BR112017026236B1 - Mecanismo de acionamento e intertravamento para desvios de veículos guiados por carril central - Google Patents

Mecanismo de acionamento e intertravamento para desvios de veículos guiados por carril central Download PDF

Info

Publication number
BR112017026236B1
BR112017026236B1 BR112017026236-3A BR112017026236A BR112017026236B1 BR 112017026236 B1 BR112017026236 B1 BR 112017026236B1 BR 112017026236 A BR112017026236 A BR 112017026236A BR 112017026236 B1 BR112017026236 B1 BR 112017026236B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
rollers
grooves
rail
route
guide
Prior art date
Application number
BR112017026236-3A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112017026236A2 (pt
Inventor
Juan Carlos Sánchez Jorrín
Original Assignee
Voestalpine Vae Gmbh
Jez Sistemas Ferroviarios, S.L
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Voestalpine Vae Gmbh, Jez Sistemas Ferroviarios, S.L filed Critical Voestalpine Vae Gmbh
Publication of BR112017026236A2 publication Critical patent/BR112017026236A2/pt
Publication of BR112017026236B1 publication Critical patent/BR112017026236B1/pt

Links

Images

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E01CONSTRUCTION OF ROADS, RAILWAYS, OR BRIDGES
    • E01BPERMANENT WAY; PERMANENT-WAY TOOLS; MACHINES FOR MAKING RAILWAYS OF ALL KINDS
    • E01B25/00Tracks for special kinds of railways
    • E01B25/28Rail tracks for guiding vehicles when running on road or similar surface
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B61RAILWAYS
    • B61LGUIDING RAILWAY TRAFFIC; ENSURING THE SAFETY OF RAILWAY TRAFFIC
    • B61L5/00Local operating mechanisms for points or track-mounted scotch-blocks; Visible or audible signals; Local operating mechanisms for visible or audible signals
    • B61L5/10Locking mechanisms for points; Means for indicating the setting of points

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Architecture (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Railway Tracks (AREA)
  • Train Traffic Observation, Control, And Security (AREA)
  • Control Of Position, Course, Altitude, Or Attitude Of Moving Bodies (AREA)
  • Automobile Manufacture Line, Endless Track Vehicle, Trailer (AREA)
  • Platform Screen Doors And Railroad Systems (AREA)

Abstract

MECANISMO DE ACIONAMENTO E INTERTRAVAMENTO PARA DESVIOS DE VEÍCULOS GUIADOS POR CARRIL CENTRAL. A presente invenção refere-se a um mecanismo de acionamento e intertravamento para desvios de veículos guiados por carril central, que tem aplicação na indústria dos veículos guiados.

