BRPI0604489B1 - aparelho medidor para motocicleta - Google Patents

aparelho medidor para motocicleta Download PDF

Info

Publication number
BRPI0604489B1
BRPI0604489B1 BRPI0604489A BRPI0604489A BRPI0604489B1 BR PI0604489 B1 BRPI0604489 B1 BR PI0604489B1 BR PI0604489 A BRPI0604489 A BR PI0604489A BR PI0604489 A BRPI0604489 A BR PI0604489A BR PI0604489 B1 BRPI0604489 B1 BR PI0604489B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
meter
coupler
housing
headlight
fairing
Prior art date
Application number
BRPI0604489A
Other languages
English (en)
Inventor
Ishimi Shugo
Morino Yuichi
Original Assignee
Honda Motor Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Honda Motor Co Ltd filed Critical Honda Motor Co Ltd
Publication of BRPI0604489A publication Critical patent/BRPI0604489A/pt
Publication of BRPI0604489B1 publication Critical patent/BRPI0604489B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62JCYCLE SADDLES OR SEATS; AUXILIARY DEVICES OR ACCESSORIES SPECIALLY ADAPTED TO CYCLES AND NOT OTHERWISE PROVIDED FOR, e.g. ARTICLE CARRIERS OR CYCLE PROTECTORS
    • B62J50/00Arrangements specially adapted for use on cycles not provided for in main groups B62J1/00 - B62J45/00
    • B62J50/20Information-providing devices
    • B62J50/21Information-providing devices intended to provide information to rider or passenger
    • B62J50/22Information-providing devices intended to provide information to rider or passenger electronic, e.g. displays
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62JCYCLE SADDLES OR SEATS; AUXILIARY DEVICES OR ACCESSORIES SPECIALLY ADAPTED TO CYCLES AND NOT OTHERWISE PROVIDED FOR, e.g. ARTICLE CARRIERS OR CYCLE PROTECTORS
    • B62J50/00Arrangements specially adapted for use on cycles not provided for in main groups B62J1/00 - B62J45/00
    • B62J50/20Information-providing devices
    • B62J50/21Information-providing devices intended to provide information to rider or passenger
    • B62J50/225Mounting arrangements therefor

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Instrument Panels (AREA)
  • Lighting Device Outwards From Vehicle And Optical Signal (AREA)
  • Fittings On The Vehicle Exterior For Carrying Loads, And Devices For Holding Or Mounting Articles (AREA)
  • Motorcycle And Bicycle Frame (AREA)
  • Steering Devices For Bicycles And Motorcycles (AREA)

Abstract

aparelho medidor para motocicleta. a presente invenção refere-se a um aparelho medidor para uma motocicleta, permitindo que o número de peças usadas e o custo sejam reduzidos. um aparelho medidor 27 para uma motocicleta incluindo uma caixa de medidor 61 que aloja na mesma uma unidade de visor 90. uma porção superior da unidade 90 é coberta com uma lente 62. a caixa de medidor 61 é formada integralmente com uma porção de prendedor de acoplador 84 que retém um acoplador 112 para a conexão de um cabo de medidor 110 da unidade de visor 90 a um cabo de destino de conexão 111.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "APARELHO MEDIDOR PARA MOTOCICLETA".
CAMPO DA TÉCNICA
[001] A presente invenção refere-se a um aparelho medidor para motocicletas.
FUNDAMENTOS DA TÉCNICA
[002] Um exemplo conhecido de um aparelho medidor para uma motocicleta inclui uma escora de medidor de suporte de medidor disposto sobre o lado de um veículo. O aparelho inclui ainda uma caixa de junção para conectar fios a medidores ou similar com os fios de um circuito de força principal. O aparelho tem uma caixa de junção suportada sobre a escora de medidor. (Vide, por exemplo, o Documento de Patente N°. 1).
Documento de Patente N° 1 [003] Modelo de Utilidade japonês aberto à inspeção pública N° Sho 59-35180.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
Problemas a serem solucionados pela invenção [004] Nas disposições acima mencionadas, os medidores, a escora de medidor, e a caixa de junção são providos separadamente. Isto impõe problemas a um grande número de peças usadas e um custo maior.
[005] É um objetivo da presente invenção prover um aparelho medidor para uma motocicleta capaz de reduzir o número de peças usadas e o custo.
Meios para solucionar os problemas [006] A fim de se obter o objetivo acima, uma primeira modalidade da presente invenção provê um aparelho medidor para uma motocicleta que inclui uma caixa de medidor, uma unidade de visor que se acomoda na caixa de medidor, e uma lente que cobre uma porção su- perior da unidade de visor. O aparelho medidor é caracterizado pelo fato de que a caixa de medidor é feita integralmente com uma porção de prendedor de acoplador que prende um acoplador para conectar um cabo de medidor da unidade de visor a um cabo de destino de conexão.
[007] De acordo com uma segunda modalidade da presente invenção, além das disposições da primeira modalidade da presente invenção, a caixa de medidor é feita integralmente com uma porção de escora de medidor de modo a montar a caixa de medidor sobre um lado de um corpo de veículo. Além disso, a porção de prendedor de acoplador é formada integralmente com a porção de escora de medidor.
[008] De acordo com uma terceira modalidade da presente invenção, além das disposições da segunda modalidade da presente invenção, a caixa de medidor inclui uma outra porção de escora de medidor disposta em um sentido substancialmente diagonal com relação à porção de escora de medidor formada integralmente com a porção de prendedor de acoplador.
[009] De acordo com uma quarta modalidade da presente invenção, além das disposições da primeira modalidade da presente invenção, a unidade de visor inclui um velocímetro tendo um movimento de ponteiro móvel.
[010] De acordo com uma quinta modalidade da presente invenção, além das disposições da primeira modalidade da presente invenção, a caixa de medidor é montada sobre uma carenagem de farol dianteiro que suporta um farol dianteiro.
[011] De acordo com uma sexta modalidade da presente invenção, além das disposições da primeira modalidade da presente invenção, a porção de prendedor de acoplador fica disposta sobre uma porção superior, em um lado direito da caixa de medidor.
[012] De acordo com uma sétima modalidade da presente invenção, além das disposições da primeira modalidade da presente invenção, o acoplador inclui uma porção de acoplador fêmea disposta sobre uma porção superior do mesmo e uma porção de acoplador macho disposta sobre uma porção inferior do mesmo.
Efeitos da Invenção [013] De acordo com uma primeira modalidade da presente invenção, a caixa de medidor é integralmente formada com a porção de prendedor de acoplador que prende o acoplador de modo a conectar o cabo de medidor da unidade de visor ao cabo de destino de conexão. Isto elimina a necessidade de se prover um prendedor de acoplador separado, resultando em número menor de peças e um custo menor. Além disso, uma vez que o acoplador é preso na porção de prendedor de acoplador formada integralmente com a caixa de medidor, não é aplicada nenhuma forma de esforço substancial sobre o cabo de medidor. Isto elimina a necessidade de um grampo de cabo separado para prender o cabo de medidor na caixa de medidor. Isto, mais uma vez contribui para um número reduzido de peças usadas e um menor custo. Além disso, o acoplador é posicionado em uma posição predeterminada, que facilita a fiação de conexões com o cabo de destino de conexão.
[014] De acordo com a segunda modalidade da presente invenção, a caixa de medidor é integralmente formada com a porção de escora de medidor para a montagem da caixa de medidor sobre o lado de corpo de veículo, oferecendo, assim, uma alta resistência. Uma vez que a porção de prendedor de acoplador é integralmente formada com a porção de escora de medidor, a porção de prendedor de acoplador pode ser produzida de modo a oferecer uma resistência maior.
[015] De acordo com a terceira modalidade da presente invenção, a caixa de medidor inclui uma segunda porção de escora de me- didor disposta em um sentido substancialmente diagonal com relação à primeira porção de escora de medidor que é integralmente formada com a porção de prendedor de acoplador. A distância entre as duas porções de escora de medidor pode ser longa. Isto permite que a resistência de montagem da caixa de medidor seja maior.
[016] A disposição, na qual a primeira porção de escora de medidor e a segunda porção de escora de medidor são dispostas em um sentido diagonal uma à outra de acordo com a modalidade da presente invenção, inclui o seguinte caso. Em termos específicos, a primeira porção de escora de medidor é disposta mais próxima a uma extremidade proximal de uma linha diagonal com relação a um ponto intermediário de um lado adjacente à extremidade proximal da linha diagonal e a segunda porção de escora de medidor fica disposta mais próxima a uma extremidade distai da linha diagonal com relação a um ponto intermediário de um lado adjacente à extremidade distai da linha diagonal.
[017] De acordo com a quarta modalidade da presente invenção, a unidade de visor inclui o velocímetro tendo o movimento de ponteiro móvel. É, portanto, possível se reduzir o número de fios usados.
[018] De acordo com a quinta modalidade da presente invenção, a caixa de medidor é montada na carenagem de farol dianteiro que suporta o farol dianteiro. Isto elimina a necessidade de se produzir uma estrutura que inclua uma escora para a montagem do medidor, contribuindo, assim, para um número reduzido de peças usadas.
[019] De acordo com a sexta modalidade da presente invenção, uma vez que a porção de prendedor de acoplador é disposta sobre a porção superior à direita da caixa de medidor, existe uma chance menor de a porção de prendedor de acoplador ser colocada à vista de um piloto que tende a ficar sobre o lado esquerdo.
[020] De acordo com a sétima modalidade da presente invenção, o acoplador inclui a porção de acoplador fêmea disposta sobre a porção superior, e a porção de acoplador macho disposta sobre a porção inferior. Esta disposição ajuda a evitar que a água da chuva, poeira, ou similar entre no acoplador.
Melhor modo para se executar a invenção [021] Um aparelho medidor para uma motocicleta, de acordo com uma primeira modalidade à qual a presente invenção é aplicada, será descrito a seguir com referência às figuras 1 a 6. Os desenhos devem ser vistos na direção dos numerais de referência.
[022] A figura 1 é uma vista em elevação lateral mostrando uma motocicleta. A motocicleta inclui uma estrutura de corpo de veículo do tipo coluna vertebral tendo uma única estrutura principal 2 que se estende a partir de um tubo principal 1 em uma direção traseira ao longo de um centro de um corpo de veículo em um sentido oblíquo descendente para trás.
[023] A estrutura de corpo de veículo é construído como se segue. Em termos específicos, uma porção de pivô 3 é continuamente disposta em uma porção traseira da estrutura principal 2. A porção de pivô 3 é curvada na porção traseira da estrutura principal 2 de modo a se estender em um sentido descendente. Os trilhos de assento 4 se estendem obliquamente em um sentido ascendente na direção da parte traseira em ambos os lados a partir das superfícies laterais em uma porção intermediária da estrutura principal 2. As escoras traseiras 5 são conectadas nas porções traseiras dos trilhos de assento 4. As escoras traseiras 5 se conectam entre as porções traseiras dos trilhos de assento 4 e uma porção próxima a um ponto na estrutura principal 2 curvada na direção da porção de pivô 3. Os trilhos de assento 4 e as escoras traseiras 5 constituem uma estrutura traseira que faz parte da estrutura de corpo de veículo.
[024] As coberturas dianteiras, divididas em uma metade esquer- da e uma metade direita, cobrem uma área que envolve a estrutura principal 2. A figura 1, que é uma vista em elevação lateral esquerda, revela apenas uma cobertura dianteira esquerda 6, tornando a cobertura dianteira direita invisível. Apenas a cobertura dianteira esquerda 6 será a seguir descrita com referência às Figuras 1 e 2 e a mesma descrição se aplica à cobertura dianteira direita.
[025] Uma porção frontal 40 da cobertura dianteira esquerda 6 se estende na frente do tubo principal 1, cobrindo um lado de um farol dianteiro 8. O farol dianteiro 8 fica disposto na frente do tubo principal 1. Uma carenagem frontal 9 fica disposta sobre um lado superior do farol dianteiro 8. A porção frontal da cobertura dianteira esquerda 6 cobre uma superfície lateral da carenagem dianteira 9. As coberturas dianteiras esquerda e direita e a carenagem dianteira 9 constituem uma cobertura de corpo de veículo.
[026] Uma barra de direção 10a de um garfo dianteiro 10 é rotativamente suportada sobre o tubo principal 1. A barra de direção 10a é dirigida por meio de um guidão 11.0 garfo dianteiro 10 inclui a barra de direção 10a, um suporte de garfo 12, e um par de tubos de garfo esquerdo e direito 13. A barra de direção única 10a fica disposta acima de um centro do veículo. O suporte de garfo 12 possui uma extremidade inferior fixada em posição e se projeta em uma direção transversal. Os tubos de garfo 12 possuem extremidades superiores fixadas ao suporte de garfo 13 nas suas partes esquerda e direita. Os tubos de garfo 13 se estendem em um sentido descendente. Um espaço para a disposição das coberturas frontais, que se abrem lateralmente à barra de direção 10a e acima do suporte de garfo 12, é deste modo provido. Uma roda dianteira 14 é suportada entre os tubos de garfo esquerdo e direito 13. Os tubos de garfo 13 são de um tipo telescópico ou de um outro tipo bem conhecido.
[027] Um limpador de ar 15 fica disposto em um espaço de por- ção traseira formado entre a cobertura dianteira esquerda 6 e a cobertura dianteira direita. O limpador de ar 15 é suportado sobre a estrutura principal 2. O trilho de assento 4 atravessa uma superfície correspondente dentre as superfícies laterais esquerda e direita do limpador de ar 15 em uma posição correspondente fora do limpador de ar 15.
[028] Um tubo de conexão 16 se estende para a frente a partir de uma porção inferior do limpador de ar 15. O tubo de conexão 16 se conecta a um carburador 17. O carburador 17, por outro lado, se conecta a um orifício de entrada de uma porção de cilindro 18a de um motor 18 disposto em um sentido descendente do mesmo. O motor 18 é um tipo horizontal que tem a porção de cilindro 18A estendida em um sentido substancialmente horizontal em uma direção traseira. O tipo de motor permite que a estrutura principal 2 fique disposta em um nível inferior. O motor 18 é disposto em um sentido descendente da estrutura principal 2, suportado por uma porção traseira da estrutura principal 2 e pela porção de pivô 3.
[029] Uma porção traseira de uma caixa do limpador de ar 15 forma uma porção estendida 19 que se estende integralmente para trás. A porção estendida 19 cobre as áreas lateral e descendente de um tanque de combustível 20 disposto na parte traseira do limpador de ar. Uma porção traseira da porção estendida 19 forma uma superfície inclinada que em um sentido oblíquo ascendente na direção da parte traseira ao longo da escora traseira 5. A porção estendida 19 é fixada nesta porção traseira à escora traseira 5 com um parafuso ou similar.
[030] O tanque de combustível 20 é disposto em uma posição sobre um lado traseiro de um espaço triangular formado pela estrutura principal 2, pelos trilhos de assento 4, e as escoras traseiras 5. O tanque de combustível 20 é suportado pelos trilhos de assento 4 que passam pelos dois lados do mesmo em uma direção transversal.
[031] Um assento que se abre 21 cobre uma área acima do lim- pador de ar 15 e do tanque de combustível 20. O assento 21 tem uma porção de extremidade frontal fixada a uma escora 22 disposta nas porções de extremidade frontais dos trilhos de assento 4 via uma articulação. O assento 21 é oscilado para frente para ser aberto.
[032] Uma extremidade frontal de um braço traseiro 24 é suportado de modo a poder ser oscilado por um pivô 23 na porção de pivô 3. Além disso, um coxim traseiro 26 fica suspenso entre uma porção de extremidade traseira do braço traseiro 24 e uma posição próxima a uma conexão da escora traseira 5 do trilho de assento 4.
[033] Figura 2 é uma vista em elevação lateral, ampliada mostrando uma porção frontal do corpo de veículo. Um aparelho medidor 27, que exibe a velocidade, um alarme, ou similar, fica disposto acima do farol dianteiro 8 e atrás da carenagem dianteira 9. A carenagem dianteira 9 é fixada a uma carenagem de farol dianteiro 30. Uma porção da cobertura dianteira esquerda 6 próxima ao tubo principal 1 é montada em uma escora 1a que se projeta para trás a partir do tubo principal 1 usando um elemento de conexão 32 de uma forma apropriada.
[034] Uma superfície inferior da porção frontal 40 na cobertura dianteira esquerda 6 se estende na direção traseira em um espaço que se forma em um sentido ascendente do suporte de garfo 12. A porção dianteira 40 é formada em duas etapas incluindo uma porção de carenagem 40b e uma porção de tubo principal 40c em uma porção de degrau 40a. A porção de carenagem 40b é uma etapa de estágio inferior na direção de um lado interno do corpo de veículo, cobrindo um lado da carenagem dianteira 9. A porção de tubo principal 40c é uma etapa de estágio mais alta que a porção de carenagem 40b, que se projeta para os lados a fim de cobrir um lado do tubo principal 1. A porção de carenagem 40b e a porção de tubo principal 40c continuam entre si. O suporte de garfo 12 é disposto em um sentido ascendente de uma porção de extremidade superior da roda dianteira 14 e em um sentido descendente do tubo principal 1, projetando-se na direção transversal.
[035] A carenagem de farol dianteiro 30 é suportada pelo tubo principal 1 via uma escora de carenagem 33. Em termos específicos, as porções esquerda e direita superiores da escora de carenagem 33 ficam presas nas porções esquerda e direita da carenagem de farol dianteiro 30 usando os parafusos 34. Uma porção inferior da escora de carenagem 33 é em seguida presa a uma escora 35 disposta sobre uma porção inferior em uma superfície frontal do tubo principal 1 usando um parafuso 36. NA figura 2, o numeral de referência 39 representa uma lanterna de curva montada em uma superfície lateral da porção de tubo principal 40c da cobertura frontal esquerda 6 (uma lanterna de curva é montada sobre o lado direito de uma maneira similar).
[036] A figura 3 é uma vista que mostra uma estrutura de montagem para a carenagem de farol dianteiro 30 e o aparelho medidor 27. A carenagem de farol dianteiro 30 é adaptada para formar um espaço que acomoda um farol dianteiro 50 tendo um formato substancial mente retangular em uma vista frontal. A carenagem de farol dianteiro 30 é feito integralmente a partir de uma resina sintética ou outro material apropriado.
[037] A carenagem de farol dianteiro 30 inclui um par de porções de chapa lateral esquerda e direita 51, uma porção de chapa inferior 52t e uma porção de chapa superior 53. A porção de chapa inferior 52 se conecta ás porções de extremidade inferior das porções de chapa lateral 51. A porção de chapa superior 53 se conecta às porções de extremidade superior das porções de chapa lateral 51. É feito um furo de montagem 55 na porção de chapa lateral 51. Um gancho 56 disposto na porção de carenagem 40b na porção frontal 40 da cobertura frontal esquerda 6 mostrada na figura 2 deve ser inserido neste furo de montagem 55 via uma arruela de borracha (não mostrada). O gancho 56 pode ser enganchado em posição ou desenganchado com um toque. Quando enganchado, o gancho 56 provê um suporte livre de vibração.
[038] Os furos de montagem superior e inferior 57 são feitos na porção de chapa lateral 51 em locais direcionados para trás. Cada uma das porções superiores esquerda e direita da escora de carena-gem 33 é presa nos furos de montagem superior e inferior 57 em um lado correspondente usando os parafusos 34. A porção de chapa inferior 52 é disposta em um sentido substancialmente horizontal. A porção de chapa inferior 52 inclui uma fenda 58 de modo a se ajustar em um centro da mesma. A fenda 58 é maior em comprimento na direção traseira. A porção de chapa superior 53 inclui um par de furos de encaixe 59 (A figura 3 mostra apenas um par) formados na mesma. Um par de porções de aba de trava (não mostradas) formadas no farol dianteiro 8 mostrado na figura 2 deve se encaixar nos furos de encaixe 59. O farol dianteiro 8 fica preso na carenagem de farol dianteiro 30 com o procedimento a seguir. Em termos específicos, as porções de aba de trava formadas sobre a porção superior do farol dianteiro 8 se encaixam, a partir de uma direção descendente, nos furos de encaixe 59 da carenagem de farol dianteiro 30. Um parafuso 38 mostrado na figura 2 é inserido a partir de uma direção descendente da carenagem de farol dianteiro 30 para a fenda 58 da porção de chapa inferior 52. O parafuso 38 é em seguida aparafusado de modo a prender o farol dianteiro 8 firmemente na carenagem de farol dianteiro 30. Os ajustes de fixação do farol dianteiro 8 são feitos por meio do movimento do parafuso 38, o qual é afrouxado com as porções de aba de trava encaixadas nos furos de encaixe 59, na direção traseira da fenda 58.
[039] A escora de carenagem 33 é substancialmente em forma de U em uma vista frontal. Toda a escora de carenagem 33 é formada a partir de um elemento do tipo cano. Uma porção de extremidade superior de cada uma das porções laterais esquerda e direita 33a que se estendem verticalmente é uma porção plana 33b que fica sobreposta a uma porção correspondente dentre as porções de chapa lateral 51 da carenagem dianteira 9. A porção plana 33b inclui os furos de saída superior e inferior 33c formados no mesmo. Os furos de saída 33c ficam alinhados com os furos de montagem 57, de modo que a escora de carenagem 33 possa ser aparafusada na carenagem de farol dianteiro 30. A escora de carenagem 33 inclui ainda uma porção transversal 33d que liga em conjunto as porções de extremidade inferior das porções laterais esquerda e direita 33a. A porção transversal 33d inclui ainda uma porção plana 33e disposta em um centro da mesma na direção transversal. A porção plana 33e inclui os furos de saída 33f formados na mesma. A escora de carenagem 33 fica presa na escora 35 no tubo principal 1 mostrado na figura 2 por meio do uso dos parafusos 36 instalados nos furos de saída 33f.
[040] O aparelho medidor 27 inclui uma caixa de medidor 61 e uma lente 62. A caixa de medidor 61, que tem um formato substancialmente côncavo, acomoda na mesma uma unidade de visor 90 mostrada na figura 4. A lente 62 cobre uma porção superior da unidade de visor 90 sobre o lado de uma extremidade de abertura da caixa de medidor 61.
[041] A lente 62 é feita de uma resina sintética transparente de modo que a porção superior da unidade de visor 90 é visível. Com referência às figuras 4 e 5, a lente 62 inclui uma porção de chapa superior 63 e uma porção de parede periférica 65. A porção de chapa superior 63 tem um formato substancialmente retangular em uma lista em planta. A porção superior 63 oposta inclinada para a porção superior da unidade de visor 90. A porção de parede periférica 65 se estende para baixo a partir da circunferência total de uma periferia externa da porção de chapa superior 63. A porção de parede periférica 65 inclui uma porção de degrau 64 que se opõe à extremidade de abertura da caixa de medidor 61 em uma posição intermediária da lente 62. A lente 62 é formada em um formato substancialmente côncavo de modo a cobrir a porção superior da unidade de visor 90.
[042] A porção de parede periférica 65 inclui ainda os flanges de montagem 66 dispostos em uma pluralidade de locais (três locais de acordo com a modalidade da presente invenção) sobre uma superfície periférica externa do lado de uma porção de abertura da porção de parede periférica 65. Cada um dos flanges de montagem 66 inclui um furo de passagem 67 formado nos mesmos. A porção de parede periférica 65 é dotada de uma extremidade de abertura 68 formada de modo a se estender ainda mais para baixo do que uma porção de base do flange de montagem 66.
[043] A caixa de medidor 61 é também feita de uma resina sintética. A caixa de medidor 61 inclui uma porção de parede 70 e uma porção de fundo 71. A porção de parede 70 é de um formato substancialmente retangular em uma vista em planta. A porção de fundo 71 fecha um lado de extremidade inferior da porção de parede 70. A caixa de medidor 61 se abre para cima. A porção de fundo 71 da caixa de medidor 61 inclui um furo de encaixe 72 feito na mesma de modo geral em um centro da mesma. Uma porção inferior da unidade de visor 90 deve ser encaixada neste furo de encaixe 72. Uma extremidade de abertura da porção de parede 70 parcialmente inclui as porções de suporte 100 espaçadas entre si no sentido vertical. As porções de suporte 100 são feitas de um material elástico, que suporta um painel de visor 91 da unidade de visor 90 entre as mesmas. Uma porção saliente 64a formada sobre a porção de degrau 64 da lente 62 é inserida em um furo formado em cada um dos painéis de visor 91 e das porções de suporte 100. O painel de visor 91 é deste modo suportado em posição.
[044] A unidade de visor 90 será descrita a seguir em detalhe. Em termos específicos, a unidade de visor 90 inclui o painel de visor 91 e um movimento de ponteiro móvel 93 que movimenta um ponteiro 92 disposto sobre o painel de visor 91. Uma porção inferior do movimento de ponteiro móvel 93 se encaixa no furo de encaixe 72 da caixa de medidor 61. O movimento de ponteiro móvel 93 constitui um velocímetro. A rotação a partir do lado da roda dianteira 14 é mecanicamente aplicada, através de um cabo de velocímetro (não mostrado), a um eixo rotacional 94 que se projeta a partir do furo de encaixe 72. O ponteiro 92, desta maneira, se movimenta ao longo do painel de visor 91 através de um movimento correspondente à rotação da roda dianteira 14. Disposto dentro da caixa de medidor 61, encontra-se uma lâmpada (vide a lâmpada 130 mostrada na figura 7) ou similar, além do painel de visor 91 e o movimento de ponteiro móvel 93. Com referência à Figura 4, o painel de visor 91 inclui uma porção de indicador de velocidade 91 A, uma porção de indicador de distância 91B, uma porção de indicador de farol alto 91C, uma porção de indicador de farol normal 91 D, e uma porção de indicador de engrenagem 91E. A porção de indicador de velocidade 91A indica um valor de velocidade correspondente à posição de movimento do ponteiro 92. A porção de indicador de distância 91B indica um valor de milhagem. A porção de indicador de farol alto 91C se acende no mesmo momento que um farol alto é ligado. A porção de indicador de farol neutro 91D se acende quando é selecionada a posição de ponto morto de uma transmissão. A porção de indicador de engrenagem 91E indica uma posição de engrenagem da transmissão.
[045] A caixa de medidor 61 inclui uma porção saliente anular 74 formada sobre a porção de parede 70 por toda uma periferia da mesma. A porção de saliente anular 74, que se projeta lateralmente, é disposta em uma porção intermediária da porção de parede 70 na direção vertical. A porção saliente anular 74 inclui uma porção rebaixada anular 75 formada por toda a periferia da mesma. A porção rebaixada anular 75 é rebaixada em um sentido descendente a partir de uma superfície de topo da porção saliente anular 74 de modo que um elemento de vedação anular 101 possa ficar preso na mesma. Além disso, a porção saliente anular 74 inclui porções de montagem 76, que se projetam ainda mais lateralmente, formadas sobre a mesma em uma pluralidade de locais (três locais de acordo com a modalidade da presente invenção). Cada uma das porções de montagem 76 inclui um furo roscado 77 formado a partir da superfície de topo para baixo.
[046] Conforme mostrado na figura 4, a caixa de medidor 61 é integralmente formada com as porções de escora de medidor 78, 79 para montagem sobre a carenagem de farol dianteiro 30 disposta no lado do corpo de veículo. As porções de escora de medidor 78, 79 se localizam em dois lugares substancialmente diagonais entre si.
[047] Das duas porções de escora de medidor 78, 79, a primeira 78 inclui uma porção de chapa de montagem 80, uma porção de parede periférica externa 81, e uma porção de parede reforçada 82. A porção de chapa de montagem 80 fica disposta com uma porção de pren-dedor de acoplador 84 sobre uma porção superior à direita da caixa de medidor 61. A porção de chapa de montagem 80 se projeta para os lados a partir da lateral da, e em paralelo com a, porção de fundo 71 da porção de parede 70. A porção de parede periférica 81 se eleva a partir de uma porção de borda periférica da porção de chapa de montagem 80 e possui ambas as extremidades conectadas à porção de parede 70. A porção de parede reforçada 82 se eleva a partir de uma porção intermediária da porção de chapa de montagem 80. A porção de parede reforçada 82 tem uma primeira extremidade conectada à porção de parede periférica externa 81 e uma segunda extremidade conectada à porção de parede 70. A porção de escora de medidor 78 inclui ainda um furo de montagem 83 que atravessa a mesma em uma direção de espessura. O furo de montagem 83 fica disposto sobre um primeiro lado da porção de chapa de montagem 80 com relação à porção de parede reforçada 82.
[048] Além disso, a porção de escora de medidor 78 é integrada à porção de prendedor de acoplador 84 que retém um acoplador 112 a ser descrito a seguir. A porção de escora de medidor 78 inclui ainda um furo de retenção 85 que atravessa na direção da espessura da parede. O furo de retenção 85 fica disposto sobre um segundo lado da porção de chapa de montagem 80 com relação à porção de parede reforçada 82. Em termos específicos, a porção de parede periférica 81 é formada sobre a porção de borda periférica da porção de chapa de montagem 80 de modo a circundar as áreas ao redor do furo de montagem 83 e do furo de retenção 85.
[049] Uma segunda porção de escora de medidor 79 inclui uma porção de chapa de montagem 86, uma porção de parede periférica externa 87, e uma pluralidade de porções de parede reforçada 88. A porção de chapa de montagem 86 se projeta para fora a partir da lateral da, e em paralelo à, porção de fundo 71 da porção de parede 70. A porção de parede periférica externa 87 se eleva a partir da porção de borda periférica da porção de chapa de montagem 86 e tem ambas as extremidade conectadas à porção de parede 70. As porções de parede reforçada 88 se elevam a partir das porções intermediárias da porção de chapa de montagem 86. Cada uma das porções de parede reforçadas 88 tem uma extremidade conectada à porção de parede 70. A porção de chapa de montagem 86 inclui um furo de montagem 89 que atravessa em uma direção de espessura de parede.
[050] No aparelho medidor 27 tendo as disposições descritas acima, a lente 62 é colocada de tal modo que a abertura da porção superior da caixa de medidor 61 fique fechada, com a unidade de visor 90 montada na caixa de medidor 61 conforme mostrado na figura 5. Neste momento, a lente 62 é disposta de modo que as seguintes condições sejam obtidas. Em termos específicos, a porção de degrau 64 na porção de parede periférica 65 da lente 62 é disposta em um sentido ascendente da porção de parede 70 da caixa de medidor 61. Além disso, a extremidade de abertura 68 da porção de parede periférica 65 é inserida por toda uma periferia da mesma para dentro da porção rebaixada anular 75, na qual o elemento de vedação 101 se acomoda. Além disso, o flange de montagem 66 é disposto sobre a porção de montagem 76 da caixa de medidor 61. Um parafuso 102 em seguida passa pelo furo de passagem 67 do flange de montagem 66 e pelo furo roscado 77 da porção de montagem 76. O parafuso 102 é ainda aparafusado de modo que a caixa de medidor 61 fique ligada à lente 62. Ao mesmo tempo, a extremidade de abertura 68 da porção de parede periférica 65 e a porção rebaixada anular 75 pressionam em conjunto o elemento de vedação 101, de modo que um espaço definido pela caixa de medidor 61 e pela lente 62 fique hermeticamente vedado.
[051] Com referência à Figura 3, um parafuso 103 é inserido no furo correspondente dentre os furos de montagem 83, 89 das porções de escora de medidor 78, 79 da caixa de medidor 61. A porção de chapa superior 53 da carenagem de farol dianteiro 30 inclui ainda os assentos de montagem 54 (A figura 3 mostra apenas o assento de montagem correspondente ao furo de montagem 83) formados sobre a mesma nas posições correspondentes aos furos de montagem 83, 89. O parafuso 103 é em seguida aparafusado em um furo roscado 54a formado no assento de montagem 54, de modo que a caixa de medidor 61 fique presa sobre o assento de montagem 54. O aparelho medidor 27 é, desta forma, montado na carenagem de farol dianteiro 30 no lado de corpo de veículo.
[052] Deve-se notar, no presente documento, que a porção de prendedor de acoplado 84 formada integralmente com a primeira porção de escora de medidor 78 prende o acoplador 112 que conecta um cabo de medidor 110 da unidade de visor 90 com um cabo de destino de conexão 111 no lado de corpo de veículo.
[053] Com referência à Figura 3 e às Figuras 6a e 6b, o acoplador 112 inclui uma porção de acoplador fêmea 113 e uma porção de acoplador macho 114. A porção de acoplador fêmea 113 é conectada a um terminal do cabo de medidor 110 e disposta sobre uma porção superior ao ser montada no furo de retenção 85. A porção de acoplador macho 114 é conectada a um terminal do cabo de destino de conexão 11 no lado de corpo de veículo e fica disposta sobre uma porção inferior ao ser conectada à porção de acoplador fêmea 113.
[054] Com referência à Figura 4, o furo de retenção 85 é formado substancialmente em uma forma de T. O furo de retenção 85 inclui uma porção de corpo principal de furo 85a e uma porção rebaixada 85b. A porção de corpo principal de furo 85a tem um formato retangular que corresponde a um perfil da porção de acoplador fêmea 113. A porção rebaixada 85b aloja na mesma uma porção de aba de trava 115 que se projeta a partir de uma porção periférica externa da porção de acoplador fêmea 113. A porção de acoplador fêmea 113 fica encaixada no furo de retenção 85 quando a porção de acoplador fêmea 113 é inserida no furo de retenção 85 de tal modo que a porção de aba de trava 115 da porção de acoplador fêmea 113 se deforme elasticamen-te na porção rebaixada 85b, e a porção de aba de trava 115 em seguida recupere elasticamente a sua forma original. Isto faz prender a porção de acoplador fêmea 113 na porção de prendedor de acoplador 84.
[055] A porção de acoplador macho 114 se encaixa a partir de uma direção descendente na porção de acoplador fêmea 113 presa na porção de prendedor de acoplador 84 do aparelho medidor 27. Esta ação faz uma conexão elétrica entre o cabo medidor 110 da unidade de visor 90 da porção de acoplador fêmea 113 e o cabo de destino de conexão 111 da porção de acoplador macho 114.
[056] De acordo com o aparelho medidor 27 de acordo com a primeira modalidade da presente invenção descrita acima, a caixa de medidor 61 é integralmente formada com a porção de prendedor de acoplador 84 que retém o acoplador 112, conectando o cabo de medidor 110 da unidade de visor 90 ao cabo de destino de conexão 111 no lado de corpo de veículo. Esta disposição elimina a necessidade de um prendedor de acoplador separado, contribuindo para um número reduzido de peças usadas e para um menor custo. Além disso, uma vez que o acoplador 112 é mantido na porção de prendedor de acoplador 84 formada integralmente com a caixa de medidor 61, nenhuma força de tensão substancial é aplicada ao cabo de medidor 110 montado na caixa de medidor 61. Isto elimina a necessidade de um grampo de cabo ou similar para prender o cabo de medidor 110 na caixa de medidor 61, mais uma vez contribuindo para um número reduzido de peças usadas e para um menor custo. Além disso, a porção de acoplador fêmea 113 fica presa pela porção de prendedor de acoplador 84, o que facilita a ligação da porção de acoplador fêmea 113 à porção de acoplador macho 114.
[057] A caixa de medidor 61 é integralmente formada com a porção de escora de medidor 78 para a montagem da caixa de medidor 61 sobre a carenagem de farol dianteiro 30 no lado de corpo de veículo, oferecendo, deste modo, uma alta resistência. Uma vez que a porção de prendedor de acoplador 84 é integralmente formada com a porção de escora de medidor 78, a porção de prendedor de acoplador 84 pode ser produzida de modo a oferecer uma resistência maior.
[058] Ademais, uma vez que a caixa de medidor 61 inclui a porção de escora de medidor 79 disposta em um sentido substancialmen- te diagonal com relação à porção de escora de medidor 78 que é integralmente formada com a porção de prendedor de acoplador 84, a distância entre a porção de escora de medidor 78 e a porção de escora de medidor 79 pode ser longa. Isto permite que a resistência de montagem da caixa de medidor 61 seja maior.
[059] Além disso, a unidade de visor 90 inclui um velocímetro tendo o movimento de ponteiro móvel 93. É, portanto, possível reduzir o número de fios utilizado.
[060] Em adição, a caixa de medidor 61 é montada na carena-gem de farol dianteiro 30 que suporta o farol 8. Isto elimina a necessidade de se fazer a estrutura incluir uma escora para a montagem da caixa de medidor 61, contribuindo, assim, para um número reduzido de peças usadas.
[061] Uma vez que a porção de prendedor de acoplador 84 é disposta sobre a porção superior à direita da caixa de medidor 61, existe menos chance de a porção de prendedor de acoplador 84 ser trazida à vista de um piloto que tende a ficar no lado esquerdo.
[062] Ademais, o acoplador 112 inclui a porção de acoplador fêmea 113 disposta sobre a porção superior, e a porção de acoplador macho 114 disposta sobre a porção inferior. Esta disposição ajuda a impedir que a água de chuva, poeira, ou similar entre no acoplador 112.
[063] Um aparelho medidor para uma motocicleta de acordo com a segunda modalidade à qual a presente invenção se aplica será descrito a seguir com referência à Figura 7. Neste caso, as diferenças da primeira modalidade da presente invenção serão descritas com destaque. As peças similar são identificadas pelos mesmos numerais de referência usados para descrever a primeira modalidade, com as descrições da mesma sendo simplificadas ou omitidas.
[064] Na primeira modalidade da presente invenção, a caixa de medidor 61 e a lente 62 são presas por meio do uso do parafuso 102. A segunda modalidade da presente invenção difere da primeira modalidade no sentido de que uma porção encaixada 120 formada sobre uma caixa de medidor 61 é encaixada por meio de uma porção de encaixe 121 formada sobre uma lente 62. Em termos específicos, a caixa de medidor 61 inclui a porção encaixada anular 120 formada sobre a mesma. A porção encaixada 120 se projeta a partir de um lado periférico externo de uma porção saliente anular 74 da mesma e inclui uma porção de aba 122 sobre uma superfície interna em um lado de extremidade dianteiro. A lente 62, por outro lado, inclui a porção de encaixe 121 em uma porção inferior de uma porção de parede periférica 65. A porção de encaixe 121 se projeta para fora. Cada uma dentre a porção de encaixe 121 sobre a lente 62 e a porção de aba 122 sobre a caixa de medidor 61 inclui uma superfície inclinada formada da mesma, o que facilita o encaixe de uma na outra.
[065] Na segunda modalidade da presente invenção, a lente 62 é colocada de tal modo que a porção de parede periférica 65 no sentido descendente de uma porção de degrau 64 cubra uma porção superior de uma porção de parede 70 da caixa de medidor 61, com a caixa de medidor 61 montada sobre uma unidade de visor 90, de modo que uma abertura de porção superior da caixa de medidor 61 possa ser fechada. Neste caso, a lente 62 é montada sobre a caixa de medidor 61 conforme detalhado abaixo. Em termos específicos, a porção de encaixe 121 da lente 62 faz com que a porção encaixada 120 da caixa de medidor 61 se deforme elasticamente para fora de modo a eventualmente andar sobre a porção de aba 122. A porção encaixada 120, desta forma, se encaixa na porção de aba 122 que é restaurada elasticamente à sua posição original. NA figura 7, o numeral de referência 130 representa uma lâmpada de luz disposta na caixa de medidor 61.
[066] Conseqüentemente, no aparelho medidor para uma motoci- cleta de acordo com a segunda modalidade da presente invenção, a lente 62 pode ser montada na caixa de medidor 61 em uma única operação, facilitando a instalação.
[067] Deve-se entender que a presente invenção não se limita às modalidades descritas acima, e pode ser incorporada de muitas outras formas específicas sem se afastar do espírito ou âmbito da presente invenção.
[068] A porção de prendedor de acoplador de acordo com as modalidades da presente invenção não se limita àquela integralmente formada com a caixa de medidor. Ao invés disso, a porção de prendedor de acoplador pode ser disposta no lado da lente. Da mesma forma, a porção de prendedor de acoplador pode ser aplicada a qualquer caixa arbitrária, e não simplesmente limitada ao aparelho medidor.
[069] Além disso, o aparelho medidor não se limita àquele suportado pela carenagem de farol dianteiro. Ao invés disso, o aparelho medidor pode ser suportado pela lanterna de um corpo de lâmpada.
[070] Em adição, o acoplador contendo a porção de prendedor de acoplador pode receber qualquer tipo de cabo além do cabo de medidor.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[071] A figura 1 é uma vista lateral em elevação mostrando uma motocicleta, à qual um aparelho medidor para uma motocicleta de acordo com uma primeira modalidade da presente invenção é aplicado.
[072] A figura 2 é uma vista ampliada mostrando uma porção frontal da motocicleta mostrada na figura 1.
[073] A figura 3 é uma vista em perspectiva mostrando uma estrutura de montagem para o aparelho medidor para uma motocicleta de acordo com a primeira modalidade da presente invenção.
[074] A figura 4 é uma vista em planta do aparelho medidor para uma motocicleta de acordo com a primeira modalidade da presente invenção.
[075] A figura 5 é uma vista em seção transversal frontal mostrando o aparelho medidor para uma motocicleta de acordo com a primeira modalidade da presente invenção.
[076] A figura 6a é uma vista frontal mostrando o aparelho medidor para uma motocicleta de acordo com a primeira modalidade da presente invenção, e [077] A figura 6b é uma vista em elevação lateral mostrando o mesmo aparelho.
[078] A figura 7 é uma vista em seção transversal lateral mostrando um aparelho medidor para uma motocicleta de acordo com uma segunda modalidade da presente invenção.
DESCRIÇÃO DOS NUMERAIS DE REFERÊNCIA 8 - farol dianteiro 27 - aparelho medidor (aparelho medidor para uma motocicleta) 30 - carenagem de farol dianteiro 61 - caixa de medidor 62 - lente 90 - unidade de visor 93 - movimento de ponteiro móvel 78 - porção de escora de medidor 79 - porção de escora de medidor (uma outra porção de escora ou uma segunda porção de escora de medidor) 84 - porção de prendedor de acoplador 110 - cabo de medidor 111 - cabo de destino de conexão 112 - acoplador REIVINDICAÇÕES

Claims (7)

1. Aparelho medidor (27) para uma motocicleta, que compreende: uma caixa de medidor (61); uma unidade de visor (90) acomodada na caixa de medidor (61); e uma lente (62) que cobre uma porção superior da unidade de visor (90); em que a caixa de medidor (61) é integralmente formada com uma porção de prendedor de acoplador (184) que retém um aco-plador (112) para conectar um cabo de medidor (110) da unidade de visor (90) a um cabo de destino de conexão (111); caracterizado pelo fato de que um porção de escora de medidor (78) fixa a caixa de medidor a um lado de um corpo de veículo; e a porção de prendedor de acoplador (184) é integralmente formada com a porção de escora de medidor (78).
2. Aparelho medidor (27), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a caixa de medidor (61) é integralmente formada com uma porção de escora de medidor (78).
3. Aparelho medidor (27), de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que a caixa de medidor (61) inclui uma segunda porção de escora de medidor (79) disposta em substancialmente em diagonal com relação a porção de escora de medidor (78) formada integralmente com a porção de prendedor de acoplador (84).
4. Aparelho medidor (27), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a unidade de visor (90) inclui um velocímetro tendo um movimento de ponteiro móvel.
5. Aparelho medidor, (27) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a caixa de medidor (61) é disposta em uma carenagem de farol dianteiro (8) que suporta um farol dianteiro.
6. Aparelho medidor, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a porção de prendedor de acoplador (84) é disposta sobre uma porção superior em um lado direito da caixa de medidor (61).
7. Aparelho medidor, (27) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o acoplador inclui uma porção de acoplador fêmea disposta sobre uma porção superior do acoplador, e uma porção de acoplador macho disposta sobre uma porção inferior do acoplador.
BRPI0604489A 2005-10-31 2006-10-26 aparelho medidor para motocicleta BRPI0604489B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2005317766A JP4549279B2 (ja) 2005-10-31 2005-10-31 自動二輪車用メータ装置

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0604489A BRPI0604489A (pt) 2007-08-28
BRPI0604489B1 true BRPI0604489B1 (pt) 2017-05-30

Family

ID=38070266

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0604489A BRPI0604489B1 (pt) 2005-10-31 2006-10-26 aparelho medidor para motocicleta

Country Status (6)

Country Link
JP (1) JP4549279B2 (pt)
CN (1) CN100462276C (pt)
AR (1) AR058074A1 (pt)
BR (1) BRPI0604489B1 (pt)
CO (1) CO5840281A1 (pt)
PE (1) PE20070665A1 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5118523B2 (ja) * 2007-05-30 2013-01-16 本田技研工業株式会社 自動二輪車のレッグシールド構造
JP4871349B2 (ja) * 2008-12-17 2012-02-08 本田技研工業株式会社 車両用メータ装置
JP5878405B2 (ja) * 2012-03-22 2016-03-08 本田技研工業株式会社 計器装置のハーネス取付構造
CN108463403B (zh) * 2016-01-28 2020-05-22 本田技研工业株式会社 跨骑式车辆用联接器保持结构

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH05270469A (ja) * 1992-03-27 1993-10-19 Suzuki Motor Corp 車両用計器の防水装置
ID21375A (id) * 1997-12-01 1999-06-03 Toyo Denso Kk Struktur rangkaian kabel dan metode perangkaian kabel untuk sepeda motor
JP4104198B2 (ja) * 1998-01-30 2008-06-18 本田技研工業株式会社 自動2輪車のヘッドライト及びスピードメータ取付装置

Also Published As

Publication number Publication date
CN100462276C (zh) 2009-02-18
PE20070665A1 (es) 2007-07-06
CO5840281A1 (es) 2007-12-31
JP4549279B2 (ja) 2010-09-22
AR058074A1 (es) 2008-01-23
JP2007125902A (ja) 2007-05-24
CN1958383A (zh) 2007-05-09
BRPI0604489A (pt) 2007-08-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP4104198B2 (ja) 自動2輪車のヘッドライト及びスピードメータ取付装置
BR112014022906B1 (pt) veículo com selim
US4052806A (en) Display device with adjustable attachment means
TWI414444B (zh) 二輪機車
BRPI0604489B1 (pt) aparelho medidor para motocicleta
BR112012018647B1 (pt) estrutura de carenagem de veículo do tipo de montar
JP5004089B2 (ja) 自動二輪車のヘッドライトの取付構造
TWI427014B (zh) 跨坐型車輛之方向指示裝置
BRPI0604738B1 (pt) unidade de lâmpada
MX2007011960A (es) Estructura a prueba de agua de panel de indicadores para vehiculos.
BRPI0905049B1 (pt) Dispositivo medidor de uso veicular
BR112014019788B1 (pt) Aparelho de medição
JP3830637B2 (ja) 自動二輪車のメータケース取付け構造
BR102012019905B1 (pt) estrutura da parte traseira de corpo em veículo do tipo de condução montada
BR112012031605B1 (pt) dispositivo de cobertura de guidão de motocicleta
BRPI0603078B1 (pt) cobertura de carroceria de veículo de motocicleta
CN205553933U (zh) 一种仪表盘组件
BRPI0805613B1 (pt) Estrutura de carenagem frontal de motocicleta
BR102013006959B1 (pt) lâmpada para motocicleta
BR102013023342B1 (pt) Estrutura do dispositivo de iluminação
JPS6114948Y2 (pt)
CN216304486U (zh) 一种便携式道路工程应急施工警示装置
JP7506900B1 (ja) ボラード
US3130925A (en) Lamp support
CN214451535U (zh) 一种用于摩托车的防起雾仪表

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 17A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2746 DE 22-08-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.