BRPI0721631A2 - aparelho para moldagem e vulcanizaÇço de pneus para rodas de veÍculos, e, processo para controlar um destacamento dos setores de molde dos pneus vulcanizados em um molde de vulcanizaÇço - Google Patents

aparelho para moldagem e vulcanizaÇço de pneus para rodas de veÍculos, e, processo para controlar um destacamento dos setores de molde dos pneus vulcanizados em um molde de vulcanizaÇço Download PDF

Info

Publication number
BRPI0721631A2
BRPI0721631A2 BRPI0721631-9A BRPI0721631A BRPI0721631A2 BR PI0721631 A2 BRPI0721631 A2 BR PI0721631A2 BR PI0721631 A BRPI0721631 A BR PI0721631A BR PI0721631 A2 BRPI0721631 A2 BR PI0721631A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
mold
tire
sector
sectors
vulcanization
Prior art date
Application number
BRPI0721631-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Mario Secchi
Maurizio Boiocchi
Mauro Soatto
Original Assignee
Pirelli
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Pirelli filed Critical Pirelli
Publication of BRPI0721631A2 publication Critical patent/BRPI0721631A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B29WORKING OF PLASTICS; WORKING OF SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE IN GENERAL
    • B29DPRODUCING PARTICULAR ARTICLES FROM PLASTICS OR FROM SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE
    • B29D30/00Producing pneumatic or solid tyres or parts thereof
    • B29D30/06Pneumatic tyres or parts thereof (e.g. produced by casting, moulding, compression moulding, injection moulding, centrifugal casting)
    • B29D30/0601Vulcanising tyres; Vulcanising presses for tyres
    • B29D30/0605Vulcanising presses characterised by moulds integral with the presses having radially movable sectors
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B29WORKING OF PLASTICS; WORKING OF SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE IN GENERAL
    • B29DPRODUCING PARTICULAR ARTICLES FROM PLASTICS OR FROM SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE
    • B29D30/00Producing pneumatic or solid tyres or parts thereof
    • B29D30/06Pneumatic tyres or parts thereof (e.g. produced by casting, moulding, compression moulding, injection moulding, centrifugal casting)
    • B29D30/0601Vulcanising tyres; Vulcanising presses for tyres
    • B29D30/0606Vulcanising moulds not integral with vulcanising presses
    • B29D30/0629Vulcanising moulds not integral with vulcanising presses with radially movable sectors
    • B29D2030/0631Means for forcing adjacent mould sectors away one from another, e.g. using springs or the like, to create repulsive forces

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Moulds For Moulding Plastics Or The Like (AREA)
  • Heating, Cooling, Or Curing Plastics Or The Like In General (AREA)

Abstract

APARELHO PARA MOLDAGEM E VULCANIZAÇçO DE PNEUS PARA RODAS DE VEÍCULOS, E, PROCESSO PARA CONTROLAR UM DESTACAMENTO DOS SETORES DE MOLDE DOS PNEUS VULCANIZADOS EM UM MOLDE DE VULCANIZAÇçO. Na fabricação de pneu, um processo de vulcanização e moldagem dos pneus pneumáticos é realizado com um aparelho compreendendo - um molde de vulcanização (2) compreendendo: um par de placas (4, 4') adaptadas para serem movidas próximas uma da outra; uma pluralidade de setores de molde distribuídos circunferencialmente (7); as placas (4, 4') e setores (7) sendo mutuamente móveis entre uma condição aberta na qual estão espaçados para permitir o carregamento do pneu a ser trabalhado e uma condição fechada na qual eles definem uma cavidade de moldagem tendo uma configuração geométrica casando com a superficie externa do pneu a ser obtido. O processo compreende as etapas de: carregar o pneu verde no molde; vulcanizar o pneu; abrir o molde; exercer uma ação de empuxo radialmente para fora sobre cada setor de molde (7).

Description

"APARELHO PARA MOLDAGEM E VULCANIZAÇÃO DE PNEUS PARA RODAS DE VEÍCULOS, E, PROCESSO PARA CONTROLAR UM DESTACAMENTO DOS SETORES DE MOLDE DOS PNEUS VULCANIZADOS EM UM MOLDE DE VULCANIZAÇÃO" Descrição
A presente invenção refere-se a um processo e a um aparelho para moldagem e vulcanização de pneus para rodas de veículos.
Em um ciclo de produção de pneus, é provido que, subseqüentemente a um processo de construção durante o qual é obtido o pneu verde através da montagem dos diferente componentes do pneu, seja realizado um processo de moldagem e vulcanização, o mencionado processo visando estabilizar a estrutura do pneu de acordo com uma conformação geométrica desejada, geralmente caracterizada por uma banda de rodagem particular.
Para esta finalidade, o pneu é introduzido em um aparelho de
vulcanização.
Alguns aparelhos de vulcanização estão apresentados, por exemplo, nas patentes US. 6.949.213, 4.289.462, ou 4.580.959.
Em particular, a patente US. 6.949.213 descreve um molde de vulcanização de pneus pneumáticos que inclui placas de base superior e inferior, membros de molde de costados superior e inferior acoplados às placas de base superior e inferior, respectivamente, e membros de molde de banda de rodagem superior e inferior acoplados às placas de base superior e inferior, respectivamente.
Os membros de molde de banda de rodagem superior e inferior são constituídos de segmentos superiores e segmentos inferiores, respectivamente. Os segmentos superiores e inferiores podem ser expandidos e contraídos radialmente em relação aos membros de molde de costados superior e inferior, respectivamente. Em operação, os membros de molde de costados superior e inferior são deslocados em direção um ao outro de modo que os segmentos superiores e inferiores confinem um com o outro. Desse modo, um único anel de carne é operado para fazer com que todos os segmentos sejam deslocados simultaneamente, radialmente para dentro, e em relação aos membros de molde de costados superior e inferior, com os segmentos superiores encostados aos segmentos inferiores.
A patente US. 4.289.463 descreve um molde segmentado para moldar carcaças de pneu, tendo uma parte de molde inferior fixa para moldar um costado do pneu, uma série de segmentos de moldagem para moldar a banda de rodagem, montados de maneira móvel sobre a parte de molde inferior de modo a serem deslizáveis e osciláveis ao longo de planos radiais, um parte de molde superior móvel axialmente, para moldar o outro costado do pneu, e meios cooperando com os segmentos para efetuar a movimentação dos mesmos ao longo dos planos radiais.
O molde também tem membros elásticos interpostos entre a parte de molde inferior fixa e os segmentos, para forçar, continuamente, cada um dos mencionados segmentos em direção a uma posição aberta, na qual, os segmentos são retraídos radialmente e voltados para cima e para o lado de fora do molde, para liberar uma passagem para o pneu quando a parte de molde superior for removida.
Esses membros incluem uma primeira mola para puxar cada segmento radialmente para fora e uma segunda mola para inclinar verticalmente cada segmento para cima, para uma posição aberta.
A US. 4.580.959 descreve uma prensa de vulcanização de pneu compreendendo uma armação provida com uma placa de suporte inferior para permitir que um molde de vulcanização de pneus repouse sobre ela e uma placa superior que é móvel em relação à placa inferior. O molde compreende uma face inferior, uma face superior que é móvel em relação à face inferior, e uma série de setores que são móveis em relação a um elemento de acomodação anular, cada um deles sendo móvel radialmente em relação à face superior.
O molde compreende adicionalmente um meio de conexão para fixar a face inferior à placa inferior e a face superior e o elemento anular à face superior móvel e, o qual, compreende uma série de corpos rotativos sobre as placas inferior e superior que são acionáveis do lado de fora das placas em relação ao molde. SUMÁRIO DA INVENÇÃO O aparelho para moldagem e vulcanização de pneus
apresentado acima pode apresentar alguns inconvenientes. Por exemplo, a Requerente observou que devido a um efeito de sucção no final do processo de vulcanização, em especial durante a abertura do molde, pode ocorrer aderência de alguns setores à banda de rodagem do pneu. A aderência acima pode provocar o rasgamento do pneu e/ou
pode originar ovalização do pneu e/ou deformação não-uniforme da estrutura da cinta, e/ou defeitos de moldagem, como a formação de rebarba e degrau.
Em particular, foi observado que a aderência acima pode ser particularmente prejudicial na correspondência de lâminas de setores providas para formar ranhuras na banda de rodagem do pneu, à medida em que recortes possam ser gerados.
Além disso, a aderência acima também pode provocar danos dos setores. Na verdade, os setores de molde aderidos separam por último da banda de rodagem vulcanizada quando eles estão em uma posição mais alta em relação à placa inferior. A queda a partir desta posição mais alta, sob a ação de seu peso, pode dar origem a danos na porção inferior dos setores de moldes e na porção superior da placa inferior.
A Requerente verificou agora que os inconvenientes acima podem ser reduzidos ou mesmo eliminados provendo uma ação de empuxo radialmente para fora sobre os setores de moldes (e/ou sobre os portadores de setor) durante a abertura do molde. A ação acima é diferente e adicional à ação do atuador projetado para o deslocamento dos setores da condição fechada para a condição aberta.
Além disso, a Requerente verificou que a mencionada ação de empuxo radialmente para fora sobre cada setor de molde deveria ser capaz de remover as cristas superficiais do setor e lâminas, do pneu vulcanizado, durante o deslocamento dos mencionados setores de molde da condição fechada para a condição aberta.
Em um primeiro aspecto, a presente invenção refere-se a um aparelho para moldagem e vulcanização de pneus para rodas de veículos, compreendendo uma prensa de vulcanização e um molde de vulcanização associado à mencionada prensa, o mencionado aparelho compreendendo:
