BRPI0817741B1 - composição para tratamento de tecidos, e, processo de lavagem para deposição de partículas pró-bióticas em tecidos - Google Patents

composição para tratamento de tecidos, e, processo de lavagem para deposição de partículas pró-bióticas em tecidos Download PDF

Info

Publication number
BRPI0817741B1
BRPI0817741B1 BRPI0817741A BRPI0817741A BRPI0817741B1 BR PI0817741 B1 BRPI0817741 B1 BR PI0817741B1 BR PI0817741 A BRPI0817741 A BR PI0817741A BR PI0817741 A BRPI0817741 A BR PI0817741A BR PI0817741 B1 BRPI0817741 B1 BR PI0817741B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
pro
biotic
composition according
composition
particle
Prior art date
Application number
BRPI0817741A
Other languages
English (en)
Inventor
Sultan Mohammadi Mansur
Original Assignee
Unilever Nv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=38701985&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0817741(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Unilever Nv filed Critical Unilever Nv
Publication of BRPI0817741A2 publication Critical patent/BRPI0817741A2/pt
Publication of BRPI0817741B1 publication Critical patent/BRPI0817741B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11DDETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
    • C11D3/00Other compounding ingredients of detergent compositions covered in group C11D1/00
    • C11D3/16Organic compounds
    • C11D3/38Products with no well-defined composition, e.g. natural products
    • C11D3/381Microorganisms

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Microbiology (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Detergent Compositions (AREA)
  • Chemical Or Physical Treatment Of Fibers (AREA)

Description

Relatório Descritivo de Patente de Invenção Composição para Tratamento de Tecidos* e, Processo de Lavagem para Deposição de Partículas Pró-bióticas em Tecidos Campo da Invenção [0001] A presente invenção refere-se a composições para tratamento de tecidos, em particular a composições para tratamento de tecidos compreendendo uma partícula denominada “pró-biótica'\ Antecedentes da Invenção [0002] O conceito dos pró-bióticos se acredita ter evoluído de uma hipótese proposta pelo cientista russo Metchnikoff, ganhador do Prêmio Nobel, que postulou que a vida longa e saudável de camponeses búlgaros, era o resultado do consumo de produtos lácteos fermentados. Acreditou-se que, quando consumido, o bacilo da fermentação (Lactobacillus) influencia positiva mente a microflora do cólon, diminuindo atividades microbtanas tóxicas.
[0003] Esta microflora intestinal constitui um ambiente microbiano metabolieamente ativo, dominada por uma diversidade relativamente baixa de gêneros, que no intestino de indivíduos saudáveis, existem como parte de uma comunidade relativamente estável.
[0004] Com base nas diretrizes da OMS e da FAO (FAO/OMS, 2002) e do grupo ILSI Europeu sobre pró-bióticos, os pró-bióticos podem ser definidos como: "microrganismos vivos que, quando ingeridos ou administrados localmente em número suficiente, conferem um ou mais benefícios à saúde ou funcionais demonstrados especificamente ao consumidor, além da sua nutrição básica".
[0005] Entre os micróbios do trato intestinal humano estão os gêneros Gram-positivos produtores de ácido láetico: Lactobacillus e Bifidobacterium. A maioria dos pró-bióticos são dos gêneros Lactobacillus e Bifidobacterium, e foram selecionados por sua capacidade de sobrevivência ao trânsito gástrico e de adesão as células epiteliais intestinais.
[0006] Tais cepas podem colonizar o intestino transitoriamente pela integração a microflora existente e acredita-se que confiram determinados benefícios de saúde para os consumidores. Em anos recentes, o consumo de "pró-bióticos" aumentou sensivelmente.
[0007] O intestino, não é a única parte do corpo humano que abriga microorganismos. A pele humana possui uma microflora residente, transitória e residente temporária. Os microrganismos residentes estão em equilíbrio dinâmico com o tecido do hospedeiro e a microflora pode ser considerada um componente integral da pele humana normal. A grande maioria desses microrganismos são bactérias gram-positivas e residem nos folículos e sobre a superfície da pele.
[0008] O hospedeiro tem uma variedade de estruturas, moléculas e mecanismos que limitam os residentes transitórios e temporários, bem como controlam a população e dominância do grupo residente. Isto inclui a anatomia local da pele, hidratação, nutrientes e inibidores de vários tipos. A microflora residente é benéfica ao ocupar um nicho e negar o acesso aos transientes, que podem ser prejudiciais e infecciosos. Além disso, os residentes são importantes ao modificar o sistema imunológico.
[0009] O documento EP 110550 propõe a utilização de pró-bióticos para a regulação da microflora da pele. Estes podem ser aplicados diretamente na pele sob a forma de loções ou xampus.
[0010] O documento WO 02/028402 A1 revela o uso de bactérias ácido-lácticas pró-bióticas, para equilibrar a função imunológica da pele sob condições de estresse (por exemplo, a radiação UV) e reduzir a tendência da pele de desenvolver reações alérgicas em tais condições. O sistema de transporte para os pró-bióticos é um alimento, um medicamento ou um produto cosmético para a aplicação oral ou tópica.
[0011] O documento WO 06/000992 A1 divulga uma composição cosmética útil para prevenir e/ou tratar peles sensíveis e/ou secas através do tratamento com microrganismos pró-bióticos combinado com pelo menos um cátion b iva lente inorgânico, [0012] O documento WO 05/089560 A1 descreve produtos à base de leite e água contendo microrganismos pró-bióticos que são estáveis após armazenagem a 10 °C e que estão livres de metabólitos de carboidratos. Os produtos são destinados à ingestão, onde beneficiam a microflora intestinal.
[0013] O documento WO 2005080539 revela um processo para a preparação de um detergente para limpeza de tecidos em que os pró-bióticos são introduzidos no processo de produção. Estes micróbios, então, geram enzimas e outros ativos que removem as manchas, de modo que o impacto ambiental do detergente é reduzido após o processo de limpeza, [0014] Nenhum dos documentos da arte anterior sugere o uso de partículas de pró-biótico em composições para tratamento de tecidos, tais como produtos de limpeza de tecidos, onde as partículas dos microrganismos pró-bióticos podem ser depositadas em um tecido durante o processo de tratamento, tal como um processo de lavagem, por meio de um auxiliar de deposição.
Sumário da Invenção [0015] Agora os presentes inventores determinaram que as partículas de pró-bi ótico podem ser incorporadas a composições para tratamento de tecidos e depositadas nos tecidos a partir de aplicações em lavanderia. Em contato direto com a pele, acredita-se que estas partículas pró-bioticas podem ser transferidas do tecido para a pele, podendo conferir benefícios como descrito anteriormente.
[0016] Em um primeiro aspecto da presente invenção é fornecida uma composição para tratamento de tecido para uso em um processo de lavagem que inclui; a) um tensoativo selecionado do grupo consistindo de tensoativos aniônicos, tensoativos não-iônicos, tensoativos catiônicos e/ou suas misturas; b) uma partícula pró-biótica; e c) um auxiliar de deposição.
[0017] Em um segundo aspecto da presente invenção, desde há um processo de lavagem do depósito de partículas de pró-bi ótico em um artigo de tecido, compreendendo a etapa de tratamento de um artigo de tecido com uma composição de lavagem de acordo com o primeiro aspecto da presente invenção.
Descrição Detalhada da Invenção Partícula Pró-biótica [0018] Para os efeitos desta patente, os pró-bióticos aqui utilizados são geralmente definidos de acordo com gênero e espécie, e podem incluir também as cepas. Abreviaturas comuns podem ser usadas, por exemplo, Blfidobacíeríum lactis Bb-12, pode ser abreviado para B, lactis Bb-12 e Bifidobacterium bifidus Bb-12, que pode ser abreviado para B. bifidum Bb-12.
[0019] As partículas de microrganismos pró-bióticos podem ser usadas em formas viáveis (vivos), em uma forma inativada ou numa forma morta. Os microrganismos podem estar em qualquer fase do seu ciclo de vida (por exemplo, esporos ou células em estado vegetativo), na presença ou ausência de materiais que estimulam o metabolismo e mantenham o metabolismo estático enquanto for necessário.
[0020] A unidade formadora de colônia (CFU), conhecida na arte, refere-se ao número de células bacterianas conforme medido por uma contagem microbiológica em uma piaca de ágar.
[0021] Os pró-bióticos são normalmente incluídos nas composições da invenção nos níveis de 0,003 a 0,5% por peso, preferencial mente de 0,005 a 0,05% por peso, preferivelmente de 0,005 a 0,025% por peso da composição total.
[0022] Geral mente, pró-bióticos adequados para utilização na presente invenção são escolhidos, em especial, a partir de ascomicetos como: Saccharomyces, Yarrowia, Kluyveromyces, Torulaspora, Schizosaccharomyces pombe, Debaromyces, Candida, Pichia, Penicillium e Aspergillus, de bactérias do gênero: Bifidobacterium, Bacteroides, Fusobacterium, Melissococcus, Propioibacterium, Enterococcus, Lactococcus, Staphylococcus, Peptostrepococcus, Bacillus, Pediococcus, Micrococcus, Leuconostoc, Weissella, Aerococcus, Oenococcus, Lactobacillus e/ou suas misturas.
[0023] Exemplos mais específicos de microrganismos pró-bióticos adequados para utilização na presente invenção são: Bifidobacterium adolescentis, Bifidobacterium bifídum, Bifidobacterium infantis, Bifidobacterium lactis, Bifidobacterium longum, Lactobacillus acidophilus, Lactobacillus alimentarius, Lactobacillus casei subsp. Casei, Lactobacillus casei Shirota, Lactobacillus paracasei, Lactobacillus curvatus, Lactobacillus delbruckii subsp. Lactis, Lactobacillus gasseri, Lactobacillus johnsonii, Lactobacillus reuteri, Lactobacillus rhamnosus (Lactobacillus GG), Lactobacillus sake, Lactococcus lactis, Streptococcus thermophilus, Straphylococcus carnosus e Staphylococcus xylosus, e/ou suas misturas.
[0024] As espécies preferenciais são Lactobacillus johnsonii, Lactobacillus paracasei, Bifidobacterium adolescentis, Bifidobacterium longum e Bifidobacterium lactis NCC 2818 (também denominado (Bb 12) (ATCC27536)), respectivamente depositados de acordo com o Tratado de Budapeste com o Instituto Pasteur (28 rue du Docteur Roux, F-75024 Paris Cedex 15) em 30/06/92, 12/01/99, 15/04/99 e 10/06/2005 sob as seguintes denominações: CNCM 1-1225, CNCM 1-2116, CNCM 1-2168 , CNCM 1-2170 e CNCM I-3446, e a espécie Bifidobacterium longum (BB536). A cepa de Bifidobacterium lactis (CNCM I-3446) pode ser obtida no Hansen (Chr. Hansen A/S, 10-12 Boege Alie, P.O. Box407, DK-2970 Hoersholm, Denmark).
[0025] Os microrganismos devem ser capazes de sobreviver a condições de pH (normalmente pH 5 a 12) nas composições de lavagem da invenção e ter boa resistência a variações da temperatura ambiente (incluindo temperaturas do congelamento ao descongelamento) sofrida pelas composições durante a armazenagem. Para os efeitos desta invenção, temperaturas "do congelamento ao descongelamento" significam as temperaturas tipicamente sofridas durante o armazenamento, tanto em ambientes domésticos como comerciais, onde a temperatura pode cair (normalmente durante a noite) para menos de 5 °C e, em seguida, subir durante o dia para, por exemplo, acima de 20 °C. Tais flutuações são comuns nos climas mais frios e durante a temporada de inverno. Em climas quentes, os pró-bióticos devem ser resistentes a alta temperatura ambiente e as flutuações típicas aí, por exemplo, de 20 a 40 °C.
[0026] De acordo com a invenção, a biomassa pró-biótica pode estar congelada, em pó seco ou úmida (por exemplo, quando separada de meio fermentado). A incorporação da biomassa em formulações pode ser alcançada por pós-dosagem após a formulação ter sido estruturada, pela co-mistura com um dos componentes, tais como os da fase oleosa, ou pela dispersão na fase aquosa antes dos materiais ativos serem adicionados. A biomassa pode estar na forma granulada com ceras de proteção antes da adição nas composições, em especial para as composições detergentes em pó.
Pré-bióticos [0027] Pré-bióticos são substâncias que estimulam seletivamente o crescimento e/ou a atividade de uma ou mais bactérias. Os pré-bióticos mais potenciais são açúcares (mono- e di-sacarídeos) e carboidratos (como oligossacarídeos), mas outros tipos de pré-bióticos também são conhecidos.
[0028] O autocrescimento excessivo dos pró-bióticos nas composições da invenção não é desejável, porque isso pode causar degradação das propriedades do produto. É conhecido da arte que o uso de biocidas em baixas concentrações pode manter a atividade microbiana estático. Este efeito inibitório sobre o crescimento microbiano pode ser removido após a diluição do produto. Exemplos de biocidas adequados para uso na presente invenção incluem: Proxel (1,2-benzoisotiazolina-3-ona), disponibilizado, por exemplo, pela Univar, Ave cia e Unigema; e Kathon GC (Metilcloroisotíazolinona e Metilisotiazolinona) disponibilizado pela Rhom and Haas.
[0029] Além disso, é sabido que em composições detergentes para lavagem, a alta concentração de tensoativos, bem como as condições elevadas de pH agem para inibir o crescimento microbiano.
Auxiliar de Deposição [0030] A deposição de microrganismos a partir de formulações para lavagem da invenção sobre um substrato pode ser alcançada por qualquer via adequada.
[0031] Por exemplo, através de filtração, na qual a granulometria das partículas do pró-biótico é tal que as partículas ficam presas entre as fibras do tecido. O mecanismo de filtragem requer partículas ou aglomerados de partículas de dimensão comparáveis com o espaço dos poros entre as fibras do tecido.
[0032] O tamanho das partículas está geralmente na faixa de 1 a 30 mícrons. As partículas maiores começam a ser visíveis a olho nu, enquanto que partículas menores tendem a ser removidas na lavagem. Partículas de cerca de 5 a 15 mícrons são preferenciais, já que elas tendem a ser invisíveis a olho nu e apresentam boa deposição por filtração nos tecidos.
[0033] A deposição de micro-organismos a partir das formulações de lavagem da invenção também podem ser alcançadas ou melhoradas para além do entregue pelo método de filtração, por uma deposição auxiliar por polímero.
[0034] Polímeros adequados para a deposição de partículas, estão divulgados no documento W09709406 em que óxidos de polietileno (PEO) de alta MW (massa molecular) são utilizadas para depositar partículas de argila na lavagem principal; Os documentos EP0299575B1 e WO9527037, onde PEO de alta MW, políacrilatos, poliacrilamidas, álcool polivinilico e polietilenoimina (PEI) são usados para a deposição de partículas de argila na lavagem principal; e o documento EP0387426B1 utiliza uma lista similar de polímeros, bem como gomas guar.
[0035] O documento WO 01/07546 A1 divulga auxiliares poliméricos de deposição adequados em etapas de enxágüe para gotas de emulsão incluindo polímeros catiônicos de guar, poliacrilamidas catiônicas, amido catiônico de batata e derivados catiônicos de celulose.
[0036] Exemplos adequados de polímeros catiônicos incluem: polímeros catiônico de guar, como Jaguar (ex Rhone Poulenc); derivados catiônicos de celulose, como Celquats (ex National Starch); Flocaid (ex National Starch); amido catiônico de batata, como SoftGel (ex Aralose); e poliacrilamidas catiônicas, tais como o PCG (ex Allied Colloids). Auxiliares poliméricos catiônicos de densidade de carga baixa são preferenciais quando a composição da invenção for um detergente contendo tensoativos aniônicos. Catiônicos de densidade de carga baixa adequados incluem amido de batata modificado Softgel BDA e Softgel BDA CS (ex Avebe).
[0037] Auxiliares de deposição não-iônicos apropriados incluem o PEO WSRN 750 de alto peso molecular (ex Union Carbide).
[0038] A faixa do tamanho de partículas do pró-biótico para deposição auxiliar por polímero é preferencial entre 0,5 e 30 microns e preferivelmente de 1 a 20 microns.
[0039] A abordagem preferencial para a deposição de partículas de pró-bióticos, particularmente para a deposição de pró-biótico a partir de uma aplicação na lavagem principal, é a deposição polimérica direcionada utilizando a tecnologia conjugado de polissacarídeo conforme divulgado nos documentos W099/36469, W02004/056890A1, W02005/21186A1, onde um solúvel em água ou polissacarídeo conjugado dispersível em água, compreendendo uma estrutura principal polimérica e um grupo agente de benefício preso à estrutura principal polimérica por uma ligação hidroliticamente estável, é utilizado para depositar o agente de benefício em um tecido durante o processo de lavagem. Da mesma forma, o documento US6773811B2, que descreve uma partícula com um polissacarídeo de celulose preso a esta (monoacetato de celulose (CMA)), e o documento EP1117756B1, que reivindica polissacarídeos com ligações beta 1-4 (LBG, xiloglucano etc) com um número de agentes de benefício anexados. No contexto da presente invenção, a partícula pró-biótica pode estar quimicamente ligada a essa estrutura principal de polissacarídeo através de uma ligação hidroliticamente estável.
[0040] A abordagem com conjugado de polissacarídeo para uso na lavagem principal tem a vantagem de atingir o substrato, de modo que somente os microrganismos pró-bióticos ligados a polímeros são depositados no tecido e não as partículas indesejadas de detritos oleosos.
[0041] A faixa de tamanho preferencial das partículas de biomassa para o conjugado de polissacarídeo é de 1 a 15 mícrons, preferencialmente de 1 a 5 mícrons. Esta abordagem exige a deposição de casca de polímero PVAC tamanho nanométrico no pró-biótico para formar uma ligação química entre a partícula e o polímero.
[0042] Outra classe de auxiliares poliméricos de deposição são os polímeros contendo ftalato. Estes polímeros têm a vantagem de que são substantivos para materiais do tipo poliéster. São à base de polímeros derivados de ácidos dicarboxílicos e polióis, particularmente um polímero contendo ftalato, preferivelmente um polímero compreendendo unidades derivadas de (poli)etilenoglicol (PEG) e poli(tereftalato de etileno) (PET) ou tereftalato de polioxietileno (POET). Preferivelmente, o polímero é selecionado do grupo que compreende PET/POET, PEG/POET, o PET/PEG e ftalato/qlicerol/polímeros de etilenoglicol.
[0043] Materiais desse tipo estão amplamente disponíveis aos formuladores de produtos de lavagem, uma vez que são comumente usados como polímeros de liberação de detritos.
[0044] Qualquer agente polimérico de liberação de detritos conhecido pelos técnicos no assunto pode ser empregado em composições de acordo com a presente invenção. Agentes poliméricos de liberação de detritos são caracterizados por terem segmentos hidrofílicos, para hidrofilizar a superfície das fibras hidrofóbicas, como o poliéster e o nylon, e segmentos hidrofóbicos, para depositar sobre as fibras hidrofóbicas e permanecerem aderidos as mesmas através da realização de ciclos de lavagem e enxágüe e, assim, servir como uma âncora para os segmentos hidrofílicos. Isto é normalmente feito para permitir que as manchas que ocorrem na sequência do tratamento com o agente de liberação de detritos sejam mais facilmente removidas nos procedimentos de lavagem posterior.
[0045] Os auxiliares de deposição poliméricos especialmente úteis na presente invenção incluem os agentes de liberação de detritos possuindo um ou mais componentes hidrofílicos não-iônicos compreendendo segmentos de oxietileno, polioxietileno, oxipropileno ou polioxipropileno, e um ou mais componentes hidrofóbicos compreendendo segmentos tereftalato. Normalmente, os segmentos oxialquileno destes auxiliares de deposição terão um grau de polimerização de 1 a cerca de 400, embora níveis mais elevados possam ser usados, preferencialmente de 100 a cerca de 350, preferivelmente de 200 a cerca de 300.
[0046] Um tipo de auxiliar de deposição preferencial é um copolímero possuindo blocos randômicos de tereftalato de etileno e óxido de tereftalato de polietileno. O peso molecular preferencial dessa classe de agente auxiliar de deposição polimérica é na faixa de cerca de 5kD a cerca de 55kD.
[0047] Outra auxiliar de deposição polimérica preferencial é um poliéster com unidades repetidas de tereftalato de etileno contendo de 10 a 15% por peso de unidades de tereftalato de etileno em conjunto com 90 a 80% por peso de unidades de tereftalato de polioxietileno, derivadas de polietileno glicol de peso molecular médio de 0,2kD a 40KD. Exemplos dessa classe de polímeros incluem os materiais disponíveis comercialmente ZELCON 5126 (da DuPont) e MILEASE T (da ICI). Exemplos de polímeros relacionados podem ser encontrados no documento US 4702857.
[0048] Outro auxiliar de deposição polimérica preferencial, é um produto sulfonado de um oligômero éster substancialmente linear composto de uma estrutura principal éster oligomérica de unidades repetidas de tereftaloilo e oxialquileneoxi e grupos terminais covalentemente ligados à estrutura principal. Estes agentes de liberação de detritos estão completamente descritos no documento US 4968451. Outros agentes poliméricos de liberação de detritos adequados incluem os poliésteres tereftalato do documento US 4711730, os ésteres oligoméricos aniônicos com terminações encapadas do documento US 4721580, e os compostos oligoméricos de poliéster em bloco do documento US 4702857.
[0049] Auxiliares de deposição poliméricos preferenciais incluem também os agentes de liberação de detritos do documento US 4877896 que divulga ésteres de tereftalato com terminações encapadas, especialmente sulfoarolil, aniônicos.
[0050] Outro auxiliar de deposição ainda preferencial é um oligômero com unidades repetidas de unidades de tereftaloilo, unidades de sulfoisotereftaloilo, oxietileneoxi e unidades de oxi-1,2-propileno. As unidades repetidas da estrutura principal do oligômero são preferencialmente terminadas com terminações encapadas de isotionato modificado. Um auxiliar de deposição especialmente preferencial deste tipo, compreende cerca de uma unidade de sulfoisoftaloil, 5 unidades de tereftaloilo, unidades de oxietileneoxi e oxi-1,2- propileneoxi numa proporção de cerca de 1,7 a cerca de 1,8 e duas unidades com terminações encapadas de sódio 2-(2-hidroxietoxi)-etanossulfonato. O agente de liberação de detritos citado, também compreende de cerca de 0,5% a cerca de 20% por peso, do oligômero, de um estabilizador de redução da cristalinidade, preferencialmente selecionado do grupo compreendendo o xileno sulfonato, sulfonato de cumeno, sulfonato de tolueno e/ou suas misturas.
[0051] A abordagem para os polissacarídeos e PET/POET conjugados podem ser combinadas. Se os polímeros PET/POET forem utilizados na abordagem conjugada as partículas de pró-bióticos tornam-se mais substantivas ao poliéster e poli-algodão.
Partículas Pró-bióticas Encapsuladas [0052] As partículas pró-bióticas podem ser protegidas nas composições por qualquer técnica adequada de encapsulamento. Uma abordagem preferencial envolve revestir as partículas pró-bióticas com um polímero, no qual a solubilidade em água do filme polimérico pode ser ajustada em função do nível de tensoativo, conforme descrito no documento US 2004006557B (A1) e W02006007911 (A1), ambos da Unilever. Isso permite a dissolução do filme em diluição na lavagem ou enxágüe de tal forma que as pró-bióticas nuas sejam depositadas no substrato.
[0053] Exemplos desses polímeros incluem polióis hidrofobicamente modificados, onde a solubilidade pode ser modificada pelo ajuste do nível de tensoativo absorvido em sua superfície. Isso permite que um sistema de entrega seja delineado, de modo que a liberação de um agente ativo encapsulado por um filme possa ser desencadeada pelo ajuste, particularmente reduzindo, o nível de tensoativo absorvido sobre a superfície do filme.
[0054] Também foi observado que o nível de tensoativo absorvido sobre a superfície de uma película ou filme polimérico, compreendendo um poliol hidrofobicamente modificado, pode ser reduzido através da diluição da concentração de tensoativo no meio envolvente e/ou pelo aumento da temperatura. Isso permite o controle sobre a liberação de partículas pró-bióticas nuas, a partir de uma forma encapsulada na composição, na lavagem ou no enxágüe, dependendo do tipo de filme polimérico.
[0055] Ainda foi constatado que modificando hidrofobicamente a estrutura de um filme polimérico solúvel em água, como uma película PVOH, com um grupo modificado, por exemplo, com um ou mais grupos acetal, o filme permanece substancialmente intacto na presença de um tensoativo externo, por exemplo durante o ciclo de lavagem de uma operação de lavagem do tecido, e se desintegra quando a concentração do tensoativo é reduzida suficientemente, por exemplo, durante o ciclo de enxágüe da operação de lavagem do tecido.
[0056] O filme polimérico geralmente compreende uma estrutura principal polimérica derivada de um polímero que é solúvel em água.
[0057] O filme polimérico compreende uma estrutura principal polimérica derivada de um polímero que é preferencialmente solúvel ou dispersível em água, a um nível de 0,3 g.dm'3 ou superior, preferivelmente a um nível de 0,5 g.dm'3 ou superior, a 20°C.
[0058] O filme polimérico em geral compreende um poliol hidrofobicamente modificado, em especial um PVOH hidrofobicamente modificado.
[0059] O filme polimérico para o uso na presente invenção, é um material cuja solubilidade em água depende da concentração do tensoativo presente. Em geral, quanto menor a concentração de tensoativo, maior a solubilidade do filme polimérico e mais rápido este se decompõe.
[0060] Sem a intenção de estar vinculado a uma teoria, acredita-se que os elementos hidrofóbicos no filme polimérico interajam com o tensoativo para formar uma rede de gel, que torna o tensoativo-filme ligado insolúvel; no entanto, as interações entre o filme polimérico e o tensoativo se quebram em diluição e/ou aquecimento do sistema de entrega, permitindo assim que o filme polimérico se dissolva e o agente pró-biótico seja liberado.
[0061] Um método preferencial, de acordo com a invenção, para liberação do agente pró-biótico encapsulado, envolve o aquecimento do sistema de entrega. Tal método é particularmente benéfico na entrega dos agentes ativos, em particular ativos cosméticos e ativos farmacêuticos, para o corpo humano. Em tais aplicações, o aumento da temperatura durante o contato do sistema de entrega com o corpo pode desencadear a liberação das partículas pró-bióticas.
[0062] Em geral, o agente pró-biótico é liberado do filme polimérico encapsulado mais rapidamente quando suspenso em água desmineralizada, do que quando suspenso em uma solução aquosa do tensoativo presente no sistema de entrega. Em modalidades preferenciais, o tempo necessário para a liberação do agente pró-biótico a partir do filme polimérico é consideravelmente menor na água do que em uma solução aquosa de tensoativo presente no sistema de entrega. A 20°C, o tempo gasto em água pode ser inferior a um terço, em especial inferior a um sétimo do tempo gasto em uma solução aquosa do tensoativo com concentração 5 g.dm'3.
[0063] Quando um poliol é derivatizado usando um grupo derivatizante, um poliol hidrofobicamente modificado é obtido. O poliol é hidrofobicamente modificado por um grupo derivatizante.
[0064] Grupos derivatizantes preferenciais incluem aqueles baseados em grupos de origem selecionados de acetais, quetais, ésteres, compostos orgânicos fluorados, éteres, alcanos, alcenos e aromáticos. Especialmente preferenciais são os grupos de origem de aldeídos como butiraldeído, aldeído octilo, aldeído dodecil, 2-etil hexanal, carboxi-aldeído ciclohexano, citral e dimetil acetal 4-aminobutiraldeído, embora seja claramente aparente para um técnico no assunto que outros grupos de origem adequados, tendo o requisito ClogP também sejam adequados para uso no filme polimérico da invenção.
[0065] Os grupos derivatizantes particularmente preferenciais são os acetais, que podem ser derivados de aldeídos ou seus equivalentes funcionais (por exemplo, dimetil- ou dietilacetais).
[0066] Polióis hidrofobicamente modificados preferenciais são os hidrofobicamente modificados por grupos acetais, em especial aqueles que possuindo de 4 a 22 átomos de carbono, e especialmente grupos aromáticos como derivados do benzaldeído. A modificação hidrofóbica usando aldeídos aromáticos foi capaz de liberar filmes poliméricos tendo interações superiores com tensoativos, levando a um melhor desempenho dos sistemas de entrega. Benzaldeídos substituídos, como o 2-benzaldeído ácido sulfônico e seus sais também podem ser utilizados.
[0067] Grupos modificantes adicionais podem estar presentes na estrutura principal do polímero. Por exemplo, aminas podem ser preferencialmente incluídas como um grupo modificante, uma vez que estas tornam o polímero mais solúvel em resposta, por exemplo, a variação do pH e/ou da força iônica.
[0068] O grupo derivatizante pode conter uma cadeia hidrocarbila. Tais cadeias hidrocarbila podem ser opcionalmente substituídas com um ou mais hetero-átomos, tais como oxigênio ou nitrogênio.
[0069] O comprimento da cadeia hidrocarbila do grupo derivatizante ligado a estrutura principal polimérica é de preferência de 3 a 22, preferencialmente de 4 a 18, preferivelmente de 4 a 15, prioritariamente de 4 a 10, especialmente de 4 a 8. A cadeia hidrocarbila de comprimento inferior a 3 são indesejáveis uma vez que, em uso, a estrutura semelhante a um gel formada na interface do filme polimérico e do tensoativo, normalmente será muito fraca e vai permitir que o filme polimérico seja rompido com muita facilidade.
[0070] Cadeias hidrocarbilas de comprimento superior a 22 são indesejáveis como material de origem das quais o grupo derivatizante é obtido, reagem levemente ou absolutamente nada com a estrutura principal polimérica.
[0071] O comprimento da cadeia hidrocarbila do material de origem a partir da qual o grupo derivatizante é obtido, é de preferência de 3 a 22, preferencialmente de 4 a 18.
[0072] Neste contexto, o número de carbonos no grupo hidrocarbila inclui qualquer carbono dentro da cadeia ligado a qualquer outro grupo funcional dentro do material derivatizante. Por exemplo, o butiraldeído tem um comprimento de cadeia hidrocarbila de 4.
[0073] O material derivatizante está preferencialmente presente no polímero em um nível de 0,1 a 40% por peso, com base na massa total do polímero, preferivelmente de 2 a 30%, prioritariamente de 5 a 15%, especialmente de 8 a 12%.
[0074] Onde a estrutura principal polimérica for baseado em PVOH, o material derivatizante está preferencialmente presente em um nível tal que a proporção do número de grupos derivatizados para os pares livres de hidroxila na estrutura principal seja de 1:3 a 1:30, preferivelmente de 1:4 a 1:20, prioritariamente de 1:7 a 1:15, especialmente de 1:8 a 1:13.
[0075] Abaixo uma relação de 1:30, a solubilidade do filme polimérico tende a ser muito grande, mesmo na presença de tensoativo. Acima de uma proporção de 1:3, a solubilidade do filme polimérico tende a ser muito baixo, mesmo na ausência de tensoativo.
[0076] Polímeros preferenciais a partir dos quais a estrutura principal do filme polimérico derivatizado da invenção é formada, incluem resinas solúveis em água como PVOH, éteres de celulose, óxido de polietileno (aqui designados como "PEO”), amido, polivinilpirrolidona (aqui designados como "PVP"), poliacrilamida, éter maléico de polivinil metil anidrido, anidrido polimaléico, anidrido estireno maléico, hidroxietilcelulose, metilcelulose, polietileno glicol, carboximetilcelulose, sais de ácido poliacrílico, alginatos, copolímeros de acrilamida, goma de guar, caseína, as séries de resina anidrido etileno-maléico, polietilenoimina, hidroxietilcelulose etilo, metilcelulose etil, hidroxietil metilcelulose. São particularmente preferenciais as resinas formadoras de filme de PVOH, solúveis em água.
[0077] Geralmente, os polímeros formadores de filme a base de PVOH, solúveis em água, preferenciais devem ter peso molecular médio relativamente baixo e alto nível de hidrólise. Polímeros a base de PVOH preferenciais para utilização na invenção possuem um peso molecular médio de 1.000 a 300.000, preferencialmente de 2.000 a 100.000, preferivelmente de 2.000 a 75.000. O nível de hidrólise é definido conforme o percentual de realização da reação, onde os grupos de acetato sobre a resina são substituídos com grupos hidroxila, -OH, (sendo o PVOH derivado de poli(acetato de vinila) por hidrólise). Uma faixa de hidrólise de 60 a 99% é preferencial, enquanto uma faixa mais preferencial de hidrólise é de cerca de 88 a 99%. Conforme utilizado na presente invenção, o termo "PVOH" inclui compostos de poli(acetato de vinila) com os níveis de hidrólise aqui dívulgados.
[0078] Um polímero/poliol especial mente preferencial para o uso na presente invenção é o representado pela fórmula: HH HH HH HH OH o 0^ ^,Ο a h3c onde a proporção de número médio de z para x está dentro da faixa de 1:200 a 1:6, mais preferencial mente de 1:100 a 1:8, preferivelmente de 1:50 a 1:12, prioritariamente de 1:30 a 1:14, y é o acetato residual restante da hidrólise do composto de origem, que está de preferência na faixa de 1-20%, preferivelmente de 1-10%, prioritariamente de 1-5% e R é um grupo alquila, alquenila ou arila com 3 a 22 átomos de carbono. Preferencialmente Ré um grupo alquila tendo de 3 a 6 átomos de carbono, ou um grupo arila.
[0079] A resistência estrutural pode ser transmitida para o filme polimérico, tal como descrito nos documentos US 20040065578 (A1) e WO 2006007911 (A1), ambos da Unilever.
[0080] Filmes PVP exibem excelente aderência para uma grande variedade de superfícies, incluindo o vidro, metais e plásticos. Os filmes não-modífícados de polivinilpirrolídona são de caráter hígroscópíco. Filmes secos de polivinilpirrolidona possuem uma densidade de 1,25g.cm'3 e um índice de refraçio de 1,53. A pegajosidade em umidades mais altas podem ser minimizadas através da incorporação de modificadores insensíveis a água, compatíveis, no filme de polivinilpirrolidona, como 10% de uma resina de aril-sulfonamida de formaldeído.
[0081] Plastificantes adequados para filmes a base de PVP podem ser escolhidos entre um ou mais: fosfatos, por exemplo, tris(2-etíl-hexil )fosfato, i sopro pi I difenil fosfato, tributoxietilfosfato; polióis, por exemplo, glicerol, sorbitol, diperlargonato dietilenoglicol, di-2-etilhexanoato tartarato dibutilo polietilenoglicol; ésteres de poliol, por exemplo, policaprolactonas contendo hidróxi, poli-L-lático contendo hidróxi; ftalatos menores, por exemplo ftalato de dimetila, dietilftalato, ftalato dibutilo; e sulfonamidas, por exemplo, sulfonamida tolueno, N-etiltolueno sulfonamida.
[0082] Filmes solúveis em água preferenciais também podem ser preparados a partir de resinas PEO por técnicas padrão de moldagem como calandragem, fundição, extrusão e outras técnicas tradicionais. Os filmes de óxido de polietileno podem ser transparentes ou opacos, e são inerentemente flexíveis, firmes e resistentes a maioria dos óleos e graxas. Esses filmes de resina de polietileno óxido proporcionam uma solubilidade melhor do que outros plásticos solúveis em água sem sacrificar a força ou resistência/firmeza. A excelente capacidade dos filmes de óxido de polietileno solúveis em água de rigidez, de selagem e de formarem planos, os tornam apropriados para as características de manejo das máquinas.
[0083] Plastificantes adequados para filmes a base de PEO poderão ser selecionados de um ou mais: fosfatos, por exemplo, tris(2-etilhexil)fosfato, isopropil difenil fosfato, tributoxietilfosfato; polióis, por exemplo, glicerol, sorbitol, diperlargonato dietilenoglicol, di-2-etilhexanoato polietilenoglicol dibutil tartarato; ftalatos menores, por exemplo ftalato de dimetilo, dietilftalato, ftalato dibutilo; e sulfonamidas, por exemplo, tolueno sulfonamida, N-etiltolueno sulfonamida.
[0084] Uma fonte iniciadora além da depleção do tensoativo absorvido também pode ser empregada. Exemplos adequados incluem aqueles descritos no documento WO02/102956 (A1) como fontes/materiais para provocar alterações no pH, temperatura, condições eletrolíticas, luz, tempo ou estrutura molecular. Tais iniciadores podem ser usados em combinação uns com os outros, como a liberação desencadeada por cisalhamento, onde o filme rompe com o movimento do corpo para expor o agente pró-biótico nu à pele.
Preparação de Pró-bióticos Encapsulados [0085] Uma solução 10% por peso de PVOH em água foi preparada pela adição de 100g PVOH {Mowiol 20-98, nome comercial, ex Kuraray Specialities) e 900g de água desmíneralízada em um balão e aquecido a 70X, Para isso,. 10ml de ácido hídroclórico (36% solução aquosa) foi adicionado para catalisar a reação e, em seguida, butiraldeído foi adicionado. A mistura foi então agitada a 70°C por 5 horas, sob uma atmosfera inerte, após tal tempo o aquecimento foi interrompido e a agitação continuada por mais 20 horas em temperatura ambiente. A mistura de reação foi então levado a um pH de 7, utilizando uma solução de hidróxido de sódio.
[0086] A solução resultante foi precipitada em acetona para produzir o polímero PVOH acetalizado e lavado várias vezes com acetona (500ml) e água (50ml). Foi então seco sob vácuo a 70°C durante a noite para produzir um polímero branco, [0087] A extensão de acetalização foi analisada como sendo de 10,4%. A resina de poli (álcool vinílíco)-butiraI (PVA-BA) preparada acima foi diluída para uma solução 7% m/m com água desmíneralízada na qual 5mg de pó de pró-biótico foi suspenso por agitação (a solução estoque de polímero-pró-biótíco).
[0088] A solução estoque foi adicionado em gotas a partir de um recipiente com bico para a composição detergente especificada na Tabela 1, enquanto agitavam o líquido utilizando um agitador de três lâminas. A presença de tensoativo levou á precipitação de um filme polimérico ao redor das partículas pró-bióticas. O tamanho do agregado pró-biótico dos encapados podería ser controlado pela intensidade da agitação, tamanho do bico e do fluxo.
[0089] Para aplicações de detergente em pó a solução estoque pode ser pulverizada sobre uma cama do pó de base e deixar secar.
Composições para o Tratamento de Tecidos [0090] A composição para tratamento de tecido da invenção é adequada para uso em um processo de lavagem de tecidos. Os exemplos incluem um produto de imersão e um produto para a lavagem principal. As composições da presente invenção são, preferencialmente, composições para lavagem de tecidos, principalmente composições para a lavagem principal (lavagem de tecidos).
[0091] As composições da invenção podem estar em qualquer forma física, por exemplo, sólida como um pó ou em grânulos, um comprimido, uma barra sólida, em pasta, gel ou líquido, especialmente, um líquido de base aquosa, spray, bastão, substratos impregnados, espuma ou mousse. Em especial, as composições podem ser líquidas, pós ou composições de lavagem em comprimido.
[0092] Os produtos líquidos da invenção podem ter pH variando de 5 a 12. Esta faixa de pH permanece estável, preferencialmente, ao longo da vida do produto na prateleira.
[0093] O ingrediente ativo nas composições é de preferência um agente ativo de superfície. Mais de um ingrediente ativo pode ser incluído. Para algumas aplicações, uma mistura de ingredientes ativos pode ser usada, por exemplo, as composições de lavagem principal podem incluir também um agente amaciante de tecidos.
[0094] A composição detergente da invenção pode conter compostos ativos de superfície (tensoativos) escolhidos de compostos ativos de superfície de sabão e não-sabão aniônicos, catiônicos, não-iônico, anfótero, zwitteriônicos e/ou suas misturas. Muitos compostos ativos de superfície adequados estão disponíveis e são descritos na literatura, por exemplo, em "Surface-Active Agents and Detergents", Volumes I e II, por Schwartz, Perry e Berch.
[0095] A composição também pode conter ácidos graxos, por exemplo, ácidos monocarboxílicos de alquila ou alquenila de C8 a C24 e/ou seus polímeros. Preferencialmente, os ácidos graxos não são saponificados, preferivelmente o ácido graxo é livre, por exemplo, o ácido oléico, ácido láurico e ácido graxo de sebo. O nível de material de ácido graxo é de preferência maior que 0,1% por peso, preferivelmente maior de 0,2% por peso.
[0096] Também é possível incluir certos tensoativos mono-alquil catiônicos que podem ser utilizados nas composições para lavagem principal de tecidos. Os tensoativos catiônicos que podem ser usados incluem sais de amônio quaternário de fórmula geral R1R2R3R4N+ X", onde os grupos R são cadeias de hidrocarbonetos longas ou curtas, tipicamente alquila, hidroxialquila ou grupos alquila etoxilados; e X é um contra-íon (por exemplo, compostos onde R1 é um grupo alquila C8-C22, de preferência um grupo alquila C8-C10 ou C12-C14, R2 é um grupo metila, e R3 e R4, que podem ser iguais ou diferentes, são grupos metil ou hidroxietil); e ésteres catiônicos (por exemplo, os ésteres de colina).
[0097] A escolha dos compostos ativos de superfície (tensoativos) e da quantidade presente vai depender da utilização prevista para a composição detergente. Em composições para lavagem de tecidos, diferentes sistemas de tensoativos podem ser escolhidos, como já bem conhecido dos técnicos no assunto para os produtos para a lavagem das mãos e para os produtos destinados à utilização em diferentes tipos de máquina de lavar roupa.
[0098] As composições da invenção podem conter sulfonatos de alquilbenzeno linear, particularmente sulfonatos de alquilbenzeno linear com um comprimento de cadeia alquila de C8 a C15. É preferencial que o nível de sulfonatos de alquilbenzeno linear seja de 0% por peso a 30% por peso, preferencialmente mais de 1% por peso a 25% por peso, preferivelmente mais de 2% por peso a 15% por peso, pelo peso total da composição.
[0099] As composições da invenção podem conter outros tensoativos aniônicos em quantidades adicionais para as percentagens acima citadas. Tensoativos aniônicos adequados são bem conhecidas pelos técnicos no assuntos. Exemplos, incluem sulfatos de alquila primário e secundário, particularmente sulfatos de alquila primários de C8 a C15; alquil éter sulfatos; sulfonatos de olefinas; xileno sulfonatos de alquilo; sulfosuccinantos dialquil e sulfonatos de ésteres de ácidos graxos. Os sais de sódio são geralmente preferenciais.
[0100] As composições detergente da presente invenção também podem conter tensoativos não-iônicos. Tensoativos aniônicos que podem ser usados incluem os alcoóis etoxilados primários e secundários, especialmente os alcoóis etoxilados alifáticos de C8 a C20 com uma média de 1 a 20 moles de óxido de etileno por mol de álcool, e mais especialmente os alcoóis etoxilados alifáticos primários e secundários de C10 a C15 com uma média de 1 a 10 moles de óxido de etileno por mol de álcool.
[0101] Os tensoativos não-iônicos não-etoxi lados incluem alquilpoliglicosídeos, glicerol monoéteres e polihidroxiamidas (glucamida).
[0102] É preferencial, que o nível de tensoativo não-iônico esteja de 0% por peso a 30% por peso, preferencialmente de 1% por peso a 25% por peso, preferivelmente mais de 2% por peso a 15% por peso, pelo peso total da composição.
[0103] O montante total dos presentes tensoativo dependerá também da utilização final e pode ser tão alta quanto 60% por peso, por exemplo, em uma composição para lavar tecidos à mão. Em composições para máquina de lavar roupa de tecidos, uma quantidade de 5-40% do peso é geralmente adequada. Normalmente as composições compreendem pelo menos 2% por peso de tensoativo por exemplo, 2-60%, de preferência mais de preferência 15-40% 2535% por peso da composição.
[0104] Composições detergente adequadas para uso na maioria das máquinas automáticas para lavagem de tecidos, geralmente possuem tensoativos não-sabão aniônicos, ou tensoativos não-iônico, ou a combinação dos dois em proporções adequadas, opcionalmente, em conjunto com um sabão.
[0105] As composições da invenção, quando usadas como composições para lavagem tecidos na lavagem principal, geralmente irão conter um ou mais builders de detergência. A quantidade total do builder de detergência em composições, tipicamente, irão variar de 5 a 80% por peso, preferencialmente de 10 a 60% por peso, do peso das composições.
[0106] Os builders inorgânicos que podem estar presentes incluem: carbonato de sódio, se desejado, em combinação com uma semente de cristalização para carbonato de cálcio, conforme divulgado no documento GB 1 437 950 (Unilever); aluminossilicatos cristalinos e amorfos, por exemplo, zeólitos conforme divulgado no documento GB 1 473 201 (Henkel), aluminossilicatos amorfos conforme divulgado no documento GB 1 473 202 (Henkel) e aluminossilicatos cristalino/amorfos misturados conforme divulgado no documento GB 1 470 250 (Procter & Gamble); e silicatos em camadas conforme divulgado no documento EP 164 514B (Hoechst). Builders de fosfato inorgânico, por exemplo, ortofosfato de sódio, pirofosfato e tripolifosfato também são adequados para uso com esta invenção.
[0107] As composições da invenção de preferência possuem um Builder de aluminossilicato de metal alcalino, preferivelmente o sódio. Aluminossilicatos de sódio podem geralmente ser incorporados em quantidades de 10 a 70% por peso (base anidra), preferencialmente de 25 a 50% por peso.
[0108] O aluminossilicato de metal alcalino pode ser tanto cristalina ou amorfa ou suas misturas, tendo a fórmula geral: 0,8-1,5 Na20. AI2O3. 0,8-6 S1O2.
[0109] Estes materiais contêm um pouco de água ligada e são obrigados a ter uma capacidade de troca de íons de cálcio de pelo menos 50 mg CaO/g. Os aluminossilicatos de sódio preferenciais possuem de 1,5 a 3,5 unidades S1O2 (na fórmula acima). Tanto os materiais amorfos quanto os cristalinos podem ser preparadas rapidamente pela reação entre o silicato de sódio e aluminato de sódio, como amplamente descrito na literatura. Builders de detergência de troca de íons aluminossilicato de sódio cristalinos adequados estão descritos, por exemplo, no documento GB 1 429 143 (Procter & Gamble). Os aluminossilicatos de sódio preferenciais deste tipo são os, disponíveis comercialmente, zeólitos A e X, e/ou suas misturas.
[0110] O zeólito pode ser o comercialmente disponível zeólito 4A, amplamente utilizado em detergentes em pó para lavagem de roupas. Entretanto, de acordo com uma modalidade preferencial da invenção, o builder de zeólito incorporado nas composições da invenção é zeólito com teor máximo em alumínio P (zeólito MAP), como descrito e reivindicado no documento EP 384 070A (Unilever). O zeólito MAP é definido como um aluminossilicato de metal alcalino do zeólito tipo P, tendo uma relação por peso de silício para alumínio não superior a 1,33, preferencialmente dentro do intervalo de 0,90 a 1,33, preferivelmente dentro do intervalo de 0,90 a 1,20.
[0111] Especialmente preferido é o zeólito MAP tendo uma relação por peso de silício para alumínio não superior a 1,07, preferivelmente de cerca de 1,00. A capacidade de ligação do cálcio do zeólito MAP é geralmente de pelo menos 150 mg de CaO por g de material anidro.
[0112] Builders orgânicos que podem estar presentes incluem polímeros policarboxilato como poliacrilatos, copolímeros acrílico/maléico, e fosfinatos acrílico; policarboxilatos monoméricos, tais como citratos, gluconatos, oxidisuccinatos, glicerol, mono-, di- e trisuccinatos, carboximetiloxisuccinatos, carboximetiloximalonatos, dipicolinatos, hidroxietiliminodiacetatos, alquil- e alquenilmalonatos e succinatos; e sais de ácidos graxos sulfonados. Esta lista não pretende ser exaustiva.
[0113] Builders orgânicos especialmente preferenciais são os citratos, devidamente utilizados em quantidades de 5 a 30% por peso, preferencialmente de 10 a 25% por peso; e polímeros acrílicos, mais especialmente, copolímeros acrílico/maléico, devidamente utilizadas em quantidades de 0,5 a 15% por peso, preferencialmente de 1 a 10% por peso.
[0114] Os builders, tanto orgânicos como inorgânicos, estão preferencialmente presentes na forma de sal de metal alcalino, especialmente sódio.
[0115] Composições de acordo com a invenção também podem conter um sistema branqueador/alvejante adequado. Composições para lavagem de tecidos podem conter compostos branqueadores de peróxido, por exemplo, persais inorgânicos ou peroxiácidos orgânicos, capazes de produzir peróxido de hidrogênio em solução aquosa.
[0116] Compostos branqueadores de peróxido adequados incluem os peróxidos orgânicos, tais como peróxido de uréia e persais inorgânicos, como o perboratos de metal alcalino, percarbonatos, perfosfatos, persilicatos e persulfatos. Os persais inorgânicos preferenciais são: perborato de sódio monohidrato e tetrahidrato, e percarbonato de sódio.
[0117] Especialmente preferencial é percarbonato de sódio tendo um revestimento protetor contra a desestabilização pela umidade. O percarbonato de sódio tendo um revestimento protetor compreendendo metaborato de sódio e silicato de sódio está divulgado no documento GB 2 123 044B (Kao).
[0118] O composto branqueador de peróxido está adequadamente presente em uma quantidade de 0,1-35% por peso, preferencialmente de 0,525% por peso. O composto branqueador de peróxido pode ser utilizado em conjunto com um ativador de branqueamento (precursor do branqueador) para melhorar a ação de branqueamento em lavagens com temperaturas baixas. O precursor do branqueador está devidamente presente em uma quantidade de 0,1-8% por peso, de preferência de 0,5 a 5% por peso.
[0119] Os precursores do branqueador preferenciais são: precursores de ácido peroxicarboxílico, mais especialmente precursores de ácido peracético e precursores de ácido pernoanóico. Precursores do branqueador adequados, especialmente preferenciais, para utilização na presente invenção são: Ν,Ν,Ν',Ν',-tetracetil etilenodiamina (TAED) e sulfonato de sódio nonanoiloxibenzeno (SNOBS). Os novos precursores do branqueador de amônio quaternário e fosfónio divulgados no documento US 4 751 015 e US 4 818 426 (Lever Brothers Company) e EP 402 971A (Unilever), e os precursores do branqueador catiônicos divulgado no documento EP 284 292A e EP 303 520A (Kao) também são de interesse.
[0120] O sistema branqueador pode ser complementado com ou substituído por um peroxiácido, exemplos de tais peroxiácido podem ser encontrados no documento US 4 686 063 e US 5 397 501 (Unilever). Um exemplo preferencial é a classe imido peroxicarboxílico de peroxiácido descritos no documento EP A 325 288, EP A 349 940, DE 382 3172 e EP 325 289. Um exemplo particularmente preferencial é o ácido ftalimido peróxido capróico (PAP). Tais peroxiácido estão devidamente presentes de 0,1 a 12%, preferivelmente de 0,5 a 10%.
[0121] Um estabilizador branqueador/alvejante (sequestrante de metais de transição) também podem estar presentes. Estabilizadores alvejantes adequados incluem etilenodiamina tetra-acetato (EDTA), os polifosfonatos como Dequest (marca registrada) e estabilizadores não-fosfato como o EDDS (ácido di-succínico diamino etileno). Estes estabilizadores alvejante também são úteis para remoção de manchas, principalmente em produtos com baixos níveis de espécies branqueadoras/alvejantes ou sem nenhuma espécie branqueadora/alvejante.
[0122] Um sistema branqueador especialmente preferencial compreende um composto branqueador de peróxido (preferencialmente percarbonato de sódio, opcionalmente em conjunto com um ativador de branqueamento) e um catalisador alvejante de metais de transição, como descrito e reivindicado no documento EP 458 397A, EP 458 398A e EP 509 787A (Unilever).
[0123] As composições de acordo com a presente invenção também podem conter uma ou mais enzima(s).
[0124] Enzimas adequadas incluem as proteases, amilases, celulases, oxidases, peroxidases e lipases úteis para incorporação em composições detergente. As enzimas proteolíticas (proteases) preferidas são, materiais proteicos cataliticamente ativos que degradam ou alteraram os tipos de proteínas nas manchas, quando presentes como manchas no tecido em uma reação de hidrólise. Elas podem ser de qualquer origem adequada, como de origem vegetal, animal, bacteriana ou de leveduras.
[0125] Enzimas proteolíticas ou proteases de diversas qualidades e origens, e possuindo atividades em diversas faixas de pH de 4 a 12 estão disponíveis e podem ser usadas na invenção em tela. Exemplos de enzimas proteolíticas adequadas são as subtilisinas, que são obtidas a partir de cepas específicas de B. subtilis, B. licheniformis, como a subtilisinas Maxatase (marca registrada) comercialmente disponível, fornecida pela Genencor International N.V., Delft, Holanda; e Alcalase (marca registrada), fornecida pela Novozymes Industri A/S, Copenhague, Dinamarca.
[0126] Particularmente adequada é a protease obtida a partir de uma cepa de Bacillus possuindo atividade máxima em toda a faixa de pH de 8-12, sendo comercialmente disponibilizada, por exemplo, pela Novozymes Industri A/S sob a marca registada, Esperase (marca registrada) e Savinase (marca registrada). A preparação destas e enzimas análogas está descrito no documento GB 1 243 785. Outras proteases comerciais são Kazusase (marca registrada) obtida da Showa-Denko do Japão, Optimase (marca registrada da Miles Kali-Chemie, Hannover, Alemanha Ocidental), e Superase (marca registrada) obtida da Pfizer dos EUA.
[0127] Enzimas de detergência são comumente empregados na forma granular em quantidades de cerca de 0,1 a cerca de 3,0% por peso. No entanto, qualquer forma física adequada das enzimas podem ser utilizadas.
[0128] As composições da invenção podem conter metais alcalinos, de preferência, carbonato de sódio, para aumentar a detergência e facilidade no processamento. O carbonato de sódio pode estar adequadamente presente em quantidades que variam de 1 a 60% por peso, preferencialmente de 2 a 40% por peso. No entanto, as composições que possuem pouco ou nenhum carbonato de sódio também estão dentro do escopo da invenção.
[0129] O fluxo de pó pode ser melhorado através da incorporação de uma pequena quantidade de um estruturante de pó, por exemplo, um ácido graxo (ou sabão de ácidos graxos), um açúcar, um acrilato ou copolímero acrilato/maleato, ou silicato de sódio. Um estruturante de pó preferencial é o sabão de ácido graxo, devidamente presente em uma quantidade de 1 a 5% por peso. A composição detergente quando diluída no líquido de lavagem (durante um ciclo normal de lavagem) normalmente resultarão em um líquido de lavagem com pH de 7 a 10,5 para um detergente de lavagem principal.
[0130] Composições particuladas de detergente são devidamente preparadas por atomização, liofilização ou pulverização a seco de uma suspensão de ingredientes insensíveis ao calor compatíveis, e em seguida, pulverizando ou pós-dosando aqueles ingredientes impróprios para processamento através da suspensão. Técnicos formuladores de detergentes não terão dificuldades em decidir quais os ingredientes que deverão ser incluídos na suspensão e os que não deverão.
[0131] Composições particuladas de detergente da invenção, preferencialmente possuem uma densidade de pelo menos 400g/L, preferivelmente de pelo menos 500g/L. Composições especialmente preferenciais possuem massa específica de pelo menos 650g/L, preferivelmente de pelo menos 700g/L.
[0132] Tais pós podem ser preparados por densificação “post-tower” pelo spray do pó seco, ou inteiramente por métodos “non-tower”, tais como mistura seca e granulação; em ambos os casos, um misturador/granulador de alta velocidade pode ser usada de maneira vantajosa. Processos utilizando misturadores/granuladores de alta velocidade estão descritos, por exemplo, nos documentos EP 340 013A, EP 367 339A, EP 390 251A e EP 420 317A (Unilever).
[0133] Composições detergente líquidas podem ser preparadas pela mistura dos ingredientes essenciais e opcionais, em qualquer ordem desejada para fornecer composições contendo os componentes nas concentrações necessárias. Composições líquidas de acordo com a presente invenção também podem ser na forma compacta, o que significa que elas irão conter um nível menor de água em comparação com um detergente líquido convencional.
[0134] Outros materiais que podem estar presentes em composições detergente da invenção incluem silicato de sódio; agentes antirredeposição, como polímeros celulósicos; polímeros de liberação de detritos/sujeira; sais inorgânicos como sulfato de sódio; ou amplificadores de espuma conforme o caso; enzimas proteolíticas e lipolíticas; corantes; grânulos coloridos; fluorescentes; fotobranqueadores, tais como o oxigênio singleto e fotobranqueador radical e polímeros de desacoplamento. Esta lista não pretende ser exaustiva.
[0135] As composições para tratamento de tecidos da presente invenção também podem conter adjuvantes que são normais no campo da cosmética, farmacêutica e/ou área dermatológica, tais como agentes gelificantes hidrofílicos ou lipofílicos, agentes ativos hidrofílicos ou lipofílicos, agentes conservantes, anti-oxidantes, solventes, fragrâncias, preenchedores, agentes de seleção, bactericidas, absorvedores de odores, e corantes/pigmentos. As quantidades destes vários adjuvantes são aquelas convencionalmente utilizadas nos campos em questão e são, por exemplo, de 0.01 a 20% por peso total da composição. Dependendo de sua natureza, estes adjuvantes podem ser introduzidos na fase graxa e/ou na fase aquosa.
Substrato [0136] Quando usado na lavagem de tecidos, o substrato pode ser qualquer substrato sobre o qual seja desejável depositar partículas pró-bióticas e que seja submetido a um tratamento como um processo de lavagem ou enxágüe.
[0137] Em particular, o substrato pode ser de um tecido.
Tratamento [0138] O tratamento do substrato com a composição da presente invenção pode ser efetuado por qualquer método adequado de lavagem, imersão ou enxágüe do substrato, ou também pela aplicação direta, tal como por pulverização, fricção/esfregação, derramamento, salpicamento, etc.
[0139] O tratamento pode envolver o contato do substrato com um meio aquoso que compreendendo o material da invenção.
[0140] O tratamento pode ser fornecido como, por exemplo, uma composição de spray, para uso doméstico (ou industrial) em tecidos em um tratamento separado do processo doméstico convencional de lavagem de tecidos. Os dispositivos adequados de distribuição por spray estão divulgados no documento WO 96/15310 (Procter & Gamble) e estão aqui incorporados por referência. Alternativamente, a composição pode ser aplicada através de ferros de passar adequados, um reservatório separado ou um cartucho de spray em um ferro, conforme descrito no documento EP1201816 e WO 99/27176.
Exemplos [0141] Variantes da invenção estão aqui ilustradas com referência aos seguintes exemplos não-limitantes. Salvo disposição em contrário, todas as proporções são dadas em % por peso da total composição, exceto para os ingredientes pró-bióticos, que são em mg.
Tabela 1 - Composição de líquido para lavagem de tecido contendo pró-biótico.
Jaguar e Softgel são guar catíônico e polímeros de amido de batata, respectiva mente. ZELCON é um copolímero de poliéster não-iônico hidrofílico com segmentos repetidos de unidades de tereftalato de etileno.
POLYOX WSR N-750 (ex Amerchol) é um auxiliar de deposição não-iônico com base em PEG com um MW de cerca de 7M.
As cápsulas pró-bíóticas (ex Boots Pharmacy) possuem celulose microcristalina, hidroxipropiImetilcelulose, estearato de magnésio, Lactobacillus acidophilus 4,5mg, cfu = 2,2x10® e Bifidcbactarium biftdum 0,6mg, cfu = 7,5x107.
Reivindicações

Claims (16)

1. Composição para tratamento de tecidos, para uso em um processo de lavagem de tecidos, caracterizada por compreender: a) um tensoativo selecionado do grupo compreendendo tensoatívos aniônicos, tensoatívos não-íônicos, tensoatívos catiônicos e/ou suas misturas; b) uma partícula pró-biótica; e c) um auxiliar de deposição.
2. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pela partícula pró-biótica ser selecionada a partir dos gêneros Lactobaciitus, Bifidobacieríum, Streptococcus, Lactococcus, Enterococcus e/ou suas misturas.
3. Composição de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pela partícula pró-biótica ser selecionado a partir de Lactobacilius johnsonü, Lactobaciitus paracasei, Bifidobacterium adolescentís, Bifidobacterium tongum e Bifidobacterium Íactis NCC 2818 (também denominado (Bb 12) (ATCC27536)).
4. Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2 ou 3, caracterizada pela partícula pró-biótica estar presente em uma quantidade de 0,003 a 0,5% por peso total da composição.
5. Composição de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pela partícula pró-biótica estar presente em uma quantidade de 0,005 a 0,1% por peso total da composição.
6. Composição de acordo com a reivindicação 5, caracterizada pela partícula pró-biótica estar presente em uma quantidade de 0,005 a 0,05% por peso total da composição.
7. Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizada pelo pró-biótico estar em uma forma selecionada de formas viáveis (vivos), forma inativada ou forma morta,
8. Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizada pela partícula pró-biótica estar no estado de esporo ou célula vegetativa.
9. Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizada pelo auxiliar de deposição ser selecionado a partir de óxido de polietileno (PEO), polietilenoimina (PEI), poliacrilatos, poliacrilamidas, amidos catiônicos, polímeros de politereftalato de etileno-tereftalato de polioxietileno (PET/POET) e/ou suas misturas.
10. Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizada pelo auxiliar de deposição ser um polissacarídeo ou politereftalato de etileno-tereftalato de polioxietileno (PET/POET) conjugado quimicamente ligado à superfície das partículas.
11. Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizada pelo auxiliar de deposição ser um polímero catiônico de densidade de carga baixa.
12. Composição de acordo com a reivindicação 11, caracterizada pelo polímero catiônico de densidade de carga baixa ser o amido de batata modificado.
13. Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12, caracterizada pela partícula pró-biótica ser encapsulada.
14. Composição de acordo com a reivindicação 13, caracterizada pela partícula pró-biótica ser revestida com um poliol hidrofobicamente modificado.
15. Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 14, caracterizada por ser uma composição para o tratamento/lavagem de tecidos.
16. Processo de lavagem para deposição de partículas pró-bióticas em tecidos, caracterizado por compreender a etapa de tratamento de um artigo de tecido com uma composição para tratamento de tecidos conforme definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 15.
BRPI0817741A 2007-10-01 2008-09-15 composição para tratamento de tecidos, e, processo de lavagem para deposição de partículas pró-bióticas em tecidos BRPI0817741B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GBGB0719161.2A GB0719161D0 (en) 2007-10-01 2007-10-01 Improvements relating to fabrick treatment compositions
PCT/EP2008/062242 WO2009043709A1 (en) 2007-10-01 2008-09-15 Improvements relating to fabric treatment compositions

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0817741A2 BRPI0817741A2 (pt) 2015-03-31
BRPI0817741B1 true BRPI0817741B1 (pt) 2017-06-06

Family

ID=38701985

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0817741A BRPI0817741B1 (pt) 2007-10-01 2008-09-15 composição para tratamento de tecidos, e, processo de lavagem para deposição de partículas pró-bióticas em tecidos

Country Status (11)

Country Link
EP (1) EP2195407B1 (pt)
CN (1) CN102741386B (pt)
AR (1) AR068584A1 (pt)
AT (1) ATE502099T1 (pt)
BR (1) BRPI0817741B1 (pt)
DE (1) DE602008005620D1 (pt)
ES (1) ES2363114T3 (pt)
GB (1) GB0719161D0 (pt)
PL (1) PL2195407T3 (pt)
WO (1) WO2009043709A1 (pt)
ZA (1) ZA201001832B (pt)

Families Citing this family (81)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB2484134B (en) 2010-10-01 2013-01-30 Cleveland Biotech Ltd Cleaning compositions
EP2705145B1 (en) 2011-05-05 2020-06-17 The Procter and Gamble Company Compositions and methods comprising serine protease variants
EP2705146B1 (en) 2011-05-05 2018-11-07 Danisco US Inc. Compositions and methods comprising serine protease variants
US20140371435A9 (en) 2011-06-03 2014-12-18 Eduardo Torres Laundry Care Compositions Containing Thiophene Azo Dyes
BR122021018583B1 (pt) 2012-02-03 2022-09-06 The Procter & Gamble Company Método para limpar um material têxtil ou uma superfície dura ou outra superfície em cuidados com tecidos e com a casa
CA2867714A1 (en) 2012-03-19 2013-09-26 The Procter & Gamble Company Laundry care compositions containing dyes
US9909109B2 (en) 2012-04-02 2018-03-06 Novozymes A/S Lipase variants and polynucleotides encoding same
JP2015525248A (ja) 2012-05-16 2015-09-03 ノボザイムス アクティーゼルスカブ リパーゼを含む組成物およびその使用方法
US10246692B2 (en) 2012-07-12 2019-04-02 Novozymes A/S Polypeptides having lipase activity and polynucleotides encoding same
CN105051174B (zh) 2013-03-21 2018-04-03 诺维信公司 具有脂肪酶活性的多肽和编码它们的多核苷酸
MY192746A (en) 2013-05-14 2022-09-06 Novozymes As Detergent compositions
MX2015016438A (es) 2013-05-28 2016-03-01 Procter & Gamble Composiciones que comprenden tintes fotocromicos para el tratamiento de superficies.
US20160160196A1 (en) 2013-07-09 2016-06-09 Novozymes A/S Polypeptides with Lipase Activity And Polynucleotides Encoding Same
WO2015042086A1 (en) 2013-09-18 2015-03-26 The Procter & Gamble Company Laundry care composition comprising carboxylate dye
CN105555935A (zh) 2013-09-18 2016-05-04 宝洁公司 包含羧化物染料的衣物洗涤护理组合物
MX2016003538A (es) 2013-09-18 2016-06-28 Procter & Gamble Composiciones para el cuidado de la ropa que contienen colorantes azoicos de tiofeno y carboxilato.
US9834682B2 (en) 2013-09-18 2017-12-05 Milliken & Company Laundry care composition comprising carboxylate dye
WO2015112340A1 (en) 2014-01-22 2015-07-30 The Procter & Gamble Company Method of treating textile fabrics
WO2015112341A1 (en) 2014-01-22 2015-07-30 The Procter & Gamble Company Fabric treatment composition
WO2015109972A1 (en) 2014-01-22 2015-07-30 Novozymes A/S Polypeptides with lipase activity and polynucleotides encoding same
EP3097173B1 (en) 2014-01-22 2020-12-23 The Procter and Gamble Company Fabric treatment composition
WO2015112338A1 (en) 2014-01-22 2015-07-30 The Procter & Gamble Company Method of treating textile fabrics
CA2937355A1 (en) 2014-02-26 2015-09-03 The Procter & Gamble Company Cleaning compositions comprising alkoxylated polyalkyleneimine, organomodified silicone and siloxane-based diluent
CN111500552A (zh) 2014-03-12 2020-08-07 诺维信公司 具有脂肪酶活性的多肽和编码它们的多核苷酸
EP3131921B1 (en) 2014-04-15 2020-06-10 Novozymes A/S Polypeptides with lipase activity and polynucleotides encoding same
US11530374B2 (en) 2014-05-06 2022-12-20 Milliken & Company Laundry care compositions
CN106459937A (zh) 2014-05-27 2017-02-22 诺维信公司 用于产生脂肪酶的方法
WO2015181119A2 (en) 2014-05-27 2015-12-03 Novozymes A/S Lipase variants and polynucleotides encoding same
WO2016081437A1 (en) 2014-11-17 2016-05-26 The Procter & Gamble Company Benefit agent delivery compositions
CN107002054A (zh) 2014-12-05 2017-08-01 诺维信公司 脂肪酶变体以及编码它们的多核苷酸
EP3088502B1 (en) 2015-04-29 2018-05-23 The Procter and Gamble Company Method of treating a fabric
ES2683568T3 (es) 2015-04-29 2018-09-26 The Procter & Gamble Company Método para tratar un tejido
HUE039245T2 (hu) 2015-04-29 2018-12-28 Procter & Gamble Mosószerkészítmény
EP3088504B1 (en) 2015-04-29 2021-07-21 The Procter & Gamble Company Method of treating a fabric
EP3088505B1 (en) 2015-04-29 2020-06-03 The Procter and Gamble Company Method of treating a fabric
CN107532007B (zh) 2015-05-04 2020-06-30 美利肯公司 在洗衣护理组合物中作为上蓝剂的隐色三苯甲烷着色剂
EP3298121B1 (en) 2015-05-19 2019-03-20 Novozymes A/S Odor reduction
WO2016202739A1 (en) 2015-06-16 2016-12-22 Novozymes A/S Polypeptides with lipase activity and polynucleotides encoding same
CN107922930A (zh) 2015-07-01 2018-04-17 诺维信公司 减少气味的方法
WO2017005816A1 (en) 2015-07-06 2017-01-12 Novozymes A/S Lipase variants and polynucleotides encoding same
JP2019502779A (ja) 2015-11-26 2019-01-31 ザ プロクター アンド ギャンブル カンパニー プロテアーゼを含む液体洗剤組成物及び封入リパーゼ
US10870838B2 (en) 2015-12-01 2020-12-22 Novozymes A/S Methods for producing lipases
JP6682640B2 (ja) 2016-02-02 2020-04-15 ザ プロクター アンド ギャンブル カンパニーThe Procter & Gamble Company 消泡剤を含有する組成物
JP6665307B2 (ja) 2016-02-02 2020-03-13 ザ プロクター アンド ギャンブル カンパニーThe Procter & Gamble Company 組成物
EP4357453A2 (en) 2016-07-18 2024-04-24 Novozymes A/S Lipase variants, polynucleotides encoding same and the use thereof
US20180119070A1 (en) 2016-11-01 2018-05-03 The Procter & Gamble Company Leuco colorants as bluing agents in laundry care compositions, packaging, kits and methods thereof
BR112019006576A2 (pt) 2016-11-01 2019-07-02 Milliken & Co corantes leuco como agentes de azulamento em composições de cuidados de lavanderia
EP3535367A1 (en) 2016-11-01 2019-09-11 The Procter & Gamble Company Leuco colorants as bluing agents in laundry care compositions
US20180119056A1 (en) 2016-11-03 2018-05-03 Milliken & Company Leuco Triphenylmethane Colorants As Bluing Agents in Laundry Care Compositions
US11078445B2 (en) 2017-05-05 2021-08-03 Novozymes A/S Compositions comprising lipase and sulfite
WO2019063499A1 (en) 2017-09-27 2019-04-04 Novozymes A/S LIPASE VARIANTS AND MICROCAPSULE COMPOSITIONS COMPRISING SUCH VARIANTS OF LIPASE
EP3694973A1 (en) 2017-10-12 2020-08-19 The Procter & Gamble Company Leuco colorants as bluing agents in laundry care compositions
US10717950B2 (en) 2017-10-12 2020-07-21 The Procter & Gamble Company Leuco colorants as bluing agents in laundry care composition
TWI715878B (zh) 2017-10-12 2021-01-11 美商美力肯及公司 隱色著色劑及組成物
US10731112B2 (en) 2017-10-12 2020-08-04 The Procter & Gamble Company Leuco colorants in combination with a second whitening agent as bluing agents in laundry care compositions
EP3704193A1 (en) 2017-11-01 2020-09-09 Milliken & Company Leuco compounds, colorant compounds, and compositions containing the same
FI129473B (fi) * 2017-11-13 2022-03-15 Emp Innovations Oy Menetelmä puhdistusaineliuoksen valmistamiseksi ja menetelmä epäpuhtauksia sisältävien kohteiden puhdistamiseksi
WO2019092324A1 (en) * 2017-11-13 2019-05-16 Green Berry Oy Bacterial preparation, a method for preparing a cleaning solution, a cleaning solution, and a method for cleaning dirty targets
US11725197B2 (en) 2017-12-04 2023-08-15 Novozymes A/S Lipase variants and polynucleotides encoding same
WO2019154951A1 (en) 2018-02-08 2019-08-15 Novozymes A/S Lipases, lipase variants and compositions thereof
CN111757930A (zh) 2018-02-08 2020-10-09 诺维信公司 脂肪酶变体及其组合物
GB201811100D0 (en) * 2018-07-06 2018-08-22 Reckitt Benckiser Vanish Bv Composition
EP3994255A1 (en) 2019-07-02 2022-05-11 Novozymes A/S Lipase variants and compositions thereof
CN114555769A (zh) 2019-08-27 2022-05-27 诺维信公司 包含脂肪酶的组合物
WO2021247801A1 (en) 2020-06-05 2021-12-09 The Procter & Gamble Company Detergent compositions containing a branched surfactant
EP3978589A1 (en) 2020-10-01 2022-04-06 The Procter & Gamble Company Narrow range alcohol alkoxylates and derivatives thereof
US20230392018A1 (en) 2020-10-27 2023-12-07 Milliken & Company Compositions comprising leuco compounds and colorants
WO2022103725A1 (en) 2020-11-13 2022-05-19 Novozymes A/S Detergent composition comprising a lipase
CA3228918A1 (en) 2021-08-10 2023-02-16 Nippon Shokubai Co., Ltd. Polyalkylene-oxide-containing compound
WO2023116569A1 (en) 2021-12-21 2023-06-29 Novozymes A/S Composition comprising a lipase and a booster
US20230348817A1 (en) 2022-04-27 2023-11-02 The Procter & Gamble Company Liquid detergent formulation
ES1294822Y (es) * 2022-05-03 2022-12-29 Asociacion De Investig De La Industria Textil Aitex Complemento del ciclo de lavado de un textil
WO2023247664A2 (en) 2022-06-24 2023-12-28 Novozymes A/S Lipase variants and compositions comprising such lipase variants
EP4321604A1 (en) 2022-08-08 2024-02-14 The Procter & Gamble Company A fabric and home care composition comprising surfactant and a polyester
WO2024094800A1 (en) 2022-11-04 2024-05-10 The Procter & Gamble Company Fabric and home care composition
WO2024094802A1 (en) 2022-11-04 2024-05-10 The Procter & Gamble Company Fabric and home care composition
WO2024094803A1 (en) 2022-11-04 2024-05-10 The Procter & Gamble Company Fabric and home care composition
WO2024121058A1 (en) 2022-12-05 2024-06-13 Novozymes A/S A composition comprising a lipase and a peptide
WO2024119298A1 (en) 2022-12-05 2024-06-13 The Procter & Gamble Company Fabric and home care composition comprising a polyalkylenecarbonate compound
WO2024129520A1 (en) 2022-12-12 2024-06-20 The Procter & Gamble Company Fabric and home care composition
EP4386074A1 (en) 2022-12-16 2024-06-19 The Procter & Gamble Company Fabric and home care composition

Family Cites Families (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6716435B1 (en) * 1997-04-18 2004-04-06 Ganeden Biotech, Inc. Absorbent product containing absorbent structure and Bacillus coagulans

Also Published As

Publication number Publication date
PL2195407T3 (pl) 2011-08-31
ES2363114T3 (es) 2011-07-20
EP2195407A1 (en) 2010-06-16
ATE502099T1 (de) 2011-04-15
AR068584A1 (es) 2009-11-18
BRPI0817741A2 (pt) 2015-03-31
GB0719161D0 (en) 2007-11-07
WO2009043709A1 (en) 2009-04-09
DE602008005620D1 (de) 2011-04-28
EP2195407B1 (en) 2011-03-16
ZA201001832B (en) 2011-05-25
CN102741386A (zh) 2012-10-17
CN102741386B (zh) 2014-12-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0817741B1 (pt) composição para tratamento de tecidos, e, processo de lavagem para deposição de partículas pró-bióticas em tecidos
JP6577948B2 (ja) カプセル封入有益剤に関する改良
CN101868528B (zh) 关于织物处理组合物的改进
EP1741775B1 (en) Fabric care composition
CN101336287B (zh) 关于织物处理组合物的改进
CN101316920B (zh) 洗衣组合物
EP1149149B1 (en) Detergent composition
CN104797698B (zh) 在洗涤和清洁组成物中的胶囊剂系统的稳定
CN104755065B (zh) 涉及包封的有益剂的改进
GB2432851A (en) Laundry composition including polymer particles containing perfume and a non-ionic deposition aid
ES2220136T3 (es) Tratamiento para tejidos.
CN107995923A (zh) 包含聚α-1,3-葡聚糖的胶体分散体的结构化的液体组合物
EP1838829B1 (de) Antiadhesive polymer zur verhinderung der adhesion von mikroorganismen an textilien und zur verhinderung von weschegeruch
EP2366012A1 (en) Improvements relating to fabric treatment compositions
WO2010105922A1 (en) Improvements relating to benefit agent delivery
BR112015010475B1 (pt) partícula, composição líquida e composição de cuidado doméstico ou de cuidado pessoal
CN110959024A (zh) 含香料的洗涤剂组合物
CN103781892A (zh) 关于聚合物、沉积助剂、靶向有益剂以及基体处理组合物的改善
CN101809140B (zh) 关于织物处理组合物的改进
ES2567447T3 (es) Mejoras relacionadas con composiciones de tratamiento de tejidos
CN103748203B (zh) 关于靶向有益剂以及基体处理组合物的改善
EP1419231B1 (fr) Additif preformule pour composition de traitement des articles en fibres textiles et utilisation dudit additif comme agent de soin
EP4077612B1 (en) Redeposition inhibiting polymers and detergent compositions containing same

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B25A Requested transfer of rights approved