BRPI0722021A2 - Método e equipamento para prover recurso de identificação de chamada com imagem - Google Patents

Método e equipamento para prover recurso de identificação de chamada com imagem Download PDF

Info

Publication number
BRPI0722021A2
BRPI0722021A2 BRPI0722021-9A BRPI0722021A BRPI0722021A2 BR PI0722021 A2 BRPI0722021 A2 BR PI0722021A2 BR PI0722021 A BRPI0722021 A BR PI0722021A BR PI0722021 A2 BRPI0722021 A2 BR PI0722021A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
images
equipment
user
equipment according
telephone number
Prior art date
Application number
BRPI0722021-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Mark Gilmore Mears
Stephen Kwong
Original Assignee
Thomson Licensing
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Thomson Licensing filed Critical Thomson Licensing
Publication of BRPI0722021A2 publication Critical patent/BRPI0722021A2/pt
Publication of BRPI0722021B1 publication Critical patent/BRPI0722021B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04MTELEPHONIC COMMUNICATION
    • H04M1/00Substation equipment, e.g. for use by subscribers
    • H04M1/57Arrangements for indicating or recording the number of the calling subscriber at the called subscriber's set
    • H04M1/575Means for retrieving and displaying personal data about calling party
    • H04M1/576Means for retrieving and displaying personal data about calling party associated with a pictorial or graphical representation

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Telephone Function (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)

Description

“MÉTODO E EQUIPAMENTO PARA PROVER RECURSO DE IDENTIFICAÇÃO DE CHAMADA COM IMAGEM”
FUNDAMENTO DA INVENÇÃO
Campo da Invenção
Os presentes formas de realização, em geral, referem-se a equipamentos com uma capacidade de telecomunicação, e, mais particularmente, a um método e equipamento que provenha um recurso de identificação de chamada com imagem (em inglês, "CID") que pro- vê valor de entretenimento aumentado e que também é capaz de impedir queima de tela.
Fundamentos
O CID é um recurso popular para dispositivos de telecomunicações. Recursos de CID convencionais tipicamente exibem um número de telefone e nomê^do chãfiiador (se disponível) logo após recebimento de uma chamada telefônica de entrada do chamador. Desta maneira, o CID possibilita que uma parte ao receber umá chamada telefônica de en- trada conheça a identidade do chamador antes de atender a ligação, e este recurso, por exemplo, pode ser usado como um meio através do qual as partes podem controlar suas chamadas.
Outra forma de CID envolve exibir uma imagem simples correspondente a um cha- mador logo após recebimento de uma chamada telefônica de entrada do chamador. Por exemplo, certos telefones celulares provêm uma opção por meio da qual os usuários podem conectar uma imagem de animação pré-armazenada a uma entrada de agenda de contato do chamador. Posteriormente, a imagem de animação pré-armazenada é exibida logo após recebimento de uma chamada telefônica de entrada do chamador. Embora esta forma de CID possa ser útil para indicar a identidade de um chamador, ela pode apresentar alguns problemas associados. Primeiro, esta forma de CID provê apenas valor de entretenimento limitado, porque somente uma única imagem é exibida logo após recebimento de uma cha- mada telefônica de entrada. Além disso, devido ao fato de que é exibida apenas uma única imagem, esta forma de CID deixa de impedir, e pode mesmo contribuir para, queima de tela.
Consequentemente, existe uma necessidade de um método e equipamento que provenha um recurso de CID com imagem que aborde os problemas precedentes e, através disso, provenha um valor de entretenimento aumentado e que seja capaz de impedir queima de tela. Os presentes formas de realização abordam estas e/ou outras questões.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
De acordo com um aspecto das presentes formas de realização, é divulgado um método de exibir imagens usando um equipamento. De acordo com uma forma de realiza- ção de exemplo, o método inclui as etapas de associar um primeiro grupo de imagens com um primeiro número, e exibir o primeiro grupo de imagens em resposta ao recebimento de uma chamada do primeiro número. De acordo com outro aspecto das presentes formas de realização, é divulgado um equipamento. De acordo com uma forma de realização de exemplo, o equipamento inclui meio, tal como uma memória, para armazenar dados indicando uma associação entre um primeiro grupo de imagens e um primeiro número de telefone, e meio, tal como um proces- 5 sador, para possibilitar exibição do primeiro grupo de imagens em resposta ao recebimento de uma chamada telefônica do primeiro número de telefone.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
As características e vantagens acima mencionadas e outras das presentes formas de realização, e a maneira de alcançá-las, se tornarão mais aparentes, e as formas de reali- zação serão mais bem compreendidas fazendo-se referência à descrição a-seguir, em con- junto com os desenhos anexos, em que:
A fig. 1 é um diagrama de blocos de uma forma de realização de exemplo da pre- sente divulgação.
A fig. 2 é um diagrama de blocos de outro forma de realização de exemplo da pre- sente divulgação.
A fig. 3 é um fluxograma ilustrando etapas para estabelecer um recurso de CID com imagem de acordo com uma forma de realização de exemplo da presente divulgação.
A fig. 4 é um fluxograma ilustrando etapas para executar um recurso de CID com imagem de acordo com uma forma de realização de exemplo da presente divulgação.
As exemplificações apresentadas neste documento ilustram formas de realização
da presente divulgação, e estas exemplificações não devem ser interpretadas de modo al- gum como Iimitantes do escopo da divulgação.
DESCRIÇÃO DAS FORMAS DE REALIZAÇÃO
Referindo-se aos desenhos, e, mais particularmente, à fig. 1, é mostrado um dia- grama de blocos de uma forma de realização de um equipamento de telecomunicações 100 de acordo com aspectos da presente divulgação. Em geral, um equipamento de telecomuni- cações pode incluir, por exemplo, um dispositivo tipo telefone de rede terrestre, dispositivo tipo telefone celular, ou um dispositivo de telefone tipo internet. Como indicado na fig. 1, o equipamento de telecomunicações 100 compreende meio de entrada de usuário, tal como um terminal de entrada de usuário 10, meio de entrada/saída (em inglês, l/O), tal como blo- co de entrada/saída 12, meio de processamento, tal como processador 14, meio de arma- zenamento de dados, tal como memória 16, meio de entrada/saída visual, tal como visor 18, e meio de entrada/saída auditivo, tal como transceptor de voz 20. Alguns dos elementos precedentes do equipamento de telecomunicações 100 podem ser implementados usando um ou mais circuitos integrados (em inglês, ICs). Para fins de descrição, certos elementos convencionais associados ao equipamento de telecomunicações 100, tais como, certos si- nais de controle, sinais de potência e/ou outros elementos talvez não estejam mostrados na fig. 1. De acordo com uma forma de realização de exemplo, o equipamento de telecomuni- cações 100 da fig. 1 pode ser implementado como qualquer tipo de dispositivo, sistema e/ou equipamento que tem um recurso de comunicação telefônica, e, por exemplo, pode ser inte- grado a dispositivos, sistemas e/ou equipamentos que têm outros recursos, tais como recur- sos de processamento de áudio e/ou vídeo.
O terminal de entrada de usuário 10 é operativo para receber entradas de usuários, e emitir sinais correspondentes às entradas de usuário para o processador 14. De acordo com uma forma de realização de exemplo, o terminal de entrada de usuário 10 pode ser implementado como um teclado tendo uma pluralidade de teclas que possibilitam recursos 10 de entrada numérica e alfanumérica. O terminal de entrada de usuário 10 também pode in- cluir recursos de entrada de voz.
O terminal de entrada de usuário 10, por exemplo, pode ficar iluminado quando em uso (por exemplo, por meio de diodos emissores de Iuz (LEDs) e/ou outros meios de ilumi- nação).
O bloco de entrada/saída 12 é operativo para realizar funções de entrada/saída do
equipamento de telecomunicações 100. De acordo com uma forma de realização de exem- plo, o bloco de entrada/saída 12 é operativo para transmitir sinais a e receber sinais de ou- tros dispositivos, sistemas e/ou equipamentos em uma ou mais diferentes redes. O bloco de entrada/saída 12 pode incluir um ou mais elementos de antena, plugues, e/ou outros tipos de elemento de entrada/saída.
O processador 14 é operativo para realizar vários processamentos de sinal e fun- ções de controle do equipamento de telecomunicações 100. De acordo com uma forma de realização de exemplo, processador 14 é operativo para executar código de software que possibilita um recurso de CID com imagem de acordo com princípios da presente divulga- ção. De acordo com este forma de realização de exemplo, o processador 14 possibilita exi- bição de uma pluralidade de imagens por meio do visor 18 em resposta ao recebimento de uma chamada telefônica de entrada de um número de telefone associado às imagens. De acordo com pelo menos uma forma de realização de exemplo, as imagens são exibidas uma de cada vez de uma maneira rotativa (por exemplo, como uma mostra de slide, etc.). Com esta forma de realização de exemplo, o processador 14 também faz com que a rotação das imagens seja interrompida em resposta à detecção de uma condição predeterminada, tal como quando um usuário responde uma chamada telefônica ou logo após término da cha- mada telefônica (ou seja, quando o usuário desliga). Outros detalhes relacionados ao recur- so de CID com imagem da presente divulgação serão providos posteriormente neste docu- mento.
O processador 14 também é operativo para realizar e/ou possibilitar funções do e- quipamento de telecomunicações 100 incluindo detectar e processar entradas de usuário feitas por meio do terminal da entrada de usuário 10, Ier e escrever dados de e para a me- mória 16, realizar funções de processamento de chamada incluindo fazer discagem e fun- ções de recebimento de chamada, possibilitando exibição de imagens e interfaces de usuá- rio por meio do visor 18, e/ou outras funções.
A memória 16 é operativa para realizar funções de armazenamento de dados do
equipamento de telecomunicações 100. De acordo com uma forma de realização de exem- plo, a memória 16 armazena dados, incluindo código de software executável, imagens (por exemplo, imagens fixas e/ou imagens/vídeo móveis), dados de exibição em tela, números de telefone, incluindo números de chamadas discadas anteriormente e chamadas recebidas 10 anteriormente, dados de estabelecimento de usuário, incluindo dados indicando associações entre imagens e números de telefone, e/ou õutros dStios.
O visor 18 é operativo para prover exibições visuais sob o controle do processador
14. De acordo com uma forma de realização de exemplo, o visor 18 provê exibições visuais de uma pluralidade de imagens (por exemplo, uma de cada vez em de uma maneira rotati- 15 va, ou como uma seqüência de vídeo de imagens móveis) em resposta ao recebimento de uma chamada telefônica de entrada de um número de telefone associado às imagens. O visor 18 também pode ser implementado como uma tela de toque. Em tal caso, o visor 18 pode incluir ícones de toque que correspondem a uma ou mais teclas do terminal de entrada de usuário 10. O transceptor de voz 20 é operativo para transmitir e receber dados de voz 20 para e do processador 14 durante chamadas telefônicas.
Referindo-se agora à fig. 2, é mostrado um diagrama de blocos de outra forma de realização de um equipamento de telefone 200 de acordo com aspectos da presente divul- gação. O equipamento de telefone 200 compreende dois blocos principais, um dispositivo móvel 210 e uma unidade de base 250. O dispositivo móvel 210 inclui um circuito de antena 25 212, autofalante 214, visor 216, processador de dispositivo móvel 218, memória 220, micro- fone 222, e teclado 224. A unidade de base 250 inclui circuito de interface 252, interface de usuário 254, visor 256, antena de circuito 258, o processador de base 260, memória 264, e base de dispositivo móvel 264. Alguns dos elementos precedentes do equipamento de tele- fone 200 podem ser implementado usando um ou mais circuitos integrados (em inglês, ICs). 30 Para fins de Descrição, certos elementos convencionais associados ao equipamento de tele- fone 200, tais como certos sinais de controle, sinais de potência e/ou outros elementos tal- vez não estejam descritos na fig. 2.
Dentro do dispositivo móvel 210, o processador de dispositivo móvel 218 conecta- se à antena de circuito 212, autofalante 214, visor 216, memória 220, microfone 222, e te- ciado 224. O processador de dispositivo móvel 218 provê características similares àquelas características descritas acima para o processador 14, incluindo recebimento e transmissão de informações, tais como voz, vídeo ou dados, através da antena de circuito 212, bem co- mo decodificação de entradas de usuário provenientes do teclado 224. O processador de dispositivo móvel 218 também transfere e decodifica entre sinais de telefonia e sinais de voz recebidos da microfone 222 enviados para o autofalante 214 e para o usuário. O processa- dor de dispositivo móvel 218 também decodifica informações de imagem que podem ser 5 entregues através da antena de circuito 212 ou armazenadas e recuperadas da memória 220 e exibidas no visor 216.
Com a unidade de base 250, o processador de base 260 conecta-se à interface 252, á interface de usuário 254, ao visor 256, à antena de circuito 258, à memória 262, e à base de dispositivo móvel 264. O processador de base 260 provê características similares 10 àquelas características descritas acima para o- processador 14, incluindo recebimento e transmissão de informações, tais como võZT vídeo ou dados, através da antena de circuito 259, bem como decodificação de entradas de usuário e provimento de status de usuário para a interface de usuário 254.
É importante observar que somente a unidade de base 250 ou unidade de dispositi- 15 vo móvel 210 pode incluir um elemento de exibição. Por exemplo, o visor 216 pode não es- tar presente no dispositivo móvel 210. Somente o visor 256 na unidade de base 250 pode estar presente e ser capaz de exibir imagens e outras informações. Adicionalmente, os re- cursos de exibição do visor 216 na unidade de dispositivo móvel 210 e do visor 256 na uni- dade de base 250 podem ser diferentes. Por exemplo, o visor 216 pode ser capaz de exibir 20 informações de texto em preto e branco, tais como um número de telefone. O visor 256 po- de ser capaz de exibir imagens e imagens coloridas, bem como exibir outras informações relacionadas à chamada telefônica.
Também é importante observar que funções realizadas pelo processador de base 260 e o processador de dispositivo móvel 218, como descritas neste documento, podem se 25 complementar, bem como sobreporem-se entre si. Por exemplo, o processador de base 260 pode incluir um circuito, tal como um controlador de exibição que controla possibilitação de exibição de imagens em um ou ambos os visores 216 e 256. O processador de dispositivo móvel 218 pode incluir apenas um Gircuito de controle de exibição que seja receptivo ao controlador de exibição do processador de base 260.
O processador de base 260 também decodifica e controla sinais recebidos ou envi-
ados através da interface 252. A interface 252 provê uma interface de sinais para e de dis- positivos externos e redes. Em uma forma de realização preferida, a interface 252 provê um sistema de chamada de linha telefônica padrão para chamada de voz e também provê uma interface para um computador ou rede de internet para transferência de dados. O processa- 35 dor de base 260 também decodifica informações de imagem que podem ser liberadas atra- vés da antena de circuito 258, liberadas através da interface 252 ou armazenadas e recupe- radas da memória 262 e exibidas no visor 256. A base de dispositivo móvel 264 provê um local de armazenamento estacionário para o dispositivo móvel 210, por exemplo, quando ele não está em uso. A base de disposi- tivo móvel 264 pode incluir conexões que fazem interface com conexões no dispositivo mó- vel 210, não mostradas, para recarregamento do dispositivo de força por bateria no disposi- 5 tivo móvel 210 ou para dirigir comunicações de dados entre o dispositivo móvel 210 e a uni- dade de base 250. A unidade de base 250 também pode incluir circuitos alimentação de energia, não mostrados, para conectarem uma saída de energia elétrica e energizar a uni- dade de base, bem como um dispositivo móvel de carregamento 210.
A comunicação sem fio é estabelecida no dispositivo móvel 210 através da antena 10 de circuito 212 e na unidade de base 250 através da antena de circuito 258. Existe um pro- tocolo de comunicações entre o dtSpositivo móvel 210 e a unidade de base 250 para transfe- rir informações de voz da linha telefônica conectada à interface 252 para o usuário do dispo- sitivo móvel 210. Em uma forma de realização preferida, os protocolos de comunicações atendem à norma Digital Enhanced Cordless Telecommunications (DECT) 6.0 e permite 15 transferência separada de informações de voz e dados correspondentes para informações de vídeo ou controle. Tanto o dispositivo móvel 210 como a unidade de base 250 também podem ser capazes de se comunicarem em outras redes de comunicações sem fio, tais co- mo uma rede sem fio de área local (WLAN) ou uma rede de telefone celular.
Referindo-se agora à fig. 3, é mostrado um fluxograma 300 ilustrando etapas para 20 estabelecer um recurso de CID com imagem de acordo com uma forma de realização de exemplo de aspectos da presente divulgação. Com finalidades de exemplo e explicação, as etapas da fig. 3 serão descritas principalmente fazendo-se referência ao equipamento de telecomunicações 100 da fig. 1. As etapas da fig. 3 igualmente podem ser descritas usando formas de realização, tais como o equipamento de telefone 200 da fig. 2 As etapas da fig. 3 25 são apenas de exemplo, e não se destinam a limitar de forma alguma a presente divulga- ção.
Na etapa 310, um usuário seleciona o recurso de CID com imagem. De acordo com uma forma de realização de-exemplo, o usuário pode selecionar o recurso de CID com ima- gem na etapa 310 provendo uma ou mais entradas por meio do terminal de entrada de usu- ário 10 receptivo a um menu em tela provido por meio do visor 18 que lista um número de recursos disponíveis providos pelo equipamento de telecomunicações 100.
Após o usuário selecionar o recurso de CID com imagem na etapa 310, o fluxo de processo avança para etapa 320 onde o usuário seleciona um chamador. De acordo com uma forma de realização de exemplo, o usuário pode selecionar o chamador na etapa 310 35 provendo uma ou mais entradas por meio do terminal de entrada de usuário 10 receptivo a um menu em tela provido por meio do visor 18 que lista um número de chamadores indivi- duais. Os chamadores individuais podem ser listados como registros de CID armazenados de chamadas recebidas previamente, ou podem ser listados como entradas em um recurso de agenda de contato do equipamento de telecomunicações 100 que inclui os nomes, nú- meros de telefone e/ou outras informações associadas com chamadores individuais. As en- tradas na agenda de contato, por exemplo, podem ser manualmente inseridas pelo usuário 5 e armazenadas na memória 16 durante outro processo de estabelecimento do equipamento de telecomunicações 100 que não será descrito neste documento.
Após o usuário selecionar o chamador na etapa 320, o fluxo de processo avança para etapa 330 onde o usuário faz com que uma pluralidade de imagens seja associada a ou conectado ao número de telefone do chamador. De acordo com uma forma de realização 10 de exemplo, o usuário pode-selecionar cada uma das imagens a serem associadas ao nú- mero de telefone· do chSTnador na etapa 330 sob o controle do processador 14 provendo uma ou mais entradas por meio do terminal de entrada de usuário 10 em resposta a ima- gens exibidas por meio do visor 18. As imagens selecionadas podem ser armazenadas na memória local (ou seja, memória 16) do equipamento de telecomunicações 100 e/ou em 15 uma memória de outro dispositivo que esteja operativamente acoplado ao equipamento de telecomunicações 100 por meio do bloco de entrada/saída 12. Por exemplo, as imagens selecionadas podem ser armazenadas em um computador que esteja conectado ao equi- pamento de telecomunicações 100 e/ou armazenadas em um repositório localizado na in- ternet. As imagens selecionadas também podem ficar contidas dentro de um ou mais "reci- 20 pientes" de imagens (por exemplo, pastas, discos rígidos, etc.). Além disso, a pluralidade de imagens selecionadas pode representar imagens fixas e/ou uma seqüência de vídeo de i- magens móveis. Como referido neste documento, o termo “imagens" pode referir-se a qual- quer tipo de imagens incluindo fotografias e/ou imagens de arquivo gráfico.
Além de selecionar imagens para armazenamento, o usuário também pode selecio- 25 nar imagens e comunicar e transmitir as imagens selecionadas entre um dispositivo móvel 210 e a unidade de base 250 de um equipamento de telefone 200, como mostrado na fig. 2. Por exemplo, uma imagem pode ser selecionada e transmitida da unidade de base 250 para o dispositivo móvel 210 para exibição no visor 216 localizado no dispositivo móvel 210. A imagem selecionada pode ser usada para exibição no dispositivo móvel para receber uma 30 chamada de entrada, e pode ser diferente de imagens selecionadas para exibição no visor 256 localizado na unidade de base 250 do equipamento de telefone 200. Em outro exemplo, as imagens também podem ser recebidas através do dispositivo móvel 210 e transmitidas para a unidade de base 250 para armazenamento e exibição futura.
Durante o processo de associação de imagem da etapa 330, ao usuário pode ser dada a oportunidade de modificar um parâmetro de uma ou mais imagens selecionadas. Por exemplo, podem ser modificados parâmetros de corte, sombreamento, e redimensionamen- to, junto com outros parâmetros de imagem conhecidos. Também durante o processo de associação de imagem 330, ao usuário pode ser dada a oportunidade de selecionar a ma- neira em que as imagens selecionadas são exibidas quando uma chamada telefônica de entrada do número de telefone correspondente é recebida pelo equipamento de telecomuni- cações 100. Por exemplo, o usuário pode definir que as imagens selecionadas sejam exibi- das como uma mostra de slide. A mostra de slide pode ser exibida como imagens uma de cada vez de uma maneira rotativa. As imagens também podem ser exibidas todas de uma vez em um modo de tela cheia, ou como um mosaico de algumas ou todas as imagens se- lecionadas onde "amostras em tamanho reduzido" das imagens podem ser de tamanhos iguais ou desiguais, com qualquer número de efeitos de transição e/ou diferentes orienta- ções angulares. Desta maneira, o usuário pode selecionar uma ordem temporal na qual uma ou mais~das imagens selecionadas é exibida e/ou pode selecionar um período de tempo no qual uma ou mais das imagens selecionadas é exibida. Como outro exemplo, o usuário po- de definir que algumas das imagens selecionadas sejam exibidas em uma ordem seleciona- da, e que posteriormente, as imagens selecionadas restantes sejam exibidas aleatoriamen- te. Como mais outro exemplo, o usuário pode definir que algumas das imagens seleciona- das sejam exibidas por períodos de tempo mais longos ou mais curtos do que outras ima- gens selecionadas. Uma vantagem de exibir certas imagens em diferentes formas e em dife- rentes estruturas de tempo pode melhorar tanto o apelo visual da exibição como melhorar o benefício funcional, tal como reduzindo o efeito de queima de imagem no visor.
Também durante o processo de associação de imagem da etapa 330, ao usuário pode ser dada a oportunidade de definir onde as imagens selecionadas devem ser exibidas quando uma chamada telefônica de entrada do número de telefone correspondente é rece- bida pelo equipamento de telecomunicações 100. Por exemplo, o usuário pode definir que algumas ou todas as imagens selecionadas sejam exibidas por meio do visor 18 do equipa- mento de telecomunicações 100 e/ou por meio de um ou mais outros dispositivos (por e- xemplo, estação de base 250, um monitor de computador, uma tela de televisão, etc.). Da- dos correspondentes a todas as seleções de usuário na etapa 230 são armazenados na memória 4-6.