Description

DESCRIÇÃO CAMPO DA INVENÇÃO
[001] A presente invenção refere-se a um mecanismo de acionamento e intertravamento para desvios de veículos guiados por carril central, que tem aplicação na indústria dos veículos guiados.
ANTECEDENTES
[002] Um veículo guiado por carril central é um veículo que em geral é composto por uma pluralidade de vagões e que circula sobre rodas pneumáticas, as quais suportam o peso do veículo e proporcionam a ele os esforços de tração e frenação necessários para sua circulação. O pavimento sobre o qual circulam estes veículos é, em geral, o das ruas urbanas, mas dispondo de calçadas exclusivas, de maneira similar aos bondes.
[003] Para o guiamento dos ditos veículos está disposto um carril central de forma especial embebido no pavimento. Sobre o dito carril são apoiadas duas rodas de tipo ferroviário montadas em uma mesma carreta ou bogui no veículo de tal maneira que seus eixos formam um ângulo em torno de 90°. A disposição das ditas rodas e a forma especial do carril central produzem o guiamento do veículo, de tal modo que este deve seguir a trajetória marcada pelo dito carril central. Para que o guiamento seja efetivo estão dispostas quatro carretas ou boguis para cada vagão do veículo, estes tendo uma disposição pivotante em relação ao compartimento do vagão de maneira similar aos vagões de um trem ou bonde.
[004] Tal como os veículos ferroviários ou bondes, esses sistemas de guiamento central dispõem de aparelhos de via tais como desvios, que permitem ao veículo escolher alternativamente entre uma trajetória principal ou reta e uma trajetória desviada curvilínea. Os ditos desvios se encontram em geral, tal como o carril central, embebidos no pavimento.
[005] Dado que esses sistemas foram pensados para ser instalados no traço urbano, os raios das curvas nas quais hão de ser inscritos os veículos são, em geral, mais reduzidos que os raios das curvas de veículos ferroviários comuns, igual ao que acontece no caso dos bondes.
[006] De maneira análoga aos desvios dos bondes, os desvios de veículos guiados contam com raios reduzidos na via desviada, da ordem de 20-30 m, e inclusive menores. O fato de que o carril central de guiamento seja simultaneamente ativo em ambos os lados de sua cabeça também confere aos desvios destinados a veículos com guiamento mediante carril central uma configuração diferenciada em relação aos desvios ferroviários ou inclusive de bondes comuns.
[007] No registro de patente n.° FR-2755982 é descrito um desvio para veículos guiados por carril central que consiste de um painel móvel pivotante em sua extremidade de coice sobre o qual são montados tanto o carril da rota direta como o carril da rota desviada. Por meio do giro ou manobra do painel móvel, o carril da rota direta ou o carril da rota desviada são conectados alternativa e seletivamente ao carril fixo de entrada ou alternativamente a um ou outro carril fixo no coice do desvio, dando continuidade a uma das rotas mencionadas.
[008] O fato de que seja necessário guardar uma distância de separação mínima entre ambos os carris montados sobre o painel móvel, a fim de que ambas as rodas de guiamento tenham suficiente distância de passagem livre, limita este tipo de construção. A uma maior distância mínima entre carris de guiamento no desvio, necessária para a passagem das rodas de guiamento, é aumentado o raio de giro do painel móvel, chegando a estar situado o centro de giro deste muito longe da ponta do desvio, o que faz com que seja necessário um desvio de comprimento considerável. Conforme é necessária mais velocidade de passagem pela rota desviada, também é necessário aumentar o valor do raio da mesma, sendo este um fator que aumenta o comprimento do painel móvel e por isso, o comprimento total do desvio. Por isso, considerando- se o anterior, compreende-se que a configuração descrita no registro de patente n.° FR-2755982 não é vantajosa do ponto de vista de projeto dado que produz desvios de grande comprimento sem que isso implique algum desempenho ou vantagem técnica adicional.
[009] Além disso, na invenção descrita no registro de patente n.° FR- 2850983 é evitado o movimento de pivotamento do painel sobre o qual estão montados os carris da rota direta e a desviada, substituindo o dito movimento por um deslocamento lateral retilíneo do painel na direção perpendicular à rota direta, acoplando alternativamente a rota direta ou a rota desviada mediante o dito movimento. Deste modo, é resolvida a desvantagem técnica que apresenta o registro de patente n.° FR-2755982, tal e como foi comentado anteriormente, permitindo projetos de desvios de comprimento mais reduzido.
[010] Entretanto, nos dois casos anteriormente expostos não é resolvido de maneira satisfatória o problema técnico do sistema de manobra utilizado para produzir o movimento do painel. Tampouco é descrito em nenhum dos registros de patente mencionados, um sistema de intertravamento para fixar uma posição final segura, seja da rota direta ou da rota desviada. Esses dois aspectos são importantes de um ponto de vista técnico.
[011] Por último, é preciso considerar que em muitos sistemas com guiamento de carril central é um requisito, por questões de segurança e manutenção, que o sistema composto pelo desvio, pelo motor de manobra e pelo sistema de intertravamento não invada a zona do pavimento destinada à rotação das rodas pneumáticas do veículo.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
[012] A presente invenção refere-se a um mecanismo de acionamento e intertravamento para desvios de veículos guiados por carril central, que permite solucionar problemas do estado da técnica, dentro da linha de permitir reduzir as dimensões dos desvios e assegurar uma posição final segura.
[013] Para isso, o mecanismo que a invenção propõe é definido nas reivindicações independentes. Em reivindicações dependentes são definidas modalidades vantajosas da invenção.
[014] O mecanismo da invenção resolve o problema de pivotamento do painel móvel em desvios nos quais o ponto de giro do dito painel móvel se encontra muito longe da ponta do desvio, embora também possa ser utilizado em desvios nos quais o ponto de pivotamento do painel móvel se encontre próximo à ponta do desvio.
[015] Outra vantagem adicional do mecanismo da invenção é a funcionalidade de intertravamento que incorpora, ao fixar mecanicamente a parte móvel do desvio em suas posições finais, não sendo possível seu movimento involuntário ou espontâneo como consequência da passagem das circulações por qualquer das rotas do desvio. Desse modo, o mecanismo objeto da presente invenção adiciona uma vantagem do ponto de vista de segurança na manobra do desvio, evitando assim possíveis acidentes como consequência de o desvio se encontrar em uma posição intermediária incorreta, o que provocaria um descarrilamento das rodas de guiamento, o que por sua vez pode originar acidentes graves.
[016] O mecanismo da presente invenção também resulta muito compacto em sua construção, podendo se integrar com o motor de manobra, dentro da carcaça ou parte fixa do desvio, resultando esta de algumas dimensões contidas. Este é um requisito necessário, tal e como foi mencionado anteriormente, para que o sistema formado pelo desvio e seu acionamento não invada a zona da pista destinada à rotação das rodas pneumáticas dos veículos guiados por carril central.
[017] O mecanismo de acionamento e intertravamento da invenção tem um custo de ciclo de vida baixo. Além disso, é facilmente acessível para sua inspeção, montagem, desmontagem, substituição de elementos e manutenção.
BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS DOS DESENHOS
[018] Para complementar a descrição que se está realizando, e com o objetivo de ajudar para uma melhor compreensão das características da invenção, de acordo com um exemplo preferencial da modalidade prática do mesmo, é anexada como parte integrante da dita descrição uma série de desenhos onde, com caráter ilustrativo e não limitativo, foi representado o seguinte:
[019] A figura 1.- Mostra uma vista esquemática em planta baixa do desvio de veículos guiados por carril central dando passagem por sua rota principal, estando o ponto de pivotamento do painel móvel atrás da zona fixa do coice.
[020] A figura 2.- Mostra uma vista esquemática em planta baixa do desvio representado na figura 1 dando passagem por sua rota desviada, estando o ponto de pivotamento do painel móvel igualmente atrás da zona fixa do coice.
[021] A figura 3.- Mostra um corte transversal do carril de guiamento da rota principal do desvio, tendo sido representadas duas rodas de guiamento transitando pelo carril da rota principal e a seu lado o carril da rota desviada. Por motivos de esclarecimento não foi representado o bogui.
[022] A figura 4.- Mostra uma vista em perspectiva do desvio da invenção dando passagem pela rota principal.
[023] A figura 5.- Mostra uma vista em perspectiva do desvio como a da figura 4 dando passagem pela rota desviada.
[024] A figura 6.- Mostra uma vista em perspectiva do desvio representado nas figuras 4 e 5, que foi representado sem as tampas de proteção e seus suportes.
[025] A figura 7.- Mostra uma vista em perspectiva do desvio como a da figura 6, que foi representado sem as tampas de proteção, seus suportes e sem o elemento móvel.
[026] A figura 8.- Mostra uma vista explodida do mecanismo de acionamento e intertravamento na entrada do desvio.
[027] A figura 9.- Mostra uma vista explodida do mecanismo de acionamento e intertravamento na saída do desvio.
[028] A figura 10.- Mostra uma vista em planta baixa do mecanismo de acionamento e intertravamento na entrada do desvio em sua posição final correspondente à rota principal ou direta.
[029] A figura 11.- Mostra uma vista em planta baixa como a da figura 10 do mecanismo de acionamento e intertravamento na entrada do desvio em sua posição final correspondente à rota desviada.
[030] A figura 12.- Mostra uma vista em planta baixa do mecanismo de acionamento e intertravamento na saída do desvio em sua posição final correspondente à rota principal ou direta.
[031] A figura 13.- Mostra uma vista em planta baixa como a da figura 12 do mecanismo de acionamento e intertravamento na saída do desvio em sua posição final correspondente à rota desviada.
[032] A figura 14.- Mostra uma vista em perspectiva de uma variação de modalidade do desvio da invenção, que foi representado sem as tampas de proteção e seus suportes.
[033] A figura 15.- Mostra uma vista em perspectiva da variação representada na figura 14, que foi representado sem as tampas de proteção, seus suportes e sem o elemento móvel.
MODALIDADE PREFERIDA DA INVENÇÃO
[034] Considerando-se as figuras resenhadas, é descrita uma modalidade do mecanismo objeto da invenção, no qual é representado um desvio com a rota principal ou direta retilínea e a rota desviada curvada na direção da direita, de maneira que esta descrição da invenção está baseada na dita configuração geométrica. Para um desvio com a rota desviada curvada para a esquerda, as figuras teriam que ser espelhadas com aquelas representadas sendo válidas as descrições da invenção para esta configuração.
[035] Nas figuras, são definidos como planos principais dos componentes aqueles paralelos ao plano XY definido nas figuras. As vistas em planta baixa correspondem à direção perpendicular ao plano XY, e o eixo Z perpendicular ao plano XY, correspondendo as alturas crescentes a valores de Z crescentes.
[036] A direção X é paralela à rota principal do desvio no sentido de valor crescente até a parte definida como traseira do desvio ou coice.
[037] De acordo com uma modalidade preferencial do mecanismo de acionamento e intertravamento objeto da presente patente de invenção, o desvio compreende um elemento ou parte fixa (2), que também pode ser denominado carcaça (2), onde a dita parte fixa (2) está preparada para estar embutida no pavimento da rua, ficando a parte superior do desvio ao nível do pavimento.
[038] Na dita carcaça (2) estão alojados os elementos principais do desvio bem como o motor de manobra, servindo, além disso, de suporte ao carril fixo de entrada (3), e aos carris fixos de saída da rota principal (4) e da rota desviada (5). É contemplado que o elemento fixo (2) compreende uma pluralidade de tampas de proteção (2C) desmontáveis e parafusadas em sua parte superior, ao nível da pista. As ditas tampas de proteção (2C) protegem um elemento móvel (6) que compreende o mecanismo de acionamento e intertravamento objeto da invenção, e permitem o acesso aos mesmos para realizar trabalhos de limpeza e manutenção. É contemplado que o elemento fixo (2) compreenda condutos de drenagem de águas em sua parte inferior, não representados nas figuras, e também pode alojar os elementos de calefação necessários para o funcionamento do desvio no inverno. De acordo com uma modalidade preferencial, o elemento fixo (2) é feito de aço em construção mecanossoldada e está protegido contra corrosão mediante tratamentos como primer antioxidante ou zincagem.
[039] Por sua parte, o mecanismo compreende um elemento ou painel móvel (6) que por sua vez compreende um carril de guiamento da rota principal (7) e um carril de guiamento da rota desviada (8) que devem estar separados a uma distância mínima M, necessária para a passagem das rodas de guiamento (9) do veículo, representadas na figura 3. O elemento móvel (6) pode pivotar ao redor de um ponto de pivotamento (17), representado nas figuras 1 e 2, alcançando alternativamente a posição de passagem pela rota principal, representada na figura 1, ou a posição de passagem pela rota desviada, representada na figura 2. Em ambos os casos são estabelecidas rotas contínuas e seguras para o par de rodas de guiamento (9), que se encontram montadas em uma carreta comum ou bogui, não representado na figura 3 por motivos de esclarecimento. O elemento móvel (6) desliza e é suportado sobre uma placa de escorregamento (2A) do elemento fixo (2). A fim de se evitar engraxamento, a placa de escorregamento (2A) pode estar equipada opcionalmente de inserções (2B), por exemplo de teflon ou poliamida, sobre os quais desliza o elemento móvel (6) do desvio ou de revestimentos antifricção como molibdênio ou outros.
[040] O elemento móvel (6) pode ser de construção mecanossoldada, com um perfil de guiamento (7) e (8) de aço de carril perlítico e unidos por soldadura ou aparafusamento a uma placa base de aço de construção, ou preferencialmente de execução monobloc fundido e mecanizado em uma só peça. Isso permite uma grande flexibilidade de projeto e a utilização de aços resistentes a desgaste como é o caso do aço austenítico a manganês ou outros.
[041] É contemplado que o elemento móvel (6) compreenda asas (6 A) preferencialmente duas na entrada e duas na saída, nas quais são inseridos alguns eixos (12A, 12B, 13A, 13B) que guiam o movimento de pivotamento do elemento móvel (6) durante sua manobra. O elemento móvel (6) também está equipado com elementos antilevante (6B) aparafusados ao longo de seu comprimento em suas zonas laterais. Os ditos elementos antilevante (6B) dispõem de algumas alças em forma de T que são inseridas nas respectivas ranhuras (2D) feitas na placa de escorregamento (2A), fixando o movimento vertical ascendente do elemento móvel (6) devido a ações das rodas de guiamento (9).
[042] Dado que no desvio representado nas figuras 1 e 2 o ponto de pivotamento (17) teórico se encontra na parte posterior de saída do desvio, fora deste, é necessário gerar a rotação do painel móvel (6) ao redor do dito ponto virtual de pivotamento (17) por meio do mecanismo de acionamento e intertravamento da presente invenção.
[043] O mecanismo compreende um bloco de guiamento de entrada (10) do painel móvel (6) e um bloco de guiamento de saída (11) do dito painel móvel (6). Ambos os blocos de guiamento (10, 11) estão fixados na parte fixa ou carcaça (2) do desvio por meio de aparafusamento ou soldadura e são feitos de aço resistente a desgaste.
[044] No bloco de guiamento de entrada (10) existem duas ranhuras de guiamento (10A, 10B) em forma de setores circulares, com raio de curvatura R2, sendo o centro das ditas ranhuras (10A, 10B) o ponto de pivotamento (17) teórico do painel móvel (6) do desvio.
[045] No bloco de guiamento de saída (11) existem duas ranhuras de guiamento (11A, 11B) em forma de setores circulares, com raio de curvatura R1, sendo o centro das ditas ranhuras (11A, 11B) o ponto de pivotamento (17) teórico do painel móvel (6) do desvio.
[046] O painel móvel (6) tem fixados dois eixos perpendiculares ao plano de escorregamento do dito painel (12A, 12B) na entrada feitos de aço de alta resistência, equipados com seus respectivos rolos (12C,12D) os quais podem se mover e rodar dentro das ranhuras de guiamento (10A, 10B) do bloco de guiamento de entrada (10). O diâmetro dos ditos rolos é ligeiramente menor que a largura das ranhuras do guiamento, a fim de garantir um guiamento correto. Para facilitar a manutenção, os ditos eixos contam com engraxadores em sua parte superior e meios para engraxar os rolamentos dos rolos (12C, 12D, 12E, 12F). Os ditos rolos contam com rolamentos lacrados e são realizados preferencialmente em aço resistente a desgaste.
[047] O painel móvel (6) também tem fixados dois eixos perpendiculares ao plano de escorregamento do dito painel (13A, 13B) na saída com seus respectivos rolos (13C,13D) os quais podem se mover e rodar dentro das ranhuras de guiamento (11A, 11B) do bloco de guiamento de saída (11). O diâmetro dos ditos rolos é ligeiramente menor que a largura das ranhuras do guiamento, a fim de garantir um guiamento correto. Para facilitar a manutenção, os ditos eixos contam com engraxadores em sua parte superior e meios para engraxar os rolamentos dos rolos (13C, 13D, 13E, 13F). Os ditos rolos contam com rolamentos lacrados e são realizados preferencialmente em aço resistente a desgaste.
[048] Deste modo, o painel móvel (6) do desvio pode pivotar ao redor do ponto de pivotamento (17) teórico sendo guiado no momento do pivotamento pelas ranhuras dos blocos de guiamento de entrada (10) e de saída (11) anteriormente descritas.
[049] É contemplado que o mecanismo compreenda um balancim móvel de entrada (14) que pivota ao redor de um eixo (14A) unido ao elemento fixo (2) do desvio em sua zona de entrada e com um balancim móvel de saída (16) que pivota ao redor de um eixo (16A) unido ao elemento fixo (2) do desvio em sua zona de saída. Ambos os balancins (14, 16) são feitos de aço de alta resistência mecânica e a desgaste. Seus eixos contam com rolamentos lacrados. Os eixos (14A, 16A), feitos de aço de alta resistência, contam com engraxadores em sua parte superior a fim de facilitar a manutenção dos rolamentos. O engraxamento e inspeção dos eixos (14A, 16A) podem ser realizados desmontando-se respectivamente as tampas (6G) e (6H) que estão rosqueadas no elemento móvel (6).
[050] O eixo do balancim móvel de entrada (14A) está centralizado no bloco de guiamento de entrada (10) e é perpendicular ao plano principal do mesmo. O balancim móvel de entrada (14) é equipado com suas respectivas ranhuras (14B, 14C) nas quais é possível transportar e rodar respectivamente os rolos (12E, 12F) unidos respectivamente aos eixos (12 A, 12 B) do painel móvel (6). O diâmetro dos ditos rolos é ligeiramente menor que a largura das ranhuras do balancim, a fim de garantir um guiamento correto. Os ditos rolos se encontram em um nível inferior Z aos rolos (12C, 12D) que giram respectivamente nos ditos eixos (12A, 12B).
[051] A forma das ranhuras (14 B, 14 C) é tal que ao pivotar o balancim móvel (14) em uma direção de rotação ou outra, estas ranhuras estão sempre oblíquas com relação às ranhuras (10A, 10B) do bloco de guiamento de entrada (10), de tal forma que os eixos (12 A, 12 B) e seus respectivos rolos (12E, 12F) são arrastados pelo balancim móvel (14) e alcançam as posições finais (12A1, 12B1) respectivamente correspondentes ao alinhamento da rota principal (7) do painel móvel (6) com o carril de entrada (3) ou alternativamente alcançam as posições finais (12A2, 12B2) correspondentes ao alinhamento da rota desviada (8) do painel móvel (6) com o carril de entrada (3). Nas posições finais (12A1, 12B1) os rolos (12C, 12D) respectivamente alcançam as posições finais correspondentes a um valor de Y menor do que o das ranhuras (10A, 10B) do bloco de guiamento de entrada (10). Nas posições finais (12A2, 12B2) os rolos (12C, 12D) respectivamente alcançam as posições finais correspondentes a um valor de Y maior do que o das ranhuras (10A, 10B) do bloco de guiamento de entrada (10).
[052] O balancim móvel (14) é movido por meio do motor de acionamento (15) através do movimento linear alternativo do tirante de manobra (15A). As posições finais seguras do balancim (14) são comprovadas por meio do tirante de comprovação (15B) unido ao motor de acionamento. Ambos os tirantes (15A, 15C) são feitos de aço de construção e são equipados com asas e ferrolhos para ser conectados de maneira articulada ao balancim móvel (14). Os ferrolhos contam com engraxadores em sua parte superior a fim de facilitar sua manutenção.
[053] O motor de acionamento (15) é fixo à carcaça (2) por meio de conexões aparafusadas, de tal modo que não experimenta movimento relativo em relação a ela.
[054] As ranhuras (14 B, 14 C) em suas extremidades finais têm cada uma delas dois entalhes (14B1, 14C1) de forma circular e de diâmetro ligeiramente superior aos rolos (12E, 12F). Quando o balancim móvel de entrada (14) alcança suas posições finais, os rolos (12E, 12F) ficam encaixados entre os entalhes (14B1, 14C1) do balancim móvel (14), de tal modo que os eixos (12 A, 12 B) ficam presos mecanicamente e por isso, o painel móvel (6) fica mecanicamente aferrolhado na entrada em sua posição final ou de alinhamento do carril de entrada (3) com o carril da rota principal (7) ou alternativamente de alinhamento do carril de entrada (3) com o carril da rota desviada (8).
[055] Nestas posições finais, e graças a este sistema mecânico de aferrolhamento, não é possível o movimento espontâneo do painel móvel (6) devido a ações exteriores quando este alcança suas posições finais.
[056] O eixo do balancim móvel de saída (16 A) está sensivelmente centralizado no bloco de guiamento de saída (11) e é perpendicular ao plano principal do mesmo. O balancim móvel de saída (16) é equipado com suas respectivas ranhuras (16B, 16C) nas quais é possível transportar e rodar respectivamente os rolos (13E, 13F) unidos respectivamente aos eixos (13A) e (13B) do painel móvel (6) na sua saída. O diâmetro dos ditos rolos é ligeiramente menor que a largura das ranhuras do balancim, a fim de garantir um guiamento correto. Os ditos rolos se encontram em um nível inferior Z aos rolos (13C, 13D) que giram respectivamente nos ditos eixos (13 A, 13 B).
[057] A forma das ranhuras (16 B, 16 C) é tal que ao pivotar o balancim móvel (16) em uma direção de rotação ou outra, estas ranhuras estão sempre oblíquas com relação às ranhuras (11A, 11B) do bloco de guiamento de saída (11), de tal forma que os eixos (13 A, 13 B) e seus respectivos rolos (13E, 13F) são arrastados pelo balancim móvel (16) e pelos eixos (13A, 13B) e seus respectivos rolos (13E, 13F) alcançam as posições finais (13A1, 13B1) respectivamente correspondentes ao alinhamento da rota principal (7) do painel móvel (6) com o carril de saída (4) ou alternativamente alcançam as posições finais (13A2, 13B2) correspondentes ao alinhamento da rota desviada (8) do painel móvel (6) com o carril guia de saída (5). Nas posições finais (13A1, 13B1) os rolos (13C) e (13D) respectivamente alcançam as posições finais correspondentes a um valor de Y menor do que o das ranhuras (11 A, 11 B) do bloco de guiamento de saída (11). Nas posições finais (13A2, 13B2) os rolos (13C, 13D) respectivamente alcançam as posições finais correspondentes a um valor de Y maior do que o das ranhuras (11 A, 11 B) do bloco de guiamento de saída (11).
[058] O balancim móvel (16) é movido por meio do motor de acionamento (15) através do movimento linear alternativo do tirante de manobra (15B). As posições finais seguras do balancim (16) são comprovadas por meio do tirante de comprovação (15D) unido ao motor de acionamento. Ambos os tirantes (15B, 15C) são feitos de aço de construção e são equipados com asas e ferrolhos para ser conectados de maneira articulada ao balancim móvel (16). Os ferrolhos contam com engraxadores em sua parte superior a fim de facilitar sua manutenção.
[059] As ranhuras (16 B, 16 C) em suas extremidades finais têm cada uma delas dois entalhes (16B1, 16C1) de forma circular e de diâmetro ligeiramente superior aos rolos (13E, 13F). Quando o balancim móvel de entrada (14) alcança suas posições finais, os rolos (13E, 13F) ficam encaixados entre os entalhes (16B1, 16C1) do balancim móvel (16), de tal modo que os eixos (13 A, 13 B) ficam presos mecanicamente e por isso, o painel móvel (6) fica mecanicamente aferrolhado na saída em sua posição final ou de alinhamento do carril de saída (4) com a rota principal (7) ou alternativamente de alinhamento do carril de saída (5) com a rota desviada (8).
[060] Nestas posições finais, e graças a este sistema mecânico de aferrolhamento, não é possível o movimento espontâneo do painel móvel (6) devido a ações exteriores quando este alcança suas posições finais.
[061] A rotação síncrona e no mesmo sentido de ambos os balancins (14, 16) provoca, desta maneira, a rotação do elemento ou painel móvel (6) do desvio ao redor do ponto de pivotamento (17).
[062] Por isso, a fim de se estabelecer rotas seguras tanto pela direta como pela desviada, os respectivos balancins na entrada (14, 16) são movidos no mesmo sentido e mesmo deslocamento pelos tirantes de manobra (15 A, 15 B) do motor de manobra (15) até as posições finais descritas anteriormente.
[063] Nas figuras 14 e 15 é representado uma variante de modalidade do mecanismo da invenção na qual o desvio compreende um elemento fixo (2) ou carcaça e um elemento móvel (6), o qual pivota ao redor de um eixo de pivotamento (18) situado, ver figura 15, dentro do desvio na zona de saída e na frente dos carris de guiamento (4, 5) e perpendicular ao plano principal do elemento fixo (2) estando unido a este. Nesta configuração só é necessário o conjunto de mecanismo de acionamento e intertravamento na entrada do desvio. O elemento móvel (6) gira ao redor de um eixo de pivotamento (18) real, não virtual como na modalidade anterior, situado na saída do desvio podendo ficar alinhado ao carril de guiamento da rota principal (7) com o carril de entrada (3) e o carril de saída (4) ou o carril de guiamento da rota desviada (8) com o carril de entrada (3) e o carril de saída (5), estabelecendo por isso o tráfego do veículo pela rota principal ou a rota desviada do desvio, respectivamente.
[064] Nesta variação de modalidade, o mecanismo de acionamento e intertravamento compreende os seguintes elementos cujas qualidades de material, características, funcionamento e design são os mesmos que na modalidade preferencial descrita anteriormente:
[065] Bloco de guiamento de entrada (10) do painel móvel (6) fixado na parte fixa (2) do desvio mediante aparafusamento ou mediante soldadura.
[066] No bloco de guiamento de entrada (10) existem duas ranhuras de guiamento (10 A, 10 B) em forma de setores circulares, com raio de curvatura R2, sendo o centro das ditas ranhuras (10 A, 10 B) o eixo de pivotamento (18) do painel móvel (6) do desvio.
[067] O painel móvel (6) tem fixados dois eixos perpendiculares ao plano de escorregamento do dito painel (12 A, 12 B) na entrada com seus respectivos rolos (12C,12D) os quais podem se mover e rodar dentro das ranhuras de guiamento (10 A, 10 B) do bloco de guiamento de entrada (10). O diâmetro dos ditos rolos é ligeiramente menor que a largura das ranhuras do guiamento, a fim de garantir um guiamento correto.
[068] O mecanismo de acionamento e intertravamento nesta configuração alternativa é complementado com um balancim móvel de entrada (14) o qual pivota ao redor do eixo (14 A) unido ao elemento fixo ou carcaça (2) do desvio em sua zona de entrada.
[069] O eixo do balancim móvel de entrada (14 A) está centralizado no bloco de guiamento de entrada (10) e é perpendicular ao plano principal do mesmo. O balancim móvel de entrada (14) é equipado com suas respectivas ranhuras (14B, 14C) nas quais é possível transportar e rodar respectivamente os rolos (12E, 12F) unidos respectivamente aos eixos (12A, 12B) do painel móvel (6). O diâmetro dos ditos rolos é ligeiramente menor que a largura das ranhuras do balancim, a fim de garantir um guiamento correto. Os ditos rolos se encontram em um nível inferior Z aos rolos (12C, 12D) que giram respectivamente nos ditos eixos (12 A, 12 B).
[070] A forma das ranhuras (14 B, 14 C) é tal que ao pivotar o balancim móvel (14) em uma direção de rotação ou outra, estas ranhuras estão sempre oblíquas com relação às ranhuras (10A, 10B) do bloco de guiamento de entrada (10), de tal forma que os eixos (12 A, 12 B) e seus respectivos rolos (12E, 12F) são arrastados pelo balancim móvel (14) e os eixos (12A, 12B) alcançam as posições finais (12A1, 12B1) respectivamente correspondentes ao alinhamento da rota principal (7) do painel móvel (6) com o carril de entrada (3) e de saída (4) ou alternativamente alcançam as posições finais (12A2, 12B2) correspondentes ao alinhamento da rota desviada (8) do painel móvel (6) com o carril de entrada (3) e o carril de saída (5). Nas posições finais (12A1, 12B1) os rolos (12C, 12D) respectivamente alcançam as posições finais correspondentes a um valor de Y menor do que o das ranhuras (10A, 10B) do bloco de guiamento de entrada (10). Nas posições finais (12A2, 12B2) os rolos (12C, 12D) respectivamente alcançam as posições finais correspondentes a um valor de Y maior do que o das ranhuras (10A, 10B) do bloco de guiamento de entrada (10).
[071] O balancim móvel (14) é movido por meio do motor de acionamento (15) através do movimento linear alternativo do tirante de manobra (15A). As posições finais seguras do balancim (14) são comprovadas por meio do tirante de comprovação (15B) unido ao motor de acionamento (15).
[072] O motor de acionamento (15) é fixo à carcaça (2) por meio de conexões aparafusadas, de tal modo que não experimenta movimento relativo em relação a ela.
[073] As ranhuras (14 B, 14 C) em suas extremidades finais têm cada uma delas dois entalhes (14B1, 14C1) de forma circular e de diâmetro ligeiramente superior aos rolos (12E, 12F). Quando o balancim móvel de entrada (14) alcança suas posições finais, os rolos (12E, 12F) ficam encaixados entre os entalhes (14B1, 14C1) do balancim móvel (14), de tal modo que os eixos (12A, 12B) ficam presos mecanicamente e por isso, o painel móvel (6) fica mecanicamente aferrolhado na entrada em sua posição final ou de alinhamento do carril de entrada (3) e de saída (4) com a rota principal (7) ou alternativamente de alinhamento do carril de entrada (3) e de saída (5) com a rota desviada (8). Nas posições finais (12A1, 12B1) os rolos (12C, 12D) respectivamente alcançam as posições finais correspondentes a um valor de Y menor do que o das ranhuras (10 A, 10 B) do bloco de guiamento de entrada (10). Nas posições finais (12A2, 12B2) os rolos (12C, 12D) respectivamente alcançam as posições finais correspondentes a um valor de Y maior do que o das ranhuras (10A, 10B) do bloco de guiamento de entrada (10).
[074] Uma vez descritas as duas configurações preferenciais do mecanismo de acionamento e intertravamento objeto da presente invenção, podem ser apreciadas as vantagens da mesma, tais como:
[075] O mecanismo é compacto e não implica um aumento de tamanho do desvio, permitindo também uma integração compacta do motor de manobra, evitando assim a invasão da zona da pista destinada às rodas pneumáticas dos veículos guiados. Permite um projeto extraplano da parte fixa do desvio, pois não necessita de muita altura para acolher o mecanismo.
[076] O mecanismo é acessível da parte superior do desvio mediante a retirada das tampas de proteção (2C). Os elementos principais do mecanismo podem ser inspecionando e são acessíveis para sua limpeza e lubrificação.
[077] O mecanismo dispõe de uma funcionalidade de aferrolhamento mecânico que estabelece rotas seguras pelas rotas direta ou desviada.
[078] O mecanismo é compatível com diversos motores de manobra ou aparelhos de manobra manual existentes no mercado.
[079] Em caso de substituição de elementos avariados, o mecanismo é facilmente desmontável, começando pelos níveis superiores do desvio.
[080] O custo do ciclo de vida do mecanismo é reduzido por utilizar elementos resistentes a desgaste e rolos que substituem a fricção por rotação, dispondo os ditos rolos e eixos dos balancins de rolamentos lacrados para reduzir a necessidade de engraxe e manutenção.
[081] As duas configurações da invenção aqui descritas aparecem aplicadas a desvios simples cuja rota principal é reta, não sendo este um fator limitativo, já que o mecanismo de acionamento e intertravamento aqui descrito pode ser aplicado a outros tipos de desvios tais como desvios com a via principal curva ou desvios de diferente mão da rota desviada (direita ou esquerda).
[082] Considerando a descrição e o grupo de figuras, o especialista na matéria poderá entender que as modalidades da invenção que foram descritas podem ser combinadas de múltiplas maneiras dentro do objeto da invenção. A invenção foi descrita segundo algumas modalidades preferenciais da mesma, mas para o especialista na matéria ficará evidente que múltiplas variações podem ser introduzidas nas ditas modalidades preferenciais sem exceder o objeto da modalidade reivindicada.

Claims (4)

1. Mecanismo de operação e bloqueio para desvios de veículos guiados por trilhos centrais, nos quais o desvio compreende uma parte fixa (2), um painel móvel giratório (6) em que é fornecido um trilho guia da rota principal (7) e um trilho-guia da rota desviada (8), o desvio compreendendo um trilho guia de entrada (3) preso à parte fixa (2), um trilho guia de saída para a rota principal (4) anexada à parte fixa (2), um trilho de guia de saída para a rota desviada (5) anexado à parte fixa (2), de modo que o painel (6) gira em relação a um ponto de articulação (17) localizado fora do desvio no lado da saída, de modo que o painel móvel (6), alternativamente, permita a passagem através da rota principal ou através da rota desviada quando, respectivamente, o trilho guia da rota principal (7) está alinhado com o trilho de entrada (3) e o trilho de saída (4), ou quando o trilho guia da rota desviada (8) está alinhado com o trilho de entrada (3) e o trilho de saída (5), caracterizado por o mecanismo de entrada e o de saída compreender: - um bloco guia (10) a ser fixado na parte fixa (2) compreendendo duas ranhuras de guia (10A, 10B) em forma de setores circulares localizados em um plano principal do bloco guia (10), o centro geométrico do qual coincide, em uso, com o ponto de articulação (17) do painel móvel (6) e ambos tendo o mesmo raio de curvatura, - dois eixos (12A, 12B) a serem fixados ao painel móvel (6) em sua área de entrada e perpendicular para um plano principal do painel móvel, com rolos (12C, 12D) que podem ser movidos e rolados respectivamente dentro das ranhuras de guia (10A, 10B) do bloco guia (10), o diâmetro dos referidos rolos (12C, 12D) sendo menor do que a largura das respectivas ranhuras (10A, 10B), - uma alavanca oscilante móvel (14) que gira em torno de um eixo (14A) para ser anexada ao elemento (2), e centrada em relação ao bloco guia (10) e perpendicular ao principal plano do mesmo, onde a referida alavanca oscilante (14) compreende ranhuras (14B, 14C) localizadas no plano principal da alavanca oscilante (14) dentro da qual rolos (12E, 12F) que são anexados e giram respectivamente nos eixos (12A, 12B) podem ser movidos e enrolados, os ditos rolos (12E, 12F) estando em um nível superior (Z) em relação aos rolos (12C, 12D) dos eixos (12A, 12B), o diâmetro dos rolos (12E, 12F) sendo menor que a largura de suas respectivas ranhuras (14B, 14C); onde o mecanismo na saída do desvio compreende: - um bloco guia (11) a ser fixado à parte fixa (2) compreendendo duas ranhuras de guia (11A, 11B) em forma de setores circulares localizados em um plano principal do bloco guia (11), o centro geométrico do qual coincide, em uso, com o ponto de articulação (17) do painel móvel (6) e ambos tendo o mesmo raio de curvatura, - dois eixos (13A, 13B) a serem fixados ao painel móvel (6) em sua área de saída e perpendicular para o plano principal do painel móvel, com rolos (13C, 13D) que podem ser movidos e rolados respectivamente dentro das ranhuras de guia (11A, 11B) do bloco guia (11), o diâmetro dos referidos rolos (13C, 13D) sendo menor do que a largura das respectivas ranhuras (11A, 11B), - uma alavanca oscilante móvel (16) que gira em torno de um eixo (16A) para ser anexada ao elemento ou invólucro (2), e centrada em relação ao bloco guia (11) e perpendicular ao plano principal do mesmo, onde a referida alavanca oscilante (16) compreende ranhuras (16B, 16C) localizadas no plano principal da alavanca oscilante (16) dentro quais os rolos (13E, 13F) que estão ligados e girar respectivamente em eixos (13A, 13B) podem ser movidos e rolados, os ditos rolos (13E, 13F) estando em um nível mais alto (Z) em relação aos rolos (13C, 13D) dos eixos (13A, 13B), o diâmetro dos rolos (13E, 13F) sendo menor que o largura de suas respectivas ranhuras (16B, 16C), onde as alavancas oscilantes (14, 16) se movem, em uso, de forma síncrona e na mesma direção por meio de hastes (15A, 15C) do acionamento motor (15), gerando assim uma rotação do painel móvel (6) em torno do ponto de articulação (17) de modo que os eixos (12A, 12B, 13A, 13B) alcancem simultaneamente suas posições de travamento, correspondendo ao tráfego através de qualquer rota ou a rota desviada.
2. Mecanismo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por na alavanca de balanço (14) da entrada do desvio: - a forma das ranhuras (14B, 14C) é tal que quando a alavanca oscilante móvel (14), em uso, gira em uma direção de rotação ou outra, essas ranhuras são sempre oblíquas com respeito às ranhuras (10A, 10B) da guia do bloco de entrada (10), de modo que os eixos (12A, 12B) e seus respectivos rolos (12E, 12F) são acionados por a alavanca oscilante móvel (14) e os eixos (12A, 12B) atingem respectivamente as posições finais (12A1, 12B1), os rolos (12C, 12D) atingindo simultaneamente a posição final correspondente a um valor inferior (Y) das ranhuras (10A, 10B) do bloco de guia de entrada (10) - correspondente para o alinhamento do trilho guia da rota principal (7) do painel móvel (6) com o trilho de entrada (3) ou, alternativamente, os eixos (12A, 12B) alcançar as posições finais (12A2, 12B2) - os rolos (12C, 12D) alcançando simultaneamente o fim posição correspondente a um valor maior de Y das ranhuras (10A, 10B) do bloco da guia de entrada(10) - correspondente ao alinhamento de a rota desviada (8) do painel móvel (6) com o trilho de entrada (3), - as ranhuras (14B, 14C) têm em suas extremidades finais dois entalhes em forma semicircular (14B1, 14C1) tendo um diâmetro ligeiramente maior que os rolos (12E, 12F), - de modo que quando os rolos (12E, 12F) alcançam, em uso, suas posições finais extremas nas ranhuras (14B, 14C), respectivamente, os rolos são mecanicamente encaixados nos entalhes (14B1, 14C1), respectivamente, o painel móvel (6) sendo, portanto, mecanicamente travado de maneira segura na posição de alinhamento para o alinhamento do trilho de entrada (3) com o trilho guia da rota principal (7), ou na posição de alinhamento para o alinhamento do trilho de entrada (3) com o trilho guia da rota desviada (8), - onde a alavanca oscilante móvel (14) é movida pelo motor de acionamento (15) por meio de movimento linear em uma direção ou outra da haste de acionamento (15A).
3. Mecanismo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 e 2, caracterizado por na alavanca oscilante (16) da saída do desvio: - a forma das ranhuras (16B, 16C) é tal que quando a alavanca oscilante móvel (16), em uso, gira em uma direção de rotação ou outra, essas ranhuras são sempre oblíquas com respeito às ranhuras (11A, 11B) da guia de saída bloco (11), de modo que os eixos (13A, 13B) e seus respectivos rolos (13E, 13F) são acionados por a alavanca oscilante móvel (16) e os eixos (13A, 13B) atingem respectivamente as posições finais (13A1, 13B1), os rolos (13C, 13D) alcançando simultaneamente a posição final correspondente a um valor inferior (Y) das ranhuras (11A, 11B) do bloco de guia de saída (11) correspondente para o alinhamento do trilho guia do principal rota (7) do painel móvel (6) com o trilho de saída (4) ou, alternativamente, os eixos (13A, 13B) alcançar as posições finais (13A2, 13B2), o rolos (13C, 13D) atingindo simultaneamente o posição final correspondente a um valor maior de Y das ranhuras (11A, 11B) da saída do bloco guia (11) correspondente ao alinhamento do trilho guia da rota desviada (8) do painel móvel (6) com o trilho de saída (5), - as ranhuras (16B, 16C) respectivamente têm em suas extremidades finais são dois entalhes em forma semicircular (16B1, 16C1) tendo um diâmetro ligeiramente maior do que os rolos (13E, 13F), - de modo que quando os rolos (13E, 13F), em uso, alcançam suas posições finais extremas nas ranhuras (16B, 16C), respectivamente, os rolos são mecanicamente encaixados nos entalhes (16B1, 16C1), respectivamente, o painel móvel (6) sendo, portanto, mecanicamente travado de maneira segura na posição de alinhamento para alinhamento do trilho de saída (4) com o trilho guia da rota principal (7), ou na posição de alinhamento para o alinhamento do trilho de saída (5) com o trilho guia da rota desviada (8), - onde a alavanca oscilante móvel (16) é movida pelo motor de acionamento (15) por meio linear movimento em uma direção ou outra da haste de acionamento (15B).
4. Mecanismo de operação e bloqueio para desvios de veículos guiados por trilhos centrais, nos quais o desvio compreende uma parte fixa (2), um painel móvel giratório (6) em que são fornecidos os trilhos de guia do rota principal (7) e a rota desviada (8), uma guia ao trilho de entrada (3) presa à parte fixa (2), um trilho guia de saída para a rota principal (4) preso à parte fixa (2), um trilho guia de saída para a rota desviada (5) anexado à parte fixa (2), tal que o painel móvel (6) gira em torno de um eixo (18) perpendicular ao plano principal da parte fixa (2) localizado dentro do desvio mencionado no lado de saída, de modo que o painel móvel (6), alternativamente, permita a passagem através da rota principal ou através da rota desviada, quando, respectivamente, o trilho guia da rota principal (7) está alinhado com o trilho de entrada (3) e o trilho de saída (4), ou quando o trilho guia da rota desviada (8) está alinhado com o trilho de entrada (3) e o trilho de saída (5), caracterizado por o mecanismo na entrada de o saída compreender: - um bloco guia (10) a ser fixado na parte fixa do desvio (2) equipado com duas ranhuras guias (10A, 10B) na forma de setores circulares localizados em um plano principal do bloco guia (10), o centro geométrico do qual coincide, em uso, com o eixo de articulação (18) do painel móvel (6) e ambos tendo o mesmo raio de curvatura, - dois eixos (12A, 12B) a serem fixados ao painel móvel (6) em sua área de entrada e perpendicular para um plano principal do painel móvel, com respectivos rolos (12C, 12D) que podem ser movidos e enrolados respectivamente dentro das ranhuras de guia (10A, 10B) do bloco guia (10), o diâmetro dos referidos rolos (12C, 12D) sendo ligeiramente menor que a largura das respectivas ranhuras (10A, 10B), - uma alavanca oscilante móvel (14) que, em uso, gira em torno de um eixo (14A) ligado ao elemento fixo ou revestimento (2), e visivelmente centrado com em relação ao bloco guia (10) e perpendicular ao plano principal do mesmo, em que a referida alavanca de balanço (14) é equipada com as respectivas ranhuras (14B, 14C) localizadas em um plano principal de a alavanca oscilante (14) dentro da qual os rolos (12E, 12F) que são fixados e giram respectivamente nos eixos (12A, 12B) podem ser movidos e rolados, os ditos rolos (12E, 12F) sendo em um nível superior (Z) em relação aos rolos (12C, 12D), o diâmetro dos rolos (12E, 12F) sendo ligeiramente menor que a largura de seus respectivas ranhuras (14B, 14C), em que: - a forma das ranhuras (14B, 14C) é de modo que quando a alavanca de balanço em movimento (14), em uso, gira em uma direção de rotação ou outra, essas ranhuras são sempre oblíquas em relação às ranhuras (10A, 10B) do bloco guia de entrada (10), tal que os eixos (12A, 12B) e seus respectivos rolos (12E, 12F) são acionados pela alavanca oscilante móvel (14) e os eixos (12A) e (12B) atingem, respectivamente, as posições finais (12A1, 12B1), os rolos (12C, 12D) alcançando simultaneamente a posição final correspondendo a um valor inferior de Y das ranhuras (10A, 10B) do bloco da guia de entrada (10) correspondente ao alinhamento do trilho guia da rota principal (7) do painel móvel (6) com o trilho de entrada (3) e o trilho de saída (4), ou alternativamente os eixos (12A, 12B) alcançam as posições finais (12A2, 12B2), os rolos (12C, 12D) alcançando simultaneamente a posição final correspondendo a um valor maior (Y) das ranhuras (10A) e (10B) da entrada bloco guia (10) correspondendo ao alinhamento do trilho guia da rota desviada (8) do painel móvel (6) com o trilho de entrada (3) e o trilho de saída (5), - as ranhuras (14B, 14C) têm em seu final dois entalhes em forma semicircular (14B1, 14C1) tendo um diâmetro ligeiramente maior do que os rolos (12E, 12F), - quando os rolos (12E, 12F), em uso, alcançam suas posições finais extremas nas ranhuras (14B, 14C), respectivamente, os rolos são mecanicamente encaixados nos entalhes (14B1, 14C1) respectivamente, o painel móvel (6), portanto sendo mecanicamente travado de maneira segura de modo que os eixos (12A, 12B) alcancem suas posições de travamento, correspondendo ao tráfego através da rota direta ou da rota desviada, - a alavanca oscilante móvel (14) deve ser movida pelo motor de acionamento (15) por meio linear de movimento em uma direção ou outra da haste de acionamento (15A).
BR112017026236-3A 2015-06-05 2016-06-03 Mecanismo de acionamento e intertravamento para desvios de veículos guiados por carril central BR112017026236B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP15382294.5 2015-06-05
EP15382294.5A EP3101175B1 (en) 2015-06-05 2015-06-05 Operating and locking mechanism for turnouts of central rail-guided vehicles
PCT/ES2016/070415 WO2016193522A1 (es) 2015-06-05 2016-06-03 Mecanismo de accionamiento y encerrojamiento para desvíos de vehículos guiados por carril central

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112017026236A2 BR112017026236A2 (pt) 2018-09-11
BR112017026236B1 true BR112017026236B1 (pt) 2022-11-01

Family

ID=53724172

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112017026236-3A BR112017026236B1 (pt) 2015-06-05 2016-06-03 Mecanismo de acionamento e intertravamento para desvios de veículos guiados por carril central

Country Status (9)

Country Link
US (1) US10781558B2 (pt)
EP (1) EP3101175B1 (pt)
CN (1) CN108138451B (pt)
BR (1) BR112017026236B1 (pt)
CA (1) CA2988206C (pt)
CO (1) CO2017012488A2 (pt)
ES (1) ES2682331T3 (pt)
MX (1) MX2017015652A (pt)
WO (1) WO2016193522A1 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP3101175B1 (en) * 2015-06-05 2018-05-02 Jez Sistemas Ferroviarios, S.L. Operating and locking mechanism for turnouts of central rail-guided vehicles
CN113718561B (zh) * 2020-05-25 2022-10-18 比亚迪股份有限公司 道岔锁定机构和具有其的道岔

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1956021A (en) * 1932-07-05 1934-04-24 Cleveland Frog And Crossing Co Railroad crossing and frog
DE4138200A1 (de) * 1991-11-21 1993-05-27 Deutsche Aerospace Verkehrssystem fuer den individualverkehr
FR2755982B1 (fr) 1996-11-20 2002-11-29 Spie Enertrans Appareil de changement de trajectoire d'un vehicule guide, et installation comprenant un tel appareil
FR2850983B1 (fr) 2003-02-06 2006-08-25 Cogifer Tf Appareil de voie a tiroir pour vehicules guides par un dispositif rail/galet
FR2904013B1 (fr) * 2006-07-21 2008-09-19 Lohr Ind Aiguillage a manoeuvre manuelle pour un ensemble de guidage le long d'un rail au sol
CN201190252Y (zh) * 2008-04-29 2009-02-04 常熟市辐照技术应用厂 地轨换向器
DE202008016678U1 (de) * 2008-12-17 2009-03-12 Rofa Rosenheimer Förderanlagen GmbH Weiche für eine Elektropalettenbahn
FR2950906B1 (fr) * 2009-10-02 2014-08-22 Lohr Ind Elements plats prefabriques a assembler en succession lineaire et sensiblement coplanaire
CN102139698A (zh) * 2011-02-06 2011-08-03 胡盼成 一种新型轨道交通系统
KR101664630B1 (ko) * 2011-08-31 2016-10-11 미츠비시 쥬고교 가부시키가이샤 차량 수수 장치 및 이것을 구비한 궤도계 교통 시스템
EP2676863A1 (fr) * 2012-06-20 2013-12-25 Siemens SAS Méthode et dispositifs de protection contre une perte de guidage d'un véhicule guidé
FR3007430B1 (fr) * 2013-06-25 2015-06-19 Newtl Croisement de rails prevu pour le croisement d'un rail de guidage avec un second rail.
EP3101175B1 (en) * 2015-06-05 2018-05-02 Jez Sistemas Ferroviarios, S.L. Operating and locking mechanism for turnouts of central rail-guided vehicles

Also Published As

Publication number Publication date
WO2016193522A1 (es) 2016-12-08
ES2682331T3 (es) 2018-09-20
EP3101175B1 (en) 2018-05-02
US10781558B2 (en) 2020-09-22
EP3101175A1 (en) 2016-12-07
CA2988206C (en) 2023-09-26
US20180163347A1 (en) 2018-06-14
BR112017026236A2 (pt) 2018-09-11
MX2017015652A (es) 2018-06-19
CA2988206A1 (en) 2016-12-08
CN108138451A (zh) 2018-06-08
CN108138451B (zh) 2020-02-07
CO2017012488A2 (es) 2018-02-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN102979011B (zh) 转盘道岔
BRPI0924585B1 (pt) trilho e trole para veículos suspensos
CN105691413A (zh) 用于有轨车辆的强制伸展的车架和具有这样车架的有轨车辆
CN207525558U (zh) 一种单渡线道岔
BR112017026236B1 (pt) Mecanismo de acionamento e intertravamento para desvios de veículos guiados por carril central
BR112013010514B1 (pt) Metodo para controlar o movimento de transportadores
CN109989305B (zh) 单轨内导向式道岔、渡线道岔和轨道交通系统
BR112017026577B1 (pt) mecanismo de acionamento e intertravamento para dormentes de veículos guiados por carril central
ES2529727T3 (es) Dispositivo de accionamiento y encerrojamiento para un dispositivo de cambio de agujas ferroviario
ES2595403B1 (es) Carro con sistema automático de ajuste para anchos de vía variable
CN112009516B (zh) 转向架和具有其的轨道车辆和轨道交通系统
JP6980796B2 (ja) ゴムタイヤ付きの乗り物を運ぶ軌道用のスイッチ要素、前記要素から作られた軌道スイッチギア、およびそのようなスイッチギアを備えたレールに沿って乗客を輸送する方法
WO2020163933A1 (pt) Dispositivo para mudança de via de veículo de transporte pneumático
RU108452U1 (ru) Безостряковый стрелочный перевод
CN112709101B (zh) 一种轨道转弯装置
PL214948B1 (pl) Rozjazd kolejki spągowej
PL214946B1 (pl) Urządzenie rozjazdowe
WO2023225727A1 (pt) Rodízios duplos de rotação livre independente particionados em banda de rodagem e aba rotativa de retenção axial para uso em vias de barramentos metálicos paralelos
US364267A (en) Albert d
ES2272113B2 (es) Mejoras introducidas en la patente de invencion solicitada con el numero 9901477 relativa a un bogie de rodadura de ancho variable autopropulsado.
US562627A (en) Railroad-crossing
US558603A (en) Island
BR102015010421A2 (pt) Railway system for the railway traffic direction
US364121A (en) Safety-track for railroads
JP2005036442A (ja) シーサス型軌道分岐装置の中央回転桁

Legal Events

Date Code Title Description
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 03/06/2016, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS