BRPI0805327B1 - motocicleta - Google Patents

motocicleta Download PDF

Info

Publication number
BRPI0805327B1
BRPI0805327B1 BRPI0805327A BRPI0805327A BRPI0805327B1 BR PI0805327 B1 BRPI0805327 B1 BR PI0805327B1 BR PI0805327 A BRPI0805327 A BR PI0805327A BR PI0805327 A BRPI0805327 A BR PI0805327A BR PI0805327 B1 BRPI0805327 B1 BR PI0805327B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cover
storage box
opening
protective
protective covers
Prior art date
Application number
BRPI0805327A
Other languages
English (en)
Inventor
Kamemizu Fuminori
Ikeda Hideki
Nakano Junishi
Tomiyasu Ken
Original Assignee
Honda Motor Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Honda Motor Co Ltd filed Critical Honda Motor Co Ltd
Publication of BRPI0805327A2 publication Critical patent/BRPI0805327A2/pt
Publication of BRPI0805327B1 publication Critical patent/BRPI0805327B1/pt

Links

Landscapes

  • Automatic Cycles, And Cycles In General (AREA)
  • Motorcycle And Bicycle Frame (AREA)
  • Professional, Industrial, Or Sporting Protective Garments (AREA)

Abstract

motocicleta. trata-se de uma invenção para fornecer rigidez suficiente às porções para aperto do joelho usadas quando o motociclista agarra, com seus joelhos, os protetores que cobrem, do lado direito e do lado esquerdo, uma caixa de armazenamento disposta no lado dianteiro de um assento. uma caixa de armazenamento 7 está disposta no lado dianteiro de um assento 8. os lados laterais da caixa de armazenamento 7 são cobertos, respectivamente, com os protetores 33. o motociclista agarra as superfícies dos protetores 33 com seus joelhos. uma abertura de superfície lateral 66 é formada na porção central de cada um dos protetores 33. o ar descarregado do radiador 13 é descarregado através de uma abertura para descarga de ar 60 formada entre os protetores 33 e as coberturas laterais 34. a rigidez de sustentação dos protetores 33 é aumentada cobrindo-se as aberturas de superfície lateral 66 com as respectivas coberturas laterais 34, que são corpos separados, e sustentando os protetores 33 através dos seguintes elementos rígidos de um esteio de farol dianteiro 50, da caixa de armazenamento 7 e do radiador 13, usando as projeções de engate 72a, 72b e 72c. em particular, a rigidez suficiente é dada pelas porções para aperto do joelho g dos protetores 33, fazendo com que a caixa de armazenamento 7 sustente os protetores 33 com as projeções de engate 72b, que engatam nas respectivas superfícies do lado lateral da caixa de armazenamento 7.