Após o usuário associar ou links uma pluralidade de imagens com o número de te- lefone do chamador, e prover quaisquer outras seleções de entrada na etapa 330, fluxo de processo avança para etapa 340 onde ao usuário é dada uma oportunidade de selecionar outro chamador. Se o usuário escolher assim selecionar outro chamador na etapa 340, fluxo de processo retorna para etapa 320 onde outro chamador é selecionado.
Posteriormente, o chamador selecionado é associado a uma pluralidade de ima- gens na etapa 330, como previamente descrito acima. Alternativamente, se o usuário esco- lher não selecionar outro chamador na etapa 340, o fluxo de processo avança para etapa 350 onde o usuário sai do recurso de CID com imagem provendo uma ou mais entradas ao equipamento de telecomunicações 100 por meio do terminal de entrada de usuário 10.
Observa-se que as etapas da fig. 3 podem ser modificadas de acordo com escolha de desenho. Por exemplo, ao usuário pode ser dada a oportunidade de selecionar imagens a serem associadas a um dado chamador (ou seja, etapa 330 na fig. 2, como mostrado) antes de realmente selecionar o chamador (ou seja, etapa 320 na fig. 2, como mostrado).
Referindo-se agora à fig. 4, é mostrado um fluxograma 400 ilustrando etapas para executar um recurso de CID com imagem de acordo com uma forma de realização de e- xemplo de aspectos da presente divulgação. Para fins de exemplo e explicação, as etapas da fig. 4 também serão descritas principalmente fazendo-se referência ao equipamento de 10 telecomunieações 100 da fig. 1. As etapas da fig. 4 igualmente podem ser descritas usando ~~forma§~de realização tal como o equipamento de telefone 200 da fig. 2. As etapas da fig. 4 são apenas de exemplo, e não se destinam de forma alguma a limitar a presente divulga- ção.
Na etapa 410, o equipamento de telecomunicações 100 recebe uma chamada tele- 15 fônica de entrada. De acordo com uma forma de realização de exemplo, a chamada telefô- nica de entrada inclui informações de CID que indicam o número de telefone do chamador e é indicado pelo processador 14. Depois, na etapa 420, uma determinação é feita quanto a se o número de telefone do chamador está associado às imagens. De acordo com uma for- ma de realização de exemplo, o processador 14 realiza a determinação na etapa 420 com- 20 parando as informações de CID recebidas com os dados armazenados na memória 16 pro- veniente do processo de estabelecimento do recurso de CID com imagem descrito na fig. 2.
Se a determinação na etapa 420 for negativa, o fluxo de processo avança para eta- pa 430 onde o equipamento de telecomunicações 100 provê uma função de CID de uma maneira normal sob o controle do processador 14. De acordo com uma forma de realização 25 de exemplo, prover a função de CID de uma maneira normal na etapa 430 inclui exibir o número de telefone do chamador, mas não inclui exibir uma pluralidade de imagens associ- adas ao chamador.
Alternativamente, se a determinação na etapa 420 for positiva, o fluxo de processo avança para etapa 440 onde o equipamento de telecomunicações 100 exibe as imagens 30 associadas ao número de telefone do chamador sob o controle do processador 14 de acor- do com as seleções de usuário feitas durante a etapa 430 do processo de estabelecimento do recurso de CID com imagem descrita na fig. 2. As imagens exibidas na etapa 440 podem ser armazenadas em e recuperadas da memória local (ou seja, a memória 16) do equipa- mento de telecomunicações 100 e/ou em uma memória de outro dispositivo que esteja ope- 35 rativamente acoplado no equipamento de telecomunicações 100 por meio do bloco de en- trada/saída 12. Permitindo que imagens a serem armazenadas diferentes de no equipamen- to de telecomunicações 100, é atingido um custo menor através do benefício de compartir o armazenamento em outros dispositivos. As imagens exibidas na etapa 440 podem represen- tar imagens fixas e/ou uma seqüência de vídeo de imagens móveis.
Como previamente indicado neste documento, o usuário pode selecionar (ou seja, na etapa 330 da fig. 3) a maneira em que as imagens selecionadas são exibidas na etapa 440 quando uma chamada telefônica de entrada do número de telefone correspondente é recebida pelo equipamento de telecomunicações 100. Por exemplo, as imagens seleciona- das podem ser exibidas na etapa 440 como uma mostra de slide. Por exemplo, o usuário pode definir que as imagens selecionadas sejam exibidas como uma mostra de slide. A mostra de slide pode exibir as imagens uma de cada vez de uma maneira rotativa. As ima- gens também podem ser exibidas todas de uma vez em um modo de tela cheia, ou como um mosaico de algumas ou todas as imagens selecionadas, onde "amostras em tamanho reduzido" das imagens podem ser de tamanhos iguais ou desiguais, com qualquer número de efeitos de transição e/ou diferentes orientações de exibição angular. Desta maneira, a ordem temporal na qual uma ou mais das imagens selecionadas é exibida na etapa 440 e/ou o período de tempo no qual uma ou mais das imagens selecionadas é exibida na etapa 440 pode ser controlada baseado nas seleções prévias de usuário na etapa 330 da fig. 3. De acordo com pelo menos uma forma de realização de exemplo, quando as imagens são exibidas uma de cada vez de uma maneira rotativa como uma mostra de slide na etapa 440, o processador 14 pode fazer com que a rotação das imagens seja interrompida em resposta a detecção de uma condição predeterminada, tal como quando um usuário responde a chamada telefônica ou logo após término da chamada telefônica, tal como quando o usuário desliga. Uma vantagem de se permitir a interrupção é permitir que o usuário, por exemplo, mude rapidamente a exibição para outro jogo de imagens, logo após receber uma nova chamada telefônica, ou para alertar o usuário sobre novas informações, tais como CID, rela- cionadas a uma chamada de entrada.
Também previamente indicado neste documento, o usuário pode definir (ou seja, na etapa 330 da fig. 3) onde as imagens selecionadas devem ser exibidas na etapa 440 quan- do uma chamada telefônica de entrada do número de telefone correspondente é recebida pelo equipamento de telecomunicações 100. Por exemplo, as imagens selecionadas podem ser exibidas na etapa 440 por meio do visor 18 do equipamento de telecomunicações 100 e/ou por meio de um ou mais dispositivos (por exemplo, estação de base 250, um monitor de computador, uma tela de televisão, etc.). Além da pluralidade de imagens, o número de telefone do chamador e o nome também podem ser exibidos por meio do visor 18 na etapa 440.
Como descrito neste documento, os presentes formas de realização provêm um método e equipamento para prover um recurso de CID com imagem que provê valor de en- tretenimento aumentado e que é capaz de impedir queima de tela. Embora as formas de realização tenham sido descritos como tendo um desenho preferido, os presentes formas de realização podem ser modificados adicionalmente dentro do espírito e escopo desta divul- gação. Este pedido destina-se, portanto, a abranger quaisquer variações, usos ou adapta- ções da invenção que usam seus princípios gerais. Adicionalmente, este pedido destina-se 5 a abranger estes desvios da presente divulgação à medida que dentro da prática conhecida ou comum na arte a qual a presente divulgação pertence e que se encontra dentro dos limi- tes das reivindicações apensas.

Claims (25)

1. Método de exibir imagens usando um equipamento de telecomunicações, CARACTERIZADO por compreender as etapas de: - associar uma primeira pluralidade de imagens a um primeiro número de telefone; e - exibir dita primeira pluralidade de imagens em resposta ao recebimento de uma chamada telefônica de dito primeiro número de telefone.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO por compreender ainda as etapas de: - associar uma segunda pluralidade de imagens a um segundo número de telefone; e - exibir dita segunda pluralidade de imagens em resposta ao recebimento de uma chamada telefônica de dito segundo número de telefone.
3. Método de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que di- ta etapa de exibição inclui rotacionar a exibição de dita primeira pluralidade de imagens.
4. Método de acordo com a reivindicação 3, CARACTERIZADO por compreender ainda interromper dita rotação de dita primeira pluralidade de imagens em resposta a um entre um usuário respondendo dita chamada telefônica e dito usuário completando dita chamada telefônica.
5. Método de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que di- ta etapa de associação inclui possibilitar um usuário selecionar pelo menos uma de dita pri- meira pluralidade de imagens.
6. Método de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que di- ta etapa de associação inclui possibilitar a um usuário selecionar um período de tempo no qual pelo menos uma de dita primeira pluralidade de imagens é exibida.
7. Método de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que di- ta etapa de associação inclui possibilitar a um usuário modificar um parâmetro de pelo me- nos uma de dita primeira pluralidade de imagens.
8. Método de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que di- ta etapa de associação inclui possibilitar a um usuário selecionar uma ordem temporal na qual pelo menos uma de dita primeira pluralidade de imagens é exibida.
9. Equipamento (100), CARACTERIZADO por compreender: - meio para armazenar dados indicando uma associação entre uma primeira plurali- dade de imagens e um primeiro número de telefone; e - meio para possibilitar exibição de dita primeira pluralidade de imagens em respos- ta ao recebimento de uma chamada telefônica de dito primeiro número de telefone.
10. Equipamento de acordo com a reivindicação 9, CARACTERIZADO pelo fato de que: - dito meio de armazenamento armazena dados indicando uma associação entre uma segunda pluralidade de imagens e um segundo número de telefone; e - dito meio de possibilitação possibilita exibição de dita segunda pluralidade de ima- gens em resposta ao recebimento de uma chamada telefônica de dito segundo número de telefone.
11. Equipamento de acordo com a reivindicação 9, CARACTERIZADO pelo fato de que dito meio de possibilitação possibilita que dita primeira pluralidade de imagens seja exibida uma de cada vez de uma maneira rotativa.
12. Equipamento de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADO pelo fato de que meio de possibilitação faz com que dita rotação de dita primeira pluralidade de ima- gens seja interrompida em resposta a uma entre um usuário respondendo dita chamada telefônica e dito usuário completando dita chamada telefônica.
13. Equipamento de acordo com a reivindicação 9, CARACTERIZADO pelo fato de que o equipamento compreende ainda um meio para selecionar pelo menos uma de dita primeira pluralidade de imagens.
14. Equipamento de acordo com a reivindicação 9, CARACTERIZADO pelo fato de que o equipamento compreende ainda um meio para selecionar um período de tempo no qual pelo menos uma de dita primeira pluralidade de imagens é exibida.
15. Equipamento de acordo com a reivindicação 9, CARACTERIZADO pelo fato de que o equipamento compreende ainda um meio para modificar um parâmetro de pelo menos uma de dita primeira pluralidade de imagens.
16. Equipamento de acordo com a reivindicação 9, CARACTERIZADO pelo fato de que o equipamento compreende ainda um meio para selecionar uma ordem temporal na qual pelo menos uma de dita primeira pluralidade de imagens é exibida.
17. Equipamento de acordo com a reivindicação 9, CARACTERIZADO pelo fato de que dita primeira pluralidade de imagens representa uma seqüência de vídeo de imagens móveis.
18. Equipamento de acordo com a reivindicação 9, CARACTERIZADO pelo fato de que dita primeira pluralidade de imagens é armazenada em dito meio de armazenamento.
19. Equipamento CARACTERIZADO por compreender: - uma memória para armazenar dados indicando uma associação entre uma plura- lidade de imagens e um número de telefone; - controlador acoplado a dita memória para possibilitar exibição de dita pluralidade de imagens em resposta ao recebimento de uma chamada telefônica de dito número; e - um visor acoplado a dito controlador para exibir dita pluralidade de imagens de uma maneira determinada pelo controlador.
20. Equipamento de acordo com a reivindicação 19, CARACTERIZADO pelo fato de que dito visor encontra-se em uma unidade de base de dito equipamento de telefone.
21. Equipamento de acordo com a reivindicação 19, CARACTERIZADO pelo fato de que dito controlador possibilita a dita pluralidade de imagens ser exibida uma de cada vez de uma maneira rotativa.
22. Equipamento de acordo com a reivindicação 19, CARACTERIZADO pelo fato de que a associação entre uma pluralidade de imagens e um número de telefone inclui uma primeira associação entre uma primeira pluralidade de imagens e um primeiro número de telefone e uma segunda associação entre uma segunda pluralidade de imagens e uma se- gundo número de telefone.
23. Equipamento de acordo com a reivindicação 19, CARACTERIZADO pelo fato de que dito controlador faz com que dita rotação de dita pluralidade de imagens sejam inter- rompidas em resposta a um entre um usuário respondendo dita chamada telefônica e dito usuário completando dita chamada telefônica.
24. Equipamento de acordo com a reivindicação 19, CARACTERIZADO pelo fato de que um usuário seleciona pelo menos uma de dita pluralidade de imagens.
25. Equipamento de acordo com a reivindicação 24, CARACTERIZADO pelo fato de que a pelo menos uma de dita pluralidade de imagens encontra-se em comunicação en- tre uma unidade de base e um dispositivo móvel.
BRPI0722021-9A 2007-09-19 2007-09-19 Método e aparelho para prover recurso de identificação de chamada com imagem BRPI0722021B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/US2007/020301 WO2009038560A1 (en) 2007-09-19 2007-09-19 Method and apparatus for providing picture caller identification feature

