BRPI0818456B1 - Compressor superalimentado e processo para controlar um compressor superalimentado - Google Patents

Compressor superalimentado e processo para controlar um compressor superalimentado Download PDF

Info

Publication number
BRPI0818456B1
BRPI0818456B1 BRPI0818456-9A BRPI0818456A BRPI0818456B1 BR PI0818456 B1 BRPI0818456 B1 BR PI0818456B1 BR PI0818456 A BRPI0818456 A BR PI0818456A BR PI0818456 B1 BRPI0818456 B1 BR PI0818456B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
dead space
compressor
air
supercharged compressor
supercharged
Prior art date
Application number
BRPI0818456-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Jörg Mellar
Original Assignee
Knorr-Bremse Systeme für Nutzfahrzeuge GmbH
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Knorr-Bremse Systeme für Nutzfahrzeuge GmbH filed Critical Knorr-Bremse Systeme für Nutzfahrzeuge GmbH
Publication of BRPI0818456A2 publication Critical patent/BRPI0818456A2/pt
Publication of BRPI0818456B1 publication Critical patent/BRPI0818456B1/pt

Links

Images

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F04POSITIVE - DISPLACEMENT MACHINES FOR LIQUIDS; PUMPS FOR LIQUIDS OR ELASTIC FLUIDS
    • F04BPOSITIVE-DISPLACEMENT MACHINES FOR LIQUIDS; PUMPS
    • F04B49/00Control, e.g. of pump delivery, or pump pressure of, or safety measures for, machines, pumps, or pumping installations, not otherwise provided for, or of interest apart from, groups F04B1/00 - F04B47/00
    • F04B49/16Control, e.g. of pump delivery, or pump pressure of, or safety measures for, machines, pumps, or pumping installations, not otherwise provided for, or of interest apart from, groups F04B1/00 - F04B47/00 by adjusting the capacity of dead spaces of working chambers
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F04POSITIVE - DISPLACEMENT MACHINES FOR LIQUIDS; PUMPS FOR LIQUIDS OR ELASTIC FLUIDS
    • F04BPOSITIVE-DISPLACEMENT MACHINES FOR LIQUIDS; PUMPS
    • F04B2201/00Pump parameters
    • F04B2201/08Cylinder or housing parameters
    • F04B2201/0808Size of the dead volume
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F04POSITIVE - DISPLACEMENT MACHINES FOR LIQUIDS; PUMPS FOR LIQUIDS OR ELASTIC FLUIDS
    • F04BPOSITIVE-DISPLACEMENT MACHINES FOR LIQUIDS; PUMPS
    • F04B2205/00Fluid parameters
    • F04B2205/03Pressure in the compression chamber

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Supercharger (AREA)
  • Compressor (AREA)

Abstract

compressor superalimentado e processo para controlar um compressor superalimentado. a presente invenção refere-se a um compressor superalimentado (10) para o abastecimento com ar comprimido de um veículo utilitário (12), com uma câmara de êmbolo (14), um espaço morto (16) e um dispositivo de válvula (18) para conectar o espaço morto (16). de acordo com a presente invenção é previsto que o dispositivo de válvula (18) é realizado de tal modo que o volume de ar transportado pelo compressor superalimentado (10) pode ser reduzido para um valor diferente de zero através da conexão de espaço morto (16). a presente invenção refere-se ainda a um processo para controlar um compressor superalimentado (10) para o abastecimento com ar comprimido de um veículo utilitário (12), com uma câmara de êmbolo (14), um espaço morto (16) e um elemento de vedação (18) para a conexão do espaço morto (16).

Description

[001] A presente invenção refere-se a um compressor superalimentado para o abastecimento com ar comprimido de um veículo utilitário, com uma câmara de êmbolo, um espaço morto e um dispositivo de válvula para conectar o espaço morto.
[002] A presente invenção refere-se ainda a um processo para controlar um compressor superalimentado para o abastecimento com ar comprimido de um veículo utilitário com uma câmara de êmbolo, um espaço morto e um dispositivo de válvula para ligar o espaço morto.
[003] Veículos utilitários modernos muitas vezes dispõem de sistemas parciais operados por ar comprimido, tais como um freio de serviço operado por ar comprimido e suspensão a ar, motivo pelo qual um dispositivo de abastecimento com ar comprimido que compreende um compressor são integrados em um veículo utilitário. Além disso, o veículo utilitário normalmente dispõe de um motor de combustão interna que por motivos de eficiência frequentemente é equipado com um turboalimentador. A princípio existem duas diferentes possibilidades para o compressor absorver o ar ambiente. Uma possibilidade é aspirar o ar não comprimido antes do turboalimentador, sendo que também pode ser simplesmente aspirado o ar ambiente, ao passo que a outra possibilidade é desviar depois do turboalimentador e, em caso ideal, depois de um radiador de ar de um turboalimentador, o ar já pré- comprimido. Em virtude da aspiração de ar já comprimido pelo turboalimentador surge, em particular com o número de rotações do motor mais altos e cargos do motor altos, uma vazão de ar fortemente aumentada no compressor. Porém, com os números de rotações do motor baixos quase que não pode ser constatado um transporte de ar elevado. A causa para tal são os dimensionamentos típicos do turboalimentador que com os números de rotações do motor baixos e cargas baixas ainda não geram nenhuma pressão de carga aproveitável. Também é uma desvantagem que são necessárias válvulas muito grandes dentro do compressor para poder aguentar os altos volumes de fluxos que surgem no caso de pressões e cargas altas. Na utilização de válvulas convencionais podem ocorrer pressões de pique de 0,2MPa a 0,3MPa (20 a 30 bar) que são claramente superiores às pressões de pique de 1,2 MPa a 1,8MPa (12 a 18 bar) que ocorrem sem superalimentação. Como alternativa é possível, baixar a compressão máxima do compressor por meio de um espaço morto permanentemente existente, fato este que, porém, é desvantajoso para o transporte de ar, em particular em caso de pressão de carga baixa do compressor e que baixaria mais ainda o transporte de ar nessa área. Além disso, cabe notar que o veículo utilitário muitas vezes apresenta uma demanda de ar maior com números de rotações de motor baixos. Um exemplo para tal é a operação de troca de contêineres e a demanda de ar em pontos de parada de um ônibus.
[004] A presente invenção tem a tarefa de fornecer um compressor superalimentado que não apresenta as vantagens mencionadas.
[005] Esta tarefa é solucionada com as características das reivindicações independentes.
[006] Configurações e aperfeiçoamentos vantajosos da presente invenção são evidentes das reivindicações dependentes.
[007] A presente invenção baseia-se no compressor superalimentado do gênero pelo fato de que o dispositivo de válvula é executado de tal modo que o volume de ar transportado pelo compressor superalimentado pode ser reduzido a um valor diferente de zero conectando-se o espaço morto. Em virtude da conexão de espaço morto e consequente redução do volume de ar transportado, as pressões de pique que surgem durante as fases de compressão no interior do compressor superalimentado são reduzidas. Por essa razão, as válvulas usadas podem ser dimensionadas para volumes de fluxo menores, sendo que ao mesmo tempo um espaço morto permanentemente existente pode ser dispensado. Além disso, os componentes do mecanismo de manivela podem permanecer amplamente sem reforço.
[008] Com vantagem pode ser previsto nisso, que o dispositivo de válvula compreenda várias válvulas que podem ser ligadas individualmente. A conexão de espaço morto usualmente acontece por meio da conexão de um dispositivo de válvula que libera uma conexão entre a câmara de êmbolo e o espaço morto na forma de seções transversais definidas de válvulas. Através dessa seção transversal de válvula definida, o compressor superalimentado coloca ar no espaço morto durante a fase de compressão. Ao lado do volume do espaço morto, a seção transversal de válvula da conexão liberada é importante, uma vez que este determina a resistência ao fluxo para o ar. Várias válvulas conectáveis individualmente possibilitam, portanto, um aumento da seção transversal da válvula adaptado à pressão de carga ou uma diminuição da resistência à corrente.
