BRPI0713269A2 - dispositivo elástico, aparelho de abrir/fechar corrediço, utensìlio portátil que tem um mecanismo de abrir/fechar corrediço e mola de torção - Google Patents

dispositivo elástico, aparelho de abrir/fechar corrediço, utensìlio portátil que tem um mecanismo de abrir/fechar corrediço e mola de torção Download PDF

Info

Publication number
BRPI0713269A2
BRPI0713269A2 BRPI0713269-7A BRPI0713269A BRPI0713269A2 BR PI0713269 A2 BRPI0713269 A2 BR PI0713269A2 BR PI0713269 A BRPI0713269 A BR PI0713269A BR PI0713269 A2 BRPI0713269 A2 BR PI0713269A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
torsion spring
elastic device
arm
spiral part
spiral
Prior art date
Application number
BRPI0713269-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Hang Sang Lee
Original Assignee
P & Tel Inc
Han Sang Lee
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=38894748&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0713269(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by P & Tel Inc, Han Sang Lee filed Critical P & Tel Inc
Publication of BRPI0713269A2 publication Critical patent/BRPI0713269A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04BTRANSMISSION
    • H04B1/00Details of transmission systems, not covered by a single one of groups H04B3/00 - H04B13/00; Details of transmission systems not characterised by the medium used for transmission
    • H04B1/38Transceivers, i.e. devices in which transmitter and receiver form a structural unit and in which at least one part is used for functions of transmitting and receiving
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04MTELEPHONIC COMMUNICATION
    • H04M1/00Substation equipment, e.g. for use by subscribers
    • H04M1/02Constructional features of telephone sets
    • H04M1/0202Portable telephone sets, e.g. cordless phones, mobile phones or bar type handsets
    • H04M1/0206Portable telephones comprising a plurality of mechanically joined movable body parts, e.g. hinged housings
    • H04M1/0208Portable telephones comprising a plurality of mechanically joined movable body parts, e.g. hinged housings characterized by the relative motions of the body parts
    • H04M1/0235Slidable or telescopic telephones, i.e. with a relative translation movement of the body parts; Telephones using a combination of translation and other relative motions of the body parts
    • H04M1/0237Sliding mechanism with one degree of freedom
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16FSPRINGS; SHOCK-ABSORBERS; MEANS FOR DAMPING VIBRATION
    • F16F1/00Springs
    • F16F1/02Springs made of steel or other material having low internal friction; Wound, torsion, leaf, cup, ring or the like springs, the material of the spring not being relevant
    • F16F1/04Wound springs
    • F16F1/10Spiral springs with turns lying substantially in plane surfaces

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Springs (AREA)
  • Telephone Set Structure (AREA)
  • Pivots And Pivotal Connections (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO ELáSTICO, APARELHO DE ABRIR/FECHAR CORREDIçO, UTENSìLIO PORTáTIL QUE TEM UM MECANISMO DE ABRIR/FECHAR CORREDIçO E MOLA DE TORçãO. E revelado um dispositivo elástico que é adequado para um aparelho de abrir/fechar corrediço de um utensílio portátil. O dispositivo elástico inclui uma primeira mola de torção incluindo uma primeira parte espiral que é formando ainda uma espiral sem uma parte sobreposta vertical e um primeiro braço de extensão que se estende de uma parte externa da primeira parte espiral; uma segunda mola de torção incluindo uma segunda parte espiral que é formando ainda uma espiral sem uma parte sobreposta vertical, e um segundo braço de extensão que se estende de uma parte externa da segunda parte espiral. O dispositivo elástico também inclui um elemento de conexão que conecta uma de ambas as extremidade da primeira mola de torção e uma de ambas extremidades da primeira mola de torção e uma de ambas extremidades da segunda mola de torção uma na outra. O dispositivo elástico pode ter uma menor espessura em comparação com o de mola de torção convencional que tem uma parte sobreposta vertical.