Description

(54) Título: MOTOCICLETA (73) Titular: HONDA MOTOR CO., LTD., Sociedade Japonesa. Endereço: 1-1, Minami-Aoyama 2-Chome, Minato-Ku, Tokyo 107-8556, JAPÃO(JP) (72) Inventor: KEN TOMIYASU; JUNISHI NAKANO; FUMINORI KAMEMIZU; HIDEKI IKEDA.
Prazo de Validade: 20 (vinte) anos contados a partir de 19/12/2008, observadas as condições legais
Expedida em: 11/12/2018
Assinado digitalmente por:
Liane Elizabeth Caldeira Lage
Diretora de Patentes, Programas de Computador e Topografias de Circuitos Integrados
1/37
Relatório Descritivo da Patente de Invenção para MOTOCICLETA.
CAMPO DA TÉCNICA [001] A presente invenção refere-se a uma motocicleta em que as porções para apoio de contato para os joelhos são construídas com uma dita estrutura simples do corpo do veículo de modo que uma caixa de armazenamento é disposta sobre um quadro principal entre um guidão e um assento, tendo seus lados laterais usados como porções para apoio de contato para os joelhos.
ANTECEDENTES DA TÉCNICA [002] Em uma motocicleta que já é conhecida, uma caixa de armazenamento dotada de uma abertura formada na superfície do topo é disposta no lado dianteiro de um assento e entre um par direito e esquerdo dos quadros principais que se estendem para trás a partir do tubo frontal. Além disso, as áreas dos lados laterais dos quadros principais são cobertas por uma cobertura do corpo do veículo, e a cobertura do corpo do veículo é sustentada pelos quadros principais.
[003] [Documento de Patente 1] A Publicação do Pedido de Patente Japonês n° HEI 1-12982
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
PROBLEMAS A SEREM SOLUCIONADOS PELA INVENÇÃO [004] Um motociclista (condutor) sentado no assento de uma motocicleta aperta, com seus joelhos, porções no lado dianteiro do assento. Os elementos usados para essas porções que devem ficar presas com os joelhos precisam ser suficientemente rígidos. A fim de fornecer a rigidez necessária, um tanque de combustível é disposto na área, e as áreas dos lados laterais do tanque de combustível são usadas como porções para apoio de contato para os joelhos.
[005] De modo contrário, na motocicleta do exemplo conhecido citado acima, a caixa de armazenamento é disposta no lado dianteiro
Petição 870180071921, de 16/08/2018, pág. 8/52
2/37 do assento. Neste caso, o motociclista tem que prender, com seus joelhos, as porções da cobertura do corpo do veículo localizadas nos lados laterais da caixa de armazenamento. Por esta razão, as porções da cobertura do corpo do veículo precisam ser suficientemente rígidas. Uma possível forma de se fornecer uma rigidez suficiente é sustentar a cobertura do corpo do veículo usando os quadros principais, que são os elementos rígidos situados no lado interno da cobertura do corpo do veículo. A forma mencionada acima exige uma estrutura complexa em que a caixa de armazenamento é mantida pelos e entre os quadros principais posicionados em altura suficiente para sobrepor as áreas dos lados laterais da caixa de armazenamento, o que restringe a configuração dos quadros principais, e faz com que o corpo do veículo tenha um centro de gravidade mais elevado.
[006] A invenção da presente aplicação visa resolver os problemas descritos acima e obter um apoio de contato para os joelhos que dispense a dita estrutura complexa descrita acima, ao mesmo tempo em que permite uma configuração confortável dos quadros principais, permitindo ainda que o corpo do veículo tenha um centro de gravidade mais baixo.
MEIOS PARA SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS [007] Um primeiro aspecto da presente invenção para resolver os problemas mencionados acima proporciona uma motocicleta que engloba os elementos característicos adiante. A motocicleta inclui: um quadro principal que inclui uma extremidade dianteira proporcionada com um tubo frontal para sustentar de forma rotativa um guidão, e que se estende a partir do tubo frontal de modo oblíquo em sentido descendente até a parte traseira; uma caixa de armazenamento sustentada sobre o quadro principal; um assento disposto no lado traseiro da caixa de armazenamento; um motor disposto abaixo da parte traseira e abaixo do quadro principal; um radiador disposto no lado dianteiro do
Petição 870180071921, de 16/08/2018, pág. 9/52
3/37 motor; e coberturas protetoras cobrindo os respectivos lados laterais do radiador. E também cobrindo os respectivos lados laterais do motor. Na motocicleta, uma parte de cada uma das coberturas protetoras cobre o lado lateral correspondente da caixa de armazenamento de modo a formar uma porção para apoio de contato para os joelhos, e as coberturas protetoras são sustentados pelos respectivos lados laterais da caixa de armazenamento.
[008] Um segundo aspecto da presente invenção proporciona uma motocicleta de acordo com o primeiro aspecto, e a motocicleta proporcionada engloba os elementos característicos adiante. Cada um dos coberturas protetoras é produzido em resina, e o cobertura protetora inclui: uma porção de corpo principal; e uma cobertura lateral que cobre um lado lateral correspondente da porção do corpo principal. A porção do corpo principal inclui: uma abertura na superfície lateral através da qual passa o ar descarregado a partir do radiador; e uma porção periférica de abertura que circunda a abertura na superfície lateral e na qual uma nervura de reforço é formada. A cobertura lateral repousa sobre ao menos uma parte da porção periférica de abertura. Um espaço lacunar que atua como uma abertura para descarga de ar é formado entre a cobertura lateral e a porção do corpo principal.
[009] Um terceiro aspecto da presente invenção proporciona uma motocicleta de acordo com o primeiro aspecto, e a motocicleta proporcionada engloba os seguintes elementos característicos. A motocicleta proporcionada inclui ainda uma pluralidade de porções de fixação que estão dispostas, afastadas umas das outras no sentido da largura do veículo, em uma porção de fundo sobre o lado traseiro da caixa de armazenamento, e que são proporcionadas para acoplar a caixa de armazenamento ao quadro principal.
[0010] Um quarto aspecto fornece uma motocicleta de acordo com qualquer um dos segundo e terceiro aspectos, e a motocicleta propor
Petição 870180071921, de 16/08/2018, pág. 10/52
4/37 cionada engloba os seguintes elementos característicos. Uma porção superior do lado dianteiro de cada uma das coberturas protetoras é sustentada por um suporte de farol fixado ao tubo frontal, e fornecido para sustentar um farol. Uma porção superior do lado traseiro da cobertura protetora é sustentada pela caixa de armazenamento, e uma porção inferior da cobertura protetora é sustentada pelo radiador.
[0011] Um quinto aspecto da presente invenção fornece uma motocicleta de acordo com o primeiro aspecto, e a motocicleta proporcionada possui as características adiante. A motocicleta inclui ainda uma cobertura central proporcionada como um elemento separado das coberturas protetoras. A cobertura central é fixada às porções superiores dos respectivas coberturas protetoras. A cobertura central possui uma porção de abertura para a caixa que é formada acima de uma abertura formada na caixa de armazenamento. Além disso, a porção de abertura para a caixa é coberta por uma cobertura em forma de tampa para caixa, de modo a ser livremente aberta e fechada. Um sulco retificador de fluxo é formado na porção de união entre a cobertura central e cada uma das coberturas protetoras.
[0012] Um sexto aspecto da presente invenção fornece uma motocicleta de acordo com a reivindicação 1, e a motocicleta proporcionada engloba as características adiante. A motocicleta inclui ainda porções de fixação dispostas nas porções para apoio de contato para os joelhos e proporcionadas para fixar as coberturas protetoras à caixa de armazenamento.
EFEITOS DA INVENÇÃO [0013] No primeiro aspecto da invenção, a caixa de armazenamento é sustentada no topo dos quadros principais. Os lados laterais da caixa de armazenamento são cobertos por coberturas protetoras, respectivamente. As coberturas protetoras são sustentados pela caixa de armazenamento rígida. Aqui, as coberturas protetoras são susten
Petição 870180071921, de 16/08/2018, pág. 11/52
5/37 tados pela caixa de armazenamento. De forma correspondente, até mesmo quando o motociclista prende as coberturas protetoras com seus joelhos, a rigidez que as porções para apoio de contato para os joelhos exigem pode ser assegurada. Por esta razão, até mesmo quando o elemento rígido, como um tanque de combustível ou os quadros principais, está localizado nas porções para apoio de contato para os joelhos, o motociclista pode prender as coberturas protetoras com seus joelhos.
[0014] Além disso, os quadros principais estão posicionados abaixo da caixa de armazenamento. Da mesma forma, uma estrutura simples pode substituir a estrutura complexa onde a caixa de armazenamento é suportada pelos e entre os quadros principais. O grau de liberdade na configuração dos quadros principais pode ser aumentado, ao mesmo tempo em que se pode diminuir o centro de gravidade para o corpo do veículo.
[0015] No segundo aspecto da presente invenção, as aberturas, as nervuras e as porções do degrau são formadas nas coberturas protetoras. Do mesmo modo, as coberturas protetoras podem ser produzidas com menor peso e podem apresentar rigidez mais elevada.
[0016] As coberturas laterais fixadas respectivamente às coberturas protetoras ajudam a apresentar maior rigidez de fixação. As coberturas laterais podem cobrir as marcas de depressão formadas, pelas nervuras, nas superfícies das coberturas protetoras. O uso das coberturas laterais contribui para uma melhor aparência externa.
[0017] Mais ainda, o ar quente descarregado que atravessou o radiador passa através das aberturas formadas nas coberturas protetoras, e em seguida é descarregado de forma suave através das aberturas de descarga de ar formadas pelos espaços lacunares, sendo cada um deles formado na porção de união entre cada uma das coberturas protetoras e a cobertura lateral correspondente.
Petição 870180071921, de 16/08/2018, pág. 12/52
6/37 [0018] No terceiro aspecto da presente invenção, com a finalidade de sustentar a porção traseira da caixa de armazenamento, a pluralidade das porções de fixação fornecidas aos quadros principais é disposta lado a lado no sentido da largura do veículo. As porções de fixação assim proporcionadas resultam em rigidez mais elevada do lado traseiro da caixa de armazenamento onde o motociclista pressiona a direção lateral com seus joelhos no momento do apoio de contato para os joelhos.
[0019] No quarto aspecto da presente invenção, a porção superior do lado dianteiro, a porção superior do lado traseiro e a porção inferior da cobertura protetora são sustentadas, respectivamente pelos elementos rígidos, isto é, o suporte de reforço de farol e os lados laterais da caixa de armazenamento e o radiador. De forma correspondente, a rigidez de fixação dos coberturas protetoras pode ser aumentada.
[0020] No quinto aspecto da presente invenção, a porção da abertura para a caixa é formada na cobertura central, e a tampa para a caixa destinada a abrir e fechar a porção de abertura para a caixa é fixada à cobertura central. Da mesma forma, a tampa da caixa pode ser fixada com facilidade. O serviço de manutenção dos indicadores do sentido do lado dianteiro e similares pode ser executado apenas removendo-se a cobertura central. Desta maneira, a capacidade de manutenção pode ser aprimorada. Além disso, os sulcos retificadores do fluxo, cada um deles formado na porção de união entre a cobertura central e a cobertura protetora correspondente pode ser dotado de um efeito retificador de fluxo. Mais ainda, a porção periférica externa da tampa da caixa é alinhada sobre a porção de união da cobertura central. De forma correspondente, a face de divisão formada na porção da borda da porção da abertura para a caixa se torna menos perceptível, e pode contribuir para a melhoria da aparência externa.
[0021] No sexto aspecto da presente invenção, as porções de fiPetição 870180071921, de 16/08/2018, pág. 13/52
7/37 xação para fixar as coberturas protetoras à caixa de armazenamento são proporcionadas nas porções para apoio de contato para os joelhos. A sustentação das coberturas protetoras por meio da caixa de armazenamento ajuda as porções para apoio de contato para os joelhos a possuírem rigidez mais elevada.
MELHOR MODO DE EXECUÇÃO DA INVENÇÃO [0022] Uma modalidade da presente invenção será descrita abaixo com referência aos desenhos. A figura 1 é uma vista lateral de uma motocicleta de acordo com a presente modalidade. Uma roda dianteira 1 e uma roda traseira 2 são sustentadas por um quadro do corpo do veículo 3. Um par direito e esquerdo dos garfos frontais 4 são fornecidos para sustentar a roda dianteira 1 nas suas respectivas porções da extremidade inferior. As extremidades superiores dos garfos dianteiros 4 são sustentadas por um tubo frontal 5 disposto na porção da extremidade dianteira do quadro do corpo do veículo 3, de modo que os garfos frontais 4 possam ser livremente deslocados de forma rotativa. Um guidão 6 é fornecido na extremidade superior do garfo dianteiro 4 e é usado para dirigir a roda dianteira 1.
[0023] A caixa de armazenamento 7 é sustentada no topo do quadro do corpo do veículo 3 e em uma posição localizada no lado traseiro do tubo frontal 5. Um assento 8 é disposto no lado traseiro da caixa de armazenamento 7, e um tanque de combustível 9 é disposto no lado traseiro do assento 8. O tanque de combustível 9 é sustentado no topo dos trilhos do assento 10. O assento 8 é fixado à superfície do topo do tanque de combustível 9 com uma dobradiça, permitindo ao assento 8 se mover de forma rotativa. A abertura de um assento 8, através de um movimento rotativo do mesmo em sentido ascendente, promove a exposição de um tampão do combustível 9a. A remoção do tampão do combustível 9a permite que o tanque de combustível 9 seja abastecido com o combustível. O fechamento do assento 8 por meio
Petição 870180071921, de 16/08/2018, pág. 14/52
8/37 de um movimento rotativo do mesmo em sentido posterior faz com que o tanque de combustível 9 seja coberto pelo assento 8 a partir de cima. O trilho de agarramento 11 é disposto na porção da extremidade traseira do assento 8 e é sustentado pelas extremidades traseiras dos trilhos de assentamento 10.
[0024] Um motor resfriado à água 12 é disposto na porção mediana entre a roda dianteira 1 e a roda traseira 2, e é sustentado por um quadro do corpo do veículo 3. Um radiador 13 é disposto obliquamente acima e no lado dianteiro do motor 12, e resfria o motor 12. O radiador 13 é colocado próximo ao tubo frontal 5, assim como obliquamente acima e no lado traseiro da roda dianteira 1. Na posição descrita acima, o radiador 13 é sustentado abaixo do quadro do corpo do veículo
3. No motor 12, um cilindro 12a é formado no lado dianteiro do cárter 12c e acima dele. O cilindro 12a é inclinado com seu lado dianteiro para cima, e a porção do lado dianteiro de um cilindro 12a é coberta com uma cobertura do cilindro 12b.
[0025] O ar é levado ao interior do cilindro 12a do motor 12 a partir de um filtro de ar 15 disposto abaixo do tanque de combustível 9 através de um carburador 14 disposto no lado traseiro do cilindro 12a. O ar é descarregado do cilindro 12a através de um tubo de exaustão 16 que se estende para frente a partir do cilindro 12a. O tubo de exaustão 16 estendido a partir de uma porção do lado dianteiro do cilindro 12a se volta em sentido descendente e em seguida se estende para trás abaixo do cárter 12c. Então, o tubo de exaustão 16 é conectado ao amortecedor 17 disposto em um lado da roda traseira 2. Um tubo térmico 18 é colocado antes do amortecedor 17, ou seja, entre o tubo de exaustão 16 e o amortecedor 17. Catalisadores são mantidos no interior do tubo térmico 18. Um fio de proteção 19 é fornecido para cobrir o tubo térmico 18 a partir de cima.
[0026] A extremidade dianteira de um braço oscilante traseiro 20 é
Petição 870180071921, de 16/08/2018, pág. 15/52
9/37 fixada de forma articulada à porção do lado traseiro do quadro do corpo do veículo 3. O braço oscilante traseiro 20 fixado desta forma é capaz de oscilar livremente para cima e para baixo. Um travesseiro traseiro 21 é disposto, conforme direcionado no sentido para cima e para baixo, em uma posição localizada entre os trilhos de assentamento 10 e uma porção mediana do braço oscilante traseiro 20. A roda traseira 2 é sustentada na extremidade traseira do braço oscilante traseiro 20, admitindo-se sua rotação livre. A roda traseira 2 inclui uma roda dentada acionada 22, e é acionada com uma corrente 24 estendida entre a roda dentada acionada 22 e a roda dentada acionada 23.
[0027] Os outros elementos ilustrados na figura 1 são: um farol 25; indicadores de direção no lado dianteiro 26; uma tela 27; um painel de instrumentos 28 e um farol traseiro 29. O par direito e esquerdo dos indicadores de direção no lado dianteiro 26 estão dispostos nos respectivos lados do tubo frontal 5 no lado traseiro do farol 25. Nestas posições, os indicadores de direção no lado dianteiro 26 são sustentados pelos suporte de reforços do farol (a ser descrito mais adiante) e uma cobertura do corpo do veículo. O farol traseiro 29 é disposto abaixo do trilho de agarramento 11 e sustentado pela porção da extremidade posterior dos trilhos de assentamento 10.
[0028] O farol 25 é disposto no lado dianteiro do tubo frontal 5, e é sustentado pelo tubo frontal 5. A tela 27 é disposta acima do farol 25. Uma cobertura do farol 30 é fixada ao lado da superfície posterior do farol 25 e da tela 27. A tela 27 e a cobertura do farol 30 em conjunto formam uma carenagem dianteira, como parte da cobertura do corpo do veículo, que cobre o farol 25 e a porção ao redor do farol 25. A cobertura do corpo do veículo (a ser descrita mais adiante), incluindo a carenagem dianteira, é fabricada em resina.
[0029] A cobertura do corpo do veículo para cobrir o corpo do veículo no lado traseiro do farol 25 inclui: uma cobertura de guidão 31,
Petição 870180071921, de 16/08/2018, pág. 16/52
10/37 que cobre o painel de instrumentos 28 e a porção em torno do guidão 6; uma carenagem superior 32, que é disposta abaixo da cobertura do guidão 31 e que cobre a porção localizada entre a cobertura do guidão 31 e os indicadores de direção no lado dianteiro 26; coberturas protetoras 33, que cobrem as porções do lado lateral do radiador 13 e da caixa de armazenamento 7, e que também atua como cobertura protetora do radiador; coberturas laterais 34, sendo cada uma delas fixadas de forma destacável para cobrir a abertura da superfície lateral formada na cobertura protetora correspondente 33; uma tampa da caixa 35, passível de abertura e fechamento para cobrir a caixa de armazenamento 7 a partir de cima; e uma cobertura central 36, ao topo da qual é fixada a tampa da caixa 35, e que cobre a porção localizada no lado traseiro dos indicadores de direção no lado dianteiro 26 e entre a carenagem superior 32 e cada cobertura protetora 33; e uma carenagem traseira 37 que é disposta em uma porção localizada no lado traseiro da cobertura protetora 33 para cobrir o corpo do veículo a partir da esquerda e da direita.
[0030] A figura 2 é uma vista lateral do quadro do corpo do veículo
3. O quadro do corpo do veículo 3 inclui: um par direito e esquerdo de quadros principais 40; um par direito e esquerdo dos trilhos de assentamento 10; um par direito e esquerdo de quadros centrais 41; e um par direito e esquerdo de quadros traseiros 42. Os quadros principais 40 se estendem a partir do tubo frontal 5, localizado no lado da extremidade dianteira do quadro do corpo do veículo 3, obliquamente para baixo até a traseira. Na medida em que os quadros principais 40 se estendem para trás, a distância entre os quadros principais 40 direito e esquerdo aumentam de forma gradual. Os trilhos de assentamento direito e esquerdo 10 são soldados às porções da extremidade traseira dos respectivos quadros principais 40 direito e esquerdo, respectivamente, e se estendem obliquamente para cima até a traseira. Os qua
Petição 870180071921, de 16/08/2018, pág. 17/52
11/37 dros centrais 41 direito e esquerdo se estendem a partir das extremidades traseiras dos quadros principais 40 direito e esquerdo, respectivamente, e são curvados ainda mais para baixo. Os quadros centrais 41 recurvados, portanto, se estendem obliquamente para baixo até a traseira. Cada um dos quadros traseiros 42 direito e esquerdo se conecta obliquamente a uma porção da extremidade traseira do quadro central 41 correspondente e a porção da extremidade traseira dos trilhos de assentamento 10 correspondente.
[0031] Uma chapa de reforço 43 é soldada ao tubo frontal 5 e a uma porção da extremidade dianteira de cada um dos quadros principais 40. Além disso, os suporte de reforços 44 e 45 são fornecidos a cada quadro principal 40. Um gancho de motor 46 para sustentar o motor 12 também é fornecido para cada quadro principal 40. Um suporte de reforço 47 para sustentar o tanque de combustível 9 é fornecido no lado da extremidade dianteira de cada um dos trilhos de assentamento 10, enquanto é fornecido um suporte de reforço 48 para sustentar o trilho de agarramento 11 na extremidade traseira de cada trilho de assentamento 10. Um tubo articulado 41a é fornecido aos quadros centrais 41. O tubo articulado penetra um eixo articulado (não ilustrado) ao qual são fixadas as extremidades dianteiras dos trilhos de assentamento 10 de forma articulada. Um gancho de motor 49 e similares são fornecidos na extremidade inferior de cada um dos quadros traseiros 42.
[0032] A figura 3 ilustra braçadeiras e similares fornecidas no lado dianteiro do tubo frontal 5 (alguns destes elementos não são ilustrados na Figura 2). Um suporte de reforço do farol 50 é fornecido em uma porção inferior da face do lado dianteiro do tubo frontal 5, e se estende obliquamente para cima até a frente. Um suporte de reforço em sentido vertical 51, o qual se estende obliquamente para cima até a frente, é sustentado na extremidade dianteira do suporte de reforço do farol
Petição 870180071921, de 16/08/2018, pág. 18/52
12/37
50. A porção mediana de um eixo de visada 52 é sustentada na extremidade do topo do suporte de reforço 51. O eixo de visada 52 é um eixo de ajuste do ângulo, e está disposto de modo a se estender horizontalmente no sentido da largura do veículo (sentido direito e esquerdo). As duas extremidades do eixo de visada 52 se estendem respectivamente para a direita e para a esquerda, e as braçadeiras 53 são fixadas respectivamente às duas extremidades. Uma porca 54 se destina a fixar o farol 25 e é formada em uma posição na linha de extensão do eixo de visada 52. Outra porca 52 se destina a fixar o indicador de direção do lado dianteiro 26 correspondente.
[0033] Um suporte de reforço 56 é fornecido em uma porção inferior da face do lado dianteiro do suporte de reforço 51, e se estende obliquamente para baixo até a frente. Uma porção do fundo do farol 25 é sustentada em uma porção da extremidade do fundo do suporte de reforço 56. O farol 25 sustentado desta forma pode ser ajustado a sua posição nas direções dianteira e traseira. Uma porção mediana de um fio de sustentação 57 é sustentada por e na porção da extremidade do fundo do suporte de reforço 51. O fio de sustentação 57 se estende na direção direita e esquerda. Cada um dos lados das extremidades guias do fio de sustentação 57 é recurvada obliquamente para baixo até a traseira. São proporcionadas braçadeiras 58 às duas extremidades do fio de sustentação 57, respectivamente. Um furo atravessante 58a é formado em cada uma das braçadeiras 58. Uma porção da extremidade dianteira da cobertura protetora 33 é sustentada usando o furo atravessante 58a, de modo que as vibrações da cobertura protetora 33 possam ser absorvidas.
[0034] Em seguida, a porção em torno da cobertura protetora 33 será descrita. A figura 4 é uma vista ampliada observada a partir de um lado que ilustra a cobertura protetora 33 e a porção em torno da cobertura protetora 33. A porção da borda da porção da extremidade
Petição 870180071921, de 16/08/2018, pág. 19/52
13/37 inferior do indicador da direção do lado dianteiro 26 é unida ao lado dianteiro da borda de uma porção da extremidade superior 33a da cobertura protetora 33, e a porção da borda da porção da extremidade inferior da cobertura central 36 é unida e conectada ao lado traseiro da porção onde a cobertura protetora é unida. A porção da borda da porção da extremidade inferior no lado traseiro da carenagem superior 32 é unida à porção da borda da porção da extremidade superior da cobertura central 36. A cobertura protetora 33, a cobertura central 36 e similares circunda a caixa de armazenamento 7. Se um tanque de combustível fosse disposto no local da caixa de armazenamento 7, estes elementos pareceriam formar a cobertura do tanque do tanque de combustível.
[0035] A cobertura central 36 é proporcionada sobre uma porção de abertura da caixa de armazenamento 7. Além disso, a tampa da caixa 35 é fornecida à cobertura central 36. A tampa da caixa 35 pode ser aberta e fechada livremente e cobre uma abertura para acesso à caixa (a ser descrito mais adiante) formada no lado traseiro da caixa de armazenamento 7. Um punho de trava 38 que possui uma porção de eixo longo é fornecido à tampa da caixa 35. Girar o punho de trava 38 em torno do eixo trava ou destrava a tampa da caixa 35. A tampa da caixa 35 é conectada a um eixo de dobradiça 89b fornecido à cobertura central 36 por meio de uma dobradiça 89a. Girar a dobradiça 89a em torno do eixo de dobradiça 89b abre ou fecha a tampa da caixa 35.
[0036] Conforme será descrito mais adiante, a porção da extremidade traseira da cobertura central 36 é atada às coberturas protetoras
33. Além disso, as porções de engate 36j e 36k são formadas em uma porção do lado dianteiro e em uma porção mediana, respectivamente, da porção da extremidade inferior da superfície lateral da cobertura central 36. Inserir as porções de engate 36j e 36k nas porções da ex
Petição 870180071921, de 16/08/2018, pág. 20/52
14/37 tremidade superior de cada um das coberturas protetoras 33 obliquamente para baixo a partir do topo faz com que a cobertura central 36 e a cobertura protetora 33 engatem um ao outro. A porção ampliada na figura 4 mostra a estrutura do engate, estando a porção de engate 36k localizada na porção mediana supracitada. A porção de engate 36k se projeta obliquamente para baixo até a frente, a partir da porção da extremidade inferior da superfície lateral da cobertura central 36. Enquanto isso, um furo de engate 33k é formado na porção da extremidade superior da cobertura protetora 33. Inserir a porção de engate 36k no furo de engate 33k obliquamente para baixo a partir do topo faz com que a cobertura central 36 e a cobertura protetora 33 engatem um ao outro e permaneçam unidos. A porção de engate 36j formada na porção da extremidade dianteira funcionada de modo similar. De forma análoga, ao desatar a porção da extremidade dianteira da cobertura central 36 a partir das coberturas protetoras 33, permite que a cobertura central 36 seja puxada obliquamente para cima até o topo. As porções de engate 36j e 36k são desengatadas e retiradas dos furos de engate 33k. Em seguida, apenas a cobertura central 36 é separada desta porção em torno da caixa de armazenamento 7. A remoção da cobertura central 36 permite que o serviço de manutenção seja realizado para os elementos colocados no interior dos indicadores da direção do lado dianteiro 26 e similares.
[0037] Casualmente, o motociclista segura as porções superiores no lado dianteiro das coberturas protetoras 33, correspondente aos lados laterais da caixa de armazenamento 7, com seus joelhos N. Colocando de outra forma, o apoio de contato para os joelhos por parte do motociclista é realizado nas porções mencionadas acima. Esta porção para apoio de contato para os joelhos G, indicada por uma linha virtual na figura 4, ocupa uma área pré-determinada que é colocada em contato com cada um dos joelhos N. A área se estende a partir da
Petição 870180071921, de 16/08/2018, pág. 21/52
15/37 porção superior do lado traseiro da cobertura protetora 33 até a superfície lateral da porção traseira da cobertura central 36 que está localizada acima e adjacente à cobertura protetora 33. Além disso, a porção superior do lado traseiro da cobertura lateral 34 fixada à porção para apoio de contato para os joelhos G da cobertura protetora 33 forma uma parte da porção para apoio de contato para os joelhos G. Conforme será descrito mais adiante, a porção para apoio de contato para os joelhos G da cobertura protetora 33 é fixada à superfície lateral da caixa de armazenamento 7, e é sustentada pela caixa de armazenamento 7.
