BRPI0410900B1 - Dispositivo e método para remoção de uma composição da pele - Google Patents

Dispositivo e método para remoção de uma composição da pele Download PDF

Info

Publication number
BRPI0410900B1
BRPI0410900B1 BRPI0410900-7A BRPI0410900A BRPI0410900B1 BR PI0410900 B1 BRPI0410900 B1 BR PI0410900B1 BR PI0410900 A BRPI0410900 A BR PI0410900A BR PI0410900 B1 BRPI0410900 B1 BR PI0410900B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
head
cable
skin
joint
composition
Prior art date
Application number
BRPI0410900-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Isabelle Bossard
Carl Dibnah
Tracey Thompson
Andrew Robert Mcleish
Original Assignee
Reckitt Benckiser
Mited
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from GB0313032A external-priority patent/GB0313032D0/en
Priority claimed from GB0326651A external-priority patent/GB0326651D0/en
Application filed by Reckitt Benckiser, Mited filed Critical Reckitt Benckiser
Publication of BRPI0410900A publication Critical patent/BRPI0410900A/pt
Publication of BRPI0410900B1 publication Critical patent/BRPI0410900B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A45HAND OR TRAVELLING ARTICLES
    • A45DHAIRDRESSING OR SHAVING EQUIPMENT; EQUIPMENT FOR COSMETICS OR COSMETIC TREATMENTS, e.g. FOR MANICURING OR PEDICURING
    • A45D27/00Shaving accessories
    • A45D27/44Lather removing devices
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A45HAND OR TRAVELLING ARTICLES
    • A45DHAIRDRESSING OR SHAVING EQUIPMENT; EQUIPMENT FOR COSMETICS OR COSMETIC TREATMENTS, e.g. FOR MANICURING OR PEDICURING
    • A45D26/00Hair-singeing apparatus; Apparatus for removing superfluous hair, e.g. tweezers

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "DISPOSITIVO E MÉTODO PARA REMOçãO DE UMA COMPOSIçãO DA PELE" A presente invenção se refere a um dispositivo para remoção de uma composição da pele e a um método associado. A invenção se refere, em particular, mas não exclusivamente, a um dispositivo para uso em um método depilatório.
Composições para a remoção de pêlos estão amplamente disponíveis. Elas podem ser epilatórias e realizar remoção de pêlos através de ação mecânica. Elas podem ser depilatórias e realizar remoção de pêlos causando degradação dos pêlos através de ação química.
No caso de composições depilatórias, o usuário aplica essa à sua pele, deixando durante um intervalo pré-determinado para permitir que a mesma funcione e, então, remove a mesma da pele, usualmente utilizando um artigo que é fornecido. Este é, tipicamente, uma toalha, esponja ou uma folha plástica elasticamente flexível. Tal folha plástica pode ser formada com uma curvatura de modo a facilitar a remoção da composição e dos pêlos retidos dentro dela. Contudo, alguns consumidores acham que tal dispositivo não é prático ou é difícil para que eles mantenham suas mãos limpas da composição e pêlos que estão sendo removidos. Além disso, pode ser difícil atingir algumas áreas, tais como a parte de trás das pernas, usando tais dispositivos. Nós projetamos agora um tipo diferente de dispositivo para remover composições da pele, incluindo composições depilatórias, eficazmente e de modo limpo.
De acordo com um primeiro aspecto da presente invenção,, é proporcionado um dispositivo para remoção de uma composição da pele, o dispositivo compreendendo: uma cabeça não-cortante a qual, em uso, é movida sobre a pele para realizar remoção da composição; um cabo; e uma união entre a cabeça e o cabo, permitindo que a cabeça se articule em torno do cabo.
Na presente especificação, quando nós usamos termos tais como "para baixo" e "lado de baixo", nós estamos nos referindo ao lado do dispositivo o qual faceía a pele, em uso. Termos tais como "para cima" e "parte superior" denotam a direção oposta. A cabeça é considerada como a frente do dispositivo e a ponta do cabo como a parte de trás do dispositivo.
Um dispositivo preferido é projetado para uso na remoção de pêlos; para ser deslizado sobre a pele cuja composição depilatória tenha sido aplicada, de forma a remover, após qualquer intervalo requerido, pêlos e a composição depilatória. Embora o dispositivo possa realizar a ruptura de alguns pêlos que tenham sido enfraquecidos pela composição depilatória, ele não pode ser usado como um dispositivo de barbear. Conseqüentemente, ele não tem uma lâmina de corte.
De preferência, contudo, ele tem a aparência geral de um dispositivo de barbear. Assim, ele tem, de preferência, um cabo geralmente semelhante à haste ou semelhante ao bastão e uma cabeça mais larga. De preferência, a largura máxima da cabeça é 50% maior do que a largura máxima do cabo, e, de preferência, pelo menos 80% maior. A cabeça tem, adequadamente, uma borda de condução a qual, em uso, faz contato com a pele. De preferência, essa é uma borda reta. A borda de condução é, de preferência, geralmente paralela, mas maximamente deslocada pela união.
Por paralela à união entenda-se um eixo em torno do qual a articulação ocorre.
De preferência, a borda de condução é angular, mas não aguda, até o ponto em que ela podería realizar corte, seja da pele ou dos pêlos. Assim, quando vista em ampliação, ela pode ser observada como tendo um raio, em modalidades preferidas. De preferência, o raio de tal borda de condução é de pelo menos 0,25 mm, mais preferivelmente pelo menos 0,5 mm e ainda mais preferivelmente pelo menos 0,65 mm. De preferência, o raio de tal borda de condução é de até 1,5 mm, mais preferivelmente até 1 mm. e ainda mais preferivelmente até 0,85 mm. Ele pode ser um raio composto, por exemplo, tendo um raio principal, de acordo com as definições fornecidas acima e um raio mínimo, menor do que o raio principal, na ponta distai da borda de condução. De preferência, tal raio menor é de até 0,5 mm, mais preferivelmente até 0,3 mm, ainda mais preferivelmente menor do que 0,25 mm. De preferência, ele é de pelo menos 0,1 mm, mais preferivelmente pelo menos 0,15 mm. A região de borda de condução da cabeça pode compreender uma aleta composta de um material que é mais macio do que o material usado para a cabeça de modo geral.
De preferência, a borda de condução compreende uma aleta de material elastomérico.
De preferência, a cabeça é firmemente suportada pelo cabo na ausência de uma força, ou quando meramente tocada não existe tendência para que ela seja defletida. Em uso, quando de utilização sobre a pele, ela pode se articular contra uma força de resistência.
Em uso, o usuário segura o cabo e coloca a borda de condução da cabeça sobre a pele. Tipicamente, a disposição é tal que a cabeça, e o dispositivo como um todo, compõem um ângulo agudo com a pele, quando o dispositivo está em posição para ser deslizado através da pele, na direção da frente para trás. A força aplicada pela cabeça à pele é proporcionada pelo usuário ao cabo e essa é transmitida, através da união, para a cabeça. De preferência, a cabeça pode se articular para cima, de modo que o uso ainda é confortável e não mecanicamente agressivo para a pele. A extensão de articulação depende, de preferência, da força aplicada. Assim, a união é, de preferência, tal que, quando a cabeça está em contato com a pele, uma força para baixo aplicada ao cabo é sempre conferida á cabeça, qualquer que seja a posição na qual a cabeça seja movida; e, em cada posição da cabeça, ela experimenta uma força de resistência da união.
De preferência, em uma posição extrema, a articulação da cabeça em direção ao cabo é terminada. Isso pode ser obtido através de fornecimento de um meio de obstáculo ou meio resiliente dentro da união.
De preferência, o movimento da cabeça em torno do cabo na direção oposta, de modo a chanfrar a união, é limitado.
Isso pode, adequadamente, ser através do fornecimento de um meio resiliente dentro da união, impedindo a mesma de articulação excessiva.
Adequadamente, o meio resiliente, por exemplo, uma vedação ou moldagem de um material elastomérico, pode estar presente na união, de modo que exista impedimento resiliente à articulação da cabeça excessivamente em qualquer direção, em torno do cabo.
De preferência, a cabeça se articula em torno de sua região de borda posterior, onde ela se conecta à união, de preferência em torno de sua borda posterior em si.
Adequadamente, a cabeça é capaz de se articular com relação ao cabo (pelo qual entenda-se de sua posição não flexionada ou em repouso para sua posição maximamente flexionada - isto é, maximamente articulada - quando em uso) através de um ângulo de pelo menos Io, de preferência pelo menos 5 o e mais preferivelmente pelo menos 10°. Ainda mais preferivelmente, a cabeça é capaz de se articular, com relação ao cabo, através de um ângulo de pelo menos 25° e mais preferivelmente pelo menos 40°.
Adequadamente, a cabeça é capaz de se articular, com relação ao cabo, através de um ângulo de até 120°, de preferência até 90° e mais preferivelmente até 75°. Mais preferivelmente, a cabeça é capaz de se articular, com relação ao cabo, através de um ângulo de até 60°.
Adequadamente, quando a cabeça se articula em torno do cabo, a borda de condução é capaz de se mover através de um arco de pelo menos 2 mm, de preferência pelo menos 3 mm, mais preferivelmente pelo menos 6 mm. Ainda mais preferivelmente, quando a cabeça se articula em torno do cabo, a borda de condução é capaz de se mover através de um arco de pelo menos 10 mm e mais preferivelmente pelo menos 15 mm.
De preferência, quando a cabeça se articula em torno do cabo, a borda de condução é capaz de se mover em torno de um arco de até 50 mm, de preferência até 40 mm e mais preferivelmente até 30 mm.
De preferência, o dispositivo tem uma propriedade de memória de modo que uma vez que a força sobre a cabeça seja reduzida ou removida, ela é capaz de recuperar sua posição anterior ou de repouso. Assim,’ o dispositivo pode ser de um material o qual é elástico ou elastomérico. Nós não excluímos modalidades nas quais a cabeça é separada do cabo. De preferência, contudo, o dispositivo é unitário. Um dispositivo unitário pode ser formado de um material ou pode ser formado de mais de um material, montados juntos na fabricação, mas depois de inseparáveis, a menos que o dispositivo seja destruído ou danificado. Por exemplo, o cabo pode ser formado de um material plástico geralmente rígido o qual traz, sobre pelo menos uma parte de sua superfície externa, um material elastomérico, para sensação aperfeiçoada. O material elastomérico pode, adequadamente, ser formado com formações que auxiliam a segurar, por exemplo, uma ou mais de aletas, saliências, ranhuras e ressaltos.
Tipicamente, a borda de condução é uma linha de 20-60 mm, de preferência 30-50 mm.
De preferência, a cabeça é curvada, quando vista de lado. De preferência, ele é côncavo para trás.
De preferência, o cabo é curvado, quando visto de lado. De preferência, ele é côncavo para trás.
De preferência, o dispositivo como um todo é curvado.
De preferência sendo côncavo para trás, com a curvatura da cabeça repousando, de preferência, uniformemente na curvatura do cabo.
De preferência, o dispositivo é formado de um material plástico, especialmente um material termoplástico.
Poliolefinas são especialmente adequadas, notavelmente polietileno (HDPE ou LDPE) e, especialmente, polipropileno.
Tais materiais permitem a articulação resistiva preferida da cabeça em torno do cabo, permitem recuperação elástica, são prontamente moldados e são resistentes, tendo pouca tendência a falha por fratura, conforme poderia ocorrer, de outro modo, dentro da união.
Misturas de copolimeros ou polímeros podem ser usadas.
De preferência, o dispositivo é formado de um material plástico tendo um Módulo de Flexão de pelo menos 0,8 GPa, mais preferivelmente acima de 1 GPa.
De preferência, o dispositivo é formado de um material plástico tendo um Módulo de Flexão de até 1,5 GPa, mais preferivelmente até 1,2 GPa.
De preferência, o dispositivo é formado de um material plástico tendo um índice de Fluxo de Fundido de pelo menos 10 g/10 minutos, mais preferivelmente pelo menos 18 g/10 minutos.
De preferência, o dispositivo é formado de um material plástico tendo um índice de Fluxo de Fundido de mais de 30 g/10 minutos, mais preferivelmente mais de 25 g/10 minutos. 0 Módulo de Flexão mede a capacidade de um material de resistir à deformação sob uma carga aplicada. Para fins da presente especificação, o método de teste de referência é aquela descrito na ISO 178. O índice de Fluxo de Fundido (MFI) mede quão rapidamente um termoplástico através de uma abertura conhecida, em uma temperatura conhecida e sob uma pressão conhecida. Quanto maior o MFI, mais rápido o material fluirá. Para fins da presente especificação, o método de teste de referência é aquele descrito na ISO 1133. 0 material plástico pode conter um ou mais aditivos para melhorar suas propriedades para a tarefa na mão. Por exemplo, um plastificante pode ser adicionado de forma a melhorar sua maleabilidade ou flexibilidade.
De preferência, o dispositivo é uma moldagem plástica unitária. Adequadamente, a união é obtida através de fornecimento de uma trama de material entre o cabo e a cabeça, de preferência mais fino do que ambos.
De preferência, o cabo é uma parte substancialmente rigida. De preferência, a cabeça é uma parte substancialmente rigida. De preferência, portanto, a articulação da cabeça em torno do cabo se estabelece de modo ' substancialmente completo em virtude da natureza da união; não existe, substancialmente, propensão para deflexão em outra parte.
De preferência, o dispositivo pesa menos do que 12 g e mais preferivelmente pesa menos do que 8 g.
De preferência, o cabo é de um formato anatômico, tendo uma região distai alargada e uma região proximal alargada (adjacente à união), com o detalhe anatômico entre as mesmas. 0 cabo pode ter uma região distai anatômica a qual tem uma borda não-cortante, adaptada para efetuar remoção da composição. A região distai alargada é, de preferência, mais estreita do que a cabeça do dispositivo, de modo que o usuário pode escolher de uma borda mais ampla e uma mais estreita, para diferentes partes do corpo. De preferência, a região distai tem uma depressão para auxiliar a segurar, mais preferivelmente sobre seu lado superior. De preferência, a região de terminal proximal do cabo tem uma depressão sobre seu lado de cima. Em cada um desses casos, a depressão poderia ser substituída por uma superfície não-deslizante texturizada, a qual poderia ser moldada. 0 cabo poderia ser uma peça sólida, mas, mais preferivelmente, é geralmente aberto na parte de trás em formato de U. 0 cabo poderia ser adaptado para liberar uma fragrância. A fragrância poderia ser moldada em qualquer artigo plástico moldado ou poderia ser aderida à superfície do cabo, por exemplo, pulverizada sobre o mesmo. A fragrância poderia, por exemplo, estar na forma de microcápsulas de fragrância as quais são rompidas, para liberar a fragrância, quando o dispositivo é segurado.
De preferência, a união é formada por uma trama do material plástico, adequadamente na base de um entalhe o qual é aberto na direção para cima. 0 entalhe poderia ser de seção em U ou seção em V. As paredes do entalhe podem ser formadas pelas faces terminais do cabo e da cabeça.
Limitação da flexão no sentido da cabeça em direção ao cabo pode se originar simplesmente através do fechamento do entalhe, como através de limitação das extremidades de faceamento da cabeça e do cabo. Alternativamente, o entalhe pode ser vedado ou moldado com um material elastomérico para impor limites sobre a articulação da cabeça em ambas as direções.
Alternativamente, a cabeça pode ser conectada ao cabo através de uma conexão flexível de uma forma de serpentina, na qual os "enrolamentos" são estreitamente espaçados. Os enrolamentos da mesma podem ser vedados ou moldados com um material elastomérico para impor limites sobre a articulação da cabeça em ambas as direções.
De preferência, a cabeça é ligada pela união, através da borda de condução, a qual é, de preferência, mais larga do que a união, e através de quaisquer bordas laterais entre as mesmas. De preferência, as bordas laterais da cabeça são convexas. As bordas convexas podem ter paredes curvadas correspondentes se elevando das mesmas, de preferência sendo mais altas próximo à união e se afunilando em direção aos cantos frontais da cabeça (isto é, as junções entre as bordas laterais convexas e a borda de condução). De preferência, a cabeça tem a aparência de um círculo ou elipse truncada pela borda de condução.
As junções entre a borda de condução da cabeça e as bordas de união podem ter um raio para reduzir o risco de que as mesmas corram irregularmente contra a pele. 0 dispositivo pode, em principio, ser usado para remover qualquer composição da pele, por exemplo, um pacote para limpeza ou umidificação do corpo. Contudo, será evidente a partir do precedente que o interesse primário é em relação à remoção de uma composição depilatória, juntamente com pêlos na mesma.
De acordo com um segundo aspecto da presente invenção, é proporcionado um método de remoção de uma composição da pele, em particular uma composição depilatória contendo pêlos, através de uso de um dispositivo do primeiro aspecto.
De acordo com um terceiro aspecto da presente invenção, é proporcionado um método para realizar depilação compreendendo as etapas de: aplicação de uma composição depilatória à pele; permitir que a mesma permaneça sobre a pele durante um intervalo predeterminado; remoção da composição depilatória e pêlos depilados movendo um dispositivo conforme definido no primeiro aspecto sobre a pele; e enxágüe da pele.
De preferência, o método é um no qual, além da ação depilatória da composição depilatória, existe uma ação adicional de remoção de pêlos de uma natureza epilatória, obtida pelo dispositivo. 0 dispositivo não é, de preferência, epilatório em sua ação na ausência de uma composição depilatória; mas, de preferência, ele é epilatório em sua ação em conjunto com uma composição depilatória, até o ponto em que pêlos enfraquecidos pela composição depilatória podem ser removidos pelo dispositivo. Isso é potencialmente muito útil por que isso significa que a composição depilatória precisa apenas ser deixada sobre a pele durante um período reduzido - por exemplo, 3 minutos. Um período mais longo usualmente será requerido se a composição depilatória foi requerida para remover todo do crescimento de pêlos tratados, mas isso estaria associado a um risco aumentado de causar irritação na pele. De acordo com a presente invenção, um período mais curto pode ser usado estando ciente de que o dispositivo pode completar a tarefa. A composição depilatória descrita aqui pode, por exemplo, ser um creme, loção, gel ou espuma. 0 dispositivo poderia ser vendido como está. De preferência, contudo, ele é vendido em uma embalagem com um receptáculo da composição a qual tem de ser aplicada à pele. 0 receptáculo pode, por exemplo, ser um frasco ou tubo; uma lata aerossol convencional; ou um produto em aerossol com multi- ou bi-compartimentos (no qual a composição e um gás comprimido são segregados, dentro da lata, o gás comprimido acionando a composição quando uma válvula é operada). No caso de uma composição depilatória, o último é uma forma preferida de fornecimento da composição.
Uma embalagem de uma composição a ser aplicada à pele e um dispositivo do primeiro aspecto poderíam ser um cartão com os dois componentes, ou podería ser uma embalagem plástica transparente abrangendo os mesmos (embalagem em blíster ou luva encolhida). Alternativamente, o dispositivo do primeiro aspecto poderia ser encaixado diretamente ao receptáculo o qual contém a composição. Por exemplo, uma lata poderia ter uma tampa modificada à qual o dispositivo é preso.
De acordo com um quarto aspecto, é proporcionada uma embalagem compreendendo um dispositivo conforme definido acima e uma composição depilatória. A invenção será agora ainda descrita, à guisa de exemplo, com referência aos desenhos em anexo, nos quais: A Fig. 1 mostra uma primeira modalidade do dispositivo, em vista em perspectiva; A Fig. 2 mostra o dispositivo da Fig. 1, era. vista lateral; A Fig. 3 mostra uma segunda modalidade de um dispositivo, em vista em perspectiva; A Fig. 4 mostra uma terceira modalidade de dispositivo, em vista lateral; A Fig. 5 é uma vista do lado de cima do dispositivo da Fig. 4; A Fig. 6 mostra uma quarta modalidade do dispositivo, em vista em perspectiva; A Fig. 7 mostra o dispositivo da Fig. 6 em vista plana; A Fig. 8 mostra o dispositivo da Fig. 6 em vista lateral;
A Fig. 9 é uma seção transversal através da linha D-D da Fig. 8;
A Fig. 10 é uma seção transversal através da linha E-E da Fig. 8; A Fig. 11 é uma vista expandida do Detalhe B mostrado na Fig. 6; A Fig. 12 é uma vista expandida do Detalhe B mostrado na Fig. 6; A Fig. 13 é uma vista expandida do Detalhe C mostrado na Fig. 8; e A Fig. 14 mostra um dispositivo acoplado a uma lata de uma composição depilatória.
Cada uma das modalidades a ser descrita se destina a uso com uma composição depilatória. 0 dispositivo da primeira modalidade mostrada nas Figs. 1 e 2 compreende uma cabeça larga 2 e um cabo do tipo bastão 4, conectado juntos através de uma união 6 a qual atua como uma dobradiça, permitindo que a cabeça se articule em torno do cabo quando de aplicação de uma força e contra uma força de resistência. Será observado na Fig. 2 que a cabeça e o cabo terminam em faces terminais as quais se unem em suas bordas inferiores na união 6. As faces terminais, na verdade, definem a união como um entalhe em formato de V, aberto para cima. Ά aparência geral do dispositivo é similar àquela de um dispositivo de barbear, por ter a cabeça 2, a qual é de largura similar à cabeça de um dispositivo de barbear, e o cabo semelhante a bastão muito mais estreito 4. Contudo, o dispositivo não é, na verdade, um dispositivo de barbear.
Ele não tem qualquer lâmina de corte metálica.
Conforme pode ser observado na Fig. 2, o dispositivo é, geralmente, curvado em vista lateral, sendo côncavo quando considerado a partir da direção para baixo. 0 dispositivo é uma moldagem em poliolefina em uma- parte. A cabeça 2 e o cabo 4 são ambos geralmente rígidos, enquanto que a união 6 é mais fina e é flexível. Assim, a cabeça 2 pode se articular ou flexionar com relação ao cabo 4, a articulação sendo totalmente proporcionada em virtude da flexibilidade da união 6. A cabeça 2 tem uma região de borda de condução 8, sobre seu lado oposto a partir da união 6. A região de borda de condução 8 termina em uma borda de condução 10, de 44 mm de comprimento nessa modalidade. A borda de condução 10 é formada com um raio de 0,75 mm. Esse raio significa que embora boa remoção de um material da pele através de uma ação de raspar possa ser obtida e pêlos substancialmente enfraquecidos possam ser rompidos e removidos, pêlos não degradados não poderíam ser cortados ou rompidos, nem a pele. Entre a borda de condução 10 e a união 6, a cabeça tem bordas laterais curvadas ou abauladas para baixo 12, de modo que o formato em vista plana global da cabeça é próximo de semicircular. Sobre sua face superior, a cabeça tem uma parte bulbosa 14. Essa está presente por razões estéticas e para conferir rigidez à cabeça. 0 cabo é de material plástico sólido e tem um formato um tanto anatômico, tendo uma largura e espessura, arredondado, a região distai 16 com 22 mm de largura, uma parte anatômica mais estreita 18 com largura de 10 mm e uma região proximal 20 a qual é mais larga do que a parte anatômica, se alargando para uma largura máxima de 18 mm, essa sendo imediatamente adjacente à união 6. A face superior da região proximal 20 é moldada com uma parte texturizada não-deslizante 22. Essa pode ser vista na Fig. 1. Conforme pode ser observado na Fig. 2, essa parte texturizada se eleva em direção à união 6. 0 resultado é que a parte texturizada 22 proporciona um local confortável para o polegar 24 de um usuário e facilita a aplicação de uma força durante uso. Enquanto isso, os dedos do usuário 26 estão localizados sobre o lado de baixo côncavo do cabo.
Em uso, uma composição depilatória (por exemplo, um creme, loção, espuma ou gel) é aplicada à pele, usualmente de modo manual, e é deixada durante o período de tempo requerido. Esse é, usualmente, de cinco minutos, embora nós sejamos favoráveis ao uso de uma composição depilatória a qual é formulada para remoção em três minutos. O dispositivo descrito acima é, então, usado para remover a composição, junto com os pêlos depilados. O dispositivo é movido para trás sobre a pele, através de uma ação de deslizamento, da maneira de uma navalha úmida. A força para baixo aplicada pelo usuário ao cabo é transmitida para a cabeça, cuja borda de condução está em contato com a pele. A cabeça se flexiona ligeiramente, para a posição mostrada em linhas pontilhadas na Fig. 2, como uma reação à força que atua entre a cabeça e a borda de condução da pele. Se o usuário aplica uma força para baixo maior, a cabeça se flexiona mais. Em essência, a cabeça tem autocorreção contra o risco de pressão muito dura contra a pele. A articulação da cabeça com relação ao cabo ocorre contra a resistência dentro da articulação. Se não existe resistência, a cabeça seria flexível contra o cabo e o dispositivo não seria de utilidade.
Se uma força para baixo extremamente elevada for aplicada à cabeça, ela podería, concebivelmente, se articular para sua posição limite, na qual o entalhe em formato em V está fechado; a face terminal do cabo, na verdade, atua como um meio de contenção. Contudo, isso não se aplica nessa modalidade e não é característico de qualquer uso esperado. 0 cabo poderia ser mantido em diferentes posições. Por exemplo, ele pode ser projetado para ser confortável para um usuário também segurar a extremidade distai do cabo entre o polegar e os dedos, de modo que a borda de condução esteja bem além das pontas dos dedos. Isso pode ser útil quando de remoção de material de áreas as quais são difíceis de atingir, por exemplo, a parte de trás das pernas.
Na primeira modalidade, a poliolefina é polipropileno, mas, em outras modalidades, políetileno com design similar, por exemplo, LDPE ou HPDE, pode ser preferido. A modalidade mostrada na Fig. 3 difere daquela da Fig. 2 apenas quanto ao fornecimento de uma aleta elastomérica 28, na borda de condução. Ela pode ser de qualquer material elastomérico e pode ser montada no produto de qualquer forma típica, por exemplo, através de moldagem por pontos duplos. De preferência, ela é razoavelmente firme e/ou estreita, de modo que o fornecimento da união ainda proporcione beneficio.
As Figs. 4 e 5 mostram uma terceira modalidade a qual também é intimamente relacionada à primeira modalidade.
Apenas as diferenças significativas serão descritas. Em outros aspectos, a descrição da primeira modalidade se aplica à terceira modalidade.
Uma primeira diferença é que o cabo não é de plástico sólido, mas é uma moldagem côncava para baixo. Isto é, na seção transversal, ele é em formato de U. A Fig. 5 é uma vista da parte inferior do dispositivo e essa mostra paredes 30, 32 e um recesso 34 entre as mesmas. Isso significa que o volume de plástico usado no dispositivo pode ser reduzido de cerca de 11 cm3 para cerca de 7 cm3 e proporcionar ação aperfeiçoada para segurar.
Uma segunda diferença é que a extremidade distai 16 do dispositivo é formada com um recesso 36. Esse é para auxiliar a segurar o dispositivo na extremidade distai, conforme descrito com relação à Fig. 1. 0 esboço desse recesso pode ser observado na vista do lado superior da Fig. 5, ao longo do lado superior da parte texturizada 22.
Uma terceira diferença está na união 6, a qual não está na forma de um entalhe em formato de V. As faces terminais do cabo e da cabeça não se encontram, conforme ocorre nas primeira e segunda modalidades. Ao contrário, eles são unidos por uma curta ligação em ponte 38. A união é, na verdade, na forma de um entalhe em formato de U. Isso proporciona boa flexibilidade e, em virtude do fato de a localização da articulação ser mais difusa, um risco menor de dano por esforço. 0 lado superior da cabeça, adjacente à união 6, é formado com uma parte em formato crescente 40 a qual aumenta sua rigidez.
Uma quinta diferença é que a união é cheia com um vedante resiliente 41, ligado à união. 0 vedante resiliente limita a flexão da cabeça em torno do cabo, em ambas as direções, isto é, no sentido dos ponteiros do relógio e no sentido contrário aos ponteiros do relógio.
As Figs. 7 a 13 mostram uma quarta modalidade a qual também é intimamente relacionada à primeira modalidade.
Apenas outros detalhes significativos serão descritos. Em outros aspectos, a descrição da primeira modalidade se aplica à quarta modalidade. A primeira diferença é que a cabeça tem, se estendendo ascendentemente a partir de suas bordas laterais curvadas para baixo 12, uma parede ascendente 12. Embora essa não seja claramente mostrada nos desenhos - mas pode ser vista, até algum grau, na Fig. 6 - a parede se eleva obliquamente a partir da região de lâmina principal 46 da cabeça, em um ângulo de aproximadamente 60° com relação à mesma. Essa parede é mais alta adjacente à união 6 e diminui ou se afunila em direção aos cantos frontais 44, 46, nas respectivas extremidades da borda de condução 10. Nesses cantos 44, 46, a parede 42 desaparece.
Da mesma forma que a terceira modalidade, a quarta modalidade tem um cabo o qual é côncavo para baixo, conforme mostrado pelas Figs. 9 e 10, as quais são seções transversais tomadas através do cabo. Na seção D-D mostrada na Fig. 9, a largura máxima do cabo é de 21 mm e a largura máxima da concavidade 47 formada no lado superior do cabo é de 15 mm. A altura máxima do cabo é de 13,5 mm e a profundidade da cavidade é de 8 mm. Na seção E-E mostrada na Fig. 10, a largura máxima do cabo é de 11 mm e a largura máxima da concavidade 47 formada no lado superior do cabo é de 6 mm. A altura máxima do cabo é de 5 mm e a profundidade da cavidade é de 2 mm. O dispositivo da quarta modalidade também difere daquele da primeira modalidade pelo fato de que os cantos 44, 46 na frente da cabeça têm um raio mais acentuado, para reduzir o risco de cortes na pele. A Fig. 12 mostra o canto 44 em uma vista detalhada. 0 raio de cada canto é de 3 mm nessa modalidade. A Fig. 11 mostra a borda de condução 10 em uma vista seccional transversal detalhada. Essa é de um formato complexo. A principal região de lâmina 46 tem espessura de 1,5 mm (dimensão a). Aproximando da borda 10, a superfície superior é chanfrada como em 48 e o comprimento dessa chanfradura é de 3,2 mm (dimensão b). A chanfradura leva a uma primeira região com raio (dimensão c) , r = 0,8 mm e essa leva, por sua vez, a uma região com raio mais aguda, r =0,2 mm, a qual se conecta à superfície superior da região de lâmina 46 (dimensão d). A espessura da cabeça medida na união da chanfradura 48 e da primeira região com raio é a dimensão e, de 0,8 mm. A Fig. 13 é uma vista seccional detalhada da união 6.
Essa é feita de uma superfície inferior 50 tendo um raio de 4 mm e uma superfície superior 52, representando a base aberta para cima da união, tendo um raio de 1,5 mm. A espessura do material na base da união é de 1 mm.
A largura da borda de condução é de 44 mm. O comprimento do cabo, medido até o ponto mediano da união, é de 99 mm. O cabo é anatômico. Em sua extremidade distai, a largura máxima é de 23 mm. Em sua extremidade proximal, imediatamente adjacente à dobradiça, sua largura é de 18 mm. Entre seus "detalhes anatômicos", existe uma largura mínima de 10 mm. O comprimento global do dispositivo é de 123 mm.
Nessa quarta modalidade, o polímero é um copolímero aleatório de polipropileno, tendo as seguintes propriedades: Módulo de Flexão 1050 MPa (ISO 178) índice de Fluxo de Fundido 21 g/10 minutos (ISO 1133) 0 dispositivo mostrado na Fig. 6 foi testado em conjunto com uma loção depilatória contendo glicolato. A loção foi aplicada a uma área de teste de 50 mm x 50 mm já marcada com caneta sobre as pernas de voluntárias, que tinham deixado os pêlos de suas pernas crescerem. Ela foi deixada durante 3 minutos, então, removida. No Teste 1, a loção foi removida através de enxágüe, sem o uso do dispositivo ou qualquer outro auxílio manual. Nos Testes 2 e 3, a loção foi removida por meio do dispositivo, deslizado sobre a pele contra a direção ("grão") de crescimento dos pêlos. Os resultados são como segue: Teste 1: Antes - 95 pêlos contados na área de teste Depois - 88 pêlos contados na área de teste Teste 2: Antes - 90 pêlos contados na área de teste Depois - nenhum pêlo contado na área de teste Teste 3: Antes - 95 pêlos contados na área de teste Depois - nenhum pêlo contado na área de teste A Fig. 14 mostra um dispositivo geralmente de acordo com as quatro modalidades descritas acima preso a uma lata de uma composição depilatória. A lata não é uma lata aerossol convencional, mas é uma lata aerossol com bi- componentes. Entre a tampa removível 142 e o corpo da lata 144, está contida uma parte plástica flexível 144 a qual é formada de modo a reter um dispositivo de acordo com a invenção. O conjunto todo é envolvido em um filme plástico, por exemplo, como uma embalagem em blíster. Uma vantagem dessa disposição é que não existe possibilidade de rotação do conjunto antes de compra. Em uma disposição alternativa na qual essas duas partes estão dentro de uma embalagem,, mas em compartimentos distintos, existiría um risco de que a lata girasse dentro da embalagem, em virtude de seu formato cilíndrico. Se isso acontecer, a apresentação ao consumidor no momento de venda seria prejudicada.
Em outra modalidade, um resultado similar é obtido através de uso de dois envoltórios plásticos transparentes moldados os quais são encaixados juntos para envolver uma lata e um dispositivo conforme descrito acima, os envoltórios juntos definindo uma cavidade para receber confortavelmente a lata e uma cavidade para receber confortavelmente o dispositivo. As cavidades podem ser separadas, mas são, de preferência, interconectadas, de modo que o dispositivo é aninhado contra a lata, substancialmente conforme mostrado na modalidade da Figura 14.

Claims (7)

1. Dispositivo para remoção de uma composição da pele compreendendo uma união (6) entre uma cabeça (2) e um cabo (4), permitindo que a cabeça se articule em torno do cabo, caracterizado pelo fato de que compreende ainda: uma cabeça não- cortante (2) a qual, em uso, se move sobre a pele para realizar remoção da composição; e um cabo (4) .
2. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de a cabeça (2) ser capaz de se articular em torno do cabo (4) através de um ângulo na faixa de 10 a 40°.
3. Dispositivo, de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizado pelo fato de o cabo (4) ser substancialmente rígido, a cabeça (2) ser substancialmente rígida e a união (6) ser a única fonte da articulação.
4. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de a união (6) ser formada por uma trama de material plástico na base de um entalhe aberto para cima entre o cabo (2) e a cabeça (4) .
5. Método para realizar depilação caracterizado pelo fato de compreender as etapas de: aplicar uma composição depilatória à pele; permitir que a mesma permaneça sobre a pele durante um intervalo predeterminado; remover a composição depilatória e pelos depilados movendo um dispositivo como definido nas reivindicações 1 a 3 sobre a pele; e enxaguar a pele.
6. Embalagem caracterizada pelo fato de compreender um dispositivo como definido nas reivindicações 1 a 3 e uma composição depilatória.
7. Embalagem, de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo fato de a composição depilatória ser fornecida em uma lata aerossol com bi-compartimento.
BRPI0410900-7A 2003-06-06 2004-04-19 Dispositivo e método para remoção de uma composição da pele BRPI0410900B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB0313032A GB0313032D0 (en) 2003-06-06 2003-06-06 Device and method
GB0313032.5 2003-06-06
GB0326651A GB0326651D0 (en) 2003-11-15 2003-11-15 Device and method
GB0326651.7 2003-11-15
PCT/GB2004/001683 WO2004107909A1 (en) 2003-06-06 2004-04-19 Device and method for removing a composition from the skin

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0410900A BRPI0410900A (pt) 2006-08-29
BRPI0410900B1 true BRPI0410900B1 (pt) 2014-09-09

Family

ID=32328078

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0410900-7A BRPI0410900B1 (pt) 2003-06-06 2004-04-19 Dispositivo e método para remoção de uma composição da pele

Country Status (13)

Country Link
US (1) US20080132914A1 (pt)
EP (1) EP1534098B1 (pt)
JP (1) JP4566987B2 (pt)
AT (1) ATE330503T1 (pt)
AU (1) AU2004244791B2 (pt)
BR (1) BRPI0410900B1 (pt)
CA (1) CA2527237C (pt)
DE (1) DE602004001318T2 (pt)
ES (1) ES2263142T3 (pt)
GB (1) GB2402332A (pt)
MX (1) MXPA05013103A (pt)
PL (1) PL1534098T3 (pt)
WO (1) WO2004107909A1 (pt)

Families Citing this family (23)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6641591B1 (en) 1999-08-26 2003-11-04 John H. Shadduck Instruments and techniques for controlled removal of epidermal layers
GB2412856A (en) 2004-04-08 2005-10-12 Reckitt Benckiser Depilatory scraper and method having head with undersurface and fin(s) projecting there from.
BRPI0509752A (pt) * 2004-04-08 2007-10-16 Reckitt Benckiser dispositivo e método
GB2412861A (en) * 2004-04-08 2005-10-12 Reckitt Benckiser Depilatory scraper including a source of non-depilatory material
GB0526360D0 (en) * 2005-12-23 2006-02-01 Reckitt Benckiser Uk Ltd Depilatory cream dispenser
US8048089B2 (en) 2005-12-30 2011-11-01 Edge Systems Corporation Apparatus and methods for treating the skin
US10172644B2 (en) 2006-03-29 2019-01-08 Edge Systems Llc Devices, systems and methods for treating the skin
US9566088B2 (en) 2006-03-29 2017-02-14 Edge Systems Llc Devices, systems and methods for treating the skin
WO2009088884A1 (en) 2008-01-04 2009-07-16 Edge Systems Corporation Apparatus and method for treating the skin
US8735054B1 (en) 2008-01-04 2014-05-27 Lifecell Corporation Acellular tissue matrix preservation solution
US8814836B2 (en) 2008-01-29 2014-08-26 Edge Systems Llc Devices, systems and methods for treating the skin using time-release substances
WO2009097451A1 (en) 2008-01-29 2009-08-06 Edge Systems Corporation Apparatus and method for treating the skin
JP2009291573A (ja) * 2008-06-03 2009-12-17 Hisashi Fukuda 毛抜き
US8469779B1 (en) 2009-01-02 2013-06-25 Lifecell Corporation Method for debristling animal skin
CN103118563B (zh) 2010-10-05 2016-03-02 生命细胞公司 用于去除毛发或鬃毛的机器和方法
GB201104347D0 (en) * 2011-03-15 2011-04-27 Reckitt & Colman Overseas Dispenser cap
FR2982465B1 (fr) 2011-11-15 2014-05-16 Oreal Dome muni d'orifices pour racler un produit cosmetique
US10238812B2 (en) 2013-03-15 2019-03-26 Edge Systems Llc Skin treatment systems and methods using needles
EP4179986A1 (en) 2013-03-15 2023-05-17 HydraFacial LLC Devices and systems for treating the skin
CA2971728A1 (en) 2014-12-23 2016-06-30 Edge Systems Llc Devices for treating the skin using a rollerball
US10179229B2 (en) 2014-12-23 2019-01-15 Edge Systems Llc Devices and methods for treating the skin using a porous member
WO2017007939A1 (en) 2015-07-08 2017-01-12 Edge Systems Llc Devices, systems and methods for promoting hair growth
USD1016615S1 (en) 2021-09-10 2024-03-05 Hydrafacial Llc Container for a skin treatment device

Family Cites Families (27)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US369909A (en) * 1887-09-13 Safety-razor
US1851396A (en) * 1930-01-03 1932-03-29 Elba K Mabry Tongue scraper
US1791553A (en) * 1930-01-31 1931-02-10 Enders Razor Company Inc Safety razor
US3823471A (en) * 1972-12-05 1974-07-16 R Stone Plastic safety razor
FR2426549A1 (fr) * 1978-05-25 1979-12-21 Fresse De Monval Jean De Necessaire de rasage
GB2030909A (en) * 1978-08-15 1980-04-16 Wilkinson Sword Ltd Razors
ATE33782T1 (de) * 1981-05-08 1988-05-15 Wayne Patrick Lazarus Rasiereinrichtung.
US4473944A (en) * 1981-12-16 1984-10-02 Carroll Patrick M Squeegee for razor
USD324912S (en) * 1988-12-01 1992-03-24 Hansen Brian C Tongue scraper
AR244587A1 (es) * 1989-11-17 1993-11-30 Warner Lambert Co Conjunto afeitador de seguridad movible angularmente
US5697890A (en) * 1995-06-06 1997-12-16 Kolfenbach; John J. Tongue depressor
USD387629S (en) * 1996-04-30 1997-12-16 Reckitt & Colman France Spatula
DE29608647U1 (de) * 1996-05-13 1997-09-11 Louvrette Gmbh Verpackung & De Cremedose
US5980541A (en) * 1996-11-12 1999-11-09 Tenzer; Mihyang Nicole Oral hygiene device
US5984935A (en) * 1998-07-10 1999-11-16 Welt; Teodor Tongue cleaner
JP2000023735A (ja) * 1998-07-14 2000-01-25 Kao Corp 脱毛具
US6352545B1 (en) * 1999-05-10 2002-03-05 Eugene C. Wagner Breath system appliance with dorsal applicator and scraper
JP3069348B1 (ja) * 1999-07-23 2000-07-24 有限会社デントケアー 舌ブラシ
US6502272B1 (en) * 2000-05-24 2003-01-07 Colgate-Palmolive Company Replaceable head toothbrush providing controlled brushing pressure
GB0015774D0 (en) * 2000-06-28 2000-08-16 Reckitt & Colmann Prod Ltd Appliance
CA2458077C (en) * 2001-10-11 2009-12-29 Faco S.A. Depilatory wax applicator
GB0202350D0 (en) * 2002-02-01 2002-03-20 Boots Co Plc Improvements in spatulas
US6895624B2 (en) * 2002-03-07 2005-05-24 Ultradent Products, Inc. Powered tongue cleaning device
US6691415B2 (en) * 2002-03-29 2004-02-17 Gregory Quals Depilatory cream razor
CN1711045A (zh) * 2002-11-06 2005-12-21 荷兰联合利华有限公司 牙刷
US20040177519A1 (en) * 2003-03-14 2004-09-16 Louis D. Tomassetti Flexible razor and dispenser with pivoting head
US20050197665A1 (en) * 2004-03-08 2005-09-08 Teed Ralph A. Tongue cleaners

Also Published As

Publication number Publication date
GB2402332A (en) 2004-12-08
AU2004244791A1 (en) 2004-12-16
WO2004107909A1 (en) 2004-12-16
GB0408581D0 (en) 2004-05-19
JP4566987B2 (ja) 2010-10-20
AU2004244791B2 (en) 2009-02-26
CA2527237A1 (en) 2004-12-16
PL1534098T3 (pl) 2006-09-29
CA2527237C (en) 2012-06-26
EP1534098B1 (en) 2006-06-21
BRPI0410900A (pt) 2006-08-29
MXPA05013103A (es) 2006-03-17
DE602004001318D1 (de) 2006-08-03
JP2006527015A (ja) 2006-11-30
DE602004001318T2 (de) 2007-06-14
ATE330503T1 (de) 2006-07-15
EP1534098A1 (en) 2005-06-01
ES2263142T3 (es) 2006-12-01
US20080132914A1 (en) 2008-06-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0410900B1 (pt) Dispositivo e método para remoção de uma composição da pele
JP4908396B2 (ja) かき取りヘッド
JP5778355B2 (ja) 枢動する流体コネクタを有するかみそり
JP4545241B2 (ja) カミソリヘッド
ZA200509424B (en) Device and method for removing a composition from the skin
US9701033B2 (en) Multi-headed safety razor
BR0314573A (pt) Composições lìquidas listradas para higiene pessoal contendo uma fase de limpeza e uma fase de benefìcio separada
RU2297196C2 (ru) Усовершенствованная конструкция корпуса электрической зубной щетки
BR0315831A (pt) Composição lìquida listrada para higiene pessoal contendo uma fase de limpeza e uma fase de benefìcio separada com melhor estabilidade
BR112013010245B1 (pt) Bomba para dispositivo de remoção de pêlos com dispensação de líquido
EP1094777B1 (fr) Applicateur a multi-compartiment a usage unique
BR112020020136A2 (pt) Sistema de aparelho de barbear ou depilar que inclui membro de interconexão da pele
JP4598418B2 (ja) 安全カミソリ
ITMO20000006U1 (it) Contenitore monodose per sostanze assumibili oralmente, particolarmente prodotti farmaceutici
JP3761244B2 (ja) ワンタッチ開閉式包装用袋
EP1115619B1 (en) Container and closure
KR102130808B1 (ko) 비가역적 노즐 커넥터를 이용한 분리형 파우치 및 이를 위한 액상 통과형 비가역적 노즐 커넥터 모듈
KR100403816B1 (ko) 유체를 주입할 수 있는 손잡이를 가지는 칫솔
JP3843805B2 (ja) 詰め替えパウチ
WO2005096878A1 (en) Device and method for removing a composition from the skin
WO2020170493A1 (ja) パック用シート
JP2021137509A (ja) 携帯トイレ
KR200268135Y1 (ko) 걸이부를 가진 치솔
KR20210000579U (ko) 구강 관리용 용기
GB2415133A (en) Depilatory device having a hinged head

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 09/09/2014, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 18A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2667 DE 15-02-2022 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.