[009] Apropriadamente pode ser previsto também que o espaço morto compreende vários volumes separados que podem ser conectados individualmente pelo dispositivo de válvula. A conexão de mais volume de espaço morto possibilita em caso de necessidade mais redução das pressões de pique que ocorrem no compressor superalimentado.
[0010] Como alternativa pode ser previsto que o dispositivo de válvula compreende uma válvula conectável em pelo menos dois estágios. Também com uma válvula conectável em pelo menos dois estágios, a seção transversal de válvula liberada entre a câmara de êmbolo e o espaço morto pode ser ajustado de acordo com a demanda, razão pela qual, desse modo também as pressões de pique que ocorrem no compressor superalimentado podem ser reduzidas gradualmente.
[0011] Em particular pode ser previsto que o volume de ar transportado pelo compressor superalimentado possa ser reduzido para zero através da conexão de espaço morto. Se a seção transversal de válvula liberada pelo dispositivo de válvula entre a câmara de êmbolo e o espaço morto for suficientemente grande e ao mesmo tempo o volume do espaço morto suficiente, então a pressão de transporte alcançável pelo compressor superalimentado pode ser abaixada para abaixo da pressão necessária para o transporte de um volume de ar. Neste estado, o compressor superalimentado não transporta mais nenhum volume de ar e necessita respectivamente menos energia, uma vez que executa menos trabalho. Desse modo, pode ser realizado um sistema para economizar energia.
[0012] Também pode ser previsto que uma embreagem conjugada ao compressor superalimentado seja apropriada para separar o compressor superalimentado do motor. Através da separação completa da conexão entre o compressor e o motor, o transporte de ar e, com isso, a carga do compressor baixa para zero.
[0013] A presente invenção baseia-se no processo do gênero pelo fato de que o volume de ar transportado pelo compressor superalimentado é reduzido para um valor diferente de zero adicionando espaço morto por meio de conexão.
[0014] Dessa forma, as vantagens e particularidades do compressor de acordo com a presente invenção também são realizadas no contexto de um processo. Isto também vale para as formas de execução indicadas a seguir, especialmente preferidas, do processo de acordo com a presente invenção.
[0015] Isto é aperfeiçoado de modo útil pelo fato de que o volume de ar transportado é influenciado através da alteração de uma seção transversal de válvula na totalidade aberta do dispositivo de válvula entre o espaço morto e a câmara de êmbolo.
[0016] Também pode ser previsto que o volume de ar transportado pelo compressor superalimentado seja reduzido para zero pela adição por conexão de espaço morto.
[0017] Utilmente pode ser previsto que pelo menos uma condição para a conexão de espaço morto somente será cumprida durante uma fase de aceleração do veículo utilitário.
[0018] Em particular pode ser previsto que a conexão de espaço morto ocorre em dependência de pelo menos uma das seguintes grandezas: - número de rotações do motor, - número de rotações do turboalimentador, - pressão de admissão do turboalimentador, - carga do motor, - necessidade de ar do veículo utilitário.
[0019] A pressão de admissão do turboalimentador ou o número de rotações do turboalimentador ou o número de rotações do motor e o cargo do motor podem ser consultados como base de decisão de se a adição por conexão de espaço morto para diminuir a pressão de pique que ocorre no compressor superalimentado é apropriada. Além disso, a demanda de ar do veículo utilitário pode ser usada como critério para adicionar espaço morto. Se o veículo utilitário dispor de ar comprimido suficiente, o compressor superalimentado pode ser transferido para um estado de economizar energia, independentemente de outras grandezas.
[0020] Com vantagem pode ser previsto que uma embreagem conjugada ao compressor seja operada para separar o compressor do motor.
[0021] Nisso, é previsto apropriadamente que pelo menos um pré- requisito para a conexão da embreagem somente seja cumprida durante uma fase de aceleração do veículo utilitário.
[0022] Em particular, pode ser previsto que a mudança da embreagem ocorra em dependência de pelo menos uma das seguintes grandezas: - número de rotações do motor, - número de rotações do turboalimentador - pressão de admissão do turboalimentador - cargo do motor - demanda de ar do veículo utilitário.
[0023] A presente invenção será explicada agora fazendo referência aos desenhos em anexo com a ajuda de formas de execução especialmente preferidas a título de exemplo.
[0024] Eles mostram:
[0025] a figura 1 mostra uma ilustração esquematizada simplificada de um veículo com um compressor superalimentado;
[0026] a figura 2 mostra uma imagem em corte de um compressor;
[0027] a figura 3 mostra o volume de ar transportado por um compressor superalimentado de acordo com a presente invenção em dependência da pressão de admissão;
[0028] a figura 4 mostra um campo característico de um motor com diversas faixas operacionais de um compressor superalimentado de acordo com a presente invenção para ilustrar o modo de trabalhar do processo.
[0029] Nos desenhos seguintes, referências idênticas marcam componentes idênticos ou similares.
[0030] A figura 1 mostra uma ilustração esquematizada simplificada de um veículo utilitário 12 com um compressor superalimentado 10. O veículo utilitário 12 é acionado por um motor 20 cuja corrente de gás de escape propulsiona um turboalimentador 22. O turboalimentador 22, através de um filtro de ar 24, aspira ar fresco que é conduzido ao motor 20 com uma pressão de admissão que depende do fluxo de massa do gás de escape do motor. O compressor superalimentado 10 também é abastecido com ar fresco através de um ponto nodal 26 sendo que este ponto nodal 26 é disposto a jusante do turboalimentador 22. É imaginável dispor entre o ponto nodal 26 e o turboalimentador 22 ainda um radiador de ar superalimentado que esfria novamente o ar pré- comprimido pelo turboalimentador 22. Além disso, uma embreagem 72 é conjugada ao compressor superalimentado 10 que é disposta entre o motor 20 e o compressor superalimentado 10. Através da abertura da embreagem 72 o compressor 10 pode ser separado do motor 20.
[0031] A figura 2 mostra uma imagem de corte de um compressor 10. O compressor 10 compreende uma caixa de cilindro 38 com aletas de refrigeração 40 que envolve um êmbolo 36 que se movimenta dentro de uma câmara de êmbolo 14 que é acionado por um eixo de manivela 42. As aletas de refrigeração 40 não são obrigatoriamente necessárias, porém, cuidam da refrigeração da caixa de cilindro 38, sendo que outros tipos não mostrados da refrigeração da caixa de cilindro 38, por exemplo, uma refrigeração à água, muitas vezes apresentam uma eficácia de refrigeração maior. Além disso, são mostradas uma entrada de ar 30 com uma válvula de entrada de ar 28, uma saída de ar 34 com uma válvula de saída de ar 32, e um espaço morto 16 com um dispositivo de válvula 18.
[0032] Durante uma fase de aspiração de ar mostrada, o êmbolo 36 se movimenta no interior da câmara de êmbolo 14 para baixo, quando a válvula de entrada de ar 28 aspira ar da entrada de ar 30 para dentro da câmara de êmbolo 14. Na fase de aspiração, a válvula de saída de ar 32 é fechada, condicionado pela construção. Durante a fase de transporte não mostrada, o êmbolo 36 se movimenta na câmara de êmbolo 14 para cima quando a válvula de entrada de ar 28 fecha, a válvula de saída de ar 32 abre ao alcançar uma pressão suficientemente forte, e o ar é transportado para a saída de ar 34.
[0033] Se o dispositivo de válvula 18 for ligado, abre uma conexão entre a câmara de êmbolo 14 e o espaço morto 16 através da qual pode fluir ar. A resistência à corrente, em essência, depende da seção transversal da válvula liberada que conecta o dispositivo de válvula 18. Se o compressor 10 se encontrar em uma fase de transporte, o ar é comprimido não somente no interior da câmara de êmbolo 14, mas sim, também no espaço morto 16. A compressão relativa do ar é reduzida, portanto, uma vez que o volume a ser reduzido da câmara de êmbolo é aumentado pelo espaço morto quando o dispositivo de válvula 18 libera uma seção transversal de válvula suficientemente grande. Se a seção transversal de válvula liberada não for suficientemente grande, ela funciona como estrangulador. Nesse caso, a pressão que surge durante a compressão é reduzida menos.
[0034] Se o volume do espaço morto 16 e o da seção transversal da válvula liberada pelo dispositivo de válvula 18 ultrapassarem um determinado limite, então a pressão alcançável na câmara de êmbolo durante uma fase de transporte pode ser menor do que a pressão reinante na área da saída de ar 34. Nesse caso não há mais nenhum transporte de ar, sendo que ao mesmo tempo precisa ser executado menos trabalho para a compressão do ar. Dessa forma pode ser realizado um sistema de economia de energia para o compressor superalimentado 10.
[0035] A figura 3 mostra o volume de ar transportado de um compressor 10 de acordo com a presente invenção em dependência da pressão de admissão. As linhas contínuas 44, 46, 48 e 50 são curvas interpoladas pelos pontos de dados pertencentes que indicam o volume de ar transportado de um compressor superalimentado em dependência do número de rotações do compressor. A curva 44 corresponde ao volume de ar sem turboalimentação, isto é, uma pressão de admissão de (0 psi). As curvas 46, 48 e 50 correspondem a pressões de admissão de 137,4 kPa(20 psi), 275 kPa e 412,2 KPa(40 psi e 60 psi). Além disso, é mostrada uma linha pontilhada 52 que mostra a quantidade de ar transportada medida de um compressor superalimentado de acordo com a presente invenção em dependência do número de rotações do compressor. Na parte inferior da curva entre cerca de 600 e 800 rotações por minuto, a curva 52 coincide com a curva 44. Estes números de rotações do compressor 10 correlacionam com números de rotações baixos do motor 20, onde o turboalimentador 22 ainda não consegue desenvolver uma pressão de admissão digna de menção. Entre 800 e 3000 rotações por minuto, a quantidade de ar transportada aumenta em virtude da pressão de admissão crescente do compressor 10, porém, torna-se mais plana na área superior ao alcançar a pressão de admissão máxima do turboalimentador 22 usado. Cabe notar que o compressor superalimentado 10 de acordo com a presente invenção transporta pelo menos a mesma quantidade de ar como um compressor não superalimentado apresentado na curva 44. Em particular em marcha livre pode ser transportado, portanto, no mínimo a mesma quantidade de ar como sem turboalimentação.
[0036] A figura 4 mostra um campo característico de motor com diversas faixas operacionais de um compressor superalimentado de acordo com a presente invenção para ilustrar o modo de funcionar do processo. Como de praxe, no eixo X são registradas as rotações do motor, no eixo y, o torque fornecido pelo motor, e adicionalmente, a partir da direita na forma de hipérboles, linhas da mesma potência do motor. Além disso, no interior do campo característico do motor, linhas da mesma pressão de admissão em milímetros. Uma primeira faixa operacional 62, uma segunda faixa operacional 64 e uma terceira faixa operacional 66 são separadas de um primeiro limite de mudança 58 e um segundo limite de mudança 60. A linha em negrito 56 representa uma curva medida de dados do motor, com cuja ajuda o processo é explicado a seguir.
[0037] Na primeira faixa operacional do compressor superalimentado nenhum espaço morto 16 é conectado. Na segunda faixa operacional 64, o espaço morto 16 é conectado parcialmente através do dispositivo de válvula 18, ao passo que na terceira faixa operacional 66 o espaço morto 16 é conectado por completo ou a embreagem 72 é aberta. A partir do ponto morto 54 na primeira faixa operacional 62, o veículo acelera, sendo que o estado do motor 20 movimenta-se da esquerda embaixo para a direita em cima ao longo de uma curva em S 56 através do campo característico do motor. Ao alcançar o primeiro limite de mudança 58, o espaço morto 16 é parcialmente conectado, a fim de baixar as pressões de pique que ocorrem no compressor superalimentado 10 durante a compressão do ar. Com o número de rotações do motor crescente, as pressões de admissão disponibilizadas pelo turboalimentador 22 crescem rapidamente, e ao alcançar o segundo limite de mudança 60, o espaço morto 16 é conectado por completo, a fim de baixar novamente as pressões de pique no interior do compressor superalimentado 10, ou a embreagem 72 é aberta, e o compressor 10 é completamente separado do motor 20. Ao alcançar um ponto de mudança superior 70 é engatada a próxima marcha maior de uma caixa de câmbio não mostrada, sendo que ao mesmo tempo o número de rotações do motor cai rapidamente. Depois de reconectar a caixa de câmbio, o número de rotações do motor sobe novamente até o ponto 70. Durante o processo de mudança, a curva 56 atravessa novamente o segundo limite de mudança 60, motivo pelo qual o dispositivo de válvula 18 é novamente e parcialmente desconectado ou a embreagem 72 é fechada novamente. Cabe considerar que o primeiro limite de mudança 58 foi selecionado de tal modo que somente é atravessada uma vez durante a fase de aceleração do veículo utilitário 12. Todos os processos seguintes ocorrem na segunda faixa operacional 64 e na terceira faixa operacional 66. Ao alcançar a velocidade final do veículo utilitário 12, o motor 20 usualmente encontra-se dentro da faixa operacional normal 68 que está afastada do primeiro limite para mudança 58 e do segundo limite para mudança 60. Também é imaginável, colocar o motor em um estado de economia de energia através de conectar mais espaço morto ou de aumentar a seção transversal da válvula livre, onde a quantidade de ar transportada vai ao encontro de zero.
[0038] As características da presente invenção reveladas na descrição acima, nos desenhos e nas reivindicações podem ser essenciais para a realização da presente invenção tanto individualmente e também em qualquer combinação. LISTAGEM DE REFERÊNCIA 10 Compressor 12 Veículo utilitário 14 Câmara de êmbolo 16 Espaço morto 18 Dispositivo de válvula 20 Motor 22 Turboalimentador 24 Filtro de ar 26 Ponto nodal 28 Válvula de entrada de ar 30 Entrada de ar 32 Válvula de saída de ar 34 Saída de ar 36 Êmbolo 38 Caixa de cilindro 40 Aleta de refrigeração 42 Eixo de manivela 44 Pressão de admissão de (0 psi) 46 Pressão de admissão de 137,4 KPa(20 psi) 48 Pressão de admissão de 275 kpa(40 psi) 50 Pressão de admissão de 343,75 kpa(50 psi) 52 Valores de medição 54 Ponto morto 56 Curva medida 58 Primeiro limite para mudança 60 Segundo limite para mudança 62 Primeira faixa operacional 64 Segunda faixa operacional 66 Terceira faixa operacional 68 Faixa operacional normal 70 Ponto para mudança 72 Embreagem

Claims (13)

1. Compressor superalimentado (10) para o abastecimento com ar comprimido de um veículo utilitário (12), com uma câmara de êmbolo (14), um espaço morto (16) que é completamente separado da câmara de êmbolo (14) ou conectado à câmara de êmbolo (14) por meio de um dispositivo de válvula (18) para conectar o espaço morto (16), sendo que o dispositivo de válvula (18) é realizado de tal modo que o volume de ar transportado pelo compressor superalimentado (10) pode ser reduzido para um valor diferente de zero através da conexão de espaço morto (16), caracterizado pelo fato de que o dispositivo de válvula (18) compreende uma válvula que pode ser operada em pelo menos dois estágios que possui um estado de conexão fechado, um primeiro estado de conexão aberto com uma primeira seção transversal de válvula geralmente aberta e um segundo estado de conexão com uma segunda seção transversal de válvula aberta que é maior do que a primeira seção transversal de válvula aberta.
2. Compressor superalimentado (10) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de válvula (18) compreende uma pluralidade de válvulas que podem ser operadas individualmente.
3. Compressor superalimentado (10) de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o espaço morto (14) compreende uma pluralidade de volumes separados que podem ser operados individualmente pelo dispositivo de válvula (18).
4. Compressor superalimentado (10) de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o volume de ar transportado pelo compressor superalimentado (10) pode ser reduzido para zero através da conexão de espaço morto (16).
5. Compressor superalimentado (10) de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que uma embreagem (72) conjugada ao compressor superalimentado (10) é apropriada para separar o compressor superalimentado (10) do motor (20).
6. Veículo utilitário (12) caracterizado por um compressor superalimentado (10) como definido em qualquer uma das reivindicações anteriores.
7. Processo para controlar um compressor superalimentado (10) para o abastecimento com ar comprimido de um veículo utilitário (12), com uma câmara de êmbolo (14), um espaço morto (16) que é completamente separado da câmara de êmbolo (14) ou conectado à câmara de êmbolo (14) por meio de um dispositivo de válvula (18) para conectar o espaço morto (16), sendo que o volume de ar transportado pelo compressor superalimentado (10) é reduzido para um valor diferente de zero através da conexão de espaço morto (16), caracterizado pelo fato de que o dispositivo de válvula (18) compreende uma válvula que pode ser operada em pelo menos dois estágios que tem um estado de conexão fechado, um primeiro estado de conexão aberto e um segundo estado de conexão aberto, e que o volume de ar transportado é influenciado pela alteração de uma seção transversal de válvula na sua totalidade aberta do dispositivo de válvula (18) entre o espaço morto (16) e a câmara de êmbolo (14).
8. Processo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que o volume de ar transportado pelo compressor superalimentado (10) é reduzido para zero através da conexão de espaço morto (16).
9. Processo de acordo com a reivindicação 7 ou 8, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma condição para a conexão de espaço morto (16) somente é cumprida durante uma fase de aceleração do veículo utilitário (12).
10. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 a 9, caracterizado pelo fato de que a conexão de espaço morto (16) é realizada em dependência de pelo menos uma das grandezas seguintes: - número de rotações do motor, - número de rotações do turboalimentador, - pressão de admissão do turboalimentador, - carga do motor, - necessidade de ar do veículo utilitário.
11. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 a 10, caracterizado pelo fato de que uma embreagem (72) conjugada ao compressor (10) é operada para separar o compressor (10) do motor (20).
12. Processo de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma condição para operar a embreagem (72) somente é cumprida durante uma fase de aceleração do veículo utilitário (12).
13. Processo de acordo com a reivindicação 11 ou 12, caracterizado pelo fato de que a operação da embreagem (72) é realizada em dependência de pelo menos uma das seguintes grandezas: - número de rotações do motor, - número de rotações do turboalimentador, - pressão de admissão do turboalimentador, - carga do motor, - necessidade de ar do veículo utilitário.
BRPI0818456-9A 2007-10-29 2008-10-21 Compressor superalimentado e processo para controlar um compressor superalimentado BRPI0818456B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102007051940.2 2007-10-29
DE102007051940A DE102007051940A1 (de) 2007-10-29 2007-10-29 Aufgeladener Kompressor und Verfahren zur Steuerung eines aufgeladenen Kompressors
PCT/EP2008/008880 WO2009056245A1 (de) 2007-10-29 2008-10-21 Aufgeladener kompressor und verfahren zur steuerung eines aufgeladenen kompressors

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0818456A2 BRPI0818456A2 (pt) 2015-04-07
BRPI0818456B1 true BRPI0818456B1 (pt) 2020-09-29

Family

ID=40289349

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0818456-9A BRPI0818456B1 (pt) 2007-10-29 2008-10-21 Compressor superalimentado e processo para controlar um compressor superalimentado

Country Status (9)

Country Link
US (1) US9039387B2 (pt)
EP (1) EP2205870B1 (pt)
JP (1) JP5453287B2 (pt)
KR (1) KR101480931B1 (pt)
CN (1) CN101835985B (pt)
BR (1) BRPI0818456B1 (pt)
DE (1) DE102007051940A1 (pt)
RU (1) RU2516048C2 (pt)
WO (1) WO2009056245A1 (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102008026028A1 (de) * 2008-05-30 2009-12-03 Knorr-Bremse Systeme für Nutzfahrzeuge GmbH Kompressorsystem und Verfahren zum Betreiben eines Kompressorsystems
JP5210363B2 (ja) * 2010-08-17 2013-06-12 株式会社日本製鋼所 往復動圧縮機のクリアランスポケット
GB2490106A (en) * 2011-04-13 2012-10-24 Ge Prec Engineering Ltd Forced induction for internal combustion engines
CN102777256B (zh) * 2011-07-15 2014-09-24 摩尔动力(北京)技术股份有限公司 叶轮压气气体压缩机
ITCO20110071A1 (it) 2011-12-22 2013-06-23 Nuovo Pignone Spa Compressori alternativi aventi valvole temporizzate e relativi metodi
ITCO20110072A1 (it) 2011-12-22 2013-06-23 Nuovo Pignone Spa Valvole con elemento di chiusura valvolare collegato alla contro-sede attuata e relativi metodi
DE102013107850A1 (de) * 2013-07-23 2015-01-29 Continental Reifen Deutschland Gmbh Kompressor mit Druckbegrenzung
CN104343527B (zh) * 2014-10-30 2016-06-22 魏伯卿 发动机进气活塞增压系统
DE102016201208B4 (de) * 2016-01-27 2024-01-11 Knorr-Bremse Systeme für Nutzfahrzeuge GmbH Kolbenkompressor mit Entlüftungseinrichtung
CN109098839A (zh) * 2018-07-04 2018-12-28 广州码云互联网科技有限公司 具有齿轮箱的轨道交通车辆
CN112012918A (zh) * 2020-08-05 2020-12-01 加西贝拉压缩机有限公司 一种活塞式制冷压缩机变容结构
EP4056434B1 (en) * 2021-03-09 2023-09-20 KNORR-BREMSE Systeme für Nutzfahrzeuge GmbH Method for defining at least one characteristic curve of a pressure-medium-actuated brake system of a vehicle

Family Cites Families (24)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1579781A (en) * 1923-09-19 1926-04-06 Worthington Pump & Mach Corp Variable-capacity compressor
US1625681A (en) * 1926-07-27 1927-04-19 Ingersoll Rand Co Single-chamber clearance unloader
AT152717B (de) * 1936-08-26 1938-03-10 Hoerbiger & Co Verfahren und Vorrichtung zur stufenlosen Regelung von Verdichtern.
US2261911A (en) * 1939-10-03 1941-11-04 Paul A Condit Compressor unloading mechanism
AT265498B (de) * 1964-07-17 1968-10-10 Burckhardt Ag Maschf Einrichtung zur stufenlosen Regulierung der Förderleistung an Kolbenkompressoren
JPS4933048B1 (pt) * 1966-12-12 1974-09-04
DE2000009A1 (de) 1970-01-02 1971-07-15 Westinghouse Bremsen U Appbau Luftpresser mit Selbststabilisierung
JPS4933048A (pt) 1972-08-05 1974-03-26
US4085921A (en) * 1975-04-09 1978-04-25 Matsushita Electric Industrial Co., Ltd. Multiple-mode fluid-flow control valve arrangement
US3972652A (en) * 1975-05-14 1976-08-03 Dresser Industries, Inc. Variable volume clearance chamber for compressors
US4384826A (en) * 1981-05-04 1983-05-24 Tenneco, Inc. Method and apparatus for controlling communication with a compressor unloader chamber
JPS5864874U (ja) * 1981-10-27 1983-05-02 サンデン株式会社 可変容量圧縮機
DE3211598A1 (de) * 1982-03-30 1983-11-03 Daimler-Benz Ag, 7000 Stuttgart Hubkolben-luftpresser
DE3704967C1 (de) * 1987-02-17 1988-05-11 Mtu Friedrichshafen Gmbh Aufgeladene mehrzylindrige Hubkolben-Brennkraftmaschine mit mehreren parallel arbeitenden Abgasturboladern
JPH0487817A (ja) * 1990-07-31 1992-03-19 Mazda Motor Corp 車両のサスペンション装置
DE4321013C5 (de) * 1993-06-24 2014-07-17 Wabco Gmbh Gasverdichter
BR9304028A (pt) * 1993-10-18 1995-06-06 Freios Varga Sa Dispositivo descarregador para compressor governado de sistema de freios a ar para veículos automotores
JP3286739B2 (ja) 1994-06-20 2002-05-27 日新ハイボルテージ株式会社 プラズマスパッタ型負イオン源
DE19848217B4 (de) 1998-10-20 2013-06-27 Wabco Gmbh Gasverdichter
DE19850269A1 (de) * 1998-10-31 2000-05-04 Wabco Gmbh & Co Ohg Gasverdichter
DE19932433A1 (de) 1999-07-12 2000-01-27 Regar Karl Nikolaus Verfahren zur Verbesserung der Wirtschaftlichkeit von Verdrängerkompressoren
IT1318801B1 (it) * 2000-08-31 2003-09-10 Nuovo Pignone Spa Dispositivo per la regolazione continua della portata di gas trattatada un compressore alternativo.
US6945062B2 (en) * 2003-12-04 2005-09-20 Carrier Corporation Heat pump water heating system including a compressor having a variable clearance volume
US7814758B2 (en) * 2006-04-03 2010-10-19 Computer Process Controls, Inc. Refrigeration system controller and method

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0818456A2 (pt) 2015-04-07
RU2516048C2 (ru) 2014-05-20
KR101480931B1 (ko) 2015-01-12
RU2010121885A (ru) 2011-12-10
JP2011501044A (ja) 2011-01-06
EP2205870B1 (de) 2013-08-21
JP5453287B2 (ja) 2014-03-26
CN101835985B (zh) 2015-04-01
CN101835985A (zh) 2010-09-15
KR20100070354A (ko) 2010-06-25
DE102007051940A1 (de) 2009-04-30
WO2009056245A1 (de) 2009-05-07
EP2205870A1 (de) 2010-07-14
US9039387B2 (en) 2015-05-26
US20100269799A1 (en) 2010-10-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0818456B1 (pt) Compressor superalimentado e processo para controlar um compressor superalimentado
JP2016017521A (ja) 燃焼機関用強制導入装置、燃焼機関及び燃焼機関の動作方法
CN104968925B (zh) 具有升压器的内燃机
CN105604919A (zh) 一种车用空压机节能系统及其控制方法
CN107636278A (zh) 用于控制馈送到增压式内燃机的进气口的空气量和冷却排气的装置以及使用这种装置的方法
CN101680358A (zh) 用于从内燃机的排气回收未被利用的能量的装置及相应的方法
RU2492079C2 (ru) Компрессорная система и способ ее эксплуатации
KR100896941B1 (ko) 압축기 내를 통과하는 오일이 저감되는 공기 공급 시스템
JP2007263040A (ja) エンジンの三段過給システム
US7044112B2 (en) Fuel supply system for an internal combustion engine
JP6518702B2 (ja) タービンシステム
CN103270302B (zh) 用于控制对车辆的压缩机进行空气输送的阀装置以及压缩机系统和用于控制压缩机系统的方法
EP0371396A2 (en) Air compressor unloading system
CA2807644A1 (en) Method for regulating stable operation of an exhaust-gas turbocharger of an internal combustion engine, and a corresponding apparatus
US8002527B2 (en) Dry operating screw-type compressor with pneumatically controlled air relief valve
CN105247188A (zh) 内燃机和用于运行该内燃机的方法
CN102729930A (zh) 汽车空压机节能增压控制系统
CN203717113U (zh) 废气涡轮增压延时补偿装置
CN106368800B (zh) 一种单轴双压气机可控的增压器结构
JP6032579B1 (ja) 内燃機関の過給装置
CN2646453Y (zh) 液压工作台
US20130133768A1 (en) Compressor System for a Compressed Air Supply Arrangement
BRPI0907408B1 (pt) Compressor, veículo utilitário e processo para controle de um compressor para abastecimento de ar comprimido de um veículo utilitário
CN201963769U (zh) 一种整体式离合器助力器
CN208686535U (zh) 多级活塞式压气机的缸盖和多级活塞式压气机

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: F04B 49/16

Ipc: F04B 49/16 (1995.01), F04B 39/10 (1968.09), F04B 4

B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 29/09/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 14A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2693 DE 16-08-2022 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.