BRPI0809038A2 - Processo para fazer um monômero de (met) acrilamida. - Google Patents

Processo para fazer um monômero de (met) acrilamida. Download PDF

Info

Publication number
BRPI0809038A2
BRPI0809038A2 BRPI0809038-6A BRPI0809038A BRPI0809038A2 BR PI0809038 A2 BRPI0809038 A2 BR PI0809038A2 BR PI0809038 A BRPI0809038 A BR PI0809038A BR PI0809038 A2 BRPI0809038 A2 BR PI0809038A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
meth
alkyl
compound
reaction
monomer
Prior art date
Application number
BRPI0809038-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Leo Zhaoqing Liu
Original Assignee
Rhodia
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Rhodia filed Critical Rhodia
Publication of BRPI0809038A2 publication Critical patent/BRPI0809038A2/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C231/00Preparation of carboxylic acid amides
    • C07C231/02Preparation of carboxylic acid amides from carboxylic acids or from esters, anhydrides, or halides thereof by reaction with ammonia or amines
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C213/00Preparation of compounds containing amino and hydroxy, amino and etherified hydroxy or amino and esterified hydroxy groups bound to the same carbon skeleton
    • C07C213/06Preparation of compounds containing amino and hydroxy, amino and etherified hydroxy or amino and esterified hydroxy groups bound to the same carbon skeleton from hydroxy amines by reactions involving the etherification or esterification of hydroxy groups

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Low-Molecular Organic Synthesis Reactions Using Catalysts (AREA)

