BR9917031B1 - pó solúvel aromatizado que confere cremosidade, processo para sua preparação, bem como pó para bebida solúvel. - Google Patents

pó solúvel aromatizado que confere cremosidade, processo para sua preparação, bem como pó para bebida solúvel. Download PDF

Info

Publication number
BR9917031B1
BR9917031B1 BRPI9917031-0A BR9917031A BR9917031B1 BR 9917031 B1 BR9917031 B1 BR 9917031B1 BR 9917031 A BR9917031 A BR 9917031A BR 9917031 B1 BR9917031 B1 BR 9917031B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
coffee
powder
soluble
creaminess
aqueous
Prior art date
Application number
BRPI9917031-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR9917031A (pt
Inventor
Oliver Chmiel
Marc Furrer
Hanspeter Maier
Heinz Wyss
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BR9917031A publication Critical patent/BR9917031A/pt
Publication of BR9917031B1 publication Critical patent/BR9917031B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23FCOFFEE; TEA; THEIR SUBSTITUTES; MANUFACTURE, PREPARATION, OR INFUSION THEREOF
    • A23F5/00Coffee; Coffee substitutes; Preparations thereof
    • A23F5/24Extraction of coffee; Coffee extracts; Making instant coffee
    • A23F5/36Further treatment of dried coffee extract; Preparations produced thereby, e.g. instant coffee
    • A23F5/40Further treatment of dried coffee extract; Preparations produced thereby, e.g. instant coffee using organic additives, e.g. milk, sugar
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23CDAIRY PRODUCTS, e.g. MILK, BUTTER OR CHEESE; MILK OR CHEESE SUBSTITUTES; MAKING THEREOF
    • A23C11/00Milk substitutes, e.g. coffee whitener compositions
    • A23C11/02Milk substitutes, e.g. coffee whitener compositions containing at least one non-milk component as source of fats or proteins
    • A23C11/04Milk substitutes, e.g. coffee whitener compositions containing at least one non-milk component as source of fats or proteins containing non-milk fats but no non-milk proteins
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23CDAIRY PRODUCTS, e.g. MILK, BUTTER OR CHEESE; MILK OR CHEESE SUBSTITUTES; MAKING THEREOF
    • A23C11/00Milk substitutes, e.g. coffee whitener compositions
    • A23C11/02Milk substitutes, e.g. coffee whitener compositions containing at least one non-milk component as source of fats or proteins
    • A23C11/08Milk substitutes, e.g. coffee whitener compositions containing at least one non-milk component as source of fats or proteins containing caseinates but no other milk proteins nor milk fats

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Tea And Coffee (AREA)
  • Dairy Products (AREA)
  • Grain Derivatives (AREA)
  • Macromolecular Compounds Obtained By Forming Nitrogen-Containing Linkages In General (AREA)
  • Cosmetics (AREA)
  • Detergent Compositions (AREA)
  • Non-Alcoholic Beverages (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "PÓ SOLÚ-VEL AROMATIZADO QUE CONFERE CREMOSIDADE, PROCESSO PA-RA SUA PREPARAÇÃO, BEM COMO PÓ PARA BEBIDA SOLÚVEL".
Campo da Invenção
Esta invenção refere-se a um pó solúvel que confere cremosida-de e que contém um aroma de café. A invenção também refere-se a um pro-cesso para a produção do pó solúvel que confere cremosidade.
Fundamentos da Invenção
Os pós solúveis que conferem cremosidade são bem conhecidose são amplamente usados, particularmente para conferir cremosidade emcafé ou chá. Tipicamente, estes pós que conferem cremosidade contêm pro-teína, gorduras e adoçantes mas outros ingredientes tais como emulsifican-tes, estabilizadores e soluções tampão também podem ser incluídos. Alémdisto, os agentes que conferem cremosidade existem em várias formas taiscomo pós que conferem cremosidade à base de leite, pós que conferemcremosidade não laticínios e pós que conferem cremosidade gaseificados.
Estes pós que conferem cremosidade são tipicamente produzidos sujeitandouma solução que contém seus componentes à secagem por pulverização.
Quando usado como um componente de pós para bebida de ca-fé, os pós que conferem cremosidade podem ser aromatizados para fornecera bebida produzida após a reconstituição com um aroma de café melhorado.Se o aroma de café natural é usado para aromatizar o pó que confere cre-mosidade, o aroma de café natural está na forma de componentes de aromade café orgânico; usualmente carreados em óleo de coco. Um exemplo deum tal pó que confere cremosidade é descrito no pedido de patente europeuN0 0885566.
Os componentes de aroma aquosos do aroma de café naturalnão são usados para aromatizar os pós que conferem cremosidade visto queos componentes de aroma aquosos são muito instáveis. No entanto, oscomponentes de aroma aquosos têm um bom perfil de aroma e, especial-mente quando combinados com os componentes de aroma orgânicos, po-dem fornecer um perfil de aroma mais completo.Um pó para bebida com aroma de café é descrito na EP0891715, tendo pelo menos 25% em massa de sólidos de café solúveis.Quando água é adicionada, ela provê uma bebida à base de café tendo umapequena quantidade de creme.
Portanto, há necessidade de um pó que confere cremosidade,que seja relativamente estável e que contenha componentes de aroma decafé aquosos.
Sumário da Invenção
Conseqüentemente, em um aspecto, esta invenção fornece umpó solúvel aromatizado que confere cremosidade que compreende uma ma-triz que inclui proteínas, gorduras, carboidratos e um sistema de aroma, osistema de aroma compreendendo os componentes de aroma de café aquo-sos e um quantidade estabilizadora de sólidos de café solúvel.
Foi surpreendentemente revelado que um pó que confere cre-mosidade, que contém componentes de aroma de café aquosos e que temboa estabilidade, pode ser preparado usando sólidos de café solúvel paraestabilizar os componentes de aroma de café aquosos. Além disto, o pó queconfere cremosidade tem um bom aroma.
Preferivelmente, a razão de componentes de aroma de café a-quoso para sólidos de café solúvel no sistema de aroma é aproximadamente20:1 até aproximadamente 1:1. Por exemplo, a razão de componentes dearoma de café aquoso para sólidos de café solúvel no sistema de aroma po-de ser aproximadamente 10:1 até aproximadamente 3:1.
O pó que confere cremosidade contém aproximadamente 0,05%até aproximadamente 0,5% em peso de componentes de aroma de café a-quoso, mais preferivelmente aproximadamente 0,1% até aproximadamente0,3% em peso. O pó que confere cremosidade moso pode conter 0,01% atéaproximadamente 0,1% em peso de sólidos de café solúvel no sistema dearoma.
Preferivelmente, os componentes de aroma de café aquoso in-cluem componentes de aroma de café aquoso altamente voláteis que secondensam em temperaturas de menos do que aproximadamente 0°C.O pó que confere cremosidade pode ser gaseificado para forma-ção de uma espuma após a reconstituição. Além disto, o pó que conferecremosidade pode também compreender um substrato de aroma orgânicoque contém componentes de aroma de café aquoso orgânico.
Em um outro aspecto, esta invenção fornece um pó para bebidasolúvel que compreende aproximadamente 10% até aproximadamente 30%em peso de sólidos de café solúvel; e aproximadamente 70% até aproxima-damente 90% em peso de um pó que confere cremosidade como definidoanteriormente.
Em ainda um outro aspecto, esta invenção fornece um processopara a preparação de um pó solúvel aromatizado que confere cremosidade,o processo compreendendo:
coletar criogenicamente os componentes de aroma de café;separar os componentes de aroma de café aquosos dos compo-nentes de aroma de café orgânicos;
adicionar sólidos de café solúveis nos componentes de aromade café aquosos para fornecer uma solução de aroma aquosa;
adicionar a solução de aroma aquosa a um concentrado queconfere cremosidade que contém proteínas, gorduras e carboidratos parafornecer uma solução aromatizada; e
secar a solução aromatizada até virar pó.Descrição Detalhada das Modalidades Preferidas da InvençãoAs modalidades da invenção são agora descritas apenas pormeio de exemplo. A invenção baseia-se na revelação de que um pó solúvelaromatizado que confere cremosidade estável pode ser fornecido por incor-poração no pó que confere cremosidade de componentes de aroma de caféaquosos e sólidos de café solúveis. Foi revelado que os sólidos de café so-lúvel estabilizam os componentes de aroma de café aquosos e o pó queconfere cremosidade.
Os componentes de aroma de café aquosos são componentesde aroma naturais que podem ser coletados durante a preparação de pó decafé solúvel. Isto pode ser feito por procedimentos padrões para coletarcomponentes de aroma de café ou para modificar adequadamente os proce-dimentos padrões. Preferivelmente, os componentes de aroma de café in-cluem componentes de aroma altamente voláteis. Os componentes de aro-ma altamente voláteis são aqueles que se condensam em uma temperaturaabaixo de 0°C.
Para coletar componentes de aroma altamente voláteis, os pro-cedimentos padrões usualmente implicam em adicionar na forma de jato oscomponentes de aroma altamente voláteis do café durante o processamentousando um gás carreador inerte tal como nitrogênio. O gás carreador carre-gado de aroma é então resfriado a temperaturas mais baixas do que aproxi-madamente 40°C, e às vezes tão baixas quanto -195°C, para fazer com queos componentes de aroma se condensem. Os componentes de aroma con-densados são então coletados. Os componentes de aroma condensadossão então usualmente absorvidos em um substrato de aroma, usualmenteum óleo. Alternativamente, os aromas podem ser absorvidos no substrato dearoma durante a condensação. Os procedimentos padrões adequados sãodivulgados, por exemplo, nas patentes US 3823241, 5030473 e 5222364(cujas descrições são incorporadas neste caso como referência).
No entanto, nos procedimentos padrões descritos anteriormente,o substrato de aroma aromatizado obtido contém componentes de aromatanto aquosos como orgânicos. Em geral, os componentes aquosos são en-tão removidos e freqüentemente descartados porque eles são instáveis ecausam problemas de instabilidade. Isto faz com que o substrato de aromaremanescente contenha substancialmente apenas componentes de aromaorgânicos. No entanto, em vez de descartar estes componentes aquosos,estes componentes são coletados na forma de uma solução de aroma aquo-sa. Pouco tempo após a coleta, os componentes de aroma aquosos são es-tabilizados por adição, a eles, de uma quantidade adequada de sólidos decafé solúvel. Comumente, pode ser adicionada uma quantidade de aproxi-madamente 5% até aproximadamente 50% em peso seco dos sólidos decafé solúvel, preferivelmente aproximadamente 10% até aproximadamente30% em peso seco. Por exemplo, aproximadamente 20% em peso seco desólidos de café solúvel podem ser adicionados aos componentes de aromaaquosos. A solução de aroma aquosa resultante portanto contém água,componentes de aroma aquosos e sólidos de café solúvel.
A solução de aroma aquosa é então adicionada a outros compo-nentes que constituem o pó que confere cremosidade antes da secagem doscomponentes. Pode ser adicionada solução de aroma aquosa suficiente detal maneira que os componentes de aroma de café aquosos compreendemaproximadamente 0,05% até aproximadamente 0,5% em peso do pó queconfere cremosidade, por exemplo, aproximadamente 0,1% até aproxima-damente 0,3%. Os sólidos de café solúveis compreendem aproximadamente0,01% até aproximadamente 0,1% em peso do pó que confere cremosidade.
Os componentes remanescentes do pó que confere cremosida-de podem ser padrão. Comumente, os componentes remanescentes incluemproteínas, gorduras e carboidratos que formam adoçantes ou agentes devolume. As quantidades destes componentes podem variar dependendo dascaracterísticas desejadas do pó que confere cremosidade.
Por exemplo, o pó que confere cremosidade pode conter apro-ximadamente 15% até aproximadamente 30% em peso de sólidos de leitenão gordurosos; aproximadamente 5% até aproximadamente 20% em pesode soro doce; aproximadamente 5% até aproximadamente 25% em peso deum óleo ou uma gordura comestível adequado tal como óleo de coco e a-proximadamente 20% até aproximadamente 70% em peso de um adoçantede grau alimentício adequado. Os adoçantes adequados incluem carboidra-tos tais como xarope de glicose, xarope de milho, sacarose, dextrose, fruto-se, maltodextrina e similares, e misturas destes carboidratos. O xarope deglicose é particularmente adequado, especialmente os xaropes que têm DEna faixa de aproximadamente 35 até aproximadamente 42. Um exemplo deum pó que confere cremosidade é descrito no pedido de patente europeu N00885566, cuja descrição é incorporada como referência.
Como um outro exemplo, o pó que confere cremosidade podeconter aproximadamente 40% até aproximadamente 70% em peso de umadoçante como descrito anteriormente, aproximadamente 0,5% até aproxi-madamente 6% em peso de uma proteína dispersível em água ou solúvelem água, tal como caseinato de sódio, e aproximadamente 25% até aproxi-madamente 45% em peso de um óleo comestível que tem um sabor suave eum ponto de fusão abaixo de 10°C. Especialmente preferidos são óleos ve-getais em que as porções de ácidos graxos no triglicerídio compreendempelo menos aproximadamente 80% em peso de ácido oléico e a razão emmassa de ácido oléico para ácido linoléico é aproximadamente 1:0,01 atéaproximadamente 1:0,09. Um exemplo de tal pó que confere cremosidade édescrito no pedido de patente PCT N0 WO 98/07329, cuja descrição é incor-porada como referência.
Como um outro exemplo, o pó que confere cremosidade podeconter aproximadamente 5% até aproximadamente 16% em peso de proteí-nas de leite, aproximadamente 16% até aproximadamente 62% em peso delactose, aproximadamente 0,2 até aproximadamente 28% em peso de gor-duras, e até aproximadamente 60% em peso de carboidratos que não sejamlactose. Exemplos destes pós que confere cremosidade são descritos napatente US 4748040, cuja descrição é incorporada como referência.
Os pós que confere cremosidade podem também conter ingredi-entes de adição que são desejados ou necessários. Exemplos de ingredien-tes adicionais incluem adoçantes artificiais, tensoativos e similares.
Os adoçantes artificiais adequados incluem sacarina, ciclamatos,acetossulfama, adoçantes à base de L-aspartila tal como aspartame e mistu-ras destes. Se é usado um adoçante artificial, ele é adequadamente combi-nado com agentes de volume tais como maltodextrina e polidextrose.
Os tensoativos adequados incluem monoglicerídeos, monoglice-rídeos destilados, diglicerídeos, monoestearatos de glicerol, monoestearatosde sorbitol, ésteres ou ácidos carbociclos com mono e diglicerídeos, deriva-dos de fosfato monossódico de mono e diglicerídeos, lecitina, ésteres doácido tartárico de diacetila de monodiglicerídeos (data ésteres), ésteres desorbitan, ésteres do ácido tartárico de diacetila de mono e diglicerídeos, mo-no e diglicerídeos succinilados, mono e diglicerídeos acetilados, lecitina hi-droxilada, mono e diésteres de propileno glicol de ácidos graxos, ésteres depoliglicerol de ácidos graxos, ésteres lactílicos de ácidos graxos e misturasdos mesmos.
O pó que confere cremosidade pode também conter estabiliza-dores adequados, por exemplo, fosfato dipotássico e citrato de sódio. Se sãousados estabilizadores, a quantidade de estabilizadores usada pode estar nafaixa de aproximadamente 0,1% até aproximadamente 5% em peso do póque confere cremosidade.
Os agentes aromatizantes, os agentes corantes, os agentes deescoamento, os antioxidantes adequados e similares podem também serincluídos conforme desejado. Um agente de escoamento adequado é alumi-nato de sílica de sódio. Um aromatizante possível e um agente corante sãosólidos de café solúvel.
O pó que confere cremosidade pode ser produzido por qualquertécnica adequada. Por exemplo, uma solução padronizada pode ser prepa-rada por combinação das fontes de proteína e de gordura em proporçõesselecionadas para obter uma solução de teor de gordura e de sólidos dese-jados. Pode ser adicionada água conforme necessário. O adoçante pode serdissolvido na solução padronizada. A solução padronizada é então tratadacom aquecimento, por exemplo, a aproximadamente 105°C durante aproxi-madamente 5 segundos. Então a solução padronizada é concentrada porevaporação; usualmente uma concentração total de sólidos de aproximada-mente 40 até aproximadamente 60% em peso. Se desejado, a solução con-centrada pode ser homogeneizada.
Se é desejado ter um pó que confere cremosidade que produzaum creme com espuma após a reconstituição, a solução concentrada é en-tão gaseificada por injeção de um gás tal como Ar, nitrogênio ou dióxido decarbono nela. Isto pode ser feito, por exemplo, em uma pressão de aproxi-madamente 100 a 400 kPa acima da pressão da solução homogeneizada.
Independentemente da solução concentrada ser ou não gaseifi-cada, a solução de aroma de café é adicionada à solução concentrada ime-diatamente antes da secagem da solução concentrada. Isto oferece a vanta-gem de reduzir a perda de aroma durante o processamento.Se desejado, um substrato de aroma padrão que contém com-ponentes de aroma orgânicos pode também ser adicionado à solução con-centrada imediatamente antes da secagem.
A solução concentrada é então bombeada para o bocal de as-persão de um secador por pulverização, usualmente em uma pressão deaproximadamente 2,5 MPa até aproximadamente 8 MPa1 e borrifada. O arquente em uma temperatura de aproximadamente 200°C até aproximada-mente 400°C é então usado para secar as gotículas. Se desejado, um dis-positivo (tal como uma tela) pode ser colocado sobre a entrada de ar quentepara interromper o fluxo de ar quente que está entrando em muitos fluxossecundários. Isto oferece a vantagem de reduzir o que as gotículas da solu-ção concentrada estourem.
O pó que confere cremosidade obtido pode ser então aglomera-do se desejado. Qualquer procedimento de aglomeração adequado pode serusado, por exemplo, usar o procedimento descrito na patente US 5.400.972(cuja descrição é incorporada como referência).
Outros substratos de aroma adequados podem ser misturadosno pó de bebida solúvel neste estágio se desejado. Os aromas em pó sãoparticularmente adequados para serem adicionados neste estágio. Quais-quer adoçantes, estabilizadores, agentes aromatizantes adequados e simila-res também podem ser misturados neste estágio.
O pó que confere cremosidade assim obtido pode então ser mis-turado com um pó de café solúvel para fornecer um produto para bebida decafé solúvel. O pó de café solúvel pode ser qualquer pó de café seco porpulverização ou por congelamento. Além disto, se desejado, o pó de cafésolúvel pode conter substitutos de café tal como chicória. Tais pós de cafésão comercialmente disponíveis ou podem ser produzidos por técnicas deextração e de secagem convencionais. Se desejado, o pó de café pode estarna forma de um pó aglomerado. Preferivelmente, o pó de café solúvel com-preende aproximadamente 10% até aproximadamente 30% em peso do pro-duto para bebidas de café solúvel, por exemplo, aproximadamente 10% atéaproximadamente 20% em peso.Exemplo 1
O aroma de café é capturado de acordo com o processo descritona patente US 5222364 em um óleo de café. O óleo de café é sujeito à de-cantação para obter uma fase orgânica e uma fase aquosa. A fase orgânicacontém óleo de café e componentes de aroma orgânico. A fase aquosa con-tém água e componentes de aroma aquoso.
Os sólidos de café solúveis são adicionados à fase aquosa emuma quantidade de aproximadamente 20% em peso seco da aquosa. A so-lução aquosa de aroma resultante é temporariamente estocada sob condi-ções frias de ambiente.
Um pó que confere cremosidade é produzido a partir de uma so-lução padronizada que contém aproximadamente 25% de sólidos de leitenão gordurosos, aproximadamente 10% de pó de soro doce, aproximada-mente 34% de xarope de glicose, aproximadamente 13% de sacarose e a-proximadamente 14% de gordura de coco. As porcentagens estão na basede peso seco. A solução padronizada é pré-aquecida a 85°C em uma placatrocadora de calor e então aquecida a 105°C durante 5 segundos por injeçãode fluxo. A solução aquecida é então concentrada a um teor de sólidos deaproximadamente 48 até aproximadamente 50% em peso. A solução con-centrada é resfriada até aproximadamente 40°C e deixada permanecer nes-ta temperatura durante aproximadamente 10 minutos.
A solução concentrada é aquecida a 75°C em uma placa troca-dora de calor e a solução aquosa de aroma é misturada na solução concen-trada. É adicionada solução aquosa de aroma em quantidade suficiente parafornecer aproximadamente 0,3% em peso seco de componentes de aromaaquosos. A solução concentrada aromatizada é então transferida a uma tor-re de secagem por pulverização. O nitrogênio é injetado na solução concen-trada aromatizada antes da torre de secagem por pulverização em umapressão de aproximadamente 300KPa (3 bar). A solução gaseificada é entãobombeada em uma pressão de 7 MPa para o bocal da torre de secagem porpulverização.
Na torre de secagem por pulverização o, a solução gaseificada éseca por pulverização com ar a 335°C sob uma pressão de 15,7 kPa na en-trada. O fluxo de ar primário é interrompido em pequenos fluxos turbulentossecundários sob uma pressão de aproximadamente 7,9 kPa por uma telacolocada no bocal concentrado.
O pó que confere cremosidade é então misturado com o pó decafé solúvel para fornecer um produto para bebida de café solúvel. O produ-to para bebida de café solúvel contém aproximadamente 15% em peso depó de café solúvel e aproximadamente 85% em peso do pó que conferecremosidade à bebida.
Aproximadamente 12 g do pó é colocado em um béquer de vidroe 150 ml de água a 85°C são adicionados com agitação. A bebida resultantetem uma espuma leve, fofa e estável em um líquido de cor de café marrom egostoso. Não é observado conglomerado. A bebida tem um aroma e um sa-bor de café gostosos.
Exemplo 2
O produto para bebida de café solúvel do exemplo 1 é embaladoem sachês unitários para servir. Os sachês são estocados em temperaturaambiente durante 3 meses.
Vários sachês são abertos por um júri treinado. Considera-seque o pó tem um bom aroma.
Outros sachês são abertos. Cada sachê, contendo aproximada-mente 12 g do pó, é esvaziado em um béquer de vidro separado e 150 ml deágua a 85°C são adicionados com agitação. As bebidas resultantes têm umaespuma leve, fofa e estável em um líquido de cor de café marrom e gostoso.As bebidas são saboreadas e descobriu-se que têm um aroma e um saborde café gostosos. Não são detectados problemas de estabilidade.
Exemplo 3
Uma quantidade de 460 kg de leite padronizado contendo17,3 kg de gordura de leite e 40,28 kg de sólidos não gordurosos é prepara-30 da. Uma solução aquosa a 10% que contém 0,4 kg de Na2HPO4 é adiciona-da, seguido por 39,7 kg de Iactose dissolvida em 150 kg de água morna.
A mistura é pré-aquecida a 80°C em uma trocadora de calor deplaca e então aquecida a 115°C por injeção de fluxo durante 5 segundos. Amistura é então concentrada por evaporação a um teor de sólidos de 51%.Após um tempo de espera de aproximadamente 10 minutos a 43°C, o con-centrado é reaquecido a 75°C por injeção de vapor e deixado durante apro-ximadamente 5 minutos. A mistura tem uma concentração de sólidos de50%.
É adicionada solução aquosa de aroma em quantidade suficien-te para fornecer aproximadamente 0,3% em peso seco de componentes dearoma aquosos. Nitrogênio sob uma pressão de aproximadamente 300 kPaé então injetado na mistura. A mistura é então bombeada sob uma pressãode 6,8 Mpa para o bocal da torre de secagem por pulverização na qual ele éseco por pulverização com ar a 330°C em uma pressão de 15,7 kPa na en-trada. O fluxo de ar primário é interrompido em pequenos fluxos turbulentossecundários sob uma pressão de aproximadamente 7,9 kPa por uma telacolocada no bocal de pulverização da mistura.
O pó que confere cremosidade é então misturado com o pó decafé solúvel para fornecer um produto para bebida de café solúvel. O produ-to para bebida de café solúvel contém aproximadamente 15% em peso depó de café solúvel e aproximadamente 85% em peso do pó que conferecremosidade à bebida.
Aproximadamente 12 g do pó é colocado em um béquer de vidroe 150 ml de água a 85°C são adicionados com agitação. A bebida resultantetem uma espuma leve, fofa e estável em um líquido de cor de café marrom egostoso. Não é observado conglomerado. A bebida tem um aroma e um sa-bor de café gostosos.
Exemplo 4
Um pó que confere cremosidade é produzido a partir de uma so-lução padronizada contendo sólidos de leite não gordurosos, pó de soro do-ce e gordura de coco. A solução padronizada é pré-aquecida até aproxima-damente 85°C em uma trocadora de calor de placa e então aquecida a105°C durante 5 segundos por injeção de fluxo. A solução aquecida é entãoconcentrada a um teor de sólidos de aproximadamente 48% até aproxima-damente 50% em peso de um evaporador de película descendente.
A temperatura da solução aditiva para dar consistência cremosaconcentrada é ajustada a aproximadamente 70°C em uma trocadora de calorde placa e uma solução de café é adicionada à solução aditiva para dar consis-tência cremosa concentrada. A solução de café tem uma concentração de sóli-dos de aproximadamente 45% em peso. É adicionado extrato de café em quan-tidade suficiente de tal maneira que os sólidos de café solúveis no pó que con-fere cremosidade fornecem aproximadamente 15% em peso do produto final.
A mistura é aquecida a aproximadamente 105°C durante apro-ximadamente 10 segundos por injeção de fluxo. Uma solução de aroma a-quosa do exemplo 1 é misturada na solução concentrada. É adicionada so-lução aquosa de aroma em quantidade suficiente para fornecer aproxima-damente 0,3% em peso seco de componentes de aroma aquosos. A misturaé então homogeneizada em dois estágios; a aproximadamente 11 MPa eentão a aproximadamente 5 MPa. A mistura homogeneizada é transferidapara uma torre de secagem por pulverização e seco por pulverização com ara 335°C sob uma pressão de 15,7 kPa na entrada.
O pó que confere cremosidade é então misturado com pó de ca-fé solúvel para fornecer um pó para bebida de café solúvel. O pó para bebi-da de café solúvel contém aproximadamente 15% em peso de pó de cafésolúvel e aproximadamente 85% em peso do pó que confere cremosidade.Portanto, a quantidade total de sólidos de café solúvel é aproximadamente30% em peso. O pó para bebida solúvel é substancialmente homogêneo noque refere-se à cor.
Aproximadamente 12 g do pó para bebida de café solúvel sãocolocados em um béquer de vidro e 150 ml de água a 85°C são adicionadoscom agitação. A bebida resultante tem uma cor de café marrom boa e umaroma e um sabor de café gostosos. Uma sensação cremosa na boca estápresente. Não é observada floculação.
Será considerado que várias modificações e variações podemser feitas nas modalidades preferidas descritas anteriormente sem sair doâmbito da invenção.

Claims (8)

1. Pó solúvel aromatizado que confere cremosidade, caracteri-zado pelo fato de que compreende uma matriz que inclui proteínas, gordu-ras, carboidratos e um sistema de aroma, o sistema de aroma compreen-dendo de 0,05% a 0,5% por peso de componentes de aroma de café aquo-sos e de 0,01% a 0,1% por peso de sólidos de café solúvel, com base nopeso do pó que confere cremosidade.
2. Pó solúvel aromatizado que confere cremosidade de acordocom a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a razão de componen-tes de aroma de café aquosos para sólidos de café solúvel no sistema dearoma é de 20:1 a 1:1.
3. Pó solúvel aromatizado que confere cremosidade de acordocom a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que a razão de componen-tes de aroma de café aquosos para sólidos de café solúvel no sistema dearoma é de 10:1 a 3:1.
4. Pó solúvel aromatizado que confere cremosidade de acordocom qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de queos componentes de aroma de café aquosos incluem componentes de aromade café aquosos altamente voláteis que se condensam em temperaturasinferiores a 0°C.
5. Pó solúvel aromatizado que confere cremosidade de acordocom qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que égaseificado para formação de espuma após a reconstituição.
6. Pó solúvel aromatizado que confere cremosidade de acordocom qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de quecompreende ainda um substrato de aroma orgânico que contém componen-tes de aroma de café»
7. Pó para bebida solúvel, caracterizado pelo fato de que com-preende de 10% a 30% em peso de sólidos de café solúvel; e de 70% a 90%em peso de um pó solúvel aromatizado que confere cremosidade, como de-finido em qualquer uma das reivindicações 1 a 6.
8. Processo para a preparação de um pó solúvel aromatizadoque confere cremosidade, como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 6, o referido processo sendo caracterizado pelo fato de que com-preende:coletar criogenicamente os componentes de aroma de café;separar os componentes de aroma de café aquosos dos compo-nentes de aroma de café orgânicos;adicionar sólidos de café solúveis nos componentes de aromade café aquosos para fornecer uma solução de aroma aquosa;adicionar a solução de aroma aquosa a um concentrado queconfere cremosidade que contém proteínas, gorduras e carboidratos parafornecer uma solução aromatizada; esecar a solução aromatizada até virar pó.
BRPI9917031-0A 1999-01-28 1999-12-30 pó solúvel aromatizado que confere cremosidade, processo para sua preparação, bem como pó para bebida solúvel. BR9917031B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP99200241.0 1999-01-28
EP99200241 1999-01-28
PCT/EP1999/010492 WO2000044238A1 (en) 1999-01-28 1999-12-30 Aromatised soluble creamer powder

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR9917031A BR9917031A (pt) 2002-01-29
BR9917031B1 true BR9917031B1 (pt) 2011-02-08

Family

ID=8239835

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI9917031-0A BR9917031B1 (pt) 1999-01-28 1999-12-30 pó solúvel aromatizado que confere cremosidade, processo para sua preparação, bem como pó para bebida solúvel.

Country Status (23)

Country Link
US (1) US6872416B2 (pt)
EP (1) EP1148789B1 (pt)
JP (1) JP2002537763A (pt)
KR (1) KR100647057B1 (pt)
CN (1) CN1226933C (pt)
AT (1) ATE278329T1 (pt)
AU (1) AU765510B2 (pt)
BR (1) BR9917031B1 (pt)
CA (1) CA2360646C (pt)
DE (1) DE69920970T2 (pt)
DK (1) DK1148789T3 (pt)
ES (1) ES2229808T3 (pt)
HK (1) HK1043021B (pt)
HU (1) HU229885B1 (pt)
ID (1) ID30258A (pt)
NO (1) NO321909B1 (pt)
NZ (1) NZ513063A (pt)
PL (1) PL196105B1 (pt)
PT (1) PT1148789E (pt)
RU (1) RU2259049C2 (pt)
UA (1) UA73111C2 (pt)
WO (1) WO2000044238A1 (pt)
ZA (1) ZA200107079B (pt)

Families Citing this family (29)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE19836339B4 (de) * 1998-08-11 2011-12-22 N.V. Nutricia Kohlenhydratmischung
DK1129624T3 (da) 2000-03-02 2003-09-15 Nestle Sa Macchiato kaffekoncentratsystem
US6426110B1 (en) * 2000-08-11 2002-07-30 Global Health Sciences, Inc. Low-carbohydrate high-protein creamer powder
EP1201135A1 (en) * 2000-10-31 2002-05-02 Societe Des Produits Nestle S.A. Soluble black coffee
EP1228694A1 (en) * 2001-02-02 2002-08-07 Societe Des Produits Nestle S.A. Aromatizing agent
AU2002253133B2 (en) 2001-04-03 2008-02-28 Societe Des Produits Nestle S.A. Osteoprotegerin in milk
GB2381731A (en) * 2001-11-12 2003-05-14 Mars Inc Beverage whitener formulations
WO2004019699A1 (en) * 2002-08-30 2004-03-11 Campina B.V. Foaming ingredient and products containing the ingredient
US20040228957A1 (en) * 2003-05-14 2004-11-18 James Carl Schmidt Protein enhanced low carbohydrate snack food
EP1597978A1 (en) 2004-05-17 2005-11-23 Nutricia N.V. Synergism of GOS and polyfructose
US8252769B2 (en) 2004-06-22 2012-08-28 N. V. Nutricia Intestinal barrier integrity
AU2005257925A1 (en) * 2004-06-15 2006-01-05 Nestec S.A. Aerated creamers and processes
CA2570208A1 (en) * 2004-06-22 2005-12-29 N.V. Nutricia Improvement of barrier integrity in hiv patients
EP1721611A1 (en) * 2005-04-21 2006-11-15 N.V. Nutricia Nutritional supplement with oligosaccharides for a category of HIV patients
EP1723951A1 (en) * 2005-04-21 2006-11-22 N.V. Nutricia Nutritional supplement with oligosaccharides for a category of HIV patients
DE602006015042D1 (de) * 2005-04-21 2010-08-05 Nutricia Nv Nahrungsergänzungsmittel für hiv-patienten
ATE411951T1 (de) * 2005-05-24 2008-11-15 Nestec Sa Zusammenstellung und verfahren zum zubereiten eines kaffeegetränks
DE602005011465D1 (de) 2005-12-13 2009-01-15 Nestec Sa Selbstschäumende Küchenhilfsmittel und Verfahren
EP1917864A1 (en) * 2006-11-01 2008-05-07 Nestec S.A. Soluble foaming beverage powder
WO2009096772A1 (en) * 2008-02-01 2009-08-06 N.V. Nutricia Composition for stimulating natural killer cell activity
EP2323495B1 (en) * 2008-06-16 2012-05-09 Campina Nederland Holding B.V. Foaming composition
US8043645B2 (en) 2008-07-09 2011-10-25 Starbucks Corporation Method of making beverages with enhanced flavors and aromas
US20100303971A1 (en) * 2009-06-02 2010-12-02 Whitewave Services, Inc. Producing foam and dispersing creamer and flavor through packaging
KR101004150B1 (ko) * 2010-01-29 2010-12-28 정태원 거품커피 제조용 액상조성물, 이의 제조방법, 이를 포함한 거품커피, 이를 이용한 거품커피의 제조방법
NL2005496C2 (en) * 2010-10-11 2012-04-12 Friesland Brands Bv Sweet particulate fat-containing powder, its preparation and its use.
GB201112488D0 (en) * 2011-07-21 2011-08-31 Givaudan Sa Process and product
US9822482B2 (en) * 2011-11-16 2017-11-21 Singtex Industrial Co., Ltd. Method for preparing a functional film via coffee oil and textile thereof
RU2709654C2 (ru) * 2013-10-11 2019-12-19 Сосьете Де Продюи Нестле С.А. Способ получения порошкообразного кофейного напитка
CN106591041A (zh) * 2016-12-08 2017-04-26 彭万洪 一种黄水再利用的方法

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3823241A (en) 1970-09-21 1974-07-09 Procter & Gamble Cryogenic aromatization of instant coffee
US4478040A (en) 1982-09-28 1984-10-23 Thiokol Corporation Dual area nozzle actuating mechanical actuation system
US5030473A (en) * 1985-05-01 1991-07-09 Nestec S.A. Cryogenic aroma recovery
ATE134899T1 (de) 1990-05-18 1996-03-15 Nestle Sa Verfahren und vorrichtung zum behandeln eines löslichen, pulverförmigen materials
DE4032537A1 (de) * 1990-05-25 1991-11-28 Jacobs Suchard Ag Schaeumender kaffeeweisser, verfahren und vorrichtung zu dessen herstellung sowie pulverfoermiges gemisch zum herstellen von kaffeegetraenken
US5222364A (en) * 1991-09-16 1993-06-29 Nestec S.A. Recovery of aroma gases
JP2981364B2 (ja) * 1993-03-30 1999-11-22 高砂香料工業株式会社 コーヒー香気成分の製造法
US5554400A (en) * 1994-08-25 1996-09-10 The Procter & Gamble Company Infusion beverage product comprising co-agglomerated creamer and sweetener suitable for bag and filter pack brewing
GB2301015B (en) * 1996-03-12 1997-04-23 Nestle Sa Soluble coffee beverage product
CA2205773A1 (en) * 1996-06-21 1997-12-21 Kraft Foods, Inc. Creamy, thick, hot beverage foam
US6287616B1 (en) 1996-08-21 2001-09-11 Nestec S.A. Cold water soluble creamer
EP0885566B1 (en) * 1997-06-19 2002-09-18 Societe Des Produits Nestle S.A. Soluble beverage creamer
EP0891715A1 (en) * 1997-07-14 1999-01-20 Societe Des Produits Nestle S.A. Soluble beverage powder
WO1999038393A2 (en) * 1998-01-30 1999-08-05 The Procter & Gamble Company Beverages with improved texture and flavor impact at lower dosage of solids
US6177119B1 (en) * 1998-11-10 2001-01-23 Kraft Foods, Inc. Self-Whitening coffee and method of manufacture therefor
US6174557B1 (en) * 1999-01-15 2001-01-16 Kraft Foods, Inc. Instant particulate dry mix composition for producing a cappuccino beverage having a marbled foam
EP1048220B1 (en) * 1999-04-26 2012-10-17 Societe Des Produits Nestle S.A. A whitened coffee concentrate

Also Published As

Publication number Publication date
ES2229808T3 (es) 2005-04-16
NO20013631L (no) 2001-07-24
HUP0105447A2 (hu) 2002-05-29
US20020018839A1 (en) 2002-02-14
DE69920970D1 (de) 2004-11-11
RU2259049C2 (ru) 2005-08-27
EP1148789A1 (en) 2001-10-31
HUP0105447A3 (en) 2003-02-28
CA2360646A1 (en) 2000-08-03
WO2000044238A1 (en) 2000-08-03
ATE278329T1 (de) 2004-10-15
US6872416B2 (en) 2005-03-29
AU2104400A (en) 2000-08-18
ZA200107079B (en) 2003-02-26
PL196105B1 (pl) 2007-12-31
KR20010110423A (ko) 2001-12-13
HK1043021B (zh) 2005-05-27
CN1226933C (zh) 2005-11-16
DK1148789T3 (da) 2004-11-29
CN1367651A (zh) 2002-09-04
NO20013631D0 (no) 2001-07-24
JP2002537763A (ja) 2002-11-12
NZ513063A (en) 2003-03-28
HK1043021A1 (en) 2002-09-06
CA2360646C (en) 2009-08-04
BR9917031A (pt) 2002-01-29
HU229885B1 (en) 2014-11-28
ID30258A (id) 2001-11-15
NO321909B1 (no) 2006-07-17
DE69920970T2 (de) 2006-03-09
EP1148789B1 (en) 2004-10-06
AU765510B2 (en) 2003-09-18
PL350091A1 (en) 2002-11-04
KR100647057B1 (ko) 2006-11-17
UA73111C2 (en) 2005-06-15
PT1148789E (pt) 2005-01-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR9917031B1 (pt) pó solúvel aromatizado que confere cremosidade, processo para sua preparação, bem como pó para bebida solúvel.
KR100474497B1 (ko) 가용성음료크리머
US5928703A (en) Soluble beverage powder
KR100668569B1 (ko) 기화 탄수화물을 함유하는 거품성 카푸치노 크리머
ES2243201T3 (es) Crema de capuchino con caracteristicas mejoradas de espumacion.
EP1791438B1 (en) Powdered, cold-water soluble/dispersible, foamable composition
US6589586B2 (en) Cold beverage creamer
BRPI0514492B1 (pt) composição de espumação, produto alimentício consumível solúvel, e, método para a fabricação de uma composição de espumação
BR112019028297A2 (pt) composição creamer espumante
MXPA01007525A (en) Aromatised soluble creamer powder
MXPA98004939A (en) Soluble cream product for beb

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 08/02/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 19A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2495 DE 30-10-2018 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.