Description

"DISPOSITIVO ELÁSTICO, APARELHO DE ABRIR/FECHAR CORREDIÇO, UTENSÍLIO PORTÁTIL QUE TEM UM MECANISMO DE ABRIR/FECHAR CORREDIÇO E MOLA DE TORÇÃO"
Campo Técnico Da Invenção
A presente invenção diz respeito a uma mola de torção, um dispositivo elástico e um aparelho de abrir/fechar corrediço e um utensílio portátil que usa o dispositivo e, mais particularmente, a uma mola de torção e um dispositivo elástico que são adequados para um aparelho de abrir/fechar corrediço de um utensílio portátil tais como um telefone sem fio, um PDA e um PMP, etc., e um aparelho de abrir/fechar corrediço e um utensílio portátil que usa o mesmo.
Fundamentos Da Invenção
Como consumidores preferem aparelhos que têm uma menor espessura, tornou-se um problema em utensílios portáteis reduzir sua espessura.
A figura 1 é uma vista plana ilustrando um aparelho de abrir/fechar corrediço convencional, e a figura 2 é uma vista frontal ampliada de uma mola de torção convencional.
Conforme mostrado, o aparelho de abrir/fechar corrediço 10 inclui um elemento guia 12 que tem uma parte de guia 12 que tem uma parte de guia 11 formada nele, o elemento corrediço 16 instalado de forma móvel no elemento guia 12, e uma mola de torção 20 montada rotativamente entre o elemento guia 12 e o elemento corrediço 16. A mola de torção 20 é contraída enquanto gira, dependendo se o elemento corrediço 16 move-se ao longo da parte de guia 11 pela força externa. Nesse ínterim, quando a força externa é removida, a mola de torção 20 expande-se durante a rotação de maneira a empurrar o elemento corrediço 16 em uma direção longitudinal da parte de guia 11.
Conforme mostrado nas figuras 1 e 2, uma mola de torção convencional 20 é feita em uma forma integral enrolando-se uma parte de um arame mola 22 com uma grande quantidade de força elástica tal como um arame de aço, ou enrolando a parte de um arame mola 22 durante a formação da espiral da mesma. A mola de torção convencional 20 inclui uma parte espiral 24 formada enrolando-se o arame mola 22 em uma forma circular ou uma forma espiral, e um braço de extensão 26 que se estende para fora da espiral. Um arame mola típico usado para a mola de torção 20 do aparelho de abrir/fechar corrediço 10 normalmente tem seu diâmetro de 0,50 mm. De maneira a reduzir a espessura do aparelho de abrir/fechar corrediço 10, um arame mola 22 com um diâmetro de 0,45 mm pode também ser usado. Quando a mola de torção é feita de um arame mola 22 com um diâmetro menor que 0,45 mm, o valor do momento de torção que pode empurrar o elemento corrediço 16 diminui, e a mola de torção também tende enquanto é invertida por causa de uma parte sobreposta vertical. Neste caso, a mola de torção 20 gera uma grande quantidade de força de atrito contra o elemento guia 12 ou o elemento corrediço 16, enquanto gira, tornando assim difícil montar. Uma mola de torção como essa 20 não pode ser usada no aparelho de abrir/fechar corrediço 10.
Particularmente, na mola de torção convencional 10, o braço de extensão 26 fica arranjado de uma maneira tal que o braço de extensão 26 fique inclinado em relação à parte espiral 24 para o exterior da parte espiral 24 por causa de uma parte sobreposta vertical. Em virtude disto, quando o braço de extensão 26 é girado, uma porção lateral da parte espiral 24 é duas vezes o diâmetro do arame mola 22 entre o elemento guia 12 e o elemento corrediço 16. Um intervalo como um espaço para operação típica precisa ter uma altura de até três vezes o diâmetro do arame mola 22. Isto é um obstáculo para reduzir a espessura de um produto acabado tal como o aparelho de abrir/fechar corrediço 10 ou um telefone portátil no qual um aparelho de abrir/fechar corrediço é instalado.
Em geral, um intervalo entre o elemento guia 12 e o elemento corrediço 16 é mantido um pouco menor que duas vezes o diâmetro do arame mola 22 considerando-se a operação tranqüilamente racional da mola de torção 20. Por exemplo, se o diâmetro do arame mola 22 for 0,50 mm, o intervalo entre o elemento guia 12 e o elemento corrediço 16 tem que ser pelo menos 1,5 mm.
Também, na mola de torção convencional mostrada nas figuras 1 e 2, uma vez que o braço de extensão 26 que se estende da parte espiral é inevitavelmente localizado fora da parte espiral, é difícil enrolar a mola de torção muitas vezes. Se o número de enrolamentos diminuir, a dispersão da tensão e da força elástica causada pelo momento de torção da parte espiral é também reduzida.
Revelação da invenção Problema técnico
Dessa maneira, a presente invenção foi feita para solucionar os problemas supramencionados que ocorrem na tecnologia anterior, e a presente invenção fornece um dispositivo elástico que pode reduzir a espessura de uma mola de torção do mesmo em comparação com a de uma mola convencional.
Também, a presente invenção fornece um dispositivo elástico que pode dispersar tensão e pode aumentar a força elástica causada pelo momento de torção da mola de torção.
Também, a presente invenção fornece um dispositivo elástico que pode impedir que um arame mola usado seja invertido por causa de sobreposição vertical quando o diâmetro do arame mola for reduzido.
Também, a presente invenção fornece um dispositivo elástico que pode ajustar o valor da força elástica causada pelo momento de torção por meio da mesma mola de torção.
Também, a presente invenção fornece um aparelho de abrir/fechar corrediço que tem uma espessura menor que a de um aparelho de abrir/fechar corrediço convencional.
Também, a presente invenção fornece um aparelho de abrir/fechar corrediço que pode empregar um arame mola com um diâmetro relativamente menor que o diâmetro de um arame mola convencional.
Também, a presente invenção fornece um utensílio portátil que pode ter uma pequena espessura, empregando um dispositivo elástico de acordo com a presente invenção.
Também, a presente invenção fornece uma mola de torção usada para montar um dispositivo elástico de acordo com a presente invenção. Solução Técnica
De acordo com um aspecto da presente invenção, é provido um dispositivo elástico incluindo: uma mola de torção com uma parte espiral enrolada, formando ainda uma espiral sem uma parte sobreposta vertical da parte espiral; um elemento braço conectado em uma ou na outra extremidade da mola de torção, o elemento braço mudando o grau de enrolamento da parte espiral dependendo do ângulo de rotação relativo à mola de torção e sendo provido com força elástica causada pelo momento de torção correspondente ao grau de enrolamento da parte espiral.
Dispositivos elásticos de um par de dispositivos elásticos podem ser conectados um no outro por meio de elementos braços de uma maneira tal que os dispositivos elásticos possam girar em um ângulo predeterminado.
É preferível que a mola de torção tenha uma primeira parte espiral e uma segunda parte espiral que são enroladas durante a formação da espiral sem uma região sobreposta vertical, na qual a primeira parte espiral e a segunda parte espiral são formadas integralmente de uma maneira tal que cada extremidade externa da primeira parte espiral e da segunda parte espiral seja conectada uma na outra, e o elemento braço inclui um primeiro elemento braço conectado em uma extremidade interna da primeira parte espiral e um segundo elemento braço conectado em uma extremidade interna da segunda parte espiral.
Um elemento de conexão que suporta uma extremidade do primeiro elemento braço conectada em uma extremidade interna da primeira parte espiral e uma extremidade do segundo elemento braço conectada em uma extremidade interna da segunda parte espiral de forma que uma extremidade do primeiro elemento braço e uma extremidade do segundo elemento braço possam girar, o elemento de conexão conectando o primeiro elemento braço e o segundo elemento braço um no outro.
A mola de torção tendo uma primeira parte espiral enrolada durante a formação da espiral sem uma região sobreposta vertical, e uma segunda parte espiral enrolada durante a formação da espiral sem uma região sobreposta vertical, a segunda parte espiral sendo separada da primeira parte espiral e arranjada lado a lado com a primeira parte espiral em um mesmo plano,
o elemento braço tem um primeiro elemento braço conectado em uma extremidade da primeira parte espiral e um segundo elemento braço conectado em uma extremidade da segunda parte espiral,
o dispositivo elástico compreende adicionalmente um elemento de conexão que suporta uma extremidade do primeiro elemento braço conectado na primeira parte espiral e uma extremidade do segundo elemento braço conectada na segunda parte espiral de forma que uma extremidade do primeiro elemento braço e uma extremidade do segundo elemento braço possam ser giradas, o elemento de conexão conectando o primeiro elemento braço e o segundo elemento braço um no outro,
a outra extremidade da primeira parte espiral e a outra extremidade da segunda parte espiral podem ser seguras pelo elemento de conexão. O elemento de conexão preferivelmente tem um primeiro batente e um segundo batente para limitar a faixa de rotação do primeiro elemento braço e do segundo elemento braço, em que o primeiro elemento braço e o segundo elemento braço têm uma primeira garra de trava e uma segunda garra de trava, respectivamente, que são travadas nos batentes de forma que as faixas girais da primeira garra de trava e da segunda garra de trava sejam limitadas.
O elemento de conexão preferivelmente inclui um recesso de sede da mola de torção que tem um primeiro recesso de sede da parte espiral para receber a primeira parte espiral e um segundo recesso de sede da parte espiral para receber a segunda parte espiral.
Conforme possa ser o caso, o primeiro elemento braço preferivelmente tem um primeiro recesso de sede da parte espiral para receber a primeira parte espiral e o segundo elemento braço tem um segundo recesso de sede da parte espiral para receber a segunda parte espiral.
A mola de torção pode ser feita de um arame mola com uma parte de redução de espessura, o arame mola tendo uma largura maior que a espessura por meio de uma prensagem, corte ou estampagem vertical.
Múltiplas molas de torção podem ser instaladas lado a lado no elemento braço em um intervalo, o elemento braço tem um recesso de sede que recebe uma porção de conexão onde a mola de torção é conectada de maneira a suportá-lo, e permite que o elemento braço seja girado.
É preferível que a primeira parte espiral e a segunda parte espiral tenham espessuras diferentes uma da outra.
O elemento braço ou um elemento de conexão é preferivelmente um elemento de chapa fina que tem uma espessura menor que duas vezes a espessura da mola de torção.
É preferível que o elemento braço tenha um primeiro elemento de chapa fina e um segundo elemento de chapa fina voltados um para o outro, tendo ainda um intervalo que tem uma extremidade da mola de torção entre o primeiro elemento de chapa fina e o segundo elemento de chapa fina,
uma folga formada em um do primeiro elemento de chapa fina e do segundo elemento de chapa fina, uma extremidade da mola de torção podendo ser inserida na folga, e uma protuberância de conexão da mola de torção é formada em ambos os lados da folga de uma maneira tal que a protuberância de conexão da mola de torção seja pressionada para dentro para salientar-se,
uma extremidade ou a outra extremidade a mola de torção é encaixada na folga de maneira a ficar conectada no elemento braço.
O elemento braço tem um primeiro elemento de chapa fina e um segundo elemento de chapa fina, o primeiro elemento de chapa fina e o segundo elemento de chapa fina são montados um no outro, voltados um para o outro e tendo uma extremidade da mola de torção entre o primeiro elemento de chapa fina e o segundo elemento de chapa fina, em que um primeiro aro é formado no primeiro elemento de chapa fina na periferia de pelo menos ambos os lados do primeiro elemento de chapa fina ao longo de uma direção longitudinal do elemento braço, em toda a periferia do primeiro elemento de chapa fina, exceto na periferia para permitir que mola de torção seja girada, o primeiro aro sendo curvo em direção ao segundo elemento de chapa fina, segundas protuberâncias sendo formadas em um intervalo do primeiro aro, em que um segundo aro é formado no segundo elemento de chapa fina na periferia de pelo menos ambos lados do segundo elemento de chapa fina ao longo de uma direção longitudinal do elemento braço, na periferia do segundo elemento de chapa fina, exceto na periferia para permitir que a mola de torção seja girada, o segundo aro sendo curvo em direção ao primeiro elemento de chapa fina, entalhes de acoplamento sendo formados em um intervalo em uma parte inferior da periferia do segundo aro, as protuberâncias de acoplamento sendo curvas e encaixadas nos entalhes de acoplamento de forma a permitir que o primeiro elemento de chapa fina e o segundo elemento de chapa fina não se separem um do outro.
A protuberância de conexão da mola de torção pode ser formada tanto no primeiro elemento de chapa fina quanto no segundo elemento de chapa fina.
Neste caso, uma protuberância de acoplamento da mola de torção em um lado salienta-se, em um maior grau, e uma protuberância de acoplamento da mola de torção no outro lado salienta-se em um menor grau.
Uma primeira mola de torção tendo uma primeira parte espiral enrolada para dentro durante a formação da espiral sem uma região sobreposta vertical e um primeiro braço de extensão estendendo-se de uma região externa da primeira parte espiral; uma segunda mola de torção tendo uma segunda parte espiral enrolada durante a formação da espiral sem uma região sobreposta vertical, a segunda parte espiral sendo arranjada lado a lado com a primeira parte espiral em um mesmo plano, e um segundo braço de extensão estendendo-se de uma porção externa da segunda parte espiral; e um elemento de conexão conectando uma de ambas extremidades da primeira mola de torção e uma de ambas extremidades da segunda mola de torção uma na outra. O elemento de conexão é conectado em uma extremidade interna dentro de uma espiral da primeira parte espiral e em uma extremidade interna dentro de uma espiral da segunda parte espiral, respectivamente.
O elemento de conexão pode ser conectado na extremidade interna da primeira parte espiral e na segunda extremidade da segunda parte espiral, respectivamente.
É preferível que o elemento de conexão inclua um primeiro elemento de chapa fina e um segundo elemento de chapa fina que são montados um no outro voltados uma para ou outro em um intervalo e tendo uma extremidade da primeira mola de torção e uma extremidade da segunda mola de torção entre o primeiro elemento de chapa fina e o segundo elemento de chapa fina,
em que uma folga formada em um do primeiro elemento de chapa fina e do segundo elemento de chapa fina, uma extremidade da primeira mola de torção e uma extremidade da segunda mola de torção podendo ser inseridas na folga, e uma protuberância de conexão da mola de torção é formada em ambos os lados da folga de uma maneira tal que a protuberância de conexão da mola de torção seja pressionada para dentro para salientar-se,
uma extremidade ou a outra extremidade da primeira mola de torção e uma extremidade ou a outra extremidade da segunda mola de torção são encaixada na folga de maneira a ser conectada no elemento de conexão.
E preferível que o elemento de conexão inclua um primeiro elemento de chapa fina e um segundo elemento de chapa fina que são montados um no outro voltados um para o outro em um intervalo e tendo uma extremidade da primeira mola de torção e uma extremidade da segunda mola de torção entre o primeiro elemento de chapa fina e o segundo elemento de chapa fina,
um primeiro aro é formado no primeiro elemento de chapa fina na periferia de pelo menos ambos lados do primeiro elemento de chapa fina ao longo de uma direção longitudinal do elemento braço, em toda a periferia do primeiro elemento de chapa fina exceto a periferia para permitir que a primeira mola de torção e a segunda mola de torção sejam giradas, o primeiro aro sendo curvo em direção ao segundo elemento de chapa fina, protuberâncias de acoplamento sendo formadas em um intervalo no primeiro aro,
um segundo aro é formado no segundo elemento de chapa fina na periferia de pelo menos ambos os lados do segundo elemento de chapa fina ao longo de uma direção longitudinal do elemento braço, em toda a periferia do segundo elemento de chapa fina exceto a periferia para permitir que a primeira mola de torção e a segunda mola de torção sejam giradas, o segundo aro sendo curvo em direção ao primeiro elemento de chapa fina, entalhes de acoplamento sendo formados em um intervalo nem uma parte inferior da periferia do segundo aro, as protuberâncias de acoplamento sendo curvas e encaixadas no entalhes de acoplamento de maneira a permitir que o primeiro elemento de chapa fina e o segundo elemento de chapa fina não se separem um do outro.
As protuberâncias de conexão da mola de torção podem ser formadas tanto no primeiro elemento de chapa fina quanto no segundo elemento de chapa fina.
É mais preferível que a protuberância prensada seja formada em uma posição do primeiro elemento de chapa fina ou do segundo elemento de chapa fina entre os quais a primeira mola de torção e a segunda mola de torção são conectadas, a protuberância prensada salientando-se para o ouro elemento de chapa fina lateral e aumentando a resistência do elemento de conexão e a estabilidade da conexão dos dois elementos chapa fina.
O elemento de conexão preferivelmente inclui um recesso de sede da mola de torção para receber a primeira parte espiral e um segundo recesso de sede da parte espiral para receber a segunda parte espiral.
Conforme possa ser o caso, o elemento de conexão pode ser conectado na extremidade do primeiro braço de extensão e na extremidade do segundo braço de extensão, respectivamente.
Conforme possa ser o caso, o elemento de conexão pode ser conectado na extremidade do primeiro braço de extensão e na extremidade interna da segunda parte espiral, respectivamente.
Uma parte espiral pode ser adicionalmente formada em pelo menos uma extremidade do primeiro braço de extensão e do segundo braço de extensão, a parte espiral sendo enrolada para dentro da parte espiral sem uma região sobreposta vertical da parte espiral. Uma tampa montada com uma superfície superior do elemento de conexão pode ser incluída, e o elemento de conexão preferivelmente tem uma espessura menor que duas vezes a espessura da primeira mola de torção.
A espessura da primeira mola de torção e a espessura da segunda mola de torção podem ser diferentes uma da outra.
E preferível que recessos de conexão sejam formados em porções do elemento de conexão, a primeira mola de torção sendo conectada na segunda mola de torção nas porções, os recessos de conexão recebendo cada porção de conexão da primeira mola de torção e da segunda mola de torção de maneira a suportar a primeira mola de torção e a segunda mola de torção, em que um batente é formado em cada porção exposta dos recessos de conexão, um batente permitindo que o primeiro braço de extensão e o segundo braço de extensão estendam-se até um exterior e limitando o ângulo de rotação do primeiro braço de extensão e do segundo braço de extensão.
Um aparelho de abrir/fechar corrediço de acordo com a presente invenção inclui: um elemento guia que tem uma parte guia; um elemento corrediço instalado de uma maneira tal a mover-se ao longo do elemento guia; e um dispositivo elástico arranjado entre o elemento guia e o elemento corrediço, o dispositivo elástico tendo uma extremidade conectada rotativamente no elemento guia e a outra extremidade conectada rotativamente no elemento corrediço de forma que o dispositivo elástico forneça força elástica causada pelo momento de torção, o elemento corrediço sendo empurrado em uma primeira direção ou em uma segunda direção do elemento guia pelo momento de torção, de acordo com uma posição do elemento corrediço correspondente ao elemento guia.
Um utensílio portátil, de acordo com a presente invenção, com um mecanismo de abrir/fechar corrediço, que inclui: um elemento guia que tem uma parte guia; um elemento corrediço instalado de uma maneira tal a mover-se ao longo do elemento guia; e o dispositivo elástico de acordo com a reivindicação 26, que fica arranjado entre o elemento guia e o elemento corrediço, o dispositivo elástico tendo uma extremidade conectada rotativamente no elemento guia e a outra extremidade conectada rotativamente no elemento corrediço de forma que o dispositivo elástico forneça força elástica causada pelo movimento de torção, o elemento corrediço sendo empurrado em uma primeira direção ou em uma segunda direção do elemento guia pelo movimento de torção, de acordo com a posição do elemento corrediço correspondente ao elemento guia, o elemento corrediço movendo-se por causa da força externa que empurra para cima e para baixo o elemento de torção.
Uma mola de torção de acordo com a presente invenção, que inclui uma primeira parte espiral enrolada durante a formação da espiral sem uma região sobreposta vertical, a primeira parte espiral tendo uma extremidade arranjada em uma porção interna da primeira parte espiral; e uma segunda parte espiral enrolada em uma parte de extensão externa da primeira parte espiral durante a formação da espiral sem uma região sobreposta vertical, a segunda parte espiral tendo uma extremidade arranjada em uma porção interna da segunda parte espiral. Efeitos Vantajosos
Como descrito anteriormente, um dispositivo elástico de acordo com a presente invenção inclui uma mola de torção enrolada durante a formação da espiral sem uma região sobreposta vertical, e um elemento braço de chapa fina ou um elemento de conexão que são conectados na mola de torção, tendo assim uma menor espessura, comparada com uma mola de torção convencional que tem uma região sobreposta vertical. Dessa maneira, um aparelho de abrir/fechar corrediço de acordo com a presente invenção, e um aparelho portátil tal como um telefone corrediço, etc., em que um aparelho de abrir/fechar corrediço de acordo com a presente invenção é empregado, pode ser feito delgado. Um dispositivo elástico de acordo com a presente invenção pode ser projetado ajustando-se o ângulo de rotação formado quando um braço de extensão é travado em um batente, de forma que o valor da força elástica causada pelo momento de torção do dispositivo elástico seja facilmente ajustado.
Também, na presente invenção, uma vez que pelo menos uma mola de torção fica localizada em um interior posicionado no centro de uma forma espiral de uma parte espiral, o número de enrolamentos da mola de torção pode ser aumentado. Dessa maneira, a tensão da mola de torção é dispersa, de forma que a vida útil da mola de torção, dispositivo elástico e aparelho de abrir/fechar corrediço pode ser aumentada.
Além disso, em um caso em que é usado um arame de aço com um diâmetro menor que 0,45 mm em uma mola de torção convencional por causa da sua região sobreposta vertical, é gerada a força que faz com que mola de torção seja invertida pela sua torção. Nesse ínterim, uma vez que o dispositivo elástico de acordo com a presente invenção não tem uma região sobreposta vertical, embora seja feita uma mola de torção usando um arame de aço com um diâmetro relativamente menor, tal como um diâmetro de 0,35 mm ou 0,30 mm, ménor que 0,45 mm, a força que faz com que a mola de torção seja invertida pela sua torção não é gerada. Particularmente, o dispositivo elástico de acordo com a presente invenção e um aparelho de abrir/fechar corrediço usando o mesmo podem ser de uma espessura muito pequena.
Descrição Resumida Dos Desenhos
Os objetivos, recursos e vantagens citados e outros mais da presente invenção ficarão mais aparentes a partir da descrição detalhada seguinte considerada em conjunto com os desenhos anexos, em que:
A figura 1 é uma vista plana que ilustra um aparelho de abrir/fechar corrediço convencional; A figura 2 é uma vista frontal ampliada de uma mola de torção convencional;
A figura 3 é uma vista que ilustra uma modalidade de um dispositivo elástico de acordo com a presente invenção;
As figuras 4 e 5 são vistas em perspectivas ilustrando uma modalidade modificada do dispositivo elástico mostrado na figura 3;
A figura 6 é uma vista em perspectiva explodida ilustrando uma outra modalidade de um dispositivo elástico de acordo com a presente invenção;
A figura 7 é uma vista ilustrando uma outra modalidade de um dispositivo elástico de acordo com a presente invenção;
A figura 8 é uma vista em perspectiva explodida do dispositivo elástico mostrado na figura 7;
A figura 9 é uma vista em perspectiva traseira do dispositivo elástico mostrado na figura 8;
A figura 10 é uma vista em perspectiva explodida ilustrando uma modalidade modificada do dispositivo elástico mostrado na figura 8;
A figura 11 é uma vista em perspectiva explodida ilustrando uma modalidade modificada do dispositivo elástico mostrado na figura 8;
A figura 12 é uma vista em perspectiva traseira explodida ilustrando uma modalidade modificada do dispositivo elástico mostrado na figura 11;
A figura 13 é uma vista em perspectiva ilustrando uma outra modalidade de um dispositivo elástico de acordo com a presente invenção;
As figuras 14 a 16 são vistas em perspectiva ilustrando uma modalidade modificada do dispositivo elástico mostrado na figura 13;
As figuras 17 e 18 são vistas seccionais ilustrando um exemplo de uma forma seccional, exceto pela forma circular, de um arame mola usado para construir uma mola de torção; A figura 19 é uma vista ilustrando um exemplo da operação de um dispositivo elástico de acordo com a presente invenção;
As figuras 20 a 23 são vistas planas ilustrando modalidades de um aparelho de abrir/fechar corrediço com o qual um dispositivo elástico de acordo com a presente invenção é equipado, respectivamente;
A figura 24 é uma vista ilustrando uma modalidade modificada da mola de torção mostrada na figuras 7;
A figura 25 é uma vista em perspectiva explodida ilustrando uma modalidade modificada do dispositivo elástico mostrado na figura 13;
A figura 26 é uma vista em perspectiva ilustrando um estado do dispositivo elástico montado mostrado na figura 25;
A figura 27 é uma vista em perspectiva explodida ilustrando uma modalidade modificada do dispositivo elástico mostrado na figura 25;
A figura 28 é uma vista em perspectiva ilustrando um estado do dispositivo elástico montado mostrado na figura 27;
A figura 29 é uma vista em perspectiva ilustrando uma outra modalidade modificada da modalidade do dispositivo elástico mostrado na figura 4;
As figuras 30 a 32 são vistas ilustrando um aparelho de abrir/fechar corrediço no qual um dispositivo elástico de acordo com a presente invenção é montado entre o corpo principal do aparelho e uma tampa deste;
A figura 33 é uma vista ilustrando uma outra modalidade de um aparelho de abrir/fechar corrediço no qual um dispositivo elástico é montado;
A figura 34 é uma vista em perspectiva ilustrando uma outra modalidade de um dispositivo elástico de acordo com a presente invenção;
A figura 35 é uma vista em perspectiva explodida do dispositivo elástico mostrado na figura 34; A figura 36 é uma vista em perspectiva explodida ilustrando uma modalidade modificada da modalidade do dispositivo elástico mostrado na figura 35;
A figura 37 é uma vista em perspectiva ilustrando uma outra modalidade de um dispositivo elástico de acordo com a presente invenção;
A figura 38 é uma vista em perspectiva explodida do dispositivo elástico mostrado na figura 37;
A figura 39 é uma vista em perspectiva explodida ilustrando uma modalidade modificada do dispositivo elástico mostrado na figura 38;
A figura 40 é uma vista em perspectiva ilustrando uma modalidade modificada da modalidade do dispositivo elástico mostrado na figura 37;
A figura 41 é uma vista em perspectiva ilustrando uma outra modalidade modificada da modalidade do dispositivo elástico mostrado na figura 37;
A figura 42 é uma vista em perspectiva explodida do dispositivo elástico mostrado na figura 41; e
A figura 43 é uma vista plana ilustrando uma outra modalidade de um diâmetro de acordo com a presente invenção. Melhor Maneira De Realizar A Invenção
A seguir, será descrita uma modalidade exemplar da presente invenção com referência aos desenhos anexos.
A figura 3 é uma vista plana ilustrando uma modalidade de um dispositivo elástico de acordo com a presente invenção, e as figuras 4 e 5 são vistas em perspectiva ilustrando uma modalidade modificada do dispositivo elástico mostrado na figura 3, respectivamente.
Conforme mostrado nos desenhos, o dispositivo elástico 100 de acordo com a presente invenção inclui uma mola de torção 110 que tem uma parte espiral 112 enrolada durante a formação da espiral sem uma região sobreposta vertical. A parte espiral 112 é enrolada pelo menos uma vez. A parte espiral 112 é preferivelmente enrolada uma vez e meia, e mais preferivelmente enrolada mais de duas vezes.
A mola de torção 110 pode ser construída sem um braço de extensão mostrado na figura 3 e pode ser construída como uma configuração com um braço de extensão 114 mostrado nas figuras 4 e 5.
O dispositivo elástico 110 de acordo com a presente invenção inclui um elemento braço 130. Este elemento braço 130 tem um lado de conexão a uma extremidade da mola de torção 110. O elemento braço 130 muda o grau de enrolamento da parte espiral 112 dependendo do ângulo de rotação relativa à mola de torção 110, e é provido com força elástica em uma direção de rotação, que é causada pelo momento de torção correspondente ao grau de enrolamento. Um elemento braço como esse 130 pode ser conectado em uma extremidade da mola de torção 110 posicionada no interior da parte espiral 112 mostrada nas figuras 3 e 4, e pode também ser conectado em uma extremidade de um braço de extensão 114 da mola de torção 110 mostrado na figura 5.
Embora seja difícil para o dispositivo elástico 100 mostrado na figura 3 ser usado em um aparelho de abrir/fechar corrediço com uma grande distância de deslizamento, o dispositivo elástico 100 pode ser usado em um aparelho de abrir/fechar corrediço com uma pequena distância de deslizamento e provendo força de deslizamento em uma direção. Além disso, o dispositivo elástico 110 é também usado como um componente de um aparelho, por exemplo, um aparelho corrediço de rotação que é instalado entre dois elementos, de maneira a prover força de rotação em uma direção.
No dispositivo elástico 100 mostrado nas figuras 4 e 5, o comprimento do braço de extensão 114 da mola de torção 110 e o comprimento do elemento braço 130 podem ser ajustados dependendo da necessidade. Uma chapa de plástico ou uma chapa metálica, que tem uma espessura menor que a espessura da mola de torção 110, podem ser usados como o elemento braço 130. Se possível, um elemento como esse preferivelmente tem uma espessura menor que duas vezes a espessura da mola de torção 110, e mais preferivelmente tem uma espessura menor que uma vez e meia a espessura da mola de torção 110. Um elemento de conexão 150 que será descrito posteriormente tem uma espessura similar a uma espessura como essa. Uma vez que o elemento braço 130 tem uma grande largura ao longo da direção em que o elemento braço 130 é forçado, a espessura do elemento braço 130 pode ser muito pequena. O elemento braço 130 tem um primeiro recesso de sede da parte espiral 132 ou um recesso de conexão do braço de extensão 134 formado em uma parte deste na qual a mola de torção 110 é posicionada, que tem uma espessura similar à espessura da mola de torção 110. Neste momento, a espessura de uma porção do elemento braço 130, que fica posicionado em uma parte inferior da mola de torção 110, é menor que a espessura da mola de torção 110, e uma superfície superior da mola de torção 110 é posicionada igualmente em uma elevação de uma superfície de uma parte mais alta do elemento braço 130. O elemento braço 130 pode ter uma espessura menor que duas vezes o diâmetro de um arame mola usado da mola de torção 110. Dessa maneira, o dispositivo elástico 100 de acordo com a presente invenção pode ser feito em uma espessura que é aproximadamente igual à espessura do elemento braço 130.
Particularmente, existe uma vantagem em que o dispositivo elástico 100 de acordo com a presente invenção pode ter uma espessura menor que a de uma mola de torção convencional que tem uma região sobreposta vertical. No caso de uma espessura do elemento elástico não ser importante, um dispositivo elástico com uma espessura maior que o dobro da espessura da mola de torção 110 pode ser usado.
Uma vez que o dispositivo elástico 100 de acordo com a presente invenção não tem a parte sobreposta de um arame mola, mesmo que a mola de torção seja feita de um arame mola com um diâmetro menor que 0,45 mm, a mola de torção não é torcida por causa de uma região sobreposta vertical desta quando é invertida. Particularmente, existe um efeito em que o dispositivo elástico 100 de acordo com a presente invenção pode ser feito de um arame mola com um diâmetro respectivamente menor que o de um arame mola convencional.
Tais efeitos são aplicados nas modalidades que serão descritas a seguir, embora tais efeitos não sejam aqui mencionados. Modo Da Invenção
A figura 6 é uma vista em perspectiva explodida ilustrando uma outra modalidade de um dispositivo elástico de acordo com a presente invenção.
Conforme possa ser o caso, a mola de torção 110 pode incluir a primeira parte espiral 112a e a segunda parte espiral 112b, que são conectadas integralmente uma na outra, conforme mostrado na figura 6. Particularmente, a mola de torção 110 tem a primeira e segunda partes espirais 112a e 112b. A primeira parte espiral 112a é enrolada durante a formação da espiral sem uma parte sobreposta, /a segunda parte espiral 112b é formada em um lado oposto da primeira parte espiral 112a para ser conectada na primeira parte espiral 112a, e é enrolada durante a formação da espiral sem uma região sobreposta vertical. A primeira parte espiral 112a e a segunda parte espiral 112b são conectadas integralmente uma na outra.
Conforme mostrado na figura 6, uma extremidade da mola de torção 110 fica posicionada no interior da primeira parte espiral 112a, e a outra extremidade da mola de torção 110 fica posicionada no interior da segunda parte espiral 112b.
Conforme mostrado, uma extremidade interna da primeira parte espiral 112a é conectada no primeiro elemento braço 130a e uma extremidade interna da segunda parte espiral 112b é conectada no segundo elemento braço 130b. Certamente, o primeiro elemento braço 130a tem que ter uma parte de retenção pela qual a extremidade interna da primeira parte espiral 112a pode ser suportada, e o segundo elemento braço 130b tem que ter uma parte de retenção pela qual a extremidade interna da segunda parte espiral 112b pode ser suportada. Na maior parte do tempo, embora a distância entre uma posição onde o primeiro elemento braço 130a é conectado na mola de torção 110 e uma posição onde o segundo elemento braço 130b é conectado na mola de torção 110 tem que ser maior que a distância entre duas extremidades livres de ambos os elementos braços 130a e 130b, dependendo de cada caso, a última distância pode ser maior que a primeira distância opostamente de forma que o dispositivo elástico com uma estrutura como esta possa ser usado como uma mola de um aparelho predeterminado ou como um componente de um corpo elástico.
O primeiro recesso de sede da parte espiral 132a para receber a primeira parte espiral 112a é formado em uma porção com a qual a primeira parte espiral 112a é conectada no primeiro elemento braço 130a. O segundo recesso de sede da parte espiral 132b para receber a segunda parte espiral 112b é formado em uma porção na qual a segunda parte espiral 112b é conectada no segundo elemento braço 130b. Tais primeiro e segundo elementos braços 130a e 130b podem ter uma espessura menor que a espessura da mola de torção 110. Por exemplo, quando a mola de torção 110 é feita de um arame mola de 0,50 mm, é possível usar o primeiro e segundo elementos braços 130a e 130b, que têm uma espessura de cerca de 0,2 a 1,0 mm.
No caso em que o elemento braço é feito de material de chapa fina com uma alta resistência, tal como material metálico sem um recesso de sede da parte espiral, material com uma espessura muito pequena tal como 0,2 mm pode ser usado para o elemento braço. Certamente, no caso de a espessura do elemento braço não ser importante, o elemento braço pode ter uma espessura mais que duas vezes a espessura da mola de torção.
A mola de torção 110 do dispositivo elástico 110 mostrado na figura 6 não tem também uma região sobreposta vertical. Portanto, mesmo que a mola de torção 110 seja feita de um arame mola (W), um arame de aço como esse com um diâmetro menor que 0,45 mm, um fenômeno de que a mola de torção 110 tende ser invertida em virtude de não ocorrer seu efeito de torção. Neste caso, como um arame para uma mola de torção típica, um arame com um diâmetro de 0,35 mm ou 0,30 mm pode ser usado para fabricar a mola de torção 100 do dispositivo elástico 110 de acordo com a presente invenção.
A figura 7 é uma vista plana ilustrando uma outra modalidade de um dispositivo elástico de acordo com a presente invenção. A figura 8 é uma vista em perspectiva explodida do dispositivo elástico mostrado na figura 7, e a figura 9 é uma vista em perspectiva traseira do dispositivo elástico mostrado na figura 8.
Conforme mostrado nas figuras 7 a 9, o dispositivo elástico de acordo com a presente invenção inclui uma mola de torção 110 com uma primeira parte espiral 112a e uma segunda parte espiral 112b, que são formadas integralmente da maneira descrita na figura 6, e inclui o primeiro elemento braço 130a e o segundo elemento braço 130b, que são conectados a cada extremidade interna da primeira parte espiral 112 e a segunda parte espiral 112b, respectivamente. O dispositivo elástico também inclui um elemento de conexão 150 que recebe a mola de torção 110 para suportá-la e que conecta o primeiro elemento braço 130a e o segundo elemento braço 130 um no outro.
A distância de uma porção de conexão entre a primeira parte espiral 112a e a segunda parte espiral 112b e um ângulo curvo deste em relação a cada parte espiral, etc. pode ser alterada de forma variada. Na mola de torçao 110 mostrada na figura 7, uma porção de conexão desta tem uma pequena distância e tem uma forma que é repentinamente curva em um ângulo de 90 graus em relação a cada direção de ambas as partes espirais.
Um recesso de sede da mola de torção 152 para receber a mola de torção é formado no elemento de conexão 150. O recesso de sede da mola de torção 152 inclui o primeiro recesso de sede da parte espiral 152a para receber a primeira parte espiral 112a, e o segundo recesso de sede da parte espiral 152b para receber a segunda parte espiral 112b. Furos do elemento de conexão 154a e 154b, que são para suportar rotativamente uma extremidade do primeiro elemento braço 130a e uma extremidade do segundo elemento braço 130b são formados em cada parte central do primeiro recesso de sede da parte espiral 152 e do segundo recesso de sede da parte espiral 152b, respectivamente. Também, furos dos elementos braços 135a e 135b são formados em cada posição correspondente do primeiro elemento braço 130a e do segundo elemento braço 130b, respectivamente. Pinos de articulação 170a e 170b são inseridos, respectivamente, nos furos dos elementos braços 135a e 135b e dos furos dos elementos de conexão 154a, e 154b, e o primeiro elemento braço 130a e o segundo elemento braço 130b são suportados rotativamente por cada um dos pinos de articulação 170a e 170b. Os pinos de articulação 170a e 170b podem ser fixados no elemento de conexão 150 e também podem ser girados ao longo do primeiro elemento braço 130a e do segundo elemento braço 130b. Uma porção onde o primeiro elemento braço 130a e o segundo elemento braço 130b são conectados no elemento de conexão 150 é formada, tendo ainda um degrau de maneira a ter uma espessura menor que a outra parte da parte de conexão 150.
Conforme mostrado, o elemento de conexão 150 inclui o primeiro batente 156a e o segundo batente 156b, que têm uma forma de um furo longo para limitar cada faixa de rotação do primeiro elemento braço 130a e do segundo elemento braço 130b, e são formados ao longo de cada circunferência dos furos do elemento de conexão 154a e 154b, respectivamente. A primeira e segunda partes de trava 136a e 136b são formadas em cada posição correspondente do primeiro elemento braço 130b e do segundo elemento braço 130b. A primeira e segunda partes de trava 136a e 136b são inseridas no primeiro batente 156a e no segundo batente 156b de uma forma de um furo longo, respectivamente, de forma que cada faixa de rotação deste seja limitada. O primeiro e segundo batentes 156a e 156b e primeira e segunda partes de trava 136as e 136b mudam com cada posição destes, respectivamente, e eles podem também mudar para uma outra forma.
A figura 10 é uma vista em perspectiva explodida ilustrando uma modalidade modificada do dispositivo elástico mostrado na figura 8.
Conforme possa ser o caso, a primeira parte espiral 112a e a segunda parte espiral 112b são enroladas menos que o número de voltas na modalidade supramencionada, e assim o resto do dispositivo elástico é igual à modalidade supramencionada.
A figura 11 é uma vista em perspectiva explodida ilustrando uma modalidade modificada dispositivo elástico mostrado na figura 8, e a figura 11 é uma vista em perspectiva traseira explodida ilustrando a modalidade modificada do dispositivo elástico mostrado na figura 11.
Conforme mostrado, a mola de torção 110 pode ter a primeira parte espiral 112a e a segunda parte espiral 112b que são formadas separadamente uma da outra. Neste caso, cada extremidade externa da primeira parte espiral 112a e da segunda parte espiral 112b é fixada no elemento de conexão 150, respectivamente. A fim de conseguir isto, cada extremidade externa da primeira parte espiral 112a e da segunda parte espiral 112b é curva, fazendo ainda uma forma de "U", e entalhes em forma de "U" 158a e 158b são formados como a parte central de um lado da parte de conexão 150. Cada extremidade interna da primeira parte espiral 112a e da segunda parte espiral 112b pode ser disposta entre cada parte de trava 136a e 136b, que se salientam a partir da superfície inferior do primeiro elemento braço 130a e do segundo elemento braço 130b, respectivamente, em cada direção inferior, e cada uma das protuberâncias 138a e 138b de maneira a ser fixadas no primeiro elemento braço 130a e no segundo elemento braço 130b, respectivamente. O resto do dispositivo elástico é igual ao que foi descrito nas figuras 8 a 10.
A figura 13 é uma vista em perspectiva ilustrando uma outra modalidade de um dispositivo elástico de acordo com a presente invenção, e as figuras 14 a 16 são vistas em perspectiva ilustrando uma modalidade modificada do dispositivo elástico mostrado na figura 13.
O dispositivo elástico das modalidades ilustradas nas figuras 13 a 16 inclui a primeira mola de torção 110a e a segunda mola de torção 110b, que são formadas separadas uma da outra.
A primeira mola de torção 110a tem a primeira parte espiral 112a enrolada formando ainda uma espiral sem uma região sobreposta vertical, e tem um primeiro braço de extensão 114a que se estende para fora de uma extremidade da primeira parte espiral 112a.
A segunda mola de torção 110b fica arranjada voltada para a primeira mola de torção 110a, e tem uma forma simétrica à primeira mola de torção 110a. Tal segunda mola de torção 110b tem a segunda parte espiral 112b enrolada formando ainda uma espiral sem uma região sobreposta vertical desta, e tem o segundo braço de extensão 114b estendendo-se para fora da segunda parte espiral 112b.
Embora cada extremidade do primeiro braço de extensão 114a e do segundo braço de extensão 114b possa ter uma forma circularmente curva mostrada, cada extremidade pode também ter uma forma curva em uma direção para cima ou direção para baixo de maneira a ser inserida em uma fenda, etc., que é formada em um elemento no qual o primeiro braço de extensão 114a e o segundo braço de extensão 114b são instalados, e é operada.
Quando a primeira mola de torção 110a e a segunda mola de torção 110b são montadas com a parte de conexão 150, de maneira a permitir que a primeira mola de torção 110a e a segunda mola de torção 110b sejam forçadas contra a parte de conexão 150, a primeira parte espiral 112a e a segunda parte espiral 112b podem ser formadas de uma maneira tal que cada parte interna desta fique gradualmente elevada, ou de uma maneira tal que cada extremidade interna desta fique um pouco elevada.
Conforme mostrado, a parte de conexão 150 é montada entre a primeira mola de torção 110a e a segunda mola de torção 110b. Conforme mostrado na figura 13, cada extremidade interna da primeira parte espiral 112a e da segunda parte espiral 112b pode ser montada com a parte de conexão 150, respectivamente, tendo ainda um intervalo entre elas. Também, conforme mostrado na figura 14, cada extremidade do primeiro braço de extensão 114a e do segundo braço de extensão 114b pode ser montada com a parte de conexão 150, respectivamente, tendo ainda um intervalo entre elas.
Também, conforme mostrado na figura 15, tais dois métodos podem ser combinados. Também, conforme possa ser o caso, conforme mostrado na modalidade do primeiro braço de extensão 114a ou do segundo braço de extensão 114b da figura 13, ou conforme mostrado na modalidade da figura 16, é possível que o dispositivo elástico inclua o primeiro braço de extensão 114a ou o segundo braço de extensão 114b tendo extremidades externas deste tendo adicionalmente partes espirais 116a e 116b sem uma região sobreposta vertical destes, respectivamente. No caso de uma extremidade interna da primeira parte espiral 112a ou uma extremidade interna da segunda parte espiral 112b ser montada com o elemento de conexão 150, o primeiro recesso de sede da parte espiral 152a e/ou o segundo recesso de sede da parte espiral 152b para receber a primeira parte espiral 112a e/ou a segunda parte espiral 112b são preferivelmente formadas em cada porção correspondente da parte de conexão 150. No caso de a extremidade externa do primeiro braço de extensão 114a ou a extremidade externa do segundo braço de extensão 114b ser montada com o elemento de conexão 150, um recesso de conexão 152c ou 152d é preferivelmente formado em cada porção correspondente da parte de conexão 150.
Batentes do elemento de conexão 156c e 156d são preferivelmente formados no elemento de conexão 15 Ode maneira a limitar cada faixa de rotação do primeiro braço de extensão 114a e do segundo braço de extensão 114b. Os batentes do elemento de conexão 156c e 156d são inclinados em um ângulo agudo, ou têm cada qual uma porção de trava na qual uma parte assentada no elemento de conexão 150 de cada um do primeiro braço de extensão 114a e do segundo braço de extensão 114b é travada de forma que é preferível impedir que o primeiro braço de extensão 114a e o segundo braço de extensão 114b se separem. Em um estado inicial em que cada força externa do primeiro braço de extensão 114a da primeira mola de torção IlOa e do segundo braço de extensão 114b da segunda mola de torção 110b é removida, o primeiro e segundo braços de extensão 114a e 114b podem ser desdobrados igualmente até o segundo braço de extensão 114b ilustrado por uma linha pontilhada mostrada na figura 13. Entretanto, considerando-se a força elástica, etc., causada pelo momento de torção, que é necessária para operação de um elemento corrediço, o primeiro e segundo braços de extensão 114a e 114b são montados de uma maneira tal que o primeiro e segundo braços de extensão 114a e 114b sejam suficientemente girados de maneira a ficar travados nos batentes dos elementos de conexão 156c e 156d, respectivamente. Portanto, ajustando-se dos ângulos girais quando porções assentadas no elemento de conexão 150 do primeiro braço de extensão 114a e do segundo braço de extensão 114b são travadas nos batentes dos elementos de conexão 156c e 156d, respectivamente, o valor da força elástica causada pelo momento de torção do dispositivo elástico 100 pode ser ajustado. Isto é uma das grandes vantagens do dispositivo elástico de acordo com a presente invenção.
Neste momento, embora a distância entre ambas as extremidades externas do primeiro braço de extensão 114a e do segundo braço de extensão 114b seja maior que a distância entre uma posição onde o primeiro braço de extensão 114a é assentado na parte de conexão 150 e uma posição onde o segundo braço de extensão 114b é assentado na parte de conexão 150 na maioria dos casos do dispositivo elástico 100, dependendo de cada caso, a última distância pode ser opostamente maior que a primeira distância, de forma que um dispositivo elástico com uma estrutura como esta possa ser usado como uma mola de um aparelho predeterminado, ou como um componente de um corpo elástico.
As figuras 17 e 18 são vistas seccionais ilustrando um exemplo de uma forma seccional exceto uma forma circular de um arame mola usado para construir uma mola de torção.
A mola de torção é formada de um arame mola (W), que é feito de metal com um alto valor de força elástica, e tem uma seção de forma circular. Entretanto, a fim de reduzir a espessura da mola de torção, um processamento predeterminado pode ser feito antes ou depois de a mola de torção ser produzida. Especificamente, um arame mola bruto (w) com uma forma seccional circular pode ser submetido a uma prensagem, corte ou estiramento vertical, de maneira a produzir um arame mola acabado com uma forma seccional com uma largura maior que sua espessura. Por exemplo, conforme mostrado nas figuras 17 e 18, o arame mola acabado tem pelo menos uma parte de redução de espessura 118, que é uma superfície plana formada de pelo menos as superfícies superior e inferior do arame mola. Além disso, conforme possa ser o caso, seria facilmente entendível que a mola de torção pode ser feita de um arame mola com uma outra seção em forma poligonal tal como uma seção de forma quadrada. A figura 19 é uma vista ilustrando um exemplo de operação de um dispositivo elástico de acordo com a presente invenção.
No dispositivo elástico 100 de acordo com a presente invenção, uma extremidade do primeiro elemento braço 130a é montada com um elemento guia 210 de uma maneira tal que uma extremidade do primeiro elemento braço 130a possa ser girada, e uma extremidade do segundo elemento braço 130b seja montada com um elemento corrediço 216 de uma maneira tal que uma extremidade do segundo elemento braço 130b possa ser girada. Neste estado, quando o dito elemento corrediço 216 é forçado para cima pela força externa, o segundo elemento braço 130b move-se para cima de maneira a empurrar o elemento de conexão 150 para cima, e o elemento de conexão 150 empurra o primeiro elemento braço 130a no sentido anti-horário. Certamente, o elemento de conexão 150 permite que o primeiro elemento braço 130a e o segundo elemento braço 130b girem. Dessa maneira, o primeiro elemento braço 130a é girado no sentido anti-horário. Uma extremidade de suporte s2 do segundo elemento braço 130b conectada no elemento corrediço 216 é elevada juntamente com o elemento corrediço 216. Em decorrência disto, o dispositivo elástico 100 se contrai até uma altura da extremidade de suporte sl do primeiro elemento braço 130a. Quando o dispositivo elástico 100 é contraído, uma mola de torção até a menor distância do dispositivo elástico 100, que está em parte formando uma forma espiral deste, é girada de forma a ser pressionada, e a força elástica causada pelo momento de torção correspondente ao movimento da mola de torção é armazenada. Depois que a extremidade de suporte s2 do segundo elemento braço 130b passa a extremidade de suporte sl do primeiro elemento braço 130a, mesmo que a força externa mova-se, o primeiro elemento braço 130a e o segundo elemento braço 130b são desdobrados um do outro pela força elástica causada pelo momento de torção do dispositivo elástico 100 de maneira a empurrar o elemento corrediço 216 para cima deste. Como tal, depois que o dispositivo elástico 100 está completamente desdobrado, se o usuário quiser que o elemento corrediço 216 mova-se para baixo, realiza-se uma contra-operação da operação supradescrita.
As figuras 20 e 23 são vistas planas ilustrando modalidades de um aparelho de abrir/fechar corrediço com o qual um dispositivo elástico de acordo com a presente invenção é equipado, respectivamente.
Conforme mostrado na figura 20, um par de dispositivos elásticos 100 de acordo com a presente invenção fica arranjado entre o elemento guia 210 e o elemento corrediço 216 voltados um para o outro e tendo um intervalo entre eles. Na figura 20, o primeiro elemento braço 130a é montado com um elemento guia 210 incluindo uma parte guia 211 de uma maneira tal que o primeiro elemento braço 130a possa ser girado, e o segundo elemento braço 130b é montado com um elemento corrediço 216 que pode mover-se ao longo da parte guia 211 de uma maneira tal que o segundo elemento braço 130b possa ser girada em uma parada.
Os dispositivos elásticos 100 são retraídos ou expandidos durante a rotação de acordo com um local, onde o elemento corrediço 216 moveu-se correspondente ao elemento guia 210. Quando força externa é removida do elemento corrediço 216, os dispositivos elásticos 100 são girados e expandidos de maneira a realizar uma função de empurrar o elemento corrediço 216 na primeira direção da parte guia 211 (para cima do elemento corrediço 216) ou na segunda direção da parte guia 211 (para baixo do elemento corrediço 216).
Uma vez que os dispositivos elásticos 100 de acordo com a presente invenção podem ter uma menor espessura, comparados com um dispositivo elástico convencional, um intervalo entre o elemento guia 210 e o elemento corrediço 216 é contraído mais que do dispositivo elástico convencional, garantindo assim uma menor espessura de um produto acabado tal como o aparelho de abrir/fechar corrediço, ou um telefone corrediço, etc. Em comparação com o dispositivo elástico convencional, o número de enrolamentos de uma parte espiral pode aumentar de forma que tensão exercida em uma mola de torção possa ser dispersa para todo o dispositivo elástico e possa impedir concentração de tensão.
Conforme possa ser o caso, o aparelho de abrir/fechar corrediço 200 de acordo com a presente invenção pode ter uma estrutura incluindo um par de dispositivos elásticos 100 de acordo com a presente invenção arranjado nos lados esquerdo e direito paralelos um ao outro entre o elemento guia 210 e o elemento corrediço 216, mostrado na figura 21. O resto do dispositivo elástico é igual ao que foi descrito na figura 20.
Além disso, conforme possa ser o caso, o aparelho de abrir/fechar corrediço 200 de acordo com a presente invenção pode ter uma estrutura incluindo um par de dispositivos elásticos 100, que são diagonalmente opostos um ao outro, sendo ainda parcialmente sobrepostos um ao outro entre o elemento guia 210 e o elemento corrediço 216, conforme mostrado na figura 22.
Conforme mostrado na figura 23, o aparelho de abrir/fechar corrediço 200 de acordo com a presente invenção pode ter uma estrutura incluindo um dispositivo elástico 100, que tem um maior tamanho, comparado com o das modalidades supramencionadas, arranjado entre o elemento guia 210 e o elemento corrediço 216, conforme mostrado na figura 22.
A figura 24 é uma vista ilustrando uma modalidade modificada da mola de torção mostrada na figura 7.
Uma porção de conexão 113 entre a primeira parte espiral 112a e a segunda parte espiral 112b pode ter um comprimento relativamente maior e pode ter uma forma feita de uma maneira tal que cada arame mola que se estende ao longo de uma direção de uma linha aproximadamente tangente relativa à direção espiral de uma parte espiral correspondente seja conectada uma na outra. Pode-se entender facilmente que o comprimento da porção de conexão é menor que o da figura 24.
A figura 25 é uma vista em perspectiva explodida ilustrando uma modalidade modificada do dispositivo elástico mostrado na figura 13, e a figura 26 é uma vista em perspectiva ilustrando um estado do dispositivo elástico mostrado na figura 25, na qual o dispositivo elástico está montado.
Conforme possa ser o caso, uma tampa 160 é montada com uma superfície superior do elemento de conexão 150 no qual a primeira mola de torção 1 IOa e a segunda mola de torção 1 IOb são instaladas, de forma que o elemento de conexão 150 possa ser coberto. Neste caso, a primeira parte espiral 112a e a segunda parte espiral 112b podem ser cobertas pela tampa 160, de forma que a primeira parte espiral 112a e a segunda parte espiral 112b não fiquem expostas, e somente o primeiro braço de extensão 114a e o segundo braço de extensão 114b ficam expostos.
A figura 27 é uma vista em perspectiva explodida ilustrando uma modalidade modificada do dispositivo elástico mostrado na figura 25, e a figura 28 é uma vista em perspectiva ilustrando um estado montado do dispositivo elástico mostrado na figura 27.
O dispositivo elástico mostrado nas figuras 27 e 28 inclui a segunda mola de torção 100b da modalidade mostrada nas figuras 25 instalada 26 em uma direção alterada. O resto do dispositivo elástico é igual ao que foi descrito nas figuras 25 e 26.
A figura 29 é uma vista em perspectiva ilustrando uma outra modalidade modificada do dispositivo elástico mostrado na figura 4.
Conforme possa ser o caso, o dispositivo elástico 100 de acordo com a presente invenção pode ter duas molas de torção 110 instaladas no elemento braço 130 lado a lado paralelas uma à outra. Em uma estrutura como esta do dispositivo elástico 100, um dispositivo elástico 100 provendo força elástica causada por uma quantidade relativamente maior de momento de torção pode ser feito, e o número de enrolamentos de cada parte espiral 112 de cada mola de torção 110 pode ser ajustado. Portanto, o usuário pode selecionar de forma variada o valor de força elástica causada pelo momento de torção. Isto é muito vantajoso no projeto de um aparelho.
As figuras 30 e 32 são vistas ilustrando um aparelho de abrir/fechar corrediço no qual um dispositivo elástico de acordo com a presente invenção é montado entre um corpo principal do aparelho e uma tampa do mesmo. A figura 30 é uma vista ilustrando o aparelho de abrir/fechar corrediço no qual a tampa está fechada em relação ao corpo principal. A figura 31 é uma vista ilustrando o aparelho de abrir/fechar corrediço no qual a tampa está aberta relativa ao corpo principal pela metade, e a figura 32 é uma vista ilustrando o aparelho de abrir/fechar corrediço no qual a tampa está completamente aberta.
As figuras 30 e 32 ilustram um estado de um aparelho de abrir/fechar corrediço 300 de acordo com a presente invenção sendo realmente empregado em um telefone celular. O aparelho de abrir/fechar corrediço 300 de acordo com a presente invenção inclui um corpo principal 310, uma tampa 320 e um dispositivo elástico 100 instalado entre o corpo principal 310 e a tampa 320. O dispositivo elástico 100 descrito na figura 26 é empregado como o dispositivo elástico 100.
O corpo principal 310 inclui uma parte guia (não mostrada) formada ao longo de uma direção longitudinal deste, e a tampa 320 é montada com a parte guia de maneira a deslizar para cima e para baixo. Na forma aqui usada, o corpo principal 310 funciona como um elemento guia do aparelho de abrir/fechar corrediço 300 de acordo com a presente invenção, e a tampa 320 funciona como um elemento corrediço.
O dispositivo elástico 100 de acordo com a presente invenção tem uma extremidade montada rotativamente no corpo principal 310 e a outra extremidade montada rotativamente na tampa 320. Em um estado mostrado na figura 30, o usuário empurra a tampa 320 para cima do corpo principal, o dispositivo elástico 100 é girado no sentido anti-horário durante a centralização de um ponto de suporte do primeiro elemento braço 114a da primeira mola de torção 1 IOa suportada pelo corpo principal 310, e o segundo braço de extensão 114b da segunda mola de torção 110b conectado na tampa 320 é girado durante a centralização do ponto de suporte de maneira a ser levantado na direção para cima. Um ponto de suporte do segundo braço de extensão 114b move-se linearmente. No estado mostrado na figura 30, o dispositivo elástico 100 é contraído até que o dispositivo elástico 100 fique no estado mostrado na figura 31, de forma que as posições de suporte do primeiro e segundo braços de extensão 114a e 114b fiquem próximos um do outro. No estado além do estado mostrado na figura 31, quando a força externa é removida, o dispositivo elástico 100 empurra a tampa 320 para cima do corpo principal enquanto o primeiro e segundo braços de extensão 114a e 114b são desdobrados um do outro, de forma que a tampa 320 possa ser aberta, conforme mostrado na figura 32. Nesse ínterim, a tampa 320 pode ser fechada por uma contraoperação da operação de abertura da tampa 320.
A figura 33 é uma vista ilustrando uma outra modalidade de um aparelho de abrir/fechar corrediço no qual o dispositivo elástico está montado.
Conforme mostrado na figura 33, o aparelho de abrir/fechar corrediço 300 de acordo com a presente invenção pode ter uma estrutura incluindo um par de dispositivos elásticos 100 arranjados em direções opostas um ao outro, respectivamente, voltados um para o outro entre o corpo principal 310 e a tampa 320.
Tipos adicionais de um dispositivo elástico 100 e de um esquema para arranjar um dispositivo elástico 100 podem ser alterados de forma variada dependendo da necessidade da maneira descrita nas figuras 20 a 23. Os dispositivos elásticos supradescritos podem também ser constituídos em um aparelho de abrir/fechar corrediço de acordo com a presente invenção, que pode ter uma estrutura incluindo um único dispositivo elástico, ou mais de um par de dispositivos elásticos arranjados em uma posição adequada entre um elemento guia e um elemento corrediço paralelos um ao outro na direção esquerda e direita, ou diagonal um ao outro, para cima e para baixo, dependendo da condição do produto que se deseja fabricar.
A figura 34 é uma vista em perspectiva ilustrando uma outra modalidade de um dispositivo elástico de acordo com a presente invenção, e a figura 35 é uma vista em perspectiva explodida do dispositivo elástico mostrado na figura 34.
Uma mola de torção mostrada nas figuras 34 e 35 inclui uma parte espiral 112 e um braço de extensão 114, tal como descrito anteriormente.
Um elemento braço 130 tem o primeiro elemento de chapa fina 131a e o segundo elemento de chapa fina 131b montados um no outro de uma maneira tal a ficar voltados um para o outro e ter um intervalo entre eles no qual a mola de torção 110 fica disposta de maneira a permitir que a mola de torção mova-se.
Conforme mostrado, protuberâncias 13 Id para acoplamento da mola de torção são formadas em uma extremidade do primeiro elemento de chapa fina 131a. As protuberâncias 13 Id são formadas em ambos os lados de uma folga 131c na qual uma extremidade interna da mola de torção 110 pode ser inserida, que são pressionadas para dentro de forma a estender-se a partir de uma superfície interna do primeiro elemento de chapa fina 131a. A extremidade interna da mola de torção é encaixada nesta folga 131c de maneira a ser acoplada no elemento braço 130.
O primeiro aro 131 e é formado no primeiro elemento de chapa fina 131a em ambos lados ao longo de uma direção longitudinal deste, ao mesmo tempo curvo em direção ao segundo elemento de chapa fina 131b, exceto por uma parte do primeiro elemento de chapa fina 131a para permitir que a mola de torção 110 gire para mover-se, e permitir que a outra extremidade do primeiro elemento de chapa fina 131a ser conectada no outro componente. Protuberâncias de acoplamento 13If são formadas em um intervalo no primeiro aro 13le. Um furo de conexão 13Ig para permitir que o elemento braço 30 seja conectado nos outros componentes é formado no elemento braço. A porção circunferencial deste furo de conexão 13Ig é pressionada de forma a salientar-se ao interior do elemento braço 30.
O segundo aro 13li é formado no segundo elemento de chapa fina 131b em ambos os lados ao longo de uma direção longitudinal do mesmo, ao mesmo tampo sendo curvo em direção ao primeiro elemento de chapa fina 131a, exceto por uma porção do segundo elemento de chapa fina 131b para permitir que a mola de torção 110 seja girada, e permitir que a outra extremidade do segundo elemento de chapa fina 141b seja conectada nos outros componentes. Entalhes de acoplamento 13 Ij são formados em um intervalo em uma parte inferior do segundo aro 13 lj, que permite que protuberâncias de acoplamento 13If sejam curvas e encaixadas nele de maneira a não permitir que o primeiro elemento de chapa fina 131a e o segundo elemento de chapa fina 13 Ib sejam separados um do outro.
Um furo de folga 13 Ik é formado no segundo elemento de chapa fina 131b, tendo ainda uma largura maior que a folga 131c e grande o bastante para suportar ambos os lados de uma parte superior de uma protu4berância de acoplamento da mola de torção 131 d. É preferível que a porção da periferia do furo de folga 13Ik seja pressionado de forma a salientar-se em um baixo grau em direção ao interior do segundo elemento de chapa fina 131b. Em um caso desses, a folga 131c da protuberância de acoplamento da mola de torção 13 Id não é grande, de forma que a mola de torção 110 pode ser suportada. A parte superior de uma protuberância de acoplamento da mola de torção 131d pode ser inserida no furo de folga 131k de forma que a protuberância de acoplamento da mola de torção 131 d possa ter uma elevação suficientemente alta. Um furo de conexão 131m para permitir que o elemento braço 130 seja conectado em outro componente é formado no elemento braço 130 oposto ao furo de folga 131k.
A figura 36 é uma vista em perspectiva explodida ilustrando uma modalidade modificada da modalidade do dispositivo elástico mostrado na figura 35.
Conforme possa ser o caso, um arame mola da mola de torção 110 pode ter uma seção de forma quadrada, sem ser uma seção de forma circular. A mola de torção 110 pode ser feita de uma maneira tal que o elemento articulado 115 seja moldado para ser inserido em uma extremidade do braço de extensão 114 da mola de torção 110. O resto do dispositivo elástico é igual ao que foi descrito nas figuras 34 e 35.
Na forma aqui usada, as protuberâncias de acoplamento da t. 131d, as protuberâncias de acoplamento 131f e os entalhes de acoplamento 131j podem ser formados no primeiro elemento de chapa fina lia e no segundo elemento de chapa fina 131b de uma maneira tal que suas posições originais sejam alteradas entre si entre o primeiro elemento de chapa fina 131a e o segundo elemento de chapa fina 131b nele.
A figura 37 é uma vista em perspectiva ilustrando uma outra modalidade de um dispositivo elástico de acordo com a presente invenção, e a figura 38 é uma vista em perspectiva explodida do dispositivo elástico mostrado na figura 37.
A primeira mola de torção 110a inclui a primeira parte espiral 112a e o segundo braço de extensão 114a, e a segunda mola de torção 110b inclui a segunda parte espiral 112b e o segundo braço de extensão 114b.
Um elemento de conexão 150 inclui o primeiro elemento de chapa fina 151a e o segundo elemento de chapa fina 151b, que ficam voltados um para o outro, tendo ainda um intervalo para permitir que cada extremidade faça com que a forma espiral da primeira mola de torção 110a e da segunda mola de torção 110b fique disposta entre elas, de forma que a primeira mola de torção 110a e a segunda mola de torção 1 IOb possam mover-se.
Conforme mostrado, protuberâncias de acoplamento da mola de torção 15Id são formadas em ambas porções laterais do primeiro elemento de chapa fina 150a. As protuberâncias de acoplamento da mola de torção 151d são formadas em ambos os lados de cada um dos furos de folga 151c nos quais extremidades externas da primeira mola de torção 110a e da 1segunda mola de torção 110b podem ser inseridas, respectivamente, de uma maneira tal que as protuberâncias de acoplamento da mola de torção 15Id sejam pressionadas de maneira a salientar-se ao interior do primeiro elemento de chapa fina 150a. Cada uma das extremidades externas da primeira mola de torção 100a e da segunda mola de torção 110b encaixa-se nos furos de folga correspondentes 151c de maneira a ficar conectado no elemento de conexão 150, respectivamente.
O primeiro aro 15Ie é formado no primeiro elemento de chapa fina 151a em ambos os lados ao longo de uma direção longitudinal do mesmo, sendo ainda curvo em direção ao segundo elemento de chapa fina 151b, exceto por uma porção do primeiro elemento de chapa fina 151a para permitir que a primeira e segunda molas de torção 110a e 110b movam-se enquanto giram. Protuberâncias de acoplamento 150f são formadas no primeiro aro 151 e em um intervalo.
O segundo aro 1511 é formado no segundo elemento de chapa fina 151b em ambos os lados ao longo de sua direção longitudinal, sendo ainda curvo em direção ao primeiro elemento de chapa fina 151a, exceto por uma porção do segundo elemento de chapa fina 151b para permitir que a primeira e segunda molas de torção 110a e 110b girem. Entalhes de acoplamento 151j são formados em um intervalo em uma parte inferior do segundo aro 151j, que permite que as protuberâncias de acoplamento 151f sejam curvas e encaixadas neles de maneira a não permitir que o primeiro elemento de chapa fina 151a e o segundo elemento de chapa fina 151b sejam separados um do outro.
Furos de folga 151k são formados no segundo elemento de chapa fina 151b, tendo ainda uma largura maior que a folga 151c e grande o bastante para suportar ambos os lados de uma parte superior de cada uma das protuberâncias de acoplamento da mola de torção 151d, respectivamente. E preferível que a porção da periferia do furo de folga 151k saliente-se em direção ao interior do segundo elemento de chapa fina 151b. Em um caso como este, as folgas 151c das protuberâncias de acoplamento da mola de torção 151 d não ficam maiores, de forma que as molas de torção 110a e 110b podem ser suportadas. As partes superiores das protuberâncias de acoplamento da mola de torção 11 Od podem ser inseridas nos furos de folga 151k, respectivamente, de forma que as protuberâncias de acoplamento da mola de torção 151 d podem ter uma elevação suficientemente alta.
Conforme mostrado, protuberâncias pressionadas 151n e 151h são formadas na direção longitudinal do primeiro e segundo elementos chapa fina 151ae 151b, respectivamente, de uma maneira tal que as protuberâncias pressionadas 151n e 151h salientam-se das superfícies exteriores do primeiro e segundo elementos chapa fina 151a e 151b, respectivamente, um em direção ao outro em cada posição onde a primeira e segunda molas de torção 110a e 110b são conectadas uma na outra. As protuberâncias pressionadas 151n e 151h aumentam o comprimento do elemento de conexão 150 e a estabilidade de conexão dos dois elementos chapas finas metálicas.
Na forma aqui usada, as protuberâncias metálicas da mola de torção 151 e e as protuberâncias de acoplamento 151f podem ser formadas no primeiro elemento de chapa fina 151a e no segundo elemento de chapa fina 151b de uma maneira tal que suas posições mudem entre si. A figura 39 é uma vista em perspectiva explodida do dispositivo elástico mostrado na figura 37.
Conforme possa ser o caso, cada arame mola da primeira e segunda molas de torção 110a e 110b pode ter uma seção de forma quadrada que não é uma seção de forma circular. A primeira e segunda molas de torção 110a e 110b podem ser feitas de uma maneira tal que o elemento articulado 115s seja moldado para ser inserido nas extremidades do primeiro e segundo braços de extensão 114a e 114b da primeira e segunda molas de torção 110a e 110b, respectivamente. O resto do dispositivo elástico é igual ao que foi descrito nas figuras 37 e 38.
A figura 40 é uma vista em perspectiva ilustrando uma modalidade modificada da modalidade do dispositivo elástico mostrado na figura 37.
Conforme mostrado na figura 40, um dispositivo elástico 100 de acordo com a presente invenção pode incluir a primeira mola de torção 110a e a segunda mola de torção 110b que têm suas direções opostas uma à outra. O resto da estrutura é igual à descrição das figuras 37 a 38.
A figura 41 é uma vista em perspectiva ilustrando uma outra modalidade modificada da modalidade do dispositivo elástico mostrado na figura 37, e a figura 42 é uma vista em perspectiva explodida do dispositivo elástico mostrado na figura 41.
A primeira mola de torção 110a e a segunda mola de torção 110b, que estão mostradas nas figuras 41 e 42, são iguais à descrição das figuras 37 e 38.
Conforme mostrado, dependendo de cada caso, o primeiro elemento de chapa fina 151a e o segundo elemento de chapa fina podem ser conectados um no outro de uma maneira tal que suas posições de contato sejam soldados por pontos por meio de solda laser, etc., em um estado em que eles são montados um no outro voltados um para o outro, sem as protuberâncias de acoplamento formadas no primeiro aro 15Ie e os entalhes de acoplamento formados em uma parte inferior do segundo aro 15li, que foram descritos anteriormente.
Quando o primeiro elemento de chapa fina 151a e o segundo elemento de chapa fina 151b são resinas sintéticas, eles podem ser soldados por pontos por união de alta freqüência de maneira a ser conectados um no outro.
Conforme mostrado, as protuberâncias de acoplamento da mola de torção 15Id são formadas em ambas as porções laterais do primeiro elemento de chapa fina 150a. As protuberâncias de acoplamento da mola de torção 15Id são formadas em cada de ambos os lados dos furos de folga 151c, nos quais extremidades externas posicionadas no centro de uma forma espiral da primeira mola de torção 1 IOa e da segunda mola de torção 1 IOb podem ser inseridas, respectivamente, de uma maneira tal que as protuberâncias de acoplamento da mola de torção 15Id sejam pressionadas de forma a salientar- se ao interior do primeiro elemento de chapa fina 15 0a. Cada uma das extremidades externas da primeira mola de torção 110a e da segunda mola de torção 110b é encaixada nos furos de folga 151c de maneira a ficar conectada no elemento de conexão 150, respectivamente.
Conforme mostrado, o segundo elemento de chapa fina 151b pode ter uma estrutura sem um furo de folga, diferente da modalidade supradescrita.
A figura 43 é uma vista plana ilustrando uma outra modalidade de um dispositivo elástico de acordo com a presente invenção.
Conforme possa ser o caso, um dispositivo elástico de acordo com a presente invenção pode ter uma estrutura incluindo um par de dispositivos elásticos 110, mostrados na figura 34, que são conectados um no outro por meio de elementos braço. Porções de extremidade do elemento braço 130, que são opostas às molas de torção 110, são acopladas de uma maneira tal que elas possam ser giradas em um ângulo predeterminado. Em um caso como este, dependendo da distância entre duas posições onde cada extremidade interna localizada nos centros de formas espirais das molas de torção 110 é conectada no elemento braço 130, pode haver duas áreas divididas de uma área onde a força elástica pode ser atuada e uma área onde a força elástica não pode ser atuada.
Certamente, não é necessário que dois dispositivos elásticos sejam conectados entre si através das extremidades do elemento braço 130.
Nas modalidades da presente invenção supradescritas, a primeira e segunda partes espirais e a primeira e segunda molas de torção podem ser formadas de arames molas com diferentes diâmetros um do outro, isto é, eles podem ser feitos tendo ainda alturas diferentes uma da outra, conforme possa ser o caso.
Em um caso como este, em virtude de as forças elásticas no lado esquerdo e direito serem diferentes uma da outra, graus de rotação ou torção em ambos os lados também ficam diferentes uns dos outros. Portanto, uma estrutura como esta pode ser devidamente usada onde um elemento braço ou um braço elástico em um ou ambos os lados precisa ser primeiro girado ou curvo, ou onde um elemento braço ou um braço elástico em um de ambos os lados precisa ser girado ou curvo em um baixo grau. Além disso, uma vez que se pode identificar visualmente que um dos elementos braços ou braços elásticos em ambos os lados será primeiramente girado ou curvo, pode-se garantir um procedimento de montagem fácil. Aplicabilidade Industrial
Conforme descrito anteriormente, um dispositivo elástico de acordo com a presente invenção inclui uma mola de torção enrolada formando ainda uma espiral sem uma região sobreposta vertical, e um elemento braço de chapa fina ou um elemento de conexão que são conectados na mola de torção, tendo assim uma menor espessura, comparada com uma mola de torção convencional que tem uma sobreposição vertical. Dessa maneira, um aparelho de abrir/fechar corrediço de acordo com a presente invenção, e um aparelho portátil tal como um telefone corrediço, etc., no qual um aparelho de abrir/fechar corrediço como este de acordo com a presente invenção é empregado, pode ser feito delgado.
Um dispositivo elástico de acordo com a presente invenção pode ser projetado ajustando-se o ângulo de rotação formado quando um braço de extensão é travado em um batente, de forma que o valor da força elástica causada pelo momento de torção do dispositivo elástico seja facilmente ajustado.
Também, na presente invenção, uma vez que pelo menos uma extremidade de uma mola de torção fica localizada no interior posicionada em um centro de uma forma espiral de uma parte espiral, o número de enrolamentos da parte espiral da mola de torção pode ser aumentado. Dessa maneira, a tensão da mola de torção é dispersa, de forma que a vida útil da mola de torção, dispositivo elástico e aparelho de abrir/fechar corrediço pode ser aumentada.
Além disso, no caso em que é usado um arame de aço com um diâmetro menor que 0,45 mm em uma mola de torção convencional em virtude de uma região sobreposta vertical, a força que faz com que a mola de torção seja invertida pela sua torção é gerada. Nesse ínterim, uma vez que um dispositivo elástico de acordo com a presente invenção não tem uma região sobreposta vertical, embora uma mola de torção seja feita usando um arame de aço com um diâmetro relativamente menor, tal como um diâmetro de 0,35 mm ou 0,30 mm, menor que 0,45 mm, a força que faz com que a mola de torção seja invertida pela sua torção não é gerada. Particularmente, o dispositivo elástico de acordo com a presente invenção e o aparelho de abrir/fechar corrediço usando o mesmo podem ter uma espessura muito pequena.

Claims (42)

1. Dispositivo elástico, caracterizado pelo fato de que compreende: uma mola de torção incluindo uma parte espiral formando ainda uma espiral sem uma região sobreposta vertical da parte espiral; um elemento braço conectado em uma ou outra extremidade da mola de torção, o elemento braço mudando o grau de enrolamento da parte espiral dependendo de um ângulo de rotação relativo à mola de torção e sendo provido com força elástica causada pelo momento de torção correspondente ao grau de enrolamento da parte espiral.
2. Dispositivo elástico, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a mola de torção inclui uma primeira parte espiral e uma segunda parte espiral que são enroladas, formando ainda uma espiral sem uma região sobreposta vertical, em que a primeira parte espiral e a segunda parte espiral são formadas integralmente de uma maneira tal que cada extremidade externa da primeira parte espiral e da segunda parte espiral seja conectadas uma na outra, e em que o elemento braço inclui um primeiro elemento braço conectado na extremidade inferna da primeira parte espiral e um segundo elemento braço conectado em uma extremidade interna da segunda parte espiral.
3. Dispositivo elástico, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente um elemento de conexão que suporta uma extremidade do primeiro elemento braço conectada em uma extremidade interna da primeira parte espiral e uma extremidade do segundo elemento braço conectada em uma extremidade interna da segunda parte espiral, de forma que uma extremidade do primeiro elemento braço e uma extremidade do segundo elemento braço possam ser giradas, o elemento de conexão conectando o primeiro elemento braço e o segundo elemento braço um no outro.
4. Dispositivo elástico, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que: a mola de torção incluindo uma primeira parte espiral enrolada, formando ainda uma espiral sem uma região sobreposta vertical, e 5 uma segunda parte espiral enrolada, formando ainda uma espiral sem uma região sobreposta vertical, a primeira parte espiral sendo separada da primeira parte espiral e arranjada lado a lado com a primeira parte espiral em um mesmo plano; o elemento braço inclui um primeiro elemento braço conectado em uma extremidade da primeira parte espiral e um segundo elemento braço conectado em uma extremidade da segunda parte espiral; o dispositivo elástico compreende adicionalmente um elemento de conexão que suporta uma extremidade do primeiro elemento braço conectada na primeira parte espiral e uma extremidade do segundo elemento braço conectada na segunda parte espiral de forma que uma extremidade do primeiro elemento braço e uma extremidade do segundo elemento braço possam ser giradas, o elemento de conexão conectando o primeiro elemento braço e o segundo elemento braço um no outro; e a outra extremidade da primeira parte espiral e a outra extremidade da segunda parte espiral são seguras pelo elemento de conexão.
5. Dispositivo elástico, de acordo com a reivindicação 3 ou 4, caracterizado pelo fato de que: o elemento de conexão inclui um primeiro batente e um segundo batente para limitar a faixa de rotação do primeiro elemento braço e do segundo elemento braço, e o primeiro elemento braço e o segundo elemento braço incluem uma primeira garra de trava e uma segunda garra de trava, respectivamente, que são travadas nos batentes de forma que as faixas girais da primeira garra de trava e da segunda garra de trava sejam limitadas.
6. Dispositivo elástico, de acordo com a reivindicação 3 ou 4, caracterizado pelo fato de que o elemento de conexão inclui um recesso de sede da mola de torção incluindo um primeiro recesso de sede da parte espiral para receber a primeira parte espiral e um segundo recesso de sede da parte espiral para receber a segunda parte espiral.
7. Dispositivo elástico, de acordo com qualquer uma das reivindicações 2-4, caracterizado pelo fato de que o primeiro elemento braço inclui um primeiro recesso de sede da parte espiral para receber a primeira parte espiral e o segundo elemento braço inclui um segundo recesso de sede da parte espiral para receber a segunda parte espiral.
8. Dispositivo elástico, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a mola de torção pode ser feita de um arame mola incluindo uma parte de redução de espessura, o arame mola tendo uma largura maior que a espessura através de uma prensagem, corte ou estiramento vertical.
9. Dispositivo elástico, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que múltiplas molas de torção são instaladas lado a lado no elemento braço em um intervalo.
10. Dispositivo elástico, de acordo com qualquer uma das reivindicações 2-4, 8 e 9, caracterizado pelo fato de que a primeira parte espiral e a segunda parte espiral têm espessuras diferentes uma da outra.
11. Dispositivo elástico, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que: o elemento braço tem um primeiro elemento de chapa fina e um segundo elemento de chapa fina voltados um para o outro e tendo um intervalo que tem uma extremidade da mola de torção entre o primeiro elemento de chapa fina e o segundo elemento de chapa fina; uma folga é formada em um do primeiro elemento de chapa fina e do segundo elemento de chapa fina, de maneira que uma extremidade da mola de torção possa ser inserida na folga, e uma protuberância de conexão da mola de torção é formada em ambos os lados da folga de uma maneira tal que a protuberância de conexão da mola de torção é prensada para dentro de maneira a salientar-se; e uma extremidade ou a outra extremidade da mola de torção é encaixada na folga de maneira a ser conectada no elemento braço.
12. Dispositivo elástico, de acordo com a reivindicação 1 ou -11, caracterizado pelo fato de que: o elemento braço inclui um primeiro elemento de chapa fina e um segundo elemento de chapa fina, o primeiro elemento de chapa fina e o segundo elemento de chapa fina são montados um no outro, voltados um para o outro, e tendo uma extremidade da mola de torção entre o primeiro elemento de chapa fina e o segundo elemento de chapa fina; um primeiro aro é formado ao longo da periferia de pelo menos ambos os lados do primeiro elemento chapa fina ao longo de uma direção longitudinal do elemento braço, em toda a periferia do primeiro elemento de chapa fina, exceto na periferia para permitir que a mola de torção gire, o primeiro aro sendo curvo em direção ao segundo elemento de chapa fina, protuberâncias de acoplamento sendo formadas em um intervalo no primeiro aro; e um segundo aro é formado no segundo elemento de chapa fina na periferia de pelo menos ambos os lados do segundo elemento de chapa fina ao longo de uma direção longitudinal do elemento braço, na periferia do segundo elemento de chapa fina, exceto na periferia para permitir que a mola de torção seja girada, e o segundo aro sendo curvo em direção ao primeiro elemento de chapa fina, entalhes de acoplamento sendo formados em um intervalo em uma parte inferior da periferia do segundo aro, as protuberâncias de acoplamento sendo curvas e encaixadas nos entalhes de acoplamento de maneira a permitir que o primeiro elemento de chapa fina e o segundo elemento de chapa fina não separem um do outro.
13. Dispositivo elástico, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que a protuberância de conexão da mola de torção é formada em um do primeiro elemento de chapa fina e do segundo elemento de chapa fina, e um furo de folga é formado no outro elemento de chapa fina, o furo de folga tendo uma largura maior que a largura da folga de maneira que o furo de folga possa suportar ambos os lados de uma parte superior da protuberância de conexão da mola de torção de maneira a impedir que a folga fique maior.
14. Dispositivo elástico, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 -4, 9, 9 e 11, caracterizado pelo fato de que o elemento braço ou o elemento de conexão pode ser um elemento de chapa fina com uma espessura menor que duas vezes a espessura da mola de torção.
15. Dispositivo elástico, caracterizado pelo fato de que compreende: uma primeira mola de torção incluindo uma primeira parte espiral enrolada para dentro, formando ainda uma espiral sem uma região sobreposta vertical, e um primeiro braço de extensão que se estende de uma porção externa da primeira parte espiral; uma segunda mola de torção incluindo uma segundo mola espiral enrolada, formando ainda uma espiral, sem uma região sobreposta vertical, a segunda parte espiral sendo arranjada lado a lado com a primeira parte espiral em um mesmo plano, e um segundo braço de extensão que se estende de uma porção externa da primeira parte espiral; e um elemento de conexão que conecta uma de ambas as extremidades da primeira mola de torção e uma de ambas as extremidade da segunda mola de torção uma na outra.
16. Dispositivo elástico, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que: o elemento de conexão inclui um primeiro elemento de chapa fina e um segundo elemento de chapa fina que são montados, voltados um para o outro, em um intervalo e têm uma extremidade da primeira mola de torção e uma extremidade da segunda mola de torção entre o primeiro elemento de chapa fina e o segundo elemento de chapa fina; uma folga é formada em um do primeiro elemento de chapa fina e do segundo elemento de chapa fina, de maneira que uma extremidade da primeira mola de torção e uma extremidade da segunda mola de torção possam ser inseridas na folga, e uma protuberância de conexão da mola de torção é formada em ambos os lados da folga de uma maneira tal que a protuberância de conexão da mola de torção seja pressionada para dentro de maneira a salientar-se; e uma extremidade ou outra extremidade da primeira mola de torção e uma extremidade ou a outra extremidade da segunda mola de torção são encaixadas na folga de maneira ser conectadas no elemento de conexão.
17. Dispositivo elástico, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que: o elemento de conexão inclui um primeiro elemento de chapa fina e um segundo elemento de chapa fina que são montados, voltados um para o outro, em um intervalo e tem uma extremidade da primeira mola de torção e uma extremidade da segunda mola de torção entre o primeiro elemento de chapa fina e o segundo elemento de chapa fina; um primeiro aro é formado no primeiro elemento de chapa fina na periferia de pelo menos ambos os lados do primeiro elemento de chapa fina ao longo de uma direção longitudinal do elemento braço, em toda a periferia do primeiro elemento de chapa fina, exceto na periferia para permitir que a primeira mola de torção e a segunda mola de torção sejam giradas, o primeiro aro sendo curvo em direção ao segundo elemento de chapa fina, protuberâncias de acoplamento sendo formadas em um intervalo no primeiro aro; e um segundo aro é formado no segundo elemento de chapa fina na periferia de pelo menos ambos os lados do segundo elemento de chapa fina ao longo de uma direção longitudinal do elemento braço, em toda a periferia do segundo elemento de chapa fina, exceto na periferia para permitir que a primeira mola de torção e a segunda mola de torção sejam giradas, oi segundo aro sendo curvo em direção ao primeiro elemento de chapa fina, entalhes de acoplamento sendo formados em um intervalo em uma parte inferior da periferia do segundo aro, as protuberâncias de acoplamento sendo curvas e encaixadas nos entalhes de acoplamento de maneira a permitir que oi primeiro elemento de chapa fina e o segundo elemento de chapa fina não separem um do outro.
18. Dispositivo elástico, de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que a protuberância de conexão da mola de torção é formada em uma da extremidade do primeiro elemento de chapa fina e do segundo elemento de chapa fina, e um furo de folga é formado no outro elemento de chapa fina, o furo de folga tendo uma largura maior que a largura da folga de maneira que o furo de folga possa suportar ambos os lados de uma parte superior da protuberância de conexão da mola de torção de maneira a impedir que a folga fique maior.
19. Dispositivo elástico, de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que o primeiro elemento de chapa fina e o segundo elemento de chapa fina são conectados um no outro por meio de solda.
20. Dispositivo elástico, de acordo com qualquer uma das reivindicações 16-19, caracterizado pelo fato de que uma protuberância prensada é formada em uma posição do primeiro elemento de chapa fina ou do segundo elemento de chapa fina, entre os quais a primeira mola de torção e a segunda mola de torção são conectadas, a protuberância prensada que se salienta em direção a um outro elemento de chapa fina lateral e que aumenta a resistência do elemento de conexão e estabilidade da conexão dos dois elementos chapa fina.
21. Dispositivo elástico, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que o elemento de conexão é conexão com a extremidade interna da primeira parte espiral e a extremidade interna da segunda parte espiral, respectivamente.
22. Dispositivo elástico, de acordo com a reivindicação 21, caracterizado pelo fato de que o elemento de conexão inclui um recesso de sede da mola de torção para receber a primeira parte espiral e um segundo recesso de sede da parte espiral para receber a segunda parte espiral.
23. Dispositivo elástico, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que o elemento de conexão é conexão na extremidade do primeiro braço de extensão e na extremidade do segundo braço de extensão, respectivamente.
24. Dispositivo elástico, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que o elemento de conexão é conexão na extremidade do primeiro braço de extensão e na extremidade interna da segunda parte espiral, respectivamente.
25. Dispositivo elástico, de acordo com a reivindicação 21, caracterizado pelo fato de que uma parte espiral é adicionalmente formada em pelo menos uma extremidade do primeiro braço de extensão e do segundo braço de extensão, a parte espiral sendo enrolada para dentro da parte espiral sem uma região sobreposta vertical.
26. Dispositivo elástico, de acordo com qualquer uma das reivindicações 15, 21-25, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente uma tampa montada em uma superfície superior do elemento de conexão, o elemento de conexão tendo uma espessura inferior a duas vezes a espessura da primeira mola de torção.
27. Dispositivo elástico, de acordo com qualquer uma das reivindicações 16-19, caracterizado pelo fato de que o elemento de conexão tem uma espessura inferior a duas vezes a espessura da primeira mola de torção.
28. Dispositivo elástico, de acordo com qualquer uma das reivindicações 15, 21-25, caracterizado pelo fato de que a espessura da primeira mola de torção e a espessura da segunda mola de torção são diferentes uma da outra.
29. Dispositivo elástico, de acordo com qualquer uma das reivindicações 15, 21-25, caracterizado pelo fato de que: recessos de conexão são formados em porções do elemento de conexão, a primeira mola de torção e a segunda mola de torção sendo conectadas uma na outra nas porções, os recessos de conexão recebendo porções de conexão da primeira mola de torção e da segunda mola de torção, respectivamente, de maneira a suportar a primeira mola de torção e a segunda mola de torção; e um batente é formado em cada uma das porções expostas dos recessos de conexão, um batente permitindo que o primeiro braço de extensão e o segundo braço de extensão estendam-se para fora e limitem o ângulo de rotação do primeiro braço de extensão e do segundo braço de extensão.
30. Aparelho de abrir/fechar corrediço, caracterizado pelo fato de que compreende: um elemento guia incluindo uma parte de guia; um elemento corrediço instalado de uma maneira tal a mover- se ao longo do elemento guia; e um dispositivo elástico, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1-4, 8, 9, 11, 13, 15-19 e 21-25, que fica arranjado entre o elemento guia e o elemento corrediço, o dispositivo elástico tendo uma extremidade conectada rotativamente no elemento guia e a outra extremidade conectada rotativamente no elemento corrediço de forma que o dispositivo elástico forneça força elástica causada pelo momento de torção, o elemento corrediço sendo empurrado em uma primeira direção ou em uma segunda direção do elemento guia pelo momento de torção, de acordo com uma posição do elemento corrediço correspondente ao elemento guia.
31. Aparelho de abrir/fechar corrediço, caracterizado pelo fato de que compreende: um elemento guia incluindo uma parte de guia; um elemento corrediço instalado de uma maneira tal a mover- se ao longo do elemento guia; e o dispositivo elástico de acordo com a reivindicação 26, que fica arranjado entre o elemento guia e o elemento corrediço, o dispositivo elástico tendo uma extremidade conectada rotativamente no elemento guia e a outra extremidade conectada rotativamente no elemento corrediço de forma que o dispositivo elástico forneça força elástica causada pelo momento de torção, o elemento corrediço sendo empurrado em uma primeira direção ou em uma segunda direção do elemento guia pelo momento de torção, de acordo com uma posição do elemento corrediço correspondente ao elemento guia.
32. Aparelho de abrir/fechar corrediço, caracterizado pelo fato de que compreende: um elemento guia incluindo uma parte de guia; um elemento corrediço instalado de uma maneira tal a mover- se ao longo do elemento guia; e o dispositivo elástico de acordo com a reivindicação 27, que fica arranjado entre o elemento guia e o elemento corrediço, o dispositivo elástico tendo uma extremidade conectada rotativamente no elemento guia e a outra extremidade conectada rotativamente no elemento corrediço de forma que o dispositivo elástico forneça força elástica causada pelo momento de torção, o elemento corrediço sendo empurrado em uma primeira direção ou em uma segunda direção do elemento guia pelo momento de torção, de acordo com uma posição do elemento corrediço correspondente ao elemento guia.
33. Aparelho de abrir/fechar corrediço, caracterizado pelo fato de que compreende: um elemento guia incluindo uma parte de guia; um elemento corrediço instalado de uma maneira tal a mover- se ao longo do elemento guia; e um dispositivo elástico, de acordo com a reivindicação 28, que fica arranjado entre o elemento guia e o elemento corrediço, o dispositivo elástico tendo uma extremidade conectada rotativamente no elemento guia e a outra extremidade conectada rotativamente no elemento corrediço de forma que o dispositivo elástico forneça força elástica causada pelo momento de torção, o elemento corrediço sendo empurrado em uma primeira direção ou em uma segunda direção do elemento guia pelo momento de torção, de acordo com uma posição do elemento corrediço correspondente ao elemento guia.
34. Aparelho de abrir/fechar corrediço, caracterizado pelo fato de que compreende: um elemento guia incluindo uma parte de guia; um elemento corrediço instalado de uma maneira tal a mover- se ao longo do elemento guia; e um dispositivo elástico, de acordo com a reivindicação 29, em que ficar arranjado ente o elemento guia e o elemento corrediço, o dispositivo elástico tendo uma extremidade conectada rotativamente no elemento guia e a outra extremidade conectada rotativamente no elemento corrediço, o elemento corrediço sendo empurrado em uma primeira direção ou em uma segunda direção do elemento guia pelo momento de torção, de acordo com uma posição do elemento corrediço correspondente ao elemento guia.
35. Utensílio portátil que tem um mecanismo de abrir/fechar corrediço, caracterizado pelo fato de que compreende: um elemento guia incluindo uma parte guia; um elemento corrediço instalado de uma maneira tal a mover- se ao longo do elemento guia; e o dispositivo elástico, de acordo com uma das reivindicações 1-4, 8, 9, 11, 13, 15-19 e 21, 25, que fica arranjado entre o elemento guia e o elemento corrediço, o dispositivo elástico tendo uma extremidade conectada rotativamente no elemento guia e a outra extremidade conectada rotativamente no elemento corrediço de forma que o dispositivo elástico forneça força elástica causada pelo momento de torção, o elemento guia sendo empurrado em uma primeira direção ou em uma segunda direção do elemento guia pelo momento de torção, de acordo com a posição do elemento corrediço correspondente ao elemento guia, o elemento corrediço movendo-se por causa da força externa que empurra para cima e puxa para baixo do elemento corrediço.
36. Utensílio portátil que tem um mecanismo de abrir/fechar corrediço, caracterizado pelo fato de que compreende: um elemento guia incluindo uma parte de guia; um elemento corrediço instalado de uma maneira tal a mover- se ao longo do elemento guia; e um dispositivo elástico, de acordo com a reivindicação 26, que fica arranjado entre o elemento guia e o elemento corrediço, o dispositivo elástico tendo uma extremidade conectada rotativamente no elemento guia e a outra extremidade conectada rotativamente no elemento corrediço de forma que o dispositivo elástico forneça força elástica causada pelo momento de torção, o elemento corrediço sendo empurrado em uma primeira direção ou em uma segunda direção do elemento guia pelo momento de torção, de acordo com uma posição do elemento corrediço que se move pela força externa que empurra para cima e puxa para baixo o elemento corrediço, correspondente ao elemento guia.
37. Utensílio portátil que tem um mecanismo de abrir/fechar corrediço, caracterizado pelo fato de que compreende: um elemento guia incluindo uma parte de guia; um elemento corrediço instalado de uma maneira tal a mover- se ao longo do elemento guia; e um dispositivo elástico, de acordo com a reivindicação 27, que é arranjado entre o elemento guia e o elemento corrediço, o dispositivo elástico tendo uma extremidade conectada rotativamente no elemento guia e a outra extremidade conectada rotativamente no elemento corrediço de forma que o dispositivo elástico forneça força elástica causada pelo momento de torção, o elemento corrediço sendo empurrado em uma primeira direção ou em uma segunda direção do elemento guia pelo momento de torção, de acordo com uma posição do elemento corrediço que se move pela força externa empurrando para cima e puxando para baixo o elemento corrediço, correspondente ao elemento guia.
38. Utensílio portátil que tem um mecanismo de abrir/fechar corrediço, caracterizado pelo fato de que compreende: um elemento guia incluindo uma parte de guia; um elemento corrediço instalado de uma maneira tal a mover- se ao longo do elemento guia; e um dispositivo elástico, de acordo com a reivindicação 28, em que fica arranjado entre o elemento guia e o elemento corrediço, o dispositivo elástico tendo uma extremidade conectada rotativamente no elemento guia e a outra extremidade conectada rotativamente no elemento corrediço de forma que o dispositivo elástico forneça força causada pelo momento de torção, o elemento corrediço sendo empurrado em uma primeira direção ou em uma segunda direção do elemento guia pelo momento de torção, de acordo com uma posição do elemento corrediço que se move pela força externa que empurra para cima e puxa para baixo o elemento corrediço, correspondente ao elemento guia.
39. Utensílio portátil que tem um mecanismo de abrir/fechar corrediço, caracterizado pelo fato de que compreende: um elemento guia incluindo uma parte de guia; um elemento corrediço instalado de uma maneira tal a mover- se ao longo do elemento guia; e o dispositivo elástico, de acordo com a reivindicação 29, que fica arranjado entre o elemento guia e o elemento corrediço, o dispositivo elástico tendo uma extremidade conectada rotativamente no elemento guia e a outra extremidade conectada rotativamente no elemento corrediço de forma que o dispositivo elástico forneça força elástica causada pelo momento de torção, o elemento corrediço sendo empurrado em uma primeira direção ou em uma segunda direção do elemento guia pelo momento de torção, de acordo com uma posição do elemento corrediço que se move pela força externa que empurra para cima e puxa para baixo o elemento corrediço, correspondente ao elemento guia.
40. Mola de torção, caracterizada pelo fato de que compreende: uma primeira parte espiral enrolada, formando ainda uma espiral sem uma região sobreposta vertical, a primeira parte espiral tendo uma extremidade arranjada em uma porção interna da primeira parte espiral; e uma segunda parte espiral enrolada em uma parte de extensão externa da primeira parte espiral, formando ainda uma espiral sem uma região sobreposta vertical, a segunda parte espiral tendo uma extremidade arranjada em uma porção interna da segunda parte espiral.
41. Mola de torção, caracterizada pelo fato de que compreende: uma parte espiral enrolada, formando ainda uma espiral sem uma região sobreposta vertical, a parte espiral tendo uma extremidade interna arranjada em uma porção interna da primeira parte espiral; uma parte de extensão que se estende para fora da parte espiral; e um elemento de articulação formado em uma extremidade externa da parte de extensão ou na extremidade interna da parte espiral por meio de moldagem por inserção, o elemento de articulação sendo formado integralmente com a extremidade externa da parte de extensão ou a extremidade interna da parte espiral.
42. Dispositivo elástico, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dispositivo elástico pode ser um par de dispositivos elásticos conectados um no outro por meio de um elemento braço de uma maneira tal a ser girado em um ângulo predeterminado.
BRPI0713269-7A 2006-07-07 2007-07-05 dispositivo elástico, aparelho de abrir/fechar corrediço, utensìlio portátil que tem um mecanismo de abrir/fechar corrediço e mola de torção BRPI0713269A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
KR10-2006-0063684 2006-07-07
KR20060063684 2006-07-07
PCT/KR2007/003264 WO2008004822A1 (en) 2006-07-07 2007-07-05 Torsion spring, elastic device and sliding apparatus and portable appliance utilizing the device

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0713269A2 true BRPI0713269A2 (pt) 2012-04-10

Family

ID=38894748

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0713269-7A BRPI0713269A2 (pt) 2006-07-07 2007-07-05 dispositivo elástico, aparelho de abrir/fechar corrediço, utensìlio portátil que tem um mecanismo de abrir/fechar corrediço e mola de torção

Country Status (9)

Country Link
US (1) US8121658B2 (pt)
EP (1) EP2047607A4 (pt)
JP (1) JP2009543006A (pt)
KR (3) KR100865491B1 (pt)
CN (1) CN101485099A (pt)
BR (1) BRPI0713269A2 (pt)
RU (1) RU2432700C2 (pt)
TW (1) TWI346749B (pt)
WO (1) WO2008004822A1 (pt)

Families Citing this family (25)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2009005185A1 (en) * 2007-06-30 2009-01-08 Kbf Co., Ltd. Slide hinge
WO2009008655A2 (en) * 2007-07-09 2009-01-15 Shell-Line Actuator and spring used therefor
KR100887952B1 (ko) * 2007-07-10 2009-03-11 (주)애니캐스팅 이동통신 단말기용 슬라이드 장치
WO2009038371A2 (en) * 2007-09-18 2009-03-26 Jung Min Park Spring device, sliding module therewith and mobile device therewith
KR100979249B1 (ko) * 2008-01-11 2010-08-31 (주)제이엠씨 태엽 형태로 양방향으로 감긴 일체형 스프링을 이용한조립의 편리성을 갖는 탄성 모듈 및 이를 구비한 슬라이딩타입 휴대폰의 슬라이드 장치
KR100827740B1 (ko) * 2008-01-25 2008-05-07 (주)제이엠씨 박형 탄성 모듈 및 이를 구비한 슬라이딩 타입 휴대폰의슬라이드 장치
JP4560093B2 (ja) * 2008-02-06 2010-10-13 株式会社ストロベリーコーポレーション スライド装置並びにスライド装置を用いた電子機器
JP4560092B2 (ja) * 2008-02-06 2010-10-13 株式会社ストロベリーコーポレーション スライド装置並びにスライド装置を用いた電子機器
KR100848114B1 (ko) * 2008-03-20 2008-07-24 (주)제이엠씨 좁은 궤적을 갖는 박형 탄성 모듈 및 이를 구비한 슬라이딩타입 휴대폰의 슬라이드 장치
KR100884505B1 (ko) * 2008-03-31 2009-02-18 (주)쉘-라인 액츄에이터
RU2010144822A (ru) * 2008-04-17 2012-05-27 Хан Санг ЛИ (KR) Двухпозиционное скользящее устройство
KR100943943B1 (ko) * 2008-05-02 2010-02-26 에이치케이에스테크 주식회사 이동통신단말기의 슬라이드 힌지장치
KR100947588B1 (ko) * 2008-06-20 2010-03-15 주식회사 세이텍 슬라이딩 타입의 핸드폰에 장착되는 슬라이딩 모듈용 탄성장치
KR100870974B1 (ko) * 2008-08-26 2008-12-01 (주) 프렉코 휴대 단말기용 슬라이드식 덮개 개폐장치
EP2166736B1 (en) 2008-09-19 2012-05-23 LG Electronics Inc. Slide module and portable terminal having the same
KR101578724B1 (ko) * 2009-01-13 2015-12-21 엘지전자 주식회사 슬라이드 모듈 및 이를 구비하는 이동 단말기
KR100924079B1 (ko) * 2009-03-04 2009-11-02 (주)애니캐스팅 이동통신 단말기용 슬라이드 장치
KR101033833B1 (ko) * 2009-12-04 2011-05-13 (주)제이엠씨 슬라이드타입 휴대폰용 힌지모듈의 커버 조립장치
KR101184003B1 (ko) * 2010-02-11 2012-09-21 주식회사 로브 탄성기구
KR200454602Y1 (ko) * 2010-03-11 2011-07-13 (주) 프렉코 휴대 단말기용 탄성 링크 모듈, 및 그를 이용한 슬라이드식 힌지장치
KR101004409B1 (ko) * 2010-07-16 2010-12-27 (주) 프렉코 휴대 단말기용 탄성 링크 모듈 및 그 제작 방법
MX2014000287A (es) * 2011-07-08 2014-06-23 Mi Llc Abrazadera para un tamiz de cuña de angulo compuesto para un separador vibratorio.
RU2542812C2 (ru) * 2013-06-11 2015-02-27 Виктор Николаевич Матвеев Рессора
KR101738052B1 (ko) * 2015-12-04 2017-05-19 현대자동차주식회사 암레스트의 잠금구조
CN108799379A (zh) * 2018-06-13 2018-11-13 苏州云联车控信息科技有限公司 一种卷簧

Family Cites Families (23)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE29610236U1 (de) 1996-05-30 1996-10-10 Merete Gmbh Überstreifbares Schutzbekleidungsmittel für eine medizinische Untersuchung
JPH10133007A (ja) * 1996-11-01 1998-05-22 Ishikawajima Harima Heavy Ind Co Ltd ミラー湾曲装置
FI112422B (fi) * 2000-04-28 2003-11-28 Nokia Corp Teleskooppirakenne puhelinlaitetta varten
JPWO2003050787A1 (ja) * 2001-12-13 2005-04-21 株式会社村上開明堂 ディスプレイの昇降調整装置
JP2005096728A (ja) * 2003-09-01 2005-04-14 Tokai Rika Co Ltd ウエビング巻取装置
KR100617690B1 (ko) * 2003-11-10 2006-08-28 삼성전자주식회사 슬라이딩 타입 휴대용 무선 단말기
KR100683059B1 (ko) * 2004-10-01 2007-02-15 주식회사 피앤텔 가변선회축의 스프링을 채용한 슬라이딩 개폐장치
JP4530686B2 (ja) * 2004-03-03 2010-08-25 株式会社リコー 電池接点機構、電池収納構造、電源装置及び電子機器
KR20050089106A (ko) 2004-03-03 2005-09-07 삼성전자주식회사 스프링 댐퍼 장치
KR200361808Y1 (ko) * 2004-06-04 2004-09-16 조용수 슬라이드 방식 휴대폰의 슬라이딩장치
KR100678516B1 (ko) * 2004-06-15 2007-02-07 주식회사 우영 태엽 스프링을 이용한 슬라이딩 타입 휴대폰의 슬라이드장치
JP2006108881A (ja) * 2004-10-01 2006-04-20 Kato Electrical Mach Co Ltd 携帯機器のスライド機構及び携帯電話機
TWI259715B (en) * 2005-01-25 2006-08-01 Wistron Corp Electronic device able to adjust the size of the display area
KR100662869B1 (ko) * 2005-02-04 2007-01-02 삼성전자주식회사 단말기
DE202005002847U1 (de) * 2005-02-21 2005-06-02 Wegner, Harald, Dr. Kabelaufwickler für Ohrhörer, insbesondere Sprechgarnituren für Mobiltelefone
TWI255634B (en) * 2005-03-14 2006-05-21 Benq Corp Slider-type electrical device, sliding device and sliding module
KR100790088B1 (ko) * 2005-03-17 2007-12-31 삼성전자주식회사 휴대 단말기의 슬라이딩 스윙 장치
KR100709808B1 (ko) * 2005-03-31 2007-04-23 주식회사 팬택 회전 슬라이드형 이동통신 단말기
KR200417355Y1 (ko) 2005-10-11 2006-05-26 (주)브티엘 슬라이딩 조립체
KR20060001898A (ko) * 2005-12-12 2006-01-06 배종현 슬라이드형 휴대용 단말기의 슬라이딩장치
JP2007166216A (ja) * 2005-12-13 2007-06-28 Yamamoto Seimitsu:Kk 携帯電子機器
KR200411611Y1 (ko) * 2005-12-21 2006-03-16 이근주 슬림형 슬라이드 모듈용 탄성스프링
US7583989B2 (en) * 2006-04-18 2009-09-01 Cheng Uei Precision Industry Co., Ltd. Sliding-type hinge

Also Published As

Publication number Publication date
JP2009543006A (ja) 2009-12-03
US20080007870A1 (en) 2008-01-10
KR100887644B1 (ko) 2009-03-10
KR20080005087A (ko) 2008-01-10
KR20080032632A (ko) 2008-04-15
EP2047607A1 (en) 2009-04-15
TW200811384A (en) 2008-03-01
TWI346749B (en) 2011-08-11
KR20080032631A (ko) 2008-04-15
KR100977190B1 (ko) 2010-08-20
EP2047607A4 (en) 2010-01-13
CN101485099A (zh) 2009-07-15
WO2008004822A1 (en) 2008-01-10
US8121658B2 (en) 2012-02-21
KR100865491B1 (ko) 2008-10-27
RU2432700C2 (ru) 2011-10-27
RU2008149847A (ru) 2010-08-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0713269A2 (pt) dispositivo elástico, aparelho de abrir/fechar corrediço, utensìlio portátil que tem um mecanismo de abrir/fechar corrediço e mola de torção
US10851573B2 (en) Hinge device
JP2009299861A (ja) ヒンジ装置
US9743726B1 (en) Advanced adjustable finger ring apparatus and methods
US20090133216A1 (en) Hinge apparatus of mobile terminal
KR101133050B1 (ko) 폴더용 휴대단말기의 프리스탑 힌지모듈
US8024840B2 (en) Hinge
WO2019196409A1 (zh) 铰链
TW201627563A (zh) 鉸鏈裝置
JP6964998B2 (ja) スピニングリールのロータ制動装置
KR20110066562A (ko) 슬라이드 휴대폰용 스프링모듈
CA2732177A1 (en) Resistance device for high voltage switch assembly
JP2009017563A (ja) ヒンジ及びそのヒンジを用いた電子装置
JP3198210U (ja) ヒンジ装置
FR3002112A1 (fr) Paire de ciseaux de jardin ayant un angle de coupe ajustable
US8857016B2 (en) Hinge assembly
KR20070008202A (ko) 반자동 스윙힌지모듈
KR200424549Y1 (ko) 이동통신단말기의 스윙 힌지모듈
CN218436171U (zh) 一种缝纫机绕线器
US20220148823A1 (en) Operating mechanism for operating at least one contact
AU2004207511B2 (en) Hair holding device with elastic closure operation
JP4186707B2 (ja) 回路遮断器のハンドル支持装置
KR101203884B1 (ko) 휴대단말기용 힌지모듈
KR101219573B1 (ko) 휴대단말기용 복층 스윙힌지
KR200296673Y1 (ko) 휴대폰 힌지장치

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 5A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: NAO APRESENTADA A GUIA DE CUMPRIMENTO DE EXIGENCIA. REFERENTE A 5A ANUIDADE.