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0722021A2 true BRPI0722021A2 (pt) 2014-03-25
BRPI0722021B1 BRPI0722021B1 (pt) 2020-03-03

Family

ID=39620380

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0722021-9A BRPI0722021B1 (pt) 2007-09-19 2007-09-19 Método e aparelho para prover recurso de identificação de chamada com imagem

Country Status (7)

Country Link
US (1) US8688096B2 (pt)
EP (1) EP2210402B1 (pt)
JP (1) JP2010539848A (pt)
KR (1) KR101468259B1 (pt)
CN (1) CN101803351B (pt)
BR (1) BRPI0722021B1 (pt)
WO (1) WO2009038560A1 (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8649489B2 (en) * 2006-10-13 2014-02-11 At&T Intellectual Property I, L.P. Method and apparatus for improving identification of a party in a communication transaction
JP4775368B2 (ja) * 2007-12-12 2011-09-21 ブラザー工業株式会社 画像情報記憶装置、画像情報処理プログラム、及び画像情報処理システム
US8468450B2 (en) * 2007-12-14 2013-06-18 Brother Kogyo Kabushiki Kaisha Output control device, computer readable medium for the same, and output control system
US8311192B2 (en) * 2007-12-18 2012-11-13 Brother Kogyo Kabushiki Kaisha Communication device, communication system and computer readable medium for communication
JP2009159398A (ja) * 2007-12-27 2009-07-16 Brother Ind Ltd 画像情報記憶装置、画像情報処理プログラム、及び、画像情報処理システム
KR101012300B1 (ko) * 2008-03-07 2011-02-08 삼성전자주식회사 터치스크린을 구비한 휴대 단말기의 사용자 인터페이스장치 및 그 방법
GB201009291D0 (en) * 2010-06-03 2010-07-21 Marks Simon Telephone caller identification
US8331916B2 (en) * 2010-08-31 2012-12-11 Apple Inc. Image selection for an incoming call
WO2012167739A1 (en) * 2011-06-10 2012-12-13 Technicolor (China) Technology Co., Ltd. Video phone system
KR101988319B1 (ko) * 2013-09-09 2019-06-12 엘지전자 주식회사 이동 단말기 및 이의 제어 방법

Family Cites Families (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
USH1714H (en) * 1995-05-03 1998-03-03 Lucent Technologies Inc. Automatic still image transmission upon call connection
JPH09172484A (ja) 1995-12-19 1997-06-30 Sharp Corp 電話機
US5907604A (en) * 1997-03-25 1999-05-25 Sony Corporation Image icon associated with caller ID
JP2000253111A (ja) 1999-03-01 2000-09-14 Toshiba Corp 無線携帯端末
JP2001285420A (ja) 2000-03-24 2001-10-12 Telefon Ab L M Ericsson 移動無線通信装置、通信システム及び印刷装置
JP3444839B2 (ja) 2000-04-21 2003-09-08 株式会社カプコン 通信装置および記録媒体
JP3738383B2 (ja) * 2000-05-26 2006-01-25 富士通株式会社 通信装置
JP2002101184A (ja) 2000-09-22 2002-04-05 Canon Inc 通信装置および電話帳転送方法
JP2002176679A (ja) * 2000-12-07 2002-06-21 Toshiba Corp 移動無線端末装置
JP2002218107A (ja) * 2001-01-15 2002-08-02 Yamaha Corp 通信端末装置及びその制御方法、サーバ装置及びその制御方法、並びに記憶媒体
CN1316849A (zh) * 2001-05-19 2001-10-10 郝明学 一种在振铃时再现预先编码和识别信息的通信方法及装置
US20040203835A1 (en) * 2002-04-24 2004-10-14 Kevin Trottier Integrated telephony and television system
US20040052341A1 (en) * 2002-09-18 2004-03-18 I-Hau Yeh System for automatic notification of caller ID, e-mail identification and short message
US7085590B2 (en) * 2003-12-31 2006-08-01 Sony Ericsson Mobile Communications Ab Mobile terminal with ergonomic imaging functions
JP2005269541A (ja) 2004-03-22 2005-09-29 Yamaha Corp 通信端末および通信中継装置
EP1766945A1 (de) * 2004-07-15 2007-03-28 Siemens Aktiengesellschaft, A German Corporation Kommunikationsger[t
JP4604629B2 (ja) 2004-09-24 2011-01-05 ソニー株式会社 通信装置および方法、並びにプログラム
WO2007004382A1 (ja) * 2005-07-05 2007-01-11 Nec Corporation 電話機及び電話機の着信報知方法
JP2007096574A (ja) 2005-09-28 2007-04-12 Casio Comput Co Ltd 画像表示装置及びプログラム
KR100732115B1 (ko) * 2005-10-01 2007-06-27 엘지전자 주식회사 통화 상태 표시 기능을 갖는 이동 통신 단말기 및 그 방법
JP4951956B2 (ja) 2005-12-19 2012-06-13 日本電気株式会社 無線通信端末、データ表示方法およびプログラム
JP4823135B2 (ja) * 2006-05-22 2011-11-24 ソニー・エリクソン・モバイルコミュニケーションズ株式会社 情報処理装置、情報処理方法、情報処理プログラム、及び携帯端末装置

Also Published As

Publication number Publication date
US20100248703A1 (en) 2010-09-30
EP2210402A1 (en) 2010-07-28
BRPI0722021B1 (pt) 2020-03-03
WO2009038560A1 (en) 2009-03-26
EP2210402B1 (en) 2018-11-07
JP2010539848A (ja) 2010-12-16
KR20100071042A (ko) 2010-06-28
KR101468259B1 (ko) 2014-12-03
US8688096B2 (en) 2014-04-01
CN101803351B (zh) 2015-03-25
CN101803351A (zh) 2010-08-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0722021A2 (pt) Método e equipamento para prover recurso de identificação de chamada com imagem
US9420079B2 (en) Method and apparatus for associating images with data
JP2000244673A (ja) 携帯電話装置及び方法
JP2009278337A (ja) 電話番号秘匿型電話通信方法及びシステム
JP4966600B2 (ja) テレビ電話装置及びプログラム
JP5169063B2 (ja) 携帯通信端末装置及びプログラム
JP5745015B2 (ja) 画像をデータと関連付ける装置
JP5427933B2 (ja) 画像をデータと関連付ける方法および装置
JP7100740B2 (ja) 携帯端末
JP2009164982A (ja) 通信端末装置及びプログラム
JP4962866B2 (ja) 通信端末装置及びプログラム
EP1405465B1 (en) Identifying multilingual participants in network communications
TW522707B (en) Cellular phone and method to display the image of incoming call automatically
KR101075998B1 (ko) 이동통신 단말기에서 수신메시지를 특정 메시지수신함에저장하는 방법
KR101362347B1 (ko) 이동통신 단말기의 기능을 제어하는 기능제어 시스템 및 그방법
KR101351013B1 (ko) 이동통신 단말기, 및 이동통신 단말기의 컨텐츠 접근 방법
CN100466666C (zh) 一种基于原始被叫号码信息的业务触发方法
JPH11164008A (ja) 着信端末機
JP2007005932A (ja) 携帯情報端末

Legal Events

Date Code Title Description
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11N Dismissal: publication cancelled [chapter 11.14 patent gazette]

Free format text: ANULADA A PUBLICACAO DA RPI 2259 DE 22/04/2014, POR TER SIDO INDEVIDO.

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: THOMSON LICENSING (FR)

B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: THOMSON LICENSING (FR)

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: INTERDIGITAL CE PATENT HOLDINGS (FR)

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 03/03/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 15A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2688 DE 12-07-2022 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.