[0038] Uma abertura para descarga de ar 60 é formada entre a cobertura protetora 33 e a porção da extremidade traseira 34c da cobertura lateral 34. A abertura para descarga de ar 60 é observada quando visualizada a partir de um lado, ou seja, quando visualizada da mesma forma ilustrada na figura 4. O vento circulante W penetra através de um espaço formado entre as porções dianteiras das coberturas protetoras 33 direito e esquerdo, em seguida resfria o radiador 13 e em seguida escoa para trás entre as coberturas protetoras 33. O vento W sai em sentido posterior a partir da abertura para descarga de ar 60 que é contígua a uma porção traseira de uma abertura de superfície lateral 66 da cobertura protetora 33. Em seguida, o vento W é guiado para dentro de uma porção de degrau 61 que possui um sulco côncavo produzido pelos degraus formados na superfície da porção traseira da cobertura protetora 33, e em seguida escoa para a porção traseira do corpo do veículo. A Figura 4 também mostra um ventilador de refrigeração 13a provido no lado da superfície traseira do radiador 13. Um suporte de reforço 13b é fornecido na porção do quadro de uma porção de lado lateral do radiador 13, e sustenta a porção do fundo da cobertura protetora 33.
[0039] A figura 5 é uma vista em perspectiva de uma montagem
Petição 870180071921, de 16/08/2018, pág. 22/52
16/37 parcial de coberturas protetoras 33 junto com as coberturas laterais 34 e a cobertura central 36 quando vistas obliquamente a partir do lado dianteiro do corpo do veículo. A figura 6 é uma vista de uma montagem parcial das coberturas protetoras 33 quando observados diretamente a partir da montagem parcial das coberturas protetoras 33 quando vistos obliquamente a partir do lado traseiro do corpo do veículo. Nestes desenhos, as coberturas laterais 34 e as coberturas protetoras 33 são montados em conjunto, e todas as superfícies externas do corpo montado estão com suas respectivas porções medianas, ambas nas direções dianteira e traseira e na direção ascendente e descendente, projetando-se ao máximo para fora, de modo que as superfícies externas podem formar superfícies lisas, recurvadas e alinhadoras de fluxo. Estas superfícies externas são capazes de alinhar o fluxo do vento circulante W e, portanto, reduzir a resistência à circulação.
[0040] A porção da extremidade superior 33a de cada uma das coberturas protetoras 33 forma uma superfície curva que é inclinada a ponto de o lado superior da porção da extremidade superior 33a penetrar no lado interno do corpo do veículo. A porção da extremidade superior 33a assim formada é então conectada à porção da extremidade inferior 36a da cobertura central 36 (vide a figura 6). Cada uma das superfícies laterais da cobertura central 36 possui uma linha em crista 36b que projeta ao máximo para fora até o lado externo do corpo do veículo, e a linha em crista 36b é formada em uma posição localizada acima da borda da extremidade inferior 36a. Na superfície lateral, uma área que está localizada abaixo da linha em crista 36b forma o declive de corte inferior 36c e a porção da extremidade superior 33a (vide a figura 6).
[0041] O sulco côncavo é representado por uma linha virtual V na Figura 6. O sulco côncavo possui um formato substancial em V vergado sobre as laterais. O sulco côncavo é alongado no sentido dianteiro
Petição 870180071921, de 16/08/2018, pág. 23/52
17/37 traseiro, e forma uma passagem condutora do ar 62 tendo seus lados dianteiro e traseiro abertos. O sulco côncavo assim formado é capaz de conduzir o vento circulante W (vide figuras 4, 5 e 7), de modo que o vento circulante W pode escoar do lado dianteiro do corpo do veículo até o lado do motociclista, ou seja, em direção a uma posição localizada na traseira da cobertura central 36. Além disso, a passagem condutora do ar 62 também possui uma superfície lisa recurvada e, portanto, possui um efeito de retificação do fluxo sobre o vento circulante W. De modo correspondente, a resistência à circulação pode ser reduzida.
[0042] De cada um dos lados da superfície lateral da cobertura central 36, a porção localizada acima da linha de crista 36b forma um declive que permanece inclinado na direção oposta ao declive de corte inferior 36c, ou seja, o lado superior desta porção penetra no lado interno do corpo do veículo. Assim, a porção acima da linha da crista 36b será citada como um declive oposto 36d. O lado dianteiro da cobertura central 36 está amplamente aberto para frente. Uma borda dianteira 36e da cobertura central 36 sobrepõe o lado externo da porção traseira de cada um dos indicadores da direção do lado dianteiro 26 e a porção da borda inferior do lado traseiro da carenagem superior 32 (vide a figura 4).
[0043] Uma abertura 63 para a caixa é formada em uma parede do lado traseiro 36f da cobertura central 36. A abertura 63 para a caixa permite um acesso à caixa 7 quando um artigo é armazenado ou extraído da caixa 7. A parede do lado traseiro 36f possui uma porção de borda superior 36h em formato de flange. Uma parte da porção de borda superior 36h se projeta para cima, e forma uma porção de fixação 64 a qual é fixada à porção da extremidade superior da carenagem superior 32. Especificamente, a porção da extremidade traseira da carenagem superior 32 é repousada sobre a porção de fixação 64, e as duas porções são atadas em conjunto por meio de um parafuso
Petição 870180071921, de 16/08/2018, pág. 24/52
18/37 de rosca.
[0044] Como mostra com clareza a figura 7, uma porção da borda da abertura 36g que circunda a abertura 63 para a caixa é uma porção côncava acima da qual a porção periférica da tampa da caixa 35 é repousada. Além disso, o perímetro da tampa da caixa 35 é alinhado com a superfície da cobertura central 36 em torno da porção da borda da abertura 36g, de modo a formar uma superfície simples. Mais ainda, a porção da borda da abertura 36g é formada a ponto de a porção periférica da porção da borda da abertura 36g poder ser alinhada na porção de união da porção periférica da tampa da caixa 35. De forma correspondente, a face de divisão formada durante a formação da porção da borda da abertura 36g tornou-se menos perceptível, de modo que a aparência desta área pode ser melhorada. Além disso, as porções de fixação 65 são formadas na porção da extremidade traseira da porção da borda da abertura 36g. Estas porções de fixação 65 são repousadas respectivamente acima das porções da extremidade superior das coberturas protetoras 33, e estas porções são atadas em conjunto com parafusos de rosca aparafusados de forma oblíqua no sentido descendente a partir do topo. Portanto, a porção da extremidade traseira da cobertura central 36 pode ser fixada de forma destacável às coberturas protetoras 33.
[0045] Cada uma das aberturas para descarga de ar 60 é formada entre uma porção da extremidade traseira 34c da cobertura lateral correspondente 34 e a cobertura protetora correspondente 33, sendo aberto no sentido da parte dianteira para a parte traseira do corpo do veículo. A abertura para descarga de ar 60 se volta para a extremidade dianteira da porção do degrau 61 formado longitudinalmente no sentido da parte dianteira para a parte traseira na superfície lateral da porção traseira de cada cobertura protetora 33. A abertura para descarga de ar 60 é contígua à abertura da superfície lateral 66 corresPetição 870180071921, de 16/08/2018, pág. 25/52
19/37 pondente. Quando observada a partir do lado (vide a figura 4, a abertura para descarga de ar sobrepõe a abertura da superfície lateral 66.
Colocando de forma diferente, a abertura para descarga de ar 60 em sobreposição se assemelha a uma peça na porção traseira da abertura da superfície lateral 66.
[0046] A figura 8 é um diagrama de montagem das coberturas protetoras 33 e as coberturas laterais 34. A figura 9 é uma vista em perspectiva que ilustra as coberturas protetoras direito e esquerdo 33 que estão montados em conjunto. Estes desenhos mostram o par direito e esquerdo das coberturas protetoras 33, assim como o par direito e esquerdo das coberturas laterais 34. Cada uma das coberturas protetoras 33 possui uma parede de porção traseira em uma porção localizada na porção da extremidade traseira da cobertura protetora 33. Cada uma das paredes da porção traseira 33b possui uma porção de topo 67 em que são formadas projeções 33c. Além disso, garras são formadas sobre algumas destas projeções 33c. As paredes da porção traseira 33b das coberturas protetoras respectivos 33 são colocadas uma contra a outra, de modo que as projeções formadas em cada uma das porções de base 67 repousem sobre o lado interno da porção de base 67 equivalente. As garras são engatadas nos furos de engate 33d formados previamente, na parede da porção traseira 33b que é repousada sobre as projeções 33c, de modo a corresponder às garras. O engate faz com que as duas coberturas protetoras 33 sejam acopladas em conjunto, formando um corpo integrado.
[0047] As amplas aberturas de superfície lateral 65 são formadas respectivamente nas porções medianas das coberturas protetoras 33. Cada uma das coberturas laterais 34 é fixada para cobrir, a partir do lado lateral, a abertura de superfície lateral 66 correspondente. Assim, a abertura de superfície lateral 66 é conectada de forma comunicante com a abertura para descarga de ar 60 formada entre a cobertura proPetição 870180071921, de 16/08/2018, pág. 26/52
20/37 tetora 33 e a porção da extremidade traseira 34c da cobertura lateral 34 (vide a figura 7). A cobertura lateral 34 possui uma área que é ligeiramente menor do que a área da abertura de superfície lateral 66. De forma correspondente, quando observada a partir de um lado, a porção da extremidade traseira 34c da cobertura lateral 34 não cobre totalmente a porção traseira da abertura de superfície lateral 66, e, como resultado, uma pequena parte da abertura para descarga de ar 60 pode ser observada a partir do lado (vide a figura 4).
[0048] O número de referência 68 representa as porções da junção em que é fixada cada extremidade dianteira da carenagem traseira 37. A extremidade dianteira da carenagem traseira 37 é repousada sobre e fixada à porção de união abaixo da porção da extremidade dianteira do assento 8 (vide a figura 1). Em seguida, a extremidade dianteira e a porção de união são reunidas em conjunto com um parafuso de rosca. Cada uma das coberturas protetoras 33 possui uma porção superior de lado dianteiro 33h que se projeta para frente formando um ângulo agudo. As porções projetantes de fixação 70 são formadas integralmente com as respectivas porções da extremidade dianteira 33a. Cada uma das porções projetantes de fixação 70 se projeta para cima a partir da porção próxima à porção superior do lado dianteiro 33h e localizada próximo à porção da extremidade dianteira da abertura de superfície lateral 66. Cada uma das porções projetantes de fixação 70 é colocada no interior da cobertura central 36. As saliências 70a formadas de forma a se projetarem para o lado externo a partir de cada uma das porções projetantes de fixação 70. As saliências 70a são unidas aos suporte de reforços formados nas porções traseiras dos indicadores da direção do lado dianteiro 26 com parafusos de rosca, de modo que as coberturas protetoras 33 e os indicadores da direção do lado dianteiro 26 sejam reunidos em conjunto para formar um corpo integrado (vide as Figuras 4 e 6).
Petição 870180071921, de 16/08/2018, pág. 27/52
21/37 [0049] A figura 10 é uma vista lateral da cobertura protetora lateral à esquerda 33. A vista mostra o lado da superfície externa da cobertura protetora 33. As porções de fixação 71B, 71C, 71D para a cobertura lateral 34 são formadas de modo a circundar a abertura de superfície lateral 66. Na porção da borda da abertura 33e, a porção de fixação em formato de lingueta 71B é formada de modo a se projetar para o interior da abertura de superfície lateral 66. Adicionalmente, na porção da borda da abertura 33e, a porção de fixação 71C formada na porção projetante de fixação de formato retangular 77 se projeta para o interior da abertura de superfície lateral 66. Enquanto isso, na porção da borda da abertura 33f, a porção de fixação em formato de lingueta 71D é formada de modo a se projetar para dentro da abertura de superfície lateral 66. A porção de fixação 71E é formada na porção inferior da cobertura protetora 33. Outra porção de fixação 71A é formada na porção da extremidade dianteira da porção superior de lado dianteiro 33h que se projeta formando um ângulo agudo.
[0050] Uma projeção de engate 72A que engata na braçadeira 58 (vide a figura 3) do lado do suporte de reforço do farol 50 é formada na porção superior de lado dianteiro 33h, isto é, próximo ao lado traseiro da porção de fixação 71A. Além disso, uma projeção de engate 72B que engata na caixa de armazenamento 7 também é formada na porção projetante de fixação 77. Mais ainda, uma projeção de engate 72C que engata no radiador 13 também é formada próximo à porção de fixação 71E.
[0051] Diversas nervuras 70b, 70c e 70d são formadas na superfície interna (isto é, a superfície que faceia o lado interno do corpo do veículo; daqui por diante, do mesmo modo) da porção projetante de fixação 70. As nervuras lineares 70b, 70c e 70d se estendem obliquamente nas direções ascendente e descendente, e se projetam a partir e são formadas integralmente com a superfície interna. Enquanto uma
Petição 870180071921, de 16/08/2018, pág. 28/52
22/37 pequena porção de abertura 70e é formada na porção de fixação 70, as nervuras 70b, 70c e 70d, paralelas entre si, são formadas respectivamente nos dois lados, uma no lado dianteiro e a outra no lado traseiro, da pequena porção de abertura 70e, de modo a reforçar a porção ao redor da pequena porção de abertura 70e. Além disso, no lado traseiro da pequena porção de abertura 70e, as nervuras 70c e 70d, paralelas entre si, são formadas respectivamente nos dois lados, uma no lado dianteiro e a outra no lado traseiro, das saliências 70. Estas nervuras 70c e 70d se estendem para baixo até a porção de fixação 71B, e reforçam a parte em torno da porção de fixação 71B.
[0052] Adicionalmente, na porção da borda da abertura 33f da abertura de superfície lateral 66, uma extensa nervura do lado dianteiro 73 é formada de modo a se estender para baixo a partir da porção de fixação 71D até a porção de fixação 71E. A nervura central de lado dianteiro 73 é formada de modo a se lançar sobremaneira para o lado interno do corpo do veículo (vide a Figura 6). Uma nervura central de lado traseiro 74 é formada na traseira da nervura central de lado dianteiro 73, opondo-se à nervura central de lado dianteiro 73. A nervura central de lado traseiro 74 se estende a partir do lado traseiro da porção de fixação 71E até a porção da extremidade dianteira da porção da borda da abertura 33g. Mais ainda, uma extensa nervura de porção traseira 75 é formada no lado traseiro da abertura de superfície lateral 66, e se estende obliquamente para baixo até a traseira. A nervura da porção traseira 75 é formada de modo a se projetar para o lado interno do corpo do veículo (vide a figura 6). A nervura da porção traseira 75 se estende a partir da porção localizada em torno da porção de degrau 61 até uma porção de fixação 76, que se projeta a partir de uma borda de extremidade inferior da porção traseira 33i, a qual é reforçada pela nervura de porção traseira 75. Cada porção de fixação é fixada ao suporte de reforço 45 do quadro principal 40 correspondente (vide a figuPetição 870180071921, de 16/08/2018, pág. 29/52
23/37 ra 2).
[0053] Além disso, uma nervura 78 é formada na extremidade dianteira da porção projetante de fixação 77 formada no canto superior do lado à direita da abertura de superfície lateral 66. A nervura 7 se estende para cima até a porção da borda da abertura 33e, de modo a reforçar a porção projetante de fixação 77. A porção de fixação 71C e a projeção de engate 72B são formadas integralmente com a porção projetante de fixação 77. De modo correspondente, a porção projetante de fixação 77 deve possuir uma rigidez relativamente elevada. Mais ainda, a nervura da extremidade dianteira 79, que se estende a partir da porção da borda da extremidade dianteira até as adjacências da porção de fixação 71D, é formada na porção da extremidade dianteira 33j, localizada próxima à porção superior de lado dianteiro 33h. A nervura da extremidade dianteira 79 se projeta de forma substancialmente horizontal para lado externo. De modo correspondente, a nervura de extremidade dianteira 79 atua como um espaçador, através do qual um espaço dotado de uma abertura em seu lado dianteiro pode ser firmado entre a porção da extremidade dianteira 33j da cobertura protetora 33 e uma porção da extremidade dianteira 34b da cobertura lateral 34 (vide a figura 6).
[0054] Como tem sido descrito até o momento, muitas nervuras são formadas, por exemplo, na porção periférica de cada uma das aberturas de superfície lateral 66 e nas porções de fixação. Estas nervuras ajudam cada cobertura protetora 33 a ter maior rigidez, muito embora a abertura de superfície lateral 66 e similares possuam áreas relativamente extensas. O aumento da rigidez pode ser obtido junto com o peso mais leve da cobertura protetora 33. Além disso, a cobertura lateral 34 é fixada à cobertura protetora 33 a partir do lado externo, de modo a aumentar ainda mais a rigidez das coberturas protetoras 33. Mais ainda, a cobertura protetora 33 é sustentada a partir do
Petição 870180071921, de 16/08/2018, pág. 30/52
24/37 lado interno pela caixa de armazenamento 7. De modo correspondente, cada porção para apoio de contato para os joelhos G pode ter rigidez suficiente para sustentar o joelho N mesmo no momento de apoio de contato para os joelhos (vide a figura 4).
[0055] Além disso, as múltiplas nervuras, inclusive a nervura central de lado dianteiro 73 e similares, são formadas sobre as porções da borda da abertura 33e, 33f e 33g. Após a modelagem das porções da borda da abertura 33e, 33f e 33g com resina porções 33e, 33f e 33g são encolhidas e deformadas. Enquanto as porções da borda da abertura 33e, 33f e 33g estão sendo encolhidas e deformadas, as supracitadas múltiplas nervuras provocam a formação de marcas de depressão nas porções 33e, 33f e 33g. Estas porções da borda da abertura 33e, 33f e 33g com marcas de depressão são cobertas com a porção periférica da cobertura lateral 34. De modo correspondente, estas porções cobertas 33e, 33f e 33g não podem ser observadas do lado externo. Assim, é possível adquirir tanto o reforço quanto a melhoria da aparência. Na porção projetante de fixação 77, a porção onde a nervura 78 é formada é coberta com a cobertura lateral 34. Além disso, a porção projetante de fixação 70 é coberta com a cobertura central 36, que impede a porção projetante de fixação 70 de ser observada do lado externo. A porção onde a nervura da porção traseira 75 é formada não é coberta com um elemento como, por exemplo, a cobertura lateral 74. A porção, entretanto, é formada de modo a atravessar a porção convexa e a porção côncava da porção de degrau 61. De modo correspondente, as marcas de depressão, muito embora formadas na superfície externa, tornam-se menos perceptíveis.
[0056] A figura 11 é uma vista lateral da cobertura lateral 34. A figura 12 é uma vista frontal da cobertura lateral 34. Como mostra a figura 11, o perímetro da cobertura lateral 34 inclui uma porção da extremidade superior 34a, a porção da extremidade dianteira 34b, a porPetição 870180071921, de 16/08/2018, pág. 31/52
25/37 ção da extremidade traseira 34c e a porção da extremidade inferior 34d. A porção da extremidade superior 34a se situa longitudinalmente à direção dianteira para traseira. A porção da extremidade dianteira 34b é recurvada na porção mediana na direção de cima para baixo, de modo que a porção curva seja seccionada no lado traseiro. A porção da extremidade traseira 34c é recurvada na porção mediana na direção de cima para baixo, de modo que a porção curva seja seccionada no lado dianteiro. A porção da extremidade superior 34a, a porção da extremidade dianteira 34b e a porção da extremidade traseira 34c em conjunto apresentam o formato substancial em T. Na porção mediana, na direção dianteira para traseira, da cobertura lateral 34, seu lado inferior é mais estreito do que o lado superior, e a porção da extremidade inferior 34d é a parte mais estreita de todas. A porção da extremidade inferior 34d possui uma estrutura dotada de elevada rigidez, sendo que uma porção de fixação 71E está colocada entre a nervura central de lado dianteiro 73 e a nervura central de lado traseiro 74. A metade superior da porção da extremidade dianteira 34b se estende obliquamente para cima até a frente, e forma, junto com a porção da extremidade superior 34a, uma porção superior de lado dianteiro 34e que se projeta para frente formando um ângulo agudo. A porção da extremidade superior 34a é repousada sobre a porção superior de lado dianteiro 33h da cobertura protetora 33 (vide a figura 10). A metade superior da porção da extremidade traseira 34c também se estende obliquamente para cima até a traseira. A porção traseira da porção da extremidade superior 34a é recurvada e se estende obliquamente para baixo até a traseira. A metade superior da porção da extremidade traseira 34c e a porção traseira da porção da extremidade superior 34a em conjunto formam uma porção superior do lado traseiro 34f que se projeta para trás de modo a formar um ângulo agudo. A porção superior do lado traseiro 34f é repousada sobre a porção projetante de fixaPetição 870180071921, de 16/08/2018, pág. 32/52
26/37 ção 77 da cobertura protetora 33 (vide a figura 10).
[0057] As saliências 80A, 80B, 80C, 80D e 80E são formadas sobre e integralmente com a superfície interna da cobertura lateral 34 de modo a se projetar até o lado interno. As saliências 80A, 80B, 80C, 80D e 80E são formadas de modo a corresponder respectivamente às porções de fixação 71A, 71B, 71C, 71D e 71E da cobertura protetora
33. A saliência 80A é posicionada na porção da extremidade dianteira da porção superior do lado dianteiro 34e. A saliência 80B é posicionada na porção mediana, na direção dianteira para traseira, da porção da extremidade superior 34a. A saliência 80C é posicionada na porção da extremidade traseira da porção superior do lado traseiro 34f. A saliência 80D é posicionada na porção mediana, na direção para cima e para baixo, da porção da extremidade dianteira 34b. A saliência 80E é posicionada próxima à porção da extremidade inferior 34d. As saliências 80A a 80E são formadas em tais posições de modo que as saliências 80A a 80E são colocadas em contato com as porções correspondentes 71A a 71E, quando a cobertura central 34 é montada na cobertura protetora 33 (vide a figura 10).
[0058] Como mostra a figura 12, as saliências 80A, 80B, 80C, 80D e 80E se projetam para o lado interno, e são acopladas às porções de fixação correspondentes da cobertura protetora 33. Como mostra a parte ampliada dos desenhos, a extremidade guia da saliência 80C, por exemplo, é encaixada em uma porção rebaixada 81 que foi formada previamente na porção de fixação 71C. Um furo atravessante 82 formado na porção rebaixada 81, portanto, é alinhado ao furo atravessante 83 formado na saliência 80C. Um parafuso de rosca 84 é inserido nos furos atravessantes 82 e 83, e assim a saliência 80C e a PF 71C são presas em conjunto. De forma semelhante, as demais saliências e suas respectivas porções de fixação são presas em conjunto. Além disso, a superfície externa da cobertura lateral 34 é uma superfí
Petição 870180071921, de 16/08/2018, pág. 33/52
27/37 cie alinhadora de fluxo, curva e lisa com sua porção mediana, tanto nas direções dianteira e traseira e nas direções para cima e para baixo, que se lança para fora ao máximo.
[0059] A figura 13 é uma vista seccional que mostra uma estrutura de fixação da projeção de engate 72A. Uma arruela 85 fabricada de material elástico, como borracha, é previamente encaixada no furo de fixação 58a da braçadeira 58 (vide a figura 3). A projeção de engate 72A, que possui uma cabeça substancialmente em forma de seta, é inserida em um furo 86 da arruela 85. Assim, a projeção de engate 72A é fixada à braçadeira 58 de forma simples e rápida, absorvendo as vibrações. Além disso, a braçadeira 58 é um elemento rígido sustentado pelo suporte de reforço do farol 50. De modo correspondente, tal estrutura torna possível aumentar a rigidez de sustentação para a porção superior do lado dianteiro 33h da cobertura protetora 33, onde é formada a porção da projeção de engate 72A. Ademais, com uma estrutura de fixação absorvedora de impacto similar, a projeção de engate 72C localizada em posição inferior é inserida e em seguida fixada ao suporte de reforço 13B, isto é, um elemento rígido, do radiador 13 de modo a absorver as vibrações.
[0060] A figura 14 mostra uma estrutura de fixação da projeção de engate 72B. Uma arruela 88 é encaixada previamente a um furo 87 em uma superfície lateral 7a da caixa de armazenamento 7. A projeção de engate 72B, que possui uma cabeça substancialmente em forma de seta, é inserida em um furo 87. Assim, a projeção de engate 72B é fixada à superfície lateral 7a da caixa de armazenamento 7 de forma simples e rápida, absorvendo as vibrações. De modo correspondente, a cobertura protetora 33 e a caixa de armazenamento 7 são reunidos em conjunto. Ademais, a caixa de armazenamento 7 é um elemento rígido. De modo correspondente, a dita estrutura torna possível aumentar a rigidez de sustentação para a porção superior central da co
Petição 870180071921, de 16/08/2018, pág. 34/52
28/37 bertura protetora 33, onde é formada a porção da projeção de engate 72B. A sustentação pela caixa de armazenamento 7 pode elevar a rigidez da porção que forma a porção para apoio de contato para os joelhos G da cobertura protetora 33 (vide a Figura 4).
[0061] A figura 15 é uma vista da caixa de armazenamento 7 observada de cima. A caixa de armazenamento 7 pode ser separada, por uma linha de divisão 90, em duas metades, que são a metade à esquerda 7L e a metade à direita 7R. Uma saliência 91 e uma nervura 92 são formadas respectivamente na metade à esquerda 7L e na metade à direita 7R, permanecendo opostas entre si na linha de divisão 90. A metade à esquerda 7L e a metade à direita 7R são unidas em conjunto encaixando juntas a saliência 91 e a nervura 92, e prendendo juntas a saliência 91 e a nervura 92 usando um parafuso de rosca 93. De modo correspondente, acoplando a metade à esquerda 7L e a metade à direita 7R uma à outra, uma abertura 95, que é uma abertura voltada para cima e cercada por um flange vertical 94, é formada no centro da superfície do topo da caixa de armazenamento 7. Os suportes de reforços 97 são formados nas respectivas metades 7L e 7R em posições situadas no lado traseiro da caixa de armazenamento 7 e da abertura 95. Cada um dos suporte de reforços 97 é disposto em uma porção de fundo 96 da metade correspondente 7L e 7R (vide a figura 16). Os dois suporte de reforços 97 são dispostos com uma certa distância intermediária na direção da largura do veículo (na direção direita e esquerda). As posições onde são colocados os dois suporte de reforços 97 estão situadas no lado externo do flange 94 quando observados de cima. A distância intermediária citada acima equivale aproximadamente à largura, nas direções direita e esquerda, do lado traseiro da abertura 95. Além disso, a posição do suporte de reforço 97 em cada uma das metades 7L e 7R está aproximadamente na porção mediana, na direção direita e esquerda, da parte da porção do fundo 96 em que
Petição 870180071921, de 16/08/2018, pág. 35/52
29/37 parte do suporte de reforço 97 está disposta.
[0062] Conforme descrito acima, os suporte de reforços 44 são formados sobre os quadros principais 40 esquerdo e direito, respectivamente. Cada um dos suporte de reforços direito e esquerdo 97 é repousado sobre o suporte de reforço 44 correspondente a partir do lado externo, e os suporte de reforços 97 e 44 são aparafusados juntos. Os dois suporte de reforços 44 formam (duas nesta modalidade) porções de fixação do lado do quadro principal. As porções de fixação possuem certa distância intermediária na direção da largura do veículo e sustentam a porção do fundo do lado traseiro da caixa de armazenamento 7. Além disso, as coberturas protetoras 33, inclusive as porções para apoio de contato para os joelhos G, são fornecidos de modo a ser colocados em contato extremo com a superfície lateral correspondente da caixa de armazenamento 7. A rigidez das coberturas protetoras 33 é aumentada através da sustentação proporcionada pela caixa de armazenamento 7.
[0063] Quando o motociclista agarra as partes próximas às saliências 88a localizadas na porção mediana, da direção dianteira para traseira, da caixa de armazenamento 7 com seus joelhos, a caixa de armazenamento é pressionada na direção da largura do veículo com os joelhos N. De acordo com a estrutura descrita acima, o par direito e esquerdo de suporte de reforços 44, disposto com uma certa distância intermediária na direção da largura do veículo, sustenta a porção do fundo da caixa de armazenamento 7. A dita estrutura de sustentação aumenta a rigidez de sustentação da caixa de armazenamento 7. Como resultado, a rigidez das porções para apoio de contato para os joelhos, tanto da cobertura central 36 quanto das coberturas protetoras 33 sustentados pela caixa de armazenamento 7, também é aumentada. Observe que o número de suporte de reforços 44 que sustentam a caixa de armazenamento 7 na direção da largura do veículo não preci
Petição 870180071921, de 16/08/2018, pág. 36/52
30/37 sa ser igual a dois. Qualquer número de suporte de reforços 44 que não seja inferior a dois pode ser fornecido.
[0064] A figura 16 é uma vista da metade 7R observada do lado à esquerda do corpo do veículo. A metade 7L não ilustrada tem formato simétrico ao formato da metade 7R. Ao longo da porção do fundo 96 da metade 7R, um gancho 98 e o suporte de reforço 97 são formados de modo a se projetarem para baixo, respectivamente, em uma posição dianteira e em uma posição traseira. O gancho 98 é formado em uma posição localizada no lado dianteiro da porção do fundo 96. O gancho 98 se projeta obliquamente para baixo até a frente a partir da porção em declive inclinada obliquamente para cima até a frente. Um sulco em corte 98a é formado no gancho 98 para que seja aberto para o lado dianteiro. O sulco em corte 98a é desenhado para que engate na placa de reforço 43, que é formada entre o quadro principal 40 e o tubo frontal 5 (vide a figura 17).
[0065] A figura 17A mostra um estado onde o gancho 98 está prestes a ser fixado à placa de reforço 43. A figura 17B mostra um estado onde o gancho 98 foi fixado à placa de reforço 43. A placa de reforço 43 possui formato substancialmente triangular quando observada de um lado, como no caso da figura 17A. A placa de reforço 43 é um elemento metálico em placa que é formado por pressão e que possui um formato em C substancialmente quadrado na seção transversal com seu lado inferior aberto. Um flange 43C é formado, sendo dobrado para baixo, na porção mediana da superfície superior da porção em declive. A porção localizada no lado inferior do flange 43C é aberta, tanto para o lado superior quanto para o lado inferior, de modo que um furo de inserção 43d é formado na porção. A abertura 43a localizada em um dos lados da placa de reforço 43 é contígua à outra abertura 43a localizada no outro lado da placa de reforço 43 através de um espaço contínuo.
Petição 870180071921, de 16/08/2018, pág. 37/52
31/37 [0066] O sulco em corte 98a do gancho 98 é aberto para a frente, e a abertura expande gradualmente a partir do lado traseiro mais estreito até o lado dianteiro mais amplo. Uma porção de borda superior 98b e uma porção da borda inferior 98c são declives que são formados de modo a fazer com que a largura da abertura aumente na direção do lado dianteiro. Uma porção de extremidade mais profunda 98d possui uma abertura com a menor largura, que equivale aproximadamente à altura h do flange 43c. O lado da porção da extremidade inferior 98c do gancho 98 é inserido no furo de inserção 43d, e pressionado para frente. Em seguida, a porção de borda superior 98b é guiada até o topo da superfície superior 43b, e o flange 43c é produzido para penetrar no sulco em corte 98a. Uma vez que o flange 43c atinge a porção de extremidade mais profunda 98d, conforme observado na figura 17B, a porção da extremidade inferior 98c crava nas aberturas 43a, e o lado do flange 43c da superfície superior 43b é encaixado no sulco em corte 98a. Assim, o gancho 98 é produzido para engatar na placa de reforço 43.
[0067] Enquanto o gancho 98 da metade à direita 7R e o gancho 98 da metade à esquerda 7L são dispostos lado a lado, os dois ganchos 98 são produzidos para engatarem na placa de reforço comum e simples 43. De modo correspondente, o lado dianteiro da metade à esquerda 7L e o lado dianteiro da metade à direita 7R são reunidos em conjunto. Assim, o suporte de reforço 97 da metade à direita 7R e o suporte de reforço 97 da metade à esquerda 7L são aparafusados aos respectivos suporte de reforços dos quadros principais 40 correspondentes. De modo correspondente, a porção inferior da metade à direita 7R e a porção inferior da metade à esquerda 7L podem ser montadas aos respectivos quadros principais 40, de modo que as metades 7R e 7L sejam acopladas juntas formando uma caixa de armazenamento 7 integrada e de elevada rigidez.
Petição 870180071921, de 16/08/2018, pág. 38/52
32/37 [0068] A figura 8 mostra um velocímetro de uma porção do mostrador que constitui o painel de instrumentos 18 disposto no interior da cobertura do guidão 31 (vide a figura 1). Um velocímetro 100 é um mostrador em cristal líquido de formato circular disposto voltado para o motociclista. O velocímetro 100 possui um mostrador duplo, de arco concêntrico, que inclui um mostrador grande em arco 101 localizado na porção periférica externa, e um mostrador pequeno em arco 102 localizado no lado interno do mostrador grande em arco 101.
[0069] O mostrador grande em arco 101 exibe as rotações de modo que o mostrador grande em arco 101 funciona como um tacômetro. O mostrador pequeno em arco 102 exibe um medidor da temperatura da água 103, um medidor de combustível 104 e similares. Na porção central do velocímetro 100, um indicador de velocidade 105 é exibido. Um odômetro 106 está abaixo do indicador de velocidade 105, e um mostrador de velocidade do motor 107 está abaixo do odômetro 106. Um mostrador compacto, de dados múltiplos, em um painel simples de cristal líquido pode ser produzido desta forma.
[0070] A figura 19 é uma vista plana de uma porção em torno do trilho de agarramento 11. Os trilhos de assentamento 10 direito e esquerdo estão dispostos de modo paralelo entre si, e a placa transversal 48 está disposta entre as extremidades traseiras dos dois trilhos de assentamento 10. Uma placa transversal 110 do trilho de agarramento 11 é repousada sobre a placa transversal 48, e fixada com cavilhas
111. O trilho de agarramento 11 inclui um par direito e esquerdo das porções de aperto 112 e da porção transversal 110. As porções para aperto direita e esquerda 112 são colocadas simetricamente de modo a reduzir gradativamente a distância intermediária na direção do lado traseiro. A porção transversal 110 conecta as porções medianas, na direção longitudinal, dos apertos 112 entre si nas direções direita e esquerda. O trilho de agarramento 11 como um todo possui formato
Petição 870180071921, de 16/08/2018, pág. 39/52
33/37 substancialmente em H, e é formado integralmente usando um metal de liga leve ou similar.
[0071] Com esta configuração, o trilho de agarramento 11 pode ser fixado de forma simples e segura aos trilhos de assentamento 10 usando a porção transversal 110 formada com uma largura relativamente ampla. Além disso, o trilho de agarramento 11 é formado como um componente simples, promovendo a conexão da porção transversal 110 com as porções para aperto 112 direita e esquerda em conjunto. De modo correspondente, o número de peças do componente pode ser reduzido, e facilitando o manuseio e o serviço de fixaçãodestacamento. Além disso, o trilho de agarramento 11 é um elemento rígido. De modo correspondente, prendendo o trilho de agarramento 11 aos trilhos de assentamento 10 com cavilhas 111, os trilhos de assentamento 10 e, por fim, o quadro do corpo do veículo como um todo podem ser reforçados.
[0072] Subsequentemente, alguns dos efeitos vantajosos desta modalidade serão descritos. Como mostra a figura 4, a caixa de armazenamento 7 é sustentada no topo do quadro principal 40, e os lados da caixa de armazenamento são cobertos pelas coberturas protetoras 33. Além disso, as coberturas protetoras 33 são sustentadas por um elemento rígido, ou seja, pela caixa de armazenamento 7. Com esta configuração, é possível aumentar a rigidez de sustentação das coberturas protetoras. De modo correspondente, quando as coberturas protetoras são presos pelos joelhos, a rigidez das porções para apoio de contato para os joelhos G é assegurada. Muito embora não existam elementos rígidos, como um tanque de combustível ou quadros principais, próximos às porções para apoio de contato para os joelhos, é possível o apoio de contato para os joelhos. Além disso, estruturas complexas são dispensadas, tal como aquela em que a caixa de armazenamento é mantida pelos e entre os quadros principais. Em vez
Petição 870180071921, de 16/08/2018, pág. 40/52
34/37 disso, uma estrutura mais simples pode substituir a dita estrutura complexa. A dita estrutura complexa cria um grau de liberdade mais elevado no esboço dos quadros principais 40. Além disso, um centro de gravidade mais baixo para o corpo do veículo também pode ser obtido. [0073] Ademais, um peso mais leve pode ser obtido por meio das grandes aberturas 66 da superfície lateral formadas nas respectivas coberturas protetoras 33, como mostra a figura 10. Neste intervalo, as nervuras múltiplas (as nervuras centrais do lado dianteiro 73, as nervuras centrais do lado traseiro 74, as nervuras da porção traseira 75 e similares) e a porção de degrau 61 podem contribuir com a rigidez. Além disso, as coberturas laterais 34 são fixadas às respectivas coberturas protetoras 33. De modo correspondente, as coberturas laterais 34 podem aumentar a rigidez de sustentação das coberturas protetoras 33. As coberturas laterais 34 podem ser usadas para cobrir as marcas de depressão produzidas, pelas nervuras múltiplas (73, 74, 75 e similares), nas superfícies das porções periféricas 33e, 33f e 33g. Isto pode aumentar a aparência externa. Além disso, como mostra a figura 4, o ar quente descarregado do radiador 13 ultrapassa as aberturas de superfície lateral 66 das respectivas coberturas protetoras 33, e em seguida são descarregadas através das aberturas para descarga de ar 60, sendo que cada uma delas é um espaço formado na porção de união entre a cobertura central 34 e a cobertura protetora 33. O ar pode ser descarregado suavemente, de modo que a execução do resfriamento do radiador 13 possa ser aperfeiçoada.
[0074] Além disso, como mostram as figuras 2 e 25 abaixo, os suporte de reforços 44 são dispostos nos quadros principais 40 direito e esquerdo como porções de fixação sobre o lado do quadro principal para sustentar o lado traseiro da porção de fundo 96 da caixa de armazenamento 7. Os suporte de reforços 44 são colocados a uma certa distância intermediária na direção da largura do veículo. Esta configu
Petição 870180071921, de 16/08/2018, pág. 41/52
35/37 ração melhora a rigidez do lado traseiro da caixa de armazenamento 7 que é pressionada lateralmente pelos joelhos N no momento do apoio de contato para os joelhos.
[0075] Mais ainda, como mostra a figura 15, cada projeção de engate 72A é formada no lado dianteiro da porção superior da cobertura protetora 33 correspondente, sendo que cada projeção de engate 72B é formada no lado traseiro da porção superior, e cada projeção de engate 72C é formada na porção inferior. Estas projeções de engate são sustentadas pelo elemento rígido. Especificamente, a projeção de engate 72A é sustentada pela braçadeira 58 que é sustentada pelo suporte de reforço do farol 50. A projeção de engate 72B é sustentada pela superfície lateral da caixa de armazenamento 7, e a projeção de engate 72C é sustentada pelo suporte de reforço 13b fornecido ao lado do radiador 13. De modo correspondente, a rigidez de sustentação das coberturas protetoras pode ser aperfeiçoada.
[0076] De forma complementar, assim como mostram as figuras de 4 a 7, a abertura 63 para a caixa é formada na cobertura central 36, e a tampa da caixa 35 que abre e fecha a abertura 63 para a caixa é fixada à cobertura central 36. De modo correspondente, a fixação da tampa da caixa 35 pode ser feita com mais facilidade. Além disso, a cobertura central 36 exclusivamente pode ser separada com facilidade liberando a afixação na porção da extremidade traseira da cobertura central 36, e desengatando as porções de engate 36j e 36k proporcionadas, respectivamente, na porção do lado dianteiro da superfície lateral e na porção mediana da mesma. Separando a cobertura central 36, é possível realizar o serviço de manutenção para os indicadores do sentido do lado dianteiro 26 e similares. De modo correspondente, uma configuração como esta garante a melhor capacidade de manutenção. Mais ainda, os sulcos retificadores do fluxo 62 são formados, respectivamente, nos locais onde a cobertura central 36 é unida às
Petição 870180071921, de 16/08/2018, pág. 42/52
36/37 coberturas protetoras 33, de modo a se obter efeito de retificação do fluxo. Em acréscimo, a porção da borda da abertura 36g da abertura 63 para a caixa formada na cobertura central 36 é alinhada na porção de junção da porção periférica da tampa da caixa 35. De modo correspondente, a face de divisão formada na porção da borda da abertura 36g da abertura 63 para a caixa torna-se menos perceptível, de modo que a aparência desta área possa ser aperfeiçoada.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS [0077] A figura 1 é uma vista lateral de uma motocicleta de acordo com uma modalidade da presente invenção.
[0078] A figura 2 é uma vista lateral de um quadro do corpo do veículo.
[0079] A figura 3 é uma vista que ilustra as braçadeiras e similares proporcionadas no lado dianteiro de um tubo frontal.
[0080] A figura 4 é uma vista lateral de uma cobertura do corpo do veículo em uma porção em torno de uma cobertura protetora.
[0081] A figura 5 é uma vista em perspectiva de uma montagem parcial das coberturas protetoras em conjunto com as coberturas laterais e uma cobertura central, quando observadas obliquamente a partir do lado dianteiro do corpo do veículo.
[0082] A figura 6 é uma vista da montagem parcial quando observada diretamente a partir do lado dianteiro do corpo do veículo.
[0083] A figura 7 é uma vista em perspectiva da montagem parcial quando observada obliquamente a partir do lado traseiro do corpo do veículo.
[0084] A figura 8 é uma vista em perspectiva explodida das coberturas protetoras e das coberturas laterais.
[0085] A figura 9 é uma vista em perspectiva ilustrando as coberturas protetoras direito e esquerdo que são montados em conjunto.
[0086] A figura 11 é uma vista lateral de uma das coberturas latePetição 870180071921, de 16/08/2018, pág. 43/52
37/37 rais.
[0087] A figura 12 é uma vista frontal de uma das coberturas laterais.
[0088] A figura 13 é uma vista seccional tomada ao longo da linha 13-13 da Figura 10.
[0089] A figura 14 é uma vista seccionada tomada ao longo da linha 14-14 da Figura 10.
[0090] A figura 15 é uma vista plana de topo de uma caixa de armazenamento.
[0091] A figura 16 é uma vista lateral de uma metade da caixa de armazenamento.
[0092] A figura 17 é uma vista explicativa de uma estrutura de engate da caixa de armazenamento.
[0093] A figura 18 é uma vista ilustrativa de uma porção do mostrador de um painel de instrumento.
[0094] A figura 19 é uma vista plana de topo de uma porção traseira dos trilhos de assentamento aos quais é fixado o trilho de agarramento 11.
LISTAGEM DE REFERÊNCIA
3: quadro do corpo do veículo; 5: tubo frontal; 7: caixa de armazenamento; 13: radiador; 32: carenagem superior; 33: coberturas protetoras; 34: coberturas laterais; 35: tampa da caixa; 36: cobertura central; 60: aberturas para descarga de ar; 66: aberturas de superfície lateral; 71: porções de fixação; 72: projeções de engate; 73: nervuras centrais do lado dianteiro; 74: nervuras centrais do lado traseiro; 75: nervuras da porção traseira.
Petição 870180071921, de 16/08/2018, pág. 44/52
1/3

Claims (5)

REIVINDICAÇÕES
1/18 xo^lda^
7^.Α2.τλ p Rob.j^ PZ Ά. -<$ +?S' - P'>‘ ,-28
56a
1. Motocicleta que compreende:
um quadro principal (40) que inclui uma extremidade dianteira fornecida com um tubo frontal (5) para sustentar de forma rotativa um guidão (31), e que se estende a partir do tubo frontal (5) de modo oblíquo em sentido descendente até a parte traseira;
uma caixa de armazenamento (7) sustentada no quadro principal (40);
um assento (8) disposto no lado traseiro da caixa de armazenamento (7);
um motor (12) disposto abaixo da caixa de armazenamento (7) e abaixo do quadro principal (40);
um radiador (13) disposto no lado dianteiro do motor (12); e coberturas protetoras (33) cobrindo os respectivos lados laterais do radiador (13), e também cobrindo os respectivos lados laterais do motor (12); em que uma parte de cada uma das coberturas protetoras (33) cobre o lado lateral correspondente da caixa de armazenamento (7), de modo a formar uma porção para apoio de contato para os joelhos (G), as coberturas protetoras (33) são sustentadas pelos respectivos lados laterais da caixa de armazenamento (7), caracterizada pelo faro de que uma cobertura central (36) é fornecida como um elemento separado das coberturas protetoras (33), a cobertura central (36) sendo fixada às porções superiores das coberturas protetoras (33) respectivas e tendo uma porção de abertura (70e) para a caixa que é formada acima de uma abertura da caixa de armazenamento (7), a porção de abertura (70e) para a caixa é coberta com uma cobertura de tampa da caixa (35), de modo a ser livremente aberta e fechada, e
Petição 870180071921, de 16/08/2018, pág. 45/52
2. Motocicleta, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que cada uma das coberturas protetoras (33) é produzida em resina, a cobertura protetora (33) inclui:
uma porção de corpo principal; e uma cobertura lateral (34) que cobre o lado lateral correspondente da porção do corpo principal, a porção do corpo principal inclui:
uma abertura na superfície lateral através da qual passa o ar descarregado a partir do radiador (13); e uma porção periférica de abertura que circunda a abertura na superfície lateral, e na qual uma nervura de reforço é formada; e a cobertura lateral (34) repousa sobre ao menos uma parte da porção periférica de abertura, e um espaço lacunar que atua como uma abertura para descarga de ar (60) é formado entre a cobertura lateral (34) e a porção do corpo principal.
2/3 um sulco retificador de fluxo é formado na porção de união entre a cobertura central (36) e cada uma das coberturas protetoras (33).
3/3 (50) fixado ao tubo frontal (5), e fornecido para sustentar um farol (50), uma porção superior do lado traseiro da cobertura protetora (33) é sustentada pela caixa de armazenamento (7), e uma porção inferior da cobertura protetora (33) é sustentada pelo radiador (13).
5. . Motocicleta, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que compreende ainda:
porções de fixação (71) dispostas nas porções para apoio de contato para os joelhos (G) e fornecidas para fixar as coberturas protetoras (33) à caixa de armazenamento (7).
Petição 870180071921, de 16/08/2018, pág. 47/52
3. Motocicleta, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que compreende ainda:
uma pluralidade de porções de fixação (73) que estão dispostas, afastadas umas das outras no sentido da largura do veículo, em uma porção de fundo (96) sobre o lado traseiro da caixa de armazenamento (7), e que são fornecidas para acoplar as coberturas protetoras ao quadro principal (40).
4. Motocicleta, de acordo a reivindicação 2 ou 3, caracterizada pelo fato de que:
uma porção superior do lado dianteiro (33h) de cada uma das coberturas protetoras (33) é sustentada por um suporte de farol
Petição 870180071921, de 16/08/2018, pág. 46/52
5/18
ΙΩ
C r~·Ί Ο-
BRPI0805327A 2007-12-30 2008-12-19 motocicleta BRPI0805327B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2007341581A JP4527148B2 (ja) 2007-12-30 2007-12-30 自動2輪車

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0805327A2 BRPI0805327A2 (pt) 2009-08-25
BRPI0805327B1 true BRPI0805327B1 (pt) 2018-12-11

Family

ID=40826561

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0805327A BRPI0805327B1 (pt) 2007-12-30 2008-12-19 motocicleta

Country Status (4)

Country Link
JP (1) JP4527148B2 (pt)
CN (1) CN101468689B (pt)
AR (1) AR069337A1 (pt)
BR (1) BRPI0805327B1 (pt)

Families Citing this family (21)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5129672B2 (ja) * 2008-07-07 2013-01-30 本田技研工業株式会社 自動二輪車の車体カバー構造
JP2012218539A (ja) * 2011-04-07 2012-11-12 Yamaha Motor Co Ltd 自動二輪車
JP5771100B2 (ja) * 2011-09-06 2015-08-26 川崎重工業株式会社 鞍乗型車両
JP5930376B2 (ja) * 2012-02-16 2016-06-08 本田技研工業株式会社 鞍乗型車両
JP6006581B2 (ja) * 2012-08-07 2016-10-12 川崎重工業株式会社 自動二輪車のサイドカウル構造
JP6058957B2 (ja) * 2012-09-21 2017-01-11 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両のサイドカバー構造
EP3009335B1 (en) * 2013-06-10 2018-09-19 Yamaha Hatsudoki Kabushiki Kaisha Exterior cover for straddled vehicles
JP5852618B2 (ja) * 2013-09-20 2016-02-03 本田技研工業株式会社 シュラウドを備えた鞍乗り型車両
JP5852072B2 (ja) * 2013-09-26 2016-02-03 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両
JP2016020182A (ja) * 2014-07-15 2016-02-04 ヤマハ発動機株式会社 鞍乗型車両
JP6244607B2 (ja) * 2014-07-23 2017-12-13 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両のシュラウド構造
JP6129884B2 (ja) * 2015-01-23 2017-05-17 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両のサイドカバー構造
JP2018058467A (ja) * 2016-10-04 2018-04-12 ヤマハ発動機株式会社 鞍乗型車両
US11065972B2 (en) 2017-09-29 2021-07-20 Honda Motor Co., Ltd. Saddle type electric vehicle
JP6806747B2 (ja) * 2018-09-28 2021-01-06 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両のカウル構造
JP6880088B2 (ja) * 2019-01-25 2021-06-02 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両
JP7060643B2 (ja) * 2020-03-31 2022-04-26 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両
JP7450489B2 (ja) 2020-07-30 2024-03-15 カワサキモータース株式会社 自動二輪車
JP2023165040A (ja) * 2020-09-18 2023-11-15 ヤマハ発動機株式会社 鞍乗型車両
JP7376546B2 (ja) 2021-09-30 2023-11-08 本田技研工業株式会社 鞍乗り型車両
JP7440552B2 (ja) 2022-02-15 2024-02-28 本田技研工業株式会社 シュラウド

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS6412982A (en) * 1987-07-04 1989-01-17 Honda Motor Co Ltd Frame structure in saddling type car
JPS6483483A (en) * 1987-09-24 1989-03-29 Yamaha Motor Co Ltd Motorcycle
JP2868787B2 (ja) * 1989-06-13 1999-03-10 ヤマハ発動機株式会社 自動二輪車における車両構成部品配設構造
JP2999209B2 (ja) * 1989-12-22 2000-01-17 ヤマハ発動機株式会社 自動二輪車
JP4684715B2 (ja) * 2005-04-01 2011-05-18 川崎重工業株式会社 車輌のシュラウド

Also Published As

Publication number Publication date
AR069337A1 (es) 2010-01-13
BRPI0805327A2 (pt) 2009-08-25
CN101468689B (zh) 2011-07-06
JP4527148B2 (ja) 2010-08-18
CN101468689A (zh) 2009-07-01
JP2009161027A (ja) 2009-07-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0805327B1 (pt) motocicleta
BRPI1105571B1 (pt) veículo do tipo conduzido em selim
WO2011093184A1 (ja) 鞍乗型車両の力ウリング構造
BRPI1000038B1 (pt) Estrutura de introdução de vento para motocicletas
BRPI1101261A2 (pt) dispositivo depurador de ar
BRPI0516858B1 (pt) estrutura de capota de corpo de veículo em motocicleta
JP4827130B2 (ja) 車両用メータパネル装置
ES2235559B2 (es) Estructura de soporte de carenado delantero y estructura de proteccion contra el aire para motocicleta.
BRPI0901522B1 (pt) estrutura de suporte da porção dianteira do corpo de veículo
ES2399202T3 (es) Motocicleta
ES2235560A1 (es) Estructura de carenado delantero de motocicleta.
BRPI0805388B1 (pt) Motocicleta
BRPI0801488B1 (pt) Cobertura para radiador de veículo do tipo motoneta e veículo do tipo motoneta provido com a mesma
BRPI1003253B1 (pt) veículo do tipo de montar em sela
BRPI0900974B1 (pt) arranjo de estrutura de estojo de velocímetro de veículo
ES2465744A2 (es) Vehículo tipo motocicleta
JP4126957B2 (ja) スクータ型車両の吸気系構造
BR112012024580B1 (pt) veículo a motor de duas rodas
ES2402185T3 (es) Vehículo de motor de dos ruedas
BRPI0608984A2 (pt) motocicleta
ES2367417T3 (es) Vehículo con una estructura de asiento.
BRPI0805613B1 (pt) Estrutura de carenagem frontal de motocicleta
JP2002284065A (ja) 自動二輪車のフロントカウル支持構造
JP3716063B2 (ja) 自動二輪車用収納ボックス
JP7253473B2 (ja) 鞍乗型車両におけるウインドシールドの固定構造

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion)
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 19/12/2008, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.