BRPI0610461A2 - produto de café - Google Patents

produto de café Download PDF

Info

Publication number
BRPI0610461A2
BRPI0610461A2 BRPI0610461-4A BRPI0610461A BRPI0610461A2 BR PI0610461 A2 BRPI0610461 A2 BR PI0610461A2 BR PI0610461 A BRPI0610461 A BR PI0610461A BR PI0610461 A2 BRPI0610461 A2 BR PI0610461A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
coffee
product
coffee product
extract
optionally
Prior art date
Application number
BRPI0610461-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Valerie Martine Jeanine Leloup
Jean-Michel Parchet
Remy Liardon
Original Assignee
Nestec Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nestec Sa filed Critical Nestec Sa
Publication of BRPI0610461A2 publication Critical patent/BRPI0610461A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23FCOFFEE; TEA; THEIR SUBSTITUTES; MANUFACTURE, PREPARATION, OR INFUSION THEREOF
    • A23F5/00Coffee; Coffee substitutes; Preparations thereof
    • A23F5/20Reducing or removing alkaloid content; Preparations produced thereby; Extracts or infusions thereof
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23FCOFFEE; TEA; THEIR SUBSTITUTES; MANUFACTURE, PREPARATION, OR INFUSION THEREOF
    • A23F5/00Coffee; Coffee substitutes; Preparations thereof
    • A23F5/02Treating green coffee; Preparations produced thereby
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23FCOFFEE; TEA; THEIR SUBSTITUTES; MANUFACTURE, PREPARATION, OR INFUSION THEREOF
    • A23F5/00Coffee; Coffee substitutes; Preparations thereof
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23FCOFFEE; TEA; THEIR SUBSTITUTES; MANUFACTURE, PREPARATION, OR INFUSION THEREOF
    • A23F5/00Coffee; Coffee substitutes; Preparations thereof
    • A23F5/10Treating roasted coffee; Preparations produced thereby
    • A23F5/14Treating roasted coffee; Preparations produced thereby using additives, e.g. milk, sugar; Coating, e.g. for preserving

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Tea And Coffee (AREA)

