BR112018076171B1 - Gabarito de extração de componente de luva - Google Patents

Gabarito de extração de componente de luva Download PDF

Info

Publication number
BR112018076171B1
BR112018076171B1 BR112018076171-0A BR112018076171A BR112018076171B1 BR 112018076171 B1 BR112018076171 B1 BR 112018076171B1 BR 112018076171 A BR112018076171 A BR 112018076171A BR 112018076171 B1 BR112018076171 B1 BR 112018076171B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
sleeve component
thread
engagement
length
engagement part
Prior art date
Application number
BR112018076171-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112018076171A2 (pt
Inventor
Yoshiteru KYOOKA
Yutaka Adachi
Noriaki II
Original Assignee
KYOOKA Co., Ltd.
Noriaki Ii
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by KYOOKA Co., Ltd., Noriaki Ii filed Critical KYOOKA Co., Ltd.
Publication of BR112018076171A2 publication Critical patent/BR112018076171A2/pt
Publication of BR112018076171B1 publication Critical patent/BR112018076171B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B25HAND TOOLS; PORTABLE POWER-DRIVEN TOOLS; MANIPULATORS
    • B25BTOOLS OR BENCH DEVICES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR, FOR FASTENING, CONNECTING, DISENGAGING OR HOLDING
    • B25B27/00Hand tools, specially adapted for fitting together or separating parts or objects whether or not involving some deformation, not otherwise provided for
    • B25B27/02Hand tools, specially adapted for fitting together or separating parts or objects whether or not involving some deformation, not otherwise provided for for connecting objects by press fit or detaching same
    • B25B27/06Hand tools, specially adapted for fitting together or separating parts or objects whether or not involving some deformation, not otherwise provided for for connecting objects by press fit or detaching same inserting or withdrawing sleeves or bearing races
    • B25B27/062Hand tools, specially adapted for fitting together or separating parts or objects whether or not involving some deformation, not otherwise provided for for connecting objects by press fit or detaching same inserting or withdrawing sleeves or bearing races using screws
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B25HAND TOOLS; PORTABLE POWER-DRIVEN TOOLS; MANIPULATORS
    • B25BTOOLS OR BENCH DEVICES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR, FOR FASTENING, CONNECTING, DISENGAGING OR HOLDING
    • B25B27/00Hand tools, specially adapted for fitting together or separating parts or objects whether or not involving some deformation, not otherwise provided for
    • B25B27/02Hand tools, specially adapted for fitting together or separating parts or objects whether or not involving some deformation, not otherwise provided for for connecting objects by press fit or detaching same
    • B25B27/06Hand tools, specially adapted for fitting together or separating parts or objects whether or not involving some deformation, not otherwise provided for for connecting objects by press fit or detaching same inserting or withdrawing sleeves or bearing races

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Insertion Pins And Rivets (AREA)
  • Mechanical Coupling Of Light Guides (AREA)
  • Reduction Rolling/Reduction Stand/Operation Of Reduction Machine (AREA)
  • Dowels (AREA)
  • Cable Accessories (AREA)
  • Gloves (AREA)
  • Hand Tools For Fitting Together And Separating, Or Other Hand Tools (AREA)

Abstract

Trata-se de um gabarito de extração de componente de luva de acordo com a presente invenção que é configurado para incluir uma parte de engate na qual uma rosca engatável a uma superfície circunferencial interna de um componente de luva é formada, em que uma superfície afunilada configurada aparando-se as cristas da rosca para reduzir uma altura da rosca em direção a uma extremidade dianteira da parte de engate, e uma pluralidade de ranhuras de afastamento abertas na extremidade dianteira da parte de engate e dispostas em intervalos angulares iguais em uma direção circunferencial da parte de engate é formada na parte de engate, um comprimento de um raio da parte de engate em uma posição de extremidade da superfície afunilada é uma soma de um comprimento obtido multiplicando-se uma espessura do componente de luva por uma razão de perfuração e um comprimento de um diâmetro interno da superfície circunferencial interna do componente de luva, e a razão de perfuração tem um valor em uma faixa entre 20% e 60%.