Description

PROCESSO PARA FAZER UM MONÔMERO DE (MET) ACRILAMIDA Campo da invenção
Esta invenção se refere a um processo para fazer um monômero de (met)acrilamida.
Antecedentes da invenção
A produção de monômeros de (met)acrilamida, tais como dimetilaminopropilmetilacrilamida ("DMAPMA") por aminólise de um éster de (met) acrilato na presença de um catalisador é conhecida, porém reações secundárias concorrentes produzem adutos de adição de Michael e tipicamente reduzem o rendimento do produto DMAPMA. 0 problema das reações secundarias concorrentes tem sido endereçado pela quebra do aduto em altas temperaturas para recuperar DMAPMA, conforme descrito na Patente Americana No. 4.287.363, ou pela busca em reduzir a quantidade dos adutos indesejáveis através do uso de um grande excesso de éster (met)acrilato, conforme descrito na Patente Americana No. 4.206.143, e em DE 2.816.516. A quebra do produto é tediosa e pode resultar em baixo rendimento devido à polimerização na temperatura de quebra. Neste último processo, a necessidade por recuperar o éster em excesso que não reagiu da mistura de produtos e o uso ineficiente do volume reacional resultou em um produto monomérico de (met)acrilamida de custo muito alto.
É necessário na técnica uma via mais conveniente e/ou mais barata para os monômeros de (met)acrilamida.
Sumário da Invenção
Em um primeiro aspecto, a presente invenção é direcionada a um método para fazer um monômero de (met)acrilamida, compreendendo a reação de um éster de (met)acrilato com um composto aminofuncional em um solvente orgânico na presença de um catalisador de transesterificação.
Descrição Detalhada da Invenção e Modalidades Preferidas
Conforme aqui utilizada, a terminologia " (Cx-Cy) " em
referência a um grupo orgânico em que x e y são números inteiros, indica que o grupo pode conter de x átomos de carbono até y átomos de carbono por grupo.
Conforme aqui utilizado, o termo "(met)acrílico" significa acrílico, metacrílico ou uma mistura de acrílico e metacrílico.
Conforme aqui utilizado, o termo "alquil" significa um grupo de hidrocarboneto ramificado ou de cadeia linear saturada monovalente, mais tipicamente um grupo de 15 hidrocarboneto (Ci-C6) saturado monovalente, tal como, por exemplo, metil, etil, n-propil, isopropil, n-butil, secbutil, t-butil, pentil ou n-hexil.
Conforme aqui utilizado, o termo "alquileno" significa um grupo e hidrocarboneto ramificado ou de cadeia linear saturado bivalente, mais tipicamente um grupo de hidrocarboneto (Ci-C6) saturado divalente, tal como, por exemplo, metileno, dimetileno, trimetileno.
Conforme confirmado acima, sabe-se efetuar a aminólise de um éster (met)acrílico usando um excesso de éster. Nós 25 descobrimos que a porção do reagente éster pode ser parcialmente substituída com um solvente inerte, tal como xileno, sem sacrificar o tempo reacional e o rendimento, deste modo reduzindo a quantidade de reagente. 0 solvente também proporciona uma temperatura reacional mais elevada 30 e, opcionalmente, a capacidade de reduzir o conteúdo de água da mistura reacional.
Solventes orgânicos não-polares adequados incluem solventes orgânicos que são inertes ou substancialmente inertes sob as condições reacionais antecipadas e incluem 5 solventes de hidrocarboneto aromático, por exemplo, xileno, benzeno, tolueno, solventes de hidrocarboneto alifáticos lineares, tais como hexano, decano, undecano e dodecano, voláteis minerais e hidrocarbonetos cíclicos, tais como cicloexano e cicloeptano.
Em uma modalidade, a reação é efetuada de cerca de 1
até cerca de 200 partes em peso ("pbw") , mais tipicamente de cerca de 10 até cerca de 100 pbw, solvente orgânico por 100 pbw da carga total de éster (met)acrílico.
Em uma modalidade, a reação é efetuada usando uma quantidade total de cerca de 0,1 até 1,0 mol exclusive, mais tipicamente, de cerca de 0,2 5 até cerca de 0,75 mol de composto amina por mol de composto de éster (met)acrílico.
Cada um dos reagentes pode ser introduzido na mistura reacional como uma ou mais porções discretas ou como um
2 0 suprimento na mistura reacional durante a reação, ou como uma combinação desses, por exemplo, como uma emissão inicial de uma primeira porção seguido por um suprimento da porção remanescente.
Em uma modalidade, a carga total do composto de éster 25 (met)acrílico é misturada com o solvente orgânico antes da adição do composto amina e a carga do composto amina é então alimentada na mistura no decorrer do tempo, tipicamente por um período de cerca de 1 até cerca de 5 horas, mais tipicamente por um período de cerca de 2 até 30 cerca de 4 horas. Acredita-se que a manutenção da baixa proporção do composto amina em relação ao éster (met)acrílico não favoreça reações secundárias indesejáveis, tal como a adição de Michael. Entretanto, o tempo de reação prolongado irá aumentar o tempo de processo e permitir potencialmente a ocorrência da polimerização indesejada dos conteúdos da mistura reacional.
Catalisadores de transesterificação adequados são conhecidos na técnica e incluem, por exemplo, compostos de organoestanho, organozircônio e organotitânio, tais como óxidos de dialquilestanho, compostos de
dialquildialcoxiestanho, compostos de tetrametoxiestanho, compostos de bis(dialquilamino)-dialquilestanho e compostos de tetralquiltitanato, tais como tetraisobutiltitanato, assim como misturas de tais catalisadores. Tipicamente, o catalisador é um catalisador de óxido de dialquilestanho, mais tipicamente de óxido de dibutilestanho e/ou de óxido de dioctilestanho.
Em uma modalidade, a mistura reacional compreende de cerca de 0,01 até cerca de 10 por cento em peso ("% em peso") , mais tipicamente de cerca de 1 até cerca de 5% em peso do catalisador de transesterificação.
Em uma modalidade, a reação de transesterificação é efetuada dentro de uma faixa de temperatura de cerca de 10 0C até cerca de 150 °C, mais tipicamente de cerca de 50 0C até cerca de 12 0 °C. Tipicamente, a reação é efetuada por um tempo reacional de cerca de 2 até cerca de 10 horas, mais tipicamente de cerca de 4 até cerca de 6 horas.
Em uma modalidade, a mistura reacional para fazer o monômero de (met)acrilamida compreende ainda um inibidor de polimerização, tais como compostos de hidroquinona, fenotiazina ou uma mistura desses, para inibir a polimerização do reagente de éster (met)acrílico e/ou o monômero produto durante a síntese do monômero de amino(met)acrilamida. Compostos de hidroquinona adequados incluem, por exemplo, hidroquinona e metilidroquinona.
Em uma modalidade, a reação para fazer o monômero de (met)acrilamida é efetuado com um pulverizador de ar para inibir a polimerização do reagente de éster (met)acrílico e/ou o monômero do produto durante a síntese do monômero de amino(met)acrilamida.
Em uma modalidade, um monômero de (met)acrilamida é feito de acordo com o Esquema A:
S
H2%^/C\ + H2N-R3
I1 (D (Il)
catalisador w solvente O ’
l
R1 (III)
Esquema A
pela reação de um ou mais ésteres (met) acrílicos de acordo com a estrutura (I) , em que: R1 é H ou alquil (Ci-C4) e R2 é um grupo hidrocarboneto alifático ou aromático, mais tipicamente de alquil (Ci-C4) , com um ou mais compostos aminofuncionais de acordo com a estrutura (II), em que R3 é um grupo orgânico que é substancialmente inerte sob as condições reacionais, em um solvente orgânico e na presença de um catalisador de transesterificação para fazer um monômero de (met)acrilamida de acordo com a estrutura
Em uma modalidade, o composto (II) é um composto de dialquilaminolquilamina de acordo com a estrutura (II-a):
R4 é um grupo de ligação divalente, tipicamente alquileno (Ci-Ce) , o qual pode ser opcionalmente substituído em um ou mais átomos de carbono ou interrompido em um ou mais pontos por um heteroátomo, mais tipicamente, alquileno (Ci-C6) , e
R5 e R6 são cada um independentemente alquil, mais tipicamente alquil (Ci-C6) , ou podem ser fundidos para formar, com o átomo de nitrogênio ao qual eles estão ligados, uma estrutura de anel heterocíclico saturado ou insaturado a qual pode compreender opcionalmente átomos de nitrogênio como membros do anel adicionais e os quais podem ser opcionalmente substituídos em um ou mais átomos do anel com alquil ou oxigênio.
No caso em que o composto (II) é um composto de dialquilaminoalquilamina de acordo com a estrutura (II-a), o monômero de (met)acrilamida é um composto de acordo com a estrutura (III-a): °
(III) .
\
(ll-a)
em que em que R1, R4, R5 e R6 são cada um conforme definido acima.
Em uma modalidade, R5 e R6 são fundidos para formar uma estrutura de anel hetrocíclico monocíclico saturada ou 5 insaturada a qual pode opcionalmente compreender átomo de nitrogênio do membro de anel adicional tais como, por exemplo, um grupo pirrolidinil, pirrolinil, pirrolil, imidazolidinil, imidazolil, pirazolidinil, piperidinil, piperazinil, pirazolil, piridinil, pirazinil, pirimidinil 10 ou piridazinil.
Em uma modalidade, R5 e R6 são fundidos para formar uma estrutura de anel heterocíclico monocíclico saturado ou insaturado a qual pode opcionalmente compreender átomos de nitrogênio como membros do anel, que sejam substituídos em 15 um ou mais dos átomos do anel com alquil ou oxigênio, tais como, por exemplo, 1-(2-aminoetil)-2-imidazolidinona.
Em uma modalidade, uma mistura de produto de um monômero de (met) acrilamida (III) e um ou mais co-produtos de (met)acrilato (V) é feita de acordo com o Esquema B:
20
O
(I)
(II)
(IV)
25
catalisador
0
O
(IlI)
(V)
Ri
30
Esquema B pela reação de um éster (met)acrílico (I) com uma mistura de um composto amino funcional (II) e um álcool (V) , em que R1, R2 e R3 são cada um conforme descrito acima e R7 é um grupo orgânico que é substancialmente inerte sob as 5 condições reacionais. Tipicamente R7 é alquil (Ci-C20) e tipicamente R7 ψ R2 .
Cada um dentre o composto álcool (IV) e o co-produto (V) servem como solventes para a reação de éster (met)acrilato (I) e do composto aminofuncional (II), e 10 serve para reduzir a proporção do composto aminofuncional (II) no éster (met)acrilato (I), dificultando a formação do subproduto da adição de Michael indesejado do composto aminofuncional (II).
0 composto aminofuncional (II) e o álcool (IV) são 15 selecionados para proporcionar um co-produto de (met)acrilato que seja facilmente separável do produto monomérico de (met) acrilamida (III) . Em uma modalidade, os compostos amino (II) e álcool (IV) são selecionados para fornecer um produto de monômero de (met)acrilamida (III) e 20 o co-produto de (met) acrilato (IV) com pontos de ebulição que sejam suficientemente diferentes, por exemplo, por mais do que ou igual a 10 °C, mais tipicamente por mais do que ou igual a 20 °C, em conseqüência do que sejam prontamente separáveis por destilação. Em uma modalidade, R7 = R3.
A mistura reacional pode incluir qualquer proporção do
composto aminofuncional (II) :álcool (IV) . Em uma modalidade, a quantidade total do composto aminofuncional (II) compreende mais do que o igual a cerca de 10% em mol, mais tipicamente mais do que ou igual a 6 0% em mol da quantidade do composto álcool (IV) . 10
15
Em uma modalidade, uma mistura de produto de um
monômero de (met) acrilato (IlI-a) e de um ou mais co
produtos de (met)acrilato (V-a) é feita de acordo com o Esquema B-I:
H2C
Rí * H2^r-V
R5
(!)
O
Il
H2Cv C
V
Rs
R1
R6
(íll-a)
HO'
R6
í»-a)
H2C,
Rl
/
\
R9
K
>10
(IV-a)
catalisador
solvente
.R9
N
R
10
(V-a)
Esquema B-I
pela reação de um éster (met)acrílico (I) com uma mistura de um composto aminofuncional (ΙΙ-a) e um álcool (IV-a), em que:
R1, R2, R4, R5 e Rs são cada um conforme descrito acima,
R8 é um grupo de ligação divalente, tipicamente alquileno (Ci-C6) o qual pode ser opcionalmente substituído em um ou mais átomos de carbono ou interrompido em um ou mais pontos por heteroátomos,
R9 e R10 são cada um independentemente alquil, mais tipicamente alquil (Ci-C6) , ou podem ser fundidos para 3 0 formar, com o átomo de nitrogênio ao qual eles estão ligados, uma estrutura de anel heterocíclico saturado ou insaturado, a qual pode opcionalmente compreender átomos de nitrogênio como membros do anel adicionais e os quais podem opcionalmente substituir em um ou mais dos átomos do anel com alquil ou oxigênio.
Em uma modalidade, uma mistura dos produtos transesterifiçados é feita efetuando-se uma reação de acordo com o Esquema B-I, em que
Exemplos 1-5
Nos processos dos Exemplos 1 a 5, um monômero de metacrilamida (III-I) foi feito de acordo com o Esquema A1 :
10
R1 é H ou metil, e R2 é metil,
R4 e R8 são cada um independentemente alquileno (Cx
C6)
R5, R6, R9 e R10 são cada um independentemente alquil
15
Em uma modalidade, R9 = R5 e R10 = R6.
20
0
25
CH3
(1-1)
0
(11-1)
catalisador
solvente
CH3
(ItI-I)
CH3
30
Esquema A-I pela reação de um éster metacrílico (I-I) com um composto amina (II-I) em um solvente e na presença de um catalisador de transestrificação, conforme descrito abaixo. Para cada um dos Exemplos 1 a 5, as cargas de substâncias estão 5 listadas abaixo na TABELA I - Parte A e os resultados estão listados abaixo na TABELA I - Parte B.
No processo do Exemplo 1, em um frasco de 500 mL, equipado com um termômetro, entrada de gás, porta de adição, agitador magnético e coluna de destilação de 5 placas encimada com uma cabeça de destilação conectando a um condensador, foram carregados 20 g de xileno, 62,7 g de metacrilato de metila (MMA, Aldrich) e 0,31 g de fenotiazina (PTZ). A mistura foi aquecida até o refluxo com uma purga de ar seco muito lenta. Quando a temperatura do lote atingiu 70 0C, 2,81 g de óxido de dibutilestanho (Bu2SnO, Eurecat 9555 de Crompton) foram adicionados. 0 aquecimento continuou. Quando o lote começou a ebulir a 103 0C, 8,0 g de dimetilaminopropilamina (DMAP de BASF) foram rapidamente adicionados. 0 destilado começou a sair depois de 20 minutos e em 30 minutos o lote ficou isento de catalisador insolúvel e límpido. A seguir, 33,0 g de DMAPA foram adicionados durante 3 horas e a temperatura do lote foi deixada aquecer até 140 cC. 0 destilado foi coletado. Depois da adição, o lote foi mantido a 140 - 150 0C por duas horas. Um total de 20 gramas de azeõtropo metanol/metacrilato foi coletado. Note que pouco destilado foi coletado 30 minutos depois da adição de DMAPA, indicando que a reação foi quase completada. 0 metacrilato de metila remanescente e xileno foram destilados em vário até a temperatura do lote reduzir até 135 0C a -59,3 kPa. Um total de 29 g de destilado foram coletados, os quais puderam ser reciclados, e 74,2 gramas de resíduos foram deixados no reator. A análise de HPLC mostrou 89,7% de DMAPMA e 2,0% de ácido metacrílico. Isto respondeu por 97,4% do rendimento de DMAPA (Ex#l, Tabela 1).
O processo do Exemplo 2 foi efetuado de acordo com aquele descrito acima para o processo do Exemplo 1, exceto que DMAPA foi fornecido menos frequentemente, e a taxa de flutuação foi permitida. Um rendimento semelhante ao do Exemplo 1 foi obtida.
O processo do Exemplo 3 foi efetuado de acordo com aquele descrito acima para o processo do Exemplo 1, exceto que nenhum solvente foi usado. Um rendimento levemente inferior foi obtido.
O processo do Exemplo 4 foi efetuado de acordo com
aquele descrito acima para o processo do Exemplo 1, exceto que uma mistura de hexano e xileno foi usada como solvente. A adição de DMAPA foi efetuado durante 2 horas e hexano foi removido por destilação durante o estágio inicial da
2 0 reação. Um rendimento semelhante ao do Exemplo 1 foi obtido.
O processo do Exemplo 5 foi efetuado de acordo com aquele descrito acima para o processo do Exemplo 1, exceto que mais xileno como solvente e menos catalisador de óxido 25 de dibutilestanho foram usados. A adição de DMAPA foi feita em 1,5 hora. Um rendimento semelhante ao Exemplo 1 foi obtido.
Exemplos 6-11
Nos processos dos Exemplos 6 a 11, um monômero de metacrilamida (III-a-1) foi feito de acordo com o Esquema Β-2 :
10
O
HCC C Cz /CHl H2 /CHí
CT HjN ^ \ * H(T ^-CH^ \
CHj chS
CHj (!) <l|-a-1) <IV-a-1)
t
H2C. C g* gí CHs Il CH3
HN^ ^ -/ + H2C. C g* .N
I Hi V V \„,
catalisador
solvente
O
_ .Ij
CHa 3
CH3
(in-a-1) (V-a-1)
Esquema B-2
pela reação de um éster metacrílico (I-I) com um composto amina (II-a-1) em um composto de álcool (Il-b-l) como um 15 solvente e na presença de um catalisador de transesterificação, conforme descrito abaixo. Para cada um dos Exemplos 6 a 11, as cargas de substâncias estão listadas abaixo na TABELA I - Parte A e os resultados estão listado abaixo na TABELA I - Parte B.
No processo do Exemplo 6 a um frasco de 500 mL
equipado com termômetro, entrada de gás, porta de adição, agitador magnético e coluna de destilação de 5 placas encimada com uma cabeça de destilação conectando a um condensador, foram carregados 206,7 g de metacrilato de 25 metila (Aldrich) e 0,3 g de fenotiazina. A mistura foi aquecida até o refluxo com uma purga de ar seco muito lenta. Quando a temperatura do lote atingiu 70 0C, óxido de dibutilestanho (Eurecat 9555 de Crompton), 5,01 g foram adicionados. 0 aquecimento continuou. Quando o lote começou 30 a ebulir a 101 °C, 11,8 g de dimetiletanolamina (DMEA da BASF) foram rapidamente adicionados. 0 destilado começou a sair depois de 15 minutos e o lote ficou isento de catalisador insolúvel e límpido. A seguir, 35,3 g de DMEA foram adicionados em 45 minutos e a temperatura do lote foi 5 elevada. 0 destilado foi coletado. Depois de consumido o DMEA, Tyzor TPT 0,3 5 g foi adicionado, o lote foi mantido sob refluxo de 103 a 107 0C por uma hora e a seguir 53,34 g de DMAPA foram adicionados durante 90 minutos. 0 destilado continuou a ser coletado a 60 - 65 0Ce a temperatura 10 reacional foi elevada. Depois da adição, o lote foi mantido a 120 - 150 0C por três horas. A temperatura do lote foi elevada gradualmente. Um total de 57 gramas de azeótropo de metanol/metacrilato foi coletado. O metacrilato de metila remanescente foi destilado sob vácuo até a temperatura do 15 lote diminuir para 130 0C a - 59,3 kPa. Um total de 63,5 g do destilado foi coletado, o qual pôde ser reciclado. A análise de HPLC mostrou que 185 gramas residuais continham 45,4% de DMAPMA, 41,9% de metacrilato de dimetilaminoetila (DMAEMA) e 1,6% de ácido metacrílico. Isto respondeu por
2 0 95% de rendimento para o DMAPMA de DMAPA e 94% para o
DMAEMA de DMEA (Ex #6) .
O processo do Exemplo 7 foi efetuado de acordo com aquele descrito acima para o processo do Exemplo 6, exceto que óxido de dibutilestanho da Aldrich foi usado como o catalisador de transesterificação.
O processo do Exemplo 8 foi efetuado de acordo com aquele descrito acima para o processo do Exemplo 6, exceto que óxido de dioctilestanho (Eurecat DOTO, Crompton) foi usado como o catalisador de transesterificação.
3 0 0 processo do Exemplo 9 foi efetuado de acordo com aquele descrito acima para o processo do Exemplo 7, exceto que parte do MMA foi reciclado de reações anteriores.
0 processo do Exemplo 10 foi efetuado de acordo com aquele descrito acima para o processo do Exemplo 7, exceto que uma pequena quantidade de hexano foi usada para remover qualquer quantidade residual de água do sistema. Um rendimento levemente melhor foi observado.
O processo do Exemplo 11 foi efetuado de acordo com aquele descrito acima para o processo do Exemplo 6.
EX# Cargas (pbw) Hexano Xileno MMA PTZ/ME CAT TPT DMAPA DMEA HQ 1 0 20,0 62, 7 0,31/0 2,81 0 41, 0 0 2 0 20,0 60,0 0,31/0 2,80 0 40,9 0 3 0 0 80,1 0,32/0 2, 80 0 40,9 0 4 27 75,2 101,2 0,30/0 3 , 45 0 51,8 0 0 96 , 3 95, 7 0, 10/ 2 , 86 0,60 48,8 0 0, 097 6 0 0 206, 7 0,30/0 5,01 0,35 53,3 47,1 7 0 0 200, 0 0,25/0 4, 67 0,35 57,48 44, 60 8 0 0 200 0, 25/ 3 , 50 0 54,6 44, 48 0, 16 9 0 0 200 0,40/0 3, 11 0,20 51, 0 47, 0 10,4 0 201, 7 0,25/ 5, 05 0,30 51,00 47,30 0,16 11 0 0 119, 7 0,14/ 3 , 02 0,25 31, 0 27,7 0,11 TABELA I - Parte B
EX# Descarga Rendimento de Rendimento de MMA DMAPMA (%) DMAEMA (%) (%) O > 90 HPLC dest. HPLC dest. o I 0C V o 1 19,6 28, 9 97,4 - - - 2,0 2 16, 5 27,3 96, 9 - - - 2,3 3 18, 8 24, 1 95,2 - - - 2,6 4 61,1 77, 0 96,9 97, 4 - - 1,7 43,5 113, 0 - 93, 0 - - 6 57,3 63, 5 94, 9 - 93 , 6 - 1,6 7 73,7 39,0 90, 0 - - 87, 3 1,5 8 60, 0 51, 0 - 84, 4 - 86, 1 0,1 9 59,3 55, 5 - 100 - 82, 5 < 0,6 42, 0 75, 6 - 99,6 - 92, 3 1,5 11 19, 6 47, 7 - 99, 2 - 87, 0 Exemplo 12:
Destilado de DMAPMA das reações acima, contendo catalisadores de organoestanho insolúveis em água e 170,0 g de ácido metacrílico (MMA) 1300 ppm foi misturado com 2 g 5 de NaOH 25% e fenotiazina 0,05 g. A mistura foi submetida à destilação à vácuo. 0 destilado foi coletado a 91 - 93 0C e -30,3 polegadas de Hg para produzir 105 g de DMAPMA puro (91% de rendimento) sem conter substâncias insolúveis em água e MAA não-detectável (< 10 ppm) por análise de HPLC.

Claims (17)

1. Método para fazer ura monômero de (met)acrilamida, CARACTERIZADO pelo fato de compreender a reação de um éster de (met) acrilato na presença de um catalisador de transesterificação.
2. Método, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo fato de que o solvente orgânico é um solvente orgânico não-polar.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERI ZADQ pelo fato de que o solvente orgânico é selecionado dentre solventes de hidrocarboneto, solventes de hidrocarboneto alifáticos lineares e hidrocarbonetos cíclicos.
4. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADQ pelo fato de que a reação é efetuada em de cerca de 1 a cerca de 200 partes em peso de solvente orgânico por 10 0 partes em peso da carga total de éster (met)acrílico.
5. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADQ pelo fato de que a reação é efetuada usando uma quantidade total de cerca de 0,1 até 1,0 mol exclusive de composto amina por mol de composto do éster (met)acrílico.
6. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERI ZADO pelo fato de que a mistura reacional compreende de cerca de 0,01 até cerca de 10 por cento em peso do catalisador de transesterificação.
7. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERI ZADO pelo fato de que o monômero de (met)acrilamida é feito de acordo com o Esquema A: <formula>formula see original document page 19</formula> pela reação de um ou mais ésteres (met)acrílicos de acordo com a estrutura (I), em que: R1 ê H ou alquil (Ci-C4) , R2 é um grupo hidrocarboneto alifático ou aromático, com um ou mais compostos aminofuncionais de acordo com a estrutura (II), em que: R3 é um grupo orgânico que é substancialmente inerte sob as condições reacionais, em um solvente orgânico e na presença de um catalisador de transesterificação para fazer um monômero de (met) acrilamida de acordo com a estrutura (III) .
8. Método, de acordo com a reivindicação 7, CARACTERI 2 ADO pelo fato de que o composto (II) é um composto de dialquilaminolquilamina de acordo com a estrutura (Il-a):<formula>formula see original document page 19</formula> em que R4 é um grupo de ligação divalente, o qual pode ser opcionalmente substituído em um ou mais átomos de carbono ou interrompido em um ou mais pontos por heteroátomos, e R5 e R6 são cada um independentemente alquil ou podem ser fundidos para formar, com o átomo de nitrogênio ao qual eles estão ligados, uma estrutura de anel heterocíclico saturado ou insaturado a qual pode compreender opcionalmente átomos de nitrogênio como membros do anel adicionais e os quais podem ser opcionalmente substituídos em um ou mais átomos do anel com alquil ou oxigênio.
9. Método, de acordo com a reivindicação 8, CARACTERIZADO pelo fato de que R5 e R6 são fundidos para formar uma estrutura de anel heterocíclica monocíclica saturada ou insaturada a qual pode compreender opcionalmente átomos de nitrogênio de membros do anel adicionais.
10. Método, de acordo com a reivindicação 8, CARACTERIZADO pelo fato de que R5 e R6 são fundidos para formar uma estrutura de anel heterocíclica monocíclica saturada ou insaturada a qual pode compreender opcionalmente átomos de nitrogênio de membros do anel adicionais que sejam substituídos em um ou mais dos átomos do anel com alquil ou oxigênio.
11. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que um monômero de metacrilamida (III-I) é feito pela reação de um éster de (met)acrilato (I-I) com um composto aminofuncional (II-I) de acordo com o Esquema A-1: <formula>formula see original document page 21</formula>
12. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que uma mistura de um monômero de (met) acrilamida (III) e um ou mais co-produtos de (met)acrilato (V) é feita de acordo com o Esquema B: <formula>formula see original document page 21</formula> pela reação de um éster (met)acrílico (I) com uma mistura de um composto aminofuncional (II) e um álcool (V), em que: R1 é H ou alquil (C1-C4) , R2 é um grupo hidrocarboneto alifático ou aromático, com um ou mais compostos aminofuncionais de acordo com a Estrutura (II), em que: R3 é um grupo orgânico que é substancialmente inerte sob as condições reacionais, e CARACTERIZADO pelo fato de que os compostos amino (II) e álcool (IV) são selecionados para fornecer um produto do monômero de (met)acrilamida (III) e o co-produto de (met)acrilato (IV) com pontos de ebulição que diferem por mais do que ou igual a cerca de 10 °C. CARACTERIZADO pelo fato de que uma mistura de produtos de um monômero de (met) acrilamida (IlI-a) e um ou mais coprodutos de (met)acrilato (V-a) é feita de acordo com o Esquema B-1: R7 é um grupo orgânico que é substancialmente inerte sob as condições reacionais.
13. Método, de acordo com a reivindicação 12,
14. Método, de acordo com a reivindicação 1, <formula>formula see original document page 22</formula> pela reação de um éster (met)acrílico (I) com uma mistura de um composto aminofuncional (ΙΙ-a) e um álcool (IV-a), em que: R1 é H ou alquil (C1-C4) , R2 é um grupo hidrocarboneto alifático ou aromático, R4 é um grupo de ligação divalente, o qual pode ser opcionalmente substituído em um ou mais átomos de carbono ou interrompido em um ou mais pontos por heteroátomos, R5 e R6 são cada um independentemente alquil ou podem ser fundidos para formar, com o átomo de nitrogênio ao qual eles estão ligados, uma estrutura de anel heterocíclica saturada ou insaturada a qual pode opcionalmente compreender átomos de nitrogênio de membros 15 do anel adicionais e os quais podem ser opcionalmente substituídos em ou mais dos átomos do anel com alquil ou oxigênio, R8 é um grupo de ligação divalente, tipicamente alquileno (Ci-C6) o qual pode ser opcionalmente substituído em um ou mais átomos de carbono ou interrompido em um ou mais pontos por heteroátomos, R9 e R10 são cada um independentemente alquil, ou podem ser fundidos para formar, com o átomo de nitrogênio ao qual eles estão ligados, uma estrutura de anel heterocíclico saturado ou insaturado, a qual pode opcionalmente compreender átomos de nitrogênio como membros do anel adicionais e os quais podem opcionalmente substituir em um ou mais dos átomos do anel com alquil ou oxigênio.
15. Método, de acordo com a reivindicação 14, CARACTERIZADO pelo fato de que: R1 é H ou metil, R2 é metil, R4 e R8 são cada um independentemente alquileno (CiC6) , e R5, Rs, Rs e R10 são cada um independentemente alquil (C1-C6) .
16. Método, de acordo com a reivindicação 15, CARACTERIZADO pelo fato de que R9 = R5 e R10 = R6.
17. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que uma mistura de produtos de um monômero de metacrilamida (III-a-1) e o co-produto de metacrilato é feito de acordo com o Esquema B-2: <formula>formula see original document page 24</formula> pela reação de um éster de metacrilato (I) com um composto aminofuncional (I-a-1) e um álcool (IV-a-1).
BRPI0809038-6A 2007-03-23 2008-03-19 Processo para fazer um monômero de (met) acrilamida. BRPI0809038A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US91973407P 2007-03-23 2007-03-23
US60/919,734 2007-03-23
PCT/US2008/003579 WO2008118312A1 (en) 2007-03-23 2008-03-19 Process for making a (meth) acrylamide monomer

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0809038A2 true BRPI0809038A2 (pt) 2014-09-16

Family

ID=39775426

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0809038-6A BRPI0809038A2 (pt) 2007-03-23 2008-03-19 Processo para fazer um monômero de (met) acrilamida.

Country Status (8)

Country Link
US (1) US8258342B2 (pt)
EP (1) EP2137134B1 (pt)
JP (1) JP5373643B2 (pt)
CN (1) CN101687768B (pt)
BR (1) BRPI0809038A2 (pt)
CA (1) CA2681762C (pt)
ES (1) ES2462945T3 (pt)
WO (1) WO2008118312A1 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP3263551B1 (de) * 2016-06-28 2020-10-14 Evonik Operations GmbH Herstellung von n,n-(di)alkylaminoalkyl(meth)acrylamid bzw. n,n-(di)alkylaminoalkyl(meth)acrylat und deren quarternären ammoniumsalzen als flockungshilfsmittel und gelbildner
CN109422663B (zh) * 2017-08-22 2021-08-06 中国石油化工股份有限公司 一种连续流合成季铵盐的方法
CN108047075A (zh) * 2017-12-20 2018-05-18 蓬莱星火化工有限公司 (甲基)丙烯酰胺丙基二甲基胺的合成方法
CN108047057B (zh) * 2017-12-28 2020-06-02 山东铂源药业有限公司 一种布替萘芬的合成方法
ES2822120T3 (es) * 2018-07-17 2021-04-29 Evonik Operations Gmbh Método para preparar (met)acrilatos ácidos de C-H
CN117242052B (zh) * 2021-05-28 2025-12-19 富士胶片株式会社 N-(杂)芳基(甲基)丙烯酰胺化合物的制造方法

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE2816516C2 (de) 1978-04-17 1985-05-15 Röhm GmbH, 6100 Darmstadt Verfahren zur Herstellung N-substituierter Acryl- und Methacrylamide
US4287363A (en) 1980-09-02 1981-09-01 Texaco Inc. Preparation of N-(alkylaminoalkyl)acrylamides
JPS57193436A (en) * 1981-05-22 1982-11-27 Nitto Chem Ind Co Ltd Production of high-purity n-substituted acrylamide or n-substituted methacrylamide
DE3123970A1 (de) 1981-06-19 1983-01-05 Röhm GmbH, 6100 Darmstadt "verfahren zur herstellung von methacrylamiden"
FR2607002B1 (fr) * 1986-11-21 1989-04-07 Oreal Nouveau procede de renforcement et/ou de deformation permanente des cheveux, et composition destinee a la mise en oeuvre de ce procede
JPH01180861A (ja) * 1988-01-11 1989-07-18 Sanyo Chem Ind Ltd アクリル系モノマーの製造法
MX170841B (es) * 1988-09-26 1993-09-20 Goodyear Tire & Rubber Proceso mejorado para la sintesis catalizada de metacrilaminadas y acrilimidas n-substituidas
JPH11246495A (ja) * 1998-03-05 1999-09-14 Nippon Shokubai Co Ltd アルキルアミノ(メタ)アクリレートを製造する方法
JP2005013934A (ja) * 2003-06-27 2005-01-20 Mitsubishi Rayon Co Ltd 触媒の回収方法、および(メタ)アクリル酸アルキルアミノエステルの製造方法
EP1512676A1 (en) * 2003-09-05 2005-03-09 Taminco N.V. Process for the preparation of (meth)acrylate di-ammonium salts and their use as monomers for the synthesis of polymers
US7214809B2 (en) * 2004-02-11 2007-05-08 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. (Meth)acrylamide monomers containing hydroxy and silicone functionalities

Also Published As

Publication number Publication date
CN101687768A (zh) 2010-03-31
CA2681762C (en) 2015-12-29
JP5373643B2 (ja) 2013-12-18
CA2681762A1 (en) 2008-10-02
US20080234515A1 (en) 2008-09-25
ES2462945T3 (es) 2014-05-26
US8258342B2 (en) 2012-09-04
CN101687768B (zh) 2014-05-28
WO2008118312A1 (en) 2008-10-02
EP2137134A4 (en) 2011-12-28
EP2137134B1 (en) 2014-04-30
JP2010522166A (ja) 2010-07-01
EP2137134A1 (en) 2009-12-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0809038A2 (pt) Processo para fazer um monômero de (met) acrilamida.
TWI749022B (zh) N,n-(二)烷基胺基烷基(甲基)丙烯醯胺或n,n-(二)烷基胺基烷基(甲基)丙烯酸酯之製備及其充當絮凝助劑和膠凝劑之四級銨鹽
AU2018250429B9 (en) Method for preparing azoxystrobin
WO2006122912A1 (de) Verfahren zur umesterung
JPH08269016A (ja) アルキルイミダゾリドン(メタ)アクリレートの合成方法
CN101027276B (zh) 连续制备烷基氨基丙烯酰胺的方法
JPH07188179A (ja) アルキルイミダゾリドン(メタ)アクリレートの製造方法
BRPI0615874A2 (pt) processo para preparação de (met)acrilatos de alcoóis tetra- ou poliìdricos
NL9101348A (nl) Werkwijze voor de bereiding van n-gesubstitueerde acrylzuuramiden en methacrilzuuramiden.
JPH0764791B2 (ja) アクリル酸エステル又はメタクリル酸エステルの製造方法
EP0619295B1 (en) Process for producing n-monosubstituted (meth)acrylamyde
SK538489A3 (en) Process for preparing gamma-butyrobetaine
KR19980024629A (ko) 알킬이미다졸리돈 (메트)아크릴레이트의 제조 방법
CN106565514A (zh) 一种用四甲基氢氧化铵催化合成β‑羟烷基酰胺工艺方法
EP2825529A1 (en) Transesterification process
JPH02229145A (ja) ジメチルアミノエチルアクリレートの製造方法
JPH05255236A (ja) カルボン酸含硫黄アルキルエステルの製造方法
PL162537B1 (pl) Sposób wytwarzania metakrylanu allilu PL
PL131551B1 (en) Method of obtaining esters of organic acids

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]