Abstract

A presente invenção refere-se a um produto de café incluindo (i) uma primeira porção consistindo em café moído não-torrado, em uma quantidade de cerca de 1 a 90% em peso baseado no peso total do produto de café, e (ii) uma segunda porção consistindo em café moído que tenha sido torrado a um maior grau de torração que a dita primeira porção, em uma quantidade de 99 a 10% em peso baseado no peso total da composição de café moída em uma razão em peso de (i) para (ii) de 10:90 a 80:20 em que o produto de café inclua pelo menos 4 g de ácidos clorogênicos por 100 g de produto.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "PRODUTO DE CAFÉ".
A presente invenção refere-se a um produto de café incluindoporções torradas e não-torradas, um método para preparo de tal produto decafé bem como o uso do produto para fornecer certos benefícios de consu-midor desejáveis.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Sabe-se que café é uma mistura complexa de várias centenasde compostos, que, em combinação, formam um aroma agradável e único egosto desejado por muitos consumidores/Além disso, café é consumido nãoapenas por seu sabor desejável, mas geralmente por outras razões, comopara aumentar a atenção mental em curto prazo. O impacto de saúde positi-vo de café tem sido estudado por muitas décadas e, por muito tempo, temsido conhecido que certos desses compostos de café são capazes de forne-cer benefícios ao consumidor, especialmente maior atenção mental atravésda digestão de cafeína. Entretanto, é menos conhecido aos consumidoresque certos compostos de café são excelentes antioxidantes e que, peso apeso, café pode fornecer potencial e significantemente mais antioxidantesque, por exemplo, uma fonte bem-conhecida de antioxidantes como chá ver-de.
Uma fonte muito importante de antioxidantes que tem sido identi-ficada no café é a classe conhecida como ácidos clorogênicos.
Ácidos clorogênicos em café são principalmente mono- e diéste-res de ácido quínico e grupos fenólicos (por exemplo, caféico, ferúlico, cou-márico, metoxicinâmico) ligado a diferentes posições. Esses ácidos clorogê-nicos têm sido mostrados como tendo atividade antioxidante in vitro (por e-xemplo, varredura de radical, resistência de oxidação LDL, proteção de danode DNA) e efeito antimutagênico in vivo no intestino grosso, no fígado e nalíngua de ratos e hamsters. Adicionalmente, ácidos clorogênicos são capa-zes de reduzir secreção ácida sistêmica no estômago protegendo a mucosagástrica contra irritações possivelmente responsáveis pela azia.
Da perspectiva de saúde e nutricional, é desejável que consumi-dores sejam capazes de se beneficiar dos aspectos de saúde positivos docafé identificado acima, e, logo, seria altamente vantajoso maximizar o con-teúdo de ácidos clorogênicos disponível em produtos de café.
Métodos de processo de café convencional, onde todos os grãosque contribuem para um produto final são torrados, são bem-conhecidos.Entretanto, descobriu-se que o processo de torração degrada uma quantida-de significativa de ácidos clorogênicos presentes antes da torração. Mesmoassim, alcançar o sabor de café "torrado" desejado é de tal importância aconsumidores, que tem sido necessário, para isto, torrar os grãos a um grausignificante com o conhecimento que isto causará degradação indesejávelde certos compostos benéficos.
Em particular, descobriu-sé que o conteúdo de ácido clorogêniconatural de café verde pode ser reduzido por tanto quanto cerca de 40 a 90%em peso durante processos de torração convencionais.
Logo, é altamente desejável fornecer um produto de café, queretenha tanto um nível maior de ácidos clorogênicos que tradicionalmenteassociado com café torrado, mas que mesmo assim forneça um sabor decafé torrado aceitável ou até maior. Idealmente, o produto de café deve for-necer pelo menos propriedades organolépticas desejadas pelo consumidore/ou evitar ou minimizar quaisquer propriedades organolépticas indesejadas.
Em WO-A1-02/41700, a mistura de grãos de café verde e torra-do é discutida. Entretanto, as bateladas de café torrado e verde são moidasjuntas e processadas de tal maneira para gerar um produto sem níveis signi-ficantemente aumentados de ácidos clorogênicos.
Em vista do precedente, a presente invenção procura fornecerum ou mais dos benefícios mencionados acima e/ou eliminar um ou maisdos problemas mencionados acima.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
De acordo com isto, a presente invenção fornece um produto de café compreendendo:
(i) uma primeira porção consistindo em moagem sem torraçãoe/ou café não-moído, em uma quantidade de cerca de 1 a 90% em peso ba-seado no peso total do produto de café, e
(ii) uma segunda porção contendo o café moído que tenha sidotorrado a um maior grau de torração que a dita primeira porção, em umaquantidade de 99 a 10% em peso baseado no peso total do produto de café,onde os agentes clorogênicos estão presentes em uma quantidade de pelomenos 4 g por 100 g do produto de café.
A invenção também fornece um produto de bebida de café, co-mo (a) um produto de café torrado e moído, (b) um produto de café solúvel,(c) uma porção de ("pad"), comprimida ou cápsula de café única, (d) um pro-duto de café pronto para beber ou (e) qualquer outro produto de café apro-priado, incluindo o produto de café como definido aqui como ingrediente.
Em um outro aspecto, a invenção fornece o uso de um produtode café como definido aqui para fornecer uma quantidade aumentada deantioxidantes biodisponíveis naturais ao corpo quando consumido.
A invenção fornece também um método (de aqui em diante refe-rido como "método 1") de preparação de um produto de café solúvel incluin-do as etapas de:
(A) fornecimento de uma primeira porção consistindo em cafénão-torrado, em uma quantidade de cerca de 1 a cerca de 90% em pesobaseado no peso total do produto de café,
(B) moagem opcional da primeira porção,
(C) fornecimento de uma segunda porção consistindo em caféque tenha sido torrado a um grau maior que a dita primeira porção, em umaquantidade de 99 a 10% em peso baseado no peso total do produto de café,
(D) moagem da segunda porção,
(E) retirada opcional do aroma da segunda porção para forneceruma primeira porção de aroma e uma segunda porção retirada,
(F) mistura da primeira porção junto com a segunda porção moí-da ou opcionalmente a segunda porção retirada,
(G) co-extração da primeira e segunda porções para formar umextrato, e
(H) retirada opcional do aroma do extrato,(I) adição opcional da primeira porção de aroma ao extrato com-binado, opcionalmente retirado,
(J) secagem opcional do extrato,para fornecer uma composição de café solúvel com um conteúdo de ácidosclorogênicos de pelo menos 8 g por 100 g do produto de café, baseado emum nível de extração fornecendo um conteúdo de Sólidos total (Ts) de 50%em peso do produto de café.
Descobriu-se que tal processo fornece os altos níveis desejadosde ácidos clorogênicos e um aroma bem melhorado no produto final.
Embora a retirada de vários extratos seja opcional, é altamentedesejável realizar essas etapas já que isto permite controle significantemen-te maior sobre o aroma final que foi alcançado naquele. Logo, pode vantajo-samente permitir a provisão de um produto de café, que é mais prontamenteprojetado aos perfis de gosto e aroma diferentes desejados pelos consumi-dores de diferentes mercados.
Em um outro aspecto, a invenção fornece um método (de aquiem diante, referido como "método 2") de preparação de um produto de cafésolúvel incluindo as etapas de:
(A) fornecimento de uma primeira porção consistindo em cafénão-torrado,
(B) moagem opcional da primeira porção,
(C) extração da primeira porção para fornecer um primeiro extrato,
(D) secagem opcional da primeira porção,
(E) fornecimento de uma segunda porção consistindo em caféque tenha sido torrado a um maior grau de torração que a dita primeira porção,
(F) moagem da segunda porção,
(G) retirada opcional do aroma da segunda porção para forneceruma primeira porção de aroma e uma segunda porção retirada,
(H) extração da segunda porção retirada para fornecer um se-gundo extrato,(I) secagem opcional da segunda porção,
(J) combinação da primeira e segunda porções nas proporçõesestequiométricas de extratos tal que a mistura de café combinada teria sidocomposta de 1 a 90% em peso de café não-torrado moído e/ou café não-moído e 99 a 10% em peso de café moído torrado,
(K) retirada opcional do aroma do extrato combinado,
(L) adição opcional da primeira porção de aroma ao extratocombinado, opcionalmente retirado, e
(M) secagem opcional do extrato,para fornecer uma composição de café solúvel com um conteúdo de ácidosclorogênicos de pelo menos 8 g por 100 g do produto de café, baseado emum nível de extração fornecendo um conteúdo de Sólidos total (Ts) de 50%em peso do produto de café.
Enquanto opcional, as etapas de retirada são altamente desejá-veis pelas razões dadas acima.
Em ainda outro aspecto, a invenção fornece um método (de aquiem diante referido como "método 3") de preparar um produto de café solúvelparcialmente ou totalmente descafeinado incluindo as etapas de:
(A) fornecimento de uma primeira porção consistindo em cafénão-torrado, em uma quantidade de cerca de 1 a cerca de 90% em pesobaseado no peso total do produto de café,
(B) moagem opcional da primeira porção,
(C)~fornecimento de uma segunda porção consistindo em caféque tenha sido torrado a um grau maior que a dita primeira porção, em umaquantidade de 99 a 10% em peso baseado no peso total do produto de café,
(D) moagem da segunda porção,
(E) realização das etapas (E) a (J) do método 1 ou etapas (F) a(M) do método 2.
" Descobriu-se que tal processo fornece os níveis altos desejadosde ácidos clorogênicos, uma redução ou retirada do nível de cafeína e umaroma bem melhorado no produto final.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃOA presente invenção refere-se a um produto de café que depen-de da mistura de grãos de café, uma porção dos quais são torrados e porçãodos quais não são torrados ou verdes para fornecer uma bebida de café,que, quando reconstituída com água e consumida, tenha gosto e aroma a- gradaveis e que forneça um nível significantemente maior de antioxidantes,na forma de ácidos clorogênicos, ao corpo.
Ácidos clorogênicos têm a fórmula geral:
<formula>formula see original document page 7</formula>
Os ácidos clorogênicos mais prevalentes são dados na seguintetabela:
<table>table see original document page 7</column></row><table>
Outros isômeros existem que também caem na mesma definiçãoda estrutura dada acima. Logo, no contexto da presente invenção, o termo"ácidos clorogênicos" denota todos os isômeros de ácido clorogênico, quesão definidos pela estrutura mencionada antes.
Em um aspecto da presente invenção, o produto de café é deri-vado de uma mistura de grãos de café verde e torrados em que a razão empeso da porção verde e da porção torrada no produto de café é de 1:99 a90:10, preferivelmente de 30:70 a 50:50, mais preferivelmente de 35:65 a45:55, mais preferivelmente de 37:63 a 42:58.
Onde a razão é menor que 1:99, descobriu-se que a quantidadede ácido clorogênico presente no produto é insuficiente para fornecer umaquantidade eficiente de antioxidantes biodisponíveis.
Quando a razão de grão verde para grão torrado no produto ex-cede 60:40, descobriu-se que o produto pode ser observado como tendo umperfil organoléptico indesejado, principalmente devido a um enfraquecimentodas notas torradas. Obviamente, pode ser possível compensar isto por escu-recimento do nível de torração da porção torrada. Nesse caso, a razão empeso de grão verde para grão torrado no produto é menos crítica e pode serpotencialmente tão alta quanto 90:10.
Mesmo assim, para fornecer um equilíbrio de sabor aceitávelcom níveis de ácido clorogênico suficientemente altos no produto, os inven-tores descobriram que a razão em peso é mais preferivelmente entre 35:65 a45:55, ou até 37:63 a 42:58 porque, quando se afastando dessas faixas derazão, é considerado uma redução desproporcionada em um dos benefíciosdesejáveis quando comparado com a melhora no outro benefício.
O conteúdo de ácido clorogênico no produto de café é de pelomenos 4 g por 100 g de produto, mais preferivelmente pelo menos 5 g,mesmo mais preferivelmente 6 g, mais preferivelmente pelo menos 8 g, porexemplo, pelo menos 9 g.
A porção de café verde pode ser uma mistura de grãos de Ará-bica verde e Robusta verde. Entretanto, é particularmente preferido que aporção de café verde é substancial ou totalmente derivada de grãos de caféRobusta.
Logo, preferivelmente pelo menos 65%, mais preferivelmente75%, muito mais preferivelmente 85%, ainda mais preferivelmente 95%, pelomenos 100% em peso de grãos de café verde são Robusta. Isto é porquedescobriu-se que grãos de café Robusta fornecem um maior nível de ácidoclorogênico por grama de grão que grãos Arábica.
A porção de café torrado pode ser uma mistura de Arábica eRobusta, embora seja particularmente preferido que a porção torrada sejasubstancial ou totalmente derivada de grãos Arábica. Isto é porque Arábicafornece um perfil de gosto e aroma mais rico, que é associado com café demaior qualidade.
A porção de café verde e/ou a porção de café torrado pode serpelo menos parcialmente descafeinada. Isto é para fornecer produtos de ní-vel de cafeína que pode ser modulado de nível de cafeína regular até umnível sem cafeína. Entretanto, é particularmente preferido que a porção decafé verde seja de café descafeinado.
Preferivelmente, o produto de café é usado para fornecer umproduto de café solúvel.
Café solúvel, ou café instantâneo como é conhecido de outramaneira, é muito bem-conhecido e tem sido produzido comercialmente pormuitas décadas. É produzido de café torrado e moído em uma variedade demaneiras, todas as quais são bem-conhecidas à pessoa versada na técnica.
Tipicamente uma primeira, embora opcional, etapa envolve aretirada dos componentes de aroma mais voláteis de café, que foram previ-amente torrados e moídos.
Qualquer método apropriado para retirada pode ser usado, em-bora um método particularmente preferido é divulgado em EP-A-1078576.
Seguindo a retirada, os componentes menos voláteis são entãosujeitos a uma etapa de "extração". Extração é um termo comum na técnicade processamento de café solúvel e indica um processo onde água e/ou va-por são usados para extrair uma mistura complexa de componentes de cafédo grão de café torrado e moído.
Após extração, o produto pode sofrer uma etapa de concentra-ção, seguindo que, se uma etapa de retirada acontecer, o aroma retirado éreintroduzido no extrato resultante.
Finalmente, o extrato aromatizado é usualmente seco de acordocom qualquer procedimento padrão, como secagem a gelo, secagem porborrifação ou aglomeração.
Isso produz um produto solúvel sólido que pode apropriadamen-te estar na forma de um pó ou grânulos.
A mistura de café solúvel pode ser produzida por co-extração daporção verde e da porção torrada.
Alternativamente, o produto de café solúvel pode ser produzidopor fornecimento separado de uma porção de café torrado e de uma porçãode café verde e pela extração subseqüente destes individualmente antes decombinar os extratos resultantes. Isso é vantajoso, já que as condições deextração podem ser adaptadas para servir para grãos torrados e não-torrados, respectivamente.
Deve ser entendido que onde o produto de café da invenção éusado em um produto de café solúvel, o processo de extração, explicadoaqui, aumentará a concentração de ácidos clorogênicos presentes. Logo, emtal produto, o conteúdo de ácidos clorogênicos é definido como um nível deextração nocional de 50% de sólidos totais extraídos já que, a níveis de ex-tração maiores ou menores, o conteúdo de ácido clorogênico aumentará oudiminuirá, respectivamente.
Logo, em um produto de café solúvel, o conteúdo de ácido clo-rogênico é de pelo menos 8 g por 100 g de produto de café, baseado no ní-vel de extração de 50% em peso de sólidos totais, mais preferivelmente 10g, o mais preferivelmente 12 g por 100 g de produto de café solúvel.
Descobriu-se também que o produto de café da invenção temoutros benefícios. Por exemplo, arabinogalactans estão presentes no caféverde.
Arabinogalactans são uma família de polissacarídeos (proteoga-lactans) envolvida em crescimento e desenvolvimento de plantas. Eles sãoencontrados em plantas superiores e ocorrem em muitos tecidos diferentes,como na membrana plasmática, na parede celular e na matriz extracelular.Arabinogalactans têm tipicamente pesos moleculares que variamde 10 kDa a 4000 kDa. Eles tipicamente contêm menos de 10% em peso deproteína, que é normalmente composta de prolina/hidroxiprolina, alanina,serina, e treonina. Mais de 90% em peso de arabinogalactans consistem empolissacarídeos, compostos principalmente de cadeias de p-(1-3)-galactancom cadeias laterais de (3-(1-6)-galactosila terminadas primariamente comresíduos de arabinosila.
Importantemente, arabinogalactans fornecem benefícios prebió-ticos ao corpo quando ingeridos.
Para fazer os arabinogalactans disponíveis ao corpo, a porçãode café verde é preferivelmente moída, já que isto permite a extração dosarabinogalactans desta.
Pode também ser desejável incorporar no café, um produto adi-cional: arabinogalactans que tenham sido isolados do café verde ou do cafétorrado. Processos apropriados para isolar arabinogalactans são divulgadosem WO 2005/116083, incorporados aqui por referência.
Logo, na presente invenção, arabinogalactans presentes na por-ção de café verde moído, opcionalmente junto com arabinogalactans incor-porados de outra fonte no produto de café, podem ser usados para fornecerbenefícios probióticos ao corpo quando o produto de café é consumido.
A presente invenção é particularmente apropriada para uso co-mo um produto de café solúvel ou qualquer produto, que seja baseado emou derivado de um produto de café solúvel.
Por exemplo, o produto de café pode também ser usado em tão-chamadas bebidas prontas para beber. Exemplos de bebidas prontas parabeber que são apropriadas para a presente invenção incluem bebidas dois-em-um que incluem um composto de café junto com um componente ado-çante natural ou artificial, os componentes opcionalmente sendo pré-diluídoscom um líquido como água ou leite. Nesse caso, o componente de café podeincluir o produto de café da presente invenção.
Bebidas três-em-um, que incluem café, um adoçante e um bran-queador como leite, um "creamer" líquido ou um "creamer" sólido (por e-xemplo, pulverizado), pode incluir o produto de café da presente invenção.
Além disso, qualquer bebida, que inclui café solúvel como ingre-diente, pode incluir o produto de café da presente invenção.
Adicionalmente, a presente invenção pode ser usada como umingrediente para mistura padrão, expresso, preparações de bebida baseadaem café para ser usado em volume ou em porção de bebida única para pre-paração caseira.
Exemplos
Nos seguintes exemplos, todas as quantidades estão em por-centagem em peso, a menos que especificado de outra maneira.
Exemplo 1
Produtos de café solúvel foram produzidos como se segue:Grãos Arábica ou Robusta foram mediamente torrados (CTN 80)e misturados com grãos Arábica e/ou Robusta verdes. Os grãos foram entãomoídos e extraídos de acordo com métodos padrão. O produto resultante foientão seco para fornecer um produto de café solúvel. Esses produtos foramcomparados com produtos de café solúvel tradicionais derivados totalmenteou de grãos Arábica ou de grãos Robusta. Ver tabela 1.
Os isômeros de ácido clorogenico foram separados por croma-tografia líquida de alta pressão e detectados por fotometria UV. Atividadeantioxidante de isômeros de ácido clorogenico foi avaliada em seqüência pormedição da habilidade de varredura de radicais do produto usando radicaislivres estáveis (ABTS). A atividade antioxidante total foi obtida do somatóriode atividade antioxidante de isômeros de ácido clorogenico individuais. Aatividade antioxidante é dada em "equivalentes de ácido clorogenico" (g/100g de produto pulverizado). Os resultados são dados na Tabela 1.
Tabela 1
<table>table see original document page 12</column></row><table><table>table see original document page 13</column></row><table>
* denota 77% Arábica/23% Robusta
Exemplo 2
Produtos de café solúvel foram produzidos como se segue:Grãos Arábica ou Robusta foram torrados a vários graus e mis-turados com grãos Arábica e/ou Robusta verdes. Os grãos foram então moí-dos e extraídos usando técnicas convencionais. Os produtos resultantes fo-ram secos para fornecer um produto de café solúvel. Esses produtos foramentão comparados a amostras de café solúvel derivadas totalmente ou degrãos Arábica ou de grãos Robusta. Ver tabela 2.
Os isômeros de ácido clorogênico foram separados por croma-tografia líquida de alta pressão e detectados por fotometria UV. A atividadeantioxidante é dada em "equivalentes de ácido clorogênico" (g/100 g de pro-duto pulverizado). Os resultados são dados na Tabela 2.
<table>table see original document page 13</column></row><table>* denota 35% Arábica/65% Robusta
Exemplo 3
Produtos de café solúvel foram produzidos como se segue:
Grãos Arábica ou Robusta foram torrados a vários graus e mis-turados com grãos Arábica e/ou Robusta verdes. Os grãos torrados foramentão moídos enquanto os grãos de café verde foram usados em uma formanão-moída. O café torrado moído e o café verde não-moído foram mistura-dos e extraídos usando técnicas convencionais. Os produtos resultantes fo-ram secos para fornecer um produto de café solúvel. Esses produtos foramentão comparados a amostras de café solúvel derivadas totalmente ou degrãos Arábica ou de grãos Robusta.
Os isômeros de ácido clorogênico foram separados por croma-tografia líquida de alta pressão e detectados por fotometria UV. A atividadeantioxidante é dada em "equivalentes de ácido clorogênico" (g/100 g de pro-duto pulverizado). Os resultados são dados na Tabela 3.
Tabela 3
<table>table see original document page 14</column></row><table>
* denota 35% Arábica/65% Robusta
Embora a invenção tenha sido descrita com referência a modalidadesespecíficas, essa descrição não significando ser interpretada em um sentido limitado.
Várias modificações das modalidades divulgadas, bem como modalidades alternati-vas das invenções tornar-se-ão aparentes a pessoas versadas na técnica sob a refe-rência da descrição da invenção. É, logo, contemplado que as reivindicações anexa-das cobrirão tais modificações que caem dentro do escopo da invenção.

Claims (8)

1. Produto de café compreendendo:(i) uma primeira porção consistindo em café moído não-torradoe/ou café não-torrado, em uma quantidade de cerca de 1 a 90% em pesobaseado no peso total do produto de café, e(ii) uma segunda porção consistindo em café moído que tenhasido torrado a um maior grau de torração que a dita primeira porção, em umaquantidade de 99 a 10% em peso baseado no peso total do produto de café,em que o conteúdo de agentes clorogênicos é de pelo menos 4g por 100 g do produto de café.
2. Produto de café de acordo com a reivindicação 1 em que arazão em peso de (i) para (ii) seja de 30:70 a 50:50.
3. Produto de café de acordo com a reivindicado na reivindica-ção 1 em que a razão em peso de (i) para (ii) seja de 37:63 a 42:58.
4. Produto de café de acordo com qualquer uma das reivindica-ções precedentes onde a primeira porção é derivada de café descafeinado ea segunda porção é derivada de café, opcionalmente descafeinado.
5. Produto de café compreendendo uma composição líquida ousólida derivada do produto de café de acordo com qualquer uma das reivin-dicações precedentes.
6. Método para preparação de um produto de café solúvel com-preendendo as etapas de:(A) fornecimento de um produto de café compreendendo(i) uma primeira porção consistindo em café moído não-torradoe/ou café não-torrado, em uma quantidade de cerca de 1 a 90% em pesobaseado no peso total do produto de café, e(ii) uma segunda porção consistindo em café moído que tenhasido torrado a um maior grau de torração que a dita primeira porção, em umaquantidade de 99 a 10% em peso baseado no peso total do produto de café,(B) retirada opcional do aroma da segunda porção para forneceruma primeira porção de aroma e uma segunda porção retirada,(C) combinação e co-extração da porção (i) e da porção opcio-nalmente retirada (ii),(D) retirada opcional do aroma do extrato,(E) adição opcional da primeira porção de aroma ao extrato, op-cionalmente retirado,(F) secagem opcional do extrato,para fornecer uma composição de café solúvel com um conteú-do de ácidos clorogênicos de pelo menos 8 g por 100 g de produto de cafésolúvel, baseado em um nível de extração de 50% de Ts.
7. Método para a preparação de produto de café solúvel incluin-do as etapas de:(A) fornecimento de uma primeira porção consistindo em cafénão-torrado,(B) moagem opcional da primeira porção,(C) extração da primeira porção para fornecer um primeiro extrato,(D) secagem opcional o primeiro extrato,(E) fornecimento de uma segunda porção consistindo em caféque tenha sido torrado a um maior grau de torração que a dita primeira porção,(F) moagem da segunda porção,(G) retirada opcional do aroma da segunda porção para forneceruma primeira porção de aroma e uma segunda porção retirada,(H) extração da segunda porção retirada para fornecer um se-gundo extrato,(I) secagem opcional da segunda porção,(J) combinação da primeira e segunda porções nas proporçõesestequiométricas de extratos tal que a mistura de café combinada teria sidocomposta de 1 a 90% em peso de café não-torrado moído e/ou café não-moídõ^99^f0%neTn"pêso de café moído torrado,(K) retirada opcional do aroma do extrato combinado, e(L) adição opcional da primeira porção de aroma ao extratocombinado, opcionalmente retirado,(M) secagem opcional do extrato,para fornecer uma composição de café solúvel com um conteú-do de ácidos clorogênicos de pelo menos 8 g por 100 g de produto de cafésolúvel, baseado em um nível de extração de 50% de Ts.
8. Uso de um produto de café como definido em qualquer umadas reivindicações 1 a 5 que, quando reconstituído para fornecer uma bebi-da de café, fornece uma quantidade aumentada de antioxidantes biodisponí-veis naturais ao corpo quando consumido.
BRPI0610461-4A 2005-04-12 2006-04-07 produto de café BRPI0610461A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP05102862A EP1712137A1 (en) 2005-04-12 2005-04-12 Coffee product
EP05102862.9 2005-04-12
PCT/EP2006/003209 WO2006108578A1 (en) 2005-04-12 2006-04-07 Coffee product

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0610461A2 true BRPI0610461A2 (pt) 2010-06-22

Family

ID=34939236

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0610461-4A BRPI0610461A2 (pt) 2005-04-12 2006-04-07 produto de café

Country Status (21)

Country Link
US (1) US20080113077A1 (pt)
EP (2) EP1712137A1 (pt)
JP (1) JP4823305B2 (pt)
KR (1) KR101364336B1 (pt)
CN (1) CN101160058B (pt)
AR (1) AR052746A1 (pt)
AU (1) AU2006233626B2 (pt)
BR (1) BRPI0610461A2 (pt)
CA (1) CA2604854C (pt)
MA (1) MA29381B1 (pt)
MX (1) MX2007012553A (pt)
MY (1) MY152847A (pt)
NO (1) NO334585B1 (pt)
NZ (1) NZ561816A (pt)
PE (1) PE20061466A1 (pt)
RU (1) RU2404671C2 (pt)
TW (1) TW200721981A (pt)
UA (1) UA95906C2 (pt)
UY (1) UY29476A1 (pt)
WO (1) WO2006108578A1 (pt)
ZA (1) ZA200709696B (pt)

Families Citing this family (29)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
KR20110008200A (ko) * 2008-04-30 2011-01-26 네스텍 소시에테아노님 커피의 클로로겐산에서 유래한 탈카르복실화 페놀산의 용도, 및 이를 포함하는 생성물
US8043645B2 (en) 2008-07-09 2011-10-25 Starbucks Corporation Method of making beverages with enhanced flavors and aromas
AU2010243802A1 (en) 2009-04-28 2011-11-24 Nestec S.A. Food or beverage composition comprising unroasted coffee solids
UA111058C2 (uk) * 2009-12-18 2016-03-25 Нестек С.А. Спосіб одержання кавового екстракту із необсмажених зерен кави
RU2581002C2 (ru) 2010-07-22 2016-04-10 К-Фее Зюстем Гмбх Порционная капсула с идентификатором
EP2598105A2 (en) 2010-07-30 2013-06-05 Nestec S.A. Use of a mixture of roasted and green coffee beans for regulating skin pigmentation
JP5222986B2 (ja) 2010-10-05 2013-06-26 花王株式会社 コーヒー濃縮組成物
EP2454945A1 (en) * 2010-11-12 2012-05-23 Nestec S.A. Methods of improving mental or physical health conditions in an individual
US20130251882A1 (en) * 2010-11-23 2013-09-26 Nestec S.A. Products with improved foaming properties
EP2684464A4 (en) 2011-03-07 2014-08-27 Kao Corp TORREFIED COFFEE BEANS
US9034410B2 (en) * 2011-08-22 2015-05-19 Thomas J. Vella Whole green coffee bean products and methods of production and use
KR101335883B1 (ko) * 2011-12-15 2013-12-02 웅진식품주식회사 기능성 커피 추출물의 제조방법 및 이를 함유하는 커피음료
US9364239B2 (en) 2011-12-19 2016-06-14 Covidien Lp Jaw closure mechanism for a surgical clip applier
EP2659782A1 (en) * 2012-05-04 2013-11-06 Nestec S.A. Methods of improving mental or health conditions
WO2014102230A1 (en) * 2012-12-28 2014-07-03 Nestec S.A. Emulsifier system
KR101454668B1 (ko) 2013-01-04 2014-10-28 웅진식품주식회사 스티밍 처리 커피 추출액과 저온 추출 커피 추출액을 포함하는 커피 음료 조성물 및 그 제조 방법
US9210948B2 (en) 2013-07-19 2015-12-15 Brandeis University Par-baked and milled coffee beans for use in foods, beverages and dietary supplements
MD770Z (ro) * 2013-08-13 2014-12-31 Александр Диденко Cafea naturală în monodoză
EP3064505B1 (en) * 2013-10-03 2020-06-17 Suntory Holdings Limited Organic acid glycoside contained in coffee beans
ES2778248T3 (es) 2014-01-23 2020-08-10 Koninklijke Philips Nv Dispositivo para tostar granos de café parcialmente tostados
US10335444B2 (en) 2014-06-13 2019-07-02 Pawan Kumar Goel Method for extracting high content of chlorogenic acids from green coffee beans
EP3048134A1 (en) * 2015-01-23 2016-07-27 Bridgestone Corporation Method for the preparation of rubber compounds for polymer products comprising a natural composition with an antioxidant activity
KR20160127373A (ko) 2015-04-27 2016-11-04 신용길 커피 페이스트 및 그의 제조방법
PL237751B1 (pl) 2016-04-15 2021-05-31 Mediam Chemical Spolka Z Ograniczona Odpowiedzialnoscia Sposób otrzymywania preparatów z nieprażonego ziarna kawy
KR20190092819A (ko) 2018-01-31 2019-08-08 (주)브루빈 폴리페놀을 높게 함유하는 액상 그린커피 제조방법 및 그 제품
GB2580323B (en) * 2018-12-28 2021-06-16 Douwe Egberts Bv Coffee extraction process
US20220232847A1 (en) * 2019-04-17 2022-07-28 Societe Des Produits Nestle S.A. Coffee composition and process
JP7153045B2 (ja) * 2020-07-20 2022-10-13 東京アライドコーヒーロースターズ株式会社 コーヒー組成物の製造方法
KR20240046918A (ko) 2021-09-01 2024-04-11 더 코카콜라 컴파니 카페인 및/또는 이의 유도체 및 폴리페놀을 포함하는 조성물 및 방법

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB874481A (en) * 1956-10-04 1961-08-10 Michele Bonotto Coffee bean products and methods for producing such products
CH523023A (de) * 1969-11-14 1972-05-31 Hag Ag Bremen Verfahren zur Verminderung des Chlorogensäuregehaltes von Extrakten aus grünen und/oder gerösteten Kaffeebohnen
US3640726A (en) * 1970-11-25 1972-02-08 Procter & Gamble Flavor robusta coffee
US4255461A (en) * 1979-11-13 1981-03-10 General Foods Corporation Preparation of a decaffeinated roasted coffee blend
US4728525A (en) * 1983-12-13 1988-03-01 Pablo Toro Process for the decaffeination of green coffee
JPS63502319A (ja) * 1986-02-06 1988-09-08 コ−ド カフェ−ハンデルズゲゼルシャフト ミット ベシュレンクテル ハフトゥング コーヒーおよびその製造法
DE3767716D1 (de) * 1987-07-17 1991-02-28 Code Kaffee Handel Roest- und instantkaffee sowie verfahren zu deren herstellung.
CA2105018C (en) * 1992-09-10 1998-06-23 Mary R. Jensen High-yield roasted coffee with balanced flavor
US5736182A (en) * 1996-12-12 1998-04-07 Nestec S.A. Aroma concentration process
AU2002217950A1 (en) * 2000-11-20 2002-06-03 Oncology Sciences Corporation A method for enhancing post-processing content of beneficial compounds in beverages naturally containing same
BR0107505A (pt) * 2001-10-15 2006-03-14 Laboratorios Biosintetica Ltda processo de fabricação de um refrigerante de café
US20040151822A1 (en) * 2001-11-20 2004-08-05 Slaga Thomas J. Method for enhancing post-processing content of beneficial compounds in beverages naturally containing same

Also Published As

Publication number Publication date
WO2006108578A1 (en) 2006-10-19
RU2404671C2 (ru) 2010-11-27
NO20075763L (no) 2008-01-14
UY29476A1 (es) 2006-06-30
RU2007141637A (ru) 2009-05-20
ZA200709696B (en) 2009-07-29
TW200721981A (en) 2007-06-16
MA29381B1 (fr) 2008-04-01
NO334585B1 (no) 2014-04-14
CA2604854A1 (en) 2006-10-19
AU2006233626A1 (en) 2006-10-19
NZ561816A (en) 2011-04-29
EP1871173B1 (en) 2017-02-15
CN101160058B (zh) 2010-12-22
UA95906C2 (en) 2011-09-26
EP1712137A1 (en) 2006-10-18
CA2604854C (en) 2014-02-11
EP1871173A1 (en) 2008-01-02
US20080113077A1 (en) 2008-05-15
AR052746A1 (es) 2007-03-28
CN101160058A (zh) 2008-04-09
MX2007012553A (es) 2007-11-16
KR20060108242A (ko) 2006-10-17
MY152847A (en) 2014-11-28
KR101364336B1 (ko) 2014-02-18
PE20061466A1 (es) 2007-01-26
JP4823305B2 (ja) 2011-11-24
AU2006233626B2 (en) 2012-01-19
JP2008535506A (ja) 2008-09-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0610461A2 (pt) produto de café
US20200170277A1 (en) Coffee beverage composition and method of producing it
ES2441450T3 (es) Método para producir un extracto de café verde
EP1715751B1 (en) Coffee composition and method of making the same
BR112013008359B1 (pt) composição de café concentrado e método para produzir uma composição de café concentrado
Złotek et al. Antioxidant activity of the aqueous and methanolic extracts of coffee beans (Coffea arabica L.)
Asfaw et al. Total polyphenol content of green, roasted and cooked Harar and Yirgacheffee Coffee, Ethiopia
KR20120081348A (ko) 가르시니아 캄보지아 추출물이 함유된 다이어트 커피 제조방법
KR101657348B1 (ko) 저온 추출법을 이용한 저카페인 커피원두 추출물의 제조 방법 및 이를 이용한 캡슐 커피의 제조 방법
KR20110009686A (ko) 가용성 커피-기재 조성물 및 인스턴트 음료
KR101335786B1 (ko) 효소처리공법을 이용한 커피 추출방법 및 이를 활용한 커피음료 제조방법
KR20220111048A (ko) 작두콩 커피 티백 제조방법 및 작두콩 액상커피 제조방법
KR100910257B1 (ko) 커피 원두 추출물의 제조 방법
KR20160006069A (ko) 저온 추출법에 의해 제조되며 생두의 유효성분을 다량 함유한 저카페인 커피 및 이를 포함하는 캡슐 커피
KR101834769B1 (ko) 항산화 효능이 증가된 감귤 및 꿩의 비름 혼합 침출차 제조방법
KR20170114130A (ko) 마테잎을 함유하는 커피조성물 및 그 제조방법
Monente Spent coffee as a new source of bioaccessible and bioactive compounds with antimutagenic and antimicrobial activity
KR20240037020A (ko) 돼지감자를 이용한 커피와 이의 제조방법
TR202013503A2 (tr) Yeni bir yumuşak içimli kahve içeriği ve bu kahvenin üretim yöntemi
KR20170067207A (ko) 항산화 활성이 우수한 볶음 렌틸콩의 제조방법과 이를 유효성분으로 하는 티백 및 음료

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06H Technical and formal requirements: requirement cancelled [chapter 6.8 patent gazette]

Free format text: O PRESENTE PEDIDO TEVE UM PARECER DE EXIGENCIA NOTIFICADO NA RPI NO 2202, DE 19/03/2013 (DESPACHO 6.6). TENDO SIDO CONSTATADO QUE A FORMULACAO DA EXIGENCIA FOI INADEQUADA, POIS A REQUERENTE JA HAVIA APRESENTADO DECLARACAO NA FORMA DO ART. 2O DA RESOLUCAO/INPI NO 207 DE 24/04/2009, REPUBLICADA COMO RESOLUCAO PR NO 69/2013, NO ATO DO DEPOSITO DO PEDIDO (DECLARACAO NEGATIVA), ANULO A REFERIDA EXIGENCIA.

B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]

Free format text: INDEFIRO O PEDIDO DE ACORDO COM OS ARTIGOS 8O COMBINADO COM ART. 11 E 13 DA LPI.

B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]

Free format text: MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL.