BRPI0509717B1 - Processo de granulação de leito fluido - Google Patents

Processo de granulação de leito fluido Download PDF

Info

Publication number
BRPI0509717B1
BRPI0509717B1 BRPI0509717-7A BRPI0509717A BRPI0509717B1 BR PI0509717 B1 BRPI0509717 B1 BR PI0509717B1 BR PI0509717 A BRPI0509717 A BR PI0509717A BR PI0509717 B1 BRPI0509717 B1 BR PI0509717B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
fluid bed
flow
substance
granules
container
Prior art date
Application number
BRPI0509717-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Bedetti
Gianfranco
Original Assignee
Urea Casale Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Urea Casale Sa filed Critical Urea Casale Sa
Publication of BRPI0509717A publication Critical patent/BRPI0509717A/pt
Publication of BRPI0509717B1 publication Critical patent/BRPI0509717B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B05SPRAYING OR ATOMISING IN GENERAL; APPLYING FLUENT MATERIALS TO SURFACES, IN GENERAL
    • B05CAPPARATUS FOR APPLYING FLUENT MATERIALS TO SURFACES, IN GENERAL
    • B05C19/00Apparatus specially adapted for applying particulate materials to surfaces
    • B05C19/02Apparatus specially adapted for applying particulate materials to surfaces using fluidised-bed techniques
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01JCHEMICAL OR PHYSICAL PROCESSES, e.g. CATALYSIS OR COLLOID CHEMISTRY; THEIR RELEVANT APPARATUS
    • B01J2/00Processes or devices for granulating materials, e.g. fertilisers in general; Rendering particulate materials free flowing in general, e.g. making them hydrophobic
    • B01J2/16Processes or devices for granulating materials, e.g. fertilisers in general; Rendering particulate materials free flowing in general, e.g. making them hydrophobic by suspending the powder material in a gas, e.g. in fluidised beds or as a falling curtain
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B05SPRAYING OR ATOMISING IN GENERAL; APPLYING FLUENT MATERIALS TO SURFACES, IN GENERAL
    • B05CAPPARATUS FOR APPLYING FLUENT MATERIALS TO SURFACES, IN GENERAL
    • B05C19/00Apparatus specially adapted for applying particulate materials to surfaces
    • B05C19/06Storage, supply or control of the application of particulate material; Recovery of excess particulate material

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Fertilizers (AREA)
  • Devices And Processes Conducted In The Presence Of Fluids And Solid Particles (AREA)
  • Glanulating (AREA)
  • Medicinal Preparation (AREA)
  • Formation And Processing Of Food Products (AREA)
  • Dairy Products (AREA)
  • Pretreatment Of Seeds And Plants (AREA)

Description

"PROCESSO DE GRANULAÇÃO DE LEITO FLUIDO".
Campo da Invenção Em seu aspecto mais geral, a presente invenção refere-se a um processo de granulação de leito fluido de uma adequada substância, como, por exemplo (sem qualquer limitação), uréia, nitrato de amônio, cloreto de amônio e substâncias similares, que são suscetíveis de serem granuladas.
Mais especificamente, a presente invenção concerne um processo de granulação de leito fluido em que a obtenção de grânulos de uma predeterminada substância ocorre através do crescimento contínuo (de volume e massa) de sementes de grânulos de tal substância, alimentadas continuamente dentro do leito fluido, simultaneamente com um fluxo de uma apropriada substância de crescimento no estado líquido.
No restante da presente descrição e nas reivindicações seguintes, a expressão "sementes de grânulos de uma predeterminada substância" é idealizada para indicar "partículas da substância" a ser granulada, tendo um tamanho de até cerca de 2,5 mm. Além disso, por razões de simplificação, será usado apenas o termo "sementes" para indicar as sementes de grânulos. A invenção também se refere a um dispositivo de granulação, o qual pode ser usado para a implementação do processo acima mencionado.
Estado da Técnica De modo geral, é conhecido que em um processo de granulação de leito fluido de uma predeterminada substância, se faz necessário a alimentação de sementes ou partículas de uma substância a ser granulada dentro do referido leito, com o seguinte crescimento das mesmas mediante alimentação de uma adequada substância de crescimento, geralmente, a mesma substância das sementes, no estado líquido, possivelmente, compreendendo um solvente. No restante da presente descrição e mas reivindicações seguintes, a predeterminada substância de crescimento no estado líquido poderá ser também chamada de líquido de crescimento. É conhecido que para alcançar um satisfatório resultado de granulação (predeterminado tamanho, formato e massa do grânulo) através de um processo de leito fluido do tipo acima mencionado, se faz necessário garantir um satisfatório "umedecimento" das sementes e dos grânulos mediante uso do líquido de crescimento.
Para tal fim, se faz necessário que o líquido de crescimento seja alimentado dentro do leito fluido na forma de gotas, que são do menor tamanho possível, certamente, menores que as sementes e os grânulos que estão em crescimento, com os quais as gotas são idealizadas de entrar em contato.
Por exemplo, no caso em que a substância a ser granulada é uréia, se permite a evaporação da água presente no líquido de crescimento (uréia em solução), de modo a se obter um produto acabado (grânulos de uréia) com alta pureza.
Em geral, o tamanho das gotas do líquido de crescimento é decisivo para permitir a evaporação do solvente, que possivelmente está presente no mesmo.
No pior das hipóteses, é necessário e satisfatório que o referido liquido de crescimento seja alimentado na assim chamada forma "atomizada". Nessa condição, de fato, o liquido de crescimento consegue encontrar, individualmente, todas as sementes e grânulos da substância suspensa no leito fluido, umedecendo e cobrindo a inteira superfície das mesmas, de maneira uniforme e ótima.
Para atomização do líquido de crescimento, o estado da técnica faz uso de bocais especiais, que são alimentados com o dito líquido e grandes volumes de ar (ou outro gás apropriado) em alta velocidade, por exemplo, entre 150 e 300 m/s.
Mediante um completo umedecimento, as sementes e grânulos em crescimento são submetidas a uma etapa de evaporação do possível solvente e, depois, uma etapa de solidificação/consolidação.
Um processo desse tipo, para produção de uréia, é descrito, por exemplo, no documento de patente US-A No. 4.353.730.
Conquanto que sejam vantajosos sob diversos pontos de vista, os processos de granulação de leito fluido descritos pelo estado da técnica apresentam reconhecidos inconvenientes, incluindo a substancial impossibilidade de controlar o tamanho das partículas do produto acabado, dentro de uma predeterminada faixa de valores, além dos altos custos de operação. De fato, a atomização do dito líquido de crescimento é geralmente obtida com grandes quantidades de ar sob alta velocidade e isto, notoriamente, impede um satisfatório e adequado controle do crescimento dos grânulos no interior do leito fluido.
Além disso, como consequência do inconveniente acima mencionado, se faz necessário o uso de operações de classificação e seleção dos grânulos produzidos, de modo a se tomar cuidado com a descarte, sempre considerável, de grânulos de tamanho inaceitável (demasiadamente grandes ou demasiadamente pequenos) e de operações de recuperação de tal descarte e sua reciclagem a montante do processo de granulação.
Outros reconhecidos inconvenientes dos processos de granulação de leito fluido descritos no estado da técnica, consistem do procedimento de umedecimento das sementes e grânulos da substância em crescimento feito de um modo nâo-uniforme insatisfatório, assim como, a indesejada formação de grumos, com uma conseqüente considerável redução de rendimento de todo o processo.
Resumo da Invenção 0 problema que fundamenta a presente invenção é tratado mediante projeto e provisão de um processo de granulação de leito fluido, o qual apresenta características funcionais para superar todos os inconvenientes citados com referência ao estado da técnica, isto é, que permite um controle mais rigoroso das etapas de granulação, uma substancial redução na formação de pós e grumos e, por último, mas não menos importante, uma considerável melhoria de custo/benefício do processo. O problema técnico acima mencionado é solucionado, de acordo com a presente invenção, mediante um processo de granulaçao de leito fluido de uma predeterminada substância, compreendendo as etapas de: - produzir, através de um fluxo de ar de fluidificação de predeterminada vazão, um leito fluido de grânulos da dita substância a ser granulada, alimentada ao mesmo na forma de sementes; - alimentar o dito leito fluido com um fluxo continuo de uma substância (ou líquido) de crescimento; caracterizado pelo fato de que o processo compreende ainda as etapas de: induzir a formação de um movimento circulatório, substancialmente na forma de vórtice, dos ditos grânulos da substância a ser granulada no dito leito fluido, através de pelo menos parte do dito fluxo de ar de fluidificação; e - manter e regular o dito movimento circulatório através da dita parte do fluxo de ar de fluidificação.
Vantajosamente, o dito fluxo de ar de fluidificação é dividido em uma pluralidade de frações, tendo respectivas vazões compreendidas entre um mínimo valor de vazão, suficiente para suportar o leito fluido, alimentadas em uma primeira zona do dito leito e um máximo valor de vazão, alimentadas em outra zona do dito leito, de modo a induzir e manter o dito movimento circulatório, substancialmente na forma de vórtice, dos grânulos da dita substância.
Outras características e vantagens da invenção se tornarão mais claras, a partir da descrição detalhada de uma modalidade de um processo de granulaçâo de acordo com a invenção, proporcionada a seguir fazendo-se referência aos desenhos anexos, fornecidos apenas para fins indicativos e não-limitativos.
Breve Descrição dos Desenhos As figuras 1 e 2 representam, de forma esquemática, uma seção longitudinal e uma seção transversal, respectivamente, de um dispositivo ou equipamento (granulador), para implementação do processo de granulaçâo da presente invenção.
As figuras 3 e 3a representam, de forma esquemática, respectivas vistas planas de modalidades alternativas de um detalhe do granulador mostrado nas figuras 1 e 2. A figura 4 representa, de forma esquemática, uma vista plana de uma modalidade alternativa do detalhe das figuras 3, 3a.
As figuras 5 e 5a representam, de forma esquemática, uma vista plana e em seção transversal, respectivamente, de uma outra modalidade alternativa do detalhe das figuras 3, 3a. A figura 5b representa uma seção transversal de uma modalidade alternativa do detalhe das figuras 5, 5a. A figura 6 representa o mesmo granulador da figura 2, para implementação de uma alternativa do processo de granulação da presente invenção. A figura 7 representa, de forma esquemática, uma outra modalidade alternativa do detalhe das figuras 3, 3a.
Descrição detalhada da Invenção Com referência às figuras 1, 2, 3 e 3a, um equipamento ou dispositivo para implementação de um processo de granulação de leito fluido de acordo com a presente invenção é globalmente referenciado por (1), cujo equipamento ou dispositivo no restante da presente descrição, de forma mais simples, deverá ser chamado de granulador.