Description

CAMPO DA TÉCNICA
[001] A presente invenção refere-se a um gabarito de extração de componente de luva que serve para extrair um componente de luva que esteja encaixado por pressão em um painel feito de plástico reforçado com fibra.
FUNDAMENTOS DA TÉCNICA
[002] A Literatura de Patente 1 revela um dispositivo de extração de componente de luva que serve para extrair um componente de luva metálico que esteja encaixado por pressão em um orifício de inserção proporcionado em um painel feito de plástico reforçado com fibra de carbono (doravante, “painel de CFRP”).
LISTA DE CITAÇÃO LITERATURA DE PATENTE Literatura de Patente 1: Patente Japonesa No. 5452976 SUMÁRIO DA INVENÇÃO PROBLEMA DA TÉCNICA
[003] Em um exemplo revelado na Literatura de Patente 1, proporciona-se uma parte lisa na extremidade dianteira de uma rosca proporcionada em uma parte de engate de luva no dispositivo de extração de componente de luva para evitar que a rosca perfure excessivamente em uma superfície circunferencial interna do componente de luva. No entanto, há um problema que a parede interna do orifício de inserção proporcionado no painel de CFRP é danificada através do componente de luva devido à pressão da parte lisa contra a superfície circunferencial interna do componente de luva.
[004] Se a parede interna do orifício de inserção for danificada por uma operação de extração do componente de luva a partir do painel de CFRP, o orifício de inserção precisa ter seu diâmetro aumentado para remover os danos. Como resultado, o número de vezes de reciclagem do painel de CFRP é reduzido, levando a um aumento nos custos de manutenção de um dispositivo (tal como um avião ou um automóvel) ao qual o painel de CFRP é fixado.
[005] A presente invenção foi concebida tendo em vista o problema descrito anteriormente. Um objetivo da presente invenção consiste em proporcionar um gabarito de extração de componente de luva que permite uma extração confiável de um componente de luva a partir de um painel feito de plástico reforçado com fibra (doravante, “painel de FRP”) enquanto suprime danos na parede interna de um orifício de inserção proporcionado no painel de FRP.
SOLUÇÃO AO PROBLEMA
[006] Com o intuito de solucionar o problema anterior, um gabarito de extração de componente de luva de acordo com um aspecto da presente invenção figurado para incluir uma parte de engate na qual uma rosca engatável a uma superfície circunferencial interna de um componente de luva é formada, em que uma superfície afunilada configurada aparando-se cristas da rosca para reduzir uma altura da rosca em direção a uma extremidade dianteira da parte de engate, e uma pluralidade de ranhuras de afastamento abertas na extremidade dianteira da parte de engate e disposta em intervalos angulares iguais em uma direção circunferencial da parte de engate são formadas na parte de engate, um comprimento de um raio da parte de engate em uma posição de extremidade da superfície afunilada é uma soma de um comprimento obtido multiplicando-se uma espessura do componente de luva por uma razão de perfuração e um comprimento de um raio interno da superfície circunferencial interna da componente de luva, e a razão de perfuração tem um valor em uma faixa entre 20% e 60%.
EFEITOS VANTAJOSOS DA INVENÇÃO
[007] De acordo com a presente invenção, é possível extrair confiavelmente um componente de luva a partir de um painel de FRP enquanto suprime danos na parede interna de um orifício de inserção proporcionado no painel de FRP no momento da inserção de um gabarito de extração de componente de luva no componente de luva que esteja encaixado por pressão no painel de FRP.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[008] A Figura 1 é uma vista em perspectiva de um gabarito de extração de componente de luva 10 de acordo com uma modalidade da presente invenção.
[009] A Figura 2 é uma vista lateral que ilustra um modo de engate do gabarito de extração de componente de luva de acordo com a modalidade da presente invenção a um componente de luva.
[010] A Figura 3A é uma vista em corte de uma parte de engate de luva incluída no gabarito de extração de componente de luva de acordo com a modalidade da presente invenção.
[011] A Figura 3B é uma vista ampliada de bordas de corte formadas em uma rosca por ranhuras de afastamento na Figura 3A.
[012] A Figura 4 é um diagrama conceitual que ilustra alterações de um formato da rosca ao longo dos inícios da rosca a partir de uma posição de início de engate a uma posição de término afunilada em um caso onde as ranhuras de afastamento não são proporcionadas.
DESCRIÇÃO DAS MODALIDADES
[013] Descreve-se abaixo uma modalidade da presente invenção com referência aos desenhos.
[014] Nas descrições dos desenhos explicados abaixo, sinais de referência iguais ou similares são denotados como partes iguais ou similares. Nota-se que os desenhos são esquemáticos ou conceituais, e as razões, e similares, das respectivas dimensões são diferentes daquelas de produtos reais. Portanto, as dimensões, e similares, de produtos reais devem ser determinadas em consideração às descrições a seguir. Além disso, é desnecessário mencionar que dentre os desenhos, elementos que as relações e razões entre suas dimensões mútuas são diferentes também são incluídos.
(1. Configuração de gabarito de extração de componente de luva)
[015] Descreve-se, primeiramente, uma configuração de um gabarito de extração de componente de luva 10 (doravante, “gabarito 10”) de acordo com a presente modalidade.
[016] A Figura 1 é uma vista em perspectiva do gabarito 10. A Figura 2 é uma vista lateral que ilustra um modo de engate do gabarito 10 a um componente de luva 511. A Figura 3A é uma vista em corte de uma parte de engate 15 incluída no gabarito 10 ao longo de um plano perpendicular ao eixo geométrico central da parte de engate 15. A Figura 3B é uma vista ampliada de bordas de corte formadas em uma rosca pelas ranhuras de afastamento 31 na Figura 3A.
[017] Conforme ilustrado na Figura 1, o gabarito 10 inclui a parte de engate 15 tendo uma rosca helicoidal formada em uma superfície circunferencial externa de um corpo de eixo com um diâmetro constante. Uma parte guia cilíndrica 17 é formada na extremidade dianteira da parte de engate 15 integralmente à mesma. Uma parte de eixo cilíndrica 13 é formada na extremidade traseira da parte de engate 15 integralmente à mesma. Uma parte de operação de chave 11 é formada adicionalmente na extremidade traseira da parte de eixo 13 integralmente à mesma. O formato da parte de eixo 13 não é limitado ao formato cilíndrico e pode ser um formato colunar poligonal. Adicionalmente, existem diferentes variações na parte de eixo 13 de acordo com os tipos de dispositivos de extração que usam o gabarito 10. Existem, também, diferentes variações no formato da parte de operação de chave 11.
[018] O formato circunferencial externo de uma área de extremidade dianteira da parte de eixo 13 que se conecta à parte de engate 15 pode ter um formato ao longo de uma superfície circunferencial interna do componente de luva 511, que será descrito posteriormente, próximo a uma abertura a fim de evitar que a parte de eixo 13 danifique a superfície circunferencial interna próxima à abertura
[019] As superfícies afuniladas 21 são formadas na parte de engate 15, que são formadas aparando-se as cristas da rosca para reduzir a altura da rosca em direção à extremidade dianteira 5 da parte de engate 15. As ranhuras de afastamento 31 que são abertas na extremidade dianteira da parte de engate 15 também são formadas na parte de engate 15.
[020] Conforme ilustrado na Figura 1, as ranhuras de afastamento 31 também podem ser formadas na parte guia 17 continuamente a partir da parte de engate 15.
[021] Conforme ilustrado na Figura 2, a rosca é inferior em uma posição mais próxima à posição de início afunilada T0 (uma posição onde uma primeira superfície afunilada 21 começa) em uma faixa a partir da posição de início afunilada T0 a uma posição de término afunilada T1 (uma posição onde uma última superfície afunilada 21 termina) ao longo dos inícios da rosca (ao longo de uma direção na qual a rosca se estende helicoidalmente). Em outras palavras, a rosca aumenta gradualmente na altura a partir da posição de início afunilada T0 à posição de término afunilada T1 ao longo dos inícios da rosca t.
[022] Não se formam superfícies afuniladas 21 e a altura da rosca é constante em uma faixa a partir da posição de término afunilada T1 à extremidade traseira da parte de engate 15 ao longo dos inícios da rosca.
[023] A superfície afunilada 21 situada na faixa a partir da posição de início afunilada T0 à posição de término afunilada T1 ao longo dos inícios da rosca, e as cristas da rosca situadas na faixa a partir da posição de término afunilada T1 à extremidade traseira da parte de engate 15 ao longo dos inícios da rosca formam a porção circunferencial externa da parte de engate 15.
[024] O raio da parte de engate 15 na posição de término afunilada T1 na porção circunferencial externa da parte de engate 15 será doravante referido como “o raio da parte de engate”.
[025] Como um exemplo, a Figura 3A ilustra três ranhuras de afastamento 31 situadas em intervalos de 120 graus na direção circunferencial. Devido ao fato de as ranhuras de afastamento 31 serem formadas na parte de engate 15, existem partes faltantes na rosca devido às ranhuras de afastamento 31. Particularmente, uma lateral que conecta a superfície circunferencial interna de cada uma das ranhuras de afastamento 31 e a superfície afunilada correspondente 21 entre si funciona como uma borda de corte. O número de ranhuras de afastamento tem variações além daquelas ilustradas nas figuras dependendo do raio interno do componente de luva 511.
[026] A Figura 3A ilustra uma modificação na qual a superfície circunferencial interna de cada uma das ranhuras de afastamento 31 é formada por uma porção de uma superfície cilíndrica. Na Figura 3A, os eixos geométricos centrais Q1, Q2 e Q3 das superfícies cilíndricas que estão situadas em intervalos de 120 graus na direção circunferencial da parte de engate 15 e que estão em um plano que passa através de um eixo geométrico central Q0 da parte de engate 15 são ilustradas. A superfície circunferencial interna da ranhura de afastamento 31 situada na posição do eixo geométrico central Q1 é formada por uma porção de uma superfície cilíndrica tendo o eixo geométrico central Q1. A superfície circunferencial interna da ranhura de afastamento 31 situada na posição do eixo geométrico central Q2 é formada por uma porção de uma superfície cilíndrica tendo o eixo geométrico central Q2. A superfície circunferencial interna da ranhura de afastamento 31 situada na posição do eixo geométrico central Q3 é formada por uma porção de uma superfície cilíndrica tendo o eixo geométrico central Q3.
[027] A Figura 3B é uma vista ampliada de uma porção correspondente à borda de corte formada na rosca pela ranhura de afastamento 31 na Figura 3A. Um ângulo entre uma perpendicular K3 a uma tangente K1 da superfície afunilada 21 e uma tangente K2 da superfície circunferencial interna da ranhura de afastamento 31 em uma porção denotada por um sinal R é denominado “ângulo de ataque α”. A razão é que uma superfície de corte produzida por uma borda de corte que corta uma superfície circunferencial interna de componente de luva 521 dentre as bordas de corte situadas na superfície circunferencial externa da parte de engate 15 aparece na posição da tangente K1.
(2. Engate ao componente de luva)
[028] Descreve-se a seguir um modo de engate da parte de engate 15 ao componente de luva 511.
[029] Conforme ilustrado na Figura 2, o gabarito 10 de acordo com a presente modalidade é usado para extrair o componente de luva 511 encaixado por pressão em um orifício de inserção 621 proporcionado em um painel 611. Por exemplo, os materiais do painel 611 incluem plástico reforçado com fibra 10 (FRP) e plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP). Um exemplo do componente de luva 511 é um componente metálico.
[030] Supõe-se que a superfície circunferencial interna de componente de luva 521 e a superfície interna do orifício de inserção 621 sejam superfícies substancialmente cilíndricas.
[031] Antes de a parte de engate 15 ser engatada ao componente de luva 511, a extremidade dianteira do gabarito 10, ou seja, a parte guia 17 é inserida no componente de luva 511 e o gabarito 10 é inserido a uma posição onde a superfície afunilada 21 fica em contiguidade com a superfície circunferencial interna de componente de luva 521.
[032] Após as superfícies afuniladas 21 estarem em contiguidade com a superfície circunferencial interna de componente de luva 521, o gabarito 10 é adicionalmente inserido no componente de luva 511 enquanto a parte de operação de chave 11 é girada ao redor do eixo geométrico central do gabarito 10. Particularmente, a parte de engate 15 é inserida no componente de luva 511 pelo comprimento principal da rosca por rotação no eixo geométrico central da parte de engate 15. O comprimento principal da rosca é o produto do número de inícios da rosca formados na parte de engate 15 e o comprimento de um passo da rosca.
[033] Nesse momento, a superfície circunferencial interna de componente de luva 521 é pressionada pela rosca da parte de engate 15 e a superfície circunferencial interna de componente de luva 521 é cortada pelas bordas de corte formadas na rosca. Como resultado, uma ranhura de engate ao longo da rosca da parte de engate 15 é formada na superfície circunferencial interna de componente de luva 521. Então, a ranhura de engate formada e a rosca ad parte de engate 15 se engatam entre si. Puxando-se o gabarito 10 ao longo do eixo geométrico central em uma direção de extração do painel 611 sem girar o gabarito 10 após a ranhura de engate de um determinado comprimento ou mais longo ser formada, é possível extrair o componente de luva 511 engatado à parte de engate 15 a partir do orifício de inserção 621.
[034] A fim de extrair confiavelmente o componente de luva 511 com o gabarito 10, é desejável que a razão de perfuração tenha um valor em uma faixa entre 20% e 60% (com mais preferência, a razão de perfuração tem um valor em uma faixa entre 30% e 50%) onde a razão de perfuração é uma razão da profundidade de engate da rosca formada na parte de engate 15 à espessura do componente de luva 511. Isso garante suficientemente um estado onde a rosca da parte de engate 15 é engatada à ranhura de engate formada e permite que o componente de luva 511 seja confiavelmente extraído com o gabarito 10. Adicionalmente, é possível evitar que o componente de luva 511 quebre no meio durante a extração do componente de luva 511 a partir do orifício de inserção 621.
[035] Se a razão de perfuração for menor que 20%, existe um risco que a rosca na parte de engate 15 engatada á ranhura de engate formada desengate da ranhura de engate e o componente de luva 511 não possa ser extraído. Nesse caso, a operação precisa ser realizada novamente a partir da inserção da parte de engate 15 25 na superfície circunferencial interna de componente de luva 521, que pode consequentemente levar a danos da parede interna do orifício de inserção 621.
[036] Se a razão de perfuração for maior que 60%, há um risco que a ranhura de engate formada se torne muito profunda e o componente de luva 511 se quebre no meio durante a extração do componente de luva 511 a partir do orifício de inserção 621. Isso pode ser levar consequentemente a danos da parede interna do orifício de inserção 621.
[037] Portanto, o comprimento do raio da parte de engate 15 (o comprimento do raio da parte de engate 15 na posição de término afunilada T1) é determinado com base no comprimento do raio interno da superfície circunferencial interna de componente de luva 521 e a espessura do componente de luva 511. De modo específico, o comprimento do raio da parte de engate 15 é ajustado para a soma de um comprimento obtido multiplicando-se a espessura do componente de luva 511 pela razão de perfuração tendo um valor na faixa entre 20% e 60% e o comprimento do raio interno da superfície circunferencial interna de componente de luva 521.
[038] A espessura do componente de luva 511 pode variar devido à tolerância. De modo correspondente, a espessura do componente de luva 511 usada para determinar o raio da parte de engate 15 é desejavelmente a espessura de design do componente de luva 511. Devido ao fato de o raio da parte de engate 15 ser determinado com base na espessura de design do componente de luva 511, o raio da parte de engate 15 pode ser determinado para permitir que a razão de perfuração se enquadre na faixa predeterminada sem medir a espessura do componente de luva 511 seja extraída, e o componente de luva 511 pode ser confiavelmente extraído com o gabarito 10.
[039] Adicionalmente, supondo que o comprimento de uma porção circunferencial externa da rosca por passo, medido ao longo dos inícios da rosca em um caso onde as ranhuras de afastamento 31 não são proporcionadas, seja L1 e o comprimento de uma porção circunferencial externa da rosca por passo, medido ao longo dos inícios da rosca em um caso onde as ranhuras de afastamento 31 são proporcionados, seja L2, a razão L2/L1 pode ser igual ou maior que 0,5 totalmente na parte de engate 15. Isso garante um comprimento suficiente da rosca na parte de engate 15 enatada à ranhura de engate formada e o componente de luva 511 pode ser confiavelmente extraído com o gabarito 10.
[040] Se a razão L2/L1 for menor que 0,5, há um risco que a rosca na parte de engate 15 engatada à ranhura de engate formada se desengate da ranhura de engate e o componente de luva 511 não pode ser extraído. Nesse caso, a operação precisa ser realizada novamente a partir da inserção da parte de engate 15 na superfície circunferencial interna de componente de luva 521, que pode levar consequentemente a danos da parede interna do orifício de inserção 621.
[041] Nota-se, também, que a espessura do componente de luva 511 a ser extraído com o gabarito 10 de acordo com a presente modalidade é menor que o raio da parte de engate 15.
[042] Por exemplo, a espessura de um componente de luva usada para uma asa principal de um avião é tipicamente cerca de 0,1 a 0,3 milímetros (cerca de 0,01 polegada) e é bastante pequena. Entretanto, o raio de uma parte de engate incluído em um gabarito usado para extração desse componente de luva é similar ao raio de um orifício de inserção do componente de luva. De modo específico, o raio da parte de engate é menor que o comprimento do raio do orifício de inserção tendo o componente de luva inserido e é maior que um valor obtido subtraindo-se o comprimento da espessura do componente de luva a partir do comprimento do raio do orifício de inserção do componente de luva.
[043] Devido ao fato de as superfícies afuniladas 21 serem formadas na parte de engate 15, o raio da parte de engate 15 na extremidade dianteira é menor que o raio interno da superfície circunferencial interna de componente de luva 521.
(3. Corte com as bordas de corte)
[044] O corte com as bordas de corte da superfície circunferencial interna de componente de luva 521, ocorrendo quando a parte de engate 15 se engata ao componente de luva 511, será descrito a seguir.
[045] Supõe-se um estado onde o gabarito 10 é inserido a uma determinada profundidade no componente de luva 511 conforme ilustrado na Figura 2.
[046] Na Figura 2, um estado onde uma porção da rosca formada na parte de engate 15 em uma faixa a partir de uma posição de início de engate C0 (uma posição onde o contato entre a parte de engate 15 e o componente de luva 511 começa) às posições de término afunilada T1 ao longo dos inícios da rosca se engata à superfície circunferencial interna de componente de luva 521 é ilustrado.
[047] A espessura do componente de luva 511 pode variar devido à tolerância do componente de luva 511. Portanto, a posição de início de engate C0 pode alterar dependendo do raio interno da superfície circunferencial interna de componente de luva 521. A posição de início de engate C0 fica situada em uma posição mais próxima à posição de início afunilada T0 à medida que o raio interno da superfície circunferencial interna de componente de luva 521 é menor, e a posição de início de engate C0 fica situada em uma posição mais distante da posição de início afunilada T0 e mais próxima à posição de término afunilada T1 à medida que o raio interno da superfície circunferencial interna de componente de luva 521 é maior.
[048] No entanto, se variações da espessura do componente de luva 511 não forem consideradas, o raio da parte de engate 15 é determinado com base no raio do orifício de inserção 621 no qual o componente de luva 511 a ser extraído é inserido e a espessura do componente de luva 511, e, portanto, a posição de início de engate C0 se encontra em uma posição substancialmente fixa.
[049] A rosca situada em uma faixa a partir da posição de início afunilada T0 à posição de início de engate C0 ao longo dos inícios da rosca não se encontra em contiguidade com a superfície circunferencial interna de componente de luva 521 no processo de inserção com o gabarito 10.
[050] Entretanto, a rosca situada em uma faixa a partir da posição de início de engate C0 à posição de término afunilada T1 ao longo dos inícios da rosca é superior à rosca situada na faixa a partir da posição de início afunilada T0 à posição de início de engate C0 e, logo, fica em contiguidade com a superfície circunferencial interna de componente de luva 521 no processo de inserção com o gabarito 10.
[051] No processo de inserção da parte de engate 15 no componente de luva 511, as bordas de corte situadas na faixa a partir da posição de início de engate C0 à posição de término afunilada T1 ao longo da ranhura de engate formada na superfície circunferencial interna de componente de luva 521 se move em direção à extremidade dianteira da ranhura de engate (em uma direção onde a posição de início afunilada T0 está situada). Como resultado, a superfície inferior da ranhura de engate é cortada pelas bordas de corte e a ranhura de engate se torna mais profunda.
[052] Focando-se em uma posição específica na ranhura de engate, a altura das bordas de corte que passa pela posição específica aumenta gradualmente à medida que a inserção da parte de engate 15 no componente de luva 511 progride. Portanto, sempre que a borda de corte passar, a ranhura de engate se torna mais profunda.
[053] Deve-se notar que existem dois tipos de bordas de corte na faixa a partir da posição de início de engate C0 à posição de término afunilada T1, ou seja, aquelas que contribuem para o corte e aquelas que não contribuem para o corte.
[054] Por exemplo, as bordas de corte formadas na rosca pelas ranhuras de afastamento 31 são ilustradas em locais denotados por sinais N0 a N7 na Figura 2. Dentre essas bordas de corte, as bordas de corte nos locais denotados por sinais N1, N3, N5 e N7 realizam um corte enquanto as bordas de corte nos locais denotados por sinais N0, N2, N4 e N6 não realizam um corte.
[055] Devido ao fato de a ranhura de afastamento 31 ser proporcionada na frente das bordas de corte nos locais denotados por sinais N1, N3, N5 e N7 na direção de movimento, a porção inferior da ranhura de engate se projeta na frente das bordas de corte na direção de movimento conforme observado a partir das bordas de corte quando a parte de engate 15 gira. Como resultado, as bordas de corte nos locais denotados por N1, N3, N5 e N7 podem realizar um corte da porção inferior da ranhura de engate situada na frente da direção de movimento.
[056] Por outro lado, a ranhura de afastamento 31 não é proporcionada na frente das bordas de corte nos locais denotados pelos sinais N0, N2, N4 e N6 na direção de movimento, mas a rosca é proporcionada. De modo correspondente, mesmo quando a parte de engate 15 girar, a porção inferior da ranhura de engate não se projeta na frente das bordas de corte na direção de movimento conforme visualizado a partir das bordas de corte. Como resultado, as bordas de corte nos locais denotados pelos sinais N0, N2, N4 e N6 não realizam corte.
[057] Adicionalmente, devido ao fato de as alturas das bordas de corte aumentarem na ordem daquelas nos locais denotados pelos sinais N1, N3, N5 e N7, uma ranhura de engate é cortada mais profundamente dessa origem.
[058] Dessa forma, as bordas de corte que têm a ranhura de afastamento 31 na frente das bordas de corte na direção de movimento dentre as bordas de corte situadas na faixa a partir da posição de início de engate C0 à posição de término afunilada T1 contribuem para cortar a superfície circunferencial interna de componente de luva 521. Adicionalmente, devido ao fato de uma borda de corte situada em uma posição mais próxima à posição de término afunilada T1 ser superior, a borda de corte forma uma ranhura de engate mais profunda.
[059] Conforme será descrito posteriormente, o grau de corte por uma borda de corte (“o grau de corte de uma borda de corte”) é proporcional “ao comprimento ao longo dos inícios da rosca” da ranhura de afastamento 31 situada na frente da borda de corte na direção de movimento.
(4. Pressão pela rosca)
[060] Descreve-se abaixo a pressão pela rosca contra a superfície circunferencial interna de componente de luva 521 que ocorre quando a parte de engate 15 se engatar ao componente de luva 511.
[061] Na Figura 2, a rosca na faixa a partir da posição de início de engate C0 à posição de término afunilada T1 ao longo dos inícios da rosca na rosca formada na parte de engate 15 se engata à superfície circunferencial interna de componente de luva 521.
[062] Devido ao fato de a rosca ser configurada de modo que as cristas da rosca sejam cortadas para que a superfície afunilada 21 reduza a altura da rosca em direção à extremidade dianteira da parte de engate 15, a rosca aumenta gradualmente na altura a partir da posição de início de engate C0 à posição de término afunilada T1 ao longo dos inícios da rosca.
[063] Focando-se em uma posição específica na ranhura de engate, a altura da rosca que passa pela posição específica aumenta gradualmente à medida que a parte de engate 15 gira e é inserida no componente de luva 511. Portanto, à medida que a inserção da parte de engate 15 no componente de luva 511 progride, a rosca tendo uma altura maior que a profundidade da ranhura de engate na posição específica pressiona a porção inferior da ranhura de engate.
[064] Como resultado, no processo de inserção da parte de engate 15 no componente de luva 511, as superfícies afuniladas 21 na faixa a partir da posição de início de engate C0 à posição de término afunilada T1 contribuem para pressionar contra a superfície circunferencial interna de componente de luva 521.
[065] Conforme será descrito posteriormente, o grau de pressão por uma superfície afunilada contínua 21 ensanduichada entre as bordas de corte (“o grau de pressão da rosca”) é proporcional “ao comprimento ao longo dos inícios da rosca” da superfície afunilada relevante.
(5. Grau de corte e grau de pressão)
[066] “O grau de corte de uma borda de corte” e “o grau de pressão da rosca” serão examinados a seguir.
[067] A Figura 4 é um diagrama conceitual que ilustra alterações do formato da rosca ao longo dos inícios da rosca a partir da posição de início de engate C0 (a posição onde o contato entre a parte de engate 15 e o componente de luva 511 começa) à posição de término afunilada T1 (a posição onde a última superfície afunilada 21 termina) em um caso onde as ranhuras de afastamento 31 não são proporcionadas.
[068] Na Figura 4, uma coordenada x índica o comprimento de uma hélice a partir da posição de início de engate C0 medida ao longo dos inícios da rosca (ao longo de uma direção onde a rosca se estende helicoidalmente). Nesse exemplo, “x=0” corresponde à posição de início de engate C0 e “x=x0” corresponde à posição de término afunilada T1. Por motivos de simplicidade de discussões, supõe-se a seguir que a altura da rosca na porção que contribui para cortar ou pressionar a superfície circunferencial interna de componente de luva 521 é proporcional à coordenada x.
[069] Devido ao fato de uma posição onde “x=0” é estabelecida ser uma posição onde o contato entre a parte de engate 15 e o componente de luva 511 começa, o formato da rosca na porção que contribui para cortar ou pressionar (o formato de um corte transversal ao longo de um plano perpendicular à direção de movimento da rosca ou das bordas de corte) em uma posição é meramente uma linha (uma linha “P1P2” na Figura 4).
[070] Em uma posição onde “0<x<x0” (não incluindo limites) é estabelecido, o formato da rosca em uma porção que contribui para cortar ou pressionar é um trapezoide (ou seja, um corte transversal de uma porção obtida removendo-se uma pirâmide triangular “P5-P0P1P2” de um prisma triangular “P0P1P2-P3P4P5” ao longo de um plano perpendicular a uma direção x). À medida que x aumenta (à medida que a posição começa a partir da posição de início de engate C0 para se aproximar da posição de término afunilada T1), a altura do trapezoide aumenta.
[071] Devido ao fato de uma posição onde “x=x0” é estabelecida corresponder à posição de término afunilada T1, o formato da rosca em uma porção que contribui para cortar ou pressionar nessa posição é um triângulo (um triângulo “P3P4P5” na Figura 4). A área do triângulo P3P4P5 na Figura 4 será doravante denotado por S0.
[072] Devido ao fato de as superfícies afuniladas 21 não serem proporcionadas em uma posição onde “x>x0” é estabelecido, o formato da rosca nessa posição é um triângulo congruente ao formato da rosca na posição onde “x=x0” é estabelecido.
[073] Praticamente, o formato da rosca em uma porção que contribui para cortar ou pressionar não é um trapezoide porque as superfícies afuniladas 21 são configuradas aparando-se as cristas da rosca para reduzir a altura da rosca em direção à extremidade dianteira da parte de engate 15. No entanto, o comprimento x0 é muito maior que a altura da rosca e, portanto, o formato pode ser aproximado por um trapezoide nas discussões a seguir.
[074] A seguir, a área do formato da rosca em uma porção que contribui para cortar ou pressionar (o formato de um corte transversal ao longo de um plano perpendicular à direção de movimento da rosca ou das bordas de corte) em uma posição “x” é denotada por “S(x)”.
[075] Conforme fica aparente a partir das descrições anteriores, “S(0)=0” e “S(x0)=S0” são estabelecidos. A área “S(x)” pode ser representada por uma expressão matemáticas de x da seguinte forma.
(5-1. Grau de corte)
[076] A fim de examinar “o grau de corte de uma borda de corte”, um estado onde uma borda de corte não contribuindo para o corte fica situada em uma posição “x” e uma borda de corte contribuindo para o corte fica situada em uma posição “x+Δx” como resultado do corte da rosca pelas ranhuras de afastamento 31 em uma seção a partir da posição “x” à posição “x+Δx” é primeiramente assumido.
[077] A área transversal “ΔS” da ranhura de engate que se projeta na frente da borda de corte na posição “x+Δx” na direção de movimento após a borda de corte na posição “x” ter passado devido à presença das ranhuras de afastamento 31 pode ser avaliada como um valor obtido subtraindo-se a área “S(x)” da borda de corte na posição “x” da área “S(x+Δx)” da borda de corte na posição “x+Δx”.
[078] Adicionalmente, a borda de corte na posição “x+Δx” continua subsequentemente a cortar a porção inferior da ranhura de engate por um comprimento “x0-x”. Indica-se que o grau de corte “ΔV1” da borda de corte na posição “x+Δx” é “ΔS.(x0-x)”. Quando calculado, o grau de corte “ΔV1” é representado da seguinte forma.
[079] Utiliza-se uma aproximação para avaliar o grau de corte “ΔV1 supondo que Δx/x0 seja um grau desprezível.
[080] A exatidão da expressão anterior (2) como avaliação do grau de corte é justificada pelo fato de que um valor obtido integrando-se o grau de corte “ΔV1” a partir de “x=0” a “x=x0” é igual ao volume “2S0x0/3” da porção obtida removendo-se a pirâmide triangular “P5-P0P1P2” a partir do prisma triangular “P0P1P2-P3P4P5”.
[081] Conforme indicado pela expressão anterior (2), constata-se que “o grau de corte de uma borda de corte” é proporcional a Δx. Devido ao fato de a coordenada x ser o comprimento da hélice a partir da posição de início de engate C0, que é medida ao longo dos inícios da rosca, pode-se dizer que Δx é “o comprimento ao longo dos inícios da rosca” da ranhura de afastamento 31 situada na frente da borda de corte na direção de movimento.
[082] Portanto, “o grau de corte de uma borda de corte” é proporcional “ao comprimento ao longo dos inícios da rosca” da ranhura de afastamento 31 situada na frente da borda de corte relevante na direção de movimento.
[083] Adicionalmente, conforme indicado pela expressão (2), “o grau de corte de uma borda de corte” é proporcional à área S0 do formato da rosca na porção que contribui para cortar ou pressionar. Constatou-se que “o grau de corte de uma borda de corte” é maior que a borda de corte relevante está mais próximo à posição de início de engate C0 ao longo dos inícios da rosca. Ou seja, “o grau de corte de uma borda de corte” é provavelmente maior em direção à extremidade dianteira da parte de engate 15.
(5.2 Grau de pressão)
[084] A fim de examinar “o grau de pressão da rosca”, supõe-se um estado onde uma borda de corte que contribui para o corte está situado em uma posição “x” e uma borda de corte não contribuindo para o corte está situado em uma posição “x+Δx” como resultado do corte da rosca pelas ranhuras de afastamento 31 e não existe nenhuma outra borda de corte entre essas duas bordas de corte. Ou seja, supõe-se um estado onde uma superfície afunilada contínua 21 ensanduichada entre as bordas de corte fica situado em uma seção a partir da posição “x” à posição “x+Δx”.
[085] A área transversal “ΔS” de uma porção pressionada por uma superfície afunilada contínua 21 ensanduichada entre as bordas de corte pode ser avaliada como uma área transversal “ΔS” obtida subtraindo-se a área “S(x)” da borda de corte na posição “x” a partir da área “S(x+Δx)” da borda de corte na posição “x+Δx”.
[086] Adicionalmente, devido ao fato de o comprimento da porção pressionada ser “x0-x”, constatou-se que um grau de pressão “ΔV2” é “Δ.(x0-x)”. Portanto, quando calculado, o grau de pressão “ΔV2” é representado da seguinte forma.
[087] Utiliza-se uma aproximação para avaliar o grau de pressão “ΔV2”, supondo que Δx/x0 seja um grau desprezível.
[088] A exatidão da expressão anterior (3) como avaliação do grau de pressão é confirmada de modo idêntico à exatidão da expressão (2) como avaliação do grau de corte.
[089] Conforme indicado pela expressão anterior (3), constatou-se que “o grau de pressão da rosca” é proporcional a Δx. Devido ao fato de a coordenada x ser o comprimento da hélice a partir da posição de início de engate C0, que é medida ao longo dos inícios da rosca, pode-se dizer que Δx é “o comprimento ao longo dos inícios da rosca” de uma superfície afunilada contínua 21 ensanduichada entre as bordas de corte.
[090] Portanto, “o grau de pressão da rosca” é proporcional “ao comprimento ao longo dos inícios da rosca” de uma superfície afunilada contínua 21 ensanduichada entre as bordas de corte.
[091] Adicionalmente, conforme indicado pela expressão (3), “o grau de pressão da rosca” é proporcional à área S0 do formato da rosca na porção que contribui para cortar ou pressionar. Constatou-se, também, que “o grau de pressão da rosca” é maior visto que a borda de corte relevante é mais próxima à posição de início de engate C0 ao longo dos inícios da rosca. Ou seja, “o grau de pressão da rosca” provavelmente é maior em direção à extremidade dianteira da parte de engate 15.
(6. Características descritas na presente modalidade)
[092] Explicam-se abaixo as características e efeitos da presente invenção descritos na presente modalidade.
(6-1. Características e efeitos da largura de ranhura das ranhuras de afastamento)
[093] No gabarito de extração de componente de luva de acordo com a presente modalidade, a parte de engate 15 tem uma rosca helicoidal formada na superfície circunferencial externa do corpo de eixo com um diâmetro constante, onde a rosca é engatável à superfície circunferencial interna de componente de luva 521 do componente de luva 511. As superfícies afuniladas 21 configuradas aparando-se as cristas da rosca para reduzir a altura da rosca em direção à extremidade dianteira da parte de engate 15, e uma pluralidade de ranhuras de afastamento 31 abertas na extremidade dianteira da parte de engate 15 e colocadas em intervalos angulares iguais na direção circunferencial da parte de engate 15 são formadas na parte de engate 15. O comprimento do raio da parte de engate 15 na posição de término afunilada T1 das superfícies afuniladas 21 é ajustado à soma do comprimento obtido multiplicando-se a espessura do componente de luva 511 por uma razão de perfuração tendo um valor na faixa entre 20% e 60% e o comprimento do raio interno da superfície circunferencial interna de componente de luva 521.
[094] De modo correspondente, um estado onde a rosca na parte de engate 15 se engata à ranhura de engate formada pode ser suficientemente assegurado e o componente de luva 511 pode ser confiavelmente extraído com o gabarito 10. Adicionalmente, é possível evitar que o componente de luva 511 se quebre no meio durante a extração do componente de luva 511 do orifício de inserção 621.
[095] No gabarito de extração de componente de luva de acordo com a presente modalidade, quando o comprimento da porção circunferencial externa da rosca por passo, medido ao longo dos inícios da rosca em um caso onde as ranhuras de afastamento 31 não são proporcionadas é L1 e o comprimento da porção circunferencial externa da rosca por passo, medido ao longo dos inícios da rosca em um caso onde as ranhuras de afastamento 31 são proporcionadas é L2, a razão L2/L1 pode ser igual ou maior que 0,5 totalmente na parte de engate 15. De modo correspondente, um comprimento suficiente da rosca na parte de engate 15 engatada à ranhura de engate formada pode ser assegurado e o componente de luva 511 pode ser confiavelmente extraído com o gabarito 10.
[096] Descreveu-se que a ranhura de engate é formada na superfície circunferencial interna de componente de luva 521 quando a parte de engate 15 se engatar ao componente de luva 511 no gabarito de extração de componente de luva de acordo com a presente modalidade. Reduzir “o grau de pressão da rosca” descrito anteriormente durante a formação da ranhura de engate resulta na prevenção de danos na parede interna do orifício de inserção 621 proporcionado no painel 611. Ao mesmo tempo, aumentar “o grau de corte de uma borda de corte” descrito anteriormente resulta na formação confiável da ranhura de engate e resulta em um engate mais confiável da parte de engate 15 ao componente de luva 511.
[097] Portanto, no gabarito de extração de componente de luva de acordo com a presente modalidade, as ranhuras de afastamento 31 podem ser formadas para reduzir a razão do comprimento total das larguras de ranhura das ranhuras de afastamento 31, que são medidas ao longo da direção circunferencial, ao comprimento da porção circunferencial externa da parte de engate 15, que é medida ao longo da direção circunferencial, em direção à extremidade dianteira da parte de engate 15 (à medida que a posição está mais próxima à extremidade dianteira). As ranhuras de afastamento 31 formadas dessa forma reduzem “o grau de pressão da rosca” em relação ao “grau de corte de uma borda de corte” em direção à extremidade dianteira da parte de engate 15.
[098] De modo mais específico, quando o comprimento da porção circunferencial externa da rosca por passo, que é medido ao longo dos inícios da rosca em um caso onde as ranhuras de afastamento 31 não são proporcionadas é L1 e o comprimento da porção circunferencial externa da rosca por passo, que é medido ao longo dos inícios da rosca em um caso onde as ranhuras de afastamento 31 são proporcionadas é L2, a razão L2/L1 é ajustada para que seja menor em direção à extremidade dianteira da parte de engate 15 para a rosca situada entre a extremidade dianteira da parte de engate 15 e a posição de extremidade das superfícies afuniladas 21. Como resultado, “o grau de pressão da rosca” é menor que “o grau de corte de uma borda de corte” em direção à extremidade dianteira da parte de engate 15.
[099] Portanto, devido ao fato de o “grau de pressão da rosca” ser menor que “o grau de corte de uma borda de corte” em direção à extremidade dianteira da parte de engate 15, a ranhura de engate é formada confiavelmente e a parte de engate 15 pode se engatar ao componente de luva 511 mais confiavelmente enquanto danifica a parede interna do orifício de inserção 621 proporcionado no painel 611 são evitadas.
[0100] “O grau de pressão da rosca” é maior que “o grau de corte de uma borda de corte” em direção à extremidade traseira da parte de engate 15. No entanto, conforme indicado pela expressão (2) e pela expressão (3) descritas anteriormente, os graus absolutos do “grau de corte de uma borda de corte” e “o grau de pressão da rosca” são menores em direção à extremidade traseira da parte de engate 15. Portanto, também em uma área próxima à extremidade traseira da parte de engate 15, danos na parede interna do orifício de inserção 621 proporcionado no painel 611 são suprimidos.
(6-2. Características e efeitos da disposição das ranhuras de afastamento)
[0101] No gabarito de extração de componente de luva de acordo com a presente modalidade, uma pluralidade de ranhuras de afastamento 31 dispostas em intervalos angulares iguais na direção circunferencial da parte de engate 15 pode ser formada. Nesse caso, a disposição das ranhuras de afastamento 31 em intervalos angulares iguais permite que as bordas de corte sejam dispostas em intervalos angulares iguais na direção circunferencial da parte de engate 15. Portanto, o corte pelas bordas de corte é realizado uniformemente ao longo da direção circunferencial da parte de engate 15 e também a profundidade da ranhura de engate formada na superfície circunferencial interna de componente de luva 521 se aproxima de uma profundidade uniforme.
[0102] Portanto, o engate entre a parte de engate 15 e o componente de luva 511 se aproxima do engate ao longo da direção circunferencial e a parte de engate 15 se torna mais fácil de engatar ao componente de luva 511 enquanto o desalinhamento de posição entre o eixo geométrico central da parte de engate 15 e o eixo geométrico central da superfície circunferencial interna de componente de luva 521 é suprimido. De modo correspondente, no momento da inserção do gabarito 10 no componente de luva 511, o engate onde o eixo geométrico central da parte de engate 15 está situado diagonalmente ao eixo geométrico central do componente de luva 511 é suprimido e, logo, danos na parede interna do orifício de inserção 621 proporcionado no painel 611 podem ser suprimidos.
[0103] Adicionalmente, no momento da extração do componente de luva 511 engatado à parte de engate 15 a partir do orifício de inserção 621, a força aplicada a partir do gabarito 10 ao componente de luva 511 é uniforme ao longo da direção circunferencial da superfície circunferencial interna de componente de luva 521. Portanto, pode-se suprimir a quebra do componente de luva 511 durante a extração do componente de luva 511.
[0104] Quando o número das ranhuras de afastamento 31 formadas na parte de engate 15 for um número plural sendo igual a três ou maior, o desalinhamento de posição entre o eixo geométrico central da parte de engate 15 e o eixo geométrico central da superfície circunferencial interna de componente de luva 521 é adicionalmente suprimido. Quando o número das ranhuras de afastamento 31 formadas na parte de engate 15 for um número ímpar igual ou maior que três, o desalinhamento de posição entre o eixo geométrico central da parte de engate 15 e o eixo geométrico central da superfície circunferencial interna de componente de luva 521 é adicionalmente suprimido.
[0105] Quando o número das ranhuras de afastamento 31 formadas na parte de engate for aumentado, o número de bordas de corte por passo da rosca na parte de engate 15 é aumentado, de modo que o número de vezes de corte possa ser aumentado e a ranhura de engate possa ser confiavelmente formada.
[0106] Quando o número das ranhuras de afastamento 31 formadas na parte de engate 15 for aumentado, “o comprimento ao longo dos inícios da rosca” de uma superfície afunilada contínua 21 ensanduichada entre as bordas de corte é encurtado. Como resultado, o grau pressionado por uma superfície afunilada contínua 21 ensanduichada entre as bordas de corte é reduzido e danos na parede interna do orifício de inserção 621 proporcionados no painel 611 durante a inserção do gabarito 10 no componente de luva 511 podem ser suprimidos.
(6-3. Características e efeitos de superfícies circunferenciais internas de ranhuras de afastamento e bordas de corte)
[0107] No gabarito de extração de componente de luva de acordo com a presente modalidade, as bordas de corte formadas na rosca pelas ranhuras de afastamento 31 podem ser formadas para terem um ângulo de ataque positivo α. Quando o ângulo de ataque α for aumentado, a superfície circunferencial interna de componente de luva 521 que se projeta na frente das bordas de corte na direção de movimento conforme visualizado a partir das bordas de corte pode ser cortada mais confiavelmente.
[0108] Particularmente, quando as bordas de corte tiverem um ângulo de ataque positivo α, lascas do componente de luva 511 produzidos na frente das bordas de corte na direção de movimento são removidas da frente das bordas de corte na direção de movimento ao longo das superfícies circunferenciais internas das ranhuras de afastamento 31 conforme comparado a um caso onde as bordas de corte têm um ângulo de ataque negativo α. Como resultado, impede-se que as lascas fiquem presas entre a rosca e a ranhura de engate. Ademais, o aumento no grau de pressão contra a superfície circunferencial interna de componente de luva 521, resultando a partir das lascas presas entre a rosca e a ranhura de engate é suprimido. De modo correspondente, os danos na parede interna do orifício de inserção 621 proporcionado no painel 611 podem ser suprimidos.
[0109] No gabarito de extração de componente de luva de acordo com a presente modalidade, a superfície circunferencial interna de cada uma das ranhuras de afastamento 31 pode ser formada por uma porção de uma superfície cilíndrica. Conforme ilustrado nas Figuras 3A e 3B, quando os eixos geométricos centrais das superfícies cilíndricas que formam as superfícies circunferenciais internas das ranhuras de afastamento 31 forem Q1, Q2 e Q3, respectivamente, as distâncias entre os respectivos eixos geométricos centrais Q1, Q2 e Q3 das superfícies cilíndricas e o eixo geométrico central Q0 da parte de engate 15 em um plano perpendicular ao eixo geométrico central Q0 da parte de engate 15 podem ser mais curtas que a distância entre as superfícies afuniladas 21 e o eixo geométrico central Q0 da parte de engate 15. Devido ao fato de as superfícies circunferenciais internas das ranhuras de afastamento 31 serem respectivamente porções das superfícies cilíndricas, o ângulo de ataque α das bordas de corte pode ser ajustado a um ângulo predeterminado quando as ranhuras de afastamento 31 forem formadas no gabarito 10 usando um dispositivo de corte existente, ou similares. O formato das superfícies circunferenciais internas das ranhuras de afastamento 31 pode incluir diferentes outras variações.
(6-4. Características e efeitos de rosca)
[0110] No gabarito de extração de componente de luva de acordo com a presente modalidade, as cristas da rosca podem ser formadas para que tenham um ângulo igual ou menor que 60 graus. O ângulo das cristas da rosca é o ângulo de um ângulo P5 do triângulo P3P4P5 ilustrado na Figura 4. À medida que o ângulo das cristas da rosca é menor em um caso onde a altura da rosca é constante, a área S0 diminui e, consequentemente, “o grau de pressão da rosca” diminui. Portanto, à medida que o ângulo das cristas da rosca é menor, danos na parede interna do orifício de inserção 621 proporcionado no painel 611 podem ser adicionalmente evitados.
[0111] No gabarito de extração de componente de luva de acordo com a presente modalidade, o número de inícios da rosca formada na parte de engate 15 pode ser igual ao número das ranhuras de afastamento 31. Em um caso onde o número de inícios da rosca formada na parte de engate 15 e o número das ranhuras de afastamento 31 correspondem, a simetria ao redor do eixo geométrico central Q0 da parte de engate 15 é aperfeiçoada. Como resultado, o engate onde o eixo geométrico central da parte de engate 15 fica situado diagonalmente ao eixo geométrico central do componente de luva 511 é suprimido.
[0112] Por exemplo, quando o número de inícios da rosca for três em uma estrutura na qual três ranhuras de afastamento 31 são proporcionada, uma simetria de 120 graus ao redor do eixo geométrico central Q0 da parte de engate 15 é rigorosamente realizada. Por exemplo, a parte de engate 15 é suportada em três pontos no componente de luva 511 e o engate onde o eixo geométrico central da parte de engate 15 fixa situado diagonalmente ao eixo geométrico central do componente de luva 511 é suprimido.
(6-5. Características e efeitos da parte guia)
[0113] No gabarito de extração de componente de luva de acordo com a presente modalidade, a parte guia cilíndrica 17 pode ser formada integralmente com a parte de engate 15 na extremidade dianteira. O comprimento do raio da parte guia 17 pode ser igual ou maior que o comprimento do raio da porção circunferencial externa na extremidade dianteira da parte de engate 15 e menor que o comprimento do raio interno da superfície circunferencial interna de componente de luva 521.
[0114] Proporcionando-se a parte guia na extremidade dianteira da parte de engate 15, o engate onde o eixo geométrico central da parte de engate 15 fica situado diagonalmente ao eixo geométrico central do componente de luva 511 é suprimido no momento da inserção do gabarito 10 no componente de luva 511 e, logo, danos na parede interna do orifício de inserção 621 proporcionado no painel 611 podem ser suprimidos.
[0115] Muito embora os conteúdos da presente invenção tenham sido descritos anteriormente com referência à modalidade, a presente invenção não se limita a essas descrições, e se tornará aparente aos indivíduos versados na técnica que várias modificações e aperfeiçoamentos podem ser feitas. Não se deve determinar que a presente invenção seja limitada às descrições e aos desenhos que constituem uma parte da presente revelação. Visto que a presente revelação, várias modalidades alternativas, exemplos práticos e técnicas operacionais se tornarão aparentes aos indivíduos versados na técnica.
[0116] É desnecessário mencionar que a presente invenção também inclui várias modalidades que não são descritas no presente documento. Portanto, o escopo da técnica da presente invenção deve ser definido somente pela invenção que especifica matérias de acordo com o escopo das reivindicações apropriadamente obtido a partir das descrições anteriores. LISTA DAS REFERÊNCIAS NUMÉRICAS 10 - gabarito 11 - parte de operação de chave 13 - parte de eixo 15 - parte de engate 17 - parte guia 21 - superfície afunilada 31 - ranhura de afastamento 511 - componente de luva 521 - superfície circunferencial interna de componente de luva 611 - painel 621 - orifício de inserção

Claims (9)

1. Gabarito de extração de componente de luva, que compreende uma parte de engate que é para ser inserida em um componente de luva encaixado por pressão em um painel feito por plástico reforçado com fibra para extrair o componente de luva, em que a parte de engate tem uma rosca helicoidal engatável a uma superfície circunferencial interna do componente de luva, a rosca sendo formada em uma superfície circunferencial externa de um corpo de eixo com um diâmetro constante, uma superfície afunilada configurada aparando-se as cristas da rosca para reduzir uma altura da rosca em direção a uma extremidade dianteira da parte de engate, uma pluralidade de ranhuras de afastamento abertas na extremidade dianteira da parte de engate e dispostas em intervalos angulares iguais em uma direção circunferencial da parte de engate são formadas na parte de engate, um comprimento de um raio da parte de engate em uma posição de extremidade da superfície afunilada é uma soma de um comprimento obtido multiplicando-se uma espessura do componente de luva por uma razão de perfuração e um comprimento de um raio interno da superfície circunferencial interna do componente de luva, um comprimento de uma porção circunferencial externa da rosca por passo, medido ao longo dos inícios da rosca em um caso em que as ranhuras de afastamento não são proporcionadas, é L1, um comprimento de uma porção circunferencial externa da rosca por passo, medido ao longo dos inícios da rosca em um caso em que as ranhuras de afastamento são proporcionadas, é L2, e CARACTERIZADO por a razão L2/L1 ser menor em direção à extremidade dianteira da parte de engate para a rosca situada entre a extremidade dianteira da parte de engate e a posição de extremidade da superfície afunilada.
2. Gabarito de extração de componente de luva, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a razão L2/L1 ser igual ou maior que 0,5 totalmente na parte de engate.
3. Gabarito de extração de componente de luva, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, CARACTERIZADO pelo fato de que a razão de perfuração tem um valor em uma faixa entre 20% e 60%.
4. Gabarito de extração de componente de luva, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, CARACTERIZADO pelo fato de que uma pluralidade de ranhuras de afastamento, a pluralidade sendo três ou mais, é proporcionada na parte de engate.
5. Gabarito de extração de componente de luva, de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADO pelo fato de que um número ímpar de ranhuras de afastamento é proporcionado na parte de engate.
6. Gabarito de extração de componente de luva, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, CARACTERIZADO pelo fato de que bordas de corte formadas pela rosca e ranhuras de afastamento têm um ângulo de ataque positivo em relação à superfície circunferencial interna do componente de luva.
7. Gabarito de extração de componente de luva, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, CARACTERIZADO pelo fato de que uma superfície circunferencial interna de cada uma das ranhuras de afastamento é formada por uma porção de uma superfície cilíndrica, e uma distância entre um eixo geométrico central da superfície cilíndrica e um eixo geométrico central da parte de engate em um plano perpendicular ao eixo geométrico central da parte de engate é mais curto que uma distância entre a superfície afunilada e o eixo geométrico central da parte de engate.
8. Gabarito de extração de componente de luva, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, CARACTERIZADO pelo fato de que as cristas da rosca podem ser formadas para que tenham um ângulo igual ou menor que 60 graus.
9. Gabarito de extração de componente de luva, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, CARACTERIZADO pelo fato de que uma parte guia cilíndrica é formada integralmente com uma extremidade dianteira da parte de engate, e um comprimento de um raio da parte guia é igual ou maior que um comprimento de um raio de uma porção circunferencial externa da parte de engate na extremidade dianteira e menor que um comprimento de um raio interno da superfície circunferencial interna do componente de luva.
BR112018076171-0A 2018-05-31 2018-05-31 Gabarito de extração de componente de luva BR112018076171B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/JP2018/020985 WO2019229937A1 (ja) 2018-05-31 2018-05-31 スリーブ部品引き抜き治具

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112018076171A2 BR112018076171A2 (pt) 2020-03-03
BR112018076171B1 true BR112018076171B1 (pt) 2023-11-14

Family

ID=68694990

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112018076171-0A BR112018076171B1 (pt) 2018-05-31 2018-05-31 Gabarito de extração de componente de luva

Country Status (7)

Country Link
US (1) US11701764B2 (pt)
EP (1) EP3670086B1 (pt)
JP (1) JP6626589B1 (pt)
CN (1) CN110785263B (pt)
BR (1) BR112018076171B1 (pt)
CA (1) CA3028116C (pt)
WO (1) WO2019229937A1 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN114054870B (zh) * 2021-10-18 2023-02-03 台州中驰智谷科技有限公司 一种用于金属工件螺纹切削的丝锥
CN118024178A (zh) * 2024-04-15 2024-05-14 宜宾三江机械有限责任公司 一种柔性接头套筒安装及拆卸工具

Family Cites Families (25)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US559372A (en) * 1896-05-05 Charles elterich
US1227391A (en) * 1916-12-22 1917-05-22 Henry A Cooper Pipe-remover.
US1381101A (en) * 1918-06-20 1921-06-14 Albertson & Company Bushing-remover
US1286897A (en) * 1918-06-20 1918-12-10 Albertson & Company Bushing-remover.
US1338495A (en) * 1919-09-08 1920-04-27 Walter E Donelson Bushing-remover
US2305076A (en) * 1941-07-10 1942-12-15 Hinckley Myers Company Bearing cup removing tool
USRE28907E (en) * 1967-06-05 1976-07-20 Self-tapping threaded bushings
US3613212A (en) * 1969-07-22 1971-10-19 Carrier Corp Tap for removing tubes from tube sheets
JPS5962928U (ja) * 1982-10-20 1984-04-25 三和精工株式会社 ねじタツプ
JPS5962928A (ja) * 1983-08-10 1984-04-10 Hitachi Ltd 定電流回路
JPS63232983A (ja) 1987-03-20 1988-09-28 大同メタル工業株式会社 ブシユの抜取り方法およびその工具
US5033919A (en) * 1989-10-31 1991-07-23 Choe Cha Y Stabilized tap with air release
JP3016627B2 (ja) 1991-06-06 2000-03-06 東芝電池株式会社 非水溶媒二次電池
JP3016627U (ja) * 1995-04-03 1995-10-09 有限会社大和サービス 補修用工具
US7147413B2 (en) * 2003-02-27 2006-12-12 Kennametal Inc. Precision cemented carbide threading tap
US6929024B1 (en) * 2004-05-06 2005-08-16 Jason W. Rucker Threaded device for removing a fractured cartridge from a valve body
US8087856B2 (en) * 2006-09-22 2012-01-03 Reed Gary J Double helix thread cutting tap
US7665934B2 (en) 2006-10-18 2010-02-23 Kennametal Inc. Cutting tap and method of making a cutting tap
US8052360B2 (en) * 2007-10-31 2011-11-08 Carl Strom Self-aligning thread tap and method of utilizing the same to tap existing bore holes
JP4300256B1 (ja) * 2008-06-18 2009-07-22 栗田工機株式会社 部品引き抜き装置用の雄ネジ治具
JP5452976B2 (ja) 2009-04-17 2014-03-26 栗田工機株式会社 スリーブ部品引き抜き装置
US8230566B2 (en) * 2008-06-18 2012-07-31 Kuritakoki Co., Ltd. Sleeve puller
US8490263B2 (en) 2008-08-28 2013-07-23 Whitaker Tools, Inc. Injector sleeve removal tool
JP5189045B2 (ja) 2009-08-06 2013-04-24 有限会社ウエカツ 円筒形状部材の抜き取り工具
WO2012169031A1 (ja) * 2011-06-08 2012-12-13 オーエスジー株式会社 チップ着脱式回転工具

Also Published As

Publication number Publication date
CA3028116C (en) 2020-09-29
US11701764B2 (en) 2023-07-18
US20190366522A1 (en) 2019-12-05
WO2019229937A1 (ja) 2019-12-05
EP3670086A1 (en) 2020-06-24
CN110785263A (zh) 2020-02-11
CN110785263B (zh) 2021-03-02
JP6626589B1 (ja) 2019-12-25
EP3670086B1 (en) 2023-08-02
EP3670086A4 (en) 2021-04-28
JPWO2019229937A1 (ja) 2020-06-18
BR112018076171A2 (pt) 2020-03-03
CA3028116A1 (en) 2019-11-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112018076171B1 (pt) Gabarito de extração de componente de luva
DE112009002001B4 (de) Einweg-Rotationswerkzeug
BR112016002266B1 (pt) Montagem de cateter
ITSV20010008A1 (it) Dispositivo guida-ago in particolare per sonde ecografiche e combinazione di sonda ecografica e detto dispositivo guida-ago
BRPI0617320A2 (pt) instrumento para medir furos cegos nos ossos ou nos implantes introduzidos nos ossos, e, método para medir a profundidade de um furo cego em um osso ou em um implante introduzido em um osso
DE102018106558A1 (de) Von vorn geladener, seitlich aktivierter, modularer bohrer
US20090245972A1 (en) Fastener with multiple threaded sections
JP5101383B2 (ja) 係止脚及びそれを用いたクランプ
BR112014016227B1 (pt) Dispositivo para medir orifícios cegos através de um osso, sistema e método para medir uma profundidade de um orifício cego formado através de um osso
FI119719B (fi) Työnnin
BR112015027405B1 (pt) Macho para abertura de roscas
EP3201930B1 (en) Disposable optical fiber coating removal tool
EP2389911A1 (de) Anordnung mit einem Körper aus absorbierendem Material und einer darin eingesetzten Kapsel
DE1603699A1 (de) Werkzeug fuer elektrische Verbinder
CN106999199A (zh) 医疗器具
GB2545662A (en) Fastener system and assembly
TWM480449U (zh) 保護罩拆卸工具
JP2016121946A (ja) ねじ深さ測定具
DE202021103608U1 (de) Schreibgerät
DE202016008902U1 (de) Befestigungsvorrichtung zum Befestigen eines röhrenförmigen Objekts
JP2014025274A (ja) 鉄筋など棒状部材の連結具
JP2005502836A (ja) 中子付きらせんネジ挿入部
US7118015B2 (en) Thimble
CN216444403U (zh) 一种便于拼接的分段等厚螺旋叶片
EP3387272B1 (en) Improved wood screw

Legal Events

Date Code Title Description
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: KYOOKA CO., LTD. (JP) ; NORIAKI II (JP)

B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]
B06W Patent application suspended after preliminary examination (for patents with searches from other patent authorities) chapter 6.23 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 31/05/2018, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS