BR9802453B1 - processo e aparelho para sincronizaÇço da alimentaÇço de um inserto guiado por um primeiro mecanismo de acionamento imediatamente subseqÜentemente À alimentaÇço de um inserto de guia pelo primeiro mecanismo de alimentaÇço para o interior de uma corrente de folhas deslocadas com espaÇamentos substancialmente idÊnticos em uma localizaÇço de inserÇço. - Google Patents

processo e aparelho para sincronizaÇço da alimentaÇço de um inserto guiado por um primeiro mecanismo de acionamento imediatamente subseqÜentemente À alimentaÇço de um inserto de guia pelo primeiro mecanismo de alimentaÇço para o interior de uma corrente de folhas deslocadas com espaÇamentos substancialmente idÊnticos em uma localizaÇço de inserÇço. Download PDF

Info

Publication number
BR9802453B1
BR9802453B1 BRPI9802453-1A BR9802453A BR9802453B1 BR 9802453 B1 BR9802453 B1 BR 9802453B1 BR 9802453 A BR9802453 A BR 9802453A BR 9802453 B1 BR9802453 B1 BR 9802453B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
insert
sheet
feed mechanism
sensor
feed
Prior art date
Application number
BRPI9802453-1A
Other languages
English (en)
Other versions
BR9802453A (pt
Inventor
Ronald R Wierszewski
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BR9802453A publication Critical patent/BR9802453A/pt
Publication of BR9802453B1 publication Critical patent/BR9802453B1/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G03PHOTOGRAPHY; CINEMATOGRAPHY; ANALOGOUS TECHNIQUES USING WAVES OTHER THAN OPTICAL WAVES; ELECTROGRAPHY; HOLOGRAPHY
    • G03GELECTROGRAPHY; ELECTROPHOTOGRAPHY; MAGNETOGRAPHY
    • G03G15/00Apparatus for electrographic processes using a charge pattern
    • G03G15/65Apparatus which relate to the handling of copy material
    • G03G15/6538Devices for collating sheet copy material, e.g. sorters, control, copies in staples form
    • G03G15/655Placing job divider sheet between set of sheets
    • GPHYSICS
    • G03PHOTOGRAPHY; CINEMATOGRAPHY; ANALOGOUS TECHNIQUES USING WAVES OTHER THAN OPTICAL WAVES; ELECTROGRAPHY; HOLOGRAPHY
    • G03GELECTROGRAPHY; ELECTROPHOTOGRAPHY; MAGNETOGRAPHY
    • G03G2215/00Apparatus for electrophotographic processes
    • G03G2215/00362Apparatus for electrophotographic processes relating to the copy medium handling
    • G03G2215/00886Sorting or discharging
    • G03G2215/00894Placing job divider sheet

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Handling Of Cut Paper (AREA)
  • Counters In Electrophotography And Two-Sided Copying (AREA)
  • Paper Feeding For Electrophotography (AREA)
  • Control Or Security For Electrophotography (AREA)
  • Sheets, Magazines, And Separation Thereof (AREA)

Description

"PROCESSO E APARELHO PARA SINCRONIZAÇÃO DAALIMENTAÇÃO DE UM INSERTO GUIADO POR UM PRIMEIROMECANISMO DE ACIONAMENTO IMEDIATAMENTESUBSEQÜENTEMENTE À ALIMENTAÇÃO DE UM INSERTO DE GUIAPELO PRIMEIRO MECANISMO DE ALIMENTAÇÃO PARA OINTERIOR DE UMA CORRENTE DE FOLHAS DESLOCADAS COMESPAÇAMENTOS SUBSTANCIALMENTE IDÊNTICOS EM UMALOCALIZAÇÃO DE INSERÇÃO".
A presente invenção refere-se à alimentação de substratosatravés de uma máquina de impressão eletrofotográfica. Maisparticularmente, a invenção refere-se à adição de substratos previamenteimpressos, a um grupo de folhas impressas.
Faz-se referência cruzada ao seguinte pedido de patente USdepositado concorrentemente com o presente pedido: Número de Protocolode Procurador D/96458, intitulado "Synchronized Paper Feeding AcrossModule Boundaries With Timed Clock Ticks" (Alimentação Sincronizada dePapel Através de Localizações Limítrofes de Módulos com Batidas deRelógio Temporizadas) do qual é titular Ronald R. Wierszewski.
Em um processo eletrofotográfico típico, um elemento foto-condutor é carregado com um potencial substancialmente uniforme parasensibilizar a superfície do mesmo. A parte portadora de carga do elementofoto-condutor é exposta a uma imagem luminosa de um documento originalcuja reprodução estiver sendo obtida. A exposição do elemento foto-condutorcarregado dissipa seletivamente as cargas sobre o mesmo nas áreasirradiadas. E desta forma registrada uma imagem latente eletrostática sobre oelemento foto-condutor correspondente às áreas de informações contidasdentro do documento original. Após a imagem latente eletrostática serregistrada sobre o elemento foto-condutor, a imagem latente é reveladaquando um material de revelação é feito entrar em contato com a mesma.Geralmente, o material revelador compreende partículas de tonalizador queaderem triboeletricamente a grânulos transportadores. As partículas detonalizador são atraídas dos grânulos transportadores para a imagem latenteformando uma imagem de pó de tonalizador sobre o elemento foto-condutor.
A imagem de pó de tonalizador é então transferida do elemento foto-condutorpara uma folha de cópia. As partículas de tonalizador são aquecidas para serobtida uma fixação permanente da imagem de tonalizador à folha de cópia.
É crescente a popularidade das máquinas copiadoras de altavelocidade. Estas máquinas possuem uma capacidade ou uma capacidade derendimento de, digamos, por exemplo, mais de 60 cópias por minuto. Estasmáquinas são capazes de utilizar folhas cortadas individuais de papel dediversos tamanhos tais como folhas de cópia A4, de 8 1/2 χ 11 polegadas(215,9 mm χ 279,4 mm), ou 8 1/2 χ 14 polegadas (215,9 mm χ 355,6 mm).
Estas máquinas podem ser uma máquina fotoeletrostatográfica de lenteluminosa ou uma impressora com entrada digital. Encontram-se atualmentedisponíveis máquinas de impressão de folhas cortadas individuais comvelocidades em torno de 200 cpm.
As novas máquinas de impressão de alta velocidade incluemtipicamente uma pluralidade de bandejas de papel para armazenagem desubstratos de cópia para utilização na máquina de impressão. Estas bandejaspodem conter um número apreciável de folhas, por exemplo, de 200 até 1.000folhas por bandeja. Dessa forma, com uma capacidade de armazenagem de2.000 folhas dentro das bandejas da máquina, as bandejas poderão seresgotadas no espaço de dez minutos. Adicionalmente, o número de bandejaspode ser limitado a três ou menos permitindo uma disponibilidade imediatade somente três tipos diferentes de folhas de cópia. Portanto, existe umanecessidade de uma maior capacidade de folhas de cópia bem como dedisponibilidade de mais tipos diferentes de folhas de cópia dentro da máquinade impressão.Uma resposta para o problema de obtenção de quantidade evariedade suficientes de folhas de cópia para uma máquina copiadoraconsiste na utilização de um dispositivo de interposição. Um dispositivo deinterposição é uma seção de alimentação de folhas para um sistema deimpressão que pode ser interposto ou disposto entre o mecanismo deimpressão do sistema de impressão e a bandeja de saída ou dispositivo deacabamento do sistema de impressão. O dispositivo de interposição incluibandejas de papel adicionais para proporcionar uma capacidade adicional defolhas de cópia bem como opções adicionais para tipos de folha de cópiadevendo ser armazenados na máquina.
O principal produto de saída de um sistema típico deimpressão eletrostatográfica consiste em um substrato de cópia impresso talcomo uma folha de papel portando informações impressas em um formatoespecificado. Muitas vezes, as necessidades de um cliente requerem que esteproduto de saída seja configurado em diversas apresentações especializadasou em grupos de impressões em uma faixa podendo constituir desde pilhaspaginadas de folhas soltas impressas, até brochuras organizadas eencadernadas.
Por exemplo, não é incomum a colocação de folhas coloridasespeciais, divisores de capítulos, fotografias ou outras folhas de inserçãoespeciais dentro de um grupo de impressão para produção de um documentofinal. Por exemplo, é comum utilizar folhas previamente impressas tendo sidoproduzidas utilizando técnicas de impressão em ofsete de quatro cores comofolhas de inserção especiais em um documento contendo principalmente textoimpresso sobre papel branco comum. Em um outro exemplo, brochurasproduzidas de assinaturas, muitas vezes utilizam folhas de capa especiais oufolhas centrais contendo, por exemplo cupons. Não é geralmente desejávelfazer passar estas folhas através do aparelho de processamento de impressãodevido ao fato de a tinta presente sobre as folhas de inserção especiais tendera borrar por ação dos rolos de processamento de papel, etc., do aparelho deprodução de documentos. Adicionalmente, estas folhas de inserção especiaispodem ser de um lote de um peso em particular ou podem incluir lingüetasprotuberantes que podem causar atolamentos durante o transporte através dodispositivo processador de impressão.
Devido ao fato de os requisitos dos clientes variaremrelativamente às máquinas de impressão de alta velocidade, os dispositivos deinterposição conforme descritos acima constituem tipicamente elementos deadição opcionais para as máquinas de impressão. Desta forma, osmecanismos de impressão e os dispositivos de acabamento são construídos deforma a poderem ser separados uns dos outros e possibilitando a ligaçãoopcional entre os mesmos de um dispositivo de interposição. O dispositivo deinterposição é portanto preferencialmente uma unidade separável,completamente independente, que pode ser adicionado à máquina ouinstalado posteriormente como aperfeiçoamento. A máquina de impressão éportanto tipicamente acionada por um mecanismo separado e independentedo dispositivo de acionamento do dispositivo de interposição. Entretanto, asfolhas provenientes do dispositivo de interposição devem interagir, cooperare obter coordenação com as folhas provenientes do mecanismo de impressão.
As folhas originárias do dispositivo de interposição podem ingressar nomecanismo de impressão e retornar através do dispositivo de interposiçãopara o dispositivo de acabamento. Similarmente, as folhas podem partir dodispositivo de interposição e juntarem-se a folhas no mecanismo deimpressão no dispositivo de interposição para formarem grupos de folhas nodispositivo de acabamento. Assim, é importante que as folhas contidas em umdispositivo de interposição e as folhas contidas em uma impressora sejamrastreadas e coordenadas através de ambos os módulos.
Para permitir a inserção de folhas previamente impressas(doravante referenciadas como inserto) em uma corrente de folhas impressasprovenientes de um mecanismo de impressão, as máquinas copiadoraspossuem tipicamente aquilo que é conhecido como um passo de "salto". Umpasso de salto é uma folha ausente ou uma pluralidade de folhas ausentes nacorrente de papel de cópia através da impressora. A utilização de um passo desalto ou passos de salto permite a adição de insertos em um dispositivo deacabamento.
Desta forma, estas folhas de inserção especiais, ou insertos,devem ser inseridas na corrente de folhas subseqüentemente aoprocessamento na seção de processamento de impressão do aparelho deprodução de documentos. E desejável inserir estas folhas sem perturbar ofluxo da corrente contínua de folhas processadas. É igualmente desejávelinserir estas folhas de uma maneira que seja transparente para o processadorde impressão no aparelho de acabamento para que a operação destesaparelhos não tenha que ser modificada.
Preferencialmente, o dispositivo de interposição possui umaconstrução ou natureza modular de tal forma que o dispositivo deinterposição possa ser adicionado opcionalmente entre o módulo deimpressão e o módulo de acabamento. Pela construção do módulo, umamáquina de impressão pode ser disponibilizada com ou sem o dispositivode interposição dependendo da necessidade do mesmo, e este pode seradicionado à máquina subseqüentemente à comercialização original damesma se os requisitos do cliente forem alterados. Devido à naturezamodular do dispositivo de interposição, o acoplamento ou comunicaçãoentre o dispositivo de interposição e a máquina de impressão sãoreduzidos.
Tipicamente, devido à natureza modular do dispositivo deinterposição, os insertos dentro do dispositivo de interposição são acionadospor um primeiro mecanismo de alimentação enquanto as folhas contidas nomecanismo de impressão são acionadas por um segundo mecanismo dealimentação diferente. Cada um dos respectivos mecanismos de alimentaçãopossui seu próprio motor separado. A utilização de uma multiplicidade demotores para acionamento das folhas e dos insertos torna muito difícil asincronização da alimentação das folhas e dos insertos. Este problema éagravado pelo fato de as folhas contidas no mecanismo de impressãopoderem percorrer vias de percurso diferentes e poderem possuir tempos dealimentação de folhas inconsistentes dentro do mecanismo de impressão. Porexemplo, as folhas podem ser ou não duplexadas ou copiadas em ambos oslados. Um dispositivo inversor no interior da máquina de impressão podeopcionalmente inverter as folhas fazendo as folhas serem novamentealimentadas para o mecanismo de impressão e variando novamente o tempode alimentação das folhas.
Quando as folhas provenientes de um módulo acionado pelomotor desse módulo e posteriormente transportadas para um segundo módulono qual um segundo motor aciona as folhas, a sincronização das folhas dentroda máquina é muito mais difícil. Adicionalmente, o sequenciamento dosinsertos e folhas para obtenção de um grupo ou brochura de folhas varia detarefa para tarefa agravando este problema. Por exemplo, a folha pode emprimeiro lugar ser alimentada e ser posteriormente seguida de um inserto.Alternativamente, um inserto pode ser a primeira folha do grupo de folhas.Em terceiro lugar, um inserto pode ser disposto a seguir a um inserto de guia.Cada uma destas três alternativas cria seu próprio problema distinto detemporização.
O dispositivo de alimentação sincronizada de insertos deacordo com a presente invenção é destinado a aliviar pelo menos alguns dosproblemas mencionados até agora.
As revelações a seguir referem-se à área de inserção de umaou mais folhas de inserção entre uma pluralidade de folhas previamentemarcadas:US-A 5.596.389Titular da patente: Dumas e outrosEmitida em: 21 de janeiro de 1997US-A 5.559.595Titular da patente: FarrellEmitida em: 24 de setembro de 1996US-A 5.489.969Titular da patente: Soler e outrosEmitida em: 6 de fevereiro de 1996
US-A 5.461.468Titular da patente: Dempsey e outrosEmitida em: 24 de outubro de 1995US-A 5.423.527Titular da patente: TranquillaEmitida em: 13 de junho de 1995US-A 5.339.139Titular da patente: Fullerton e outrosEmitida em: 16 de agosto de 1994US-A 4.892.426Titular da patente: SteeleEmitida em: 9 de janeiro de 1990
US-A 4.785.325Titular da patente: Kramer e outrosEmitida em: 15 de novembro de 1988
US-A 4.579.444Titular da patente: Pinckney e outrosEmitida em: 1 de abril de 1986US-A 4.427.287Titular da patente: Matsumoto e outrosEmitida em: 24 de janeiro de 1984US-A 3.564.960Titular da patente: FoulksEmitida em: 23 de fevereiro de 1971
As partes relevantes das revelações citadas acima podem serbrevemente sumarizadas da seguinte forma:
O documento US-A 5.596.389 revela um aparelho deagendamento para um sistema de impressão. O aparelho de agendamentoinclui uma memória para armazenamento de um grupo de dois ou mais sinaisde alimentação. O grupo de sinais de alimentação inclui um primeiro sinal dealimentação e um segundo sinal de alimentação com o primeiro sinal dealimentação e o segundo sinal de alimentação correspondendorespectivamente a uma folha especial e a um substrato regular passível deformação de imagens possuindo lados opostos. O aparelho de agendamentoinclui adicionalmente um dispositivo controlador para geração dos primeiro esegundo sinais de alimentação. O dispositivo controlador que comunica comcada um de, um mecanismo de impressão e um aparelho de inserção de folhasespeciais, determina se o substrato regular passível de formação de imagensdeverá ter imagens formadas sobre o mesmo em ambos os lados opostos e,quando é determinado que o substrato regular passível de formação deimagens deve receber formação de imagens sobre ambos os lados opostos, odispositivo controlador agenda os primeiro e segundo sinais para seremtransmitidos respectivamente para o mecanismo de impressão e para oaparelho de inserção de folhas especiais durante um único passo.
O documento US-A 5.559.595 revela um aparelho deprocessamento de folhas especiais para utilização com um sistema deimpressão. O sistema de impressão inclui um mecanismo de impressão. Oaparelho processador de folhas especiais inclui uma via de percurso deinserção de folhas especiais acoplada operacionalmente ao mecanismo deimpressão. Os substratos, possuindo individualmente uma orientação de lotee nos quais são formadas imagens com o mecanismo de impressão, sãofornecidos como saída para a via de percurso de inserção de folhas especiais,e simultaneamente uma folha especial, possuindo uma orientação de folhaespecial, quando disposta na via de percurso de inserção de folhas especiais,é adicionada à saída pela orientação de processamento de folhas especiais.Um dispositivo processador determina se a orientação de lote é idêntica àorientação de folhas especiais. Quando as orientação são diferentes, e a folhaespecial pode ser invertida, a folha especial é invertida em uma estação deinversão em comunicação com a via de percurso de inserção de folhasespeciais.
O documento US-A 5.489.969 revela uma técnica paracontrole da interposição de uma ou mais folhas especiais inserindo asmesmas em uma corrente de substratos regulares possuindo imagensformadas nos mesmos. Em um exemplo, um ponto no tempo no qual umafolha de inserção especial deve ser alimentada de um subsistema de folhas deinserção especiais para a corrente é determinado por referência a umapluralidade de folhas de períodos de tempo previamente definidos. Nesteexemplo, os períodos de tempo previamente definidos podem ser ajustadospara acomodação de flutuações de relógio da máquina no mecanismo deimpressão/módulo de interposição. Em um outro exemplo, a interposição deuma folha de inserção especial na corrente de substratos regulares comimagens formadas é mantida em um nível aceitável mediante umacomparação de uma distância entre uma folha de inserção especial alimentadapara a corrente e um substrato regular com uma imagem formada,encontrando-se adjacente, com uma tolerância previamente definida. Acomparação pode então ser utilizada para ajuste dos tempos de alimentaçãode folhas de inserção especiais alimentadas subseqüentemente para acorrente.O documento US-A 5.461.468 revela um sistema de controlede espaço de folga inter-documentos em um dispositivo de processamento dedocumento. Um primeiro servo-dispositivo de acionamento alimentadocumentos em uma primeira parte de via de percurso e um segundo servo-dispositivo de acionamento alimenta documentos na segunda parte de via depercurso. Um sensor de margem de folha na primeira parte de via de percursoassinala a passagem da margem dianteira ou traseira de folhas dedocumentos.
O documento US-A 5.423.527 revela um processo deprocessamento de documentos deslocando os mesmos de um funil de entradapara uma localização de destino em uma taxa controlada. O processo inclui oenvio de cada documento para o interior de uma via de percurso dealimentação desde o funil de entrada em um período de tempo ajustável apósum documento anterior ter sido alimentado, e subseqüentemente detectando adistância de separação dos documentos e ajustando o período de tempo entreos acionamentos de documentos em seqüência para obtenção de um intervalode folga desejado.
O documento US-A 4.892.426 revela um dispositivo demonitoração de movimento de papel para monitorar o movimento de papelatravés de uma impressora. O monitor inclui sensores na forma de rodas foto-óticas que se encontram em contato rolante com o papel e detectam a posiçãodo papel.
O documento US-A 4.785.325 revela um sistema de formaçãode imagens em documentos incluindo um mecanismo para ajustar a razão develocidade entre o sistema de leitura ótica por varredura de documentos e odispositivo foto-receptor. Uma correia dentada é ligada entre uma parteafunilada ajustável de uma polia de acionamento montada sobre o eixo deacionamento do dispositivo foto-receptor e o sistema de leitura por varreduraótica de documentos. A parte da superfície afunilada sobre a qual a correia éacionada é ajustável axialmente com base em uma alteração na velocidade daleitura por varredura ótica.
O documento US-A 4.579.444 revela um sistema dealinhamento de documentos para utilização no dispositivo de alimentação dedocumentos de uma máquina copiadora. O sistema de alinhamento inclui umsistema de controle para controlar o transporte da placa de formação deimagens de documentos para parar em uma posição calculada desejada. Osistema inclui um sensor e a montante da margem traseira de um documento.O sensor proporciona um sinal indicativo do tamanho da folha de cópia ecalcula uma posição de parada sobre a placa de formação de imagens baseadano tamanho de redução de cópia selecionado.
O documento US-A 4.427.287 revela uma máquina copiadorapossuindo um dispositivo automático de alimentação de documentos. Amáquina copiadora possui um único motor para acionar um mecanismo deacionamento do corpo principal e um mecanismo de acionamento dodispositivo automático de alimentação de documentos. Um disco detemporização é acoplado ao motor para fornecer um sinal de temporização.Com base neste sinal, uma CPU controla a operação da máquina copiadora.
O documento US-A 3.564.960 revela um sistema decompensação de erros de comprimento de papel de cópia em uma máquinacopiadora. Quando um original é feito avançar, um sensor de margem traseiraenvia um sinal de corte inicial para um temporizador eletrônico de altaprecisão possuindo um capacitor. O intervalo de carga do capacitor écontrolado para conservar a extensão de corte da folha.
Conforme pode ser observado mediante um exame da técnicaanterior citada, é desejável obter uma máquina copiadora eletrostatográficacom capacidade de possuir bandejas de mecanismo de impressão e bandejasde papel auxiliares e coordenar e temporizar o transporte das folhas desde osdois tipos de bandejas. As incorreções e diferenças entre o acionamento dasfolhas de cópia dentro do dispositivo de interposição ou da seção dõ cópiaauxiliar e o mecanismo de impressão resulta e erros de alimentação de folhase insertos e possíveis atolamentos de papel. Esta invenção diz respeito aoaperfeiçoamento de precisão na inserção de insertos a partir de uma bandejade impressão para o interior de uma corrente de folhas de cópia.
De acordo com um aspecto da invenção, é obtido um processopara sincronização da alimentação de um inserto por um primeiro mecanismode acionamento com uma alimentação de folhas por um segundo mecanismode alimentação e o primeiro mecanismo de alimentação. O processo inclui asetapas de colocação da folha em contato operacional com o segundomecanismo de alimentação em uma primeira posição, realização de umpercurso da folha seqüencialmente com o segundo mecanismo de alimentaçãoe o primeiro mecanismo de alimentação, avanço da folha na direção de umasegunda posição em cooperação com o primeiro sensor adjacente a um dos,primeiro mecanismo de alimentação e segundo mecanismo de alimentação,colocação do inserto em contato operacional com o primeiro mecanismo dealimentação em uma terceira posição subseqüente à disposição da primeirafolha em cooperação com o sensor, e avanço do inserto para uma quartaposição dentro do primeiro mecanismo de alimentação posicionado muitopróximo e atrás da folha posicionada em uma quinta posição dentro doprimeiro mecanismo de alimentação.
De acordo com um outro aspecto da presente invenção, éobtido um aparelho de impressão para sincronização da chegada seqüencialde uma folha e um inserto em uma localização de inserção. O aparelho deimpressão inclui um primeiro mecanismo de alimentação operacionalmenteassociado com o aparelho de impressão para translação do inserto desde umaterceira posição dentro do primeiro mecanismo de alimentação. O aparelho deimpressão inclui igualmente um segundo mecanismo de alimentaçãooperacionalmente associado com o aparelho de impressão para translação dafolha de uma primeira posição dentro do segundo mecanismo de alimentaçãopara o primeiro mecanismo de alimentação. O primeiro mecanismo dealimentação é adaptado para realizar a translação da folha desde o segundomecanismo de alimentação. O aparelho de impressão inclui igualmente umdispositivo de acoplamento ligado ao primeiro mecanismo de alimentaçãopara acoplar e desacoplar o primeiro mecanismo de alimentação do inserto naterceira posição. O aparelho de impressão inclui igualmente um primeirosensor associado operacionalmente com o aparelho de impressão eposicionado em uma primeira localização de sensor adjacente a uma segundaposição dentro de um dos, primeiro mecanismo de alimentação e segundomecanismo de alimentação, para determinar quando a folha se aproxima dasegunda posição. O aparelho de impressão inclui igualmente um dispositivocontrolador associado operacionalmente ao primeiro sensor e ao dispositivode acoplamento para receber entradas do primeiro sensor e enviar um sinalpara o dispositivo de acoplamento para desativar o dispositivo deacoplamento de tal forma que o inserto chegue a uma quarta posição dentrodo primeiro mecanismo de alimentação, a jusante da terceira posição e de talforma que a folha chegue a uma quinta posição dentro do primeiromecanismo de alimentação, a jusante da quarta posição. O inserto éposicionado na quarta posição a jusante e adjacente à folha.
De acordo com um outro aspecto ainda da presente invenção,é obtido um processo para sincronização da alimentação de um insertotraseiro por um primeiro mecanismo de acionamento imediatamentesubseqüente à alimentação de um inserto dianteiro pelo primeiro mecanismode alimentação para o interior de uma corrente de folhas em movimentosubstancialmente uniformemente espaçadas em uma localização de inserção.A corrente de folhas é alimentada a partir de um segundo mecanismo dealimentação. O processo inclui as etapas de colocação de uma das folhas emcontato operacional com o segundo mecanismo de alimentação em umaposição de início de alimentação de folhas em um tempo de imagem latenterelativo à transferência da imagem latente para a folha, fazendo a folhaefetuar um percurso seqüencialmente com o segundo mecanismo dealimentação e o primeiro mecanismo de alimentação, avançando a folha nadireção de uma posição de detecção de folha em cooperação com umprimeiro sensor adjacente a um dos, primeiro mecanismo de alimentação esegundo mecanismo de alimentação, desprendimento do primeiro inserto deum dispositivo de desprendimento de insertos em um tempo dedesprendimento baseado no tempo requerido para o percurso da folha desde oprimeiro sensor até uma localização de inserção e o tempo requerido para opercurso do primeiro inserto desde uma posição de desprendimento deinsertos até uma localização de inserção de tal forma que o primeiro insertoalcance a localização de inserção imediatamente subseqüentemente à folha,cálculo de um tempo de desprendimento para o primeiro insertorelativamente ao tempo de imagem latente, e desprendimento de um segundoinserto com base no tempo de desprendimento do primeiro insertorelativamente ao tempo de imagem latente de tal forma que o segundo insertoalcance a localização de inserção imediatamente subseqüentementerelativamente ao primeiro inserto.
De acordo com um outro aspecto ainda da presente invenção,é obtido um aparelho de impressão para sincronização da alimentação de uminserto traseiro por um primeiro mecanismo de acionamento imediatamentesubseqüentemente à alimentação de um inserto dianteiro pelo primeiromecanismo de alimentação para o interior de uma corrente de folhas empercurso espaçadas substancialmente uniformemente em uma localização deinserção. A corrente é alimentada por um segundo mecanismo dealimentação. O aparelho de impressão inclui um primeiro mecanismo dealimentação associado operacionalmente com o aparelho de impressão paratranslação do inserto dianteiro e do inserto traseiro. O primeiro mecanismo dealimentação define uma posição de desprendimento de insertos. O aparelhode impressão inclui um segundo mecanismo de alimentação associadooperacionalmente com o aparelho de impressão para realizar o percurso deuma folha em uma posição de início de alimentação de folha em um tempo deimagem latente relativo à transferência da imagem latente para a folha. Osegundo mecanismo de alimentação empurra a folha na direção do primeiromecanismo de alimentação. O primeiro mecanismo de alimentação éadaptado para translação da folha desde o segundo mecanismo dealimentação. O aparelho de impressão inclui adicionalmente um dispositivode acoplamento ligado ao primeiro mecanismo de alimentação para acoplar edesacoplar o primeiro mecanismo de alimentação ao/do inserto. O aparelhode impressão inclui adicionalmente um primeiro sensor associadooperacionalmente com o aparelho de impressão e posicionado em umaprimeira localização de sensor adjacente a um dos, primeiro mecanismo dealimentação e segundo mecanismo de alimentação, para determinar quando afolha de aproxima da primeira localização de sensor. O aparelho deimpressão inclui adicionalmente um dispositivo de controle associadooperacionalmente com o primeiro sensor e o dispositivo de acoplamento pararecepção de entradas do sensor, para envio de um sinal para o dispositivo deacoplamento para desprendimento de um inserto traseiro com base no tempode desprendimento do inserto dianteiro relativamente ao tempo derestauração de passo de tal forma que o inserto traseiro alcance a localizaçãode inserção imediatamente subseqüentemente ao inserto dianteiro e paraenviar um sinal para o dispositivo de acoplamento para desprender odispositivo de acoplamento no ponto no tempo relativamente à passagem dafolha pelo sensor de tal forma que a folha e o inserto alcancemseqüencialmente a localização de inserção.
Para uma compreensão geral da presente invenção, bem comode outros aspectos da mesma, é feita referência a descrição a seguir e aosdesenhos, nos quais são utilizados numerais de referência idênticos parareferirem elementos idênticos, e em que:
A Figura 1 é uma vista esquemática ilustrando os principaiscomponentes mecânicos e a via de percurso de papel do sistema de impressãoincorporando o dispositivo de alimentação sincronizada de insertos de acordocom a presente invenção; e
A Figura 2 é uma vista em perspectiva do sistema eletrônicode impressão da Figura 1;
A Figura 3 é uma vista esquemática da via de percurso depapel do sistema de impressão da Figura 1 incorporando o dispositivo dealimentação sincronizada de elementos de impressão de acordo com apresente invenção, ilustrando a via de percurso de uma folha desde umaprimeira posição de folha até uma segunda posição de folha de um sistema deimpressão;
A Figura 4 é uma vista esquemática parcial da via de percursode papel e da via de percurso de insertos do sistema de impressão da Figura 1incorporando o dispositivo de alimentação sincronizada de insertos de acordocom a presente invenção; e
A Figura 5 é um esquema temporal da posição da folha atravésdo sistema de impressão da Figura 1 incorporando o dispositivo dealimentação sincronizada de insertos de acordo com a presente invenção,mostrando a passagem de um inserto subseqüente a um inserto ouconstituindo a primeira folha de uma tarefa;
A Figura 6 é um esquema temporal da posição da folha atravésdo sistema de impressão da Figura 1 incorporando o dispositivo dealimentação sincronizada de insertos de acordo com a presente invençãomostrando a passagem de um inserto subseqüente a uma cópia alimentadaatravés do mecanismo de impressão; e
A Figura 7 é um esquema temporal da posição da folha atravésdo sistema de impressão da Figura 1 incorporando o dispositivo de
alimentação sincronizada de insertos de acordo com a presente invenção,mostrando a passagem de um inserto disposto após um inserto, com ainserção sendo ativada por um sensor.
E portanto aparente que foi obtido de acordo com a presenteinvenção, um dispositivo de controle modular que satisfaz plenamente osobjetivos e vantagens aqui anteriormente expostos.
Embora a presente invenção vá ser descrita com umareferência a configurações preferenciais da mesma, deverá ser entendido quea invenção não deverá ser limitada a estas configurações preferenciais. Aocontrário, é pretendido que a presente invenção abranja todas as alternativas,modificações e equivalências podendo ser incluídas dentro do espírito eescopo da invenção conforme definidos pelas reivindicações em anexo.Outros aspectos e características da presente invenção irão tornar-seaparentes no decurso da descrição.
Na medida em que a técnica de processamentoeletrostatográfico é bem conhecida, as diversas estações de processamentoempregadas em uma máquina impressora ou copiadora eletrostatográfica deacordo com a presente invenção serão inicialmente objeto de uma descriçãobreve com referência à Figura 1. Irá tornar-se aparente a partir da descrição aseguir que o sistema de alimentação de papel da presente invenção éigualmente bem adequado para utilização em uma ampla variedade de outrossistemas de impressão eletrofotográficos ou eletrônicos, como por exemplo,de jato de tinta, ionográficos, sistemas de exposição baseados em laser, etc.
Na Figura 1, encontra-se ilustrado de forma esquemática umsistema de cópia eletrofotográfico exemplar 2 para processamento, impressãoe acabamento de tarefas de impressão de acordo com os ensinamentos dapresente invenção. Para propósitos de explicação, o sistema de cópia 2 édividido em uma seção de impressão ou processamento fotoeletrostatográfico6, uma seção de alimentação de folhas 7, e uma seção de acabamento 8. Usistema de cópia eletrofotográfico exemplar 2 da Figura 6 incorpora umdispositivo de processamento de recirculação de documentos (RecirculatingDocument Handler - RDH) 20 de um tipo geralmente conhecido, que podeser encontrado, por exemplo nos duplicadores bem conhecidos da XeroxCorporation, modelos "1075", "5090" ou "5100". Esses sistemas deimpressão eletrostatográficos são ilustrados e descritos detalhadamente emdiversas patentes citadas acima e em outras fontes, incluindo o documentoUS-A 4.961.092, cuja operação principal pode igualmente ser revelada emdiversas outras máquinas de impressão fotoeletrostatográficas ou utilizandooutros processos.
Um sistema de impressão do tipo aqui mostrado épreferencialmente adaptado para proporcionar, de uma maneira conhecida,grupos de impressões paginadas duplex (impressas dos dois lados) ousimplex (com impressão somente em um lado) de documentos originaisduplex ou simplex sendo feitos circular por um dispositivo de processamentode documentos. Conforme é convencionalmente utilizada na prática, aunidade 20 de processamento de documentos inteira pode ser montada deforma passível de pivotamento na copiadora de forma a poder ser erguida porum operador para colocação e cópia, alternativamente manual, dedocumentos. Desta maneira, o aparelho ou sistema de impressão exemplar 2 éconcebido para receber documentos de entrada posicionados manualmentesobre uma placa opticamente transparente de formação de imagens ouposicionados automaticamente sobre a mesma através de um dispositivo deprocessamento de documentos,, tal como um dispositivo de processamento derecirculação de documentos (RDH) 20, através de uma bandeja 21 de entradade dispositivo de processamento de documentos, ou de um dispositivo dealimentação 22 de documentos.
O RDH 20 opera transportando automaticamente folhas dedocumentos individuais alinhadas e espaçadas para o interior de uma estação23 de formação de imagens, com uma placa de formação de imagensoperacionalmente associada com a seção 6 de processamentofotoeletrostatográfico. E igualmente incluído um sistema de transporte 24 deplaca de formação de imagens, o qual pode ser acionado por incrementosatravés de um sistema de correia anti-deslizante ou de vácuo controlado porum dispositivo controlador 100 de sistema para parar o documento em umaposição de alinhamento (cópia) desejada de uma maneira ensinada pordiversas referências conhecidas na técnica.
O RDH 20 possui uma configuração convencional de via depercurso de anel fechado para documentos, de um tipo de "pista de corrida",que preferencialmente inclui vias de percurso de recirculação de retorno deinversão e de não-inversão geralmente conhecidas para transporte dedocumentos de entrada originais de volta para a bandeja de carga e re-empilhamento 21 do RDH. Um grupo exemplar de folhas duplex dedocumentos é mostrado em posição empilhada nesta bandeja de documentos21. Por uma questão de clareza, os documentos ilustrados e as folhas de cópiaforam neste caso desenhados com um espaçamento exagerado entre as folhasempilhadas; na operação na prática, estas folhas empilhadas seriamdiretamente superpostas umas sobre as outras. O RDH 20 pode ser umdispositivo de processamento de documentos de entrada dual convencional,possuindo uma fenda alternativa 22 de carga do lado de processamento semi-automático de documentos (Semi Automatic Document Handling - SADH).
Os documentos podem ser alimentados para a mesma estação de formação deimagens 23 e transportados pelo mesmo sistema de transporte de placa deformação de imagens ou correia 24 tanto desde a entrada 22 de SADH em umlado do RDH 20, quanto desde a entrada de RDH normal, designadamente abandeja de carga ou empilhamento 21, situada sobre o topo da unidade deRDH. Apesar de a fenda 22 de carga lateral ser aqui referida como a entrada22 de alimentação SADH, este dispositivo de alimentação de entrada não élimitado a uma alimentação de entrada de documentos semi-automática ou de"alimentação em corrente", mas é igualmente conhecida a possibilidade desua utilização para tarefas de inserção de "interrupção de tarefa" especiais. Aentrada de alimentação de documentos RDH normal é proveniente da partedo fundo da pilha contida na bandeja 21 através da via de percurso 25 deentrada de RDH de inversão curvada para a extremidade de montante dodispositivo de transporte de placa de formação de imagens 24. A via depercurso de entrada 25 inclui preferencialmente uma correia 26 corrugada dedispositivo de alimentação-separador de "fundo de pilha" conhecida e umsistema de faca de ar 27 incluindo sensores de posição de documentos (nãoexibidos), e um grupo de anteparas de curva e rolos de alimentação parainversão dos documentos originais em entrada anteriormente à formação dasimagens.
A inversão ou não-inversão realizada pelo RDH 20 éadicionalmente descrita, por exemplo, nas patentes norte-americanas n°4.794.429 ou n° 4.731.637, entre outras. Resumidamente, os documentos deentrada são tipicamente expostos a uma fonte de luz sobre a estação 23 deplaca de formação de imagens, ou são alimentados através da placa deformação de imagens sem serem submetidos a exposição, após o que osdocumentos podem ser ejetados pelo sistema 24 de transporte de placa deformação de imagens para o interior de rolos de jusante ou fora-de-placa etransportados adicionalmente passando por um portal ou uma série de portaise sensores. Dependendo da posição destes portais, os documentos sãoalternativamente conduzidos diretamente para uma via de percurso de saídade documentos e em seguida para uma bandeja de recolha, ou, de forma maisfreqüente, os documentos são defletidos passando por um sensor adicional, eenviados para o interior de uma via de percurso 40 de retorno de RDH. A viade percurso 40 de retorno de RDH proporciona uma via de percurso paracondução dos documentos de volta para a bandeja 21 de tal forma que umgrupo de documentos possa ser continuamente recirculado. Esta via depercurso 40 de retorno de RDH inclui rolos reversíveis para proporcionaruma escolha de duas vias de percurso de retorno diferentes para a bandeja 21de RDH: uma via de percurso 44 de retorno simplex que proporciona umainversão de folhas ou documentos ou uma via de percurso 46 de retornoduplex reversível que não proporciona nenhuma inversão, conforme seráadicionalmente explicado. Para a via de percurso duplex 46, os rolosreversíveis são invertidos para inversão da alimentação da margem traseiraanterior da folha de volta par o interior da via de percurso 46 de retornoduplex desde uma rampa de inversão 47. Esta via de percurso 46 de retornoduplex proporciona a desejada inversão de documentos duplex em umacirculação quando os mesmos são feitos retornar para a bandeja 21, paracopiar lados opostos destes documentos em uma circulação ou circulaçõessubseqüente(s), conforme é descrita na técnica anterior citada. Tipicamente, odispositivo de inversão de RDH e via de percurso de inversão 46, 47 sãoutilizados somente para documentos carregados na bandeja 21 de entrada deRDH e para documentos duplex. Em uma operação normal, um documentoduplex tem somente uma inversão por cada circulação (ocorrendo na via depercurso 25 de entrada de RDH). De forma contrastante, na via de percursode circulação simplex ocorrem duas inversões em cada circulação, uma emcada uma das vias de percurso 25 e 44, sendo que dessa forma duas inversõesem cada circulação eqüivalem a nenhuma inversão e assim os documentossimplex são devolvidos para a bandeja 21 em sua orientação original (de facepara cima) através da via de percurso simplex 44.
A pilha inteira de originais presente na bandeja 21 de RDHpode ser recirculada e copiada para produção de uma pluralidade de gruposde cópias paginadas. Adicionalmente, o grupo ou pilha de documentos podeser recirculado através do RDH qualquer número de vezes para produção dequalquer número desejado de grupos de impressões duplex paginadas ouseja, grupos paginados de folhas de cópia duplex, de acordo com diversosconjuntos de instruções conhecidos como tarefas de impressão que podem serprogramados para um dispositivo controlador 100, cuja operação serádescrita.
Devido ao fato de a operação e aparelho de cópia ouimpressão de acordo com a presente invenção serem bem conhecidos eensinados em numerosas patentes e outros exemplos publicados da técnica, osistema não será aqui descrito detalhadamente. Resumidamente, folhas decópia em branco ou previamente impressas são convencionalmentefornecidas pela seção 7 de alimentação de folhas, dessa forma as folhas sendofornecidas desde uma bandeja 10 de alimentação de alta capacidade ou desdebandejas de papel auxiliares 11 ou 12 para recepção de uma imagem dedocumento de copiadora do dispositivo foto-receptor 13 na estação detransferência 14. Adicionalmente, as folhas de cópia podem ser armazenadase fornecidas para a seção de processamento fotoeletrostatográfico 6 atravésde bandejas de papel auxiliares 11 ou 12 que podem ser dispostas em umdispositivo independente ou autônomo acoplado ao sistema de impressãoeletrofotográfico 2. Após uma imagem revelada ser transferida para umafolha de cópia, uma folha de copia de saída é fornecida para um dispositivode fusão 15, sendo adicionalmente transportada para a seção de acabamento 8(se forem pretendidas cópias simplex), ou, sendo temporariamente fornecidapara uma bandeja de armazenagem temporária 16 duplex e empilhada namesma se for ser realizada uma duplexação, para um retorno subseqüente(inversão) através da via de percurso 17 para receber uma imagem reveladade um segundo lado utilizando o mesmo processo utilizado para o primeirolado. Esta bandeja duplex 16 possui uma capacidade de folhas previamentedeterminada finita, dependendo da construção específica da copiadora. Acópia duplex completada é preferencialmente transportada para a seção deacabamento 8 através da via de percurso de saída 88. E igualmente incluídoum dispositivo inversor de folhas de via de percurso de cópias operadoopcionalmente.
A via de percurso de saída 88 é diretamente ligada de umamaneira convencional a um dispositivo selecionador de prateleiras 90geralmente conhecido conforme se encontra revelado no documento US-A3.467.371, em cessão comum com o presente pedido, sendo aqui incorporadona sua totalidade a título de referência. O dispositivo selecionador deprateleiras 90 inclui um arranjo 94 vertical de prateleiras que éconvencionalmente dotado de portais (não exibido) para defletir uma folhaselecionada para o interior de uma prateleira selecionada quando a folha étransportada passando pela entrada da prateleira. Uma prateleiraopcionalmente provida de portal para transbordamento de topo deempilhamento ou purga pode igualmente ser incluída para cada conjunto deprateleiras. O arranjo vertical de prateleiras 94 pode igualmente sercontornado mediante a atuação de um portal para orientação das folhasserialmente em avanço para uma estação de acabamento subseqüente. Osgrupos de impressões resultantes são então descarregados para umdispositivo de acabamento 8 que pode incluir um mecanismo de costura paragrampear entre si grupos de impressões e/ou um sistema de encadernamentotérmico para encadernar de forma adesiva os grupos de impressões formandolivros. Um dispositivo de empilhamento 98 é igualmente incluído parareceber e fornecer grupos de impressões finais para um operador ou para umdispositivo externo de terceiros.
Todas as operações de processamento de documentos, dealimentação de folhas de formação de imagens fotoeletrostatográficas e deacabamento são preferencialmente controladas por um dispositivocontrolador programável 100 geralmente convencional. O dispositivocontrolador 100 é adicionalmente programado com determinadas novasfunções e características de interface gráfica de usuário para a operação emgeral do sistema de impressão eletrostatográfico 2 e do dispositivo dealimentação de papel de via de percurso dual de acordo com a presenteinvenção. O dispositivo controlador 100 compreende preferencialmente umsistema de microprocessador programável conhecido, conforme éexemplificado pelas citações acima e exaustivamente presente na técnicaanterior (isto é, no documento US-A 4.475.156, e suas referências), paracontrole da operação de todas as etapas da máquinas e processos aquidescritos, incluindo a atuação dos dispositivos de alimentação e inversão defolhas de cópias e de documentos, de portais, etc. Conforme é adicionalmenteensinado nas referências, o dispositivo controlador 100 também proporcionaconvencionalmente uma capacidade de armazenamento e comparação dascontagens numéricas das folhas de cópia e documentos, do número dedocumentos alimentados e recirculados em um grupo de documentos ouimpressões, do número de grupos de cópia desejados, e outras funções quepodem ser inseridas na máquina pelo operador através de um dispositivo decontrole de teclado de entrada ou através de uma variedade de telaspersonalizadas de interface gráfica de usuário. São utilizadas informações decontrole e sensores de via de percurso de folhas (não exibidos) para controlee acompanhamento das posições das respectivas folhas de cópia edocumentos bem como dos componentes operacionais do aparelho deimpressão através da ligação dos mesmos com o dispositivo controlador. Odispositivo controlador 100 pode ser convencionalmente ligado para recebere atuar quando recebe sinais de atolamento, de temporização, de posição eoutros sinais de controle provenientes de diversos sensores de folhas nas viasde percurso de recirculação de documentos e nas vias de percurso de folhasde cópia. Adicionalmente, o dispositivo controlador 100 podepreferencialmente operar e regular automaticamente as posições dos portaisde seleção de vias de percurso de folhas, incluindo os portais associados como dispositivo de alimentação de papel de percurso dual, dependendo do modode operação selecionado pelo operador e do estado de operação de cópianesse modo.
Deverá ser entendido da descrição acima que umamultiplicidade de tarefas de impressão, quando programadas, são examinadaspor varredura e impressas e submetidas a acabamento sob o controle em geraldo dispositivo controlador 100 da máquina. O dispositivo controlador 100controla todas as etapas da impressora e funciona da forma aqui descrita,incluindo a formação de imagens sobre o dispositivo foto-receptor, ofornecimento de papel, as funções fotoeletrostatográficas associadas com arevelação e transferência da imagem revelada para o papel, e a paginação degrupos e fornecimento de grupos paginados para o dispositivo deencadernação ou de costura, bem como para o dispositivo de empilhamento98. O dispositivo controlador 100 de impressora opera tipicamente iniciandoum agendamento de uma seqüência que é altamente eficiente na monitoraçãodo estado de uma série de tarefas de impressão sucessivas devendo serimpressas e submetidas a acabamento de uma maneira consecutiva. Esteagendamento de sequenciamento pode igualmente utilizar diversosalgoritmos configurados em software da impressora para introdução depausas para otimização de certas operações.
Fazendo agora referência à Figura 2, a máquina copiadora 2inclui um módulo de impressão 102. O módulo de impressão 102 inclui omecanismo de impressão 6 conforme se encontra ilustrado na Figura 1.
Fazendo novamente referência à Figura 2, a máquinacopiadora 2 pode incluir um dispositivo de interposição 104. O dispositivo deinterposição 104 proporciona uma capacidade adicional de processamento depapel. Adicionalmente, a máquina copiadora 2 pode opcionalmente incluirum dispositivo de acabamento 8 para proporcionar operações de acabamento,por exemplo para dobrar, paginar, ou grampear, bem como para encadernar,cópias acabadas.
O módulo de impressão 102 da máquina copiadora 2 inclui ummódulo de papel que inclui as bandejas de papel 10, 11 e 12. Similarmente, odispositivo de interposição 104, que inclui bandejas para armazenagem depapel adicional, inclui tipicamente mais de uma bandeja, por exemploconforme se encontra ilustrado na Figura 2, o dispositivo de interposição 104inclui uma bandeja de interposição de alta capacidade 112, uma bandejasecundária de interposição 114 bem como uma bandeja auxiliar deinterposição 116. Quando as folhas de cópia são processadas na máquinacopiadora, as mesmas avançam do módulo de impressão 102 para odispositivo de interposição 104 atravessando a primeira região limítrofe 106de módulo definida entre os mesmos. Adicionalmente, quando as folhas decópia são processadas na máquina copiadora, as mesmas avançam do módulode impressão 102 para o dispositivo de interposição 104 atravessando aprimeira região limítrofe 106 de módulo definida entre os mesmos.
De acordo com a presente invenção e fazendo agora referênciaà Figura 3, é ilustrada uma máquina de cópia 2 utilizando a alimentaçãosincronizada de insertos através de regiões limítrofes de módulos de acordocom a presente invenção. A máquina copiadora 2 inclui um módulo deimpressão 102 que é separado do módulo de interposição 104 pela regiãolimítrofe 106. As folhas 120 são alimentadas através do mecanismo deimpressão 6, dessa forma as folhas em branco sendo convertidas em cópias.
As folhas 120 são alimentadas da seção de alimentação de folhas 7 domódulo de impressão 102. Apesar de a máquina copiadora 2 ser mostrada naFigura 3 incluindo três bandejas separadas 10, 11 e 12, deverá ser apreciadoque a seção de alimentação de folhas 7 pode incluir um maior ou menornúmero de bandejas para contenção das folhas 120. As folhas 120 deslocam-se de uma das bandejas 10, 11 ou 12 ao longo da via de percurso de papel122, através da estação de transferência 14 e da estação de fusão 15 nadireção da região limítrofe 106 separando o dispositivo de interposição 104da máquina copiadora 2. As folhas 120 podem alternativamente, se fornecessário realizar uma duplexação ou cópia de ambos os lados da folha,passar através do dispositivo inversor 19 e serem devolvidas através da partede retorno 126 da via de percurso de papel 122 na direção da estação detransferência 14 para transferência do lado oposto da folha duplexada.
Quando as folhas 120 se deslocam ao longo da via de percursode papel 122 na direção da estação de transferência 14, preferencialmente, asfolhas 120 passam pela estação de alinhamento 130 na qual as folhas 120 sãocorretamente posicionadas relativamente à imagem revelada 132 formadasobre a correia foto-condutora 13. A estação de alinhamento poderá terqualquer configuração adequada. Por exemplo, a estação de alinhamentopode incluir alinhamento TELER conforme se encontra descrito nodocumento US-A 5.337.133, cujas partes relativas são aqui incorporadas atítulo de referência. A estação de alinhamento 130 serve para assegurar umposicionamento correto da folha 120 relativamente à imagem revelada 132,dessa forma permitindo uma disposição correta das folhas 120.
Se um grupo de folhas de cópia requer duplexação, ao invésde ser utilizada a via de percurso de inversão 124, as folhas 120 podem seracumuladas na bandeja 16 de armazenagem temporária de duplexação sendosubseqüentemente feitas retornar através da via de retorno 126 para omecanismo de impressão 6 para revelação do lado oposto.
A folha 120 pode ser feita avançar através do mecanismo deimpressão 6 e da seção de alimentação de folhas 7 utilizando qualquerprocesso e aparelho adequados. Por exemplo, a folha 120 pode ser feitaavançar por rolos de alimentação 134 que encaminham as folhas 120 aolongo de anteparas 136 orientando as folhas 120 ao longo da via de percursode papel 122. As folhas 120 podem ser alimentadas a partir de bandejas 10,11, 12 e 16 por correias de alimentação 140. Para simplificação, minimizaçãode causa, e assegurar sincronização da alimentação das folhas 120 através daseção de alimentação de folhas 7 e do mecanismo de impressão 6,preferencialmente, os rolos de acionamento 134 e as correias de acionamento140 são acionados por um motor principal comum de acionamento 142mecanicamente interligado aos mesmos. A utilização de um motor comum deacionamento 142 assegura uma temporização adequada das folhas através domecanismo de impressão 6 e da seção de alimentação de folhas 7. O motor deacionamento principal 142 e os rolos de acionamento 134 e correias deacionamento 140 formam um segundo mecanismo de alimentação 144.
Para obtenção de maior capacidade de armazenagem de folhasde impressão 120 e para permitir a utilização de insertos 146 quepreferencialmente não passam através do mecanismo de impressão 6, amáquina copiadora 2 inclui adicionalmente o dispositivo de interposição 104.O dispositivo de interposição 104 possui preferencialmente a forma de ummódulo que pode ser adicionado à máquina copiadora 102 e disposto entre omódulo de impressão 102 e o módulo ou seção de acabamento 8 (ver Figura2).
Fazendo novamente referência à Figura 3, o dispositivo deinterposição possui preferencialmente a forma de um módulo de operaçãoindependente ou razoavelmente independente. Preferencialmente, odispositivo de interposição 104 é acoplado mecanicamente através deelementos de alinhamento 148, uma ligação de alimentação de energia 150 euma ligação de controle 152 para acoplar o dispositivo de interposição 104ao dispositivo de controle 100. O dispositivo de interposição 104 possuiportanto preferencialmente um motor 154 de acionamento de dispositivo deinterposição que, em combinação com os rolos 160 de alimentação dedispositivo de interposição e com as correias 162 de alimentação dedispositivo de interposição 162, formam um primeiro mecanismo dealimentação 166 para fazer avançar as folhas 120 e os insertos 142 através dodispositivo de interposição 104.
As folhas 120 dentro do módulo de impressão 102 sãocontroladas pelo motor de acionamento principal 132 enquanto os insertos146 nas folhas 120 dentro do dispositivo de interposição 104 são acionadospelo motor de acionamento de interposição 154. A coordenação domovimento das folhas 120 e dos insertos 146 deve ser coordenada entre omódulo de impressão 102 e o dispositivo de interposição 104.
O dispositivo de interposição 104 pode incluir uma ou maisbandejas para armazenagem de folhas 120 e/ou insertos 146. Conforme seencontra ilustrado na Figura 3, o dispositivo de interposição 104 inclui trêsbandejas; a bandeja de interposição de alta capacidade 112 bem como asbandejas auxiliares 114 e 116. As bandejas de interposição 112, 114 e 116podem ser construídas para armazenagem de folhas 120 devendo seralimentadas para o mecanismo de impressão 6 ou para proporcionaremarmazenagem para insertos 146 devendo ser alimentados diretamente para aseção ou módulo de acabamento 8. Conforme é mostrado na Figura 3, odispositivo de alimentação de alta capacidade 112 é utilizado paraarmazenagem de folhas 120 que são feitas passar para o módulo de impressãoe avançam ao longo da via de percurso 170 de entrada de interposição domecanismo e avançam através do mecanismo de impressão 6 para seremunidas com a imagem revelada 132.
Conforme se encontra ilustrado na Figura 3, a bandeja depapel de interposição auxiliar inferior 114, e bandeja 5, podem conteralternativamente folhas 120 ou insertos 146. Quando é utilizada a bandeja 5para as folhas 120, as folhas 120 são desviadas pelo portal de desvio 172 epassam ao longo da via de percurso 170 de entrada de dispositivo deinterposição do mecanismo de impressão, para a via de percurso de papel 120e são reveladas através do mecanismo de impressão 6. Alternativamente, abandeja 5 pode ser utilizada para armazenagem de insertos 146. Quando sãoutilizados os insertos 146, os insertos 146 são desviados pelo portal de desvio172 ao longo da via de percurso vertical de interposição 174 pelos rolos dealimentação 160 na direção da via de percurso horizontal de interposição 176.A bandeja auxiliar superior de interposição 116, a bandeja 4 conforme ailustração da Figura 3, é utilizada para armazenagem de insertos 146. Osinsertos 146 na bandeja 4 avançam em sentido ascendente através da via depercurso vertical 174 do dispositivo de interposição e em seguidahorizontalmente ao longo da via de percurso horizontal 176 do dispositivo deinterposição na direção da segunda localização limítrofe 110 do dispositivode interposição 104 na direção do dispositivo de acabamento 8.
Para uma operação eficiente da máquina copiadora 2, énecessário que os insertos 146 sejam inseridos na corrente de folhas 120sendo produzida através do mecanismo de impressão 6. Para realização deuma inserção eficiente dos insertos 146 na corrente de insertos 120proveniente do mecanismo de impressão 6, preferencialmente, é utilizado umsalto de passo 180 ou uma pseudo-folha. O salto de passo 180 é semelhante auma folha fantasma ou inexistente ou um espaço na via de percurso de papeleqüivalente ao de uma folha 120. O salto de passo 180 representa a posiçãona corrente de folhas 120 em que o inserto 146 será eventualmente colocado.
A temporização do inserto 146 dentro do dispositivo deinterposição 176 para inserção na posição do salto de passo 180 quando osalto de passo 180 ingressa na via de percurso de interposição 176 é deimportância crítica. A colocação antecipada ou tardia do inserto 146 causaráatolamentos de papel na via de percurso de interposição 176 ou em qualquerdispositivo de acabamento, por exemplo, a seção de acabamento 8, queestiver recebendo as folhas. A necessidade de um espaçamento consistentedas folhas é normalmente muito crítica no dispositivo de acabamento. Asdificuldades de posicionamento correto do inserto 146 na posição do salto depasso 180 são exacerbadas pelo fato de as folhas 120 poderem estaravançando em velocidades de até 200 cpm e por o inserto 146 ser acionadopelo motor 154 no primeiro mecanismo de alimentação enquanto as folhas120 são acionadas pelo motor de acionamento principal 142 que impulsiona osegundo mecanismo de alimentação 144.
Para permitir a comunicação entre o módulo 102 da máquina eo dispositivo de interposição 104, preferencialmente, o dispositivocontrolador 100 é utilizado para comunicar e coordenar as atividades domódulo de impressão 102 e do dispositivo de interposição 104 paratemporizar corretamente a inserção dos insertos 146 na corrente de folhas120.
Podem ser utilizados sensores 182 para determinação daposição das folhas 120 no interior da via de percurso de papel 122 e dosinsertos 146 no interior da via de percurso de interposição 176.
Preferencialmente, são utilizados uma pluralidade de sensores182 com uma porção de sensores 182 no interior do módulo de impressão102 e uma porção dos mesmos no interior do dispositivo de interposição 104.
Fazendo agora referência à Figura 4, e com propósitos desimplificação, o módulo de impressão 102 e o dispositivo de interposição 104são ilustrados com a bandeja de papel 12 e a bandeja auxiliar 116, a bandeja4, sendo utilizada. Deverá ser apreciado que a utilização dos sensores natemporização do inserto 146 para o interior da corrente de folhas 120 seráaplicada de forma idêntica para outras bandejas de insertos e outras bandejasde folhas.
Os sensores 182 servem para indicar quando uma folha 120 seencontra em um determinado ponto na via de percurso de papel 122 de talforma que seja nessa ocasião que o inserto 146 deve iniciar seu percurso aolongo da via de inversão 176 para coincidir com o salto de passo 180disposto para localização do inserto 146. Conforme se encontra ilustrado naFigura 4, o inserto 146 no interior da bandeja 116 é removido da mesma pelacorreia de alimentação 162. A correia de alimentação 162 é energizada edesenergizada de qualquer maneira adequada, por exemplo, conforme seencontra ilustrado na Figura 4, a correia de alimentação 162 é acionada pelaembreagem de alimentação 186 que energizou e desenergizou a correia dealimentação 162 fazendo avançar o inserto 146 para o interior da via depercurso de interposição 176 onde os rolos de alimentação fazem avançar oinserto 146 ao longo da mesma.
Adicionalmente, para fazer o inserto 146 contatar a correia dealimentação 162, é utilizada uma fonte de vácuo 190 para forçar o inserto 146contra a correia de alimentação 162. A fonte de vácuo 190 deve similarmenteser energizada ou atuada para fazer o inserto 146 iniciar seu percurso aolongo da via de percurso de interposição 176.
Preferencialmente, portanto, os sensores 182 incluem umprimeiro sensor 192 localizado na via de percurso 122. Deverá ser apreciadoque a posição do primeiro sensor 192 pode ser qualquer localização ao longoda via de percurso de papel 122 e o mesmo deverá ser posicionado de talforma que a passagem da folha 120 através da via de percurso de papel 122ocorra temporalmente seqüencialmente de tal forma que quando o inserto foriniciar seu percurso de papel ao longo da via de percurso de interposição 176o mesmo vá coincidir com um salto de passo 180. O primeiro sensor 192envia um sinal para o dispositivo controlador 100 indicando que a fonte devácuo 190 deverá ser energizada. O dispositivo controlador 100 envia umsinal para a fonte de vácuo 190 para energizar a fonte de vácuo e portantopara fazer avançar o inserto 146 na direção da correia de alimentação 160.Mais para jusante ao longo da via de percurso de alimentação 122 encontra-se localizado um segundo sensor na forma de um sensor de entrada superior194.
O sensor de entrada superior 194 é posicionado em qualquerlocalização ao longo da via de percurso de papel 122 de tal forma que a folha120 possa alcançar o sensor de entrada superior em um momento no qual se osegundo sensor 194 for ativado a embreagem de alimentação 186 pode iniciaro movimento do inserto 146 ao longo da via de percurso de interposição 176para que o inserto 146 fique disposto imediatamente atrás da folha 120.
Conforme se encontra ilustrado na Figura 4, o segundo sensor ou sensor deentrada superior 194 é posicionado ao longo da localização limítrofe 106entre o módulo 102 da máquina e o módulo de interposição 104.
Quando a margem dianteira da folha 120 se aproxima dosensor de entrada superior 194, o sensor 194 envia um sinal para odispositivo controlador 120 indicando a posição da folha 120. O dispositivocontrolador 100 envia então um sinal para a embreagem de alimentação 186para ativação da embreagem de alimentação 186 de tal forma que a correia dealimentação 162 faça avançar o inserto 146 na direção dos rolos dealimentação 160 para fazer passar o inserto 186 ao longo da via de percursode interposição 176.
Alternativamente, para assegurar que um inserto 146 seencontre adequadamente posicionado entre as folhas 120 para formar o grupode folhas, a máquina copiadora 2 pode incluir adicionalmente sensoresadicionais 182 a jusante da localização de inserção do inserto 146 na correntede folhas 120. Por exemplo, o dispositivo de interposição 104 pode incluirum terceiro sensor, por exemplo o sensor de transporte superior 196posicionado após a localização em que o inserto 146 ingressa na via depercurso de papel 122. Adicionalmente, o módulo de interposição 104 podeigualmente incluir um quarto sensor, por exemplo o sensor dedesacoplamento de estreitamento 198 posicionado na localização limítrofe desaída 110 do dispositivo de interposição. Os sensores 196 e 198 servem paramedir a distância entre folhas e insertos adjacentes de tal forma que osespaçamentos entre insertos e folhas adjacentes sejam iguais e possuam umadistância, por exemplo, S, entre folhas adjacentes. Se o espaço entre o inserto146 e a folha 120 imediatamente precedendo o mesmo for inferior a umadistância previamente desejada, o dispositivo controlador 100 pode incluirum relógio 200 que será utilizado com um retardo para retardar o sinal deativação da embreagem de alimentação proveniente do segundo sensor 194de tal forma que a embreagem de alimentação 186 é retardada em umadistância igual ao tempo de relógio dentro do dispositivo controlador 100,dessa forma retardando o inserto 146 irá aumentar a distância entre o inserto146 e sua folha adjacente 120 precedente. Assim, pode ser obtido um anel derealimentação com o terceiro sensor 196 e o quarto sensor 198 para otimizare controlar a distância S.
As brochuras ou grupos de folhas podem incluir insertos 146 efolhas 120 em qualquer disposição desejada. Por exemplo, umamultiplicidade de folhas 120 podem ser posicionadas entre insertos 146 decobertura em cada lado dos mesmos. Adicionalmente, a brochura ou grupo defolhas pode(m) incluir um inserto 146 posicionado no meio de um grupo defolhas 120 ou qualquer variação desejada das mesmas. Na utilização destasdiversas configurações de brochuras, pode surgir uma situação na qual um depelo menos três cenários poderá ocorrer. O primeiro destes consiste em uminserto 146 disposto imediatamente após uma folha 120. Uma segundaalternativa poderá consistir em um inserto 146 disposto após um inserto 146precedente. Uma terceira configuração poderá apresentar a primeira folha deum grupo de folhas sendo um inserto 146. Cada uma destas trêsconfigurações requer uma adaptação especial para fazer funcionarapropriadamente a inserção através de localizações limítrofes de módulos,utilizando sensores.
Considere-se em primeiro lugar a inserção de um inserto 146imediatamente após uma folha 120. Com este cenário, a folha 120 passa emprimeiro lugar pelo primeiro sensor 192 e nessa ocasião o sensor 192 enviaum sinal para o dispositivo controlador 100 e o dispositivo controlador 100envia um sinal para a fonte de vácuo 190 para atuar o vácuo fazendo o inserto146 ser atraído para a correia de alimentação 162.
Quando a margem dianteira 202 da folha 120 se aproxima dosensor de entrada superior 194, o sensor de entrada superior 194 envia umsinal para o dispositivo controlador 100 que por sua vez envia um sinal para aembreagem de alimentação 186 para ativação da embreagem 186. Aembreagem 186 atua a correia de alimentação 162 para fazer passar o insertopara o rolo de alimentação 160 dentro da via de percurso de interposição 176.O inserto 146 e a folha 120 seguem para a via de percurso de papel 120dentro do módulo de interposição 104 com o inserto 146 disposto a umadistância S atrás da folha 102.
Fazendo agora referência à Figura 6, o primeiro cenário éilustrado como um gráfico da posição da folha de cópia 120 e do inserto 146relativamente ao tempo. O processo fotoeletrostatográfico tem início em umaposição T0 na qual o passo é restaurado em um tempo Tic a margem dianteira202 da folha de cópia 120 passa pelo primeiro sensor 192 em um tempo T =Tic. No tempo T = Tn a fonte de vácuo 190 faz o inserto 146 entrar emcontato com a correia de alimentação 162. No tempo T — T2C a margemdianteira 202 da folha 120 passa pelo segundo sensor 194 no tempo T2c- Notempo T2c o segundo sensor 194 envia um sinal para o dispositivo controlador100. No tempo T2I ou após um retardo Tdc do relógio 200, por exemplo notempo T3i, a embreagem 186 é desativada fazendo o inserto 146 avançar aolongo da via de percurso de interposição 176.
Fazendo agora referência às Figuras 4 e 5, os segundo eterceiro cenários ocorrem quando o inserto é a primeira folha ou se encontradisposto a seguir a um salto de passo. Por exemplo, conforme se encontrailustrado na Figura 4, o segundo inserto 204 fica disposto a seguir ao inserto146 neste cenário. Para este efeito um segundo salto de passo 206 deverásituar-se a seguir ao salto de passo 180 no interior do módulo 102 damáquina. Conforme é evidente na Figura 4, o salto de passo 180 sendo umapseudo-folha não irá ativar os primeiro e segundo sensores 192 e 194respectivamente para ativação da fonte de vácuo 190 e 162, respectivamentepara realização do sequenciamento conforme foi anteriormente descrito parao primeiro caso.
A solução para este caso utilizando a pseudo-folha pode sertipicamente mostrada e descrita fazendo agora referência à Figura 5. A Figura5 mostra um gráfico de tempo da posição do inserto e do salto de passo oupseudo-folha 180.
O dispositivo controlador 100 registra o movimento das folhas120 quando as mesmas passam pelos primeiro e segundo sensores 194 e 196.O tempo requerido para que a folha 120 chegue aos primeiro e segundosensores 192 e 194 desde o tempo de restauração de passo é esquematizadopara um número de folhas 120. O tempo médio do restabelecimento do passona margem dianteira 202 das folhas 120 chegando no primeiro sensor 192 éencontrado e pode ser mostrado como TiA da figura 5. Similarmente, o tempodo restabelecimento do passo na margem dianteira 202 das folhas 120chegando no segundo inserto 194 pode ser plotado e o T2A médio pode serdeterminado mostrando um tempo médio do restabelecimento do passo namargem dianteira que está no segundo sensor. Pseudo folhas dando pseudosinais de folha podem assim ser determinadas com base no tempo médio Tiae T2A- Embora os saltos de passo 180 e 206 não provoquem um sinal nosprimeiro e segundo sensores 194 e 196, os saltos de passo 180 e 206 possuemsinais de restauração de passo correspondentes. Portanto, o salto de passo 180terá uma restauração de passo e pode ser determinado um tempo desde essarestauração de passo até o momento em que a pseudo-folha ou o salto depasso 180 chegará com sua margem dianteira ao primeiro sensor. Esse tempoé igual a uma média dos tempos das folhas 120 conforme mostrado acima naFigura 5.Quando não se encontram disponíveis dados históricos isto é,quando a máquina é instalada pela primeira vez ou quando o inserto constituia primeira folha de uma nova tarefa, podem ser armazenados no dispositivocontrolador 100 valores padrão armazenados que podem ser utilizados paracriação das pseudo-folhas. Devido ao fato de neste caso o inserto não serprecedido por uma outra folha, a necessidade de uma temporização corretanão é tão crítica quanto nos outros casos, em que o inserto deve situar-seeqüidistante tanto da folha precedente quanto da folha subseqüente.
A restauração de passo representa um tempo no processofotoeletrostatográfico no qual é dado início ao processo. A restauração depasso tem início anteriormente à exposição da correia foto-receptora 13 naestação de formação de imagens 236, ver Figura 1.
Quando o salto de passo 180 se aproxima do primeiro sensor192 terá decorrido um tempo TiP desde o tempo T0 em que o salto de passo180 foi iniciado na restauração de passo. Portanto, no tempo TnPcorrespondendo ao tempo TiP, a fonte de vácuo 190 é atuada para fazeravançar o inserto 204 contra a correia de alimentação 162. Quando o salto depasso 180 avança na direção da margem dianteira do salto de passo 180 emalinhamento com o segundo sensor 194, o salto de passo 180 ou pseudo-folhaterá avançado desde um tempo T0 de restauração de passo do salto de passo180 para um tempo T2P igual a uma média do tempo requerido para as folhas120 se aproximarem do segundo sensor 194. No tempo T2iP correspondendoao tempo T2P, ou conforme é mostrado após um retardo TDP, no tempocorrespondendo ao tempo T3IP, a embreagem 186 é desativada para fazeravançar a correia de alimentação 162 contra o inserto 204 fazendo avançar oinserto 204 para o interior da via de percurso de interposição 176. O segundoinserto 204 é assim posicionado atrás do primeiro inserto 146 a uma distânciaS conforme se encontra ilustrado na Figura 4. A abordagem mostrada naFigura 5 pode ser utilizada quando o inserto é a primeira folha de um grupode folhas desde que a informação de grupos anteriores de folhas 120 possaser utilizada para determinar o tempo Tjp e o tempo T2P para a pseudo-folhaou quando um inserto fica disposto a seguir a um inserto de guia.
Como alternativa, o segundo cenário de alimentação de uminserto seguido por um inserto pode ser realizado utilizando sensoresadicionais ao invés de pseudo-folhas. Por exemplo, fazendo referência àFigura 4, insertos adicionais, por exemplo, o sensor de transporte superior196 e o sensor de desativação de estreitamento 198 podem ser posicionadosde tal forma que o sensor de transporte superior 196 possa ser utilizado paraativar a fonte de vácuo 190 para o segundo inserto ou inserto seguinte e osensor de desativação de estreitamento 198 pode ser utilizado para ativaçãoda embreagem de alimentação 186 para fazer avançar o segundo inserto 204.
Fazendo agora referência à Figura 7, é mostrado na mesma oesquema temporal de inserção de um inserto seguido por um segundo inserto,utilizando sensores adicionais. O primeiro inserto 146 passa pelo terceirosensor 196 no tempo T3C. No primeiro tempo de inserção T3C, a fonte devácuo 190 é atuada no segundo tempo de inserção T3N. Subseqüentemente, noprimeiro tempo de inserção T4c, a margem dianteira do primeiro inserto 146passa pelo quarto sensor 198. No segundo tempo de inserção T4Ncorrespondendo ao primeiro tempo de inserção T4C, ou conforme é mostradona Figura 7, após um retardo de TDN, a embreagem de alimentação 186 édesativada fazendo o segundo inserto 204 avançar na direção da via depercurso de interposição 176 no segundo tempo de inserção T5N.
Deverá ser apreciado que a abordagem alternativa desincronização de um inserto subseqüente a um inserto conforme se encontrailustrado na Figura 7 será talvez mais preciso mas requer sensores adicionais.A abordagem apropriada de qualquer uma das Figura 5 ou Figura 7 deveráser dependente do custo e grau de precisão requeridos para o sistema.
Utilizando alimentação sincronizada de insertos através delocalizações limítrofes de módulos com pseudo-folhas, pode ser obtido umposicionamento correto dos insertos.
Utilizando uma alimentação sincronizada de insertos atravésde localizações limítrofes de módulos utilizando pseudo-folhas podendo serconhecidos os componentes envolvidos.
Utilizando uma alimentação sincronizada de insertos atravésde localizações limítrofes de módulos utilizando pseudo-folhas, podem serconhecidas as variações e voltagens de motores e componentes.
Utilizando uma alimentação sincronizada de insertos atravésde localizações limítrofes de módulos utilizando os sinais da folhaprecedente, podem ser conhecidas com precisão as irregularidades deinversão e compilação de folhas.
Utilizando a inserção de folhas através de localizaçõeslimítrofes de módulos com utilização de sensores para medição da posiçãodas folhas podem ser consideradas variações de tempo e de percurso dasfolhas e dos insertos no interior dos módulos.
Utilizando uma alimentação de insertos através delocalizações limítrofes de módulos com utilização de sensores adicionais paradeterminar a posição real dos insertos e folhas, poderá ser utilizado um anelde realimentação para otimizar e posicionar corretamente folhas adjacentes.
Utilizando um processo de inserção de folhas em umaseqüência de folhas através de localizações limítrofes de módulos utilizandopseudo-folhas, pode ser evitada a utilização de um número extremamentegrande de sensores na via de percurso do papel, e de anéis de realimentaçãocomplexos.
E portanto evidente que foi obtido, de acordo com a presenteinvenção, um aparelho de cópia eletrostatográfica que satisfaz plenamente osobjetivos e vantagens da invenção conforme exposta acima. Embora ainvenção tenha sido descrita em combinação com uma configuraçãopreferencial da mesma, é evidente que muitas alternativas, modificações evariações serão aparentes para aqueles que são versados na técnica. Destaforma, é pretendido abranger todas as alternativas, modificações e variaçõescontidas no espírito e escopo amplo das reivindicações em anexo.

Claims (9)

1. Processo para sincronização da alimentação de um insertoguiado (146) por um primeiro mecanismo de acionamento imediatamentesubseqüentemente à alimentação de um inserto de guia pelo primeiromecanismo de alimentação (166) para o interior de uma corrente de folhas(120) deslocadas com espaçamentos substancialmente idênticos em umalocalização de inserção, a corrente de folhas sendo alimentada a partir de umsegundo mecanismo de alimentação (144), o processo compreendendo:colocação de uma das referidas folhas em contato operacionalcom o segundo mecanismo de alimentação (144) em uma posição de início dealimentação de folhas em um tempo de formação de imagem latente relativo àtransferência da imagem latente para a folha;realização de um percurso da folha seqüencialmente com osegundo mecanismo de alimentação (144) e o primeiro mecanismo dealimentação (166);avanço da folha na direção de uma posição de detecção defolha em cooperação com um primeiro sensor (192) adjacente a um dosprimeiro mecanismo de alimentação (166) e segundo mecanismo dealimentação (144),caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente:desacoplamento do primeiro inserto de um dispositivo dedesacoplamento de insertos em um tempo de desacoplamento baseado notempo requerido para o percurso da folha do primeiro sensor (192) para umaprimeira localização de inserção e o tempo requerido para o percurso doprimeiro inserto de uma posição de desacoplamento de inserto para alocalização de inserção, tal que o primeiro inserto alcance a localização deinserção imediatamente subseqüentemente à folha;cálculo de um tempo de desacoplamento para o primeiroinserto relativamente ao tempo de formação de imagem latente; edesacoplamento de um segundo inserto com base no tempo dedesacoplamento do primeiro inserto relativamente ao tempo de formação deimagem latente de tal forma que o segundo inserto alcance a localização deinserção imediatamente subseqüentemente ao primeiro inserto.
2. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de compreender adicionalmente as etapas de:determinação da distância que a folha terá que percorrer desdeo primeiro sensor (192) até a localização de inserção;cálculo do tempo requerido para o percurso da folha desde oprimeiro sensor (192) até a localização de inserção com base na distância queterá quer ser percorrida pela folha desde o primeiro sensor até a localizaçãode inserção e na velocidade do segundo mecanismo de alimentação (144);determinação da distância que o primeiro inserto deverápercorrer desde uma posição de desacoplamento de inserto até a localizaçãode inserção; ecálculo do tempo requerido para o percurso do primeiroinserto desde a posição de desacoplamento de inserto até a localização deinserção com base na distância que o primeiro inserto deverá percorrer desdea posição de desacoplamento de inserto até a localização de inserção e navelocidade do primeiro mecanismo de alimentação (166).
3. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de a etapa de avanço da folha compreender o avanço da folha nadireção da posição de detecção de folha em cooperação com o primeirosensor (192) adjacente ao primeiro mecanismo de alimentação (166).
4. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de a etapa de desacoplamento do primeiro inserto compreender:ligação de uma embreagem (186) a um motor (154) acionandoo primeiro mecanismo de alimentação (166) entre o motor e o primeiromecanismo de alimentação;desativação da embreagem;colocação do primeiro inserto em contato com o primeiromecanismo de alimentação;colocação da folha em cooperação com o sensor;retardo da ativação da embreagem; eativação da embreagem.
5. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de compreender adicionalmente as etapas de:determinação de um retardo desejado do primeiro inserto atrásda folha quando a folha e o primeiro inserto se deslocam no primeiromecanismo de alimentação (166) após a localização de inserção;colocação de um segundo sensor (194) em cooperação com afolha e o primeiro inserto quando a folha e o primeiro inserto se deslocampassando por uma posição de realimentação a jusante da localização de inserção;medição de um retardo real do inserto atrás da folha quando afolha e o primeiro inserto se deslocam no primeiro mecanismo dealimentação passando pela localização de inserção;comparação do retardo real com o retardo desejado paradeterminação de um erro de retardo; eajuste de temporização da colocação do segundo inserto emcontato operacional com o primeiro mecanismo de alimentação na posição dedesacoplamento de inserto em resposta ao erro de retardo para minimizar oerro de retardo entre o primeiro inserto e o segundo inserto.
6. Aparelho de impressão para sincronização da alimentaçãode um inserto guiado (146) por um primeiro mecanismo de acionamentoimediatamente subseqüentemente à alimentação de um inserto de guia peloprimeiro mecanismo de alimentação (166) para o interior de uma corrente defolhas (120) deslocadas com espaçamentos substancialmente idênticos emuma localização de inserção, a corrente sendo alimentada a partir de umsegundo mecanismo de alimentação (144), o aparelho de impressãocompreendendo:um primeiro mecanismo de alimentação (166) associadooperacionalmente com o aparelho de impressão para translação do inserto deguia e do inserto guiado, o primeiro mecanismo de alimentação definindouma posição de desacoplamento de inserto;um segundo mecanismo de alimentação (144) associadooperacionalmente com o aparelho de impressão para deslocar uma folha emuma posição de início de alimentação de folha em um tempo de formação deimagem latente relativo à transferência da imagem latente para a folha, osegundo mecanismo de alimentação empurrando a folha na direção doprimeiro mecanismo de alimentação, o primeiro mecanismo de alimentaçãosendo adaptado para realizar uma translação da folha desde o segundomecanismo de alimentação;dispositivo de acoplamento ligado ao primeiro mecanismo dealimentação para acoplar e desacoplar o primeiro mecanismo de alimentaçãodo inserto;um primeiro sensor (192) associado operacionalmente com oaparelho de impressão e posicionado em uma primeira localização de sensoradjacente a um dos referido primeiro mecanismo de alimentação e segundomecanismo de alimentação para determinar quando a folha se aproxima daprimeira localização de sensor;um dispositivo controlador (100) associado operacionalmentecom o primeiro sensor (192) e o dispositivo de acoplamento para receber umaentrada do sensor; eum segundo sensor (194) posicionado a jusante do primeirosensor (192) em uma segunda localização de sensor, a jusante da localizaçãode inserção, e adjacente ao primeiro mecanismo de alimentação (166), osegundo sensor sendo adaptado para enviar um sinal de chegada de folha parao dispositivo controlador (100) indicando a chegada da folha adjacente aosegundo sensor, e adaptado para enviar um sinal de chegada de inserto para odispositivo controlador indicando a chegada do inserto de guia adjacente aosegundo sensor, caracterizado pelo fato de que o dispositivo controlador (100) éadaptado para:enviar um sinal para o dispositivo de acoplamento desacoplarum inserto guiado com base no tempo de desacoplamento do inserto de guiarelativamente ao tempo de restauração de passo de tal forma que o insertoguiado alcance a localização de inserção imediatamente subseqüente aoinserto de guia, e para enviar um sinal para o referido dispositivo deacoplamento para desacoplar o dispositivo de acoplamento em um ponto dotempo relativo à passagem da folha pelo sensor de tal forma que a folha e oinserto alcancem seqüencialmente a localização de inserção; e determinar um retardo desejado do inserto atrás da folha àmedida que a folha e o inserto se deslocam no primeiro mecanismo dealimentação passando pela quinta posição, é adaptado para receber o sinal dechegada de folha e o sinal de chegada de inserto do segundo sensor (194), éadaptado para calcular um retardo real, é adaptado para comparar o retardo real com o retardo desejado de forma a determinar um erro de retardo; e é adaptadopara ajustar a temporização da colocação de um inserto subseqüente emcontato operacional com o primeiro mecanismo de alimentação (166) naterceira posição subseqüentemente à disposição de uma folha subseqüente emcooperação com o primeiro sensor (192) em resposta ao erro de retardo para minimizar o erro de retardo entre o inserto subseqüente e a folha subseqüente.
7. Aparelho de impressão, de acordo com a reivindicação 6,caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente um dispositivo derelógio (200) para medição do tempo entre o momento em que a folha seaproxima da primeira localização de sensor e o momento de acoplamento dodispositivo de acoplamento.
8. Aparelho de impressão, de acordo com a reivindicação 6,caracterizado pelo fato do dispositivo de acoplamento compreender umaembreagem (186).
9. Aparelho de impressão, de acordo com a reivindicação 6,caracterizado pelo fato do dispositivo controlador (100) ser adaptado paracalcular o tempo requerido para a folha se deslocar do primeiro sensor (192)para a localização de inserção com base na distância que a folha deverápercorrer desde o primeiro sensor até a localização de inserção e navelocidade do segundo mecanismo de alimentação (144), para determinar adistância que o inserto de guia deverá percorrer desde uma posição dedesacoplamento de inserto até a localização de inserção, para calcular otempo requerido para o percurso do inserto de guia desde a posição dedesacoplamento de inserto até a localização de inserção com base nadistância que deverá ser percorrida pelo inserto de guia desde a posição dedesacoplamento de inserto até a localização de inserção e na velocidade doprimeiro mecanismo de alimentação, para enviar um primeiro sinal para odispositivo de acoplamento para desacoplar o inserto de guia de umdesacoplamento de inserto em um momento de desacoplamento com base notempo requerido para o percurso da folha desde o primeiro sensor até alocalização de inserção e o tempo requerido para o percurso do inserto deguia desde a posição de desacoplamento de inserto até a localização deinserção de tal forma que o inserto de guia alcance a localização de inserçãoimediatamente subseqüentemente relativamente à folha, para cálculo dotempo de desacoplamento do primeiro inserto relativamente ao tempo derestauração de passo.
BRPI9802453-1A 1997-07-31 1998-07-15 processo e aparelho para sincronizaÇço da alimentaÇço de um inserto guiado por um primeiro mecanismo de acionamento imediatamente subseqÜentemente À alimentaÇço de um inserto de guia pelo primeiro mecanismo de alimentaÇço para o interior de uma corrente de folhas deslocadas com espaÇamentos substancialmente idÊnticos em uma localizaÇço de inserÇço. BR9802453B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US08/904,013 US5839045A (en) 1997-07-31 1997-07-31 Method and apparatus for inserting sheets into a stream of sheets in a spaced apart relationship

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR9802453A BR9802453A (pt) 1999-06-29
BR9802453B1 true BR9802453B1 (pt) 2010-12-14

Family

ID=25418384

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI9802453-1A BR9802453B1 (pt) 1997-07-31 1998-07-15 processo e aparelho para sincronizaÇço da alimentaÇço de um inserto guiado por um primeiro mecanismo de acionamento imediatamente subseqÜentemente À alimentaÇço de um inserto de guia pelo primeiro mecanismo de alimentaÇço para o interior de uma corrente de folhas deslocadas com espaÇamentos substancialmente idÊnticos em uma localizaÇço de inserÇço.

Country Status (3)

Country Link
US (1) US5839045A (pt)
JP (1) JP4331803B2 (pt)
BR (1) BR9802453B1 (pt)

Families Citing this family (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6029041A (en) * 1997-11-21 2000-02-22 Minolta Co., Ltd. Image forming apparatus
JP3772498B2 (ja) * 1997-11-27 2006-05-10 コニカミノルタビジネステクノロジーズ株式会社 画像形成装置
JP4014742B2 (ja) 1998-12-04 2007-11-28 キヤノンファインテック株式会社 シート処理装置及び画像形成装置
US6351625B1 (en) * 1999-01-18 2002-02-26 Canon Kabushiki Kaisha Image forming apparatus, sheet processing apparatus, sheet processing method, and book-binding method
US6330422B1 (en) 1999-02-02 2001-12-11 Canon Kabushiki Kaisha Image formation apparatus and image formation system
US6206364B1 (en) * 1999-02-17 2001-03-27 The Goodyear Tire & Rubber Company Paper transport belt of alkylated chlorosulfonated polyethylene
JP3921881B2 (ja) * 1999-07-14 2007-05-30 コニカミノルタホールディングス株式会社 後処理装置及び画像形成システム
JP2004504995A (ja) * 2000-07-28 2004-02-19 フィリップ・モーリス・プロダクツ・インコーポレイテッド 包装プリンター及び運搬装置の集成体
JP4106883B2 (ja) * 2000-10-12 2008-06-25 コニカミノルタビジネステクノロジーズ株式会社 画像形成装置のプリントコントローラ並びに画像形成装置
US6608990B1 (en) * 2000-10-19 2003-08-19 Heidelberger Druckmaschinen Ag Job ordering system for an image-forming machine
US6480696B1 (en) * 2001-04-30 2002-11-12 Toshiba Tec Kabushiki Kaisha Image forming apparatus and image forming method
DE10249127A1 (de) * 2001-10-26 2003-05-08 Heidelberger Druckmasch Ag Verbesserte Bogenzuführung für ein Dokumentenproduktionssystem
US6814004B2 (en) * 2003-03-05 2004-11-09 Xerox Corporation Face-to-face printing within booklet
US20050036023A1 (en) * 2003-08-12 2005-02-17 Xerox Corporation Printer architecture with upper paper trays
JP2006189786A (ja) * 2004-12-06 2006-07-20 Konica Minolta Business Technologies Inc 画像形成システム、画像形成装置、後処理装置及びプログラム
US7934357B2 (en) * 2005-01-12 2011-05-03 Pitney Bowes Ltd. Jam access system for sheet handling apparatus
US8208154B2 (en) 2007-04-18 2012-06-26 Xerox Corporation Intermediate job termination response
JP5938909B2 (ja) * 2012-01-11 2016-06-22 株式会社リコー 用紙搬送システム、用紙搬送プログラム、及び用紙搬送方法
JP6107837B2 (ja) * 2015-01-09 2017-04-05 コニカミノルタ株式会社 挿入装置、画像形成システム、画像形成装置、画像形成装置で実行される方法、および画像形成装置を制御する制御プログラム
JP7302292B2 (ja) * 2019-05-28 2023-07-04 京セラドキュメントソリューションズ株式会社 画像形成システム、画像形成装置の動作制御方法

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3564960A (en) * 1969-04-18 1971-02-23 Gaf Corp Automatic copy machine copy paper length error compensating system
US4427287A (en) * 1980-11-05 1984-01-24 Tokyo Shibaura Denki Kabushiki Kaisha Copying machine with an automatic document feeder
US4579444A (en) * 1984-12-06 1986-04-01 Xerox Corporation Document registration system
US4785325A (en) * 1987-11-16 1988-11-15 Xerox Corporation Adjustable speed control for a document imaging system
US4892426A (en) * 1988-06-30 1990-01-09 Unisys Corporation Paper movement monitor
US5130750A (en) * 1990-12-21 1992-07-14 Xerox Corporation Cross-pitch scheduling of documents and copy sheets in a copy system
JPH05286606A (ja) * 1992-04-10 1993-11-02 Konica Corp 原稿自動送り装置を備えた複写機
US5272511A (en) * 1992-04-30 1993-12-21 Xerox Corporation Sheet inserter and methods of inserting sheets into a continuous stream of sheets
US5339139A (en) * 1993-10-12 1994-08-16 Xerox Corporation Document feeder with positive document removal from imaging platen
US5423527A (en) * 1993-11-05 1995-06-13 Unisys Corporation Document transport with gap adjust
US5457524A (en) * 1994-10-03 1995-10-10 Xerox Corporation Dual path sheet feeder
US5461468A (en) * 1994-10-31 1995-10-24 Xerox Corporation Document handler interdocument gap control system
US5596389A (en) * 1994-12-12 1997-01-21 Xerox Corporation Apparatus and method for scheduling an imagable substrate and a special sheet to be fed in the same pitch
US5559595A (en) * 1994-12-12 1996-09-24 Xerox Corporiation Apparatus and method for scheduling inversions of post printing inserts
US5489969A (en) * 1995-03-27 1996-02-06 Xerox Corporation Apparatus and method of controlling interposition of sheet in a stream of imaged substrates
JPH08272164A (ja) * 1995-03-29 1996-10-18 Konica Corp 画像記録装置
US5715514A (en) * 1996-10-02 1998-02-03 Xerox Corporation Calibration method and system for sheet registration and deskewing

Also Published As

Publication number Publication date
JPH11109828A (ja) 1999-04-23
JP4331803B2 (ja) 2009-09-16
BR9802453A (pt) 1999-06-29
US5839045A (en) 1998-11-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR9802453B1 (pt) processo e aparelho para sincronizaÇço da alimentaÇço de um inserto guiado por um primeiro mecanismo de acionamento imediatamente subseqÜentemente À alimentaÇço de um inserto de guia pelo primeiro mecanismo de alimentaÇço para o interior de uma corrente de folhas deslocadas com espaÇamentos substancialmente idÊnticos em uma localizaÇço de inserÇço.
JP4723790B2 (ja) 両面プリントシート装置の一定反転速度タイミング方法
US5543909A (en) Two step, large latitude, stalled roll registration system
US6356735B1 (en) Sheet transport device and an image-forming apparatus employing the sheet transport device
US4780745A (en) Both side recording apparatus
US5826157A (en) Sychronized paper feeding across module boundaries with timed clock ticks
US6052552A (en) Image forming apparatus with skew correction
JP3160178B2 (ja) タブ紙挿入可能な画像形成装置
US5086319A (en) Multiple servo system for compensation of document mis-registration
US6345171B1 (en) Image forming apparatus and a method to control paper conveying speeds in image forming apparatus
EP0884652B1 (en) Method and apparatus for detecting holes in copy media
JP3142313B2 (ja) 自動原稿搬送装置
EP0660195A2 (en) Two-sided recording apparatus
US6249334B1 (en) Image forming apparatus
JPS6126063B2 (pt)
JPH11165906A (ja) 用紙搬送装置
JP2780292B2 (ja) 原稿送り装置の原稿サイズ決定装置
JPH05193785A (ja) 画像形成装置
JPH0649566Y2 (ja) 複写機の制御装置
JPS63175877A (ja) 画像形成装置
JPS59114248A (ja) シ−ト整合装置
JP3404708B2 (ja) 最終原稿検知センサを備える原稿送り装置及び画像形成装置
JP3716642B2 (ja) 画像形成装置の紙搬送方法及び画像形成装置
JP2861997B2 (ja) 画像形成装置
JPH0572841A (ja) 画像形成装置における給紙装置

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 14/12/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 18A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2385 DE 20-09-2016 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.