De um modo inteiramente esquemático, o dito granulador (1) compreende um recipiente (2), representado de modo aberto no topo, que é substancialmente de um formato de paralelepípedo, com uma seção retangular. 0 dito recipiente (2) apresenta uma base (3), permeável a gás, consistindo de um elemento perfurado (grade), duas paredes laterais longas opostas (4), (5) e duas paredes curtas opostas, frontal ou de topo (6) e traseira (7).
No lado superior da parede de topo (6), um dispositivo, esquematizado como (9), convencional per si e, portanto, não descrito em maiores detalhes, é suportado para suprimento de um fluxo continuo de sementes (Sl) da substância a ser granulada dentro do recipiente (2). Na parede traseira (7) e numa predeterminada altura com relação à base ou grade (3), é formada uma abertura (8) para descarga, substancialmente por escoamento, do produto acabado (granulado) do dito recipiente (2), conforme se torna claro no curso restante da presente descrição.
Numa posição abaixo do recipiente (2), é provido um sistema de sopramento de ar (A) (não representado, uma vez que o mesmo é totalmente convencional) ou de outro fluido gasoso (ar de fluidificação), usado para implementação e manutenção de um leito fluido da substância a ser granulada no interior do recipiente (2).
Em conformidade com uma característica da presente invenção, a grade (3), a qual, conforme indicado, constitui a base do dito recipiente (2), é essencialmente uma placa perfurada (figuras 3, 3a), na qual os furos (11), providos para injeção dentro do dito recipiente (2) de uraa predeterminada vazão de ar de fluidificação, são distribuídos de uma maneira não-homogênea.
De acordo com uma primeira modalidade preferida da invenção (figura 3), todos os furos (11) possuem o mesmo diâmetro e sua distribuição na grade (3) é selecionada de modo a que a sua "densidade" (entendido como a quantidade de furos por centímetro quadrado de superfície), aumente, partindo-se de uma parede longa do recipiente (2), por exemplo, da parede (4), na direção da parede longa oposta, por exemplo, na direção da parede (5). Em particular (figura 3a), de acordo com uma adicional modalidade, a dita distribuição "não-homogênea" é obtida mediante definição de faixas paralelas (3a, 3b, 3c) de predeterminada largura na referida grade (3), em cujas faixas os respectivos furos (11) são regularmente distribuídos, de acordo com um predeterminado "passo", que é diferente de faixa para faixa.
Próximo ao lado superior da parede lateral longa do dito recipiente (2) (no exemplo, a parede (5)), adjacente à zona (3c) da grade (3) da figura 3a, onde ocorre a maior densidade de furos (11), um dispositivo distribuidor/supridor (10) é suportado por meios convencionais, aqui não representados, para alimentação continua ao dito recipiente (2) de um fluxo (L) de uma predeterminada substância de crescimento para grânulos, por exemplo, no estado líquido atomizado. O dito dispositivo distribuidor (10) se estende substancialmente por toda a extensão da parede (5) e numa certa altura com relação à base (grade) (3) que é predeterminada de acordo com a espessura do leito fluido, o qual, conforme se torna claro no curso restante da presente descrição, se idealiza implementar no dito recipiente (2). Além disso, o dito dispositivo distribuidor (10) é posicionado de modo a suprir um fluxo continuo e orientado de substância de crescimento, no exemplo aqui descrito, substancialmente paralelo à dita grade (3) .
Com referência ao granulador (1), descrito esquematicamente acima (ver as figuras 1 a 3a), será agora ilustrada uma modalidade exemplificativa do processo de granulação da presente invenção.
Numa condição inicial, um leito fluido de sementes (Ξ1) de uma predeterminada substância a ser granulada é implementado no recipiente (2), mediante uma técnica totalmente convencional, as ditas sementes sendo continuamente alimentadas na parede de topo (6) do dito recipiente, através do distribuidor (9). Tal leito fluido é obtido, suportado e mantido através de um adequado fluxo continuo de ar (A) (ar de fluidificação), de predeterminada vazão, alimentado de baixo e continuamente dentro do recipiente (2), através da grade (3) do mesmo. Quando a espessura do leito fluido é continuamente alimentado com sementes (Sl), de um modo tal que sua superfície livre alcança o nível da abertura (8), se inicia uma contínua "descarga", substancialmente por escoamento dos grânulos acabados, para fora do recipiente (2). 0 ar de fluidificação (A), que cruza a base (3), é distribuído no interior do leito de uma maneira "não-homogênea", correspondente à distribuição "não-homogênea" dos furos (11) provida na dita base (grade) (3) . Onde a densidade de furos (11} maior, ocorre uma maior passagem de ar; no caso exemplificado (figura 3a), uma maior vazão de ar de fluidificação (A) é obtida na faixa (3c) da dita grade (3), próximo à parede (5) e uma menor vazão de ar de fluidificação (A) é obtida na faixa (3a), próximo à parede oposta (4).
Agora, a vazão do ar de fluidificação, sua velocidade, o diâmetro dos furos (11) e sua "densidade" nas diferentes faixas ou zonas da grade (3) são selecionadas, de modo que a formação e suporte do leito fluido seja garantida na(s) faixa(s) ou zona(s) de densidade mais baixa. Conseqüentemente, devido à estrutura da grade da presente invenção, nas outras faixas da dita grade e no caso exemplificado, na medida em que se aproxima a parede (5} do dito recipiente (2), os valores aumentados de vazão e velocidade do ar de fluidificação determinam um arraste ascendente, na direção da superfície livre do leito fluido, dos grânulos em crescimento. 0 grau de tal arraste também aumenta na medida em que se aproxima da dita parede (5), na qual se alcança o valor máximo.
Como um primeiro efeito, este aumento no grau de arraste ascendente, aplicado aos grânulos do leito fluido, determina a formação no leito fluido, de um movimento circulatório, substancialmente na forma de um vórtice (V), dos grânulos em torno de um eixo ideal, o qual, no exemplo das figuras 1 e 2, é substancialmente horizontal, o dito movimento circulatório se estendendo de modo helicoidal, a partir da parede frontal (6) para a parede traseira (7) do dito recipiente (2).
Basicamente, com o uso de um recipiente (2) tendo sua base ou grade (3) estruturada da maneira descrita acima, o processo de granulaçâo da presente invenção consiste, essencialmente, da distribuição da vazão do ar de fluidificação no leito fluido, implementada no dito recipiente (2), dividindo a mesma em uma pluralidade de frações de vazão, apresentando respectivos valores entre uma quantidade mínima, suficiente para suportar o dito leito fluido e alimentadas em uma primeira zona (3a) da mesma, e uma quantidade máxima, alimentadas na zona (3c) do dito leito, espaçada da dita primeira zona (3a), de modo a induzir e manter um movimento circulatório de grânulos, substancialmente na forma de vórtice, no dito leito fluido. Deve ser observado que no caso exemplificado, a variação nas vazões do ar de fluidificação, entre a dita primeira zona, onde a vazão é mínima e a zona espaçada desta, onde a vazão é máxima, é do tipo gradual. No caso da figura 3, ao contrário, as vazões do ar de fluidificação variam, entre a zona próximo da parede lateral (4), onde a vazão é mínima, e a zona próxima da parede lateral (5), onde a vazão é máxima, de uma maneira gradual e contínua.
Como um segundo efeito, o arraste ascendente acima mencionado determina, dentro do dito movimento circulatório e, mais especificamente, no trato ascendente do mesmo, um afinamento dos grânulos e um espaçamento mútuo dos mesmos, que se torna mais evidente, de fato, próximo da parede (5} do recipiente (2), em outras palavras, na zona da dita grade (3) onde a "densidade" dos furos (11) é mais alta, em outras palavras, onde a vazão do ar de fluidificação injetado dentro do leito fluido é maior.
Quando ocorre um maior afinamento dos grânulos e quando a temperatura do ar de fluidificação é mais alta, ocorre o umedecimento dos ditos grânulos pelo líquido de crescimento, alimentado de forma atomizada. Precisamente pelo fato de que os grânulos se encontram mais finos e melhor espaçados entre si, o umedecimento dos grânulos ocorre de uma maneira bastante uniforme e de modo ótimo. Conseqüentemente, a uniformidade do crescimento dos grânulos em si é melhorada. Além disso, quando ocorre o acima mencionado umedecimento dos grânulos individuais, o ar do fluxo responsável pela corrente circulatória dos grânulos que se formou no leito fluido é quente, ocorrendo de forma uniforme e ótima a evaporação do possível solvente usado no líquido de crescimento. Conseqüentemente, a .. espessura da "nova" camada de substância de crescimento depositada em cada grânulo individual é uniforme e ótima.
Após o umedecimento, os grânulos individuais se movimentam na direção da parede oposta (4) do recipiente (2), junto com os grânulos que imediatamente os seguem, no acima mencionado movimento circulatório, percorrendo, dessa forma, sucessivas zonas do leito fluido, em cuja correspondência a grade (3) apresenta as faixas (3b, 3a), com redução gradual da densidade dos furos (11). Nessas zonas do leito fluido, o empuxo ascendente aplicado pelo ar de fluidificação, que é máximo próximo à parede (5) do dito recipiente (2), diminui para zero. Por essa razão, próximo à dita parede (4), a corrente de grânulos naturalmente se desvia na direção da grade (3) do recipiente (2).
No curso na direção da base (3), os grânulos individuais do dito movimento circulatório cruzam camadas subjacentes do leito fluido, que são gradualmente mais frias. Durante esse curso, a etapa de solidificação/consolidação do líquido de crescimento é implementada sobre a superfície de cada grânulo individual, uma etapa que é completada durante o trato subseqüente, se estendendo até a parede (5), com a obtenção dos respectivos grânulos apresentando volume e massa ligeiramente aumentados. A partir daí, cada grânulo individual começa um novo ciclo de crescimento, idêntico ao descrito acima, enquanto também se movimenta na direção da parede de descarga (com movimento helicoidal do "vórtice") .
Em conformidade com essa modalidade da invenção, os grânulos produzidos sâo polidispersos, em termos de tamanho de partícula, numa faixa bastante limitada, com relação ao que tem sido possível até agora em termos de processos de granulação de leito fluido, de acordo com o descrito pelo estado da técnica.
Isso, vantajosamente, é tornado possível graças ao fato indicado acima, de que cada grânulo individual da substância é submetido a substancialmente o mesmo processo de crescimento, uma vez que o tempo de operação de cada ciclo (umedecimento, secagem, dessecação e solidificação) e o número de ciclos a serem realizados no interior do leito fluido podem ser controlados, controlando as variações na vazão do ar de fluidificação, nas diferentes zonas do dito leito fluido.
Além disso, graças ao processo de granulação de acordo com a presente invenção, ocorre uma substancial redução na formação de pós, em relação aos processos descritos pelo estado da técnica. Isso significa uma redução, se não, mesmo uma eliminação dos equipamentos necessários para a recuperação desses pós, que, junto com a possibilidade de obtenção de um produto acabado de adequado tamanho de partícula, isto é, diretamente "capacitado à venda", permite aos custos de investimento e manutenção, assim como, ao consumo de energia, de uma determinada instalação de granulação, serem consideravelmente reduzidos.
Por último, mas não menos importante, o uso do ar de fluidificação para induzir e manter o acima mencionado movimento circulatório de vórtice no leito fluido dos grânulos em crescimento, vantajosamente, permite ser evitado o uso de adicionais fontes externas de energia para se obter o mesmo fim e, conseqüentemente, se reflete positivamente na eficiência do processo, diminuindo o consumo.
De acordo com uma modalidade alternativa (figura 4) da presente invenção, a distribuição dos furos (11} na grade (3) é uniforme, mas os furos, em si, apresentam diferentes diâmetros. Em particular, o diâmetro dos furos aumenta gradualmente na medida em que se aproxima da parede (5), sobre a qual o dispositivo distribuidor/supridor (10) é suportado; isto é, existem grandes furos próximos da parede (5) e, progressivamente, furos menores, na medida em que se aproxima da parede (4) . Nesse caso, a variação das vazões do ar de fluidificação é gradual e varia entre a zona onde a dita variação é minima e aquela onde a mesma á máxima,t da mesma maneira que na modalidade mostrada na figura 3.
De acordo com uma outra modalidade da invenção, a formação e manutenção do movimento circulatório de vórtice dos grânulos, conforme descrito acima, não se obtém pela divisão do fluxo de ar de fluidificação em uma pluralidade de porções de diferentes vazões, mas, adequadamente, variando a direção de entrada de tal fluxo dentro do leito fluido.
Para tal fim, por exemplo, (figuras 5, 5a), os furos (11) da grade (3) são uniformemente distribuídos, todos tendo o mesmo diâmetro e igualmente inclinados em relação ao plano horizontal de um determinado ângulo a, preferencialmente, entre 30° e 60°, por exemplo, 45°. A inclinação dos ditos furos é de tal modo selecionada que o empuxo do ar aplicado aos grânulos apresenta um componente vertical, de modo a garantir o suporte do leito fluido, e também um componente horizontal, que permite a criação e manutenção do movimento rotativo dos grânulos no leito fluido.
Como uma alternativa para essa modalidade, os furos (11) da grade (3) são uniformemente distribuídos, todos tendo o mesmo diâmetro e todos sendo verticais; a grade (30 é dotada de defletores (20) (ver a figura 5b), consistindo de lâminas metálicas inclinadas na direção da parede (5) do recipiente (2) de um determinado ângulo a, com relação ao plano horizontal, preferencialmente, entre 30° e 60°, por exemplo, 45°, associadas, preferencialraente, de uma maneira soldada à dita grades (3) nos furos (11), com uma predeterminada distância dos furos (11).
Desse modo, o ar de fluidifícação proveniente dos furos (11) é dirigido da mesma maneira que na modalidade representada na figura 5a, de tal modo a permitir a formação da acima mencionada corrente rotativa de grânulos no interior do leito fluido. Com referência à figura 6, uma adicional vantajosa modalidade alternativa do processo de granulação da presente invenção provê a formação de dois movimentos circulatórios opostos de grânulos, (VI) e (V2), no mesmo leito de fluido da substância a ser granulada.
Para tal fim, o recipiente (2) é dotado em ambas as paredes laterais longas opostas (4), (5), de respectivos dispositivos distribuidores (10a), (10b), para suprimento dos fluxos (L), (Ll) do mesmo liquido de crescimento e com uma grade (3), com furos vazados (11), dispostos de acordo com distribuições simetricamente opostas e iguais, com relação a um eixo intermediário (M-M). Nesta figura 6, os detalhes do dispositivo granulador (1), que são estrutural e funcionalmente equivalentes aqueles ilustrados nas figuras anteriores, são indicados com as mesmas referências numéricas. Em particular, os furos vazados (11) da grade (3) são do tipo descrito com referência às figuras 3-5b.
Graças a essa modalidade, é possível se dobrar a capacidade de produção do dispositivo granulador, idealizado para implementar o processo de granulação de acordo com a invenção, mantendo as condições de operação do leito fluido constante.
Em conformidade com uma adicional modalidade alternativa do dispositivo granulador (1) da presente invenção, as sementes (Sl) e o fluxo (Ll), (L2) compreendendo o líquido de crescimento, são alimentados dentro do dito leito fluido, em correspondência a pelo menos uma única parede lateral (4), (5) do recipiente (2).
Tal recipiente (2) apresenta urna base ou grade (3) (figura 7), dotada de furos (11), distribuídos em duas zonas simetricamente opostas, da mesma maneira que a descrita com referência a modalidade anterior ilustrada na figura 4; a dita base é também dotada de uma pluralidade de frestas (14) para descarga dos grânulos de um adequado tamanho e com uma largura correlacionada com o diâmetro (maior que) dos grânulos idealizados de serem produzidos. Não precisa se mencionar que a presente modalidade da invenção pode também ser usada com as outras modalidades citadas anteriormente, com relação às figuras 3-3a e 5-5b. A descarga dos grânulos acabados da base (3) do recipiente (2) ocorre por gravidade, preferencialmente, em contracorrente a um fluxo (A) de ar ou outro adequado gás de classificação, alimentado dentro do dito leito fluido através das ditas frestas (14). De acordo com esta modalidade, a parede traseira (7), logicamente, é sem a abertura (8). A invenção assim concebida é suscetível de outras alternativas e modificações, todas as quais permanecendo dentro do escopo de proteção da invenção em si, conforme definido pelas reivindicações seguintes.

Claims (10)

1. Processo de granulação de leito fluido de uma predeterminada substância, compreendendo as etapas de: - produzir, através de um fluxo de ar de fluidificação de predeterminada vazão, um leito fluido de grânulos da dita substância a ser granulada, alimentada ao mesmo na forma de sementes; - alimentar o dito leito fluido com um fluxo contínuo de uma substância de crescimento; induzir a formação de um movimento circulatório, substancialmente na forma de vórtice, dos ditos grânulos da substância a ser granulada no dito leito fluido, através de pelo menos parte do dito fluxo de ar de fluidificação; - manter e regular o dito movimento circulatório através da dita parte do fluxo de ar de fluidificação; caracterizado pelo fato de que o dito movimento circulatório, substancialmente na forma de vórtice, apresenta um eixo horizontal e, em que, o dito fluxo de ar de fluidificação é dividido em uma pluralidade de frações, tendo respectivas vazões compreendidas entre um mínimo valor de vazão, suficiente para suportar o leito fluido, alimentadas em uma primeira zona do dito leito e um máximo valor de vazão, alimentadas em outra zona do mesmo leito, de modo a induzir e manter o dito movimento circulatório, substancialmente na forma de vórtice, com o eixo substancialmente horizontal, dos grânulos da dita substância.
2. Processo de granulação, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a variação das vazões do ar de fluidificação, entre a dita primeira zona, onde a vazão é mínima e a zona espaçada desta, onde a vazão é máxima, é do tipo gradual.
3. Processo de granulação, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a variação das vazões do ar de fluidificação, entre a dita primeira zona, onde a vazão é mínima e a zona onde a vazão é máxima, é substancialmente gradual e contínua.
4. Processo de granulação, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os ditos grânulos da substância a ser granulada são feitos para circular de uma extremidade do leito fluido, onde um fluxo de sementes da dita substância é continuamente alimentado a uma extremidade oposta do mesmo, onde um fluxo de produto granulado acabado é continuamente descarregado com um movimento substancialmente helicoidal.
5. Processo de granulação, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o produto granulado acabado obtido no dito leito fluido é continuamente descarregado de uma base do dito leito fluido por gravidade.
6. Granulador de leito fluido, compreendendo um recipiente substancialmente na forma de paralelepípedo (2), dotado de uma base perfurada (3), compreendida entre duas paredes laterais longas opostas (4, 5) e paredes laterais curtas opostas (6, 7), caracterizado pelo fato de que a dita base (3) é dotada de furos (11) distribuídos na dita base (3) com densidade crescente ou com um passo se iniciando a partir de uma parede lateral longa (4) do recipiente (2), na direção da parede lateral longa oposta (5} do dito recipiente.
7. Granulador, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que os ditos furos (11) apresentam todos o mesmo diâmetro ou área de abertura.
8. Granulador, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que na dita base ou grade (3), são providas faixas paralelas (3a, 3b, 3c) de predeterminada largura, onde, em cada uma delas, os respectivos furos (11) são uniformemente distribuídos de acordo com um predeterminado "passo", diferente de faixa para faixa.
9. Granulador de leito fluido, compreendendo um recipiente substancialmente na forma de paralelepípedo (2), dotado de uma base perfurada (3), compreendida entre duas paredes laterais longas opostas (4, 5) e paredes laterais curtas opostas (6, 7), caracterizado pelo fato de que a dita base (3) é dotada de furos (11), uniformemente distribuídos na dita base e apresentando diferentes diâmetros ou áreas de abertura, o diâmetro de cada furo (11) aumentando gradualmente na medida em que se aproxima de uma parede lateral longa (5) do dito recipiente (2), sobre a qual um dispositivo distribuidor/supridor (10) de substância de crescimento de grânulos é preferencialmente suportado.
10. Granulador de leito fluido, compreendendo uma base perfurada (3), de acordo com quaisquer das reivindicações 6 a 9, caracterizado pelo fato de que o dito granulador compreende uma pluralidade de frestas (14), de predeterminada largura, para a liberação de grânulos acabados do recipiente (2) e meios para alimentação de um fluxo (A) de ar, ou qualquer outro gás de classificação adequado dentro do dito leito fluido, através das ditas frestas (14) .
BRPI0509717-7A 2004-04-07 2005-02-24 Processo de granulação de leito fluido BRPI0509717B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP04008418.8 2004-04-07
EP04008418A EP1584371A1 (en) 2004-04-07 2004-04-07 Fluid bed granulation process and apparatus
PCT/EP2005/001950 WO2005097309A2 (en) 2004-04-07 2005-02-24 Fluid bed granulation process and apparatus

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0509717A BRPI0509717A (pt) 2007-09-18
BRPI0509717B1 true BRPI0509717B1 (pt) 2015-07-21

Family

ID=34896002

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0509717-7A BRPI0509717B1 (pt) 2004-04-07 2005-02-24 Processo de granulação de leito fluido

Country Status (15)

Country Link
US (5) US20080299305A1 (pt)
EP (2) EP1584371A1 (pt)
CN (1) CN100509130C (pt)
AR (1) AR049628A1 (pt)
AT (1) ATE414566T1 (pt)
AU (1) AU2005231564B2 (pt)
BR (1) BRPI0509717B1 (pt)
CA (1) CA2563423C (pt)
DE (1) DE602005011118D1 (pt)
MX (1) MXPA06011620A (pt)
MY (1) MY138852A (pt)
PL (1) PL1740298T3 (pt)
RU (1) RU2372979C2 (pt)
UA (1) UA87136C2 (pt)
WO (1) WO2005097309A2 (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
IL172012A0 (en) * 2005-11-17 2009-02-11 Roman Maryakhin Dehydration apparatus and method
EP1935482A1 (en) * 2006-12-22 2008-06-25 Urea Casale S.A. Fluid bed granulation process
EP2077147A1 (en) * 2008-01-04 2009-07-08 Urea Casale S.A. Fluid bed granulation process and apparatus
DE102013005921A1 (de) * 2013-04-03 2014-10-09 Glatt Ingenieurtechnik Gmbh Fluidisierungsapparat
CN105358244B (zh) 2013-04-03 2019-12-10 格拉特工程技术有限公司 旋转干燥器星形结构和用于处理固体颗粒的方法
RU2657424C1 (ru) * 2017-02-27 2018-06-13 Павел Владимирович Алексенко Способ производства таблеток
CN109012514B (zh) * 2018-08-30 2019-10-25 亚洲硅业(青海)有限公司 一种流化床反应器
DE102019216894A1 (de) * 2019-10-31 2021-05-06 Thyssenkrupp Ag Fließbettgranulator
CN112618363B (zh) * 2020-12-16 2022-06-14 杭州康力生物科技有限公司 一种vc流化床底喷包衣机及包膜vc的生产方法

Family Cites Families (106)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2561394A (en) * 1946-03-16 1951-07-24 Donald E Marshall Method of coating particulate materials
US2648609A (en) * 1949-01-21 1953-08-11 Wisconsin Alumni Res Found Method of applying coatings to edible tablets or the like
US2802713A (en) * 1952-09-22 1957-08-13 British Celanese Fugitive tinting of textile materials
US3236586A (en) * 1959-10-09 1966-02-22 Du Pont Process of solvent bonding napped textile fabric
US3417975A (en) * 1964-12-01 1968-12-24 Union Carbide Corp Apparatus for liquid-gas contacting tray
NL6506343A (pt) * 1964-06-01 1965-12-02
US3652198A (en) * 1968-09-13 1972-03-28 Uniroyal Inc Mixture of filaments capable of being dyed to a multicolor pattern with anionic disperse dyes
US4033555A (en) * 1971-01-11 1977-07-05 The Motch & Merryweather Machinery Company Fluidized bed for treating granular material
US3748308A (en) * 1971-03-03 1973-07-24 Du Pont Polyesters with polycarboxy terminal groups
US3821066A (en) * 1972-12-06 1974-06-28 Tillotson Corp Carpet and method of making
US3861869A (en) * 1973-05-29 1975-01-21 Wolfgang Schwindt Printing textiles with acrylic acid copolymer paste
US3849900A (en) * 1973-07-02 1974-11-26 Universal Foods Corp Fluid bed air distribution apparatus and drying method
CH963874A4 (pt) * 1974-07-12 1977-04-29
DE2742117A1 (de) * 1976-09-29 1978-03-30 Sandoz Ag Faerbeverfahren
GB1581761A (en) * 1977-06-09 1980-12-17 Azote Sa Cie Neerlandaise Urea granulation
US4521976A (en) * 1981-11-17 1985-06-11 Foster Wheeler Energy Corporation Method of operating a fluidized bed heat exchanger utilizing induced circulation
DE3151451A1 (de) * 1981-12-24 1983-07-07 Hoechst Ag, 6230 Frankfurt "hilfsmittel und verfahren zum klotzfaerben und bedrucken synthetischer fasermaterialien"
US4426936A (en) * 1982-04-21 1984-01-24 General Motors Corporation Method and apparatus for disposal of thermoplastic waste in a fluidized bed reactor
US4468230A (en) * 1983-03-25 1984-08-28 Mobay Chemical Corporation Acid dye dispersions
US4532155A (en) * 1983-08-08 1985-07-30 G. D. Searle & Co. Apparatus and process for coating, granulating and/or drying particles
DE3673008D1 (de) * 1983-12-16 1990-08-30 Monsanto Co Fleckenabweisende nylonteppiche.
US4657590A (en) * 1984-10-22 1987-04-14 The First National Bank Of Cincinnati Basic dye ink formulations and methods
JPS61133132A (ja) * 1984-12-03 1986-06-20 Okawara Mfg Co Ltd 連続流動造粒機における目皿板
US4764395A (en) * 1985-11-06 1988-08-16 Ciba-Geigy Corporation Process for finishing a textile fabric with a radiation crosslinkable compound
DE3609133A1 (de) * 1986-03-19 1987-09-24 Glatt Gmbh Vorrichtung zum pelletieren od. dgl. behandeln von teilchen sowie damit durchfuehrbares verfahren
DE3710343A1 (de) * 1987-03-28 1988-10-06 Basf Lacke & Farben Verzweigtes acrylatcopolymerisat mit polisierbaren doppelbindungen und verfahren zur herstellung des acrylatcopolymerisats
US5308387A (en) * 1987-09-25 1994-05-03 Elf Atochem North America, Inc. Pre-etch treatment of a plastic substrate
US5230708A (en) * 1987-09-28 1993-07-27 Allied-Signal Inc. Methods and compositions to enhance stain resistance of nylon carpet fibers: thlocyanate to reduce yellowing
DK520587D0 (da) * 1987-10-05 1987-10-05 Dansk Transfertryk Fremgangsmaade til transfermoenstertrykning af en tekstilbane og moensterbaerebane til brug ved fremgangsmaaden
AU624228B2 (en) * 1989-03-22 1992-06-04 Union Carbide Chemicals And Plastics Company Inc. Precursor coating compositions suitable for spraying with supercritical fluids as diluents
US5120326A (en) * 1989-06-30 1992-06-09 Olin Corporation Anionic polycarboxylated surfactants as dye-leveling agents
US5112400A (en) * 1990-03-06 1992-05-12 Rheox, Inc. Clay thickener for use in water-based systems and joint compounds containing such compositions
DE4007299A1 (de) * 1990-03-08 1991-09-12 Hoechst Ag Verfahren zum einbadigen faerben und flammhemmend-ausruesten von flaechenfoermigen textilmaterialien
JP2585841B2 (ja) * 1990-06-20 1997-02-26 帝人株式会社 ポリアミド原着用リキッド顔料およびそれを用いたポリアミド原着糸
US5199126A (en) * 1990-08-01 1993-04-06 Fuller B Frank Method and apparatus for dyeing carpet
US5112678A (en) * 1990-08-17 1992-05-12 Atlas Roofing Corporation Method and composition for coating mat and articles produced therewith
DE4038002A1 (de) * 1990-11-29 1992-06-04 Bayer Ag Verfahren zur herstellung von verbesserten farbstoffgranulaten
US5186744A (en) * 1991-01-11 1993-02-16 Bodwell James R Propoxylated PTB coalescing agents for water-borne protective coatings
DE59204404D1 (de) * 1991-07-17 1996-01-04 Ciba Geigy Ag Verfahren zum Fixieren von Farbstoffen.
US5234496A (en) * 1991-07-30 1993-08-10 E. I. Du Pont De Nemours And Company Mica based pigments coated with alkylene glycol alkyl ether
US5645609A (en) * 1991-08-01 1997-07-08 L'oreal Compositions which contain and processes which use an insoluble pigment obtained by the oxidative polymerization of indole derivatives for the temporary dyeing of keratinous fibers
US5427835A (en) * 1992-06-04 1995-06-27 Minnesota Mining And Manufacturing Company Sulfopolymer/vanadium oxide antistatic compositions
WO1994002679A1 (en) * 1992-07-27 1994-02-03 Kanebo, Ltd. Printed cloth and method of manufacturing the same
WO1994024215A1 (en) * 1993-04-20 1994-10-27 The American Color Company, Inc. Paint solvent formulations and methods of use
US5338345A (en) * 1993-05-05 1994-08-16 Eastman Kodak Company Water-based water repellent coating compositions
EP0631008B1 (de) * 1993-05-24 1999-08-18 Ciba SC Holding AG Verfahren zum Waschen von Drucken oder Färbungen auf cellulosehaltigen Textilmaterialien
DE4332816A1 (de) * 1993-09-28 1995-03-30 Gruenau Gmbh Chem Fab Dispergatorkonzentrat
EP0665326A3 (de) * 1994-01-26 1996-09-25 Ciba Geigy Ag Verfahren zum Bedrucken von Fasermaterial im Direktdruck.
US5885306A (en) * 1994-02-01 1999-03-23 Meiji Seika Kaisha, Ltd. Method for preventing redeposition of desorbed dyes to pre-dyed fabrics or its garments and dye antiredeposition agent
WO1995026437A1 (en) * 1994-03-29 1995-10-05 Ful-Dye, Incorporated Low temperature textile dyeing method using high temperature dye compositions
JPH07265683A (ja) * 1994-04-01 1995-10-17 Freunt Ind Co Ltd 流動層装置および粉粒体の造粒、コーティング、乾燥方法
DE19517794A1 (de) * 1995-05-15 1996-11-21 Hoechst Ag Verwendung von Kohlenhydrat-Verbindungen als Hilfsmittel zum Färben und Bedrucken von Fasermaterialien
KR100404774B1 (ko) * 1995-09-06 2004-04-01 아사히 덴카 고교 가부시키가이샤 점성조정제
US5645892A (en) * 1995-10-31 1997-07-08 Ivax Industries, Inc. Method and compositions for providing an improved finish for brushed or pile textile fabrics
US6025111A (en) * 1996-10-23 2000-02-15 Eastman Kodak Company Stable matte formulation for imaging elements
US5944852A (en) * 1996-10-23 1999-08-31 Solutia Inc. Dyeing process
US5791110A (en) * 1997-01-30 1998-08-11 Traynor; Phyllis Interactive decorative tiles
US7008458B2 (en) * 1997-04-04 2006-03-07 Hayday William A Biodegradable ether dry cleaning solvent
US6086636A (en) * 1997-06-17 2000-07-11 Ciba Specialty Chemicals Corporation Printing of fibre materials
US6218353B1 (en) * 1997-08-27 2001-04-17 Micell Technologies, Inc. Solid particulate propellant systems and aerosol containers employing the same
JPH11152691A (ja) * 1997-10-01 1999-06-08 Ciba Specialty Chem Holding Inc ポリエステル−含有繊維材料のための染色方法
US5885684A (en) * 1997-11-11 1999-03-23 Hefner; Gary L. Rug having relief pattern, and method for forming
GB9726814D0 (en) * 1997-12-19 1998-02-18 Zeneca Ltd Compositions
DE19813394A1 (de) * 1998-03-26 1999-09-30 Merck Patent Gmbh Pigmentpräparation
DE19850332A1 (de) * 1998-11-02 2000-05-04 Jobst O A Zoellner Lochboden für die Erzeugung einer Wirbelschicht
US5863875A (en) * 1998-06-24 1999-01-26 The Lubrizol Corporation Coating additive, coating composition containing said additive and method for coating a substrate using said coating composition
FR2788976B1 (fr) * 1999-01-29 2003-05-30 Oreal Composition anhydre de decoloration de fibres keratiniques comprenant l'association d'un polymere epaississant hydrosoluble et d'un polymere amphiphile non ionique comportant au moins une chaine grasse
CA2389013A1 (en) * 1999-12-08 2001-06-14 The Procter & Gamble Company Compositions including ether-capped poly(oxyalkylated) alcohol wetting agents
JP3736833B2 (ja) * 1999-12-24 2006-01-18 理想科学工業株式会社 孔版印刷用エマルションインキ
US6586053B2 (en) * 2000-06-13 2003-07-01 Milliken & Company Carpet tile renewal process and products
US6517626B2 (en) * 2000-08-14 2003-02-11 Gage Products Company Universal paint solvent
DE10054557C2 (de) * 2000-10-31 2003-11-13 Herbert Huettlin Vorrichtung zum Behandeln von partikelförmigem Gut
EP1412069B1 (en) * 2001-03-21 2006-12-06 Urea Casale S.A. Fluid bed granulation
EP1256655A1 (en) * 2001-05-09 2002-11-13 Akzo Nobel N.V. Sizing dispersion
DE10129166C1 (de) * 2001-06-12 2003-01-16 Herbert Huettlin Vorrichtung zum Behandeln von partikelförmigem Gut
US6583207B2 (en) * 2001-08-30 2003-06-24 Velsicol Chemical Corporation Liquid benzoate ester compositions and aqueous polymer compositions containing same as plasticizers
US6720380B2 (en) * 2001-11-27 2004-04-13 E. I. Du Pont De Nemours And Company Modular system for coating plastics
US6906157B2 (en) * 2002-04-09 2005-06-14 Eastman Kodak Company Polymer particle stabilized by dispersant and method of preparation
US6752841B2 (en) * 2002-10-15 2004-06-22 Milliken & Company Use of thickening agents in pattern dyeing of textiles
US7008618B1 (en) * 2002-11-08 2006-03-07 Nalco Company Water soluble monomers and polymers for protecting substrates from ultraviolet light
US20040110867A1 (en) * 2002-12-06 2004-06-10 Eastman Kodak Company Aqueous pigmented ink formulation containing polymer-encapsulated pigments, binder and smectite clay particles
JP4442797B2 (ja) * 2003-02-27 2010-03-31 三菱鉛筆株式会社 筆記具用水性インキ組成物
EP1457600A1 (en) * 2003-03-05 2004-09-15 Domo Cabrita Synthetic turf
US7342067B2 (en) * 2003-07-09 2008-03-11 Kao Corporation Water-based ink
EP1505184B1 (en) * 2003-08-07 2011-01-12 Mmi-Ipco, Llc Controlled air permeability composite fabric articles having enhanced surface durability
US7402627B2 (en) * 2003-08-18 2008-07-22 Columbia Insurance Company Precursor colorant composition for latex paint
US7488380B2 (en) * 2003-10-07 2009-02-10 Sanford, L.P. Highlighting marking compositions, highlighting kits, and highlighted complexes
DE102004031629A1 (de) * 2004-06-30 2006-02-02 Clariant Gmbh Baustoffe enthaltend Polyesterfasern
US20060157211A1 (en) * 2005-01-20 2006-07-20 Labrash Robert A Composition and method relating to an adhesive for use with paper products
JP4030553B2 (ja) * 2005-04-25 2008-01-09 ローム アンド ハース カンパニー 床用被覆組成物および床用被覆組成物用添加剤
US7727289B2 (en) * 2005-06-07 2010-06-01 S.C. Johnson & Son, Inc. Composition for application to a surface
AU2006255106A1 (en) * 2005-06-07 2006-12-14 S. C. Johnson & Son, Inc. Composition for application to a surface
US20100154146A1 (en) * 2008-07-02 2010-06-24 S.C. Johnson & Son, Inc. Carpet decor and setting solution compositions
FR2886949B1 (fr) * 2005-06-10 2007-08-03 Rhodia Chimie Sa Fils, filaments et fibres polyamide a proprietes ameliorees
US7976947B2 (en) * 2005-08-10 2011-07-12 Dupont Polymer Powders Switzerland Sarl Article of manufacture comprising surfaces of thermoplastic composites coated with a powder coating composition
US7521085B2 (en) * 2005-12-21 2009-04-21 Basf Corporation Method to incorporate pigment into paint by formation of resin beads
US20090113641A1 (en) * 2006-03-06 2009-05-07 Yoshiki Akatani Ink for Inkjet Textile Printing and an Inkjet Textile Printing Method Using the Same
US20080064802A1 (en) * 2006-07-26 2008-03-13 David Abecassis Method for polymer-polymer compatiblization and non polymer filler dispersion and compositions made therefrom
US8193266B2 (en) * 2006-10-25 2012-06-05 Basf Aktiengesellschaft Method for the treatment of substrates
US7976963B2 (en) * 2007-05-01 2011-07-12 Boral Stone Products, LLC Concrete product with enhanced ornamental surface layer
CN101430507A (zh) * 2007-08-27 2009-05-13 E.I.内穆尔杜邦公司 基片上的可光聚合干膜的湿层叠以及与湿层叠有关的组合物
US20090064894A1 (en) * 2007-09-05 2009-03-12 Ashland Licensing And Intellectual Property Llc Water based hydrophobic self-cleaning coating compositions
WO2009042564A2 (en) * 2007-09-24 2009-04-02 Polyone Corporation Liquid color concentrate for polyester articles
JP5489473B2 (ja) * 2008-02-13 2014-05-14 富士フイルム株式会社 インクジェット記録液およびインクジェット記録方法
JP5484742B2 (ja) * 2008-08-14 2014-05-07 富士フイルム株式会社 インクジェット記録液
WO2010057092A1 (en) * 2008-11-14 2010-05-20 Peach State Labs, Inc. Compositions for treating textiles and carpet and applications thereof

Also Published As

Publication number Publication date
US20080299305A1 (en) 2008-12-04
EP1584371A1 (en) 2005-10-12
EP1740298A2 (en) 2007-01-10
MXPA06011620A (es) 2007-04-17
UA87136C2 (ru) 2009-06-25
AU2005231564A1 (en) 2005-10-20
PL1740298T3 (pl) 2009-06-30
US20140318444A1 (en) 2014-10-30
CN1964779A (zh) 2007-05-16
WO2005097309A2 (en) 2005-10-20
AU2005231564B2 (en) 2010-07-15
ATE414566T1 (de) 2008-12-15
US20200023402A1 (en) 2020-01-23
RU2006139002A (ru) 2008-05-20
RU2372979C2 (ru) 2009-11-20
AR049628A1 (es) 2006-08-23
EP1740298B1 (en) 2008-11-19
BRPI0509717A (pt) 2007-09-18
US20140283739A1 (en) 2014-09-25
WO2005097309A3 (en) 2006-03-30
CN100509130C (zh) 2009-07-08
MY138852A (en) 2009-08-28
DE602005011118D1 (de) 2009-01-02
CA2563423C (en) 2012-08-07
US20100095886A1 (en) 2010-04-22
CA2563423A1 (en) 2005-10-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0509717B1 (pt) Processo de granulação de leito fluido
US7955566B2 (en) Fluid bed granulator
RU2528670C2 (ru) Способ и устройство для гранулирования в псевдоожиженном слое
JPS6034517B2 (ja) 流動層で尿素を造粒する方法
JP2009106862A (ja) 造粒装置及びそれを用いる造粒方法
CN101829521A (zh) 一种流化床造粒机
JP4625223B2 (ja) 溶液、溶融液、懸濁液、乳濁液、スラリー、または固体を顆粒に加工処理するための方法および装置
CA2672781A1 (en) Fluid bed granulation process
CN109126633A (zh) 高成品率的尿素造粒塔
EP1698393A1 (en) Process and device for fluidized bed granulation
CN209138576U (zh) 高成品率的尿素造粒塔
AU2002257688B2 (en) Fluid bed granulation process
JPS5844014B2 (ja) 造粒装置
AU2002257688A1 (en) Fluid bed granulation process

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 21/07/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.