- um par de placas móveis axialmente e projetadas para operar sobre o talão e costados do pneu,
- uma pluralidade de setores de molde distribuídos circunferencialmente, móveis radialmente próximos um do outro e projetados para operar sobre a banda de rodagem do pneu;
- uma pluralidade de portadores de setor projetados para suportar os setores de moldes e móveis conjuntamente com os setores;
-cada setor de molde compreendendo uma pluralidade de cristas superficiais casando com a superfície externa da banda de rodagem do pneu a ser obtido;
-as placas e setores sendo mutuamente móveis entre uma condição aberta na qual estão espaçados um do outro para permitir o carregamento do pneu a ser moldado e vulcanizado, e uma condição fechada na qual eles definem uma cavidade de moldagem tendo uma configuração geométrica que se casa com a superfície externa do pneu a ser obtido;
onde: pelo menos um primeiro dispositivo de empuxo é provido entre cada portador de setor e uma das placas para exercer ação de empuxo radialmente para fora sobre cada setor de molde ou cada portador de setor durante o deslocamento dos mencionados setores de molde da condição fechada para a condição aberta, no máximo até que as cristas superficiais do setor sejam totalmente removidas do pneu vulcanizado.
Para a finalidade da presente invenção por "entre cada portador de setor e uma das placas" é pretendido uma porção de molde compreendida entre os portadores de setor e as placas (esta porção de molde, incluindo os setores).
Além disso, os termos "radial", "radialmente", "axial", "axialmente", usados com referência ao aparelho de vulcanização e moldagem, são pretendidos como se referindo às direções radial e axial do pneu a ser vulcanizado e moldado.
Em particular, o aparelho compreende pelo menos um segundo dispositivo de empuxo entre cada portador de setor e outra das placas para exercer uma ação de empuxo radialmente para fora sobre cada setor de molde ou cada portador de setor durante o deslocamento dos mencionados setores de molde da condição fechada para a condição aberta, no máximo até que as cristas superficiais do setor sejam totalmente removidas do pneu vulcanizado.
Preferencialmente, cada dispositivo de empuxo é disposto de modo que ele exerça a mencionada ação de empuxo em direção ao eixo vertical mediano do setor de molde.
Na presente descrição e reivindicações, por " eixo vertical mediano do setor de molde" é pretendido um eixo vertical dividindo o setor de molde em duas partes iguais e paralelo à direção axial do pneu a ser vulcanizado.
De acordo com um modo de realização preferido, cada dispositivo de empuxo é disposto de modo que ele se encoste, no fechamento do molde, contra o setor de molde ou portador de setor e se destaque do setor de molde, durante a abertura do molde.
Preferencialmente, cada dispositivo de empuxo é alojado em um assento formado em uma placa de forma a se projetar do mencionado assento para encosto contra o respectivo setor de molde ou portador de setor,
no fechamento do molde.
Um dispositivo de empuxo exemplificativo apropriado para ser
usado no aparelho para moldagem e vulcanização de um pneu, de acordo com a invenção, pode compreender um elemento de pistão e pelo menos uma mola adaptada para exercer uma ação de empuxo sobre o mencionado elemento de pistão.
Em um segundo aspecto, a presente invenção refere-se a um processo para controlar um destacamento dos setores de molde de pneus vulcanizados em um molde de vulcanização compreendendo uma pluralidade de setores de molde distribuídos circunferencialmente, compreendendo uma pluralidade de cristas superficiais, e uma pluralidade de portadores de setor; o
processo compreendendo:
- carregar um pneu verde no molde de vulcanização (2);
- vulcanizar e moldar o pneu verde; - abrir o molde (2);
onde, durante a mencionada abertura do molde:
- exercer uma ação de empuxo radialmente para fora sobre
cada setor de molde (7) ou sobre cada portador de setor (6);
- finalizar a mencionada ação de empuxo radialmente para fora quando uma distância radial, que não seja substancialmente maior do que a
altura máxima das cristas superficiais, for alcançada entre o pneu vulcanizado
e setores de molde (7).
Para a finalidade da presente invenção por "altura da crista
superficial" é pretendido o tamanho da crista correspondendo à profundidade da ranhura a ser realizada sobre a banda de rodagem.
Além disso, a expressão "distância radial..... entre o pneu
vulcanizado e setores de molde", é pretendida como se referindo à distância na direção radial entre a superfície do pneu vulcanizado e a superfície do setor de molde medida sobre porções, respectivamente, sem ranhuras e cristas.
Vantajosamente, a ação de empuxo radialmente para fora é exercida sobre todos os setores de molde, ou portadores de setor, substancialmente simultaneamente.
Preferencialmente, a ação de empuxo radialmente para fora
sobre cada setor de molde ou portador de setor é exercida por um dispositivo
de empuxo se encostando, no fechamento do molde, contra o setor de molde
ou portador de setor e separado do setor de molde ou portador de setor na abertura do molde.
Outras características e vantagens serão mais visíveis da descrição detalhada de um modo de realização preferido, mas não exclusivo, de um processo e um aparelho para moldagem e vulcanização de pneus para rodas de veículos, de acordo com a presente invenção. Esta descrição será apresentada em seguida, com referência aos desenhos anexos, apresentados como exemplos não-limitativos, nos quais:
- a Fig. 1 é uma vista secional diagramática de parte do aparelho da invenção com uma porção de molde em uma condição fechada para permitir o processamento do pneu a ser vulcanizado;
- a Fig. 2 é uma vista secional diagramática de parte do
aparelho da invenção com uma porção de molde após alguns instantes durante
o deslocamento dos setores de moldes da condição fechada para a condição aberta;
