modo de detec-ção de furto. Quando a saída de sinal do sensor G 51 excede um valor pre-determinado no modo de detecção de furto, uma determinação é feita, emque um terceiro fez o acesso, que notifica o controlador de acionamento dedispositivo de alarme 60 de um estado de alarme requerido. O controladorde acionamento de dispositivo de alarme 60 recebe instruções a partir daunidade de determinação de furto 64, permitindo que a campainha 50 toquee, também, a luz de indicação de estado de comunicação 40 pisque. Deve-se notar que não apenas a luz de indicação de estado de comunicação 40,mas, também, por exemplo, diversos tipos de luzes de aviso dentro de umaunidade de medição, aparelhos de iluminação em um veículo e dispositivosde áudio podem ser ativados junto com o toque da campainha 50. Ademais,apenas a campainha 50 pode ser ativada enquanto a campainha está tocando.
Conforme mostrado na figura 4, na presente modalidade, a partede configuração de início de detecção de furto 63 e a unidade de determina-ção de furto 64 são dispostas dentro de uma ECU (não ilustrada) e, também,o controlador de acionamento de dispositivo de alarme 60 é disposto dentroda unidade de medição 30. Esta disposição pode ser modificada de diversasmaneiras e, por exemplo, o controlador de acionamento de dispositivo dealarme 60 pode ser disposto dentro da ECU, ou a parte de configuração deinício de detecção de furto 63 e a unidade de determinação de furto 64 po-dem ser dispostas dentro da unidade de medição 30.
Então, o dispositivo antifurto da presente modalidade é caracte-rizado pelo fato de que a unidade de configuração de interrupção de ativa-ção de sensor G 60a é proporcionada dentro do controlador de acionamentode dispositivo de alarme 60. A unidade de configuração de interrupção deativação de sensor G 60a possui funções que proíbem uma saída de sinaldo sensor G 51 ao permitir que o sensor G 51 fique em um estado não ope-rante enquanto a campainha 50 estiver tocando.
A figura 6 é um fluxograma que mostra um fluxo de controle dodispositivo antifurto da primeira modalidade. O fluxograma é executado eprocessado dentro da unidade de determinação de furto 64. Na etapa S10, ocontrolador de acionamento de dispositivo de alarme 60 determina se cam-painha 50 está tocando ou não. Quando uma determinação negativa é feitana etapa 510, o processamento procede até a Etapa 520, e o sensor G 51 éligado. Então, na etapa S30, a unidade de determinação de furto 64 detectauma saída de sinal do sensor G 51. Na Etapa subsequente S40, a unidadede determinação de furto 64 executa o processamento de detecção de furtoe em outra Etapa subsequente S50, o sensor G 51 é desligado para terminaruma série de controles.
No dispositivo antifurto da presente modalidade, a fim de reduziro consumo de energia em um modo de detecção de furto, o sensor G 51 éconstituído para ligar e desligar a fonte de energia deste em um ciclo prede-terminado (por exemplo, a cada 15 segundos). As Etapas S20, S30, S40 eS50 descritas acima mostram os fluxos de um controle comum realizado re-petidamente enquanto o modo de detecção de furto se encontra em pro-gresso, e quando a saída de sinal do sensor G 51 excede um valor prede-terminado na execução da Etapa S40, a campainha 50 toca.
Por outro lado, onde uma determinação positiva é feita na etapaS10, ou seja, a campainha 50 está tocando, o processamento não irá passarpelas Etapas S20 a S50 descritas acima, porém, termina uma série de con-troles. Isto ocorre porque quando a campainha 50 está tocando, a unidadede configuração de interrupção de ativação de sensor G 60a evita as EtapasS20 a S50 durante as quais o sensor G 51 é ligado, ou seja, mantendo osensor G 51 em um estado não operante proibindo, deste modo, uma saídade sinal do sensor G 51. Nota-se que manter o sensor G 51 em um estadonão operante pode, além de usado, em que o 5 sensor G é desligado, umestado em que certo controle é proporcionado, de modo que o sensor nãoproduza um sinal. De acordo com a configuração acima, é possível evitarque a campainha 50 seja mantida ativada devido ao fato de que o sensor G51 continua a detectar a vibração que resulta do toque da campainha 50.Ademais, o controle descrito acima é executado, através do qual a campai-nha 50 e o sensor G 51 podem ser dispostos em posição próxima na unida-de de medição 30 para reduzir um espaço para a colocação do dispositivoantifurto. Ademais, quando o sensor G 51 é desligado para causar um esta-do não operante, é possível reduzir o consumo de energia da campainha 50que está tocando. Nota-se que a campainha 50 que começou a tocar umavez é permitida a parar operando-se uma chave portátil 61. Ademais, o con-trolador de acionamento de dispositivo de alarme 60 pode ser dotado de umtemporizador (não ilustrado), através do qual o toque e a interrupção tempo-rária são repetidos em certos intervalos usando-se este temporizador. Aindaadicionalmente, nas etapas S20 e S50, em vez de ligar e desligar o sensor G51, o sensor G 51 pode ser comutado para o modo de operação a partir deum modo comum para outros modos (tal como um modo não operante, ummodo de baixo consumo de energia e um modo de espera).
A figura 7 é um diagrama em bloco que mostra o dispositivo anti-furto de uma segunda modalidade na presente invenção. Ademais, a figura 8é um fluxograma (2) que mostra um fluxo de controle do dispositivo antifurto.As referências e sinais numéricos que são iguais aqueles previamente des-critos indicam partes iguais ou equivalentes. A presente modalidade é carac-terizada pelo fato de que uma unidade de configuração de proibição de de-tecção de saída de sensor G 60b é proporcionada dentro do controlador deacionamento de dispositivo de alarme 60. A unidade de configuração de pro-ibição de detecção de saída de sensor G 60b possui funções em que en-quanto a campainha 50 está tocando, o controlador de acionamento de dis-positivo de alarme 60 evita a recepção de uma saída de sinal do sensor G51. As partes iguais àquelas fornecidas na primeira modalidade serão daquipor diante omitidas de uma descrição detalhada.
Com referência ao fluxograma da figura 8, o sensor G 51 é liga-do na etapa S20, e uma saída de sinal do sensor G 51 é detectada pela uni-dade de determinação de furto 64 na etapa S30. Na Etapa subsequenteS35, uma determinação é feita se a campainha 50 está tocando ou não.
Quando uma determinação negativa é feita na etapa S35, o processamentoprocede até a Etapa S40 (um fluxo comum), e o processamento de detecçãode furto é executado. Na etapa S50, a saída do sensor G 51 é desligada pa-ra terminar uma série de controles.
Por outro lado, quando uma determinação positiva é feita na e-tapa S35, ou seja, enquanto a campainha 50 está tocando, o processamentopula a Etapa S40, e a saída do sensor G 51 é desligada na etapa S50 paraterminar uma série de controles. De acordo com a configuração descrita a-cima, quando uma determinação é feita, em que a campainha 50 está to-cando, o processamento de detecção de furto é omitido, de modo que a uni-dade de determinação de furto 64 evite a detecção de uma saída de sinal dosensor G 51, deste modo, tornando possível evitar que a campainha 50 sejamantida ativada.
A figura 9 é um diagrama em bloco que mostra uma constituiçãodo dispositivo antifurto de uma terceira modalidade na presente invenção.
Ademais, a figura 10 é um fluxograma (3) que mostra um fluxode controle do dispositivo antifurto. As referências e sinais numéricos quesão iguais aqueles previamente descritos indicam partes iguais ou equiva-lentes. A presente modalidade é caracterizada pelo fato de que uma unidadede apuração de determinação de furto 60c é proporcionada dentro do contro-lador de acionamento de dispositivo de alarme 60, deste modo, enquanto acampainha 50 está tocando, a unidade de determinação de furto 64 é ajus-tada de forma que não adote as condições de ativação do dispositivo antifur-to meso se um sinal a partir do sensor G 51 exceder um valor predetermina-do. As partes iguais àquelas nas primeira e segunda modalidades, daqui pordiante, serão omitidas a partir de uma descrição detalhada.
Com referência ao fluxograma da figura 10, o sensor G 51 é Ii-gado na etapa S20. Na Etapa subsequente S30, uma saída de sinal do sen-sor G 51 é detectada pela unidade de determinação de furto 64, e o proces-samento de detecção de furto é executado na etapa S40. Então, na etapaS45, uma determinação é feita se a campainha 50 está tocando ou não.Quando uma determinação negativa é feita na etapa S45, o processamentoprocede até a Etapa S50 (fluxo normal), o sensor G 51 é desligado para ter-minar uma série de controles.
Por outro lado, quando uma determinação positiva é feita na e-tapa S45, ou seja, determina-se que a campainha 50 está tocando, o pro-cessamento procede até Etapa S46, limpando um sinalizador para detecçãode furto. O sinalizador é ajustado porque a saída do sensor G 51 excede umvalor predeterminado no processamento de detecção de furto da Etapa S40.Quando o sinalizador é apurado na etapa S46, o sensor G 51 é desligado,com a campainha 50 tocando, para terminar uma série de controles.
De acordo com a configuração descrita acima, quando uma de-terminação é feita, em que a campainha 50 está tocando, um sinalizadorapurado que é ajustado quando uma saída de sinal do sensor G 51 excedeum valor predeterminado. Deste modo, enquanto o campainha 50 está to-cando, nenhuma ordem para permitir que a campainha 50 toque é emitido apartir do controlador de acionamento de dispositivo de alarme 60, mesmo seuma saída de sinal do sensor G 51 exceder um valor predeterminado devidoà vibração do mesmo. Deste modo, é possível evitar que a campainha 50toque continuamente.
Conforme descrito acima, de acordo com o dispositivo antifurtoda presente invenção, um sensor G para detectar vibração aplicado a umcorpo de veículo e uma campainha a ser ativada quando uma saída de sinaldo sensor G excede um valor predeterminado são dispostos em posiçãopróxima, e a campainha é proibida de tocar na base de uma saída de sinaldo sensor G enquanto uma campainha estiver tocando. Portanto, é possívelevitar que a campainha toque continuamente devido às influências de vibra-ção que resultam da campainha no sensor G e, também, reduzir um espaçopara a colocação do dispositivo antifurto.
Nota-se que a estrutura e disposição do sensor G e da campai-nha, bem como a constituição e disposição da unidade de medição não de-vem se limitar àquelas das modalidades descritas acima, e elas podem sermodificadas de diversas maneiras. Por exemplo, um dispositivo antifurto, talcomo o sensor G, a campainha, etc., são acomodados em um alojamentoespecial, e o alojamento pode ser disposto em qualquer parte do corpo deveículo. O dispositivo antifurto da presente invenção não se limita às motoci-cletas de duas rodas, porém, pode se aplicado a veículos de três rodas oude quatro rodas, etc.
Listagem Referência
1: motocicleta de duas rodas,3: guidões,7: para-brisa,30: unidade de medição,40: luz de indicação de estado de comunicação,50: campainha,51: sensor G,60: controlador de acionamento de dispositivo de alarme,61: chave portátil,60a: unidade de configuração de interrupção de ativação desensor G,
60b: unidade de configuração de proibição de detecção de saídade sensor G,
60c: unidade de apuração de determinação de furto,62: parte de recepção de onda de rádio,63: parte de configuração de início de detecção de furto,64: unidade de determinação de furtoenquanto a campainha (50) estiver tocando.

Claims (5)

1. Dispositivo antifurto para motocicleta de duas rodas (1) quedetecta a vibração etc., que resulta do corpo de veículo da mesma, enquan-to a motocicleta de duas rodas (1) não está funcionando emitindo deste mo-do um som de alarme,o dispositivo antifurto para motocicleta de duas rodas (1) quecompreende:um sensor de aceleração (51) para detectar a vibração etc.;uma unidade de saída de alarme sonoro para produzir o som dealarme; eum controlador (60) para ativar a unidade de saída de alarmesonoro pelo menos na base de saída do sensor de aceleração (51);caracterizado pelo fato de que o sensor de aceleração (51) e aunidade de saída de alarme sonoro são dispostos em posição próxima, e ocontrolador (60) mantém o sensor de aceleração (51) em um estado nãooperante para proibir a saída de sinal deste enquanto ativa a unidade de sa-ída de alarme sonoro.
2. Dispositivo antifurto para motocicleta de duas rodas (1) quedetecta a vibração etc., que resulta do corpo de veículo da mesma, enquantoa motocicleta de duas rodas (1) não está funcionando emitindo, deste modo,um som de alarme,o dispositivo antifurto para motocicleta de duas rodas (1) quecompreende:um sensor de aceleração (51) para detectar a vibração etc.;uma unidade de saída de alarme sonoro para produzir o som dealarme; eum controlador (60) para ativar a unidade de saída de alarmesonoro pelo menos com base da saída do sensor de aceleração (51);caracterizado pelo fato de que o sensor de aceleração (51) e aunidade de saída de alarme sonoro são dispostos em posição próxima, e ocontrolador (60) proíbe a detecção de uma entrada de sinal a partir do sen-sor de aceleração (51) enquanto ativa a unidade de saída de alarme sonoro.
3. Dispositivo antifurto para motocicleta de duas rodas (1) quedetecta a vibração, etc., que resulta do corpo de veículo da mesma, enquan-to a motocicleta de duas rodas não está funcionando emitindo, deste modo,um som de alarme,o dispositivo antifurto para motocicleta de duas rodas que com-preende:um sensor de aceleração (51) para detectar a vibração etc.;uma unidade de saída de alarme sonoro para produzir o som dealarme; eum controlador (60) para ativar a unidade de saída de alarmesonoro pelo menos com base da saída do sensor de aceleração (51);caracterizado pelo fato de que o sensor de aceleração (51) e aunidade de saída de alarme sonoro são dispostos em posição próxima, e ocontrolador (60) proíbe a ativação da unidade de saída de alarme sonoromesmo na detecção de saída do sensor de aceleração (51) enquanto ativa aunidade de saída de alarme sonoro.
4. Dispositivo antifurto para motocicleta de duas rodas (1), deacordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fatode que o sensor de aceleração (51) e a unidade de saída de alarme sonorosão dispostos dentro de uma unidade de medição (30).
5. Dispositivo antifurto para motocicleta de duas rodas (1), deacordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o sensor deaceleração (51) e a unidade de saída de alarme sonoro são dispostos emuma base comum dentro da unidade de medição (30).
BRPI0905816A 2008-10-21 2009-10-15 Dispositivo antifurto para motocicleta de duas rodas BRPI0905816B8 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2008271090A JP5116104B2 (ja) 2008-10-21 2008-10-21 自動二輪車の盗難防止装置
JP2008-271090 2008-10-21

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI0905816A2 true BRPI0905816A2 (pt) 2011-03-29
BRPI0905816B1 BRPI0905816B1 (pt) 2019-03-19
BRPI0905816B8 BRPI0905816B8 (pt) 2022-05-24

Family

ID=42096608

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0905816A BRPI0905816B8 (pt) 2008-10-21 2009-10-15 Dispositivo antifurto para motocicleta de duas rodas

Country Status (5)

Country Link
JP (1) JP5116104B2 (pt)
CN (1) CN101723016B (pt)
BR (1) BRPI0905816B8 (pt)
DE (1) DE102009043620A1 (pt)
IT (1) IT1398393B1 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5882803B2 (ja) * 2012-03-22 2016-03-09 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両
CN104058030B (zh) * 2014-02-12 2016-06-01 国网山东省电力公司临朐县供电公司 一种自行车防盗装置
CN104058031B (zh) * 2014-04-15 2017-02-08 钱鸿程 一种自行车防盗装置
KR101553312B1 (ko) * 2014-07-03 2015-09-17 주식회사 한단정보통신 자전거의 방향 지시 장치

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN2051935U (zh) * 1989-04-15 1990-01-31 李东升 摩托车防盗报警器
CN2091926U (zh) * 1991-02-01 1992-01-01 陈金本 导向锁紧式自行车锁
JPH08310344A (ja) 1995-05-15 1996-11-26 Alpine Electron Inc カーセキュリテイシステム
CN2252149Y (zh) * 1996-03-15 1997-04-16 李航 摩托车自行车防盗报警器
JP3847459B2 (ja) * 1998-07-03 2006-11-22 株式会社日進 車載用盗難防止装置
US7124852B2 (en) * 2000-09-01 2006-10-24 Yamaha Hatsudoki Kabushiki Kaisha Acceleration sensor and engine control for motorcycle
CN2450033Y (zh) * 2000-10-25 2001-09-26 沈仁辉 智能识别报警器
JP3844231B2 (ja) * 2002-09-26 2006-11-08 本田技研工業株式会社 自動二輪車の盗難防止装置

Also Published As

Publication number Publication date
JP5116104B2 (ja) 2013-01-09
CN101723016A (zh) 2010-06-09
ITTO20090742A1 (it) 2010-04-22
DE102009043620A1 (de) 2010-05-12
IT1398393B1 (it) 2013-02-22
JP2010100100A (ja) 2010-05-06
CN101723016B (zh) 2013-02-06
BRPI0905816B8 (pt) 2022-05-24
BRPI0905816B1 (pt) 2019-03-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP5577457B2 (ja) 車両の灯火制御システム
JP5543665B2 (ja) 車両の灯火装置
ES2246450T3 (es) Vehiculo electrico con indicador de estado de bateria que sirve como indicador de cambio de direccion.
BRPI0905816A2 (pt) dispositivo antifurto para motocicleta de duas rodas
JP2010143391A (ja) 方向指示装置
JP2007125901A (ja) 車両のハザード保持機能付きウインカ装置
JP2005088792A (ja) 車両用ハンドル及び車両
JP2008273417A (ja) 鞍乗型車両
KR101300797B1 (ko) 장애물 감지장치, 이를 채용한 안전 자전거 및 안전 모자
JP4494917B2 (ja) 自動二輪車のメータ装置
WO2019186945A1 (ja) 鞍乗型車両
BR112013032310B1 (pt) dispositivo antifurto para veículo
JP4544440B2 (ja) 鞍乗型車両用映像表示装置
ES2261319T3 (es) Dispositivo de bloqueo para motocicleta, motocicleta con un dispositivo de bloqueo y un metodo de controlar un dispositivo de bloqueo.
TWI683759B (zh) 傾斜車輛
KR20100120736A (ko) 자전거의 주행 안전장치
BR102014013662B1 (pt) dispositivo de medição para motocicleta
JP3668388B2 (ja) 車両用盗難防止装置
BR102014023656A2 (pt) dispositivo medidor de motocicleta
TWM525886U (zh) 自行車之燈具結構改良
JP2001213375A (ja) ウインカ機能付きバックミラー及びこれを備えた自動二輪車等の車両
JP4144937B2 (ja) 車両用盗難防止装置
KR20170095085A (ko) 사고발생 알림기능을 갖는 자전거 후미등 장치 및 그 구동방법
JP2001048078A5 (pt)
JP4130571B2 (ja) 鞍乗型電動車両

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 15/10/2009, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B16C Correction of notification of the grant [chapter 16.3 patent gazette]

Free format text: REF. RPI 2515 DE 19/03/2019 QUANTO AO ENDERECO.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 13A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2692 DE 09-08-2022 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.