- a Fig. 3 é uma vista secional diagramática de parte do aparelho da invenção com uma porção de molde em uma condição aberta para permitir a descarga do pneu vulcanizado; - a Fig. 4 mostra uma vista em seção transversal de uma porção de molde de acordo com a presente invenção;
- a Fig. 5 é uma vista ampliada de um modo de realização de um dispositivo de empuxo exemplificativo de acordo com a invenção.
Com referência aos desenhos, um aparelho para moldagem e vulcanização de pneus para rodas de veículos, de acordo com a presente invenção, foi geralmente denotado por 1.
O aparelho 1 compreende um molde de vulcanização 2 associado a uma prensa de vulcanização 3 mostrada apenas esquematicamente uma vez que ela pode ser feita de qualquer modo conveniente por alguém experiente na técnica. O molde 2 pode ser feito de duas porções de lado 4,4',de conformação anular, conhecidos como "placas" que são coaxialmente opostas ao longo do eixo central Y-Y' do molde 2, axialmente móveis uma em relação à outra e correspondendo substancialmente ao talão e aos costados do pneu a ser moldado e vulcanizado.
Disposta entre as mencionadas placas 4, 4' temos uma porção central anular compreendendo uma pluralidade de setores de molde 7 dispostos circunferencialmente ao redor do eixo de molde Y-Y'. Normalmente, os setores de molde são pelo menos quatro. Preferencialmente, os mencionados setores não são mais do que dez.
Uma pluralidade de portadores de setor 6, é provida para suportar um ou mais setores de molde 7.
Um atuador 5 é conectado aos portadores de setor 6 e à prensa de vulcanização 3 para operar o deslocamento dos setores de molde 7 da condição fechada para a condição aberta, e vice-versa.
Preferencialmente, cada setor de molde 7 é um setor de molde
em bloco.
No presente relatório descritivo e nas reivindicações, por "setor de molde em bloco" é pretendido um setor de molde feito em uma única peça, ou seja, um setor de molde adaptado para imprimir uma porção de padrão de banda de rodagem sobre toda a largura da banda de rodagem de um pneu a ser vulcanizado.
O atuador 5 compreende um anel em forma de cone em uma posição externa radialmente em relação aos portadores de setor 6 para suportar os mencionados portadores de setor 6 de uma maneira axialmente deslizável.
O anel em forma de cone do atuador 5 tem uma superfície periférica interna que se projeta em direção aos portadores de setor 6 e os contata.
Esta superfície interna do anel em forma de cone do atuador 5 forma uma superfície de carne afilada 17 tendo um diâmetro que aumenta progressivamente para baixo.
Por outro lado, os portadores de setor 6 são providos com superfícies periféricas externas 16 afiladas para cima e correspondendo à superfície de came afilada 17 do anel em forma de cone do atuador 5.
Desta forma, os setores de molde 7 aos quais os portadores de setor 6 são conectados podem ser deslocados radialmente para dentro e para fora baseado no movimento descendente/ascendente do anel em forma de cone 5.
Em particular, um elemento-guia 8 pode ser colocado entre as superfícies afiladas correspondentes 16 e 17, o mencionado elemento-guia 8 podendo ser embutido na superfície inclinada 17 do anel em forma de cone 5, para permitir o deslizamento do portador de setor 6 sobre a mesma.
Os setores de molde 7 são radialmente móveis em ambos os sentidos, substancialmente perpendiculares ao eixo vertical central Y-Y do molde entre uma condição fechada (mostrada na Fig. 1), e uma condição aberta (mostrada na Fig. 3).
Na condição fechada os setores de molde 7 e as placas opostas 4, 4', próximos um do outro, definem uma cavidade de moldagem conformando com a forma da superfície externa do pneu a ser obtido.
Ao contrário, na posição aberta, o setor de molde 7 e as placas 4, 4' são espaçadas afastadas, de modo a permitir a remoção do pneu vulcanizado.
Os setores de moldes 7 são projetados para operar, quando o
molde está em uma posição fechada, sobre a banda de rodagem do pneu, para
definir um, assim chamado, padrão da banda de rodagem na mencionada banda de rodagem.
Para esta finalidade, eles são providos, sobre suas superfícies internas projetadas para entrar em contato com a banda de rodagem, com uma pluralidade de cristas superficiais, de modo a gerar ranhuras longitudinais e/ou transversais, delimitando as nervuras e/ou blocos da banda de rodagem desejada. Uma pluralidade de lâminas também pode ser provida para gerar ranhuras na banda de rodagem.
Para as finalidades da presente invenção, o termo "crista" engloba tanto cristas adaptadas para gerar ranhuras longitudinais e/ou transversais, quanto lâminas adaptadas para gerar ranhuras na banda de rodagem.
As placas 4, 4', ao contrário, e como já mencionado, operam sobre os costados do pneu e, se for desejado que porções levantadas sejam feitas sobre ele para definir elementos gráficos de identificação do pneu (como a marca ou tamanho do pneu), por exemplo, elas são normalmente providas com cavidades correspondentes, adaptadas para gerar as mencionadas porções levantadas.
Pelo menos um primeiro dispositivo de empuxo 10 é provido entre cada setor de molde 7 e uma placa 4 ou 4'. O dispositivo acima exerce uma ação de empuxo radialmente para fora sobre cada setor de molde 7 durante o deslocamento do setor de molde 7 da condição fechada para a condição aberta. A ação de empuxo radialmente para fora é realizada no máximo até que as cristas superficiais do setor sejam totalmente removidas do pneu vulcanizado.
De acordo com um modo de realização preferido indicado nos desenhos, o aparelho também compreende pelo menos um segundo dispositivo de empuxo 10'.
Cada segundo dispositivo de empuxo 10' é colocado entre cada setor de molde 7 e a outra das placas 4, 4' para exercer uma ação de empuxo radialmente para fora sobre cada setor de molde 7 durante o deslocamento dos mencionados setores de molde 7 da condição fechada para a condição aberta. A ação de empuxo radialmente para fora sendo realizada no máximo até que as cristas superficiais do setor sejam totalmente removidas do pneu vulcanizado.
Todos os dispositivos de empuxo 10, 10' exercem substancialmente simultaneamente a ação de empuxo radialmente para fora sobre todos os setores de molde 7.
Além disso, os dispositivos de empuxo 10 conectados à placa superior 4 são posicionados na posição correspondente em relação aos dispositivos de empuxo 10' conectados à placa inferior 4' de tal forma que, para cada setor de molde 7 o dispositivo de empuxo superior 10 e o dispositivo de empuxo inferior 10' exerçam, substancialmente simultaneamente a ação de empuxo na direção do eixo vertical mediano Z-Z' do mesmo setor de molde 7.
Em outras palavras, dois dispositivos de empuxo 10, 10' atuam sobre cada setor de molde 7 e eles são dispostos para atuar sobre um lado superior e inferior de cada setor de molde 7, de modo que os dispositivos de empuxo 10, 10' realizem o balanceamento das forças atuando sobre eixo vertical mediano Z-Z' do respectivo setor de molde 7; ver Figs. 1, 4.
Cada dispositivo de empuxo 10, 10' é disposto de modo a se encostar contra um setor de molde 7 no fechamento do molde 2 e durante os momentos iniciais da abertura do molde. Em detalhe, cada dispositivo de empuxo 10, IO1 é alojado em um assento apropriado 14 formado nas placas 4, 4' de modo a se projetar do mencionado assento 14 para encosto contra o setor de molde 7 durante os momentos iniciais da abertura do molde.
Em particular, cada dispositivo de empuxo 10, IO1 é disposto de modo a encostar, no fechamento do molde 2, contra o respectivo setor de molde 7 e é destacado do setor de molde 7, quando a abertura do molde for completada.
De acordo com um modo de realização exemplificativo da
presente invenção, cada dispositivo de empuxo 10, 10' tem um elemento de pistão 9 e pelo menos uma mola 13 projetada para exercer uma ação de empuxo sobre o elemento de pistão 9. Em detalhe, o elemento de pistão 9 é provido com uma cabeça de encosto 22 e uma haste 21 deslizável, pelo menos parcialmente, dentro do assento 14, ver Fig. 5.
A mola 13 é uma mola de compressão do tipo helicoidal montada coaxialmente em torno da haste 21 para exercer uma ação de empuxo sobre a cabeça de encosto 22.
Alternativamente, os dispositivos de empuxo 10, 10' poderiam ser representados por qualquer dispositivo (conhecido de alguém experiente na técnica) capaz de exercer uma ação de empuxo radialmente para fora sobre os setores de molde, como um pistão hidráulico.
Convenientemente, o dispositivo de empuxo deveria exercer sobre o setor de moldes uma força de pelo menos 4.000N (Newton). De preferência, o dispositivo de empuxo deveria exercer sobre o setor de moldes de uma força não maior do que 15.000N.
De acordo com outro modo de realização não mostrado nos desenhos, os dispositivos de empuxo 10, 10' poderiam ser arranjados entre cada portador de setor 6 e uma das placas 4, 4'. Nesse caso, os dispositivos de empuxol0,10' exercem a ação de empuxo radialmente para fora diretamente sobre cada portador de setor 6 durante o deslocamento dos setores de molde 7 da condição fechada para a condição aberta. A ação de empuxo é realizada no máximo até que as cristas superficiais do setor sejam totalmente removidas do pneu vulcanizado.
Levando em consideração as características mecânicas particulares do aparelho, de acordo com a presente invenção, parece que o aparelho acima descrito pode ser usado vantajosamente para a realização da moldagem e vulcanização de pneus para rodas de veículos reduzindo, desse modo, os inconvenientes dos aparelhos de moldagem e vulcanização conhecidos.
Em particular, o aparelho descrito acima evita, ou de qualquer modo, reduz a ovalização do pneu e ou a deformação não-uniforme da estrutura da cinta, e/ou defeitos de moldagem no pneu acabado, como a formação de rebarba e degrau.
Em operação, na forma conhecida, o pneu a ser vulcanizado ou pneu verde, é carregado no molde aberto, ou seja, com as placas 4, 4' e os setores de molde 7 espaçados um do outro.
Neste ponto, a prensa de vulcanização 3 opera a aproximação axial das placas 4, 4' e, por meio do atuador 5, o deslocamento radial dos setores de molde 7 de forma que o molde 2 seja trazido para a condição fechada, encerrando o pneu na cavidade de moldagem.
A seguir, a inflação de uma bexiga de vulcanização de material elastomérico colocada no interior do pneu, com vapor e/ou outros fluidos a alta temperatura e pressão, empurra o pneu contra as superfícies dos setores e das placas definindo a cavidade de moldagem.
Após a ligação cruzada, o pneu pneumático estabiliza na conformação geométrica imposta a ele pela cavidade de moldagem.
A seguir, a prensa opera a abertura do molde para a extração do pneu vulcanizado acabado.
Durante a abertura do molde 2, os setores de molde 7 são deslocados da condição fechada para a condição aberta e, em particular durante os momentos iniciais deste deslocamento, todos os dispositivos de' empuxo 10, 10' exercem substancialmente simultaneamente um empuxo
radialmente para fora sobre os setores de molde 7 e/ou sobre portadores de
setor 6.
Chamamos a atenção para o fato de que esta ação de empuxo
radialmente para fora é uma ação adiciona, em relação àquela exercida pelo
atuador 5 para deslocar o setor de molde 7 para a condição aberta. Além disso
e enfatizado que esta ação de empuxo radia!mente para fora atua para separar
os setores de molde 7 do pneu vulcanizado durante os primeiros momentos da abertura do molde.
Em particular, a ação de empuxo realizada pelos dispositivos 10, 10' é exercida apenas até que as cristo superficiais não estejam totalmente removidas do pneu vulcanizado.
Em outras palavras, a ação do dispositivo de empuxo 10 IO1 termina logo que o deslocamento radial dos setores de molde, no máximo seja substancialmente igual à altura máxima das cristas.
Além disso, durante a abertura do molde 2, inicialmente, os
dispositivos de empuxo 10, 10' se encostem contra os setores de molde 7 e/ou
portadores de setor 6 mas, após alguns instantes, após a extração das cristas
superficiais do setor do pneu vulcanizado, o dispositivo elástico 10 10'
termina sua função e se destaca completamente dos setores de molde 7 e/ou portadores de setor 6.
Nesta condição os setores de molde 7 operados pelo atuador 5 continuam seu deslocamento para condição aberta mostrada na Fig. 3.
15
20

Claims (25)

1. Aparelho para moldagem e vulcanização de pneus para rodas de veículos, compreendendo uma prensa de vulcanização (3) e um molde de vulcanização (2) associado à mencionada prensa, o mencionado aparelho caracterizado pelo fato de compreender: - um par de placas (4, 41) axialmente móveis e projetadas para operar sobre o talão e os costados do pneu; - uma pluralidade de setores de molde (7) distribuídos circunferencialmente, radialmente móveis perto um do outro e projetados para operar sobre a banda de rodagem do pneu; - uma pluralidade de portadores de setor (6) projetados para suportar os setores de moldes (7) e móveis juntamente com os setores; - cada setor de molde (7) compreendendo uma pluralidade de cristas superficiais casando com a superfície externa da banda de rodagem do pneu a ser obtido; -as placas (4, 4') e setores (7) sendo mutuamente móveis entre uma condição aberta na qual estão espaçados um do outro para permitir o carregamento do pneu a ser moldado e vulcanizado e uma condição fechada na qual eles definem uma cavidade de moldagem tendo uma configuração geométrica que se casa com a superfície externa do pneu a ser obtido, onde: pelo menos um primeiro dispositivo de empuxo (10) é provido entre cada portador de setor (6) e uma das placas (4, 4') para exercer uma ação de empuxo radialmente para fora sobre cada setor de molde (7) ou cada portador de setor (6) durante o deslocamento dos mencionados setores de molde (7) da condição fechada para a condição aberta, no máximo até que as cristas superficiais do setor sejam inteiramente removidas do pneu vulcanizado.
2. Aparelho para moldagem e vulcanização de pneus para rodas de veículos de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de cada setor de molde (7) ser um setor de molde em bloco.
3. Aparelho para moldagem e vulcanização de pneus para rodas de veículos de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do aparelho compreender pelo menos um atuador (5) conectado aos mencionados portadores de setor (6) e a mencionada prensa de vulcanização (3) para operar o deslocamento dos mencionados setores de molde (7) da condição fechada para a condição aberta, e vice-versa.
4. Aparelho para moldagem e vulcanização de pneus para rodas de veículos de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato dos dispositivos de empuxo (10) exercerem uma ação de empuxo radialmente para fora sobre os setores de molde (7) e os portadores de setor (6).
5. Aparelho para moldagem e vulcanização de pneus para rodas de veículos de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do mencionado aparelho compreender pelo menos um segundo dispositivo de empuxo (10') entre cada portador de setor (6) e a outra das placas (4, 4' ) para exercer uma ação de empuxo radialmente para fora sobre cada setor de molde (7) ou cada portador de setor (6), durante o deslocamento dos mencionados setores de molde (7) da condição fechada para a condição aberta, no máximo até que as cristas superficiais do setor sejam inteiramente removidas do pneu vulcanizado.
6. Aparelho para moldagem e vulcanização de pneus para rodas de veículos de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de cada dispositivo de empuxo (10, 10') ser disposto de modo que ele exerça a mencionada ação de empuxo em direção ao eixo vertical mediano do setor de molde (7).
7. Aparelho para moldagem e vulcanização de pneus para rodas de veículos de acordo qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de todos os dispositivos de empuxo (10, 10') exercerem a mencionada ação de empuxo substancialmente simultaneamente.
8. Aparelho para moldagem e vulcanização de pneus para rodas de veículos de acordo qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de cada dispositivo de empuxo (10,10') ser disposto de tal modo que ele se encoste, no fechamento do molde (2), contra o setor de moldes (7) ou portador de setor (6) e se destaque do setor de molde (7) ou portador de setor (6), durante a abertura do molde (2).
9. Aparelho para moldagem e vulcanização de pneus para rodas de veículos de acordo qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato do mencionado aparelho compreender uma pluralidade de elementos-guia (8) sobre os quais a mencionada pluralidade de portadores de setor (6) desliza para a movimentação dos setores de molde (7) da condição fechada para a condição aberta, e vice-versa.
10. Aparelho para moldagem e vulcanização de pneus para rodas de veículos de acordo qualquer uma das reivindicações precedentes, de 3 a 9, caracterizado pelo fato do atuador (5) compreender um membro de came conectado operacionalmente à prensa de vulcanização (3) compreendendo uma superfície de came afilada (17) deslizável sobre uma superfície afilada externa correspondente (16) do portador de setor (6) para mover os setores de molde (7) da condição fechada para a condição aberta, e vice-versa.
11. Aparelho para moldagem e vulcanização de pneus para rodas de veículos de acordo qualquer uma das reivindicações precedentes, de 5 a 10, caracterizado pelo fato de cada dispositivo de empuxo (10, 10') compreender: um elemento de pistão (9) e pelo menos uma mola (13) adaptada para exercer uma ação de empuxo sobre o mencionado elemento de pistão (9).
12. Aparelho para moldagem e vulcanização de pneus para rodas de veículos de acordo qualquer uma das reivindicações precedentes, de .5 a 10, caracterizado pelo fato de cada dispositivo de empuxo (10, 10') compreender um elemento de pistão hidráulico.
13. Aparelho de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato da mencionada pelo menos uma mola (13) compreender uma mola de compressão helicoidal.
14. Aparelho para moldagem e vulcanização de pneus para rodas de veículos de acordo qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de cada dispositivo de empuxo (10, 10') ser alojado em um assento (14) formado em uma placa (4 ,4') de modo a se projetar do mencionado assento (14) para encosto contra o respectivo setor de molde (7) ou portador de setor (6), no fechamento do molde (2).
15. Aparelho para moldagem e vulcanização de pneus para rodas de veículos de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato dos dispositivos de empuxo (10') exercerem uma ação de empuxo radialmente para fora sobre os setores de molde (7) e sobre os portadores de setor (6).
16. Processo para controlar um destacamento dos setores de molde (7) dos pneus vulcanizados em um molde de vulcanização (2) compreendendo uma pluralidade de setores de molde distribuídos circunferencialmente (7), compreendendo uma pluralidade de cristas superficiais e uma pluralidade de portadores de setor (6), o processo caracterizado pelo fato de compreender: - carregar um pneu verde no molde de vulcanização (2); - vulcanizar e moldar o pneu verde; - abrir o molde (2); onde, durante a mencionada abertura do molde: - exercer uma ação de empuxo radialmente para fora sobre cada setor de molde (7) ou sobre cada portador de setor (6); - terminar a mencionada ação de empuxo radialmente para fora quando um distância radial não substancialmente maior do que a altura máxima das cristas superficiais for alcançada entre o pneu vulcanizado e setores de molde (7).
17. Processo para controlar um destacamento dos setores de molde (7) do pneu vulcanizado de acordo com a reivindicação 16 caracterizado pelo fato da ação de empuxo radialmente para fora ser exercida sobre setores de molde em bloco (7).
18. Processo para controlar um destacamento dos setores de molde (7) do pneu vulcanizado de acordo com a reivindicação 16 caracterizado pelo fato do molde de vulcanização compreender um par de placas (4, 4') axialmente móveis e projetadas para operar sobre o talão e costados do pneu.
19. Processo para controlar um destacamento dos setores de molde (7) em relação ao pneu vulcanizado de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato dos setores de moldes (7) serem radialmente móveis perto um do outro e projetados para operar sobre a banda de rodagem do pneu.
20. Processo para controlar um destacamento dos setores de molde (7) em relação ao pneu vulcanizado de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato dos portadores de setor (6) serem projetados para suportar os setores de molde (7) e serem móveis conjuntamente com os setores de molde (7) .
21. Processo para controlar um destacamento dos setores de molde (7) em relação ao pneu vulcanizado de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato das placas (4, 4') e os setores (7) serem mutuamente móveis entre uma condição aberta na qual eles estão espaçados um do outro para permitir o carregamento do pneu a ser moldado e vulcanizado e uma condição fechada na qual eles definem uma cavidade de moldagem tendo uma configuração geométrica casando com a superfície externa do pneu a ser obtido.
22. Processo para controlar um destacamento dos setores de molde (7) em relação ao pneu vulcanizado de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de uma ação de puxar para operar a movimentação dos mencionados setores de moldes (7) da condição fechada para a condição aberta, e vice-versa, ser exercida por pelo menos um atuador (5).
23. Processo para controlar um destacamento dos setores de molde (7) em relação ao pneu vulcanizado de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato da etapa de vulcanização compreender: - empurrar o pneu contra as superfícies dos setores e placas definindo a cavidade de moldagem e estabilizá-lo, após a ligação cruzada, para a conformação geométrica imposta sobre ele, inflando uma bexiga de vulcanização de material elastomérico, colocada no interior do pneu, com vapor e/ou outros fluidos a alta temperatura e pressão.
24. Processo para controlar um destacamento dos setores de molde (7) em relação ao pneu vulcanizado de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato da ação de empuxo radialmente para fora ser exercida sobre todos os setores de molde (7) ou portadores de setor (6) substancialmente simultaneamente.
25. Processo para controlar um destacamento dos setores de molde (7) em relação ao pneu vulcanizado de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato da ação de empuxo radialmente para fora sobre cada setor de molde (7) ser exercida em direção ao eixo vertical mediano do setor de molde (7).
BRPI0721631-9A 2007-05-10 2007-05-10 aparelho para moldagem e vulcanizaÇço de pneus para rodas de veÍculos, e, processo para controlar um destacamento dos setores de molde dos pneus vulcanizados em um molde de vulcanizaÇço BRPI0721631A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/EP2007/004150 WO2008138364A1 (en) 2007-05-10 2007-05-10 Process and apparatus for vulcanization and moulding of vehicles tyres

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0721631A2 true BRPI0721631A2 (pt) 2013-01-22

Family

ID=38896913

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0721631-9A BRPI0721631A2 (pt) 2007-05-10 2007-05-10 aparelho para moldagem e vulcanizaÇço de pneus para rodas de veÍculos, e, processo para controlar um destacamento dos setores de molde dos pneus vulcanizados em um molde de vulcanizaÇço

Country Status (5)

Country Link
US (1) US20100140847A1 (pt)
EP (1) EP2155480A1 (pt)
CN (1) CN101687376A (pt)
BR (1) BRPI0721631A2 (pt)
WO (1) WO2008138364A1 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5789229B2 (ja) * 2012-08-21 2015-10-07 住友ゴム工業株式会社 ランフラットタイヤ
FR3008643B1 (fr) * 2013-07-22 2015-12-11 Michelin & Cie Moule de vulcanisation pour pneumatique
FR3014009B1 (fr) * 2013-12-04 2016-11-04 Michelin & Cie Moule a secteurs pour pneumatique et procede de moulage associe
FR3017068B1 (fr) * 2014-01-31 2017-12-08 Michelin & Cie Moule pour pneu avec une plaque destinee a mouler des informations sur le flanc d'un pneumatique
FR3024074B1 (fr) * 2014-07-25 2016-09-02 Michelin & Cie Moule de vulcanisation pour pneumatique a fermeture optimisee

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR1453942A (fr) 1965-07-23 1966-07-22 Avon Rubber Company Ltd Perfectionnements à des moules pour bandages, pneumatiques ou analogues
DE1805178A1 (de) 1968-10-25 1970-05-14 Semperit Gummiwerke Gmbh Deuts Vulkanisierform fuer Fahrzeugluftreifen
CA977112A (en) 1972-09-15 1975-11-04 Irco Industries Inc. Segmental tire curing mould
FR2342153A1 (fr) * 1976-02-24 1977-09-23 Kleber Colombes Moule a secteurs
JPS5554026A (en) * 1978-10-16 1980-04-21 Nippon Kokan Kk <Nkk> Apparatus for producing glassy blast furnace slag
JPS59140044A (ja) 1983-01-28 1984-08-11 Sumitomo Rubber Ind Ltd タイヤ加硫用金型
IT1176523B (it) 1984-08-01 1987-08-18 Pirelli Perfezionamenti nelle presse per la vulcanizzazione
JP2000084936A (ja) 1998-09-14 2000-03-28 Bridgestone Corp タイヤ加硫方法および装置
WO2000021727A1 (en) 1998-10-09 2000-04-20 The Goodyear Tire & Rubber Company Method and apparatus for molding a tire
JP2000135715A (ja) * 1998-11-02 2000-05-16 Bridgestone Corp タイヤの加硫成形金型および加硫成形方法

Also Published As

Publication number Publication date
CN101687376A (zh) 2010-03-31
WO2008138364A1 (en) 2008-11-20
EP2155480A1 (en) 2010-02-24
US20100140847A1 (en) 2010-06-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US9517603B2 (en) Process and apparatus for moulding and curing tyres
CN110049879B (zh) 用于组装非充气轮胎的装置
BRPI0721631A2 (pt) aparelho para moldagem e vulcanizaÇço de pneus para rodas de veÍculos, e, processo para controlar um destacamento dos setores de molde dos pneus vulcanizados em um molde de vulcanizaÇço
EP2097251B1 (en) Apparatus for vulcanization and moulding of vehicles tyres
BR112017007499B1 (pt) Método e tambor para fabricar um pneu, em particular, um pneu de esvaziamento limitado
US2763317A (en) Method and apparatus for forming tires
US2959815A (en) Tire curing press
EP4360847A1 (en) Tire molding mold and tire manufacturing method
JPH01271207A (ja) 車両用空気タイヤの加硫方法と装置
JP4998987B2 (ja) タイヤ加硫成型装置及び加硫成型方法
JP2001096538A (ja) 大型タイヤの加硫方法および装置
CN117529396A (zh) 用于形成轮胎的模具及轮胎生产方法
JP5786465B2 (ja) タイヤ製造装置およびそれに用いるタイヤ加硫成形用ブラダー
JP4952925B2 (ja) 空気入りタイヤの加硫成形方法及びその装置
CN109501343B (zh) 一种内模组件、内模组件的使用方法及轮胎模具
JP5739151B2 (ja) タイヤの製造方法
JP2022127735A (ja) タイヤの製造方法
JP6031991B2 (ja) 空気入りタイヤの加硫装置及び加硫方法
JP2011098533A (ja) 空気入りタイヤの製造方法及び空気入りタイヤ
JP7137458B2 (ja) シェーピングドラム用シールゴム及びシェーピングドラム
JP7234752B2 (ja) タイヤ加硫装置及びタイヤ加硫方法
JP4667199B2 (ja) 安全タイヤ用空気のうの加硫方法および加硫モールド
JP6772044B2 (ja) タイヤのポストキュアインフレーション方法及び装置
JP6660152B2 (ja) タイヤの加硫方法
JP6496178B2 (ja) タイヤの製造方法

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 8A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2308 DE 31/03/2015.